Sustentabilidade

Novo Código Florestal Brasileiro: Bom ou Ruim ?

O Brasil tem um dos códigos Florestais mais avançados do mundo, entenda como ele funciona, as propostas de mudanças e o que elas afetam na Engenharia Florestal.

Código Florestal, para que Serve ?

Novo Código Florestal Brasileiro: Há Pontos Positivos e Negativos...

Afinal para que serve um Código Florestal ? Para que foi criado ?

Fora os profissionais de Engenharia Florestal, os Fazendeiros e os Ambientalistas, pouca gente sabe a resposta certa para estas perguntas.

O Código Florestal Brasileiro foi criado em 1965, com o objetivo de regularizar a exploração das Florestas no Brasil.

Elaborado por especialistas em Engenharia Florestal e Engenharia Ambiental, ele cuida principalmente da questão da Agricultura.

Afinal de contas, embora agricultura e alimentação sejam questões fundamentais tanto do ponto de vista social quanto econômico, temos que pensar também na Sustentabilidade.

Afinal, de que adianta produzir alimentos e esgotar as terras ?

De que adianta ganhar dinheiro e destruir o planeta ?

Considerado um dos Códigos Florestais mais avançados do mundo por profissionais de Engenharia Florestal, nosso Código Florestal busca equilibrar Agricutura e Ambientalismo.

Confira abaixo os principais pontos do Código Florestal do ponto de vista da Engenharia Florestal e também da Engenharia Ambiental.

Engenharia Florestal: Principais Pontos do Código Florestal

O principal ponto do Código Florestal que diz respeito a Engenharia Florestal é a questão das Reservas Legais.

As Reservas Legais são áreas de Floresta Natural ou Floresta Artificial dentro de uma fazenda ou propriedade que obrigatoriamente tem que ser preservadas.

É como se cada fazendeiro tivesse a obrigação de fazer a sua parte e preservar um pedaço das florestas das suas terras.

Todo projeto Industrial ou Agrícola de no Brasil, realizado em áreas consideradas Rurais ( fora das cidades ) deve obedecer a regra da Reserva Legal.

Segundo a definição dos profissionais de Engenharia Ambiental, a % de terras de floresta que devem ser preservadas varia de região para região.

Atualmente a regra é a seguinte:

Engenharia Florestal: Reservas Legais no Brasil

Amazônia Cerrado Resto do País *
80% das Florestas devem ser preservadas na propriedade 35% das Florestas devem ser preservadas na propriedade 20% das Florestas devem ser preservadas na propriedade

*: Como resto do país, estão o Litoral, a região da Mata Atlântica e as principais regiões Urbanas do Brasil.

Código Florestal: Reservas Legais e Ecossistemas no Brasil

Engenharia Ambiental: Principais Pontos do Código Florestal

O Código Florestal Brasileiro também cuida das questões ambientais, o principal ponto da Engenharia Ambiental no Código Florestal atual é a questão das Matas Ciliares.

Matas Ciliares são áreas de vegetação que ficam logo ao redor de cursos dágua, sejam eles cursos de água correntes ( rios ) ou então água parada ( lagos ).

Elas são importantes do ponto de vista da Engenharia Ambiental pelas seguintes razões:

  • Matas Ciliares servem de abrigo para animais na beira de cursos dágua
  • Servem como local de reprodução de diversas espécies, desde anfíbios até pássaros.
  • Frutos das Matas Ciliares podem cair nos cursos dágua e servir de alimento para os animais.
  • Matas Ciliares não deixam a terra desabar das encostas dentro dos cursos dágua.

Segundo o Código Floresta Brasileiro atual, os proprietários rurais devem preservar uma faixa de 30 metros de vegetação na beira de todos os cursos dágua.

Questões Mistas do Código Florestal Brasileiro

Além das questões específicas de Engenharia Florestal e Engenharia Ambiental citadas acima, o Código Florestal Brasileiro ainda cuida de algumas questões mistas:

  • Plantações em Topos de Morros
  • Preservação de Praias Particulares, Restingas, Dunas de Areia e Mangues
  • Ocupação de Bordas de Chapadas ou Desfiladeiros
  • Medidas para atenuar a Desertificação e conter avanço de Dunas
  • Ações para Evitar que animais raros entrem em extinção
  • Proteção de Patrimônios Natuais e Históricos ( pinturas em cavernas, ossos de dinossauros, ruínas, etc.. )
  • Proteção de Populações Indíginas Civilizadas ou não
  • Medidas para proteger nossas fronteiras.

Estas questões, que misturam a questão Social, Ambiental e também Florestal estão também todas inclusas no Código Florestal.

Afinal, que a Proposta para o Novo Código Florestal ?

Atualmente ( 2011 ), o Governo está trabalhando em medidas para modernizar nosso código Florestal.

Essas medidas que foram propostas por vários profissionais de Engenharia Florestal, Cientistas e Engenheiros Ambientais, estão sendo produzidas para flexibilizar o nosso Código Florestal e também deixar as regras mais claras.

Confira abaixo uma lista desta mudanças:

  • Pequenos Produtores Rurais: Os pequenos fazendeiros, de acordo com a nova proposta não precisam mais ter uma reserva legal em suas propriedades.
  • Topos de Morros: Atualmente o plantio de culturas em topos de morros é bem controlado, de acordo com a nova proposta essa prática será mais aberta.
  • Matas Ciliares: A proposta é reduzir o tamanho das matas ciliares de 30 metros para 15 metros
  • Reservas Legais: Atualmente a % de Reservas Legais e Matas Ciliares são computadas separadamente, com o nova proposta passaram a ser contabilizadas juntas.
  • Legislação: Boa parte das decisões relativas ao Código Florestal vão ser agora tomadas pelos Estados e Prefeitura, adaptando assim o Código Florestal as necessidades locais.

Posição das Entidades em Relação ao Novo Código Florestal

Como é de se esperar em toda discussão de mudança, muitas entidades são contra, muitas são a favor e muitas são neutras em relação as mudanças no Código Florestal.

Confira abaixo como as principais delas estão posicionadas.

A Favor do Novo Código Florestal

Entidades a Favor do Novo Código Florestal

Os principais defensores do Novo Código Florestal Brasileiro são compostos pelos Ruralistas e também pelos Fazendeiros de um modo geral.

Os Ruralistas, Deputados que por sinal em grande parte são também Fazendeiros, são aqueles que estão na Câmara dos Deputados e Senado para defender os interesses dos Produtores Rurais.

Representando um dos principais setores da Economia do Brasil, a Agricultura, os Ruralistas são a favor do novo Código Florestal pois ele vai liberar novas áreas para plantar.

Eles se apoiam no fator que o Código Florestal Brasileiro é um dos mais rígidos do mundo ( e realmente é ) e que uma flexibilização traria muitos benefícios econômicos e sociais, tais como maiores lucros e produção de mais comida.

Neutros em Relação ao Novo Código Florestal

Neutros em Relação ao Novo Código Florestal

Os Cientistas, profissionais de Engenharia Florestal e também o Governo formam o chamado Grupo Neutro em relação ao Novo Código Florestal.

Estes setores afirmam que há tanto positivos quanto negativos no código florestal e que para se chegar a uma solução definitiva vai ser necessário discutir um pouco mais.

Contra o Novo Código Florestal

Entidades Contra o Código Florestal

Os principais opositores do Novo Código Florestal são os Ambientalistas e também uma boa parte dos profissionais de Engenharia Ambiental.

Estes profissionais afirmam que a nova proposta vai abrir caminho para que muita área verde seja destruida e também que a flexibilização das Leis Ambientais vai favorecer grandes Fazendeiros interessados somente em lucro.

A questão dos pequenos produtores não precisarem mais de manter uma reserva legal, por exemplo, vai fazer que muitos deles, movidos pela ganância acabem destruindo toda a área verde de suas propriedades, causando um forte desequilíbrio.

Os ambientalistas afirmam que apesar do Código Florestal Brasileiro ser rígido ele é adequado a nossa realidade já que o Brasil tem amplas reservas naturais e também uma grande biodiversidade.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados ao Tema: Sustentabilidade

A Fantástica Indústria do Alumínio Verde Brasileiro

A Fantástica Indústria do Alumínio Verde Brasileiro

Pouca gente sabe mas o Brasil tem uma das melhores indústrias do mundo: o alumínio verde !! Conheça mais sobre essa indústria que combina reciclagem, tecnologia e sustentabilidade.

Engenharia Ambiental, Ecodesign e os Produtos do Futuro !

Engenharia Ambiental, Ecodesign e os Produtos do Futuro !

O Ecodesign busca projetar produtos e serviços mais ecológicos para aumentar a sustentabilidade do planeta e diminuir o aqueciemento global. Conheça mais sobre essa nova tendência da Engenharia Ambiental e do Design.

A Engenharia Ambiental e o Futuro do Planeta

A Engenharia Ambiental e o Futuro do Planeta

A humanidade nunca poluiu tanto a água, o ar e o solo como tem feito agora. Conheça os grandes desafios do futuro e também como a engenharia ambiental pode contribuir para um mundo mais sustentável.

 
 
 

Comentários:

  1. Grace

    Sou totalmente contra o Novo Código Florestal.
    Já estão destruindo grosseiramente as florestas, e ainda querem mais espaço.
    Se a população ainda fosse beneficiada, com preço baixo na alimentação, seria algo para se pensar, mas concerteeza não será esse o caso, mais sim, visar mais lucros a fazendeiros.
    A Amazônia, por exemplo, cada vez mais devastada, e não há uma fiscalização rigorosa, pois se houvesse boa parte de nossa maior floresta,não seria cada vez mais devastada.
    Isso é um absurdo, diminuir as Matas Ciliares, vemos cada vez mais desmoronamentos em encostas por causa da erosão do solo, pois invadem cada vez mais as beiras dos rios e lagos.
    Quando será que a humanidade irá acordar, quando será que olharam para o planeta não somente para seus bolsos!?
    Dinheiro, dinheiro, dinheiro, aonde usaram quando o planeta estiver sem nada de recursos naturais.
    Torço para que essa nova lei seja exculmungada da Câmera de deputados, que o governo não permita mais esse banditismo ambiental.

    • Pedro Addler

      Olá Grace

      Infelizmente não posso demonstrar a minha opinião pessoal sobre o Novo Código Florestal, pois sou jornalista e tenho que ser imparcial.

      Mas te dou os parabéns pela sua opinião !! Seus argumentos foram sólidos e você realmente defende sua idéia sobre o Código Florestal com paixão e convicção.

      Obrigado pela sua contribuição, continue visitando e colaborando com a comunidade do Guia da Carreira sempre que você quiser :)

      • gabryel

        eu sou totalmente contra o novo codigo florestal !!!! não aceito nada do que eles falam,do que eles dizem,nada disso me convence.

      • Sândilla

        Totalmente contra.

    • Danilo Azevedo

      Grace, gostei muito do seu ponto de vista! Eu também sou contra a aprovação do Novo Código, pois este só trará benefícios aos grandes fazendeiros (deputados).

    • ricardo ferreira

      infelizmente na semana passada este ABSURDO de codigo foi votado na camara dos deputados e como ja era de esperarm, aprovado pela ampla maioria dos deputados,deixando claro e evidente que o governo pouco se importa com as questoes ambientais brasileiras e que este ABSURDO de codigo só interessa aquem por ele é beneficiado os produtores rurais representados pela bancada ruralista da camara. acredito que este codigo deveria ter sido elaborado pelo povo que deveria dizer,traçar pontos,objetivos e compor em açao popular as leis e diretrizes que regem este codigo. este é mais um atraso para um país tao grandioso e que é com certeza a maior potencia ambiental do planeta.

    • Douglas

      Sou toltamente contra o novo código florestal também.
      Afinal, sem florestas, sem água, e sem água sem vida. Espero que o nosso Código Florestal seja ainda mais rigoroso do que já é.
      Galera, vamos pensar em um futuro com sustentabilidade para as futuras geraçãoes e para a nossa também. Vamos cuidar do nosso planeta.
      Jesus Cristo Ama Vocês!!!

    • Daniel Schull Brandão

      Bem esclarecida o conteudo citado. O povo brasileiro deve entender que o país exercem pecularidades diferênciada, ou seja, biomas diferentes, e dentro disso, existem propriedades totalmente diferenciada para cada uma dessas. Eu sou a favor da preservação. Mas será que se nós preservasser-mos o que temos de mata já não seria suficiente. A população está aumentando cada vez mais, e elas precisam se alimentar, e essa alimentação é oriunda basicamente da agricultura.
      Um exemplo é a região Sul do Brasil especificamente SC que constituem de maneira geral menos de 20ha/propriedade, e gera uma economia bastante significante para o País, principalmente pela grande escala de produção de Aves, Suínos, Bovinocultuta Leiteira, entre outras atividades agricolas.E se o Codigo Florestal fosse ficar como estava com relação as APPs, RL, etc. Ou fosse piorar poderia se dizer que a região sul do País, mais especificamente SC poderia abandonar praticamnete todas suas atividade agricolas, por que na maioria das propriedades encostam em margem de rios, possuem lavoras e construções em morros e topo de morros, etc. E a maioria dessas propriedades não estã regularizada referente a legislação, mas possuem a maior parte de suas propriedade em mata. O esta de SC possuí +- 60% de seu território em mata. Então muitas vezes os produteres não entendam certas opiniões da legislação, isso eu acredito com o passar dos anos as coisa vão se adaptando.
      Eu apenos estou citando minha opinião, cada um pode formar a sua, mas temos que olhar com bons olhos a preservação da natureza, mas não podemos deixar de lado também a nossa produção agricola.

      Obrigago…

    • Diogo

      Entao faz o seguinte,vamos fazer uma campanha e vamos pagar mais um imposto na conta de agua ou de luz para repassarem aos agricultores,pq quem esta sendo prejudicados sao eles,vcs falam isso pq nao conheçem a realidade do agricultor brasileiro.Eu penso assim querem mata,agua …entao pagam esses agricultores de vez de pagar salario a essas ongs q existem no nosso pais IBAMA,IDAF e IEMA cambada de ladroes safados, esses sim só querem saber de dinheiro,dinheiro ,dinheiro

    • Cassio Figueiredo Sena

      Isso tudo que esta acontecendo é consequência da falta de ensino fundamental e ensino médio!!!Enquanto o governo nos oferecer esse tipo de educação o resultado vai ser sempre esse, agirmos de forma irracional sem educação e sempre criticados por outras nações.

      Desculpa ser tão direto e grosso com as palavras mais eu vivo em um país que não me da o direito de aprender a ser gentil com as mesmas,agora eu estou me sentindo como um marginal que mora na favela e mata pessoas porque não teve educação e o amor dos pais(…)

  2. Renan

    Assim como a Grace, também sou contra ao novo código florestal.
    É impressionante como o dinheiro fala mais alto.
    Esse novo código é somente mais um pretexto, para maiores desmatamentos. O argumento de terem mais espaço para agricultura alimentar é uma fria. Só querem saber de mais dinheiro sem pensar nas conseqüências. E a diminuição das matas ciliares,é um absurdo, mesmo sabendo que o Brasil é cheio de acidentes naturais como desmoronamentos, que tiram vidas de famílias inteiras. E sobre o plantio em topos e morros, prática que segundo o novo código será mais aberta, não percebem que mesmo com esse controle já existem problemas, desastres, querem acabar mais ainda com o planeta?
    Espero que esse novo código florestal não venha ser aceito, pois mesmo o código atual sendo antigo, de 1965, ele cumpre as exigências que um país como o Brasil necessita. O importante não é reformular o código florestal, é sim aumentar o controle do já existente. Enquanto políticos e ambientalistas estão debatendo um projeto de código novo, já existem aqueles que estão estudando como burlá-lo.

    • Tatiele

      Boa Tarde!
      Sou totalmente contra esse novo código florestal, pois assim com sistema rígido sobre a questão ambiental sofremos com os desmoronamentos e outros impactos da natureza, imagina se aceitarmos esse novo código.

  3. claudenir araujo

    parabens aldo rebelo vc é um exemplo de politico q trabalha para o brasil, nao para os intereces internacionais,ongsss etc. vc é um exemplo de brasileiro, e o novo codigo beneficio realmente a quem precisa q é a classe q pruduz o homem do campo
    com a beneficio as pequenas propriedades.

    • Ademir Bedinot de Mattos

      O mundo tem que saber o que é ser um produtor rural,pra muita gente enxergar que merecemos um pouco de atenção,equilibrar o meio ambiente e o homem sim.Se o colono não planta a sociedade não janta.

    • Fabricio

      Concordo!

      • Ana Luiza

        E de que adianta tudo isso se no futuro até os que defendem agora o progresso, serão afetados e depois de muitas catástrofes naturais causadas por um Código Florestal mais liberal não haverá mais o que explorar? De que adianta ser o país do progresso agora se no futuro podemos ser um país rico E afetado pelas consequências naturais de uma biodiversidade que neste tempo será inexistente? Creio que o real progresso seria sustentável o que não ocorrerá com esse código florestal proposto por Aldo Rebelo.

        • Tcherezo

          concordo! desenvolvimento sem sustentabilidade não faz NENHUM sentidoo!
          bjs, seu amigoo Tcherezoo!♥

  4. Anderson Oliveira Santos

    Devemos saber,é que os deputados a favor deste novo código florestal. são os pequenos e médio ruralista beneficiado por tais emendas direta ou indiretamente.
    Assim fica claro enxergar que eles querem ainda mais poder, para explorar suas próprias terras pensando só no lado financeiro singular
    abre-o-emos os olhos para esse golpe que querem dar em nosso código florestal

  5. Gustavo C. Elvira

    Como diz Datena; “Isso é uma barbaridade”.
    Depois não sabemos o porquê o percentual da Mata Altântica vem diminuindo a cada ano, ou o motivo de tanto desastres naturais; o ultimo caso foi os desmoronamentos que ocorreram no Rio de JAneiro, por que será que isso ocorreu?? desmatamento. será?
    A cada dia que passa fico mais impressionado com as decisões públicas que nossos políticos vem tomando, que de público nao tem nada, o que eles buscam mesmos são interesses de pequenos grupos.

    • Gabriela

      Gustavo, já lhe passou pela cabeça que o desmoronamento do Rio não ocorreu por causa do desmatamento causado por interesses de maiores, e sim por pessoas menos afortunadas que devido a falta de moradia e recursos ocuparam as encostas dos morros, tirando as matas e assim causando os deslizamentos? Isso é um problema no qual o novo código florestal não muda em nada, pois essas pessoas vão continuar morando lá, retirando as matas e sofrendo as consequências dos desastres naturais. E isso começou, em 1903, quando decidiram transformar o Rio de Janeiro em uma sociedade ideal com a Reforma de Pereira Passos.

  6. Prof. Vanderlei "TURCO"

    Maravilhoso o nosso retrocesso, pois país de primeiro mundo não necessariamente precisa ser um grande exportador de alimentos e sim um país que alimente o seu povo. Parabéns ruralistas, o Brasil segue no rumo do passado, arcaíco e produtor de riquezas pra poucos. Só pra citar dois exemplos de países desenvolvidos, o Japão e a Suiça, a propósito não plantam um pé de alface

    • Ricardo

      Boa tarde professor,
      Gostaria de pedir encarecidamente que estudasse mais a fundo a produção do japão, que é de longe a maior potência mundial em quilogramas de alimento por hectare, suas técnicas de cultivo estão além da nossa compreensão. Só estando lá para ver.
      Digo também que há áreas que eles estão tendo que abandonar, pois devido ao excesso de produtos químicos utilizados o cultivo se tornou inviável.
      Então, deve-se ir a fundo em um assunto antes de sair por ai falando o que não se sabe direito o que é e o que se quer.
      Abraço!

    • Diego Roots

      otimo ponto de vista!!

  7. leandro

    não acho que esse novo código florestal vá fazer diferença isso só veio acabar ainda mais com o meio ambiente

  8. lanny

    O novo codigo florestal foi criado voltado muito mais para a nescessidade de aumentar a produção agricola do que continuar preservando a biodiverssidade brasileira.Infelismente ele é uma forma de dizer ta tudo liberado realmente o codigo florestal barsileiro é um dos mais rigidos do mundo mas no entanto falta fiscalização.Fugindo um pouco do asunto, tem tambem o tal licenciamemto ambiental, por que proibem desmatar determinada area multam quem desmata, (na maioria das vezes esses são os pequenos produtores),depois chegam as grandes empresas pagam um licenciamneto e podem ficar a vontade. so totalmente contra o novo codigo florestal.

  9. lanny

    As ideias propostas pelo novo codigo florestal são muito mais voltadas para a nescessidade de aumentar a produção agricola do que continuar preservando a biodiverssidade brasileira.Infelismente ele é uma forma de dizer ta tudo liberado realmente o codigo florestal barsileiro é um dos mais rigidos do mundo mas no entanto falta fiscalização.Fugindo um pouco do asunto, tem tambem o tal licenciamemto ambiental, por que proibem desmatar determinada area multam quem desmata, (na maioria das vezes esses são os pequenos produtores),depois chegam as grandes empresas pagam um licenciamneto e podem ficar a vontade. so totalmente contra o novo codigo florestal.

  10. evellym r.

    sou contra o novo código florestal brasileiro pois o que tem de ganancioso por ai nao é brinquedo nao,e o que pode acontece é grandes desmatamentos,na minha o opiniao nao é só alimentos que nos deixa vivos,precisamos de agua para sobreviver e oxigenio e o que nos fornece isso são as arvores em geral e a natureza em si. é isso.

  11. Juliana

    muito bom parabens!
    sou totalmete contra esse novo código florestal, ele só pensam em dinhero.Porque eles se emportam tanto com as coisas materias em vaz de preucupar com as coisas naturais que nós temos eles não se poreucupam com isso.

  12. Neydinha

    Não sou produtora rural nem tampouco fazendeira, mas posso dizer sem sombra de dúvidas que tenho um convívio direto com eles. Antes de termos uma opinião formada e radical sobre algo, há que se conhecer os dois lados da “moeda”. Pois bem, concordo plenamente no que se diz a respeito de preservação da fauna, flora, recursos hídricos, solo, água e demais pontos defendidos pelo código florestal; mas vamos pensar um pouquinho mais sobre esta questão, quando se criou o código florestal, levou-se em consideração as regiões, a topografia de cada uma delas, as necessidades dos produtores???? Como esse código pode ser válido para o RS e ao mesmo tempo para MG???? Logo se vê que houve uma visão homogênea, se considerarmos a topografia dos dois lugares observamos que lá no RS não teremos PEQUENOS AGRICULTORES afetados por tais regras: Não se pode plantar em topo de morro ( Que morro???? a topografia do local é plana); encostas com declividade superior a 45°não poderão ser usadas na agricultura (Minas Gerais gente…MORROS, MONTANHAS, aqui nós não temos planícies para serem cultivadas!); esse é apenas um dos aspectos.
    Indo um pouco mais a diante, devemos lembrar que muitos dos proprietários de terra são pequenos agricultores, as terras são divididas em pequenas fatias de poucos alqueires, são raros os casos onde tem-se 1 ha. Como esses pequenos agricultores com seus alqueires de terra irão sobreviver? Ora, tira-se 20% que se destina a reserva legal; como toda propriedade tem nascentes e não são poucas, retira-se mais 30 metros de cada lado; entorno daquele laguinho para a meia dúzia de bois beber água, mais 30 metros; não se pode plantar em topo de morro!!!! Mas na Zona da mata Mineira só tem morro… encostas com declividade superiores a 45° de declividade e mais tantos outros. Será que dá p/manter ao menos a casinha deles no lugar??? Acho que não né?? Não sobra! Se por ventura, sobrar uns cento e poucos metros, que se plante em umas caixas d’água umas ervas medicinais, umas ervas de cheiro, para não citar outras coisas, agora comida?? Problema é deles né?? Para muitos a solução é sair do meio rural, e aumentar a triste estatística de pobreza nos centros urbanos. Esses pequenos produtores rurais que não conseguiram acompanhar os avanços tecnológicos, que tem mãos calejadas de tratar o solo que clama pelos seus braços, em nenhum momento foram lembrados. Agora senhores, esqueçam aquele cafezinho delicioso tomados pela manhã,ou em Paris por 20 euros a xícara, porque a maior parte dele, não vem de uma agricultura moderna,nem tampouco de várzeas e sim dos pequenos agricultores da Zona da Mata Mineira.

  13. puhbandi

    Eu sou totalmente á favor do Novo Código Florestal, porque ele vai beneficiar os pequenos produtores que precisam dessa renda para sobreviver, porque ele trara muitos lucros ao nosso país, nos tornando desenvolvidos. Não publiquei isso para mudar a ideia de ninguém, é apenas o meu pensamento.

  14. Tauane

    Também sou contra o código florestal pois a um tempo atras eu nem sabia o q era código florestal só agora pude entender.As pessoas deveria se preocupar mais com o meio ambiente.Sou contra tudo q o destrua.Quando é q as pessoas vão se conscientizar com tudo isso? Talvez quando abrirem seus olhos já será tarde demais,e tudo estará destruído.E ñ haverá mais mata.

  15. Wallyson

    Eu tambem sou contra.O que adianta ter mais alimentos e uma economia melhor, se o nosso meio ambiente,o nosso habitat está sendo destruido.

  16. Tamyris Costa

    Na verdade eu gostaria de fazer uma pergunta sobre a carreira ambiental.
    Estou cursando Tecnólogo em Gestão Ambiental e gostaria de saber: o que um engenheiro ambiental pode fazer que um tecnólogo em gestão ambiental não pode?
    Obrigada.

  17. Lais

    Sou contra o código florestal, o próprio governo está apunhalando nossas florestas e se contradizendo, como pode querer um mundo sustentável desmatando, ele deveria ter consciência de que essa área que será devastada pelos pequenos proprietários jamais serão substituídas fora as que já foram desmatadas.Se esse código for aceito a tendência será desmatar cada vez mais, até chegarmos ao ponto de termos que gastar dinheiro com a saúde por falta do que retiramos da natureza, é trágico saber que estamos próximo disso, mas obviamente é a realidade.

  18. Baião

    Deputados e Senadores irresponsáveis, com interesses escusos estão votando com o bolso e oportunistamente. São tão idiotas que não conhecem enxergar que com o meio ambiente desequilibrado, não vai ter nem agricultura, não vai ter água!!! Como esses camaradas vão produzir. Com o argumento de apoio ao pequeno produtor, estão encobrindo o que os grandes latifundiários estão fazendo no cerrado o que já conseguiram fazer com a Mata Atlântica e que também irão fazer para destruir a Amazônia.
    Não ao Projeto de Lei!

    • sou ruralista com orgulho

      baiao eu to achando q vc n sabe de nada pois e a cidade q faz as cagadas e q q os produtores rurias paguem o preço eu vivo na cidade e virei defensor dos ruralistas nessa causa e entre outras como a biotecnologia mais isso n vem ao caso pois mais de 60% do brasil e mata virgem eo os paises da europa e os eua q se dizem ambientalmete correto nem 1% tem de mata nativa e preservada e essa reposta tb serve para todos as pessoas q se dizem ambientalita mais mora tudo na cidade e se for colocar o codigo florestal atual em pratica no meio urbano ate o nosso maior cartao postal q e o cristo redentor tinha q ser demolido e a marginal tiete e a marginal pinheiros n podia nem pensar em colocar no papel tipo o q q o campo tem a ver com o deslizamento de uma encosata na ciade do rio sendo q nem area rural la teve ter e respndendo a ivete pelo menos aqui no interior de sp existe sim app

  19. Ivete

    Voces, que sao contra o novo codigo florestal, se dizem ambientalistas,protetor do meio ambiente e que acham bonito dizer(somos contra o novo codigo florestal), NAO SABEM NADA, nao vivem na amazonia, pois no Mato Grosso,e no nortao, AMAZONIA, MATO GROSSO, os fazendeiro sao os que mais preservam, la as margens de rios, sao 100% preservadas, nao sao como as margens de rios de Sao Paulo por ex. onde nem existem apps, e uma vergonha, um estado tao rico onde os rios sao um esgoto a ceu aberto, e vcs que falam que os produtores rurais desmatam e destoem devem morar em apto, em arranha ceus nas capitais, dando descagas, usando elevadores, e poluindo o meio ambiente. pensem bem antes de criticar, vcs nao sabem a vida sofrida que os produtores rurais levam, se endividando, para produzir alimento pro mundo,e tratados como bandidos e se nao for os agricultores vcs iriam morrer de fome.

    • ricardo ferreira

      ivete, a questao nao é ser contra apenas por capricho ou por nao saber de nada como vç diz,pessoalmente sou contra também por ser ambientalista, mas por ser tecnico em agropecuaria e gestor ambiental, levo em consideraçao as questoes tecnicas que envolvem os pontos negativos do novo codigo e que é um retrocesso em tudo o que já foi feito para se preservar o meio ambiente brasileiro, concordo quando vç diz que o brasil depente dos produtores rurais para manter o abastecimento de alimentos provenientes do campo e compreenda que quando falamos produtores rurais nos referimos particularmente áqueles que devastam grandes areas todos os anos, para criaçao de novas pastagens e que pouco se importam com as consequencias para o meio ambiente

    • alexandre patricio

      voce deveria sair ai do norte (onde os cupins de 2 pernas destroem e derrubam tudo o que podem e vir conhecer o nordeste como um todo , desmata-se pelo prazer de fazer carvão , queima-se pelo prazer de destruir , areas desertas secas nao produzindo sequer braquiaria , ha de se fazer valer /cumprir leis nesse pais . tenho 8 Ha de terra tsendo 6 deles reflorestados com exoticas e nativas , acacia mnagium, nemm indiano,ipê , etc (madeiras de lei , e posso utiliza-las comercialmente de forma equilibrada, reflorestando depois , o problema de voces e querer destruir 100% pelo lucro imediato . chega …. cadeia pra voces ( pena que tanto o codigo antigo quanto o atual nunca fizeram valer este item .

    • Ana Claudia

      Quem está chamando os agricultores de bandido?? Não faça discurssinhos do tipo “produzir alimentos pro mundo”. A Suiça e o Japão não produzem nada de alimentos e vai lá ver se existe alguém passando fome? São considerados países de Primeiro Mundo! E o Brasil? Que país fraterno né? Ajudando o mundo…Enquanto isso parte da população brasileira vive em condições subumanas, às vezes, numa luta diária por alimento. Alimento esse que o Brasil produz tanto. Então não venha defender o código com essa desculpa! Queremos defender as nossas reservas florestais, nossa biodiversidade, buscando equilibrio entre a produção e o meio ambiente.

    • Emerson

      Eu sou produtor rural e sou contra, pois na minha região a maioria querem que o planeta se dane e não querem nem saber da geração futura.Nesse momento crítico que a terra vem sofrendo devemos é pensar em preservar o pouco que ainda resta!

  20. Jeremias Neto

    “Os Ruralistas, Deputados que por sinal em grande parte são também Fazendeiros, são aqueles que estão na Câmara dos Deputados e Senado para defender os interesses dos Produtores Rurais.”… Acho que essa frase diz tudo, mudanças em nossos país geralmente motivadas por interresse, por não mudam a legislação como um todo, tantos casos absurdos de políticos corruptos embolsando dinheiro público, e agora querem agredir o maior bem da nação, nossos recursos naturais. Recursos esses, que são os poucos, se não os únicos, que todos podem ter acesso livre, se não bastasse a falta de segurança pública, saúde de qualidade, educação de qualidade, ainda querem agredir e desvalorizar nosso ambiente. Que possamos ter uma economia forte mas feita com sabedoria, e não com egoismo e ganância. Pode-se sim modernizar o código, mas com melhores e sustentaveis propostas.

  21. Anderson

    olha, eu acho que tá todo mundo si exaltando, estão sendo precipitados, o problema não é o que determina o cod florestal e sim a maneira como isso é fiscalizado, ESSA É PRA TODOS *corrupção minha gente temos até dentro de casa*

    Valeu!!!

  22. Poliana Silva Alves

    “Parabéns para o Brasil!” Esse novo código florestal a uma “merda!”( desculpe a expreção), mas enquanto o Brasil não mudar sua maneira de governo que quer atender por primeiro a exportação e não as necessidades de sua população, não se tornará um país do primeiro mundo. O Brasil deveria dar exemplo de preservação ambiental, por suas florestas com rica biodiversidade, porém com esse novo código florestal ao invés de progredirmos estamos e regredindo! O código está contrariando sua verdadeira finalidade… Ei, deputados! ACORDEM,VOCÊS QUEREM ACABAR COM O QUE AIDA RESTA DA AMAZÔNIA!Faça-me o favor!Eu estou indignada com o que está acontecendo. Estuo prestando vestibular e serei, se Deus qiuser, uma futura defensora do meio ambiente, cursarei Engenharia Florestal é o meu sonho! Tudo o que fazem contra o meio ambiente me dói muito…! Obrigada, tchal!

  23. LEO

    Saudações.

    Sou pequeno produtor rural, tenho uma area de 12ha, no interior do Paraná, alem de ser pequena,

  24. LEO

    …Desculpe pessoal, gostaria de terminar meu comentario, meu espaço para lavoura é pequeno, alem de ter um morro, no qual tnho minha reserva de 25% de mata, e uma boa parte de mata ciliar, sobra poco para cultivo, se eu fosse o unico nesta situação seria facil de dar jeito, mas todos os meus visinhos estão na mesma situação, e se continuar com este código atual, fica dificil, pensem bm. Eu estou pensando em ir para cidade com minha familia, pois do jeito que ta, não da…

  25. Pedro Ferreira

    Sou Engenheiro Florestal èra pra ser a favor da “modernizacao do Novo Código Florestal”, mais nao sou. Praticamente 90% da área rural do meu municipio está composta por pequenos produtores, imagina a destruicao que vai ser se esses pequenos produtores tiverem a consciencia de que nao precisa preservar a sua área de reserva legal. E mais, de que as matas ciliares podem ser reduzidas 50%. Enfim sou contra.

  26. Renata

    O Novo Código Florestal está em votação no Senado, acho que nossa opinião não está fazendo a menor diferença pois estão votando conforme interesse próprio. Acredito que um abaixo-assinado poderia, ao menos, mostrar que estamos convictos que este retrocesso servirá apenas para que a devastação seja legal e que o Art. 225 da CF “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”, este princípio constitucional está sendo brutalmente desrespeitado, afnal o que sobrará para as futuras gerações?

  27. sampaio

    Eu só nao entendo uma coisa:porque que a amazonia ten que ser 80% e a mata atlantica,que segundo eu ouço é tao importante ou mais que a propria,é só 20%? Gostaria de entender isso?

  28. elzilaini cristina de souza

    Sou totalmente contra as idéias propostas pelo novo código florestal,afinal ele é apenas uma confirmação da fragilidade de nossa constituiçao e mai um reflexo da desvalorização de nossas matas e da biodiversidade que nelas existem.Infelizmente os mais beneficiados serão aqueles que superficialmente interessados em manter a demanda de alimentos, não passam de gananciosos em busca de interesses financeiros

  29. Anna

    Bom Dia

    Sou contra, acho incrível como ainda esses latifundiarios mandam e desmandam na leis ambientais, claro que vão dizer que e para o bem não só da economia como para incentivar pequenos agricultores, agricultores esses que são explorados pelo mesmo que dizem defende-los. Nossa legislação abre brechas demais e agora querem abrir essas excessoes também para nossa maior riqueza. Diante da grande demanda de trabalho de fiscalização, temo também o dever de cobrar justiça para nosso bioma, nossos indigenas que deveriam sim opinar nesse grande esquema de abuso. É triste ver como ainda pensamos como um mero pais de terceiro mundo, que não tem visão de sustentabilidade e nem amor a patria.

  30. Pedro

    Tenho um lote em área urbana nas margens de um corrego com 40 mt de profundidade, como ter um afastamento de 30 mt?

  31. Micheline medeiros

    O texto que acabei de ler sobre o novo codigo florestal, no ponto onde fala sobre “contra o novo código florestal”, os ambientalistas afirman que o código é rígido e que é adequado ao Brasil tem amplas reservas naturais.Acho que esses ambientalistas não são nada contra,estão mais a favor, por que se for comparar a algumas decadas atras vão ver o absurdo que ja foi desmatado nas areas de reservas e a propria amazônia, isso é algum tipo de palhaçada, esse código só vem a baneficiar os pequenos FAZENDEIROS e os grandes LATIFUNDIARIOS, isso é uma dialetica, uma contradição esse código é so mais uma faxada do governo para beneficiar, o chamado AGRONEGOCIO que por si só ja diz tudo,onde os alimentos de melhor qualidade são exportados,o Brasil é nada mais que o celeiro do mundo, pois o que nos alimenta é a agricultura familiar, sou graduanda do curso de geografia na universidade federal por isso que esse código so veio para acabar com as reservas que ainda existem.

  32. Aparecido Donisete Ribeiro

    Prezados,
    Estou cursando o 6º semestre em Gestão Ambiental, por favor me informar onde posso conseguir através de doação um manual dos Códigos Florestais Brasileiro.
    Grato pela atenção, no aguardo.
    Sds/

  33. Fabricio

    Eu sou a favor!
    A quantidade da reservas que irao diminuir sao poucas, sendo assim nao teria uma mudança tao significativa no nosso sistema ambiental, e ainda traria uma maior produçao de produtos agricolas, o que faria com que o pais continuasse suprindo suas necessidades e ainda ‘sobrasse’ para exportaçao, um exemplo disso é o suco de laranja, e isso traz desenvolvimento prara o Brasil. Devemos pensar um pouco melhor sobre isso, mas na minha opiniao a aceitaçao desse novo codigo só fará com que o país evolua.
    Obrigado, e um abraço.

  34. Andre

    Este novo código é um absurdo sem precedentes… Eles afirmam que com isto irá aumentar a produção de alimentos e consequentemente os lucros… Sinceramente, a este preço? Imagina a riqueza ainda não descoberta na própria mata, como medicamentos a partir da vegetação, etc… e o Brasil fala em destruir com apoio dos corruptos…. Espero que a Dilma vete este código.

  35. mhj

    tods vcs q sao contra pq n pega 20% ate 80% da sua renda e doa para a preservaçao ambiental isso ninguem q ne,sou filho de agricultor e de professora e sei a realidade,e sei como eles sofrem com secas e geadas para vender sua produçao a preço de banana,ah e eu sou a favor das apps mais contra a reserva legal pq alem de vc preservar a beira dos rios tem q deixar mais mato ainda,e outra sou a favor da preservaçao nas beiras de rios na cidade,o no nosso atual codigo florestal ate o cristo e ilegal entao pensem milhoes de vezes antes de falar mal da agropecuaria pq e dali q vem o seu alimentos q vc consome,e se vcs n saibam no mundo falta alimento eo unico pais q pode ajudar a matar a fome do mundo e o brasil,ah para q fala q o pais e arcaico nossas maquinas sao orintada por satelites ta e n precisamos mais desmatar para produzir e a minoria dos produtores q desmatam sujam o nome de toda uma classe batalahadora pq com biotecnolgia e possivel produzir muito mais sem desmatar mais eu fugi agora um pouco do assunto,ah e tava me esquecendo q escreve aqui teve ser um integrante de ongs europeias q so querem fuder o brasil

    • mhj

      tava me esquecendo sou a favor tb dos subsidios por pagamentos de serviços amibientais

  36. Romualdo Pizzi

    Realmente é lamentável este novo código florestal e pelos motivos abaixo:
    01 – Porque uma boa Agricultura não precisa de mais espaço para garantir renda e sim qualidade.
    02 – Segundo a Embrapa temos mais ou menos 60 milhões de Hectares degradados no Brasil e outros 60 em processo de degradação, podendo utilizá-los para plantar alimentos, madeira, plantas para produção de agroenergia etc.
    03 – Uma fazenda, mantendo a sua Reserva Legal e
    APP como manda o Cod.Florestal consegue manter o equilíbrio local impedindo o ataque de pragas e doenças e conseguindo obviamente a diminuição dos
    custos de Produção.
    04 – O Produtor que mantem em sua Propriedade a APP(Área de Proteção Permanente) poderá ganhar dinheiro mantendo as nascentes de águas principalmente nos dia de hoje, com as mudanças climáticas.
    05 – Agroecologia e sistema agroflorestal são únicos sistemas no mundo que podem acabar com a fome no Mundo e manter o Homem no campo segundo a FAO(Fundo para Nações e Agricultura).
    Como todos podem ver podemos produzir sustentá-
    velmente sem derrubar uma Árvore a mais sequer, mas parece que não é isso que entende o Governo e esta Bancada Ruralista.

  37. claudenir araujo

    o novo codigo ainda nao é perfeito porq é muito dificio, acertar a medida certa em um pais em desenvolvimento, mais vou fazer uma pequena obsvaçoes porq moro no acre na floresta amazonica,conheço um pouco dos dois lados da moeda porq nasci no mato mais a muito tempo moro na cidade, o brasil tem 0,5% do seu territorio nacional ocupado pelas cidades 27,9% de areas rurais desmatado. aqui no estado do amazonas de 100% das terras de florestas, sao dividida da seguinte forma 73% das areas de floresta sao reservas, indigenas,florestas nacionais,parque ambientais, reserva estrativista,sobra apenas 27% do nosso territorio para produzir q já é uma diferença muito grande do restante do pais,q de acordo com o novo codigo tem q deixar de mato só 20%,e desmatado já tem 80% q já é um atrazo muito grande para nois aqui da amazonia,mais quanto a isso apesar de ser muito grande a diferencia mais ainda dar para aceitar,por varias justificativas ou seja, a amazonia tem a maior reserva de agua doce do mundo, e a maior floresta trapical tambem, é o pulmao do mundo,mais tem muitas areas q sao improdutivas porq sao baixas e alagadas é aceitavel essas justificativas, mais o q eu fico idiguinado é com a situaçao de parentes meus, q ainda moram no mato q criaram seus filhos e neto neste lugar, e q vivem la a mais de 50 anos,q tem q deixar suas area onde vive,porq de acordo com o codigo florestal,tem q deixar uma area de preservaçao de 100 metros as margens dos rios, vou dar um exemplo para vcs, q tem uma pequena propriedade de 20ha e por azar dele pega um encontro de dois rios tem q deixar 100 metros de cada lado a terra dele nao existe,porq é tomada pelas (apps )areas de preservaçoes permanente, nao pode morar ninguem,ou seja as pessoas q moram lá a vida toda sao obrigadas a deixar o lugar, aqui na regiao as pessoas tem cultura de plantar as margem dos rios para alimentar suas familias, produzem arroz, feijao,macacheira,milho,banana,etccc…..enquanto isso os ambientalista q sao de paises muitos ricos como holanda, inglaterra, estados unidos, ficam mandadando esses onguistas q nao sabem nada da realidade nossa fazer campanha contra o progresso do brasil, mais duvido q eles sejam todos vegetarianos, bebam aguas de garape igual a gente toma,coma fruta do mato etec……pelo o contrario ficam em hosteis de luxo comendo só em churrascaria e criticando todos os produtores rurais,vamos cair na realidae o brasil é nosso temos q respeitar q nos alimenta esse é meu recado.

  38. Dr BENEDITO MILLÉO JUNIOR

    CODIGO FLORESTAL NOVO É EXCELENTE POIS MODERNIZA A AGRICULTURA FAZENDA A AGRICULTURA DE BAIXO CARBONO E PROJETOS REDD+ COM GANHOS PARA O MEIO AMBIENTE E PROPRIETARIOS DE FLORESTAS.

  39. noob

    OLÁ GOSTARIA DE SABE AS TENDENCIAS DO FUTURO DE UM TECNICO FLORESTAL POIS ESTOU FAZENDO ESTE CURSO E GOSTARIA DE ALGUMAS DICAS

  40. Alemão Power

    É notorio que existe uma demanda sempre crescente por recursos naturais como alimentos e outros,mas devemos ser mais racionais no cerne de nossas necessidades pessoais. Investimentos em tecnologias e estudos são e sempre serão mais baratos e seguros quanto ao desenvolvimento sustentavel das sociedades, pois já passamo a muito de pobres “coletores” que precisavam cada vez mais de novas terras para poder sustentar as familias. Sustentabilidade tem que estar de mãos dadas com um futuro ambientalmente preservado…

  41. Kelly Anne

    Essa ganância me causa repulsa. Ande iremos parar? O único bem maior que possuímos e que é de direito de todos está impiedosamente sendo destruído. Se as trágicas consequências desse furacão ambiental sobreviessem somente à aqueles que puro egoísmo as defende, ñ seria mais do justo, entretanto ñ é assim q funciona, todos nós pagamos. Implementar esse Novo Código Florestal é dizer com outras palavras:” Não somente usem, mas abusem”.

  42. Augusto Martins

    Achei um absurdo a aprovação do novo código florestal,com a tal mata siliar ridícula que querem deixar aos rios,mas como sempre são os nossos ricos políticos pensando neles mesmos e esquecendo da opinião pública em geral,ou seja para os grandes latifundios históricos no Brasil.

  43. Cesar

    Todos vem a materia do ponto de vista rural e o ponto de vista urbano vamos acabar com as favelas de São Paulo, Rio de Janeiros, colocar pessoas que ja vivem em situação de risco, na sona sul ou em copa cabana, ou melhor vamos reflorestar a marginal tiete, bem legal né, acho que cada Estado deve ter outonomia sobre sua realidade ou melhor cada Municipio, pois cada pessoa sabe qual a sua realidade, não precisamos de mais leis e sim de menos burocracia!

  44. Luisa

    Concordo plenamente com Claudenir. Precisamos realmente beneficiar o homem do campo, que é o que produz o pão nosso de cada dia!

  45. Tamaco

    Ivete, vc dentre poucos, soube definir bem como pensam e vivem os que são contra as mudanças do código em vigor. É muito fácil entrar nas suas casas ou apts na zona urbana, ligar o ar condicionado para trabalhar e/ou domir, tendo os seus salários garantidos no final do mês e postar….sou contra…. na verdade não sabem nem a que estão indo contra. Parecem aqueles PeTistas que andam esfarrapados… calças e sapatos surrados, mas a pobreza economica passa longe de suas famílias….. vão para as ruas protestar e não tem idéia do que estão falando…ou rosnando…. gostaria de saber baseado em que essas pessoas usam a palavra “ganância”…. pequenos agricultores são tão prjudicados por políticas governamentais… protecionismo agrícola externo…etc…etc.. e tem que ouvir ignorantes dizer que são gananciosos…. por favor… temos mais o que fazer. Vão se informar um pouco mais… mas usem canais confiáveis e não palavras de políticos para se embasarem.

  46. iasmin

    eu tambem não comcordo com o novo codigo florestal brasileiro ,é mesmo um absurdo,as pessoas agora não sabem pensar em outra coisa a não ser no dinheiro,o nosso planeta esta sendo destruido não deve-se redusar mais nada da natureza já esta sendo reduzida até demais,eu realmente nao comcordo,acho que este novo codigo florestal deve ser esquecido.

  47. alexandre patricio

    sinceramente nao sei de que adianta termos o mais rigido codigo do planeta , se ninguem obedece n inguem fiscaliza , tenho propriedade aqui no sul da bahia de 8 Ha e o desmatamento é vergonhoso a luz do dia , carvoarias ilegais aos montes , com o novo e vergonhoso codigo so tirara a boquinha da propina de muitos envolvidos na fiscalização .

  48. Danielle

    Eu amei a maneira que vcs explicaram de forma clara e dinâmica a questão do novo Código Floestal, que até então eu não havia entendido nada a respeito. Agora tenho minha opinião sobre o tema e vejo que o melhor é não aceitar esse novo código, que por sinal eles querem aprovar justamente pensando em mais lucro e esquecendo que toda essa riqueza um dia irá acabar se continuarem usufuindo de maneira consumista e desregrada.

  49. Dai

    vou ser direta! Se havendo ja este tal codigo florestal “rigido”, conseguem destruir tudo imagina aliviando…

  50. Gustavo Tavares

    Isso que esão propondo não é um novo código Florestal, mas sim uma forma muito da absurda de
    ridicularizar a lei brasileira.

  51. Magali

    Diante do assunto, apenas deixo um pensamento:
    “Somente depois de cortar a última árvore e de pescar o último peixe, o Homem irá perceber que não poderá comer dinheiro”.
    Provérbio chinês

  52. caio

    Gostei da matera porque ela esplica omotivo do primeiro codigo florestal em 1965 e o atua codigo florestal com um unico obgetivo acabar com o desmatamento de reservas ambientais no Brasil

  53. souza *.*

    eu sou SUPER contra o novo código florestal..
    se atualmente já passamos por problemas ambientais com essa ”pequena” área de proução agricola, imagina só se a almentarem.
    e a diminuição de preservação das matas ciliares, é um absurdo…
    SE somos reconhecidos como um país de uma extensa área verde. é pq o antigo código florestal tem funcionado, mesmo con tanta falta de fiscalização..
    mas… se esse projeto de lei for aprovado, com certeza estaremos dando mais um passo para a decadencia ambiental!

  54. eliane alves de andrade

    sou totalmente contra,nao dar para acreditar a tamanha crueldade que estao fazendo com sa nossas floresta,estes tipos de pessoas nao tem nem um pingo de sabedoria,de conhecimento,e muito menos discernimento para prestar a devida atencao ao nosso meio ambiente,nao e deste modo matando as nossas floresta que o nosso BRASIL vai para frente.Isto e inacreditavel,como podemos ter certeza de que este novo codigo vai memo trazer algum beneficio as nossas florestas,so tenho certeza de uma coisa, sei que os planos dos humanos sao falhos,eles nao tem certeza nenhuma do que estao fazendo vai realmente dar certo.

  55. Emerson

    Esse novo código florestal é um código burro,pois essas áreas são muito importantes para o nosso
    planeta.São nelas que encontramos várias espécies
    de bichos,pássaros e plantas, agora querem liberar para a ganância de muitos produtores que não estão nem ai com o planeta. O governo pensa na economia e esquece da nossa vida, que depende do bem estar do meio ambiente. Deviam mudar era o código penal que já é velho e ultrapassado.

  56. angela

    eu sou totalmente contra esse novo codigo e um absurdo o que eles estao fazendo em vez de o brasil progredir esta regredindo cada vez mais essa gente so quer dinheiro e nao dao valor para o que DEUS criou concordo com o Romualdo Pizzi.

  57. Clayvert

    Cara essa coisa de novo codigo florestal não faz diferença nenhuma

  58. kaic

    eu sou totalmente contra , para que riqueza no futuro se a nossas florestas vai ser destruídas

  59. Isabel

    Sou totalmente contra, por causa da ambição destes povos ricos/fazendeiros que querem sempre mais e mais, não estão nem aí para a natureza e para a vida. Só pensam no hoje e agora; no próprio umbigo. A raça humana é muito miserável mesmo. Não tenho nem mais o que falar.

  60. Delmario

    gostaria que me esclarecessem uma dúvida em relação a preservação de acordo com as regioes.se na minha propriedade tiver 70 por cento da mata preservado e a lei de preservação é de 20 por cento então quer dizer que eu posso desmatar a diferença desta area.

  61. Andressa Pinheiro

    Olá ….sou a favor do Novo Código Florestal sim!Porque quando ele foi criado não havia limitações,só agora com as novas reformas passaram a ter …então porque todo esse movimento contra o Código…Peguem desde o começo do Código e leiam para ver e depois comentem tudo o que quizer …eu digo isso poruq estudei a parte dos ambientaloistas e dos fazendeiros e tenho por minha definitiva opnião o parecer dos fazendeiros.Pois como v;ao sobreviver ser ter espaço para criar seus gados,como vão ter espaço para plantar o que nós teremos em nossas mesas??Os fazendeiros não são monstros querendo acabar com toda a RL ou tomar conta das APP´s.Pois eles sabem seus limites e pelo que vejo estão respeitando ..

  62. july

    sou a favor do novo codigo florestal

  63. Lucas

    Me posiciono contra esse novo código florestal brasileiro, por que ele visa muito mais os interesses dos ruralistas e não da sociedade em si, essa maior liberdade de desmatamento irá prejudicar em muito nossa biodiversidade, no mundo atual em que vivemos é necessário buscar-se o desenvolvimento sustentável, desenvolver o país desmatamento áreas de preservação ambiental não parece ser a soluçaõ mais lúcida.

    No caso dos pequenos produtores rurais, entra a questão também da reforma agrária, as terras aptas ao plantio no nosso país são muito má distribuídas, essas mudanças propostas no código florestal não acabaria com as distorções agrárias e também prejudicariam espécies de animais e plantas que dependem dessa biodiversidade existente no nosso país.

    Antes de uma eventual mudança no código florestal, deveria haver uma reforma agrária.

  64. Jhonatan

    Gente esse codigo tem seus pontos positivos e negativos respectivamente abaixo positivos por estar favorecendo os pequenos produtores rurais que outrora eram perseguidos e nem podiam se alimentar do seu trabalho!! Negativo porque muitas areas serao desmatadas por grandes proprietarios e empresarios que aqui pelo menos no Acre nunca vi reflorestar um metro de area. Pensando bem sou contra porque por de tras desses bastidores ha interesse agroeconomico do negocio e nao com a sustentabilidade do nosso pais e questao de mais lucro pra corupcao e mensalao.

  65. Maiquel

    Essa questão do código florestal é bem complexa. Não é apenas o fato de se posicionar contra ou a favor, é um assunto que merece ser melhor discutido. Penso assim porque sou filho de agricultor e tenho a consciência de que é preciso preservar…mas o ponto que quero chegar é o seguinte: o que deveria ser feito é uma completa renovação no código, pois a região Sul (RS e SC principalmente) não tem as mesmas características geofísicas que a região centro-oeste por exemplo. No Sul, o que mais se tem é a chamada agricultura familiar e no centro-oeste ficam os grandes fazendeiros, portanto, a mesma lei não pode servir para todo o Brasil. Deveria haver essa percepção por parte dos nossos políticos.

  66. Nádia Seixas

    Adorei a matéria
    sou a favor do novo codigo florestal tanto que ele beneficie apenas os pequenos agricultores,e nao esses corruptos e oportunistas.

  67. adriele

    Isso é um verdadeiro absurdo .Esse novo codigo florestal .Como pode destruiir o que nos dá a vida ..meu Deus estamos chegando ao fundo do poço

  68. fabiana machado

    o Brasil exporta alimento,portanto a falta dele na mesa de muitos não se justifica pelo fato de não tê-lo e sim por fatores econômicos,lucro,domínio.O novo código florestal deixa de cobrar quem desrespeitou e continuou desmatando,descumprindo com a lei e contribuindo com a destruição do planeta e,vai mais além,estimula mais desmates.

  69. daiza carvalho lima

    sou contra o novo codigo florestal,o governo ñ tá
    preocupado em reflorestamento e sim em destrui o q ja temos.A floresta amazonica ja vem sendo vendida todos os dias.

  70. Paulo

    Olá Boa tarde,
    Excelente matéria! Muito OBrigado.

    Gostaria de saber em que data este artigo foi publicado?
    Obrigado.
    Paulo.

  71. Cleverson

    Olá,

    Parabéns pelo texto, esse foi o unico site, onde eu conseguir entender de forma clara e objetiva, do que se trata do Novo Código Florestal.

    Álias, sou totalmente contra esse Novo Código Florestal.

    Viva a Sustentabilidade!!!

  72. ANE FRANÇA

    São essas atiudes e outras q me fazem desgostar ainda mais desses políticos corruptos q só pensam no próprio bolso e não na sociedade. Se esquecem de suas obrigações com a população que os elegerem para solucionar problemas e não para acarretar mais problemas futuros.

  73. Ana

    O Novo Código Florestal beneficia ao país pois com ele nossa economia tende a ficar mais forte estamos em desenvolvimento, mas se pensarmos na questão ambiental ele só causa danos,e se refletirmos sobre a sua não existência imagine como nosso país estaria agora, mas poderia ter se pensando mais no meio ambiente !! :D

  74. Filipe

    O que se tem de concreto é a existência de verdadeiro lobby contra a geração de energia, pois esses ditos ambientalistas são contra tanto as hidroelétricas (acusadas, até, de ‘não serem fontes renováveis’), quanto as usinas nucleares, a única fonte realmente inócua em face do meio ambiente. Com qual fonte, então, pretende essa guerrilha ambientalista alimentar as fábricas de seus eletrodomésticos, produzir o alumínio de suas casas, o aço de seus automóveis, a energia de seus aparelhos de ar-condicionado? Com o petróleo poluente e caro, seja o gás, seja o diesel? Com carvão mineral, certamente importado, porque nossas reservas são limitadíssimas? Ou com a energia eólica sem redes de distribuição, e dependente de outras fontes (A hidroeletricidade? A energia nuclear?) para sua estabilidade? Com a caríssima e ainda mais limitada energia solar, responsáveis, ambas, hoje, por menos de 1% da produção nacional? Que tal suspender o civilizador ‘Luz para todos’ e retomar o candeeiro a querosene? Que propõem, afinal os opositores do desenvolvimento energético nacional?

    Alguem percebe que as ONG’S interessadas na preservação, são, em sua grande maioria sustentadas por países europeus ?? Quem mais deveria se preocupar com nossa ‘preservação’, ora, claro que quem se preocupa são os mesmos que não apoiam a nossaindependencia econômica, se não, pra onde mais eles exportariam seu bens industriais, já que lá as reservas florestais são mínimas e eles tem um bom IDH.

  75. Pedro sisque Neto

    Olha estive lendo sobre a maioria da opinião das pessoas e fico feliz que pensam dessa maneira,não podemos permitir que as nossa florestas sejam exploradas sem controle por esses vandalos e abutres que mereciam nem existir, o que o planeta iria agradecer. esse atual governo é sem duvida uma merda mas não é culpa deles e sim a população que os colocou no poder.realmente estou indignado com esse tipo de coisa, o ser humano só veio para destruir e tomara que a natureza retribua da mesma maneira,pois esse é pensamento de um ambientalista que não esta nem aí para progressos e sim para a preservação.algum dia todas essas atitudes serão cobradas!

  76. leonardo

    Eu sou a favor do novo código florestal pois e através dele é que vai matar a ganância de dinheiro desse picaretas, é que vai faltar as áreas florestadas os rios se encherão de poluentes com agrotóxico a umidade do ar caíra drasticamente o oxigênio não sera tão puro, grandes ondas de calor matarão muitas pessoas, grandes quantidades de agrotóxico nos alimentos os peixes serão contaminados, e o mais legal de tudo isso e que esses mesmos deputados ruralistas já estarão mortos e nos também, o futuro não.

  77. ANIZIO ALBERTO ALMEIDA MARTINS

    acho muito importante ser resolvido,de qualquer e importante, o principal de tudo e ser RESOLVIDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  78. danyeli de oliveira

    Sou totalmente contra a esse novo código florestal está apenas movido pela ganância de fazendeiros, não estão pensando nas consequências.devemos fazer um baixa assinado fazer nossa opinião valer a pena não somente desse maiores interessados.

  79. Jonas Broder

    Gente, alguem poderia me ajudar ? Gostaria de saber, quais as oportunidades que o novo código florestal traz para técnicos em Agropecuaria ? Deis de ja muitissimo obrigado!

  80. João José da Silva F.

    Gostaria de receber as novas atualizações do código Florestal Brasileiro. Pois estou iniciando o Curso De engenharia Ambiental.

  81. Cynthia Medeiros de Oliveira

    Essa Lei, foi uma das mais bem produzidas pelo nosso país, quando não entendo uma nova mensagem ou visão vou atras de me informar e estudar sobre o assunto, e não ficar questionando de maneira desmedida e desqualificadora. Infelizmente não são todos que refletem sobre isso, mas na verdade… quem se importa com todos?

  82. Dora

    O atraso que se tem com a mudança no novo codigo e a mesma que tem nas nossas cabeças,quando votamos nesse bando de incompetentes e ladroes,que so olham para o proprio umbigo e nao pensam nem um minuto no que sera no Brasil daqui a poucos anos.

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
 
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!