Curso de engenharia civil

Engenharia Civil – Conheça mais sobre essa carreira

Saiba mais sobre a carreira do profissional formado no curso de Engenharia Civil e como está o mercado de trabalho para o aluno formado nessa área

A Carreira de Engenheiro Civil

Engenharia Civil

Habilitação:
Engenheiro Civil
Duração do Curso:
5 anos
Área:
Engenharia
Atributos do Profissional:
Organização e Meticulosidade
Salário Médio:
R$ 2574,00

O curso de Engenharia Civil une a formação teórica com a formação prática, permitindo que o aluno atue nas mais diversas áreas da construção civil. É a área da Engenharia que trabalha com a construção, concepção e manutenção de ambientes físicos, como pontes, estradas e barragens. Esse curso tem como principal objetivo projetar, gerenciar, criar e executar obras e construções. Além disso, faz a análise das insolações e da ventilação local e define qual o melhor tipo de solo para as construções, com o intuito de garantir a segurança e a estabilidade da edificação.

Curso

O curso de Engenharia Civil tem como principal objetivo fornecer aos alunos conhecimentos e habilidades para que os mesmos possam trabalhar com a estrutura, o saneamento, a hidráulica e os materiais relacionados a construção. Nos anos iniciais são ministradas disciplinas comuns a maioria dos cursos de Engenharia, como matemática, estatística e física. Além disso, o curso oferece matérias das áreas da Economia e da Administração, fornecendo aos alunos conhecimentos das técnicas de gerenciamento de equipes. Nos anos finais do curso de Engenharia Civil as disciplinas são mais específicas, como construção civil, transportes e saneamento. O curso possui ainda aulas práticas em laboratórios.

O curso de Engenharia Civil é oferecido na modalidade de bacharelado, com duração média de 5 anos. É um curso da área das Ciências Exatas. Em algumas instituições de ensino superior o curso pode ser oferecido com diferentes nomes, como: Engenharia Civil e Ambiental, Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Construção Civil, entre outros.

Grade do curso

As disciplinas que compõem a grade curricular básica do curso de Engenharia Civil são:

  • Cálculo I, II, III e IV;
  • Física I, II e III;
  • Química Geral;
  • Geometria Analítica;
  • Eletrotécnica;
  • Materiais de Construção Civil;
  • Estruturas Metálicas;
  • Mecânica dos Solos;
  • Ética e Meio Ambiente;
  • Hidrologia.

Engenharia Civil: Possibilitando a construção e manutenção de estruturas, ruas, avenidas e edificios

Melhores Faculdades

O curso de Engenharia Civil é um dos cursos mais tradicionais do nosso país. Devido a isso, são inúmeras as instituições de ensino que o oferecem. Porém, antes de escolher a melhor faculdade, o aluno deve verificar se a mesma possui reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois somente assim seu curso terá validade. As principais universidades que oferecem o curso de Engenharia Civil com reconhecimento do MEC e melhor desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) são:

  • Universidade Paulista (UNIP) – São Paulo;
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Pernambuco;
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Paraná;
  • Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – São Paulo;
  • Universidade de Brasília (UNB) – Brasília;
  • Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Sergipe;
  • Universidade de Passo Fundo (UPF) – Rio Grande do Sul;
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie) – São Paulo;
  • Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Goiás;
  • Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Paraná.

Profissão

O profissional formado no curso de Engenharia Civil trata do projeto e execução de obras tais como pontes, estradas, avenidas, edifícios, viadutos, torres, barragens e todos os tipos de estruturas. Também cuida do estudo do terreno e do solo, do planejamento e concepção, desenho da planta e especificações da obra a ser executada. Além disso, atua na ampliação e na modernização de estruturas já existentes, na restauração e manutenção de edifícios históricos. O engenheiro civil acompanha e projeta as etapas de uma obra, sempre levando em consideração a segurança da edificação, monitorando as instalações hidráulicas, elétricas e de saneamento. Também acompanha os prazos e custos da obra a ser realizada.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o profissional formado no curso de Engenharia Civil é amplo, e apresenta expectativa de crescimento para os próximos anos. O aquecimento do mercado imobiliário também influenciou a maior procura por profissionais dessa área. A expansão e duplicação das estradas, a construção de portos, aeroportos e pequenas hidrelétricas e a modernização industrial tem gerado excelentes oportunidades de trabalho para o ramo da Engenharia Civil. A região Sudeste é a que apresenta maiores oportunidades de emprego para o profissional dessa área.

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados aos Temas: Curso de engenharia civil e graduação em engenharia civil

 
 
 

Comentários:

  1. Robert

    Olá tenho 15 anos e tenho vontade de fazer engenharia civil estou no 3 ano do ensino médio, eu só tenho um problema é que eu ñ me acho capaz de fazer um prédio eu coloquei na minha cabeça que eu posso errar alguma coisa ai depois o predio cai mata gente, eu nunca iria me perdoar e eu seria processado e preso, vc acha que tem chances de isso ocorre, agradeço desde já….

    • sidnei

      vc pensa d+, e mesmo assim pensa errado.

      • WALTER EUSTÁQUIO DE OLIVEIRA

        OLHA ROBERT:SE EU FOSSE VOCÊ EU FARIA-ARQUITETURA,VOCÊ VAI FAZER O PROJETO DE UM GRANDE PRÉDIO E MUITOS OUTROS.VAI PODER ACOMPANHAR AS OBRAS,E SE O PRÉDIO CAIR A CULPA NÃO E SUA,E SIM DO ENGENHEIRO QUE FEZ O CALCULO ESTRUTURAL.ABRAÇO:WALTER

        • jivago

          Respondendo ao Robert, não se culpe antes de fazer, você fica 05 anos em uma faculdade, para isso, para aprender os cálculos necessários, ou seja, você não precisa trabalhar justo na área de construção de prédios e sim outras áreas, como por exemplo segurança do trabalho, transportes e etc…
          Agora Walter, não sei o curso que tu faz, mas procure o conhecimento na área de Arquitetura, pois o Arquiteto só pode desenhar e executar projetos de prédio de 3 andares, acima disso somente um Engenheiro Civil.
          Um Abraço.

          Robert, te falei pq eu sou estudante de Engenharia Civil no Paraná, e para ajudar fiz supletivo, mas não estou focado nessa area e sim outras.
          Espero que te ajude em alguma coisa.

          • WALTER

            CARO AMIGO JIVAGO NÃO CONFUNDA PROJETOS DE ARQUITETURA COM PROJETOS DE CÁLCULOS ESTRUTURAL,O ARQUITETO PODE FAZER UM PROJETO DE ARQUITETURA DE QUANTOS ANDARES FOR PRECISO.NOS EUA TEM PRÉDIO COM MAIS DE (100)ANDARES,PROCURA SE INFORMAR MELHOR.ABRAÇO

          • Nayara

            Ola tenho 15 anos, ainda estou cursando o 1°ano do ensino médio, mas ja ando me projetando pra o futuro, pensando em que area atuar. Gostei muito da Engenharia Civil, quero muito me aprofundar mais nos estudos em relação a esse tipo de engenharia. Mas gostaria de saber se as mulheres tem espaço nessa area, porque vemos mais e homens que atuam e tbm em relaçao salario se os engenheiros ganham bem e conseguem facilmente um cargo.

      • rodrigo saraiva

        olha tenho 16anos gosto de contruçao ate porque faço uns bico d servente e estudo mas a minha base em matematica nao e muito boa quando eu for pra uma faculdade tenho comdeçoens de mim aprimora para absorver e emtemder o conteudo passado.obg

        • Marco Aurélio

          Pude perceber que além da matematica, o português também não é seu forte.

        • Mauricio

          Vc ira se aperfeiçoar na faculdade, e outra coisa faculdade é completamente diferente do que vc estuda atualmente. Ela é direcionada a aperfeiçoamento e se vc tiver vontade vai correr atrás.

        • Paulo Roberto Ceccon

          Rodrigo, se conselho fosse bom ninguém daria, mais segue o conselho que quer, não seja pessimista, primeiramente você deve procurar saber se você deseja realmente fazer um curso que é extremamente exigente em matemática, física, etc… Se gostar destas disciplinas e desejar ser um engenheiro civil, siga em busca de seus sonhos, lembre-se que você pode tudo, basta levantar a cabeça e começar correr atrás do prejuízo que teve em sua base escolar, só de querer você já é um vencedor, abraço, sou professor há trinta e dois anos e já vi estudantes que tinham uma dificuldade enorme e hoje são grandes engenheiros, médicos,empresários, etc…

    • melissa

      Sim voce gosta e isso que vc tem que fazer nao pessa assim porque se voce pensa assim nunca vai fazer nada.

    • Bibiane Araujo

      Robert,

      Sou estudante de Engenharia Civil, e sou apaixonada por essa area, se é a area que você quer, então não pense negativo,você vai passar 5 anos estudando para obter conhecimento, podendo evitar esse tipo de desastre.

      Mas pense bem se é a Area de que você quer seguir, se for, estude bem matematica e fisica…e Vai enfrente.

      • THARINE RIBEIRO

        OI TENHO INTERESSE NA AREA DE ENGENHARIA CIVIL,QUERIA CONTATO DE ALGUÉM QUE ESTUDE NESSA AREA PARA TIRAR MINHA DUVIDAS…

        • Gabriely

          oi faço engenharia civil, comecei esse ano e estou adorando tudo que aprendo, se vc fizer nao vai se arrepender, mas….. bom irá ter que estudar bastante…

        • jhonata roger ferreira veloso

          olha eu façp eng. civil… e se vc não gosta de matemática eh mlhr nem começar.. mais se gosta da área não custa tentar.. eu gosto demais.. cada dia que passa vejo que estou no curso certo, mais eh difícil demais .. mais nada eh fácil .. por isso ta ai um conselho, e bons estudos.. haha

        • Paulo Roberto Ceccon

          Meu e-mail é paulo.ceccon@ifsuldeminas.edu.br, trabalho no setor de engenharia com vários engenheiros, arquitetos, técnicos em edificações, etc.. Se puder ajudar estarei a disposição.

      • ronaldo

        se gosta da área de engenharia civil, vá em frente, atualmente com os programas de engenharia, cads,etc vc fará cálculos 100 % correto e mais o seu bom senso e comparação com edificios já construidos terá tranquilidade nessa área. abç e sucesso

      • Mario

        Queria saber se o engenheiro civil recebe mensal ou por obra que faz… Se for por obra, quantas obras eu consigo + ou – por mes??? E quantos recebo +ou- por obra?

        • karoline

          Se for por hora recém formado $10,00 ou $4,00 reais por hora,mas depende da empresa acredito que daqui alguns anos possa subir,mensalmente pode ser geralmente em cerca de 10.000 ou 4.000 por obra você tem que ter muitos anos de carreira.

      • Giliara Boeno

        Boa noite. Gostaria de uma opinião de vcs, adoro matematica e fisica, e então estou em duvida do curso q qro fazer, estou entre Ciências Contábeis e Engenharia Civil, não sei os dois me parecem ser muito interessantes gostaria de opinião de pessoas de fora do meu grupo de relacionamentos. Obrigado

      • Tatiana

        Olá Bibiane,gostaria de um auxilio seu,não sou muito boa em calculos,acha que isso vai atrapalhar minha faculdade?
        beijos

      • wanderson

        Eu estou cursando o 2° ano do Ensino médio e quero cursar Engenharia civil, e quero saber se é difícil a prova do vestibular…

    • Taciane

      Se com 15 anos vc ja está no 3° ano do ensino medio vc pode se considerar mais que inteligente..e tem mais,não só em engenharia civil,mais sim em todas as profissoes que for seguir tem que ser confiante no que for fazer!qualquer profissão tem seus riscos,não pode desistir de uma profissão tão gratificante só pq tem medo!Beijinhoos

      • Bruna

        Taciane, eu vou inciar meu Curso esse semestre estou muito empolgada com o curso, porém tem momentos que o medo bate, parece que não vou ser capaz… Me diga algo PFVR!

    • jessé

      olha cara pensa certo. vc tem o perfil de um engenheiro.
      Se preocupar com a vida de pessoas que vc não conhece é importante.E pode ter certeza que isso acontece com muitos.Mas é por isso que existe a faculdade para vc fazer sem erros e sem preocupação.Faça A faculdade e verá que estará apto para construir qual quer predio.Apenas use seu cerebro.Mesmo sendo loiro vc pode ser inteligente

    • Robson

      Robert na verdade a engenharia civil, não se resume apenas a obras, nosso campo de atuação e vastos e muito promissor. Com relação a o seu receio, não tem com que se preocupar, pois durante a sua graduação de engenheiro civil você vai aprender projetar, executar, gerenciar e manter uma obra.
      Mais é bom lembrar que um bom engenheiro alia conhecimento técnico, pratica e acima de tudo um excelente conhecimento de gerencial.
      Espero de certa forma ter ajudado você a perde este receio.
      Boa sorte na sua escolha profissional

    • Lala

      Sinceramente se vc pensa assim antes de fazer a facudade,antes de construir um predio, acho realmente que voce deve descartar esse sonho, pois voce é insegura e insegurança nao combina com essa profissao.
      Nao fique chateada, mas sonhe com algo que nao construa alguma coisa, porque concerteza voce vai acabar fazendo alguma besteira.
      Obrigada
      Bjs

    • Leonardo

      Oi meu nome é Leonardo Sou projetista de arquitetura, trabalho em construção civil a 20 anos e sei que em uma construção tem vários responsáveis e se um prédio cair o responsável seria o engenheiro de calculo estrutural, sendo que para isso acontecer vários profissionais teria que ficar quieto. 1° o mestre de obras pois ele lê o projeto de calculo, 2° o profissional de estrutura de ferro pois em um prédio normalmente se contrata um armador de ferragens experiente que de tanto fazer estruturas sabe quando esta errado ou não. 3° o desenhista de forma pois ele tem noção da dimensão da forma a ser construída, 4° o engenheiro de campo pois ele vai supervisionar a obra, por tanto se vc fizer o calculo e algo estiver errado e vc não ouvir essas pessoas ai sim o prédio cai. O calculo de um prédio é mais fácil do que vc imagina só estruturas em formato arredondado ou vão muito longo que tem que realmente ser engenheiro. Eu aprendi com os calculistas a calcular casas e prédio é a mesma coisa. Vc pega a cuba o concreto da coluna ou viga, vai dar a quantidade de ferro que tem que ser usado, tem uma tabela de ferro com dimensões usuais e uma obra simples quem já trabalhou tanto tempo com obra, sabe de cabeça. Fica difícil quando tem vão muito longo e quando é prédio tem que usar um livro de engenheiro e fazer um calculo simples de peso que tem que dar resultado o. é isso vc entra na faculdade e aprende varias áreas de uma obra incluindo desenho, sendo que se vc fosse fazer só calculo teria que estudar uns 12 meses (calculo e resistência de materiais).no brasil 90% das casas não tem calculo estrutural fica por conta do mestre de obras. Eu já trabalhei em umas 60 (10 anos) e nunca tinha planta de calculo. Se vc tiver mais duvida me dis e não fica com medo tem um programa que faz tudo não é feito mais a mão.

      • andre

        é tenho 22 anos mas não gosto de matematica e nem fisica acha que possoser um engenhero civil? aprenderei a gostar?

      • Renato

        Olá
        Gostaria de ouvir a opinião do (Leonardo) pois vi que ele já tem anos, de experiencia na engenharia civil, olha Leonardo eu curto muito a área de informatica, tava pensando em cursa na área de informatica mais vi que e muito pouco remunerado, e já que vou cursa 5 anos da minha vida uma faculdade quero cursa uma que eu possa ser bem remunerado, só que eu tenho uma duvida, eu nunca fui e melhor da classe na matéria de calculo Exemplo (Matemática, Física) qual o conselho você me daria irmõ!

      • Gustavo

        Leonardo eu tenho apenas 14 anos e gostaria que vc pasasse um pouco de sua experiencia e em que area eu mais devo estudar para se formar um engenheiro vlw

      • Filin Amorim

        qual é o salario de um engenheiro civil?????

      • Alessandroo

        He leonrdo vejo que vc deve ser um otimo engenheiro, tudo pra vc he muito simples, engenheiro moderno, que acha que tendo um bom software, tipo tqs tudo esta resolvido, a maquina aceita o que vc colocar e cabe a vc raciocinar a forma correta de inserir os dados, nao ficar contando com a sorte ou experiencia dos colaboradores , engenheiro deve saber tomar as decisoes corretas, pois seu trabalho nao he siplesmente seguir uma receita de bolo.

      • filipao

        tenho 24 anos e já sou formado e administração financeira e por falta de mercado de trabalho desejo fazer engenharia civil por causa do vasto mercado e gostaria saber se o curso e muito difícil qual a media de salários, se tem alguma coisa a ver com administração .

      • Lidia Caroliny Mariano Santos

        Nossa, chorei ao ouvir tudo isso que vcs falaram…
        meu nome é Lídia tenho 15 anos e estou cursando a 2° série do ensino médio,meu sonhoooo é me formar em engenharia,fazer um pós e aos poucos me aprofundando mais ainda no negocio,amoooo calculos,sou apaixonada,apaixonada mesmo por Fisica e Matemática…
        Meus colegas de classe faltam ficar loucos de tanto me ouvirem falar dessa profissão…
        Tive vários medos,várias dúvidas tambem… mas minha força de vontade,meu coraçao,minha paixao e meu,meu sonho falam mais alto todas as vezes que isso surge… Eu penso assim, que se vc qer algo corra atrás cara,não pare no tempo só pq as pessoas colocam na tua cabeça que vc nao vai conseguir,que é mt dificil, que nao vale a pena…
        É claro que vale a pena, é o seu sonho e de mais ninguem….
        Por muitas vezes eu ouvi meu irmão dizer que eu nunca,nunca ia ser uma boa Engenheira pq era profissão para homem não para mulher… mas nunca m importei, Porque? Porque é o meu sonho, meu desejo, minha vontade, e é isso que eu vou fazer….

    • pedro henrique

      não porque se voce e um engenheiro civil voce tera capacidade de fazer construçoes tao seguras porque o ramo da engenharia e só calculos matematicos . eu tambem sonho e ser engenheiro tenho 16 e estou no primeiro ano do ensino media e gosto muito das materia que o ramo preciça , e isso nao se preocupa isso nao vai acontecer só se voce for um pessimo engenherio , eu sonho em ser um bom proficional dar meu melhor para nada ocorrer errado isso e minha resposta so voce dedicar a sua profisão que nada vai dar errado tambem nao se esqueça de deus ele que vai garantir seu sucesso ele e voce se dedica que voce chega lá e isso que eu pretendo. e isso

      • pedro henrique

        e isso ai eu também tenho 16 anos estou no primeiro ano do ensino médio, e sonho ser um ótimo engenheiro civil, e isso que você falou deus estará com você , e só você se de ticar que você chega onde você sonha e só se dedicar que a engenharia civil não e um bicho de sete cabeças não se preocupe só se dedicar.

    • Brunno

      Não tire conclusões precipitadas, quando você entrar, passará pela teoria além de muitos cálculos e verificações fundamentadas nas normas que são atualizadas todos os anos, após isso você começa a pensar se será ou não capaz de projetar um edifício.

      abraço, e siga seu sonho.

    • Hiago P.

      MANO E O SEGUINTE TENHO O MESMO PENSAMENTO QUE VOCE TEM…TBM TENHO 15 ANOS ESTOU NO 2 ANO DO ENSINO MEDIO… ESTOU A PROCURA DE OPINIÕES DE PESSOAS QUE PASSARAM…E AXO QUE VOCÊ Ñ DEVE PENSAR NISSO MANO…QUALQUER PROFISSÃO EXIGE SEUS RICOS… ESTOU ANCIOSO PRA COMEÇAR MINHA FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL, TENTE FOCAR NO SEU OBJETIVO, QUANDO TERMINAR TERA ESPERIENCIA O SUFICIENTE PRA CONSTRUIR QUALQUER COISA…

    • Elias

      Fala sério com 15 anos no 3º ano do ensino médio e pensando ser engº civil pode ter certeza de que vai ser um ótimo engº vai fundo e pode ter certeza que quando vc estiver no 8º período como eu vc vai ver que é impossível um prédio seu cair!!! Vai fundo… Dedique-se a matemática!

    • Mike

      Você não pode ser ENGENHEIRO CIVIL, vá procurar outra área. Um Engenheiro tem que aprender a enfrentar seus medos,e precisa tomar decisões muito rápido, sem esse papo de eu acho… Procura fazer pedagogia ou outra coisa assim …

    • bruna

      olá,prazer meu nome e bruna,tenho 16 anos e tenho vontade de ser engenheira civil,se você não vencer seus medos você nunca vai poder atuar na área que você quer,seja confiante,você é capaz!

    • Rick

      Cara,eu penso assim. quando eu terminar o ensino médio, vou ter 5 anos para aprender, ter uma base e sair fera da faculdade, mas claro (com força de vontade) se é o que tu quer, vai fundo e não deixa passar se tu tiver oportunidade. Eu tenho 15 anos, tenho mais dois anos pra terminar o ensino médio mas já to me informando, aprendendo algumas coisas básicas e melhorar meu conhecimento… vai nessa !

    • João Inácio

      Oi, gosto muito de projetos de obras sou fascinado por estradas, tem dificuldades em exatas mais gosto muito de engenharia, e admiro demais a Arquitetura.

    • thalita thaislain'e

      oi!
      tenho 16 anos, gosto de cálculos..
      e quero me forma na área de engenharia civil…
      mais tenho um pouco de medo de não conseguir..
      por umas pessoas falarem que é extremamente difícil..
      dizem que terei q estudar noite e diaa..
      é tão difícil assim?
      estou em duvidas..
      mais vou tentar…

    • Anselmo sena dos Santod

      nada e difícil e só entender a logica eu trabalho com isso a 12 anos não sou engenheiro mais faço o serviço na pratica tomo conta de equipe e o engenheiro só confere não e bicho de 7 cabeça

    • Danielly Lima

      Vc deve primeiramente ter autoconfiança e realmente saber oq vc tá fazendo. É certo q engenharia cívil é uma profissão que se assume muita responsábilidade por este motivo tente a provocar anceio em determidas pessoas, mais seja persistente e confie em vc e na sua capacidade

    • tiago esteves

      se eu fosse voce eu me matava!

  2. Amanda de Souza Martins

    Bom,eu estou pensando seriamente em fazer engenharia civil pois meu sonho é contruir estradas,aeroportos etc.Eu me interressei muito depois do que eu li essa pagina.Obrigado por esclarec er todas as minhas duvidas abraços Amanda !!!

    • Anselmo sena dos Santod

      mais na teoria e fácil nem tudo que está no projeto da pra fazer na pratica e os erros só quem sabe quem faz na pratica

  3. Francisca Almeida

    Gostei de saber sobre engenharia civil e arquitetura. Estou quase decidida, mesmo obrigada por expor esse material.Colegas de escola que estiverem em duvida por qual profissão fazer eu vou indicar-lhes.

    • Anselmo sena dos Santod

      muito cuidado com arquitetura trabalho com construção a 12 anos e vem muitos erros de projetos por exemplo em Mogi to fazendo 17 prédios pre moldado e o primeiro projeto so pela a entrada e a viga da escada da pra ver o erro então tome cuidado eu tenho em mente que gente vai morar ali então eu faço direito

  4. Thaís

    Olá,
    Gostaria de saber se Engenharia Civil é muito dificil, porque estava interassada em fazer faculdade de Engenharia, mas estou meio receosa.
    Eu prefiro a Arquitetura. Me ajudem!!!!

    • Allyson breno

      olha thais não é dificio para quem quer algo na vida

  5. Murilo

    Ola tenho 14 anos, mas ja penso muito em que faculdade quero fazer. Um dos maiores problemas que tenho é a matematica, gostaria de saber o quanto a matematica é importante para um profissional de engenharia civil.

    • Yosiaki Nagato

      Murilo, a matemática é muito importante para o engenheiro civil, mas a engenharia civil tem uma grande variedade de atribuições e áreas de atuação. Durante o curso de 5 anos você certamente descobrirá em qual área você se sentirá melhor. Para ser um bom profissional, deverá estudar bastante todas as matérias, mesmo aquelas chatas e aparentemente sem importância, justamente porque ninguém sabe onde ou em que irá atuar depois de formado.Boa sorte, e confie em seu potencial.

    • Hiago P.

      MURILO, A MATEMÁTICA E A FÍSICA, SÃO ESSENCIAIS PARA QUEM QUER SEGUIR O RAMO DA ENGENHARIA CIVIL… LITERALMENTE ELAS VÃO ESTAR EM 99% DOS ESTUDOS PARA A ENGENHARIA… É BOM IR TOMANDO GOSTO RSRS ASSIM N TERÁ DIFICULDADES, TENTE ESTUDAR PELO MENOS 3 HORAS POR DIA… VOU FAZER VESTIBULAR AGORA NO MEIO DO ANO PRO MESMO CURSO, JÁ NO MEU CASO EU SOU FASCINADO PELAS DUAS MATÉRIAS…

  6. Nikolas

    Ola, estou com uma grande duvida gosto muito de matematica, física e química, tenho um otimo raciocinio(inclusive no teste de personalidade sou do tipo racional)por isso acho q engenharia civil eh o ramo mais indicado pra mim, mais naum sei qual fazer, gosto de arquitetura, sera q engenharia civil é indicado pra mim ?

    • Hiago P.

      BOA… também gosto muito das matérias que você citou, elas são essenciais para quem desejar seguir a carreira de engenharia… mas depende muito de você, qual carreira quer seguir! Mas o curso e muito bom pra quem gosta das tais matérias…

  7. Pedro Addler

    Olá Robert

    Em relação ao seu medo não precisa se preocupar !! Você não vai projetar um prédio que vai cair…

    Durante o curso de Engenharia Civil você vai estudar durante 5 anos todas as técnicas e tecnologias necessárias, se tornando um grande profissional no final, se tornando um Engenheiro !!

    Você vai saber tudo o que é preciso de Engenharia Civil.

    • Claudia

      Pedro tenho 15 anos e estou interessada em fazer engenharia civil, tenho certeza dessa minha escolha, quero começar a estudar agora para no futuro próximo ser fera, o problema é que não sou tudo aquilo em matemática, mas sou razoável, e quando eu sei o assunto posso passar um dia inteiro resolvendo questões que eu não me canso, estou precisando muito de uma opinião de pessoas que entendam sobre a engenharia, também estou muito perdida a respeito aonde começo a estudar. O que vc acha? Por onde eu devo começar a estudar?

    • Clark

      Olá Pedro

      Sou formado em Agronomia e devido a competição e não valorização no mercado, estou pensando em fazer engenharia civil para aproveitar matérias já feitas e por gostar de construções. Tenho 34 anos e
      gostaria de uma opinião mais experiente da área.

      Um grande Abraço

    • Jaqueline

      Engenharia Civil é um curso que me atrai muito, me dou bem com os cálculos pois fiz um curso de tecnólogo do qual se utilizava muitos cálculos, mas a minha dúvida é, estou me sentindo insegura e gostaria da sua opinião… É interessante iniciar a graduação aos 41 anos de idade? Vai haver campos de trabalho no termino do curso?
      Desde já, obrigada.

  8. Luisa

    Olá, meu nome é Luísa e e tenho 13 anos e pretendo fazer ensino médio tecnico em engenharia civil, só q e fico meio indecisa, até pq fico com meda de algo acontecer com minhas futras constrções e etc… Não sei mais o que faço pra me decidir

    • Mirian Gomes

      Olá Luisa!
      Não se preocupe, quando ingressar no curso desejado, seja técnico ou engenharia civil, você terá todo o apoio dos professores, e terá estudo direcionado para que todo o projeto e construção que faça, seja segura, e apresente o mínimo de risco. Não precisa ter aspecto neste sentido, o curso de engenheiro civil prepara um profissional para estar preparado a exercer sua especialidade.

      • Claudia

        Ola Miriam! Tenho 15 anos e estou querendo fazer engenharia civil após me formar no Ensino Médio, não sou tudo aquilo em matemática, Física e química, mas sou razoável. Vc acha que tenho necessidade de começar ja a estudar para no futuro ja estar bem afiada na matéria?

      • Thais Amorim

        Olá Miriam,tenho 16 anos adoro engenharia civil tenho certeza absoluta que é isso quero seguir, essa profissão , só tenho duvidas que sou boa em matemática ,mas não sou muito boa de física e química devo fazer realmente engenharia civil?

  9. Wesley

    tenho grandes duvidas entre engenharia civil e arquitetura..
    quais são as diferenças ?? vantagens e desvantagens de cada uma ??
    gostaria de esclarecer mais minha mente em relação a essas duas profissões !
    obrigado pela atenção..

    • Bruna

      Eu tb queria saber. Mas do pouco q sei, aprendi q a arquitetura ela trabalha mais com a imagem do lugar e o engenheiro civil faz o lugar de acordo com os pedidos do arquiteto. Ou seja, o arquiteto existe p dificultar a vida do engenheiro rsrs.

  10. Bom gostaria de fazer engenharia civil, mas tenho o mesmo medo de construir casa, barragem e matar pessoas.
    Bom eu sou esforçada em matematica, gosto, só que as vezes tenho dificuldade!
    Sera que essa profissão é a minha área?

    • Mirian Gomes

      Olá Maria!
      Você só será uma profissional de engenharia civil, após concluir a universidade. Nesta é dada todo o apoio perante os professores para garantir conhecimento necessário para as construções desejadas. Não se preocupe, mesmo na elaboração de grandes obras, várias pessoas ficam responsáveis além de ser feito estudo para garantir a segurança.

      • Claudia

        Tenho 15 anos e estou interessada em fazer engenharia civil, tenho certeza dessa minha escolha, quero começar a estudar agora para no futuro próximo ser fera, o problema é que não sou tudo aquilo em matemática, mas sou razoável, e quando eu sei o assunto posso passar um dia inteiro resolvendo questões que eu não me canso, estou precisando muito de uma opinião de pessoas que entendam sobre a engenharia, também estou muito perdida a respeito aonde começo a estudar. O que vc acha? Por onde eu devo começar a estudar?

  11. gabrielly

    eu estou pesquisando para ver o que eu quero ser quando creser eu gostei da engenharia civil acho que vou ser engenhera civil eu tenho 11 anos e esso isso.
    mais meu sonho é ser cantora eu tenho muitas musicas eu sei tocar violão e cantar meu sonho é ser cantora

  12. Diego Rocha

    Olá Me Interessei por Engenharia Civil, e Gostaria de Me Especializar na Construção de Estradas, Rodovias, Pontes, Gostaria de Saber Se Isso é Feito No Meio Do Curso de Engenharia Civil, Essa Minha Escolha, Ou Será Depois em uma pós-graduação? E Gostaria de Saber se tem algum site que fale mais sobre essa especialização, sobre construção de rodovias, estradas, pontes, viadutos.. desde ja agradeço!

  13. ingrid eloise

    engenharia civil é meu sonho,só q em minha city há o curso apenas nas universidades particulares e minha familia naum tm condições de pagar para mim.qm sab consigo um bom desconto no prouni,neh?e consigo fazer minha facu de eng.civil.
    bj futuros colegas

  14. adeson jonathan pereira messias

    Tenho 15 anos moro no estado do Mato Grosso, quero fazer engenharia civil por que trabalho nesta profissão e conheço tudo sobre obras.

  15. tuxana

    sempre fui apaixonada pelo curso de engenharia civil, e espero sinceramente, concluí-lo.
    bjo

  16. Anderson

    Boa tarde!
    Tenho 15 anos e estou no 2º ano integrado em administração. Hoje minha professora de Direito me mostrou uma matéria na revista que esqueci o nome : Falava muito da Engenharia Civil, fiquei muito interessado, e na reportagem falava que em 2012 faltara 240 000 Engenheiros civis no Brasil, e em 2015, 120 000(que bom) pois como eu quero seguir essa careira, pelo menos não vou sofrer de falta de desemprego. Só que a um problema, o mesmo do Robert, eu não me vejo projetando prédios, avenidas, barreira, etc., tenho medo que alguma coisa de errado aconteça :S, e depois caia tudo em cima de mim. Sei que faltam dois anos para eu começar minha faculdade, mais eu já penso desde agora para depois ir seguindo em cursos na área de engenharia civil. Bom o que vocês acham que eu devo fazer?

  17. Marcele

    Eu queria saber se a engenharia civil usa muitos cálculos e precisa muito da física?

    • Mirian Gomes

      Olá Marcele!
      Engenharia Civil tem por base os cálculos matemáticos e o estudo das estruturas, que engloba conhecimentos sobre a física também. Mas não se preocupe, o curso superior distingue muito do aprendizado do ensino médio. Todas os cálculos são voltados a projetos, estruturas e construções, garantindo maior ânimo nos estudos e entendimento. Caso opte por este curso, tenho certeza que será uma ótima engenheira civil.

  18. Vinícius

    Estou com uma dúvida séria, tenho 17 anos, fiz técnico em edificações e minha vontade é fazer engenharia civíl, até prestei vestibular o ano passado somente para essa area e já trabalhei numa construtora. mas tenho receio de não ser um bom profissional e não me acostumar com a rotina e por me identificar com outros cursos, tanto na area de exatas como humanas. Alguem tem uma sugestão?

  19. Lorena

    eu gostaria de fazer algum tipo de curso que envolveria areas exatas, pois não são as que domino , mas sim as que me interesso e me esforço a aprender. Estava pensando em fazer arquitetura, me identifiquei muito . E desde os 6 anos que me interesso em desenhos, porém a criatividade não é um forte. E engenharia civil, usa mais calculos que desenhos, no entanto não seria algo que me dispertou o interesse .
    não sei o que eu faço !

  20. Naty

    Olá, queria saber qual a diferença entre arquitetura e engenharia civil ? =P

  21. Felipe

    Ola,
    tenho 17 anos e estou terminando o ensino medio,
    mas adoraria atuar nesta area, pois me interessei muito e sempre estou pesquisando, para tentar entender algo, so que realmente esta muito dificil, eu quero prestar pra engenharia civil só que não tenho nenhuma noção de como é, queria saber oq eu posso estar fazendo para poder continuar com esse interesse. E se souber algum curso que posso esta fazendo por fora, para maior conhecimento. Estou na capital de SP.

  22. Pedro Addler

    Olá Francisca

    Que bom que você gostou do nosso material sobre Engenharia Civil !! Nossa equipe fica muito satizfeita !!

    Em relação a diferença entre arquitetura e engenharia civil podemos resumir a diferença da seguinte maneira: arquitetura é um curso voltado para criação e conceitos, engenharia civil é uma engenharia tem uma forte base matemática.

    Se você gosta de ciências exatas faça engenharia civil, se gosta é de desenhar mesmo faça arquitetura.

    • elmaa

      Vou começar agora a fazer engenharia civil, to um pouco enciosa… Eu queria mesmo arquitetura mas aqui na minha cidade não tem este curso ainda. Então resolvei fazer engenharia civil primeiro.

  23. george lucas

    tenho apenas 11 anos de idade não sei se minha carreira vai ser mesmo engenharia civil, mas acho engenharia civil uma opção boa para a vida em diante, sei que posso construir moradias para as pessoas, emfim gosto muito mesmo de engenharia civil.

  24. Pedro Addler

    Ola Murilo

    Ao contrário do que acontece na Arquitetura, no curso de Engenharia Civil a matemática e o cálculo são sim muito importantes.

    O engenheiro civil projeta estruturas, elas devem ser seguras e gastar o mínimo possível na sua construção, daí a importância da matemática: calcular o máximo de segurança com o mínimo de dinheiro gasto.

  25. Pedro Addler

    Olá Thais

    A engenharia civil é sim um curso de engenharia de dificuldade média, vai envolver bastante matemática e raciocínio lógico, se você não gosta de calcular melhor procurar outra carreira ( arquitetura por exemplo ).

  26. Pedro Addler

    Olá Nikolas

    Com certeza você tem o perfil de Engenharia Civil, o fato de você gostar de matemática, física, química e ser de personalidade Racional confirmam esse fato.

    A arquitetura é indicada para pessoas com perfil mais artístico e de personalidade Artesão ou Idealista.

  27. valmir

    olá bom dia

    estou na dúvida em que curso fazer engenharia mecânica ou engenharia civil ..
    gostaria de trabalhar com estruturas metálicas, fabricação em aço (projetos de calderaria) , solda, uma industria metalurgica propriamente dita , que é minha area de atuação,pensei em fazer engenharia mecanica , mas se fala muito em motores , fluídos , não quero trabalhar com carro , motores fluídos , quero por exemplo projetar e calcular uma plataforma em aço para a petrobrás entende , porisso essa dúvida qual engenharia entra nessa area que eu quero, mecanica ou engenharia civil

    espero que me ajudem , desde ja grato

  28. Luana

    ola…gostei muito do site me ajudou a esclarecer duvidas..mais é que não sou muito boa de calculos alias sou péssima…mais a area de engenharia CIVIL sempre me fascinou mito.tenho muita vontade de fazer mais tenho medo da matematica.tenho 16 anos e estou terminando o 3 colegial..o que devo fazer?

  29. Lucas

    Eu sempre tive vontade de fazer engenharia civil, mais não me dou bem em matemática, será que é uma boa escolha? Estou cursando 2º ano do ensino médio.

  30. Jéssica

    Olá, gostaria de saber se engenharia civil é um curso muito difícil, ano que vem pretendo entrar pra faculdade e estava pensando em Engenharia Civil, só que estou com um pouco de medo pois envolve muita matemática. Uma pessoa que não é “apaixonada” pela matemática mas que tem facilidade pra aprender conseguiria se manter no curso? Desde já obrigado pela atenção

    • Mirian Gomes

      Olá Jéssica!
      Tenho certeza que não terá grandes problemas no curso de engenharia civil. O nível universitário é bem diferente ao do ensino médio, quando se tem um objetivo a dar sequencia na profissão escolhida, há também um grande prazer no estudo. A engenharia Civil é uma ótima profissão e curso, com certeza você será capaz de se tornar uma grande engenheira.

  31. jessica

    Adorei Sabe mas da engenharia civil.muito bom texto,leva mas informação para as pessoas.eu ja to interrasada na engenharia mas agora ei já me decidir eu tava em duvidar entre a civil e a computação,mais agora que eu le o texto ficou mas interressante…obrigada

  32. Lucas Giovanelli

    Estou bem enteressado em engenharia civil, amo matematica, sou bom com números e tenho uma boa organização…
    Só tenho umas dúvidas quanto a outras profissões, como por exemplo ciências contábeis, que profissão é essa ?
    como que se atua nessa area ?
    E os salários e o mercado de trabalho, qual é melhor??
    Quanto ganha um engenheiro civil, e um profissional em ciencias contábeis ?
    E o mercado de trabalho como é ?

  33. Junior

    Mesmo decidido em fazer Engenharia Civil, estou com um pouco de medo de não ser a minha vocação. Admiro Arquitetura, mas acho que levo mais jeito para engenharia pois gosto de matemática, física e química. Como o colega Nikolas eu também sou racional, tudo que vejo, até mesmo religião, tento ver de forma racional.

    Parabéns pelo trabalho de vcs.

  34. Jéssica

    Olá Mirian Gomes, muito obrigado pela atenção, me ajudou muito. Estava meio confusa, com medo de fazer a escolha errada. Parabéns pelo trabalho de vocês, tenho certeza que ajuda muitas pessoas.

  35. Lucas giovanelli

    Quero saber como é o mercado de trabalho e a rotina de traballho para engenharia civil, um recém formado em um bom vestibular, consegue emprego facil ?
    E o salário pode chegar a quanto ?

  36. Pedro Addler

    Olá Diego Rocha

    Durante o curso de Engenharia Civil você vai estudar os fundamentos da profissão, em outras palavras, vai estudar de tudo um pouco e adquirir os conhecimentos gerais para ser um bom Engenheiro Civil.

    A especialização vai ocorrer mesmo é depois do curso. Como a área que você mais gosta na Engenharia Civil é o projeto de estruturas de transporte ( rodovias, estradas, pontes… ) você pode se especializar em Engenharia Civil de Infra-Estrutura ou então em Construção Urbana.

  37. Celso Gold

    Olá, aqui em minha cidade existe apenas 3 facu que tem o curso de Engenharia Civil e todas as 3 ainda não foi avaliada pelo mec, pois todas começaram o curso de engenharia este ano. Os cursos dessas facu geralmente são bons e tiraram uma boa nota no mec. Eu estou com medo de começar o curso e não ser bom. Será que tirando de base os outros cursos que a facu da eu posso confiar na de Engenharia?

  38. Rafael

    Olá.. tenho 17 anos estou no 3 ano do ensino medio, pretendo acabar a escola e ir direto a faculdade, nao sei muito bem o que quero fazer mas penso bastante em fazer Engenharia Civil mas o meu medo maior é a dificuldade do curso tenhoo medo de nao conseguir me adaptar a dificuldade do curso e nao saber o que fazer depois ..

  39. idvaldo

    Olá Pedro Addeler, passei no vestibular de engenharia civil. A minha preocupação é com trigonometria, mais com outros assuntos não tive problema em aprender e tenho facilidade em resolver fisica, quimica e matematica. Vou ter muito problema por causa de trigonometria?

  40. Lucas giovanelli

    Estou muito interessado em fazer engenharia civil, mas tenho umas duvidas…
    Para fazer engenharia civil, precisa saber desenhar ?
    E eu moro no Rio de Janeiro, queria saber onde seria o melhor lugar para fazer, UERJ, UFF OU UFRJ?
    Muito obrigado!

  41. natalia

    Faço matematica, mas para acompanhar minha familia preciso ir para a area de construçao, gosto da engenharia civil porque faz acontecer e da arquitetura por causa da criaçao, se pudesse faria os dois, alguem me ajuda?

  42. Pedro Addler

    Olá Anderson

    Em relação ao conhecimento técnico para projetar prédios e casas, não precisa ter medo !! Você vai obter todo o conhecimento necessário durante o seu curso de Engenharia Civil.

    Não é possível concluir uma faculdade de Engenharia Civil ( ou de qualquer engenharia por sinal ) sem ter os conhecimentos mínimos.

    O curso vai exigir bastante de você, com certeza se você pegar o diploma é porque está preparado para os desafios da Engenharia Civil !!

  43. Pedro Addler

    Olá Vinícius

    Se você já fez o curso técnico em edificações, recomendo sim que você faça Engenharia Civil. Você até já trabalhou na área ( em uma construtora ), recomendo fortemente que você faça Engenharia Civil para subir na carreira.

  44. mateus

    tem como a pessoa gostar e querer fazer engenharia civil, mas sem gostar nada de matematica e física? porque assim, eu gosto de cauculos, porem eu so gosto de estudar e fazer os cauculos que eu acho que eu possa usar em algm dia da minha vida, e nao essas besteiras que os prof. de colegios dao em sala de aula, entao eu posso gosta desses curso sem gostar dessas materias?

  45. Pedro Addler

    Olá Naty

    Essa é uma dúvida muito comum mesmo, tanto nos alunos que querem prestar arquitetura, quanto nos que querem prestar engenharia civil.

    As diferenças básicas entre os dois cursos são as seguintes:
    - Arquitetura: O papel do arquiteto é desenvolver o conceito das construções, não se preocupa com detalhes técnicos, o profissional de arquitetura é um desenhista conceitual.

    - Engenharia Civil: O papel do engenheiro civil é desenvolver a engenharia por trás da construção, ele garante que a construção vai ficar em pé. O profissional de engenharia civil é um engenheiro especializado em cálculos e desenho técnico.

  46. Daniel Augusto

    Gostaria de saber quais as previsões do mercado de trabalho para engenharia civil e o salário para os próximos 5 anos

    • Gabrielle

      Me interessei muito por Engenharia Civil só que não sou tão boa assim em matemática mas sou boa e adorooo Química e Fisica tem algum problema?

    • Gabrielle

      Tenho 15 anos estou no 1º ano do ensino médio me interessei muito por Engenharia Civil só que não sou tão boa assim em matemática mas sou boa e adorooo Química e Fisica tem algum problema?

  47. Daneil

    olá Pedro Adller!

    tenho 24 anos e faço Arquitetura, mas não estou me indentificando muito com o curso, estou na 3F, penso em fazer engenharia civil pois acho muito legal as exatas – mat/fsc/qmc – mas sou muito deficiente nelas, por causa da minha base no ensino médio, por isso tenho medo de desistir de Arquitetura e ir pra Engenharia Civil e não dar conta e acabar ficando sem nem um. O que vc acha q devo fazer?

  48. Pedro Addler

    Olá Lorena

    Entre engenharia civil e arquitetura seu perfil balança muito mais para o lado da engenharia civil.

    Por 2 motivos: primeiro que você se interessa pela área de exatas e também porque você não é criativa. Você tem muito mais o perfil de engenheira do que arquiteta.

  49. Caroline

    Caros,

    Tenho 18 anos e estou cursando o primeiro semestre de Engenheria de produção. Entretanto, sempre fui apaixonada por enganharia civil, visto que tenho alta aptidão em cálculos e muito interesse pela área de construção civil. O curso de Eng. de produção é altamente teórico e possui muita relação com administração, o que não me agrada em certos momentos.
    Optei por produção pelas oportunidades de trabalho, pois acredito que o mercado é bem mais promissor, mas agora estou em dúvida se é realmente isso que eu quero.
    Gostaria de saber se a mudança para engenharia civil valeria a pena e se seria uma boa troca.

    Desde já, agradeço.

  50. Tiago

    Adoro Matematica Fisica e biologia acho que encontrei minha profissão vo escolher e fazer (tentar) uma faculdade de engenharia civil.

  51. Pedro Addler

    Olá Valmir

    Levando em conta seus interesses, não recomendo que você faça engenharia mecânica e nem engenharia civil, tenho o curso ideal pra você Engenharia Metalurgica !!

    Ela trabalha justamente com essa área de estruturas metálicas e calderaria.

  52. Allan

    Olá, eu estou terminando o primeiro semestre de engenharia civil. Adorando o curso más estou tendo bastante dificuldades pois sou muito novato na área, decidi fazer engenharia civil por gostar de construções, adoro calculo.
    Gostaria de fazer um estagio na área más esta muito dificil,eles pedem experiencias, ou cursos,que no caso eu nao tenho, espero que no proximo semestre melhore.
    Qual o melhor caminho a seguir? Quais os primeiros passos que eu posso dar que irá fazer com que eu possa me abtuar ao meio da engenharia civil e me tornar um profissional.

    Adorei o site, parabens a todos vocês.
    Abraços

  53. Pedro Addler

    Olá Luana

    Se você está interessada pela área de Engenharia Civil mas não gosta de cálculos, tenho a solução para você: faça Arquitetura !!

    Na arquitetura o foco não é a engenharia, o foco são os desenhos.

  54. olá senhores, meu nome é Clayton e tenho uma duvida!

    Tenho 35 anos e só agora vou consegui fazer um curso de graduação que é eng.civil. será que daqui a 5 anos vou conseguir entrar no mercado de trabalho?

    aguardo um comentario.
    muito obrigado!

    • Mirian Gomes

      Olá Clayton!
      Sua determinação irá garantir seu futuro, há mercado para todos que batalham por ele!
      Tenho certeza que irá conquistar o que deseja!

      Confie no seu coração, batalhe pelo seu sonho!

  55. Leticia

    estou terminando o 3º ano, estava decidida por engenharia química, mas gosto mesmo é de matemática e física, e passei na não gostar muito de química, então me recomendaram engenharia civil, mas não me sinto atraída em coisas ligadas a construção e tal.. nao sei mais o que quero fazer :/
    só sei que quero atuar na área de exatas.
    posso fazer engenharia civil sem focalizar em construções ou me recomenda alguma outra área?

  56. leticia

    oi, eu estou em duvida em engenharia civil e arquitetura, porque gosto de desenhar planta de casas, e não o interior dela Ex: móveis. Talvez eu n goste muito de desenhar o interior porque acho que não tenho um dom para desenho.

    Eu também gostaria de saber sobre engenharia mecânica, aonde atua na carreira de trabalho.
    Obrigada. E qual é o melhor sálario dentre Arquitetura, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica.

  57. Jessica

    Olá, meu nome é Jessica e tenho 18 anos!
    eu pretendo fazer o ano que vem o curso de engenharia civil, mais eu não sou muita fã de matematica, rs mais de um tempo pra cá coloquei na minha cabeça que eu vou fazer esse curso, acho uma profissão muito legal!
    oque devo fazer ? continuo com essa ideia, ou melhor pensar em outra coisa ?

    desde já agradeço. (:

    • Mirian Gomes

      Olá Jessica!
      É legal fazer alguns testes vocacionais na área, além de conversar com alguns colegas que já estão cursando engenharia civil. Ter contato cmo profissionais na área também é muito vantajoso, pois tira qualquer dúvida que tiver! Boa Sorte!

      • Erika

        Ola ]gostaria de saber se existe muito preconceito na area de engenharia civil para mulheres.
        Pois exites poucas no mercado de trabalho
        e gostaria tambem de saber a realidade, quais as maiores dificuldades encontradas, esta na formação na procura de empresa na estabilidade qual o maior dificuldade que se encontra na área?
        Qual é o lado ruim? As desvantagens ?

  58. alexandre souza

    boa tarde

    tenho 30 anos e sou advogado, mas estou insatisfeito, queria fazer engenharia civil mas náo gosto de matematica. que devo fazer?

    • Mirian Gomes

      Olá Alexandre!
      Se você tiver vocação pela engenharia civil, garanto que matemática será o menor de seus problemas. Não que esta srá fácil, mas sim pelo prazer que terá em aprendê-la, pois será um aprendizado com aplicação na sua futura profissão, e não tem como comparar com uma matemática usual que aprendemos no ensino médio. Torço por você, e por todos aqueles que desejam realizar seus sonhos!

  59. Filipe

    Estou prestando vestibular esse ano para engenharia civil , e pretendo passar para a UFRJ …
    Queria saber se é fundamental dominar o desenho para o curso , pois so péssimo desenhando , mais é meu sonho o curso.
    Também queria saber se o curso de engenharia civil é bom na UFRJ ! se é prstigiado no mercado de trabalho e tem um bom conceito se falando do curso…

  60. Victor

    Estou pensando em fazer engenharia civil, porém estou em duvida devido ao seu salário, gostaria de saber, quanto um engenheiro com especialização, mestrado, e doutorado pode chegar a ganhar

  61. Filipe

    Estou prestando vestibular esse ano para engenharia civil , e pretendo passar para a UFRJ …
    Queria saber se é fundamental dominar o desenho para o curso , pois so péssimo desenhando , mais é meu sonho o curso.
    Também queria saber se o curso de Engenharia Civil é bom na UFRJ ! se é prstigiado no mercado de trabalho e tem um bom conceito se falando do curso…

  62. dalva

    tenho 53 anos e estou cursando o 3º semestre de engenharia civil.
    gostaria de receber sua opinião se vou ter muitas dificuldades para conseguir estágios e também trabalho.

  63. Victor F.

    Oi, vou prestar o vestibular para engenharia civil, mas o medo que tenho é que se depois de formado aonde vou trabalhar ?! o mercado de trabalho é grande nessa área ? e com a engenharia civil eu consigo trabalhar e conseguir algo fora do país ? obrigado, e parabéns pelo site !

  64. guilherme

    tenho 18 anos e estou pensando em faser engenharia civil mas tenho medo de me dar mal pois falam que é bem dificil pois ñ sou fá de matematica será q eu cosigo memanter no curso ?

    • Mirian Gomes

      Olá Guilherme!
      A universidade garante um ensinamento sólido para todos os estudantes, afim dos mesmos serem aptos a exercer a profissão de Engenheiro civil. Desta forma, basta ter perseverança, dedicação e foco, que não terá problemas em cursar esta engenharia. Obviamente como toda área de engenharia, física e matemática são importantes, mas tem uma abordagem diferenciada na prática.

  65. lucas

    boa noite…
    pretendo prestar vestibular para engenharia civil,sempre gostei muito de matemática e cálculo,porém tenho medo de no futuro não conseguir manter uma estrutura em pé!!e também queria saber como anda o mercado de trabalho para os engenheiros civis,tenho medo de não conseguir um bom trabalho!!
    estão de parabéns pelo site…me ajudou muito.
    grande abraço

    • Mirian Gomes

      Olá Lucas!
      A universidade garante a base de estudos necessária pata te auxiliar nos projetos e contruções quando for exercer sua profissão como engenheiro civil, não se preocupe. O mercado em engenharia civil está sempre em alta, principalmente quando a economia está favorável. Se tiver qualquer dúvida sobre engenharia civil, estamos de prontidão para auxiliá-lo!
      Beijos

      • Jefferson De La Puente

        Hola Maria… Bom Dia!!

        Estive buscanso informaçoes sobre engenharia civil e encontrei bons conselhos de sua parte.Com isso queria aproveitar un poco da sua boa vontade. :D

        Tenho muita vontade de fazer estudar engenharia civil, porém terminei o ensino médio em 2005 e desde entao nao estudei nada. Por ter saido do páis e me dedicado a trabalhar e trabalhar…

        Mas ainda quero realizar essa vontade.Tendo em conta que sempre fui
        otimo aluno..

        Gostaria de saber se por haver estado todo esse tempo sem estudar nada , pode me prejudicar para o cumplimento de tal carrera???

        Gosto muito dessa area, tenho curso de eletricista de hidraulico. sou pintor, meio pedreiro, resumindo,,faço de tudo un poco nessa area…

        Se estiver a seu alcanse de poder aconselhar_me a algo para poder me dar um “empurraozinho” a mais estarei grato!!

        Saludos.. Jefferson De La Puente

        • Leandro Marino

          Jefferson, estou na mesma situação que você. gostaria de saber se você recebeu alguma resposta sobre sua pergunta.

  66. Rafael

    Estou prestando vestibular esse ano para engenharia civil …
    Queria saber se é fundamental dominar o desenho para o curso , pois so péssimo desenhando !

  67. Leticia

    estou terminando o 3º ano, estava decidida por engenharia química, mas gosto mesmo é de matemática e física, e passei na não gostar muito de química, então me recomendaram engenharia civil, mas não me sinto atraída em coisas ligadas a construção e tal.. nao sei mais o que quero fazer :/
    só sei que quero atuar na área de exatas.
    posso fazer engenharia civil sem focalizar em construções ou me recomenda alguma outra área??

  68. Caroline

    Caros,

    Tenho 18 anos e estou cursando o primeiro semestre de Engenheria de produção. Entretanto, sempre fui apaixonada por enganharia civil, visto que tenho alta aptidão em cálculos e muito interesse pela área de construção civil. O curso de Eng. de produção é altamente teórico e possui muita relação com administração, o que não me agrada em certos momentos.
    Optei por produção pelas oportunidades de trabalho, pois acredito que o mercado é bem mais promissor, mas agora estou em dúvida se é realmente isso que eu quero.
    Gostaria de saber se a mudança para engenharia civil valeria a pena e se seria uma boa troca.
    Desde já, agradeço.

  69. lucas

    obrigado mirian…assim fico mais tranquilo!!gostaria de saber também quantas horas por semana um engenheiro civil trabalha…já que tenho pavor de trabalhar nos fins de semana e feriados!!
    abço

  70. Rosane

    Tenho 14 anos estou terminando o ensino médio e estou meio em dúvida do que eu vou fazer. Eu amo matemática e estava pesquisando alguns tipos de profissões que seja relacionado a matemática e veio esse site mostrando a engenharia civil e achei bem interessante.

  71. Barbara

    Meu grande sonho é ser engenheira civil, mas sou pessima com cálculos,tenho muita dificuldade.e não encontro outra coisa que queira fazer a nao ser a engenharia civil.

  72. Pedro Addler

    Olá Lucas

    Para fazer engenharia Civil você tem que gostar de matemática sim, afinal é uma engenharia.

    Se você tem interesse pela área mas não gosta de calculos, tente fazer o curso de arquitetura ao invés de engenharia civil.

  73. Pedro Addler

    Olá Lucas Giovanelli

    Com o crescimento da economia e reativação da construção civil o mercado está sim bem favorável para os profissionais de Engenharia Civil.

    O salário médio para um profissional formado em nível superior em Engenharia Civil está em torno de 2500 Reais.

  74. Pedro Addler

    Olá Celso Gold

    Se os cursos de Engenharia Civil da sua cidade são novos ( tem menos de 1 ano ) realmente não deu tempo deles serem reconhecidos pelo MEC.

    Se você confirmou e tem certeza que eles tiraram boas notas no ENADE, pode fazer sim sem medo !!

    Mas se você está desconfiado, melhor procurar outras faculdades em outras cidades, afinal, precaução nunca é demais…

  75. Pedro Addler

    Olá Idvaldo

    Realmente, você vai ter que estudar bastante matemática agora que entrou no curso de Engenharia Civil é melhor se preparar !!

    No primeiro ano do curso em especial, a matemática vai ser bem puxada, mas por outro lado, você com certeza vai ter excelentes professores que vão te ensinar e ajudar a entender.

  76. Pedro Addler

    Olá Lucas Giovanelli

    Essa foi uma boa pergunta !!! Para fazer Engenharia Civil, você não precisa ser nenhum mestre do desenho, mas vai ter q saber desenhar sim, principalmente desenhos técnicos.

    Na cidade do Rio de Janeiro a melhor faculdade de engenharia civil está na UFRJ.

  77. Pedro Addler

    Olá Natalia

    Não se assuste, muita gente tem essa dúvida !! Para ajudar você a se decidir aí vai uma dica:
    - Se você gosta de matemática, cálculos e de fazer planos, faça Engenharia Civil.
    - Se você não gosta de matemática, criaçao e de fazer desenhos, faça Arquitetura.

    Espero ter ajudado :P !!

  78. Pedro Addler

    Olá Mateus

    Se você não gosta de matemática, com o tempo não vai passar a gostar, não adianta insistir.

    Se você gosta da área de construção mas não gosta de calcular, recomendo que faça arquitetura ao invés de engenharia civil.

  79. dayane

    gostei muito dessa esplicação sobre engenharia civil, tirou as minhas duvidas sobre a profissão que eu espero siguir.mas a parte de matematica me asusta pois eu odeio matematica e não sou boa,ai me vem a mente a arquitetura pois as duas careiras estão ali juntas eu acho.

  80. Rafael Fonseca

    Olá Daniel Augusto

    Com a economia voltando a crescer, a tendência é que o mercado imobiliário volte a investir em novos empreendimentos, o que vai aumentar a demanda por profissionais de engenharia civil.

    Agora, em relação ao salário do engenheiro civil nos próximos 5 anos, não posso prever muita coisa, o mercado varia bastante nesse sentido.

  81. Pedro Addler

    Olá Daneil

    A questão não é se você é eficiente ou não nas matérias e sim se você está disposto a aprende-las !!

    Se você gosta das matérias de exatas e se identifica com elas, com certeza vai conseguir aprende-las, afinal o ser humano é capaz de fazer tudo, desde que tenha motivação.

    Recomendo sim, que troque de curso de arquitetura para Engenharia Civil, sua identificação com a engenharia civil é muito maior.

  82. Pedro Addler

    Olá Caroline

    Realmente a Engenharia de Produção tem uma forte relação com a Administração de empresas, se você não gosta da área administrativa, melhor desistir.

    Você está apenas no primeiro semestre, vale muito a pena trocar de curso, pelo que lí no seu depoimento você tem uma grande identificação com a Engenharia Civil.

  83. julia

    parabéns. as informações sobre Engenharia Civil são muito ricas !!

  84. Pedro Addler

    Olá Allan

    Realmente você tem um ótimo perfil para Engenharia Civil: gosta de matemática e também da área de construção de edifícios :P

    O primeiro passo que você deve dar para sua carreira decolar é conseguir um estágio. Mesmo que seja dentro da sua própria Universidade dando aulas de Auto-CAD por exemplo.

    A medida que você for ganhando experiências com seus estágios, estará pronto para tentar algo mais sério como trainee ou então estagiário de uma empresas de Engenharia Civil mesmo.

    Uma vez dentro de uma boa empresa, se você fizer um bom trabalho como estagiário, suas chances de contratação como Engenheiro Civil são enormes !!!

  85. Pedro Addler

    Olá Letícia

    Se você gosta de Engenharia Civil e não gosta de construções, tenho sim uma boa dica pra você: recomendo que você vá pra área de Engenharia Ambiental, pois vai poder trabalhar com desenho e cálculo fora da área de construção civil.

    Se você está querendo saber mais sobre a Engenharia Mecânica também, no nosso Guia das Profissões temos uma matéria completa sobre ela.

    Em relação ao maior salário entre Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Arquitetura é difícil dizer pois são áreas bem diferentes com empresas de perfis diferentes, vou ficar te devendo essa !!

  86. Pedro Addler

    Olá Victor F.

    O mercado de construção civil no Brasil anda bem aquecido o que tem gerado bons empregos para a área de Engenharia Civil, desde que você seja competente obviamente.

    A expansão da classe média, que hoje é a maioria da população do Brasil, está demandando a construção de uma grande quantidade de novos condomínios, principalmente apartamentos de 1 e 2 quartos.

    Em relação a trabalhar no exterior, aí você vai precisar de uma formação extra, curso de idiomas por exemplo, mas há boas oportunidades principalmente em países onde o Brasil investe, como os países Africanos por exemplo ( Angola, Moçambique, etc… )

  87. Pedro Addler

    Olá Dalva

    Realmente você vai encontrar sim algum preconceito no mercado no que diz respeito a sua idade, quando você se formar em Engenharia Civil.

    Por isso recomendo desde já, se esforce bastante para fazer a melhor graduação em Engenharia Civil possível, você vai ter que provar que é boa para o mercado.

  88. Pedro Addler

    Olá Filipe

    Realmente, desenho artístico genial você não vai precisar saber fazer durante o curso de Engenharia Civil, mas algum desenho técnico você vai ter que saber fazer sim, desenho técnico é fundamental para um bom projeto de Engenharia Civil.

    Em relação a UFRJ, o curso de Engenharia Civil ganhou 5 estrelas no ranking do Guia do Estudante, o que indica que é um excelente curso :P !!

  89. Pedro Addler

    Olá Victor

    É difícil dizer até quando o salário de um profissional de Engenharia Civil com essa formação pode chegar, mas acredito que com experiência de trabalho, mestrado e doutorado, seu salário deve ficar na faixa de 7000 Reais.

    • bruno

      em são Jose dos campos a faixa inicial de um engenheiro civil recém formado é de R$5,000 à 7,850, agora com mestrado doutorado acho bem difícil profissional aceitar 7000 de salario, isso não existe!

  90. Pedro Addler

    Olá Rafael

    Realmente você não vai precisar ser nenhum gênio do desenho para poder fazer o curso de Engenharia Civil, mas o básico tem que saber sim, afinal, o Engenheiro Civil precisa saber desenhar tecnicamente.

    Mas tenho certeza que você está sendo humilde, dizendo que seu desenho é uma porcaria !! Com certeza o básico de desenho você sabe sim :P

  91. Pedro Addler

    Olá Letícia

    Pelo que lí no seu comentário você tem mesmo um excelente perfil para Engenharia Civil, o desenho técnico, a matemática e a física que você gosta são mesmo a base desta carreira.

  92. Pedro Addler

    Olá Dayane

    Ficamos muito felizes que você tenha gostado da nossa matéria sobre Engenharia Civil :P !!

    Realmente se você não gosta muito de matemática e gosta da área de construção civil, recomendo que você faça arquitetura ao invés de Engenharia Civil, afinal a Engenharia Civil é uma engenharia, a matemática é uma de suas bases.

  93. larissa caroline de almeida pereira

    ola,eu to pesquisando muito sobre engenharia e tenho a certeza que e isto que quero fazer nu futuro……….adoro esta profiçao e muito enteressate.

    • gesiel toscano da silva

      ola caroline de almeida pereira eu tamben sonho hem se engenheiro civil ,ais não tenho ceteja se vou se capais de se engenheiro kkkk pq tenho medo de comstrui um prédio e ele cai na cabeça de alguém porisso vou entra numa facudade se nao gosta eu mumdo kkk valeu

  94. estefani

    ola.
    Eu Estefani eu tenho 13 anos eu quero seguir a minha carreira de engenharia civil eu gostei muito das pessoas comentarão sobre a profição que quero seguir.

  95. Gleyson

    Pedro deixa eu te perguntar oq é mais facil para c formar e menos procurado ENGENHARIA CIVIL ou ARQUITETURA? tava muito confuso eu ainda nao pensava em nada mais quando eu li essa pagina me ajudou muito desde ja muito obrigado

    • Pedro Addler

      Olá Gleyson! O curso de Engenharia é mais complexo, porém o mercado de trabalho é mais amplo. A Arquitetura tem um ano a menos de duração, 4 anos.

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  96. Gleyson

    e qual é o custo das duas profissoes quanto cada uma custa para fazer o curso

  97. Tayza

    Olá!
    Estou duvida quanto a faculdade que devo fazer, penso em fazer engenharia civil, mais o que me desanima mesmo são os calculos que tem acho que naõ sou muito chegada em matematica eu prefiro a leitura mais sei que tudo que for fazer sempre vai ter a matemática no meio, porem acho muito interessante essa area.E pelo que eu vejo é uma profissão do futuro… estou com muita duvida

  98. Danielle

    Como está o mercado de trabalho? Pode saturar daqui a alguns anos? Obrigada desde já !

  99. Gisele

    Gostei muito do conteúdo do site, mas estou com duvidas a respeito do que eu quero. Amo matemática, tenho um perfil racional, porem não sou tão fã de física e química, gostaria de saber se no curso de eng civil essas matérias são muito aprofundadas.
    Já pensei até em ser perita, mas eu acho que para isso preciso ser afiada nas 3 areas de extas, não só na metemática.

  100. Beatriz

    Olá,
    Estou terminando o Ensino Médio e estou com muita dificuldade na escolha profissional. Gosto muito de desenhar o que, de certa forma, me leva a optar por Arquitetura. Porém, amo matemática e física. Gosto muito do ideal ecológico que a sociedade tem tomado e gostaria de futuramente poder fazer algo que revolucionasse a habitação. Gostaria de envolver a parte ecológica com a de moradia, fazendo projetos sustentáveis com o menor custo possível junto ao fato do alto crescimento populacional que temos enfrentado. Resumindo, contaria de elaborar projetos viáveis tanto economicamente quanto ambientalmente sujeitando isso ao crescimento populacional. Espero que isso esclareça a vocês um pouco de minhas pretensões e que assim vocês possam me esclarecer qual curso se encaixa melhor visto meu objetivo. Obrigada

  101. Fabricio Bueno

    olá

    Estou em duvida entre mecânica ou civil as duas são uma sonho eu estou na mecânica mais com muita duvida pois estou no primeiro semestre ainda tenho até o 4º para escolher só sei de uma coisa até agora eu quero ser engenheiro adoro matemática e física adoro projeto estruturais e amo maquinas e informática, sou horrível em português e química gosto de historia por favor me ajudem.

  102. Fabricio Bueno

    Olá
    O que eu posso aproveitar da engenharia mecânica na engenharia civil ou da engenharia civil na engenharia mecânica.
    Por ex: sou engenharia mecânica e quero fazer engenharia civil pois adoro as duas como posso fazer as coexistirem em uma carreira.

  103. Ana

    Ola meu chamo ana tenho 13 anos de oade e meu maoir sonho desde quando era pequeninha descobri e me apaixonei por engenharia sou otima na matematica tenho bom racicionio e entendimendo tenho uma visal racional muitas vezes ja fui elogio pelos professores pelo meu modo de vista amo matematica e ja estou decidida amto tempo segui na engenharia mas nao sei por onde começar pois na minha cidade nao essa faculdade eu queria saber o primeiro passo pra se entrar na facul , se é mto constante pessoas ñ aguentarem se manter nos cursos e q pretendendo fazer engenharia civil teria utilidade eu fazer um curso tecnico em eletronica e desenho? Obg desde ja.

  104. Ana

    Ola,me chamo Ana. Gostaria de saber q se teria utilidade fazer um curso profisional em eletronica e desenho,mesmo decidida a engenharia civil? Obrigada

  105. stephany Barcelos

    Oi tenho 18 anos, acho esse curso muito bacana engenharia civil mais o meu problema mesmo é na matematica :/ mas na fisica eu não vejo tanto problema assim.fiz o teste vocacional e achei que não iria me dar bem,mais me dei bem. gostei desse curso mais o meu grandee problema é o terror da matematica.sera que é uma boa tentar engenharia civil?boa noite:)

  106. Bárbara Gonçalves

    Quero Fazer Engenharia Civil, existe algum curso que possa me preparar para a faculdade?

  107. wilhian

    Ola!meu nome e wilhian eu queria saber se pra ser engenheiro precisa saber um pouco de desenho eu estou na oitava serie e tenho 14 anos sera q eu vou terminar muito tarde o curso de engenharia civil?Obrigado

  108. Jéssica Oliveira

    Olá, quero muito seguir carreira de engenharia civil, mais com base no ensino médio nunca fui boa e nem nunca gostei de matemática, se eu fizer graduação nesta área eu aprenderei a gosta de “matemática”? ou quem não gosta de matemática/cálculos/etc nem adianta fazer porque é difícil é pesado demais e a pessoa que não gosta realmente não irá conseguir se adaptar???? porque arquitetura eu não sou criativa e a que me encanta mais é a eng. civil entendeu!
    E estou prestes a fazer o enem e entao tenho que decidir logo, porque muitos me colocam pra baixo falam que é dificil demais, as pessoas que fazem são nerds, ela passa a nao ter tempo mais pra nda ha nao ser pra estudar, que eu pelo fato de eu nunca ter gostado no ensino médio na facul. que eu nao vou gostar mesmo, enfim espero que me ajudem, pleeease!!!

    Desde Já GRATA!

  109. Rebeca

    preciso mto da sua ajuda…odeio matemática mais quero mto fazer engenharia de produção ser´que eu consigo? me ajudeeeee. obrigada

  110. laiza

    Qual prova de vestibular é mais facil a particular ou a publica? ou são iguais???

  111. arliston josé rodrigues de magalhães

    muito legal ajudou muito eu queria ser dessa area mas não tinha sertesa e comprovei garaças ao sit.

  112. diego santos

    gostei muito do assunto abordado,até mesmo porq meu sonho É CUSAR ENGENHARIA CIVIL ,tenho 21 anos e estou no ramo ha algum tempo ja trabalhei como pedreiro e lider de equipe futuramente finalizando o curso técnico em edificações.Espero encontrá los em breve no curso de engenharia civil. abração…

  113. Beatriz

    Queria saber se é preciso fazer um curso técnico antes de entrar na faculdade?

  114. Josiane

    Oi Pedro eu to pensando em fazer engenharia civil mas estou insegura eu amo essa profissão, quando eu vejo uma obra e o engenheiro meus olhos até brilham
    eu já me vejo ali.
    Como eu faço pra tirar essa insegurança me ajuda por favor……..

  115. Diogo

    Eu fiz 6 meses de Direito, mas agora não sei se é mais o que eu quero, na verdade eu só ia fazer pra me ingressar na polícia. Mas eu gosto muuuito de matemática, e sou ótimo em raciocínio lógico, então estou pensando se não é melhor eu ser Engenheiro Civil, pq tem muita matemática
    Me auxiliem gente. Tem muita matemática e mais o que???

  116. leandro tiago dos santos

    olá,boa noite.gostaria muito de fazer engenharia civil,mas eu sei que envolve muita matematica,e nao sou muito bom em matematica,queria saber quais materias preciso saber para me dar bem durante o curso ,e se existe algum cursinho preparatorio para engenharia civil?

  117. Rafaela Filipa

    Olá, tenho 11 anos, e desde bem pequenininha, sonho com essa carreira, me esforço muito nos estudos, principalmente em matemática, tenho confiança em mim mesma, e tenho certeza de que quando eu crescer vou me tornar uma ótima Engenheira Civil. :d

  118. luan silva de souza

    o meu sonho eh me formar na profisao da engenharia civil,tenho medo de nao conseguir mas nem por isso vou dessistir,correrei atras do meu sonho com muita forca de vontade e dedicacao.

  119. Ivania medeiros

    eu gostaria muito de ser engenheira .mas achava que era uma profissão só para homens.mas andei pesquisando e achei muito assunto sobre essa profissão.

  120. jheyson cezario

    pretendo fazer um curso de engenharia civil,e queria saber qual o custo do curso??? obrigado.

  121. iara

    ola meu nome e iara eu tenho 15 anos e quero fazer engenharia pois as pessas de minha família e as minhas amigas (0) da escola e as amigas em geral fala que eu desenho muito bem eu acho que foi isso que me incentivou a fazer engenharia civil, mais o meu sonho mesmo e ser juiza pois eu acho que tem muita injustiça nesse pais

    • Brunna

      Iara se seu sonho é ser juíza então vá em frente e faça o que você realmente gosta e outra coisa a profissão que meche muito com desenho é Arquitetura.
      Porém faça aquilo que você gosta

  122. janiele

    eu tenho 17 anos estou 3 ano do ensino medio , eu penso em fazer faculdade de engenharia civil mais eu nao sou muito fera em matematica e eu estou com pequeno medo ,e tenho vontade de fazer tambem arquitetura mais eu ja nao sei to em duvida em essas duas entao eu pesso ajuda para alguem .

  123. Suellen Lemos

    Oi, Engenharia Civil é meu sonho profissional. Mas só tem um problema, acho matemática lindo porém não tenho facilidade com ela. Fiquei sabendo que para se fazer engenharia é preciso conhecer ou ter uma certa afeição… Sou cadista, e apaixonada por engenharia civil, mas esse é o problema. Me ajudem, se eu me dedicar bastante e estudar muuuito matemática conseguirei ser uma boa profissional?

  124. taina

    meu sonho é ser uma engenheira civil e si deus quiser eu vou consequir porque eu sei q sou capaz ainda vou ser uma engenhera civil muito famosa vou conseguir sou capaz

  125. Jardel Garighan

    quando fiz 16 anos perguntaram o que eu ia querer fazer na faculdade eu respondi: Engenharia Civil Eu sabia q era só mexer com obras de casa e tal…mas disse por dizer…hoje eu quero muito cursar Engenharia Civil…muito mesmo. sou bom em matemática embora não tiro 10 em matemática tiro 7 e saio entendendo a matéria. mas Engenharia é Muito bom .estou no 2°ano do E.M e não vejo a hora de estar na faculdade cursando Engenharia Civil…um curso que comcerteza vai me beneficiar muito depois…com o salário e com o prazer de ser um Engenheiro Civil

  126. Carlos Tebaldi

    Olá eu sempre sonhei em fazer engenharia civil ,mas eu fico bobo vendo os desenhos das casas ,como elas são futuristicas e tudo mais!
    O que vcs acham que na verdade o melhor pra mim seria Arquitetura???

  127. Brunna

    Oi,tenho 13 anos e estou no 9º ano meu sonho é cursar um vestibular na federal de engenharia civil, só que eu ando pesquisando muito e sei que física é uma das principais matéria para essa profissão só que eu não muito próxima de física, acho que é por causa do meu professor que não me deu o principio da física não me mostrou como funciona e acho que isso atrapalhou muito, meu entendimento com essa matéria. Gostaria de perguntar como faço para gostar de física será que tem um bom site para mim poder acompanhar os meus estudou ou sei lá, eu gosto muiiiito de matemática sou apaixonada por essa matéria e também não quero perder meu sonho por causa que eu não saiu bem em física.
    Se alguém poder me ajudar, agradeço!!!

  128. Raviele guedes

    Boa tarde tenho 18 anos estou querendo fazer engenharia civil, porem eu sempre fui ruim em cálculos confesso que nunca liguei pra estudo estudava so para ser aprovado no colégio, mais e uma AREA que admiro muito e fico encantada quando vejo algo construindo eu sempre tomei nota baixa no colégio mais tenho facilidade de aprender cálculos.

  129. Cidinha Duarte

    ola: gostaria de saber se tem q ser as portas e janelas do msm jeito .[ sao tdas de madeira ,mais eu gostaria q uma fosse branca , tem problema??

  130. Luara Sabatino

    Olá meu nome é Luara Sabatino tenho 17 anos e faço tecnico em mecatronica .. e estou pensando seriamente em fazer engenharia civil ….. gosto muito de calculos como matematica e fisica o que voces podem me dizer sobre a profissão??

  131. Francielly

    Bom gente … Eu estou pronta pra entra na faculdade de Engenharia civil…. pois meu pai trabalha com isso e ele me ajuda bastante… e tipo sei que qualquer duvida que eu tiver eu irei pergunta diretamente a ele…

  132. Cecília Medeiros

    Queria saber também, quanto um arquiteto e um engenheiro ganha, no início da carreira profissão e após alguns anos ?? Mora em Natal, RN… Qual das duas profissões seriam mais pomissoras ??

  133. Daniellen

    olá! Boom Diia..
    queroo muitoo cursar engenharia civil, só que não sou muito boa em cálculos, e ae, serà que posso? o que devo fazer?

  134. Jaira Lorena

    sou Jaira, tenho 16 anos.
    Estou pensanso em fazer engenharia civil,
    gosto muito de matemática e física, queria saber se com todo meu amor pela matemática e pela física, se facilita meu desempenho nesta profissao?

  135. kássia cardoso

    Olá! sou a kássia, tenho 19 anos e acabei de terminar o ensino médio , irei começar no ano que vem a fazer o curso de engenharia civil,e é por essa profissão que eu pretendo ter uma vida realizada profissionalmente… estou muito feliz! um grande abraço a todos..

  136. julio cesar

    Olá Pedro queria parabenizar pelo site é otimo,queria saber se o engenheiro civil estara com bom mercado em 2020 porque hoje estou no 1°ano do ensino medio e quero cursar engenharia civil porque é meu sonho.Sou do interior de pernambuco vou prestar vestibular na UFPE,quanto ganha um engenheiro civil aqui de inicio?e com pós-graduação mestrado?quanto chega seu salario?mais uma vez obrigado pedro acompanho o site desde 2010 e é um verdadeiro incentivo aos jovens estudantes!!!

  137. Ana

    olá, pessoal eu sou fissurada por desenhar uma planta de uma casa, planejar os cômodos e gosto de matamática e física mas tem um problema sou péssima em desenhos. Essa é minha duvida será que posso fazer engenharia cívil ou arquitetura?

  138. vanessa conegundes

    gosto muito da engenharia civil,sou apaixonada pela obras,quero muito começar o curso só que tenho duvidas,gosto de matematica nao muito de fisica pois tenho coisas que nao me lembro do ensino medio,mas quando me explicam bem consigo resolver,fico com medo de começar o curso e precisar lembrar de coisas que na sei e desistir.e sera que as duvidas que eu tiver disso os professores vao me ajudar?por favor serei bem grata se responderem meu comentario ,brigada!

  139. Flavio

    Olá, estou em duvida e com um pouco de insegurança, para ingressar na carreira de engenharia civil. O que me preocupa são os cálculos, sei que tenho facilidade de aprender, porém tem alguns anos que não estudo, isso pode afetar nos meus estudos?

  140. José felix

    Eu sou apaixonado por engenharia civil, mas quero saber quais são as materias que um engenheiro civil usa para fazer a estrutura de por exemplo: um preido.

  141. Isabela Salles

    eu ja estou no no,(8série nono ano) mais pra frente vou ser engenheira civil pq adoro fazer contas

  142. Monique

    Olá. Gostaria de saber se um pessoa que não tem facilidade em compreender matérias exatas tem condições de fazer engenharia civil?

    Aguardo resposta.
    Obrigada.

  143. Laís da Costa

    olá! tenho 14 anos e estou cursando a oitava serie, gosto muito de fisica, matemática e quimica, e quero muito me formar em engenharia civil.. acho q tenho chance..

  144. Cristiane

    Olá, gostei da reportagem e do teste,tenho 15 anos e estou no 2° ano do ensino médio, estou um pouco em dúvida entre engenharia e medicina, mas fico temerosa porque não me dou bem nem em física quanto quimica,e ambas profisões necessitam do conhecimento dessas matérias, porém na teoria e conceito gosto das aulas. será q eu exerceria bem a função de engenheira?será q eu gostaria do curso?

  145. laiane

    tenho medo de nao conseguir por conta de medo

  146. drielly

    olá,quero muito fazer o curso de engenharia civil,gosto muito de matemática e cálculos mas não me dou muito bem com física,sera que consigo me manter no curso?

  147. Davi mozart

    olá eu estou indo para o meu 2° ano de tecnico em edificaçoes alquem poderia me dizer se quem faz tecnico em edificaçoes alquem poderia me responder? e se já éum bom começo para engrenar em engenharia

  148. Sunaik Henrique

    Olá, tenho 16 anos e estou no segundo ano do ensino medio, os meus professores falam que sou excelente em matematica, fisica e informática por isso seriamente eu penso em fazer engenharia civil, e claro tenho que me preparar para seguir grandes responsabilidades.

  149. same

    Entrar em uma faculdade particular é moleza, só que depois dentro do curso de Engenharia já começa a ser usado a matemática que você usou no colegial? porque eu não tenho noção nenhuma de matemática …

    • gesiel toscano da silva

      kkkk eu ainda tou no colegial mais meu sonho e ser engenheiro civil

  150. Maria

    Logo nos primeiros anos de engenharia é aplicado a matemática que se aprende no colegial ou não ? eu não sei nada de matemática, gostaria de saber se vou precisar colocar minha matemática em dia …

  151. Fabio

    Ola Pedro. Tenho algumas duvidas, tenho 31 anos e pretendo cursar eng.civil em 2013 gostaria de saber se ainda ha tempo p mim depois de formado e se posso arrumar um estagio no decorrer do curso e apartir d qual periodo gostaria muito se vc respondesse

  152. Leonardo

    Olá, vocês poderiam responder minha pergunta?
    Quanto ganha de salário médio um engenheiro civil?

  153. joão pedro

    oi meu nome é joão pedro tenho 12 anos estou no 9º ano!! sonho em ser engenheiro civil mas acho a profissão mal paga! o que eu faço?

  154. Gabriela

    Eu gostei mto quando vi essa pagina quero mto fazer esse curso de engenharia civil meu sonho mais as vezes tenho medo de não conseguir ser e nem fazer tudo q quero :( mais vou fazer de tudo pra futuramente ser uma engenheira civil (:

  155. Leo

    oi, tenho 20 anos, terminei o ensino médio em 2010 e até entao nao sabia q faculdade cursar, mas depois q li essa matéria me identifiquei muito com essa área de engenharia civil, tem tudo a ver comigo, gosto muito de matemática, calculos e fisica sempre fui bom aluno nessas matérias mas eu tenho uma dúvida; gostaria de saber se quando se conclui o curso é obrigatório fazer estágio? se puderem tirar essa minha dúvida eu agradeço! um grande abraço!

  156. vinicius

    olá , estou prestes a fazer minha matricula em uma universidade particular aqui em Sp, onde morro atualmente , mas estou um pouco inseguro , pois amo matemática faço curso particular, já estou até aprendendo derivadas e integrais mas minha base de física e química é muito fraca tenho medo de não conseguir acompanhar , oque devo fazer será que só o conhecimento de matemática é o suficiente no começo do curso?, ou o fato de ter uma base fraca de fisica e quimica me trará grandes problemas?

  157. emanuelle schmidt

    olha eu tenho 16 anos estou cursando o terceiro ano do ensino medio , quero fazer arquitetura , mas ai procurei saber me falaram que eu tinha que fazer engenharia civil primeiro ou eu posso faxer arquitetura direto ?? obrigadaa

  158. CLAUDIO

    gostei muito eu estou com 44 anos e acho que vou manter minhas espectativas para este ano de 2013 para que seje um vencedor nesta carreira tão linda e gratificante.

  159. Thalia Fernanda

    olá Pedro!
    bom eu tenho 15 anos e ja penso em fazer engenharia civil, mas há muitos se formando nesta área (e eu ja penso muito no meu futuro em questão de um bom trabalho). você acha que vale a pena eu fazer este curso ou devo procurar outro menos disputado?

  160. Leticia Cavalheiro

    Olá!! Eu tenho 14 anos estou no 1 ano do 2 grau e as vezes acho q é cedo para pensar em alguma profissao eu sempre tive em mente de fazer Engenharia Civil mas tenho medo de nao conseguir fazer esses grandes calculos q ira ter … sei q vou estudar e tal a faculdade é pra isso mais mesmo assim acho q talvez eu nao consiga penso de mais sobre isso as vezes penso q vou fazer e vou conseguir mais logo ja desisto poir acho q nao vou conseguir fazer tudo aquilo porque nao sou tao boa em matematica o que eu faço?

  161. wiris

    Oi tenho 16 anos e estou no 2 ano do encino medio e quero ser engenheiro civil esse ano vou faser um curso tecnico so que tenho que escolher entre MECANICA e ELETRO-ELETRONICA e queria saber qual dos dois mais me beneficiara nesta proficao de engenharia civil….

  162. itamar vinente

    ola eu tenho 16 anos e eu sou apaixonado por engenharia civil mas porém não sou fera em matemática e eu opito também por arquitetura tenho essa dúvida mas como eu gosto das duas area eu ja pensei em fazer engenharia civil e arquitetura ja qe eu gosto das duas areas oque vc me esclarece sobre issso..?….rsrsrs bjsss amigos…

  163. Felipe

    eu tenho 15 anos, e já pretendo ser um engenheiro civil. sou muito bom em matemática e física. Será que se eu fizer faculdade de engenharia eu irei me dar bem?

  164. Rafaela

    Bom Meu Nome é Rafaela,tenho 18 anos,conclui o Ensino Médio agora em 2012,e pretendo entrar na faculdade no segundo Semestre. Quero muito fazer Engenharia Civil. Meu Pai é Mestre de Obra,e acho muito legal,e gosto muito deste ramo.
    Sempre falava em fazer Arquitetura,mas minhas professoras de matemática me diziam: Não Rafa,você é muito boa em matemática(confesso que não sou boa de contas mentalmente,mas no papel&lápis mando bem & amo resolver aquelas formulas),faz Engenharia.
    Pensei bem,e é isso que eu quero fazer: Engenharia Civil. Bom só tem um problema,meu Ensino médio,quase não tive aula de Física. então tenho medo em relação à isso’. – me Ajudem.

  165. Cláudia Rafaela

    Ola meu grande sonho é fazer engenharia civil .pois acho isso tudo muito interessante. sou muito comunicativa,adoro matemática.e queria conhecer mais um pouco desa verdadeira arte,que é a engenharia civil; e também queria pedir dicas de como começar essa carreira.se aprendendo outras línguas me ajudaria. se deveria procurar algum estagio antes de começar a execer esta profissão.se alguem poder ma dar algumas explicações desde já muito obrigada!!!!

  166. Elivânia Flávia

    Olá tenho 16 anos e tenho vontade de fazer engenharia civil,esse ano vou fazer o 3 ano do ensino médio,e tenho dois problemas um é que eu num sou muito boa em matemática, mais tento dar o máximo de mim para resolver os cálculos,e o outro é que eu sou um pouco tímida em ralação os outros colegas.Será que eu consigo, me ajudem..Beijos..

  167. flaviane

    intãoo eu também tenho vontade de fazer Engenharia civil,mais tenho muito medo por não dar conta…mais eu gosto de desenhos,artes,será que é essa carreira mesmo que devo seguir? Fico sempre em duvida…

  168. Andersson Alves

    Olá tenho 17 anos e desde de criança sonho com essa área de engenharia civil e amo essa parte de cálculos e tal, mas tem um problema gosto muita da área de álgebra + tenho dificuldade em física e trigonometria e geometria, mais tento me esforçar para aprender, será q dar pra seguir essa profissão???

  169. Leandro Oliani

    Olá pessoal !!
    Sou formado em logística e gosto muito de engenharia, essa área tem me atraído muito, não só apenas pela sua grandiosidade, mas sim pela junção entre duas áreas lindas que atuam em conjunto, a Engenharia e a logística, acho que uma completa a outra. Por isso que ao terminar minha pós, farei engenharia civil.

  170. Gabriel Cesar

    Olá tenho 15 anos estou no 1 Médio e estou pensando em fazer edificações e depois do curso técnico uma faculdade de engenharia civil mais tenho duvidas SE TEM UMA BOA REMUNERAÇÃO E SE TEM BASTANTE VAGAS NO ESTADO DE SÃO PAULO – BAIXADA SANTISTA?

  171. Ricardo

    galera meu nome é ricardo pretendo entrar na engenharia civil este ano mesmo e tenho uma duvida se assim q terminar o curso ira aparecer oportunidades de trabalho com a área na qual eu me coloquei se alguém puder me dar algum conselho tudo bem
    obrigado…

  172. rodrigo

    pocha gostei muito vou fazer engenharia civil sim.

  173. José Brito

    Ola meu nome e José,tenho 14anos e estou cursando o 2°ano do ensino médio. eu sempre quis me forma na área de engenharia civil, e sei que química,matemática e física são as matérias fundamentais para essa área, mas o meu problema não e esse porque eu me entendo bem com essas matérias . O meu problema e a parte de desenhos e projetos, pois eu sou muito ruim com essas artes, e queria saber se isso atrapalharia para que me tornasse um engenheiro civil?

  174. Rogério Oliveira

    Olá,
    Estou pensando em faze Engenharia Civil próximo ano, gostaria de saber com quanto tempo de estudo consigo um estagio?

  175. Luis Augusto

    Ola, tenho 16 anos e já completei o 2° grau e a muito tempo venho pensando em fazer o curso de engenharia civil já que sou muito bom em matemática e física, mas a grande duvida que tenho é se realmente posso fazer esse curso e se sou bom o suficiente ou se é o que realmente quero fazer isso mesmo na minha vida, enfim , tenho muitas dúvidas que queria a ajuda de vocês .

  176. Danilo Azevedo

    Olá, tenho 22 anos e atualmente estou cursando tecnico em mecânica.Pretendo seguir adiante e trabalhar na area,porém tenho uma vontade enorme em fazer engenharia civil mas penso em fazer tbm eng de produção, pois é uma area que posso seguir em frente com meu curso.Mas enfim,Gostaria de saber se posso conciliar a mecanica junto com a eng civil? poder atuar na industria junto à construção civil??

  177. Tharick

    Olá ,então me interessei pela engenharia civil,porém me preocupo com o mercado de trabalho futuro, pois agora está bem aquecido.. Devido ao PAC ,Copa do mundo ,e as olimpíadas, mas quando esses grandes eventos (Copa Do mundo, Olimpíadas.)acabarem,como ira ficar o mercado de trabalho? Ainda vai haver espaço para novos engenheiros?
    É Essa minha duvida ! Obrigado .

  178. madson castro

    engenharia cívil é muito massa, pra quem gosta do ramo, eu to me esforçando pra aprender desenhar no autocad é muito complicado, mas vou aprender, pois ainda estou no terceiro ano do ensino médio.

  179. Andre

    Sou formado em Engª elétrica há 10 anos e gostaria de atuar no ramo de Engª Civil, por ter um enorme interesse nessa área, algo que não tinha na ocasião da escolha do curso de minha formação.

    Para estudar Civil, eu poderia eliminar várias matérias aprendidas ou teria que aprender tudo de novo essas matérias, como física, cálculo, resistência dos materiais, etc.? Obrigado!

  180. Fernando

    Boa tarde Amigo !!!
    Iniciei na faculdade de engenharia civil este ano(2013), tenho 30 anos, estou com receio de me formar um pouco tarde, no seu ponto de vista acha isso um problema futuro ou acredita que minha idade não ira influenciar na decisão dos empregadores????
    Abcs…..

  181. Ricardo

    ola pessoal,nao sou muito bom em matematica mais gosto muito da area de engenharia,queria saber se terei dificuldade para fazer esse curso,oque poderia tar estudando de matematica para estar preparado para universidade

    • matheus mendes

      bom a geometria entra muito nessa area.

  182. Hiago P.

    Gostei muito do site… Ele deixa varias dicas… muito bom… Vou realizar o vestibular de Engenharia Civil agora no meio do ano e precisava de algumas dicas… enfim preciso de um site de estudos p/ a EC… alguém sabe algum que seja bom??

    AGRADEÇO, DESDE JÁ…

  183. daniel reis

    tenho um pouco de dificudade em calculos matematicos e quero muito fazer engenharia civil nao vou ter pobremas no curso?

  184. anderson waack

    De acordo com o teste vocacional do engenheiro civil, eu estou no padrão para essa profissão estou muiito feliz por que é essa profissão que vou me esforçar, estudar bastante e vou conseguir obter muitos ganhos e alegrias..

  185. maurilio

    gostei muito desta matéria sobre a engenharia civil e o teste vocacional melhor ainda isso fez esclarecer a minha mente.E agora eu sei que eu estou preparado para o ramo da engenharia civil.

  186. Rosana Ribeiro

    amei o GUIA DA CARREIRA, aqui eu pude entender realmente o que é ENGENHARIA CIVIL, e então eu tive a certeza do que eu quero d verdade… ENGENHARIA CIVIL SEMPRE…

  187. Leonor Oliveira

    Ola tenho 15 anos e quero fazer engenharia civil so q nao me considero muito boa em geografia e historia,isdo pesa em alguma coisa???
    Fico grata se poder me responder…

    • matheus mendes

      bom o necessário nao é geografia e sim matemática e física.

  188. Mônica Renata Fraga da Silveira

    Boa tarde, estou no quarto período de administração pública e passei no vestibular para engenharia de minas e meio ambiente, esse curso sempre foi meu sonho mas agora estou com medo de trocar de curso e não dar conta, quando cursava o ensino medio, ha muito tempo atras, eu era boa em exatas, mas isso ficou pra tras uma vez que por falta de opção acabei me formando em Letras, onde senti muitas dificuldades no curso pois nunca me identifiquei com a área.
    Atualmente sou professora concursada de língua portuguesa, cursando administração pública e querendo trocar pra engenharia de minas e meio ambiente. Loucura? Nao sei, mas tenho poucos dias pra decidir a minha vida.

  189. adrina morotti

    Ola sou adriana tenho 14 anos e curso o 1 ano do ensino médio tenho muito interesse em fazer engenharia civil é um trabalho que me chamou a atenção e que eu sei que conseguirei vencer os obstáculos para ter um grande futuro acho que só preciso ter os estudos completos e ser uma pessoa importante na vida

  190. Thayla Nascimento

    olá, meu nome é Thayla, tenho 15 anos e sou completamente apaixonada por engenharia. Comercei a me interessar por engenharia quando fiquei observando os trabalhadores que estavam construindo a casa do meu avô, desde já, comercei a desenhar modelos de casas, passei a escolher cores para pintar a casa de minha mãe. Não sou a melhor da turma em matematica e em física, mas acredito que sou boa nessas matérias e acho que posso conseguir alcançar meu objetivo que é cursa engenharia civil! Uma Otima tarde a todos :)

  191. dioclebio

    gostari de saber se e muito complicado as materias do curso de engenharia civil e qual e amenho facudade aqui em fortaleza ceara

  192. junior

    Gosto muito de cálculos, mas me dou bem mais na parte de matemática, ja nas outras exatas sou um pouco enrrolado oque posso fazer ?

  193. Emanuela Vitória

    irei fazer o curso de engenharia civil por causa da procura no mercado de trabalho e por me identificar com calculos. RECOMENDO.

  194. Meires

    Olá
    Me formei em administração, e agora estou com vontade de fazer Engenharia Civil, vcs acham que ainda dar tempo de ingressar nesta area? Tenho 32 anos e tomei um enorme amor por esta profissão…mas eu sou pessíma em calculos, o que devo fazer? Como vcs acham que devo começar?
    Bjs…

  195. Aline Leite

    penso mto em fazer Engenharia Civil, mas penso se seria uma área propensa para mulheres… por favor , gostaria d uma sugestão… não tenho plena certeza de que serei uma engenheira… sempre gostei de Matematica… não pnso em arquitetura, pq sou péssima em desenhos… ajude-me!!!

    • samuel elias

      Olha Aline sou do ramo e a minha engenheira é muito boa e sabe muito trabalhar eu aconselho vocÊ a fazer eu quero muito mais tenho medo também mais vai enfrente q eu vou também e vamos conseguir

  196. vandson

    Tenho 18 anos terminei os estudos, e gostaria muito de ser um engenheiro civil mais o maior problema e em calculos não sou muito bom em matemática e em compensação em desenhos eu sou bom quero fazer uma faculdade dessa area e gostaria de saber se realmente na faculdade eu possa se desenvolver mais eu calculo e poder exercer a area? obrigado

  197. matheus mendes

    bom,a engenharia é uma profisao muito arriscada mas muito intessante.Pretendo estudar para essa area ja que sou bom em calculos,se ja existe a faculdade é para que voce tenha um preparo para que nao haja erros.

  198. matheus mendes

    bom em relação a nossa colega aline leite não acho que seja uma area só para homens,voce faz o que bem intender se voce gosta disso siga o seu sonho

  199. Fabiane

    olá. Me formei em técnica em enfermagem, e estou pretendendo fazer o curso superior só que estou muitooo indecisa não sei se curso engenharia civil ou faço enfermagem. Ajude-me está dúvida é cruel.

  200. carlos

    Ola, meu nome é Carlos e passei no vestibular em engenharia civil, estou prestes a terminar o técnico em edificações no instituto federal, porém, tenho 29 anos e não tive a oportunidade de estudar quando tinha meus 16,17 e 18 anos, pois tive que trabalhar e minha família é humilde, comecei a estudar aos 25 anos e consegui minha vaguinha em uma pública. Gostaria de saber se minha idade irá influenciar no futuro quando eu estiver com meus 34, 35 anos, provavelmente formado. Sou muito esforçado e apaixonado pela profissão, adoro física, matemática e química, sei também que numa pública é difícil de trabalhar, pois o curso é integral, a pergunta é: vale a pena me esforçar tanto e ralar tanto para ter essa formação? um curso superior como engenharia, principalmente em uma pública, tem esse impacto favorável no mercado? e minha idade chega a ser um grande problema?

  201. samuel elias

    Olá eu quero muito fazer engenharia civil mas tenho muito medo da matemática,fisica e quimica será que se eu entrar em um curso dessas matérias e me dedicar o bastante eu consigo???? OBGD A TODOS

  202. tiago leoni

    ola eu sou o tiago tenho 18 anos eu estol querendo faze Engenharia civil mais eu tenho medo de ser muito dificil
    sera que eu faço ou nAo

  203. ana claudia

    olá meu nome é ana tenho 17 anos e desejo muito do meu coração ser engenheira,sempre fui boa em matematica e fisica quinica men tanto. esse ano eu termino o ensino medio. minha unica duvida é se vou comsegui chegar ate o fim. preciso de laguem que posso me ensentiva. socorroooooo tem alguem……

  204. Jhordan Farias

    Olá tenho 16 anos, e apesar da idade sou Perdidamente apaixonado pela Engenharia, pelo fato de proporcionar uma vida com qualidade para outras pessoas, e sem degrada o meio ambiente.
    Mas em fim tenho apenas uma dúvida, os cálculos da engenharia são os mesmo do ensino médio ?! por que se forem, acho que vou ir pra Gastronomia mesmo kkkkk
    Obrigado

  205. Ana

    Olá ,
    sou estudante de engenharia civil e estou cursando o 3° período ,no momento não estou trabalhando .Gostaria de dicas de quais cursos técnicos ou não poderia está fazendo para ir me aperfeiçoando na minha futura profissão .
    obrigada desde já .

  206. eviton

    tenho 19 anos ,estou cursando o 3 ano do ensino médio e gosto muito de ciências exatas .quero saber se vocês podem esta me recomendando algum curso para facilitar ou conhecer mais um pouco a profissão, antes de entrar na faculdade de engenharia civil .

  207. Rafaela

    Haa’Gente tb é meu sonho fazer engenharia civil, mais sou pesima em matematica,sou muito ruim de aprender as coisas…

  208. Nelson Pereira Partzlaff

    ola tenho 15 anos to no 2 ano médio nunca reprovei eu amo matemática e física sera que eu posso ser um bom engenheiro civil sera um curso bom para min minha notas em ambas sembre foram boas

  209. Thais Valéria

    Olá
    tenho 17 anos estou cursando o 3°ano do ensino médio e tenho vontade de fazer engenharia civil mas tenho medo de ñ ter capacidade de monta um prédio…sou otima para aprender as coisas facil…sou boa em matematica entendo fisica eu só tenho um pouco de dificuldade de desenhar isso pode me prejudicar muito?

    • jackson cambara

      Thais Valeria vai em frente pq e um otimo curso, se vc tem uma boa base em matematica e fisica vai em frente que td vai dar certo,,, curso o 5 semestre de engenharia civil

  210. matheus gonçalves

    eu tenho 17 anos e como sera que eu poderia conseguir seguir essas profissao um dia

  211. Priscila Santos

    Estou no segundo ano do ensino medio e quero fazer engenharia civil , amo matemática e física e queria saber oque fazer quando acabar a faculdade onde procurar emprego , como sao os tipos de entrevistas para emprego como é o processo.

  212. Domingos

    Pretendo fazer um curso de engenharia civil. Quero saber se vc tem alguma recomendação para aqueles alunos que não tem ainda um conhecimento bem detalhado sobre essa profissão.

  213. Rafael

    Amo Engenharia Civil desde que eu era pequeno, sempre assisto programas no Discovery Channel relacionados a isso. Sou fascinado por ciencias. Porém a matemática está longe de ser o meu forte (a física e a química ainda sou razoavel). Tenho muito medo de começar o curso e não dar conta. Meu sonho trabalhar com grandes obras. Nao tenho dúvidas que eu quero Civil, mas será que eu consigo terminar o curso mesmo com a minha dificuldade em exatas ?

  214. Erik Magalhães

    Estou cursando o 5º período da bendita Eng. Civil,nunca fui adepto de construções, mas resolvi que iria “encarar” assim mesmo;no inicio achava o curso o máximo, muito interessante, com muito cálculo e física (minhas 2 paixões); já hoje esse curso pra mim é m…tanto que decidi: no meio desse ano vou trancar a faculdade e cair p/ outra coisa(Florestal, Contabéis ou criar peixe kkk). Galera eu amo matématica e física; mas não pense que é só gostar dessas matérias (inclui um pouco de química tbm) e pronto pode se formar em eng. civil !!!. Por isso eu recomendo que só faça esse curso quem realmente gostar (muito!!) de mecânica geral; aquela lá do 1º ano do ensino médio (movimento,força,empuxo,energia,pressão e tals) lembram?. Lembrem disso tbm: não se deixe influenciar pelos outros (pais,amigos) e muito menos pelo salário, pois com certeza quem não gosta daquilo que faz, nunca vai ser um bom profissional, mesmo se for para ganhar R$ 1.000 ou R$ 10.000…Enfim, boa sorte futuros Eng’s…Meu joelho ta doendo por causa de uma tourrada que participei, mas de resto ta tudo bem!

  215. Thiago

    Estou me formando em edificações e gostaria de fazer Engenharia Civil, posso eliminar algumas matérias do curso superior ?

  216. Aline Alves de Sousa

    Pensso que pra ter um futuro abasta ter coragem de enfrentar o mundo, pos eli sim é o nosso maior desafio… Nao precisamos ser pessoas enteligentes e, sim pessoas esforçadas. Vinhemos ao mundo com o intuito de aprender, e temos com nosco a imperfeição, mas isso nao nos empede de ser alguem na vida, tenho serteza que que um objetivo vai bem mais alem que alguem imperfeito! ass: Aline Alves de Sousa

  217. Patrik Willer

    Olá, tenho 17 anos, concluí o ensino médio ano passado(2012), admiro muito a profissão, engenharia civil, de uns tempo pra cá vim conversando com engenheiros da empresa onde trabalho, e comecei a gostar e aprender um pouco o que um engenheiro faz. Mas nisso tudo, tem um problema, não sou muito bom em matemática, e as vezes fico com medo de começar a fazer a faculdade por conta disso.
    Algum engenheiro que já passou por isso, se puder me responder, eu agradeço.

  218. Le

    Olá,tipo eu gosto muito de engenharia civil,sou “boa” em desenhos,mas acontece que sou péssima em matemática e física,é o meu sonho porém tenho medo de não conseguir me formar e ter de escolher outra profissão em cima da hora,O que eu devo fazer?

    * OBS: Não me interesso por arquitetura.

  219. tiago procopio

    Eu quero e eu vou fazer engenharia civil, nunca achei que teria interesse nesse ramo mas agora eu gosto muito, e um dia farei um prédio e farei bem feito. estou estudando bastante e estou muito confiante e nada vai me desanimar.

  220. thayanne gabrielle

    Ola sou a thay tenho 17 anos e do ano passado venho me interessando poe engenharia , porem nao sou muita boa em calculos ,mas nada que me empeça de me tornar uma grande engenheira civil…..

  221. pedro evangelista

    ola …eu tamben tenho 15 anos mais eu tou na 8tava serio eu axo vc inteligenti por ter kinzi anos e ja estar na 8tava serie …eu tambem kero ser engenheiro civil…por isso eu acho que voce ñ devi desistir desi sonho…poq eu ñ vou desistir do meu…vai em frenti cara
    boa sorte pra vc
    falou…tchau

  222. araujo

    pow só tenhu 16 anos mas vou entrar de cabeça na facul,e é oq eu quero e é oq vou cmseguir!

  223. caio vinicius

    olá meu nome é caio vinicus , e eu tenho duvidas sobre qual tipo de engenharia seria mais apropiado para mim, engenharia civil ou mecânica, você poderia me ajudar ?
    agradeço desde já !

  224. FERNANDA

    Olá, passei na UFF para a faculdade de matemática mas minha primeira opção é engenharia civil. Será que se eu cursar matemática posso no meio do curso trocar para engenharia? Obrigada

  225. Tiago

    Olá,meu nome e Tiago tenho 18 anos e estou cursando o terceiro ano do ensino médio,estudei da primeira serie até a oitava em escola publica e sempre quis fazer engenharia civil pois tinha uma facilidade em matemática ,mas hoje na escola particular tenho uma grande dificuldade em matemática e física .Devo presta vestibular pra engenharia? ou não?

  226. anna beatriz

    Ola tenho 13 anos e quero fazer engenharia civil so q não me considero muito boa em matematica e historia,isdo pesa em alguma coisa??? Fico grata se poder me responder

  227. Jordânia Sousa

    Gostei de fazer esse teste, e fiquei muito motivada agora vou fazer sem duvida o curso.

  228. thalita

    e quem não é muito bom em mátematica e quer ser engenheiro civil

  229. GIL

    Aline não se preocupe com com o fato de não saber desenhar,assim como na Engenharia Civil aprendemos a fazer cálculos complexos,na Arquiteura aprendemos técnicas de desenho e alem do mais temos os softwers,AUTOCAD,por exemplo.Sou aluna do curso de técnico em edificações ,e posso te garantir que as duas áres são maravilhosas,boa sorte na sua carreira proficional!!!!!!bjs!

  230. Alexandro Velozo

    gosto muito da Engenharia civil, mas tenho um problema! não gosto tanto de Matemática… me dê uma Ideia !!! ^_^

  231. Thais Tavares

    Olá, eu estou com 18 anos e vou fazer faculdade engenharia civil, queria conhecer pessoas da área para trocar ideias. Estou convicta do que eu quero e ao pensar em vê um edifício construido e pensar que parte de mim está ali me deixa muito realizada.

  232. Jean Simoes

    Ola a todos…

    Bom estou com muitas duvidas a questao do meu futuro profissional….
    Atualmente estou no terceiro ano da faculdade em Mecatronica industrial… Trabalho na area, sou tecnico de processos, tabalho com linhas automatizadas ( robos ) ….

    Mas minha pergunta e o seguinte, eu gosto muito de desenhar, sempre gostei… levo jeito para matematica… E sempre passa na minha cabeca em fazer engenharia civil… Pesquizei muito sobre, e li varias ementas do curso. Acredito que seria interessante. Eu iria gostar.

    O problema e, o que eu faco hoje, conpensaria? Nao sei se vale a pena mudar de funcao… ? Essa eh a duvida…

    Obrigadooo desde ja…
    Abrass

  233. Dâmaris

    Bom gente tenho 16 anos, penso seriamente em fazer faculdade de engenharia civil e arquitetura meu pai trabalhava com obras, mas infelizmente morreu em um acidente de trabalho.
    Logo após sua morte me sinto um pouco receosa em seguir nesta carreira sinto que não sou capaz e como em alguns comentários que pude ler não sou única que tem medo de deixar um prédio ou casa cair kkkk.
    Quando converso com algumas pessoas normalmente ouça a expressão “você e louca engenharia e muito difícil e tal” deixo meu comentário espero alguns conselhos e opiniões de vocês.

  234. Sam

    To super pensando em fazer engenharia civil … essa ideia não sai mais da cabeça … :)
    maaaa..s eu não sou muito bom e matematica e fisica :( e agr?
    agradeço desde já

  235. wesley

    fiz o teste da prova conseguir 96 pontos em 100 pontos mas não sou muito bom em matematica tenho dificuldades mais eu admiro muito engenharia civil é o meu sonho ser um engenheiro civil

  236. YOLANDA FERRAZ

    Ola,quais as matérias e os assuntos que alguém que ja terminou ensino médio poderá revisar antes de entrar na faculdade de Eng Civil?

  237. debora mendes

    ola, me chamo Débora
    gostaria de fazer a faculdade de engenharia civil porque amo calculos e edificações,mas, não sou muito boa para desenhar. Isto tornaria para mim impossivel seguir carreira neste ramo?

  238. rafael

    onde eu posso fazer faculdade de engenharia em sao paulo?

    Gosto muito de engenharia mais arquiteto tambem e legal

    qual seria mais interessante???

    tenho 15 anos e to no 2° ano do ensino médio e faço curso de agropécuaria em uma etec em monte aprazível!!!

  239. david henrique

    boa tarde, estou indeciso na faculdade que quero fazer!
    nao sei se faço arquitetura ou eng. civil gosto de matematica e fisica mas nao sei qual seguir rsrs

  240. Camila

    Olá, estou pensando em cursar engenharia civil, mas não sei desenhar muito bem. Isso interferi em alguma coisa?

  241. janaina

    Eu me interessei muito em arquitetura com base no salário e por ser uma área atraente. Meu irmão disse que um técnico era melhor que faculdade. Mas o que seria melhor eu fazer: faculdade ou técnico em arquitetura??

  242. ana paula

    olà, me chamo ana paula tenho 15 anos, minha vontade è me formar em engenharia, me dou bem em matemàtica as vezes.. gosto dessa matèria. sera que continuo com esse objetivo? ou escolho outra profissão?

    • allan daniel volinger dos santos

      olha ana paula quando se tem um sonho nao se pode desestir dele nao emporta o q os outros falem siga em frente abraço

  243. Bruno

    eu tenho 15 anos, e já penso em me formar em engenharia civil, só que minha cidade não possui nem uma faculdade e o mais perto que posso ir é em São Luis -Ma e queria saber qual a faculdade de lá que oferece o melhor curso de graduação nesta área

  244. allan daniel volinger dos santos

    oi eu tenho 14 anos e sempre quis fazer engenharia civil será q eu consigo algum material profissional para estudar desde já?

  245. Pedro

    Eu vivo em duvida entre fazer Engenharia civil ou Arquitetura, caso eu escolha engenharia existe alguma extensão ou pós, mestrado que eu possa fazer voltado para arquitetura?

  246. Herik Júnior

    Oi,bom eu também estou em duvida entre engenharia civil ou arquitetura e urbanismo. Eu li os comentários acimas e meu receio na engenharia seria de fazer os calculos, e como li um que falava que nao era mais a mão, eu estou quase decidido de fazer engenharia civil pelo simples fato que vou estar estudando por 5 anos, mas também penso se é muito dificel para compreender as coisas pra ir bem em tudo. Alguum engenheiro que ler meu comentário me responda se poderei ir adiante e me dizer se é muita coisa pra entender sobre isso ??
    Obrigado desde já. aguardo resposta aqui ou mandem mensagem no face- Herik Brena – Passo fundo RS

  247. Keven Fernando de Souza

    oi ano que vem vou cursar engenharia civil pq gosto dessa area .. Me dou muito bem em MATEMATICA,FISICA E QUIMICA e tenho mt vonta de construir um predio um dia que Deus me ajude ……vc acha q posso me dar bem com esta profissao

  248. ana clara

    olá, pessoal eu sou fissurada por desenhar uma planta de uma casa, prédios, planejar os cômodos e gosto de matemática e física mas tem um problema sou péssima em desenhos.Também me preocupo muito com a estrutura, se não ficar resistente e cair? Essa é minha duvida será que posso fazer engenharia civil ou arquitetura. qual a área mais indicada pra mim?
    Lembrando q tenho 17 anos e estou no ultimo ano do Magistério.

  249. liniker

    sempre sonhei em fazer engenharia civil mas se deus quiser eu vou realizar meu sonho

    • Lucas

      se esse for seu sonho siga em frente que voce consegue!!!!!

  250. Patricia

    Bom dia tenho 26 anos e estou entrando no sexto semestre de Engenharia, sempre foi meu sonho e hoje estou realizando , meu padrastro tem uma empresa de construção civil eu adoro tudo e estou começando a ir para obra e quero aprender mais e mais tem algum livro que possa me indicar pq estou de férias e em busca de mais aprendizado

  251. Vitor

    Ola, um curso qe tenho grande admiração e pretendo fazer. tenho 17 anos e quero entrar numa faculdade ano que vem e gostaria muito fazer Engenharia Civil, mas meu “medo” é sobre a matematica nao sou muito bom, so que adimiro o curso acho muito interessante so tenhu esse receio sobre a matematica. no curso com dedicaçao mesmo quem nao é bom em matematica consegue compreender as materia e ate resolve-las?

  252. Anderson Sá Teles

    BOA NOITE, meu nome é Anderson tenho 19 anos e estou pensando em fazer Engenharia Civil. Ultimamente pensava em fazer Administração, conforme o tempo foi passando fui me interessando por construções etc. Quero construir meu Edifico.

  253. Lucas

    eu tenho 14 anos, mas apesar de ser jovem já me interessa saber que caminho seguir. Fiz o teste vocacional e dentre as profissoes a que mas me enteressou foi engenhoria civil.

  254. luana

    Oi,tenho 14 anos estou fazendo o 9 ano,eu queria saber se tem como eu me formar mais rapido nessa profissão,gosto muito de matemática,e queria me formar antes dos 20 anos

  255. Júlia

    Oi, estou no 3º ano do ensino médio e tenho vontade de cursar Engenharia Civil, mas fico em dúvida também entre Arquitetura. Como posso me decidir e entender bem as diferenças entre esses dois cursos?

  256. Gleidson Ricardo

    quero fazer engenheria civil mas ta dificil arrumar uma boa facul perto de casa e que de pra mim trabalhar

  257. Debora

    Olá Pedro,eu estou cursando o segundo ano de Fisioterapia, só que estou percebendo que não é a profissão que realmente quero pra vida toda.Sonho em fazer engenharia civil, tenho um pouco de dificuldade com física e matemática, mas eu gosto. Não faço arquitetura pois não sou muito criativa com desenhos ,seria que eu me sairia bem em engenharia??

  258. wesley

    eu gosto muito de desenhar, e sou muito amigo da matematica,fisica e quimica tbm,sou servente em construcao civil, gosto de olhar todos os detalhes e erros cometidos pelos pedreiros…acho q minhaarea …achonaum tenho certeza q daqui 5 anos serei um engenheiro civil..e farei de tudo para estar entre os melhores…

  259. mariana

    mim ajuda estou em duvida ou engenharia ou enfermagem mi ajuda

  260. thamires

    Ola tenho um desejo de ser engenheira so q não sou boa em calculos.. Poriso não sei se vou conseguir :(

  261. thamires

    Tô precisando de ajuda :(

  262. Cristiano Oliveira

    Olá pessoal tenho 20 anos e irei ingressar na faculdade esse semestre no curso de engenharia civil.
    Eu sempre gostei da área de engenharia, mais eu gosto muito de informática queria muito fazer eng. da computação mais meu pai tem vários amigos que são Eng. civil e me convenceram a fazer este curso, não é exatamente o que quero mais chega muito perto por se tratar de engenharia sou fascinado por matemática e física. Por favor alguém que ja tenha experiencia na área quais os fundamentos básicos de engenharia civil ?
    Sei que fazendo engenharia terei grande recompensa no futuro porque pois é uma profissão que apesar da oferta de profissionais serem diversas e demanda por eles é ainda maior nestes últimos 6 anos.
    Se alguém quiser compartilhar alguma experiencia comigo ta ai meu E mail para contato: CRSTIANO.OLIVEIRA.S2013@UOL.COM.BR desde já agradeço a todos vcs futuros engenheiros !! :)

  263. giancarlo

    ola. são engenheiro estrutural que se formou com honras na Universidade Politécnica de Milão, na Itália. muito me espanta que há pessoas que pensam que um engenheiro estrutural não é necessário para a construção de edifícios de grande porte! mas como você pode, sem cálculo de cargas de estresse, sem estudo permanente sobrecarga acidental e cálculo do terreno! coisas malucas que pensar sobre isso! Acho que a diferença é como engenheiro e arquiteto do médico e da enfermeira. o estudo de engenharia é muito complexo. boa sorte para aqueles que querem se formar em engenharia e forte encorajamento hum para se tornar um engenheiro, porque é para poucos!

  264. MARCELO TEIOXEIRA

    OI EU SOU MARCELO

    TENHO VONTADE DE CURSAR ENGENHARIA CIVIL MAS QUERIA SABER SE O CURSO É MUITO DIFICIL?

  265. Isabella

    Tenho 14 anos e estou no 9º ano. Gostaria de entrar no Ensino Médio, focando em uma profissão, para poder ir lendo coisas relacionadas à ela, e ganhando conhecimento. Engenharia foi a minha escolha. Desde da primeira série, odiava matemática, agora passei a gostar e entender essa matéria. Adoro física, porém, não sou muito boa. Gostaria de conversar com pessoas experientes nessa profissão, para poder vê se realmente é essa profissão que devo seguir… Obrigada.

  266. Jenyffer Xavier

    Olá, tenho 18 anos e estou terminando o ensino médio. No próximo ano vou cursar engenharia, venho de uma familia de construtores, tenho muita vontade de fazer engenharia, porém não sou boa em matemática e física, e esses são os meus maiores medos na faculdade. Será que mesmo assim faço a engenharia? Obrigadooo

  267. Larissa

    Olá,
    pretendo cursar Engenharia Civil , sou apaixonada ,tenho bastante interesse, curiosidade e sou muito boa em matemática e física.
    mas sou horrível em desenhos, com base nessas características será possível tal curso?

    • Joel Nicuha

      ola Larissa,saiba que nada e impossivel
      se te dedicares a desenho com muita facilidade vais aprefeissoar .

  268. Katharina

    Olá, tenho 16 anos e ando no ensino medio em economia e so tenho matemática. Gostava muito de seguir engenharia civil mas tenho receio visto que não tenho física nem química. Será que é má opção seguir este curso sem estas disciplinas? é preciso ter conhecimentos da física para o curso ou basta só a matemática ?

  269. andressa santos

    oii gente ..me interessei muito em engenharia fiz o teste online só li um pequeno texto e sem fazer nenhum curso de 100 pontos consegui 87 !! estou muito feliz será que posso ser uma boa engenheira quando eu me formar?

  270. Ivan Costa

    Olá! Sou aluno do eja e estou terminando o 3 ano, e queria muito fazer o curso de engenharia civil, mas como todo mundo sabe um aluno do do eja não é lá essas coisas, gosto sim de cálculo mas aprendi pouco , tenho 29 anos e estou disposto sacrificar as minhas noites de sono , mas não sei se sera o suficiente e por isso queria saber a opinião de vocês , não me importa a resposta , eu aguento a verdade , desde já agradeço pela atenção.

  271. Alison

    Tenho vontade de fazer engenharia civil , mas não sou bom em desenhos. Isso atrapalharia muito nessa profissão ?

    • Diego Luz

      Não, se você se esforçar pra aprender tudo correrra bem. E apenas querer.

  272. chayene

    olá,
    tenho 16 anos e eu tenho a meta de fazer o curso de engenharia civil. é o meu sonho poder concluir .

  273. Diego Luz

    eu tenho 16 anos eja tenho certeza que engenharia e a minha área!!! Não tem outra!!!

  274. Bruna Moreira

    Oi, meu nome é Bruna Moreira e tenho 18 anos, estou prestes a prestar o vestibular pra Engenharia Civil e estou com um certo receio devido há alguns comentários de colegas sobre ser um curso muito difícil e de cálculos enormes e bastante difíceis. Gostaria de opiniões sobre isso.

  275. hellen virginia

    olá tenho 18 anos e estou cursando primeiro semestre de engenharia civil, esse é o curso da minha vida, não me vejo em outro curso, com ja me falaram esse é um curso basicamente de homem, porem respondir dentro de uma obra temos que ser engenheiros e não homens ou mulheres,pois temos que ser proficionais. recomendo o curso para quem gosta de calculo ou de desafios assim como eu. boa sorte futuros engenheiros…

    • carolina

      também estou cursando é difícil mais tudo o que há esforço alcança o topo :)

  276. Barbara

    Ola ,tenho 17 anos e estou no 3°do ensino médio gosto de engenharia civil, adoro matematica e estatistica .Mas tenho um grande medo de começar a faculdade de engenharia e quando me forma projetar algum prédio e ele desmoronar e matar pessoas…
    Acha q devido a este medo eu deva desistir de ser engenheira civil e procurar outro ramo??
    se sim qual ramo você me indicaria? Pois gostaria de me forma e poder trabalhar em algo que envolvesse planejamento e construção

  277. Juliano

    Boa tarde galera, spi formado em ADM de empresas. Começarei Eng. Civil no próximo ano. Alguém pode me ajudar dizendo se consigo ganhar algum tempo devido ao meu curso anterior?

  278. Pedro Benvindo

    gosto muito da Construção civil, esta área é a minha paixão, quero uma oportunidade para mostrar o que eu sei e que aprendi. alguém me ajude,

  279. maicon

    tenho 17 anos quero muito me forma em engenharia civil mas eu não sou bom em matemática e física sera que tenho alguma possibilidade de cursa esse curso?

  280. Arthur

    Olá , Bom Dia gostaria de fazer Engenharia Civil também , ano que vem termino os estudos , é que eu dei um vacilo em ter parado no 2º colegial do ensino médio , mais sei que ainda há tempo pois sou novo tenho 19 anos &’ trabalho de servente desde os 14 anos com meu pai , gosto dessa área de construção civil , já fizemos vários tipos de casa , sobrados .. erguemos muitas obras , tenho uma base , até baixei um programa chamado sketchup &’ tto aprendendo desenha planta , gostaria de saber se é recomendado fazer um curso de auto cad antes de entrar na faculdade pra dar uma aperfeiçoada nos desenhos de plantas?

  281. adriano costa silva

    oi meu nome e adriano eu estou confuso em que fazer engenharia civil ou medicina mais a minha realidade e engenharia. tenho 14 anos, sou apaixonado por matemática e vou para o ensino medio ano que vem! respondam e me da mais essa confirmação que estou serto!!!!! abraço!

  282. Gilson de Sousa Santos Júnior

    Ola! Tenho interesse em fazer Engenharia Civil, gostaria de saber se o engenheiro pode virar professor de Matemática,Química e Física, Após minha graduação posso fazer pós em algumas dessas matérias?

  283. Talita Andrade

    Bom,eu tenho um pouco de dificuldade em matematica por isso estou com medo,porem infelizmente não vai ter como iniciar nno proximo ano…para não mi desanimar gostaria de fazer algum curso tecnico antes que envolva a area de engenharia civil mas não sei qual!gostaria que vocês mi ajudasse o que eu poderia fazer antes de iniciar a facudade!!?

  284. Fábio Junior C. Fernandes

    Oi meu nome é Fábio tenho 19 anos sou Cabo Verdiano estudo numa escola secundaria técnica em cidade da praia, a minha área é construção civil, é uma área que exige muita técnica , concentração e visão.

  285. Fábio Junior C. Fernandes

    O melhor físico do mundo teve muitas dificuldades, mas conseguiu ser o melhor, isso é pra ver que quem tem fé consegue o que quer.

  286. Leonardo Dourado

    Eu quero fazer engenharia civil mais eu não sei se sou capais de ter esse cargo.

  287. Mariana Brandão

    Nunca fui a melhor da sala em matemática, mais sempre consegui acompanhar as matérias no ensino médio. Pretendo prestar eng. Civil, e quero ser excelente no que vou fazer, qual curso eu posso fazer como pós?

    Fazer um curso de de topologia ou edificação antes ajuda?

  288. Lucas

    Olá , eu gosto de construção tenho criatividade de sobra quero ser engenheiro civil mais não gosto de matemática . Será que conseguirei ser um bom engenheiro civil ?

  289. joão carlos max mariano

    ola meu nome é joão eu tenho 13 eu quero ser engenheira civil eu creio em deus q todos q quer ser um engenhero posa com seguir seu trabalho…

  290. Gilvania

    eu gosto de engenharia civil e arquitetura mas estou em duvida qual o melhor. eu gosto muito de calculo e física .qual profissão se encaixa mas nisto?
    peso ajuda :

  291. Luciana

    Olá, já tenho 25 anos, e fiz um estudo, uma análise em algumas carreiras e por alguns motivos me identifiquei com a Engenharia Civil, além disso sou dedicada, inteligente, mas tenho muito, muitoooo medo, as pessoas dizem que é muito complicado,que é impossivel vc nao ficar de DP.. sei que não é facil, mas tenho uma filha pequena e tenho muito medo de não conseguir me dedicar o ”suficiente” e é a unica chance que eu tenho, se eu comecar nao poderei parar… à vocês, meu respeito e admiração… gostaria de na opinião sincera de vocês, dá para estudar engenharia civil com filho? não estou velha para o mercado? o que vocês acham?? desde já agradeço. Luciana

  292. Fabio Uerlison

    Sou Universitario, e Estou no 3º ano de Engenharia Civil, e vejo em muitos comentarios acima grandes erros de ortografia, e erros basicos de português, o Engenheiro não é o cara que sabe apenas calculo, mas é especialista em varias areas, e departamentos.

    Muitos associam a imagem de um engenheiro a uma pessoa que só sabe calculo (devido ao curso ter bastante mesmo), mas o diferencial hoje em dia é voce ser Multifuncional, e ter uma pluraridade de conhecimentos.

  293. rafael

    olá mirian fiz 29 anos, mas fazem mais de 10 anos q terminei o ensino médio, sempre fui um bom aluno mas estou com a mente meio apagada. Por falta de condições, conseguiria fazer alguma faculdade só agora. Fico até constrangido pois tem muita gente nova fazendo o curso. Então vamos lá; para abrir minha mente estou a procura de aulas particulares de matemática,física e química e também de computação, mais pela digitação,pois, escrevo bem, mas”cato muito milho”. Lembrando que já estou na área e acho a arte de construir fascinante, atualmente trabalho como pedreiro em reforma de apartamentos e já trabalhei 2 anos como operador de cremalheira, portanto, já tenho uma noção. Queria uns conselhos. É normal se sentir meio constrangido de começar só agora? Será que consigo abrir minha mente com essas matérias? POR FAVORRRR AGUARDO ANSIOSAMENTE A RESPOSTA… GRATO DESDE JÁ.

  294. Sabrina

    Bom, assim como a maioria do pessoal, estou em dúvida entre arquitetura ou engenharia.. Senpre achei que quisesse arquitetura, por que acho lindo os projetos, a parte de design enfim, apesar de nao saber desenhar, porem, comecei a fazer edificacoes e estou gostando, ate por que amo calculo. E so agora bateu a duvida se engenharia ciivil seria bom pra mim? Bom gostaria de saber da opiniao de voces!!

  295. Ricardo

    Olá em janeiro começa meu 2 período em engenharia civil . Minha duvida é tenho disponibilidade para acelerar minha grade curricular fazendo matéria em 2 períodos .É possível fazendo isso abreviar minha graduação ? se sim , tem algum limite ?
    GRato

  296. jonathan hoffmann coelho

    ola gostaria de saber se o curso de engenharia civil leva muito trabalho para casa ou a maioria das coisas são feitas na faculdades?

  297. Taysa Santos

    Olá Pedro Addler! Sou formada em Matemática e pretendo iniciar Engenharia Civil no próximo ano. Sou professora e não estou satisfeita, pretendo mudar de profissão! Fiz o Teste vocacional (perfil: em busca do prazer) e de Personalidade (Racionais). Em ambos aparece a Matemática, mas não Engenharia Civil. Porque na personalidade “racionais” não aparece a Eng. Civil, visto que a base é cálculos? Fiquei “nessa dúvida”. rs! Gostaria de uma orientação. Também me interesso por Arquitetura. Aguardo retorno. Obrigada! (Obs.: Tenho 30 anos, sempre quis fazer engenharia civil, mas não tive possibilidade. Agora tenho.).

  298. Lucas Venturim

    Olá,
    Pretendo começar o curso de Eng. Civil no próximo ano, porém tenho medo de não acompanhar as matérias do curso, isso devido a uma fraca base em matemática, física e química e ainda o agravante de estar com 24 anos e desde meus 17 anos que não estudo mais. Terei que trabalhar também, pois não será possível me manter sem trabalhar. Com todos estes problemas, será possível realizar meu sonho de ser engenheiro?

  299. JAIRO DOS SANTOS

    oLA preciso de ajuda stou a seguir o curso de físicas e biológicas seria uma boa escolha fazer engenharia civil? e se tem muita matemática?

  300. jannaiiiiiiiiiiiiiiiiiiina

    rfdsakl

  301. Rafael

    olá quero conselhos tenho 15 anos e estou no 2ºano do ensino médio penso fazer faculdade de engenharia civil mas tenho medo de errar nos desenhos como faço para perder esse medo????
    desde já agradeço

  302. Marcelo Rodrigues Jose

    Gostei destes comentarios tenho 38 estou pensando em fazer engenharia civil .

  303. Marcelo Rodrigues Jose

    Gostei destes comentarios tenho 38 terminei o curso tecnico edificações estou querendo fazer engenharia,ja fui pedreiro por muito tempo gosto de obra .

  304. rodrigo

    olá tenho 14 anos eu estou pensando em seguir essa carreira eu sou bom em matematica fisica e etc, eu gosto mas o problema é que eu não tenho expiração para elaborar uma estrutura de uma obra como uma ponte ou um prédio e queria algumas dicas.vocês podem me ajudar?

  305. Ingrid

    0lá.Sou estudante e acabei de terminar o 3 ano. Eu gosto de exatas e humanas, e penso em fazer engenharia civil.Gostaria de saber se um engenheiro passa o dia inteiro dentro de uma construçao,pois n é o que me interessa. Me imagino mais fazendo projetos, dando vistorias e trabalhando em um escritorio.Acha q posso mesmo seguir engenharia civil?

  306. Matheus barros de oliveira

    olá. meu nome é Matheus da qui de Manaus, tenho 16 anos e estou terminando meu (3)terceiro ano do ensino médio. E eu estou interessado em cursa engenharia civil , mais fico em duvidas. Por que penso que é uma profissão muito relacionado a Matemática , e eu fui eleito melhor aluno no 3 ano … em matemática, mais será que eu me daria bem em engenharia civil. ?

  307. Gilvana

    tenho 13 anos e eu to querendo cursa engenharia civil ou naval ou ate mesmo aeronaultica

  308. willyane

    Bom eu vou fazer 18 anos e estou fazendo 3º ano do ensino médio, de todas as profissões eu mais me identifico com engenharia, desde o 1º ano que eu penso em cursar, e não vou desistir, eu amo física e gosto de matemática então eu vou ser uma boa engenheira, e vou dar um conselho,pra vcs que querem cursar alguma coisa só por causa do salário caim fora, pq isso só vai fazer vc infeliz e ñ gostando do seu trabalho, curse algo que vcs gostem e serão bem sucedidos. :)

  309. Alessandro

    Ola galera, tenho 31 anos e estou no ultimo ano de engenharia civil, c Deus quiser em breve estarei com meu CREA, li alguns comentários acima e percebi que há muita duvida da parte dos jovens em que carreira seguir, vi também alguns comentários que achei absurdos, a carreira he muito promissora, falta e muito profissional qualificado no mercado, mas diferente do que alguns comentarao acima, a carreira de engenheiro eh uma carreira de muita responsabilidade, o engenheiro civil he um profissional responsável por grande parte da desenvolvimento da sociedade, o profissional tem que ser uma pessoa versátil com capacidade de liderança, e principalmente deve saber tomar as melhores decisões.

  310. thiago

    nunca fui muito bem em matemática e em fisica sei que na engenharia tem que ter esses dois assuntos mais tipo assim sou louco pra ser um engenheiro adimiro muito essa area mais n mim dou muito bem nassas materia. emq ue vcs podem mim ajudar ai

  311. thaís

    Olá estou estudando muito para alcançar a engenharia civil. Só tenho apenas 12 anos e estou no 7°ano e estou com muito medo de não conseguir o meu maior sonho e de não entrar no curso, faculdade de engenharia civil e sei q não e muito fácil assim por favor me ajudem.

  312. Julio Borges

    Eu vou ser um engenheiro de construção civil em Angola. e serei o único mas precisado no Governo Angolano em qualquer ocasião

  313. ALECIA

    oi o meu nome e alecia tenho 15 anos tenho certeza q vou fazer vestibula pra Engenharia Civil e estou com um certo receio devido há alguns comentários de amigos sobre ser um curso muito difícil e de cálculos enormes e bastante difíceis.e eu nun sou muito boa em calculos por favor mim ajuden

  314. Marcos Vinícius

    Oi pessoal , tenho 13 anos , sou um aluno ótimo na escola , estou no 8 ano (7 série) . Meu pai é mestre de obra , e como diz o ditado ” filho de peixe , peixinho é ” , então as vezes ele me leva pra obra q ele atualmente está fazendo , e eu gosto dessas coisas , eu penso em fazer Engenharia Civil , mas penso que eu não vou conceguir nem completar a faculdade , de noite fico refletindo isso , muitas pessoas acreditam em min , a orientadora e supervisora da escola me elogiaram esses dias , e falaram que eu tenho de tudo pra ser um ótimo engenheiro e que eu tinha postura e tudo e que qualquer firma brigariam pra ter eu , por isso tenho minhas dúvidas , e não curto muito matemática , queria saber todos os tipos de cálculos que vocês usam , e também quero saber suas opniões sobre esse mercado . Desde já obrigado !!!

  315. Tamires

    Olar tenho 17 anos,e gosto muito de obras…
    Meu pai trabalho nesse ramo a muito tempo e sempre me encentiva para seguir nessa profição tambem.
    Hoje meu sonho é fazer a faculdade,e como se trata de obras tem muitos calculos de Matematica e Fisica so que sou ruim nessas materias…
    Oque faço???Sera que alguem pode me ajudar?
    Obrigada!!!

  316. FABIA CALINE

    ADOREI A MATERIA,MUITO ESCLARECEDORA,MAIS AINDA ESTOU CHEIA DE DUVIDAS ENTRE DIREITO E ENGENHARIA CIVIL, É QUE DIREITO EXIGE MUITA LEITURA E EU NÃO SOU MUITO FÃ,MAIS ACREDITO QUE SEJA UM OTIMO CURSO, JÁ A ENGENHARIA TEM A MATEMATICA E A FISICA, QUE ME DÁ UM CERTO RECEIO, POIS JÁ TEM UM TEMPO QUE PAREI DE ESTUDAR, NÃO SEI SE VOU CONSEGUIR ACOMPANHAR, MAIS GOSTO POIS NÃO É DECOREBA, HAAAAAAAAA QUANTA DUVIDA.

  317. Silmara Alionço

    Olá,eu sou apaixonada por engenharia já faz 9 anos e amo matématica,estou me preparando pra fazer vestibular esse ano…e não consigo ver outra area pra mim se não for a engenharia,só que tenho medo de começar e desistir não consegui acabar,o que vc acha que devo fazer?

  318. Redson

    Olá gostaria de saber se o mercado de trabalho, é crescente os esta saturado?

  319. Manu

    Olá , tenho 16 anos e estou no ultimo ano (terceirão) , adoro demais engenharia civil , adimiro muito e sempre quis ser uma engenheira , tenho conhecidos que é formada nessa profissão , mas meu problema é que não sou muito muito boa em matematica e etc , e queria saber se isso è um problemao ? Gostaria da ajuda de voces , pois esse ano ja vou fazer vestibular , minha vontade é essa , vou me esforaçar ao maximo , mas mesmo assim sou poco insegura !

  320. Karolen

    Olá, tenho 17 anos e estou no 3º ano, estou com duvidas em qual profissão quero seguir, sou apaixonada por calculo. Engª Civil seria o curso certo para mim??

  321. Pedro henrique

    Ola, tenho augumas duvidas, mes q vem faco 17 anos, e nao sei qual facul fazer, to pensando em fazer a Engenharia Civil…
    To pesquosando muito sobre essa area e me indentificando com ela….
    Mas estudo em escola publica e no periodo noturno e por mais q me esforce para aprender o ensino e mto ruim…
    Qeria saber c msm nao sendo mt bom nas principais materias da facull vo acompanhar os outros?.. E c essa area msm q nao seja meu sonho de infamcia, posso me sair bem ?

  322. Candido Bernardo

    Olá Pedro, tenho 24 anos, estou trabalhando na camargo correa e envolvido com a produção, estou querendo iniciar o curso de Eng. Civil… Oque vc acha? Mas nunca fui bom em matemática e física.

  323. Cristyan

    Curso 2° periodo de Engenharia Civil mas estou com dificuldade nas areas de matemática,devo desistir e procurar outra area?

  324. Allan Cantú

    Meu nome é Allan Cantú tenho 16 anos, e mesmo sabendo que não me dou muito bem com a matematica nada ira me impedir de se esforçar e estudar para ter solução com matematica e fisica. Meu sonho é ser engenheiro civil e irei atras disso e conseguirei.

  325. Silmara Alionço

    Olá,eu sou apaixonada por engenharia já faz 9 anos e amo matématica,estou me preparando pra fazer vestibular esse ano…e não consigo ver outra area pra mim se não for a engenharia,só que tenho medo de começar e desistir não consegui acabar,o que vc acha que devo fazer?

  326. Julia Coutinho Gonçalves

    eu tenho 16 anos , estou cursando 2° do ensino medio , queria saber se tem algum curso que seria melhor eu fazer ? ou algo que devo me preparar para que dê certo ( tipo vestibular, e qual )

  327. Meiryele silva

    Ola bom dia,
    Tenho 21 anos e estou terminando o ensino médio parei de estudar alguns anos por que tinha que trabalhar , voltei a estudar a pouco tempo a distância e estou fazendo um pré vestibular e queria muito fazer engenharia civil pois gosto muito de matemática mas tenho medo de não ser uma boa profissional , sera que eu tenho capacidade de ser uma boa profissional sendo que o meu ensino médio não foi bom ? Deste já obrigada por esclarecer as minhas duvidas

  328. lucas

    Eu também estou almejando um dia mim formar em engenharia civil , eu tenho 15 anos e estou no 1 ano do ensino médio, era para eu estar no 2 ano, pois eu não aceitei a proposta da prof que queria mim passar 1 ano a mais por causa da minha capacidade, pelo fato de ter um ciclo de amizade formado com a atual turma. Graças a Deus consegui o feito de tirar 10 nos quatro bimestres do ano formando 40 pontos em matemática, nota máxima. Primeiramente estava pensando em fazer DIREITO, mas vi que tenho melhor capacidade nas áreas de cálculos etc.. em relação a engenharia . Eu acho que quando temos o objetivo de alcançar algo , temos a capacidade de conquistá-lo. Portanto eu vou seguir em frente, seja o que Deus quiser.

  329. Guilherme

    Como posso abrir meu próprio escritório, e entrar no mercado de trabalho ??
    como consigo clientes??

  330. rafaela

    Sou louca por engenharia civil, é meu sonho. Estou no 3ºano do ensino médio e terminando o curso Técnico em Mineração,tive a oportunidade de estudar Topografia, mexer no AUTO CAD, GPS,aula com engenheiro e não é fácil ou melhor nenhum curso é fácil basta vc se esforçar e se dedicar o máximo.#EngenhariaCivil #ForçaFocoFé

  331. Leandro Costa

    queria saber alguém que faça engenharia civil,queria os principais assuntos do ensino medio que cai em universidades e que cai na faculdade de engenharia civil ? agradeço de já.

  332. marileide dias da silva

    olha estou no 1ºperíodo de engenharia civil fiz pedagogia mas nao e a área que quero desde dos 20 anos me interessava por plantas de casa reformas construções,terminei o ensino médio em 2006 fiz eja estou com dificuldades em matemática passei em todas as disciplinas menos matemática eu não quero desistir do curso pq gosto de matematica so não sei por onde começar a estudar pode me dar uma dica

  333. wanleide

    Oi goste do com mentario de todos vcs do leonardo meus parabesssssss.e do garoto que esta co 15 anos no trecero ano. Muito bom vc. Mais. Para ser um engenhro reque muitas abilidades e resposabilidade como falo nosso amigo leonardo e o que vcs mim des de mim acabei de fazer ..uma prova valendo 100 pontos e sri estuda acertei 70 pontos e nao foi sorte nao foi sabedoria e emtrepetacao adorei coversa com vcs bejs

  334. Gabriela

    oi! tenho 18 anos, tenho muita duvida em cursar engenharia civil, pois eu odeio quimica, tenho medo que isso atrapalhe em alguma coisa, ganhei uma bolsa de estudos neste curso, mas não estou fazendo por não gostar de quimica, as vezes acho que não aprenderei… o que faco?

  335. Jennifer Cristina

    Olha Rafael o problema não é errar nos desenhos, vc tem que ter uma noção de tudo no geral inclusive se preocupe em entender o conceito dos cálculos para que vc possa aplicar eles nos problemas que vierem acontecer. Sou engenheira acabei de me formar tenho 24 anos e gostei muito dessa área, espero que goste tbm.

  336. Ronald

    Bom dia,
    Gostaria de saber qual e perspectiva do mercado para esse ramo daqui a alguns anos. Hoje podemos observar que o o mercado está ótimo, contudo sei depende de investimentos no segmento e da saúde da economia nacional.Qual o seu ponto de vista sobre isso?

    Att
    Ronald

  337. Francisco de Assis

    Ola quero um conselho de pessoas que são experiente na Área de Engenharia Civil, tenho 17 anos, to no 3º ano, eu estudo em uma escola publica, eu me esforço o máximo nas matérias que tem relações com Engenharia Civil, mai acho o que eles nos ensinam, não é o bastante, pois os cálculos são simples, como posso fazer pra me aprimorar nessa área que são usadas bastantes Cálculos e Formulas e ETC…
    Agradeço pelas opiniões, espero que com isso possa me ajudar.

  338. vanessa

    Gosto muito de engenharia civil, porém não me sinto capaz, e não sou muito boa calculos.

  339. Nad. Moura

    Tô pensando em fazer eng. civil…porem quero saber, é verdade que os primeiros anos de estudo (disciplina)é igual pra todas as engenharias?

  340. noemio fernandes

    chamo-me Noemio sou estudante da unilab , é que gosto muito da engenheria civil é area da minha preferencia mas por razao maior tou fazendo ciencia da natureza e matematica tou querendo saber a possibilidade de eu mudar de curso, amo muito engenheria civil.

  341. Camilla

    Olá,tenho 16 anos e estou no 2º ano do ensino médio. Só falta mais um ano pra que eu forme, e estou com dúvida se realmente devo cursar a faculdade de engenharia civil. Gosto muito de matemática amo cálculos, mas tenho um pouco de receio quando se fala em física, apesar de só aplicar as regras, as vezes tenho muita dificuldade. Queria algumas dicas em relação a isso. desde já Agradeço.

  342. carolina

    Olha tenho apenas 12 anos e meu sonho e ser engenheira,bom como sou um pouco nova ainda não comecei a estudar física mas dps vou me aperfeiçoar mas nisso!!

  343. matheus

    o curso de eng civil é bastante dificil? tem muitos reprovados?se em uma sala tem 50 alunos de engenharia civil quantos sao reprovados?

  344. Fabiane

    Bom eu tenho 15 anos e estou no primeiro ano do ensino médio até o ano passado eu era louca pra fazer engenharia civil mais derrepente eu mudei pra arquitetura…e as vezes eu penso em mudar de novo pra engenharia civil…mais eu não sei qual dos dois…

  345. Clécia

    Oi, gostaria de cursar arquitetura, mais a área não está disponivel onde moro, na universidade que farei a prova, então optei pela engenharia civil,já que são parecidas.
    Não sou legal nos cálculos, mais vou dar o meu melhor.

  346. Rafaela

    bom, até agora é o que estou mais pensando em cursar é engenharia civil, odiava matemática.. mas tô no primeiro ano do ensino médio e tô começando a me apaixonar por matemática, fisica e tal.. certos dias xingo mesmo kk, não tá facíl pra ngm, mas quero muito de verdade cursa engenharia civil, sou apaixonada, acho muito lindo quem cursa engenharia c. e tô confiante demais.. sei que tem muito tempo pra pensar, mas agora no momento, eu só penso nisso.. KK abraços.

  347. Kiara Lima

    Meu nome é Kiara, eu espero ser uma futura e grande Engenheira, tenho um pouco de dificuldade na Física, espero conseguir e futuramente realizar esse sonho. Seria bom ter alguém para falar sobre isso.

  348. Walison Rodrigues Machado

    Sonho um dia,cursar e exercer essa profissão com amor e muita dedicação, tenho muito interesse pela, área, como eu faço para ingressar em uma faculdade!

  349. jocivaldo

    ola,eu tenhho o 3º ano do ensino médio gostaria de saber ser posso entra numa faculdade de engenheiro civil com esse grau de escolaridade e quais o documentos que é preciso para que eu possa engreçar no curso, ficarei grato pela resposta.

  350. arnaildo

    Terminei a agora o ensino médio, e gostaria de fazer engenharia civil, gosto muito de matemática, mais 2° e 3° não me interessei muito por matemática, sera se la no curso eu recupero o tempo perdido?
    Abraço !! para quem responder desde já.

  351. joseane

    ola meu nome é joseane.. eu acho o curso de engenharia civil muito interessante só que n gosto muito de matematica e de fisica.. sera que aprendo a gostar?? To bastante indecisa, alguém me ajude!

  352. paulo

    muito obrido(a) pela dica isso me ajudou muito na minha descisão

  353. Josiane

    Sou péssima em quimica, mas costumo ser boa em matematica e saio bem em fisica. Sera que tal dificuldade em física pode me atrapalhar na faculdade??

  354. João Pedro Sbergh

    Olá tenho 14 anos e me interesso completamente por engenharia civil , gosto muito de construçoes …Tenho FÉ que um dia vou me tornar um grande engenheiro , e se DEUS quiser esse sonho vai se tornar realidade !

  355. Marcio Barbosa

    Ola tenho 15 anos e meu sonho e fazer engenharia civil, gosto muito de fazer calculo, faço o 1 ano do ensino médio e pretendo fazer engenharia quando e terminar o ensino médio já consigo fazer plantas de casas….

  356. Daniele Viana

    olá tenho 18 anos ,estou no meu ultimo ano do ensino médio gosto muito de engenharia civil mais não sou muito boa em química, mas amo matemática sou razoável em fica ,me dedico mt em matemática mais as vezes acho que não vou conseguir me disseram que eng civil é mt difícil quero a opinião de vcs se poderem me ajudar agradeço

  357. luana Rodrigues

    Ola… Eu sou uma pessoa que me dedico bastante aos estudos tenho uma certa simpatia por matemática…quando me esforço pra aprender algum assunto da matéria consigo me sair bem…mas eu penso que o curso exige muito mais do que uma simpatia! Estou acabando o médio e estou a beira do vestibular cm essa dúvida se faço ou não o curso! Tenho medo de ser muito puxado p mim! Eu sou fascinada por construção e tbm pela remuneração rs… Mas ainda tenho medo… O que faço?

  358. Alexandre

    Ola pessoal, gostaria de um conselho. tenho 29 anos sou formado em técnico mecânico, porém esta área não esta mais me agradando. quando pequeno trabalhei com o meu na construção civil, mas não segui esta carreira, pois no período de 2005 a 2007, estava em baixa.agora estou querendo fazer engenharia civil. Se tiver alguém, que possa me dar mão com esta duvida, vou agradecer e muito.

  359. Jaqueline

    Apesar de não ter obtido a resposta sobre minha pergunta, continuo curtindo o site, muito interessante.

  360. Everaldo Barbosa Oliveira

    Sou aluno de Engenharia Civil, duvidas em cálculos me procure, para que juntos tentamos solucionar, principalmente em analítica.

  361. Joao

    Tenho 16 anos, to no 2º ano do ensino medio e gosto muito de matematica e física e “odeio” o resto das matérias, entao estive pensando em cursar engenharia civil. Mas nao sei se sou bom o suficiente pra pegar uma profissão que exija muito dessas matérias, pois apesar de gostar eu reconheço que ambas sao extremamente dificeis. Queria a opinião de voces.
    Obrigado!

  362. Warlisson Souza

    Olha , no segundo ano do ensino médio coloquei em minha cabeça que irei cursa Engenharia civil. gosto muito de cálculos, sonho em um dia ter em mãos meu certificado de engenheiro , sei q não e facil mas estou estudando pra isso. Com fé em Deus em 2015 estarei cursando Engenharia civil! essa e minha conclusão.

  363. Zequias Ferreira de Moura

    olá pessoal, meu nome e Zequias ferreira de moura, tenho 17 anos, estou no meu ultimo ano do ensino médio gosto muito de engenharia civil mais não sou muito bom em química, mas gosto muito de matemática, sou razoável em física, me dedico muito em matemática mais as vezes acho que não vou conseguir, me disseram que engenharia civil é muito difícil e também quero a opinião de vocês, se poderem me ajudar agradeço.

  364. Daniele Viana

    Everaldo Barbosa Oliveira,será que você poderia me ajudar tenho duvidas sobre o curso, tenho medo de começar a fazer e não conseguir obter bons resultados.

  365. Daniela

    olá, tenho 17 anos e estou no 3 ano do ensino médio. estou trabalhando como jovem aprendiz em uma construçao civil.Bem, eu não gostava dessa área, mais começei a fazer a mesma que os estagiários de engenharia e arquitetura fazia, começei a gostar e hoje tenho interesse de fazer engenharia civil. nao (gosto de calculos) rsrsrsrs mais se eu conseguir entar no curso, irei fazer de tudo para me dedicar.

  366. ligia da esa zeca alfazema

    ola eu so ligia tenho 16 anos de idade este e meu primeiro ano na univercidade lurio em cabo delgado a norte de mocanbique do curso de eng.civil
    e meu sonho tar a fazer o curso,nao foi por influencia e nem por obrigacao eu quis,digo que em Mocanbique muitos jonves teme fazer este curso dizer que e bom,adoro meu curso

  367. elda barros

    MEU SONHO E FAZER FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL.JA ATE FIZ VESTIBULARES PASSEI MAS NUNCA FIZ PELO FATO DA MENSALIDADE E MUITO CARO, E ASSIM SABE AGORA VOU CORRER ATRAZ DISSO , NEM QUE SEJA PROCURANDO PESSOAS PRA INVESTIR EM MIM, POIS TENHO CERTEZA QUE NAO IRIAM SE ARREPENDER. QUANDO ENTRO QUERO ALGO VOU ATE CONSEGUIR E EU ENTRANDO NA FACULDADE VOU ATE O FIM. E AS PESSOAS QUE INVESTIREM VAO SE ORGULHAR DE MIM POIS DOU O MELHOR DE SI EM TUDO. E SEI QUE UM DIA EU AINDA SEREI RECONHECIDA…

  368. marcio junior rodrigues marega

    Bom boa tarde par todos. , tenho 15 anos moro no interior de sao paulo. e meu sonho ee ser um engenheiro civil. ando pesquisando todo dia. como ele atua oque faz oque precisa
    A minha media. matematica e 7 8. e esse. 3 bimestre tirei 5 e coloquei na cabeca que eu vo tira o minimo 8 vo testa minha capacidade E pelo que eu vi engenheiro civil. foca mt em matematica .
    To cursando o 1 colegial do ensino medio

    Trabalho como pedreiro com meu pai. trabalho sozinho estou. erguendo um sobrado de 254 metro .
    e eu queria subir crescer meu sonho e fazer estruturas que eu possa olhar e dizer eu fiz .
    E axo. Ate que 5 anos seria poco para aprender tudoo msm .
    mais nao perco a vontadee nunca. .

    queria saber a opniao de voces para eu afirmar minha conciencia mais um pokinho , agradeco a ajuda de qualquer 1 .
    se alguem pode entrar em contato cmgo pelo. facebook ou. hotmail. e:marcio

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!