Ciências Biológicas

Biomedicina e Medicina: Diferença entre as Carreiras

Conheça as principais diferenças entre o tradicional curso de Medicina e o novo curso de Biomedicina: mercado de trabalho, salários, formação e atribuições de cada profissional.

Biomedicina Versus Medicina

Biomedicina e Medicina: Duas carreiras em alta !!

Embora muitos achem que se tratam de cursos similares ou até mesmo concorrentes, os médicos e biomédicos atuam em mercados de trabalho complementares, ambos trabalhando juntos para a melhoria da qualidade de vida e o tratamento das doenças.

As diferenças entre a biomedicina e a medicina começam no foco: enquanto o curso de medicina prepara os profissionais com um foco prático na cura direta das doenças e restauração da saúde atuando principalmente em hospitais, o curso de biomedicina prepara os profissionais para um foco de estudo, investigação e pesquisa das doenças atuando principalmente em laboratórios.

Do ponto de vista da cura das doenças podem ser vistas como profissões complementares: o médico utiliza os resultados laboratoriais obtidos pelo biomédico em seus diagnósticos, enquanto o biomédico utiliza em suas pesquisas dados práticos obtidos pelos médicos, um profissional contribuindo para uma melhor realização das tarefas do outro.

Por exemplo, enquanto um médico pode atuar descobrindo e diagnosticando os sintomas de uma nova doença, um biomédico de posse destes dados pode realizar uma pesquisa laboratorial e chegar até uma vacina, ambos contribuindo para a cura da doença e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Em relação ao dia a dia, as atribuições do médico e do biomédico também são bastante distintas. Enquanto o médico atua principalmente atendendo pacientes, diagnosticando sintomas de doença e realizando atribuições tais como cirurgias, o biomédico atua principalmente coletando amostras biológicas, realizando exames de laboratório e fazendo pesquisas.

Faculdade de Medicina Versus Faculdade de Biomedicina

O Curso de Medicina

Com uma duração de 6 anos e residência de no mínimo dois anos, um médico leva 8 anos para se formar.

O curso de medicina começa envolvendo a questão teórica, o aluno estudando a anatomia do organismo e a dinâmica das doenças nos primeiros anos, passando para plantões supervisionados por médicos formados no meio do curso de medicina e por fim o estudante realizando o período de residência onde ele vai atuar efetivamente como um médico completo tratando e curando os pacientes.

O Curso de Biomedicina

O Curso de Biomedicina básico tem uma duração de 5 anos, sendo fortemente recomendada uma especialização posterior, o biomédico levando em média 7 anos para se formar.

No inicio do curso de biomedicina, no chamado ciclo básico, o estudante aprende sobre fisiologia ( funcionamento normal do corpo humano ), anatomia e muita biologia geral, estudando além do corpo humano, também as interações do mesmo com o meio ambiente. A partir do meio do curso de biomedicina, o aluno passa a estudar também exames e práticas laboratoriais, aprendendo também técnicas efetivas de pesquisa.

Mercado de Trabalho para Biomedicina e Medicina

Ambas as profissões tem um mercado de trabalho sólido e excelentes vagas, principalmente para médicos especializados em cirurgia e biomédicos especializados em pesquisa.

Se por um lado os médicos tem um salario médio maior em relação aos biomédicos, os biomédicos tem a vantagem de o mercado de trabalho estar mais favorável a biomedicina, havendo uma demanda maior para biomédicos em relação aos médicos.

Como saúde é uma questão constante para toda a população, há vagas de médicos e biomédicos em todo o Brasil, as melhores vagas estão nas grandes cidades atuando em grandes hospitais e grandes laboratórios.

Medicina e Biomedicina – Resumo da Atuação Profissional e Carreira:

Atributo Medicina Biomedicina
Habilitação: Médico Biomédico
Tempo médio para se formar: 8 anos 7 anos
Principal ambiente de trabalho: Hospital Laboratório
Foco da profissão: Curar as doenças Pesquisar doenças
Salário inicial médio: R$ 3551,00 R$ 2113,00
Nível de dificuldade do curso: Muito dificil Dificil
Mercado de trabalho: Favorável Muito favorável
Distribuição dos empregos: Todo o Brasil Todo o Brasil

Matérias sobre Medicina e Biomedicina no Guia das Profissões

Confira os artigos completos sobre estas duas profissões:

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados ao Tema: Ciências Biológicas

O Nutricionista: profissão e desafios

O Nutricionista: profissão e desafios

Entenda todo o diferencial e necessidade de atuação dos profissionais de nutrição em todo o ramos alimentício. Os desafios enfrentados no mercado de trabalho e as novas oportunidades.

Psicologia Esportiva

Psicologia Esportiva

A psicologia esportiva atua junto com os treinamentos tradicionais dos atletas para produzir os verdadeiros campeões ! Conheça mais sobre a carreira de psicologia esportiva.

Geologia

Geologia

O Geólogo estuda a terra e as suas mudanças através das eras. Para isso ele investiga mares, continentes e todo tipo de topografia. Conheça mais sobre a carreira em Geologia.

O Curso de Engenharia Ambiental

O Curso de Engenharia Ambiental

O Engenheiro ambiental trabalha produzindo projetos para minimizar o impacto ambiental da atividade humana. Conheça mais sobre o curso de engenharia ambiental.

O Curso de Enfermagem

O Curso de Enfermagem

O Enfermeiro é um profissional especializado que cuida da dos pacientes, ele promove a saúde dando assistência e ajudando o médico sempre que necessário. Saiba mais sobre o dia a dia do profissional formado no curso de Enfermagem e veja como está o mercado de trabalho para o profissional formado na área.

 
 
 

Comentários:

  1. CLEUNICE

    Se fiser a faculdade de biomedicina, quanto tempo para complementar para medicina.
    isso é possivel uma complementação.
    Se possível me tire essa dúvida !!

    • Gercino

      Olá Cleunice, existen algumas faculdades q até transferem, mas o grande problema é adisponibilidade de vagas, que não se consegue encontrar, quase todas faculdades de medicina que aceitam transferencia, tem uma fila enorme!

  2. Melyna

    Me identifico muito com biomedicina…
    Gostaria de saber se o curso é 4 anos ou 7 anos?

  3. Pedro Addler

    Olá Cleunice

    Na verdade, podem até haver matérias que coincidem nos cursos de Medicina e Biomedicina, mas estes cursos não são complementares, eles são bem diferentes.

    Possivelmente se você fizer a faculdade de biomedicina e depois quiser fazer medicina, deve aproveitar somente o primeiro ano e o começo do segundo.

    O melhor que você faz é escolher uma das duas carreiras e persistir nela mesmo.

  4. monique

    assim eu gostaria de saber se apos o terminio do curso de biomedicina que dura 4 anos. dá pra eu fazer uma especialização eu teria que fazer outro vestibular pra mim formar numa especialização ou apos o terminio do curso ja se faz a especialização automaticamente ?

    por favor estou aguardado a resposta anciosa !

  5. Juliana

    Olá, tenho 15 anos e gostaria de fazer medicina na usp e depois o curso de biomedicina. Após a conclusão da graduação (medicina), eu posso elminar matérias do curso de biomedicina ?
    obrigada pela sua atenção
    Juliana

    • Paulo

      Juliana,só é possível eliminar matérias se as cargas horárias de cada matéria, forem iguais a do curso pretendido.Algumas matérias que você terá grandes chances de eliminar: Anatomia básica, Anatomia sistemica, cito/histo, fisiologia, bioquímica, entre outras.
      Espero ter esclarecido sua dúvida. Bjos

  6. Pedro Addler

    Olá Melyna

    É uma boa pergunta !! Na verdade, o curso de Biomedicina mesmo dura 5 anos, os outros 2 anos citados no texto são para especialização.

    Por isso foi dito que o Biomédico leva em média 7 anos para se formar.

  7. Victória

    Olá, tenho 13 anos e eu gosto muito de ciências e quimica, e tambem gosto muito de estudar as doenças humanas. Será que eu devo fazer biomedicina?

  8. Elias

    Olá , tenho 18 anos moro em Paulínia-sp estou cursando Tecnico em Química e pretendo Prestar Biomedicina na Unesp- Botucatu , eu acho que tendo cursado o tecnico me facilitará muito o Curso de Biomedicina , oq vc pod eme dizer sobre isso e vc tem boas criticas sobre tal Universidade?, Obrigado!

  9. Ana Paula

    Olá! adorei sua reportagem sobre medicina e biomedicina,mas ainda estou super em duvida sobre quais das duas irei fazer presto meu vestibular no final deste ano e queria uma opinião, melhor dizendo que apos este 7 ou 8 anos (dependendo da faculdade que escolher) qual é a mais bem remunerada.

    E tenho mais um comentário a fazer já li outras perguntas mas não esclareceram muito bem minha duvida, se caso eu quizese fazer as duas faculdades ( medicina e biomedicina ) de alguma forma atuar no campo de pesquisa e hospitalar, pois esta ai a minha maior duvida adoro muito essa coisa de plantão, poder salvar vidas, mas também acho incrível poder pesquisar novas curas, novos antidotos !

  10. João

    Olá, vou prestar vestibular esse ano, mas estou em duvida entre essas profissões ( medicina e biomedicina ) e queria muito que você me ajudasse. Um biomedico pode trabalhar em um ambiente hospitalar, em qual especialização?
    Me falaram que o biomedico recebe muito pouco e pode ser substituído por um bioquimico, é verdade?
    O biomedico não tem NENHUM contato com o paciente?
    O biomedico especializado em Reprodução humano e Genetica trabalha onde?
    Não sou muito bom em quimica isso afetara na profissão?
    Por favor, me ajude!

    • Philippe

      O Biomédico pode trabalhar em ambiente hospitalar em diversas especializaçõesRealizar exames de Análises Clínicas;
      Assumir a responsabilidade técnica e firmar os respectivos laudos;
      Assumir e executar o processamento de sangue, suas sorologias e exames pré-transfussionais;
      Assumir chefias técnicas, assessorias e direção destas atividades;…..http://www.crbm1.gov.br/atuacao.asp
      O salario médio do biomédico é menor do que do médico porém profissionais qualificados ganham bem..vai depender da área de atuação e da qualificação do profissional.
      O biomédico especializado em analises clínicas fica mais restrito ao laboratorio, porém dependendo da área de atuação terá contato direto com o paciente(Biomedicina estética)
      Reprodução Humana
      Atuar em Identificação e Classificação oocitária; Processamento Seminal; Espermograma; Criopreservação Seminal; Classificação embrionária; Criopreservação Embrionária; Biópsia Embrionária e Hatching;
      Atuar em Embriologia. Realizar a manipulação de gametas (oócitos e espermatozóides) e pré-embriões.
      A química é uma das matérias essenciais da Biomedicina, mas se você não é bom basta estudar e se dedicar!!! A Biomedicina exige muito esforço e dedicação e se você for um bom profissional não haverá bioquímico que ocupe seu lugar!!
      Espero ter ajudadado!

  11. Julia

    Oii… eu GOSTO do ambiente hospitalar, mas não gosto muito de estar em contato com as pessoas, um biomedico pode trabalhar dentro de um hospital?
    Obrigada, aguardo resposta, Beijo!

  12. Mari B.

    Olá, estou pensando em fazer medicina (ou biomedicina) no maranhão.
    Estou fazendo cursinho preparatório e espero conseguir entrar na faculdade, não sou muito boa em quimica, mas em biologia eu sou ótima!
    Gostaria de saber se os livros são muito caros?

    obrigada

    • Mirian Gomes

      Olá Mari!
      Tenho certeza que irá amar o curso de medicina! Não se preocupe se não é tão eficiente em algumas matérias, pois o enfoque na faculdade é diferente, pois tem aulas práticas, professores diferenciados, e o prazer de aprender o que será sua futura profissão! Sobre o valor dos livros de medicina, estes possuem preços diferenciados comparados aos demais cursos, pois possuem muitas fotos coloridas, além de conter muitas páginas. Mas não se preocupe, as universidades tem sempre exemplares dos mesmos em suas bibliotecas, para que os alunos possam estudar.

    • Mirian Gomes

      Olá Mari B.!
      Os livros de medicina e biomedicina tem um custo maior que a maioria, pois possuem fotos coloridas para exemplificar bem os procedimentos. Mas as bibliotecas da faculdade possuem tais exemplares para estudo, a compra do mesmo fica por opção do estudante de medicina.

  13. Paula Araujo

    OLA !! Estou terminandoo o 3 ano do Ensino Médio e gostaria de fazer biomedicina qual o lugar melhor para cursar biomedicina ??? A biomedicina ele fica só em laboratorios ?? A biomedicina só envestiga a causa da “doença” ?

  14. Andressa

    Ola Pedro,

    Fiz o primeiro ano de Biomedicina, mas tranquei. O curso requer atenção e tempo para estudo. Quero entrar em uma faculdade publica, porem não sei quais oferecem o curso de biomedicina, e gostaria de uma opinião, me interessei atualmente por segurança no trabalho e gosaria de saber, se fazendo o curso de segurança do trabalho posso utiliza-lo na minha carreira, depois de formada em biomedicina.
    Grata!

    • Fernando Jimenez Neto

      Estou no segundo semestre do tecnico em seguranca e medicina do trabalho.
      Tenho 18 anos e vou prestar vestibular para biomedicina pois é uma area quesempre me interessei. Porem so tenho duvida mesmo do salario. pois o pisso salarial nao parece ser muito bom :/

    • Camila

      Olá Andressa; Vi sua postagem e imaginei que eu poderia te ajudar, já que sou recém-formada em segurança do trabalho. A verdade é que ambas são áreas completamente opostas. Um TST (técnico em segurança do trabalho) pode sim ter como área de trabalho um laboratório, mas isso está muito pouco relacionado com o conteúdo que você aprende em biomedicina, uma vez que é função do técnico identificar os fatores de risco no local e propor medidas efetivas para redução do mesmo. O que pode te auxiliar, é que, com o conhecimento na área, ao trabalhar em ambientes hospitalares e laboratoriais, você tenha mais facilidade em identificar esses riscos. Em suma, biológicos. Entretanto, exceto esse fator, ambos cursos não se complementam em nenhum aspecto. Caso esteja interessada em fazer Segurança do trabalho, recomendo cursos complementares de nivel técnico, como de meio ambiente e higiene ocupacional; BPC (bombeiro profissional civil) e de nível superior, direito, medicina (com especialização em medicina do trabalho), engenharia (especialização em engenharia do trabalho) ou até mesmo enfermagem (do trabalho). Muitos de meus professores possuíam estas especializações complementares, portanto, fica aqui a minha dica. O que posso dize de ser um TST é que o contato e a relação com as pessoas são inevitáveis, pois você será uma linha tênue entre empregado e empregador, e será sua função e grande objetivo zelar pela vida do colaborador.

  15. Iêda Leão

    Eu tenho 17 e anos e quero muito medicina, mas meu sonho mesmo é perícia, que é do curso de biomedicinha né?? Então.. queria saber se o perito médico, aqui no Brasil, tem muita área de trabalho e quando ganha. Porque so faço biomedicina se a especialização de perícia valer a pena! Entende? Obrigada ;)

  16. laryssa

    Estou pensando seriamente nessa área da saúde, entre medicina e biomedicina, é o meu sonho de consumo.

  17. Hilder

    Olá, estou com duas dúvidas…
    A Biomedicina é uma ciência? Ou é como a medicina que utiliza a seu favor conhecimento de diversas ciências?
    E como você disse no comentário acima, biomedicina e medicina não são complementares. Mas o biomédico tem quase os mesmos conhecimentos que um médico, certo? Então o que diferenciam eles é só que o biomédico é voltado pra área de pesquisa e o médico pra área clinica, correto?

  18. Marina

    Olá Pedro!

    Tenho 17, estou prestando vestibular este ano e me interesso mais pelo curso de biomedicina em si do que na própria medicina. Porém, estava decidida a fazer medicina em vista dos melhores salários. Resumindo, tem como médicos se especializarem na área de pesquisa?
    E se sim, voce acredita que estes ganham melhor pela sua formaçao? Já ouvir dizerem que por ser um médico torna-se mais fácil e dai mais chances e melhores salários como também já ouvi que pesquisa é pesquisa, e, independentemente de sua formaçao ganhará a mesma coisa.

    Obrigada desde já!

  19. Thais

    Gostaria de saber quais as opçoes de especialização um biomédico tem obrigada pela atenção.

  20. Jean carlos

    Ola, estou com uma duvida entre dois curso, gosto muito de farmacia e biomedicina ambos estuda o corpo humano e interação de medicamentos,só não comecei o curso por causa dessa duvida. farmacia tem bastante mercado de trabalho e tambem trabalha em laboratorio, se eu fazer biomedicina posso matar materia, quando decidir fazer farmacia. qual fazer primeiro. obrigado.

  21. Pedro Addler

    Olá Victória

    Pelo que lí no seu depoimento, você parece ser uma menina curiosa e dedicada no que se propõe a fazer.

    Siga em frente, você tem sim um ótimo perfil para fazer o curso de biomedicina !!

  22. Pedro Addler

    Olá Elias

    Com certeza !! O fato de você ter feito alguns semestres do curso técnico de Química vai ajudar bastante no curso de biomedicina, afinal a química e a biologia são as bases da biomedicina.

    Em relação ao curso de Biomedicina da UNESP de Botucatu é um bom curso, segue a tradição dos cursos de ciências biológicas da UNESP.

  23. gabriela

    Olá tenho 17 anos termino este ano o ensino medio. eu gosto muito na area de saúde e sou curiosa sobre as doenças humanas e não gosto muito de fisica, na faculdade de biomedicina estuda em que conteúdo da fisica que eu possa estudar agora antes de entrar no curso ? para ver que eu possa aprender a gostar..mas uma pergunta vale a pena eu fazer um cursinho de fisica por 2 meses ?
    obrigado ! por sua atenção me tira essa duvida !
    Gabriela

  24. Thaíssa

    Olá Pedro
    Como tenho visto na grade curricular do curso de biomedicina a matéria Farmacologia me surgiu uma dúvida. O Biomedico pode receitar remédios ?
    Grata desde já.

  25. Pedro Addler

    Olá Ana Paula

    Realmente Medicina e Biomedicina são duas carreiras muito favoráveis. Em relação a salários a medicina leva vantagem, tanto no salário médio, quanto no salário máximo.

    No entanto, nem tudo são flores: Medicina ganha mais sim, mas é uma carreira muito mais difícil que Biomedicina.

    Em relação a fazer as duas faculdades ( Medicina e Biomedicina ) não recomendo. Além de passar mais de 10 anos estudando você não vai conseguir se dedicar as duas carreiras.

    O melhor que você faz é escolher uma área e seguir nela, assim você vai poder focar e se dedicar com mais qualidade.

  26. Pedro Addler

    Olá João

    Realmente, comparado ao médico, o biomédico tem pouco contato ou nenhum contato com os pacientes.

    Enquanto o médico é um profissional de contato direto com os pacientes, o profissional de biomedicina é um pesquisador e especialista em laboratórios.

    Em relação ao salário, realmente o biomédico ganha menos que o profissional de medicina, mas em relação ao biomédico ser substituidos pelo bioquímico, não é verdade, eles não são concorrentes e sim profissionais complementares, em outras palavras, eles podem trabalhar juntos em um mesmo ambiente.

  27. Pedro Addler

    Olá Júlia

    Pode sim !!! O profissional de Biomedicina pode trabalhar nos hospitais como um profissional especializado em exames de laboratório.

  28. Pedro Addler

    Olá Paula Araujo

    Realmente pesquisar doenças é uma das principais atribuições do profissional de biomedicina mas ele também pode atuar em várias outras áreas tais como: especialista em análises clínicas ( exames ), Biomedicina Ambiental, Medicina Nuclear ( exames avançados ), entre outros…

    A biomedicina é uma carreira que oferece muitas especializações e caminhos para serem seguidos.

  29. Pedro Addler

    Olá Andressa

    Embora Segurança do Trabalho e Biomedicina sejam carreiras da área de Saúde elas são bem diferentes.

    Se você está interessada em segurança do trabalho, recomendo que você faça um curso relacionado Engenharia de Segurança do Trabalho, por exemplo.

  30. Pedro Addler

    Olá Iêda Leão

    Na verdade, se você quer ser perita não deve fazer o curso de Biomedicina e sim o curso de Medicina.

    Depois de terminar o curso de medicina, você deve fazer a especialização em Medicina Legal ( em algumas universidades ela é chamada também de Medicina Forense ).

    O salário médio para um profissional de Medicina Legal ou Perito em Medicina Legal está em torno de 3500 Reais.

  31. Pedro Addler

    Olá Hilder

    Sim, a Biomedicina é uma ciência, é uma ciência multi-disciplinar, no caso, ela une conhecimentos principalmente da Biologia, da Química e das Ciências da Saúde.

    Em relação ao conhecimento da Biomedicina ser igual ao da Medicina, o médico e o biomédico tem sim alguns conhecimentos básicos de saúde comuns mas a sua área de atuação faz com que tenham conhecimentos específicos diferentes.

    O médico ( clínico geral ) é especializado no diagnóstico de doenças, ele usa os dados de exames e pesquisas obtidos pelo profissional de biomedicina em seus diagnósticos.

    Já biomédico é especializado no estudo das doenças, ele usa os dados práticos obtidos pelos médicos para complementar as suas pesquisas sobre as doenças.

    Como você pode ver, biomedicina e medicina são realmente duas carreiras bem complemetares.

  32. Pedro Addler

    Olá Marina

    Sim, os profissionais de medicina podem se especializar na área de pesquisa, mas não é muito comum.

    Em relação ao salário, se você se formar em biomedicina e se tornar uma pesquisadora bem especializada pode ganhar um alto salário também, não se preocupe com essa questão.

    Vá sempre atrás do que você gosta mais.

  33. Pedro Addler

    Olá Jean Carlos

    Se o seu objetivo é fazer Farmácia e Biomedicina, faça primeiro o curso de Farmácia que é mais fácil.

  34. Guilherme

    Olá, minha intenção inicial era de cursar medicina, no entanto pesquisei muito sobre biomedicina e vários aspectos me interessaram a respeito da carreira. Se eu for seguir carreira na biomedicina certamente quero ir pras áreas laboratorial e de pesquisa, que acho muito interessantes. Citologia oncótica, patologia clínica, anatomia patológica, biologia molecular, microbiologia, genética, imagenologia estão dentre as áreas que mais me despertaram interesse. Certamente pretendo me especializar e fazer mestrado e doutorado. Certamente também, não quero trabalhar na área de ensino.

    Tendo tudo isso em vista, o que quero saber basicamente é: Como está o mercado de trabalho para um profissional formado e especializado a este nível na biomedicina ? (citado acima, mestrado, doutorado…). Em relação à remuneração, ela é realmente inferior a de um médico cirurgião, por exemplo, ou um biomédico pode vir a ganhar mais que um médico ?

    O salário inicial de biomedicina pelo que pesquisei gira em torno de R$1.200 a R$2.000, isso está correto? Quanto em média recebe um recém formado em biomedicina trabalhando nos laboratórios e hospitais das diversas regiões do país? Li que não há uma legislação que estipule um “piso salarial” para o biomédico, estando ele a “mercê” do que os laboratórios quiserem pagá-lo. Isso é verdade? Como está a contratação e as chances de emprego para o recém formado em biomedicina ? E qual a previsão de aumento em média no salário ? (após 10 anos de carreira por ex.) Muito obrigado.

  35. Pedro Addler

    Olá Grabriela

    Em relação ao conteúdo de física do curso de biomedicina pode ficar tranquila é bem básico e está relacionado basicamente a Biologia e a Química.

    Mas é bom você fazer um cursinho de física sim !! Vai ajudar bastante a passar no seu vestibular de biomedicina.

  36. Marcos Freire

    Me interessei muito pela Biomedicina mas infelismente não consequi passar no vestibular pela federal. Porém, consegui federal em Bioquímica, com porceder para depois me especializar em biomedicina? Em Bioquímica quais as especializações posso fazer depois de formado?

  37. Marina S.

    olá, eu irei prestar vestibular esse ano e me interessei muito por biomedicina !
    Gostaria de saber se eu posso me especializar em reprodução humana e genética, pesquisando apenas doençãs relacionadas a isso que é a área que eu mais gosto.
    E quais são os tipos de especializações existentes na biomedicina ?

    Obrigada ;D

  38. Lorrane

    Ola Pedro!
    Eu nao sei qual curso eu quero fazer!Mas gosto da area de biologia relacionado a DNA, celulas, genetica, gosto muito da area de procurar a cura pras doenças (essa é uma area que mim interessa muito), fazer pesquisas etc. tambem gosto muito de quimica…mecher com microscopio essas coisas!Eu nao sei se faço biomedicina ou bioquomica?Qual voce axa que é melhor?e outra coisa, eu moro na bahia, perto de Salvador, sera que aqui tem area de atuacao pra mim?
    Responda por favor!!

  39. Marcelo

    Na verdade Pedro Addler, o Biomédico também é habilitado para atuar na área de perícia criminal, podendo se especializar em Laboratório Forense, DNA Forense, Entomologia Forense, Balística, entre várias outras ciências criminais. A medicina legal abrange o estudo do cadáver em si, analisando marcas e vestígios encontrados no corpo da vítima.

    Abraços

  40. Pedro Addler

    Olá Thaissa

    Essa matéria de Farmacologia do curso de biomedicina, no caso, é o estudo do funcionamento dos remédios.

    Um profissional de biomedicina não pode receitar remédios, o receituário e diagnóstico de doença é uma atribuição exclusiva dos médicos.

  41. Éder

    Um biomédico especializado em genetica e biologia molecular tem qual salário?

  42. Taniara barbosa

    Me ajudem…
    to com ema duvida cruel..abriu a inscriçao para o vestibular..eu estou em duvida entre ciencias biológicas e medicina…me ajude qual eu escolho?
    bjoss…amei o SITE !!

  43. Lais

    Olá gostaria de ajudar a esclarecer as duvidas de todos tambem.. estou no 4 semestre de biomedicina ( correção= O curso de biomedicina ainda tem lugares que são 4 anos Pedro Addler e nao 5 anos como foi dito) inclusive estou na metade no curso e tbm estava na duvida entre medicina e biomedicina , hoje posso dizer com toda certeza : Façam Biomedicina… é apaixonante !

  44. edilaine

    fazendo o curdo de biomedicina posso atuar na area de cosméticos ?

  45. Gabriel

    Pedro, o biomédico tem algum contato com o paciente?

  46. Pedro Addler

    Olá Guilherme

    Realmente, assim como acontece na Medicina, na Biomedicina ganha mais o profissional que se especializa mais, ou seja, o que estuda mais.

    Está certo que um cirurgião ganha 6 ou 7 mil Reais, mas temos que levar em conta que para se tornar um profissional de medicina com esse gabarito ele levou mais de 10 anos !!

    A mesma coisa vale para o profissional de Biomedicina, quanto mais especializado ele for, maiores serão os ganhos.

  47. jessica

    tomara q minha pergunta n demore muito a ser respondida eu voui tenar medicina e biomedicina aqui em minas gerais a unica federal q oferece biomedicina é a UFMG quero tentar la mas tenho medo d n ganhar dinheiro e o curso la leva cerca de 5 anos e meio p/ s formar contra 6 anos da medicna entretanto gosto bem mais de laboratorio que de pacientes meu pai é advogado e diz q eu m adapto a qualquer coisa e poderia fazer direito para ganhar mais dinheiro vale a pena?direito m da mais segurança e sao 5 anos de curso e da p/ fazer muito concurso publico vale a pena abandonar biologicas q tanto gosto
    OBS:MEDICINA seria uma otima opçao mas é muito concorrido e ja é a segunda vez q estou tentando tenho medo de formar muito velha

  48. Pedro Addler

    Olá Marina S.

    Tenho uma ótima sugestão para você !! Existe sim uma especialização da biomedicina em genética !!

    O profissional de biomedicina especializado em genética, pode trabalhar em clínicas de reprodução humana ou então em laboratórios técnicos em busca de novos diagnósticos e curas para doenças sexualmente transmissíveis e infertilidade.

    Em relação as outras especializações da biomedicina você também tem: Anatomia, Bioquímica, Biotecnologia, Farmacologia e também claro Análises Clínicas que é atualmente o maior mercado para biomedicina.

  49. Liliana

    ola! eu so apaixonada pelo curso de medicina, vou completar 20 anos, será que não é tarde?

    • Pedro Addler

      Olá Liliana

      Imagina !! 20 anos é uma ótima idade para se entrar em uma faculdade, mesmo em se tratando de uma faculdade longa como o curso de medicina você ainda vai se formar com 26 anos que é uma ótima idade :D !!

  50. Pedro Addler

    Olá Lorrane

    Pelo que li no seu depoimento você tem perfil para fazer qualquer uma das duas faculdades Biomedicina e também Bioquímica.

    No entanto, como você gosta mais de química do que de biologia, você leva mais jeito pra Bioquímica.

  51. Tom

    Olá,

    Na verdade é mais umaa duvida eu quero fazer biomedicina ,no que estou fazendo o tecnico em enfermagem isso vai me ajudar no curso de biomedicina ?

    • Pedro Addler

      Olá Tom

      Fazer o curso técnico de Enfermagem antes do curso de Biomedicina é interessante porque você já vai tomando conhecimento do Mundo Médico ,aprendendo os procedimentos e convivendo com os vários tipos de profissionais.

      Sem contar que algumas matérias você vai poder aproveitar na próxima faculdade pois são as mesmas nos cursos de biomedicina e enfermagem técnica.

  52. Pedro Addler

    Olá Éder

    Um profissional de Biomedicina com 2 especializações, no caso, Genética e Biologia Molecular deve ganhar em torno de 6000 Reais, o equivalente a um médico cirurgião especializado.

  53. Pallomah

    Oi, só pra dizer que me interessei muito em biomedicina, vou seguir essa carreira!

  54. Clarice

    Olá,

    Gostaria de saber sobre algumas dúvidas do Guilherme que não foram respondidas e que me interessam também:

    Como está o mercado de trabalho para um profissional formado e especializado a este nível na biomedicina ? (citado acima, mestrado, doutorado…)

    e ‘E qual a previsão de aumento em média no salário de biomedicina ? (após 10 anos de carreira por ex.)’

    Muito obrigada.

    • Pedro Addler

      Olá Clarice

      Posso notar que você se preocupa bastante com o futuro e isso é bom :D !!

      Um profissional altamente gabaritado de Biomedicina, trabalhando com campos avançados tais como indústrias de medicamentos ou então pesquisa de doenças, ganha em média entre 6000 a 8000 Reais.

  55. thais

    olá.tenho 11 anos e desde os 8 sonho em ser biomédica.sempre gostei de estudar ciências e sou uma aluna bastante aplicada.
    este meu sonho de ser biomédica comessou quando um dia fui a faculdade onde meu pai cursa administração vi a palavra biomedicina e perguntei ao meu pai o que significava depois disso comecei a fazer pesquizas sobre a área e me apaixonei pela mesma.meu pai me levará em uma esposição no shopping onde ele trabalha.a esposição é de corpos(corpos humanos por dentro, partes com certos tipos de doenças…) esta esposição tem muito há ver com medicina que tipo de aprendizado ela pode me trazer ?

    • Pedro Addler

      Olá Thais

      Primeiramente quero dizer que você parece ser uma menina muito inteligente, tanto é que desde cedo já escolheu sua carreira que é Biomedicina.

      Em relação ao estudo de corpos humanos nas faculdades da área de saúde e biológicas ( Medicina, Biomedicina, Farmácia, etc.. ) é importante pois somente conhecendo a anatomia real dos corpos é possível para os profissionais de saúde combater as doenças corretamente.

      Em outras palavras, é preciso conhecer a fundo o corpo humano para poder cuidar melhor da saúde dele, por isso ele é estudado.

  56. Pedro Addler

    Olá Edilaine

    Pode sim !! Como especialista em processos químicos e biologia molecular você pode tranquilamente trabalhar em laboratórios de cosméticos com a graduação em Biomedicina.

  57. Thaysa Cabral

    Oi,
    Eu almejo muito formar-me em biomedicina, quais são as específicas do curso pra quem vai fazer segunda fase da Federal de Pernambuco ou de qualquer outro Estado?

    • Pedro Addler

      Olá Thaysa Cabral

      Posso te dizer que em 80% das faculdades, as matérias específicas para a segunda fase do vestibular de Biomedicina são Biologia e Química.

      Pode ser até que entrem Física ou Português mas a chance é pequena. No vestibular de Biomedicina Fique esperta com essas 4 :D mas foque mesmo na Biologia e Química

  58. DAYANA

    olá a biomedicina tem varia área amplas quero fazer o curso ma a ênfase deste curso é voltado para o laboratório mas pretendo fazer da área da magnólia será melhor eu fazer radiologia ou biomedicina depois fazer um pós e me especializar nesta área por favor me de uma opinião

  59. Pedro Addler

    Olá Gabriel

    De um modo geral, o médico tem muito mais contato com o paciente pois afinal o médico tem que examinar os seus casos, mas o biomédico pode ter algum contato sim, embora seja pouco.

    De qualquer forma, se você gosta do contato humano melhor fazer Medicina ao invés de Biomedicina.

  60. Pedro Addler

    Olá Jessica

    Realmente eu acredito que seu pai tem as melhores intenções te indicando a área de direito mas pelo que pude ler no seu depoimento você não gosta da área de direito não.

    Seu negócio mesmo é a área de saúde Medicina e Biomedicina essas carreiras são suas vocações.

    Não precisa ficar preocupando com idade não, hoje em dia tá cheio de gente começando uma faculdade aos 30 ou até mais tarde, as pessoas hoje vivem mais idade está se tornando cada vez mais relativa.

    Também pense menos no dinheiro e mais na satizfação de fazer o que você gosta, até porque médicos e biomédicos também ganham muito bem viu :P

  61. Marielle

    Oi, estou no 3º ano e acabei de passar na faculdade de Eng. Civil , mas percebir que não quero fazer esse curso. Me interessei muito pela Biomedicina; mas tenho medo do mercado de trabalho. Já que fiz engenharia só pelo bom sálario e por está em expansão no mercado de trabalho.aah , e também pelo nome(bem reconhecido).Gostaria de saber como que está o mercado de trabalho para Biomédico recém-formado e se o salário é bom…

    • Pedro Addler

      Olá Marielle

      O profissional de Biomedicina tem ótimas oportunidades de trabalho em empresas que trabalham com alimentos e medicamentos realizando análise de qualidade e também em laboratórios de vários tipos: laboratórios de análises clínicas, bancos de sangue e também laboratórios de inseminação artificial.

      Se você não está interessada na Engenharia Civil o melhor é desistir agora e passar para Biomedicina, acredite em mim quanto mais você demorar pra desistir mais vai se arrepender…

  62. Juliana

    Para os que estão em dúvida sobre o salário, o salário inicial da medicina é muito mais alto do que está divulgado neste site, um recém formado, sem especialização nenhuma pode trabalhar em posto de saúde ganhando uma média de 7 a 15 mil/mês. E não apenas após 10 anos de formado que foi digo q um cirurgião ganha 6 mil, é realmente muito mais que isso.
    Eu sou médica e dou uma dica para os que estão em dúvida, se o sonho de vocês é fazer medicina então estudem e façam, não importe qnto tempo demore, vcs poderam trabalhar em diversas áreas, inclusive pesquisa, entre as áreas o salário e trabalho varia bastante, e o diagnóstico, prescrição e tratamento compete apenas ao médico… mas se vcs querem trabalhar na área de pesquisa, laboratorial e afins, façam biomedicina, mas pesquisem com profissionais dos dois cursos antes de escolher. Não optem pelo mais fácil ou por aquele de “status” mas sim pelo q vcs realmente mais gostam.

  63. Brendel Luis

    Eu gosto da Medicina….

    Estou tentando fazer vestibular e vê se consigo passar…

    A concorrência é grande…o jeito fui tentar pra Biomedicina! E ver se dar certo…

  64. Mariédnna Soares

    Olá! Sou Mariédnna,tenho 17 anos e sou do Ceará.Próximo ano estarei prestando vestibular, fico em dúvida na hora da escolha entre medicina e biomedicina, as duas são maravilhosas. Adoro ter o contato direto com as pessoas e só em pensar que poderei ajuda-las a ter sua saude é maravilhoso,mas também adoro estar em laboratórios pesquisando(sou muito curiosa!!!)me ajudem por favor!!Quero uma profissão pela qual me orgulhe em exercer e claro,ganhe bem pelo que faço.Afinal de contas me preparei a vida inteira pra essa escolha. Obrigado pela ATENÇÃO!

    • Pedro Addler

      Olá Mariédnna Soares

      Apesar de você ter se preparado a vida inteira para esta escolha entre as carreiras de Medicina e Biomedicina que você gosta tanto, não leva tão a sério.

      Se permita errar…

      Se você escolher uma das 2 ( Medicina ou Biomedicina ) e não gostar se permita voltar atrás e escolher a outra :)

      No entanto, pelo que pude ler no seu depoimento uma das suas principais características é gostar de ter um bom contato com as pessoas, por isso, minha recomendação é que faça Medicina.

  65. Sarah

    Olá ….
    Meu primo ta fazendo Biomedicina e ele fala para todos,que quando ele termina o curso ele só vai fazer umas matérias que falta para medicina e vai ficar com dois diplomas na mão(e vai sair barato)
    e meu sonho e ser médica por isso que eu gostaria de saber se tem como fazer do jeito que esse meu primo ta fazendo (Me responda)
    Bjs :**

    • Pedro Addler

      Olá Sarah

      Não sei não hein :P até onde eu conheço não é possível fazer isso não… fazer uma faculdade ( ainda mais de Medicina ), fazer mais algumas matérias e sair com 2 diplomas ( ainda mais sendo Biomedicina… ).

      Acho que ele se enganou ( ou então que foi enganhado ).

      Para poder ter 2 diplomas, Medicina e Biomedicina por exemplo, você tem que terminar a primeira faculdade, entrar na outra e ver se por acaso tem matérias que você pode cortar.

      Biomedicina e Medicina tem sim muitas matérias em comum mas são carreiras diferentes, acredito que ainda leve uns 3 anos depois de conseguir terminar a primeira pra obter o diploma da segunda.

  66. Felipe Bosmak

    Bom dia, tenho três perguntas:
    1. Existe alguma especialização da biomedicina onde o biomedico seja um clinico-geral ou similar?
    2. Há como mudar o curso de biomedicina para medicina ou vice-versa? Se sim, a prova é muito dificil?
    3. Há algum tipo de complementação capaz de um biomedico conseguir o diploma de medicina?

    Obrigado.

    • Vanessa

      Com o diploma em biomedicina e conseguir especialização em clinica geral? Para atuar com médico? Não, vc realmente precisa cursar medicina pra isso.

      Olha precisa ver ao certo, antigamente nas faculdades as materias do primeiro ano de medicina e biomedicina (bioogia tb) eram as mesmas e dpois vc optava por medicina ou biologia ‘modalidade médica’(igual acontecia muito na engenharia: 1º tudo igual e dpois vc escolhia o seguimento que iria optar – química, mecânica, civil, eletrica…etc).
      Sei de muita gente que tenta entrar pra Biomedicina para fazer um link para medicina que é bem mais concorrido, então verifique quais faculdades ainda fazem isso.

      Mas resumindo, vai ter que cursar medicina de qualquer modo, tvz só reduza o tempo das disciplinas (em algumas faculdades em medicina agora esta se aplicando modulos e nao materias isoladas, isso esta dificultando qualquer tipo de tramite como transferencia e reaproveitamento de materias.

    • Pedro Addler

      Olá Felipe Bosmak

      3 respostas para suas 3 perguntas:

      1-) Não, a carreira de clínico geral ( que faz o atendimento primário entre os pacientes ) é uma atribuição exclusiva dos Médicos, não há esta opção na Biomedicina.

      2-) Sim, há como mudar de curso sim, você pode pedir transferência, mas fique atento, não são todas matérias que você aproveita indo de Medicina para Biomedicina e vice-versa.

      3-) Não, também não existe. Para poder ter os 2 diplomas você tem realmente que ter feito os 2 cursos: Medicina e Biomedicina.

  67. Cintia

    Tenho 17 anos, e recentemente me identifiquei muito com a área de biomedicina. Gosto muito de biologia, e me interesso por conhecer mais e mais sobre doenças. Moro em Angra dos Reis- Rj e gostaria de saber se aqui tem campo bom nessa área?e quais são as melhores faculdades de Biomedicina localizadas aqui? tambem queria saber todas as materias ao longo do curso!?
    Obrigada pela atenção! e aguardo a sua resposta ;)

    • Pedro Addler

      Olá Cintia

      Confesso que conheço a região do Rio de Janeiro mas não conheço muito bem :P de qualquer forma, acredito que a Universidade Pública que tem Biomedicina mais próxima de você seja a UFF ( Universidade Federal Fluminense ) que fica em Niterói.

      O nome do curso na UFF, no caso, está como Curso de Biomedicina mesmo.

  68. Eric Lopes

    Olá,eu to caminhando para o 3º ano,ano q vem e pretendo fazer cursinho pré vestibular.
    Mas sempre me interressei em engenharia,pq tenho uma facildade no campo de matemática,fisica,quimica e gosto.
    E de um tempo pra cá começei a gostar do curso de medicina,será que eu oq eu realmente devo fazer o devo continuar no campo da engenharia?Pq são cursos completamente diferentes….

    • Pedro Addler

      Olá Eric Lopes

      Apesar do seu recente interesse pela Medicina não é interessante que você abandone a sua vocação para a área de Engenharia não.

      Você tem facilidade em Exatas e um grande talento para Matemática, tem tudo para ser um excelente engenheiro !!

  69. nivaldo filho

    Pedro, quero fazer medicina, mas nao tenho condiçoes.Tabém sou facinado por biomedicina para fazer uma fertilizaçao.Vou tentar fazer enfermagem, para depois fazer medicina.
    Você pode me ajudar a tirar essa dúvida?

    • Pedro Addler

      Olá Nivaldo Filho

      Realmente, muita gente tem esse plano, mas Enfermagem e Medicina são carreiras bem diferentes, eu sinceramente acho melhor você escolher somente uma delas para fazer.

      A área de Biomedicina para questões de Fertilização humana também é bem interessante !! Se você gostar da área vale a pena fazer.

      No entanto, vale o raciocínio inicial: você tem que escolher: Medicina, Biomedicina ou Enfermagem, fazer tudo, realmente ninguém dá conta :P

  70. josenildo camarada

    olá eu sou o josenildo, tenho 19 anos, eu quero dizer que adorei isso, as duvidas e respostas foram muito importantes para mim. eu nesse preciso momento estou para fazer o 2ºsemestre de administração geral, mais desde sempre gostei de areas da saúde.portanto eu gostei muito do curso de biomedicina e gostaria de saber se existe diferença entre o biomedico especializado em radiologia, genetica ou mesmo analises clinicas e um medico especializado nas mesmas? o que pretendo saber é se os profissionais de medicina e biomedicina fazem a mesma coisa quando são especializados nas mesmas areas?e a outra questão é: o biomedico é auxiliar do medico, ou é mandado pelo medico? espero as respostas e estarei grato por isso.

    • Pedro Addler

      Olá Josenildo Camarada

      Realmente essas foram boas perguntas, em relação as especializações de Médicos e Biomédicos, não eles não fazem as mesmas coisas.

      As especializações de Medicina e Biomedicina podem até ter o mesmo nome e eles podem até trabalhar juntos, mas cada um trabalha dentro da sua especialidade.

      Em relação ao médico mandar no Biomédico, não, não existe esse tipo de Hierarquia. Ambos os profissionais são independentes, cada um faz seu trabalho e ambos formam uma equipe quanto é preciso.

  71. Caroline

    Oiiie tah joiia?!
    Adorei todos os comentários acima , me ajudaram bastante..
    Mas assim eu tenho dúvidas ainda em qual profissão quero sabe..
    Assim eu vô me formar esse ano e vô fazer curso tecnico de nutrição sabe.. mas realmente oq eu sempre sonhei é Medicina ou Biomedicina.. Tipo pensei em seguir a carreira de nutrição , mas a remuneração é muito poucaa.. E é dificil o serviço nessa área..
    Eu quero ir para Ouro preto se Deus quiser e fazer medicina mas eu vo tentar pelo sisu a biomedicina porque não quero perder muito tempo sabe.. Não quero me formar muito velha..
    Aí queria sua opinião e se Biomedicina é muito concorrido nos vestibulares e se só com a formação de 4 anos na faculdade vc já consegue emprego nessa área..
    Desde já lhe agradeço!

    • Pedro Addler

      Olá Caroline

      Sim com certeza, realmente Medicina e Biomedicina são carreira ótimas !! Algumas das melhores da área de Ciências Biológicas que temos hoje em dia.

      Em relação ao tempo de curso da Biomedicina é esse mesmo !! São 4 anos sim, após este período você já pode começar a procurar por estágios / empregos na área de Biomedicina.

  72. Raiza

    Gostaria de saber quais são as especificas para Biomedicina no vestibular.

  73. Mariana'

    Oi desde pequena quero medicina, mais e um curso muito concorido tenho medo de nao passar, por isso estou pensando em fazer biomedicina e depois medicina, mais como eu estava lendo as materias nao sao tao as mesma e o salario e regular (quanto mais estuda mais ganha), gosto de biologia mais algumas parte dela, e ja nao gosto de quimica vou fazer uma espesifica pra quimica, mais o que eu devo fazer em relaçao a biomedicina?
    Preciso da sua ajuda ja estou no 2 ano, so Deus pra me ajudar

    • Pedro Addler

      Olá Mariana

      Descordo do seu pensamento, se você sempre quis mesmo fazer Medicina é Medicina que você deve tentar.

      Apesar da Medicina ser um curso mais concorrido que Biomedincina, isso não justifica o fato de você escolher Biomedicina, você tem que fazer Biomedicina porque gosta e não porque não conseguiu passar em Medicina.

      Em relação a fazer os 2 cursos ( Medicina e Biomedicina ) também não é uma boa idéia, pois apesar de terem nomes parecidos são cursos bem diferentes.

      Minha dica é a seguinte: escolha a carreira que você gosta mais e batalhe por ela, pode até demorar pra dar certo, mas se você persistir com certeza vai dar :D

  74. Tainã Helloa

    Bom estou estudando biomedicina so gostaia de saber porr que a area de farmacia tem uma grade parecida com a nossa? ou isso depende da faculdade! E por que a concorência de biomedicos e farmaceuticos é grande? Muito obrigada

    • Pedro Addler

      Olá Tainã Helloa

      Não ligue não !! É assim mesmo :P as grades do curso de Farmácia e Biomedicina são sempre muito parecidas, mas isso não é por acaso.

      Farmácia e Biomedicina tem origens próximas e também tem o fato de ambos os cursos serem de Saúde, terem muita Química e muita Biologia.

      A principal diferença entre os cursos de Biomedicia e Farmácia ( se você olhar com calma as grades vai perceber ) é que Farmácia puxa um pouco mais pro lado da Química e Biomedicina mais pro lado da Biologia.

      A grande concorrência e até mesmo diria rivalidade :P entre Biomédicos e Farmacêuticos vem justamente daí, como os cursos são parecidos, muitas vezes um faz a função do outro.

  75. Iasmim

    Olá, estou no 2º ano e estou dividida entre biomedicina e medicina… Na verdade me interesso muito pelos laboratórios e pesquisas, mas gosto de ter contato com pessoas. O problema é que não gosto muito de química (apesar de alguns segmentos em química me interessarem), mas eu adoro biologia (principalmente o campo de genética- que se trata principalmente de pesquisas-, de anatomia e de diagnótico e tratamento de doenças). Então acho que a melhor opção seria mesmo a Medicina, já que se utiliza menos a química do que a biomedicina… Estou certa?

    • Pedro Addler

      Olá Iasmim

      Na verdade não :P você pensou justamente ao contrário, o melhor curso para você é Biomedicina e não Medicina.

      Como você disse acima, você gosta muito do contato com as pessoas o que é ponto para Medicina, no entanto, o fato de você gostar de pesquisas e principalmente de Biologia leva você para o lado da Biomedicina.

      Mas é bom lembrar, para poder fazer tanto Medicina quanto Biomedicina você vai ter que perder seu medo da Química viu !! A Química é uma ciência absolutamente linda !! Tenho certeza de que quando você começar a estudar sério vai adorar.

  76. Josy

    Qual o caminho na hora de procurar um emprego para área de Biomedicina ? Onde procurar, como procurar ?

    • Pedro Addler

      Olá Josy

      Você pode procurar empregos para Biomedicina de várias maneiras, mas o maior mercado sem dúvida são clínicas de Análises Clínicas e também Hospitais, comece por eles.

      Hospitais Públicos, em geral, abrem concursos para profissionais de Biomedicina, nos particulares você pode enviar um currículo.

      Nada impede também que agora, ou quem sabe no futuro, você também abra a sua própria clínica :)

  77. Marcele

    Olá .

    gostaria saber qual é a melhor especialização na biomedicina ligado ao maior número de vagas no trabalho e o salário. Muito Obrigada

    • Pedro Addler

      Olá Marcele

      Melhor especialização de Biomedicina, no caso, prefiro não indicar porque acho que todas são importantes, no entanto, a especialização que oferece mais vagas de emprego atualmente ( sendo considerada também a principal especialização da Biomedicina ) é a área de Análises Clínicas.

  78. Nicole

    Boa noite! Bem, vou direto ao assunto: estava em dúvida entre farmácia e medicina, sendo que já prestei os vestibulares para farmácia, aguardando na lista de espera da unicamp e unesp e medicina, na lista da ufv (péssima colocação, rs). Aliás, gostaria que me auxiliassem nesse ponto, pois ouvi dizer que o curso de farmácia não é muito bom na unicamp, pois nem diretoria própria tem. Queria saber se a informação é verdadeira. Continuando, agora me encontro dividida entre farmácia ou fazer cursinho e prestar medicina ou biomedicina (após ler alguns artigos do site). Sendo que me interesso muito pela área de pesquisa, mas nem tanto por química, preferindo biologia e mantendo o “trauma” quanto a física. Tenho medo de me precipitar ao seguir com a idéia de cursar farmácia e me arrepender de ter desanimado frente a grande concorrência para os cursos de medicina e biomedicina e a demora do retorno financeiro. Porém, gostaria de seguir uma profissão em que tivesse oportunidade de trabalhar sozinha, podendo ter contato com pesquisas e biologia, ter tempo para fazer minhas atividades pessoais (como curso de idioma) e conseguir estabilidade financeira por volta dos 30 anos. É isso, agradeço desde já caso consigam me responder. Muito obrigada! =)

    • Pedro Addler

      Olá Nicole

      Que coisa !! Não sabia que o curso de Farmácia da Unicamp não tinha uma diretoria acadêmica ou representação, de qualquer modo fique tranquila o curso é simplesmente excelente !! Tem mais de 30 candidatos por vaga todos os anos ( nada que vem da UNICAMP é ruim :P )

      Em relação a fazer mais 1 ano de cursinho para entrar em Biomedicina ou Medicina não é má idéia não viu, apesar de você pensar que está atrasando 1 ano, na verdade não está porque você está buscando o que realmente quer.

      Quanto a trabalhar sozinha ( alta independência ) que você no caso prefere, Biomedicina é a melhor opção, porque Medicina invariavelmente você vai ter que trabalhar com dezenas de pessoas, entre funcionários e pacientes.

  79. jessica

    ola, eu adorei o artigo, mas tenho vontade de cursa uma, tanto quanto a outra. Mas a verdade eu queria saber se posso fazer medicina e atuar com pesquisa assim como biomedicina? porque quero tanto poder atender como fazer pesquisa, quero ter esta mobilidade, seria possível?

  80. Kosme Henryke

    Oi,pretendo cursar biomedicina mais em minha cidade não tem faculdades do curso, o qe fazer?? ir para outro estado/cidade ??

  81. hemelly

    olá, estou no terceiro ano do ensino medio, e desde muito tempo tenho em mente fazer medicina, mas de uns meses pra cá estou muito em duvida entre medicina e biomedicina. Eu sempre tirei notas boas, mas não sou muito estudiosa, por isso acho q não conseguiria fazer medicina, e tenho medo de fazer biomedicina e arrepender depois. Estou muuuito confusa, e meu tempo esta acabando, eu realmente não sei o q fazer!!

  82. Jean Batista Diaz

    Eu vou fazer vestibular pela segunda vez, e já percebi que pouco tenho de chances, pois não vim de bons colégios, tenho que me preparar por conta própria, sou um aluno dedicado e inteligente, mas meu ensino médio não me deu estrutura suficiente para concorrer com candidatos bem mais estudados, então seria uma má ideia me graduar em Biomedicina (área onde a nota de classificação é bem mediano) e depois da experiência poder realizar o sonho de estudar Medicina (Curso que tem as maiores notas de classificação).

  83. Marcos

    Sou Técnico em citopatologia e agora vou começar a cursar biomedicina na Unip gostaria de saber se eu ja saiu com especialização em citopatologia

  84. Rayane

    Ola.. tenho muito interesse em fazer Biomedicina, mas tenho dúvida entre Biomedicina e Ciências Biológicas, estou em dúvida em qual escolho… Pode me dizer um pouco a diferença desses dois cursos?

  85. Lucas

    Gostaria de ser epidemiologista, portanto me surgiu uma dúvida: MEDICINA ou BIOMEDICINA para ser epidemiologista? O que realmente esse profissional fa? E qual é o salário inicial para essa carreira?

    • Pedro Addler

      Oi Lucas, o Epidemiologista especificamente a saúde e as doenças, como são transmitidas etc. Esta profissão pode ser praticada por quem cursa biomedicina.

  86. Janaína Britto

    Fiz Faculdade de tecnologia em Radiologia sou formada, queria fazer a minha segunda graduação e quero fazer Biomedicina,sei que existe mais terias parecidas, que alguma forma de fazer aproveitamente dessas matérias?? e se tiver aproveitamento dessas matérias quanto tempo em me formaria em Biomedicina??

  87. Domingos Matos de brito

    Domingos
    Boanoite!
    o meu grande sonho é ser médico,mas só que, quem faz medicina estuda manhã e tarde e eu preciso de trabalhar pra me manter, então descidi a fazer Biomedicina. estou cursando o terceiro semestre.eu pergunto será que após me formar como um Biomédico enquanto tempo eu levaria para concluir a tão sonhada medicina? e em relação ao horário, eu poderia está trabalhando como Biomédico e estudando medicina em outro turno? estou aguardando a sua resposta. moro em salvador Bahia

  88. Gleise

    Olá, meu nome é Gleise, fiquei interessada em biomedicina, tava muito em dúvida em que curso fazer, gostaria de saber se tenho que entender de quimica e cálculos pra poder fazer o curso?

  89. Dilthon

    eu sou de nacionalidade angolana, e pretendo me formar em Medicina aí no Brasil, mais até ter acabado de ler a diferença entre as duas cheguei a conclusão que biomedicina é a minha onda Seri UK dos rapazes mais feliz do mundo, se conseguir ingressar nesse curso.

  90. Vitor

    Eu pretendo, no futuro, trabalhar com pesquisas, com células tronco por exemplo , qual curso pode me dar uma formação mais completa para isso?

  91. Raul

    Olá , estou cursando Tecnico em Analises Clinicas e quero fazer Biomedicina , mas tambem quero cursar Medicina posso Fazer Biomedicina e depois Medicina ?

  92. Carlos

    Olá! Gostaria de saber se o biomédico também pode consultar e/ou receitar remédios aos pacientes, assim como o médico. Grato. Carlos (Curitiba/Pr.)

  93. Maria Laura

    Olá sou de Santa Catarina! Gostaria de saber se um biomedico pode trabalhar naárea forense?

  94. rebeca

    Olá,
    Estou acabando o ensino médio e meu sonho é me tornar uma Biomédica, porem por ironia do destino e um erro na inscrição do curso técnico acabei ganhando bolsa no curso de enfermagem!
    Ao msm tempo em que quero fazer o curso, sei q as diferenças entre ambas as profissões são inúmeras, porem sempre tive uma certa vontade de entender a enfermagem, msm não querendo atuar na área! Sabemos q hj em dia um curso técnico é de grande ajuda, mas estou com uma grande dúvida, não sei se o curso de enfermagem poderá me ajudar qndo me formar biomédica !
    bjss

  95. Ana Gabriela

    Boa noite, gostaria de saber se fazendo biomedicina posso fazer onco depois e atuar na area .

  96. Gabriela Paixão

    Oi Pedro, to fazendo o 2º ano do ensino médio e acho incrível o papel do medico na sociedade é indispensavel, é a primeira vez que quis saber mais sobre a Medicina e achei incrivel principalmente do Clinica Geral(foi oque mais gostei) esses 2 anos de especializacão a gente escolhe a especializao que queremos fazer? no meu caso clinico geral?
    Espero Que Tive minha duvida Obrigado!

  97. Everton jales

    Olá, tenho 19 anos e estudo o curso técnico integrado de apicultura no IFRN – campus pau dos ferros. Me indentifico muito com o curso de biomedicina, meu unico medo e de seguir na carreira e não ter um salario digno, penso muito em fazer por que eu gosto muito, so que sei que concerteza eu vou sofrer um pouco, para chegar a um mestrado ou doutorado! Ate ganhar um salario digno de um carrão! Acho que muita gente pensa assim também! Rs

  98. Agatha Duarte

    Ola,tenho 12 anos e quero fazer medicina!E me especializar na area de Cardiologia so que tambem quero ser cirurgião na area Cardiologica quais faculdades tenho que cursar:

  99. Bruno

    Vou colocar minha opinião sincera aqui, e creio que não vai agradar a maioria. A área mais ampla do conhecimento, na área da saúde, sem dúvida, é a Medicina. Se tornando médico, você terá muito mais opçóes de campo de trabalho: desde a pesquisa biomédica, o laboratória de análises clínicas e anátomo-patológico, (como o biomédico), até as clínicas médicas, além de áreas exclusivas, como Radiologia Médica. Tenho amigos médicos que detestam contato direto com pacientes e são super realizados, porque trabalham na pesquisa, ou na Radiologia, ou na Anátomo-Patologia.

  100. luana

    olá!eu gosto de medicina e biomedicina ,gosto de preocurar a cura ,e de curar-lá tbem ,com procedimentos medicos ,porem sei que não dá pra fazer 2!!Fico com medo de não passar no vestibular ou então de estudar 7 ou 8 anos pra depois eu ter poucas condiçoes de oportunidades e salarios.Na medicina iria me especializar em pediatria ,pois amo crianças ,sõ puras e sinceras :) ,mas na biomedicina ”bioquimica,mas gostaria da opiniao de vcs ? gosto do ambiente hospitalar e o contato com o público ,mas tbem não me importaria de ir para o laboratorio ,vou fazer agora um curso de bioquimica medica na ufrj ,talvez isto me ajude melhor a decidir ne…rsrs …me ajudem !!rsr:)

  101. MARIA XAVIER DE MAGALHÃES

    OLÁ´GOSTARIA DE SABER SE QUEM TEM MUITA DIFICULDADE EM QUIMICA PODE FAZER BIOMEDICINA.E SE É MUITO IMPORTANTE SABER INGLES.FIQUEI APOIXADO QUANDO DESCOBRI QUE NA BIOMEDICINA,VOCE PODE TRABALHAR NA ÁREA DA PESQUISA.POSSO DESCOBRIR ACURA DA FIBROMIALGIA,POIS SOFRO DISSO;MAS COMO DISSE TO EM DÚVIDA POIS TENHO DIFICULDADE ÉM QUÍMICA,FÍSICA E MATEMÁTICA TAMBEM.ME AJUDA POIS DEPENDENDO DO QUE VOCE ME DISSER MUDO PARA DIREITO.

  102. NEILA

    oLÁ BOA TARDE TENHO 33 ANOS JÁ VOU FAZER 34 EM AGOSTO, SOU TÉCNICA EM ANÁLISES CLÍNICAS AQUI EM MANAUS, GOSTARIA DE SABER SE EU FIZER FACULDADE DE BIOMEDICINA ESTE ANO, AO TERMINO DA FACULDADE POSSO CONCORRER A UMA VAGA EM CONCURSO PÚBLICO POR LA´JA ESTAREI COM QUASE 39 ANOS, AINDA POSSO PARTICIPAR DE UM CONCURSO PARA BIOMÉDICOS, POR FAVOR ME RESPONDA POIS ESTOU EM DUVIDA OBRIGADO

  103. robson

    olá aiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiiiii(momento de duvida) help me… medicina ou biomedicina. antes eu me unteresava loucamente por medicina agora as duas areas me atraem e agora?????????????

  104. Adriana

    Olá pessoal.Bem ,para começar,estou em dúvida se realmente devo seguir estas carreiras,porque são bem difíceis,e requer a matéria de química,na qual sou muito mau.E se eu me’entregar’-por assim dizer-á esta carreira e não conseguir passar de jeito nenhum,ou seja,perder muito tempo da minha vida sem conseguir tirar proveito disso?Não me vejo em outras áreas,como advogada,entre outras.Sempre adorei biologia e ciências,mas não sei se eu realmente poderia passar em um curso tão difícil.Será que eu deveria seguir uma profissão mais ‘fácil’,mesmo gostando de ciencias biológicas? Obrigada.

  105. Flavia

    Fiz enfermagem e sou pos graduada em saude publica
    Mas a remuneracao nao è tao boa pra qurm vive na capital
    Estou pensando em fazer biomedicinA como è o campo de trabalho e a remoneracao? Pois a enfermGem tem muito profissional para pouco campo de atuacao?diferente do tecnico enfermeiro ne

  106. Rousilândia Maria

    olá, eu gosto muito de biologia, gosto de plantas,animais.. mas tambem super me interesso em trabalhar em laboratorios,fazendo pesquisas e etc.. qual curso eu devo fazer: ciêcias biologicas ou biomedicina?

  107. Dyana Melo

    Oi boa tarde! Gostaria de saber qual é a importância do relacionamento entre anatomia humana e biomedicina?

  108. Michelle

    Me intereci pela Biomedicina porque eu gosto de estudar o Corpo Humano. Existe outra profissão que também estude ele, ou que seja parecida com a Biomedicina? Me ajudem por favor! Grata!

  109. maria Luiza

    Gostaria que tirasse minha duvida!
    A Biomédica(profissional)ele podo trabalha com estética ( ou seja fazendo preenchimentos, e botando botox, e outro mais).

  110. Debora

    Curso Biomedicina, e está errado o dado referente a duração do curso. O curso de Biomedicina tem duração de 4 anos (graduação), de acordo com MEC e Concelho de Biomedicina.

  111. eu quero q vc fala sobre o perfil do biomedico

    fala sobre o perfil do biomedico

  112. natalia

    ola Pedro… Estou com muita duvida com o curso de Biomedicina, pois quero muito fazer.. Tenho medo de nao conseguir aprender ou ate mesmo um bom emprego.. Tudo que e relacionada a saúde eu gosto, tenho muita vontade de trabalhar em laboratorios,descobrimentos,pesquisas etc…
    Desde já eu Agradeço tenha uma boa noite

  113. Helder

    Olá desejo fazer o curso de Biomedicina, já tenho 45 anos, e quero saber se é viável ingressar nesta área. Sou de João Pessoa na Paraíba, e aqui tem uma faculdade q oferece o curso de Biomedicina com duração de, se não estou engando, 3 a 4 anos. Desejo uma reposta,um abraço.

  114. Veridiane

    Oi! Tenho 18 anos,e sempre gostei muito da area da saude.Por isso,queria fazer medicina;mas agora estou em duvida,entre medicina e biomedicina. Se eu fazer medicina posso me especializar em uma area especifica neh? E se eu fazer biomedicina, posso me especializar tambem? OBRIGADA!!!!!!!

  115. ELISANGELA BRUM DA SILVA

    OI, HOJE TENHO 26 ANOS, TENHO MUITA VONTADE, E AGORA ESTOU TENDO A OPORTUNIDADE DE ENTRAR NA FACULDADE DE MEDICINA. MAS UMA COISA ME DEIXA PREOCUPADA E COM MEDO,A MINHA IDADE,ESTAREI COM 34 ANOS QUANDO TERMINAR TUDO,JÁ NÃO ESTAREI MUITO VELHA PARA O MERCADO DE TRABALHO NO RAMO DE MEDICINA? BIOMEDICINA TAMBÉM ME AGRADA MUITO, TENHO MENOS DE 15 DIA PRA ME DECIDIR…

    • José gonçalves

      Elisangela,velha você?
      O que é isso garota,eu estou com 38 anos e estou cursando biomedicina.

      Um abraço e vai em frente.

  116. Guilherme

    Olá, moro no Tocantins, estou cursando Biomedicina, mais muitos me dizem que aqui não tem muita área de trabalho, estou pensando em mudar pra enfermagem, ainda dá tempo estou no primeiro periodo ainda, o que me aconselharia?

  117. Rejane

    Olá!Boa noite!

    Estou em dúvida se faço o técnico de analises clinicas ou se faço logo o nível superior (Biomedicina), o que oferece mas oportunidade de trabalho?Também tenho dúvidas se seria melhor fazer Farmácia,porque pelos comentários acima, fazendo a faculdade de farmácia eu terei mas oportunidade de trabalho.Por favor me ajude!!
    Desde já Grata: Rejane

  118. Eduh Olyver

    Boa noite, na verdade pelo horario ta mais para BOA MADRUGADA, enfim.
    meu interesse é saber o segunte:
    ja sou tecnico em RADIOLOGIA especializado em: TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA + RESSONANCIA MAGNETICA + DENSITOMETRIA OSSEA (isso a nivel TECNICO “NAO TECNOLOGO”) ja posso me considerar um profissional muito bem REMUNERADO.
    porem me falta a graduação, qual queria muito de MEDICO especializado na area que JA atuo, (diagnostico por imagem-RADIOLOGIA + “TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA + RESSONANCIA MAGNETICA + DENSITOMETRIA OSSEA”) e ja tenho 3 anos de conhecimento, posso entao eu apos GRADUAÇÃO-BACHARELADO em BIOMEDICINA me especializar/pos -graduar/mba… na area de DIAGNOSTICO POR IMAGEM, e deixar o habita dos BIOMEDICOS que sao os LABORATORIO, para atuar no campo dos MEDICOS HOSPITALAR, e caso sim poderei alem de operar as maquinas e revelar as peliculas LAUDAR os exames obtidos, poderei PRESCREVER, RECEITUAR e passar ATESTADOS, atividades (EXCLUSIVAS DE MEDICOS)? ou em vez de me especializar em diagnosticos por imagem, devo obrigatoriamente obter uma DUPLA-TITULAÇÃO ACADEMICA, para obter RESPALDO MEDICO, para entao fazer futuras especializações em DIAGNOSTICO POR IMAGEM?

    OBS– DUPLA-TITULAÇAO ACADEMICA é super comum entre academicos dos cursos de (ADMINISTRAÇÃO/CONTABILIDADE/ECONOMIA/ATUARIAL/COMERCIO EXTERIOR/RECURSOS HUMANOS/ENGRNHARIA DE PRODUÇÃO/LOGISTICA)
    (PUBLICIDADE E PROPAGANDA/MARKETING/COMUNICAÇÃO SOCIAL)
    (SISTEMA DE INFORMAÇÃO/CIENCIAS DA COMPUTAÇÃO/TELECOMUNICAÇÕES/TELEMATICA)
    ENTRE TANTOS OUTROS CURSOS INCUINDO AS MULTIPLAS (ENGENHARIAS)
    onde faculdades/universidades/centros universitarios, permitem ao aluno cursar tanto na mesma instituição como em instuições internacionais conveniadas.

    e mesmo assim sendo possivel, sera obrigado realizar o REVALIDA, para testar APTIDÕES?

    estou muito ancioso pelo retorno, preciso muito dessas informações, pesquiso em muitas instituições e so o que recebo são dezenas de (ACHO QUE SIM/ACHO QUE NAO), logo em seguida eles tentam me persuadir a fazer os cursos na instituição, como se para eles não importasse minha duvida, e sim que de todas eu estuda la, onde estou fazendo as pesquisas.

    desde ja grato, pois estou certo de vosso retorno.

    atenciosamente

    Eduardo.

  119. http://www.maladiretabrasil.com

    Bom dia, acessei o seu site e através do formulário de contato estou enviando esta proposta que pode ser do interesse de sua empresa.

    Nossa empresa está a mais de 10 anos no mercado, e é especializada na venda de listas com cadastros de empresas para área comercial, telemarketing e mala direta postal, segmentadas por ramo de atividade e com dados completos como razão social, telefone, email, endereço completo e ramo. Com um investimento baixo você terá acesso à milhares ou até milhões de novos potenciais clientes para o seu negócio, seja qual for o seu mercado!

    São 7.500.000 de cadastros completos de empresas brasileiras. Acesse nosso site e confira agora!http://www.maladiretabrasil.com

    Obs: Não responda diretamente por este email. Para mais detalhes, acesse nosso site http://www.maladiretabrasil.com

    Obrigado pela atenção!
    Equipe Mala Direta Brasil
    http://www.maladiretabrasil.com

  120. kerolainy

    ola tenho 18 anos estou terminando o meu estudo ,e pretendo fazer uma faculdade de medicina e depois mim especializar em clinico geral,gostaria de saber quantos anos vou estudar para mim forma

  121. Thamyres

    Olá,estou terminando o ensino médio e estou querendo fazer uma faculdade gosto muito da área de saúde, me interessei um pouco na biomedicina, mais não gosto muito de biologia mais amo química oque você acha devo fazer o curso de biomedicina?
    Moro em Pernambuco e mais ou menos quanto fica o salário por aqui?
    Estou Aguardando Sua Resposta Bjs ;*

  122. IVANIA C.P.BARRETO

    bom dia,gostaria de saber e de uma grande ajuda,tenho 49anos,e gostaria de fazer um curso de biomedicina,fiquei mto interessada pelo curso,ja trabalho na area de saúde com tecnica de enfermagem,mais acho que estou com uma idade mto avançada para fazer um curso,nao ganho bem,e gostaria de mudar minha condiçao salarial fazendo uma faculdade.Obrigada ivania

  123. Juliana

    eu gostaria de saber se para ser geneticista tem que fazer Medicina Ou Biomedicina? Socorro!

  124. samanta

    ai queria tanto fazer biomedicina mas estudei em escola publica e mal tive aula de quimica ,fisica e biologia estou tão chateada pois sei que me darei mal fazendo biomedicina pois abrange mt dessas materias.

  125. Kamila

    Quero fazer medicina, não consigo passar no vestibular. Gostaria de saber qual curso que tenha quase a mesma grade curricular de medicina? pretendo fazer um curso parecido e ficar estudando para entrar em medicina, assim utilizar as matérias já cursadas. Obg

  126. raimunda fagundes da rocha

    Ola, eu tenho curso de tecnico em segurança do trabalho, e eu quero fazer o curso de Biomedicina. Gostaria de saber se sao favoravil. Tire minha duvida.

  127. Carolina de Oliveira Sousa

    Olá, Boa tarde.
    Estou com uma dúvida do curso de biomedicina..
    Eu quero me especializar em Embriologia e Reprodução humana, para poder atuar nessa área preciso fazer o mestrado e doutorado?
    Gostaria também de saber os valores das consultas para uma fertilização artificial.
    Obrigada.

  128. Raiane Costa

    Olá, estou cursando Biomedicina e estou gostando bastante do curso! só que eu estava pesquisando bastante sobre salarios e especializações, achei os salarios para biomedicos horriveis, ate mesmo com uma especializaçao o biomedico ganha mal??? estou pensando em desistir do curso pelo fato de financeiramente ganhar muito mal. preciso de ajuda!!? quanto ganha um profissional depois de uma especializaçao??

  129. Maria Elisa Barcelos

    Vou prestar vestibular para Farmácia. Depois de formada quanto tempo levo para fazer Biomedicina aproveitando as matérias que já fiz em Farmácia?

  130. Gabriel

    A minha vontade é de fazer biomedicina, me identifiquei muito com o curso e é tudo o que eu espero para o meu futuro. Meu pai que é medico me aconselhou a fazer o curso de medicina e me especializar posteriormente na área da biomedicina.Isso é possível? Sendo médico e depois me especializando em biomedicina eu poderia atuar em áreas mais amplas, está certo isso?
    Nao tenho problemas em relação ao tempo de estudo, porem não me identifico muito com o curso de medicina…

  131. Moysés

    Muito boa boa essa matéria. O site é ótimo, com boa descrição e exemplos. Parabéns!!!
    Enquanto aos cursos em questão optei por fazer Biomedicina, apesar de gostar de Medicina e de cuidar de pessoas. Mas desde muito criança me imaginava fazendo pesquisas, realizando descobertas, olhando as mais minusculas e quase invisíveis formas de vidas, seres patogênicos antes desconhecidos por falta de um microscópio. Me imagino ainda, analisando a sequencia da base da vida, o DNA, ah são tantas coisas que posso realizar nessa área. Apesar de ouvir comentários referente ao salário, ainda sim não desconsidero de fazer aquilo que sempre desejei, aquilo que realmente pode me proporcionar real satisfação e felicidade. “Acho que isso não tem dinheiro que pague.” Adianta do que adianta ganhar bem e não se sentir bem, não trabalhar bem.
    Vejo muitos médicos com cara feia quando vai atender um paciente, parecem estarem descontente, infelizes com o que estão fazendo. Talvez seja por não amar a profissão.
    É só um ponto de vista!
    Acho o salário é importante sim, mas o que realmente conta é satisfação de realizar aquilo que se deseja, mesmo que depois você descubra que não era aquilo que realmente queria. Quando há duas opções, existe meios para escolher uma, é só
    analisar os pontos fortes de ambas. Mas antes de tudo o individuo deve questionar a si mesmo; O que eu realmente quero fazer no futuro? Qual a profissão que eu realmente me identifico? Como eu me vejo daqui há alguns anos? Respondendo essas e outras peguntas ficará mais fácil escolher qual carreira seguir.

  132. Bruna

    Olá! Sou estudante do curso de biomedicina e quero muito me especializar em reprodução humana,mas não sei em que intituição encontro essa pós graduação.Também gostaria que se possível me enformassem sobre esta área de reprodução,piso salarial e etc.
    Att
    Bruna Marques

  133. Glenia

    OLA! FAZER BIOMEDICINA E TRABALHAR AO MESMO TEMPO PODE DA CERTO?

  134. LIRIS

    para eu trabalhar na area de perito criminal qual e o melhor curso bioquimica ou biomedicina qual das duas sera mais util. o que um curso pode fazer que a outra nao faz

  135. arlina

    queria saber qual a media para fazer o curso biomedicina mas concretamente hemetologia e medicina legal

  136. thays

    Não gostei nada dessa porcaria não achei o que eu preciso

  137. adrielle

    Ola, pedro tudo bem?
    Eu estou pensando em fazer medicina, mas tenho muita dificuldade em quimica e fisica, biologia nem tanto, entao eu queria saber se isso me impede de ser medica.
    Obs: eu tenho muita mais muita dificuldade em quim e fis mesmo!!!

  138. SANDRA LUIZA

    ÓLA BOA TARDE! SOU TÉCNICA EM ENFERMAGEM E PRETENDO INICIAR UM CURSO DE NÍVEL SUPERIOR,PORÉM ESTOU EM DUVIDAS ENTRE O CURSO DE BIOMÉDICINA E FISIOTERAPIA, SÓ NAÕ PENSO EM ENFERMAGEM, ATÉ O MOMENTO, PENSO EM MIM TORNAR UM PROFISSIONAL INDEPENTE E QUE EU POSSA MONTAR MEU PROPRIO NEGOCIO, ENTÃO AMBAS TEM ESSA VANTAGEM E EU TAMBÉM MIM INDENTIFICO COM AS DUAS ÁREAS, GOSTO DE TRABALHAR DIRETAMENTE COM O PÚBLICO( PACIENTE) E TAMBÉM GOSTO MUINTO DE PESQUISAS, ALGUÉM SE POSSIVÉL MIM PASSA ALGUNHAS DICAS E CONSELHOS CINSEROS. OBRIGADO

  139. aurelio lima

    ola, me interessei por biomedicina logo no ens.medio. mais nunca tive condicoes de fazer o curso. Agora estou com uma oportunidade mais tenho 31 anos… ou seja ,curso e especializacao ai uns 8 anos . so pra deixar essa questao ai ja que existem muitos na mesma que eu… e perguntar o seguinte: pra quem gosta de publico e cuidar das pessoas…sou vidrado em medicina mais gosto tambem de bio…e ai,seria legal bio ou medicina ?
    obrigado

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!