Engenharia

Engenharia Civil: Grandes Projetos para o Brasil

Com o crescimento Econômico e a Copa do Mundo, o setor de construção e Engenharia Civil trará muitos grandes projetos e empregos. Conheça mais sobre o futuro da construção no Guia da Carreira.

Engenharia Civil no Brasil: Próxima Década trará uma grande Evolução

Grua: Um dos símbolos da Construção e da Engenharia Civil

A década de 2010 mal começou e o setor de construção e Engenharia Civil no Brasil já está trazendo ótimas notícias.

Num momento em que o mundo está saindo de uma forte crise, o setor de construção aparece como um dos grandes motores da economia do Brasil nos próximos anos.

Contando com um grande déficit habitacional ( muitas pessoas procurando imóveis e poucos disponíveis ), principalmente nas cidades médias, os profissionais de Engenharia Civil, Arquitetura e até mesmo operários não vão poder reclamar de falta de empregos.

Com certeza quem tem dinheiro suficiente para investir em imóveis no Brasil, vai lucrar muito.

O caso dos operários dentro da Engenharia Civil inclusive é um caso a parte.

Para se ter uma idéia de como o setor de Engenharia Civil está aquecido, hoje em dia há milhares de obras paradas, não por falta de dinheiro e nem por falta de compradores e sim por falta de operários !!

Muitas famílias que antes estavam na Classse Pobre e agora passaram para a Classe Média e isso gerou um grande demanda na construção e Engenharia Civil.

Além do aumento dos salários devido a empregos melhores, estas pessoas estão encontrando grande facilidade para financiar imóveis, pois tanto os bancos quanto o Governo estão empenhados em dar crédito para este perfil de consumidor.

Enquanto os bancos aumentam cada vez mais o prazo para pagar os empréstimos, o Governo através de programas tais como o Minha Casa, Minha Vida injeta bilhões no mercado de construção civil.

Engenharia Civil: O Brasil nos próximos anos terá grandes projetos

Engenharia Civil e a Copa do Mundo

A Copa do Mundo também vai dar um grande impulso para a Engenharia Civil no Brasil.

Além das obras nos Estádios, que custam milhões e geram milhares de empregos, também vão ser realizadas obras de infra-estrutura muito importantes tais como o futuro Trem Bala Brasileiro e também reformas em estradas, aeroportos e revitalizações de bairros inteiros.

Só na cidade do Rio de Janeiro há 3 grandes obras de Engenharia Civil que devem ser feitas para a Copa e que vão melhorar muito a vida na cidade:

  • Novo Maracanã: O tradicional estádio do Maracanã, inaugurado no século passado para sediar a Copa do Mundo de 1950, deve passar nos próximos anos pela maior reforma de sua história. Além de ganhar novas e confortáveis cadeiras numeradas, o Maraca também vai ganhar uma nova cobertura, um amplo estacionamento coberto e uma grande torre que vai abrigar um Shopping.
  • Novo Galeão: O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, também conhecido como Galeão, também vai receber uma grande obra de Engenharia Civil para a Copa. As obras vão incluir melhorias nos saguões, mais segurança e também provavelmente um asfalto mais moderno para as pistas.
  • Revitalização da Zona Portuária: A zona portuária do Rio, que durante décadas esteve abandonada, vai receber um grande investimento em obras de Engenharia Civil para se tornar um novo bairro residencial de Classe Média com cerca de 50.000 casas e apartamentos. O projeto vai seguir as bases do projeto de sucesso que revitalizou as antigas áreas portuárias de Barcelona em 1992 para as Olimpíadas.

Engenharia Civil: O projeto de reforma do Maracanã será bem ambicioso

Além do Rio, todas as Cidades Sedes da Copa de 2014 deverão receber muitos investimentos.

Engenharia Civil e as Empresas

Além do Governo, como foi dito acima, muitas empresas também devem investir forte na construção e Engenharia Civil nos próximos anos.

A construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte é um bom exemplo.

Com um custo aproximado de 30 Bilhões de Reais, Belo monte será uma grande obra de Engenharia Civil e também de Engenharia Elétrica.

Gerando 11.233 MW de pura eletrecidade, será a maior usina de energia do Brasil já que Itaipú que gera 14.000 MW também pertence ao Paraguai.

Com esta capacidade Belo Monte, será a terceira maior Usina de Energia do mundo, perdendo apenas para a própria Itaipú e também para a Hidrelétrica de 3 Gargantas na China.

Com o aumento do comércio e novas negociações, muitas empresas Chinesas, em especial montadoras de carros, em breve devem construir no Brasil grandes complexos industriais.

Estão previstas construção de fábricas Chinesas de carros em Minas Gerais, São Paulo e também no Nordeste ( o Estado ainda não foi definido ), cobrindo assim os principais mercados Brasileiros.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados ao Tema: Engenharia

Quanto ganha um engenheiro civil?

Quanto ganha um engenheiro civil?

Descubra o salário inicial do engenheiro civil e até quanto esse profissional pode ganhar

Engenharia de Pesca - Conheça mais sobre a carreira desse profissional

Engenharia de Pesca – Conheça mais sobre a carreira desse profissional

Confira o que faz o profissional formado em Engenharia de Pesca, as melhores universidades e o salário inicial da carreira.

Engenharia de Controle e Automação - Conheça o perfil desse profissional

Engenharia de Controle e Automação – Conheça o perfil desse profissional

Confira onde o formado em Engenharia de Controle e Automação pode atuar, as disciplinas ministradas durante o curso e qual o seu salário médio inicial.

Engenharia Agrícola - Conheça a importância desse profissional

Engenharia Agrícola – Conheça a importância desse profissional

Confira o perfil do profissional formado em Engenharia Agrícola, as melhores faculdades e o salário médio depois de formado.

Engenharia de Telecomunicações - Saiba mais sobre esse curso

Engenharia de Telecomunicações – Saiba mais sobre esse curso

Confira como é o dia a dia do curso de engenharia de telecomunicações, as áreas de atuação e como anda o mercado de trabalho para quem acabou de se formar!

 
 
 

Comentários:

  1. maria aparecida

    meu sonho é cursar engenharia civil, e ter uma grande carreira promissora.parra isso vou precisar batalhar muito.

  2. adrieis guido de oliveira

    gostaria de saber quanto custa uma faculdade de engenharia civil! si alguem poder me ajudar, eu agradeço!

  3. Adelcino Pereira de Amrim

    Gostei estou fazendoestudos e estu pcisandode leitura e fotos progetotos eta otimo

  4. Verbus Comunicação

    Por favor, vocês poderiam indicar um telefone ou e-mail de contato da Dra. Mirian Mota, autora deste artigo? Gostaríamos de verificar com ela a possibilidade dela enviar um artigo sobre o tema em questão para a Revista Engeworld. Grato.

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!