acidentes

Curso Técnico em Segurança do Trabalho

Segurança do Trabalho é o ramo que estuda as normas e as leis de segurança dentro das empresas. Dessa forma, pretende orientar funcionários e prevenir possíveis acidentes.

Técnico em Segurança do Trabalho

Habilitação:
Técnico em Segurança do Trabalho
Duração do Curso:
2 anos, em média.
Área:
Humanas
Atributos do Profissional:
Interesse pelas atividades da empresa, capacidade apurada de percepção de acontecimentos.
Salário Médio:
R$ 2.261,60

Técnico em Segurança do Trabalho

Segurança do Trabalho engloba um conjunto de práticas fundamentadas por leis e normas de modo a orientar os funcionários de uma empresa visando prevenir o ambiente de trabalho de doenças ou acidentes. O profissional desta área deve ser bastante atento e possuir ampla visão do futuro que a empresa pretende atingir, facilitando assim, a previsão de possíveis acontecimentos.

Um acidente de trabalho acontece quando um funcionário sofre alguma lesão, seja ela física ou mental, enquanto exerce as suas atividades dentro da empresa. Essas lesões se tornam graves quando ocasionam perda ou redução das funções trabalhistas ou até mesmo a morte do funcionário.

São ainda consideradas acidentes de trabalho, as situações que ocorrem com os funcionários nos trajetos que percorrem, da casa para empresa ou vice-versa, desde que o funcionário faça o mesmo caminho todos os dias.

Os acidentes de trabalho geralmente ocorrem em situações imprevisíveis, causadas por funcionários despreparados ou que estejam em condições inseguras, pelo próprio ambiente de trabalho, no caso de mão de obra de risco. É função do técnico em segurança do trabalho prevenir que esses possíveis acidentes não venham ocorrer dentro da empresa.

Em cada empresa deve existir pelo menos um técnico em segurança do trabalho, dependendo do número de colaboradores e do risco em que ela se enquadra, para orientar e prevenir a possível ocorrência de algum tipo de acidente no período de trabalho.

O Curso Técnico em Segurança no Trabalho

Um curso técnico abre as portas para o mercado de trabalho já que há uma grande necessidade de mão de obra qualificada nos dias atuais. Escolher um curso de nível técnico pode ser a opção mais rápida para aqueles que desejam uma formação em pouco tempo.

O curso Técnico em Segurança do Trabalho tem duração média de 2 anos e qualquer aluno que esteja cursando ou que já tenha cursado o ensino médio pode se inscrever nas diversas instituições que o disponibilizam.

O curso tem por objetivo formar profissionais que se preocupam com o bem-estar dos colaboradores. É esperado ainda que os colaboradores cumpram as leis e normas de segurança necessárias para que se evitem os acidentes na empresa.

As disciplinas básicas oferecidas no curso são:

  • Introdução à Segurança no trabalho;
  • Desenho Técnico e Informática;
  • Higiene, Medicina, Ergonomia e Segurança do Trabalho;
  • Sociologia e Psicologia do Trabalho;
  • Legislação e Normas Técnicas;
  • Química e Biossegurança;
  • Resgate e Saúde Ocupacional;
  • Prevenção e controle de perdas, incêndios, explosões e desastres.;
  • Suporte Emergencial à vida.

Além disto, para o aluno conseguir o diploma de Técnico em Segurança do Trabalho deverá concluir um estágio supervisionado e apresentar um relatório.

As Melhores Instituições

De acordo com o portal de cursos do Ministério da Educação (E-MEC), as melhores opções são:

  • Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) – São Gonçalo – RJ;
  • Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP) – Palmas – TO;
  • Centro Universitário Barão de Mauá (CBM) – Ribeirão Preto – SP;

Mercado de Trabalho

O Brasil está na lista dos países que mais apresentam acidentes trabalhistas. Por essa razão, o mercado de trabalho para quem deseja seguir a carreira de Segurança do Trabalho está em alta. A atuação de um profissional desta área é bem vasta, podendo trabalhar em empresas públicas ou privadas, hospitais, sindicatos ou em órgãos oficiais, entre outros.

De acordo com o Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho no Estado de São Paulo (SINTESP), o salário para um técnico em segurança do trabalho é, em média, R$ 2.261,60 por mês.

As funções de um técnico em segurança do trabalho são, entre outras:

  • Indicar qual dispositivo de segurança ou norma deve ser utilizada em determinado setor da empresa.
  • Visitar as instalações da empresa e verificar se há equipamentos ou condições arriscadas de trabalho.
  • Sugerir eventuais modificações para garantir a segurança dos funcionários.
  • Elaborar relatórios de acordo com as observações feitas no processo de visitação das instalações.
  • Promover projetos de segurança e saúde no trabalho, a fim de orientar os colaboradores sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho.
  • Programar políticas de qualidade, responsabilidade social e preservação do meio ambiente.
  • Verificar se os dispositivos de combate a incêndios estão em boas condições e se as saídas de emergência estão bem localizadas.
  • Se empresas terceirizadas forem contratadas, comunicar e entregar os dispositivos de segurança aos funcionários delas.
  • Manter sempre um registro de irregularidades dos funcionários no que diz respeito ao não cumprimento das exigências de segurança determinadas pelo técnico.
  • Prezar sempre pelo bem-estar do funcionário, procurando atender às necessidades de segurança e saúde de cada um.
  • Investigar as causas que levaram ao acontecimento de determinado acidente e prevenir para que não haja uma segunda ocorrência.

Um bom profissional deve buscar constante atualização, estar atento ao que acontece nas empresas e fazer pesquisas a respeito da área em que atua. O bom técnico em segurança do trabalho deve se relacionar bem com as pessoas e procurar passar as orientações de forma que os colaboradores não se sintam obrigados ou coagidos a seguirem-nas, alertando-os para que percebam a necessidade delas para a segurança de todos. É de fundamental importância que esse técnico faça uma boa análise do ambiente em que trabalha e procure mapear os possíveis acidentes futuros.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados aos Temas: acidentes e Curso Técnico

Gestão Hospitalar

Gestão Hospitalar

Saiba como é o curso de gestão hospitalar, as melhores faculdades e o mercado de trabalho para esse profissional

Agropecuária

Agropecuária

Saiba como é o curso de agropecuária, as melhores faculdades e o mercado de trabalho para esse profissional

Curso Técnico em Enfermagem

Curso Técnico em Enfermagem

Conheça o curso de técnico e enfermagem e entenda os desafios da profissão!

Curso Técnico em Informática

Curso Técnico em Informática

Fique por dentro do curso técnico em informática! Conheça os desafios do curso!

 
 
 

Comentários:

  1. Alan Redin

    Olá, Gostaria de saber se à,alguma graduação
    que se aproxime do curso Técnico de Segurança do Trabalho!!!
    desde já grato.

    • Ludmila

      Geralmente quem forma em técnico de segurança do trabalho, faz graduação de Engenharia Civil, Engenharia de Produção ou Gestão Ambiental. São cursos que possuem matérias relacionadas a segurança, meio ambiente e normas regulamentadoras especificas na sua grade curricular. Já a pos graduação em Segurança do trabalho, só pode ser realizada por profissionais que possuem o CREA, ou seja, engenharia ou arquitetura.

      • MAURO LUCIO F DA COSTA

        Caso venha trabalhar em uma prefeitura, quais cursos seria melhor para complementar o meu curso técnico em segurança.

    • cintia

      ola Alan
      graduação como tecnólogo em segurança do trabalho, vc pode acha-la pela unopar, seu método de ensino é Ead

  2. Juliano Cardozo Ribeiro

    Bom a máteria está muito coerente com a realidade do TST, no entanto para um recem formado fazer um estagio é muito dificil, pois poucas empresas disponibilizam esse estagio, ela já procura um TST formado.
    A tambem a area em que vc quer atuar, assim vc realiza outros cursos complementares, pois apenas possuir o curso técnico já não é mais uma vantagem.
    Um bom TST tem que ter outros cursos como uma graduação superior, ingles e cursos relacionados as NR das quais vc estara atuando na empresa.
    Então alerto a todos caso queiram seguir nessa carreira que por sinal é magnifica, tenham total conhecimento dela e não procurem ela por causa do salario empregado, pois quando vc termina o curso vc vê que um TST ganha pouco pela responsabilidade empregada a profissão.
    Do resto é uma profissão magnifica da qual me orgulho muito em estar fazendo parte.

    Juliano Cardozo Ribeiro
    Técnico Seg. do Trabalho

    • Sandro Ferreira da Silva

      Juliano, boa tarde! Sou formado em Direito, gosto muito de trabalhar com normas, legislação etc… Tb de interagir com as pessoas, sou meuito comunicativo e preocupado com as questões ambietais, estou fazendo o curso tecnico em segurnaça do trabalho e acredito ter o perfil, gostaria de saber, se o fato de formado em Direito ajuda na profissão de TST??? Obrigado.

  3. jose ferreira garajau

    eu queria fazer curso tecno segurança do trabalho;jose sera que tem tem jeito de fazer esse curso pela internet.mande uma resposta pramim mais rapido possivo.OBRIGADO

    • Ludmila

      Este curso é presencial, mas você pode fazer cursos complementares nessa área pela internet, e a carga horaria de estagio obrigatório são de 200 horas.

    • odineia

      Boa tarde josé você pode fazer o curso a distância pela cefet entre no site e se informe quando sera o próximo concurso, espero ter ajudado

  4. simone ramos

    eu acabei a parte do curso de tst,preciso fazer as horas estágio obrigatorio da grade ,portanto eu não sei quantas horas tenho que cumprir .sei que as horas foram mudadas recentemente mas não sei pra quanto .preciso dessa informação .agradeço desde já.

    • Ludmila

      A carga horaria de estagio obrigatório são de 200 horas.

  5. Tatiana Fagundes

    Gostaria de saber quais os procedimentos que a empresa deve seguir para obter um tecnico Segurança do Trabalho?
    Preciso de uma resposta rapida e resumida

    • Ludmila

      Não existe um numero especifico, pois vai depender do ramo em que a empresa trabalha e a necessidade de TST,geralmente empresas com 100 funcionários ou mais.

      • Rita

        Boa tarde, me formei como tec em seg. do trabalho, fiz o estagio, porem não consegui mais nada na área.
        Estou tendo a oportunidade de fazer um tecnico em enfermagem. ajudaria como complemento ao tec. em seg. do trabalho?
        Obrigada.

  6. maxwell fernandes

    muito bom essa pagina vcs estao de parabéns tem muito conteudo importante

  7. Ludmila Paiva

    Gostei muito da matéria sobre o curso técnico de Segurança do trabalho,realmente o curso é muito interessante, porem a realidade é bem cruel. Conseguir estágio nessa área é muito difícil, e as empresas estão cada vez mais exigentes,geralmente querem profissionais com muita experiencia, CNH B, disponibilidade para viagens,inglês,cursos de NR’s e afins… tem empresas que só contratam homens. tem que gostar e dedicar muito, porque estressa bastante e o retorno financeiro nem sempre é o desejado.

  8. lucas nogueira pedroso

    fiz o curso mas nunca atuei na área gostaria de saber quais as melhores regiões para atuar na área

    • Ludmila

      Principalmente Sudeste e Nordeste, pois a demanda devido a muitas obras é imensa nesta área.

    • Keitty

      Em Cuiabá Mato Grosso! Estamos Sediando a Copa. Salario medio R$ 3.000,00

  9. Ângela..

    Decidi fazer o Curso técnico de Segurança do Trabalho,porém tenho algumas dúvidas.
    Como estou saindo do Ensino Médio agora,preciso de uma coisa que me dê resultados rápidos.Bom,gostaria de saber se esse curso está em alta,se há boas oportunidades de trabalho.Se compensa realmente ser feito? Ajuda ai gente…

    • Ludmila

      Por experiencia própria, percebi que grande parte das empresas ainda consideram esse curso masculinizado, apesar das mulheres terem uma participação ativa nesta profissão. Os requisitos que as empresas buscam atualmente são:sexo masculino, solteiros com disponibilidade para viagens, CNH B, inglês e informatica intermediário,Brigada de incêndio e emergência, instrutor de CIPA, NR 18 e outras NR’s de acordo com a área de atuação, experiencia minima de 2 anos e ótimas referencias. Tem que ter muita sorte de conseguir um estagio muito bom durante o curso, mais sorte ainda para ser contratado e um “QI” maior ainda para permanecer na área e conseguir oportunidades melhores. As empresas geralmente querem investir o minimo em Segurança do trabalho, pois acham que é um gasto desnecessário. A demanda é alta, o retorno é a longo prazo e complicado, como eu falei anteriormente, depende de vários fatores decisivos. Boa sorte!

  10. Rutty Ursinio

    Estou terminando este curso e preciso muito de encontrar um estágio para complementá-lo. É um curso muito bom e uma profissão promissora para o futuro.. Preciso de sorte e boa sorte pra quem está nessa caminhada também!

    • Ludmila

      Continue investindo em cursos Rutty, porque são muito importantes para seu desenvolvimento profissional.Dois fatores muito importantes que “ajudam” muito são o curso de inglês e a Carteira de Habilitação na categoria B, pois empresas multinacionais e grandes obras geralmente exigem. Formei em julho de 2010, e só depois de 7 meses que finalmente consegui uma oportunidade de estagiar… além de ter que revisar toda a matéria novamente, fiz cursos extra curriculares. Na teoria tudo é mais fácil, na pratica tive muitos desafios e obstáculos para superar, pois as empresas ainda não valorizam e nem investem na área de segurança do trabalho. Percebo que as empresas exigem demais e o mercado ainda é machista. Depois que acabou meu estagio, nunca mais consegui emprego nesta área, mesmo assim não me arrependo de ter feito este curso maravilhoso, é uma profissão que me orgulho muito apesar de tudo.Boa sorte!

  11. patricia christovão

    Boa noite, estou com duvidas sobre quais cursos fazer em 2013, fiz curso de aux. administrativo, aux. de pessoal e almoxarifado pelo senac meu objetivo e fazer tecnólogo em logística em 2014, mas em 2013 estou em duvida entre fazer tec em seg do trabalho ou tec em administração, embora não seja boa em matemática, sou esforçada o que me sugere?

  12. 824326340

    A materia aqui apresentada e bastente rica para aqueles que almejam ser bons profissionais.
    A professionalizacao faz parte de educacao nao formal, educacao esta que qualquer um precisa para a sua seguranca dentro duma empresa.
    Sou docente de Nocoes de Empreendedorismo no E.S.Geral por isso gostaria de ter mais materia acerca deste assunto.

  13. lucilene almeida

    amei a materia vcs são maravilhosos.

  14. Rosa Odete

    Me formei no curso técnico em segurança do trabalho no ano passado, fiz o estagio na empresa na qual eu trabalhava, mas não consegui ate hoje uma oportunidade de emprego, por favor se tiver algum site que posso me candidatar para as vagas me avise, também gostaria de saber como faço para adquirir o registro na CTPS já que na minha cidade não tem sindicato da categoria.
    Desde já agradeço pela atenção

    • Vagner

      Verifica a NR27 q fala sobre o registro q deve ser feito junto ao MTE.

    • Ludmila

      Procure o Ministério do trabalho da região mais próxima de onde reside, os documentos necessários para o registro são copia e original de carteira de trabalho, identidade, comprovante de endereço e certificado ou diploma da instituição de ensino. Em relação a emprego, tem vários sites de empregos pela internet, é só pesquisar que encontra. boa sorte!

  15. Andre valério

    Olá,estou para começar o curso de tst gostaria de saber quais são os outros cursos complementares para que eu seja um profissinal de destaque além do inglês,alguém me responde plis.

    • Ludmila

      é importante ter inglês intermediário ou avançado, pois geralmente as multinacionais e grandes obras exigem. Faça o curso de Brigada de Incêndio e Emergência, Primeiros Socorros, instrutor de CIPA, NR 18 e outras NR´s dependendo da área que for atuar.Informatica intermediaria, CNH B é essencial! as chances de um técnico de segurança do trabalho arrumar emprego sem carteira de motorista são minimas.

  16. Mariana

    A materia sobre o curso Tecnico de Segurança do Trabalho esta muito boa. Terminei o meu curso em dezembro de 2012,aqui o mercado pra estagio so funciona a base de “QI”,ou seja QUEM INDICA. Tenho alguns cursos extras,como Bombeiro civil,Supervisor de Trabalhos em altura e espaço confinado, mas ainda assim ta muito dificil.Bom,eu gostei do que vi na teoria,mudei muitos habitos e pratico segurança todos os dias,na minha casa,no meu trabalho,por onde ando busco a segurança acima de tudo.
    Quero estagiar logo,pra saber como é atuar na area e começar minha carreira.

    • Ludmila

      Continue investindo em cursos Mariana, porque são muito importantes para seu desenvolvimento profissional.Dois fatores muito importantes que “ajudam” muito são o curso de inglês e a Carteira de Habilitação na categoria B, pois empresas multinacionais e grandes obras geralmente exigem. Formei em julho de 2010, e só depois de 7 meses que finalmente consegui uma oportunidade de estagiar… além de ter que revisar toda a matéria novamente, fiz cursos extra curriculares. Na teoria tudo é mais fácil, na pratica tive muitos desafios e obstáculos para superar, pois as empresas ainda não valorizam e nem investem na área de segurança do trabalho. Percebo que as empresas exigem demais e o mercado ainda é machista. Depois que acabou meu estagio, nunca mais consegui emprego nesta área, mesmo assim não me arrependo de ter feito este curso maravilhoso, é uma profissão que me orgulho muito apesar de tudo.Boa sorte!

    • Suellen Serakides

      Olá Mariana, também me formei em dezembro de 2012 e estou estagiando, realmente vc tem que ter um “QI” pq ai fica mais facil, mas uma dica que eu possa te dar é vc sair entregando curriculo nas empresas,agências de RH e sites de empregos,pelos cursos extras que vc tem, achei que seria mais fácil. Mas boa sorte.

  17. Elinelson

    Queria saber se quem esta cusando o ensino médio pode fazer o curso tecnico de segurança do trabalho

    • Ludmila

      Tem que ter ensino médio concluído.

  18. vanessa ingrid

    Olá gostaria de saber se o técnico em administração hoje em dia é uma boa escolha para o mercado de trabalho.
    Grata…

    • Ludmila

      O curso superior é bem mais amplo e tem mais oportunidades de estagio e emprego.

  19. beliane ribeiro

    gostaria de saber se da pra fazer esse curso pela internet,e qual o site mais seguro??agradeço desde ja uma resposta

    • mundoseoatgc

      Isso dependerá da instituição de ensino onde você deseja fazer o curso. Ela deve possuir o ensino a distância do curso técnico desejado.

    • Ludmila

      Geralmente este curso é presencial, mas você pode fazer cursos complementares nessa área pela internet, e a carga horaria de estagio obrigatório são de 200 horas.

  20. vanessa monteiro

    queria saber se o mercado ja estar saturado em tecnico em segurança do trabalho?
    estou em belem do para

    • Ludmila

      O mercado não está saturado, na verdade ha uma demanda enorme de mão de obra qualificada e com experiencia.é importante ter inglês intermediário ou avançado, pois geralmente as multinacionais e grandes obras exigem. Faça o curso de Brigada de Incêndio e Emergência, Primeiros Socorros, instrutor de CIPA, NR 18 e outras NR´s dependendo da área que for atuar.Informatica intermediaria, CNH B é essencial! as chances de um técnico de segurança do trabalho arrumar emprego sem carteira de motorista são minimas.

  21. Kelly

    Olá,estou para começar o curso de tst gostaria de saber quais são os outros cursos complementares para que eu seja um profissinal de destaque além do inglês,alguém me responde

    • Ludmila

      é importante ter inglês intermediário ou avançado, pois geralmente as multinacionais e grandes obras exigem. Faça o curso de Brigada de Incêndio e Emergência, Primeiros Socorros, instrutor de CIPA, NR 18 e outras NR´s dependendo da área que for atuar.Informatica intermediaria, CNH B é essencial! as chances de um técnico de segurança do trabalho arrumar emprego sem carteira de motorista são minimas.

    • Suellen Serakides

      Kelly, durante o curso os próprios professores te indicam os cursos, e normalmente nas escolas as empresas fecham pacotes com os alunos para façam os cursos. São eles; trabalho em altura, espaço confinado,primeiros socorros, brigada de incêndio.

  22. Vagner

    Vejam bem, a profissão de TST é uma boa escolha, porém não deve ser escolhida pelo salário, até pq seria um equívoco, não ganha bem e menos ainda se comparardo com a responsabilidade que se tem sobre o cargo. Pelo mercado, sempre tem e sempre terá vagas para TST, porém, o mercado cada vez mais, escolhe os melhores, assim como em qualquer profissão. Então, atentem-se e empeenhem-se para buscar diferenciais, que são eles que darão a direção de cada um.
    Sou TST formado e digo isso por experiência própria. Abraços.

  23. júnior

    Estou fazendo o curso,e estou gostando bastante,o meu conselho pra quem estar,se dediquem-se cada vez mais.

  24. Junior Dantas

    OLa! muito boa a matéria.

  25. rose

    nossa mt bom site! vou estudar me especializar e realizar nesta area! estao de parabens

  26. Luiz Gabriel

    e Se eu tiver um curso Técnico de Logística, e Fazer o de Segurança no Trabalho, é um bom complemento???

  27. Marcia Bunes

    Boa tarde!
    Estou fazendo o curso de Segurança do trabalho do Senai pela internet, será que consigo um estagio em alguma empresa? Na realidade estou fazendo um curso que tem duração de dois ano em praticamente um mês!è valido?
    obrigado

  28. edilson lopez

    oi sou ex aluno da evolute cursos profissionalizantes de cuiabá mato grosso minha aerea é logistica e segurança do trabalho. estou enviando para alfa petróleo e derivados de cuiabá mato grosso. obrigado 065 81133963

  29. João Rafael

    Oi gostaria de tirar uma dúvida,sei que existe o curso técnico de segurança do trabalho,e vi na uniasselvi graduação tecnológica em segurança de trabalho com 3 anos de duração….alguem sabe me explicar se é a mesma coisa??ou o que diferencia?qual é o melhor?adorei a matéria e os comentários.abraços e Obrigado!!!

  30. Almir Rodrigues Carvalho

    Eu só quero fazer o curso técnico de segurança do trabalho á longa distância.

    Cidade de Marilia
    SP.

  31. ANETE

    Boa tarde, gostei muito das explicações. Estou fazendo o curso pelo SENAC-RN, não sei, mas acho que não terá estágio.Gostaria de saber onde aqui em CAICÓ-RN posso procurar.

  32. gizerlite magalhaes

    tenho 42anos e gostaria de saber se é tarde para começar um curso de tst ,até q idade as empresas ainda contratam?

  33. Rafael Junio

    Boa tarde!

    Estou cursando Segurança do Trabalho, e gostaria de saber qual é a necessidade de ter carteira de motorista e inglês.

    Grato.

  34. Anderson

    Segurança do trabalho é compatível a Direito,devido serem cursos que tratam de leis e normas?

  35. elisangela de oliveira

    Gostaria de saber o preco do curso de segu ranca do trabalho. Me respondam por favor.

  36. Sergio

    Gostaria de saber, como faço para fazer esse curso pela a internete, pois aqui na minha cidade ainda nao tem, pois esse curso é muito bom,!
    E aqui tem muito serviços na area de construsão civil, por exemplo a obra da transposição esta aqui na cidade de Cabrobo-Pe , é um orgulho para mim saber que minha cidade vai ser um dos pontos mais visitados pelo o povo nordertinos, sabe que a obra da transposição esta aqui, mais isso que quer dizer que essa agua vai passar por varios estados, essa agua vai beneficiar muita gente que esta passando sede, mais concerteza Deus estando no controle de toda essa obra vai da tudo certo. Pois não é facil saber que tem muita gente nesse paise passando sede, isso faz com que o povo saiba da mais valor as coisas , por isso mais não é facil em saber que nao é facil!

  37. Ricardo

    Bom dia…existe uma dúvida pulsante em mim e a muitos interessados no curso sobre a questão da idade,tenho 38 anos e tenha a intenção em fazer o curso,existe ou não a barreira para o ingresso na área de TST nessa idade ou mais?

  38. leila maria fernandes pinto

    Boa tarde, gostaria de saber tudo sobre o curso TST,e minha idade não vai influenciar,tenho 49 anos tenho vontade de fazer esse curso.pois em 2006,comecei a fazer o curso de TST.seria pra ser de 18 meses,era presencial,só que a instituição era do Amazona e os professores tam bém. só levou nove meses estudando,em dezembro eles entraram de recesso e não voltaram mais. perdi meu dinheiro,não concluir o curso e gostaria de fazer esse. sou de uma cidade do Pará, me ajude a empresa onde trabalho precisa de um TST.

  39. Edilson

    Olá, gostaria de saber qual a diferença do curso de TST de 1 ano e 9 meses para o de 3 anos?

  40. Marcelo

    Bom dia estou me formando em Engenharia de Controle e Automação e gostaria de saber se seria bom eu ter algum curso de segurança no trabalho?

  41. Luana Ferreira

    Gostaria de saber se, quem é graduado em administração, pode fazer pós em Engenharia de segurança do trabalho. Grata!

  42. luziane santana

    Ola, amigos quero muito fazer o curso tecnico seguranca do trabalho, quero muito saber se eles contrata mulher

  43. Leandro Souza

    Olá eu gostaria de saber se com os cursos que eu tenho de solda e refrigeração me ajuda a fazer o de Técnico de Segurança no Trabalho e ter oportunidades de emprego futuramente,
    Obrigado!!!

  44. sonia maria da silva marcilio

    Oi meu nome é sonia e gostaria de saber por qual motivo minha filha foi no senai da minha cidade Alta Floresta-MT e falaram pra ela que ela não pode fazer o curso técnico de segurança do trabalho porque ela ja concluiu o ensino médio. Porém no siti diz o seguinte, QUALQUER ALUNO QUE ESTEJA CURSANDO OU QUE JÁ TENHA O ENSINO MÉDIO PODEM SE INSCREVER NAS ESCOLAS QUE DISPONIBILIZAM.

  45. Idelson

    Bom dia
    Gostaria da ter uma ideia, fiz o curso de Quimica e so me falta defender o mesmo (monografia), no entanto pretendo fazer o curso de técnico de segurança no trabalho para um enquadramento profissional, uma vez que não é fácil ter emprego nos dias de hoje.

  46. Luiz Fernando Barcelos Vieira

    Amigos,Boa Tarde.

    Sou de são paulo e trabalho como técnico em segurança do trabalho e estou me mudando para Cuiabá gostaria de saber o piso salarial da categoria.
    Abraço a todos.

  47. Cicero Alteir Alves Da Silva

    Boa tarde.queria saber se já começou alguma inscrição para os cursos técnico,incluindo segurança do trabalho.

  48. Alex Sandra Oliveira Wandel Rey Santos

    Olá,
    Me formei em administração e contabilidade no ensino médio profissionalizante e recentemente,concluindo em Educação Física.No momento estou trabalhando como auxiliar de Técnico de Segurança no Trabalho.Estou interessada em fazer o curso de TST, para além da exercer a função ,trabalhar com ginástica laboral e educação preventiva da saúde dos funcionários nas empresas.
    Seria bom para mim investir nesta carreira para desempenhar como técnica de segurança no trabalho?Quem faz Educação Física, pode realmente crescer nessa área?
    Por favor me orientem se elimino disciplinas no curso?
    um abraço

  49. monica

    estou na duvida,qual é a melhor opção tec. em segurança do trabalho ou tec. em meio ambiente?visando que quero entrar no mercado de trabalho logo.

  50. mariana

    boa noite. ja sou formada e pos graduada. mas nao estou satisfeita com minha area e remuneracao. o q seria melhor: fazer um curso tecnico em seguranca do trabalho um uma pós nisso? obrigda

  51. odineia

    Maneiro adorei

  52. david

    boa tarde gostaria de saber se o curso de instrutor de operador de plataforma elevatória e nr 10 realmente existe o curso de instrutor ou é só fazer o curso comum e dar treinamento?
    Por favor responda com urgência obrigado.

  53. José Roberto

    Gostaria de saber sobre o curso superior de Tecnólogo em Segurança do Trabalho:
    A pergunta é?
    O curso superior de Tecnólogo em Segurança do Trabalho é de 3 anos, nesse intervalo completo 2 anos, tenho o direito do certificado de técnico de Segurança do trabalho, sim ou não, por que?
    Essa uma outra pergunta é seqüência da primeira:
    O material didático da formação de técnico de Segurança do trabalho pode eliminar as matérias do material didático do curso superior de Tecnólogo em Segurança do Trabalho sim ou não, por quê?

  54. Anderson Andrade

    Muito boa a matéria de vcs e bastantes perguntas e respostas interessantes!

  55. Carla

    Olá!

    Vou começar o meu curso de técnico em segurança do trabalho no Senac. Gostaria de saber se este curso é aceito no mercado de trabalho, visto que não se trata de uma faculdade. Gostaria de saber também se preciso fazer uma faculdade ou se apenas basta fazer o técnico, tenho interesse em fazer a especialização técnica depois na mesma instituição, mais tenho medo de perder tempo ao invés de fazer a faculdade. Grata!

  56. ingrid

    oi tenho 20 anos e sou de guaiba rio grande do sul gostaria de fazer um curso de sergurança do trabalhoporem tenho que terminar o ensino medio .vcs me indicam alguma escola por aqui ou na capiital q eu possa fazer os dois juntos..agradeço e espero respostas

  57. Rosemary Pereira Da Silva

    Adorei o que vcs escreveram sobre o Tecnico de segurança do Trabalho eu vou fazer o Curso pelo Promatec e vou exercer a função se Deus quizer!!!

  58. João Santana Cabral

    Terminei o curso de Técnico de Segurança em 27 de junho de 2014. Fiz o Estágio em uma empresa da Construção Civil, lá tive uma boa esperiência no que se refere a NR-18, ao terminar o estágio entreguei a Instituição de Ensino todos os documentos , mas até hoje 4/9/2014 não recebí meu Certificado de Conclusão do Curso, por falta de apresentação do relatório de estágio, estou preocupado, que devo fazer?

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!