dcsimg
 
Carreira

5 Dicas para Aumentar o seu Salário

Na hora de negociar um aumento de salário, é importante planejar e ter informações que fundamentem o pedido. Esta é uma oportunidade também para você avaliar sua carreira!

emprego_home

Negociar um aumento de salário é algo que geralmente não faz parte do cotidiano – e nem somos treinados para isso. Porém, com algum preparo, é possível ter uma conversa franca e produtiva sobre sua remuneração.

Antes de agendar esta conversa, analise o contexto:

  • Conheça bem a política de planos de cargos e salários da empresa onde trabalha. Dessa forma você saberá a estrutura de progressão na carreira e quando esperar um aumento.
  • Estude o mercado de trabalho na sua região e o salário médio para o cargo que você ocupa.
  • Avalie o cenário econômico e como a empresa se situa nele – se está crescendo ou se está cortando despesas para se manter. Esta informação ajudará a avaliar se é o momento certo de pedir o aumento.

Preparado? Veja agora cinco dicas para aumentar o seu salário!

 

1. Faça um levantamento das suas realizações

Uma empresa concede aumento com base no que o funcionário representa em termos de resultados concretos.

Por isso, faça uma lista dos projetos e pontos nos quais você contribuiu para melhorar o desempenho da empresa. Liste, por exemplo: percentual de aumento de vendas, lançamento de produtos, melhoria de processos, conquista de novos clientes.

Enfatize as suas superações – não o que já estava previsto para ser atingido.

 

2. Tenha uma proposta embasada em dados do mercado

Ao conversar com seu chefe, seja objetivo quanto ao valor que espera de aumento. Para isso, baseie-se no salário praticado no mercado.

Você pode argumentar que um profissional com a mesma qualificação que você e que atua em empresas de porte semelhante recebe determinada faixa salarial.
Não adianta comparar cargos distintos, empresas de outros setores ou realidades muito diferentes.

 

3. Invista em qualificação

Ter curso superior resulta em um aumento de 156% nos rendimentos no Brasil. Este dado vem da pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), realizada em 30 países.

Mas não basta fazer uma graduação. É preciso demonstrar como este conhecimento pode contribuir para melhorar o desempenho da empresa.

 

4. Construa um plano de crescimento

Tenha uma visão de longo prazo e converse com seu gerente sobre as expectativas de crescimento na empresa. Você pode perguntar o que deve fazer para assumir mais responsabilidades.

Outro tema interessante é saber para quais direções a empresa pretende se desenvolver. Dessa forma, você pode se preparar para novas oportunidades.

Esta conversa vai muito além de um pedido de aumento salarial: trata-se do planejamento da sua carreira. Afinal, a forma mais fácil de obter um aumento é assumir um trabalho mais valorizado dentro da empresa.

 

5. Esteja preparado para avaliar outras formas de remuneração

Se no momento a empresa não pode melhorar seu salário, durante a negociação podem ser oferecidos outros benefícios:

  • Pagamento de cursos de graduação, treinamentos ou idiomas.
  • Participação em eventos e conferências que sejam de seu interesse.
  • Alteração ou melhoria na estrutura de bonificação.
  • Revisão no cronograma de promoção.
  • Aumento de benefícios, como planos de saúde, auxílio creche, vale alimentação, etc.

Chegue à mesa de negociação com uma avaliação prévia do que vale a pena para o seu caso. Se esse tema não for abordado durante a conversa, pergunte: “existe algum outro elemento de compensação que podemos discutir?”.

 

Recomendações finais:

  • Mantenha a negociação privada entre seu chefe e você. Não compartilhe com colegas pelos corredores e menos ainda nas redes sociais.
  • Não mencione o salário de seus colegas, pedindo equiparação. Mantenha o foco nos seus resultados.
  • Se você recebeu uma proposta de trabalho, a negociação torna-se mais delicada. Pode ser um trunfo na hora de negociar, mas se o seu gerente não cobrir a proposta, você fica na obrigação de aceitar o novo emprego.
  • Não utilize como argumento o fato de estar com problemas financeiros ou ter que arcar com despesas inesperadas. As empresas encaram isso como um problema de ordem pessoal, que não compete a elas resolver.
  • Se seu pedido de aumento for negado, procure lidar com isso de forma construtiva. Peça a seu chefe sugestões para ajudar você a melhorar na carreira a fim de obter uma promoção. Se este não for o momento ideal para o aumento, pergunte quando poderão agendar uma nova conversa.
  • Procure criar um clima amistoso na negociação. Não é você contra a empresa, e sim você em colaboração com a empresa para chegar a um resultado que seja bom para ambos.

Veja também:

Pretensão salarial – o que responder?

 

Você já negociou um aumento de salário? Conte pra gente como foi a sua experiência!

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultor independente de educação, focado em carreiras e mercado de trabalho e colaborador ativo no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados aos Temas: Carreira e Entrevista de Emprego

Qual a diferença entre Química e Engenharia Química?

Qual a diferença entre Química e Engenharia Química?

Conheça as diferenças entre a formação e a carreira de Química e Engenharia Química, onde estudar e as boas oportunidades que o mercado oferece!

O que faz um analista de sistemas?

O que faz um analista de sistemas?

Descubra em quais áreas um analista de sistemas pode atuar e como é o trabalho deste profissional na prática!

O que faz um engenheiro químico?

O que faz um engenheiro químico?

Descubra em quais áreas um engenheiro químico pode atuar e como é o trabalho deste profissional na prática!

O que faz um engenheiro elétrico?

O que faz um engenheiro elétrico?

Descubra em quais áreas um engenheiro elétrico pode atuar e como é o trabalho deste profissional na prática!

O que faz um economista?

O que faz um economista?

Descubra em quais áreas um economista pode atuar e como é o trabalho deste profissional na prática!

 
 
 

Comentários:

  1. Bruno Fernando

    Adorei as dicas, um grande abraço a todos do Guia da Carreira !

  2. emili

    Amei essas dicas elas são otimas para quem vai fazer uma entevista.
    Beijos para todos da guia de carreira

  3. Millena

    As dicas foram muito produtivas e construtivas.Agradeço as informações,pois,foram muito necessarias para complementar minha formação pessoal.beijão

  4. Dirceu

    Tenho 14 anos e curso a 8ª série. Pretendo ser engenheiro químico, por isso ano que vem irei fazer um curso técnico em química. Gostaria de saber se esse curso técnico garante um salário maior quando eu estiver trabalhando?
    E queria saber se eu fizer pós-graduação em química, em quais áreas eu poderei trabalhar e qual será a média de salário?

  5. Alcione

    Desculpe mas, achei mais erro

    ” Entrevista de Emprego: se prepare, saia bem !
    Muitos não saibem, mas quase 70% da comunicação humana é subconsiente ( pequenos gestos e atitudes corporais )”

    saibem ? … e subconsiente ?

  6. lucas

    Muito obrigado! Agora eu me valorizar, e creser na empresa que eu estou.
    Eu quero uma ajudaa pra mim seguir a carreira de adimistrador.

  7. Francisco Pedro

    Gostei imenso os vossos concelhos e ensinamentos.Continuem com o vosso arduo trabalho.
    Pois o mundo só tem a ganhar.

  8. wagner

    Nossa foi espetacular seu comentário adorei vcs são de mais para crescimento profissonal do trabalhador assim seja eficaz td naquilo que faz belo dia para todos ótima carreira.

    • Pedro Addler

      Olá Wagner,
      Obrigado! Ficamos felizes em atender as expectativas de vocês que depositam confiança em nosso serviço! Abraço! :)

  9. Andreza

    Participei de uma entrevista onde me perguntaram qto gostaria de ganhar, disse 2.000, daí disseram que estava fora do que pretendiam, que era o valor de 1.380,00 pro periodo de experiência e que voltaríamos a negociar após este período.
    Pediram para eu informar qtos dias precisaria pra sair do meu atual emprego e começar com eles, disse que no mínimo 15 dias, acharam muito, pediram pra eu rever este prazo e retornar.
    Pergunto: posso recusar a proposta alegando que o valor do salário oferecido nao me agrada e fazer uma contra-proposta? ou seria petulância?
    Obrigada, Andreza

  10. Susane Pereira

    Olá, Boa Tarde a todos!

    Tenho dúvidas sobre como fazer com que meu salário aumente no setor em que trabalho. Sou de fácil apredizagem e ao perceberem isso me elevam de cargo, porém o salário continua o mesmo. O que devo fazer para ser reconhecida, será que é por eu não ter o curso superior completo? Que curso devo fazer pra me aperfeiçoar na área administrativa tendo 40 anos?
    Preciso de uma ajuda, quero melhorar o meu salário, mas não tenho condição e nem tempo para concluir um curso superior. Abraços!!!!!

    • Pedro Addler

      Olá Susane! Você pode fazer cursos de Administração EAD, para você que não dispõe de muito tempo pode ser uma ótima opção!

      Obrigado por Visitar o Guia da Carreira!

  11. Danielly

    Gostei

  12. Bruno Ferreira Lima

    Olá, trabalhei 3 meses em uma empresa,logo em seguida ganhei uma promoção de operador de empilhadeira para técnico em segurança do trabalho,meu salario era R$ 1.038,00. O rh me informou que ganharia 30% de 3 em 3 meses de aumento pois o salario de técnico e 140% maior. Gostaria de saber se isso esta correto?

  13. luis

    óla trabalho á 20 anos na mesma enpresa só agora pasei a fiscal faz cinco meses e ainda recebo o salário antigo (devo lutar por aumento?

  14. João Batista

    Fiquei muito satisfeito pelas dicas, obrigado (a). vale a pena pesquisar.

  15. j.vieira

    ola , boa tarde!
    gostaria de ajuda de como negociar meu salario com a empresa que trabalho, pois trabalho a 13anos e de repente recebi uma propósta de emprego de de outra empresa para ganhar o dobro do meu salario . pois a empresa que trabalho esta pedindo para n
    os negociar mas não quer cubrir essa proposta me ofereceu 25 % a mais o que devo fazer ?

  16. audimeire

    oi,eu tinha 1 ano e 5 meses na empresa,nos ultimos 3 meses mudeide de setor com salario maoir só que no salario recebi o valor do salario antigo.sendo que me mandaram embora agora dia 04/02/14.e nao me pagaram,o proporcional de acordo com o novo setor, o que devo fazer?

  17. elias

    mudei de função recentemente, meu chefe falou sobre essa mudança, mas não falou sobre o salario esperei alguns dias e nada. então resolvi procura lo quando o procurei ele já tinha aumentado meu salario sem ao menos me comunicar nem perguntou se eu concordava ou não sobre o aumento. sobre o valor não fiquei satisfeito.

  18. Vinicius

    dicas muito interessantes, muita gente deixa de fazer essa lição de casa e acaba fracassando numa negociacao salarial
    http://negociacaosalarial.com.br

  19. Daniele soares santos

    a empresa nao aumento meu salario deis de fevereiro que diz q vai aumentar o que faço

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!