Curso Técnico

Curso Técnico em Agronegócios

O profissional do curso técnico em Agronegócios é especializado em coordenar e administrar fazendas para tirar a máxima produtividade. Conheça os desafios da carreira de técnico em agronegócios.

A Carreira no Curso Técnico em Agronegócios

Técnico em Agronegócios

Habilitação:
Técnico em Agronegócios
Duração do Curso Técnico:
2 a 3 anos
Area:
Biológicas
Atributos do Profissional:
Detalhismo e Persistência
Salário Médio:
R$ 1817,00

A Agricultura e a Pecuária sem dúvida são atividades economicas essencias para o Brasil.

Contando com terra, água e uma grande variedade de climas, desde o Frio até o clima Tropical, pode-se dizer que o Brasil nasceu para ser uma Potência Agrícola.

Desde que o Brasil foi descoberto, em sua famosa carta ao Rei de Portugal, Pero Vaz de Caminha já disse: ” Nesta terra, em se plantando, tudo dá. ”

Especializado em administrar tanto a parte gerencial quanto a parte prática da fazenda, o profissional formado no Curso Técnico em Agronegócios é fundamental para que a Agricultura e Pecuária no Brasil cresçam ainda mais.

Como acontece em todo curso técnico, o curso técnico em Agronegócios oferece uma formação ampla.

Conhecedor prático das técnicas agrícolas, o técnico em Agronegócios atua durante toda a safra, seja calculando e planejando como a terra será adubada ou então fazendo os preparativos para a colheira.

Após a colheira inclusive, o profissional formado no curso técnico em Agronegócios continua seu trabalho coordenando a armazenagem e venda do que foi produzido, controlando os preços e buscando a máxima rentabilidade para o negócio.

O profissional formado no curso técnico em Agronegócios pode atuar em fazendas, indústrias que processam produtos agrícolas ( leite, carne, frutas, etc… ) e até mesmo no Governo.

O Curso Técnico em Agronegócios

A grade do curso técnico em Agronegócios varia de acordo com a Universidade e com a região, alguns cursos tem mais foco na criação de animais, outros no cultivo de plantas e outros em gestão, por exemplo.

No entanto, a base do curso é sempre aproximadamente a mesma, envolvendo matérias de Administração de Empresas, Gestão de Projetos, Biologia e principalmente muito conteúdo prático de Técnicas Agrícolas.

Dentro destes conteúdos práticos, relativos ao dia a dia das fazendas, se destacam Conservação do Solo, Fertilidade Agrícola, Manejo de Animais, Reprodução de Animais, Máquinas Agrícolas, Colheita, Drenagem e Irrigação.

A maioria dos cursos técnicos em Agronegócios se encontra em Universidades do Interior e grande parte deles possui uma ampla área para se fazer experiências a aulas práticas ( fazendas-modelo ou fazendas de estudo ).

Em geral, trabalhar e fazer aulas nas fazendas-modelo é a parte do curso preferida pelos alunos.

Curso Técnico em Agronegócios: Colaborando para Consolidar o Brasil como Potência Agrícola

Grade Básica do Curso Técnico em Agronegócios

  • Contabilidade Básica
  • Gestão de Projetos
  • Controle de Estoque
  • Biologia Geral
  • Química Básica
  • Fertilidade Agrícola
  • Técnicas de Produção Vegetal
  • Técnicas de Produção Animal
  • Reprodução Animal
  • Genética

Ciclo do Agronegócio: da Fazenda ao Supermercado

Agronegócio, Negócio Agrícola ou Agrobusiness ( nome Inglês ) são todas as atividades relacionadas a agricultura e pecuária que tem como objetivo final a produção de lucro.

O Agronegócio é a base da economia de vários países e parte fundamental também da Economia do Brasil.

Os profissionais de Economia costumam dividir a Cadeia de Produção ou Ciclo do Agronegócio em 3 partes:

1ª Fase do Agronegócio: Fazendas

A Fase das Fazendas do Agronegócio é base da Cadeia de Produção já que é das propriedades Rurais que saem todos os produtos agrícolas.

As fazendas, sejam elas Pequenas, Médias ou Grandes Propriedades Rurais consomem Adubos, Sementes e Máquinas, produzindo no final seus produtos vegetais ou animais.

Nesta fase, as propriedades rurais podem ser Multi-Cultura produzindo vários tipos diferentes de produtos ou então Mono-Cultura se especializando em um único produto, Café ou Carne por exemplo.

Os produtos que saem das fazendas alimentam a próxima fase do Agronegócio.

2ª Fase do Agronegócio: Processamento Industrial

Produtos tais como frutas, leite e carnes podem ser vendidos diretamente aos consumidores, no entanto, muitas vezes outras indústrias acabam comprando estes produtos das fazendas para poder industrializa-los.

Estas Indústrias de Produtos Alimentícios, uma vez que compram os produtos das fazendas os transformam e criam a partir deles novos produtos tais como Sucos de Caixa, Carne Enlatada, Chocolates, Óleo de Soja e Leite Pasteurizado ( leite de caixa ou saquinho ).

Estes produtos, por sua vez, são vendidos para o comércio e alimentam a próxima fase da cadeia do Agronegócio.

3ª Fase do Agronegócio: Comercialização dos Produtos Industriais

Uma vez disponíveis no mercado, os produtos industrializados são comprados por grandes atacadistas e estes por sua vez vendem aos Supermercados.

É nesta fase, que encerra o Ciclo do Agronegócio, que a maioria dos consumidores tem acesso ao que foi produzido lá na fazenda.

Exemplo do Leite na Cadeira do Agronegócio

Confira abaixo um exemplo de como um produto produzido na fazenda se comporta na cadeira do Agronegócio:

Ciclo do Agronegócio: Exemplo do Leite

Especializações da Carreira do Curso Técnico de Agronegócios

Dependendo do perfil do profissional ele pode optar pelas seguintes especializações dentro da área de Agronegócios:

  • Administração de Fazendas: Especialização do curso técnico em Agronegócios mais voltadas para a questão de Administração de Empresas, no caso, as empresas são propriedades rurais. O profissional cuida dos custos, compra de produtos, pesquisas de mercado e negociações com clientes e fornecedores.
  • Consultoria Agrícola: Especialização onde o profissional do curso técnico de agronegócios presta assessoria para os produtores rurais.
  • Gestor de Produção: Considerada a especialização principal da carreira, nela o profissional técnico em agronegócios trabalha botando a mão na massa coordenando os funcionários da fazenda.

Carreira no Curso Técnico em Agronegócios: Pontos Positivos

O principal ponto positivo da carreira do curso técnico em agronegócios é o tamanho da importância econômica e estratégica do mercado de Agricultura e Pecuária no Brasil.

Para se ter uma idéia, o Brasil é atualmente o maior produtor mundial de Café, Açucar, Álcool, Frutas Tropicais, Soja, Frango, Carne de Boi e Frango.

E em muito pouco tempo será também o líder na produção e exportação de Biocombustíveis.

Outra vantagem é a distribuição dos empregos, ao contrário do que acontece em muitas carreiras onde eles estão concentrados em poucas regiões, os empregos para os profissionais técnicos em agronegócios são encontrados por todo o Brasil.

Seja trabalhando no cultivo de Frutas no Nordeste, de Cana no Sudeste ou então de Soja no Centro-Oeste, são várias as opções.

Carreira no Curso Técnico em Agronegócios: Pontos Negativos

Como ponto negativo da carreira no cursto técnico em Agronegócios temos a competição que o profissional sofre por conta de carreiras relacionadas.

Embora profissionais de Agronomia e Medicina Veterinária tenham o foco na elaboração e planejamento de novos projetos ao invés da manutenção da fazenda como no caso do técnico de agronegócios, muitas vezes eles também fazem o trabalho do técnico.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados ao Tema: Curso Técnico

O que é Formação Continuada?

O que é Formação Continuada?

Entenda o que são os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC)

Curso técnico em Química

Curso técnico em Química

Saiba mais sobre o curso técnico em Química!

Curso técnico em Edificações

Curso técnico em Edificações

Saiba mais sobre o curso técnico em Edificações!

Cursos Técnicos em alta para 2015

Cursos Técnicos em alta para 2015

Saiba quais são os cursos técnicos promissores para 2015!

Curso técnico em Mecânica Industrial

Curso técnico em Mecânica Industrial

Saiba mais sobre o curso técnico em Mecânica Industrial!

 
 
 

Comentários:

  1. sandroJM

    Muito legal mesmo eu ainda penso em fazer um curso relacionado ao meio ambiente ou agronegocios, parabens pelo site muito bom.
    Gostaria de saber se vale apena investir nessa area com curso aqui no PR só que é na região metropolitana de Curitiba, qual curso posso fazer relacionadado com meio ambiente e agronegocios e afins que eu posso ter um bom emprego na capital.Valeu.

    • Pedro Addler

      Olá SandroJM

      Se você tem interesse em partir para a área de Agronegócios, Agricultura e Meio Ambiente te recomendo os seguintes cursos:

      • Curso Técnico de Agronegócios
      • Agronomia
      • Engenharia Ambiental
      • Gestão Ambiental

      No entanto, embora a região de Curitiba e arredores tenha sempre tido um bom desenvolvimento Agrícola em especial com a imigração de Europeus nos séculos 18 e 19, na região Metropolitana em sí, não há muitos empregos para a um profissional no perfil que você quer ser formar.

      Recomendo que depois de formado você se mude para o interior do Estado.

      • Leidiane

        Eu gostaria muito de fazer o corso de agronegócios moro em Belo Horizonte, Onde eu poso fazer este curso aqui em bh ?

      • Roney

        Olá Pedro Addler, gostaria de fazer uma pergunta, o curso de técnico em agronegócios tem algum registro em algum orgão, como CRA, ou algum outro? pois fiquei sabendo que apenas tem um certficado! Se souber alguma coisa passa para mim algum numero que eu possa entrar em contato! estou fazendo o curso no Mato Grosso do Sul e fiquei sabendo q n poderei assinar por nenhuma empresa (fazenda) pois n tem registro do conselho!!! Desde já agradeço!

        • ERIVAN

          agora foi aprovado o crea do tecnico em agronegocio

  2. Tania Ramiro

    Gostaria de saber onde posso fazer um curso técnico de agronegócios. Moro em Cotia-Sp.

    • Pedro Addler

      Olá Tania Ramiro

      Aí na região do Interior de São Paulo, recomendo você vai encontrar o curso Técnico ou Tecnológico em Agronegócios nas seguintes instituições:

      • FATEC Botucatu ( Faculdade de Tecnologia de Botucatu ): Curso de Agronegócios e Agropecuária

      • FATEC Itapetininga ( Faculdade de Tecnologia de Itapetininga ): Curso de Agronegócios e Agropecuária

      • UNICAMP Limeira: Curso de Agronegócios e Agropecuária

      • Michele

        Boa noite!
        Tem este curso em São Paulo?

  3. Bárbara anjos

    Oi Pedro, eu sou de Permanbuco e pretendo fazer engenharia ambiental, eu queria azer uma especialização.. serviria ou ajudaria um curso técnico em agronegócio? oque voce sugeriria como especialização pela minha área aqui?

    • Pedro Addler

      Olá Bárbara,

      Os cursos técnicos ajudam e muito em uma graduação!
      Sem contar que são um diferencial na hora de procurar um emprego.

      Boa sorte :)

  4. Cleyton Freitas

    Olá,moro no MT e estou em dúvida em fazer o curso de Agronegócio,nosso estado mesmo é um grande celeiro,só tenho o medo de encontrar dificuldades em me empregar,oque você acha?

  5. Messias

    Gostaria de saber onde posso encontrar esse curso no estado de sergipe ou bahia
    agradeçido!

  6. jeane

    sou formada nesta área, nao me arependo de ter feito o curso por ser amplo,e esta sendo muito bem destacando nestes ultimos anos.recomendo ese curso

    • Jaqueline

      Oi, boa noite!!!
      Onde você mora e onde você trabalha?? Vc falou que esta areá está sendo bem destacada nos ultimos anos, fiquei interessada em saber mais.

  7. Felipi

    Comecei esse curso ja faz uns 2 meses muito legal, e bom. Faço pela IFSp, so que tem receio de ñ achar campo (emprego), quando me formar, pois esse curso não é muito reconhecido ainda, moro em Barretos-Sp.
    O que vocês me dizem?

    • Evandro

      Felipi, sou tecnólogo em gestão em Agronegócio e é muito difícil de conseguir emprego na área, existem vários profissionais dessa área desempregados ou que não atuam o curso não é conhecido.

  8. Filipe

    Quero seguir esta área, porém estou indo para ensino médio ainda.
    Exista algum curso técnico nessa área.

    Grato

  9. Marcele

    Olá Pedro Addler
    Agronegócios é menos complicado e mais rápido para se formar do que em gestão ambiental?!E gostaria de saber também se é preciso ter o ensino médio completo para fazer um curso de Agronegócios ou de Gestão Ambiental.E em quais lugares do RJ tem esses cursos?

  10. Douglas Luan Rossi

    Olá Pedro.
    Estou em duvida se faço tecnico agropecuario ou se espero e faço faculdade de engenheiro agronomo. Estou fazendo o EM e é dificil de eu conseguir fazer o tecnico agora.

  11. Diego

    olá , estou em dúvida no que fazer … Ti ou agronegócio (embora sejam cursos bem distintos), tbm penso no lado do retorno financeiro, qual daria um retorno mais rápido ? moro em presidente prudente ; os cursos são na FATEC;

  12. junior garcia

    sou tec.em agronegocios parabéns , pela explanação da cadeia produtiva.

  13. marcos

    estou fazendo este cursos de saber se tem um livro bom

  14. marcos

    curso de agronegocio e muito bom

  15. lais antunes

    Nossa achei mito interessante o site,mas estou muito na duvida do que fazer,não sou boa em metematica,gostaria de uma opiniao sobre um curso legal….Obrigada

  16. lidineia

    olha tenho esse curso tecnico em agronegocio tecnologico duração de 2 anos e quero fazer um Pôs tem como na area de tecnico gostaria de atuar na area de projetos e não sei como!gostaria de esclarecimento como fazer!

  17. meu nome é antonio de sousa

    sou do ceará e gostaria de saber onde posso encontrar aqui mesmo o curso tec. de agronegócios. moro na região metropolitana, á mais ou menos 50km de fortaleza. tenho interesse nesse curso por que acho que tenho aptidão, gosto de terra ,de animais, por isso esse curso me interessa muito…obgd.

  18. Roiter

    Ola, eu cursando o curso tecnico de agronegocio, e depois desejar me formar em AGRONOMIA eu eliminaria muita materia por ja ter um tecnolo em agronegocio? me falaram que cursando + o – 2 anos de AGRONOMIA eu ja me formaria , isso é real?

  19. Juliane

    Boa Tarde…Tenho interesse em fazer esse curso…onde posso encontrar proximo a Jaragua do Sul SC…?

  20. Anderson

    Quero saber em qual conselho profissional o Técnico em Agronegócio é registrado. alguém pode me tirar essa dúvida?

    • Rogério

      talves seja o CREA que é o mesmo dos tecnicos agricolas

  21. manoel mendes pereira

    muito legal parabéns!moro em paragominas-pará

  22. roberto amaro

    como é que eu fasso para fazer o curso tecnico em agropecuaria adistancia

  23. Aline

    Oi Pedro!Sou do Tocantins e vou começar um curso tecnico em agronegocios moro no interior do estado por eu ter apenas 17 anos gostaria de saber se eu fiz uma boa escolha e se o mercado de trabalho nessa area esta se desenvolvendo mais?

  24. mikael

    olá sou do maranhão, mas precisamente do interior, bom estou indeciso em qual curso fazer, sendo que as opções não são muitas, aqui os cursos disponiveis são: tec. em enfermagem, radiologia, seg trabalho, analise clinica, edificações, meio ambiente e só. sendo que minhas aptidões são para area de artes, informatica enfim to sem ideia pra onde seguir se poder ajudar agradeço .

    obrigado!

  25. Dan

    Ola,
    Gosto muito de ler, leio sobre tudo, desde futebol até avanços científicos na agricultura. Passei em letras e agronegócio, mas ainda não decidi qual das duas opções devo ingressar.
    Não gosto muito da ideia de ser professor e gosto da parte de gestão. Pelo fato de gostar muito de ler estou interessado em seguir letras mesmo.
    Qual seria a melhor opção em meu caso?

  26. Aline

    Olá!comecei no curso técnico em agronegócios no Instituto Federal do Tocantins a menos de um mês estou gostando muito.espero ter feito uma boa escolha para garantir um emprego no mercado de trabalho!

  27. giordane costa neto

    Boa tarde! sou de Paracatu MG estou cursando o segundo período do curso tecnico em agronegócio na Unitec, atualmente trabalho com vendas e quero focar meu curso para área administrativa. depois que terminar o curso técnico é viável faser faculdade de administração de empresa ou devo faser somente agronomia?

  28. maria teresa da silva

    moro em sao miguel dos campos alagoas, e gostaria que aqui tivesse o curso técnico de veterinária, pois sou apaixonada por animais . beijos;

  29. Nathália correia dias

    Oi moro en serjipe e gostaria de saber se a região nordeste e adequado para fazer Agronegócio

  30. geovane matos feitosa

    ola sou de aral moreira meu nome e geovane gostei muito das dicas esse curso e legal

  31. Vanderson

    Parceiro tem muita Biologia?? Ja estou trabalhando na area, sou assistente administrativo em uma fazenda.. so porque muita coisa que estudei nem lembro mais..
    Tem esse curso a distancia?

  32. daniela cardoso

    Olá Pedro, moro no Pará, gostaria de saber se aqui é uma boa região para fazer um curso técnico de agronegocio? E aonde posso fazer?
    obg!

  33. Nayara Maria Ronchi

    Ola ,passei em agronegocio na Fatec, porem estou em duvida se faço,se seria um bom curso para futuro em relação a emprego tambem, onde poderia trabalhar?
    Obrigada

  34. Brenno Franklin

    Olá Pedro Addler…

    Eu faço faculdade de Engenharia Civil, e por isso gostaria de saber se existe ramo em que eu possa relacionar essas duas áreas ?
    Grato…

  35. ivonete

    afinal qual e a diferença entre agronomia e agronegócio? quais os pontos fracos de fazer faculdade de agronegócio a distancia? me ajuda!!!!!!

  36. Jaqueline

    Oi, boa noite!!!
    Tenho 16 anos ja vou fazer 17 esse mes e ano que vem pretendo fazer faculdade de agronegocio na FATEC de Mogi das Cruzes. Eu faço curso tecnico de Veterinaria, em Mogi também. Concluo o curso tecnico em Junho de 2014. Eu nao sei exatamente a carreira que eu quero seguir. Porem quero algo relacionado com animais e fora de laboratorios.
    O que você me diz de modo geral, sobre eu fazer o curso de agronegocio ?

  37. cledson gomes de sa

    estou no ultimo período do curso técnico em agronegócios!queria saber quais são os estados que tem mas empregabilidade na minha aria? e se poderem mi informa, se tem alguma especialização na minha aria se tem qual a melhor?

  38. Alessandro

    Boa tarde!

    Gostaria de saber qual a melhor universidade a distância para eu fazer o curso tec em agronegócio. Moro na cidade de Goiás-Go

    Obrigado!

    Alessandro

  39. cicero

    Bom Dia!
    sou tec. em agropecuária e vou fazer tecnologia em agronegócios, é verídico que se eu resolver fazer agronomia sera eliminado as matérias e com mais 2 anos passo a ser agrônomo.

  40. Dario

    Bem eu sou cursante de agronegocios segundo ano UEM-MOCAMBIQUE, Gostei bastante de ter essas informacoes. gostaria de saber se em brasil existe mestrado em agrobusiness?

  41. gabi

    Oi como tecnologa do agronrgocio sou uma gestora ou seja administradora rural? Posso assinar projetos

  42. Carlos Eduardo

    Olá, sou de Franca SP, interior do estado de São Paulo. Sou apaixonado pelo campo, embora não tenho conhecimento nenhum sobre agricultura ou pecuária.
    Estou pensando em fazer um curso superior, e como todos dizem – não há nada mais prazeroso do que viver daquilo que gostamos! Partindo deste principio, acha rentável que eu faça um curso de agronegócios embora não tenha nenhum conhecimento? Obrigado :)

  43. Beatriz

    Ola td bom. Gostaria de saber quando a gente termina de fazer o curso de Tecnico de agronegocio a gente faz estagio em qual local?

  44. evaldo sousa

    ola boa tarde gostaria de saber se existe curso de agronegócio aqui em belem e qual o preço e tempo de estudo,ja vistoriei o site de vocês e vi que e de duração de 2 ou 3 anos obg !!!!!

  45. Viviane

    Olá, pretendo ingressar na área agrícola, mas estou com dúvidas no que realmente devo fazer. Agronegócio ou engenharia agronômica? Qual a vantagem e desvantagem de cada uma?

  46. Danilo

    Ola, Boa Tarde!
    Gostei da pagina, mais como todos os outro tenho duvidas,gostaria de saber a empregabilidade.O mercado de agricultura e muito aquecida, mais pra este profissional, como seria.Sou de MG-Uberaba

  47. Geovano

    Sou formado em Técnico em Agronegócio,gostaria de saber se posso assinar documentos de pesquisas experimentais de fungicidas?????????????

  48. jackson clay

    Ola boa tarde moro em Brasilia e gostaria de saber se o curso de tecnologo em agronegocios é uma boa pedida e se o mercado de trabalho é promissor

  49. franciely

    ola
    estou fazendo faculdade de tecnóloga na área de agronegócio
    queria saber se tenho chance de arranjar emprego nessa área depois do termino da faculfade
    aqui no norte do parana….

  50. Rodrigo

    Me formei em técnico em Agronegócio e dois anos depois de muita procura, não achei emprego relacionado a área

  51. Erica pereira de souza brito

    estou iniciando neste curso e ja estou apaixonada eu amo tudo da terra eu acho que eu vou me encontrar agradeço a deus por ter tido a oportunidade de ter a oportunidade

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!