Direito

Carreiras do Direito: Promotor Público

O promotor público atua como o defensor da sociedade, sendo o agente de acusação nos casos de crimes graves. Conheça mais sobre a carreira de promotor público dentro do direito.

A Carreira de Promotor Público

Promotoria Pública

Habilitação:
Promotor Público
Duração da Especialização:
Basta passar em concurso
Área:
Humanas
Atributos do Profissional:
Persistência e Persuasão
Salário Médio:
R$ 12.000,00

O Promotor Público ou Promotor de Justiça, popularmente chamado somente de Promotor, é o principal representante do Ministério Público dentro dos tribunais de direito e também o responsável pela acusação (promoção da justiça) nos julgamentos.

Dentro do direito, em oposição ao Advogado, que cuida da defesa dos réus, o Promotor cuida para que os mesmos sejam condenados.

O promotor pode ser considerado como um defensor dos interesses da sociedade, zelando para que a justiça seja feita e que os crimes contra a ordem social sejam esclarecidos.

Embora no sistema Brasileiro de direito todas as pessoas sejam consideradas inocentes até que se prove o contrário, o promotor público sempre parte do princípio que os acusados são culpados.

Com tal linha de raciocínio, entendendo a possibilidade dos réus serem culpados, o promotor analisa e organiza o caso, reunindo provas, laudos periciais e testemunhas para tentar convencer o Juiz de Direito de que o acusado cometeu o crime.

É importante lembrar que não e necessária a ação do promotor em todos os casos, somente em casos de Ação Penal Pública.

Ação Penal Pública e Ação Penal Particular Dentro do Direito

A Ação Penal Pública acontece quando o acusado comete algum crime contra o Estado, ou então quando o caso é considerado muito grave (assassinato, tortura, sequestro, etc.), nesses casos a culpa deve obrigatoriamente ser apurada pelo sistema de direito do Estado, independente da vontade ou iniciativa do acusado.

Segundo a Constituição Brasileira de 1988 (a constituição atual do nosso país), o Estado tem a obrigação de apurar esses casos, para poder manter a ordem pública e o nível de civilização da sociedade.

Nos casos em que uma pessoa ou organização processa outra parte, não temos uma Ação Penal Pública e sim uma Ação Penal Particular.

Na ação penal particular não é necessário o trabalho do promotor público, temos apenas Advogados de Acusação contra Advogados de Defesa.

Confira abaixo as principais diferenças entre ação penal pública e ação penal particular:

Ação Penal Pública vs Ação Penal Particular

Conceitos de Direito: Diferenças Entre Ação Penal Pública e Ação Penal Particular

Não são os acusados, os acusadores e nem mesmo o juiz de direito que determina se o caso é uma ação penal pública ou ação penal particular. Esta definição é dada pelo seguinte conceito:

  • Ação Penal Pública: Casos de crimes graves que afetam a ordem social geral. Crimes como: roubo, homicídio, sequestro, tortura ou corrupção.
  • Ação Penal Particular: Casos de crimes em que somente a vítima é afetada. Por exemplo: difamação, calúnia ou disputas relativas a dinheiro e bens.

A Formação do Promotor Público

Para poder ser um Promotor Público, o profissional deve ter 3 atributos primordiais:

  • Ser formado em um Curso de Direito (ser bacharel em direito)
  • Passar na prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)
  • Ter no mínimo 3 anos de experiência de atuação como advogado ou de prática jurídica geral.

Quando o bacharel de direto tem estes 3 atributos, pode então fazer o concurso público e tentar entrar no Ministério Público (órgão que coordena a ação dos promotores em todo o Brasil).

Além do Promotor, o Ministério Público também conta com os Procuradores. Dentro do direito, os procuradores fazem o mesmo trabalho que os promotores, só que em instâncias superiores.

No caso do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Trabalho, não temos promotores de justiça, todos os profissionais agregados são chamados de procuradores.

O principal cargo dentro de todos os Ministérios Públicos é o Procurador Geral da República. Para um profissional ser procurador geral da república, deve possuir 3 atributos:

  • Ser um procurador ou promotor público concursado (aprovação no concurso público).
  • Ter o nome indicado pessoalmente pelo Presidente da República.
  • Ter o nome aprovado pela maioria dos Senadores em uma votação direta.

O procurador geral da república é um cargo que existe na maioria dos Países Republicanos (nos Estados Unidos a função existe desde 1789), ele é o defensor máximo da república dentro do direito e deve ser ouvido em todas as ações de inconstitucionalidade (quando o ato vai de encontro aos princípios da constituição).

O procurador-geral da República pode, por conta própria, promover ações de inconstitucionalidade e ações penais contra autoridades do governo, tais como: Ministros, Senadores, Deputados Federais, o vice-presidente e o próprio presidente da república. Estas ações são possíveis desde que o mesmo possua provas contundentes.

Carreira de Promotor Público: Aspectos Negativos

O principal aspecto negativo é a competição pelas vagas de promotor dentro do Ministério Público. Como as vagas para este profissional de direito são limitadas, eles são preenchidas através de concursos públicos dificílimos e extremamente concorridos.

É preciso se preparar demasiadamente e estudar muito os conteúdos de direito para se tornar promotor público, é recomendado que o bacharel em direito faça um curso específico para se preparar para tal concurso.

Carreira de Promotor Público: Aspectos Favoráveis

A carreira de promotor público, assim como todas as Carreiras Jurídicas do direito, é uma carreira estável, que apresenta bons salários e ótimas condições de trabalho.

Há também uma grande possibilidade de crescimento nesta carreira, sendo que o profissional pode se tornar procurador e até mesmo procurador geral da República!

É interessante que todos os estudante que almejam fazer o curso de direito tenham total consciência dos requisitos necessários em sua atuação. É interessante entender os desafios, para que não tenham dúvidas ao entrar na graduação. Uma boa prática é fazer uma graduação em uma instituição que forneça todo o background necessário ao aluno.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados aos Temas: Direito e Especializações do Direito

Quanto ganha um juiz?

Quanto ganha um juiz?

Descubra o salário inicial do juiz e até quanto esse profissional pode ganhar

Quanto ganha um oficial de justiça?

Quanto ganha um oficial de justiça?

Descubra o salário inicial do oficial de justiça e até quanto esse profissional pode ganhar

O Direito e as Disputas Internacionais

O Direito e as Disputas Internacionais

Os impasses nas disputas internacionais e o papel do profissional de direito. Entenda os aspecto legal da convenção de Haia na resolução de problemas internacionais.

Tendências da Carreira em Direito: Direito Comercial

Tendências da Carreira em Direito: Direito Comercial

O advogado especialista em direito comercial cuida dos direitos da empresa, examinando contratos e entrando com processos contra a pirataria. Conheça mais sobre o direito comercial.

 
 
 

Comentários:

  1. jose rodrigo ferreira

    Boa Tarde.

    Gostaria de saber mais sobre a carreira de defensor público, pois ainda iniciarei meu curso na área de bacharelado em direito, mas penso muito em desde cedo se possivél prestar conscurso para está área. Desde já sou grato pela atenção disponibilizada.

  2. Desiree Rodrigues

    Olá,

    Estou no 3º ano do ensino médio, trabalho como estágiaria na caixa econômica federal, no setor Jurídico, me identifiquei bastante com o trabalho. Vou prestar o vestibular da USP em Direito, mas também estou buscando informações sobre concursos publicos, mas como tenho 16 anos nao posso prestá-los. Gostaria de conselhos para saber se formada em Direito, poderia trabalhar no Banco e, se este é o melhor caminho, o que devo fazer?

    Sem mais para o momento,

    Atenciosamente,

    Desiree Reis Rodrigues.

    • Pedro Addler

      Olá Desiree Rodrigues

      Sim, com certeza, depois de formada no curso de Direito você pode continuar sua carreira no Banco sim.

      A diferença é que você vai estar muito mais gabaritada e poderá conseguir cargos muito melhores :D

  3. Isabela

    Boa tarde!
    Estou numa terrível dúvida entre direito e psicologia. Gosto muito das duas carreiras, entretanto, existe uma grande diferença entre os salários e creio que todos queremos unir o útil ao agradável.
    A minha paixão mesmo é a psicologia, mas me atrai muito mais o Direito, devido a vários aspectos.
    Será que tem como eu unir essas duas carreiras? Como? É aconselhável ou desaconselhável?

    Espero que você possa me ajudar! rs
    Isabela.

    • Pedro Addler

      Olá Isabela

      Eu como estudioso da área de Psicologia entendo seu dilema :P embora não pareça, Direito e Psicologia são sim carreiras próximas !!

      Elas se aproximam no sentido que ambas envolvem emoções da pessoas e de uma certa forma também a manipulação destas emoções.

      De qualquer modo, não pense em dinheiro não viu !! Dinheiro a gente ganha, dinheiro a gente gasta… quanto mais se tem mais se gasta.

      Pense na sua satisfação pessoal, se você gosta mais de Psicologia do que da área de Direito, é Psicologia que você tem que fazer, você nunca seria feliz fazendo direito só pela grana.

      • Arnaldo Borges

        Tow respondendo um processo de homicidio e cursando o 3°ano do ensino médio. quero saber se ao concluir posso fazer uma faculdade de direito e exerce a profissao?

    • leticia vieira de souza

      faça o que lhe tornará uma profissional completa e realizada. salário é uma consequencia de seu desempenho. bjs

  4. josenias abreu

    olá tuma gostei bastante muito dos comentários, eu sou estudante do curso de historia e pretendo um cursar direito por isso sempre foi meu sonho só que hoje estou numa grande duvida por estou envolvido com um projeto politico e não estou nada seguro entre continuar os estudos ou ficar com a política, e aí quem mim da uma dica ??

    • Pedro Addler

      Olá Joseniar Abreu

      Sem dúvidas volte a estudar !! Faça Direito inclusive se você tiver interesse.

      Política é pura ilusão, o Político que é oposição hoje amanhã não é mais, o aliado de hoje, amanhã é seu inimigo, partidos mudam, políticos mudam de lado…

      Não se deixe levar, volte a estudar e garanta o seu futuro.

  5. Gustavo

    Eu estou cursando o 3° ano do ensino médio, e penso em fazer faculdade de direito mais não queria atuar como advogado, tem como eu me formar em direito e fazer um concurso para atuar como promotor?

    • Pedro Addler

      Olá Gustavo

      Sim, com certeza !! Você pode muito bem se formar em Direito e não se advogado, essa opção aliás é muito comum :) basta você começar a estudar e tentar um concurso público.

      Há várias funções que um profissional de Direito formado e com a Carteira da OAB pode exercer: Promotor Público, Delegado, Policial Federal, Defensor Público, Juiz, dentre outros !!

      • Gustavo

        Hum.. Obrigado! e você sabe me informar se a pessoa que não passar no concurso de promotor de 1° vez, se ela pode repetir ele de novo ?

        • Pedro Addler

          Olá Gustavo

          Sim pode sim !! Você pode tentar os concursos públicos para Promotor e qualquer cargo de Direito quantas vezes quiser.

          Aliás, não se iluda !! :P você vai precisar mesmo fazer algumas vezes até passar, pois estes concursos são bem difíceis.

      • Patricia P.S

        mas Predo adller , . para o Gustavo presta qualquer tipo de concurso para policia . procurador . juiz a ate promotor ele tera que exerce a carreira de advocacia por 3 anos . isso e fato . kkkkkkkkk

  6. Augusto

    Então se eu me formar em direito, eu não preciso esperar 3 anos como advogado para depois tentar um concurso para promotor ?

    • Pedro Addler

      Olá Augusto

      Não, você pode tentar o concurso para Promotor assim que você terminar a Faculdade de Direito e passar na prova da OAB.

      O pessoal em geral leva alguns anos pra passar pra Promotor porque a prova é difícil mesmo e eles passam esse tempo estudando e adquirindo experiência.

      • Denicoli

        Ora, 2 anos em media para passar na prova da OAB( PROVA FEITA PARA FAZER RESERVA DE MERCADO- REPROVAÇÃO EM MASSA!) E MAIS 3 ANOS PARA PASSAR NA PROVA PARA PROMOTOR! NÃO SERIA MELHOR FAZER MEDICINA? HUM OU NÃO SERIA MELHOR SER DEPUTADO COMO O NOBRE TIRIRICA? HUM HEHE

  7. Gustavo

    Queria parabenizar o pessoal do Guia da Carreira pelo ótimo site Parabens! mim ajudou bastante a ver como “funciona” cada profissão.Só que tem algumas profissões que já estão esgotadas de comentários e eu queria perguntar tambem!!.

  8. Ethieny Medeiros

    Oi, boa noite!
    Sou do interior de Minas Gerais, e estou cursando Direito, já estou no 5º período e me identifiquei muito com a promotoria, após ter realizado um “júri simulado” em minha sala de aula. Me considero uma pessoa estudiosa, e pretendo sim ir longe!
    Porém eu não entendi muito bem, a questão de que é preciso 3 anos de prática jurídica para prestar o concurso, sendo que em um comentário responderam que não é preciso, somente ter a carteira da OAB basta, é isso?
    Obrigada.

    • Pedro Addler

      Olá Ethieny

      Sim, além do certificado da OAB, você tem que ter 3 anos de prática jurídica Real sim ( sendo advogada por exemplo ), só assim você poderá ser efetivada como Promotora Pública.

      No caso, fazer o concurso público para Promotoria Pública, acredito que até você pode fazer sem ter essa experiência, mas efetivar caso você passe, você não vai poder.

  9. Renata

    Ola, eu moro no Reino Unido a sete anos,quero muito voltar para o Brasil em breve, mas antes de voltar quero fazer bacharel em direito em uma das universidades daqui.
    Minha pergunta e a seguinte: Meu diploma daqui sera valido no Brasil? poderei exercer a profissao, e poderei tambem prestar concursos publicos que requer formacao na area de direito?

    Muito grata!

  10. Eder

    “Para poder ser um Promotor Público, o profissional deve ter 3 atributos primordiais:

    •Ser formado em um Curso de Direito (ser bacharel em direito)
    •Passar na prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)
    •Ter no mínimo 3 anos de experiência de atuação como advogado ou de prática jurídica geral.”
    ESSA INFORMAÇÃO ESTÁ ERRADA. NÃO É NECESSÁRIO TER A CARTEIRA DA ORDEM DOS ADVOGADOS PARA SER JUIZ; PROMOTOR; DELEGADO; ETC. PROCUREM PESQUISAR PARA NÃO COLOCAREM TEXTEOS SEM FUNDAMETOS LEGAIS.

    • Élida

      Eder é algo meio que lógico. Se para ser promotor é necessário atuar como advogado por 3 anos e para ser advogado é necessária a carteira da OAB, logo é necessário ter a carteira da OAB para ser promotor. :)

  11. Dora

    Olá,
    Acho o curso de direito bastante interessante, mas não tenho vontade de ser advogada, acredito que a promotoria seja uma área bem legal. Como trabalha um promotor? Tem que falar muito ou o trabalho é mais escrito? Gosto muito de escrever, e sou boa nisso, mas falar em público, para mim, é um pouco mais difícil…
    Obrigada.

  12. Lucas Gabriel Assis Oliveira

    Olá!

    Irei começar a estudar Direito, e gostaria de saber em quais as áreas posso atuar após o término do curso. Além disso, em relação ao Exame da OAB, quais as dicas essenciais para poder passar?

    Atenciosamente,

    Lucas Gabriel
    (Chapada Diamantina-BA)

  13. Alex Alves

    Bom dia

    Para concorrer ao cargo de Promotor de Justiça ou Procurador da República são necessários os 3 anos de atividade jurídica. Tal requisito poderá ser cumprido com a advocacia (nesse caso precisará da OAB), com a função de professor de direito em curso superior, bem como com o exercício de quaisquer atividades consideradas exclusivas de bacharel em direito (Delegado de Polícia, Analista Judiciário, etc). Também é possível adquirir a atividade jurídica atuando como conciliador em tribunais. Portanto, a OAB é exigida tão somente se o candidato for advogar. Caso contrário não é necessário possuir OAB. O requisito da atividade jurídica, bem como quais atividades são consideradas jurídicas, está previsto nas resoluções 40 e 57 do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público). Nenhum edital de concurso para Promotor de Justiça ou Procurador da República exige que o candidato tenha OAB (apenas se a prática jurídica foi adquirida advogando, neste caso sim, é necessário ter OAB). Espero ter contribuído.

  14. aldeleia

    sou graduada em fundamentos e praticas judiciaria em que areia posso prestar concursos publicos

  15. carvalho junior

    olá, boa tarde, faso o 2 ano do ensino medio, pretendo fazer o curso de direito, mas quero ser promotor, tenho que esperar 3 anos depois de formado para fazer o concurso para ser promotor ou posso fazer assim que me formar se passar espero 3 anos para ser promotor ou tenho que fazer novamente depois de 3 anos?

    • Cindy

      Olá Carvalho. Tambem me preparo para ser Promotora Pública …
      Vim esclarecer sua dúvida em relação aos 3 anos para ingressar
      no concurso. É o seguinte, assim que terminado o ensino médio você
      terá de PRAZO 3 anos para participar, e não esperar 3 anos após o
      ensino médio !!! Espero ter sido útil.
      Abraço.

  16. Elias

    Olá, estou no 2º ano do ensino médio, queria muito ser advogado. Por favor, me explique como é a vida de um advogado. Por favor, se eu for um advogado e chegar a hora que um criminoso me ligue, e denucie alguém, eu vou defender ele, mas isso é possível??? E se for possível > se ele for preso por minha culpa, ele sairá da cadeia depois de um tempo e me matará, é possível? Muito obrigado Pedro, agradeço desde já…

  17. Elias Silva

    Por favor, daqui a alguns anos vou para o curso de direito e queria saber se o mercado está saturado. O mercado de advogados. Por favor está saturado?, se estiver o que eu faço?

  18. Menezes

    por favor me explique sobre a vida de um advogado. Sonho em ser advogado…

    Agradeço…

  19. Nícolas

    Olá, tenho 17 anos e sonho em ser advogado. Diga como é a vida de um advogado por favor.
    Por favor Pedro me ajude: se o mercado estiver saturado? o que eu faço? me preocupo muito, e todos os dias com isso, ajuda por favor !

    Agradeço…

  20. Emilio Cardoso

    Se eu for um promotor criminal ou de justiça,tem casos tipo juri ai que esta minha dúvida,Promotor só acusa o réu o também a casos de defender ?

  21. Isabela

    Olá … Passei em Direito e em Farmácia, são cursos totalmente distintos,mas ambos os cursos eu passei por passar,nunca tive um sonho de fazer nenhum dos dois,mas acho ambos interessantes, mas eu tenho que escolher qual dos dois vou cursar. Estou pensando muito no lado financeiro, mas também na profissão como um todo! Qual será desses cursos que vai me abrir um leque de opções maior? Será que os dois podem trazer estabilidade financeira semelhantes?

  22. Naúcha Caldas

    Oi..tenho 18 anos e se Deus permitir pretendo realizar esse grande sonhe ,de ser promotora de justiça..profisão na qual tenho grande paixão ,pois amo as leis..Gostaria que o senhor me tirasse uma pequena duvida,as pessoas que são filiadas a partido politico podem estudar direito sem problema nenhum?ou é preciso desfiliar-se pois eu sou e se tiver problema eu vou sair do partido pois ingressarei na faculdade em 2013 em nome de Jesus..Aguardo sua resposta anciosamente!

    • Pedro Addler

      Olá Naúcha! Não há problemas em filiar-se a partidos e seguir a carreira de Direito!

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

    • Diego Tuschtler

      Olha Naúcha, você pode sim cursar a faculdade de Direito estando filiada a partido político. Não há problema algum nisso.

      Todavia, desde 1988, a Constituição veda que magistrados e membros do Ministério Público (ou seja, juízes e promotores de justiça) sejam filiados a partidos políticos ou exerçam atividade político-partidária. Essa proibição vale para todo mundo que ingressou (ou ingressará) nessas carreiras após 1988.

      Espero que tenha te respondido.

      Atenciosamente,

      Diego Henrique Tuschtler, advogado em MG.

  23. Andrea

    Ola… tenho 27 anos, sou engenheira por formação. Mas quero muito entrar na carreira jurídica (descobri meu talento tarde) ainda dá tempo para tentar ser uma promotora? Obrigada

  24. Ana Amélia

    OLÁ,
    Pelo que eu pude perceber,é que para obter esses privilégios da carreira(os pontos positivos),tenho que passar por vários desafios,e isso me motivou mais ainda,pois adoro desafios,agora tenho certeza do que eu quero!!!!

  25. Emilio Tenório

    Procurador de justiça pode advogar ?
    se puder advogar eu posso trabalhar em outras prefeituras também além de ser procurador ?

  26. ana paula g

    olá boa noite a minha duvida é o seguinte tenho muita vontade de cursar uma faculdade de direito mas não tenho muita codisões para estudar em uma puc ou getulio vargas.pensei em fazer na unip ou uni fieo, estudando em umas dessas interferi na hora de prestar a prova da oab? por nao ser tão reconhecida igual as outras. desde ja obrigado

    • Pedro Addler

      Ana Paula, é sempre bom ficar de olho nas notas da universidade. Mas o que realmente importa é a sua dedicação. Boa sorte!

  27. alex

    O promotor cuida para que réu sejam condenados??? o O promotor público sempre parte do princípio que os acusados são culpados?? Meu Deus, onde esse pessoal arruma essas informações? O promotor é o representante do Ministério Público que atua nos varas judiciais (jurisdição de 1ª instância), geralmente essas varas são reunidas nos chamados FORUNS. Sua principal função é defender o ordenamento jurídico Brasileiro, ou seja, buscar correta aplicação das leis do nosso país. O MP, inclusive, emitir parecer solicitando a absolvição do réu.

    • Cleide Cunha

      Com certeza! A indignação quanto ao exercício do Profissional do direito (promotor público), este, importantíssimo para a sociedade, não exerce tão somente acusar e, sim preservar os direitos do Cidadão chamando os à prática legal,denunciando sendo denominado de “fiscal da Lei”.

      Belíssima profissão…
      Se eu fosse uns 15 anos mais nova, com certeza prestaria concurso para a carreira de promotora pública com a experiência mínima de advogada atuante de 23 anos de profissão. Mas o tempo passou muito rápido e saibam queridos e futuros profissionais da área da ciências jurídica precisa primeiro de muito amor, dedicação, estudar, perder horas de sono, já que o relógio e o nosso pior inimigo…ou seja, o tempo, os prazos. Tem que haver muita humanidade para ser um excelente advogado, promotor, Juiz, já que irá lidar com pessoas de todas as classes, portanto, tem que haver interesse social e moral.

  28. vanessa suellen

    ola..então vou terminar esse ano o terceiro e ja vou prestar vestibular pra direito..mais eu vi em algum site por ai que hoje no Brasil direito ta sendo uma area insaturada..que ja tem muitos profissionais nessa area..vc acha que sera um bom investimento pro meu fututro essa area? aguardo sua resposta…obrigada ^^

  29. DIEGO

    os concursos públicos, De promotor, Pode tentar quantas vezes no ano?

  30. maria silvania da silva

    boa tarde desde de pequena eu sonho em ser advogada acho essa profissão muito linda, eu gostaria de saber quantas fases tem a prova da oab e se é muito difícil passar nessa prova e queria saber se p/ ser advogda precisa mentir muito. obg silvania meyrellys

  31. WALTERLIM SANTOS

    Olá! Já sou formado e, atualmente, estou como Conciliador no Juizado Especial, do Tribunal de Justiça, e isso já faz pelo menos 1(um) ano. Gostaria de saber se posso ficar os 3 anos como conciliador e se esse tempo todo conta como atividade jurídica ou só um ano é que vai contar, pois me bateu essa dúvida?

  32. jose

    oi sou estudante de direito que tirar uma duvida ser eu terminar o curso de direito é obrigado ter a carteira para fazer o concurso para promotor?agradeço atenção

    • Cleide Cunha

      Com certeza há a necessidade da expedição da Carteira da Ordem dos Advogados do Brasil para atuar em qualquer área jurídica. Advogado, promotor, Magistratura(Juiz), procurador do Estado(advogado do Estado), é fundamental, indispensável…pode até prestar o concurso estando na iminência de receber a Carteira da Ordem para não perder a oportunidade, todavia, já que o concurso existe algumas fases e com certeza vai estar com o instrumento fundamental, sua carteira de identificação profissional já expedida, e Juramentada na data determinada pela Instituição Federal a Ordem dos Advogados do Brasil. Todavia, para que possa exercer a profissão de advogado, promotor, Juiz, Delegado, Juiz Federal, Delegado Federal, procurador do Estado, Procurador da República indicado pelo Presidente da República, é indispensável inscrever-se para o Exame da Ordem, passar pelas fases que são duas…escrita e depois oral, e ao ser aprovado receber a Carteira para atuar. O advogado só é advogado quando faz da sua profissão habitualidade, efetua o pagamento mensal a Ordem dos Advogados do Brasil (anuidade), caso contrário será Bacharel em Ciências Jurídicas.
      Bom estudo!
      Linda profissão, porém tem que passar por algumas fases…Amo ser advogada! Se tivesse que optar novamente o faria sem sombras de dúvida.
      Taubaté/SP

      • Fabiano

        Cleide , tudo bom ? Terminei o ensino médio e resolvi cursar Direito , na área da Advocacia e quem sabe prestar para a magistratura ao decorrer dos anos. Como funciona a carreira do Advogado, como trazer clientes para o escritório assim que abri-lo ? O defensor público é Advogado também ? E qual área da Advocacia rende mais : penal,civel,trabalhista,previdenciario,tributario etc .Grato desde já . obs: Moro em cidade pequena e já possui muitos advogados .

  33. Cindy

    Muito útil o Site. Parabéns.

  34. Laise de Farias Santos

    Olá! Gostei bastante das informações que você disponibilizou. Tenho 17 anos, 3 ano do ensino médio e sou estagiária do Ministério Público do meu estado. Tinha muitas dúvidas a respeito do curso no qual pretendo ingressar. Direito, Psicologia ou Nutrição? Aí quando entrei no MP e comecei a me envolver com o universo do Direito, sem falar tbm nas minhas aspirações para questões que envolvem justiça, findei por querer seriamente cursar Direito. E já está tudo decidido: depois de bacharel só me sentirei realizada ao chegar à Promotoria, o cargo que almejo e o motivo que me fez ler o artigo. Obrigada pelas boas informações.

  35. Margô

    Olá . estou meio que perdida ainda.. mais a minha certeza é que quero seguir a carreira de direito e depois ser promotora. Mais estou precisando muito de ajuda sobre esses dois . porque ainda não sei como funciona mais ou menos. gostaria de saber as matérias e tudo mais para me identificar ainda mais nesses dois.Quero saber como funciona tudo !! porque ainda estou meio aéria.. Sei como funciona pq vejo os casos pela tv.. mais gostaria de saber muito alem do que isso. Pra ser Promotora tenho que me formar em direito , certo? mais so em direito ou preciso me especializar em alguma aria de direito? ?

  36. Fernanda Carolina

    Olá, eu queria saber se depois que a pessoa é bacharel, ela precisa de mais alguma formação pra se tornar um PROMOTOR. E qual a faixa de salário de uma promotor?

    • letícia Adrielly

      olá Fernanda Carolina o salário de um produtor é aproximadamente de 12.000,00 tá espero ter ajudado beijos…!

  37. junior

    oi eu queria saber o que é precisso pra mim virar juiz queria saber passo por passo.Muito obrigado gostei muito da matéria me ajudou muito e se voce me respondesse ajudaria muito mais obrigado.

  38. silvaneide

    tem idade mínima para entrar em uma faculdade de direito?pois estou com 40 anos e não gostaria de deixar o meu sonho de cursar direito!como sou dona de casa vivi esse tempo para minha familia.ano passado eu fiz pelo o enen mas n alcacei a pontuação da unifap.não queria desistir!!!meu marido ficou muito irritado pois com a pontuação que obtive no enen passaria em vários outros cursos nos primeiros lugares,mas acredito que so ficaria infelis se não fosse direito.sempre foi o meu sonho. adoro esse guia

  39. Wiliam

    Olá, eu tenho 17 anos e estou muito indeciso sobre qual carreira seguir,(direito e TI) Mas no meu caso, estou inseguro porque sou meio tímido. Dizem que quem quer ser advogado tem que ter lábia… Vdd ? se eu cursar direito, pretendo abrir um escritório. Quanto tempo levaria para minha fama se espalhar?
    Desde já agradeço :)

  40. Yuri Rosas

    Olá, gostaria de saber quanto tempo dura em média um processo seletivo público, pois estou cursando o 2º ano do ensino médio e tenho 17, e gostaria de presta concurso publico logo gostaria de saber se até o dia de confirmação dos documentos eu teria concluído o ensino médio.

  41. Luana Angélica

    Olá ! tenho 16 anos queria saber como eu faço para me torna delegada ? bom meu sonho era ser Veterinária , mais com o tempo mudei de opinião ! agora quero me torna delegada federal !

  42. Yuri Carvalho Dreyer

    Curioso, mas no último edital que encontrei do concursos para Promotor de Justiça – RS, e o concurso para Procurador Geral da Justiça, não encontrei dentre os requisitos para o candidato a inscrição na Ordem dos Advogados.

  43. Amanda

    Olá!
    Gostaria de saber qual é a pós-graduação mais indicada para quem quer ser promotor púlbico, procurador ou juíz?
    Obrigada.

  44. kainan

    olá
    preciso muito de um favor seu em um trabalho de escola…o meu grupo precisa ajudar o diabo que argumentos eu posso tar usando contra a mulher??? me ajuda por favor

    a historia é o diabo e o granjeiro preciso urgente ate quinta feira obrigada se possivel mandar no meu hotmail obrigada. :)

  45. Gian

    Olá. O que define “experiência jurídica”? É só pratica de advocacia ou também ramos do funcionalismo público, como escrivão de polícia, delegado, etc?..

  46. Menezes

    Gostaria de saber qual é a jornada de trabalho de um promotor e o salário.

  47. Stefany

    Olá,estou no 9° ano,e pretendo fazer a faculdade de Direito.E desde já queria ir preparando para entrar na faculdade.Como posso??O que devo fazer?Quais as dicas? por favor responda.Obrigada.

  48. josenias e de abreu

    OLÁ,PEDRO ADDLER, OBRIGADO PELA ADICA ,REALMENTE POLITICA É UMA PEÇA FALSA,NÃO PELA APALAVRA EM SI MAIS PELO OS QUE FAZEM A POLITICA

  49. luiz

    ola turma quero ser delegado da policia federal estou terminando o ensino medio o que devo fazer primeiramente??

  50. eduarda

    só tenho apenas 14 anos i o meu grande sonhoé si torna Promotora di direitos …… vou estudar bastante para realizar este sonho ….

    • letícia Adrielly

      que bom Eduarda continue assim estudando…eu também quero ser um promotora di justiça e só tenho 13 anos poi se profetizo q vc vai se tornar uma ”grande” promota de justiça abençoada!!! beijos…Deus á abençoe….Letícia Adrielly

  51. PAULO

    olá,
    terminei a faculdade de teologia, esse ano. estou com muita duvida agora, se faço o mestrado, em ciencias das religioes, ou inicio o curso de direito, pq ha muito tempo, que quero fazer. vc acha que dah pra conciliar o DiREITO COM A TEOLOGIA? JA ATUO COMO PROFESSOR EM SEMINARIOS, E JA REALIZEI ALGUMAS PALESTRAS.

  52. Neilton

    Olá pessoal,gostei muito da profissão comentada,só gostaria de fazer uma pequenina observação,não é necessário passar na prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brassil)para ser Promotor de Justiça, a mesma regra também para Magistratura exceto o caso de Defensor Público onde além de passar no exame de ordem,é ainda necessário ter sua inscrição definitiva na OAB Peço desculpa pela intromissão,mas foi apenas para colaborar co o trabalho de vocês. Abraço

  53. paula lima

    adorei

  54. paula lima

    ola , eu tenho 15 anos e faço o segundo ano do ensino medio ,meu maior sonho e ser advogada ,mas ainda não sei qual processo tenho que passar… me ajudem e me digam oque devo faze!” obrigada..

  55. Ju

    Oi! Gostaria de saber quais as carreiras juridicas p fazer concursos q ñ tenha portugues? Gosto muito do direito, mas ñ me identifico c portugues.

  56. janaína

    OLÁ…TENHO UMA DÚVIDA?
    PASSANDO PRA PROCURADOR DO M.P. POSSO ESCOLHER A ÁREA QUE QUERO ATUAR (DEFESA DO MEIO AMBIENTE, POR EXEMPLO; OU CRIANÇA E ADOLESCENTE) NA HORA DA INSCRIÇÃO NO CONCURSO OU EM QUALQUER OUTRO MOMENTO?!!!

  57. marcia

    gostaria de saber ser cando cv esta estudando direito,cv tem a o portunidade, ajuda de custo,ou tem como ganha um auxilho de custo,
    ou cv estageia cando esta estudando

  58. Christiano

    Promotor não cuida para que réu seja condenado. O promotor vela pela melhor aplicação da lei!
    Se for para o réu ser condenado, ok… Mas, se acusar um sujeito, e, no curso do processo perceber que o réu não deve ser condenado, seja por falta de provas, seja por ilegitimidade passiva, seja por inimputabilidade, seja pela razão que for, o promotor deve pedir a ABSOLVIÇÃO.

  59. Allan Max

    Ola, estou cursando o curso de direito e gostaria de saber quais outras sao as outras praticas juridicas nescessarias para ser promotor, sem ser advogado?

  60. leticia

    olá boa tarde! tenho muita vontade de fazer direito sou um pouco insegura, na realidade não quero ser advogada, mas sim passar em algum concurso e que neste concurso vale a pena todo meu esforço nos anos em que me dediquei aos estudos, a minha pergunta é… que tipo de concurso que eu posso tentar?

  61. Danielly

    Boa tarde!
    Gostaria de saber se algum Juiz ou Promotor podem me ajudar a responder algumas perguntas sobre Vantagens e Desvantagens da Responsabilidade Social Empresarial e Assédio Moral? para as atividade da Faculdade.
    Desde já obrigada!

  62. José Francisco Guimaraes

    Eu gostaria de saber ate quantos anos de idade eu posso me escrever no concurso para juiz.

  63. Pedro Leal

    Olá,

    Creio ser pertinente uma observação sob o post: não existe, desde a promulgação da CF/88, a carreira de Promotor Público. O correto é Promotor de Justiça. O que existe é o Ministério Público, do qual os promotores de justiça são órgão de atuação.

  64. vanessa silva

    ola tudo bem minha duvida e a sim mesmo fazendo a faculdade 5anos tenho que fazer a prova da oab pra poder exerce a profissao .ou se eu estiver cursando eu posso trabalhar na areia.e a prova da oab e dificil gostaria muito da sua resposta pcois sera decisiva pra mim muito obrigado

  65. Mario j. de Sousa

    olá estimado amigo eu sou o Mario vivo em Angola e estou a estudar o 3 ano do ensino Médio no curso de Assistente social, mas gosto tanto do direito e pretendo ser um promotor mas nao sei ainda se fasso mesmo o direito quando terminar o meu ensino médio quero uma ideia .
    obrigada pela atençào dispensada.

  66. Eliene Brito

    Olá,pretendo estudar direito e ser promotora pública por favor me explique como é a vida de um promotor público.Tire essa dúvida aí.
    Desde já agradeço.

  67. flavia

    Tenho 35 anos quero começar o curso de direito, voce acha que terei dificudade para atuar na area visto que quando termina terei 40 anos.

  68. Nathalia

    Quanto ganha um defensor publico federal?, e quanto tempo ele estuda? e qual faculdade voce me indicaria ? espero que voce possa me responder! pois tenho 13 anos e ja quero saber mas sobre a profissao do defensor, pois eu entro em muitas paginas na internet e nem uma responde ao certo.. bjjs

  69. Marcilane

    Olá!
    Estou cursando o 2ºano do ensino médio,sou estagiaria no Ministério Publico de Rio Das Ostras,antes de começar a fazer esse estagio,ja tinha vontade de forma em advogada para depois em promotora,me identifico muito com o Direito,conversei com uma promotora e disse a ela que tenho me vontade de me forma nessa area e tal,ela me disse pra mim desde ja começar a estudar, que iria começar a estudar comigo algumas coisas, só pra mim ter uma base,mais ela nunca tem tempo,não a culpo ate porque sei que ela trabalha bastante,andei pesquisando,e são bastante conteúdo para estudar.O que você me recomendaria a começar estudar?
    Desde de ja sou grata!

  70. Nayara Cardoso

    Tenho apenas 14 anos, e já tenho mais ou menos a ideia de minha profissão, talvez acho que promotora pois , me identifico muito, pesquiso sempre em variadas páginas na internet e acho muito bom. Tenho apenas algumas dúvidas, quê de acordo com o quê eu estudo elas desaparecem.

  71. Jaqueline Silveira Aguiar

    Não tem necessidade de passar em exame da OAB.

  72. wilson pereira da silva

    Boa noite! sou bacharel em direito e gostaria de saber se, atuando como conciliador turante 16 horas por mês, em 1 ano, eu consigo eliminar os 3 anos de pratica jurídica que são requisitos para alguns concursos na área jurídica?

  73. Ana Paula Camargo

    Olá pretendo seguir a carreira de direito, gostaria de saber quais os requisitos de um delegado federal.

  74. Theresa

    Gostaria de saber, quando haverá concurso para Promotor Público ?

  75. Karen

    Olá gostaria de saber se pra exercer a área pra Promotor, precisa fazer a prova do OAB ?

  76. Cleber Faustino

    Bom Dia,
    Estou cursando Administração, porém tenho uma paixão mto grande por Direito, será que devo mudar de curso ??
    Att: Cléber Faustino

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!