Atualidades

Hotelaria e Turismo no Brasil: Atividade em Expansão

Estabilidade Econômica, Olimpíadas, Copa do Mundo, enquanto o mundo vive a crise financeira, a atividade de hotelaria e turismo no Brasil está em plena expansão. Acompanhe o crescimento deste setor nos últimos anos.

Hotelaria e Turismo no Brasil: Crescimento, Recordes e Lucros em 2009

Hotelaria e Turismo no Brasil: Atividade em Expansão

O ano de 2009 foi bastante favorável para o setor de hotelaria e turismo no Brasil, nosso país nunca esteve em tanta evidência no mundo, o cenário mundial nunca esteve tão favorável.

Enquanto grande parte dos países ricos e tradicionais do mundo estava passando por uma crise econômica e de desemprego, a economia Brasileira resistiu e isso refletiu diretamente no setor de hotelaria e turismo que mesmo no auge da crise, apresentou um crescimento de 15% no primeiro trimestre de 2009 comparando com o primeiro trimestre de 2008, segundo o Ministério do Turismo.

O setor de hotelaria e turismo de São Paulo por exemplo, cidade onde são fechados muitos dos grandes negócios do Brasil apresentou um crescimento de 5% este ano.

No Rio de Janeiro, a ocupação dos hotéis bateu recordes no Carnaval e no Reveillon de 2009, no carnaval 95% de todos os quartos chegando a ser ocupados.

Mesmo o dolar valendo menos em relação ao Real ( o que afastou alguns turistas estrangeiros ) o fluxo de turistas nacionais garantiu que quase 2,50 milhões de pessoas passassem o carnaval no Rio, segundo fontes do setor de hotelaria e turismo Cariocas.

Galo da Madrugada: 1 Milhão de Turistas só em Recife

Outro destino turístico que recebeu muitos turistas esse ano foi o estado de Pernambuco.

Durante o carnaval deste ano estimativas apontam que 98% de todos os quartos chegaram a ser ocupados, um recorde para o setor de hotelaria e turismo Pernambucano.

Segundo a ABAV ( Associação Brasileira de Agentes de Viagem ), as agencias de turismo esse ano no Brasil tiveram um aumento de 15% nas vendas de pacotes turísticos, comparando com o mesmo período de 2008.

Houve um aumento significativo na quantidade de pessoas que voaram de avião: 10%, o aluguel de carros também apresentando um grande crescimento, chegando a aumentar 40% em algumas regiões.

Hotelaria e Turismo no Brasil em Números

Em 2007, ano em que esta pesquisa começou a ser realizada, o setor de hotelaria e turismo gerou 2,6% de todo o PIB Brasileiro ( 2,6% de toda a riqueza produzida no país ) movimentando 40 bilhões de reais. O turismo interno ( Brasileiros que viajam dentro do próprio Brasil ) representou 85% deste total ( R$ 33 bilhões em lucros ), os outros 15% ( R$ 7 bilhões ) vindos de turistas estrageiros que visitaram o Brasil.

A hotelaria e turismo no Brasil no ano de 2007 chegou a crescer 10%, enquanto o próprio PIB cresceu 5.7%.

Em 2008 com o Real desvalorizado ( 1 dolar comprava mais reais ) houve um grande aumento da quantidade de turistas estrageiros vindo para o Brasil. Segundo fontes do setor de hotelaria e turismo nacional, cerca de 5 milhões de turistas estrangeiros a mais visitaram o nosso país no ano de 2008, principalmente Americanos, Argentinos, Portugueses, Italianos e Chilenos, que aproveitaram a valorização do seu dinheiro em relação ao Real aquele ano ( estava mais barato para eles virem para o Brasil ).

Em 2008 os turistas estrangeiros deixaram 8,1 bilhões de reais no Brasil.

Em 2009 como o Real voltou a ganhar valor e também devido a crise internacional, a quantidade de turistas estrangeiros no Brasil caiu. No entanto, o turismo interno compensou essa queda e ainda assim os números continuaram crescendo. Ainda não temos o número final de 2009, mas se espera que até o final do ano, a hotelaria e turismo no Brasil movimente 50 bilhões de reais.

Hotelaria e Turismo no Brasil: Olimpíadas, Copa do Mundo e Boom Turistico

Copa e Olimpíadas: Eventos que vão trazer um boom turístico ao Brasil

Com a Copa do Mundo de 2014 no Brasil e também com as olimpíadas do Rio 2016 se espera que nos próximos 5 anos o turismo no Brasil viva uma espécie de boom.

Esses eventos que são transmitidos ao vivo para mais de 150 países e atingem audiência de bilhões de pessoas servirão como uma vitrine para mostrar nosso país ao mundo, o que vai ser muito favorável para o setor de hotelaria e turismo.

O Ministério do Turismo em parceria com Fundação Getúlio Vargas, recentemente identificou os principais destinos turísticos do Brasil que correspondem por 90% de todo o turismo.

São 65 cidades ao todo distribuidas por todas as regiões do país.

Através deste estudo serão levantados os principais pontos fracos e pontos fortes dessas cidades para servir como referência de investimento para o setor de hotelaria e turismo.

Com a chegada da Copa e Olímpiadas agora nos próximos anos, as 17 cidades que vão participar destes eventos terão ainda um estudo mais detalhado, especialmente o Rio de Janeiro que vai participar dos dois.

O Presidente Lula, em uma entrevista recente afirmou: ” Serão seis anos em que nós iremos aparecer nas páginas de jornais do mundo inteiro. Se a gente fizer a coisa bem feita, nós ganharemos. Se a gente não tiver competência e fazer as coisas erradas, nós ficaremos marcados pelo fracasso. Nós não vamos fracassar. Nós não chegamos até agora para morrer na praia “. O Brasil está comprometido, estará preparado para receber todos que visitarem o nosso país.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados ao Tema: Atualidades

Conheça as 10 carreiras em alta em 2014

Conheça as 10 carreiras em alta em 2014

Confira quais são as carreiras mais procuradas em 2014 e saiba qual a função do profissional de cada uma dessas áreas!

As vantagens e desvantagens do trabalho no interior e na capital

As vantagens e desvantagens do trabalho no interior e na capital

A vida na capital é cheia de oportunidades e parece ser bem mais complicada, oferece mais qualidade de vida por um preço mais alto. No Interior, a rotina é mais leve e livre, paga-se menos para viver e com conforto. Ambos, são favoráveis a diferentes perfis.

Mudança de Carreira e Crescimento Profissional

Mudança de Carreira e Crescimento Profissional

As crescentes oportunidades diante o cenário brasileiro positivo e o reposicionamento profissional.

A Geração Y e o Ambiente de Trabalho

A Geração Y e o Ambiente de Trabalho

Os estímulos desde o berço, a linha de raciocínio, as metas, o estilo de vida e o impacto da geração Y diante a sociedade.

Rock in Rio e os desafios de Infraestrutura

Rock in Rio e os desafios de Infraestrutura

O Rock in Rio foi um evento super favorável tanto no aspecto turístico envolvendo o giro de capital, quando no aspecto estratégico. Foi possível ter uma prévia em pequena escala dos próximos desafios da cidade maravilhosa.

 
 
 

Comentários:

  1. Jackelline

    Meu nome e Jack, tenho 16 anos estou no 2º ano do ensino médio. Faço curso de turismo, tenho um trabalho de TCC (Trabalho de conclusão do curso).Gostei muito do site, me passou muita infomaões boas e gostaria de saber mais sobre o carnaval de são paulo influência na renda dele no turismo, Agradeço muito a coloboração o de vcs!

    Abraço espero respostas !!

  2. sergio

    ola so angolano e trabalho em hotel como empregado há quatro anos. O meu patrão ofereçeu-me o curso de hotelaria e turismo no brasil, não falo engles muito menos escrevo, também gostaria de saber qual e a melhor Universidade de hotelaria e turismo no brasil e ainda gostaria de saber se os estudantes estrangeiros tem direito a alojamento. obrigado espero uma resposta

    • Pedro Addler

      Olá Sergio

      Infelizmente não, embora o Brasil tenha sim Universidades Públicas de Hotelaria e Turismo onde os alunos estudam de graça, a maioria delas não oferece hospedagem gratuita também não.

      No entanto, embora não ofereçam essa opção diretamente, algumas Universidades tais como a USP possuem programas que ajudam os alunos de outros países a encontrar lugares para ficar.

      Atualmente, alguns dos melhores cursos de Hotelaria e turismo no Brasil são os seguintes:

      • UFMA ( Universidade Federal do Maranhão ): Curso de Hotelaria e Turismo

      • UFRRJ ( Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ): Curso de Hotelaria e Turismo

      • UFPE ( Universidade Federal de Pernambuco ): Curso de Hotelaria e Turismo

  3. Evellyn

    ola tenho 16 anos e estou no 2° ano do ensino médio, gostaria muito de seguir essa areá de hortelaria e turismo (apesar de estar em duvidas em hortelaria e turismo e administração) sendo assim gostaria de saber que cursos(e escolas), posso ta fazendo para me profisionalizar. no Senac tem o curso de hortelaria e outro de turismo, qual eu deveria fazer para ter mais noção das duas áreas? obrigada e adorei as informação que vocês passam…

    • Pedro Addler

      Olá Evellyn,
      As três áreas que você tem interesse são muito boas e em grande expansão. Sobre quais cursos fazer e quais escolas, é muito relativo. Você deve, primeiramente deve fazer a escolha do curso, no qual existem um número imenso de opções, depois focar se deseja realizar curso técnico, tecnologo ou graduação. Após isto, se prefere uma Insituição pública ou privada. Tenda estas informações, a escolha se torna mais fácil. Entre Hotelaria e Turismo, eu optaria pelas duas opções juntas. Pois existem Instituições que oferecem Hotelaria e Turismo em um único curso. Boa sorte nas suas escolhas. Abraço! :)

      • Jackeline

        Ola pedro!
        tenho muito medo de começar um curso de hotelaria e turismo e não conseguir um trabalho na área .
        Faculdades pagas disponibiliza estas possibilidades de sair do curso empregada ? quais são os riscos que a gente corre em fazer um curso de hotelaria e não ter sucesso na careira ?! Obrigada e espero ter a resposta ~

        • Pedro Addler

          Olá Jackeline! Geralmente as faculdades nao se responsabilizam por estágios e empregos, ficam a cargo do aluno. Mas existem convênios entre faculdades e empresas que auxiliam na seleção de vagas das empresas e são selecionados alunos destas faculdades.

          Obrigado por vistar o Guia da Carreira!

  4. Marina

    Olá!
    Vi que algumas pessoas estão procurando for Faculdade de Turismo, então resolvi responder.
    Eu estou cursando Gestão de Turismo na FATEC-SP (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). O curso é excelente e estou gostando muito.
    Decidi fazer pela área de eventos, mas percebi que o curso oferece muito mais do que isso, ele abre oportunidades nas áreas de hotelaria, agenciamento de viagens, eventos, gastronomia, gestão de empresas e outros.
    Espero ter ajudado!

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
 
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!