Ciências Biológicas

O Curso de Medicina

O curso de medicina é sempre o mais concorrido em todas as faculdades onde está presente. Conheça mais sobre a carreira do profissional formado no curso de Medicina e veja algumas das melhores instituições de ensino que oferecem o curso.

A Medicina é a área do conhecimento relacionada com a restauração e com a manutenção da saúde. Tem como intuito a cura e a prevenção de doenças animais e humanas, num contexto medicinal. O curso de Medicina quer preparar o aluno para que o mesmo possa promover o bem-estar mental, físico, social e psicológico do ser humano. Também pretende investigar as causas e a natureza de doenças humanas, sempre na busca da prevenção e da cura das mesmas.

Curso

O curso de Medicina tem como principal objetivo a restauração e a manutenção da saúde, investindo no tratamento e na prevenção de doenças. Além disso, oferece conhecimentos para que o aluno possa promover a saúde e o bem-estar dos indivíduos, desde a infância até a maturidade. O curso de Medicina possui em seus anos iniciais disciplinas onde o aluno aprende fundamentos teóricos da carreira de medicina, como anatomia, bioquímica e imunologia. Nos anos seguintes, o curso possui matérias que dão ênfase no estudo de doenças e do modo como as mesmas se manifestam no corpo humano, como imunologia, patologia e fisiopatologia dos sinais.

Além disso, o curso de Medicina oferece aulas teóricas aos alunos, onde o aluno dá plantões em hospitais e se especializa no atendimento de pacientes. No término do curso, são obrigatórios dois anos de residência médica, para que o aluno se especialize. O curso de Medicina é oferecido na modalidade de bacharelado e possui duração de 6 anos, sendo que 2 anos finais são destinados a residência médica. É um curso da área de Ciências Biológicas.

Curso de Medicina: A Formação Básica do Médico

O principal objetivo do Curso de Medicina, o principal foco, é a restauração e manutenção da saúde, investindo tanto no tratamento de doenças, quanto na prevenção das mesmas. Cabe ao médico cuidar da qualidade de vida e saúde da população.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), saúde não é apenas a ausência de doenças, mas sim em um estado de bem-estar, onde a população está em plenas condições físicas, psicológicas, emocionais e até mesmo sociais.

A saúde deve ser promovida em todas as fases da pessoa, desde a infância até a maturidade, cabendo aos diversos profissionais de medicina, cuidar desta tarefa.

Considerado um curso difícil, já que a dedicação é integral (manhã e tarde) e com um vestibular extremamente concorrido, o curso de medicina ainda assim é o curso mais procurado nas universidades do mundo inteiro por dois motivos: primeiro por ser uma carreira belíssima, considerada por muitos a mais nobre das profissões e também pelo motivo financeiro, já que os salários de médicos estão entre os melhores do mercado.

O curso de medicina, que tem duração mínima de 8 anos para o médico poder exercer a profissão (contabilizando o curso de medicina em si de 6 anos e o período de residência médica de no mínimo 2 anos), pode ser dividido em 3 fases:

1. Grade Fundamental do Curso de Medicina

Grade Fundamental do Curso de Medicina: Sessão do curso preferida pelos alunos

Nesta etapa do curso de medicina, o aluno aprende os fundamentos teóricos da carreira de médico, para posteriormente exercer a profissão na prática e ter um bom conhecimento do corpo humano e de como ele funciona.

Durante esta etapa do curso de medicina, que compreende os dois primeiros anos, as principais disciplinas estudas são: anatomia, bioquímica, biologia, biofísica, fisiologia, farmacologia, imunologia, microbiologia, patologia, histologia, embriologia, e genética, a principal delas sendo a anatomia.

Durante esta etapa do curso, a anatomia é estudada tanto do ponto de vista teórico (livros, textos, animações 3D, figuras, etc…), quanto do ponto de vista prático, o aluno participando de laboratórios práticos de anatomia onde o aluno estuda o corpo humano através da manipulação real de cadáveres e peças cirúrgicas.

Além das aulas práticas de anatomia humana, durante esta etapa do curso, também são realizados alguns experimentos químicos e biológicos com microscópio. Em algumas faculdades também são realizadas aulas práticas de anatomia com animais.

Em geral a grade fundamental é a parte do curso de medicina preferida entre os alunos.

2. Etapa Pré-Clínica do Curso de Medicina

Etapa Pré Clínica do Curso de Medicina: Primeiras vivências práticas do novo médico

Durante esta fase do curso de medicina o principal enfoque são as doenças e o modo com que as mesmas se manifestam no corpo humano.

A principal disciplina estudada durante esta fase é a epidemiologia (estudo das doenças e epidemias), o aluno estudando profundamente as diversas famílias de doenças, a sua evolução, os efeitos no corpo humano e também as melhores maneiras conhecidas pela medicina de combate-las, preveni-las e cura-las.

Esta etapa do curso medicina que em geral, também dura 2 anos, prepara o aluno para enfrentar o dia a dia prático dos hospitais.

3. Etapa Clínica do Curso de Medicina

Clínica Médica: Etapa Final do Treinamento do Novo Médico

Durante esta etapa do curso de medicina, além de estudar na faculdade, o aluno passa a atuar dentro dos hospitais fazendo plantão, sempre supervisionados por médicos formados.

Durante estes plantões, os alunos ajudam no atendimento diário dos pacientes e realizam diversas tarefas de manutenção do hospital. Nesta etapa pode-se dizer que o aluno já atua como um médico.

A principal disciplina estudada durante esta fase do curso é a semiologia (exame físico) e também especialidades clínicas tais como hematologia, urologia, endocrinologia, cardiologia, cirurgia, traumatologia, etc…

O aluno, nesta etapa do curso de medicina, passa de um modo geral por todas as especialidades, para poder ter uma boa visão global do que é ser médico e também para entender melhor cada área e poder escolher uma especialização posterior, esta etapa, que precede diretamente a residência médica, em geral, dura 2 anos.

Grade do curso

As disciplinas que compõem a grade curricular básica do curso de Medicina são:

  • Fisiologia;
  • Neuroanatomia;
  • Biologia Molecular e Celular;
  • Histologia;
  • Embriologia;
  • Patologia Geral;
  • Imunologia;
  • Epidemiologia Analítica;
  • Genética Clínica;
  • Medicina Legal.

Melhores Faculdades

O curso de Medicina surgiu pela primeira vez em nosso país no ano de 1808, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Este curso é um dos cursos mais antigos do Brasil, e, devido a isso, são inúmeras as instituições de ensino que o ofertam. Porém, é necessário verificar se a faculdade possui reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois somente assim o aluno receberá um diploma ao se formar. Além disso, existem alguns índices, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que demonstram a avaliação do curso pelo MEC. As principais universidades que oferecem o curso de Medicina, com melhor desempenho do CPC, e reconhecimento do MEC são:

  • Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Mato Grosso;
  • Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP) – São Paulo;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Rio Grande do Norte;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Rio Grande do Sul;
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – Minas Gerais;
  • Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) – Rio Grande do Sul;
  • Universidade de Brasília (UNB) – Brasília;
  • Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Sergipe;
  • Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Piauí;
  • Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Minas Gerais.

Profissão

O profissional formado no curso de Medicina possui um amplo campo de atuação. O mesmo pode optar por fazer uma especialização em uma determinada área ou atuar como clínico-geral após se formar. Existem aproximadamente 347 mil médicos atuando no território brasileiro, porém, essa distribuição é desigual. O profissional formado no curso de Medicina pode atuar no campo da Bioética, estudando o relacionamento entre a filosofia, a medicina e a biologia. Também pode trabalhar na área da cardiologia, da embriologia, da farmacologia, entre outras diversas áreas.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o profissional formado no curso de Medicina sempre está em expansão. Porém, para que o aluno graduado possa atuar é necessário que o mesmo seja aprovado no Exame Nacional de Proficiência em Medicina, o qual é homologado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e realizado pela Associação Médica Brasileira. Somente com a aprovação no concurso o aluno consegue obter seu registro para exercer a sua profissão. O campo da assistência básica, como o Programa Saúde da Família, é o que mais apresenta carência de profissionais dessa área. Pediatras, cirurgiões e anestesistas são profissionais que estão em falta no mercado. As regiões Norte e Nordeste são as que apresentam maior carência de profissionais formados no curso de Medicina.

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados aos Temas: Ciências Biológicas e curso de medicina

O Nutricionista: profissão e desafios

O Nutricionista: profissão e desafios

Entenda todo o diferencial e necessidade de atuação dos profissionais de nutrição em todo o ramos alimentício. Os desafios enfrentados no mercado de trabalho e as novas oportunidades.

Curso Técnico em Radiologia

Curso Técnico em Radiologia

As oportunidades no mercado de trabalho para o jovem profissional técnico em radiologia. Entenda os desafios do curso e as aplicações dos conceitos diante a carreira profissional.

Psicologia Esportiva

Psicologia Esportiva

A psicologia esportiva atua junto com os treinamentos tradicionais dos atletas para produzir os verdadeiros campeões ! Conheça mais sobre a carreira de psicologia esportiva.

Geologia

Geologia

O Geólogo estuda a terra e as suas mudanças através das eras. Para isso ele investiga mares, continentes e todo tipo de topografia. Conheça mais sobre a carreira em Geologia.

O Curso de Engenharia Ambiental

O Curso de Engenharia Ambiental

O Engenheiro ambiental trabalha produzindo projetos para minimizar o impacto ambiental da atividade humana. Conheça mais sobre o curso de engenharia ambiental.

 
 
 

Comentários:

  1. tiscieni

    ooi, eu tenho 16 anos e me interesso em fazer o curso de medicina, mas como já ouvi de muitas pessoas(inclusive de alguns médicos) por ser um curso que dura mais que a maioria e requer muito estudo todos falam que os médicos não tem muito tempo para vida pessoal, casamento, família, filhos..enfim essas coisas!vocês acham que é possível conciliar bem as duas coisas e ser um excelente profissional?

  2. Pedro Addler

    Oi Tiscieni

    Tudo bem ?? Primeiramente meus parabéns, você está certa as pessoas deviam se preocupar mais com sua vida pessoal mesmo, afinal é o que temos de mais importante.

    Agora, em relação ao curso de medicina e a profissão de médico em sí, realmente, é uma profissão muito gratificante, mas que exige muito sacríficio.

    Você vai ter que ser bastante organizada e contar com muito apoio das pessoas para poder ser médica de sucesso e também uma mulher feliz.

    Mas vale a pena tentar, é possível sim ter sucesso tanto no profissional quanto no pessoal, vai ser um caminho longo, mas no final vale a pena.

    • Adriana Silva

      Gostaria muito de fazer um curso profinalisante de medicina como faço? Tenho 16 anos.

      • mikael silva

        pra você fazer algum curso na area de saude o maximo que vc pode fazer cm 16 anos é um assistente de enfermagem pois os outros exigem determinada idade.

        • Midiã

          pelo o que eu fiquei sabendo, se um adolescente de 16 anos terminou o ensino médio, e quer seguir a carreira de medicina não vai haver nenhum problema, devido que esse adolescente terminou o ensino médio. Quando eu tinha 16, fiz uma prova para ed.física, e passei, mas eu ainda era estudante do 2°ano, e conversei com a minha professora e ela me disse que não teria nenhum problema se eu tivesse terminado o ensino médio, pq quando ela fazia faculdade, ela tinha amigos com menos de 18 fazendo faculdade.

    • Dito americo

      Pois e na vida sempre e ssim ..quanto mais pensas k xtas alcansando a meta tudu vai por agua abaixu e quando pensas em disistir veem o sucesso …mas nao dizista pensasndu k ti correr tudu bom ..e preciso lutar para alcancar os seus objectivos …

  3. martielma campos soares

    o meu maior sonho é ser pediatra mais um dia eu vou ser !! a mais de dois anos o meu sonho é ser pediatra, por isso nunca desista dos seus sonhos, nunca, nunca !!

  4. Barbara Lorena

    Olá, me chamo Bárbara Lorena, tenho 13 anos de idade, e tenho muito interesse em medicina, este site me ajudou a ter mais uma noção sobre o curso. Estão de parabéns ! Obrigada e ate mais.

  5. Marcelly

    Tenho 20 anos e n sei pq mas to começando a me enteressar por medicina, mas acho que n conseguiria completar o curso pelo fato te ter que matar um animalzinho !!
    so de pensar nisso ja me sinto mal.
    acho que pra mim n da

    • Natália

      Também penso muito nisso. Pesquise antes e escolha uma universidade que não realize esse tipo de prática!

  6. Pedro Addler

    Olá Marcelly

    Realmente, em alguns cursos de medicina, temos a prática de sacrificar alguns animais, tais como cachorros, para estudo.

    Mas não se sinta mau por isso, este procedimento é muito importante para a formação dos médicos, o sacrifício de uns poucos animais, posteriormente vai salvar muitas vidas.

    • VANESSA DE ROSA

      Fazer o curso integral diminui o tempo do curso?
      ( medicina veterinária)

  7. Alex

    Tenho vontade de fazer medicina. Se eu me ingressar na faculdade de biomedicina posso depois complementar o curso e atuar como médico ?

    • luana

      Alex, o curso de biomedicina é bem diferente do curso de medicina. atuam em areas diferentes e biomedicina é tão difícil ou mais que medicina. nao, voce nao pode atuar como medico se és formado como biomedico. procure informar-se sobre o curso

  8. Ruth Ferreira

    Olá eu adorei tudo,realmente nós temos que nos preocupar mais com a nossa saúde,temos que cuidar mais de nós e das outras pessoas.
    Eu por exemplo quero ser uma medica profissional é um sonho que eu tenho desde criança e um dia eu ireirealizá-lo.
    O curso de medicina realmente é muito difícil mais se nos empenharmos se nós mergulharmos de cabeça conseguimos.

  9. Sandro

    Tenho 39 para 40 anos e quero fazer o curso de medicina,meu sonho. Será q ainda vale a pena ?

    • Tawanne

      Com toda certeza ,se é isso que você realmente quer vá em frente seus sonhos e objetivos valem mas do que uma idade,pra alcançarmos tudo que queremos idade é um minimo detalhe.

      • Carlos

        Pois é amigo Sandro,

        Estou com você. Sou arquiteto e me formo em engenharia civil daqui a uns dois anos, mas ultimamente sinto desejo em fazer medicina (anos atrás jurei que seria a única das profissões que jamais faria. A vida dá voltas). Até lá também estarei com os meus 40 anos. As vezes me pergunto se a idade é um problema. Terminaremos o curso, considerando a residência aos 50 anos. Bastante velhos pro mercado de trabalho. Ainda estou pensando. Vou esperar até concluir a engenharia. e ver se é isso mesmo que eu quero.

    • BRASIL

      Pois é Sandro, acho q somos dois neste dilema, tenho 40anos, e ñ vi um tema p abordar o assunto de maneira clara, depois de 12anos sem ir numa sala de aula, fiz o enem e passei, agora já ñ sei se teria mais tempo p ser um bom profissional na área de ortopedia, que dilema.

      • Jane

        Somos 3… Porém , não sao só 8 anos de medicina e 2 de especialização apenas, pois no meu caso ainda precisaria fazer alguns de cursinho tbm. Será que dá para encarar?

    • Dr. Sandro

      Olá Sandro, a Idade não importa,o que importa é a vocação, o interesse em cuidar das pessoas e interagir sonho a idealização, se quer muito isso, vai em frente!

  10. Ana

    Olá, gostaria de saber quanto que custa a mensalidade do curso de medicina ?!
    Obg.

    • juca

      O valor corre entre 3.500,00 á 4.200,00.

  11. Pedro Addler

    Olá Alex

    Na verdade não, apesar do nome parecido, o curso de medicina e o curso de biomedicina são bem diferentes.
    Não é possível complementar um curso e atuar na área do outro.
    Para você entender melhor as diferenças entre o curso de Medicina e Biomedicina, aqui no Guia da Carreira temos uma matéria falando sobre este assunto neste link: Medicina e Biomedicina: Diferença Entre os Cursos

  12. Pedro Addler

    Olá Sandro

    Sempre vale a pena !! Se fazer o curso de medicina é o seu sonho, vá atrás, sua idade não é importante, sempre vejo notícias de pessoas com 70 ou 80 anos se formando na faculdade.
    Pode ser que estas pessoas nunca venham a exercer a profissão mas pelo menos tiveram o prazer de realizar seu sonho, isso é o mais importante.

  13. Pedro Addler

    Olá Ana

    A mensalidade do curso de medicina está na faixa entre R$ 1500,00 e R$ 2000,00, fora a moradia.
    Fazer um curso de medicina em uma Federal é uma boa opção, o vestibular é concorrido, mas são os melhores cursos do país.

    • joana

      esse preço já é cm a bolsa de estudos ?

  14. Camila

    Tenho 17 anos, e, como a maioria das pessoas dessa faxa etária, estou enfrentando um dos maiores dilemas: a escolha profissional. Desde que ingressei no ensino médio sempre gostei muito de geografia e matemática, portanto tinha quase certeza que faria faculdade de economia, estatistica, administração ou algo relacionado a esta área. Mas, agora, que devo realmente optar pela profissão passou a surgir um interesse repentino pelo curso de medicina. Uma necessidade de ser algo a mais, fazer a diferença. De não só ter um trabalho que me garanta o sustento, mas também me traga relização e mais que isso contribua
    para a vida das pessoas. Enfim, queria saber se alguém tem alguma dica,conselho, algo, para eu me decidir sobre o curso de medicina.

    • Monique Gurgel

      Olá Camila! Eu tenho uma característica de querer sempre mais, o melhor. Portanto, vou com tudo em Medicina! Já pesquisei sobre o curso e suas características, acho que vou gostar! Sou muito indecisa, mas apesar disso eu quero muito me ver vencendo um desafio dessa grandeza! De uma coisa eu sei: o resultado dessa carreira não me trará decepções! Você aparenta ser bem decidida e dedicada, um ótimo perfil para encarar esse desafio e vencer! Processe mais essa opção e eu espero que você escolha encarar! Abraços!

  15. Raphael Barbier

    Bom dia,

    Aos 28 anos (atualmente) chego a conclusão que a profissão no campo do Direito não se faz mais tão brilhante quanto antes pra mim. Em função de que nunca pensei em advogar e sim em ser concursado em área que é de grande admiração e prestígio. E, também pelo fator salarial que é muito bom (quando concursado).

    Entretanto, minha família, meus amigos e pessoas que conheço ao caminhar natural da vida, dizem, quando perguntadas por mim que me vêem na área da medicina. E, dizem sem jamais eu falar antes a respeito do curso de medicina.

    Penso, nestes últimos dias em prestar vestibular ou equivalente para universidades públicas em medicina. E, sabendo a respeito da dificuldade para aprovação, pretendo por necessidade de aprender e rever matérias do 2º grau, fazer um curso preparatório direcionado à área.

    Gostaria muito de uma avaliação a respeito do exposto. Pois, levando em consideração a idade, a necessidade de trabalhar apenas para pagar o pretendido curso pre vestibular e o fator do tempo para a conclusão da formação no curso de medicina.

    Agradeço desde já pela oportunidade de poder esclarecer minhas dúvidas ou até incertezas.

    Muito obrigado.

    • Valéria

      Olá Raphael Barbier. Tenho 29 anos e também estou insatisfeita com o curso de direito e penso em fazer medicina. Já atuo na área há 6 anos, mas vejo que o mercado está saturado e não estou vendo uma perspectiva positiva. No final do ano vou prestar vestibular. Em um primeiro momento penso em fazer uma faculdade particular e financiá-la pelo fies. Tenho fé de que vai dar certo. E se for isso mesmo o que você quer…corra atrás dos seus sonhos. Sucesso!

  16. Henrique Tenchini

    Ola Pedro,

    Eu tenho 15 anos e meu sonho como o de muitas pessoas aqui é me formar no curso de medicina, penso em cirurgia plastica, cardiologia ou neurocirurgia…
    qual delas e mais dificil ou mais facil ?
    Penso em entrar na USP ou UFRJ, qual delas você acha que é melhor, ou cite alguma outra que pode ser boa também.
    Sei que é muitoo difícil e caro, mas é meu sonho e, nada como salvar vidas, não tem nada que pague isso !!

  17. Jaja

    tenho 30 anos queria saber se vale a pena eu fazer o curso de medicina se sera facil eu conseguir um emprego pela minha idade q no final do curso vou estar com 38 anos.

  18. deus e fiel!

    Olá, Dr. Pedro !!
    O meu sonho desde criança foi ser médica,porém,ao passar do tempo, as pessoas foram me desanimando,eu ja nao tenho aquele entusiasmo que tinha quando crinça,de nao me preocupar com nada,nao saber de nada,de querer ser médica e ponto final.
    Hoje eu já vejo a realidade da vida,mas ainda quero realizar o meu sonho, tentei cursar outro curso, mas o que esta no fundo do meu coraçao mesmo é o curso de medicina.
    Eu quero voltar a sentir aquele entusiasmo de criança,querer ser médica e pronto,entende ?!?! Não ligar para o que as pessoas falam sabe ?!?!
    Eu não sou mais burra que todo mundo,eu sei que se eu insistir eu conssigo !!!
    Gostaria de saber se você enfrentou alguma dificuldade quando estudava medicina, você estudou em universidade particular ou federal ??
    Desde já,origada pela atençao !
    Espero poder contar com suas palavras de incentivo !!
    Um grande abraço !!

  19. Marco Bdine

    tenho 16 anos e minhas notas estão entre 4 e 8 nas matérias, estou no primeiro colegial e ano que vem vou pro segundo
    eu deveria fazer o quê pra passar em uma faculdade decente ??

    • Marianne Ferraz

      Estudo, mas estuda muito, manhã tarde e noite, suas notas tem que ser de 8 a 10 para vc conseguir passar numa boa universidade

  20. Marques

    Ola,
    Primeiramente, gostaria de parabeniza-los pelo excelente trabalho.
    Estava lendo algumas perguntas e respostas e me deparei com uma duvida:
    Quero me especializar em cirurgia, entao teria q cursar “Medicina -> Cirurgia”? Onde entra a residência? Teria que cursar a residencia depois da especializacao em cirurgia ou antes? Ou e junto?
    Tambem, se eu estudo medicina na Bolivia e faço a especialização e residencia la, seriam reconhecidos no Brasil e poderia tirar o CRM?
    Desde ja, agradeco a atenção.

  21. Pedro Addler

    Olá Marques

    Essa foi uma excelente pergunta ! A especialização em Cirurgia, oficialmente chamada Cirurgia Geral é uma especialização de acesso direto que pode ser iniciada logo após o curso de medicina.

    Se você optar por fazer cirurgia geral, não vai precisar fazer residência médica, ela será integrada a sua especialização.

    Em relação a fazer o curso de medicina no exterior, assim que você voltar ao Brasil pode procurar o CRM do estado onde pretente atuar e pedir para fazer uma prova de equivalência do seu diploma de Medicina.

    Aqui vai também uma dica Marques, esteja preparado: esta prova é bem dificil, preparação vai ser fundamental.

  22. Cristiano Rocha

    Gostaria de saber se, quem tem problemas em ver sangue, pode um dia ser médico ??? obrigado.

  23. matheus ribeiro ferreira

    meu segundo plano é ser médico,mas pelo o que eu sei médico é bom, no quer eu mais me apego é em medicina.

  24. tamires

    eu sempre me interessei mto pelo curso de medicina e queria saber se para eu me tornar uma dermatologista eu teria que fazer medicina e depois uma pós d dermatologia ???

  25. Darlene Luz

    Olá
    primeiramente sou darlene tenho, 17 anos e venho lhe perguntar se por acaso eu for médica e acontecer um deslize em uma operação e me prejudicar qual será a forma mais fácil para consertar.
    Obrigada pela atenção

  26. Pedro Addler

    Olá Camila

    Se você sempre gostou mesmo foi de matemática, geografia e matérias relacionadas, você tem um lado de raciocínio lógico bem forte, o seu interesse pelo curso de medicina deve ser uma fase.

    É melhor você seguir uma carreira relacionada a área de ciências exatas ao invés do curso de medicina, já que nele você não vai encontrar matemática e sim, muita biologia.

  27. Márcio

    Olá ! Estou visitando o site,e sempre tive um interesse por medicina,mas no momento estou fazendo direito,se tudo ocorrer bem,ainda faço o curso de medicina. Só não estou querendo fazer os dois cursos.

  28. Gabi Santiago

    Bom, eu tenho 15 anos e o meu maior sonho é fazer o curso de medicina ! O único problema é q eu tenho medo de sangue!? Principalmente quando é o meu…E as vezes eu chego até a desmaiar! sem falar q eu tenho pavor de pessoas mortas!
    Será q eu tenho alguma chance? :P

  29. Pedro Addler

    Olá Henrique

    Em relação as especializações que podem ser feitas depois da conclusão do curso de medicina que você citou a dificuldade está na seguinte ordem:
    - Neurocirurgia ( exige tanto habilidade, quanto precisão, mais difícil, maior salário )
    - Cirurgia Plástica ( exige mais precisão )
    - Cardiologia ( exige mais habilidade )

    Se você gosta da área de cirurgia, após concluir o curso de medicina, você pode fazer também Cirurgia Geral, é uma área de cirurgia um pouco mais fácil que as 3 áreas acima, tratando do atendimento a feridos leves e moderados que precisam de uma cirurgia.

  30. Pedro Addler

    Olá Cristiano

    Vou ser sincero e direto com você… não faça o curso de medicina, você terá que ver sangue todos os dias tanto dentro quanto fora da faculdade.

  31. Paula Lacooke

    Eu tenho 16 anos, estou a caminho do 2° ano, tenho muita vontade de fazer fisioterapia, pediatria ou ortopedia são três áres aque eu acho muito interessante, eu sou apaixonada pelo curso de medicina em geral. Eu queria muito começar a me preparar des de já, então queria saber se teria algum curso algo que eu podesse fazer para já começar a me preparar ?

  32. Izadora

    Oi, tenho 16 anos e estou descobrindo se tento ou não fazer o curso de medicina, mas o que me dá mais medo é a questão da lingua inglesa, qual o peso dela no curso?

  33. Fernando

    Oi, tenho 15 anos, vou fazer agora o ensino médio, com isso começei a procurar desde já uma profissão.
    Estou interessado no curso de medicina urológica, e tenho certeza de que vou fazer esta área, más gostaria de saber se tem algumas vantagens nessa área da medicina, e algumas dicas sobre oque devo fazer para ir me preparando? e se poder me fale um pouco sobre esta área?

    Obrigado!

  34. Alexandra

    Parabens pelo site é maravilhoso
    tenho 22 anos e desde criança meu sonho é ser medica, tenho algumas duvida sobre como funciona a residencia e especialização por favor me ajude nesse sentido.
    Muito obrigada

  35. Pedro Addler

    Olá Raphael

    Interessante !! As pessoas falarem que você tem talento para médico sem você falar sobre o curso de medicina é um forte indício que você tem o perfil para a área.

    Você seguiu a carreira de direito pelo dinheiro, é um fato comum, mas não tráz realização. Com o tempo esse fato começa a pesar: todos nós precisamos de realização pessoal e profissional.
    Se você está vendo claramente que a sua carreira de direito está naufragando, mude, faça sim o curso de medicina.

    Se você for um bom profissional e se esforçar, sua idade não vai ser impecilho para o seu sucesso profissional.

  36. Pedro Addler

    Olá Jaja

    Não se preocupe quanto a isso !! Com 38 anos você ainda vai ter muita vida pela frente !!

    Se você tem vontade de fazer o curso de medicina e se dedicar seriamente a ele não vai ser a sua idade que vai lhe impedir de conseguir um bom emprego.

    Lembre-se: os bons profissionais, os profissionais corajosos, sempre tem a sua vaga garantida no mercado.

  37. Pedro Addler

    Olá Deus é Fiel

    Na verdade não cheguei a fazer o curso de medicina, eu sou psicólogo.

    Mas em relação ao curso, confesso foi bem difícil sim :P tive que me esforçar bastante !!

    Errei muito durante essa jornada para chegar até aqui, mas sempre aprendi muito também, a cada erro, a cada falha, eu tirei uma lição de vida.

    Se você tem a vontade de fazer o curso de medicina, vá em frente !! Com certeza a criança que tem dentro de você vai ficar muito orgulhosa da sua decisão !!

  38. Pedro Addler

    Olá Marco

    Se você quiser fazer uma boa faculdade, fazer um bom curso, como o curso de medicina, o negócio é estudar mesmo.

    Em relação ao curso de medicina das Faculdades Federais, a dica é fazer cursinho, se possível procure um cursinho especializado para passar em Medicina.

  39. Natália

    ooi, eu tenho 16 anos e estou indo para o 3ºano do ensino medio, eu adoro genetica, mas tenho dificuldade em quimica, gosto muito de animais, sempre me falaram para ser veterinaria, mas nao me interessa muito. Eu me interesso no corpo humano, doenças e tudo mais, mas nao sou uma aluna exemplar, e o curso de medicina é muito dificil e muito concorrido, gostaria de saber como me preparar para o vestibular, se vale a pena mesmo ja que nao é meu sonho como muitos falam, eu gosto muito, mas nao sei se é a profissao certa pra mim. como muitos adolescentes estou confusa e gostaria que voce me ajudasse nessa escolha e se for medicina mesmo, como me preparar ja que nao fui tão aplicada assim nos estudos.

    Tenho mais uma duvida, qual é o melhor cursinho pra medicina no Brasil ? e qual é o melhor curso de medicina ( faculdade federal ) do Brasil ? Obrigada !

  40. Mayara

    Olá! Acabei de ler a dica de que quem quer prestar vestibular p/ Medicina tem que fazer cursinho especializado p/ passar. Então esse curso será todo voltado para ela(só com matérias relacionadas a ela)? E quem está em dúvida e pretende prestar p/ o curso de Medicina e ourto curso que não tenha nada a ver c/ ela como Direito por exemplo, como deve fazer? Desde já obrigada, pois gostei muito do site, é muito útil.

  41. Letícia Ag.

    Olá. Tenho 16 anos e vou prestar o vestibular para o curso de medicina; Me chamam de fria por gostar da área da saúde, sangue, hospitais e essas coisas que envolve a medicina.
    Tenho curiosidade em relação a saúde das pessoas em geral, mas também pela parte da investigação da história, porque me interesso pela medicina legal também.
    Apesar de gostar do trabalho com vidas, não tenho a sensação que normalmente um médico tem, aquela preocupação em salvas vidas;Gostaria de saber se isso é normal no início, se medicina realmente é a minha área, e o que você me sugere, a medicina em si, ou não.
    Abraços, e desde já agradeço.

  42. Bruna C.

    olá tenho 17 anos, terminei o ensino médio,prestei este ano alguns vestibulares em universidades federal, pois não tenho condição de pagar uma particular !!! Porém não consegui alcançar a pontuação.Será que estou no caminho certo ????

  43. antonio santana

    tenho uma farmacia mais o meu sonho é ser medico tenho 28 anos sera que dar tempo de eu realizar meu sonho ?

  44. Gi

    Tenho 29 anos e nunca pensei em fazer medicina, trabalhei 13 anos em Banco e fui de menor aprendiz à gerencia geral, porém descobri q não queria isso p minha vida, pois nunca gostei, e saí do banco, certa vez meu primo q já é médico, qdo cursava a faculdade me disse q eu deveria fazer o curso de medicina, e eu disse q não queria. Hoje penso seriamente em cursar, porém acho algumas coisas meio sinistras no curso, você acha que eu me acostumaria ou é uma questão de dom ??

  45. Karine Milani

    Olá,tenho 15 anos e estou numa faze muit crítica da minha vida,preciso escolher a minha profissão e estou realmente muito interessada no curso de medicina apesar de algum tempo atrás estar interessada no de fisioterapia também. Acho uma profissão nobre e gostaria qu fosse a minha, mas à vezes fco indecisa principalmente pelo tempo de estudo, mas ao mesmo tempo penso que não será perda de tempo e si um investimento para o meu futuro. Será que estou certa ? Medicina ou Fisioterapia ?

  46. Pedro Addler

    Olá Tamires

    Para você poder fazer a especialização de Dermatologia, primeiro você deve fazer o curso de medicina e posteriormente se especializar em dermatologia.

    Dermatologia é uma especialização de acesso direto, pode ser começada logo após o termino do seu curso de medicina. Em geral, ela dura 2 anos.

  47. Pedro Addler

    Olá Darlene

    Em relação a erros médicos não se preocupe, eles acontecem mesmo e não tem como evitar, nos casos de erros médicos, os profissionais não são punidos.

    Agora não podemos confundir imprudencia com erros médicos, quando o médico age de forma irresponsável, nestes casos ele é sim processado e punido.

    Durante o curso de medicina essa é uma das grandes preocupações: ensinar e treinar bem os futuros médicos para diminuir ao máximo os erros médicos.

  48. Pedro Addler

    Olá Gabi

    Vou ser sincero com você, você pode até admirar o curso de medicina, mas não é pra você não…

    Durante o curso de medicina e principalmente durante a sua profissão como médica, você vai ver sempre muito sangue. Melhor procurar outro curso…

  49. Tatuana Lima

    oi
    eu tenho 14 anos amo medicina e sempre digo pra as pessoas q querem atuar nesta area q nunca estude medicina por interecesse de dinheiro e sim por amor a profissão e o objetivo de ajudar seres humanos.Eu quero fazer um curso de enfermaria pra ter uma base pra faculdade de medicina isso é bom?

  50. Pedro Addler

    Olá Paula

    Pelo visto você tem um interesse bem variado mesmo na área médica !!

    No caso, ortopedia e pediatria são especializações da medicina, para poder seguir essas carreiras você deve concluir o curso de medicina e depois se especializar.

    Já a fisioterapia, ela é uma profissão independente, você pode começar a carreira direto pelo curso de fisioterapia.

    No seu caso, como você tem um interesse bem variado, minha dica é a seguinte: faça o curso de medicina, durante o curso você vai ter uma boa idéia das especialidades, conhecendo melhor você poderá escolher uma especialização que te agrade mais.

    Se durante o curso de medicina você continuar gostando de várias áreas médicas diferentes, assim que você formar, poderá atuar como Clínica Geral.

  51. Pedro Addler

    Olá Izadora

    Em relação ao Inglês, infelizmente hoje não tem jeito de escapar: se você quer ser uma boa profissional, vai ter que aprender.

    Dentro do curso de medicina em sí, o Inglês não vai ser cobrado, o problema é que você pode sempre encontrar livros e notícias em Inglês que você vai ter que ler.

    Depois de formada no curso de medicina também, o fato de você saber Inglês pode te abrir muitas portas, para trabalhar em hospitais particulares por exemplo, saber Inglês é obrigatório.

  52. Pedro Addler

    Olá Fernando

    Aqui no Guia da Carreira, iniciamos uma série sobre as especializações do curso de medicina, já falamos sobre algumas, mas infelizmente ainda não falamos sobre a Urologia.

    Mas posso adiantar o seguinte, essa é uma área muito boa e com mercado garantido, já que não temos Urologistas suficientes nos hospitais.

    Para poder chegar a especialização de Urologia, você ter que trilhar o seguinte caminho:

    Curso de Medicina -> Cirurgia Geral -> Urologia

  53. Pedro Addler

    Olá Alexandra

    Essa é uma otima pergunta !! Muita gente que quer fazer o curso de medicina tem essa dúvida. Vou explicar por partes:

    - Residência Médica: A residência médica é como se fosse um “estágio obrigatório” que todo médico deve fazer para poder tirar o seu CRM. Sem o CRM você não pode exercer a profissão de médica. Iniciada logo após o término do curso de medicina, a residência dura em média 2 anos.

    - Especializações Médicas: As especializações são como se fossem uma “continuação” do curso de medicina, você continua estudando para se tornar um médico ainda mais avançado/evoluido. Assim como a residência média, elas começam logo após o término do curso de medicina. Quanto mais você se especializar e quanto mais dificil for a especialização, maior o seu salário. A especialização mais difícil do curso de medicina é a Neurocirurgia, o salário inicial deste médico é de 12.000,00 reais.

    • lucas

      Caro amigo, sinto em discordar mas residencia medica nao e pre requisito para pegar o CRM. Ao termino da graduacao em medicina (6 anos) vc ja pega o seu CRM. O que vc chama de especie de estagio e o internato que sao os 2 ultimos anos da graduacao.

    • Alex Macatlha Macamo

      Estou encatado por essw curso,como e que eu faco pra me escrever ao curso?

  54. Pedro Ricardo

    Oi, estou há 4 anos tentando vestibular pro curso de medicina, é um grande sonho que tenho, e nunca desisti…Nos últimos anos tenho enfrentado muita dificuldade, mas apesar disso eu sigo em frente.Pretendo me especializar em neurocirurgia, não apenas pelo salário e etc.
    Gostaria saber do senhor quais são os passos q devo seguir..
    Obrigado pela antenção!

  55. Gabryela Vitória

    Olá! Bom, desde que entrei no ensino médio, sempre quis fazer o curso de medicina, lendo esse documentário sobre o curso de medicina cheguei a conclusão que essa mesmo a profissao que quero exercer !! Sempre gostei muitoo de biologia, matematica, fisica e quimica, em especial biologia! Mas eu queria saber qual das areas da especialização do curso de medicina tem maior salário, ou remuneração ?? Eu particularmente me interesso por cardiologia! Todos falam que pareço não gostar de ver sangue, mas eu acho muito legal, não só mecher com sangue, mas principalmente o fato de estar salvando vidas! E como eu gosto disso, quero ir na area da medicina que dê mais dinheiro, qual seria??
    Tchauu

  56. *Biaa

    então eu tenho 14 anos e pode parecer meio Clichê mais esse é meu sonho des de pequena, sabe eu nao ligo para o que as pessoas falam,e nada que elas digam vão me abater ou me fazer mudar de ideia,eu quero e vou ser uma cirurgiã cardiaca, agora me responda umas perguntas, eu tenho que fazer uma universidade e uma faculdade ou so preciso fazer o curso de medicina ?
    e se eu for fazer cursinho eu faço um especializado em medicina? no parana tem esses cursos?

  57. Eduardo

    Boa tarde Pedro fico pensando em minha vida nas escolhas errdas que fiz e hoje influencian diretamente a minha familia tenho 34 anos de idade casado formado em Direito e em Petróleo e gás porém não exerço nenhuma das 2 profições…minha familia toda é composta por médicos e as minhas escolhas erradas foram justamente por orgulho meu em não aceitar na época que ninguem tentasse influenciar na minha descição…dei mole pois hoje estaria formado no curso de medicina como o resto todo da familia..mais tenho o dom e o prazer em estar em hospitais e ajudar o proximo e ver várias cirurgias que meus primos gravaram..e refletindo nisso estou pensando em tentar o vestibular de medicina porém fico pensando no fator tempo pois com 34 anos não estaria velho pra isso..?

  58. Carolina

    Olá! Desde pequena quis fazer o curso de medicina, porém alguns acontecimentos durante a fase escolar me levaram a mudar para um curso que ficasse mais na pesquisa. Decidi prestar para ciências biológicas,foram algumas tentavivas frustadas. Fiquei muito triste por não entrar na universidade, então pensei no motivo. Não estava feliz prestando para esse curso. Resolvi ouvir o meu coração e mudar os meus planos para o curso de medicina. Depois que assumi para mim o que queria, comecei a ir melhor nas provas. Cheguei muito perto para ir a segunda fase de um dos vestibulares mais concorridos do país, questão de poucos pontos. Porém, por demorar para ingressar na universidade fico insegura e penso se há algum perfil para ser médico, como se há características para ser um médico. Gostaria de saber para ter mais confiança. Muito obrigada!

  59. lm

    Minha tia formada em psicologia com pos graduaçao .
    Se ela quiser fazer medicina agora. Ela poderá aproveitar algumas materias no curso de medicina ?

  60. Dyogo santos

    Ola dr Pedro,
    Eu tenho um sonho desde de novo em fazer o curso de medicina mas como ja foi falado acima por outros comentaristas as pessoas constumam colocar “pedras de palavras” em nossos caminho, ja disseram para mim vc não será capaz de fazer o curso de medicina é muito caro e vc sendo pobre como irá conseguir etc.. isso entra em meu coração como uma flecha e me dói muito pois não quero saber apenas de status profissionais eu amo o ser humano tenho dentro de mim um dseje de aliviar e ajudar a pessoa auto se curar pois creio que Deus deixou essa fé auto-curavél dentro de todos nós em alguns casos é preciso a intervensão de remédio e cirurgias mas o primeiro remédio a ser feito deve ser uma auto-estima é é por ai que vejo um médico um conselheiro de curas e voltando o assunto tenho 23 anos terminei meu ensino médio em supletivo irei começar esse ano um pré vestibular e irei fazer o que for preciso e acima de tudo creio em um DEUS DO IMPOSSÍVÉL mas querendo ou não determinadas palvras me desanimam por favor doutor me dar um “HELLP” PRECISO DE UM IMENSO CONSELHO aguardo sua resposta.
    OBRIGADO

  61. erike

    Oi tudo bem?tenho muita vontade de fazer medicina,mas sou técnico de segurança do tabalho,e disseram que o curso de medicina é integral, pois se isso for verdade,não passo fazer,por que?. Tenho que trabalha de dia,e estudar de noite,para poder,pagar,as mensalidades!
    Você poderia,me esclarecer, isso
    Obrigado pela atenção !!

  62. Izabela

    Oi!

    Minha matéria favorita sempre foi Biologia e eu tenho quase certeza de que irei fazer o curso de Medicina, já que estou próxima do vestibular e preciso escolher logo uma profissão que eu goste. Antes queria atuar como clinico geral mas me chamou muita atenção a área de neurocirugiao. Gostaria de saber mais detalhes sobre essa área e gostaria de saber também quanto tempo demora para me formar.

    Obrigada!

  63. Pedro Addler

    Olá Natália

    Você gosta de animais, mas não tem vontade de fazer o curso de medicina veterinária… você gosta do corpo humano e de genética, mas não quer fazer medicina… tenho uma excelente sugestão para você: faça o Curso de Biologia !!

    Em Biologia, você vai estudar, genética, animais, corpo humano, plantas e muito mais, se você não tem vontade de fazer medicina, não faça !! O curso de medicina exige muita dedicação e vontade.

  64. Grauce

    Olá! Meu sonho sempre foi fazer o curso de medicina, não pelo dinheiro, mas pelo amor que sinto (é inexplicável!). Mas todas as vezes em que pensava no tempo de curso me dava um certo desanimo, pelo medo de ser muito rotineiro. Há um tempo um amigo meu, que cursa enfermagem, me informou que eu poderia fazer o curso de enfermagem e depois a especialização em Pediatria, que é a área que pretrendo atuar. Isso é veridico? Posso cursar enfermagem e depois fazer a especialização em Pediatria?

  65. Pedro Addler

    Olá Letícia

    Pelo visto você deve ser uma pessoa bastante racional e lógica. Como você gosta da área médica, gosta de sangue e gosta de salvar vidas, tenho uma excelente sugestão para você: você pode fazer o curso de medicina e depois fazer a especialização de Cirurgia Geral !!

    Como você é fria e racional daria uma ótima cirurgiã, os cirurgiões sempre tem o perfil de profissionais sérios e focados, já que trabalham com precisão e com casos graves ( risco de morte ).

  66. Pedro Addler

    Olá Mayara

    Que bom que você gostou do site :P !! Em relação ao cursinho específico para passar em Medicina, não é que ele só vai ter matérias relacionadas a área médica, a única diferença é que ele é mais difícil já que o curso de medicina é sempre um dos mais concorridos.

    Fazendo um cursinho como este você estará preparada para qualquer vestibular.

  67. Letícia

    Olá, vou fazer 17 anos e no final desse ano vou prestar o vestibular. Sempre gostei de medicina e estou muito empolgada com o curso de medicina, mas tenho um certo medo de quando começar a residencia e enfim a prática como médica nao saber lidar com os meus pacientes tenho um certo medo de nao saber o que fazer, qual diagnóstico dar. Gostaria de saber se isso é normal e se for qual é o conselho que voce pode me dar?

    Obrigada…abraços

  68. Ana Paula

    Olá.
    Estou com 16 anos e pretendo prestar vestibular neste ano. Tenho grande interesse no curso de medicina, porque eu me sinto muito bem no ambiente hospitalar, sou uma pessoa paciente, determinada, dedicada,me dou bem em humanas e biológicas, sou atenciosa, e muito esforçada, acredito que isso seja importante para ser um profissional da área. Também sou uma pessoa alegre e brincalhona, acredito que poderia alegrar os pacientes, hehe
    Estou estudando muito em casa porque pretendo prestar vestibular na UFSC mas não tenho acesso ao cursinho, por isso estou revisando e estudando matérias, tentando aprender algumas línguas(difícil, rs), treinando a redação e fazendo sínteses. Se, por um acaso não conseguir na primeira, tentarei mais vezes. Bom, apesar do meu interesse em ser médica, também me interesse por Enfermagem, pq acho menos difícil, e também pq o enfermeiro geralmente tem mais contato com os pacientes! é o que eu penso.
    E aí, o que vc acha?
    Beijoo.. =)) Thank’s *-*

  69. Isaquiel

    Parabéns pelo site, tenho certeza que esta ajudando muita gente.

    Mas ainda tenho algumas duvidas, tenho 14 anos de idade desde os 13 decidi fazer o curso de medicina. Só que sempre perguntei para alguns professores em que area era aconselhado eu seguir, mas todos sempre falavam pisciologia, meus amigos e colegas me chamavam de pisciolgo por que eu sempre descobria oque passava pela cabaça deles (algo do tipo).

    Só que ai surge o problema, eu quero faser medicina, mais tenho medo de não consiguir, então fico em duvida.

    se fazer uma faculdade pulblica, a espealização precisara de outro tipo de teste, ou é mesmo particular?
    Obrigado.

  70. Álex. Recife

    Oi,tenho 16 anos e quero muito fazer o curso de medicina e depois me especializar em Neurocirurgia, mas dizem que vou ficar sem tempo pra mim e tenho que estudar muito, quero saber quanto tempo dura para fazer a faculdade de Medicina e me especializar em Neurocirurgia?

  71. Andreza

    bom so tenho 12 anos pra falar a verdade sempre mi interessei pelo curso de medicina principamente cirugias
    as vezes chego a ter um pouco de receio ao lidar com vida e morte mas é um sonho e vou fazer de tudo para realizar

  72. Pedro Addler

    Olá Bruna C.

    Está no caminho certo sim !! Imagina, entrar em uma faculdade federal é muito difícil ainda mais se você quer o curso de medicina.

    Conheço muito pouca gente que conseguiu entrar de primeira, a maioria das pessoas tem que fazer pelo menos 1 ano de cursinho.

    Se você quer passar no curso de medicina, esse é o caminho mesmo: estudar. Mas acredite, vale muito a pena, apesar de exigir bastante de você, medicina é uma carreira muito valorizada e muito bonita.

  73. Kelly Matias

    Oi Pedro,

    Eu não entendi muito bem sobre as especializações. Você disse que algumas especializações são integradas ao curso de medicina, mas par aquelas que não são, ou são todas integradas? Desculpe eu não entendi bem. A pergunta seria: Ginecologia e Pediatria são especializações integradas ao curso?

    obrigada

  74. Ellen

    Dr. Pedro,
    Gostaria de saber se uma mulher com 42 anos de idade compensa iniciar a carreira como profissional da medicina. Gostaria de saber também, se o curso é realmente exageradamente puxado para deixar o aluno sem tempo de frequentar uma academia, ou seria um pouco a mais ou igual que farmacia e bioquimica. Sempre quiz fazer o curso de medicina mas não sei se ainda pode ser uma boa. Diz ai.. Dr. Pedro!

  75. Pedro Addler

    Olá Antônio Santana

    Imagina !! Você ainda é bem jovem, se você tiver a vontade e também os negócios da farmácia deixarem, faça sim o curso de medicina vá em frente que vale a pena.

    Você vai se formar médico aos 30 e poucos anos, uma excelente idade para começar a exercer a medicina.

  76. Pedro Addler

    Oi Gi

    Se você está falando do fato de fazer laboratórios de anatomia e mexer com corpos reais, é sinistro mesmo !! Já visitei um laboratório de anatomia de um curso de medicina e posso te dizer uma coisa: sim, é pra quem gosta !!

    Essa é a questão, você gosta de medinca ?? Está disposta a dedicar grande parte do seu tempo pra essa profissão ?? Se estiver disposta, você se acostuma sim, se não estiver, melhor desistir do curso de medicina, a dedicação deve ser sincera.

  77. Carla Cota Sá

    Olá…

    Gostaria que me esclarecesse algumas dúvidas sobre o curso de medicina. Primeiramente gostaria de saber se a residência médica seria como uma pós graduação e gostaria também que você me falasse qual ou quais universidade privada podem me oferecer um curso de medicina que seja bem reconhecido e com melhor conteúdo.

    Obrigada, e aguardo respostas!

  78. Ana Laura

    Boa noite Dr Pedro,
    Tudo bem?

    Bom eu estou passando pelo maior dilema da minha vida, cursei um ano de Direito mas nao estou gostando do curso. Quero fazer o curso de medicina mas nao vou poder fazer cursinho, vou ter que estudar em casa.
    Sabe a minha mae disse que se for o que eu quero para eu tentar, mas as minhas amigas falam que é uma loucura e que me arrependerei depois.
    Eu nao sei o que faco, por favor me ajude!
    Obrigada.

  79. Pedro Addler

    Olá Karine

    Realmente, ter 15 anos é uma fase crítica mesmo !! Eu lembro quando eu tinha. Pelo que pude ver no seu depoimento, você tem sim um espírito de médica, de quem quer mesmo fazer o curso de medicina.

    Você gosta da área de biológicas e valoriza atributos tais como nobreza, com certeza você ficaria muito feliz em salvar vidas.

    Recomendo sim que você vá atrás deste ideal, é muito bonito mesmo, vá atrás de um cursinho ( quando for a hora ), vá atrás do seu sonho e faça sim o curso de medicina, tem tudo pra dar certo !!

  80. marissol

    eu sempre quis fazer o curso de medicina mais o que quebra e mexer com cadaveres eu estudo 2 horas por dia para se aperfeisoar a uma profissão q eu quero exercer

  81. Ana Carol

    Olá Pedro! Adorei o site! Estou prestando para medicina. Muitos dizem que sou séria e fria e por isso dizem que não serei boa médica. Já vi muito médicos mais sérios e tem aqueles que nem olham para nós. Sou atenciosa e amo pesquisar querendo diminuir o desconforto de alguém. Gosto sempre de saber o motivo das doenças e outras. Porém não sei se tenho “jeito” de médica. O que posso fazer? Obrigada!

  82. Pedro Addler

    Olá Tatuana

    Gostei da sua atitude !! É isso mesmo, não devemos fazer nada por dinheiro, tudo por realização, quando você faz o que gosta e tem dedicação o dinheiro vem de forma natural e sem ter que prejudicar a sua vida pessoal.

    Em relação a fazer o curso de enfermagem antes do curso de medicina, acho melhor você escolher uma das duas carreiras e fazer somente um curso, ambos os cursos são longos é melhor dedicar a um só.

    Se você gosta mais de cuidar das pessoas e ter um contato próximo, recomendo que faça o curso de enfermagem, se gosta mais de tratar das doenças e resolver problemas faça o curso de medicina.

  83. Pedro Addler

    Olá Pedro Ricardo

    Você está certo !! Com certeza um dos fatores que leva ao sucesso é a persistência. Se você quer fazer o curso de medicina, sim você pode !!

    Neurocirurgia, como você deve saber, é a carreira mais avançada que um médico pode seguir e também a de maiores salários. Para poder chegar ao nível da neurocirurgia, você deve passar pelos seguintes passos:

    Curso de Medicina -> Cirurgia Geral -> Neurocirurgia

    • lucas

      Atualmente nao e preciso passar pela cirurgia geral para fazer a neurocirurgia. Hoje e acesso direto.

  84. Pedro Addler

    Olá Gabryela

    Você tem o direito de pensar como quiser, mas posso te afirmar com toda certeza: guiar a nossa carreira e a nossa vida de um modo geral pelo dinheiro não tráz felicidade !! Devemos guiar a nossa vida pela satizfação pessoal e pela busca da evolução como pessoa.

    Se você quer fazer o curso de medicina e depois fazer cardiologia, é isso que você deve fazer, o dinheiro vai vir com o tempo, como recompensa pelo esforço e trabalho bem feito.

    Mas voltando a sua pergunta, a especialização do curso de medicina que dá mais dinheiro é a Neurocirugia.

  85. Pedro Addler

    Olá Bia

    Para você poder fazer uma especialização mais avanaçada da medicina ( cirurgia cardiaca no caso que você quer ) você tem que fazer primeiro o curso de medicina ( para ter uma base sólida ) e só depois estudar a especialização escolhida.

    No caso da cirurgia cardiaca você vai ter que fazer o seguinte caminho:
    Curso de Medicina -> Cirurgia Geral -> Cirurgia Cardiaca

  86. Pedro Addler

    Olá Eduardo

    Como diz aquele velho ditado: “O que passou, passou… ” não adianta se arrepender, se você fez alguns cursos que não gostou, não importa, o que importa é o que você vai fazer daqui pra frente.

    Se você quer fazer o curso de medicina, gosta do ambiente hospitalar e também da misssão de salvar vidas, vá em frente e persiga o seu sonho, nunca é tarde para recomeçar.

    Com 34 anos você ainda é jovem, a idade de uma pessoa também é determinada pelo seu modo de pensar e ver a vida.

  87. juliana goni

    o site esta de parabens a muito tempo venho preucurando um site legal e encontro um otimo nota 10 !!

  88. Willians Davith S. Almeida

    Ola galera meu nome é Willians Davith, tenho 14 anos e quero muito me formar em medicina veterinária esse e o meu maior sonho. Eu sei que alem de mim muitas pessoas gostam dessa profissão.

  89. Bianca

    olá!
    Primeiro parabéns pelo trabalho interessantíssimo que vc desenvolve através desse site,ajudando pessoas a entender seus conflitos, duvidas sobretudo a cerca do tão almejado e porque nao dizer,sonhado curso de medicina ! A minha história não é tão diferente de muitas que provavelmente vc já ouviu aqui ou fora daqui.Tentei durante 10 anos entrar em medicina,em universidades federais,mas não consegui.Era meu sonho.Ao longo desse tempo,fui aprovada em outros cursos mas os abandonei pra continuar a jornada rumo à medicina.Ainda não consegui!Atualmente faço um curso diferente de medicina,porque agora preciso trabalhar e o direito é “o curso dos concursos” ! Estou com 28 anos,não me sinto realizada,mas ao mesmo tempo tenho medo de deixar direito e ficar sem nada!Isso tem sido angustiante demais pra mim!Ogrigada pela oportunidade de desabafo!

  90. Isabelle

    Olá sou apaixonada no curso de medicina tenho 18 anos e não estou cursando ainda por faltaa de grana o curso aki na minha cidade é muitoo caro !
    vou fazer um cursinhoo para poder passa numa deferal !
    MEU GRANDE SONHOOOO

  91. Pedro Addler

    Oi Carolina

    Não se preocupe !! Você está prestando o vestibular para o curso mais concorrido do Brasil, se você levar alguns anos para conseguir passar no curso de medicina é perfeitamente normal.

    Em relação ao perfil do médico, existe um perfil sim !! Existe um perfil de profissional que sempre tem grande sucesso no curso de medicina, você deve ter as seguintes características:
    - Deve ser ética: Ser ético é característica fundamental para o médico, ele lida com a vida das pessoas, deve ser sempre justo e usar o seu conhecimento para salvar vidas.
    - Deve ser esforçada: O curso de medicina e depois a carreira de medicina são muito duros, se você faz um bom trabalho “fez a sua obrigação”, se faz um mau trabalho leva toda a culpa, prepare-se para uma profissão de grande responsabilidade e cobrança.
    - Deve amar a medicina: Na carreira de medicina paixão também é muito importante, você vai ter que trabalhar muito e fazer coisas extremamente difíceis no seu dia-a-dia, mas vale a pena, a carreira de medicina é nobre e muito bonita, você vai ter a chance de fazer as pessoas mais felizes e salvar vidas.

  92. Pedro Addler

    Olá Im

    Pode sim !! Se a sua tia já tem a graduação completa em psicologia poderá aproveitar uma boa quantidade das matérias que já fez no curso de medicina.

  93. Pedro Addler

    Olá Dyogo

    Pelo que posso ver no seu comentário você é uma pessoa de muita luta e muita fé também, isso é muito importante !!

    Em relação ao valor do curso de medicina é sim um curso caro, mas você sempre tem a opção de fazer uma federal. Tá certo que o curso de medicina é o mais concorrido e tudo mais, mas você pode sim !!

    Passar em um vestibular Federal é um grande desafio mas pode sempre ser vencido.

    Não acredite nas palavras dos outros, acredite na sua capacidade e no poder que você tem de realizar. Se você decidir pra sí mesmo que quer passar no curso de medicina, com certeza você vai passar !!

  94. Pedro Addler

    Olá Erike

    É verdade sim, o curso de medicina é integral e vai exigir que você tenha aulas ou então estude o dia todo.

    No caso, a melhor opção é fazer o inverso, se possível, tente arrumar um emprego noturno e para aliviar o peso das mensalidades do curso de medicina tente passar em uma Federal.

  95. Pedro Addler

    Olá Izabela

    A carreira de Neurocirurgião é considerada a mais difícil e por isso também é a mais valorizada dentro das especializações da Medicina.

    O cérebro humano é o orgão que os médicos e cientistas menos conhecem, por causa da sua complexidade.

    Para poder se formar como neurocirurgiã a primeira coisa que você deve fazer é o curso de medicina, após concluir você pode começar a fazer a especialização de Cirurgia Geral e depois Neurocirurgia. Para trilhar este caminho completo você vai levar entre 10 e 12 anos.

    Mas não se preocupe, após se formar no curso de medicina você já pode começar a trabalhar e levar as especializações em paralelo.

  96. Pedro Addler

    Olá Grauce

    Você pode fazer o seguinte: ao invés de fazer o curso de Medicina e depois Pediatria, você pode fazer o curso de Enfermagem e depois se especializar em Enfermagem Pediatrica.

    A Pediatria mesmo, no caso, você só pode fazer se tiver concluído o curso de medicina.

  97. Pedro Addler

    Olá Letícia

    Essa insegurança é comum na sua idade e pode acreditar ela vai melhorar bastante !! ( você fica mais segura quando envelhece )

    Em relação a sua desconfiança da sua capacidade, durante o curso de medicina e residência médica, você vai estudar a fundo todo tipo de técnica médica e doença durante 6 anos.

    Com certeza durante o curso de medicina você vai aprender tudo que vai precisar para ser uma excelente médica, não precisa se preocupar quanto a isso !!

  98. Pedro Addler

    Olá Ana Paula

    Lendo o seu depoimento e vendo as suas características pessoais: paciente, determinada, dedicada e brincalhona acho que você não deve fazer o curso de medicina não, você tem um perfil profissional mais adequado ao curso de Enfermagem.

    Sem contar o fato de você gostar do fato de ter contato com as pessoas, com certeza, você será uma excelente enfermeira !!

  99. Pedro Addler

    Olá Álex

    Não vou mentir, a Neurocirurgia é realmente a especialização mais difícil do curso de medicina.

    O cérebro humano é o orgão mais complexo do corpo humano, até hoje os cientistas não entenderam ele direito.

    Para você fazer o curso de medicina e depois se especializar em Neurocirurgia, vai levar entre 10 e 12 anos.

    Mas também tem um porém… por ser a especialização da medicina mais difícil, a Neurocirurgia é também a mais valorizada ( maiores salários ), os ganhos variam entre 12.000 e 20.000 reais por mês.

  100. Pedro Addler

    Olá Kelly

    Durante o curso de medicina, você vai aprender os fundamentos de boa parte das especializações, mas você vai ter que estuda-las mesmo para poder exerce-las.

    Para poder ser uma Médica Pediatra por exemplo, você tem que fazer a especialização de pediatria, senão vai ter somente o título de Médica.

    Relativo a sua pergunta, Ginecologia e Pediatria não são integradas, são especializações externas ao curso de medicina. Para faze-las você tem os seguintes caminhos:

    Curso de Medicina -> Pediatria

    Curso de Medicina -> Clínica Médica -> Geriatria

  101. Pedro Addler

    Olá Ellen

    Não vou mentir !! O curso de medicina é bem difícil sim e exige muita dedicação, é mais difícil que os cursos de Farmácia e Biomedicina que você citou.

    Mas também não vai impedir que você tenha atividades extras tais como fazer academia, você pode fazer tranquilamente junto com o curso de medicina, basta organizar o seu tempo.

  102. Pedro Addler

    Olá Carla Cota

    Dúvidas sobre a Residência Médica são muito comuns mesmo.

    A residência, que em geral dura 2 anos e acontece logo após o curso de medicina, é um período em que o médico ou médica recém formado passa trabalhando em um hospital sobre a supervisão de médicos mais experientes.

    Antes de terminar a residência, o médico não pode obter o seu CRM ( número do Conselho Regional de Medicina ) e não pode trabalhar em outro lugar, somente dentro de uma residência mesmo.

    Assim que termina a residência, o médico obtem o seu CRM e aí está livre para trabalhar onde e como quiser, abrindo um consultório inclusive.

    A residência médica é obrigatória e todos que se formam no curso de medicina tem que faze-la.

  103. Pedro Addler

    Olá Ana Laura

    Como diz o velho ditado: as mães sempre sabem o que é melhor para os seus filhos e sua mãe está certa !!

    Se isso é o que você quer, abandone mesmo o direito e faça mesmo o curso de medicina, pode acreditar: você nunca vai ser feliz se ficar insistindo no que não gosta !!

    Suas amigas devem estar falando pra você não desistir por dois motivos: ou elas gostam mesmo do curso de direito ou então não gostam também e estão com inveja da sua coragem de largar e fazer o curso de medicina.

  104. Pedro Addler

    Olá Ana Carolina

    Em relação a sua frieza, é assim mesmo é um traço do seu tipo de personalidade ( você deve ser do tipo de personalidade Racional ).

    Você pode muito bem ser uma mulher racional e ser uma excelente médica, não vai influenciar em nada o seu desempenho.

    Faça sim o curso de medicina, você gosta do assunto e ficará muito realizada fazendo essa faculdade !!

  105. laiza

    qual é o salario de uma medica e quanto tempo minimo de trabalho por dia?

  106. Rafael

    Olá.
    Sou apaixonado pela profissão de Médico, tenho 24 anos, sou casado e meu filho nasce agora no fim do ano.
    Trabalho das 23h00min ás 06h00min e mesmo assim sabendo que o curso é em período integral e que eu teria poucas horas de sono e podendo estudar em meu local de trabalho.
    Você acha que é possível cursar Medicina?
    Já fiz faculdade de Ciências da Computação, pois sempre trabalhei com computadores, mas percebi que não era isso que eu queria.
    Fiz também Técnico em Mecatrônica, pois trabalho no ramo de montadora e novamente acabei vendo que não era isso que eu queria.
    Fiz vários testes vocacionais e depois de pensar muito mesmo acabei decidindo fazer Medicina.
    Mas a minha maior duvida é se eu vou conseguir conciliar estudo, trabalho e família.
    Qual a sua opinião.

    PS.: Este blog é muito bom e me ajudou muito.

  107. flavia

    o site esta de parabens a muito tempo venho preucurando um site legal,, e encontrei esse é otimo nota 10 !!

  108. André

    Olá!!!

    Tenho hoje 25 anos,cursei Odontologia e agora estou no mestrado na área, na época de faculdade gostei muito de ter cursado Odonto, nunca tive problemas com sangue, porém com as dificuldades de emprego me desiludi muito com a minha profissão, e hoje não paro de pensar em fazer Medicina!!! a pergunta é, será que vale a pena mudar de profissão ??? será que vou gostar de Medicina ??? você conhece alguém que fez odontologia de depois foi cursar Medicina? e qual foi a Experiência dessas pessoas que mudaram assim de profissão???

    grande abraço!!!!

  109. Naiane

    Olá sou Naiane tenho 16 anos e vou prestar vestibular esse ano pra Medicina , todos dizem que é muito difícil , mas tenho fé quero me especializar em oncologia ou cardio estou em dúvida qual é melhor?

  110. Beatriz

    Oi, eu tenho 16 anos, e estou suuuuper em dúvida em 2 profissões: Arquitetura e Medicina. Eu amo desenhar, e achei interessante as matérias que vão ser estudadas no curso de arquitetura, tanto porquê algumas tem até a ver com o curso técnico de adm que estou fazendo, já tenho uma pequena base sobre projetos e gestão ambiental. Mas eu sempre quis ser médica, gosto muito de biologia, ciências e afins, todos os resultados de testes vocacionais que eu faço são destinados à medicina, porém, lendo as matérias que talvez sejam estudadas, não li com tanto entusiasmo, tenho medo que la na frente, eu não consiga memorizar as várias coisas que vão ser aprendidas e que eu siga o curso sem interesse. É só essa insegurança sabe. E gostaria de saber como eu posso saber qual delas é a profissão ideal pra mim. Obrigada desde já.

  111. tamires

    olá doutor Pedro Addler!
    Bom eu entrei neste site e comecei a ver os comentários e as perguntas que te fizeram,gostei muito por isso resolvi lhe pergunta também.Quando já criança tive um grande desejo de ser medica , ao decorrer da vida esse desejo virou um sonho , porém tenho muita vontade de prestar para as faculdades federal , mas tenho muito medo de não passar .Eu tenho estudado muito para passar só que todos nós sabemos que o ensino nas escolas publicasa não é aquelas coisa.Bom eu queria dicas para que na hora de fazer vestibular eu não ficasse com esses pensamentos , por que pensamentos negativos só atraem coisas negativas.
    Desde já agradeço.
    Abraços!

  112. Karina de Lira Viana

    Olá! meu nome é Karina, tenho 15 anos admiro muito do trabalho dos médicos, para mim um médico é muito mais que uma profissão é um dom de Deus, é tão lindo um trabalho importantíssimo, que pode chegar a salvar a vida de uma pessoa. Eu estou em dúvida, sempre gostei de artes e medicina desde de pequena,brincava até de médica qual será será minha profissão ideal vou pensar muito… Parabéns pela sua profissão! e Obrigada!

  113. victoria

    oi tenho 11 anos e meu sonho e fazer medicina e eu kero muit fazer neurocirurgião eu me apaixonei por essa profissao e foi engraçado como eu descubri eu vi numa serie que e dr. House e desde entao me apaixonei e eu pesquiso muit na internet sobre neurocirugiao e eu espero ser uma grande medica!

  114. Janaina Vieira dos Santos

    Tenho 14 anos,admiro muito o trabalho dos médicos gostaria de me grsduar em medicina.Vai ser uma honra para mim cuidar da saúde das pessoas.Sei que não é nada facil,requer bastante estudos.QUERIA MUITO ME RESPONSABILIZAR PELA SAÚDE DAS PESSOAS.

  115. Adrielly Cardoso

    oi Pedro tenho 18 anos e quero muito fazer medicina e depois me tornar pediatra,porém não tenho muito conhecimento das etapas que tenho que passar até chegar na pediatria, será que vc pode me da uma ajudinha me explicando essas coisas.

  116. isadora

    Bom queria saber mas ou menos quantos anos que se forma em medicina’ e quantos periodos sao para pode chamar de medico’

  117. wilson carlos

    deixei pra traz meu sonho e meu dever ja que um sonho pode se tornar realidade ne,quando eu tinha 19 anos desisti mas agora aos 30 vi pessoas morrerem por causa da falta desses profissionais medicos, um sonho q vou conquistar aparte de agora e cumpri meu dever por q amo as pessoas. valeu gente publicarei comentarios

  118. fernanda

    ola dr pedro
    meu sonho desde criança é cursar a faculdade de medicina
    mas acho q nao vou poder,pois,a faculdade é muito cara!!!!!!!!!!!!
    e sao muitos anos néé
    mas penso tambem em fazer psicologia pois gosto muito de lidar com a cabeça O CÉREBRO vc acha isso
    bom?
    aguardo sua resposta anciosa,desde ja agradeço.

    • Pedro Addler

      Acho ótimo, psicologia também é uma linda profissão!

  119. nathaly

    Olá,tenho 15 anos e ando um pouco indecisa,meu sonho é ser médica mas eu tenho medo de que quando eu me formar não tenha mais mercado de trabalho afinal muitos médicos se formam todo ano e é a profissão que grande maioria dos estudades querem.Será mesmo que daqui uns 12 anos médico vai se tornar uma profissão comum como aconteceu com advocacia ?

    • Pedro Addler

      Nathaly, minha opinião é que sempre precisaremos de médicos!

      • Hortencia

        Bom dia! Eu sou uma pessoa que sonha com essa área, mas nunca tive um estudo da área, não sei nada ainda, o máximo de conhecimento que tive em toda minha vida, foi o estudo do colegial, biologia, química etc, sei que é muito difícil e precisa de muita dedicação, mas minha pergunta é: eu, consigo ser medica me dedicando ao máximo aos estudos, mesmo sem saber nada sobre medicina? tenho medo de dedicação e persistência não serem o suficiente pra que isso aconteça.

  120. Carolina Schmitt

    Olá!tenho 16 anos sempre tive o sonho de ser medica sempre mesmo,muitos falam que talvez não consiga por ser muito difícil e o pior passar no vestibular e p mim tem q ser publica pois n tenho condições financeiras,ESTOU ME ESFORÇANDO MUITO para conseguir chegar lá,sei que é difícil mas quero muito tentar não estou pelo dinheiro estou por que tenho fascinação pelo que vejo. Mas será que é tão impossível p mim passar em uma publica por não ser nerd mas sou SIM MUITO esforçada???

  121. Duda

    Olá, sonho em cursar a faculdade de medicina, meu objetivo é passar em uma faculdade federal! Gostaria muito de ser obstetra e pediatra… (muitos falam que depois que eu entrar na faculdade isso pode mudar) porém não sou muito boa em quimica, mais nas outras matérias vou muito bem, sempre estudei em ótimas escolas, hoje aos 14 anos me dedico muito aos estudos, ano que vem estou pensando em fazer um curso técnico de enfermagem… O que acha? Isso pode me ajudar no futuro? Desde já agradeço… Beijos

  122. Lucimara

    Ola Doutor Pedro!!tenho 17 anos e estou cursando o 3°ano do ensino medio!sou apaixonada por medicina,sempre tive uma enorme paixão, um amor imerso por essa profissão ,,porem nao tenho boas notas na escola,tenho muito medo de não conseguir realizar o meu maior sonho,pois adoro ambiente hospitalar,pessoas,sangue e tudo que envolve a saude,,pelo fato de eu ser muito ansiosa tenho medo de tentar e me decepcionar comigo mesma ou me iludir,,,pois não tenho nenhuma outra profissão pra escolher,, sempre gostei de medicina,,o que eu faço?? aguardo sua resposta,,Obrigado!!!

  123. Bruna Paula

    Ola boa noite meu sonho é cursar na faculdade de medicina na area de neorologista que eu acho muito interessante mais vou tente abrir maos deste sonho porque meus pais nao tem condiçoes para pagar mais vou fazer o que posso tenho 16 anos e esse é meu maior sonho lutarei ate o impossivel para mim conseguir amo amedicina e seu que um dia esse sonho vai realizar

  124. Anna Beatriz

    oi me Chamo Anna Beatriz, eu tenho 16 anos e me interesso em fazer o curso de medicina , estou cursando o 2° ano do ensino medio e com Fé em Deus serei uma boa profissional . ;)

  125. Ana Carolina

    Olá tenho 15 anos e gostaria de saber se com a minha idade eu posso fazer um curso de medicina?

  126. Priscila

    Ola!! Sou louca pra fazer medicina gostaria de saber quanto tempo leva pra se formar em medicina

  127. Ana Rita

    Oi. Eu tenho 34 , sou casada e tenho tenho filhos adolescentes e mais jovens tambem (18 meses). Atualmente moro nos EUA e estou na faculdade estudando biologia para que possa ingressar na escola de medicina… eu gosto de biologia e quimica mas as minhas notas nao sao boas porque sempre tem uma coisa ou outra para fazer em relacao aos filhos e esposo.. talvez se tivesse mais tempo para estudar minhas notas seriam melhores… gostaria de uma opiniao cincera… sera que devo continuar na faculdade , mesmo sabendo que nao vou aproveitar o maximo de tekpo com is meus filhos do geito que gostaria, ou devi desistir e me concentrar na familia???

  128. R.Reis

    Ola Pedro, faço faculdade de fisioterapia, gostaria de saber as semelhanças na grade curricular entre as profissões.
    Desde ja agradeço.

  129. Matheus

    Poderia me informar o salário de um medico , nas diversas areas da medicina?

  130. Hugo

    Hoje, estou passando por uma dúvida. Já sou formado e consegui já um salário relativamente bom, mas a vida que eu levo nesta profissão não me dá prazer nem sinto amor em exercê-la. Sinto, desde criança, vocação para a medicina, e sinto também amor e prazer pela medicina, e isso vem desde o meu amor por biologia, pelo corpo humano e etc. Tenho como sonho ser médico, estou com 25 anos, mas tenho medo de já ser um pouco tarde para começar a estudar de novo e me formar em medicina, e estou com aquele medo também de ter que tomar a decisão de largar tudo e começar a estudar para vestibular de novo, já que já estou empregado e ganho um salário atrativo. Você acha que não tem nada a ver o que estou pensando? Preciso conversar sobre isso com alguém, a medicina me fascina demais. E sobre cursos de medicina em faculdades e universidades privadas, eles perdem em alguma coisa para as federais e estaduais ? Desde já agradeço!!!

  131. Juliana

    Ola Bom Dia, sempre tive muito interesse pela Medicina, especialmente pela área de Pediatria, mas o meu único receio é em relação a aula de anatomia com a manipulação de cadáveres, é comum esse receio em relação as pessoas que se interessam pela Medicina, doutor você poderia me dizer se têm pessoas que conseguem perder esse receio e dar continuidade ao curso?

  132. Gustavo Nunes

    olá!
    Tenho 14 anos,e sonho em ser médico geral, ou com uma especialidade que seria mais fácil.Me interesso tanto pela renda, quanto pelo objetivo.
    Eu tiro boas notas em todas as matérias entre elas as principais:ciências,biologia e química.Alguns problemas são a minha caligrafia,talvez seja coisa de médico mesmo,e outro é que eu não aguento ver cadáveres.Mas isso eu posso resolver escolhendo uma especialidade.

  133. junior

    olá. sou apaixonado por medicina,tenho 25 anos e trabalho,será que dá pra mim terminar o curso,sabendo que é integral,tem como conciliar o curso com trabalho?!

  134. Rafael

    Olá,
    Bom eu amo muito medicina e estou pensando em fazer a faculdade, porem é obvio que medicina requer um conhecimento sobre biologia… Minha pergunta vem nesse ponto. Eu não me lembro de coisas que eu estudei no Ensino Fundamental e no Médio sobre Biologia, teria alguma chance de eu fazer Medicina mesmo assim?

    Obrigado

  135. Karol Gomes

    Olá, meu sonho é me formar em medicina, porém por mais que me dedique aos estudos, tenho medo de ser reprovada de primeira no vestibular! Qual conselho você poderia me dá?

    • Maria

      Karol, eu também tenho esse mesmo medo, até porque esse curso que escolhemos é bem concorrido, né? Meu conselho pra você é este: não desista! É sério, não é papo de autoajuda, se você tem foco, vai tranquila. Nós vamos conseguir! Se não conseguirmos de primeira, a gente tenta de segunda, de terceira, de quarta… Enfim, o importante é realizar o nosso sonho e salvar vidas! Bons estudos!

  136. victória menezes

    oi,meu nome é victória eu tenho 13 anos e eu desde pequena sempre quis ser medica e entrar na usp , muitas pessoas apoiam e outras descordam do meu sonho , mas o sonho é meu não é …
    eu estou estudando bastante des de agora para ter uma noção mas não sei co o me organizar muito bem e o que estudar ao cero .
    estou estudando anatomia mas e o resto … me ajude por favor !

  137. josilene

    olá Dr.Pedro
    estou me preparando para prestar vestibular de Medicina,pois,vou fazer Medicina e ñ tenho duvidas.Quero na area cirurgica,quando termino o curso de Medicina já posso ser cirurgiã ou tenho que me especializar na area depois do curso concluido?
    desde já,
    muito obrigada!

  138. Carla Raiane

    Olá! Tenho 18 anos e estou concluindo o ensino médio técnico em Patologia Clínica. Já era de meu interesse atuar nessa área gostosa e prática. Desde o dia em que comecei o curso eu passei a me interessar mais na área. Meu sonho, hoje, é fazer uma faculdade de Medicina e me especializar em Obstetrícia. Pois é uma área bonita e prazerosa. Claro, que no fundo, eu tenho dúvidas se é isso o que realmente quero, se vou gostar do curso ou não, se vou me sair bem e tal… aquelas dúvidas dolorosas. Mas penso, neste momento que é isso que quero. E hoje, me inscrevendo pra uma faculdade, pesquisei sobre as etapas da medicina e achei esse site. Gostei muito e me incentivou mais para começar meu curso. Hoje eu amo a Patologia, claro que em todas as áreas e profissões sempre tem aquela matéria chata e coisas pessoais que acabam te desanimando, mas coisa que temos que deixar de lado e seguir em frente. Tem mais vantagens do que desvantagens! Esse meu sonho, tenho certeza que vai ser realizado. Só tenho que ter fé e acreditar!!!

  139. talita oliveira

    oiiii…
    Gosto muito do site ele é otimo e muito esclarecedor, me ajudou muito e recomendo para todos meus amigos.
    Tenho 23 anos e amo medicina é o meu sonho, porém sou casada e tenho 2 filhos pequenos e não gostaria de passar o dia longe deles.
    Gostaria de saber se eziste um curso de medicina aqui em sp com horário um pouco mais flexivel, sei que todos os curss de medicina são integral mas nenhuma universidade informa o horario de entrada e saida se vcs souberem de algum que o horario de saida seja antes das 18:00 por favor me informem vão me ajudar muito.
    Agradeço e espero anciosamente pela resposta.

  140. Ana Laura

    Ola! estou prestes a fazer vestibular para medicina, mas tenho uma grande dúvida em relação ao curso que melhor me adaptaria. Penso tambem no curso de farmácia na área de análises clínicas.Mas nunca gostei muito de química e física, sempre foram as materias que eu menos gostava na escola, junto com matemática. Mas tenho medo de começar o curso de medicina e não aguentar a carga horária e ver pessoas feridas. Por favor me ajude! Qual desses cursos seria o mais apropriado para mim?

  141. Cristiane

    olá, sou a cris.. bom amei a matéria, explica o q estuda no curso, acho q me indentifiquei bastanta, acho que sempre q parece uma nova dúvida se é medicin a mesmo que eu quero ou outra matéria, é pra eu ter certeza q a medicina é minha área, porque a outra profissão fica pra trás e amedicina continua privilegiada, o que eu deveria fazer para passar no vestibular e ntrar no curso d emedicina, como eu estgio.????

  142. REGYNNA

    olá dr pedro quero fazer medicina meu sonho e ser uma boa médica e atander sempre algumas pessoas carentes de graça trabalho voluntario.minha duvida é a seguinte precisa mesmo fazer uma especialização ? posso fazer curso medicina e residencia e pronto serei medica? abraço

  143. Patrícia

    Olá Pedro! Há anos formei o ensino médio e hoje estou com 27 anos. Não estudei mais durante todo esse tempo devido a problemas pessoais, mas hoje gostaria de cursar medicina. Qual o primeiro passo depois de anos parada para concorrer a um vestibular tão concorrido? Levará muitos anos de estudo, visto que já tenho 27 hoje? Há algum preconceito no curso com alunos mais velhos? E por fim, o horario do curso é integral, mas como é esse “integral”? Entra, por exemplo, 7 da manha e sai 6 da tarde? Final de semana tbm? Desde já mto obrigada, fico no aguardo de seu retorno…

  144. Angélica Villarroel

    Olá, tenho 19 anos, e faço pre vestibular. Tenho tentado medicina já faz 2 anos, e mesmo assim esta muito dificil passar tanto na publica quanto na particular, até para aluno muito dedicados. Eu estava pensando em começar o curso de Enfermagem, e queria saber se tem como abater algumas materias (as que forem as mesmas) no curso de Medicina na particular.
    Desde já agradeço. Abraços.

  145. Flávia Lazaroto

    Oii, meu nome é Flávia e tenho 16 anos, meu sonho é ser medica de preferencia pretendo me especializar em geriatria, porém eu queria saber o que realmente precisa pra ser um médico por que eu (acho) que não teria coragem de fazer pontos, cirurgia, reanimar… msm não me especializando nessa area eu vou precisar disso na residência médica certo? bom é só uma duvida e gostaria de ajuda. Outra duvida é que pesquisei sobre profissões do futuro e realmente engenharia estará em alta, porém medicina é uma area que não falta trabalho neh? desde já muito Obrigado!

  146. Tayana Batyavé

    , Desde pequena tenha a vontade , o querer , o sonho de ser médica , querendo me especializar em pediatria ou ortopedia. Comecei a admirar esse trabalho com 6 aninhos , quando descobri as várias vezes que o meu médico me salvou , quando cresci um pouco mais outro médico veio me ajudar , então a admiração só veio aumentar.Algo lindo é poder salvar vidas , é o que eu acho.Mas há um probleminha , ouvi falar que tem que matar animais , isso é real? :/

  147. Giovana saldanha

    olá,pedro adller,por favor queria saber se tem algum tipo de curso que eu ja possa fazer para poder me preparar ,,tenho 14 anos faço 15 em julho do ano que vem.Meu sonho é um dia poder ser medica,mas as pessoas vivem tentando tirar isso da minha cabeça,falam que é uma area muita demorada e complicada,pois bem eu nem do muita atenção,por favor se tiver algum curso que eu possa fazer ja me diga para que eu possa desde agora me preparar,.desde ja muito obrigada pela sua atenção.

  148. will

    olá, pessoal, eu tenho uma duvida sobre estudar medicina no exterior, eu quero fazer o curso, no japão(toquio), ai eu queria saber seu poderia fazer o curso lá e a residencia aqui no brasil, e exercer a profissão aqui e lá.

  149. Gabrielly Melo

    Olá, Tenho 15 anos e estou no 2º ano do Ensino médio. Tenho muita vontade de cursar medicina e me profissionalizar na area de Neuros.
    Mas como estava vendo, existe certa idade para cada curso.
    Com qual idade posso fazer o curso de anatomia e seguindo o curso na area de Neuro.

    Obrigado.

  150. Ane Caroline

    Olá, em decorrência da bela média que obtive no Enem 2012, 795,175, me inscreverei em Medicina no Sisu 2013, na UFMS.
    Estou muito apaixonada pelo curso e tenho feito muitas pesquisas a respeito, as quais tem contribuído para aumentar meu interesse pela área.
    Pretendo me dedicar ao máximo, pois sei que a jornada será árdua.
    Estou muito feliz por eu ter feito essa escolha. Antes, Medicina para mim era apenas um sonho, mas agora, é uma REALIDADE!

  151. Mila

    ola tenho 13 anos estou estudando em portugal em uma escola publica, a media aqui é entre 16% e 17% nao sou muito boa aluna mas gosto de ciências e estou com muito medo….queria seguir ciências e me especializar em medicina veterinária podia me dar uma ajuda… NECESSITO MUITO!!!
    obrigado(a)

  152. André Henrique

    Olá Dr.Pedro,
    Bom sempre tive vontade de fazer medicina deste pequeno e ser cirurgião plástico e queria saber se especializar nessa area da muito dinheiro,conheço um medico cirurgião plástico que ganha 200 mil por mês porém ele tem sua própria clínica mas se não tiver clínica já houvi falar que depois de um tempo pode ganhar até mais de 40 mil será que isso é verdade doutor?

  153. Monique Gurgel

    Olá Pedro Addler, tenho 16 e faço Informática integrado ao 2º ano no IFRN. Eu sempre quero apostar nos maiores e mais difíceis desafios que me aparecem, exemplo da minha escolha pelo curso de Informática na minha instituição, considerado o mais concorrido. Quero mesmo fazer Medicina! Sou, sempre quando cabe, fria e sem frescuras! E gostaria de me ver cuidando de pessoas, explorando o corpo humano, sangue, tecidos, e tudo o mais! Estou realmente disposta a me desafiar aos estudos concentrados para me preparar para fazer, no caso, o ENEM. Porém, eu tenho vergonha de dizer para as pessoas ao meu redor que esse é meu sonho. Parece que elas vão me dizer que eu não sou capaz, ou que eu não aparento ser a pessoas mais inteligente de todas, o que parece ser necessariamente preciso para passar! Eu queria ser mais encorajada a isso! Minhas notas são boas, mas não sou a melhor da sala! Grata!

  154. Aleida Cabral

    Ola eu sou Alida tenho 16 anos, eu gostaaria ser medica mas dizem que o curso de medicina é muito dificil e tenho medo de nao conseguir terminar o corso e ser um bom proficional.Gostaria de ter algumas dicas do Dr.Pedro
    Obrigada

  155. luana souza

    eu não gosto de ingles ,porem gosto de ciencias ,de crianças ,te salvar vidas ,daquele ambiente de correr pra salva a vida ,de atender ,de prestar solidariedade ,mas sei que presciso prestar vestibular antes disso !!que é mt concorrido ,isto me deixa meio será que quero !pq é dificil ,mas gostar eu gosto .decidi issto mt nova com 9 anos ,já sabia ,hj tenho 13anos ,to na 8 serie ,quero mt que vcs , me respondessem !!!

  156. Bruna

    Olá,gostaria de saber se dá para fazer Medicina com o FIES!!!Obg

  157. Luiz

    Estou prestes a ingressar em uma faculdade federal de medicina, ainda assim não sei tudo sobre o curso…
    Por exemplo, a partir de qual estágio um estudante consegue remuneração? É quando ele se faz o internato? residencia? qual seria a diferença entre esses dois últimos?
    obrigado.
    PS: o meu interesse em saber a partir de quando se consegue remuneração não é por ambição, mais por querer saber quando vou poder me manter, sem ajuda dos meus pais.

  158. Isabela

    olá, tenho 15 anos e futuramente pretendo fazer medicina, gostaria de saber se é bom eu fazer algum curso antes de fazer a faculdade. Conversei com alguns médicos e comentei que eu queria fazer enfermagem, mas eles falaram que enfermagem não tem nada a ver com medicina, porque enfermagem é mais cuidados e etc. Então eu estava pensando em fazer um curso de química, poi falam que a medicina é pura química, é uma boa???

  159. alejandro

    Preciso me imformar urgentemente sobre o CRM?
    eU vou começa faculdade no paraguay
    Quero sabe alguem pode me imformar se fazer uma
    pos-graduaçao no brasil é praciso priemiro ter o crm ou posso fazer a pos graduaçao e obter depois
    como posso revalidar meu titulo ou é muito dificil
    obrigado

  160. Cibelly

    Tenho 16 anos, minha mãe fez curso de enfermagem e eu quero seguir a carreira na medicina, eu vi a mensalidade dessa faculdade e vi que não está em minhas condições. É melhor desistir do sonho, ou jovens desfavorecidos como eu podem conseguir vagas com bolsas em bons cursos?

  161. Ana Paula

    Olá, me chamo Ana Paula, tenho 16 anos. Já venho me interessando pela medicina a algum tempo, é um sonho que pretendo conseguir com muito esforço e dedicação. Quero saber quais são as maiores dificuldades, que nós alunos que queremos fazer o curso de medicina, enfrentaremos ao longo de todos esses anos de estudo, caso sejamos ingressados na faculdade. Obrigado pelos esclarecimentos à cima

  162. Francine

    Tenho 15 anos agora ja posso procurar e fazer um curso de medicina ? Quero ser pediatra e olha AMEI MT ESSE SITE AMEI PARABENS !!!

  163. lenyse mendes moreira

    Olá,boa noite,queria que alguém ajudasse eu me decidir no curso que quero exercer durante a minha vida profissional. Não gosto de coisas que envolvam cálculos, pois não me dou bem com os números. Tenho um grande interesse em medicina, pois quero me profissionalizar em dermatologia. Vocês podem me ajudar sugerindo alguns cursos.

  164. Amanda

    Acho medicina uma profissão maravilhosa. Quero muito fazer parte de tudo isso um dia e não vou desistir tão cedo!! Mas estou ciente de que não é fácil, exige muito estudo, dedicação…. Mas no final disso tudo tenho certeza que valerá a pena.
    Tenho 15 anos e há 4 descobri que tenho arritmia cardíaca, faço tratamento, tomo remédios… De um tempo pra cá ser cardiologista me tornou um sonho que eu desejo muito conseguir realizar.

    • Maria

      Amanda, você tem razão, exige muita dedicação e disciplina, mas você parece determinada e sei que você vai conseguir realizar seu sonho! Bons estudos!

  165. Elisa

    Olá, queria saber um pouco mais sobre ser cirurgiã obstetra. Sempre achei interessante e bonita essa profissão, e como estou no 3º ano do ensino médio sempre fica uma dúvida sobre o que realmente você pretende fazer. Enfim, quero saber um pouco mais ;D

  166. Mazinha

    Oi tudo bem? Eu passei no vestibular de medicina e como toda caloura estou ansiosa para saber como deve ser o curso, Eu devo comprar algum material ( estetoscópio ou similar) agora no inicio do curso ou vai demorar mais um pouco?

  167. Mirla Di Pace

    Olá Dr.
    Estou no 3° ano do ensino médio, e vou fazer 19 anos. Desde pequena já gostava da área da medicina.Com apenas cinco anos dizia a minha mãe assim: Mãe quando eu for grande eu vou ser aquela médica que tira bebês das barrigas das mães(rsrs). Vinha com esse pensamento até esses dias, quando me deparei com a vontade de prestar concurso e ser médica do Exército. Pelo que pesquisei terei até 36 anos para prestar o concurso como médica e até 26 como enfermeira. Agora eu já não sei o que eu faço, porque queria conciliar a medicina e o Exército, mas pela área que eu sempre quis fazer acho que não vai dar, porque eu acho que não tem obstetras nos quarteis rsrs e agora eu estou meio perdida. Já até pensei em fazer faculdade de enfermagem, ou até trocar a Obstetrícia por Clínico Geral.. Estou achando que o que eu gosto mesmo é o contato com as pessoas, e poder presta o socorro direto (tipo pequenas círurgia, como acidentes).
    Será que você pode me dar uma luz, por favor? rs
    Se eu fizer o ENEM e o PROUNI eu consigo uma faculdade boa e uma bolsa de 100% tanto pra medicina quanto pra enfermagem?
    Ps: O que quero mesmo é poder exerce a minha função, seja ela em qual área for, para o Exército e dentro de uma força do Exercito.
    Agradeço desde já. Felicidades.

  168. Vagner Almeida

    Bom dia a todos e todas. Primeiramente quero parabeniza-lo, Pedro Addler, pela excelente iniciativa e atenção dispensada a todos os que querem fazer deste mundo um mundo melhor através da MEDICINA! Bom tudo na vida exige uma estratégia e sabendo das dificuldades diversas para se conseguir a aprovação em uma faculdade pública no curso de MEDICINA me sobreveio as seguintes perguntas as quais conto com seus conhecimentos, experiência, bem como os demais colegas vocacionados para este mister: 1) Uma vez iniciando o curso de biomedicina, em qualquer uma faculdade particular, quando conseguir a aprovação em MEDICINA (em uma faculdade pública) é possível conseguir eliminar as matérias cursadas? 2) É possível iniciar o curso de biomedicina e ter reais possibilidades de realizar transferência para o curso de MEDICINA em uma faculdade pública (Estadual ou Federal)?
    Grande abraço e desde já agradeço…!!!

  169. Alves

    Olá, sou Oficial Bombeiro, e tenho muita vontade de fazer medicina… tenho 35 anos, será que está tarde para optar por outra carreira como a medicina? espero resposta.

  170. wellington jacinto do couto

    ola!tenho 37 anos estou fazendo a eja estudei so até a oitava serie vou terminar agora porque parei para trabalhar sou balconista de farmacia sou casado tenho 2 filhos 18 e 15 anos amo medicina adoro a area ainda a tempo para fazer medicina?

  171. Ruth

    Olá, tenho 17 anos e vou prestar vestibular pra Medicina esse ano.Esses dias descobri que muitos dos livros do curso são em inglês e estou muito preocupada, pois nunca fiz um curso de inglês.Resolvi então iniciar o curso de inglês ano que vem, juntamente com o de Medicina, você acha que é uma boa ideia?

  172. Tatiana Lima

    Olá, tenho 16 anos e estou no último ano do ensino médio, amo biologia e sou muito elétrica gosto muito de falar,por isso não me vi em nenhuma outra profissão, se eu realmente for fazer medicina não quero trabalhar em hospitais e sim no meio do mato, cuidando daqueles que não tem condições, sem horarios e sem rotina cada dia uma nova experiência é o que realmente gosto, e em relação a ver sangue essas coisas sou mt normal, porém sou muito sentimental, fico pensando se algum paciente meu chegar a falescer fico imaginando o estado que eu ficarei por não conseguir salvar aquela vida, tirando isso estou amando muito saber mais sobre a medicina, porem estou muito confusa se realmente é para mim.

    • Maria

      Oi Tatiana! Nós duas temos mais ou menos o mesmo perfil e eu também me preocupo com essa questão do “sentimentalismo” e se esse curso realmente é pra mim. Sei que nós vamos conseguir! Boa sorte e não tenha medo, ter dúvidas é normal, afinal, somos jovens e é muito difícil escolher uma profissão. Bons estudos!

  173. Heloiza

    Olá, estou em uma grande duvida em que curso prestar. Sempre tive interesse por humanas cheguei a fazer técnico de enfermagem. No entanto, penso muito na faculdade de medicina. É valido fazer a faculdade de medicina so que na particular, dando como exemplo a UNIGRANRIO.Gostaria da resposta e se possível para o meu email. DESDE JÁ GRATA!

  174. Victor Hugo Dutra

    Olá.
    Meu nome é Victor,tenho 15 anos e estou fazendo o 2º ano do ensino médio. Vou fazer o ENEM 2013 e queria saber quais matérias que devo dar preferência para estudar,afinal é preciso ter as melhores notas para entrar em uma faculdade de medicina federal. E também gostaria de saber se todas a partir de que período começam os estágios nas universidades de medicina (Federal/Particular)? Agradeço desde já!

  175. Isabela

    Tenho uma duvida, vou fazer 15 anos no dia 12 de Fevereiro de 2014 e queria saber… Com quantos anos eu posso fazer cursos ou técnico em ENFERMAGEM? Com 15 anos eu posso estudar enfermagem?
    Minha mãe é enfermeira e estudou 4 anos, eu amo muito a profissão da minha mãe, vejo ela estudando e me dá muito curiosidade de saber mais e mais!

  176. tati

    ola gostaria muito se ser geneticista ou algo do tipo! tenho mesmo que ter o curso de medicina?? pois meu maior medo é na área cirúrgica e não sei que conseguiria! alguma dica?

  177. Paulo cezar nascimento

    Olá, pedro eu gostaria de saber que matéria devo estudar para tentar entrar na federal de pernambuco cursando medicina. Me ajuda por favor.
    Obrigado!

  178. Lucas

    Bom dia a todos!Olha estou muito preocupado profissionalmente, pois atuo na área laboratorial, na realizaçao de exames, urinálises, hematológicos, microbiológicos , parasitológicos, enfim, sou bioquímico e estou em contato com pacientes, médicos ou seja, realizo os exames em geral, desde a coleta até a manipulaçao dos materiais biológicos e também sempre em contato com médicos e pacientes analizando meus resultados com a sintomatologia dos mesmos.Mas , nestes 8 anos nesta luta-linda por sinal- , passei a pensar em fazer medicina, porém hje me encontro com 38 anos de idade, seria viável começar um novo curso nessa altura do campeonato?Amo minha profissão , mas nao tenho o retorno financeiro desejado, e sei que eu poderia me dar bem , muito bem também como médico, pois modéstia a parte sou bom farmaceutico-praticante e como bioquímico .Gostaria que lesse meu texto com muita atençao e me desse um retorno sincero.A associaçao de minhas experiencias e o começar a medicina seria viável? O que fazer? Começar aos 38 anos? Aos 45 anos sem especializaçao eu ainda conseguiria melhorar meu salário, ou seja, trabalhando bem e com responsabilidade eu conseguiria concorrer ao mercado de trabalho com jovens que estarão saindo do mercado?Aiaiai-rsrs- o que fazer?Abraços e agurado contato!

    • Lucas

      Oi Lucas, aceite Meu conselho? Nunca olhe sua idade para fazer o que vc gosta, a sua idade passa, o tempo passa e se vc nao fizer o que vc quer , entao vc vai passar junto com o tempo e a idade , nao olhe sua idade ninguem eh Velho para aprender.

  179. Danielly

    Olá Pessoal eu tenho 14 anos e desde pequena meu sonho é ser médica pelo fato de ajudar muitas pessoas! E eu quero muito cursar uma faculdade boa para mim me formar,não ligo que seja difícil porque acredito que ser for para mim ser médica Deus vai me ajudar mais qual faculdade vocês me indicariam?

  180. vicelly

    oi tenho 15 anos estudo no 1 ano do ensino medio sempre tive muito interesse pela Medicina, especialmente pela área de Pediatria,gostaria de saber se com a minha idade eu posso fazer um curso de medicina?

  181. Danielly

    Olá,sou Danielly e vou fazer 16 anos esse ano.Eu começei a me interessar por medicina,mas eu queria me especializar em Neurocirurgia.Tem algum curso que com essa idade eu poderia fazer.Se tiver acho bom porque ai eu ja ia aprendendo mais,

  182. Giovana

    eu tenho 13 anos me interesso muito por biologia, mas eu não posso ver sangue, e agora queria fazer muito medicina , mas com isso que eu tenho não posso fazer?

  183. maria aparecida

    oi tenho 26 anos e estou cursando 1º ano do ensino medio,a partir de quando eu ja posso começar faser faculdade de medicina,com quantos anos eu irei terminar tudo,e quanto mais ou menos eu preciso poupar para que no tempo da faculdade eu possa pagar as mensalidades.

  184. Filipe Hummel

    Boa noite,

    Eu gostaria de saber se quem se formou em Medicina pode ensinar Biologia em colégios.
    Obrigado!

  185. Mateus

    Olá Doutor, tudo bem? queria saber o que devo estudar para passar em uma boa faculdade de Medicina, obrigado!!

  186. paula

    oi,queria saber se tenho capacidade de fazer o curso de medicina ,mesmo nao me achando tao inteligente, e se e uma boa opçao fianciar a faculdade de medicina pelo fieS??????
    AGRADEÇO DESDE DE JA.

  187. pablo castro

    com quantos anos a pessoa ja pode atuar como medico?

  188. gyselle

    tenho 15 anos e qria saber se eu ja posso fazer um curso de medicina e onde eu encontro? obgd *____*

    • Maria

      Gyselle, tudo bem? Bom, se você tem 15 anos, provavelmente não terminou o Ensino Médio e você deve terminá-lo para entrar em uma Universidade ou faculdade. Funciona assim: você termina o Ensino Médio, faz a prova do Enem ou vestibular específico e, se tiver um bom resultado, ingressa no curso de Medicina, que tem duração de 6 e depois mais 2 de especialização na área que você escolher. Quanto às universidades: pesquise. Você com certeza encontrará uma que te agrade. Boa sorte!

  189. Sthefanny

    Boa noite ! Eu tenho 17 anos , e estou naquela fase de não saber se isso é o que eu realmente quero , medicina é um sonho , quero me especializar em obstetrícia , porque eu acho a área muito importante e tenho muita admiração por ela, só que estou cursando administração no ensino médio , ou seja , uma área que não tem nada haver o que eu quero , sei que deveria estar fazendo enfermagem , mas pelo fato de eu estar no 2º ano , não sei o que fazer . Se quando eu terminar o ensino médio, tentar um curso de enfermagem , ou qualquer outro próximo à minha área, e depois tentar medicina . Sei que é perda de tempo estar fazendo adm , mas quando se refere à um sonho , uma realização , independente do salário , e sim , só de estar trabalhando naquilo que sempre quis , vale a pena né ?

  190. carlos alexandre

    olá , tenho 39 anos e cursei o DIREITO por alguns anos mas com o passar do tempo me senti infeliz no curso e o meu sonho desde novo era o curso de MEDICINA , mas nao tinha dinheiro para pagar e com isso tive que fazer opçao pelo trabalho , consegui juntar uma reserva que hoje posso pagar um curso particular e tenho o tempo integral para estudar , mas acho que a idade pesa por terminnar com no minimo 45 anos , preciso de um parecer pois esta duvida esta me corroendoe ate hj nao me decidi , e com isso pessou 18 meses em casa e eu nada fiz , por fv que me pudesse me responder por email agradeceria . carlosalexandregarciacouto@gmail.com

  191. Sirlene

    Olá Dr. Pedro!
    Encontrei vários comentários aqui, que estão muito ligados a algumas das minhas ansiedades, quanto ao desejo de cursar medicina. Tenho 33 anos, sou graduada em Letras e Administração, já com MBA no segundo curso. Mas, nenhum desses me preenche. Falta algo. Gosto muito de servir as pessoas e principalmente poder ajudá-las efetivamente. Trabalho em plano de saúde há muitos anos e fico admirada com atendimentos médicos. Lidar com o ser humano em sua maior fraqueza, que é a doença é minha vontade. Sou muito racional, e até insensível às vezes, a fim de ser objetiva. Gosto muito de estar em hospital e por mim, estudo a biologia, todos os dias, principalmente na área de citologia, embriologia, histologia e genética. Porém, tenho um pouco de dificuldade com a química. Sou uma pessoa de fé, praticante na religião, e muitos “sinais” têm me levado a entender que é a medicina que me trará a realização total como profissional. Porém, preciso trabalhar para me sustentar e também ajudar minha família. Então, às vezes vejo a decisão de fazer o curso como loucura. Mas, ao mesmo tempo, confio que se é isso que quero, as portas se abrirão. Estou estudando para tentar vestibulares com até 300 candidatos por vaga, em MG. Assim, gostaria de três dicas suas, Dr. Pedro: Na grade curricular há muita química a ser vista? Para quem não tem muita afinidade com a disciplina é possível aprendê-la? Como não tenho condições financeiras para me manter durante o curso, é possível conciliar algum tipo de trabalho com os estudos, uma vez que o curso é integral? Durante a residência há alguma remuneração? O dinheiro não é o meu foco. É claro que ele será bem-vindo até mesmo para que eu possa ajudar mais as pessoas. Eu sou encantada com a profissão de médico. Acho-a extraordinária. Mas, sempre pensei ser algo longe de mim. Porém, há algum tempo essa vontade tem aumentado e movido minha disciplina. Desde agradeço a atenção. Parabéns por ajudar as pessoas no caminho do discernimento!

  192. Evelyn Silva

    Olá,eu gosto da área, mas tenho ficado muita desanimada pelo fato de querer fazer especialização em pediatria e ser muito difícil, muitas amigas minhas queriam a mesma área e desistiram. Tenho 14 anos e curso o 1º ano do Ensino Médio, acho que está quase na hora de definir uma profissão. Queria fazer algumas perguntas sobre o curso de medicina.
    -Tem algum curso técnico que eu posso fazer pra ajudar ?
    -Residência médica já está inclusa no tempo total de faculdade(12 semestres)?
    -A especialização em pediatria dura quanto tempo ?
    -Tenho que fazer mais algum curso(além da especialização) pra ser pediatra ?
    -O custo de material custa quanto por semestre aproximadamente ?
    -O vestibular pra Medicina é diferente dos outros ?
    Bom, é isso, se eu lembrar de mais alguma coisa, posso lhes escrever um email ?

  193. andrea

    nestes 2 ultimos anos antes de se formar, qdo o aluno de medicina atua em aprendizado como médico, é remunerado ? qdo efetivamente começa a trabalhar e poder receber remuneração ?

  194. Carine

    Eu tenho 15 anos e o meu maior sonho é ser médica, mas o meu maior medo é não encontrar trabalho.
    Será que uma pessoa formada em medicina encontra rapidamente o trabalho?

  195. Carine

    Queria saber qual é o sentimento quando se salva uma vida, e quando este objetivo não é alcnsado.
    Qual é o impacto que os médicos têm perante a socieda?

  196. Fernando

    Sempre quis fazer o curso de medicina, mas o valor do curso nunca me possibilitou isso. Por isso me agarrei na carreira jurídica, estou fazendo Direito. Posteriormente pretendo fazer medicina e talvez me especializar em Medicina Forense.

  197. maycon jonas

    Olá meu nome é maycon e tenho 12 e estou muito interessado em medicina eu começei a gostar quando fui a um hospital e quis ser do memso jeito gosto de fazer as pessoas felizis e queria ter a especialização em pediatra pois adoro criaças eu estudo muito anatomia olho site e jogo
    MAIS QUERIA FAZER PERGUNTAS:
    será se pode fazer medicina junto com a especialização ?
    e na sala de aula pratica dá medo?

    responde DR.Pedro Addler

  198. ademar

    A residencia entra nos 6 anos ou é separada?

  199. Suellen Cristine

    Olá, Pedro. Eu tenho 17 anos e to cursando o 2 ano do ensino médio.Quando as pessoas costuma entra nesse assunto de Faculdade, do que voce quer ser eu sempre fico em duvida, aliás eu nao sei o que eu quero ser ainda em que carreira exercer. Eu não gosto de matemática nada que leve a números contas e etc. Eu gosto de ler e sou bastante curiosa. Eu escuto bastante gente dizendo sobre a carreira de medicina então resolvi pesquisar. Bem to até gostando, como meche com mortos sangue e essas coisas eu não sei se eu teria nervoso ou ate medo na hora. Apesar de eu ser curiosa acho que não iria me atrapalhar eu acho que eu enfrentaria tranquila. E to pensando em arriscar por que quero saber de que realmente gosto, do que eu realmente quero exercer por que querendo ou nao nois temos que estudar por aquilo pra dali agente saber o que realmente queremos. E como eu não sei o que qero ser ainda acho que tenho que me jogar numa coisa que dali vai descobrindo aos poucos. To certa? Quero uma ajuda. Mt Obrigado :)

  200. sergio

    olá tenho 35 anos e tenho um sonho, de me formar em medicina,será que nessa idade que tenho, e possivel.

  201. Dito americo

    Gostaria de ter mais dicas sobre o curso de medicina

  202. Daiane

    EM RELAÇÃO ÁS UNIVERSIDADES E FACULDADES DE MEDICINA, QUAIS SÃO AS MAIS FÁCEIS DE SER APROVADA, NO ESTADO DA BAHIA E DO PARANÁ, ESTUDEI TODO MEU ENSINO MÉDIO EM ESCOLA PÚBLICA SOU DESCENDENTE DE ÍNDIO, QUAIS SERIAM AS MINHA CHANCES, DIANTE DESTA CONTEXTO SEPARADAMENTE, TENHO 28 ANOS E JÁ TENHO NÍVEL SUPERIOR.

    GRATA.

  203. amanda.v.s

    Oi.. meu nome é Amanda, tenho 15 anos e gostaria de no futuro me formar em medicina,e espero o desejo de outras pessoas se realizem..

  204. victor

    Bem estou aqui pra dizer que irei trazer para realidade aquilo que começou como sonho ser medico mas as dificuldades me sufocam preciso trabalhar e não sei como ajustar a vida de medico com a minha família e futura esposa Aline rios meu medo e não poder trabalhar e passar necessidades apenas isso mas vou conseguir com a força de Deus.

  205. marcelo alves

    Olá. Tenho 28 anos. Como eu posso fazer medicina durante o dia e trabalhar á noite? minha família é pobre e não vai poder me dar nenhum centavo pra me ajudar. Moramos no interior. Eu quero fazer numa universidade federal na capital pra não ter que pagar, mas e os outros gastos pessoais? e eu ainda faço uso de medicamentos que eu tenho que comprar durante o resto da vida. Como faço?

  206. Ana Beatriz

    Olá. .. gostaria de esclarecer algumas dúvidas….tenho 15 anos ,, estou no 3º ano do EM..estou muito indecisa , entre medicina e Enfermagem.. também porque , onde eu moro não há faculdade de medicina, apenas de enfermagem.. sei que não tenho maturidade suficiente para sair agora e enfrentar uma universidade Federal … sou apaixonada pela área de saúde, meu prazer é poder cuidar das pessoas.. será que se eu começar a cursar enfermagem, concluir,, já tendo maturidade e dinheiro pra me manter fora,, poderia iniciar medicina? ? ou deveria apenas me especializar mais na outra área?? deveria fazer um curso preparatório então, pra de cara tentar medicina?? me ajude, por favor.. espero ansiosamente uma resposta.. desde já agradeço…

  207. Júnior Santan

    Ola tenho 20 anos meu sonho e ser cardiologista não muito pelo dinheiro mas sim pra poder ajudar as pessoas como um cardiologista ajudou a salvar minha vida quero fazer isso pra pessoas também me sinto vivo só em ajudar o próximo mas me tira uma duvida no curso de medicina tem muito seminários de apresentações porque sou muito tímido ?

  208. Yasmin

    Eu também qero cursar medicina, e ser uma excelente profissional, embora minha familia prefira que eu escolha cursar direito. Já pesquisei um pouco sobre a profissão,mas tenho algumas duvidas sobre ela , dizem que nesta carreira os médicos vivem para o trabalho e nao tem tempo para si mesmo, familia etc , é verdade? ou depende da área de atuação. Outra duvida é se o aluno deve ser um cranio em quimica e física…
    Obrigado :)

  209. Maiara

    Olá, tenho 14 anos e já escolhi a minha profissão.
    Com certeza serei médica.
    pena que é meio caro, mais tentarei fazer pela faculdade federal, dizem que tem um bom retorno.
    trabalhando no PR em uma cidade pequena quanto ganharei? e em uma cidade grande?
    Bgdoo… *-*

  210. Dayane

    Olá, eu tneho 22 anos. Me formei no ensino medio a 5 anos atras e a partir daí tenho tentado fazer varios cursos, comecei administração, desisti de enfermagem sem nem começar e fiz uma ano de biomedicina, adorei mas no ano seguinte começaram as materias mais especificas do curso e vi que não tinha nada a ver com medicina.. Enfim, hoje sou estudante de Engenharia, claro como muitos pelo dinheiro, mas não estou indo bem e não estou gostando, continuo porque estou cansada de desistir sempre. Esse ano vou prestar vestibular mais uma vez esperando ganhar um bolsa de medicina porque acredito que é a unica coisa que serei realizada fazendo, mas estou na duvida porque são muitos anos e acho que estou muito velha. Será que conseguiria conciliar os estudos com um possivel trabalho?

    • Dayane

      Sou eu novamente, Dayane. Acho que me expressei mal, na verdade a minha duvida não é saber se posso conciliar os estudos com trabalho e sim, se há possibilidade de fazer o curso completo atraves de financiamento, pois minha familia não tem condições e mesmo que eu consiga um trabalho a noite o curso é muito caro. Queria começar o quanto antes, me sinto atrasada, meus amigos ja estao formando e casando.. enfim, acho que queria um conselho ou um empurrão pra criar coragem.

  211. anna carolina

    oii meu nome é anna carolina tenho 11 anos e meu sonho é ser pediatra e geriatra…….
    mas gostaria de saber quanto tempo leva para terminar os estudos ??

  212. anna carolina

    e com quantos anos posso comesar a faculdade de medicina

  213. Lucas Mello

    Tenho 22 anos, ja terminei o E.M., e digo uma coisa, não tem idade para se estudar, basta ter muita vontade e determinação e fazer a escolha serta. É o meu sonho desde criança ser médico, ajudar um semelhante, independente da posição social e ètinica é magnifico nossa….pense ajudar uma pessoa a se curar de a alguma enfermidade, é muito gratificante tanto moral quanto profissional. E isso ai espero futuramente estar dando o meu próximo comentario ja formado nessa extraordinaria profissão.

    • Fernanda

      Pois é, Lucas! Eu também penso em quão gratificante deve ser participar do reestabelecimento da saúde do proximo e tenho o grande sonho de ser médica e fazer a diferença. Se Deus quiser, vamos conseguir. Boa sorte e bons estudos!

  214. Mateus

    Bem Quando era criança pesava Muito em ser medico sofri demais hoje so um medico de 21 anos do Rio de janeiro devo tudo a deusn e espero que voces tabem seja se deus quize

    • carolina

      Médico e não sabe nem escrever o português direito?
      Certeza que não te formaram açougueiro?

  215. Stella

    Nossa amei esse site, tenho 16 anos estou terminando técnico em enfermagem, sempre tive vontade de fazer medicina, mas tenho um pouco de medo de não conseguir… Mas depois doque eu li aq, decidi que irei fazer medicina.. Muito obrigado a todos

  216. Ana Leite

    Quero saber se vc conhece alguém que se formou com mais de 43 anos em medicina….e nas disciplinas, que sei que varia de faculdade mais qual é o mínino da nota para passar de periodo?…

  217. felipe gonçalves

    olá eu me chamo Felipe tenho 16 anos e tenho um sonho que é ser um medico neurocirurgião. eu tenho esperança de que um dia eu irei conseguir chegar lá
    esse site me ajudou a obter muitas informações desta profissão tão maravilhosa

  218. angela

    EU QUERO E VOU SER MEDICA, NAO ME IMPORTO COM A OPINIAO DOS OUTROS, CADA QUAL TEM O SEU GRANDE SONHO, NAO DESISTAM….

  219. cibele

    eu tenho um sonho que é fazer medicina , tenho 16 anos , só que eu queria começar a aprender sobre esse meio agora pesquisei e descobri que eu posso fazer assistente de enfermagem , queria saber se depois desse curso posso fazer a faculdade de medicina normalmente ?

  220. Vitória

    Olá, tenho 13 anos, dizem que sou muito nova pra já saber o que eu quero fazer.. Mais mesmo só tendo 13 anos eu já penso em ser médica. Muitos dizem por ai que por causa dos estudos não mt tempo pra filhos, familia etc.. Isso me preocupa um pouco.. é possível administra as duas coisas o mesmo tempo?

  221. Leticia Alves

    Olá , Sou a Leticia tenho 17 anos e estou no ultimo ano do ensino médio , desde de criança sonho em ser medica, só que pelo o que eu andei lendo , eles matam os animais e eu acho que não conseguiria matar um animal e nem ter corage de mexer nos orgãos deles , meu sonho é ser uma doutora mais nesse curso tem algumas coisas que eu não tenho coragem de fazer. O que eu faço?

  222. carolina

    Devido à minha facilidade em todas as matérias na escola, tive uma certa dificuldade em decidir a carreira.
    Comecei pela engenharia, ao me formar na escola, desisti por causa do desenho técnico. Parti para o design, pois amo criatividade e ilustrações, porém achei o curso tão fácil que me desanimou.
    Meu sonho desde pequena era ser legista, mas nunca ninguém me motivou e quando mais nova, não tive interesse em estudar para passar em uma federal, assim como não tenho condições de pagar uma particular. Acabei nem cogitando a possibilidade.
    Porém, hoje em dia com 20 anos, decidi dar início à maratona de estudos para pelo menos, conseguir uma bolsa em medicina.
    Quais são os procedimentos necessários para eu me especializar em necrópsia?
    Ps: eu curso auxiliar em necrópsia e radiologia médica, esses cursos irão me auxiliar na hora do vestibular? Obrigada.

  223. guilherme maxwel

    Eu sou formando em educação física tenho 22 anos.
    Tenho muita vontade de fazer medicina, pelo fato de querer sempre ajudar as pessoas, e ter também muita paciência. Gosto muito da área da saúde, apesar de ser formado em educação física vejo que não estou satisfeito ainda, não que eu não goste da minha profissão, muito pelo contrario, mas vejo que falta algo mas aprofundado para mim.
    muitos alunos meus na academia me dão concelhos para fazer medicina. Mas já tenho 22 anos já sou formado, acho que se eu optasse em fazer um mestrado na minha área, acho que seria melhor, do que estudar muito para forma em medicina

  224. Bibi

    Boa noite !
    Gostaria de saber aonde no Rio de Janeiro tem uma faculdade boa de medicina ?

  225. Beatriz Rodrigues

    Bom…
    Eu sou estudante do curso de Ciências Biológicas,na Universidade Estadual do Ceará, tenho 18 anos, e não estou feliz com a faculdade de Biologia apesar de tirar boas notas. Curso o segundo semestre ainda, e atualmente passei a olhar Medicina e Fisioterapia, com um olhar mais profundo. Acho que seria uma boa pediatra, mas como Medicina, tem muita Biologia, e como não estou feliz com esse curso, acho arriscado correr atrás desse objetivo, com medo de isso ser apenas uma fase. Poderia me dar sua opinião?

  226. eliseu

    Olá, medicina é o meu sonho, mas minha preocupação principal são os gastos com livros, xerox e material específico. Será que você poderia me dar uma base de mais ou menos quanto quanto fica esse material por mês?

  227. iago

    oi
    eu tenho 22 anos e já sou formado em farmácia e bioquímica, mas como todos meu sonho é ser medico,
    gostaria de saber se como farmacêutico eu consigo abater alguns anos da faculdade de medicina?

  228. Fernando Figueira Quemba Roque

    Oi chamo-me Fernando eu desde criança sonhei ser vo médico o meu sonho é conseguir uma bolsa para ir num Brasil me formar e ser um grande médico eu amo este curso por favor meu deus me ajude obrigado a todos que estão a ler.

  229. mariana wachholz

    meu maior sonho e se formar em medicina, nao sei porque mas desde que era pequena gostava de brincar de ser medica,mas qual seria o curso mais apropriado para quem quer fazer medicina?

  230. Gabriela

    Olá, tenho 17 anos e quero cursar medicina e me especializar em oncologia pediátrica, gostaria de saber se após terminar o curso e as residências necessárias, é interessante fazer mestrado/doutorado de oncologia?

  231. Wanessa silva

    com que idade posso fazer curso pra pediatria?
    tenho 15 anos

  232. GRAZIEE SILVA

    OI EU QUERO SABER SI VAI SER MUITO DIFICIL FAZER AS PROVAS PARA A MEDICINA?

  233. alexandra

    amei td como eu pensava tem q se dedicar ao maximo nao ha sonho impossivel e com deus a minha frente eu vou conseguir me ajudou muito amo muitissimo a medicina em primeiro lugar e tbm é otimo trabalhar naquilo q se gosta no meu caso eu amoooo a medicina….

  234. Caren

    Olá eu preciso muito que me respondam ! eu só tenho 15 anos ,quero e peço a DEUS que eu consiga fazer a faculdade de medicina mais eu queria tirar uma dúvida, eu quero me especializar em cirurgiã geral ,eu só não sei se eu tenho que fazer medicina pra poder me especializar em cirurgiã ou são faculdades diferentes? e quantos anos são ?

  235. Milliane

    Olá,
    Vale a pena fazer medicina em uma universidade particular e depois se especializar em federal?
    É muita pressão porque tenho 17 anos e estou cursando o ensino medio e fazendo cursinho preparatório. Meus professores falam que tenho muito potencial para passar em federal. Mas meus pais dizem que nao querem que eu á longe. Uma dica? (Sou do interior)

  236. Hellen Costa

    Oi, eu a pouco tempo vim com essa ideia de fazer medicina e me especializar em pediatria, mas fico com um pé atras por causa do tempo, 6 anos, é muita coisa e também por causa da concorrência… Mas é bem provável, estou animada, vamos ver no que vai dar. Que Deus me ajude!

  237. Luiz

    Blz,Tenho 24 anos e estou pretendendo retomar os estudos,prestar vestibular e ingressar no curso de medicina ainda estou jovem para enfrentar esse curso penso q concluirei aos 31 anos é isso?Não estou olhando só a questão financeira mas a beleza da profissão salvar vidas.

  238. Daniela do Carmo Camilo Silva

    Ola´gostei muito deste guia da carreira, meu sonho é fazer medicina ,não vou perder o foco pois o sol brilha para todos ,um dia vai brilhar para mim !parabéns pelo site.

  239. italo

    Ola. meu sonho é fazer medicina. pois falam que um aluno de medicina não tem tempo para nada e talz.só que gosto mto de ir a acadmemia.eu gostaria de saber de uma coisa: um aluno de medicina tem tempo de segunda a sexta pelo menos uma hora ao dia de fazer academia ? ou isso pode afetar ? até pq não podemos deixar a nossa saúde de lado.

  240. ithalo

    olá pedro, eu tenho 15 anos e desde que fui ao médico achei interessante a açao dos médicos, e com isso gostaria de fazer a faculdade de medicina na área de gastroenterologista e passar a se chamar dr.ithalo

  241. marcelly

    ola,meu nome e marcelly e tenho 11 anos me interesso muito em medicina…quero trabalhar na área de obstetrícia.Moro em são ´Paulo sp se poderem me ajudar por favor respondam.

  242. Yuri

    tenho pensado em cursar biomedicina mas não sei se no meio do curso migrarei para medicina – sera que alguem saberia dizer possibilidade de transferencia, se, tal como dizem ser enfermagem, o curso de biomedicina permite avançar alguns anos no curso de MEDICINA???
    Obrigado

  243. thalita

    ola gostaria de saber se vocês poderiam indicar uma faculdade que tenha medicina em são paulo?

  244. Ronei

    Prezado Pedro,
    Parabéns pelo trabalho!
    Vc, por acaso, saberia me informar o valor de um plantão de um medico no Paraguai?

    Respeitosamente,

  245. Guilherme

    Eu tenho 18 Anos. e eu parei no primeiro Ano do ensino Médio. Ano Que vem Vou Volta A estuda. e to interessado a fazer Medicina, Minha Primeira Busca por essa Profissão esta sendo Aqui Neste Site. eu preciso de varias dicas, o que eu preciso fazer pra entrar na faculdade?. e varias coisas que a medicina requer. eu sou de recife – Pernambuco

  246. Renata

    oi,gostei muito desta matéria, além de ajudar muito. Meu sonho, desde quando entrei no ensino médio, é me formar em medicina, porém não tenho ideia de qual área me especializar. Atualmente penso em cardiologia ou pediatria, mas não tenho certeza, então gostaria de saber a sua opinião a respeito dessas áreas, se realmente são boas.

  247. Fernanda Silva

    Olá, Dr.Pedro
    Primeiramente, parabéns pela sua educação e atenção a todos os comentários.
    Tenho 16 anos e estou no segundo ano do Ensino Médio e pretendo prestar vestibular para Medicina e desde já estou estudando muito (preferência e bolso para uma Federal). Sei que posso mudar de opinião, mas tenho muita vontade de ser pediatra ou oncologista pediátrica.
    Tenho me informado bastante a respeito do curso e da prática profissional e algumas vezes tenho a oportunidade de estar inserida no ambiente hospitalar (como postos de saúde e pronto-socorros).
    Apesar de todos esses fatos, me surgiram muitas dúvidas e venho agora esclarecê-las:
    -Qual a importância da língua portuguesa no curso de Medicina?
    -Nos primeiros dias do curso, quais são os materiais requeridos?
    -De que é composta a maleta “básica” para o curso? A partir de que momento ela é exigida?
    Muito obrigada por esse espaço e aguardo resposta.
    P.S: Tenho que dizer que me sinto muito feliz quando as pessoas acreditam na minha capacidade e ao invés de me olharem com a rotineira pena destinada aos vestibulandos de Medicina, sorriem e dizem que vou conseguir e que “tenho cara e jeito de médica”, mas tenho medo de não corresponder a tantas expectativas e acabar me pederdendo e mudando de ideia.

  248. flávia imbiriba

    adooorei a matéria!!!
    tenho 22 anos sou técnica em enfermagem e pela primeira vez tentarei medicina no vestibular
    queria tirar uma dúvida pra ser paramédico precisa necessariamente ser médico, fazer uma especialização ou qualquer socorrista que tenha curso de atendimento pré-hospitalar ex: (técnicos em enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas..) pode exercer esta função?
    desde já obrigada :)

  249. Marcela Ribeiro

    Boa noite. Como alguns colegas também sempre tiver vontade de fazer medicina. Por influência do meu pai fiz direito. Tenho 38 anos e todos me dão apoio pra fazer medicina, mas estou me achando velha demais. Estou em um dilema terrível. Meu sonho sufocado pela minha idade. Queria a opinião de vocês. Grande abraço.

  250. yasmin

    oi tenho 15 anos meu sonho é ser cirurgia.Ainda estou fazendo o 9 ano, e quero saber quais matérias tenho q me dedicas mais,não sou muito boa na matéria de matemática e tenho medo que isso me prejudique.E também quero saber como devo levar minha vida para conseguir.

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!