Entrevista de Emprego

Entrevista de Emprego: Descubra o que os Entrevistadores Buscam !

Entrevista de emprego é um momento de análise, onde todas as suas atitudes fazem a diferença. Confira as principais características positivas que os entrevistadores buscam nos candidatos.

Entrevista de Emprego: Atitudes e Gestos Determinam o Sucesso

Entrevista de Emprego: Momento de Análise e Teste, onde sua atitude faz a diferença

Antes de mais nada, entrevista de emprego é um momento de análise, você está sendo observado.

Nesta etapa do processo de seleção para o emprego, a empresa já sabe que você tem toda a qualificação técnica necessária, na entrevista de emprego é o momento de demonstrar que você também tem qualificação psicológica, se você tem realmente o perfil profissional que a empresa procura.

Há algumas características positivas e negativas que de um modo geral, sempre são avaliadas durante a entrevista de emprego. Existem algumas caraterísticas que são comuns ao perfil dos grandes profissionais é sempre interessante cultiva-las e desenvolve-las.

Confira abaixo algumas das principais características positivas que os entrevistadores buscam nos candidatos:

1. Comunicação e Eloquência durante a Entrevista

Eloquência é a capacidade de falar e se exprimir de modo preciso e com facilidade. Uma das principais características avaliadas durante a entrevista de emprego é esta capacidade, a capacidade de oferecer toda a informação necessária, no menor espaço de tempo possível e do modo mais inteligente possível.

Demonstrar interesse, fazer perguntas no momento adequado e responder de modo firme e deciso são os principais pontos positivos observados pelo entrevistador, como principais pontos negativos temos o uso de “muletas verbais” tais como “pois é”, “veja bem”, nervosismo exagerado ( começar a entrevista de emprego nervoso é aceitavel, mas ficar o tempo todo se mexendo ou olhando para as paredes não é um sinal positivo ) e principalmente, tentar enrolar ou “embromar” o entrevistador: ele é um profissional treinado para detectar qualquer iniciativa neste sentido ( é melhor nem tentar ).

2. Criatividade e Jogo de Cintura durante a Entrevista

Durante o dia a dia da empresa, com certeza vão aparecer situações totalmente inusitadas é preciso estar preparado para tudo. Há problemas que demandam tempo, há problemas que dependem de outras pessoas para serem resolvidos e há problemas que realmente não são possíveis de serem resolvidos devendo neste caso, ser contornados, tudo isso demanda criatividade e jogo de cintura.

Durante a sua entrevista de emprego, com certeza você será surpreendido por perguntas repentinas, perguntas pessoais inesperadas sobre a sua personalidade e também perguntas que não tem uma resposta simples e imediata. Esteja preparado para todas as situações, demonstre interesse, mesmo que você não tenha uma resposta muito bem articulada, não deixe de responder e não esite. Capacidade de improviso em situações dificeis é sempre muito bem vista pelos entrevistadores.

3. Pro-Atividade e Vontade de Vencer

As empresas não estão em busca de Super Profissionais perfeitos ( eles nem existem ) mas sim em busca de pessoas com capacidade de luta e vontade de vencer. Durante a entrevista de emprego, demonstrações de pró-atividade são sempre muito bem vistas pelos avaliadores. Demonstre que mesmo você não sabendo tudo, tem disposição de aprender, demonstre que você tem disposição para abraçar e resolver problemas e que trará garra e vontade de vencer para a sua equipe, seu objetivo deve ser sempre somar esforços com a empresa, crescer junto com a empresa.

Desleixo, indecisão e desconhecimento em geral, sobre sí mesmo e sobre a empresa, são sempre atitudes mau vistas pelos entrevistadores, procure sempre se preparar, uma boa preparação somada a coragem e vontade podem vencer qualquer desafio.

4. Visão Positiva do Mundo e de Sí Mesmo

Tenha uma visão positiva de sí mesmo e do mundo, mesmo que a sua relação na antiga empresa não tenha sido boa, mesmo que o seu chefe tenha te perseguido, mesmo que os seus colegas de trabalho tivessem inveja de você, todas essas são questões subjetivas, falar mau do antigo emprego é uma das características mais negativas apresentadas durante a entrevista de emprego, segundo os avaliadores.

Toda e qualquer experiência negativa que você possa ter tido durante a sua vida, na pior hipótese sempre serve como aprendizado, o fracasso e as dificuldades também são excelentes professores.

Tenha sempre uma visão positiva do mundo e de você mesmo(a), procure conhecer bem seus defeitos, jamais tente esconde-los embaixo do tapete, tente supera-los, se não for possível superar, tente ao menos compensa-los. Em relação as qualidades também não procure esconde-las, se você fez grandes realizações no seu emprego anterior, se você for perguntado, diga a verdade durante a entrevista de emprego, você fez e você merece.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados ao Tema: Entrevista de Emprego

5 perguntas que você precisa saber responder na entrevista de emprego

5 perguntas que você precisa saber responder na entrevista de emprego

Prepare-se para responder as principais perguntas dos recrutadores e garanta uma boa entrevista

Saiba como se dar bem em uma entrevista de estágio!

Saiba como se dar bem em uma entrevista de estágio!

Descubra os 5 acertos e os 5 erros mais comuns dos candidatos a uma vaga de estágio. Saiba como se sair bem em uma entrevista de estágio!

Entrevista de emprego - Como se sair bem ao vender seu talento

Entrevista de emprego – Como se sair bem ao vender seu talento

Saiba mais sobre como se sair bem em uma entrevista de emprego e como vender seu talento da melhor maneira possível.

Entrevista de Emprego - Saiba por que os jovens tem mais chance

Entrevista de Emprego – Saiba por que os jovens tem mais chance

Estudos apontam que os jovens tem mais chances de serem contratados em uma entrevista de emprego em relação aos candidatos mais velhos.

Motivos que eliminam o seu currículo em uma entrevista

Motivos que eliminam o seu currículo em uma entrevista

Motivos que eliminam o currículo em uma entrevista de emprego. Conheça cinco causas que são relevantes e acabam eliminando os candidatos nas entrevistas.

 
 
 

Comentários:

  1. Adorei o site. Trouxe dicas muito interessantes para uma entrevista de emprego.

  2. Luzineide Ribeiro

    Olá!
    Essas dicas foram muito importantes para a minha vida profissional.

    Muito grata!

  3. evandro

    Adorei essas dicas são muito boas ,é sempre bom agente aprender mais e mais porque aprendizado nunca é pouco!

  4. Pedro Addler

    Olá Paulo

    Realmente, preparação é o melhor caminho para o sucesso, seja na entrevista de emprego ou em qualquer desafio.

    Ficamos muito satisfeitos que você tenha gostado do nosso portal, fique a vontade para continuar comentando e participando da nossa comunidade.

  5. Pedro Addler

    Olá Luzineide

    Que bom que colaboramos de modo positivo para sua vida profissional !! :P

    São dicas de entrevista de emprego simples mas que com o nível de competição que temos hoje, podem fazer toda a diferença.

  6. talita

    Voces estão de parabens pelo site .
    As dicas são otimas , e me ajudou a entender relamente a função de cada profissão .

  7. neide késsya

    muito legal!!!achei ótimo o trbalho de vcs!!!

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!