dcsimg
 
Ciências Humanas

A Carreira em Publicidade e Propaganda

Entenda um pouco mais sobre a carreira em Publicidade e Propaganda, como está o mercado de trabalho para este profissional e onde cursar esta graduação!

trade-marketing

A carreira em Publicidade e Propaganda

O publicitário é o profissional que elabora estratégias de comunicação de uma marca ou empresa com o objetivo de fortalecer sua imagem, comunicar produtos, ideias ou projetos.

Um profissional desta área pode criar campanhas publicitárias, desenhar logotipos, criar embalagens de produtos, desenvolver e manter a imagem de uma marca e elaborar estratégias de vendas, entre outros.

Uma campanha ou peça publicitária inicia com o estudo e definição do público-alvo. O publicitário realiza pesquisas de mercado e traça o perfil do consumidor para então poder criar propagandas e anúncios que atinjam o público desejado.

A elaboração de uma campanha envolve o trabalho de publicitários em todos os processos, desde o atendimento ao cliente até a edição final, passando pelo planejamento, definição de mídia e criação.

O trabalho de um publicitário não acaba quando vemos a propaganda pronta na televisão, rádio ou internet. Após o período de veiculação da campanha, o publicitário realiza pesquisas para avaliar o impacto exercido sobre o consumidor.

Além de campanhas publicitárias, as campanhas eleitorais costumam ser elaboradas por profissionais desta área. O publicitário pode definir a campanha de um partido ou apenas de um dos candidatos.  Ele gerencia e define as diretrizes para a equipe de comunicação e acompanha de perto desde a escolha do visual do candidato (corte de cabelo, cor da roupa, etc.) até as palavras escolhidas para seus pronunciamentos.

Um publicitário pode trabalhar com o planejamento e desenvolvimento de produtos, desenhando embalagens, criando conteúdo para rótulos e participando da escolha de formatos, cores e materiais que compõem o produto.

 

Perfil do profissional formado em Publicidade e Propaganda

Trabalhar com criatividade exige que o profissional tenha muitas fontes de inspiração e para isto ele precisa ver filmes, ler revistas e blogs, saber o que está acontecendo no mundo, estar por dentro das notícias e do que as pessoas estão comentando.

Ter um bom relacionamento pessoal é importante para um publicitário conseguir se comunicar de forma clara e objetiva com seus clientes e para trabalhar bem em equipe.

Outra característica importante deste profissional é o comprometimento com resultados.

Mercado de trabalho para quem faz Publicidade e Propaganda

O crescimento da internet e das redes sociais faz com que as empresas precisem adaptar suas estratégias de marketing e comunicação com os clientes. Com isso, o mercado para profissionais especializados no desenvolvimento de atividades em mídias sociais está em alta.

Um profissional formado na área de Publicidade e Propaganda pode atuar em agências de publicidade e em empresas privadas nos departamentos de marketing, comunicação ou vendas.

O setor público costuma empregar este profissional para realizar, principalmente, campanhas governamentais. Além disto, dependendo de sua formação e experiência, ele pode ocupar cargos como assessor de imprensa ou relações públicas.

Pode também atuar como autônomo ou abrir seu próprio negócio gerenciando equipes de design e criação.

 

Sobre o curso de Publicidade e Propaganda

O curso superior em Publicidade e Propaganda, também conhecido por Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, possui a habilitação em bacharelado e duração média de 4 anos.

O objetivo da graduação em Publicidade e Propaganda é formar profissionais com espírito crítico, criatividade e capacidade de planejamento.

A grade curricular do curso é formada por disciplinas de Língua Portuguesa, capacitando o aluno a escrever textos gramaticalmente corretos e adequados ao público-alvo e mídia em que será veiculado. Possui também muitas disciplinas sobre a utilização de tecnologias voltadas a edição de textos, imagens e áudios, assim como produção gráficas

Durante a faculdade o aluno aprende conceitos de: Fotografia, Processos de Comunicação, Ética, Estratégias de Venda, Arte, e muito mais.

Ao final da graduação o aluno deverá realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

 

Onde estudar Publicidade e Propaganda

Confira algumas das principais instituições de ensino credenciadas pelo MEC e que oferecem a graduação em Publicidade e Propaganda:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

 

  • Universidade de Brasília (UNB)

  • Universidade de São Paulo (USP)

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

 

 

Veja também:

Quanto ganha um publicitário?

 

Ficou interessado na carreira em Publicidade e Propaganda? Conte para a gente aqui nos comentários.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados aos Temas: Ciências Humanas e Publicidade e Propaganda

Quanto ganha um Jornalista?

Quanto ganha um Jornalista?

Descubra o salário inicial do jornalista e até quanto esse profissional pode ganhar

Quanto ganha um Assistente Social?

Quanto ganha um Assistente Social?

Descubra o salário inicial do assistente social e até quanto esse profissional pode ganhar

Quanto ganha um Advogado?

Quanto ganha um Advogado?

Descubra o salário inicial do advogado e até quanto esse profissional pode ganhar

Pintura – Profissão, Carreira e Informações Gerais

Pintura – Profissão, Carreira e Informações Gerais

A sensibilidade apurada é a marca principal do graduado em pintura, também conhecido como pintor. O profissional transmite através de seu trabalho os mais diversos sentimentos transformando-os em arte.

O Curso de Rádio e TV

O Curso de Rádio e TV

O aspirante ao curso de Rádio e TV e as diversas oportunidades e desafios ao longo de sua carreira.

 
 
 

Comentários:

  1. Thamiris

    Olá!!! Gostaria de uma opinião. Terminei agora o curso superior de produção publicitária, estou sem rumo agora, não sei em que área seguir, seria errado se eu me especializasse em design de moda???
    Eu sou designer gráfico em uma empresa de comunicação visual, gosto do que faço só que ainda não estou satisfeita eu quero algo a mais, e ainda não descobri o que é, antes de fazer o curso de publicidade, queria muito também um curso na área de moda, tenho vontade de aprender a desenhar roupas, etc. Gostaria de uma opnião, se escolhesse essa especialização, mudaria muito o rumo.

    • Pedro Addler

      Olá Thamiris

      Legal sua iniciativa viu :D se você não está satizfeita com os rumos atuais da sua carreira de Publicidade e Propaganda, tem mesmo é que mudar e o quanto antes !!

      Em relação a Moda, existe atualmente o Curso de Moda !! Você pode começar ele, se você achar um curso Noturno de Moda inclusive pode continuar trabalhando a sua carreira antiga de Publicidade e Propaganda de dia e estudar a noite.

  2. Celso

    Eai Pedro, o site com todas as suas dicas estão ótimos parabéns continue assim. Em relação a publicidade e propaganda, é uma área q todos falam q está em alta é a area ligada a internet. Quais são as especilizações q um pessoa recem formada pode optar para entrar nesta área.

    • Pedro Addler

      Olá Celso

      Sim !! Você está muito bem informado :D a área de Publicidade e Propaganda que atualmente é a mais promissora é justamente a publicidade voltada para Internet.

      Na área de Publicidade e Propaganda voltada para Internet as principais áreas são as seguintes:

      Branding: Fazer Branding, um termo em Inglês, quer dizer “fazer a marca” ou então “cuidar da marca”. O profissional de publicidade e propaganda que trabalha nessa área cuida para para que a marca da empresa ou produto se espalhe e popularize pela Internet.

      Redes Sociais: Embora ainda seja meio vago, já começam a se formar teorias e técnicas para divulgar marcas no Twitter, Orkut, Facebook e Redes Sociais. Em geral, o profissional de Publicidade e Propaganda planeja isso em forma de ações ou promoções.

      • Celso

        Valew Pedro, é muito bom ouvir isso, pois a pessoa que trabalha nessas áreas verdadeiramente se divertem, acredito que são as melhores profissões. Obrigado pela dica !!!! =)

  3. Letícia

    Você sabe de algum curso de PP em faculdades públicas em Recife? :D

    • Pedro Addler

      Olá Letícia,

      A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) oferece o curso de Publicidade e Propaganda no campus de Recife :D

  4. andre

    existe concursos publicos na área de publicidade?
    ha tb algum curso tecnico q posso fazer para saber se vou me identificar com essa area?

  5. andre

    a partir de qual semestre posso começar a estagiar?qual a media salarial de um estagiario na area?

  6. Roberta

    Oláa Pedro, vi sua matéria na internet por acaso e adorei! Estava pesquisando sobre PP , ai cai na sua matéria e adorei!
    Pedro , Prazer sou roberta e tenho 18 anos. Completei o ensino médio agora em 2011. Provavelmente vou cursar PP, porque estou cada vez mais apaixonada e interessada.
    Enfim, gostaria de tirar uma duvida com voce..
    Ouvi falar que se eu fazer um curso de ingles, terei um diferencial na área, quando estiver cursando. Mas no que o ingles entra em PP? Por que terei um diferencial ? Desde já agradeço e mais uma vez e saiba que sua materia me deu mais interese :)

  7. Gabriele

    Oi,
    Já fiz um curso básico de ADMINISTRAÇÃO, área que gosto bastante, e agora estou começando a me enteressar muito pela PUBLICIDADE E PROPAGANDA, queria trabalhar com as duas áreas e ainda juntar com MODA:Propaganda de moda,trabalhar em revistas,ou algo parecido(mais não gostaria de ser estilista).Existe essa possibilidade fazendo publicidade ?
    obrigada.

  8. Cws

    O cara tava com a vida ganha papai banco melhores colégios depois pagou a empreitada pro exterior nada do que ele falou ele surpresa… você apenas precisa de dinheiro.. coisa que o filhinho de papai tinha por do “estava na hora certa no lugar certo” a área de publicidade no brasil é falida você ganha mais com qualquer curso técnico do que em publicidade.. é escrevidão

  9. Priscila

    Olá Pedro, sou formada em publicidade e propaganda desde 2001 e não consegui entrar na área. Tenho 32 anos e gostaria muito de atuar na.minha área de formação. O que você sugere? Cursos, pós? O que fazer para entrar na área? Temo estar “velha “, outra área de interesse é Psicologia, para trabalhar com Rh, mas não sei se vale a pena mais.5 anos. Aguardo seu conselho. Att Priscila.

  10. Vagner Queiroz

    Olá Pedro Addler
    Acabei de vir de um outro texto seu chamado “A Carreira de Publicitário”, mas não pude comentar, pois o limite de comentários já foi atingido, enfim.
    Adorei o seu texto e toda a consultoria que você está prestando. Li todos os comentários, são extremamente informativos. Cara você merecia um prêmio pela resposta dada a pergunta do Jhonni rs.
    Eu sou Artista Plástico, mas recentemente venho tendo muito interesse pela publicidade, bem mas em relação a arte da coisa e as idéias criativas, e queria uma segunda opinião. E como você entende bastante do assunto (Se não for nenhum incomodo) gostaria que desse uma olhada em meu portfólio: <>
    Desde já agradeço.
    Abraço.

  11. Andrezza

    Olá Pedro.
    Tenho uma grande dúvida.
    Sempre quis e ainda quero fazer faculdade de Jornalismo. Porém, por não exigir diploma, preferi cursar PP, que é uma área que me atrai bastante também.
    Como não quero abrir mão do Jornalismo, me aconselharam a fazer PP e depois a pós em jornalismo.
    Pois bem, quero saber se é possível.
    E se não, qual a especialização em publicidade que me aproxima da área já que gosto de escrever!
    Seria a Redação Publicitária ? Como se resume essa especialização ?

    Me Ajude por favor!
    Vou começar a faculdade em agosto deste ano, e quero tirar as minhas dúvidas o quanto antes se estou no caminho certo.

  12. leila silvia

    gostaria de saber como faço para ingressar minha filha em propaganda comercial, pois ela e uma bebe muita bonita e simpatica e aprende facil tudo, ela tem so 09 meses de idade e se chama luna dos santos edegar.

  13. Daiana Cardoso

    Bom Dia! Sou formada em tec. em Design, trabalhei 2 anos em um escritório de arquitetura e quase 2 anos como freelancer.Vou me especializar em um software 3D chamado luxology e montar uma empresa de render 3D com trabalhos de exelente qualidade.Antes estou pensando em trabalhar em uma agência de publicidade para me interagir e fazer contatos, afinal network é muito importante.Quando estiver pronta para o mercado vou prestar serviços para agências de publicidade, escritórios de arquitetura, industrias entre diversas empresas que necessitam de ilustração 3d..O que acha? Estou no caminho certo?

  14. Bárbara Cardoso Alves

    Queria saber quais materias cairam no vestibular de Publicidade e Propaganda

  15. Camila

    Bom dia, gostaria de fazer um curso tecnologo em produção publicitaria, mas me disseram que não é muito bom que é mehor fazer bacharelado.
    Mas queria uma graduação rápida, to muito na duvida me ajuda.

  16. alisson

    quero trabalhar com propagandas pela internet

  17. jonathan

    Ótimas dicas :)
    mais eu tenho uma duvida que eu queria que vocês me ajudassem , oque e melhor ? tecnólogo ou graduação nessa areá ? tenho que decidir ate segunda feira , ou seja daqui dois dias … O.o
    por favor deem suas opiniões , e que uma luz surja em minha cabeça . Obrigado

  18. simone

    Olá minha filha tem 16 anos e quer ingressar em um curso de tecnico em publicidade com duração de 1 ano.Será um bom curso? Terá chances de um emprego após o fim do curso? me ajude por favor

  19. gabriela Wal

    Olá sou aluna de PP estou no 1º semestre e gostaria de saber como que esta o mercado de trabalho? tenho medo de não conseguir emprego futuramente obrigada :*

  20. Penachioni

    Eu gostaria de ajuda…
    é que vou prestar vestibular este ano para design e publicidade e propaganda…

    No caso de publicidade o que eu queria era trabalha com criação publicitária na área de moda… mas tenho dúvidas se com a gradução de publicitária conseguiria isso e se conseguiria emprego na região de Campinas (onde moro.

    Gostaria de saber se é possível e viável isso? e se é mais promissor design ou publicidade?
    Obrigada :)

  21. Peterson Fonseca

    Olá, Pedro. Estava procurando ajuda sobre como me posicionar no mercado de P.P e achei o seu site. Cara.. me formei em 2008 e ainda não consegui trabalhar nesta área. Faço um trabalho que não tem nada a ver com publicidade e precisava de alguma orientação. Gostaria de fazer valer meu esforço de ter terminado a faculdade e trabalhar na minha área. Você poderia me dar alguma luz?
    Obrigado

  22. Beatriz

    Boa noite Pedro
    Assim como a Príscila que lhe escreveu sou formada em Publicidade e Propaganda desde 2001, tenho 36 anos, trabalhei na área uns 4 anos, após me mudar para o Rio de Janeiro acabei fazendos outras coisas. Mas agora quero retornar na área de formação e não sei por onde começar e quais cursos são importantes para me atualizar sobre o mercado principalmente o digital. É melhor me reciclar ou voltar ou fazer uma outra faculdade? Aguardo se contato

  23. Lais

    Olá Marcos Eu Me Daria Bem Na Área de Produção e Área Da Publicidade No Mundo Virtual Porque Sou Meio Ruim Na Criação é Um Problema Isso? Mais Sonho Com Um Bom Estágio Na Inglaterra Como Conseguir é Possível pode me Ajudar ???

  24. andriel nascimento

    oi meu nome é andriel , estou no 3 semestre de publicidade e propaganda , gostei muito da matéria e dos comentários , gostaria de algumas dicas se possível da área porque estou começando agora e ideias novas sempre são bem vindas.

  25. Alessandra

    Acabei de concluir o ensino médio, e meu tcc foi em cima desse tema: Publicidade e Propaganda, onde acabei tendo interesse. Queria saber se uma pessoa que não se considera tão criativa pode ingressar na área e se ao longo do curso pode acabar conseguindo desenvolver essa habilidade.

  26. Tiago Gabriel

    Boa noite a todos! Eu estou cursando o 1ºsemestre de Publicidade e Propaganda,eu amo desenhar,e eu gostaria de saber se em algumas áreas da agência,como criação,o desenho vai estar focado e vai ser muito utilizado? Minhas colegas falaram que design é o curso certo para mim,invés de P.P.

  27. carlos

    Boa noite.
    tenho vontade de entrar no ramo farmacêutico como propagandista, to em duvida se faco um tecnologo em marketing ou se faco uma graduacao normal (bacharelado)aconselha tenho medo pq mts ainda discriminam o tecnologo. Sendo que uma graduacao.

  28. Adenilson Ferreira

    Gente eu tenho uma pergunta, um comunicador institucional pode trabalhar no ramo de publicidade e propaganda?

  29. Mikaelly

    Bom dia, estou me formando na área de sistemas de informação, mas no decorrer do curso perdi o devido interesse em trabalhar na área e sempre fui gostei da área de publicidade, já possuo 2 cursos na área de criação. Estou pensando em fazer uma especialização voltada para publicidade ou publicidade na internet. você aconselha? acha que posso conseguir espaço no mercado?

  30. Mateus dos Santos

    Olá, estou no primeiro semestre de psicologia, e estou em dúvida, estou querendo mudar para Publicidade e Propaganda. Alguém pode me dar informações de como é o mercado de trabalho ?

  31. Renata

    Olá,
    Eu estou super interessada em fazer publicidade e propaganda, porém queria estudar no exterior, você saberia de cursos ou até uma faculdade boa na Europa ou na América?
    Obrigada

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!