Entrevista de Emprego

Como Preparar uma Boa Entrevista de Emprego

Aprendar a produzir melhores perguntas para a sua entrevista de emprego e também como tornar o processo de seleção da sua empresa muito mais efetivo.

Entrevista de Emprego: O Lado de Quem faz as Perguntas

Entrevista de Emprego: Um desafio para entrevistadores e entrevistados

Recursos humanos são peça fundamental em qualquer empresa, todas estão sempre buscando selecionar os melhores candidatos, estão sempre buscando os candidatos que tenham o melhor perfil possível.

Saber selecionar bem um empregado para sua empresa, nem sempre é fácil… daí vem a importância da produção de uma boa entrevista de emprego.

Quais perguntas devem ser feitas? Que dicas as respostas dos candidatos na entrevista de emprego podem nos dar? Será que ele está sendo sincero ou simplesmente está jogando? Assim como a entrevista de emprego é um desafio para quem é entrevistado, também é um desafio para o entrevistador.

Nem sempre a comunicação entre entrevistado e entrevistador se dá de maneira direta. Segundo o jornalista Canadense Ferdinand John Sawatzky, que tem estudado técnicas de entrevista de emprego há mais de 20 anos, há alguns defeitos sérios (e comuns) que podem acontecer durante uma entrevista e que prejudicam seriamente a efetividade da mesma:

  • Perguntas Mal Elaboradas: Este é o principal problema que pode ocorrer em uma entrevista de emprego, uma pergunta mal elaborada, ao invés de obter as informações corretas, acaba tendo o efeito oposto, ela distorce e prejudica a comunicação.
  • Perguntas Muito Curtas ou Muito Longas: Do mesmo modo que uma pergunta muito curta pode produzir uma resposta igualmente pobre (sim e não), a realização de perguntas muito longas também não é interessante já que o entrevistado pode não entendê-las ou então entendê-las de modo distorcido. A entrevista de emprego deve sempre ser direta e limpa.
  • Não Compreensão das Respostas do Entrevistado: Quando o entrevistador não faz uma pergunta bem estruturada, muitas vezes pode obter uma resposta igualmente confusa. Se durante a entrevista de emprego as respostas do entrevistado não estiverem sendo bem compreendidas, ela não está cumprindo o seu papel de expor o perfil daquele candidato. Obviamente, o candidato pode se sentir inseguro com algum assunto e usar o truque de dar respostas confusas para enganar o entrevistador, mas nem sempre a culpa é dele. Entender bem uma resposta é importante, pois assim pode-se elaborar melhor a próxima pergunta.
  • Duração da Entrevista de Emprego: Esse é outro fator muito importante. Uma boa entrevista não deve ser nem muito longa e nem muito curta. Do mesmo modo que uma entrevista de emprego curta não explora bem o perfil do candidato, uma entrevista de emprego muito longa é sinal de que ela não está sendo bem conduzida. O ideal é explorar o perfil do candidato durante a entrevista com perguntas ricas, para poder obter respostas igualmente ricas, tornando o processo mais denso e esclarecedor. Não existe um tempo ideal para a duração de uma entrevista, mas realizá-la entre 10 e 20 minutos é uma boa faixa de tempo.

Entrevista de Emprego: Produzindo Perguntas Melhores

Não existe uma “receita mágica” para se produzir boas perguntas para uma entrevista de emprego, mas algumas dicas simples de comunicação e psicologia podem ajudar bastante neste processo:

Preparação e Organização

Em primeiro lugar, tenha uma idéia bem clara do tipo de profissional que você está pensando em contratar. Definir por exemplo: ” Preciso de um programador ” é algo muito vago, é preciso conhecer os problemas que ele vai encontrar dentro da empresa, se vai precisar ser dinâmico, se vai precisar ser persistente, quais linguagens de programação este programador vai precisar conhecer, etc…

Conhecendo bem o perfil ideal para a vaga, fica mais fácil decidir quais perguntas terão de ser feitas e quais perguntas vão poder ser deixadas de lado.

Questões Abertas, Liberdade de Resposta

Nunca tente “canalizar” ou induzir uma resposta, se você der a dica, o entrevistado vai sempre dizer o que você quer ouvir. Faça perguntar abertas, que favoreçam o raciocínio livre e encoragem realmente o candidato a expor sua opinião verdadeira durante a entrevista de emprego. Para obter esse resultado, use sempre que possível perguntas começadas com ” por que você acha…. “, ” qual sua opinião sobre… ” ou então ” como você acha que pode…”.

Um Contexto de Cada Vez

Durante uma entrevista de emprego, as perguntas devem ser focadas, devem ter um contexto claro para quem as ouve. É muito mais interessante e efetivo fazer duas perguntas distintas do que tentar fundir dois contextos em uma única pergunta e depois obter uma resposta igualmente múltipla.

Use da Neutralidade na Entrevista de Emprego

Embora as vezes seja tentador fazer um comentário pessoal, segure o impulso. A entrevista de emprego é para a empresa conhecer o perfil do entrevistado e não para o entrevistado conhecer o perfil do entrevistador. Não importa a resposta obtida, seja sempre neutro. Com esta postura, você também deixa o entrevistado mais a vontade, tenha sempre em mente que o personagem principal da conversa é o entrevistado e não o entrevistador.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados ao Tema: Entrevista de Emprego

10 informações que você não precisa colocar no currículo

10 informações que você não precisa colocar no currículo

Elaborar um bom currículo para se candidatar a uma vaga de emprego não é uma tarefa muito fácil. Confira dez informações que são extremamente desnecessárias em um bom currículo.

Quanto ganha um Contador?

Quanto ganha um Contador?

Descubra o salário inicial do contador e até quanto esse profissional pode ganhar

Quanto ganha um Piloto de avião?

Quanto ganha um Piloto de avião?

Descubra o salário inicial do piloto de avião e até quanto esse profissional pode ganhar

5 perguntas que você precisa saber responder na entrevista de emprego

5 perguntas que você precisa saber responder na entrevista de emprego

Prepare-se para responder as principais perguntas dos recrutadores e garanta uma boa entrevista

Saiba como se dar bem em uma entrevista de estágio!

Saiba como se dar bem em uma entrevista de estágio!

Descubra os 5 acertos e os 5 erros mais comuns dos candidatos a uma vaga de estágio. Saiba como se sair bem em uma entrevista de estágio!

 
 
 

Comentários:

  1. Nicole

    Não “Compreenção” das Respostas do Entrevistado…
    Não seria compreensão?!

  2. Pedro Addler

    Olá Nicole

    É mesmo !! Estava errado, já corrigimos. Obrigado por contribuir com nossa comunidade :P !! Fique a vontade para comentar, colaborar e criticar sempre que quiser. O Guia da Carreira é uma comunidade livre.

  3. Natalia

    em uma entrevista de emprego eu posso dizer nos meus defeitos que sou tímida, inquieta e anciosa ? Eu tenho esta dúvida,pois acredito que sejam meus maiores defeitos.

    • Pedro Addler

      Olá Natalia

      Com certeza !! Que bom que você conhece os seus defeitos, fico muito feliz :D as pessoas em geral tem medo de se auto-conhecer, medo dos seus defeitos.

      No entanto na entrevista de emprego tem um segredo, sempre que você falar dos seus defeitos diga como você lida com eles e como você luta para elimina-los.

      • Heryka Rodrigues

        A Natália acertou ao dizer a forma correta da palavra “compreensão”, porém ao traçar o seu perfil errou ao dizer que é “anciosa”, o certo é “ansiosa”.

        • Graziela

          Talvez a Natalia tenha errado ao escrever “anciosa” em vez de “ansiosa” por não ter a mesma atenção da Nicole, que efetivamente foi quem fez o comentário sobre a escrita incorreta da palavra “Compreensão”. São duas pessoas, e não uma.

  4. josely

    numa entrevista de emprego eu iria dizer os meus defeitos q sou desconfiada,ciumenta,e sou um pouco atrapalhada mais ja estou me analisando melhor pra mudar os meus defeitos…

  5. Rita Souza

    Ola , Bom nao sei se isto é um defeito .. se alguem da empresa grita comigo eu ja começo a chorar e nao consigo voltar ao meu serviço direito fico nervosa . posso dizer na entravista que sou um pouco sentimental ? acho que deve ser istyo neé ? . Obrigado .

    • Pedro Addler

      Olá Rita!!
      Com certeza um ambiente de trabalho tranquilo e sereno seja o ideal!! Mas entendo que nem sempre isto aconteça devido ao estresse do dia-a-dia. Uma dica valiosa na entrevista de emprego é não realçar muito seus defeitos, tente valorizar mais as qualidades e respondes sobre eventuais defeitos apenas se perguntarem. Um grande abraço!

  6. felix

    eu quero as resposras nao sugestoes por favor né…

  7. Janaina Souza

    Olá
    bom sou mei tímida
    vim do interior tem pouco tempo
    e pretendo fazer meus cursos e trabalhar
    mais nunka fiz uma entrevista
    e morro de vergonha sou sentimental
    esse é o meu maior defeito

  8. renilda

    tenho uma entrevista de emprego para telemarketing e nunca trabalhei nessa área o que devo dizer estou apavorada

  9. cassia

    tenho uma pequena empresa e estou com dificuldades em contratação de pessoal;
    o site tem ótimas dicas tanto para o entrevistado qto para o estrevistador.

  10. Renata da silveira cardoso

    Boa noite eu fiz uma entrevista hoje e fiquei muito ensegura pois no ato da entrevista e entrevistador me pediu que eu falace um pouco de mim me fale que sou um pouco tìmida .ai no meu curriculum ele escreveu a caneta que eu era tìmida e logo em seguida perguntou qual animal q eu seria hoje e eu respondi leaõ foi a aonde eu conheci este site ;fiquei preucupada pois a entrevista foi muito rapida nem esperava que seria assim foi uma surpresa o modo desta entrevista sera que por te falado que sou um pouco timida pode avim me prejudicar pois fiquei nervosa na hora…obrigado desde ja boa noite.

    • Lúcia

      Renata é muito importante a gente se expressar e escrever certo.. nosso português é cheio de armadilhas mas dá p/ corrigir. ok?
      ensegura- o certo é insegura.
      falace- o certo é falasse.
      não vamos matar nossa língua que é tão bonita. bjus e desculpa a ousadia.

  11. joyce

    e sempre bom se preparar para uma entrevista de emprego e é essencial causar uma boa impressão

  12. rose

    oi gente! fiz uma entrevista ontem e estou um pouco insegura, pois foi para o meu primeiro emprego, e acho que errei ao responder as perguntas. A vaga era para telemarketing ativa, a moça me perguntou três qualidades e eu falei:
    -tímida
    -simpática
    -ajudar as pessoa
    Defeito
    -esquecida
    será que tenho chances??

  13. geovana

    ola!!! sou geovana e tenho uma duvida cruel.eu trabalhei com atendimento e recepção , quando os entrevistadores perguntam qual a minha qualidade respondo logo sou paciente , gosto de ouvir as pessoas e sou empenhada. mais quando perguntam meu defeito ai fico enrolada,eu sou timida e falo em um tom de voz baixo. fico com receio deles questionarem “como uma tímida trabalha recepção” ?

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!