Auto Conhecimento

Os 7 Tipos de Inteligência: de que Tipo é o seu Cérebro ?

Você se considera inteligente ? Conheça os 7 tipos de inteligência e descubra qual deles é predominante em você.

A Evolução do Conceito de Inteligência

Durante grande parte dos séculos 19 e 20, acreditou-se que a inteligência era algo podia ser facilmente medida, determinada e comparada através de testes, como o famoso teste de QI por exemplo, que dava a inteligência da pessoa em números. No entanto, com o tempo, o teste de QI foi caindo em descrédito pois pouco a pouco foi se notando que nem sempre as pessoas mais inteligentes e bem sucedidas obtinham os melhores resultados.

Os psicólogos e pesquisadores começaram a notar que havia alguns casos de pessoas que obtinham resultados medíocres nos testes de QI, mas que se davam bem na vida pois eram pessoas determinadas, disciplinadas, persistentes e carismáticas. Mas como pessoas consideradas “burras” pelo teste de QI poderiam ter tanto sucesso ?

A resposta é simples: existem vários tipos de inteligência !!

Segundo Howard Gardner, psicólogo autor desta teoria, existem ao todo 7 tipos de inteligência e todas as pessoas tem um pouco das 7 combinados dentro de si. No entanto cada pessoa tem um deles desenvolvido de modo mais forte e que se sobrepõe sobre os outros.

Os 7 Tipos de Inteligência

Os 7 tipos de inteligência identificados no trabalho de Howard Gardner são:

Inteligência Linguistica: Talento para lidar com as letras e com as pessoas width=

Inteligência Linguística

As pessoas que possuem este tipo de inteligência tem grande facilidade de se expressar tanto oralmente quanto na forma escrita. Elas além de terem uma grande expressividade, também tem um alto grau de atenção e uma alta sensibilidade para entender pontos de vista alheios. É uma inteligência fortemente relacionada ao lado esquerdo do cérebro é uma das inteligências mais comuns.

Inteligência Lógica: Talento para lidar com números e questões lógicas

Inteligência Lógica

Pessoas com esse perfil de inteligência tem uma alta capacidade de memória e um grande talento para lidar com matemática e lógica em geral. Elas tem facilidade para encontrar solução de problemas complexos, tendo a capacidade de dividir estes problemas em problemas menores e ir os resolvendo até chegar a resposta final. São pessoas organizadas e disciplinadas. É uma inteligência fortemente relacionada ao lado direito do cérebro.

Inteligência Motora: Talento para os esportes e para a dança

Inteligência Motora

Pessoas com este tipo de inteligência possuem um grande talento em expressão corporal e tem uma noção espantosa de espaço, distancia e profundidade. Tem um controle sobre o corpo maior que o normal, sendo capazes de realizar movimentos complexos, graciosos ou então fortes com enorme precisão e facilidade. É uma inteligência relacionada ao cerebelo que é a porção do cérebro que controla os movimentos voluntários do corpo. Presente em esportistas olímpicos e de alta performance. É um dos tipos de inteligência diretamente relacionado a coordenação e capacidade motora.

Inteligência Espacial: Grande capacidade de abstração 3D e 2D, relacionada também a criatividade

Inteligência Espacial

Pessoas com este perfil de inteligência, tem uma enorme facilidade para criar, imaginar e desenhar imagens 2D e 3D. Elas tem uma grande capacidade de criação em geral mas principalmente tem um enorme talento para a arte gráfica. Pessoas com este perfil de inteligência tem como principais características a criatividade e a sensibilidade, sendo capazes de imaginar, criar e enxergar coisas que quem não tem este tipo de inteligência desenvolvido, em geral, não consegue.

Inteligência Musical: grande talento para a música e aptidão criativa

Inteligência Musical

É um dos tipo raros de inteligência. Pessoas com este perfil tem uma grande facilidade para escutar músicas ou sons em geral e identificar diferentes padrões e notas musicais. Eles conseguem ouvir e processar sons além do que a maioria das pessoas consegue, sendo capazes também de criar novas músicas e harmonias inéditas. Pessoas com este perfil é como se conseguissem “enxergar” através dos sons. Algumas pessoas tem esta inteligência tão evoluída que são capazes de aprender a tocar instrumentos musicais sozinhas. Assim como a inteligência espacial, este é um dos tipos de inteligência fortemente relacionados a criatividade.

Inteligência Interpessoal: liderança prática para comandar as pessoas

Inteligência Interpessoal

Inteligência interpessoal é um tipo de inteligência ligada a capacidade natural de liderança. Pessoas com este perfil de inteligência são extremamente ativas e em geral causam uma grande admiração nas outras pessoas. São os lideres práticos, aqueles que chamam a responsabilidade para si. Eles são calmos, diretos e tem uma enorme capacidade para convencer as pessoas a fazer tudo o que ele achar conveniente. São capazes também de identificar as qualidades das pessoas e extrair o melhor delas organizando equipes e coordenando trabalho em conjunto.

Inteligência Intrapessoal: Liderança indireta para influenciar as pessoas

Inteligência Intrapessoal

É um tipo raro de inteligência, também relacionado a liderança. Quem desenvolve a inteligência interpessoal tem uma enorme facilidade em entender o que as pessoas pensam, sentem e desejam. Ao contrário dos lideres interpessoais que são ativos, os lideres intrapessoais são mais reservados, exercendo a liderança de um modo mais indireto, através do carisma e influenciando as pessoas através de idéias e não de ações. Entre os tipos de inteligência, este é considerado o mais raro.

As Inteligências Predominantes:

Porcentagem das pessoas em que cada tipo de inteligência predomina:

Inteligência Linguistica * 29 % Inteligência Linguistica: 29%
Inteligência Lógica * 29 % Inteligência Lógica: 29%
Inteligência Motora 16 % Inteligência Motora: 16%
Inteligência Espacial 14 % Inteligência Espacial: 14%
Inteligência Musical 6 % Inteligência Musical: 6%
Inteligência Interpessoal 4 % Inteligência Interpessoal: 4%
Inteligência Intrapessoal 2 % Inteligência Intrapessoal: 2%

*: são as chamadas Inteligências Clássicas, as inteligências que aparecem no teste de QI

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados aos Temas: Auto Conhecimento e Qualidade de Vida

Os Signos Chineses e os Tipos de Personalidade

Os Signos Chineses e os Tipos de Personalidade

Os Chineses sempre acreditaram que os Astros tinham uma forte influência em suas vidas. Conheça os Signos Chineses e os tipos de personalidade relacionados a cada um.

O Limite do Autodidata

O Limite do Autodidata

Embora aprenda mais rápido, o autodidata encontra barreiras pela falta de títulos. Certo ? Errado ? Vamos abrir a discussão !

Escolha da Profissão Certa: 7 Dicas Rápidas !!

Escolha da Profissão Certa: 7 Dicas Rápidas !!

Você está tendo dificuldades para escolher uma profissão ? Escolher a carreira certa não é uma tarefa fácil. Siga os nossas sete dicas e se decida melhor !!

 
 
 

Comentários:

  1. Hilvaldo Patriarca dos Santos

    Este tema (inteligência musical), está servindo de grande motivação para aprofundar-me cada vez mais.
    Obrigado

  2. Hilvaldo Patriarca dos Santos

    Inteligência (musical), elemento rico de informação para minha monografia.
    Obrigado

  3. Mirian Gomes

    Olá Hivaldo

    Realmente a questão dos diversos tipos de inteligências é um assunto muito intrigante e muito interessante. Eu também fico fascinada com a inteligência musical, gostaria de ter esta aptidão bem desenvolvida. Levando em conta que apenas uma pequena porcentagem de quem tenta aprender a tocar um instrumento consegue, o caso de pessoas que aprendem a tocar instrumentos sozinhas é algo fantástico.

  4. chritphr

    Muito interessante esses tipos de inteligência,há pessoas que acham que só existem um tipo de inteligência,geralmente quem vai bem em matemática por exemplo,e isso não é verdade.

    Já haia percebido que existem muitos tipos de inteligência,pois vejo pessoas muito boas no que fazem,redação,comunicação,esportes…E essas pessoas devem ser tão notadas como aquele aluno que vai bem em matemática,este que geralmente é ocentro das atenções.

    Me identifico muito com a musical,posso não tocar nenhum instrumento,porém tenho um conhecimento vasto na área.Já que ouço os mais variados estilos diariamente,posso identificar quando uma música é boa ou não.Gosto desde a bossa nova até o Symphonic Metal.

  5. Luciana

    É muito importante saber quais dos tipos de inteligências que dominamos ,para melhor explorar-mos as nossas capacidades e talentos.
    Já imginaram se cada indivíduo descubri-se e cultiva-se ainda mais o seu tipo de inteligência,como seria o mundo ?

  6. Pedro Addler

    Olá chritphr

    Realmente cara, muita gente acha que não tem talento, mas na verdade não é que a pessoa não tenha talento é que ela está investindo na área errada.
    Os estudos comprovam o que muita gente já percebe naturalmente, existem sim diversos tipos de inteligências, por isso devemos sempre nos conhecer bem e aproveitar ao máximo nossos talentos.
    Ah, em relação ao seu gosto musical, me identifiquei com ele, você tem muito bom gosto.

  7. Mirian Gomes

    Olá Luciana

    Pra ser sincera com você seria o ideal. Todo mundo devia perseguir os seus sonhos e os seus verdadeiros talentos, usando os diversos tipos de inteligência que temos no mundo.
    As pessoas deviam se preocupar menos com dinheiro e preocupar mais com qualidade de vida e satizfação pessoal.
    Quando você faz o que gosta, principalmente quando você persiste, o sucesso vem, o sucesso sempre vem como consequência de uma luta bem lutada !!

  8. Daneil Martisn

    Muito boa essa materia, saber em qual tipo de inteligencia você tem mais aptidão é muito importante para traçar uma carreira de sucesso! pelo que eu li me encaixo mais na inteligencia intrapessoal pois tenho facilidade em “mapear” e convencer uma pessoa. nunca achei que isso fosse algo de mais realmente legal saber disso

  9. Pedro Addler

    Olá Daniel

    Realmente, auto conhecimento é fundamental, se não conhecemos bem nossos limites não podemos explora-los até o máximo, por isso os diversos tipos de inteligência humana são tão estudados.

    A Inteligencia Intrapessoal é um tipo raro de habilidade, se você souber explora-la bem, terá uma excelente carreira, as pessoas em geral preferem ser guiadas do que guiar.

  10. Antonio Rocha

    Um formigueiro, comunidade de insetos são mais unidos e organizados que a sociedade humana e são inteligíveis e a gente com sete maginíficas tipagens de inteligência, que vergonha…

  11. Juliane

    Inteligência Lógica, que incrível esse teste eu adorei!

  12. Antonio Xavier dos Santos

    Eu amo estas informações, fiquei contente com esta informação da ciência mostrando que nenhum ser humano é burro, basta saber qual perfil é que ele se encaixa, eu sei que tenho algum tipo de inteligência. Obrigado esta riqueza que não tem preço.

  13. Pedro Addler

    Olá Antonio

    Isso é verdade, toda pessoa tem o seu tipo de talento. Você pode não ser bom em matemática, mas pode ter um grande talento pra tocar violão, ou então você pode não ser bom com as palavras mas ser um grande desenhista.

    Este estudo que detectou os diversos tipos de inteligência humana só confirma o que todos desconfiam: existem várias maneiras de ser inteligente, existem vários tipos de talento.

  14. Lucas Soares

    Achei a matéria bem interessante.
    As formas com as quais ele divide a inteligência são bastante legais!
    Consegui me identificar um pouco em cada, mas realmente tem aquela que chama mais a atenção e tem mais a ver conosco.

  15. Pedro Addler

    Olá Lucas

    É exatamente isso !! Todo mundo tem os 7 tipos de inteligência, mais ou menos desenvolvidos dentro de sí.

    Em geral, entre estes 7 tipos de inteligência, cada um de nós tem um tipo principal ( o mais desenvolvido ) e um tipo secundário também muito bom. Nas outras 5 inteligências que sobraram somos fracos.

  16. Wagner J.

    Gostei!!!
    Não conhecia todos os tipos de inteligência, só a que me destaco, inteligência lógica, as demais possuia vaga noção. Sensacional, parabéns!

  17. Pedro Addler

    Olá Wagner

    É assim mesmo, todos temos um tipo de inteligência superior, no qual nos destacamos mais. Mas você deve ter um tipo de inteligência secundário, em geral além do principal somos bons em outro também.

  18. Oscar Molina

    É muito bom reciclar o aprendizado. Boa matéria!

    Poderia também ter testes para que o internauta possa visualizar a Inteligência dele.

  19. ray

    Ameiiiiiiiiiii a reportagem, bem clara e explicativa, me indentifiquei muito com a inteligencia intrapessoal Um maximo de reportagem…
    Parabens!

  20. AnDeRsOn

    muito bom o estudo dos tipos de inteligência, legal mesmo…

    porém em inteligência Linguística onde tem:
    “Elas além de terem uma grande expressividade, também tem um alto grau de atenção e uma alta sensibilidade para entender pontos de vista alheios.”
    Diz que é um dos tipos de inteligência mais comuns, tenho que discordar, não da parte que ela é mais comum, mas da parte que dá a entender que se verdadeiramente entendessemos o ponto de vista do próximo, sentindo como se fosse em nós, seríamos todos cristãos…
    “Amarás a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.” >> Bíblia Sagrada
    aaah! quem dera se fossemos todos assim mesmo: precupados com os problemas alheios, os problemas sociais teriam fim, apenas com a participação de cada um ajudando o próximo.

  21. Micael de Lima

    olha realmente é bem interessante os tipos de inteligências que encontrei aqui. mais venho tentando descobrir o meu tipo mais infelizmente não encontro em nenhum destes aqui apresentados :( tenho todas estas caracteristicas mais nenhuma se destaca em mim. quem quiser me ajudar entre em contato meu email>>> micael.manchester@hotmail.com vlw! :D

  22. Pitty

    Adorei, mas você sabe como se sabe qual tipo de inteligência temos?

  23. ùgü

    não sei se é normal mas,me identifiquei muito em alguns tipos de inteligência, tais como a lógica,motora,espacial além de uma quedinha por intra e inter pesssoal- sou muito bom em matematica,noções de espaço,visualização de imagens nos meus pensamentos e tals,além de ser um adorador de psicologia humana,(não sei se por isso)tenho uma otima percepção de atos,falas(pricipalmente as entrelinhas) das pessoas…
    Sempre tive uma facilidade para aprender qualquer coisa desde criança( isso é comum???na escola todos me chamam de nerd por que será?? )
    Tenho uma duvida sera que é possivel nos tornarmos realmente formidaveis em qualquer area que prosesguirmos???

  24. Pedro Addler

    Olá Anderson

    Na verdade quando falamos que quem tem a Inteligência Linguística tem um alto grau de sensibilidade, queremos dizer que são pessoas mais emotivas que entendem e se sensibilizam com os problemas alheios ( sabem se colocar no lugar dos outros ).
    Quem tem este tipo de inteligência, realmente entende muito bem os problemas alheios, mas isso não indica que vão agir ou tentar resolver estes problemas, neste ponto você está certo.

  25. Pedro Addler

    Olá Micael

    Realmente, para a maioria das pessoas é facil identificar qual dos tipos de inteligência é predominante, mas alguns tem esta dúvida…
    Estamos desenvolvendo um teste para os 7 tipos de inteligência aqui no Guia da Carreira, quando estiver pronto, você poderá fazer e esclarecer.

  26. natalha

    Sempre tive duvida em relação ao meu talento, sabia tinha algum tipo de inteligência, mas não sabia em que,lendo este site eu me identifiquei melhor,agora posso buscar,correr atrás da faculdade certa

  27. Pedro Addler

    Olá Ugu

    Realmente não é algo muito comum, levando em conta os 7 tipos de inteligência, em geral as pessoas tem 2 tipos de inteligência bem desenvolvidos, 4 tipos onde é razoavel e 1 tipo de inteligência onde é ruim.

    Ter mais de 2 tipos de inteligência bem desenvolvidos é algo raro.

    Em relação a desenvolver os tipos de inteligência, qualquer pessoa pode tentar desenvolver qualquer um deles, mas não terá o mesmo talento que quem já tem aquele tipo naturalmente desenvolvido. Por exemplo quem não tem um talento nato para música, jamais tocará violão como um músico natural.

    Mas é interessante frisar: qualquer habilidade humana pode ser sim treinada. É muito melhor ser um bom violonista esforçado do que um músico talentoso que joga fora este atributo.

    Aproveitar ao máximo os talentos que você tem é a melhor maneira de atingir o sucesso.

  28. Rubens

    Tenho facilidade para ensinar e nem tanto para aprender. Outro aspecto interessante é que minha mesa de trabalho é uma bagunça, no entanto sei perfeitamente onde encontrar qualquer documento em meio aquela muntueira de papel. Gostaria de saber em que tipo de inteligência me enquadro. Obrigado e parabens pela pesquisa.

  29. Fernando

    Adorei saber que exitem sete tipos de Inteligência,onde creio eu que cada pessoa tem um pouco dessas sete mais em meu caso eu só bem melhor em Inteligência Lógica pois eu consigo imaginar e achar os resultados rapidamente.
    Estude como se fosse viver pra sempre. pois eh apenas dessa forma que podemos obter o sucesso !

  30. bruno idade 13

    pow pessoal do blog obg essa matéria foi útil para o meu trabalho de 6º série obg vlw parabéns ao criador do site

  31. Elizabeth da Silva Hounsell

    voces acertaram em cheio ao citar os varios tipos de inteligencia, pois nem sempre um certo tipo de perguntas favorece um certo tipo de pessoa, eu me sentia assim mas, depois de ler os 7 tipos de inteligencia percebi que eu domino mais as duas ultimas: inteligência intrapessoal e inteligência interpessoal. Me identifiquei porque eu na maioria das vezes consigo convercer as pessoas sobre aquilo ao qual eu acho melhor, também por sempre chamar a atenção das pessoas em grupos pois eu falo bastante e dou varias ideis sobre o assunto a ser abordado, eu consigo entender na maioria das vezes o tipo de interesse de uma pessoa e influencia-la com minhas ideias mesmo que seja as mais loucas possiveis, é so uma questão de tempo e dedicação aquilo ao qual se deseja chegar.

  32. Samuel

    Inteligência Intrapessoal é o tipo de inteligência a qual eu mais me identifico….consigo inumeras vezes influenciar as pessoas em meu redor a não fazerem besteiras e lhes dou outra opção de caminho.Na maioria das vezes elas buscam fazer o que eu propus

  33. Ana Bengo Angola

    Muito interessado sobre a Inteligencia Intrapessoal.
    Obrigado vou seguir !!

  34. renato

    adorei essa materia, é muito interessante e acrescenta muito nas identificações de cada um ! mas o que não consigo é mesmo é perceber exatamente qual dos tipos citados predominam em mim… tem algum teste pra isso?

  35. Pedro Addler

    Olá Pitty

    Descobrir qual dos tipos de inteligência nós temos é um exercício de auto-conhecimentos mesmo. Há alguns tipos de inteligência que não é possível detectar com precisão em testes, somente os tipos Linguística e Lógica aparecem nos testes de QI.

  36. legal

    humm gostei dessa enquete me destaco no tipo de inteligência intrapessoal

  37. Aline

    Descobri que tenho um tipo de inteligênicia raro !! deve ser por isso que tenho dificuldade em me achar profissionalmente. Fiz curso de estética, me formei em EF e penso muito em fazer biomedicina!!!!

  38. Pedro Addler

    Olá Rubens

    Levando em conta que você tem mais facilidade para aprender do que ensinar e também que sabe onde está tudo no seu local de trabalho, você tem 2 características: é organizado e tem uma boa memória visual, você deve ser bom no tipos de inteligência: Inteligência Lógica e Inteligência Espacial

  39. Pedro Addler

    Olá Samuel

    Pelo que você falou deve ter desenvolvido o tipo de inteligência Intrapessoal mesmo, a capacidade de influenciar outras pessoas é um indício forte de liderança.

  40. Pedro Addler

    Olá Renato

    Na verdade não existe um teste para identificar os 7 tipos de inteligência, os únicos tipos de inteligência que são capazes de ser detectados em testes ( Teste de QI ) são os tipos Inteligência Lógica e Inteligência Linguística.

    Conhecer qual tipo de inteligência predomina em você é um exercício de auto-conhecimento.

  41. Polyana Mendes

    A nossa inteligencia é desenvolvida desde que nascemos, desde criança sempre tive uma inclinação para a musica, com o passar do tempo fui desnvolvendo este telento, e até aprendi a tocar saxofone sozinha. Ouço dizer tambem, que quem tem o tipo de inteligência musical, tem tambem como ponto forte o Raciocinio logico, que eu tambem possuo.

  42. Fabrício

    Parabéns pelo post, muito interessante esse esclarecimento que fez sobre os tipos de inteligência e as características de cada uma.

    Gotei muito do seu site, irei criar um post no meu site:www.guianf.com indicando-o.

    Abr

  43. Ariene

    A inteligência nada mais é que o esforço das pessoas em pensar e agir. VC concorda ou discorda ?

  44. marines Alves

    Adorei a reportagem… faz muito tempo q sei sobre esses tipos de inteligência e fiquei muito feliz em ler essa reportagem pois fiquei sabendo q a inteligencia intrapessoal é rara….srsrsr mas eu realmente não vejo muitas pessoas por ai com essa inteligencia… eu até consigo identificar a inteligencia de outras pessoa…com certeza eu tenho q me esforçar bastante para consegui essa informação das pessoas….adorei mesmo bjos

  45. Camilla araguari MG

    Não sabia que essa coooisa de poder entender as notas musicais sem nem ao mesnos fazer aulas de musicalização era considerado um tipo especifico de inteligencia… curiosa essa matéria… mas gostaria de saber se a base dessa matéria é a Logosofia? Me identifiquei bastante com os tipos de Inteligência Musical e Intrapessoal, aprendi violão, teclado e agora violino… toco os 3 instrumentos de maneira autodidata… um forte abraço

  46. Pedro Addler

    Olá Fabrício

    Realmente, esse assunto sobre os 7 tipos de inteligência é muito interessante !! Muita gente não conhece os talentos que tem.

    Muitas vezes a pessoa fica chateada por não ser boa em um tipo de inteligência ( é ruim de matemática por exemplo ) mas é excelente em outro tipo e nem sabe.

  47. walter luiz do nascimento

    oi pessoal achei muito legal, a inteligencia parece ser mais questão de pratica, vejo que muitas desenvolvem mais rápido, mas ainda é necessário exercitar esse lado.

  48. Lisandro Hubris

    O cérebro humano chega ao auge aos 22 anos, fica estável até os 27, e depois começa a declinar tanto na sua capacidade mental plenafísica, como na “memória de curto prazo” e na sua “capacidade cognitiva”.
    Uma pesquisa feita pela Universidade de Virgínia descobriu que aprender coisas novas, ou usar habilidades que exige conhecimentos “cumulativos”, retarda o envelhecimento mental; faz com que os neurônios restantes realizem conexões entre si; compensa parte dos neurônios destruídos pelo envelhecimento; faz com que o idoso adquirira o que chamamos de “Sabedoria”; e permite que alguma habilidade como a verbal continue crescendo até os 60 anos.
    Á medida que os neurônios nunca usados ou “virgens” do cérebro idoso vão morrendo, os neurônios restantes e em uso, tendem a se juntar. Isso faz com que na velhice o cérebro dos idosos compense ter perdido bilhões de neurônios.

  49. THIAGO LIMA

    obrigado!!!

    Descubri o meu tipo de inteligência que é da intapessoal uma das mais raras. Estarei usando ao meu favor !!!

  50. Jorge

    Eu tenho uma dúvida: aparentemente eu domino 5 tipos de inteligência: lingüística, lógica, motora, espacial e intrapessoal. É possível isso ou estou enganado?
    Me enviem um email com a resposta se puderem, por favor.

  51. Mari

    Gostei de todas, mas pra mim a que mais vale é a interpessoal, já que quero ser cineasta, precisarei muito deste tipo de inteligencia. rsrs

  52. Pedro Addler

    Olá Polyana

    Que interessante !!! Realmente se você não tiver talento é impossível aprender saxofone ( ainda mais aprender sozinho :P !! ).

    Em geral é assim mesmo, as pessoas sempre tem 2 tipos de inteligência complementares bem desenvolvidos.

    Muita gente não faz essa união, mas música e matemática estão sim relacionadas ( ambas vem do mesmo lado do cérebro ).

    Parabéns pelo seu talento, é um talento muito bonito, continue tocando e estudando música, força !! Valew !!

  53. Pedro Addler

    Olá Ariene

    Gostei muito dessa sua frase !! Eu concordo !!!

    A verdadeira inteligência, aquela que gera resultado pra gente, vem do nosso esforço mesmo, do nosso esforço de pensar e também de agir. Afinal palavras são palavras, o que faz o mundo girar mesmo é a atitude.

    De nada adianta você ter vários tipos de inteligência para desenvolver se você não se esforçar para melhorar.

  54. Erleiane lucinária

    As vezes muitos acham que não sabe fazer nada de útil na vida mas na verdade ela ainda não descobriu o melhor caminho para poder ganhar admiração das pessoas ou seja não encontrou aquilo que ela realmente gosta de fazer.

  55. Paty

    Amei a materia!!!
    É possível que uma pessoa desenvolva mais de um dos tipos de inteligência, mas com o teste seria possível saber qual sobrepõe a outra de uma maneira mais forte.
    quero ver um teste…rs
    Bjs…

  56. Pedro Addler

    Olá Camilla

    Que interessante !! Você é uma musicista natural !! Isso é muito raro. Na minha opinião, entre os 7 tipos de inteligência, o musical é o mais bonito.

    Em relação a origem desta teoria dos 7 tipos de inteligência, ela não foi baseada na Logosofia, esta teoria vem da obra original do psicologo e educador Americano Howard Gardner.

    Nascido no ano de 1943 do século 20, Howard está vivo até hoje. Seu último livro foi publicado em 2008. Seu livro mais famoso “Multiple Intelligences: The Theory in Practice” é do ano de 1993.

  57. Pedro Addler

    Olá Marines

    Realmente entre os tipos de inteligência, a Inteligência Intrapessoal é a mais rara !! ( apenas 2% da população humana tem essa inteligência ).

    Aproveite o seu potencial, se você tem essa inteligência rara, você pode se esforçar e se tornar uma grande líder !!

  58. Paulo Henrique

    Sou músico, mas não creio que tenho um tipo de inteligência músical, nunca achei isso apenas estudo muito, agora me chamou atenção a interpessoal pois todos os planos trabalhos até mesmo banda, sempre quando precisa de idéias todos se dirigem a mim, antes eu achava q eu era bobo e todos morriam de preguiça e eu fazia tudo sozinho, mas talvez não, talves sempre esperam algo legal um plano que ninguem pensou ainda saindo de mim, e sempre sai de mim, mas eu não mando ninguem fazer oq eu penso eles fazem pq querem
    Legal isso ai!! Fico feliz em saber que presto pra alguma coisa :D

  59. Crizellen Luana

    Adorei o site, muito bom mesmo. O teste de personalidade então, maravilhoso 90% parece comigo. Estou aprendendo muito!

  60. Pedro Addler

    Olá Jorge

    Você deve estar errado, em geral as pessoas tem o seguinte perfil:
    - São boas em 2 tipos de inteligência
    - São médias em 3 tipos
    - São ruins em 2 tipos de inteligência

    Você deve estar se confundindo, entre estes 5 tipos, você deve se destacar em apenas dois e ser médio em três.

  61. Pedro Addler

    Olá Mari

    É isso mesmo, para você que quer seguir a carreira na área de cinema ( ví o seu outro depoimento na carreira de cinema ! ) esse é o melhor entre os 7 tipos de inteligência.

    Se você já tiver uma inteligência intrapessoal natural vai ajudar bastante, caso não tenha, não se preocupe você pode desenvolve-la, basta aprender sobre o assunto e depois treinar bastante.

  62. Sophia

    Achei super interessante! Eu aprendi a tocar violão sozinha, mas não acredito que tenha o tipo de inteligência musical porque existem muitas pessoas que conseguem aprender sozinhas e que são bem melhores. Por isso não pretendo seguir uma carreira musical, mas sempre gostei de música.

  63. Pedro Addler

    Olá Erleiane

    É isso mesmo, todos nós temos algum tipo de talento. Muitas vezes acontece que a pessoa fica insistindo em fazer algo que não tem talento, por isso ela acha que não é habilidosa ou inteligente.

    Existem 7 tipos de inteligência, todos eles diferentes e cada um deles especial, cabe a nós descobrir o talendo que tem de melhor e desenvolve-lo, só assim podemos tirar proveito máximo de nossas vidas.

  64. Pedro Addler

    Oi Paty

    Pior que já pensamos nisso também !! Mas até agora não conseguimos organizar um teste de uma maneira que possa medir os 7 tipos de inteligência.

    Algumas inteligências, tipo a espacial, a motora e a musical são inteligências práticas, são dificieis de ser colocadas em um teste.

    Mas fique de olho, estamos sempre colocando novos testes no ar, aqui no Guia estamos sempre atrás de novidades.

  65. thiago coradi

    Não sei ao certo, mas acho q tenho esse tipo de Inteligência Intrapessoal….
    tem algum teste pra saber , qual é a inteligência de cada pessoa, e onde posso me informar mais, sobre isso????

  66. Jose

    axo que o meu tipo de inteligencia predominante eh o mais raro oO… intrapessoal !! vai saber… pq em todas outras não sou mto bom…

  67. Siegrid

    Bom, achei interessante o post dos tipos de inteligência, desde criança venho reparando meu boletim, sempre fui ótima em matemática e “mais ou menos” em estudos sociais, pra não dizer “péssima” … guardar datas e nomes, não é comigo.

    Hoje em dia trabalho com planilhas, desenvolvo fórmulas, adoro números, crio sites, tenho muita facilidade na informática, tenho também facilidade em escrever e até me expressar oralmente… sou fascinada em tirar fotografias, gosto muito de trabalhos manuais, crio roupinhas de Barbie (que estão no blog) e já fiz vários outros trabalhos artesanais.

    Adoro dançar, mas não danço muito bem, mas danço mesmo assim, tenho boas idéias, liderança não é muito o meu forte, mas encaro se precisar, adoro música, e instrumento musical apenas toco flauta de ouvido.
    Qual será o meu tipo de inteligência ?

  68. Acredito que a minha seja lógica+++, espacial++ e um pouco de linguistica+

    É muito interessante saber que existem essas diferenças de tipos de inteligência, assim podemos respeitar os limites de cada um; evitando comparações, principalmente com nossos filhos.
    Cada um tem a sua aptidão e o seu talento.

  69. selma

    olá, eu adorei essa informação ! Isso me ajudou bastante porque eu sempre me senti burra por ter dificuldades em matematica. Eu acho que o meu tipo de inteligência é a intrapessoal, eu gosto de ouvir as pessoas e sempre tento entendê-las por mais errada que eu esteja! eu tenho vontade de fazer psicologia, mas a minha mãe já é psicóloga e eu nao queria dar o gostinho à ela rssss
    abraços

  70. Graziele

    Oiee…
    Adorei o site… por incrivel que pareça o descobri só hoje… Oo … rsrsrs

    Adorei a matéria…..

    Mas to com a Paty… Quero um teste dos tipos de inteligência !! rsrsrs

    Bjoss

  71. Ascanio

    Olá colégas, achei incrivel esta situação dos tipos de inteligência, eu inclusive sou autodidata no violão, bateria e guitarra, porém graças a facilidade corporal em sua grande parte. Não possuo quase que alguma aptidão no sentido “ouvido” da musica.

  72. Pedro Addler

    Olá Paulo Henrique

    Claro que presta imagina !! :P Todo mundo tem algum tipo de talento.

    O fato de todos virem sempre perguntar tudo pra você na banda, revela duas coisas: primeiro que você deve ter muito bom gosto ( todos ficam satisfeitos com o que você decide ) e também que você além da inteligência musical, deve ter também algum dos tipos de inteligência ligados a liderança ( Interpessoal ou Intrapessoal ).

  73. Vitor

    Muito bom o artigo,
    O meu tipo de inteligência principal é a lógica, mas com relação as outras não vejo nem uma outra muita clara, você sabe se as inteligência tem alguma ligação com os pais, meu pai tem como principal tipo de inteligência lógica também e minha mãe com certeza é intra e interpessoal, ela pega as coisas no ar e tem uma grande facilidade em compreender as pessoas e encaminha-las. Estou pensando se tenho um pouco destas caracteriscas da minha mãe, mas não tenho certeza, a inteligência lógica é oposta da inter e intrapessoal ?
    Outra fator, se for pela exclusão com certeza não tenha capacida para música, motora e espacial. Tenho dificuldades para me expressar de forma escrita também, não sou muito comunicativo, mas tem alguns anos que veio me preocupando em me compreender melhor e aos outros também. Fiz o teste de vocês e me encachei bem na personalidade racional. Obrigado e parabéns novamente pelo artigo.

  74. Dayana

    Oi pessoal eu sou a Dayana e descobri que meu tipo de inteligencia é o intrapessoal sou mais reservada mas nã deixo de expressar minhas opiniões e idéias discretamente, e é clARO PRESTAR ATENÇÃO em tudo q acontece ao meu redor, valeu esse site me ajudou pra caramba !!

  75. thailinne pinheiro de oliveira

    pow essa de 7 inteligencias é bem importante saber. bem eu vou postar isso no meu twitter !!

  76. Pedro Addler

    Oi Thailinne

    Essa matéria sobre os tipos de inteligência é bem interessante mesmo !!!

    O mais legal é o seguinte: Todos nós temos algum talento, essa é a nossa natureza humana, todos tem alguma missão no mundo.

    Agora também tá muito mais fácil twittar sobre o Guia !! Colocamos um novo botão para postar direto no Twitter, vai facilitar bem pros twitteiros.

    Pra quem gosta do Orkut também, tem outro botão que já envia direto pra ele.

    Aqui no Guia nós pensamos assim: as coisas interessantes do mundo, seja sobre os tipos de inteligência ou qualquer assunto, devem ser compartilhadas !!

    Por isso facilitamos para as pessoas poderem divulgar nosso conteúdo para todos os seus amigos e de graça !! Informação e educação grátis e de qualidade esse é o lema do Guia da Carreira.

  77. Rafael Bibiano

    tenho o tipo de inteligência Intrapessoal… eu acho

  78. adriano caldas

    interessante, nao sabia que era tao inteligente, agora sei qual o meu tipo de Inteligência: Inteligência Linguística !!

  79. Daniella Navarro

    Estava ficando meio desesperada enquanto lia os tipos de inteligência e não me identificava totalmente com nenhuma, até que cheguei no 7º tipo de inteligência (Intrapessoal) e me identifiquei completamente! Nossa, é bom saber que tenho um tipo raro de inteligência!

  80. Cristinna

    Bom,muito bom quero dzer que e tao bom este artigo que chega a ser otimo. Nao sei se isto e ou nao possivel, mas atraves deste pude identificar 03 tipos de inteligencias relacionadas a mim: ” Lingistica, Interpessoal e Intrapessoal ”
    Abraços
    cris

  81. Crisleide

    Um professor aplicou em minha turma o teste de inteligência, meu resultado foi para a inteligência intrapessoal, porém o professor não deu as definições dos tipos de inteligências, então fiquei curiosa e resolvir pesquisar. Agora que conheço a definição, me identifiquei plenamente com o resultado e gostei muito das informações contidas neste site.

  82. karen

    Ai não tenho pra onde correr agora!até no estudo deu que minha inteligencia é motora, não to querendo aceitar mais acho q tenho que cursar Ed.Fisica realmente, sei que é a profissão que vou desenvolver melhor, e também que farei com muito gosto!

  83. Pedro Addler

    Olá Thiago

    Não existe um teste efetivo para se determinar os 7 Tipos de Inteligência, de um modo geral é um exercício de auto-conhecimento ( você examina as coisas que você mais gosta e tira as conclusões ).

    Existem algumas inteligências tais como o tipo de inteligência Musical que são difíceis de medir através de testes.

  84. Shirley Ramos

    Gostei muito desde tema!!!!
    Parabéns…. muito obrigada…

  85. Pedro Addler

    Olá Shirley

    Que bom que você gostou !!! Nossa equipe fica muito satizfeita.
    Esse tema dos 7 tipos de inteligência é realmente muito interessante, nos conhecer melhor é sempre importante.
    Visitei o seu blog Hot Tips, parabéns muito bacana !!

  86. Vanessa Oliveira

    Nossa super interessante. Adorei! Acredito que a minha pessoa esteja dentro dos tipos de Inteligência Linguistica e Intrapessoal…Mas a gente se descobre ao vencer os obstáculos da vida. Sendo assim, valeu a pena conhecer e descobrir essas características, de ambas as inteligencias. Isso ajuda bastante até aquelas pessoas, que tavez por algum motivo, não acredite em si mesmas. Muito bom mesmo o site, primeira vez que visito e já gostei de TUDO que vi. Um Abraço ao responsável por isso! Otima semana! Beijos!!!

  87. Pedro Addler

    Olá Vanessa

    Realmente esse assunto dos tipos de inteligência é muito interessante !!

    Você deve ter uma boa inteligência linguística mesmo pois escreve muito bem.

    Ficamos muito felizes que você tenha gostado dos nossos conteúdos :P boa semana pra você também !!

  88. Marcelo Neto

    Oi galera ! Adorei saber sobre os 7 tipos de inteligência que existe, o teste de QI sempre achei pessimo. Parto do pricipio que: -Ninguém sabe tudo o que ha pra se saber; – Todo dia aprendemos alguma coisa, por menor que seja. Poderia contar um “monte”, mas sobre o assunto me enquadro muito bem na seqüência de inteligência que são : Motora, Intrapessoal e linguistica. Gostaria de saber mais sobre o assunto, quero tambem dar os parabens pelo assunto interessante e facil de compreender. Marcelo

  89. Marcelo Neto

    Mas realmente me enquadro no tipo de inteligência Intrapessoal, com meu modo de ser com todos, me deixa normalmente na posição de fazer um consenso entre todos de que meus argumentos de ideias são mais certas. algumas poucas vezes não “rola”, tambem sei que nem sempre estou certo, mais são poucas as vezes que acontece. Falo e escrevo bem, consigo achar os termos mais adequados e faceis de serem entendidos e atendidos (não sou bom de falar em publico,ainda), otima coordenação motara e flexibilidade. só nunca entrei serio nessas areas e não sabia que minha forma de ser e agir é um tipo das 7 inteligências existentes. Abraços a todos.

  90. Liliane

    Pra falar a verdade eu tenho um pouquinho de cada um dos 7 tipos de inteligência !! acho que o meu não tá na lista. hahahaha!!!

  91. Liliane

    Mais eu achei bem interessante, eu conheço gente que tem exatamente esses tipos de inteligência, mais pensando bem acho que é a inteligência intrapessoal que parece mais com migo.bjos para todos fiquem com DEUS

  92. Gleyce Amaral

    Depois de ler a matéria mim convenci que tenho a inteleigencia intrapessoal e interpessoal será possivel ? qual seria a melhor aréa para trabalhar
    quem tem esses tipos de inteligência ? Estou seriamente pensando em estudar Administração de Empresas.

  93. Pedro Addler

    Olá Vitor

    Essa foi uma excelente pergunta !!

    Na verdade, os tipos de inteligência tem a ver sim com os pais pelo seguinte motivo: a biologia do nosso cérebro tem uma forte influência nos tipos de inteligência que vamos desenvolver.

    Como a genética do nosso corpo ( e consequentemente do nosso cérebro ) vem da genética dos nossos pais, concluímos que nossos pais podem sim influenciar o desenvolvimento dos nossos tipos de inteligência.

    Mas não é a única influência, obviamente a sua força de vontade ( vontade de desenvolver alguma aptidão ) e o ambiente também são fatores fortíssimos no desenvolvimento dos tipos de inteligência.

    • Crasso

      Realmente tem a ver com os pais sim, muito da minha inteligencia vejo que vem dos meus pais, e algo que realmente influencia a inteligência, é o ambiente, por isso, aqui em casa meu filho é cuidado com muito amor, e o que posso fazer por ele eu faço, cursos, aulas de artes marciais, boa escola, linguas, mesmo que temos uma predisposição pra um certo tipo de Inteligência, quero que ele tenha oportunidades pra desenvolver bem as outras também, e ele ainda está com 6 anos, muito pra aprender. Obrigado pela contribuição, ótima matéria.

  94. Dayana

    Esse site é o maximo foi através dele q descobri q meu tipo de inteligaencia ó intrapessoal, sou bem reservada e observadora sabendo assim o q as pessoas sentem e pensam, mas qual será a carreira certa para meu tipo de inteligencia??

    • Mirian Gomes

      Olá Dayana!
      Uma boa perspectiva para descobrir uma profissão é efetuar um teste vocacional!
      Temos um aqui no guia que dá uma mão nesta escolha difícil!
      Segue o link: Teste Vocacional

  95. Vinicius Gesteira

    Logica,musical e intrapessoal
    estes tipos de inteligência estão ricamente ligadas comigo =]

  96. Eduardo

    Alguem pode me ajudar como fazer o teste para eu saber qual tipo de inteligencia eu possuo?

    • Mirian Gomes

      Olá Eduardo! Este artigo é mais para reflexão pessoal sobre os 7 tipos de inteligência!
      Mas um teste muito legal é o teste de personalidade, segue o link: teste de personalidade

  97. Rebeca

    Nossa! Muito show isso! Eu achando que tinha alguma inteligência minima e descobri que tenho 5 delas! huehue :P
    Tipo,tenho a linguistica, que é a mais comum, a espacial,que tem tudo a ver comigo essa, a musica também, apesar de eu não me aprofundar nos meus dons musicais, tenho uma facilidade bem legal pra ouvir uma musica e toca-la, ou no meio de varios sons de instrumentos, selecionar um deles e descobrir suas notas, a Intrapessoal pq consigo influênciar pessoas com minhas ideias e consigo entender as pessoas observando-as (desenvolvi isso lendo muito livros que descrevem o comportamente de pessoas) e a Interpessoal pq sou boa em liderar trabalhos e tal, gosto disso.
    Aumentou meu auto-instima esse artigo. rsrs Eu tava precisando…

    • Gilson S. Del Pintor

      É Rebeca, show demais este Teste das 7 Inteligências.
      Estamos quase iguais pois apenas em dois tipos que eu não fui bem: Interpessoal( 1 ) e Motora( 0 ). As demais Inteligências em empatei com os pontos. Pra falar a verdade eu não sei se é um bom resultado, senão seria melhor destacar mais numa do que em varias. O que vocês acham pessoal???

  98. Gleice

    Inteligencia linguistica é a minha

  99. Edinaldo

    Quais as profissões que são mais de acordo com a inteligência intrapessoal?

  100. thalles

    o meu eu fiquei em duvida se eu sou do tipo logica ou so do tipo indrapessoal
    alguem pode mi ajudar

  101. Gilson S. Del Pintor

    Achei muito interessante esse tipo de Teste.
    Porém o que eu fiquei abismado foi em saber que me dou bem com Logica, pois não que eu seja ruim em Matematica vou até bem, só se puder fugir dela melhor..kk.
    O que impressionou tambem foi em saber que não fiz nenhum ponto em Motora e apenas um ponto em Interpessoal; e sendo as demais Inteligencias dando empate…
    Mais achei muito interessante, o site está de parabéns pois com todos esses Teste no mínimo a pessoas conseguem saber o que realmente elas não gostam, issu já ajuda muito. :-)

  102. deborah

    tenho nenhuma dessas inteligencias …e nenhum talento.
    haha

    • Yuri Fernando

      Claro que tem!Todos nós temos um talento,é só você descobrir.

  103. Thomas

    Deixe me ver, tenho inteligência lógica e linguística desenvolvida (pq tenho QI de 146). Inteligência motora apenas para lutas e parkour, (sou muito bom em lutas e parkour, mas para esportes normais sou normal), Tenho inteligência Espacial bem desenvolvida também, (principalmente porque sou homem, porém é muito fácil para mim converter 2d em 3d e vice-versa), musical nem tanto assim, porém toco piano muito bem. Interpessoal não tenho e tenho intrapessoal.

  104. Gabriela

    Possuo: Inteligência Linguística que é a mais comum, Inteligência Musical que é a mais apurada em mim, o que me deixa realmente feliz e inteligência Intrapessoal o que me deixou surpresa por ser a mais rara! Eu realmente me identifico com todos esses perfis de inteligência, eu sempre me destaquei nesses sentidos.
    E realmente não tenho Inteligência Lógica, Inteligência Motora e Inteligência Espacial. (já Inteligência Interpessoal é parecida com a intrapessoal) E aí eu me pergunto, Sou inteligente ou estupida? Pois eu me expresso muito bem com as palavras, sou afinada e entendo as pessoas, porém, não sou boa com Artes plásticas, trabalho manual, contas (sou realmente lesa com números) e esportes (exceto natação).
    A mente humana é realmente complicada, me leva a pensar que não existe pessoas realmente “burras”, só pessoas que ainda não encontraram seu tipo de inteligência e a apuraram, e realmente o mundo seria muito melhor se todos explorassem suas capacidades!

  105. Yuri Fernando

    Olá gostei muito do teste.Eu tinha feito o teste em outros sites e deram resultados diferentes.E vi que tinha outro tipo de inteligência que é a naturalista que está relacionada com o gostar da natureza mais ou menos isso,seria legal se acrescentassem na lista.

    • Pedro Addler

      Obrigado pela sugestão!

  106. Thiago

    Como disse eisten no seu teste de QI, eu faço parte dos 2%. Muito obrigado, era disso que eu presisava saber, muitas vezes eu sinto o que a pessoa está pensando e fico na defensiva para não chatea-las, muito bom saber que supostamente eu sou portador dessa rara inteligência.

    • Thiago

      Na verdade, ter essa inteligência, seria caso você tentasse resolver o problema o qual você está se deparando, ficar na defensiva, todos ficam, difícil é você entender o problema e tentar resolvê-lo, disso que se trata este tipo de inteligência, “visão” amplificada do ambiente ao seu redor ;)

    • Jocieli

      ola Thiago que bom
      saber que existem pessoas como eu!
      podemos manter contato, me sinto isolada do mundo
      muitas vezes add no face Jo Cieli

  107. Clayver

    como eu posso consiguir a inteligência interpessoal e intrapessoal

    • Thiago

      Não se consegue, se nasce com ela, mesmo que seja pouca, você pode tentar aprimorar o pouco deste tipo de inteligência que há em você, tentando entender como você “funciona”, o que causa o que dentro de você. Fica a dica.

  108. fabricioknight

    dessas 7 a que mais se identifica comigo é a inteligência lógica

  109. idiota perdedor inútil

    E uma pessoa que não possui nenhuma dessas inteligências, é um peso morto?

    Que merda!

  110. Adriano Oliveira

    Eu vi que há pessoas que gostariam de ter mais talento pra múscia. Eu sempre tive facilidade pra isso. Na minha família, há várias pessoas que tocam.
    Eu tive uma ajuda do meu irmão. Ele me ensinou o violão básico. Depois, passei a tocar piano. Esse instrumento, aprendi sozinho. Hoje sou músico profissional. Sou muito criativo. Pra mim, é fácil criar uma música de improviso. Porém, não é isso que eu queria. Estou cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Não sei se tenho muito talento pra lógica. Vejo que me dou melhor com matérias relacionadas a esse tio de inteligência do que em matérias que exigem muita memorização. E pesquisas científicas dizem que música aprimora o raciocínio. Mas, eu gostaria de ter facilidade pra lógica tanto quanto pra música. Era isso que eu queria. Acho que TI tem mais a ver com a minha personalidade…

  111. eu mesmo

    eu não tenho nem um desses tipos de inteligencia
    issso e possivel ?

  112. vania

    Adorei essa matéria,bateu quase certo, porque eu sempre tirava boas notas em redação gosto muito de ler vários tipos de livros. Gosto de escrever poesias e as vezes escrevo músicas.Embora não consiga desenhar de cabeça, sou capaz de olhar um e reproduzir, desde que não seja muito complexo. Só não entendi porque eu tirei zero em Inteligência Interpessoal,já que eu tenho uma boa capacidade analítica. Eu sou ótima observadora e é difícil eu errar quando se trata de analisar a personalidade de uma pessoa.Eu analiso o comportamento,a conversa, os movimentos, a expressão facial e traço logo um perfil

    • vania

      Retificando: Eu fiz 1 ponto em Inteligência Interpessoal

  113. mery

    adorei bem explicito

  114. Maria Helena da Costa

    ola, achei muito interessante saber que existem varios tipos de inteligencia. Existem pessoas que tem chamado os outros de burros, mas para mim isso nunca existiu e esta materia so veio provar isso. Sou estudante finalista de Administracao e Gestao de Empresas e sempre tive boas notas a cadeiras praticas como matematica, calculo financeiro, gestao financeira entre outras. sera que esta sera a base para me enquadrar na inteligencia logica?

  115. Eu

    Tenho todas os tipos citados a cima,menos a lógica.

  116. Jasmyne

    Eu e meu irmão temos uma inteligencia musical muito aguçada. Mas tenho vontade de desenvolver a interpessoal, uma das que mais admiro.

  117. Thayllon Wesley

    Bem eu começei a estudar musica a 1 ano e 10 meses ne um coral, sou tenor e tbm canto baixo, aprendi realmente rapido tudo e superei muitos veteranos, essa parte da inteligencia musical realmente me ajudou a vêr melhor minha area, meu perfil ta quase todo ali! ^^.

  118. thays sanlody

    muito interesante gostei muito de participar deste teste..
    e facil pratico e muito bom vc saber do q vc e capaz de faser e o que vc e bom muito da ora adorei !!!!!!!!!!!!!!!!

  119. andressa

    Ei amei o teste acho q eu mais me identifico é com inteligência interpessoal,
    Enfim que boom q existe este site assimi podemos analizar nossas inteligencias..

  120. maria eduarda

    gostei muito do teste tem muita coisa importante.
    So tenho de agradece meu professor pela dica .
    abraço…

  121. Aurea

    Adorei o teste de Qi muito bom, vcs construiram um excelente site

  122. sergio cozzi

    Gostei muito da matéria ref. aos 7 tipos de inteligência. Muito bom tudo o quanto foi exposto no site. Legal!!! Me, identifico com a Linguística, com a Lógica, a Musical e a Interpessoal, e , um pouco, com a Intrapessoal, o que penso ser demais.São algumas versatilidades que compõem o meu tipo de pessôa.

  123. Joey

    Por favor, me responda, eu gostaria de saber sobre a fonte de onde veio as porcentagem de raridade das inteligencia, me informe sobre isso assim que possivel, por favor.

  124. Daniel

    Eu tenho apenas 1 pergunta e ficaria realmente muito feliz se você a respondesse. Gostaria de saber se a inteligência sedundária tem a mesma facilidade de se desenvolver igualmente À inteligência primária?.

  125. Jean Ferreira

    Gostei!
    me identifiquei com 4 dessas inteligencias:
    Lógica, pois tenho facilidade em matemática e consigo resolver os problemas em minha mente, vejo os números em minha frente, no ar, então é facil.
    Espacial, tenho uma facilidade enorme de desenhar e imaginar as coisas, e vejo o que eu imagino, é bem legal.
    Musical, toco violão, trombone, pandeiro e comprei uma flauta para aprender. E aprendi tudo sozinho menos o trombone. Mais acho facil entender.
    Intrapessoal, não sou muito bom em ações, mas gosto de observar, tenho uma sensibilidade para entender as pessoais, tando ela certa ou errado eu consigo entender, o que levou ela a ter errado ou o que ela fez para que tivesse uma reação positiva.

    gostei foi bom saber que existe esta teoria, vallew!!!

  126. Gabriella Rebeca

    Gostei muito, realmente tem tudo a ver comigo, que gosto muito de escrever livros e desenhar também, tanto manualmente, como no computador.
    Mas gostaria de alertar para uma coisinha que vocês podem ter deixado passar:
    Na questão 6 eu não encontrei nenhuma alternativa que tivesse a ver comigo, e duas delas são muito parecidas.

  127. Lays Neri

    Fiz o teste, e as inteligências mais desenvolvidas em mim são Musical e Intrapessoal. E realmente, me encaxei com algumas descrições.Na descrição diz que Intrapessoal é a mais rara de todas as 7 inteligências.. ok, então. rs

  128. Denis

    Ótima materia! Porém tem um problema que não consegui identifcar onde esta o erro. Ou a inteligencia intrapessoal não é tão rara (2%), ou ela não foi descita da forma mais adequada, ou as pessoas estão se enganando. Falo isso porque se voce der uma lida nos comentarios a quantidade de pessoas que se dizem ter essa inteligencia é muito grande. Como pode?

  129. Johansen Muller

    É realmente impressionante como nossa inteligencia é multipla em sua própria natureza. Praticamente todos nossos “inputs” são fontes de inteligencia e através da prática cada um de nossos sentidos pode ser transformado em virtudes cognitivas.

    A mente humana é realmente um universo impressionante. Adorei a leitura de seu artigo e o estou linkando ao meu em meu blog: http://www.jmuller777.com/blog/papo-de-genio/como-aprender-principios-basicos-ondas-cerebrais-subconsciente-e-as-7-inteligencias/

    Muito obrigado.

  130. Frederico

    eu tenho inteligencia intrapessoal,espacial e lógica!:DDDDDD

  131. Firmina Maria Oliveira

    Cada vez mais fico encantada com esse método.

  132. Jocieli

    Minha inteligencia predominante é do tipo raro, Intrapessoal, a proposito há um erro na explicação dessa inteligencia , (esta escrito interpessoal onde deveria estar escrito Intrapessoal)

    Parabéns pelo artigo , ajudou a me entender mais (sendo essa meu maior prazer) me sinto mais humana sabendo disso!

    bjs

  133. Rubens Paulo

    Pedro Adler, estou sofrendo muito quanto a minha escolha profissional, para descrevê-la é um pouco longo e não gostaria de postar aqui, pois me exponho na minha explicação, você poderia por favor me contatar por e-mail para me ajudar, preciso muito, desde já muito obrigado, espero que você responda, um abraço!

  134. Paulinho

    Posso dar uma sugestão legalzinha ? porque voce não cria uma pagina com esse mesmo assunto das inteligencias mas indicando para cada inteligencia todas as profissões que mais se encaixa a cada uma delas… por exemplo: logica que pode ser um bom engenheiro (e dai indica as melhores tipos de engenharia como mecanica) e assim por diante.. isso motivaria mais ainda as pessoas que frequentam aqui :-D

  135. mikael

    gosto de criar desenhar, criações em progamas 3d então seria mesmo inteligência espacial?

  136. Pingback: Você sabe o que é inteligência? | Pixel Zero

  137. cadu

    Tenho inteligência linguística aguçada de forma natural e também possuo considerável inteligência intrapessoal. Estes são meus pontos fortes. Mas possuo também inteligência espacial e gostaria de desenvolvê-la como profissão, de preferência alguma profissão em que eu possa aplicar estas três inteligências e evoluir.
    Gostaria de uma dica, pois sou muito inexperiente profissionalmente, apesar da idade, e não escolhi uma profissão ao qual devo tentar seguir. Atualmente estou pra começar a cursar editorção eletrônica, mas preciso decidir qual faculdade cursar. Alguém pode me dar uma dica por gentileza?

  138. FRANCISCO SILVA

    DE ACORDO COM O TESTE DAS (07 INTELIGENCIAS).CONFORME MINHAS AVALIAÇÕES,DEU PARA DESCREVER MAIS OU MENOS MEU PERFIL…FIQUEI SATISFEITO COM AS COLOCAÇÕES DA DR.PSICOLOGO QUE AVALIOU TAIS COMPORTAMENTOS E DEU MINHA NOTA…SEI NÃO SOU UMA PESSOA (100%).CORRETA,AFINAL,SOU UM SIMPLES E RELESMORTAL,SER HUMANO…E COMO TAL,SOU PASSIVA DE ERROS E CERTOS…SEI ERRAR E RECONHECER MEUS ERROS E ME RESPONSABILIZAR PLAS CONSEQUENCIAS DOS MESMOS…AFINAL,ERRAR É HUMANO,PERMANECER NO ERRO É NO MINIMO,DEMOSTRAÇÃO DE CARATER…

  139. Leroy

    Eu fiquei impressionado quando fiz o teste, o resultado foi (Linguistica e em segundo Interpessoal) link: http://www.guiadacarreira.com.br/teste-7-inteligencias/ Não sou tão sociavel( mas tento ser), porém adimito que tenho tal capacidade( a de ser um Lider) estou feliz com o resultado ^^

  140. Rosano Trindade

    É sempre bom, nós saber-nos um pouco de nós mesmo, e saber até aonde vai a nossa capacidade…
    Abraços…

  141. Tatiana

    Tem algum teste para descobrir qual é o tipo de inteligência? Não sei em qual eu me encaixei…

  142. savio

    muito bom, me identifiquei com a intelgência spacial como principal e a intrapessoal como secundária

  143. Lavinia

    Que bacana , sou a inteligencia Intrapessoal

  144. joana da cunha camuege

    Descobrir estes tipos de inteligência fez-me bem. peecebi que eu possuo as inteligências lingística e intrapessol. As vezes, eu própria me questionava sobre a forma com q lhe dava com as pessos quando o assunto é dar ideias ou conselhos, mas agora ja encontrei a resposta para mim, deve-se a inteligencia intrapessoal q faz parte de mim.

  145. Paulo

    Eu tenho as:

    Inteligência Linguistica
    Inteligência Espacial
    Inteligência Musical
    Inteligência Intrapessoal

  146. julia

    Muito bom!! Aprendi sobre isso na universidade. Todos algum talento e classificar alguém de burro é burrice!

  147. Victor

    Sabe párabens acabei me indentificando com minha inteligencia o que é algo melhor pa eu definir minha carreira eu percebi que tenho um certo dom de perceber as pessoas e de ser atento meio que eu olho pra pessoa eu ja consigo definila tabem tenho uma boa memoria e tenho um certo geito discreto para agir e consigo manipular a s pesoas facil poderia me ajudar por que eu não consegui saber meu tipo d einteligencia ainda

    • Victor

      oi eu denovo na verndade eu aind a não me indentifiquei

  148. Victor

    Oi párabens mais eu ainda não consegui indentificar meu tipo de inteligencia você pode me responder vou colocar minhas caracteristicas: tneho um boa memoria eu consigo , destinguir a pessoa só deu olhar ela tenho uma grande abilidade nisso so de olhar eu sei como ela se sente sua perssonalidade e etc… eu tbm tneho um certo dom para manipular as pessoas gosto de liderar mas não sou tão exigente vc pode resolver isso para mim ?

  149. g

    legal

  150. Maria d.Dores Perezini Carvalho

    E,no momento a grande pauta vem sendo comentar sobre:educação.Educação+escola.sabendo-se que a educação imdepende de escola.Educação é moldada desde o nascimento e o caminhar da infância e segue sempre seu curso prioritário:família.A escola existe para ensinar:ler e escrever.O outro lado da moeda é responsabilidade da família.E,hoje há uma forte demanda questionando:educar.Mas,o contrário pode e tá acontecendo;pais despreparados,desprovidos de qualquer aprendizado e que têm a incubência de Educar.educar ???.Por quê cabe somente aos responsáveis essa tarefa???.Como pode cobrar a Educação de familiares q. jamais entraram numa sala de aula para aprender???.

  151. Maria d.Dores Perezini Carvalho

    O brasil é ainda um País de analfabetos!!!.Como cobrar educação de filhos cujos pais nunca conheceram uma escola???.A curto prazo:é tempo perdido.A médio prazo,há possibilidades de melhora,mas,nunca de momento.já basta pais analfabetos e por cima tendo q. se virar e revirar por tantas cobranças cujas escolas vêm a cobrar.Tempo ao tempo!!!.

  152. Jaime

    Acredito que me encaixo na Inteligencia Motora, pois bem, quero fazer Arquitetura e é uma noção estratégica para minha futura profissão. Adorei.

  153. franciele oliveira

    como faço pra saber qu tipo de inteligençia eu tenhoo ??? :/

  154. rodrick

    agora todo mundo é intrapessoal, minha inteligencia predominante é a lógica, motora e espacial no resto tenho pouca habilidade ou quase nenhuma gostaria de desenvolver todas.

  155. Rafael

    Gostei do artigo, estava ficando preocupado em nenhum dos tipos de inteligência eu estava me encaixando, até ler o ultimo.

  156. José Roberto Teruel

    Não podemos confundir a inteligência nata, subjetiva, fator genético, com a inteligência desenvolvida através da cultura e do meio do qual somos produto. A primeira pode se apresentar em pessoas sem nenhum conhecimento acadêmico/científico. A segunda pode ser construída através de processos de aprendizagem que estimule as funções cerebral, ativando os neurotransmissores a processar maior número de informações na relação tempo/espaço. Parabéns pela matéria, utilizei em trabalho que estou desenvolvendo no curso de pós-graduação de psicopedagogia.

  157. Thais

    Me encaiixei direitinho na inteligencia LOGICA !! Muito interessante.

  158. Pedro Mineiro

    Gostei muito do site, me encaixei na inteligência espacial e Inteligência Interpessoal, eu tenho grande afinidade em imaginar coisas, consigo fazer ,por exemplo, estruturas incríveis em jogos do tipo de simulações, coisas que raramente outras pessoas conseguem. Além disso gosto muito de assuntos políticos que eu estudo(9°ano), que envolvem liderança, como assuntos da palestina, Israel,assuntos do facismo e nazismo. Considerando isso eu não sei qual profissão seguir. Qual profissão eu poderia seguir que teria um bom salário?

  159. Gianna

    Adorei o teste!
    Meu resultado foi: lógica e intrapessoal.
    A inteligência lógica já desconfiava que dominava, mas a interpessoal não fazia nem ideia que tinha, e ainda que é rara.
    Ah, gostaria de sugestões de carreiras que relacionem os dois tipos de inteligência. :-D

  160. Pedro Henrique

    eu me vi perfeitamente na int. lógica, mas de uma forma ou de outra me reconheci nos outros tipos, a minha curiosidade é, existe um método prático para aperfeiçoar as outras inteligências deixando todas no mesmo “nível”, ou pelo menos ela não ficar defasada em relação as demais??

  161. ALEXIS

    Cara sra Miriam pesquisando e comparando pessoas onde o Lobo Frontal é bem saliente no campo visual é possivel identificar pessoas de um grau maior de inteligencia?ou apenas coencidencia pessoas com projeções onde a fronte é elevada e alargada tem sinais extra substanciais de inteligencia?Existe metodos ou testes para se identificar inteligencia intrapessoal?
    Att
    Alexis

  162. Gregory xavier

    Exelente matéria! Acabei descobrindo que tenho a inteligencia musical, nunca fiz aulas e toco com virtuose contra-baixo e bateria, aprendo os tempos e as notas só escutando a música e em pouco tempo! Mas creio que juntamente existe o lado negativo…meu cerebro é um cáos total, organização passa longe, concentração, só em música ou coisas da qual gosto muito, sofro bastante pois nunca consegui tirar boas notas, minha vida acadêmica é mediocre…O que me anima são as músicas e a criatividade que realmente vem em conjunto.

  163. joao gabriel dantas

    eu tenho inteligencia logica, espacial e intrapessoal porem sou pessimo em falar com as pessoas em grupo… somente consigo falar com uma por vez…

  164. Sabrina

    Interessante.

  165. huuuuuuuu

    ai ques respostas mais lentas

  166. Juliano Lawliet

    Geralmente após ler esse tipo de matéria as pessoas postam comentários aludindo que são inteligentes. Eles tentam se enquadrar em uma categoria! Realmente existem vários tipos de inteligência, mas isso não quer dizer que vc seja inteligente.

  167. Danielle Silva

    Amei. Eu acho q tenho a intrapessoal mais queria ter serteza? Nao sei falar a minha propria inteligencia por q sou eu medma mas queria muito q vc me examina -se!!!!

  168. André Luiz Delfino da Silva Filho

    Tenho muita facilidade em aprender idiomas e por isso sempre pensei em fazer Tradução e Interpretação, mas agora que estou terminando o Ensino Médio eu estou enjoando de um curso que eu sempre pensei em fazer e não consigo entender o porquê se eu sempre fui bem no que eu gosto. Vale a pena investir ou eu devo mudar de área?

  169. SAMUEL DA SILVA ALENCAR

    Creio estar inserido no grupo de indivíduos que possuem inteligência linguística. Padrão geral e habitual sem distinção de espécie.

  170. Almeida

    Realmente é deveras interessante essa teoria. Porém, em ciência toda afirmação deve vir acompanhada por evidências ou experimentação e não os vi na matéria acima. Gostaria de saber se essa teoria é científica, se segue a metodologia científica. Publicar livros alegando as coisas todo mundo faz. Difícil é provar. Sou cético e só aceito como válido aquele conhecimento adquirido cientificamente.
    Sem mais.

  171. juliane Palmeira

    :o Gente ‘- Eu só não tenho a inteligencia logica. Ç……Ç OMD

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
 
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!