Engenharia Ambiental

Mercado de Trabalho e o Curso de Engenharia Ambiental

O curso de Engenharia Ambiental está em alta devido à grande preocupação com a preservação dos recursos naturais e redução dos impactos ambientais causados pelas as indústrias.

O Mercado de Trabalho

A procura por novas oportunidades no mercado de trabalho é grande, mas antes de focar em alguma área torna-se importante analisar quais as profissões que estão em alta. O sucesso em alguns setores se dá pelo crescimento da economia brasileira e com isso a procura por mão de obra qualificada aumenta, fazendo com que muitas pessoas busquem o curso superior ou uma especialização.

Atualmente, são várias as áreas de trabalho em ascensão, como energia, tecnologia e meio ambiente. Focando no meio ambiente, encontra-se o curso de Engenharia Ambiental. O Engenheiro Ambiental irá garantir bons salários e possibilidades de crescimento dentro da empresa que estiver atuando, o que faz com que muitas pessoas comecem a se interessar por este curso.

O Engenherio Ambiental

O Engenheiro Ambiental atua tanto no meio urbano quanto no meio rural, procurando diagnosticar, manejar, controlar e tratar de problemas ambientais. Além do mais, ele pode analisar o problema e propor soluções, projetá-las, implantá-las e monitorá-las. Com estas funções, o Engenheiro Ambiental ganha maior destaque entre os outros profissionais desta área.

Grade curricular

As disciplinas que fazem parte da grade curricular do curso de Engenharia Ambiental incluem matérias direcionadas a Química, Biologia, Cálculo e também Monitoramento Ambiental, Estudo de Solo, Hidráulica, Cartografia, Sistemas de Gestão, Análise de Impacto Ambiental, Desenho Técnico, Estatística e Aulas Práticas de Campo.

Opções de atuação no mercado de trabalho

Ao abordar sobre as possíveis opções de trabalho deste profissional, encontram-se algumas atividades bem interessantes, como Controle de poluição, onde o objetivo é diminuir os efeitos negativos das indústrias e monitorar a qualidade da água, fiscalizando a liberação de gases prejudiciais ao ar.

A parte de Bioprocesso e biotecnologia, avaliam-se os efeitos de um processo ou produto no meio ambiente, buscando criar ferramentas para diminuir ou eliminar os impactos das indústrias. A Recuperação de áreas desenvolve e executa projetos para recuperar as áreas degradadas ou poluídas. O Planejamento e Gestão Ambiental elaboram relatórios e planos para garantir o uso correto dos recursos naturais, podem-se assessorar empresas, órgãos públicos e ONGs.

Além disso, a parte de Saneamento é responsável por todo processo de abastecimento de água, realizando a coleta, tratamento e transporte de resíduos das indústrias, esgoto e lixos no geral. Outra opção é de Recursos Hídricos, onde se evita exploração dos rios e reservatórios, controlando a quantidade e a qualidade da água que será consumida.

Pós-graduação na área de Engenharia Ambiental

Para aquelas que já possuem uma graduação e desejam se especializar, existem vários cursos relacionados ao meio ambiente. Entre elas podemos citar:

  • Sustentabilidade Econômica e Ambiental;
  • Direito, Impacto e Recuperação Ambiental;
  • Mestrado em Engenharia Ambiental;
  • Saúde Pública e Meio Ambiente;
  • Doutorado em Meio Ambiente;
  • MBA em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável;
  • Gestão Integrada da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social; entre outros.

Para todas as pessoas que sentem desejo de investir nessa área, agora é o momento, o mercado precisa de qualificação e meio ambiente é um tema fortemente abordado e cobrado por todos. Analise as informações do curso de Engenharia Ambiental, converse com amigos e familiares e faça a sua escolha com o sentimento de certeza. Pois assim, você irá obter grandes retornos profissionais e pessoais.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados ao Tema: Engenharia Ambiental

Engenharia Ambiental – Saiba mais detalhes

Engenharia Ambiental – Saiba mais detalhes

O Engenheiro Ambiental é o profissional habilitado a preservar, recuperar e analisar fatores que prejudiquem o meio ambiente. Este artigo irá auxiliá-lo a conhecer mais sobre o curso, o mercado de trabalho, o estágio e a profissão de quem se forma em Engenharia Ambiental.

 
 
 

Comentários:

  1. camila

    olá, estou cursando engenharia ambiental em Santa Catarina. Ultimamente ando pensando em fazer o curso de biotecnologia junto. ajudaria na minha carreira profissional? Gostaria de me especializar na área de recuperação. obrigada!

    • Rafael oliveira

      Você já pensou em fazer uma pós-Graduação em ecologia? Poderia ser uma opção para você, que tem vontade de trabalhar na recuperação ambiental.

    • choga

      ia eu tambem estou a cursar a engenharia ambiental mais vou mi especializarmi em tecnologias sustentaveis, estou em mocambique na cidade da beira. bjo

  2. Gisele

    Me formei em engenharia ambiental e estou desempregada (eu e outros colegas). Ou vc faz um técnico ou tecnólogo ou Gestão Ambiental antes pra estar inserido no mercado de trabalho, ou vc acumula muita experiência com estágios, tem inglês fluente, bons contatos, cursos e etc.. Ou muda de profissão!

  3. Jéssica

    Eu faço engenharia ambiental e gostaria de saber se é vantagem fazer um técnico em química, e quero saber se o mercado de engenharia quimica é melhor que o de ambiental em BH.

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!