Carreira

5 Dicas para Aumentar o seu Salário

Grande parte dos profissionais estão insatisfeitos com seu salário. Confira nossas dicas e descubra algumas maneiras simples para negociar e aumentar seu salário.

Dicas para Aumentar seu Salário: Seja Valorizado pela Empresa que Você Trabalha

Salário: Você Merece Sim ser Valorizado pela sua Empresa

Existem vários tipos de profissionais dentro das empresas: há os trabalhadores sérios que são “pau pra toda obra”, há os líderes que são admirados pelos outros funcionários, há os chefes autoritários que são odiados por todos, há os funcionários que pouco ligam para a organização, existem aqueles profissionais que são indispensáveis e que a carregam o peso da empresa nas costas, etc…

Todos eles vivem no mesmo ambiente e as vezes desempenham a mesma função.

Se todos trabalham na mesma empresa e no mesmo ambiente por que muitas vezes alguns funcionários que tem um mesmo cargo ganham um salário maior que os outros ? Sorte ? Carisma ? Preferência do chefe ?

Pode até ser… mas existe uma explicação mais simples e que pode explicar uma boa parte das diferenças de salário: ganha mais quem sabe negociar melhor !!

Claro, não estamos dizendo que uma boa negociação ou truques podem substituir o talento e o trabalho sério ( trabalhar sério é sempre a melhor maneira de crescer na vida ), mas muitas vezes ótimos profissionais acabam ganhando um salário menor do que merecem pelo simples fato de não ter coragem ou então negociar o seu salário de forma errada.

Também não estamos dizendo para você chutar a porta do escritório do seu chefe, fazer uma “cara de mau”, bater a mão na mesa, segurar o seu chefe pelo colarinho e exigir um salário maior ( você pode até ser demido agredindo seu chefe assim !! ), tudo tem que ser feito com equilibrio.

Confira abaixo as nossas dicas para aumentar o seu salário:

Dicas para Aumentar seu Salário: Faça uma Pesquisa de Mercado para o Salário da sua Profissão

Para se poder ter razão, antes de mais nada, é preciso conhecer bem sobre o assunto que se está falando. Antes de pensar em negociar seu salário com seu chefe, procure saber quanto está ganhando em média um profissional que tem o seu cargo.

Você pode ser médico, engenheiro, advogado, professor, músico, não importa, sempre há um patamar mínimo de valorização de salário para a sua profissão, sempre há um mínimo que o mercado paga.

Esse salário mínimo da profissão depende de vários fatores alguns deles externos tais como o tamanho da empresa, valor dos produtos, valor dos serviços, quantidade de profissionais que são formados pelas faculdades e outros internos tais como o quanto você estudou, os anos de experiência, se fez atualização, etc…

Faça uma pesquisa detalhada sobre o salário que um profissional com a sua qualificação está ganhando e compare com o seu rendimento. Se você está ganhando menos que um profissional equivalente em outra empresa, essa é uma boa hora para negociar o seu salário.

Os diretores provavelmente sabem que você está ganhando menos que o seu cargo pode pagar e até esperam que você faça uma negociação de salário, não tenha medo de se valorizar !!

Dicas para Aumentar seu Salário: Não seja Precipitado na sua Entrevista de Emprego

Durante a entrevista de emprego, se o entrevistador tocar no assunto do salário fazendo perguntas do tipo: ” Qual é a sua pretenção salarial ? ” ou então ” Quanto você pensa em ganhar de salário ? ” muita calma nessa hora !!

Respire fundo, seja firme e responda o valor de salário que você pesquisou no mercado, jamais responda durante a sua entrevista de emprego um valor mais baixo para garantir ou então um valor de salário muito alto, responda no patamar certo e você já ganha muitos pontos.

Outra dica interessante para a entrevista de emprego é quanto ao invés de perguntar o entrevistador oferece um salário a você. Se ele disser por exemplo ” Oferecemos um salário de R$ 2 mil “, nunca aceite de imediato, sempre faça uma expressão de dúvida do tipo: ” humm, dois mil reais… ”

Agindo desta maneira você vai deixar o entrevistador ansioso pela sua opinião e se ele se sentir inseguro pode até oferecer um salário maior: ” E que tal R$ 2 mil e Quinhentos ? “.

Dicas para Aumentar seu Salário: Responda Sim e Não na Hora Certa

Caso você esteja em dúvida sobre o salário oferecido e não sabe se vale a pena aceitar, você não precisa dizer sim ou não, use o recurso do talvez.

Você pode educadamente ganhar tempo na sua entrevista de emprego usando respostas do tipo: ” Fico muito agradecido com sua oferta de salário, mas prefiro pensar um pouco mais. ” ou então do tipo: ” Interessante sua oferta de salário, mas antes de aceitar, quero saber alguns detalhes sobre a empresa… ”

Como foi dito na dica acima, nunca seja precipitado. Sabemos que hoje em dia existe o desemprego e que é difícil conseguir uma boa entrevista, mas é sempre melhor usar a estratégia do que aceitar logo de cara e depois ficar trabalhando arrependido e chateado com um salário mais baixo.

Caso você não esteja satisfeito com o salário oferecido seja sincero e diga educadamente que você não aceita: ” Muito obrigado pela sua oferta de salário e de emprego, mas vou continuar minha pesquisa de mercado. “. Lembre-se sempre de se valorizar: você é um profissional e merece um salário justo em relação ao seu estudo e qualificação.

Negociação do Salário: Deixe para Comemorar na hora certa...

Caso você esteja feliz com o salário oferecido também não tenha medo de dizer sim.

Você entrou no mercado de trabalho e a empresa está disposta a pagar um ótimo salário: negócio fechado !!

Mas cuidado: mesmo que você fique feliz, mantenha sempre a seriedade, não vá sair comemorando como se fosse um gol do seu time.

Deixe para comemorar o seu salário em casa, no bar com seus amigos, em qualquer lugar, menos na frente do seu chefe. Uma postura séria e profissional sempre valoriza o funcionário.

Dicas para Aumentar seu Salário: Fale sobre Dinheiro Sempre no Final, Fale Sobre Salário na Hora Certa

Se durante a entrevista de emprego o entrevistador não falar de salário também não toque no assunto, adie o máximo possível essa discussão.

Antes de falar em dinheiro, tente impressionar o entrevistador, mostre o seu entusiasmo e o quanto você está disposto a trabalhar pela empresa, mostre o quanto você é qualificado e demonstre confiança nas suas habilidades.

Quanto mais confiança e segurança você passar maior a chance do entrevistador oferecer um salário maior no final. Nunca faça perguntas do tipo: ” Quanto a empresa paga ? ” ou então ” Qual é o salário médio que a empresa está pagando ? ” deixe sempre que o entrevistador puxe o assunto do salário.

Se ele não falar de salário na primeira entrevista, não se preocupe, pode ser uma política da empresa. Se preocupe sempre em ir bem na entrevista de emprego, se você for bem com certeza quando a empresa te ligar alguns dias mais tarde eles vão ter que tocar no assunto de salário.

Dicas para Aumentar o seu Salário: Faça Valer o que Você Ganha

Você conseguiu o emprego, está ganhando o seu salário, trabalha anos e anos, mas a promoção e o aumento nunca vem… o que será que está errado ?

Provavelmente o que está errado é você. Você tem sempre que fazer valer o salário que você ganha.

Procure aprender sobre o mercado, confira sempre as tendências, aprenda a usar novos programas de computador, faça cursos de atualização nos fins de semana, leia sobre a sua profissão, sempre vale a pena investir em nós mesmos.

Durante as reuniões da empresa, dê a sua opinião, não tenha medo de discordar dos seus chefes, você não precisa dar respostas só para agradar os seus superiores, contribua de verdade para o bem da sua empresa, afinal, se ela cresce, você cresce também !!

Se mesmo fazendo tudo isso o aumento de salário não vier com o tempo, começe a procurar outro emprego, se você está se atualizando e trabalhando sério e mesmo assim a empresa não te valoriza, é porque ela não te merece.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados aos Temas: Carreira e Entrevista de Emprego

Melhores empresas para trabalhar em 2014

Melhores empresas para trabalhar em 2014

Confira as melhores empresas para trabalhar no Brasil em 2014

Quanto ganha um Jogador de Futebol?

Quanto ganha um Jogador de Futebol?

Descubra o salário inicial do jogador de futebol e até quanto esse profissional pode ganhar

Quanto ganha um Fotógrafo?

Quanto ganha um Fotógrafo?

Descubra o salário inicial do fotógrafo e até quanto esse profissional pode ganhar

Quanto ganha um agente da Polícia Federal?

Quanto ganha um agente da Polícia Federal?

Descubra o salário inicial do agente da Polícia Federal e até quanto esse profissional pode ganhar

Quanto ganha um Eletricista?

Quanto ganha um Eletricista?

Descubra o salário inicial do eletricista e até quanto esse profissional pode ganhar

 
 
 

Comentários:

  1. Bruno Fernando

    Adorei as dicas, um grande abraço a todos do Guia da Carreira !

  2. emili

    Amei essas dicas elas são otimas para quem vai fazer uma entevista.
    Beijos para todos da guia de carreira

  3. Millena

    As dicas foram muito produtivas e construtivas.Agradeço as informações,pois,foram muito necessarias para complementar minha formação pessoal.beijão

  4. Dirceu

    Tenho 14 anos e curso a 8ª série. Pretendo ser engenheiro químico, por isso ano que vem irei fazer um curso técnico em química. Gostaria de saber se esse curso técnico garante um salário maior quando eu estiver trabalhando?
    E queria saber se eu fizer pós-graduação em química, em quais áreas eu poderei trabalhar e qual será a média de salário?

  5. Alcione

    Desculpe mas, achei mais erro

    ” Entrevista de Emprego: se prepare, saia bem !
    Muitos não saibem, mas quase 70% da comunicação humana é subconsiente ( pequenos gestos e atitudes corporais )”

    saibem ? … e subconsiente ?

  6. lucas

    Muito obrigado! Agora eu me valorizar, e creser na empresa que eu estou.
    Eu quero uma ajudaa pra mim seguir a carreira de adimistrador.

  7. Francisco Pedro

    Gostei imenso os vossos concelhos e ensinamentos.Continuem com o vosso arduo trabalho.
    Pois o mundo só tem a ganhar.

  8. wagner

    Nossa foi espetacular seu comentário adorei vcs são de mais para crescimento profissonal do trabalhador assim seja eficaz td naquilo que faz belo dia para todos ótima carreira.

    • Pedro Addler

      Olá Wagner,
      Obrigado! Ficamos felizes em atender as expectativas de vocês que depositam confiança em nosso serviço! Abraço! :)

  9. Andreza

    Participei de uma entrevista onde me perguntaram qto gostaria de ganhar, disse 2.000, daí disseram que estava fora do que pretendiam, que era o valor de 1.380,00 pro periodo de experiência e que voltaríamos a negociar após este período.
    Pediram para eu informar qtos dias precisaria pra sair do meu atual emprego e começar com eles, disse que no mínimo 15 dias, acharam muito, pediram pra eu rever este prazo e retornar.
    Pergunto: posso recusar a proposta alegando que o valor do salário oferecido nao me agrada e fazer uma contra-proposta? ou seria petulância?
    Obrigada, Andreza

  10. Susane Pereira

    Olá, Boa Tarde a todos!

    Tenho dúvidas sobre como fazer com que meu salário aumente no setor em que trabalho. Sou de fácil apredizagem e ao perceberem isso me elevam de cargo, porém o salário continua o mesmo. O que devo fazer para ser reconhecida, será que é por eu não ter o curso superior completo? Que curso devo fazer pra me aperfeiçoar na área administrativa tendo 40 anos?
    Preciso de uma ajuda, quero melhorar o meu salário, mas não tenho condição e nem tempo para concluir um curso superior. Abraços!!!!!

    • Pedro Addler

      Olá Susane! Você pode fazer cursos de Administração EAD, para você que não dispõe de muito tempo pode ser uma ótima opção!

      Obrigado por Visitar o Guia da Carreira!

  11. Danielly

    Gostei

  12. Bruno Ferreira Lima

    Olá, trabalhei 3 meses em uma empresa,logo em seguida ganhei uma promoção de operador de empilhadeira para técnico em segurança do trabalho,meu salario era R$ 1.038,00. O rh me informou que ganharia 30% de 3 em 3 meses de aumento pois o salario de técnico e 140% maior. Gostaria de saber se isso esta correto?

  13. luis

    óla trabalho á 20 anos na mesma enpresa só agora pasei a fiscal faz cinco meses e ainda recebo o salário antigo (devo lutar por aumento?

  14. Pingback: Educação continuada é sinônimo de salário maior | OpetPress

  15. João Batista

    Fiquei muito satisfeito pelas dicas, obrigado (a). vale a pena pesquisar.

  16. j.vieira

    ola , boa tarde!
    gostaria de ajuda de como negociar meu salario com a empresa que trabalho, pois trabalho a 13anos e de repente recebi uma propósta de emprego de de outra empresa para ganhar o dobro do meu salario . pois a empresa que trabalho esta pedindo para n
    os negociar mas não quer cubrir essa proposta me ofereceu 25 % a mais o que devo fazer ?

  17. audimeire

    oi,eu tinha 1 ano e 5 meses na empresa,nos ultimos 3 meses mudeide de setor com salario maoir só que no salario recebi o valor do salario antigo.sendo que me mandaram embora agora dia 04/02/14.e nao me pagaram,o proporcional de acordo com o novo setor, o que devo fazer?

  18. elias

    mudei de função recentemente, meu chefe falou sobre essa mudança, mas não falou sobre o salario esperei alguns dias e nada. então resolvi procura lo quando o procurei ele já tinha aumentado meu salario sem ao menos me comunicar nem perguntou se eu concordava ou não sobre o aumento. sobre o valor não fiquei satisfeito.

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!