Carreira

Psicologia – Conheça mais sobre essa carreira

Conheça melhor o dia a dia do profissional formado em Psicologia e onde estão algumas faculdades que oferecem esse curso

A Carreira em Psicologia

Psicologia

Habilitação:
Psicólogo
Duração do Curso:
5 anos
Área:
Humanas
Atributos do Profissional:
Observação e Sensibilidade
Salário Médio:
R$ 2431,00

O curso de Psicologia procura identificar e desvendar padrões e comportamentos humanos através da observação, interpretação e também da interação direta com as pessoas. O curso tem como objetivo principal compreender e analisar os indivíduos para que os problemas relacionados a formação da personalidade destes sejam solucionados.

A Psicologia está relacionada ao estudo do comportamento do homem e dos fenômenos psíquicos, através da análise das ideias, das emoções e dos valores do mesmo.  O principal foco do curso de graduação em psicologia está no indivíduo, através do diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças mentais, de personalidade e de distúrbios emocionais.

 

Curso

O curso de Psicologia é amplo e abrange diversas áreas do ensino, abordando todas as correntes da psicologia. O curso de graduação possui disciplinas que são consideradas obrigatórias, como antropologia, neurologia, psicologia do desenvolvimento, entre outras. Apresenta também matérias optativas, como problemas de aprendizagem, onde os alunos optam por cursar ou não essa disciplina.

O curso de Psicologia é oferecido na modalidade de bacharelado e licenciatura. Porém, o curso de licenciatura em Psicologia é oferecido como complemento do curso de graduação, ou seja, o aluno deverá fazer 800 horas de licenciatura, após cursar o bacharelado obrigatoriamente. O curso de graduação tem duração média de 5 anos e em algumas instituições de ensino superior é oferecido com o nome de Psicomotricidade.

 

Psicologia: Compreendendo o Ser Humano para se Poder Viver Melhor

Grade do curso

As disciplinas que aparecem com mais frequência na grade curricular do curso de graduação em Psicologia são:

  • Psicologia Geral e Experimental;
  • Didática Fundamental;
  • Estatística;
  • Ética;
  • Psicanálise;
  • Fisiologia;
  • Psicologia do Desenvolvimento da Personalidade;
  • Filosofia;
  • Psicopatologia Geral;
  • Teorias e Técnicas Psicoterápicas.

Melhores Faculdades

As melhores faculdades que oferecem o curso de graduação em Psicologia de acordo com o Conceito Preliminar de Curso (CPC), são:

  • Universidade Federal de Goiás (UFG) – Goiás;
  • Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) – São Paulo;
  • Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) – Rio Grande do Sul;
  • Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) – Pernambuco;
  • Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) – Rio Grande do Sul;
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro;
  • Universidade de Fortaleza (Unifor) – Ceará;
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Santa Catarina;
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Minas Gerais;
  • Universidade Paulista (Unip) – São Paulo.

A Profissão

O profissional formado pelo curso de graduação em Psicologia possui uma ampla área de atuação, que vai desde o atendimento em hospitais públicos e particulares até empresas e clínicas médicas. O psicólogo pode atuar em consultórios, hospitais e outras instituições da saúde, auxiliando na recuperação mental dos pacientes. Além disso, pode trabalhar na elaboração de estratégias psicossociais para abrigos comunitários, ONGs e centros socioeducativos. Pode atuar ainda em escolas, centros de formação profissional e tribunais.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o profissional formado em Psicologia encontra-se em melhora, principalmente devido a uma resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que aumentou o número de sessões psicológicas que devem possuir cobertura dos planos de saúde. Além disso, o setor público apresenta um amplo campo de atuação sendo que os psicólogos podem atuar nas secretarias de Educação e Saúde. O profissional graduado nessa área pode trabalhar também em áreas esportivas, preparando os atletas, e áreas jurídicas ou criminais, determinando o estado mental dos indivíduos envolvidos nos processos. O salário médio inicial para o profissional formado em Psicologia é de R$ 1.815,00 de acordo com dados do Sindicato dos Psicólogos no Estado de São Paulo.

 

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados aos Temas: Carreira e curso de graduação em psicologia

Marketing Pessoal

Marketing Pessoal

Saiba como melhorar sua imagem no trabalho usando o Marketing Pessoal

Tipos de Liderança

Tipos de Liderança

Você é um bom líder? Conheça os seis tipos de liderança e veja como usar cada estilo para conseguir melhores resultados

Melhores empresas para trabalhar em 2014

Melhores empresas para trabalhar em 2014

Confira as melhores empresas para trabalhar no Brasil em 2014

Quanto ganha um Jogador de Futebol?

Quanto ganha um Jogador de Futebol?

Descubra o salário inicial do jogador de futebol e até quanto esse profissional pode ganhar

Quanto ganha um Fotógrafo?

Quanto ganha um Fotógrafo?

Descubra o salário inicial do fotógrafo e até quanto esse profissional pode ganhar

 
 
 

Comentários:

  1. Rosangela

    É meio difícil, quando chegamos a um tempo em que temos que decidir o que faremos o resto das nossas vidas. Temos que saber realmente o que gostamos, e tudo envolve a psicologia !!!

    • Mateus

      Amei esse texto explicando sobre a psicologia, foi o melhor que eu vi até hoje. Com relação a essa profissão, eu amo dar conselhos e ouvir as pessoas. Já pensei em boa parte da minha vida ser advogado, mas eu preferi a psicologia pois ela me ajuda a desenvolver meus talentos.

      • Ana Paula

        Eu estou em dúvida entre Psicologia ou Direito, se você tiver alguma dica gostaria de saber. Obrigada.

        • Amanda

          flor, quando se tem duvidas o melhor é pensar somente em ti, como por exemplo os problemas dos outros representam o que pra mim?Acredito que sabendo responder tudo se tornará mais simples; faça o que tem mais afinidade, o que realmente lhe fará feliz,e lembre-se profissão é para o “resto da vida” por isso devemos saber bem o que escolher, obrigada :)

        • Francine

          Bom,eu sugiro a voce que analise seus conhecimentos e capacidades.Se voce for uma pessoa que gosta de ler muito e principalmente gosta de conversar e entender as pessoas eu sugiro que voce se torne uma psicologa do contrário se voce gosta de leis e de estudá-las sugiroa a advocacia.Espero tê-la ajudado.Acredite lendo esse artigo eu me animei em ser uma Psicóloga!

        • Sah Young

          Também estou em dúvida entre essas 2 profissões Psicologia e Direito. Me inscrevi para as duas =X

          • SHEILA LUIZA CARDOSO DOS SANTOS

            PENSEI QUE ESSA DUVIDA FOSSE SO MINHA!!!GENTE TBEM ESTOU EM DUVIDA SOBRE DIREITO E PSICOLOGIA????AFF O QUE FAZER?

        • Francisco Gonçalves Santos

          Olha Ana você deve fazer o que o texto diz:Deve observar em qual dessas duas profissões você se indentifca mais!!

        • Bruna

          Oi, Ana Paula. Eu sou formada em direito e agora vou começar minha segunda graduação em psicologia! Acho que vai casar bem, para mim ao menos, pois quero concursos públicos na área da psicologia; e independente da profissão, concurso sempre exige uma base jurídica – direito constitucional, administrativo. Bom, em ambos lê-se a beça! rs… Ambos tem diversas oportunidades , seja em cargos públicos ou privados; mas, ambos também se encontram com muitos profissionais no mercado. Então, a dica é: o que te move? Para se sair bem, em uma ou outra, é necessário “ter tesão” por aquilo que se faz, a fim de se destacar no mercado tão competitivo, né?! Boa Sorte!

        • Re

          Que tal voce fazer graduacao de Psicologia e se especializar em psicologia jurídica e criminal?

        • Karina Oliveira

          Também estava em dúvida, entre Direito ou Psicologia! Escolhi psicologia porque acabei concluindo que desejo aproveitar minhas características que se coincidem com as de um Psicologo. Além de é claro, de me interessar muito.

        • aldo Sousa

          Oi tudo bem me chamo Aldo.Bom o curso de piscicologia eh uma otima escolha.

        • Pietra

          Minha dica, é psicologia com certeza kkkk, apesar que eu amo isso, de entender a mente humana, pra mim isso isso é fascinante, agra vai depender do que vc gosta de fazer realmente

        • Elisama

          Olá ! minha tia ela fez faculdade de direito e ela disse que se arrependeu de ter feito porque ela achou que valeria a pena …
          Eu ainda não sei o que eu quero ser, mas eu estou em duvida de ser psicologa.
          Eu até estava pensando em fazer a faculdade de direito mas ela disse que não valeria a pena e é uma coisa que voce tem que dedicar a vida inteira.

          • Eduarda

            Olá! Não creio que voce possa decidir baseando em uma experiencia pessoal de uma outra pessoa ! Qualquer carreira que voce escolha deve se dedicar e manter-se atualizada para destacar-se no que faz! Psicologia e Direito são profissões lindas e ambas merecem atenção na ora da escolha! Tenho certeza que saberá escolher certo ;)
            Boa sorte!

        • Kim Eufrásio

          Foi só eu q vi um padrão aqui? Muitos aqui tem dúvidas nessas duas carreiras: direito e psicologia. Que por coincidência tbm é o meu caso. O meu problema é que eu gosto de tudo um pouco,já terminei o ens médio no ano passado e não sei qual seguir. Estou mto confusa, uma hora eu tenho certeza q vai ser psicologia, mas então vejo alguma coisa relacionada a direito e fico perdida de novo :/

        • thiago

          voçê leu e ouviu a pscologia ajuda a descobri as pessosa e ainda ajuda as pessoas pscologiacamente

        • rafaele

          Bem gente eu estou já no meio do curso não é um curso fácil estudamos muito lemos muito mais vale a pena entrar no curso tem varias áreas de atuação.:-)

        • Camila Magalli

          Olá Ana Paula!eu tenho uma dica muito boa para você.Se está em dúvida entre psicologia ou direito,você tem que ver em qual área você se identifica mais.Em primeiro lugar você tem que se sentir bem e gostar do que vai fazer.Beijos

        • Marcos Antônio Ap S.

          Ana Paula, após o curso de psicologia, você pode se especializar com uma pós-graduação na área jurídi-ca. O que termina por envolver as duas ânsias par-ticulares suas.

        • Erlane Oliveira

          oi tenho 15 anos e quero fazer o enem e estou estudando pra isso, mas eu estou muito em duvida o que execer.Pisicologia ou advogacia….sao dois rumos bons, mas estou muito em duvida.. o que fazer?

      • yuri

        me identifiquei muito com você pois meu sonho é ser advogado mais acho que tenho que pensar um pouco mais sobre a minha carreira profissional. psicologia é uma área que tem muito haver comigo pois eu amo ajudar as pessoas.

      • Fernando N.

        Não faça psicologia por gostar de dar conselhos. Faça psicologia, por querer estudar a mente humana.

        • ARIANI

          CONCORDO PLENAMENTE!!!!!!!!!!

        • Eminy Godoy

          Concordo plenamente com você. Não temos que fazer psicologia apenas por gostar de dar conselhos, e sim por querer muito também entender a mente humana, o porque de cada um tem um hábito diferente, a personalidade diferente. Além disso, é uma profissão que ajudará não apenas os outros, e sim a entender a si próprio também.

          • Vanderson P. Aguiar

            Nossa se você ainda não é ou está cursando psicologia acredito que você daría uma ótima psicóloga! Eu também acredito que o principal ponto de partida na busca de exercer um ótimo trabalho nesta área é primeiramente buscar se entender, pois com o entendimento de sí próprio podemos chegar a um equilibrio, e acredito que esse equilibrio torna-se fundamental a nos erguer como proficionais!

          • Josué Goeking

            Psicologia ou direito?Perguntas paradoxal,contudo tomo um posicionamento
            lato.Portanto,axiomaticamente para quem ler,pensa muito,debate e gosta de escrever,a psicologia é uma asserção de carreira e realização polida,para quem tomar essa decisão de escolha será feliz e bem sucedido.Quando você se conhece ajuda-se a conhecer melhor as outras pessoas.Na literatura da verdade há a explicação para tudo.

      • gabriel rodrigues

        eu tambem achei muito interessante….e muito dificil escolher uma carreira….

      • Marlon

        cara minha questão é muito parecida com a desse rapaz chamado Mateus, desde de criança, meu sonho era ser advogado, mas depois que conheci a PSCICOLOGIA não consigo tirar de minha cabeça…tbm sempre gostei de ouvir e dar concelhos…eu quero isso pra minha carreira.

        • Marlon

          assim não sei se esses testes vocacionais da internet ajuda pra algo de verdade, mas ja fiz uns 10 e todos aparecem psicologia…uma coisa que gosto muito é ficar observando o comportamento das pessoas, as vezes eu e uma amiga ficamos observado famílias passeando e ficamos olhando a semelhança um um pai com o filho, sempre estou observando como as pessoas agem, não sei se tem a ver, mas amo esse ramo da vida.

          • Anielly

            De TODOS os comentários que li a respeito de quem gostaria de cursar psicologia,o seu foi um dos únicos que está no caminho certo. Psicologia é muito mais do que gostar de dar conselhos e gostar de ouvir,é muito mais do que a busca por conhecimento próprio,pode envolver isso? Claro! Mas isso nem de longe é a base da coisa toda. O psicólogo estuda pessoas,seres humanos…tem que ter todo interesse por GENTE,tem que gostar de observar e saber observar. Não é dar conselhos simples que você dá pros seus amigos do seu cotidiano,são orientações que podem trazer toda uma mudança na vida da pessoa que vai receber,se colocado em prática. Fora que mesmo depois de formado,o psicólogo tem que se atualizar a todo tempo assim como em cursos na área da saúde e vai ter que estudar o tempo todo,afinal o ser humano muda o tempo todo e se o foco é o ser humano,serão descobertas sem fim. Acho que você tem bastante noção do que quer fazer :) E quanto aos outros que querem cursar por motivos como os outros que citei,creio que alguns vão desistir e muitos vão acabar entendendo o sentido da profissão e serão ótimos profissionais também,mas você já tem essa noção do que poderia fazer de você um bom profissional na área. :D

      • Andresa

        Muito bom esse texto. Eu estou largando Direito pra ir pra Psicologia.. Pois é algo q amo ajudar as pessoas, ouvir, auxiliar.

        • Adrielli Sousa

          Adorei os textos… Eu sempre me interessei por psicologia, gosto de analisar os seres humanos, analisar seus comportamentos e tentar entender a mente humana. Estou largando o curso de Publicidade pra pra começar Psicologia ano que vem *-*

      • nayara siqueira

        MATEUS vc acha mesmo que uma pessoa que gosta de escultar as pessoas e gosta de orienta-las, vc acha que isso é um dos primeiro passos para um futuro psicologo (a)? meus amigos dizem que eu seria uma boa psicologa, pois tenho essas duas características.. me ajude ai… bjos! obrigada!

    • erika

      tenho 23 anos e ate agora nao sei que profisao a seguir ,nao sei oque fazer tem muitas que envolve a minha presonalidade eu gosto de conversar e esta no meiode pessoas mas estou perdida nao sei oquecursar entao estou estudando aquelas que mas me indentefico

    • Flávia Donatto

      Também acho. Tenho 15 anos, estou na 2° série do ensino médio, desde mais nova já tenho comigo esse sonho de ser psicóloga.

      • Marcella

        Flávia tmb estou no 2 ano do ensino médio..estou ja pensando o que fazer é psicologia jurídica amo ler e auxiliar as pessoas

    • amanda

      Concordo com você,eu so tenho 15 anos e a cerca de 5 anos me apaixonei por psicologia. Bem ao momento nao sei bem espesificamente qual psilogia me interessa mais,bom eu acredito que seji:psicologia clinica.. Qual vcs me aconselham ?? Muito obrigada pela atençao ..

      • Marcella

        Amanda faça a que você se identificar se for seu sonho eu vou fazer psicologia jurídica meu sonho

    • Alerrandra Farias Mira

      eita qro me formar em psicologia tenho mt vontade espero q esse meu sonho dei certo rs

    • Stefany Carneiro

      tenho certeza do que vou fazer ,quero ser uma psicologa capaz de ajudar no que precisar .

  2. Pedro Addler

    Olá Rosangela

    Pois é, escolhas nunca são faceis, cada escolha, sempre envolve uma renuncia ou então um desafio. É preciso vencer o medo.

    Mas também não se preocupe tanto com escolhas, nada é para sempre, nada é para o resto da vida, tudo passa, o que é bom passa e também o que é ruim.

    É preciso viver o presente e tentar errar o mínimo possível e quando errarmos saber aprender com os nossos erros.

    • Patrik

      ola pedro!assim como muitas pessoas disseram ai eu tenho muita facilidade de me comunicar com as pessoas e ajuda las em seus problemas pessoais,sejam eles familiares,amorosos ou de trabalho.Porem sou uma pessoa indecisa e ainda não tenho certeza do q fazer,gosto de ler e sou muito curioso tambem,principalmente com relação ao corpo humano e a mente.me interesso por assuntos científicos e por ajudar as pessoas!!Eu quero uma profissão na qual me sinta útil e q possa ajudar e influenciar de alguma maneira na vida das pessoas e independente do salario quero escolher uma profissão q me sinta realizado não por ganhar bem mas sim por fazer o que me faz bem e sendo assim podendo fazer bem ao proximo!!voce pode me ajudar pedro?

    • Jones

      Boa tarde Pedro, voce e psicologo?
      obrigado!
      Jones

  3. Julliana

    As escolhas que fazemos não precisam durar para o resto de nossas vidas. Podemos mudar o que somos e o meio em que vivemos a qualquer momento, basta querer, tentar e conseguir.

    • Nathália

      Gostei muito Juliana do seu comentario e você
      tem razão…

  4. Pedro Addler

    Concordo plenamente com você Julliana !
    O tempo vai passando e nós vamos sempre revendo nossa posição e mudando.

    Mudar faz parte do processo de amadurecimento das pessoas, para podermos ser pessoas melhores temos que sempre nos reinventar.

    Tem tudo a ver com o tema deste artigo: Psicologia, hoje em dia é um consenso entre os psicologos e especialistas: errar, mudar, fracassar e saber tirar o melhor dessas experiências é uma grande fonte de aprendizado e maturidade.

    • Ariane

      Então estou no último ano do ensino médio, e sempre quis fazer Psicologia para desenvolver meu trabalho em presídios com auxilio ou em hospitais, mas tenho medo de não conseguir passar nos vestibulares, por causa da Matemática que sei que sempre cai, mas gostaria de saber algumas faculdades boas no curso de Psicologia? Obrigada pela atenção e boa noite.

    • aline Mendes

      Amei suas palavras. Quero muito me formar em psicologia. Amo ouvir, escultar, aconselhar. Quero muito tentar entender a mente do ser humano, e poder ajudar da melhor maneira possivel. Se Deus quiser vou ser uma psicóloga de sucesso.

    • Alerrandra Farias Mira

      verdade…

  5. bianca

    psicologia e um ramo muito interessante e que mais pessoas deviam atuar nesse mercado de trabalho!

    • Leonardo Fernandes

      Gosto muito desta profissão a cada dia tenho mais certeza que quero ser um psicólogo Boa sorte para aqueles que querem seguir esta carreira

    • dayane

      É sim um amplo ramo que esta em alta.
      Podemos ajudas as pessoas com nossas tecnicas ,sou estudante ainda mais ja tenho uma visão grande sobre nossa ajuda ,

  6. Andressa

    Eu queria saber se é verdade que se falam que o psicologo é mal renumerado. E queria saber se nessa area de psicologia tem a area de pesquisas

  7. Pedro Addler

    Olá Andressa

    É verdade sim, o psicologo pode sim ganhar muito mal, desde que seja um mal profisssional.

    Um profissional de psicologia bem qualificado, tem emprego e renda mais do que garantidos.

    Em relação a pesquisa existe sim, bastante campo para se atuar. Embora a maioria das vagas esteja focada a atuação prática dos psicologos ( clínicas ) há excelentes vagas para pesquisador.

    Psicologia é uma área muito interessante, se você tem interesse em fazer, recomendo fortemente que vá em frente !!

  8. helen

    sonho em atuar nessa area desde do ensino fundanental hoje tenho 15 anos e tenho q me decidir o q vou fazer. é mas facil quando se tem vocação?

  9. Pedro Addler

    Oi Helen

    Se você sonha em atuar nessa área de psicologia, esta deve ser a sua vocação.

    Realmente é uma área muito interessante, se você tem vontade faça !!! Não vai se arrepender !!

  10. Thais

    Olá,faço Engenharia de Alimentos,já estou cursando o 5° semestre.Mas definitivamente não gosto do curso e psicologia sempre foi um curso que gostaria de fazer e acabei não fazendo para satisfazer a vontade dos meus pais. Estou pensando em desistir do curso para tentar psicologia, mais minha familia quer que eu termine e depois faça. Como devo tomar a decisão que eu quero sem afetar minha familia?

    • Nathália

      Olá Thaís,
      Alguns anos atrás estive na mesma situação que você. Cursava uma faculdade, descobri no meio do caminho que detestava o que estava fazendo e quis mudar.
      Então, tranquei minha faculdade e me matriculei no curso de Psicologia em outra instituição. Minha mãe quase morreu, me chamou de irresponsável, disse que o que eu estava fazendo era loucura e que eu deveria concluir o que estava cursando para só então iniciar Psicologia.
      E eu? cedi! Simplesmente acatei sem argumentar nada… voltei e conclui a duras penas a graduação que detestava.
      Hoje te digo com toda certeza, ESSE FOI O PIOR ERRO QUE COMETI!
      Foi um erro tão grande que nunca atuei na área, me formei faz dois anos e só ontem fui buscar meu diploma (que pra mim não tem significado algum). Essa semana estou aguardando a análise de aproveitamento de estudos, para iniciar finalmente Psicologia.

      Portanto Thaís, se você quer mudar, mude! E busque sua felicidade, sua realização profissional.
      Espero que seja muito feliz!

    • deh

      Ola Thais,ñ sei se esse seu comentario faz mto tempi,vc já falou para seus pais?Tbm estou na msm situação q vc,,tbm estou na metade do curso e comeceie com esse estagio q to fazendo meio me acordou pq eu adoro interagir com pessoas,ouvir,ajudar,tenho mta paciência sou bem tranquila mas ñ sei tbm o q faço…desanimei com a facul q to fazendo..
      Vc ja tomou coragem e falou com seus pais? Ou desistiu de mudar de curso?vc tem skype ou algum outro meio q a gente possa ta se falando melhor?

  11. Pedro Addler

    Oi Thais, bom dia !

    No 5º semestre você está aproximadamente no meio do curso, se você realmente não está gostando de Engenharia de Alimentos, a esta altura do curso, vale a pena desistir e fazer psicologia.

    Argumente com seus pais que você está insatizfeita e que você não vai perder tempo, pois algumas disciplinas de Engenharia de Alimentos podem ser aproveitadas em Psicologia ( a chamada equivalência de disciplinas ).

    Se você quer mesmo ser psicóloga, convencer os seus pais vai ser um bom teste da sua capacidade de argumentação e persuasão ( habilidades muito importantes para um psicologo ).

  12. Ellen

    Oie.. Sempre sonhei em fazer psicologia. Mais muitos me dizem que se formar para psicológo é querer passar fome. Isso me desanima porque fazer uma faculdade durante 5 anos para não ganhar quase nada seria muito desanimante.Hoje em dia o psicologo talvez não ganha o quanto ele merecesse por sera uma profissão muito complexa.
    Penso em tentar emfermagem que é uma maneira tambem de cuidar das pessoas… Mais não sei o que fazer !

    • danieli

      oii Elen tudo bem ??
      meu sonho tambem é de fazer piscologia , mais sempre tem alguns que sempre fala sobre isso ,que é muito duradoro .
      Mais Elen a gente tem que enfrentar dificuldade lutar por o que queremos pode demorar ou nao mais pra que no futuro a gente pode encontar no futuro algo pra sua felicidade ….

  13. bella

    Gostaria de saber se psicologo ganha bem!?

  14. Pedro Addler

    Olá Ellen

    Sempre que alguém se mostra desanimado com alguma carreira ou com medo de seguir em frente por desconfiança do futuro eu dou o seguinte conselho: não existe tempo ruim para bons profissionais !!

    Se você sonha em fazer psicologia, estude, treine, faça tudo o que for possível, se dedique a este sonho, assim você vai se tornar uma ótima psicóloga e não vão faltar oportunidades para você evoluir como pessoa e como profissional.

  15. ingrid

    dizem que pra ser psicologo é preciso ser um pouco louco, é verdade ? amo essa profissao, sinto algo muito forte e tenho jeito, gosto de ouvir, tentar entender.. sei lá, acha que devo fazer ? beijo e obrigada

  16. Pedro Addler

    Olá Ingrid

    Realmente você está certa, para fazer psicologia é preciso ter um pouco de loucura sim :P mas principalmente é preciso muita sensibilidade e também gostar de ler e aprender.

    Se você gosta de ouvir, e tiver as características acima faça !! Você vai gostar muito !!

  17. Luiza

    Olá!

    Estou em um momento muito difícil da minha vida. No último ano do colegial já não sabia que curso fazer e então já que meus pais tem uma empresa eu prestei o vestibular para Administração mesmo, mas não estou me identificando. Sou uma pessoa muito intensa e não consigo fazer algo que não me reverta qualquer tipo de sentimento. Porém, a partir desse ano comecei a me interessar por psicologia. Não sei porque. Gostaria de saber quais são as aptidões para uma pessoa querer cursar psicologia.

    Obrigada!

  18. Lu

    Olá!

    Sinto que as pessoas se aproximam mais de mim quando precisam “desabafar”. Até a mãe de um ex e meus pais agem dessa forma. Será que seria uma boa eu cursar psicologia? Será que talvez eu tenha algum “talento” para a profissão?

  19. Pedro Addler

    Oi Luiza

    Realmente, pelo que eu lí dos seus dois depoimentos, você tem tudo pra ser uma psicóloga !! Você tem alma de psicóloga, você tem sensibilidade para ouvir os outros, é uma pessoa intensa e se interessa também pelo assunto de psicologia ( o que indica curiosidade ).

    Você tem todas as características necessárias para fazer o curso de psicologia !! Vá em frente e boa sorte !! ;)

    • Gabriela Lopes

      Oi Pedro, boa noite!
      Estou fazendo curso pré vestibular e estou em uma dúvida cruel. No começo queria Psicologia. Mas veja meu perfil adoro história, ciências humanas é minha paixão. Sou uma negação em Exatas. E estou muito em dúvida entre a Psicologia e a Ciências Sociais, o medo da segunda é não ter muitos caminhos a trilhar a não ser Educação e o da Psicologia meu medo é não ficar satisfeita ou me arrepender e já ouvi dizer e aqui mesmo no artigo diz que está uma área saturada. O que fazer ?

  20. Lu

    Ai que bom!Fico feliz, mas ainda me sinto insegura em relação a quanto a profissão do psicólogo é humana ao ponto de se doar aos outros e não sei se tenho essa habilidade, por exemplo, não sei se me daria bem trabalhando com pessoas doentes…

  21. Lu

    E tbm não acho que tenho habilidades para dar conselhos ou sei lá, e sim para ouvir somente…Ah, estou confusa! :/

  22. Terezinha

    Olá, gostaria de uma opinião sua. Já trabalhei como assistente administrativa por 28 anos. Quando tive oportunidade fiz faculdade e me tornei professora efetiva estadual (português e inglês)já tem 8 anos. Estou desiludida com a Educação atual e gostaria de mudar de área. Sempre me dei bem no trato com pessoas, pois tenho muita facilidade em perceber a personalidade de cada um, como se pudesse ver através delas, não sei. Andei pensando em estudar Psicologia, por isso estava pesquisando e cheguei nesse fórum. Por favor poderia me orientar?

  23. Terezinha

    Devo dizer que a confusão em minha cabeça é muito grande, pois gosto de tudo o que faço, adoro estudar, ler, aprender de tudo um pouco. Sou muito observadora e sempre me procuram por gostarem de meus trabalhos e por meu jeito de sempre querer harmonizar tudo e todos.
    E agora, o que é que eu faço?

  24. Pedro Addler

    Olá Luiza

    Humm… saber entender a história alheia, saber aconselhar e se colocar no lugar dos outros são atributos importantes para a formação de um psicólogo.

    Para você decidir se deve fazer psicologia, a primeira coisa é entender melhor a sí mesma, procure se entender e descubra o que realmente gosta. Na minha opinião você pode sim dar uma ótima psicóloga. Mas depende de você.

  25. Pedro Addler

    Olá Terezinha

    A primeira coisa que eu tenho pra te dizer é que nunca é tarde demais para ir atrás do seu sonho !! Se a vida não deixou você seguir por onde você queria, não importa, sempre há tempo para podermos tomar as rédeas do nosso destino e mudar tudo !!

    Pelo que eu li nos seus depoimentos você tem sensibilidade e vontade suficientes para fazer sim o curso de psicologia.

    Se essa é a sua vontade, vá e faça, é melhor errar e aprender com a experiência, do que sofrer o arrependimento de não ter tentado. A experiência sempre vale a pena !! Boa sorte !!

  26. Lu

    Entendo…Ah, mas não sei se tenho essa habilidade para aconselhar e me colocar no lugar das pessoas…Acredito que eu tenha mais habilidade para ouvir do que para falar…Porque afinal de contas muitas vezes ouço, ouço, ouço, e gosto de ouvir, mas não tenho segurança em saber o que aconselhar e tudo mais…

    • José R. Friederich

      Lu
      nao sei se estou certo, mas acho q mesmo q vc prefira ouvir, do que falar, ja estara valendo muito. as vezes o q a pessoa mais precisa não é de um conselho externo, mas sim, desabafar… assim ela se descobre…vc nem tera q falar muito, basta direcionar o desabafo para questoes relevantes q a pessoa por si ira se descobrindo! :-D

  27. Terezinha

    Olá, quero agradecer-lhe imensamente por sua atenção e simpatia. Sua resposta me tranquiliza e estimula a buscar novos horizontes. Já penso em me organizar, no sentido de colocar em prática esse meu desejo de seguir em frente com esse meu projeto de vida. Espero ter fôlego para tanto.
    Muito obrigada.
    Abraços!

  28. Deyce

    Olá Pedro ? tenho algumas dúvidas relacionada a psicologia, quando terminar a faculdade posso me especializar em psiquiatria ? um bom psicologo ganha em média quanto ?

  29. moises

    Estou cursando o 3° ano do colegial e o vestibular esta aí, mas não sei direito o que fazer, a verdade é que eu sempre gostei de ajudar as pessoas e de ouvir e procurar ajuda-las a solucionar seus problemas. Gosto de psicologia, mas não sei se tenho vocação. O que eu devo fazer para ter certeza de que esse é o caminho que eu quero seguir e se tenho pelo menos um atributo para exercer a profissão de psicólogo ?
    Obrigado!!

  30. marilia

    bom está sendo dificil escolher uma área bem qualificada no mercado de trabalho, pois são muitas pessoas concorrendo por uma só vaga ! mas estou decidida. Psicologia !!!

  31. Pedro Addler

    Olá Deyce

    Apesar de muita gente confundir psiquiatria e psicologia são carreiras distintas.

    Na psicologia o principal foco é resolver problemas e questões de origem emocional, a psicologia atinge este objetivo através de investigação e conversa.

    Já a psiquiatria ( que é uma especialização da medicina ) o principal foco é resolver questões e problemas mentais, mas do ponto de vista biológico mesmo, a psiquiatria atinge este objetivo através de tratamentos e medicamentos.

    Em relação ao salário do psicólogo em média inicia sua carreira com rendimentos da ordem de R$ 2400,00.

  32. Bia

    Olá Pedro!
    Eu nao faço a mínima ideia do que fazer de faculdade, até que fiz um teste vocacional e apareceu psicologia. Comecei a pesquisar mais sobre esse assunto e achei artigos bem interessantes. Sou daquele tipo que é muito bom ouvinte e também falo muito bem de certa forma, será que isso indica que psicologia seria uma boa carreira para mim? E como é o dia a dia de um psicológo? É bom?

  33. raquel

    ola
    gostaria de saber se pisicologo e piscanalista sao a mesma coisa pq eu ja quebrei a cabeça pra saber. E eu gostaria de saber qual a melhor facudade pra se formar em pisicologia!

  34. Ene

    olha eu desde da minha adolescência sinto o desejo de ser piscóloga, não sei talvez porque tive uma infância muito sofrida… tentei prestar uma graduação 2 vezes e parei no meio do caminho por falta de condições financeiras, enfim sou persistente em tudo que quero e estou pensando em fazer um vestibular para psicologia, mas penso já tenho 34 anos será que quando me formar com quase 40 anos ainda vou atuar na área ? será que vale a pena ? sonho com piscologia sempre fui tão mal interpretada na vida e sem ninguém para me entender que estou disposta a entender as pessoas afinal tudo na vida tem um porque né ! Na verdade esse curso de psicologia para mim está distante da minha realidade financeira, mas acredito que tudo é possível.
    Agora me der a sua opnião por favor
    desde já eu fico grata

  35. Daniela

    Ola Pedro !
    fiz um teste vocacional com um psicologo e deu pra mim fazer psicologia , eu gostei da idéia pois acho legal trabalhar com o poder da mente e sou bem sensível e curiosa também um dos requisitos, porem eu confesso que alem de fazer o que gosto quero ser bem de vida e gostaria de saber se mesmo que eu for uma boa profissional eu vá ganhar bem, eu gosto de várias coisas gostaria de saber também as profissoes que ganham melhor, pra ver entre elas qual eu me identifico mais

  36. Pedro Addler

    Olá Ene

    Como você poder ver não colocamos o seu depoimento inteiro no site, tinha histórias muito pessoais e preferimos preservar, mas nossa equipe leu e achou uma história de superação muito bonita.

    Te digo uma coisa, nunca é tarde, mesmo se formando aos 40 anos de idade, você ainda tem muito tempo para exercer a carreira de psicologia e ir longe.

    Você tem tudo pra ser uma excelente psicóloga já que passou por muitos momentos difíceis.

    • Ronyel

      deste pequeno tenho um sonho de fazer psicologia, mais to um pouco atrasado nos estudos, tenho 19 anos e ainda to no ensino medio vc acha que e tarde pra mim correr atras do meu sonho que e fazer psicologia.

    • ELIANA A O NASCIMENTO

      OI PEDRO
      você é psicólogo?

  37. Pedro Addler

    Olá Daniela e Bia

    Tenho a dica perfeita pra vocês !!! Façam o teste vocacional do nosso site também e vejam se ele também indica psicologia para vocês, se duas fontes indicarem é que vocês realmente tem talento pra psicologia.

    Para fazer o nosso teste clique neste link: Teste Vocacional do Guia da Carreira

  38. Michelly

    Ola Pedro Addler !!!
    Eu tenho 17 anos de idade e pretendo cursar a faculdade de psicologia no ano que vem. Entretanto, tenho uma grande duvida sobre qual a melhor faculdade na qual eu possa fazer o curso e no final ter um bom rendimento intelectual… Voce poderia me ajudar indicando alguma faculdade de sua preferencia para cursar psicologia ?
    Desde já muito obrigada.

  39. Jéssica

    É dificil fazer psicologia ?

  40. Rosany

    Olá! Bom estou realmente muito enteressada no curso de Psicologia ! pois acho muito interenssante ! Amo dar conselhos e modéstia a parte sou muito boa nisso! mais também adoro conversar com pessoas sabias e inteligentes !
    Mas será mesmo que tenho essa vocação ? E também já passei por muitas coisas na vida ! E superei com muita Fé e determinação !
    Obrigada!

  41. Pedro Addler

    Olá Bia

    Se você gosta de conversar, gosta de observar, tem talento para compreender as pessoas e sensibilidade você vai gostar de fazer psicologia.

    Durante o seu dia-a-dia o psicologo ouve diversos tipos de problemas, cabendo a ele usar a sua sensibilidade para descobrir o que está errado e indicar um caminho para aquela pessoa melhorar de vida.

  42. Pedro Addler

    Oi Michelly

    Aqui no Guia da Carreira por sermos um portal livre, não temos vínculo com as faculdades, não citamos nomes de instituições específicas. Procure os cursos de psicologia das Universidades Federais são todos muito bons.

    • nice

      boa noite! estou cursando psicologia,mas estou na duvida, como se torna um psicólogo com, as disciplina ou com a pratica.

  43. Pedro Addler

    Olá Rosany

    Pelo seu depoimento com certeza vejo que você tem talento para psicologia !! Você tem os dois atributos fundamentais: gosta de ouvir e se interessa pelo assunto de psicologia ( não é um assunto fácil, exige uma boa sensibilidade ).

    • ELIANA A O NASCIMENTO

      AMO PSICOLOGIA, MEU MAIOR SONHO É TRABALHAR NA CADEIA. FAÇO TEOLOGIA, ACHO QUE ATÉ OS PIORES HOMENS TEM JEITO,SE EU TRABALHAR A MINHA VIDA TODA E CONSEGUIR QUE APENAS UM PRESO SE CONVERTA E MUDE DE VIDA, SEREI A MULHER MAIS FELIZ DO MUNDO.JESUS TE AMA, VISITE UMA IGREJA EVANGÉLICA,SE POSSÍVEL A METODISTA WESLEYANA.

  44. Pedro Addler

    Olá Jéssica

    Eu costumo dizer: no fundo toda faculdade é dificil, com psicologia não é diferente. Se você vai se dar bem ou não vai depender do quanto você gosta e se interessa pelo assunto da faculdade.

    Mas não tem segredo, se você gosta de psicologia, faça !!! fazer o que a gente gosta é um dos grandes prazeres da vida.

  45. patricia martins

    eu quero ser psicologa !! essa área de psicologia é fantastica tenho 14 anos e se deus quiser um futuro promissor !!!!!!!!!!!!!!!!

  46. Karina

    Olá!
    Estou com uma terrivel duvida…fiz 3 anos de direito e parei pq não gostava do curso, agora quero fazer psicologia pq sempre achei muito interessante desvendar os misterios da mente humana. mas estou com medo pois não quero fazer um curso cansativo..qro uma coisa que seja empolgante. E me disseram q a psicologia deixa as pessoas descrente e um pouco anti-cristo! Como é atuar na area de psicologia?

  47. João Paulo

    Oi Pedro,Tudo bem? Espero que sim.

    Pedro, tenho 23 anos, já fiz dois cursos tecnicos na área tecnológica e iniciei uma faculdade de analise de sistemas que tranquei ao final do primeiro semestre…Como pode perceber essa não é a minha praia mesmo.
    Agora estou numa fase complicada com a proximidade do vestibular e as duvidas sobre qual carreira seguir. Sempre tive uma queda pelas ciências humanas em especial a psicologia, mas agora tenho duvidas sobre psicologia e pedagogia. Sabe quando você assite a um filme e tenta entender as motivações dos personagens ou quando lê um livro ( Nelson Rodrigues sempre…rs ) e faz o mesmo ? Tenho esse habito desde sempre e acho que essa curiosidade em entender as pessoas é um indicio de que a psicologia é a minha área.
    Minhas duvidas:
    Em qual semestre da faculdade de psicologia eu já posso começar a estagiar ? Abrir uma clinica é um processo muito “traumatico” ? Ainda existe mercado para psicologia clinica ? Ter dificuldades com testes de raciocinio lógico indica alguma falta de aptidão para a psicologia ?
    Desde já agradeço a ajuda.
    Abraço

  48. Marcelo

    Olá pessoal;

    Eu sou psicólogo, atuo na área organizacional e na clínica. Posso afirmar que o começo da vida profissional é difícil, mas depois de algum tempo e esforço pessoal você consegue se equilibrar. Realmente se vc não for empreendedor, pode passar pelos maus salários e etc. Teve uma ocasião que me ofereceram um trabalho mal reminerado, não aceitei, no entanto tem gente que aceita e isso diminui seriamente a nossa possibilidade de valorização profissional.

    Outra coisa que eu acho importante é fazer terapia, vc precisa buscar se conhecer e esse é um processo que não tem fim, deve começar na faculdade de psicologia e seguir durante a carreira (supervisão).

    Nunca escolha fazer psicologia para se conhecer melhor, se tratar, etc. Isso só trará problemas e a pessoa ainda pode atrapalhar a vida dos outros e perder tempo e dinheiro: Quer se conhecer faça terapia.

    • ELIANA A O NASCIMENTO

      OI MARCELO
      amei seu comentário,”se quer se conhecer faça terapia”. este deve ser o mal, do mal profissional, não se conhece e quer ajudar outros a se conhecer.

  49. Pedro Addler

    Olá Marcelo

    Obrigado pelo seu depoimento !! É sempre interessante para os candidatos ao curso de psicologia ver uma opinião real de dentro do mercado para ficarem mais confiantes.

    O Guia da Carreira é um portal livre, fique a vontade para contribuir, colaborar e criticar sempre que você quiser.

  50. Pedro Addler

    Olá João Paulo

    De um modo geral, o estágio começa a valer no último período da faculdade, mas você pode fazer estágio não-oficial desde o segundo ano.

    No caso de abrir uma clínica de psicologia, como disse o Marcelo acima em seu depoimento, é um processo difícil no começo, mas se você tiver espírito empreendedor e persistência com certeza vai ter sucesso.

    Olha João, eu particularmente acho que você tem sim todo o talendo para psicologia, já que gosta de analisar situações e também gosta de ler. E você está no caminho certo: para quem gosta de psicologia, Nelson Rodrigues é uma excelente leitura, nas obras dele há muito conflito humano.

  51. Marcelo

    João Paulo;

    Geralmente o estágio acontece depois do 5 período de psicologia, depois de estudar o código de ética do psicólogo e ter passado por máteiras como psicopatologia, tec. de entrevista, etc…

    Sobre atuar na áera clínica, acredito que isso ocorre com o tempo, hoje em dia o mercado está saturado de psicólogos clínicos e se vc é novato e ninguém te conhece, muito provávelmente vc terá dificuldades em conseguir indicações de pacientes. Pense assim: Se vc pudesse escolher um cirurgião para operar alguém de sua família, escolheria um recém formado ou um profissional com anos de experiência, que já públicou livros sobre cirurgia,etc. Tendemos a procurar alguém que já tem certa experiência. Depois de 3 anos de formado que comecei a pensar em clinicar, mas acho importante ir tende experiências nos estágios e na sua terapia.

    Ainda existe mercado, principalmente para terapia de grupo, casal, família, infantil e adulto. Mas depende de algumas coisas:

    1. Do lugar onde vc mora; (ex. os melhores profissionais de psicologia do Brasil estão na região sudeste, logo a concorrência é grande)

    2. Do seu empenho pessoal; (fazer terapia é fundamental, as vezes encontro estudantes de psicologia que falam que tá caro fazer terapia, mas depois de formados eles querem que as pessoas paguem caro para eles atenderem….)

    3. Faça seu network na faculdade, trabalhe em pesquisas com os professores, dedique-se que os professores podem servir de guias de entrada no mercado de trabalho. Faça sua parte seriamente que você será recompensado.

    Sobre os testes de raciocínio lógico, diria que não tem muito haver não, exixte um autor chamado Howard Gardner que escreveu sobre as inteligências múltiplas, dê uma pesquisada. Hoje em dia a psicologia tem uma opinião bastante crítica sobre os testes e suas definições.

    Espero ter te ajudado e Nelson Rodrigues é o maior representante da psicanálise no Brasil (ehehehe).

    • Rodrigo

      A Paz do Senhor para todos, esta área de piscologia como vocês já falaram parece ser muito concorrida, pelo visto estar saturada, mas não com pessoas competentes e também que nem sente prazer em fazer isto, eu tenho uma séria de dúvidas, porque é uma área que me identifico muito, porque sou evangélico da Assembleia de Deus em Guapimirim, e muitas das vezes me deparo com situações para resolver de muitos amigos em áreas tipo relacionamento, familiar e espiritual.
      Tenho hoje 16 anos e minha maior dúvida é o que vou ser, e o que posso ser futuramente, não sei nada de Bíblia mas o que Deus permiti que eu saiba eu tento ajudar as pessoas, e o evangélico em si, ele já é um piscólogo, e minha inspiração maior é JESUS CRISTO, o maior de todos os piscicólogos que ja existiu na face da terra e que ainda opera maravilhas, mas me tira uma dúvida, a COPA DE 2014, beneficiaria esta função no mercado ? fique com Deus, pesquise sobre esse piscólogo, JESUS CRISTO, A HISTÓRIA DELE SE ENCONTRA NA BÍBLIA, ABRAÇOS Á TODOS !!!

    • Nathalia

      Marcelo,

      Gostei muito dos seus depoimentos.
      Estou numa duvida imensa entre direito e psicologia, mas essa duvida é porque gostaria de trabalhar como psicologa forense (me disseram que esse é o nome da profissão para psicologo que analisa criminosos), e nesse caso não sei qual das duas fazer para atuar nessa área.
      Você poderia me ajudar com alguma dica?

      Obrigada.

  52. tayna

    olá , meu nome e tayna tenho 13 anos , gostaria de saber mais sobre essa profissao de psicologia, sinto q me identifico com ela , tenho muita curiosidade sobre esse assunto mas ñ sei se daria uma boa psicologa pelo fato de talvez ñ possuir essa sensibilidade q tanto falam. Li alguns depoimentos e cada vez me interesso mais pelo assunto. minha mae ñ concorda ela diz q essa profissao e boa pq ñ e tao procurada pelo mercado de trabalho e as vagas sao mt cobiçadas por isso gostaria de saber mais sobre psicologia.

  53. cisielen

    tenho 15 anos, amo ajudar a quem necessita, adoro dar conselhos e procuro sempre a melhor solução para fazer com que as pessoas fiquem felizes ! estou sempre envolvida com trabalhos voluntarios,e acho que as pessoas confiam muuuuuuito em mim e eu valorizo isso e procuro não desapontalos.
    Ano passado eu estava envolvida com um projeto escolar, que era 30min por semana de leitura em sala de aula, então todo mundo da escola parava totalmante para ler, era muuuito legal !!! eu passava em todas as turmas e distribuia livros para todos os alunos que não tinham. esse trabalho era realizado de manhã e de tarde.

    E ai acha que eu levo jeito para fazer psicolgia ??? ou levo jeito para uma assistente social ??
    Seja sincero, Bjos gostei de verdade do teste.

  54. cibele

    Olá eu adoro psicologia desde criança, agora com 24 anos estou pensando sério em cursar, esta área acho que me dou muito bem e adoro ajudar as pessoas e entender os seus problemas, já estou um pouco confusa, me ajudem !!! Bjus !

  55. Alessandra Silva

    Olá, boa noite, eu sou formada em pedagogia e atuo como coordenadora em uma escola, estou muito interessada em fazer psicologia, pois sempre foi um curso que me interessou muito. Mas não sei se tenho perfil para profissão, visto que as vezes me mostro impaciente com as pessoas, meu namorado me fala que não sei ouvir as pessoas direito, eu acho que não é bem assim, pq depende muito do assunto tratado. Gostaria de saber como deve ser o perfil de uma futura psicóloga para saber se tem haver comigo. Estou realmente com muita vontade de estudar psicologia e me aprofundar na área, mas preciso de uma luz para não fazer uma escolha errada. Desde já agradeço sua atenção.

  56. Aline

    Olá!
    Há algum tempo venho me identificando com a psicologia, e minha força de vontade tem sido uma qualidade importante na busca pela realização desse sonho. Porém, sempre tive dúvidas quanto a minha capacidade de me expressar oralmente, pois gosto muito de ler e escrever pensamentos e sentimentos, e também de ajudar as pessoas. Mas não tenho certeza se eu consiguiria me doar por completo e dizer os argumentos necessários para passar confiança aos meus pacientes.
    Gostaria de saber se essa dúvida é algo muito sério que pode me atrapalhar nessa área ou se isso pode ser resolvido com o passar do tempo, adiquirindo mais confiaça sobre minha vocação de psicologia.
    Tenho 14 anos, e atualmente, além do colégio, estou tendo aulas de orientação profissional, com duas psicólogas, e estou adorando o trabalho delas. Me identifico muito. Mas tenho medo de que essa minha falta de confiança na hora de aconselhar meus pacientes me atrapalhe.
    Obrigado.

  57. Cesar

    Tenho muito interesse em fazer psicologia, ja tive uma vez, mas nao dei importancia, fui tentar eng.civil, mas acarretaram-se problemas psicologicos, espirituais e psiquiatricos, nao consigo sair de casa a quase 1 ano, estou começando a me tratar, e o que me vem na cabeça é apenas começar um curso de psicologia, o que pensa a respeito disso Pedro, é fase, ou é realmente vocação ? obrigado

  58. fernando

    gostaria de afzer psicologia, mas tenho medo de me decepcionar,pois eu estou conhecendo agora a área. sou estudante do sexto periodo de jornalismo, e ao terminar,quero fazer psicologia, por favor me responda no email.

  59. Rita

    Bom dia ! Gosto dessa profissão de psicologia e tenho abilidade de me comunicar com as pessoas e pricipalmente nos assuntos pessoais,mas quero saber que área da mesma posso escolher?

  60. Pedro Addler

    Olá Cisielen

    Parabéns pelos seus trabalhos voluntários, é um ótimo exemplo para todos nós :P !!
    Em relação a sua vocação, você tem uma maior inclinação para Assistência Social do que psicologia, você gosta de ajudar as pessoas, mas é mais prática do que teórica, se daria melhor em uma profissão prática.

  61. Pedro Addler

    Olá Cibele

    Se você gosta de ouvir e compreender os problemas alheios ( é uma pessoa sensível ), gosta de ler e principalmente gosta do assunto de psicologia, vá em frente !! Você tem tudo pra dar certo neste carreira.

  62. Pedro Addler

    Olá Alessandra

    No seu caso, se você não tem muita paciência para ouvir, melhor continuar na sua carreira atual de pedagoga.
    Um dos principais requisitos necessários para o profissional de psicologia, além da sensibilidade e do auto-conhecimento é justamente a paciência.

  63. Pedro Addler

    Oi Aline

    Se você não se sente confiante o bastante para orientar as pessoas, não se preocupe, dada a sua idade de 14 anos este é um fato normal. Com o tempo e com as experiências que você for tento ( fracassos e sucessos ) você vai lentamente construindo a sua confiança até chegar a idade adulta. Pelo seu relato você tem talento sim para psicologia, só precisa amadurecer mais.

  64. Pedro Addler

    Olá Cesar

    Pelo seu relato, a melhor solução para você no momento é fazer terapia mesmo, procure um profissional de psicologia para se tratar e identificar a origem do seu conflito interno.
    Fazer o curso de psicologia para se conhecer melhor ( auto psicologia ) não é uma boa idéia, é melhor colocar a cabeça no lugar antes de tomar esta decisão.

    • clayton

      Olá Pedro
      Observei que você tem bastante conhecimento na areá, pretendo começar a cursar a matéria esse ano mais ainda não sei se é isso que realmente quero pra mim, estou indeciso, oque acha que devo fazer?

  65. Christopher Arendt

    Olá, então sempre fui muito fascinado sobre a mente humana, os motivos das pessoas se comportarem de certa maneira, avaliar mesmo o cérebro humano. Sempre gostei muito de filosofia também, eu pretendia fazer faculdade de filosofia na UFRJ e depois voltar e fazer psicologia na USP. Só que realmente eu não sei se essa é a melhor opção.
    Eu sei que o mercado de psicologia está saturado, mas eu quero estudar e progredir no ramo, fazer doutorado, mestrado e tudo que vier pela frente por que eu realmente gosto disso.
    Queria saber se você acha uma boa idéia eu fazer filosofia e depois seguir com psicologia?
    Queria saber se isso vai ser melhor para mim, tanto mentalmente quanto profissionalmente.

  66. jessica nathalia

    Ola amei essas materia da psicologia tenho apenas 17 anos ja estou terminando meu ensino medio meu sonho e me tornar uma grande psicologa leio livro pra ficar sempre por dentro do assunto procuro sites sobre psicologia e acho muito interessante amuuuuu de coração psicologia :D

  67. Camila

    Olá, eu sempre gostei muito de lidar com crianças, estou com 19 anos, fiquei parada um ano, e sempre pensei em psicologia em pedagogia. Tem muita gente me desanimando, está nos casos de deu conseguir uma vaga numa universidade UNIFAL sem fazer o vestibular, usando apenas minha nota do ENEM 2008, e tem pedagogia na minha cidade, o que me aconselham a fazer, q área é mais remunerada, e se compensa o envestimento na psicologia ? Obrigada

  68. Fernanda

    Olá,
    Estou terminado o ensino médio e ainda estou com muitas dúvidas com relação à qual faculdade cursar.
    Me interesso muito por Psicologia, mas como o mercado já está saturado, fico com receio de não conseguir emprego, por mais que eu venha a me tornar uma ótima profissional.
    Tenho também pesquisado vagas de estágio em psicologia, mas a grande maioria é para recrutamento e seleção, área que não me interessa muito.
    Esta tem sido uma situação muito desanimadora e angustiante, tenho medo de fazer uma faculdade de psicologia e não conseguir trabalhar na área.

  69. tatiane

    Olá….pedro

    eu tenho 21anos uma enorme indecisão na maioria dos testes vocacionais que eu faço…sempre sai psicologia,direito,letras… eu acho a psicologia muito interessante…Sou muito curiosa…gosto de observar comportamentos,adoro ajudar pessoas ,dar conselhos….
    Sera que eu estou num caminho certo…?

  70. Milene

    boa tarde.
    eu tenho 27 anos e desde que eu tinha 20 anos decide viajar por o mundo agora voltei pro Brasil, decidida a estudar e dar um rumo na minha , percebo que a vida esta passando e eu ainda quero curtir.Mas quando penso em estudar não sei o que fazer, tinha a opção de estudar psicologia ,pq acho que combina um pouco comigo , mas gosto mas de falar do que escutar.
    Mas tambem pensei em moda , por influencia de alguns amigos que sempre falam que eu sou muito estilosa.
    Tenho que decidir em uma semana entre moda e psicologia, e tenho uma duvida cruel…

  71. Mayara

    Eu amo psicologia tou pensando em me formar mas ainda tou em duvida pq moro no interior e aki nao tem … Tenho q ir pra fora… mas vou lutar pra conseguir se vcs pudessem me orientar nessa profissao eu ficaria agradecida..
    bjus

  72. Marcelo

    Olá
    tenho 28 anos, ja fiz diversas faculdades e nao terminei nenhuma, ja tive uma namorada que fazia psicologia, vivemos muitos conflitos, e hoje me vem essa idéia sistemática de que tenho que fazer psicologia, nao só por querer acho que provar algo para alguem como tambem entender sobre o assunto pq é realmente fascinante e tenho curiosidade sim, tenho mt sensibilidade e vontade de ajudar sim as pessoas, só que a minha duvia é a seguinte nao estou muito velho para começar o curso de psicologia, ow sera que estou equivocado quanto a possível vocação ?? obrigado pedro..

  73. Lucia

    Olá, navegando na internet, vi os depoimentos e achei-os muito interessante: enfim, cada um de nós sempre teremos um probleminha a ser descoberto, né? Bom, pra mim, em se tratando de áreas de ‘probleminhas’, acredito que nessa vida tenho um sério com o profissional: no início fui tentar para Medicina, não deu certo (precisa ser muito inteligente e isso não sou); na sequencia fui para o Jornalismo, seguida de uma pós em comunicação, resultado, tamebém não deu; seguindo mais um pouquinho fiu fazer Letras e agora chega! Estou escrevendo para um site educacional e dando aulas, mas me sinto muito, muito infeliz…Não sei mais o que fazer…ah uma coisa é certa: darei um tempo para estudar, pois rodei, rodei e nunca me achei…O que eu faço da vida, não sei. Hoje tenho 34 anos…

    • Pati

      Oi, só queria dizer que eu li o que tu escreveu e senti vontade de dizer que realmente me identifico contigo. Tenho 21 anos e passei 3 anos estudando para Medicina, sem resultados positivos, fui pra administração… odeio o que eu faço no momento e não consigo me sentir feliz em nada que faço. O que estou tentando pensar é que a razão pela qual eu queria medicina era ajudar as pessoas, então vou tentar encontrar algum curso menos concorrido que tenha esse mesmo objetivo… Enfermagem, Psicologia… Acredito que o importante é ajudar o ser humano de alguma forma. Mas claro, essa é apenas a opinião de uma ‘menina’ que acabou de começar a ver as coisas. hehe bjs

  74. lea

    oie
    tenho de 17 anos e esse ano vou terminar meus estudos, e tenho muito inteerresse de formar em psicologia, pois a muito tempo me indntifico com essa profissão, gosto muito de escultar as pessoas e tbm de ajudar a resolucionar os seu problemas…gostaria muito em saber como posso fazer o curso de psicologia aqui em fortaleza e quanto custa?

  75. Pedro Addler

    Olá Tayna

    Você está enganada !! Se você tem lido os depoimentos do nosso site sobre psicologia e tem gostado, com certeza você tem sensibilidade.
    Se você gosta do assunto de psicologia, continue lendo e continue buscando, não há nada mais prazeroso do que se fazer o que gosta.

  76. angelica

    Eu tenho vontade de fazer psicologia, mais não sei se tenho vocação pra essa profissão, o que devo fazer pra descobrir se tenho vocação.

  77. Gente,como é dificil se ver diante de tantas profissões e ter que escolher apenas uma!
    Não quero ser mais uma a ecolher uma area e desistir no meio do caminho.

  78. Renatha

    Amo psicologia desde os 13 anos… sonho com o dia em que poderei me formar e ajudar as pessoas a se encontrarem…

  79. wal

    oi tenho 25 anos ainda ñ fiz facul. tou querendo fazer psicologia,só q td mundo fala pra mim q pisicologo ñ ganha bem e muitos estão desempregados. ja pensei em fazer engenharia civil,só q calculo ñ é bem meu forte.tds teste vocacionais q eu faço só da psicologia e fisioterapia. queria saber se a profissão de psicologia é de fato uma profissão q é mal remunerada se eu realmente tenho vocação pra psicologo

  80. Cida

    Olá Pedro, gostaria muito que me ajudasse, tenho feito varias visitas ao seu site e tenho gostado muito.
    Prestei vestibular neste mes para Ciencias Biologicas e como segunda opção Psicologia,porem, apos ser classificada uma duvida tremenda me rodeia, tenho muita dificuldade para matematica, o que me assusta em Biologia; e adoro ler e ouvir, meus amigos sempre me procuram para desabafar e sempre retornam em melhor estado,dizem que eu seria uma ótima psicologa, a minha duvida e se eu devo refazer minha matricula e mudar meu curso para psicologia!
    Me ajude por favor!
    Um bjo.

  81. Pedro Addler

    Olá Fernando

    Realmente psicologia e jornalismo são áreas bem relacionadas, se formando em psicologia você será um jornalista ainda melhor.

    Caso você queira trocar de área também, vá em frente !! Se você tem interesse pela área de psicologia, gosta de ler e gosta de analisar situações.

  82. Pedro Addler

    Olá Rita

    Lendo seu depoimento, como você tem uma boa capacidade de comunicação pessoal, recomendo que você siga a área de Psicologia Clínica.

    Esta é a area da psicologia onde você poderá atuar em clínicas e hospitais tratando das pessoas.

  83. Pedro Addler

    Olá Christopher

    Com certeza !! Psicologia e Filosofia são áreas totalmente relacionadas.

    Se você quer estudar e se desenvolver, desvendando os mistérios da mente e condição humana, estudar psicologia e filosofia vai lhe proporcionar uma formação bem completa, podendo depois inclusive fazer alguma pós graduação.

  84. ana claudia

    oiiiii!
    tenho 17 anos e estou terminando o ensino médio, sou um pouco tímida e sonho em fazer o curso de psicologia ! minha timidez atrapalha?

  85. Cleoni Colen da Costa

    Olá Pedro… amei toda atenção que deu p/ todos. Gostaria muito de um conselho e você sem dúvida é a pessoa certa p/ isso. Resumindo minha vida: fui uma criança muito pobre, pois meu pai não deixava os filhos estudarem, tinhamos que trabalhar. O que aprendi na infância aprendi em casa com minha mãe. Cresci sonhando em ser alguém na vida, e não apenas bóia-fria. Morava no Norte do Paraná e com 19 anos vim p/ Cutitiba-Pr. Estou aqui até hoje. Com 20 anos comecei o mobral e lá descobri que podia fazer um cursinho de uma semana e fazer a prova passando assim direto p/ ensino fundamental. Fiz, e passei. Dai cursei supletivo em 2 anos. Depois fiz o ensino médio em 3 anos normal. Nisso eu estava casada e no último ano quase desisti pq engravidei do meu filho Lucas hoje com 15 anos. Mas fui em frente, terminei o terceiro ano com o dissabor de não poder fazer a faculdade dos meus sonhos… que era Educação Física. Com 32 anos engravidei da minha filha, que eu quis muito, minha Sabrina, hoje com 10 anos… e quando ela tinha 2 anos, pensei em fazer Letras, pq a essa altura o que mais eu queria era ser uma ótima professora… mas meu marido novamente me jogou um balde de água fria. Discutimos bastante, mas ele alegando questões financeiras, me fez “entender que fazer um curso de cabeleireira era o caminho”. E em todo esse tempo de trabalho maravilhoso que fiz, virei amiga e confidente das clientes, uma espécie de psicóloga. E eu muitas vezes chorava com seus problemas. Hoje tenho 41 anos, e cheguei a conclusão de que seria uma ótima psicóloga. Eduquei meus filhos muito bem, sempre usando psicologia ao invés de bater etc. Mas tenho dúvidas sinceramente, pois sou emotiva demais, gosto de ajudar todo mundo. Sofro com problemas alheios e quero deixar todo mundo bem. Conversei com meu marido sobre a possibilidade de cursar Psicologia e ele apesar de sempre me desanimar, com fator idade, disse que eu não conseguiria emprego com a minha idade e que eu deveria cursar inglês, que é o que ele sempre quis que eu fizesse. Mas odeio pensar nessa hipotese. Bom ele está mais redutível. Por favor ajuda-me, preciso muito, muito. Desculpe-me pelo jornal, mas penso que só assim, sabendo um pouco mais de mim que poderá ajudar-me melhor. Obrigada de coração desde já.

  86. Marcelo

    Eu sempre gostei de lidar com pessoas, e me relaciono muito bem com todos que estão proximos de mim. Gosto de ler MUITO, principalmente biografias. Odeio filosofia :P . Queria atuar na área da justiça, mas quando pesquiso sobre o assunto sempre vejo que no mercado de trabalho dão preferêcia mais para os psiquiatras do que os profissionais de psicologia. Sei que o mercado de trabalho não dar o devido valor a esses proficionais. Pelos comentários obtidos aqui da pra perceber que a psicologia é uma profissão muito restrita a mulheres. É muito dificil ver um psicologo. Queria saber se tem esse preconceito na carreira? Se na área da justiça é preciso prestar concurso público?

  87. Pedro Addler

    Oi Camila

    A área mais valorizada da psicologia atualmente é a área de psicologia clínica, que é justamente aquela área onde vc trabalha em clínicas atendendo os pacientes.

    Em relação a essas pessoas desanimando você a fazer psicologia, ignore !! Se você tem vontade de fazer o curso de psicologia vá em frente, temos que seguir a carreira que a gente gosta.

  88. Pedro Addler

    Olá Fernanda

    O mercado sempre tem vagas para os bons profissionais, se você quiser seguir outra área da psicologia, fora o recrutamento e seleção, basta você se dedicar, estudar sério e se especializar corretamente.

  89. Pedro Addler

    Olá Lia

    Atualmente, um dos melhores cursos de psicologia que temos em Fortaleza é o da UFC ( Universidade Federal do Ceará ).

    Nas faculdades particulares o custo do curso de psicologia sai entre 700 e 1300 reais.

  90. Pedro Addler

    Olá Tatiane

    Na verdade você está sim !!
    Psicologia, Direito e Letras todas são carreiras relacionadas, ambas lidam com aspecto humano e também sensibilidade.
    Já que você é observadora, dentre as três, psicologia é a melhor escolha pra você.

  91. Pedro Addler

    Oi Milene

    Se você gosta mais de falar do que de escutar, psicologia não é um bom caminho para você pois antes de mais nada é preciso ser muito observadora e sensível para entender os problemas alheios.
    Recomendo que tente outra carreia.

  92. Pedro Addler

    Olá Mayara

    É isso mesmo !! Se você quiser seguir a carreira de psicologia o grande mercado está nas grandes cidades.
    As melhores oportunidades para psicologia estão nas clínicas e também nas empresas das cidades maiores.

  93. Guilherme Ferrari

    Nossa minha cabeça está uma confusão só…indecisão…gosto muito de esportes,estou pensando em educação física,mas o salário desanimou…pensei em letras,jornalismo…já que gosto de escrever e de aprender outros idiomas…agora vendo de perto psicologia me atraiu tbm…sorte q ainda tenho um bom tempo para escolher…
    Se alguém tiver uma sugestão ou comentário pra mim….
    Ah e quero parabenizar o site guia da carreira…simplesmente maravilhoso!!! informativo,dinâmico,muitas dicas…etc.Parabéns,obrigado pelo conteúdo e que melhore cada vez mais….abraço….

  94. Pedro Addler

    Olá Marcelo

    Se você se interessa pelo assunto, tem sensibilidade e também gosta de ajudar as pessoas, tem as principais características para fazer o curso de psicologia !!
    Em relação a sua idade não se preocupe, nunca é tarde para se fazer faculdade de psicologia ou qualquer faculdade.
    Quando você acabar o curso ainda vai ter 33 anos ( vai ser bem jovem !! )

  95. Pedro Addler

    Olá Lucia

    Pelo que lí no seu depoimento você está com o seguinte problema ( a nível de psicologia ): você não se conhece muito bem.

    Como você não sabe do que realmente gosta, passou os últimos anos andando por aí de curso em curso trilhando vários caminhos diferentes…

    Minha dica ( como profissional de psicologia ) é a seguinte: pare um pouco. Se for possível, tire umas férias do seu emprego, você precisa passar mais tempo consigo mesma, pensar mais em você e procurar se conhecer, você precisa de um tempo.

  96. Pedro Addler

    Olá Angélica

    Dizer se você tem ou não vocação para uma profissão é uma pergunta que só você mesma pode responder.

    Em relação a psicologia, se você tem sensibilidade, persistência, gosta de ler e tem facilidade em lidar com as pessoas pode fazer o curso de psicologia sem medo !!

  97. Pedro Addler

    Olá Wal

    Realmente esses são alguns boatos famosos sobre os profissionais de psicologia, na verdade não é que o mercado desvaloriza o profissional, é que este é um mercado difícil mesmo, você tem que ter talento para encarar e vencer.

    Se você for um profissional dedicado, sério e que se atualiza com frequência tem tudo para ter uma carreira de grande sucesso em psicologia.

  98. Pedro Addler

    Olá Cleoni

    Primeiramente parabéns pela sua história !! Com certeza é uma história de luta muito sofrida, mas muito bonita.

    Em relação ao curso de psicologia ou qualquer faculdade, jamais se preocupe com esse fator de idade, nunca é tarde para perseguirmos os nossos sonhos, mesmo que você nunca venha a exercer a profissão de psicologa, só de fazer o curso de psicologia já vai ser uma enorme realização para você.

    Mesmo que não dê para fazer o curso de psicologia agora, se você gosta e quer fazer este curso não desanime, vá em frente e siga o seu sonho.

  99. Pedro Addler

    Olá Ana Claudia

    Mas não se preocupe, timidez ( introversão ) é uma caracteristica de personalidade muito comum, uma das mais comuns segundo a teoria da psicologia.

    A timidez não é uma característica que atrapalha sua vida profissional, a não ser que a sua timidez seja muito grande e ela impeça você de tomar atitudes.

    Se você começar a notar que a sua timidez está atrapalhando a sua vida procure se tratar, procure trabalhar o seu lado emocional e se precisar, procure um profissional de psicologia mesmo.

  100. Pedro Addler

    Olá Marcelo

    Imagina !! Essa é uma falsa impressão que você tem !! Não tenho números oficiais da quantidades de profissionais de psicologia homens e mulheres, mas posso garantir que não existe não esse preconceito e que há sim muitos homens psicólogos.

    Em relação a atuação na área jurídica, é preciso sim fazer concurso público, assim como Juizes, Promotores e Defensores Públicos tem que fazer.

    Em relação a você falar que não vê muitos psicologos do sexo masculino, posso apresentar um para você agora mesmo: prazer, meu nome é Pedro Addler, sou psicólogo.

    • Reysla

      olá Pedro Addler

      estou interessada no curso de psicologia , entretanto fiquei um pouco na duvida não pelo o fator de lidar com o ser humano que sabemos que é um pouco delicado e sim porque estava lendo sobre o assunto e me dentifiquei com algumas situações que foram sitados no conteudo , tem hora que me acho muito emotiva … se possivel gostaria que me ajuda-se a esclarecer algumas coisas.

  101. bruno

    olá!
    Eu gostaria de saber quantas horas por dia um psicologo hospitalar trabalha?

  102. bruno

    olá
    Eu gostaria de saber si dar para trabalhar no hospital ou em alguma clínica para pagar a faculdade

  103. bruno

    desculpe só mais uma pergunta quanto custa a faculdade? de psicologia?
    o valor aumenta por ano?
    os livros são muito caros?

  104. carolina moraes

    olha eu achei muito legal pois eu gostaria muito de ter uma oportunidade de estudar psicologia pois é oque eu pretendo seguir isso até onde for possivel.

  105. Fernanda

    Olá
    Eu queria cursar psicologia mas sou muito dimida, será que isso pode atrapalhar em algo? Mas to bem confiante, porque as minhas amigas me procuram sempre que querem ser ouvidas ou querem um conselho…… E queria atuar na area de psicologia clínica…..

  106. Patricia

    Olá, estou cursando o 6º período de psicologia e tenho vontade de me especializar em terapia animal (terapia utilizando animais como instrumento) é uma área que esta crescendo paulatinamente, mas está…rs
    Você já teve algum envolvimento com este tipo de terapia? O que você acha da especialização?
    Não tenho duvida quanto ao que escolhi para me profissionalizar o que desanima é a rentabilidade que apesar de depender apenas do profissional somos pouco reconhecidos no mercado de trabalho =(.

  107. Tatá

    Olá!
    Estou com duvida em relação ao que fazer, ja terminei o colegial e mesmo assim continuo com duvidas, penso em fazer psicologia mais acho que nao sou capaz de dar conselhos, as pessoas falam que este é um curso ruim pq não irá da retorno financeiro futuramente, pensava em fazer direito mais ja desistir pq naõ consigo ficar em publico defendendo pessoas, penso tbm em fazer Administração pq acho que vai me dar um retorno melhor futuramente…mais ainda continuo querendo psicologia sei lá porque.

  108. bruno

    olá!
    Eu gostaria de saber quantas horas por dia um psicologo hospitalar trabalha?
    Eu gostaria de saber si dar para trabalhar no hospital ou em alguma clínica para pagar a faculdade?
    quanto custa a faculdade? de psicologia?
    o valor aumenta por ano?
    os livros são muito caros?

  109. adri

    Olá, gostei muito do site, me esclareceu muitas dúvidas, mas como já comentaram, o psicólogo tem que ter um pouco de loucura, até aí tudo bem, eu sempre quis fazer psicologia, só que no decorrer dos anos apareceu novos interesses, por medo de o psicólogo absorver muito os problemas de seus pacientes, e achei que psicologia não era meu ponto forte, mas logo depois essa vontade de ser psicóloga apareceu, gostaria de saber se é verdade que o psicólogo absorve muito os problemas do paciente, por ele mesmo ter a sensibilidade aguçada.aguardo uma resposta no meu e-mail.Agradecida

  110. Mika Rodrigues

    Adorei muito oh Texto penso em Fazer a Faculdade de Psicologia acho que com muita dedicação você consegue sim si tornar um bom Profissional afinal uh segredo é Gostar daquilo que você faz .=D

  111. daniel

    tenho 38 anos deidade sou pastor e tenho sentido muita vontade de cursar psicologia…sera que devo com essa idade?

  112. Caique

    Vou começar o curso de psicologia e estou muito animado! Este site me ajudou bastante.

  113. alessandra

    Adorei tudo o que li nesse site, adoraria seguir nessa areá, mas estou com duvidas, todo mundo adora desabafar comigo e eu adoro ouvir meus amigos e tentar ajudar, mas tenho um problema eu não sou de ler muito, leio de só quando me da vontade, sera que tenho alguma chance de me tornar uma psicóloga?

  114. Alessandra

    Olá.Eu sempre tentei vestibular para psicologia e direito.Porém em 2006 comecei a faculdade particular de letras,fiz dois semestres.Mas repeti em portugues e mudei pra pedagogia.gostei do curso no inicio,mas tranquei a faculdade devido a gravidez e o nascimento da minha filha hoje com 2 anos.esse semestre retornei a faculdade,estou fazendo pedagogia.Mas estou desanimada com o cenario da educação,principalmente o salario.Teve uma professora que falou que o pedagogo tem que gostar de aula.Sinceramente,eu acho que não tenho essa vocação.estou pensando em mudar pra psicologia que sempre foi meu sonho,mas tenho medo de absorver os problemas dos paciente.Pois sou muito sensível e emotiva.Mas gosto de ouvir as pessoas,sou observadora e detalhista.Mas fico pensando na minha idade já estou com 32 anos e me sinto velha pra encarar 5 anos de faculdade.onde muitos já estão terminando na minha idade.O quE faço?

  115. fracilaine

    amei tudo que presenciei no sait vou segui a psicologia clinica!!!!!

  116. amanda

    quero muito ser psicoliga e meu sonho amo muito.

  117. Dennis Wandembruck

    Olá, tudo bem?
    Nesse ano de vestibular, eu tinha em vista dois cursos: Psiquiatria e Psicologia. Acabei desistindo de psiquiatria pois medicina meio que foge dos meus objetivos, pois cursar 5 anos para aí sim, na especialização começar a estudar psiquiatria.. é um tanto quanto desanimador, apesar do salario e estabilidade no mercado serem excelentes hehe’
    Enfim, optei pela psicologia, ja pesquisei muuuuito sobre a area, mercado, salarios (que acho de suma importância), oportunidades e etc, e estou 80% convicto de que é esse o meu caminho, agora em agosto vou a uma psicóloga conversar sobre a profissão e tudo mais… Eu gostaria de uma opinião sincera do senhor em relação a minha “vocaçao” para a psicologia. Posso pedir uma rapida “avaliação”? haha’
    Sempre tive muitos amigos e principalmente amigas, estas sempre buscaram apoio em mim, sempre ouço desabafos e aconselho, acalmo e tenho uma paciência boa. Eu, em 75% do tempo, escuto, aí penso um pouco e dou opções, apontando riscos e consequencias, sou “sensivel” porém eu não capto os problemas para mim, nao os absorvo, então, de certo modo sou “insensível”. Acho que encontrei um ponto de equilibrio bom nisso.
    Enfim, pra finalizar. Eu acho que tenho vocação para psicologia, em humanas e biologicas eu sou mt bom, enquanto nas exatas eu sou um desastre hahah’
    Desculpe o texto enorme, aguardo uma resposta. Abraço!

  118. ranielly

    ola, enho muita vontade de fazer psicologia, mais todo mundo me fala q o mercado de trabalho é muito dificil dado ao grande volume de proficionais no mercado, e outra coisa, no curso de psicologia é preciso fazer muita redação, kk pq ler eu gosto mais escrever n é muito comigo.
    obrigada.

  119. Emilli

    Ola eu tenho 15 anos e já faz um tempo que eu penso em fazer psicologia, eu acho muito interesante, ouvir dizer que tem que ler muito e eu adoro ler, e gosto de ouvir as pessoas …. acho que pode ser uma boa profissão pra mim já que não me interesso por mais nenhuma profissão sem ser essa .

  120. Bianca

    As pessoas falam que uma grande parte dos psicólogos,depois que formam desistam da carreira por ficarem traumatizados com os problemas das outras pessoas.Isso realmente acontece? Também gostaria de uma ajuda,estou em dúvida quanto a escolha de uma profissão,minha grande dúvida é entre psicologia e nutrição,alguém pode me dar uma luz?

  121. amanda

    quero realiza meu sonho e um dia ser alquem na vida o que se torma mais dificil de alquem quere ser algo especial.

  122. amanda

    se na vida a gente so depende de estudo entao e bom estuda para que a vida nao seja dificil.

  123. Tainá

    Olá!
    Bom, eu venho pensando em fazer psicologia a 3 anos, (hoje estou com 16 anos); Sempre fui muito curiosa em tentar entender o que se passa com as pessoas que desabafam comigo, com pessoas triste e solitárias na escola, etc. De uns tempos pra cá vim pesquisando tudo que se relaciona a psicologia. Só que eu tenho um problema, sou apaixonada entre duas profissão Fisioterapia e a Psicologia. Agora ando meio indecisa em qual carreira seguir. Penso em cursa Psicologia primeiro,pois é a minha primeira paixão, para depois cursa Fisioterapia. Será que é uma boa escolha a se fazer?

  124. wesley montaigne

    To no quarto período de psicologia aqui em belo horizonte psicologo ganha salario minimo, o curso não vale a pena se visar salario um trocador de ônibus tem melhor renda.

  125. manu souza

    tenho apenas 14 anos mas ja to no ensino medio e não vejo a hr de fazer minah faculdade ´para me forma em psicologia e quero fala só uma coisinha pras pessoas q tem SONHOS ACREDITE SEMPRE PQ TODOS NOIS SOMOS CAPAZES

  126. Samuel

    Olá. Nos últimos meses tenho estudado para tentar conseguir uma vaga no curso de medicina, mas ainda não tenho certeza se gosto mesmo dessa área. Resolvi tentar medicina mais pela influência e por parecer ser uma das áreas mais estáveis, sempre tendo vagas para os bons profissionais e uma melhor remuneração do que a maioria das outras profissões. Mas não gosto muito das matérias e também gostaria de ter mais tempo livre, o que seria quase impossível cursando medicina, já que o curso é integral e exige muito dos estudantes. Bom, tenho uma aptidão maior na área de Humanas, mas também não achei um curso que eu realmente AME (apesar de já ter lido, pesquisado e ouvido tudo que poderia a respeito de todos os cursos), entretanto, o curso de psicologia me atrai muito. Gostaria de saber a opinião de vocês a respeito de tentar medicina, ou focar em algum outro curso da área de Humanas.
    Obrigado.

  127. jaqueline

    nossa adorei! tenho só 15 anos e sonho em si formar em psicologia! :)

    • Patrícyah

      Olá Jaqueline também tenho 15 anos e gostaria mto de seguir a carreira de Psicologa.

      • amanda greici

        oie eu tambem quero seguir a carreira de psicologia porque eu nao vejo pelo salario mas simm porque eu gosto beijo

  128. Reinaldo

    Olá eu eu tenho 21 anos, curso 5º sem de administração, porem não estou gostando do curso por falta de indentificação com a área, eu atuo nessa área mais por necessidade, do que por gostar, eu escolhi adm por imaturidade na época tinha 19 anos e muitas duvidas, falta de auto-conhecimento que vim a ter com psicoterapia, e hoje eu sinto que estou no caminho errado ate me arrependo poor não optado por psicologia, minha duvida atual seria se vale a pena continur em um curso que eu não gosto mais que tenho bolsa de 70% ou migrar para psiologia que é uma área que eu me indentifico muito, gosto de ler assuntos relacionados ao comportamento sou sensivel e já enfrentei muita coisa na vida?

  129. Bárbara

    Boa tarde eu sou Bárbara tenho 19 anos,e estou começando a cursar pedagogia,custei a decidir mais ainda tenho minhas duvidas,queria uma area que mexesse com criança ou animal,ate pensei em veterinaria ou pediatria e ambos sao medicina,e nao me interesso em medicina nao,optei por pedagogia por ser mais simples e mexer com crianças,mas estou vendo que estuda um pouco de psicologia e resolvi pesquisar e estou achando interessante,pois acho que nao me descobri realmente,nao estou feliz e nem satisfeita totalmente com a pedagogia,alem de saber que nao ganha bem,nao ligo so pro salario,mais tmb tem que ter um pouco de valorizaçao.Pesquisando vi esse site e gostei muito adorei os conselhos…queria que podesse me ajuadar,orientar e dar sua opiniao ! Muito obrigado !

  130. Eliene

    Ja fiz tantos dos testes e nenhum deles deu o que eu queria. Fiz este e deu certo. Meu pai acha isso idiotice querer entender as pessoas, saber da vida das pessoas e ele quer que eu seja comissária de voo. Eu ja fui em um psicólogo e foi ele quem abriu os meus olhos pra psicologia. Ele disse que sou super tranquila e isso ja seria um bom começo depois que eu disse que gostava de ler e escrever, dar conselhos, ouvir e ajudar as pessoas ele disse que sou a pessoa certa pra psicologia. Acho que psicologia e’ o melhor pra mim :/

  131. Eliene

    Quero ser psicóloga kk

  132. Hellen

    Olá boa noite!
    Gostaria de saber a média salarial de um psicólogo de comportamento animal!

    Obrigada

  133. Maura

    Oi então eu quero fazer psicologia mas quero me especializar em duas areas eu quero me especializar em psicologia criminal e analise comportamental porem no Brasil não tem muito mercado pra psicologia criminal certo ?
    Eu quero entender o que leva assassinos em série a ser como são e coisas assim alguma chance por aqui ?

  134. Gabriela

    Qual oo perfil para seu uma Boa Psicóloga? Estou ainda so ensino medio tenho um sonho de fazer Veterinaria Mas na minha Cidade ainda nao tem entao resolvir ver o Curso de Psicólogia que me disseram que é um curso muito Bom ! Boaa Noite

  135. rayane

    Estou na duvida entre Psicologia,Terapia Ocupacional,Odonto,Fisioterapia :( Sei que quero trabalhar na área da saude, mais ainda estou na duvida.

  136. ludimilla coelho

    tenho 15 anoos,no momento estou pensando em fazer psicologia..acho q tenho vocação..mas sou timida.como lidar cm isso?

  137. Damares

    Ola Pedro Addler !
    EU me chamo Damares tenho 18 anos moro em SP, e gostaria de seguir essa carreira, ser uma boa psicologa. estive lendo algumas informações sobre psicologia e gostei muito do assunto, me identifiquei muito, pois gosto bastante de falar e gosto muito de ouvir as pessoas, muito dos meus amigos me pedem conselhos e eu adoro quando isso acontece porque eu amo dar conselhos, eu não sou muito de ler, mais a Psicologia me interessou muito e se for preciso ler bastante igual falam por ai, eu vou me dedicar muito e se esforça bastante para ler, pois sei que lá na frente isso vai muda minha vida. desculpa se tiver alguns erros de ortografia no meu comentário..preciso começar a ler, porque o livro ajuda bastante as pessoas falarem bem e escreverem bem também.tenho uma dúvida e gostaria que Sr me respondesse,minha amiga me disse que é preciso estudar bastante a matemática para ser uma psicologa? será que é verdade??? Sr deve esta perguntando agora porque ela me perguntou isso rs, é que eu odeio matemática, e se não precisa muito da matemática ai eu me jogo de corpo e alma nessa profissão rsrs ..Obrigada até mais…

  138. Gabrieli

    Olá, Boa Tarde.
    Tenho 16 anos e me interesso muito por psicologia. Pois gosto bastante de ouvir e dar conselhos, acho que é essa a carreira certa pra mim. Pois tenho muita curiosidade de entender como funciona o pensamento e a mente das pessoas. Pretendo trabalhar na parte educacional e pedagógica, pois adoro crianças! Mais ainda estou com dúvidas, não sei se tenho o perfil de uma psicóloga!

    • Pedro Addler

      Oi Gabrieli, tente fazer o teste vocacional para ajudar!

      • Cris

        Olá Pedro,
        Estou retomando os estudos depois de 15 anos e no momente tenho comigo uma dúvida cruel. Preciso encontrar meu caminho no âmbito profissional e tenho penssado na psicologia. Rotineiramente escuto pessoas, senti-me bem em ajuda-lás e ainda assim tenho medo de está fazendo a escolha errada. Meu desejo era Médicina,porém, hoje trabalho pra sustentar minhas filhas e não teria como parar de trabalhar pra estudar o curso desejado já que o mesmo exige doação. Preciso ser prática, porém feliz no que escolher pra atuar.

  139. Mariana

    Olá!Sou um exemplo da personalidade idealista e possuo inteligência intrapessoal e linguística. Estou em dúvida entre Psicologia e Arquitetura e Urbanismo porque gosto muito de observar, interpretar, ajudar e entender as pessoas, refletir as mais diversas situações e adoro criar e a todo instante possuo muitas ideias relacionadas a arte e cultura. Também gosto muito da área de preservação, de urbanismo e arquitetura sustentável mas não possuo habilidade no desenho enquanto tenho muita facilidade de me expressar,adoro expor as minhas ideias e convicções em público e não possuo problemas com exatas. Enfim, adoro refletir, filosofar e criar. Desde já, muito obrigada. Parabéns para toda equipe do site e boa tarde!

    • Pedro Addler

      Mariana, parabéns por tantas qualidades!

      • Mariana

        Ah estou cursando o curso de Arqutietura e Urbanismo mas não possuo aptidão para desenho e não gosto muito de mexer em programs relacionados a arte gráfica. Então, o que você acha que eu devo levar em conta para poder escolher entre arquitetura e psicologia? Bom dia à todos!

  140. alana sarah

    oiee,queria saber quanto mais ou menos um psicologo ganha por mês com sua propria clinica,responda por favor,obrigado,bjs!!

  141. Samantha

    Olá Pedro!
    Estou encerrando o 3º ano do ensino médio e durante muito tempo fiquei em dúvida sobre várias faculdades e por fim, acabei me interessando pela psicologia e por pura conhecidência, fiz um teste vocacional e deu psicologia em uma das opções. Mais, como toda pessoa que está prestes a entrar em uma falcudade, tenho medo! Acho que daria sim uma boa psicologa e já pesquisei bastante sobre o assunto, mas, tenho medo de estudar tanto atoa! Em um campo de trabalho de um psicologo ainda há vagas? Qual faculdade é mais reconhecida e que você indica para o curso? Obrigada

  142. Nathália

    Oi boa noite tenho 14 anos e estou pensando em fazer psicologia eu gosto muito de dar conselhos e escuta as pessoas minha mãe fala que eu seria uma otima advogada mas prefiro psicologia e depois de ler esse texto eu nao tenho duvidas que eu quero seguir essa profissão…

  143. greice

    se Deus quiser um dia eu chego lá…
    Curto muito essa profissaó

  144. Patrik

    ola pedro!assim como muitas pessoas disseram ai eu tenho muita facilidade de me comunicar com as pessoas e ajuda las em seus problemas pessoais,sejam eles familiares,amorosos ou de trabalho.Porem sou uma pessoa indecisa e ainda não tenho certeza do q fazer,gosto de ler e sou muito curioso tambem,principalmente com relação ao corpo humano e a mente.me interesso por assuntos científicos e por ajudar as pessoas!!Eu quero uma profissão na qual me sinta útil e q possa ajudar e influenciar de alguma maneira na vida das pessoas e independente do salario quero escolher uma profissão q me sinta realizado não por ganhar bem mas sim por fazer o que me faz bem e sendo assim podendo fazer bem ao proximo!!

  145. tatiane

    oi td bem eu queria que me respondece eu fiz 4 meses de fisioterapia mais não me endentifiquei achei um bicho de outro mundo muito dificil e desisti e não sei o que eu quero fazer da minha vida eu trabalho muito 9 horas por dia e não tenho carro para adiantar meu tempo será que a psicologia e muito dificil por que gosto muito também?

  146. Fabielle

    Ola Pedro! Tudo bem?
    Parabens pelo site foi o melhor que li sobre psicologia!
    Sempre quis fazer direito desde a quinta serie, so que agora com 20 anos comecei a perder a vontade…e comecei a pensar nessa area, mas tenho medo de me formar e nao conseguir emprego na area…porque seria frustrante neah?
    Me ajude!!!
    Boa noite!

  147. Patty

    Ola Pedro,sempre gostei de ouvir os problemas dos meus amigos e procurava ajuda-los,dando conselhos de uma maneira racional e coerente,mas sempre visando o seu bem.Sendo assim eu tenho uma pergunta:Qual seria a melhor profissao pra mim Psicologia ou Terapia ocupacional? Qual a diferenca entre elas?Obrigada e parabens pelo site,eu adoro e ja li os artigos de todas as profissoes,valeu mesmo vcs sao 10.

  148. Karen Monyke

    Olá Boa Tarde!
    Tenho 16 anos e desde 2009 me interesso por psicologia ja fiz varios testes vocacionais, e sempre me indicam para este curso. Particularmente eu sinto que esse é o caminho certo de eu seguir, mas gostaria de uma opinião será que esse é o caminho certo?

  149. Ednara

    Olá Pedro! no teste que fiz deste site sobre a psicologia, o resultado deu 74% de 100% deu que seria uma boa eu estudar nessa área, tenho sensibilidade de ouvir as pessoas, as vezes sou boa para dar conselhos, mas as vezes eu nao tenho nada para falar para a pessoa. Pedro, o psicologo deve ter um equilibrio emocional sadio? e gostaria de saber se no curso, nos mesmos vamos nos descobrindo como pessoas? abraços.

  150. Antonio carlos

    tenho 27 anos, será muito tarde para começar uma carreira na psicologia já que são no minimo 5 anos para se formar??

  151. Karen Monyke

    Olá Pedro fiz o teste vocacional para psicologia aqui no guia da carreira e tive 83% de 100% isso me deixou mais motivada, e gostaria de parabenizar o site, as informações estão muito bem detalhadas, agradeço por tudo parabéns abraços até mais!

  152. FELIPE

    Ola Pedro…

    bom meu nome é Felipe, tenho 21 anos. Ano que vem pretendo dar inicio ao curso de Psicologia na UNESC, desde de adolecente me indentifico muito com o curso, ja fiz varios textes vocacionais e em todos eles a psicologia estava entre os cursos no qual “tenho vocação”. Tenho uma prima que ja ta no setimo periodo do curso, e quanto mais converso com ele me apaixono pela psicologia…
    AGORA DECIDI QUE SEMESTRE QUE VEM VOU ESTAR LA, NA SALA DE AULA ESTUDANDO O QUE TANTO AMO

  153. Carol

    No curso de Psicologia é preciso analisar cadáveres?

    • mel nunes

      Olá boa tarde, o bom é fazer de tudo o possível pra conseguir o curso em uma universidade estadual ou federal, pelos vários benefícios e oportunidades.Dependendo de universidade privada os preços variam, a mensalidade mais baixa que consegui, estava R$ 722,40 e no período da manhã, a noite era R$772,69, depois fui consultar em outra estava R$800 no período da manhã e à noite R$900, fui de novo em outra instituição o vestibular seria agora em novembro de 2012 o custo do curso lá era R$1.545,00 período integral.Mas a pessoa pode tentar bolsa, ou um financiamento no banco, tem casos q é mais rápido pra uns e um pouco mais lento e mais burocrático para outros, porém não é impossível, lutar para se ter um futuro melhor, sucesso pessoal e profissional, e melhor gostar do que faz, se sentir satisfeito e realizado com um tempo, um abraço e espero ter t ajudado, valeu!!!!

  154. kayron

    qaunto custa em media a facu de psicologia??

  155. Danielle

    Olá,Pedro!
    Gostaria de uma ajuda pois estou com muitas dúvidas para escolher o curso superior.Sempre tive vontade de fazer psicologia,mas estou indecisa porque muitas pessoas falam que não é bom um curso ou então que o mercado está saturado.Me formei no Ensino médio há 2 anos e me formei Técnica em Informática há pouco tempo.No curso de Técnico em Informática eu gostei muito de Análise e projetos de sistemas.O que você me sugere:faço psicologia ou Análise e projetos de sistemas já que o mercado de informática é considerado um mercado considerado bom e promissor para o futuro.

    • Pedro Addler

      Olá Danielle! Você ja possui um curso tecnico e você pode dar continuidade a carreira. Seria mais vantajoso, assim você nao perderia os anos de estudos em um curso tecnico.

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

      • Danielle

        Mesmo gostando mais de psicologia.

      • Daiane

        Ola Pedro…estou no ultimo ano do ensino medio e estava em duvida se iria fazer psicologia ou nao, mais depois de pesquisar um pouco sobre o universo da psicologia, me apaixonei pela area e estou decidida que este é meu futuro, porem queria saber se a timidez podera ser um obstáculo na minha carreira? beijos *_*

  156. ketlin

    So tenho 16 anos e ja penso em minha faculdade …. Antes eu pensava em fazer engenharia,mais agora estou perdidamente apaixonada por psicologia…. Adoro escultar e dar conselho pras pessoas.
    Amei esse texto perfeito. BEIJOS

  157. Uchôa

    Srs,
    acredito que sempre haverá espaço para bons profissionais. A remuneração é consequência. Importante: faça com paixão…como tudo na vida !! abç a todos.

  158. Lia

    oiie, bem, eu estou cursando o 2º ano do ensino medio em uma escola publica do RN, e estou pretendendo cursar psicologia, pois sou muito observadora e otima conselheira… obg, pelas informações!

  159. EDUARDO

    REALMENTE GOSTEI IMENSO,VISITAR O SITE E FIQUEI A SABER MUITO A CERCA DE CURSO DE PSICOLOGIA E E’ UM DOS CURSOS DOS MEUS SONHOS PSICOLOGIA ACTUALMENTE SOU TECNICO DE SAUDE.JA TA DECIDIDO PRA O ANO IREI CURSAR PSICOLOGIA AMO ESSE CURSO.DE MOCAMBIQUE MAPUTO

  160. Bianca

    Gostei muito dessa materia to pensando em seguir essa carreira. Ou em alguma profissao com esse entendimento sobre as pessoas.

  161. Marta

    VOU FALAR PRA VOCÊS, O PORQUE ESCOLHI SER PSICÓLOGA E A MINHA PAIXÃO POR PSICLOGIA. Estou estudando, mais com a ajuda de Deus chegarei lá.

    Ser psicólogo é uma imensa responsabilidade.
    Não apenas isso é também uma notável dádiva.
    Desenvolvemos o dom de usar a palavra, o olhar, expressões, e até mesmo o silêncio.
    A capacidade de tirar lá de dentro o melhor que temos para cuidar, fortalecer, compreender, aliviar.

    Ser psicólogo é um ofício tremendamente sério.
    Mas não apenas isso é também um grande privilégio.
    Pois não há maior que o de tocar no que há de mais precioso e sagrado em um ser humano:
    seu segredo, seu medo, suas alegrias, prazeres e inquietações.

    Mas ao lado disso desfrutamos de uma inefável bênção que é poder dar a alguém o toque, a chave que pode abrir portas para a realização de seus mais caros e íntimos sonhos.

    Quero, como psicóloga aprender a ouvir sem julgar, ver sem me escandalizar, e sempre acreditar no bem.
    Mesmo na contra-esperança, esperar.
    E quando falar, ter consciência do peso da minha palavra, do conselho, da minha sinalização.
    Que as lágrimas que diante de mim rolarem, pensamentos, declarações e esperanças testemunhadas,sejam segredos que me acompanhem até o fim.

    E que eu possa ao final ser agradecida pelo privilégio de ter vivido para ajudar as pessoas a serem mais felizes.
    O privilégio de tantas vezes ter sido única na vida de alguém que não
    tinha com quem contar para dividir sua solidão, sua angústia, seus desejos.
    Alguém que sonhava ser mais feliz, e pôde comigo descobrir que isso só começa quando a gente consegue realmente se conhecer e se aceitar.
    Já sou formada em adiministrção de empresas, mas enfrentei uma faculdade novamente com 28 anos de idade, só pra realizar o meu sonho.

    SERÁ QUE POSSO FAZER SUCESSO NESTA PROFISSÃO PEDRO?

  162. janaina

    oiii! estou me formando esse ano e estou enduvida o que fazer psicologia é a primeira opção,pedacogia,e asistente social,gostaria se voces podesem me dá uma horientação eu agradeceria muito,o problema é que não sou abituada a ler muito,sou empaciente quanto a isso;mas gosto muito de ouvir e falar dar concelhos e ate as pessoas que me conhece pouco observam isso e ate me ensintivam a fazer psicologia,a respeito a pedagogia tamb me identifico e gosto ja passei 10 anos ensinando catequese e isso me fazia bem,quantos asistente social me chama atenção por tamb envolver pessoas o que faço? por favor me ajudem!obg.

  163. Lucas

    Então Pedro, eu estou com uma forte dúvida. Quero cursar psicologia, é um sonho, só que quero entrar em uma particular perto de casa pelo ProUni (Bolsa), pois na minha cidade só uma particular que tem o curso e para ir à outra cidade tem que ter renda alta e isso minha família não tem. Só que tenho medo de ser desvalorizado por cursar uma faculdade particular em vez de uma federal. Então, curso uma faculdade particular (graduação) que eu gosto ou vou para uma federal cursar um curso que não gosto?

  164. elisangela

    olá adorei essa materia … bom preciso que vcs me esclareça uma coisa . sou formada em tecnica d eenfermagem no qual meus familiares nunca aprovaram … pois acham q é cargo par quem pod e!? no entanto naodesistir e insistir .. e só agora me sinto sem forças pois est ha´memsemprocurando uma vaga e pra nao ficar parrada fico trabalhando no que acho ..e continuo em busca da vaga .. fiz o que pude mas sminha familia ninguem se interessa! falta de apoio por parte deles esta me prejudicando ou est insisinto demais? .. mas nao quero desitir o ivestimento foi alto .. estou me sentindo impotente diante falta de atençao deles .. será q influencia .. ou devo partir pra outra … isso é normal me sentir assim .. ? obrigada

  165. Lucas

    não tenho certeza no que eu quero ser pequeno pensava do ser jornalista, depois advogado, pedagogo, padre e estou pensando na psicologia.

  166. alice

    Olá gente. Eu tenho algumas dúvidas.. Se mercado de trabalho ta saturado de pessoas nessa area, significa que se eu fizer psicologia, vou ter dificuldade em arranjar um bom emprego?

  167. miryan karla

    achei muito interessante esta materia,eu gostaria de saber se eu daria para ser psicologa ou qual carreira se encaixaria a mim. eu gosto de entender a mente dos bandidos,entender o que levou a eles serem assim,gosto de ouvir as pessoas, ajudar com seus problemas,tambem gosto de escrever poesias.

  168. maria dos anjos

    Caro Pedro
    Por me sentir insegura e com nenhuma auto-estima,iniciei um tratamento com a psicologia,a terapia tem me ajudado muito a resgatar minnha auto-estima,proucurando me conhecer menhor. Sinto muito grata a meu terapeuta por esta ajuda.Valeu

  169. Maria Eduarda

    Pedro Addler olá, eu tenho 13 anos e penso mt no meu futuro profissional, ja pensei em ser medica, atriz e oceonografa. Agoro como acho que ja estou com quase 14 anos, minhas ideis profissionaos estao mais maduras e determinada estou gostando de psicologia clinica, o que eu queria saber é se essa profissao é boa, quanto eu ganharei se dividir uma clonica com outros medicos e se a unesp é uma boa faculdade de psico. Obrigada.

  170. Paula

    Eu ainda tenho 14 anos , mais ja ajudo varios amigos dando concelhos e . e ultimamente anda pensando em me me forma em psicologia , ser que levaria jeito ? ,

  171. Emília

    Eu achei o texto muito bom, tirou algumas dúvidas que eu tinha em relação ao curso, mas eu achei que existem muitos erros grotescos de português, poderiam fazer uma melhor revisão antes de colocar no site.

  172. Ester

    Creio eu que todos tem que pensar bem em suas decisões que iram tomar….Por que a Decisão do Presente Servira Para todo futuro que vira pela frente por isso pense bem na Sua decisão….

    • Angela Garcia

      Ola boa tarde ! Tenho 20 anos e estou confusa em o que fazer gosto muito de ouvir as pessoas , dar conselhos ,ajudar e sou bastante curiosa. Nao leio muito e nao me dou bem em exatas e gostaria que me ajudassem a decidir se estou no caminho certo em querer fazer psicologia. Obg

  173. monica macedo silva

    ola eu tenho 13 anos e ainda estou pensando no que eu quero ser quando crescer.
    e eu euro muito sser psicologa

  174. thais

    tenho 23 anos e até 10 minutos atras eu estava em duvida de que carreira seguir, mais finalmente decidi. Sou uma ótima ouvinte e sempre me disem que sou ótima com conselhos, sou muito observadora e viciada em criminal minds. então optei por piscicologia. e o melhor e que sou muito intereçada em tudo relacionado a comportamento humano. so espero não me arrepender futuramente mesmo não me preocupando com renda e sim com o praser em entender aqueles que me rodeiam!

  175. valeria

    Oi tenho bastante características para o curso de psicologia sou sensível, gosto de ouvir, quando vejo alguém com algum problema alem de ouvir quero aconselhar, mas nem sempre tenho coragem por medo de dar o conselho errado. Ate ai tudo bem, mas é que também tenho um grande interesse pela arte já fiz teatro e gosto muito de dançar apesar de não ter nenhuma formação, gosto de me expressar através da arte ja que nao sou muito boa com palavras pensei no curso de Educação Física que me possibilita dar aula de dança estou entre os dois cursos. Gostaria de uma opinião. Obrigada.

  176. Fe

    Olá!
    Estou com uma duvida cruel…trabalho em uma empresa, e eles optaram para q no próximo ano eu faça uma faculdade que e eles irão pagar, o caminho é que estou no escritório de projetos, teria que fazer algo nessa área, mas seu sonho sempre foi fazer psicologia, agora não sei o que faço…me ajudem!!!1

  177. Mel

    Oi pedro! eu sinceramente sou fascinada pela psicologia.. Pesquisei muito sobre todos os tipos de profissões, mas nessas profissões, pra mim sempre faltou o sentimento, a emoção, o desafio de penetrar em um lugar completamente imprevisível, inconstante, misterioso e curioso como é o sentimento e mente humana.. Sou completamente apaixonada por toda essa complexidade! rs… e hoje aos 16 anos entrando ano que vem, em ano de vestibular, tenho certeza que quero seguir a Psicologia!! Não estou me preocupando com o mercado de trabalho saturado ou a media de salários!! Pq hj sou apaixonada pela psicologia n por algum mérito ou vantagem q posso ter ao seguir essa profissão.. Mas pela importância e grandiosidade que é lidar com o ser humano e seu interior!! Fazer com amor o q escolheu seguir de profissão é muito mais gratificando do q qualquer dinheiro no mundo!!!!! beijos..

  178. davi

    nossa hoje sim sei o que quero fazer sempre quiz ser advogado, mas com o passar do tempo fui descobrindo um dom que eu tinha em dar conselho e ouvir as pessoas a pscologia e facinante, é muito bom td isso é uma sensação tão boa que n tem como descrever.

  179. laini

    oi pedro.. então estou no primeiro semestre de serviço social .. acho o curso muito bom.. mais sinto que ainda tenho duvidas, pois gostaria muito de fazer psicologia tbm! to insegura se paro com o S.S E sigo em frente com psicologia… qual area e mais ampla para o mercado de trabalho??

  180. Cyro

    Sem ler tudo o que publicaram, posso afirmar… é preciso gostar de pessoas…

  181. Lívia Teodoro

    Esse ano vou prestar vestibular só que estou um pouco indecisa entre psicologia ou educação física,aqui em casa o pessoal fala que educação física não da nada.E como eu também gosto de psicologia vou tentar,mas como saber se realmente é isso?

  182. nicolas

    para se fazer faculdade de psicologia particular e preciso fazer vestibular? e quantos anos voce passa na faculdade exatamente me responde pedro por favor? obg!

  183. Michelle

    Olá, Pedro!
    Estou com uma imensa duvida em minha cabeça, eu fiz um curso técnico de Hemoterapia mas no fundo não é o que me completa realmente , e nesse curso tínhamos aulas com uma psicologa, nossa eu adorava as aulas dela, e tenho uma grande vontade de fazer uma faculdade de Psicologia, pois adoro ouvir as pessoas,tentar ajuda-las. Muitas pessoas me procuram para desabafar seu problemas emocionais, e por mais estranho que isso seja eu adoro ouvi-las e faço o máximo para dar um bom conselho para ajuda-las, meu marido sempre fala como eu consigo fazer essas coisas, só escultar problemas e gostar. Ele as vezes diz que não sou normal, mas realmente gosto de ouvi-las e de tentar entende-las, para dar a ajuda necessária. Nossa acabei desabafando aqui também rsrsrs. Mas queria muito que me desse uma dica e me falasse com todos essas informações que passei acima, eu posso ingressar nessa área e me dar bem!. Obrigada….

  184. Mari'

    Realmente, uma ótima matéria!

  185. mariana

    Gosto muito de estudar a mente humana, o porque das coisas, compreender e investigar.Tenho um espirito cientifico e gosto muito de ler. Como é a area de pesquisa na psicologia? Gosto muito de neurologia também. Pensei ja em fazer psicologia, e os testes vocacionais que eu fiz todos se voltaram para essa area. Entretanto nao me imagino trabalhando em clinica atuando com os problemas das pessoas e dando conselhos, acho que esse nao é meu perfil.

  186. leticia

    Olá,sou muito nova mas ja estou decidida a fazer faculdade de psicologia no futuro,mas tenho duvida na parte de escolher a “função” que desejo fazer.. queria saber quais são essas opções de funções e oq fazemos nelas,só para mim ter ctz do que eu vou escolher,do que se encaixa ao que eu quero.. Desde ja agradeço e espero que me responda,obrigada :)

  187. suely oliveira

    tenho 17 anos, terminando o ensino médio e desde o 9º ano q penso em cursar psicologia. Gosto muito de observar as pessoas e tentar ajuda-las.faço isso na sala tentando reconciliar os namorados q tem na sala!É bem legal.

  188. Kah

    Ola.Vou fazer a ETEC,e gostaria de saber qual tecnico seria bom pra insentivar nessa profissão Psicologia !No caso,qual o tecnico na ETEC que devo fazer??

  189. Ana Paula

    olá,
    Estou no ultimo ano do ensino médio, dentre as formações que quero optei pela psicologia.Uma das razões pela qual escolhi essa profissão foi a influência que meus colegas de escola me “sobre colocaram”, diversas vezes em sala de aula ajudei meus amigos a solucionar problemas pessoais com conselhos e bons diálogos, a partir daí comecei a ter informações sobre a psicologia.Logo quando passei para o 1º ano do ensino médio tive uma professora formada em psicologia e filosofia(duas das áreas que mais gosto hoje), com isso tive mais afeição com a psicologia, gosto de estudar o ser humano, compreendo com facilidade as emoções e suas causas quado alguém conta algo sobre sua vida à mim, estou meio que determinada a fazer psicologia, mas estou indecisa em relação a universidade e ao tempo que levarei para fazê-la, gostaria de saber se o local onde nos formamos tem grande influência nessa área de psicologia?(em relação ao mercado de trabalho)- pois sei que é uma área bastante concorrida e diversificada, terei problemas se escolher qualquer faculdade?

    obrigada pela atenção e desculpe-me o encomodo!!

  190. washington ferreira

    sempre quis fazer ,psicologia so agora aos 40 que surgiu esta oportunidade qual opiniao em relacao a idade.

  191. sonia

    eu estou muito interessada em fazer psicologia pq eu gosto de ajudar as pessoas e tenho curiosidade em conhecer melhor a mente humana tanto para ajudar outras pessoas como a mim mesma

  192. Robson Da Cruz

    Olá pedro
    Sou apaixonado por essa área, já conversei com uma psicologa, psicanálista e informei algumas caractéristicas como:
    ouvir as pessoa , aconselhar relacinamentos,gostar de dar uma solução para os problemas dos outros, observar muito, ela disse que eu tinha caractéristicas ideais para ser psicológo e isso me motivou muito,pensei em fazer outros cursos mais ´so por dinheiro mas quando penso em Psicológia não consigo ver, enchergar dinheiro e sim fazer o que gosto e crescer e aprender muito. será que essas caractéristica que me impusionam a ser Pisicológo?

  193. miih

    Nossa eu tenho muita vontade de fazer psicologia é uma área que me interessa demais, e com teste e lendo esse texto só me comprova cada vez mais o que quero ser …
    Muito obrigada á vocês que fizeram e montaram esse site tenho certeza que vai ajudar muitas pessoas como me ajudou s2

  194. Allany Lima

    Olá .. Estou cursando o 2º ano do ensino médio Adoraria cursar psicologia.. mais tenho medo de lá na frente fracassar e me arrepender.. Pois acho que tenho poucas chances de conseguir.=(
    Mais desejo a vocês que assim como eu amam a psicologia uma Boa sorte .. e que vocês consigam o sucesso desejado. =)

  195. Millena

    Olá, queria tirar uma dúvida e gostaria que alguém me respondesse. Bom, tenho 14 anos e estou no 9° ano do Ensino Fundamental e quero ser psicóloga. Ano que vem tenho duas opções: ou fazer o formação geral, que é ensino médio, ou fazer formação de professores que faz estágios, trabalhos e etc para trabalhar como professor. Eu conversei com a diretora da minha escola e ela me disse que eu poderia fazer formação de professores, pois lá eu vou aprender a lidar com crianças e a maior parte das pessoas que precisam de psicólogos são crianças, mas algumas pessoas me dizem que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Eu queria que alguém me desse uma resposta sólida sobre esse assunto, pois esse debate entre fazer normal ou ensino geral confundiu muito minha cabeça… Conclusão, para ser psicóloga, é bom ou não fazer formação de professores pra depois passar pra um curso? Desde já agradeço :) xxx

  196. Thiago Martins

    Li grande partes dos comentários e concluí que seria fascinante eu optar por esse curso, tenho uma grande percepção, e me arrisco em inferir o que as pessoas estão pensando, sei o que elas estão pensando sobre mim, simplesmente pelo modo como elas se impõe,tenho muita facilidade em entende-las, sei quando elas metem e quando ficam reprimidas por situações novas, como por exemplo uma entrevista de emprego, ou algo que elas escondem. De fato eu tenho uma vontade de embarcar nessa viajem de cursar psicologia, meu único receio é se existe a possibilidade de fazer análise com pessoas mortas, pois não tenho cabeça pra isso, caso houver seria um desafio imenso pra mim superar essa situação, será que valeria à pena eu passar por isso pra fazer esse curso, ou gostaria de uma opinião de pessoa expert na área, eu te considero um, você pode ajudar a esclarecer?

  197. Rosana

    Boa tarde!!!
    terminei meus estudos o ano passado, mais ate agora não consegui identificar minha verdadeira vocação, por isso ainda não comecei uma faculdade. a alguns dias atras fui passar uns dias com meu avô no hospital, achei muito interessante o trabalho dos médicos e enfermeiros, fiquei super afim de ingressar na área da saúde, mais ainda não sei qual, estou pensando em psicologia, mas estou com muita duvida, o que você acha? pode me ajudar?!! Obrigada.
    atenciosamente Rosana Flávia.

  198. Ana Paula Andrade de Oliveira

    Adorei o site, me ajudou bastante. Estou mais do que decidida em fazer Psicologia…

  199. crislane

    oi,eu estou com muita vontade de fazer psicologia, gosto muito de ouvir as pessoas e sempre me emociono com suas historias, acho que isso pode ser um problema porque eu choro em quanto elas estão contando seus problemas e não sou muito boa com as palavras.

  200. andreza

    psicologia e mesmo muito interessante!

  201. Alice

    Olá Pedro.
    Queria saber se a comunicação é muito importante para um psicólogo ? porque sou muito tímida mais me interesso por essa profissão.

  202. Juliana

    Olá,

    estou em uma duvida tremenda em relação a que vestibular prestar.Tenho 16 anos e sou uma pessoa que gosta mais de ouvir do que falar, conhecer historias de vida, saber o que as outras pessoas sentem, e tenho muita curiosidade em conhecer o inconsciente humano. Passei por muitas coisas em minha vida, e soube lidar com todas elas, me acho capaz de ajudar ao próximo a enfrentar problemas da vida e assim, aprender também a lidar com os meus… Também gosto de trabalhos voluntários e ajudar a quem precisa passando muito amor e afeto ao próximo, pois so assim é possível achar uma solução para os problemas atuais do ser humano como a depressão

  203. Mayara

    Acho bem interessante Psicologia, acho que tem tudo a ver comigo, adorei essa explicação, eu tava em dúvida entre Turismo E Psicologia, mas depois do que eu Li nesse Site, é psicologia mesmo que eu vou fazer…
    e as pessoas que fazem psicologia, tem que passar com um psicologo antes de começar o Curso?

  204. Ingrid

    Eu acho bem interessante Psicologia. Estou praticamente decidida em fazer esse curso, porque além de tudo, eu me identifico muito nessa área. Que dê tudo certo então, não é mesmo!? Rs

  205. Rondineli

    Boa noite Pedro.
    Gostaria de saber mais sobre a especialização neuropsicologia,o que faz,ele trabalha com doentes em hospitais,clinicas,Asilos etc?
    Me falaram que o Neuropsicologo é um neurologista de segunda linha,isso né verdade?
    Qual salario de um Neuropsicologo?
    Aguardo sua resposta.
    Desde já agradeço pela sua atenção.
    Muito obrigado.

  206. rayssa

    E presciso doutorado para atuar em clinica? Como ESTA A AREA NO MERCADO DE TRABALHO?
    oBGD

  207. karina

    gostei muito da matéria,muito legal,estou fazendo o curso de psicologia estou no terceiro semestre,estou adorando o curso.obrigada!

  208. Alexandre Nogueira

    Dá pra tirar mais de 5 mil, trabalhando em um hospital de manhã e clinica (própria) a tarde

  209. Thiago Santana

    Olá, eu estava decido a cursar serviço social, pois já trabalho em um ONG como educador social desenvolvendo oficinas e dinâmicas de grupo, gosto de trabalhar com grupos, dar conselhos, ouvir, e descobri que gosto muito de trabalhar com pessoas. Meus amigos e até pessoas que não espero querem conversar comigo principalmente quando estão com problemas. atualmente trabalho com um grupo de adolescenes e jovens sobre a tematica “Projeto de Vida” com os seguintes temas: Identidade, Comunicação, envolvimento comunitário e Profissões. tenho 24 anos farei 25 agora dia 30 de novembro. Gostaria de saber se realmente devo cursar psicologia, pois a pedagogia também trabalha a área de aconselhamento vocacional. não sei o que fazer. Respondo os relatórios da ONG onde trabalho na minha comunidade, sei elaborar projetos, porém sinto uma enorme necessidade de entender melhor sobre a mente humana, pois trabalho com pessoas. sou professor da classe jovem da escola bíblica dominical, lidero o ministério de louvor e o grupo de varões. o que vc me diz sobre isto?

  210. larissa

    quando crescer quero ser psicologa

  211. Natalia

    Eu tenho 15 anos e estou fazendo a 8a serie,des cedo eu tenho um grande interesse por Psicologia,tenho curiosidade para saber mais sobre esse curso,eu pesquiso muito sobre psicologia,para ter certeza de que é curso que eu quero fazer.Atualmente comecei a ler um livro de Froid indicado pela minha professora.Eu sou muito sentimental,gosto de escutar as pessoas,dar minha opiniao,minhas amigas me procuram muito pra conversar,pois eu nao as julgo,simplesmente escuto e procuro da minha opiniao de um jeito que elas se sintao melhor!Anda falta 3 anos p/mim terminar o 2grau,tem pessoas que dizem que esta sedo para mim me interessar assim!Mais eu prefiro comercar cedo e ir descubrindo qual a profissao que eu gosto,do que decidir por precao familiar,e nao cursar algo que eu goste de verdade!!!E ae me da a opiniao de voces??
    Obrigado!!

  212. Ana Paula

    Ola, faço Ciências Agrícolas estou no 5° período mas não estou periodizada. Desde o Ens Medio acho a psicologia interessante. Gostaria de saber de você, se para ser um profissional eficiente, é necessário que a pessoa seja centrada, tome geralmente as decisões certas, seja constante e que tenha tido poucos ou nenhuma crise no decorrer de sua vida. Eu sou justamente o oposto disso. Acredito que ao conhecer essa ciência poderei Reorganizar algumas questões pessoais e pela bagagem de vida ter maior clareza para entender, assimilar e fazer as devidas analogias as disciplinas e assim poder atuar de forma ativa na área seja como Psico. Jurídica, pedagogica,clina ou comportamental. Mas gostaria de saber o que você acha. Existe um perfil psicológico ideal para o profissional desta área. Desde já muito obrigada.

  213. marcineia

    gosto mto da psicologia principalmente de ouvir e ajuda as pessoas…..tenho mat fe q irei fazer mha faculdade em breve…..e a tds q tem um sonho digo a vcs para n desistirem pois apareceram pessoas para desanima-las…..confie n senhor e td ele fara….

  214. mel nunes

    Olá, tenho 22 anos, na verdade o meu sonho desde adolescente era de ser bancária, eu tinha uma imaginação até criativa (risos)desde nova, em uma sala fechada, mexendo com papéis, pastas, arquivos, atendendo telefonemas ou mexendo no computador.Resumindo, com o passar do tempo de colegial e tal, fui conhecendo e descobrindo, outras profissões interessantes, tinha aquela idéia fixa de fazer Administração e gosto dessa área até hoje, porém fui me apaixonando por outras; Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Astronomia (estudar a via lactea e outros planetas,etc) e psicologia que também é uma disciplina interessante e mto importante.Estou em dúvida mesmo entre Administração (que sempre quis fazer) e psicologia, não sei se tenho perfil pra ser essa profissional e o q mais me interessou em psicologia é d poder trabalhar com pesquisas, mais pra ramo investigativo.Se alguém puder me orientar, esperarei retorno grata…

  215. Angenilson

    ola bom dia eu tenho duvida em fazer psicologia ou fonoaudiologia como faço pra decidir qual curso fazer,?
    eu gostaria de um conselho moro em Belm do para aqui tem duas faculdades de psicologia, gostaria de saber a sua opnião sobre qual faculdade é melhor ingressar?

  216. senira lebante

    Gosto muito de observar as pessoas , entender o que esta por de traz dela, o que elas pensam, o por que das coisas das pessoas. Gostaria muito de fazer uma faculdade de psicologia, só que tenho 53 anos e só agora posso fazer, visto que dei a oportunidade a meus filhos. Não sei se com idade, conseguirei depois arrumar um emprego nesta area ou abrir uma clinica. Gostaria imensamente de saber uma resposta clara e objetiva.

  217. evilem

    bom dia eu nunca gostei de ler nas minhas aulas de portugues eu quase nao lia,mas de uns anos para cá eu tive depressao e acabei me identificando com a psicologia e descobri que tenque ler muito moral da historia quero tentar kkkk

  218. karina

    Olá Pedro. Desde criança tenho o “dom” de aconselhar, é algo natural, todos me procuram pra desabafar e ouvir meus conselhos. Eu sempre me sinto atraída pelos conflitos dos outros, eu quero partilhar da história para ajudar,eu me sinto na obrigação de ter uma solução sempre, eu sou fascinada em recuperar a felicidade e bem estar. É incrível como sempre ouço: “obrigada mais uma vez pelos seus conselhos”. Até minha mãe, avó, tias me pedem conselho e me ouvem. O problema é, tenho 25 anos sou casada há 5 anos e me sinto desanimada de começar uma carreira aos 30 que é quando vou me formar, além de ser um curso caro, exige muito tempo e dedicação da minha parte. Não tenho dúvidas de que essa é minha vocação e de que amo essa profissão e acho a psicologia fascinante, porém tenho medo de não conseguir ir em frente, pois trabalho o dia todo, tenho afazeres domésticos e não tive filhos ainda, terei que esperar mais 5 para te-los? meu marido é 10 anos mais velho que eu e os pais dele já estão passando dos 60.

  219. vanessa

    olá sou tec. em enfermagem e passei no vestibular para psicologia na ufc pois sou uma pessoa muito sentimental sensivel que gosta de ouvir e dar conselhos ao próximo.mas estou com medo de quando terminar o curso não conseguir arranjar um emprego e ficar desempregada.vc acha que é difícil arrumar um emprego de psicóloga

  220. Mayara Leite

    É pelo que eu vi dos comentários, muitos tiverem a mesmo dúvida que eu,Direito ou psicologia, mas no final prefiram escolher a carreira de psicologa. Eu também concordo, pois acho que como psicologa posso ajudar mais as pessoas, e esse é meu sonho, tentar resolver os problemas dos seres humanos. Gosto muito de ouvir as pessoas falando, gosto de observá-las, compreende-las, para poder tentar resolver os problemas das pessoas, pois todas devem superar seus problemas, para tentar ser cada vez mais feliz, que esse é o direito de todo ser humano, e acredito que posso ajudar.

  221. Ana Luza da Silva

    Ola!!! Vou fazer o curso de psicologia, mas fui comentar com minha familia, e a maioria foi uma desanimação total,dizendo que nao da dinheiro, e curso longo e por eu ja ter 47 anos nao compensaria.So que ja fiz 2 anos de Direito e nao gostei e agora estou decidida a fazer pq vi que esse curso tem tdo a ver comigo. gostaria de um conselho. Obrigada…Ana Luza

  222. Longino Longhi Junior

    56 anos, essa é a minha idade, passei agora p/ o quarto ano na faculdade de psicologia, adoro o curso desde o começo, aprendí coisas incríveis com os professores e com meus colegas de curso, se o seu problema é a idade, te digo que idade não é problema, problema é o preconceito que temos com a gente mesmo. Vá ser feliz !!!

  223. grazielly

    Olá,estou pensando em fazer psicologia,mais sou mt ansiosa,apesar q ja li q psicologos sao pessoas q eram tímidas e ansiosas,eu era mt tímida tbém hj não sou mais,sou mt extrovertida,creio q devo melhorar alguns pontos,me ajudar e ajudar os outros..sera melhor seguir outra coisa?ou devo me ajudar e fazer psicologia??obg

  224. Iolanda

    olá pedro Boa noite!
    em relação a psicologia eu tenho certeza que é isso que eu quero, mais estou confusa em relação qual a aréa melhor para eu atuar após a facul, se é psicologia clínica,psicologia esportiva, psicologia pedagogica ou educacional ou jurídica criminal. me ajuda pedro.
    muito obg e parabéns pelo seu trabalho.

  225. Norlei Soares

    É igual a um trabalho.
    Uma coisa que voçê tem que fazer
    com uma coisa que voçê gosta de fazer!

  226. Sherry

    Tive uma experiência durante a infância,onde pude contar com o apoio de uma excelente profissional. A partir de então eu me apaixonei pela psicologia e tenho me dedicado a construção de uma carreira sólida na qual não venha arrepender-me pela escolha; Mais que uma boa remuneração, busco a satisfação e orgulho pelo meu trabalho… Super apoio aqueles que assim como eu se interessa pela área! E FICA A DICA:para aqueles que não possuem a certeza de qual carreira seguir:Confiem em vocês mesmos porque a resposta está onde menos esperamos. rsrsrss.

  227. Valdres corres

    Olá pedro
    Desde a adolescencia sonhei em realizar um curso superior, apos concluir o ensino medio pensei em ingressar numa area como psicologia, para exercer a função e ser um docente academico, porem financeiramente isto era inviavel.Com o financiamentos do governo(FIES) ao 38 anos de idade,decidi que deveria lutar por esse sonho,e este ano ingressei numa universidade particular. Agora em 2012,completei o 1º semestre do curso de Administração, porque não havia a opção de psicologia,no entanto estou encontrando grandes dificuldaes nas materias que envolvem calculos, numeros e pedir transferencia interna para psicologia porem a faculdade nao permite pois nao é um curso afim.Estou inseguro, e não sei qual a decisão mais sensata,se devo trancar o curso de adm. e prestar vestibular para psicologia(pois ainda não fechei a contratação com o FIES, e quitei 03 mensalidades)ou devo pedir transferencia para uma area afim como jornalismo,relaçoes publicas ou propaganda?.E com relação a psicologia gosto da analisar comportamentos,gosto de ler e escrever ,sou mais teorico do que prático e sensivel aos sentimentos, porem sou introvertido e não muito sociavel, e considero-me com uma idade impropria para o exercicio da profissão.me ajude.Abracos.

  228. Cristiane Cavalcante

    Olá, eu cursei até o nono período de direito mais tranquei a matricula e depois disso minha faculdade foi vendida várias vezes e considerada o pior curso de direito, diante disto estou desmotivada a continuar a carreira e gostaria de iniciar outra, mais não sei o que fazer, tenho uma outra faculdade de pedagogia, quando eu cursava pensava em psicologia, mais a gora não sei o que fazer, se continuo o direito ou inicio a psicologia, por favor alguém pode me ajudar?
    ficarei muito grata.Desejo atodos um feliz natal…

  229. camila

    olá, bom eu terminei meus estudos do ensino médio. e gostaria muito de prestar uma faculdade, sé que não sei em que curso, sempre tive vontade de fazer um curso envolvendo a area da saúde, vc acha que psicologia e uma boa pra mim?? desde já o meu muito obrigado e aguardo o retorno.

  230. jaqueline

    muito legal.. pois assim posso descobrir oque posso fazer no futuro..sou apaixonada por psicologia amo muito mesmo, estou pensando em fazer faculdade, gosto muito de ouvir pessoas e dar conselhos… vlw

  231. Cristiane Caires( Psicologia)

    Ola! Pedro Addler
    Parabens por responder tao bem a tantas perguntas.
    Li algumas perguntas e respostas e realmente são de uma clareza total.

  232. LUCIA

    gostaria de saber se a psicologia pode tirar ou diminuir nosso fé em Deus ? pois sou evangélica e não gostaria que o estudo alterasse minha fé.quero ajudar pessoas principalmente na área espiritual porque sei que faz muito efeito assim como fez em mim…obrigada pela ateção

  233. welida

    tenho 35 anos sou bastante curiosa, tenho vontade de fazer psicologia, gosto de aconselhar, conversar , ouvir e ajuda as pessoas no seu problema , mais tenho um ponto negativo nao gosto de leitura , as pessoas que aconselho fala que se sente bem, quando falo tenho ensino medio completo sei que a materia, reque muita leitura, vc acha que eu levo jeito? e que eu posso passa a gosta de leitura me responda por favor pois queria fazer o curso

  234. welida

    minha mente nao cansa de pedir aprendizado, gosto de esta sempre fazendo coisas diferente, criando e aprendendo

  235. Luiz Ricardo

    Gostaria de saber um pouco mais sobre a Psicologia da Comunicação e do Consumidor…onde se pode trabalhar, por exemplo? Agradeço desde já.

  236. Marllon Vinicius

    Analisei os comentários e percebir que minha incerteza também enfada uma grande realidade de pessoas que não sabem o curso de graduação que irão fazer,por motivos diversos.
    Incompatibilidade de atribuições que essa profissão desempenha,mercado saturado refletindo na remuneração ou nas oportunidades de trabalho , dilema na escolha dos cursos a serem estudados , dentre outros.
    Sinceramente a escolha entre cursos é a minha indagação diária , Psicologia e Direito são os cursos que mais se aproximam da minha vocação intríseca.O fator humano sempre foi o meu interesse e vejo nessas duas vertentes oportunidade de realizar meus anseios pessoais.O tempo esta passando e essa dúvida não pode perpetuar,então,a decissão tem que vir de maneira natural e imediata,tenho 21 anos e a necessidade de uma graduação já é pertinente.
    Peço auxiliuo com relação ao curso a ser adotado por mim.
    Gosto de: Ler,escrever,compor,pesquizar,conversar com as pessoas e ajudar/aconselhar nas posturas a serem adotadas para sanar os seus possíveis problemas,assistir programas direcionados a questões sociais como Tv câmara,tv senado,tv unb dentre outros que tratem das mais diversas manifestações sociocuturais ,sou palestrante e técnico em Segurança do trabalho,e tenho um envolvimento profissional com muitas pessoas …

    Agora,tenho certeza que entendem as minhas dúvidas,porque as atividades que mais me dão prazer são muito próximas das duas vertentes(PSICOLOGIA/DIREITO).
    Desde já agradeço a atenção que vocês detentores do site Guia da Carreira juntamente com as pessoas que postam seus questionamentos e comentários disponibilizam para nós meros mortais que ainda não se decidiram.
    Muito obrigado mesmo,e uma observação:
    Independente do curso que eu cursar primeiro não impedirá de cursar o outro porque meu objetivo é cursar os dois cursos. A DÚVIDA É QUAL CURSAR PRIMEIRO!!!??

    MARLLON VINICIUS
    27/12/2012

  237. thais

    eu tenho a certeza que vou conseguir passa nesse conculso pois sou uma garoto muito determinada e não mim abato por qualquer dificuldade poi sei que posso ser uma boa proficional futuramente, e tenho uma capacidade enorme de enteder as pessoas.

  238. Nancylene Araújo Alves Santana

    Ola boa noite, gostei muito da matéria sobre psicologia, pois é o meu sonho me torna uma grande psicologa, sou uma pessoa que gosta muito de ouvir as pessoas e buscar uma maneira de resolver seus problemas, seja ele qual for. Mas me sinto um pouco fora da idade, tenho 37 anos e estou cursando o 5º período de Pedagogia. Será que tenho possibilidade de cursar psicologia em uma faculdade.

  239. junior

    muito bom!

  240. Thays

    Ola!
    pedro tenho uma duvida,eu tenho 21 anos e tenho um sonho de me forma em alguma carreira medicinal escolhi a psicologia.mais tenho medo de não ser isso mesmo o que eu quero, pois estou atrasada nos estudo e não tenho condições para fazer diversos cursos o que eu tevo fazer para saber se é isso mesmo que eu quero.
    desde ja acradeso sua atencão.

  241. Tairine

    Eu gosto muito de ouvir as pessoas,dar consselhos,eu li muito já sobre Psicológia,em alguns termos eu não concordo e outros eu já concordo.Eu quando for Psicológa,eu quero ser de adolescentes,porque creio eu que eles precisam mais de ajuda,eu quero ir de escola em escola do meu estado ou fora do meu estado para ajudar-los,muitos não tem condição de comversar com um Psicológo ou outros não tem coragem de se abrir,então eu quero levar a Psicológia para eles,para que eles confiem em mim e conte-me de suas vidas para que eu possa ajudar-los.Eu sei muito bem lidar com Rebeldes e Revoltados…

  242. Tairine

    Eu tento me por em todas as posições,do porque ele não reagir,porque ele reagiu dessa maneira,eu tento imaginar a cena,me por no lugar da pessoa.Eu gosto muito de dar consselhos a pessoas,gosto de ouvir-las.Mas antes de tudo,eu quero primeiro passar por um Psicológo,porque eu não sou totalmente normal,primeiro quero me curar para depois curar os outros,e ambas partes terem uma vida boa e saudavel…

  243. Gabriel Ferreira

    Me identifiquei muito com a area da psicologia, só tenho um defeito com relação as qualidades nescessarias; acabei de criar o abto de ler e não leio tanto quanto deveria , mais pretendo me esforçar bastante e seguir em frente com meu objetivo, pois somos vencidos só em pençar em perder … e nesse ano de 2013 irei adiante e para o alto agradesso des de ja o incentivo

  244. Juliane

    Oi eu tenho 15 anos e eu estou pensando em como será meu futuro , e eu estou bastante confusa , pq tem duas profissões que e bem a minha cara ‘
    que no caso é psicologia e decoração e moda e tbm tem moda e design que não são a mesma coisa , eu penso logo pq em quanto não chego na faculdade , posso fazer cursos que futuramente me ajudará e entrará no meu curriculo ‘ mee ajuuda

  245. Rosa

    Olá Pedro,

    Li suas argumentações e gostei muito dos seus esclarecimentos. Gostaria muito de também poder contar com sua sapiência no esclarecimento de minhas dúvidas…
    Sinto meu coração pulsar num compasso diferente quando ouço falar sobre a Psicologia. Eu sempre me encantei com a possibilidade de estudar Psicologia e me capacitar para ajudar as pessoas em suas angústias, porque faço isso no meu cotidiano. Gosto muito de arte e já trabalhei com decoração objetos decorativos esculpidos em isopor, letreiros, entre outros. Quando me dedicava a estes trabalhos, queria dar o melhor de mim para que eu pudesse alcançar o coração das pessoas que visualizassem meus trabalhos.
    Quando decidi que faria um Curso Superior, meus parentes e amigos me convenceram a estudar Pedagogia, para que depois fizesse uma especialização em artes. Hoje estou cursando o 5º período de Pedagogia. Sem nenhum tipo de vaidade que digo que alcanço só notas excelentes. Os meus professores falam que tenho muito potencial para exercer a profissão. Minha média de notas no curso todo até agora está entre 94 e 95 pontos (entre todas as disciplinas até aqui), mas sinto falta de algo que de fato me instigue com intensidade.
    Consegui uma bolsa de estágio pela Secretaria de Educação do Estado e outra bolsa de iniciação científica (trabalho com pesquisa-ação em escolas estaduais). No entanto, ao vivenciar minhas experiências nesses estágios, comecei a titubear em relação à profissão de professor ou supervisor pedagógico – que poderei exercer quando me formar. Outrora eu pensava que através da Pedagogia, eu poderia fazer a diferença na vida das crianças (educandos), mas ao ter contato com eles, percebi que antes mesmo deles aprenderem os conteúdos, precisam superar problemas bem mais complexos dentro e fora de si. Precisam aprender a se relacionar, precisam superar traumas, pois são carentes de afeto e atenção (e este trabalho precisa ir além da sala de aula).
    Estou com dúvidas se devo ou não tentar Psicologia. O que você pensa a respeito? No meu caso, trocar Pedagogia por Psicologia seria uma boa troca? Será que meu caminho é mesmo na Pedagogia?

    Aguardo sua importante resposta. Obrigada pela atenção. Abç.

  246. Rosa

    Muito bacana este site!!! Tem me auxiliado muito em minhas pesquisas.

  247. estefane

    ola- quero mi formar em psicologia, por que, gosto de ouvir as pessoas e tentar ajuda-las, faço isso quase todos os dias com os meu amigos, eu escutos eles, e tento ajudar, mas quero fazer isso com pessoas desconhecidas tambem, por isso quero mi formar, dizem que no mercado de trabalho, na area de psicologia está bastante concorrida, entao eu nao sei se continuo com o meu sonho ou tento entrar na area de farmaceutica, por que eu tambem sou muito boa em clculos

  248. Yuri DF

    ola, nesse ano minha mae vai pagar um curso de psicologia pra mim (ja que não passei na federal), o q me preocupa e o alto preço e a pouca quantidade de estagios para o inicio do curso. Gostaria de saber qual semestre ideal para iniciar um estagio e se e dificil alcançar um salario de 1500 (preço do curso + minimo) ja no decorrer dos primeiros semestres.

    Não estudarei em uma faculdade muito boa mais gostaria de saber também se existem empresas que pagam bem estudantes de psicologia e áreas rentáveis no curso.

  249. Rayane Cesconette

    Olá, Pedro!
    Estou querendo prestar vestibular para Psicologia pois todos os testes vocacionais que eu já fiz aparece psicologia.Mas o que mais me preocupa é que o mercado de trabalho já tem muitos profissionais nessa área. O que você me sugere … Faço psicologia ou não?

  250. bruna resende

    me chamo bruna; e tenho 14 anos .estava pensando entra n area d psicologia, qndo estava lendo os comentarios disse q e bom a psicologa ser um pouco loukinha entao e a minha profissao. gosto mto d ajudar as pessoa e a aconselhar. pedro vc poderia me ajudar qual area eu escolho dessa profissao????mto obgda e espero uma resposta .:)

  251. Jamile

    Gostaria de saber como deve ser o perfil da pessoa que quer atuar nessa área?

  252. bianca

    Olá, eu só tenho 15 anos, mas já tenho que começar a ver mais ou menos o que devo escolher. Fiz o teste de vocês e não deu o curso Psicologia, deu cursos que eu jamais me interessaria. Eu me apaixonei por psicologia depois de uma palestra, e realmente não quero fazer isso pelo dinheiro, e sim porque de certa forma me identifiquei. Sempre gostei de dar conselhos, ajudar e ouvir as pessoas. É completamente gratificante pra mim, poder ouvir as pessoas desabafarem comigo. Mas realmente não sei o que fazer, ou o que decidir. Li alguns comentários, e tenho algumas dúvidas, porque meus pais, quando falei sobre psicologia, eles não gostarão muito da ideia, porque “não dá dinheiro”. Mas gostaria de realizar o curso, porque é algo que eu tenho vontade. Quero trabalhar no que gosto, não no que meus pais querem. Me ajudem?

  253. mariele

    Ola eu quero muito fazer fisioterapia mas eu nao apendi nada na escola :/ sera que eu consigo?

  254. Cassia

    Eu ja pensei muito que facul vou começar o ano que vem , mais parece que nada me conveem, pois ja pensei em psicolgia , e adoro escuta os outros dar conselhos e tal, mas tbem amo animais, oque vale mais a pena investir?

  255. zehilda

    ola gosto muito desta materia quero saber se tenho chançe de ser uma psicolaga gosto muito de ouvir as pessoas desabafando seus comflitos familiar gosto de ajudar ,ouvido e orientando para acalmalas dando chançe delas em desabafar ,sou vendedora de de roupas e acabo escutando muitos casos gostan de conversa comigo as clientes e gosto de ouvilas adoro ajudalas ja ganhei elogios por ter dado serto minhas orientasao quero seguir carreira nesta aria

  256. Felipe Correa

    Resultado do Teste Vocacional do Guia da Carreira

    Perfil: Em busca do social
    Você faz escolhas com base em valores éticos e morais e leva muito em conta os interessas da comunidade e sociedade onde vive, algumas vezes até mesmo passando por cima dos seus interesses pessoais.
    Sera que eu seria um bom Psicologo ?
    Gosto de Ajudar as pessoas, ouvir elas e seus problemas para tentar ajudar, Enfim, me identifico muito com a palavra ‘ajudar’.
    Estou em Duvida entre Psicologia e Enfermagem …

    • Felipe Correa

      Esqueci de Dizer .. Tenho um interesse em coisas ocultas, como por exemplo espiritismo.Gosto de tentar descobrir tudo oque esta acontecendo.

  257. Darianne

    Boa Tarde,que matéria Otima, excelente!
    Vou prestar vestibular esta semana para Psicologia, sei exatamente o que quero, porém tenho medo, meus medos são os estudos, não estar capacitada para tal função, mas acredito que neste 5 anos de estudo, o curso e o meu desempenho faça com que eu adquira dominio,capacidade entre outras coisas.

  258. Angélica

    Olá, Pedro! Quando tinha uns 14 anos me apaixonei por psicologia, mas como na minha cidade não havia e não tive oportunidade de fazer o curso me formei em outra área, fiz faculdade de História. Quando terminei o curso passei por problemas pessoais e tive depressão, procurei uma psicóloga que me ajudou bastante, fiz terapia por 1 ano e meio. Passaram se os anos e agora minha cidade já possui o curso de psicologia, voltei a me interessar. Hoje atuo na área do magistério, mas estou muito interessada na psicologia, faço terapia há dois anos e cada vez me conheço melhor e tenho vontade de saber mais sobre a personalidade e fico facinada com a maneira que as psicólogas trabalham. Sou uma pessoa que sabe ouvir e me colocar no lugar do outro o que me torna bastante sensível. Tenho familiares com problemas depressivos que sempre me procuram para conversarmos. Gosto de analisar situações com minucia. Será que eu seria uma boa psicóloga?

  259. Kemily Machado

    Olá pedro , bom fiz vários testes vocacionais , e sempre me enquadro nas profissões que me agradam . Veterinária , Psicologia e artes cênicas (teatro) e me encaixo perfeitamente em todas citadas , tenho apenas 13 anos , sou de família de classe média e já preciso decidir a faculdade que desejo pois daqui a 2 anos eu me formo . Qual eu escolho ? Qua seria mas vantajoso no meu caso ?

    Aguardo sua resposta.
    Obrigado .

    • Kemily Machado

      ** Olá, bom fiz vários testes vocacionais , e sempre me enquadro nas profissões que me agradam . Veterinária , Psicologia e artes cênicas (teatro) e me encaixo perfeitamente em todas citadas , tenho apenas 13 anos , sou de família de classe média e já preciso decidir a faculdade que desejo pois daqui a 2 anos eu me formo . Qual eu escolho ? Qual seria mais vantajoso no meu caso ?
      Aguardo sua resposta.
      Obrigado .

  260. Valverde

    Desde pequena tenho uma sensibilidade em ‘estar’ dentro das pessoas,querer saber o que se passa na mente e no coração delas,quais traumas,o porque das angustias dos medos… Enfim,além de gostar muito da psicologia,tenho uma tamanha admiração,pois é uma profissão muito bonita,de encontrar sentimentos dentro das pessoas que levam ela ser de tal jeito..Tenho 16 anos e pretendo mt fazer psicologia..rs! *-*

  261. wagner

    oi,tenho 34 anos estou terminando o ensino medio este ano,sou um ex dependente quimico e gostaria de fazer psicologia,sei que vou enfrentar varios obstaculo um deles e o preconseito gostaria de saber se eu posso exercer a profissao numa clinica para dependente,e se é necessario fazer especializaçao ?obrigado!

  262. Livia Vilela

    Ficar na duvida de qual curso fazer é péssimo.
    Já pensei em medicina, e agora me interessei por psicologia mas não sei se é a coisa certa,se é o curso certo.
    Posso optar por fazer teste vocacional com uma psicologa, você acha que resolveria? Porque o teste pelo site, acho que não funciona muito.
    Obg

  263. edleuza da silva santos

    Olá, Pedro.
    Meu sonho sempre foi falar inglês, mas eu tenho também muita vontade de ser assistente social, estou em dúvida, me ajude. O que devo fazer?
    Um curso de inglês ou de serviços sociais.

  264. Ana

    Olá,estou cursando pedagogia,e gosto do curso;mas fui desanimada a continuar porque alguem fez um comentário que não sou boa professora.mesmo gostando de dar aulas fiquei desanimada e com medo.tenho 29 anos e penso em fazer psicologia no entato moro no interior e sei que as oportunidades não são muitas,obrigada

  265. Renato

    Olá

    Gostaria de saber se falar um segundo idioma é algo importante para um profissional de Psicologia.

  266. Juliana

    Ola, Atualmente trabalho como assist. administrativo e por conta de trabalhar nesse ramo comecei a cursar Administração e estou no 2° semestre. Sinceramente não estou me abtuando ao curso não me vejo feliz atuando nessa area pro resto da minha vida.
    Estou pensando em trancar minha matricula e cursar psicologia apesar de estar com muita duvida.
    É bastante notável o quanto as pessoas sentem a vontade em desabafar comigo, mesmo as pessoas que não tem muita amizade se sentem confiantes em desabafar contar segredos comigo e eu gosto de ouvi-las sou bastante sensivel, percebo de longe quando alguem não esta bem e isso me incomoda de uma tal forma que tenho q perguntar se “aconteceu alguma coisa” se “posso ajudar”. Procuro sempre aconselha-las ao meu ponto de vista. Porém não sei se isso é o suficiente para ter a certeza se tenho vocação para psicologa. Por favor me ajudem a tirar um pouco das duvidas da minha cabeça.. bjos

  267. jessica Luana

    Oii sou eu de novo kk

    Boom eu nao passei na publica e nrm na puc..qe pena!

    Entao acho que vou fazer la na unip de sorocaba e pelo fies pq nao tenho clmo pagar 890 por mes… a unip é boa? Para mim tanto faz porq eu quero muito fazer psico

    E assim eu quero trabalhar como psico forense mas tmb na clinica…assim tambem sei que vou ter qur ficar um tempo sem entrar na forense para eu ser melhlr

    eu posso conciliar mais locais de emprego?! Cpmo escola clinica rmpresa?

    O salarios a que s referem é trabalhando rm aprnas um?
    Pelo fies tenho que ganhar brm

    o q me diz? Os q voce cpnhece qual é a media?o max r o minimo?
    Na forense ganha bem?

    É Ruim fazrr facul a noite e trabalhar d dia? Passei rm um concurso publico

    obrigada

    obs: estou no celular é ruim digitar

  268. Pâmela

    Bom dia pessoal ! Tenho 19 anos, estou interessada em fazer a faculdade de Psicologia, pois sempre gostei dessa área, na minha infância fiz tratamento por um bom período com psicóloga por motivos pessoais e acabei gostando muito ! Hoje sou outra pessoa, mudei completamente a forma de viver, de agir, e tenho facilidade em me expressar com as pessoas, Gostaria de saber a opnião de vocês, seria uma boa idéia eu entrar nessa área ? Depois de formada gostaria de atuar em escolas ou hospitais, o que acham ? Aguardo respostas ! Abraços !

  269. Auri vanessa Alves

    Bom tenho 23 anos e estava em duvida se faria ou nao pscologia, sempre quis, agora nao tenho duvida. Todos os depoimentos ajudaram muito, obrigada,acho q tenho tudo q a profisao exige, mas minha familia sempre me fala q todos sao malucos ou ficam… estou disposta a ficar louca pela minha realizac proficional rrsrs jah eh o inicio de loucura neh PEDRO ADDLER7
    RS

  270. jessaline

    Booom to querendo fazr psicologia,mais to com um pouco de medo,de nao conseguir atuar nessa area!!
    Vou tenta!
    Que deus abençoe o meu prano,eqque udod venha da certo…

  271. Aline

    Olá, tudo bem?..eu estou com algumas duvidas,terminei os estudos a dois anos e estou pensando em curssar a uma faculdade,ja fiz ate minha matricula na area da Psicologia. mas tenho aslgumas duvidads tenho medo de começar nessa area e nao me identificar.gostaria de sbaer mais sobre a areas da Psicologia se puder me ajudar?

  272. Jean Carlos

    eu não leio com frequência nem escrevo também,mas quando é preciso, me esforço muito para fazer o melhor quanto a esse aspecto. li, que psicologia, requer muita leitura,sensibilidade,controle emocional e principalmente argumento e persuasão.acho que nesses aspectos eu sou muito bom,principalmente em persuadir as pessoas com os meus argumentos. eu já me decidir que quero seguir a carreira de psicólogo,mas isso não por causa do dinheiro,mas sim por fascinação á psicologia e principalmente fascinação pelo ser humano. espero ser um ótimo psicologo, e vou me esforçar muito pra que isso aconteça,porque psicologia é mais que uma profissão para mim.

  273. Aline Santana

    Olá Pedro, tenho 20 anos, Piscologia sempre foi um sonho meu, acho que não teria outra opção melhor de curso pra mim,adoro escutar, dar conselhos, vê as pessoas se encontrando de alguma forma através de uma orientação que eu dei, me sinto muito realizada quando ajudo alguém, fico imensamente feliz. Muitas pessoas já me desmotivaram, até me deixando confusa, cheguei até pensar em outros curso mas, sei que nasci pra isso e é oque vou fazer e do muito feliz, começo esse ano, minhas aulas iniciam 18 de fevereiro, não vejo a hora! Vou fazer por paixão, por ser curiosa adorar observar, analizar oque levo a pessoa a fazer tal coisa, oque pode ser melhorado, oque precisa ser mudado. Vou ajudar muita gente e sei que vou me realizar com isso! Sabe Pedro já me vejo trabalhando na areá, minhas amigas falam que não tinha outro curso melhor pra mim. O mercado de trabalho hoje é saturado em tudo, em todas as áreas. Já tive muito medo mas, hoje to confiante por acredito no meu sonho e tudo que se faz com amor dedicação, esforço, não tem como dar errado né!! Tava lendo as perguntas das pessoas e suas respostas, adorei, parabéns pelo trabalho que está fazendo, certeza que tá ajudando e muita gente ;)

  274. walllyson

    eu amo psicólogia mais na mimha familia ja tenho um primo psicólogo.to endessiso se faço ou não, pois ele pode falar q e “inveja”.
    eu dessisto do meu sonho só para ele conquista o dle ou eu luto para conseguir chega na mimha meta?(e ser psicólogo)

  275. walllyson

    temho 14 anos e ja to pensando’

  276. Marcela

    Olá, é chegou o momento tão esperado, que carreira seguir? Eu vou começar o 3° colegial e ja puis minha cabeça para pensar. Eu estou muito interessada em fazer psicologia, mas tenho medo de não conseguir. Ao longo dos meus anos na escola sempre fui aquela aluna que dava trabalho aos professores, não prestava atenção nas aulas. E o meu medo é entrar para faculdade e vê-la como um pesadelo eu quero sim ser uma psicologa mas tenho minhas duvidas, as aulas são de assustar? Digamos matérias difíceis, tem matemática? E o precisar ter de essencial para se destacar e ser um profissional de sucesso em meio a tantos? OBRIGADA

  277. Clara

    Gostaria de uma ajuda, pois acabei o ensino médio, e agora preciso escolher a faculdade que quero fazer, sempre me interessei pela psicologia, adoro ouvir as pessoas, saber da vida delas e tentar ajudar de alguma forma, tenho uma hipersensibilidade para evidenciar diferentes emoções que a pessoa possa estar sentindo no momento em que conversa comigo, me interesso extremamente pela mente humana e dês de pequena as pessoas dizem que eu me daria muito bem exercendo a profissão, por saber ouvir e ajudar de forma significativa. Porém, dizem que hoje em dia, o mercado está saturadíssimo para essa área , minha prima fez a faculdade e hoje ganha muito mal… ai me vem a dúvida: sera porque ela é uma profissional não qualificada? ou a profissão não recebe o valor real que deveria receber? Fico tentando encontrar áreas nas quais poderia ganhar bem e ao mesmo tempo fazer o que gosto, usando os artifícios que me levaram a querer fazer psicologia… como a psiquiatria, a neuropsiquiatria, Psicanalise, terapeuta, sexóloga etc.. Mas não sei se sou capaz de passar em um vestibular de medicina, sei que se caso conseguisse entrar, iria me sair perfeitamente bem e conseguir acompanhar todas as matérias, porém as provas dos vestibulares agregam diversas matérias, não só as da área biológica… eu queria muito uma opinião para me esclarecer esse lado, me encontro muito confusa e não tenho com quem tirar minhas dúvidas, Obrigada.

  278. gui

    Faso o teste vocacional e da diversas areas e nao psicologia mas quando faso o teste unico da 97 em 100 pscologia

  279. Isabela

    Olá.. adorei o texto!
    Enfim, estou no 3º ano, ano que vem começo a faculdade, já pensei em várias outras profissões, mas a que mais me atrai é Psicologia.
    É uma área com muitos profissionais, muita concorrência? E como dizem, ganham tão pouco assim? Obrigada desde já.

  280. RENIELY

    amei fala tudo que queria saber sobe a profissão que queria seguir

  281. daan

    tem que lidar com presos durante o curso?

  282. Klarysse

    Olá gostei muito do artigo.Estou no 3º ano do E.M. e já tenho certeza que quero cursar psicologia, mas as áreas além de amplas algumas sao bem distintas, gostaria de saber, qual delas ganha mais?

  283. Gabriel Spadin

    Ola . Gostei muito da atenção nesta página e gostaria de saber se começar cursar a psicologia com 22 ou 23 anos é uma idade boa ? mais madura ? esta em um bom tempo ?? é bom fazer algum curso preparatório antes, ou ja ler livros sobre o tema ir se informando antes de começar o curso ? Obrigado !

  284. diana melo

    Passei minha vida inteira desconfiando e exercendo enfermagem em sistema publico em percebr que de uma certa forma a Carência em todos os sentidos, é o afeto e para isso,no sentido humano,e acolhimento,irei iniciar o meu curso de psicologia.Mergulharei mesmo!!!!!!

  285. Andréa

    Oi, achei bem legal o texto…queria fazer psicologia, mas nao tenho certeza. Alguma dica de como nao me precipitar?

  286. Angela

    Olá, fiz o teste para saber se poderia ser uma boa psicóloga, recebi parabéns, rss…já atuo como professora e tenho faculdade de pedagogia. Antes mesmo de ser pedagoga já pensava em psicologia. Só tenho uma dúvida, qual especialização escolher? E será que tenho chances de ser uma boa psicóloga? Um abraço!
    Angela

  287. Daniel Mendes

    pra atuar como psicólogo o vestibular basta ou tem que fazer doutorado?

    • Daniel Mendes

      pra atuar como psicólogo a graduação basta ou tem que fazer doutorado?

  288. gil

    querer atuar nesse cargo sim, tudo o que fazer se aprimorar sempre para que posssa saber sempre algo ha mas estou certo disso;

  289. Wesley

    OI , eu sempre fui doido por psicologia , sempre gostei de ajudar as pessoas com conselho , dá um conselho a elas , me colocar no lugar das pessoas para resolver e etc.. Mas vi muitos comentários , que essa profissão vale a pena. Eu gostaria de fazer um curso que gosto (psicologia) e ganhar dinheiro para viver bem , será que é possível? E parabéns pelo site!

  290. gilmar

    ola tenho 18 anos e estou fazendo o terceiro ano do ensino medio obviamente nao fiz ainda faculdade mais meu objetivo é fazer, e ser um grande profissional de psicologia mais antes de eu cursa uma faculdade queria saber o que tenho que fazer para adquirir mais experiencia nessa profissão ?

  291. Tha

    Olá Pedro! Na semana seguinte,começo minha faculdade de psicologia! Tenho absoluta certeza quanto á profissão, e profunda admiração por esse conhecimento que transcede o “visivel”.
    Conhecer e ouvir as pessoas, as historias, os problemas os medos; e de alguma maneira poder ajudar, melhorar e tocar na vida das mesmas, é uma coisa que não tem preço; tem valor!
    ainda tem chão, estou apenas cmeçando; mas tenho a intenção de atuar na área juridica/criminal.
    A minha pergunta é:Vc como ser humano, mudou muito ao fazer a faculdade? era o que vc esperava? Você ao realizar seu trabalho, consegue por exemplo canalizar toda as informações e o que vc escuta e sabe; ou isso te acompanha e vc ‘surta’ as vezes? rsrs Auto controle, segurança/confiança, vc adiquiriu ou aumentou após a faculdade?

    Desde ja muito Obrigada!

  292. Suélen

    Olá, Pedro! Parabéns pelo site e, principalmente, pela atenção dedicada aos seus leitores. Apesar de ter lido todos os comentários e respostas, tenho uma dúvida e ficarei feliz se puder dar a sua opinião. Tenho 29 anos e sou jornalista há 8. Trabalho com comunicação há 11 e a desvalorização do diploma e da remuneração do profissional na área (que não precisa ser formado para exercer o cargo) me desmotivaram e frustraram demais. Como sou muito esforçada tenho garantido o meu lugar ao sol, subindo de cargo e tudo mais, mas o salário ainda é baixo e, sinceramente, não me imagino mais na área daqui há 10, 20 anos por exemplo. Para falar a verdade tenho medo de me imaginar e ver que não alcancei meus objetivos que são altos e inclui uma boa remuneração (que para a cidade que moro atualmente é impossível). Estou encontrando coragem para fazer outra faculdade e me veio em mente arquitetura e psicologia. A primeira opção por gostar de artes (pintura, découpage, desenho, costura e etc), adorar olhar as revistas de arquitetura e decoração sendo um dos meus passatempos preferidos; prestar atenção na decoração de casas e projetos de jardins, principalmente este último por amar plantas. Por isso, pensei em talvez focar no paisagismo ou decoração de interiores se escolhesse essa área. Já a psicologia porque fiquei em dúvida quanto ao curso na época em que fiz o vestibular e sempre fui de ouvir do que de falar. Sou observadora e sempre me vejo prestando atenção nas pessoas (gestos, fisionomia, conversas). Sou uma pessoa que gosta de ajudar o próximo e se sente bem com isso. Há uma psicóloga na família e faço terapia há alguns anos, por isso pensei que aproveitaria melhor o curso com base na minha primeira formação, ou seja, jornalismo. Poderia trabalhar em um consultório ou em empresas que é o que eu gosto na profissão que escolhi (assessoria, comunicação interna). Sou muito organizada e perfeccionista e por isso a dúvida em qual das áreas escolher.Também tenho preocupações quanto ao futuro. Nos dois casos ingressarei no mercado de trabalho aos 35, 36 anos. Acredito que para se estabilizar na profissão será preciso mais uns 3 no mínimo. Fico preocupada em não conseguir aproveitar estes anos de estudo (período noturno) já que não posso largar o trabalho para me preparar a uma nova profissão como faria se tivesse 18 anos. Por conta da frustração com o jornalismo quero uma área em que não haja somente paixão, mas também um bom retorno financeiro que considero hoje como muito importante. Um dos obstáculos se escolhesse arquitetura seria que estou longe da matemática desde que saí do ensino médio (11 anos) e isso também é uma grande preocupação, pois será que eu me adaptarei? Nunca fui uma má aluna no colegial, mas também nunca morri de amores por exatas. Meu marido é engenheiro e já disse que me ajudaria, mas o medo do fracasso é grande demais. Será que a criatividade virá com o tempo? E no caso da psicologia? Li que a profissão está saturada então tenho medo de não conseguir me destacar. O que você me aconselha, Pedro? Obrigada pela atenção e sucesso sempre!

  293. Roberto verçosa

    Miriam muito obrigado pelo texto.

  294. mari

    bom, meu nome é mariana, tenho 21 anos e adoro ouvir as pessoas, sou muito sensível, sei dar conselhos e gosto muito disso ja concluí o ensino médio e fiz somente um curso de aperfeiçoamento pessoal, porque eu era muito tímida e quase não conversava, e isso me fez muito bem. sempre gostei de ler matérias sobre psicologia, que por sinal me fascina muito, instiga muito a minha curiosidade. eu no entanto sei dar bons conselhos mais não sei segui-los, será isso um bom sinal? se puder me tirar essa dúvida, agradeço

  295. Erika Seidl

    Bom dia, cara boa parte da minha vida quis ser médica, tudo o que eu queria estava relacionado a isso, desde pediatria à cirurgiã. De uns anos pra cá, vinha pensando em fazer direito, na área criminalista, sempre quis entender a mente humana, o que levava eles cometerem os crimes e tal. Sempre fui muito de querer saber das coisas, do que tava acontecendo, de querer ajudar as pessoas que são próximas de mim quando estavam com problemas. Daí veio a ideia de fazer psicologia *-* mas tambem tô na dúvida de qual área kkk, se eu pudesse eu faria todas as áreas de verdade. Amei o texto acima, foi um dos melhores que eu já vi, de verdade.

  296. Sthefanny ' Marques

    -
    Tenho 16 anoos ‘ & ano que vem too partindo para Universidade , meu sonho é fazer Psicologia , sera que é o ideal para mim ?
    Tenho medo de mim arrepender depois !
    #Aceitando dicas Já !!!

  297. Adriana

    Gostei bastante dessa matéria, tenho 20 anos e sou bastante indecisa em questão de qual curso devo fazer :/ me identifico MUITO com a Psicologia, gosto de conversar com as pessoas, aconselhar me colocar no lugar delas, escutar e vejo que é isso a base para ser uma psicologa; um dia desses estava conversando e uma colega falou: Poxa, tu poderia fazer psicologia. ( por causa de meus conselhos ) e isso me motivou e ando pesquisando sobre isso, qual é seu conselho pra esta pessoa perdida? kkkk desde já agradeço.

  298. cinthia

    Olá tenho problemas psicológicos e desde então me interessei em fazer psicologia,gostaria não só de entender mais também de ajudar outras pessoas;quero saber se isto é um bom motivo para fazer psicologia.

  299. olivania

    Eu tenho 17 anos e até agora não sei q profissão segui, mais certo dia acordei pensando em psicologia, sempre fui boa pra ouvir as pessoas, e da conselhos,gosto de ajudar-las a se sentir bem, sem disser q tenho olhos clínicos pra analisa o comportamento de algumas pessoas, e a maioria das vezes eu acerto, gostaria de saber se com esses pontos favorável a psicologia seria uma areá boa pra mim ?

  300. Lea Brenda

    muiiito otimo amei essa explicaçao, esta dizendo tudo que eu precisava saberrr muito show

  301. Gabrielle

    Olá Pedro, gostei muito da atenção que você deu a todos. Eu também estou com muita vontade de conhecer a Psicologia e ter certeza que essa é a carreira certa pra mim. Ultimamente tenho pesquisado muito sobre essa área, mas ainda não tenho certeza se isso mesmo que eu quero pra mim. Sei que quero trabalhar na área da saúde, mas como não tenho dom pra ser uma médica, enfermeira, pois considero essas profissões para pessoas mais fortes e eu não conseguiria tratar de uma doença, uma fratura, acidente e outras coisas porque eu tenho muita dó (não sei se essa é a palavra certa) das pessoas. Sei também que AMO ajudar os outros, amo ser útil a eles (principalmente idosos e crianças), gosto de conversar, ouvir, dar conselhos, além de ser uma pessoa muito carinhosa e paciente. Muitos até dizem que tenho cara de psicóloga. Mas quando penso em psicologia me vem a mente também terapia ocupacional, e fico na dúvida entre essas duas profissões. Quero fazer a escolha certa, algo que eu me identifique e que tenha um salário bom. Ouvir dizer também que a psicologia clínica trabalha com a acumpuntura, isso é verdade? Fiquei surpresa e um pouco triste porque eu sou contra a acumpuntura. E eu gostaria de saber também se na graduação de psicologia há utilização de algum tipo de laboratório? E há o estudo do corpo humano por completo? As doenças psicológicas? E só mais uma pergunta: qual o significado da palavra Psicologia?
    Muito obrigada pela atenção, espero muito ansiosamente a resposta.

  302. Giovanna Bernardo

    Adorei a matéria , ela fez eu gostar mais ainda de psicologia ! Meu sonho é ser uma psicóloga e espero realizá-lo , e essa matéria com certeza vai me ajudar . Parabéns muito boa essa matéria

  303. Manu

    Ola, eu tenho 13 anos e as vzs fico pensando em que profissão eu vou execer qndo terminar o ensino medio. E um dia eu pensei em ser psicologa, qnto mais eu vo me aprofundando mais eu vou me apaixonando pela psicologia! Então vc acha que devo ir me aprofundando mais na psicologia ou eu devo esperar mais um pouco?

  304. jucilene silva

    muito legal,gostaria muito de ser pscicologa acho uma profissão muito interessante.

  305. Thays Ramos

    Olá, achei essa profissão muito interessante, logo eu que gosto muito de ajudar as pessoas, Oque eu preciso fazer para ser uma excelente psicologia ?, porque tenho pouca idade, mas já penso no meu futuro profissional .

  306. Raísa

    Olá! Na psicologia é possível tratar de problemas mentais e biológicos mesmo, como na psiquiatria?

  307. karol

    e muito dificil chegar no 3 ano sem saber ainda o q fazer ….e essa duvida e o que mata…

  308. Duda

    Olá ainda estou cursando o ensino médio e também estou procurando algo que goste de fazer, mas o problema é que ainda não consegui, fiz um teste vocacional e o assunto de psicologia me interessou bastante, mas ainda tenho diversas duvidas, escolher uma profissão é mais complicado do que aparenta ser, alguém tem alguma dica para mim?

  309. wygna mara

    adorei essa materia acho qu esse e meu rumo

  310. Berenice

    Oi galera! estou preocupada! tenho 40 anos e quero entrar no curso de psicologia,já sou formada em marketing,mais o meu sonho sempre foi psicologia nunca trabalhei fora de casa, será que tenho alguma chance no mercado de trabalho já que vou terminar o curso aos 45 anos?

  311. josineide

    Oi Pedro, tb bem? Olha só, sempre tive vontade de cursar psicologia, porém, hj sou tec.em enfermagem. Acho que se identifico com a psicologia e agora me bateu de novo a vontade de realizar esse sonho. Só que fico me amarrando por causa da idade, estou e entrando pra os 47 anos! Aí me pergunto: Será que vale à pena, nessa altura do ccampeonato? O que vc acha e me aconselha? Desde já, mto obrigada!

  312. Priscila

    Olá, pedro!
    Tenho 15 anos, e estou cursando o 3º ano do ensino médio, não tenho certeza mais acho que minha vocação esta relacionada a área de psicologia, só que meu sonho sempre foi fazer direito e me tornar juiza, mais esse sonho meio que ta sumindo, estou desesperada, pois tenho que decidir que profissão devo seguir. Eu sou uma pessoa bem na minha, e sei dá conselhos, e amo ler algo interessante, estou com muitas duvidas, pois dizem que o salario não é muito bom, e não quero demorar tanto em uma coisa, que eu não serei bem recompensada. O que devo fazer?

  313. Raísa

    Olá! A psiquiatria/homeopatia possui qualquer relação com a psicologia? Eu sei que somente o psiquiatra pode medicar , por ser uma área da medicina, mas as aptidões de um psicólogo tem relação ou é parecido com a área da psiquiatria e homeopatia? Aconselharia alguém que se interessa pela psico a fazer medicina? Quais são de verdade os critérios para alguem ser um bom profissional? È possível alguém fracasar na psicologia ou ficar inapto a atender um dia?

  314. Raísa

    Muita gente interessado na psicologia fala que adora dar conselhos, e por isso também o interesse! Psicologia é só dar conselhos?? Todo psicólogo deve dar conselhos? O que seria ficar sentado dando conselhos afinal?

  315. samuel

    Oi tudo bem? Depois que se forma para psicologo vc deve especializar em alguma area especifica ou se pode trabalhar em qualquer area que a psicologia permita? Tem como ser professor de psicologia?E em qual area o psicologo tem mais chances de emprego?

  316. Caroline

    qual é a área da psicologia que existem mais empregos ?

  317. Bruna

    oi Matheus,detalhe na psicologia não se dá conselhos, e ao longo do curso você vai entender que não existe dons… na verdade eu não concordo com isso, porém isso é em razão a uma abordagem da psicologia, o “BEHAVIORISMO”. Na verdade não existe a psicologia,e sim as psicologias, e realmente, psicologia é um curso muito bom, porém complexo, no entanto, vale muito apena!!!!

  318. patrick

    tenho 16 anos,e vou cursar o 3º já,quero cursar psicologia por que foi uma ideia que me surgiu a um tempo ajudando meus amigos com seus problemas,e por ouvir pouco e ter várias opiniões(é parte delas são corretas),falam pra mim que psicologia é uma área ruim e tals por receber pouco e ser escasso,só que não ligo,por que pelo menos é algo que eu quero e possivelmente gosto,sim,sou meio louco(falam que psicólogos são assim @.@)
    tenho medo de tentar e me arrepender com isso,mas quero seguir com essa ideia de agarra uma oportunidade ou sonho,sou curioso e mesmo não perguntando se a pessoa tem um problema,eu percebo e espero a pessoa falar,será uma boa pra mim tentar essa área?? >.<'
    e também,soube por uma amiga de trabalhar psicologia com militares do exercito(pois ela me disse que eles precisam de ajudam e tem muuitos problemas),isso me interassa por ganhar bem,mas não vi nada disso aqui… :/

  319. Emella

    eu sei que levo jeito p a pscicologia , mas mesmo assim eu estava em dúvida . Mas dps de me informar mais por aq , eu quero isso mesmo p mim!

  320. valdeir de morais lopes

    adorei, achei tudo que estva proucurando muito obrigado!

  321. samantha

    ola! tenho 16 anos mas este ano termino o ensino médio..e pretendo engressar na fa culdade…quando a gente e pequeno sempre pensamos em várias profissoes quando vamos crescendo nossa opnião vai mudando em relaçoa a profissao comigo não foi diferente…agora estou decidida desejo cursa piscicologia clinica…..
    semprei me enteressei por esse lado de entender as pessoas compreeder e dar conselhos profissao melhor nao seria essa…
    esse mundo todo me facina..não sou uma das melhores alunas mas anda que não seja possivél..

  322. camila tailleny

    eu tenho 16 anos, sou bem nova mas já sei perfeitamente o que quero ser por toda a minha vida . uma psicologa de muito sucesso as pessoas de hoje tao precisando de mas conversas , de pessoas que podem ajudar em determinados problemas compreender melhor.. eu irei me sentir muito feliz em ajudar as pessoas…

  323. Isabella Matos

    Olá ,quero parabenizar o site, vocês possuem ótimas informaçoes e clareza também. Estou em dúvida entre psicologia e relações internacionais. Gosto muito de conhecer a mente das pessoas e ser capaz de entendê-las e ajudá-las, mas gosto de geopolítica e amo línguas. Quais são as vantagens de cada curso em relação ao mercado de trabalho e remuneração?

    Obrigada :)

  324. Karen Alves

    Olá ! Gente eu estou numa dúvida cruel,eu já entrei em lazer e turismo e estou super insatisfeita,logo pretendo pedir transferência. E dessa vez me sinto pressionada e não posso errar de novo. Só que o que ocorre é que embora eu ame a temática de psicologia e todas as disciplinas que provavelmente posso vir a ter eu não me vejo atuando na área,e ainda mais que já me disseram que é obrigatório fazer estágio em hoapício,isso é verdade? Eu ia adorar estudar a parte teórica,mas na prática não sou de ouvir,eu gosto de falar muito hahaha. O que fazer?

  325. Paulo Roberto

    Bom dia a todos! Tenho 38 anos e já cursei Analise de Sistemas e Gestão de atendimento a Cliente. Atualmente curso Pós em Administração de Empresas e trabalho como Assistente de Suprimentos. Repentinamente, tive a idéia de terminar a Pós e cursar Psicologia. Identifico uma carencia de profissionais exercendo a Psicologia Clínica, pois a maioris dos que vejo se direcionam para a Empresarial. Acham que valeria o investimento ou é apenas mais uma “vontade repentina” qual fui acometido? Gosto de lidar com pessoas, mas enjoo facilmente das funçoes que desempenho.

  326. Mari

    Sou pedagoga mas nunca atuei, gosto muito de trabalhar em empresas. Gostaria de saber se posso fazer algum curso para me especializar e qual o curso. Qual a sua opinião em relação a psicologia?

  327. joana

    Adorei, me identifico nesta profissao.

  328. Mari

    Sou pedagoga mas nunca atuei nesta área. Gosto muito de trabalhar nas empresas, gostaria de saber se posso fazer alguma especialização e qual o curso. Qual sua opinião sobre psicologia?

  329. ana

    Adorei!

  330. Tha

    Acredito que gostar de ouvir as pessoas e dar conselhos são ótimas aptidões para o curso sim; mas faculdade é faculdade! tem que ralar! rsrsr Quando comecei psicologia estava meeega empolgada, e não tive decepção alguma! Ter certeza e gostar do que quer fazer, faz toda a diferença sim.
    As aulas são maravilhosas! no meu caso, tambem tive a sorte de os meus professores serem incriveis!
    Como nem tudo na vida são flores; tem Estatistica!! é um saco; porem muito necessario, mas passa rapido! kkkk
    Estudar o comportamento humano, neuroanatomia, antropologia,Tsp, todas as abordagens que existem, abre um leque muito grande de opções para seguir.
    é cativante! as aulas voam; mas é claro que tem que estudar bastante.
    Na minha sala tem ate uma senhora de 67 anos! Não tem idade. Se voces tiverem mesmo a vontade e a certeza, acredito que serao ótimos profissionais! porque a gente quer saber sempre mais e mais e mais, porque são assuntos intrigantes, subjetivos apesar da psicologia ser uma ciencia!
    Enfim, sou muito suspeita! rsrsrsr

  331. Michele Cristine

    Ola Pedro,eu tenho 17 anos e eu desde criança me interesso por psicologia,
    eu tive uma infancia mt ruim,a adolescencia pior ainda!
    Mas Deus foi trabalhando na minha vida.E devido a essess p
    Problemas emoçionai7 q eu tive,eu amadureci mto,tive mts motivos pra desististir da vida mas eu eu prossegui,fiz tratamento psicologico
    E me ajudou mto,tmbm precisei de tomar remedio pq a depressao
    Era profunda!Tentei suicidio duas vezes e mesmo assim Deus
    Nao permitiu q eu morresse.
    Pq Ele tem uma missao pra mim aki,hj adolescente7,jvens,
    Ate mulher casada sente bem conversando comigo.,pq eu tmbm ja passei
    Tmbm ja passei por tantas coisas q ja superei.
    E eu identifico facilmente qdo a pessoa nao esta bem,
    Amo ouvir e tmbm aconselhar…enfin eu amo isso!!!
    O q q vc acha?

  332. Michele Cristine

    A matéria é otima

    Adorei o síte
    Ja tive vontade de ser pcologa pra trabalhar na emrresa,
    Mas o meu dom é ajudar,ententenderual comportamento.

  333. Amanda teixeira

    Ola bom eu adorei o que foi falado acima sobre psicologia ta tudo mto bem explicado e detalhado parabêns . E uma area na qual me interesso bastante sempre procuro ajudar as pessoas isso é uma das ferramentas essencial na area, e também ao mesmo tempo vo me ajundando enfrentando minhas barreiras sempre que posso leio muito a respeito e cada vez tenho mais a certeza que é para mim obrigada …

  334. Nilda lima

    Um psicólogo pode ser considerado um médico ?

  335. Sandy

    Oi!
    Eu sempre quis fazer pedagogia para dar aula,adoro o ambiente escolar mas todos dizem que professor ganha pouco e que seu trabalho não é reconhecido,então decidi fazer psicologia pq acho que tem tudo a ver comigo,mas dizem que psicologia não tem futuro…eu apesar de ter decidido ja fazer psicologia ainda tenho aquela pontinha de dúvida…não sei o que fazer,pensei em letras também,mas aí entra a questão do salário que é pouco igual pedagogia,queria uma opinião sincera de alguém que entenda!

    • jessyca

      vc esta a procura de um bom salario ou de algo q te faça feliz? prefere trabalhar por obrigação ou por prazer?

  336. michele liesch

    tudo de bom adorei psicologia e tudo o que eu queria e agora tenho certeza hehehehehehe

  337. andreia

    chega um dia em que todos nós devemos decidar nossas escolhas e escolher uma profissao pra vida inteira nao é facil mas se nao der certo em uma carreira devemos tentar outra se nao estamos satisfeitos com a profissao é só tentar novamente com outra psicologia é uma otima profissao e tambem ao mesmo tempo complicada por voce trabalha com a area que envolve emoçoes entre outros mais achei super legal esse teste deu o resuldado mais ou menos do que eu queria

  338. Karen

    Olá..
    Como faz pra seguir a carreira em psicologia Jurídica ou Criminal ? Qual a especialização necessaria ? E em média quanto ganha um psicologo desta área ?

  339. Luciana

    Oi eu tenho muita vontade de ser psicologa,eu tenho 19 anos e ainda não me decidi,tenho um pouco de medo de começar a faculdade e não dar conta de acompanhar até mesmo porque não me considero uma daquelas pessoas super inteligentes por favor me dê uma dica. O que eu devo fazer?

    • Lavínia

      Querida, não tenha esse medo.
      Tudo na vida é conquistado e trabalhado. Inclusive a inteligência (um professor meu de psicologia vive falando isso).
      Confesso que no ensino médio minhas notas não era as melhores; já quando entrei na faculdade, o quadro se reverteu. Sou uma das melhores. Quando a gente tem interesse a gente se joga! hehe
      :*

  340. Danilo

    Boa noite,
    Eu estou fazendo cursinho pré-vestibular pra tentar psicologia, estou muito confuso confesso, o curso na usp é integral e duradouro, 5 anos é muita coisa. Costumo ouvir mto as pessoas, mas as vezes me canso de só ouvir e quero falar tb, se ñ a conversa fica desgostosa. Quero descobrir meios de me conhecer melhor, sou muito confuso. Também sinto medo do curso, por mais que as coisas façam sentido é algo muito subjetivo. Trab em uma instituição que tem algumas crianças com complexos mentais e tem coisas que me assustam. Por outro lado sou muito paciente, compreensivo e calmo para lidar com as pessoas , sei ouvir e sou curioso tbm, muito sensível diria tbm. ñ sei se é um ponto importante mais adoro estudar biologia .

  341. Talitha R

    Gostei muito, acho q é isso mesmo que quero fazer. Quero trabalhar em Clínicas ajudando as pessoas com traumas e problemas emocionais. Tenho muita vontade de ajudar pessoas que sofrem de DEPRESSÃO :/

  342. Elicelia

    Ola,Tenho 27 anos,sou mãe do Mateus 3 anos,portador de Hidrocefália,e desde os 6ºmês de gestação descobri a patologia,bem são anos de tratamento e estimulações cerebrais,18 cirurgias,sou mãe solteira,moro sozinha e estou grávida do segundo filho tbém sozinha e Graças a Deus tenho superado muitos obstáculos estou em dúvida entre Direito e Psicologia, quero poder ajudar as mães,cuidadores dessas crianças a ter uma vida mais confortável dentro das grandes dificuldades que enfrentamos no dia-a-dia.

  343. Mara

    Eu fiz um teste vocacional, e realmente revelo muito interesso pela area de psicologia e até me sinto com aptidões para isso, mas houve um promonor que me assustou/preocupou: durante o curso ter que ler dezenas ou ate mesmo centenas de livros sobre a area. Não é que eu não goste de ler, mas confesso que achei um pouco demais.
    Tenho apenas 15 anos, mas quero mesmo seguir psicologia, estudar a mente humana, é muito interessante.

  344. Vanessa Barros

    Nossa Psicologia é algo fácil. E ao mesmo tempo dificil. Eu já decide o que irei ser. A área de Psicologia tem tudo haver comigo. Gostei muito

  345. Maria

    Boa noite Pedro !
    Eu gostaria de saber se eu tenho capacidade de ser uma boa Psicologa !
    Eu Amo ouvir as pessoas , dá conselhos …
    Sou do tipo que observa bastante as coisa !
    Ficou muito na minha , sou super timida , não consigo me comunicar bastante com as pessoas !
    você acha que eu posso ser uma psicologa ?

  346. Evelin Gusmao Dos Santos

    Esse texto me ajudou muito a decidir o que realmente eu quero para o meu futuro!!!

  347. Bruna

    Boa noite estou com muitas duvidas tenho 25 anos quero fazer uma faculdade , deis de criança queria fazer direito meu padastro fala que eu seria uma boa advogada que eu adoro defender as pessoas e seus direitos , mas ultimamente tenho vontade de fazer psicologia para poder me entender 1 e aceitar tudo que passou em minha vida para depois poder ajudar pessoas que passa por algum sofrimento em minha vida queria muito saber como escolher e não me arrepender , se poder me responder já agradeço deis de já obrigado abraço .

  348. Lu

    Olá!
    eu Faço psicologia, e eu posso afirmar com exatidão, que é um curso apaixonante, intrigante, envolvente e que se torna “vital” kkkk
    Agora, as pessoas devem se livrar do senso comun de que gostar de ouvir e saber dar conselho, é pré requisito para fazer a faculdade.
    Psicologia é CIÊNCIA.
    A faculdade é puxada, nó estudamos além das coisas relacionadas á mente; o comportamento, o copo humano, estatistica, muuita filosofia; sociologia, antropologia… então pra ser psicologa, tem que ter em mente q nao basta gostar de ouvir ou ser procrada para conselhos!
    Não existe Dom na psicologia.( na abordagem comportamental, behavirismo)
    Tudo vai do interesse e de quanto vc está disposto a se dedicar para ser um bom profissional.
    Você irá estudar e conhecer todas as abordagens, todas as torias, para depois fazer sua decisão e seguir no que mais se encaixa ou escolhe.

    Boa sorte a todos!
    É uma coisa que não tem preço, “tocar” na vida das pessoas e de alguma forma, fazer do mundo um lugar melhor. Quem faz o mundo são as pessoas; e se nós ajudarmos as pessoas, estamos colaborando com a sociedade em que vivemos.

  349. camila

    Eu amo Psicologia..Comecei a me interessar depois que li um livro do Augusto Cury! Despertou dentro de mim um dom que estava escondido..sempre gostei de ajudar e ouvir os outros..sempre fui sensível quando o assunto e o próximo.Quero me aprofundar e tentar entender mais a mente humana.Esse sempre foi o meu sonho,e ano que vem se Deus quiser,estarei dando inicio a minha faculdade de psicologia!Não estou me importando com o salario,pois pra mim o que mais importa é estar feliz fazendo o que eu gosto! Sempre quando vêem pessoas querendo colocar empecilhos para me fazer “desistir” dessa profissão,ouço como um bom psicologo e questiono.É isso,não desistirei do que eu quero!

  350. Carlos Meneses do Nascimento

    As nossas atitudes e comportamentos com adeguação e motivação respeitosa, são fundamentais para os estudos dos nossos pensamentos, porque a ausência inadeguada desses quisitos, prejudicam o sentimento e a razão, tanto emocial como profissional.”A Psicologia é a essência de tudo”, através dela podemos entender e lidar melhor com os seres vivos.

  351. Bruna Vale

    Realmente é muito dificil escolher uma carreira,mas desde criança sempre tive um desejo pelo curso de psicologia…e hoje esse desejo é ainda maior…já pensei em outros cursos mas meu coração bate mais forte por psicologia. E lendo a reportagem,que só me deixou em dúvida nas especializações, é que tenho vontade de trabalhar em hospitais e ajudar principalmente aquelas pessoas que estão em estado terminal e na area Jurídica ou Criminal…Quero muito mesmo e espero que até ano que vem eu possa começar a realizar meu sonho!

  352. - Nayana Braz

    - Quero seguir a área de psicologia, porém fico em dúvida se sigo isso mesmo porque minha família sempre fala que eu vou passar anos em uma faculdade e quando sair não vou conseguir um emprego e, se conseguir, vou ganhar pouco R$ ‘

  353. Larissa Stefanny

    meu sonho desde a infância é a psicologia, gosto muito de escutar , aconselhar , descrever e observar o jeito de cada um , comecei a admirar essa profisão, já pensei em mudar pelo o dinheiro pra direito, mas não me vejo nela, meus amigos , namorado sempre me apoiaram , já a família nem tanto, mas vi que isso tem que vim de você primeiramente, se você tem um sonho não desista , faça valer a pena ! é isso que aprendi com o grande autor Augusto Cury , que só me fez amar mais a psicologia e hoje , a cada dia sinto uma grande vontade de desvendar a mente humana , espero que ano que vem eu já esteja numa faculdade fazendo o curso que eu tanto gosto !

  354. Karla

    Duvida !
    Psicologia ou Odontologia ?

  355. kelly cristina

    eu sempre adorei psicologia e cada vez mais eu adoro mais

  356. peter pereira

    qual a sua opinião para estudar psicologia aos 50 anos.obrigado

  357. vick

    estou em duvida entre psicologia e biologia ..fiz teste vocacional para as duas áreas e tenho o perfil para as duas! o que eu faço?

  358. jessyca

    para fazer psicologia preciso fazer medicina antes?

  359. indiana katrine da silva de sousa

    gostei porque e a area que quero trabalha !!!!!!!!!!!! psicologia
    gosto de ouvi as pessoas,o que elas tão sentido o que pensam!!!!!!!!!

  360. evelyn oliveira

    tenho muito duvida do que fazer ja estou desde 2011 quando conclui o ensino medio pensando pesquisando gosta de entendem as pessoas , conversar falo muito porem tenho algo que me trava quando tem que falar em voz alta ou apresentar um trabalho na frente de todo mundo começo a ficar nervosa , ler … não tenho abto em ler leu só o que me enteresso , complicado me ajuda

  361. evelyn oliveira

    Me ajuda achar minha profissao nao sei do que eu gosto

  362. queila waxony araujo da silva

    queria fazer psicologia mas me sinto velha, ja tenho 37 anos vou fazer 38 esse ano.mas nao queria dessistir.

  363. Larissa

    Bom dia! Meu nome é Larissa e me sinto velha diante de todos que aqui comentaram, tenho 24 anos e definitivamente, não sei o que faço da minha vida. Me sinto frustada por ter feito um curso que não gostava. Tive que começar a trabalhar ainda no ensino médio, e para que eu tivesse uma profissão melhor, coloquei na minha cabeça que teria q fazer um curso superior, mesmo que não sabia ainda o que eu queria de verdade. Como ganhei bolsa, comecei a fazer Administração, tive que mudar de instituição, tive problemas com a nova faculdade, enfim as coisas que aconteceram, só me fizeram ter certeza de q fiz a escolha errada. E a única profissão que me lembro de ter afinidade é professora, hoje penso em ser professora do ensino superior, mas pra isso eu tenho que fazer um curso bem feito. Me dedicar mais e gostar do que faço. Eu não vou fazer pós, eu preciso fazer outra graduação, aquela que fiz não valeu. Estou muito indecisa, penso muito em fazer psicologia ou algo na área de informática, tenho medo de começar um curso e não gostar, e não tô muito novinha pra ficar pulando de galho em galho. =(

  364. franciso

    tipo assim, estou em duvida e meio perdido em relação a minha futura profissão, pois sei que é uma escolha não necessariamente pro resto da vida mas sim por muito tempo, onde irei investir muito desde dinheiro ha tempo… Estou querendo fazer pisicologia pois entendo as pessoas e seus gestos mas… ao mesmo tempo quero fazer direito porque gosto de leis e entendelas, e é uma profissão muito boa… Alguém pode me ajudar???

  365. Pascoal gomes

    Os profissionais precisam ser valorizados e que tenham lugar para efetuar sua profissão
    Dentro da psicologia aplicada o ser humano precisa ser reconhecido pelo que faz, é o que não se vê no brasil, pois tem muito profissionais bom desempregado. Hoje temos 1,5 milhões deles parados, podendo dar lucro e divisas ao país. Tem cidades que tem faculdade, mas não tem campo para atuar. O que se precisa é pensar no ser humano e não no status social ou comportamental. Um país que não distribui a renda não evolui.

  366. edson da siva grigorio

    Olha,eu amo e pretendo a área de psicologia jurídica ou criminal,pois tenho um ótimo talento nesse aspecto e nessa área..

  367. Lisandra

    Oi, eu gostaria muitíssimo de saber se para ser sexóloga devo realmente cursar Psicologia antes e só então me especializar…Já ouvi falarem q sim, mas não tenho certeza dessa informação. Vc pode me ajudar com essa dúvida??? Obg :)

  368. Samara

    Ola, estou muito confusa. Por alguns momentos penso que Psicologia é a profissão certa pra mim. Sou muito observadora e gosto de analisar o que as pessoas falam e o significado real das palavras e dos gestos. Penso que a psicologia seja isso : descoberta.E de verdade estou muito ansiosa para começar a estudar algo, tenho alguns problemas relacionado a essa escolha, problemas bem sérios, creio que se iniciasse esse curso, iniciaria um tratamento comigo , entende.
    No aguardo da opinião.

    Desde já…Grata.

  369. Andresa

    Eu faço direito, mas estou percebendo que não é o que quero.Quero algo que ajude as pessoas. Gosto muito de ouvir as pessoas, auxiliá-las. Sou muito sensível e li que isso é bom para um profissional de psicologia. Bom a minha única dúvida é, em algum momento do curso é preciso estudar o corpo humano( quero dizer, terei que olhar ou colocar a mão em um membro de um cadáver???) pois não existe a mínima possibilidade de eu fazer isso. Obrigado.

  370. MARI KELLER

    PSICOLOGIA, EU AMO ESSA CARREIRA, ESTOU AGUARDANDO HÁ 10 ANOS PARA FAZER ESSE CURSO ACREDITO QUE ANO QUE VEM EU VOU CONSEGUI

  371. Marcos Leivison

    Adimiro Muito Psicologia! a maneira de expressão de um(a) Psicologo(a) sua percepção ,atenção, e soluções, para “Problemas”,e algo que possa-se a resolver-se. O que me Obstrai a essa adimirável profissão é o cuidado das palavras e a senssibilidade de Falar sempre a verdade através de percepções e observações. Então Sim Terei um Bom desempenho e um enorme interesse em Seguir essa Boa Vocação de ser Um Bom e bem sucedido Psicólogo. !

  372. Bruna Fernanda

    Oie , então estou fazendo uma pesquisa quero muito fazer faculdade mais nao tenho muita certeza do que fazer estou meio na duvida sera q vcs poderiam me ajudar ? Sou muito comunicativa , gosto muito de ouvir dar conselhos e li dar com publico poder ajudar , mais tenho um pouco de medo pq sou muito indecisa ,como saber qual é o curso certo ? a minha duvida e sobre psicologia e nutrição mais todo mundo me joga pra baixo , falando que é mal remunerado e que nao tem valor no mercado de trabalho ja passei por muitas coisas na minha infacia e sempre guardei elas pra mim , gostaria de poder ajudar as pessoas para que elas possam se setir aliviadas para não sentirem oq eu sinto hoog alguem pode me ajudar ?

  373. jozy cleide

    nossa eu ja pensei em ser psicologa mais as pessoas fikam desanimando e tbm é meu sonho ser uma policial aiai n sei mais o q faco..

  374. cristina

    Olá, sou dentista e tenho muito interesse na area de psicologia. Poderia fazer um mestrado na area?

  375. Vanessa

    Olá…. tenho 15 anos me formei no encino médio e ano q vem vou entrar na faculdade e estou super em duvida se tenho vocação p psicologia. me identifiquei muito sobre o q ja ouvi falar sobre o assunto gosto execivamente de ouvir as peassoas e dar alguns palpites pk axo q quem está por fora do problema pode compreendê-lo melhor e acabar ajudando. Me sinto realizada quando vejo q fui útil p ajudár a solucionar algo e me defino curiosa sobre assuntos q envolvem a mente humanaa mas hé que queria saber entre pediatria e psicologia quall eh o melhor o menos concorrido…. Me ajude. Meu futuro está p ser decididoo

  376. joyce cristina

    Nossa amei esse texto,me interessei a beça..To cursando o terceiro ano, penso em fazer psicologia ano que vem,mas fico na duvida entre psicologia e outros cursos não sei o que faço… :(

  377. sabrina

    tenho vontade de fazer psicologia para tratar até mesmo o meu psicologico!!! tenho 36 anos e tenho medo de não conseguir acompanhar os estudos pois estou a tempo parada…tenho duvidas entre psicologia ou pedagogia ????? so sei que preciso estudar para ter um futuro melhorrr

  378. Bárbara Amanda

    Olá, bom dia a todos!
    Tenho 18 anos, e estou no 3° ano do Ensino Médio.
    Como é meu ultimo ano, estou naquele período de decisões e sei que preciso tomar a decisão correta, pois profissão é para a vida toda.
    Eu particularmente, me identifico muito com a Psicologia e seus métodos. Minha personalidade, coincide com a de um profissional formado em Psicologia.
    Eu sou muito paciente em ouvir as pessoas, amo escrever, ler e criar. Gosto de expor minhas idéias e filosofar. As pessoas na maioria das vezes se aproximam de mim para desabafar, dizem que sou confiante e que meus conselhos sempre ajudam. Dizem que tenho o dom da palavra, de saber aconselhar e ajudar as pessoas. Sempre me coloco no lugar das pessoas e procuro entende-las de tal modo que eu consiga encontrar uma solução para o problema em que ela se encontra.
    O que me ajuda muito, é o fato de cantar e tocar instrumentos musicais. Isso me tornou uma pessoa mais comunicativa, desinibida e muito, mais muito sensível.
    Muitas pessoas dizem que levo jeito para ser Psicóloga.. Muitas dizem que sou Psicóloga particular rs.
    Me interessei pela profissão a mais ou menos uns dois anos. E desde então procuro me informar sobre o curso, o que estuda e como atua um Psicólogo no mercado de trabalho. E sinceramente? Estou cada dia mais apaixonada!
    Me tornei a melhor amiga do meu professor de Filosofia, que também é Psicólogo. Eu simplesmente adoro ele! O cara é demais. Adimiro e almejo essa profissão. Será mesmo que vou me dar bem? rs.

    Beijos a todos!

  379. Marília

    eu gosto muito de ouvir pessoas , e dar conselhos para elas , eu quis muito várias Profissões quando tinha 08 anos , agora com 15 quero ser psicóloga jurídica amei esse texto “

    • Andre

      Engraçado eu respondi essa pergunta e ela foi apagada. Eu espero que você não seja psicóloga com essa idade. Isso não é brincadeira é uma coisa muito séria. Eu mesmo não boto fé nem na psicologia(como profissão) que dirá numa garota de 15 anos. Não leve para o lado pessoal. Isso não pode ser encarado como carreira, eu mesmo já condeno esse site por mostrar isso dessa forma. Um estágio para psicólogo devia levar uns 15-20 anos. Só o estágio.

      • Luiz

        Não vejo dessa forma Andre, gosto da profissão e levo muita fé, pois muitos passam por dificuldades que as vezes só um profissional altamente preparado poderia de algum forma tentar resolver. E para que 15 ou 20 anos de estágio? Óbvio que seria melhor, nos prepararia mais, mas lidar com o desconhecido (mente humana) pode ser difícil até para um profissional de 30 anos de experiência. Somente mesmo pessoas, dispostas e interessadas para assumir o cargo, como vc não leva fé na profissão, talvez este não seja pra vc.

  380. sara

    meu sonho e fazer psicologia,fiz 4 semestres de ed física so que abandonei não gostei do curso,agora o que eu faço? vou atrás da tao sonhada psicologia estou em duvidas me ajudem

  381. ana paula

    amo psicologia,pelo fato de gostar de pessoas acabei conseguindo trabalhar em um lugar bom na empresa onde trabalho atualmente gosto muito de ouvir e amo mente humana,as mudanças de comportamento das pessoas ,o comportamento de cada uma delas a maneira com que cada uma dessas pessoas aproveitam a vida ,e outras coisas a mais , passo o tempo observando em cada uma delas ,mas não consegui até hoje entrar na faculdade para aprofundar mais esse conhecimento pois trabalho a noite e na minha cidade só tem esse curso a noite eu até hoje não consegui outro emprego para ganhar o mesmo valor que ganho pois não posso parar de trabalhar para estudar pois o emprego que eu estou ganho bem,e amo o que faço mas eu sei que uma hora vou ter que escolher e minha escolha será psicologia ,eu sei que vou conseguir fazer psicologia pois amo essa profissão….

  382. tamarys santos

    adorei a materia ..numca tive duvida em psicologia sempre quis fazer gosto muito de ler a ajudar as pessoas de certa forma sempre me achei muito boa pra isso todo mundo me conta coisas eh espera que eu diga algo que elas precisem escutar eu so nao tinha ceteza eh sua materia me ajudou muito obrigado ..beijoss

  383. elizangela moretto

    Me idendifiquei muito em psicologia,ja nao tenho nenhuma duvida do que eu quero.Essa materia é otima…Quero me especializar em psicologia juridica.Todos duvidam da minha capacidade,mas isso me influencia ainda mais em seguir esta carreira…Mes aos 17 anos,nao tenho mais duvidas.Agora é pra valer….

  384. Thiago

    Thiago 21 anos Bom meu intereçe em piscologia surgiu a alguns anos minha vontade primeiro foi direito depois historia dai moda dizem que tenho estilo e criatividade kkkk mas nao vem ao caso e passei por uma serie de conflitos interiores que nossa me fez aprender muito sobre sentimentos emfim uma serie de coisas como e essecial que o psicologo seja sencivel isso eu sou e um tanto empatico so nao sei se isso e legal mas tenho um de empatia as vezes me coloco tanto no lugar da pessoa pra entender que quase sinto a dor da pessoa acho ate que ja senti quando minha namorada tava com um problema de familia em uma vontade tamanha de me encontrar cheguei na piscologia quero cursar pelo grande valor que tem e muito interesante muito demais entender as pessoas conhecer (passei um periodo que quase entrei em depreçao foi sinistro) ajudar as pessoas com problemas eo mas importantes nao quero ser um ninguem o resto da vida

  385. Izabele

    Me interesso muito pelo curso de psicologia,tenho muita curiosidade e vontade de ajudar as pessoas.Já fiz teste vocacional e um dos resultados foi psicologia.Mas estou pensando também em hotelaria e turismo,pois vou fazer um curso de inglês e gostaria de usufruir disso também.

  386. Carol

    Meu nome é Carol ,tenho 18 anos.Psicologia me fascina..Gosto de conversar,dar conselhos,sentimentos e emoções valorizo muito..acho interessante pesquisar sobre personalidades e temperamentos ,porém não gosto de ler,sou impaciente !
    O que faço???

  387. Carol

    Estatística.Filosofia..Affs -_-

  388. ana carolina

    ola gente eu queria muito fazer Psicologia mais seila.. tenho um pouco de medo porque muitas pessoas fala para mim q um pisicologo toma as dores do pasiemte e isso meche um pouco com cabeça e com o emocional do psicologo isso é verdade ??

  389. gabriela

    meu maior sonho e mim torna uma psicologo eu acho incrivel entender o que se passa na mente de uma pessoa

  390. Alessandra

    Estou com muita duvida no que fazer,já fiz 3 semestres em administração e tranquei o curso,atualmente tenho uma loja a qual trabalho com meu marido e também trabalho com minha mãe que tem uma empresa de turismo para compras,mais não estou satisfeita com os 2 ramos em que atuo gostaria mesmo é de fazer algo que gosto, e me identifico muito com psicologia,sou sensível curiosa e gosto muito de ajudar as pessoas,me sinto flustra da em não ter me encontrado profissionalmente já estou com 30 anos e to me sentindo velha para começar do zero em uma área totalmente diferente em que atuo.

  391. Alex Scher

    Eu praticamente adorei a máteria, pois sou completamente facinado pela psicologia, em ambas as partes, Tenho a formação de Mestre Professor de Reiki,e sinto que preciso muito da psicologia, pois o meu principal interesse é na PSICOTERAPIA; PARABÉNS PELO MARAVILHOSO TRABALHO..

    BOA TARDE, LUZ, PAZ, AMOR E MUITA SABEDORIA!!!

  392. Érika Fernandes

    Oi, boa noite como muitos eu adorei e também tenho muitas duvidas se alguém puder me ajudar , AGRADEÇO DEZ DE JÁ ! Na minha família tenho 2 tias psicologas , e no qual elas dizem que eu levo jeito é tenho tendencia . ADORO ler , mais nada muito massante muito chato ( por isso que tenho medo de não gostar) , também tenho um grande defeito .. sou muito ignorante explosiva me irrito facilmente , más também tenho uma grande qualidade :sou observadora , gosto de explorar de especular tenho fome de sabedoria .
    Sou bastante curiosa . Gosto da profissão mais tenho medo de está me fantasiando , de pensar em ser algo e não ser oque eu pensava , termino o ensino médio agora essa ano e ano que vem entrarei em uma Faculdade mais ainda não se realmente se é isso que quero . Mais acredito que alguns já nascem com um ”DOM” (digamos) por exemplo : Um médico não e qualquer pessoa que nasce querendo ou com estomago para seguir essa área , a pessoa já tem um um pequeno DOM desde criança , não tem medo de sangue , sabe lidar com feridos sem grandes alvoroço . É já outros tendem a ficar nervosos e não saberem lidar com a tal situação mais querem seguir a profissão e estudão e se dedicam para ser um profissional . Estão ai os 2 lados da moeda , Mais a minha situação e que não sei dar conselhos , se eu estiver presente e ver o ato acontecer até tento mais e muito difícil , prefiro tirar minhas conclusões e ficar calada na minha . Minha mãe aposta todas as fixas que meu futuro será como psicologa . Mais será que consigo ? ESPERO QUE SIIM E ESPERO SER UMA GRANDE PROFISSIONAL , ESPERO RESPOSTAS :*

  393. Vitoria dos Santos Ferraz

    Pscologia parece ser uma profissão muito boa e complicada, me enteresso muito em pscologia pretendo quando crescer ser pscologa, mas já me contaram que não é facil! por isso tenho que estudar muito… sem a aprendizagem não conseguiremos nada absolutamente nada!!! bjs e boa sorteeee pata vcs bjsss…

  394. Jéssika

    Tenho a oportunidade de fazer de graça em uma ótima universidade um curso de graduação, porém já curso biomedicina, estou no 5º período e quero desistir , pois não estou satisfeita, estou em dúvida em psicologia ou fisioterapia? qual escolher? levando em conta salário, mercado, estágios e etc, principalmente aqui no RJ.

    OBRIGADA

  395. vanessacosta

    Pessoal!! Muito interessante o que todos estao dizendo sobre a psicologia, que de fato estuda o comportamento do outro. Porem meus caros colegas, o curso vai alem disto, e um curso bem complexo,no qual voce vai precisar se dedicar ao maximo,ler o triplo, fazer muitas interpretacoes e se entender antes disso tudo. Na academia de psicologia vc precisa comecar a fazer terapia, pois se vc nao se conhece, voce acaba entrando em conflito com muitas situacoes suas. Eu curso psicologia e estou no quinto periodo. O recado que eu deixo e que voces de fato tenham certeza do que querem, psicologia e um curso que vai muito alem do que vc imagina. boa sorte!

  396. Cláudia Daniela

    Eu tenho 27 anos sempre gostei de psicologia tenho muita vontade de fazer o curso. Gostaria de saber na opinião de vcs se vale a pena, apesar da idade fazer o curso de psicologia, pois o fato de conhecer os mistérios da mente humana me fascinam!

  397. Mayara

    Olá, meu interesse por psicologia é bastante profunda, mas a área que gostaria atuar profissionalmente é psiquiatria, por acaso teria de alguma forma, um estudante de psicologia pagar as cadeiras necessarias de medicina para fazer psiquiatria?
    Sua resposta ajudaria bastante, desde já agradeço;

  398. Cleidi

    olá, depois que eu comecei a ler um livro de psiquiatra augusto cury, percebie que psicologia é uma area que mim identifico muito, e estou muito interessada em fazer o curso,tenho 30 anos sera que é tarde?

  399. daniela rodrigues

    olá Pedro tenho 21 anos e de todos os cursos oferecidos na universidade o único que me interesso é o de psicologia , bom sou uma pessoa do tipo que gosta dar conselhos, ajudar as pessoas gosto de ouvir e dar minhas opiniões sou um pouco emotiva sinto na minha alma as dificuldades que as pessoa tem e compartilham comigo e desejo de qualquer maneira ajudar no que tiver ao meu alcance as vezes chego a me emocionar serio mesmo mais enfim queria que me ajudasse a ter certeza se tenho vocação para psicologia e outra coisa se me poder responder é qual a melhor área que você pode me indicar exemplo psicologia social ,clinica, educacional etc ,ha e sem esquecer quero fazer psicologia por que amo o curso mais também penso no meu futuro financeiro. Ficarei grata se me responder bjs.

  400. Fábio

    Boa tarde pessoal,
    Prezado Pedro, tenho 38 anos, sou concursado (segurança pública federal) e estou no terceiro semestre de psicologia, apesar da grande pressão por parte de colegas e familiares para que eu desista do curso porque acreditam que o retorno financeiro não seja interessante, continuo firme e forte, as vezes da um medo, por já não ser tão novo e ser homem, já que muitos começam bem cedo e são do sexo feminino. Mas tem sido tão prazeroso fazer psicologia, talvez porque as minhas duas graduações anteriores tenham sido na área de exatas.
    Minha grande dúvida é em relação a minha situacao depois de formado. Ja ouvi dizer que para fazer nome no mercado seria necessário fechar com algum plano de saude e assim ficar conhecido, procede essa informação?
    Sei que a psicologia é ampla, mas como nao pretendo largar meu atual emprego e sim atuar nas duas atividades, estarei “preso” a consultas ou terei outras oportunidades?

  401. Larissa

    Meu nome e Larissa tenho 16 anos, estou em duvida em relação a escolha da minha profissão, já estou terminando meus estudos,e queria saber se vale apena mesmo ser uma psicologa, fiquei agradecida si alguém me responder rs’ beijos

  402. Alana

    Assim como a maioria, eu também estava em dúvida entre o curso de direito e de psicologia. Tenho 17 anos e estou no meu último ano do ensino médio, mas pensando em ‘A profissão que tem mais haver comigo e a que eu vou ter para o resto da vida’ pude observar que a psicologia tem bem mais haver comigo pois, eu sempre observei o comportamento das pessoas e sempre me perguntei ‘O que faz uma pessoa cometer um crime?’, sempre gostei de ouvir as pessoas e elas sempre me pedem conselhos, sem contar que eu acho bem interessante entender melhor como funciona a mente humana do que entender as leis, mesmo gostando muito do ramo do direito. Pesquisei melhor sobre as áreas e a que me chamou atenção logo de cara foi psicologia jurídica.

  403. Nayara Oliveira

    Olá, bom eu estou cursando o 2 semestre em Publicidade, mas de uns dias pra ca andei pensando muito (muito mesmo) em psicologia. Alguns amigos meus me disseram que tenho tudo para ser uma grande psicóloga, pelo fato de que eu adoro dar conselhos (odeio quando alguém esta precisando de alguma orientação e não posso ajudar), sou daquele tipo de pessoa que quer saber o porque de você estar triste, o que aconteceu, quero saber detalhes, e assim tento buscar alguma palavra amiga, algum conselho. E sem falar que também adoro entender a mente humana. Sabe aqueles testes bobos de personalidade? É amo aquilo. Tenho curiosidades em entender o motivo de algumas manias (como por exemplo bater o pé quando se está ancioso, ou mexer várias vezes no cabelo). Outra caracteristica que dizem que tenho como psicologa é a Escrita e a paixão por leitura, amo ler e principalmente escrever! (Acho que por este “pequeno” comentário vocês já perceberam isso rs). Mas ai vem outras pessoas dizer que tenho tudo para ser (também) uma grande publicitária, pois tenho criatividade (meio estranhas e exageradas, ás vezes), gosto de ler, escrever e fotografias, gosto daquela movimentação “atrás das cameras” e dizem que sou comunicativa (apezar de eu achar o contrário). Enfim, estou com uma grande duvida em relação a que curso fazer. alguém poderia, sei lá, me dar uma ajudinha neste caso? :s

    • Alana

      Oi Nayara, como você já deve ter visto anteriormente, eu também estava pela mesma situação! E sabe como você pode resolve-lá? Pense na profissão que você quer para sua vida toda, a que tem mais haver contigo. Tente pesquisar melhor sobre cada uma, veja os prós e os contras. Bom, espero ter te ajudado.

  404. Andrea F. Cardoso

    Oi td bem….Olha sou técnica de enfermagem estou em um dilema sou apaixonada pelo que faço.Mais gostaria de faze Faculdade de psicologia porém muitas pessoas dizem que o campo é escasso e que o investimento é grande para pouco retorno.Por outro lado penso que vai de cada um.gostaria muito de trabalhar com familia ou criminal.Quero ser apenas mias uma psicologa quero estudar,fazer palestras meu sonho é não se mais um…Quero poder ajudar e fazer diferença oque vc pode me aconselhar…Obrigada.

  405. paula

    Estava meio em dúvida em qual curso escolher, psicologia ou nutrição, mas depois de ver os comentarios, agora tive certeza do que vou cursar, pois este ano termino meu ensino medio.E concerteza vou fazer psicologia.obrigada a todos que me ajudaram de certo modo. ;)

  406. Paula

    Olá, estou em dúvida sobre psicologia. Será que posso fazer esse curso mesmo sendo uma pessoa pouco sensível? E tbm eu acho que preciso de um psicólogo pois tenho um auto-estima baixo.Mesmo assim, me interesso pelo curso, mentes das pessoas e tals. O que você acha?

  407. Débora

    Bom; Até um tempo atrás não sabia ao certo no que investir quando o assunto era meu futuro profissional, mas depois de um certo período passei a me interessar muito pela área, talvez por ter pessoas na família com problemas psicológicos talvez. Não sei dizer ao certo a origem do meu interesse, mas sei dizer que tentar reverter a situação de quem tem transtornos e sofre com psicoses pra mim é um desafio maravilhoso. Fora a satisfação que deve gerar depois de ajudar uma pessoa a superar determinado problema. Sou apaixonada pela vida, e pretendo morrer lutando por ela! Bjo e obgada!

  408. debora alencar

    oi vou concluir o ensino medio esse ano e estou indesisa entre:eng.ambiental,administraçao,e agora pisicologia gosto de pisicologia sou uma pessoa sensivel,mas sempre ajo por conciencia pelo que é certo a se fazer,aconselho as pessoas que conheço pelo que se é certo a fazer e nao peloque seu ”coraçao manda” como dis a maioria siga ”seu coraçao” pq o coraçao se engana demais eu ajo assim,e nao por sentimentos mesmo quando isso diz respeito a mim mesma,o que vc acha que eu seria uma boa pisicologa.

  409. francielly

    tenho 16 anos gosto muito desse tipo de area que meche com o corpo humano desde pequena gostei, assim nao tenho em mente que curso fazer, isso requer muito cuidado pois essa area e para pessoas ajuda outras eu mesma amo da conselhos,escuta e tbm nao me entendo uma mente pequena querendo sonha alto mais eu me endentifico muito com letras mais tbm nao sei tenho minhas duvidas iiii sou jovem demais pra saber mais tenho que saber o q quero a vida continua neh

  410. Maria Caroline

    Oi, estou no 9º ano, e não sei realmente o que fazer no ensino médio, mas eu sou apaixonada por psicologia e quero seguir essa carreira… Queria saber o que eu faço no ensino médio, técnico em que? Ou, ensino médio normal?

  411. Sarah Mendes

    Olá Bom dia!!!
    Meu nome é Sarah meu apelido Sarinha eu tenho 34 anos eu pretendo vou prestar vestibular Psicologia e Nutrição queria ajudar tirar duvidas Psicologia e Nutrição eu estou estudando bastante quero passar logo vestibular quero entrar na faculdades…Quero fazer vestibular FPS,UNIFOR,UFC varias faculdades por favor me ajudar é mais Psicologia,Nutrição outro curso mais boas!!Desde já muito obrigada!!

  412. adriana

    nossa muito bom psicologia, depois dessa explicação sobre psicologia, eu decidi o vou vou fazer, só que o salario do psicólogo é muito pouco, para uma profissão tão importante e, só que é meu sonho, vou fazer assim mesmo…..

  413. Juliano maschio

    pode me dar uma definição clara e objetiva sem argumentos pra sabermos oque precisamos saber se temos aptidão em ser um bom psicologo.

  414. Bruna

    Olá! estou em dúvida em ser veterinária ou psicologa, pois, gosto muito de animais e de dar conselhos as pessoas.Alguém pode me dar algum conselho se devo seguir veterinária ou psicologia?

    • Namie

      Bruna primeiro você tem que pensar,qual das duas profissões combina com você.Na medicina veterinária você precisa gostar realmente de animais de várias espécies , porque você não vai apenas cuidar,você também terá que realizar cirurgias ,dando medicamentos para eles ou seja você estará cuidando de várias vidas,e será que estará preparada psicologicamente para ver coração,estomago e outros órgãos e fora as doenças tipo vermes?
      Já na psicologia você não apenas,vai dar conselhos,você terá que lidar com as dúvidas,problemas,depressão,problemas psicológicos.conflitos e outros.Ou seja você terá que lidar com a pessoa e com estado sentimental dela também.Você estaria disposta para ajudar a pessoa dependendo de cada caso?Pense bem viu!E outra dica siga seu coração,e faça oque realmente você goste!

  415. Fernanda Vieira

    Olá meu eu gostaria de saber se quando uma menina se corta por um menino e sofre e é capaz de matar alguem por amor isso é depressão ??
    fico muito agradecida se você me responder….
    Bjss
    :D

  416. Flavio Arthur

    eu estou cursando o segundo ano do ensino medio e desde a oitava serie eu queria ser psicologo. sempre gostei da area, mas assim como vcs disseram, e uma area muito concorrida principalmente no ramo clinico que e o que eu desejo, nao pelo dinheiro, quero atuar com as pessoas mais necessitadas,e por isso, minha familia tem medo que eu va passar fome kkkkkkk
    alem disso, eu moro em PE e o melhor curso de psicologia do estado esta no campus da UPE do interior, ademais que o segundo melhor tem uma concorrência altíssima(a oitava maior) causada pela escassez do curso no estado. e entao? “o que fará josé?”

  417. Ruana medeiros

    Olá! Estou com muita duvidaaa, pois já sou formada em Turismo e trabalho na área mais sempre tive interesse na área de psicologia pois sempre gostei de tentar entender a mente de uma pessoa e o que a leva a fazer certas coisas, porém pesquisei um pouco sobre o mercado de trabalho na psicologia e vejo comentários muito negativos e ai fico com medo em fazer uma segunda graduação e mim dar mal.

  418. Wilmara Marques

    Bom vou me formar esse ano já tinha uma afinidade nessa área de gostar de ajudar as pessoas e vi que psicologia era o que eu queria,fiquei em duvida pelos outros dizerem que as pessoas ficam doidas mas acredito em mim e no meu potencial e vejo que tem como separar o pessoal do profissional e é o que eu quero e não vou desistir *—–* e os comentários ajudaram bastante :D

  419. JEFERSON

    Olá Pedro:
    Meu nome é Jeferson, tenho 34 anos e sou funcionário público do Estado de São Paulo (exerço o cargo de escrivão na Polícia civil há cerca de quinze anos). No momento, encontro-me afastado do trabalho por licença saúde, pelo CID 10 (F19). Faço tratamento médico-psiquiátrico e medicamentoso.
    Iniciei neste semestre o curso de ciências biológicas, contudo, desanimei, quando passei a ter matérias atinentes à ciências exatas – que, além de não entender, odeio! -, motivo pelo qual fui obrigado a desistir do curso.
    Passei, então, a pesquisar outros cursos dentro da área de humanas e biológicas – pois sei, de longe, que exatas não é minha “praia”, e , para meu espanto, o curso de psicologia passou a ser de grande interesse para mim, isto, pois, nunca havia atentado para a profissão de psicólogo.
    Iniciei a realizar inúmeros testes vocacionais – não sei se estes, pela internet, dão tão certo assim…-, e todos eles me indicaram, dentre outras opções, o curso de psicologia.
    Tomei coragem e me inscrevi em um processo seletivo para o curso de psicologia (período noturno), em uma universidade famosa e dita bem conceituada, desta capital. Ah, a mensalidade também é bem acessível (R$ 498,00 – 1º semestre 2014), com nota 3 no ENADE/MEC.
    Pretendo, tão simplesmente, estudar, e me formar psicólogo, daí, verei o que vou fazer.
    Embora esteja “doente” (SIC) devido à motivos que só quem trabalha na área possa compreender, talvez, possa trabalhar com “psicologia forense” como perito criminal, isto caso eu continue na instituição….não sei! Pretendo estudar, me dedicar com afinco e ver o que acontece. Afinal, quer clínica melhor que uma delegacia de polícia?!
    Depois deste breve relato Dr. Pedro, dou para ser psicólogo?????

  420. Thamires Alcantara

    Ola, meu sonho é ser psicóloga sou fascinada por entender a mente humana, amo ouvir, e tentar ajudar as pessoas, e envestigar a solução dos problemas, só q eu estou no curso normal(formação de professores). Fico com medo de não consiguir ter uma profissão por causa do alto custo da faculdade hj em dia, assim resolvi fazer esse curso proficionalizante para garantir um futuro. Mas a cada dia q passa eu me sinto mais “um peixe fora d’ agua e tbm tenho a certeza q psicologia é a mimha vida. sou apaixonada por psicologia, mas o q devo fazer? pois estou na formaçao de professores e nao sei oq faço. alguem pode me ajudar?

  421. fabricia moraes

    Ola,amei os comentarios e estou decideda a seguir essa carreira tenho 18 anos.e ja spu bem decideda espero que deus mim bençoe por ter mim concedido essa area.i recomendo aos amigos!!!.

  422. Adriana

    Olá! Estou com muita duvidas.Pois tenho 38 anos,sou casada e tenho duas filhas ! foi agora que bateu a vontade de fazer uma faculdade. sou muito comunicativa ,gosto muito de incentivar as pessoas que estão com problemas e procuro sempre deixar elas felizes mesmo não há conhecendo ..as vezes tem pessoas que me procura para saber como estou pois elas se apegam em mim..gosto muito de procura saber quando tem alguém próximo a mim com dificuldades e procuro ajuda -lo..quero fazer Psicologia , mais quero a ajudar de vocês, e se a tempo pois tenho 38 anos…Desde já agradeço a todos .. bjoOks e fiquem todos com Deus !!!

  423. Joyce Ribeiro

    Boa tarde, eu quero fazer Psicologia, mas quero trabalhar na área de casal e família… Qual é a especialização?

  424. maria conseiçao s. s.viana

    por favor mim ajude a realizar meu sonho e q sou apaixonada pra fazer psicologia e meu grande sonho ser psicóloga amo essa profissão vivo sonhado não sei o q fazer pois não tenho recurso Nei um ainda carrego um remoço em enorme de não ter terminado os estudo meu pai não deixava hj sou casada tenho 3 filhos tenho 37 anos mim der uma resposta por favor mim ajude mim ajude por favor por favor por favor jesus cristo mim ajude q um dos seus filho veja essa mesg e mim responda amem

  425. Allan Marcelo Massaro Teixeira

    procurei tanto , mas tanto o curso ideal para mim. estava pensando em fazer biomedicina ou farmácia mas não gosto de trabalhar em laboratório mexendo em biologia e quimica. pensei bem . agora prefiro cursar Psicologia. tenho mais vontade de estudar o comportamento humano. e gosto mais de muita teoria.

  426. samanta janaina

    Eu não sei muito bem se é isso que quero, mais amo observar as pessoas, ver como se comportam, o que gostam, se estão felizes ou triste, gosto de ajudar, velas felizes.

  427. Josianny Lima

    Ola , Estou aqui porque desde cedo me enterecei na area de Psicologia !!
    Tenho apenas 15 anos e acabei de me forma :) Formei o encino Fundamental e tentei o Tecnico (IFMG) Tentei o cursso de Automaçao tentei faser o Tecnico primeiro que pelo menos se eu passar ja tento sair Formada na area de automaçao ,
    Mais porque escolhi Psicologia ??
    Gosto desde cedo entender as pessoas , entender oque passa na cabeça delas , ajudar da concelhos !
    Queria me forma em Pisicologia , porque a atuaçao no trabalho me chama bastante atençao !
    Gosto de ler Bastante Livros , entender as pessoas como cada uma delas sao , sao todas diferentes entender o lado delas saber oque ela precisam , ajudar ! Obrigada pela atençao !
    Por : Josianny Lima

  428. Becka Oliveira

    Sou do tipo de pessoa que ama ler, escultar, dialogar, dar conselhos, entre outras coisas.
    E sei que a psicologia envolve muito isso.
    Mas só tenho 16 anos e ainda tenho muito o que aprender.
    Finalmente achei um lugar pra estudar psicologia, e na minha escola tem vários livros sobre o assuno. Me interesso muito por eles.
    Queria saber, é muito difícil achar um bom lugar para trabalhar com isso?

    Vlwww ^^

  429. Janaina Santos

    Meu maior sonho é fazer psicologia,desde quando a conheci não penso em outra profissão,terminei o ensino médio ano passado e esse mes vou prestar o vestibular,estou morrendo de medo da matemática..rs números não me agradam, mas vou batalhar pra realizar esse meu sonho de poder estudar e entender a mente humana,de ajudar pessoas e ajudar a mim mesma,creio que minha missão aqui na terra é essa,e alguns comentários aqui me motivaram mais ainda..pra quem vai seguir na psicologia,tudo de bom!!Beijos..

  430. Jussara

    Tenho 45 anos e gosto muito de ouvir e ajudar as pessoas não dando palpite como ela deve fazer mas fazendo enxergar os dois lados
    quero fazer psicologia na Unimep.

  431. Ana Maria

    GENTE, ME AJUDA!
    Estou indecisa. Tenho Déficit de atenção e outros problemas psicológicos, e já passei dos 23 anos e não fiz faculdade ainda.
    Esse ano eu tenho a oportunidade fazer uma faculdade, ganhei uma bolsa, mas estou indecisa entre Administração e Psicologia.
    Sou uma pessoa muito fechada, mas gosto de entender a mente humana, é uma área que me interessa, mas não sou comunicativa, sou timida.
    Mas pelo que fiquei sabendo, é uma área que ganha mal, não quero perder 5 anos da minha vida pra ganhar mal. A vantagem de Admin é que posso trabalhar em várias coisas e pq tem mais vagas.
    Por favor, gostaria de um conselho de vocês.
    01/2014

  432. Raquel

    Olá! tenho 15 anos estou cursando o 2 ano do ensino médio e estou tendo duvidas sobre oque cursar pois me identifico muito com psicologia ..adoro observar as pessoas …e muitas e muitas vezes veem pessoas que não conheço,amigas minhas ou até mesmo familiares me contarem seus problemas e sempre adorei ajuda-los e aconselha-los mas estou em duvida mesmo minha personalidade sendo idealista e ter um desejo profundo em entender a mente humana e adorar ler …tenho medo de fazer psicologia e depois me arrepender sei que tenho uma vida inteira pela frente mas tenho insegurança em relação a minha vocação em relação ao meu futuro ..

  433. Amanda Pinheiro

    Vou começar minha faculdade agora em fev, estou muito feliz por escolher psicologia, mas tenho medo de não da certo. Pois minha irmã diz que não tenho perfil para ser psicologa por conta da minha sensibilidade ao tratar alguns assuntos.Fico as vezes chateada e ao mesmo tempo triste, pq eu não tenho apoio da minha família para fazer psicologia. Todos falam que eu sou muito nervosa e não vou consegui lidar com os problemas dos outros. Mas eu penso muito em me formar como psicologa e não dou ouvido para que eles falam. Pedro, o fato de ser nervosa e brigar com minha irmã e mãe, interfere na minha profissão? obrigada!

  434. Julia Letícia Barbosa De Souza

    Tenho um grande sonho em me formar em psicologia estou me aprofundando cada dia mais nos estudos e nos conseitos!!

  435. Camila Magalli

    Amei o teste e o resultado foi o máximo.Vou fazer psicologia.Também estou interessada em conhecer pessoas que gostam e estão interessadas no curso,por favor manda um convite para mim…identifique-se antes enviando uma mensagem no facebook.FACEBOOK(camila.aprophecy@hotmail.com) E-MAIL(camila.fiorini@live.com)

  436. Aricia Bastos

    Sempre me interessei por psicologia. acho o curso muito bom e interessante. Quero terminar minha faculdade e me especializar em Psicologia !

  437. Roseana Monteiro

    É horrível o que estou sentindo, pois sinto dentro de mim que psicologia, direito, nutrição me atraem; fiz e refiz dezenas de testes vocacionais; e sempre aparece S, social, o problema é que essas três áreas, cursos, aparecem juntos; o problema maior é o fato de eu gostar de todos esses cursos, e tenho plena convicção que serei muito bem sucedida se optar por uma desses cursos. Mas tenho medo, medo, medo, pois me sinto insegura, já que: e se no futuro eu me questionar: e se? Tenho medo, medo do desconhecido; medo de não ter segurança econômica que almejo, medo de não fazer algo por essa sociedade. Ajude-me?

  438. Karynne

    Olá,
    Desejo muito fazer psicologia. Me identifico com a profissão. Mas no momento estou impossibilitada, e devido a isso, estou me organizando a longo prazo para isso.
    A curto prazo penso em fazer um outro curso.
    Gosto muito de História mas não sei se eu poderia fazer esse “casamento”, algo no qual eu pudesse aproveitar depois.
    Minha outra opção é Recursos Humanos. É uma área que, segundo o que pesquisei, tem gerado muito emprego para psicólogos, mas não me atrai muito.
    Ficarei grata se alguém puder me ajudar!

  439. JOSY FERREIRA

    Faço 4 semestre de biologia …. tenho me interessado muito por psicologia …. a minha graduação em biologia me ajudara caso eu decida em cusar psicologia futuramente????

  440. Nice

    Para quem gosta de Direito e Psicologia e encontra-se indeciso como eu já fui..Pensei faço Psicologia e uma pós em Jurídica, pois dentro do direito não poderia exercer a psicologia. Foi exatamente o que fiz, segui meu coração e foco, hoje sou Psicóloga Clínica com especialização na área Jurídica. Também tinha dúvidas quanto aos ganhos, mas quando se dedica com amor, se dará bem em qualquer profissão.

  441. Ana Beatriz

    Uma pessoa timida pode fazer faculdade psicologia?? ou ira atrapalhar por ser timida??

  442. Sheila

    Gostaria de fazer psicologia para entender a mente humana e não somente escutar os problemas das pessoas, estou com 29 anos e me concluo minha graduação em Recursos Humanos este ano.
    No meu caso não seria uma idade avançada para iniciar psicologia?

  443. Rute julia

    Tenho a penas 14 anos e já tenho certeza de que psicologia é minha profissão adoro escutar as pessoas e entende-las mas agora quero ter a oportunidade de trabalhar em algum trabalho social

  444. valenia rebeca

    Bom,eu quero ser psicologa e já sei até em que parte da psicologia quero trabalhar:Psicologia do desenvolvimento da personalidade.acho que esse site já é um bom começo para decidir o que quer, adorei.

  445. jhulha

    ola… bom eu entrei nessa pagina para tenta tirar minhas duvidas sobre a profissão q quero seguir q e a psicologia …pois falta pouco tempo… bom entrei com duvidas mais ao ver tds os comentários e o texto sobre a profissão já tenho certeza do q vou ser daqui a uns anos =D

  446. Marcos

    Ola, gostaria de saber se a psicologia juridica e indicada para profissionais recem formados ou é melhor fazer alguma especializaçao antes

  447. maria jose ramos dos santos

    Estou cursando Psicologia,amo. Estou contente. muito muito difícil mas vale o esforço.Tudo pela humanidade…..

  448. Vini Bond

    Estou em dúvida entre psicologia e enfermagem,nao me importo muito com salario, minha maior preocupaçao é se vou realmente gostar da profissao e nao me arrepender depois.O q faço?

  449. adrielle

    oi, tudo bem? eu li o seu site e achei otimo, eu estou pensando em fazer psicologia, mas me disseram q psicologia e p/quem n tem mais oq fazer ou n tem outra opiçao, e q eu vou ficar louca, e tambem tem a questao financeira dizem q tem mt psicologo no mercado e mts estao desempregados(eu procuro me informar sobre a carreira de psicologia em alguns sites) eu corro o risco d n conseguir entrar no mercado d trabalho? eu sei q vai depender se vou ser uma boa profissional ou n mas keria saber se o mercado esta mt saturado, e um outro problema meu e q sou mt anti-social, quase n tenho mt amigos n tenho mt experiencia de vida, sou pessima dando conselho mas gostaria d entender e estudar a mente humana sera q isso me impede de ser psicologa?

  450. Juliana Motta

    bom, eu sempre sou indecisa em tudo rsrs. To indecisa entre Psicologia e Serviço Social , pois basicamente quero ajudar as pessoas a se entenderem e a entenderem o mundo. Meu objetivo é ajudar as pessoas ! Será que minhas condutas são suficientes ?

  451. andreia

    óla amigos tenho 39 anos quero fazer a faculdade de psicologia sera pra min tarde demais ou sera que vale apena estudar 5 anos por causa da idade mas amo fala orienta mas também sou chorana sera que irei consegui me ajudam me orienta tou perdiada desde já agradeço

  452. jammilly

    estou muito confusa comecei a fazer adiminstrçaõ e antes do primeiro semestre desistir vir que não era o meu perfil. agora estou aqui tentando mim identificar em um curso queria muito fazer psicologia sempre gostei ,ando dando conselho….. kkkkk mas não gosto muito de ler será que vou gostar do curso?

  453. Wilson

    Primeiramente queria dizer que este site é maravilhoso,e também dizer que eu tbm estava na duvida entre Arquitetura e Psicologia são duas áreas opostas so que acabei optando por ser Psicólogo pois é o que amo ser!!!

  454. camila ribeiro

    tenho dezesete anos e concluo o ensino medio em 2015, fiz um teste e passei. decidi fazer psicologia, mas tambem passei em agronomia, gestao ambiental, biologia, psicanalise. a melhor forma de se garantir no futuro e escolher uma area em que se tem vocaçao. eu amo o que vou fazer e sem pre tive vocaçao para ser psicologa. esse site me ajudou muito.. obg

  455. Elaine

    eu adorei o texto explicativo sobre psicologia agora eu realmente sei o que quero fazer e psicologia mesmo.Com foco,força e fé tudo da certo deus no comando de tudo.

  456. thiago gonçalves de araujo

    eu to em duvida sobre a psicologia e a medicina e eu não sei qual dessas duas profisoes eu quero,vc poderia me dar uma dica por favor.

  457. Paloma Cristina

    Oi Gente,tenho 16 anos,desde pequena eu queria cursa direito,mais de repente me veio um desejo enorme de cursa psicologia,mais eu estou na duvida,pois meus professores falam que eu não levo jeito na aria da psicologia só porque eu gosto muito de fala,vocês podiam me ajudar..

  458. Crislâine Roque

    Gentee ameii demais esse texto, agora mais do que nunca quero estudar e me formar e exercer essa profissão apaixonante que é !

  459. gabby

    … oi gnte ,n vi mt dos comentarios ,mais vi algun,q me influciaram ,na verdade to pnssando em fazer Psicologia,quero ser uma psicologa,,e preciso de um help d vcs ,,,tenho apenas 17.

  460. Hayane

    Quero ser psicologa!
    antes não pensava nisso,não q nunca tivesse pensado,mas já tive experiencias de vida q me estimularão a isso, minhas aptidões são relacionadas a essa disciplina, sou calma, observadora, sensível, me ponho no lugar da pessoa antes de tentar achar a solução, não julgo, tento achar soluções analisando tudo o meio, a pessoa, sua personalidade, seu nivel escolar, sua posição social,etc. O que me falta é ter ciência daquilo q estou falando para não passar a informação errada às pessoas e ao mesmo tempo saber que estou certa daquilo;outro ponto de dificuldade (o q eu tbm vejo como uma qualidade) é q sou mãe e no momento meu filho tem 3 anos o que me dificulta a estudar (não pelo estudo ma o tempo pra se estudar)isso é o q as pessoas falam… mas ser mãe pra mim me ajuda muito no processo de intendimento do ser humano, interpretação e como solucionar problemas.A pergunta é com o estudo que sua equipe tem estou certa no que estou falando e pensando ou apenas acho q estou certa? Tenho muitos quesitos pra ser uma psicologa o que me falta é conhecimento específico? aguardo resposta bj bj

  461. Amilton soarea

    Gostei muito da matéria. Esse é um dos meus sonhos.mas ainda me resta muitos dúvidas, logo em breve estarei ingressando na faculdade nessa área.

  462. Daniele

    Eu estou na dúvida entre adm e psicologia …
    Tenho uma empresa e gostaria de saber mais da parte técnica de gerir uma empresa…
    A psicologia gosto muito tbm e sei q tbm vai me ajudar a lidar com meus colaboradores.
    Me ajudem , por favor
    Rs…

  463. Eliz Samara

    Olá,sempre tive o hábito de ajudar amigos com os seus problemas, tenho muita vontade de estuda psicologia,mas as vezes eu fico confusa se é realmente essa profissão que eu quero pra trabalha o resto da minha vida.

  464. Thalyta Thays Silva de ALmeida

    Ola Boa Noite,to em duvida sobre engenharia quimica ou educação física você pode em ajudar nessa escolha ou uma ideia de como eu escolher.Obrigada beijos

  465. MAYARA

    Estou pensando em fazer psicologia e assistente social, o que acham?

  466. sandra

    Ameei!!realmente estava em duvida em qual carreira me formar mas a cada dia sei que essa e minha vocacao entender o outro ajuda lo gostei msm do texto e so ir atras partiu#psicologia#

  467. Allan Marcelo Massaro

    se estou certo disso penso agora em fazer psicologia.
    porque tenho mais facilidade em lidar com matérias de humanas e refletir sobre a vida e os pensamentos e comportamentos. acho o curso de psicologia legal.

  468. Allan Marcelo Massaro

    O QUE MAIS DETESTO É ESTUDAR FACULDADES QUE ENVOLVE MATEMÁTICA E FISICA. ACHO QUE PREFIRO HUMANAS MESMO , COMO PSICOLOGIA POR EXEMPLO

  469. Mateus Pires (Beyde)

    Psicologia não é Dom, não é Destino, não é comparação, não é cuidar de louco e muuuuito menos COMBINAÇÃO… É o comportamento do ser Humano, Não me venham escrever: AAAAAHHH MEU DESTINO SEMPRE FOI PSICOLOGIA PRQ EU DOU CONSELHOS, PRQ EU SEI OUVIR… Pois vão chegar em tal semestre no Curso e vão se revoltar com as matérias Super Tipo: “Uuuaauuu me Arrepio” não é nada do q eu pensei, pois é INTERESSE DE AJUDAR O PRÓXIMO SEJA COM OBSTÁCULOS OU SIMPLESMENTE FÁCIL… Pois não é Brincadeirinha

  470. Raissa

    ola eu tenho 15 anos e gostaria de tirar uma dúvida
    se no estudo da psicologia e necessário estudar cadáveres

  471. Rogério

    Olá Pedro
    Estou com uma grande dúvida.
    Sou formado em Engenheiro Agrônomo e graças a Deus sou concursado na área ganhando razoavelmente bem. Só que pretendo mais um curso superior. E é aí que está minha grande dúvida. Estou entre Psicologia ou Fisioterapia. Qual seria a melhor pra mim? Gosto das duas áreas. Só que eu tenho medo de escolher o curso errado e aí perder 5 anos em minha vida de estudos. Qual das duas áreas tem mais saída em termos de campo de trabalho? Me ajude. Me dê uma opinião sincera.

  472. Evelyn Tavares

    Estou em duvida entre a psicologia e a neurologia :/, não sei o que eu faço.
    Eu sempre quis fazer psicologia, mas a neurologia também me atrai muito

  473. Ana Karla

    Gostei muito dessa materia sobre a Psicologia,me ajudou a tirar algumas duvidas antes de prestar meu vestibular…e tenho certeza que quero fazer Psicologia mesmo

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!