Ciências Humanas

O Curso de Economia

Economia é a ciência que estuda o modo com que a sociedade gasta, poupa e administra seus recursos. Seu objetivo é melhorar a qualidade de vida e satisfazer as necessidades das pessoas. Conheça mais sobre o curso de economia.

Curso de Economia: Perfil do Profissional

Curso de Economia: Planejando nossa sociedade para torna-la melhor

O Economista (profissional da área de Economia) é o profissional que estuda o modo com que a sociedade gasta e administra os seus recursos.

Nem todas as pessoas podem ter tudo o que desejam, os recursos humanos, os recursos de inteligência e os recursos naturais são todos limitados.

Uma das principais funções da economia é estudar o modo com que o mundo gasta esses recursos, para onde estão indo e o que estão produzindo.

Muitas vezes, alguns poucos setores mais poderosos da sociedade acabam concentrando e acumulando esses recursos (concentração de renda e poder), é papel dos economistas identificar fenômenos dessa natureza e tentar amenizá-los para que as riquezas do mundo sejam distribuídas para a maior quantidade possível de pessoas.

Na Administração de Empresas e no governo de países, os economistas estão sempre entre os principais consultores. No caso dos países, um dos principais papéis do estado é justamente regular a economia.

Campos de Estudo da Economia

Economia: O objetivo dessa ciência não é enriquecer pessoas ou empresas, é melhorar a distribuição da riqueza

Inflação, distribuição de renda, desemprego, salários, todos esses fatores devem ser levados em conta quando falamos de economia. Para poder equilibrar esses fatores (que muitas vezes são conflitantes entre sí) o economista deve estudar profundamente o funcionamento dos mercados.

A economia é uma ciência profundamente teórica, quem se interessar por esse ramo de atividade deve ter uma boa capacidade de investigação, análise de dados, visão global e principalmente gostar muito de ler.

Os rumos da economia global mudam todos os dias, a atualização deste profissional deve ser constante.

As constantes crises econômicas mundiais tem mostrado que a economia não é uma ciência abstrata, ela está relacionada com o nosso dia-a-dia, nossos empregos e as nossas idas ao supermercado. Entender porque um país cresce enquanto o outro fica mais pobre, porque os preços estão subindo e porque o desemprego está alto, são perguntas que os profissionais que fazem o curso de economia estão sempre estudando e que influenciam diretamente a vida do povo.

Principais campos que o profissional de economia estuda:

  • Macroeconomia: Na macroeconomia, o economista estuda a economia como um todo, se preocupando com as principais variáveis e deixando os pequenos detalhes de lado. Neste campo de estudo são abordados a produção industrial, os empregos, investimentos financeiros, preços dos produtos, etc…. Na macroeconomia, o economista estuda a visão global da economia, como ela afeta os países e como ela afeta o mundo ( economia globalizada ). É um ramo de atuação da economia que estuda problemas maiores sem muitos detalhes.
  • Microeconomia: Na microeconomia, ao contrário da macroeconomia, o economista estuda os detalhes da economia, não se preocupando com as principais variáveis, só com as variáveis locais. Neste campo de estudo, o economista examina os níveis de produção de uma empresa específica, o comportamento de um tipo específico de consumidor e o nível de concorrência entre duas empresas isoladas, por exemplo. É um ramo de atuação da economia que estuda problemas menores em todos os seus detalhes.
Principais Campos de Estudo da Economia
Microeconomia Macroeconomia
Foco do Trabalho Preocupação com os detalhes Preocupação com a visão global
Principais Locais de Trabalho Empresas Médias, Empresas de Consultoria Governos, Grandes Empresas, Institutos de Pesquisa,
Principais Variáveis Econômicas Estudadas Lucros, despesas, nível de produção, concorrência local, consumo Inflação, empregos, PIB, nível de preços, concorrência global

Os Tipos de Curso de Economia

Durante o Curso de Economia, o aluno vai adquirir grandes conhecimentos sobre produtividade, inflação, concorrência e teorias economicas gerais. Confira abaixo os principais tipos de curso de economia e o enfoque de cada um deles:

Curso de Economia de Nível Superior (Bacharelado)

O curso de economia bacharelado que tem duração média de 4 anos, conta sempre com a produção de um trabalho de conclusão de curso (TCC) obrigatório e na maioria das vezes também a realização de um estágio obrigatório.

O principal foco do curso de economia bacharelado, ao contrário do que muitos possam pensar, não é a realização de cálculos e sim o estudo da base teórica da economia, é um curso para quem gosta de ler e pensar. Durante o curso, uma das principais atividades vai ser justamente a leitura e interpretação de textos (alguns deles em outros idiomas inclusive).

Curso de Economia de Nível Técnico

O enfoque do curso técnico de economia é formar profissionais especializados para entrar diretamente no mercado de trabalho. Com duração entre 1 e 3 anos, ao contrário do que acontece com o curso de economia de nível superior que é mais geral, os cursos técnicos de economia formam profissionais com uma especialidade bem definida.

Como exemplo de cursos de economia técnicos temos: Economia doméstica, informática aplicada a economia e gestão pública.

As Diversas Fases do Curso de Economia

Confira as principais fases pelas quais passa o curso de economia (baseado em um curso padrão de economia bacharelado de 4 anos):

Primeiro Ano

Durante o primeiro ano do curso de economia, o aluno vai estudar muitas matérias teóricas, principalmente os conteúdos da base da teoria econômica, tais como microeconomia, macroeconomia e história econômica. Essa vai ser a base dos conceitos que o aluno vai usar nos próximos anos. Além desta base teórica forte, durante este ano o aluno também iniciará os estudos de direito e contabilidade básicos.

Principais disciplinas estudadas durante este ano do curso de economia:

  • Introdução a Teoria Econômica
  • Direito Básico (Direito I)
  • Teoria Microeconômica (Microeconomia I)
  • Teoria Macroeconômica (Macroeconomia I)
  • História do Pensamento Econômico
  • Contabilidade I

Segundo Ano

No segundo ano do curso de economia, os focos serão o aprofundamento das teorias micro e macro econômicas, o inicio dos estudos de engenharia econômica (matéria onde se aprende os conceitos fundamentais dos cálculos econômicos) e também o inicio dos estudos de estatística. Considerado um ano forte no que diz respeito a matemática, durante o segundo ano também serão estudadas algumas novas teorias de direito e economia política.

Principais disciplinas estudadas durante este ano do curso de economia:

  • Direito Público e Direito Privado (Direito II)
  • Microeconomia II
  • Macroeconomia II
  • Engenharia Econômica
  • Estatística
  • Economia Política I

Terceiro Ano

Durante este ano do curso de economia serão encerrados os estudos de micro e macro economia e também os conteúdos de contabilidade. Entram em cena novas teorias tais como a economia monetária e também a teoria do desenvolvimento econômico que é essencial para se entender o crescimento e crise dos países.

Principais disciplinas estudadas durante este ano do curso de economia:

  • Teorias Macroeconômicas Heterodoxas (Macroeconomia III)
  • Economia de Empresas (Microeconomia III)
  • Contabilidade II
  • Economia Monetária
  • Teoria do Desenvolvimento Econômico I
  • Economia Política II

Quarto Ano

No quarto ano, que encerra o curso de economia o principal foco vai ser o estudo de conteúdos avançados para complementar a formação básica do economista. Neste ano também será produzido o trabalho de conclusão de curso (TCC) e iniciado o estágio obrigatório. Por abordar temas bastante variados é considerado um dos anos mais interessantes do curso.

  • Economia Ambiental (Sustentabilidade Ambiental Econômica)
  • Métodos Computacionais em Economia
  • Técnicas de Pesquisa Econômica
  • Sociologia Econômica
  • Economia do Trabalho
  • Economia Agricola
Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados ao Tema: Ciências Humanas

Quanto ganha um jornalista?

Quanto ganha um jornalista?

Descubra o salário inicial do jornalista e até quanto esse profissional pode ganhar

Quanto ganha um assistente social?

Quanto ganha um assistente social?

Descubra o salário inicial do assistente social e até quanto esse profissional pode ganhar

Quanto ganha um advogado?

Quanto ganha um advogado?

Descubra o salário inicial do advogado e até quanto esse profissional pode ganhar

Pintura – Profissão, Carreira e Informações Gerais

Pintura – Profissão, Carreira e Informações Gerais

A sensibilidade apurada é a marca principal do graduado em pintura, também conhecido como pintor. O profissional transmite através de seu trabalho os mais diversos sentimentos transformando-os em arte.

O Curso de Rádio e TV

O Curso de Rádio e TV

O aspirante ao curso de Rádio e TV e as diversas oportunidades e desafios ao longo de sua carreira.

 
 
 

Comentários:

  1. Alexandre

    Parabéns pelo conteúdo do vosso site.
    Todos jovens deveriam ter, pelo menos um contacto e vislumbrar das possibilidades profissionais. Não só isso é importante, mas conhecer melhor a si mesmo. Descobrir seus talentos e prosperar seus benefícios para a sociedade.

  2. Wa

    Achei bem interessante esse curso de economia só que em termos de leitura, eu sou meio preguiçosa rsrs

  3. Laísa

    Muito bom o texto sobre o curso de economia, claro e objetivo. Parabéns!

  4. Pedro Addler

    Olá Laísa e Alexandre

    Que bom que vocês gostaram do nosso conteúdo sobre o curso de economia !! Ficamos muito satisfeitos em colaborar para que vocês tenham um melhor entendimento do assunto e façam uma escolha melhor sobre a carreira de vocês.

    • monique

      muito bom toda a materia me ajudou muito afinal to terminando o esino medio;* ta ai uma boa gostei muito;)

  5. Max

    Gostei do conteúdo, esclareceu muitas coisas sobre o curso de Economia, e ainda vi que não é só bacharelado ou licenciatura, também tem o técnico de Economia vou procurar saber + sobre ele também.

  6. Catarina Monteiro

    algo que eu percebi foi que a parte de Ciências Econômicas não há os pontos negativos e positivos para quem se forma nela. Algo existente na Administração de empresas. Seria bastante interessante a inclusão desta parte. Queria também parabenizar o site pelas informações, pois para uma pessoa que está em dúvida sobre o curso de economia é ótimo obter informações simples e diretas como as que estão aqui.

  7. Cícero Daniel

    Realmente um site incrível.
    Irei fazer bacharelado de Comércio Exterior em breve, e este site me ajudou a escolher esta faculdade.
    Aqui esclarecí todas as minhas dúvidas, obtive informações valiosas e decidí meu futuro.
    Obrigado pelas informações, e continuem assim, cada dia mais crescendo, pois éo melhor site que eu já acessei na internet.
    Até mais!

  8. Breda

    Me ajudou muito este texto sobre o curso de economia. Parabéns!

  9. eden leite ventura

    gostei do comentário e acabei de decidi a profissão que vou estudar: Economia !! obrigado !

  10. Eny Martins

    -
    Bem , tô um pouco indecisa em relação a cursos , faculdade , etc.
    Mas a matéria é boa por demais , e me surpreendi , sou péssima em Matemática , mas amo ler *-*

  11. Jessica

    Adorei o curso de economia, somente no ato de ler vou ter alguns problemas, mais me interessei bastante pelo curso

  12. Juliana

    Adorei a matéria sobre o curso de Economia, pois bem objetivo e com informações precisas das quais eu precisava saber.Obrigada.
    Vou estudar Economia!

  13. Anderson Ferr

    Muito bom o texto sobre o curso de economia, claro e objetivo. Parabéns ! :D

  14. Luan

    Muito bom este Site!
    Ajuda bastante a refletir em que iremos optar…economia agora é minha decisão ! obrigado !

  15. costa

    gostei muito do conteúdo prometo o próximo ano ingressar na universidade de economia

  16. eduardo coura

    Parabéns pelo Post. Sou estudando do 3ano de economia no Mackenzie em SP e o curso de economia é simplesmente fascinante. Nao tenham medo dos cálculos, mas preparem-se para ler muito.

  17. Elaynne

    Muito bem escrito, claro pra quem quer saber mais sobre os cursos que desejam estudar. Realmente fico esclarecido muitas duvidas minhas.

  18. juninho

    parabens!
    esse texto foi, sem dúvida, o melhor que eu ja li sobre o assunto, graças a vcs eu sei o q devo fazer no futuro: economia.

  19. joaquim marrtins

    os comentários são muito bons vocês tão de parabéns !! :D

  20. Gustavo

    Olá, gostei muito das informações contidas no site, mas estou com dúvida entre fazer admnistração ou propriamente o curso de economia… qual a principal diferença entre os dois? vocês podem me dar mais informações?
    Obrigado.

    • Pedro Addler

      Olá Gustavo

      Realmente, o curso de Economia e o curso de Admnistração de Empresas são muito próximos.

      A principal diferença entre os dois é que enquanto o curso de Economia é fortemente focado em Matemática o curso de Administração de Empresas tem também uma boa parte do conteúdo dentro das Ciências Humanas.

      • DANIEL R. POIT - economista

        Olá Pedro,

        A formação do Economista não é mais focada em Matemática. Apenas a aplicação de Matemática e Estatística é mais ampla, abrangendo a quantificação de fenômenos sociais, enquanto que
        na administração é mais restrita aos sistemas
        de controle dos processos das organizações.
        Quanto ao humanismo, o curso de Economia é mais
        atento às necessidades sociais, pois sem que sejam entendidas não há como conquistarmos o desenvolvimento. Na administração o aspecto humano é tratado do ponto de vista de que as pessoas são um recurso de produção (recursos humanos) que devem produzir o máximo, no menor tempo e proporcionar o maior retorno aos acionistas.

        • Antero Bembua

          Olá Daniel, simplesmente amei o seu comentário e ajudou-me a decidir fazer o curso de economia. Muito obrigado,
          Antero Bembua – Angola.

  21. cccriiiiss

    meu 1 dos melhores sites q eu ja li axo q vou cursar Economia siimm!!!
    parabens pelo site sucesso

  22. Geovane

    o site tá de Parabéns; pois esclarece todas as dúvidas das pessoas que buscam por soluções e objetivos em suas vidas profissionais…
    Estou decidido… e quero ser um grande economista ! :D

  23. Rogéria

    Gosto muito do curso de ecomonia, mais não de matemática, sera que tenho futuro no curso de economia? Espero a resposta-. Obrigada. Bjos

    • Pedro Addler

      Olá Rogéria

      Realmente, o curso de Economia embora seja da área de Exatas tem bastante conteúdos que não são Matemática, muitas teorias, conteúdos muito interessantes por sinal :)

      No entanto a Matemática tem sim seu papel fundamental no curso de Economia e vai estar presente em todos os semestres.

      Se você não gosta muito de Matemática, mas consegue aprender, vale a pena fazer o curso de Economia sim !!

      Agora, se você além de não gostar, ainda tem aquela famosa dificuldade com números, aí neste caso, melhor procurar outra carreira.

    • DANIEL R. POIT - economista

      A Matemática é uma ciência imprescindível e está presente em tudo (já imaginaram quanto usamos de
      matemática para escrever um texto simples como este?). Nos estudos de Economia ela é muito importante, mas os alunos que não conhecem bem,
      acabam recebendo uma boa ajuda no começo e os que
      não gostam passam a gostar e a entender sua importância. Mas o mais legal é que há grandes
      Economistas na História que necessariamente não
      foram grandes matemáticos. O importante em Economia, mais que saber Matemática, é saber relacionar fatos, causas e efeitos. Pensar refletir e propor soluções para os problemas da
      sociedade, visualizando as implicações para todas as partes envolvidas e considerando sempre
      que é necessário poupar recursos e preservar
      nosso planeta!

  24. aline

    eu estava muito interessada no curso de economia mais não sou muito boa em matematica isso me prejudicaria no curso, se quiser seguir ele ?

  25. Rogeria

    Gosto muito do curso de economia mais não muito de matematica sera que tenho futuro na economia ?
    Gostaria de trabalhar em banco, mais caso eu faça economia que outras areas eu posso trabalhar ? Obrigada o site ta incrível :D
    Bjos!

    • Pedro Addler

      Olá Rogéria

      Em primeiro lugar, obrigado !! :o Nossa equipe fica muito feliz que você esteja gostando do site !!

      Em relação ao curso de Economia ele está em uma região interessante, ele fica entre as Ciências Exatas e as Ciências Humanas, portanto você vai ter que lidar tanto com números, quanto com textos.

      Mas não se preocupe !! A Matemática do curso de Economia não é esse bicho de 7 cabeças não, você com certeza se estudar um pouco passa tranquila.

      No caso do curso de Economia, além dos Bancos, você poderá também trabalhar no Governo, em Empresas e até mesmo dando aulas.

      • Lucca Rosito

        Olá Pedro Addler, tudo bem? Ótimo artigo, explicação maravilhosa a respeito do curso de economia! Eu estava com dúvidas sobre o curso, (devido à dificuldade em matemática), porém como sempre gostei muito da leitura, questões político-sociais e de matemática, vejo que esta barreira pode ser quebrada com muito esforço e dedicação nos estudos. O melhor é o fato de que economia é um estudo amplo, de aperfeiçoamento contínuo e incrível, que move o mundo, percebo o quanto vale mais que a pena o curso! O melhor de tudo é que, mostra que além de ser um curso com enfoque tanto na área das exatas, ainda acrescenta uma base ampla e sólida em disciplinas interdisciplinares!Que mesmo sendo difícil, todo o empenho e esforço vale a pena! Ainda mais para pessoas com dificuldades, porém aficionadas pela matemática, como eu! hehe.. É certamente a escolha certa a fazer! Um Abraço!

  26. Geovane

    Vou prestar o vestibular para economia…
    Gostaria de saber quais disciplinas devo estudar com mais relevância?
    o site tá de parabéns… :D

    • Pedro Addler

      Olá Geovane

      Em primeiro lugar obrigado pelos elogios ao nosso site :P !! Não posso deixar de notar que você postou 2 depoimentos elogiando rsrsrs muito obrigado !! :o

      Em relação as disciplinas que você tem que estudar mais para ter sucesso no curso de Economia e na sua futura carreira, essas 2 disciplinas são: Matemática e Português.

      Em especial a Matemática, pois ela vai aparecer no curso de Economia de muitas formas diferentes: Estatística, Matemática Financeira, Engenharia Econômica, Contabilidade, etc…

  27. Marcella

    Olá. Gostaria de dar um conselho: para quem está em dúvida sobre seguir a carreira d economia por causa da matemática: se vc é estudioso, com certeza consegue, não é tão difícil assim, só requer treino e persistência. Eu migrei d 1 graduação d humanas pq quero enfrentar esse desafio de me aprimorar duplamente, em humanas e exatas. Vale muito a pena! O site está ótimo! Parabéns pelo trabalho!

  28. Bia killa

    Amo ciências humanas (princ. políticas e sociais aplicadas) e vi que isso pode ser mto útil no curso de economia. Tb tenho mta vontade de ser + fera em matematica embora nao tenha tanta base por causa de um ensino precario de escola publica.. Quero mto fazer 1 facul q eu me identifique. Me sinto + importante e inteligente me imaginando 1 economista bem sucedida, axo q a area tem uma importância muito especial.

    Por outro lado adoro informática, Tecnologia, computação… Tem como um economista se enveredar por esse caminho ou é melhor fazer administração de empresas ? Qual é o salário médio de um economista ? Quais áreas d especialização sao mais indicadas para o curso de economia ? Aguardo sua atenção e resposta! Obrigada desde já!

    • Pedro Addler

      Olá Bia Killa

      Lendo o seu perfil com certeza você tem muito mais vocação para o curso de Economia do que para o curso de Administração de Empresas.

      Em primeiro lugar, você gosta de Matemática, ela é muito mais importante no curso de Economia.

      Em segundo lugar porque você também gosta muito de Informática e Computação, acredite também são fatores importantes dentro do curso de economia !!

      Em relação ao salário médio de um profissional de Economia está na casa dos 3000 Reais.

  29. Darlla

    Gostei do texto, serviu para eu chegar a uma conclusão do que realmente quero cursar: Economia !! obrigada.

  30. Rubianne

    Adoro matemática, porém gosto muito de me relacionar com as causas sociais e percebi que o curso de economia tem muito a ver com essa minha paixão. Poder entender o desenvolvimento dos lugares e desenvolver técnicas que possam ajudar a melhorar a renda local é meu grande sonho. Sim economia tem tudo a ver com isso! Eu já amava e agora não tenho mais dúvidas! Obrigada por me mostrar todos esses pontos.

  31. Sâmia

    Gostaria de uma ajuda. Estou em dúvida entre o curso de administração de empresas e o curso de economia. Sou extremamente organizada e gosto mt de matemática. Desde nova tenho o costume de anotar tudo que gasto, meu maior interesse é em educação financeira, me aperfeiçoar em planilhas e prestar serviço de consultoria nessa área.
    Fico em dúvida entre os dois cursos pq administração de empresas é bem mais amplo e parece se mais fácil de conseguir emprego, porém acho q economia estaria mais próximo dos meus interesses, mas acho muito escasso o campo de atuação, ou estou enganada?
    Alguma sugestão?
    Obrigada!

    • Pedro Addler

      Olá Sâmia

      Excelente comentário !! :) Pelo visto você está por dentro do mercado, é isso mesmo, comparando Administração de Empresas com Economia, Administração tem um mercado mais amplo, no entanto, economia tem maiores salários.

      Em relação a você, com certeza, o curso que você deve escolher é Economia, você gosta de números, é organizada e metódica. Esses fatores estão muito mais relacionados a Economia do que Administração de Empresas.

      • Germana

        Olá,estão de parabéns pelo site.tenho 25 anos sou tecnica em contabilidade.desde criança tive paixão por ciências humanas mas devido a pobreza e falta de emprego no meu país,optei em cursar contabilidade por ser fácil de encontrar emprego.vivo num país rico em recursos minerais mas a redestribuição da riqueza é pra uma menoria.sendo assim,vejo a necessidade de estudar economia no superior para perceber pork isso acontece.

  32. camila

    Hum.Pedro,em primeiro lugar,adoro o site,tiro sempre minhas duvidas nele.
    Umas delas eu quero tirar com você.
    Como são as oportunidades de trabalho no mercado de economia ?
    muitas,poucas?
    temos muitos profissionais nessa area de economia ? A concorrência é grande?
    Me ajuda por favor :D

    • Pedro Addler

      Olá Camila

      Os principais mercados para o profissional de Economia são as Grandes Empresas, Bancos e também o Governo.

      As principais ofertas de trabalho para a carreira de Economia se concentram no eixo Rio – São Paulo, onde por sinal estão concentradas as sedes de grandes empresas e também as sedes dos principais bancos.

      Fora os bancos privados, que são uma tradicional fonte de emprego para profissionais de economia também temos vários orgãos do Governo tais como o BNDES, IPEA e Banco Central que sempre demandam por profissionais, no entanto, para trabalhar no Governo é preciso um pouco mais de experiência profissional ( são exigentes ).

  33. jeferson

    amigos, eu nao gosto muito de fazer cálculos… será que me encaixo nesse curso de economia? porque acho um curso muito interessante.. sempre achei,porem sempre tive a impressão que era exclusivamente direcionados a pessoas que gostam de matemática .. física… na verdade eu gosto bastante de ficar calculando as coisas… porem..nao gosto de matemática nem física, se escolher esse curso sera que vai ser um fiasco? ou nao? me dêem uma ajudinha gente.. agradecido..

    • Pedro Addler

      Olá Jeferson

      Economia é um curso bem interessante nesse aspecto. Embora realmente muita gente pense como você e ache que Economia é uma ciência puramente Matemática não é bem assim.

      Economia envolve também muitos aspectos teóricos e até mesmo aspectos de Ciências Humanas, dentro da Economia a Matemática não é o principal é apenas uma ferramenta para se atingir os resultados.

      Se você gosta de Economia e no entanto não é bom em Matemática, faça Economia, não ser bom em contas não vai te atrapalhar em nada.

  34. Ivan

    Em outro post você disse que há possibilidade de quem fez o curso de economia dar aulas, quais matérias ?
    Obrigado.

    • Pedro Addler

      Olá Ivan

      Boa pergunta !! O profissional de Economia como conhecedor de Matemática e de vários ramos relacionados tais como Estatística, pode dar aulas destas matérias no Ensino Médio e até mesmo na Universidade se tiver um Mestrado ou MBA.

      Além de Matemática e Estatística, ele também pode dar aulas de Economia em sí.

  35. fabio

    Eu gostaria de saber salário médio da profissão de economista

    • Pedro Addler

      Olá Fábio

      O salário médio inicial para um profissional de Economia está em torno de 3.000 Reais.

  36. Eduarda

    Parabens o e-mail de vcs esta otimo com ele tirei varias duvidas
    só queria saber se pelo fato de eu não gostar de ler muito irria atrapalhar eu fazer economia pois pretendo entrar na facu ano que vem é por esse motivo que estou pesquisando sobre o que é economia,pois não quero começar uma coisa e não terminar,quero ir ate o final.
    obrigada pela atenção e aguardo a sua resposta

    • Pedro Addler

      Olá Eduarda

      Sim, nesse ponto você tem razão !! Ao contrário do que alguns possam pensar, o curso de Economia não são só números, o curso de Economia tem sim muita leitura.

      Afinal, são muitas teorias, a Economia não é construída só com dados financeiros, envolve também planejamento e estudos sobre o passado.

      Se você não gosta de leitura é melhor mesmo procurar outro curso.

  37. waide kinanga

    A economia é um curso muito interessante. Com a economia os agentes economicos conseguem fazer a racionalização de certos bens principalmente quando há escassez. Com ela conseguimos também distinguir aquilo que é ou não primário para nós, medir o comportamento do consumidor quando há uma variação no preço dos bens e onde enquadrar certos bens enfim é mesmo muito interessante………..Estou a fazer a licenciatura em economia e estou a gostar muito.

  38. Waide Kinanga

    Olá Eduarda
    Fiz a leitura do teu comentário e concordo com o Pedro a economia não é só números também envolve muita leitura mesmo se quizeres mesmo fazer economia vaz ter de gostar mesmo de ler até porque o estudante deve ter amor a leitura ainda mais quando universitário. Pensa bem naquilo que queres.

    • Bruno

      Ola Gostei muito do site
      eu me indentifiquei muito com o curso de economia no inicio queria fazer filosofia ou sociologia,gosto muito de ler no entanto tenho muita dificuldade porque tenho dislexia queria sabeu se issi pode me atapalhar muito. obrigado.

      Responder

    • Bruno

      Ola Gostei muito do site
      eu me indentifiquei muito com o curso de economia no inicio queria fazer filosofia ou sociologia,gosto muito de ler no entanto tenho muita dificuldade.porque tenho dislexia queria saber se issi pode me atapalhar muito. obrigado.

  39. Youssef

    Hola
    Eu curso o 2 ano do ensino médio, não gostava de matemática nem de ler,pois tinha dificuldade,mas nesses últimos 2 anos eu comecei a me interessar em matemática e ler reportagens,todos os dias eu entro no site de noticias,sempre estou ligado nas noticias.Também tenho conhecimento de línguas estrangeiras(árabe fluente, inglês e espanhol intermediário).
    Estou muito confuso e preocupado,pois não sei a área que me interessa,se é relações internacionais,se é economista,comercio exterior ou administração.Quero uma área em que eu possa ter um mercado de trabalho com varias oportunidades,você tinha dito que o salario de um economista é em media de 3000 reais,gostaria de saber se esse valor pode chegar a ser bem mais alto?qual é?E se tem outra profissão que se encaixa com meu perfil?

    Muito obrigado

  40. Bruno

    Ola Gostei muito do site
    eu me indentifiquei muito com o curso de economia no inicio queria fazer filosofia ou sociologia,gosto muito de ler no entanto tenho muita dificuldade porque tenho dislexia queria sabeu se issi pode me atapalhar muito. obrigado.

  41. Samuel Fontenele

    Olá Pedro,
    Sou estudante do ensino médio, e estou naquela fase de decisão. Porém, ainda me decidi. Acho muito interessante o sistema financeiro como um todo. Mas não sei se o curso de economia satisfaz meu interesse, e queria saber se existe alguma área de atuação além de bancos, empresa, no governo e dando aulas.
    Obrigado.

  42. Maria Eduarda

    Olá, eu pretendo morar nos Estados Unidos e gostaria de saber se tem muitas vagas de emprego para quem faz economia fora do pais?

  43. João Vicente Basso Bernardi

    Desde muito jovem quis ser economista. Agora que o vestibular tá quase ai eu estava meio em duvida, mas depois de ler esse artigo, estou certo do que quero!

    Parabéns pelo ótimo trabalho realizado!

  44. Emily

    Oi Pedro, tenho 16 anos e faço o 2. ano do ensino médio, seu site é muito interessante e tem me ajudado bastante a tirar dúvidas sobre minha futura carreira profissional. Gosto muito de história de matemática e tenho interesse em fazer Economia, mas moro em Manaus. Gostaria de saber se tenho boas oportunidades de arranjar empregos na área. Atualmente estou estudando inglês, japonês e pretendo fazer mandarim, os idiomas podem me ajudar na minha futura carreira?

  45. Mayara

    Olá! Atualmente curso gestão hospitalar a distância. Estou gostando bastante do curso, mas infelizmente não me adaptei e nem gostei desse método de estudo só pelo computador.Gosto mesmo de estar em uma sala de aula, com alunos e professores. Então o meu esposo me falou desse curso de economia e ja tinha pensado nesse curso alguma vez. Sendo assim venho buscando informações sobre Economia e fiquei feliz em saber que não é só matemática como muitos dizem, mas também leitura que gosto muito. Gostei muito do site, me esclareceu bem. Conforme for, Economia me aguarde o ano que vem!

  46. luiz bittcurt

    boa tarde mim esclarecer uma duvida
    pretendo fazer ciencia economica ano que vem
    pois me endentifico
    queria fazer engenharia eletrica mais a grade de aulas sao muito puxada,e eu nao sou muito fera nos calculos matematicos…
    vou fazer ciencia economica que envolver matematica (me responde) e puxado quanto a engenharia???
    ou e mais ma forma mais light.

    o que e mais puxada na area de ciencia economica tem uma materia que tenho ter atençao especial?????
    obrigado pela ajuda

  47. Luis Mondlane

    O site e muito receado gostei e ajudou me bastante no curso na qual queria.

  48. Lucas

    Simplesmente, obrigado!
    Eu estava precisando muito de3 esclarecimentos objetivos como esses para decidir definitivamente que escolheria Economia como minha formação superior. Muito obrigado!

  49. silas chimoco

    quero parabenisa-los pelo site é muito interessante. e também perguntar, para se fazer o exame de economia tenho que estudar quais disciplinas? e será que as disciplinas diferem de faculdade para faculdade? qual quais são as vantagens e desvantagens do economista e do curso que tira? obrigado…

  50. Francileide

    Ola o proximo ano quero fazer economia

  51. Francileide

    Ola sou de natal rn gostei do conteudo da carreira de economista estou interressada em cursar economia o ano que vem

  52. Juliana

    OI TUDO BOM?

    ADOREI O POST TBM, ACHEI BEM INTERESSANTE O CURSO EM SI.

    MAIS GOSTARIA DE SABER QUAIS SÃO AS FACULDADES BOAS PARA FAZER A GRADUAÇÃO, EM SÃO PAULO?
    PORÉM NÃO SEJAM MUITO CARA. rsrs

    Att,

    • Pedro Addler

      Oi Juliana!
      Acho interessante verificar as instituições que você tenha maior afinidade (pela proximidade principalmente) para verificar os custos das mensalidades!
      Porém tenho uma boa notícia! o Governo disponibiliza bolsas de estudo pelo PROUNI e financiamento estudandil pelo FIES, existem algumas regras para você poder participar, mas com certeza são ótimas opções para auxiliar no curso superior! Vale a pena verificar também se os cursos são reconhecido pelo MEC para garantir a qualidade dos mesmos. Outra dica é se prestar vestibular para insituições federais, daí sim as mensalidades não serão um problema! :)

  53. Bruno

    Ótimo guia, é um excelente método para os estudantes que estão se preocupando com o futuro
    parabéns pelo trabalho de vocês.

  54. Wellington Teixeira

    Olá, sou Wellington estou indo pro 4º semestre do curso de Relações Internacionais… meu curso tem um enfoque para politica internacional, já tive uma matéria básica de economia e gostei bastante. No entanto, tenho muita (realmente muita) dificuldade em matemática, e não tenho uma base boa pra encarar um curso como economia. Gostaria de saber como adquiro essa base boa de matemática… dicas de como estudar matemáticas, pensando que no futuro pretendo uma segunda graduação provavelmente em economia (daqui uns 3 anos)…

  55. Felipe

    Eu faço economia é esse foi sem dúvida o melhor texto sobre a profissão que eu ja li, pois relata de maneira sucinta as principais materias do curso.Queria eu te lido esse texto antes , pois não me identifico muito com o curso.Economia é muito teorico e pouco pratico realmente.

  56. Felipe

    Gostaria de uma opinião, pois como relatei antes estou com duvida em seguir nessa profissão. Eu particularmente, gosto muito de matemática, porem não gosto de ler. A respeito das teorias devido às contradições entre as principais correntes do curso me sinto perdido. Sinto que gostaria de uma profissão mais pratica e não tão teórica, mas por entrar em um banco, recentemente, temo por não ter maiores oportunidades. Estou pensando em contabilidade…

  57. Daniel

    Olá, gostaria de saber a área do curso de economia e se deve gostar mesmo de ler ou apenas não ter problemas com a leitura.

    Obrigado

  58. Beatriz

    Adorei o texto, Economia é realmente um curso muito interessante para mim, estou pesquisando muito sobre ele pois tenho uma vontade imensa de cursar! O texto é muito bom, parabéns!

  59. Rafael

    Eu tenho apenas 13 anos mas meu sonho é fazer economia e ja vou começar a me preparar para isso.E o seu site esta me ajudando muito. Muito Obrigado!

  60. Débora A.

    Olá , o site é muito bacana e explicativo, tirei um ótimo proveito e muitas dúvidas que tinha. Apesar de ler que o curso de economia não é necessariamente baseado em números, me causa um pouco de preocupação no exercer da função no mercado de trabalho. Se não sou um expert em cálculos , terei condições de ser uma boa profissional nessa área e se sim mexerei muito com cálculos? Obrigada!

  61. ernane

    parabens pelo conteudo..eu vou fazer economia,tenho certeza da minha escolha.até mais

  62. Eduardo diego

    gostei mto sobre as dicas do curso de emonocia,irei ficar sempre mas atento sobre as dicas sobre ecomnoia,pois irei cursar economia esse ano.

  63. Eduardo diego

    não sou muito de ler,mais vou fazer o possivel eo inpossivel para ser um grande economista.

  64. francisco

    olha eu nao gosto de numeros prefiro fazer o direito pois que sou mais amigo da leitura que da matematica

  65. Michele Pires

    Eu encaixo perfeitamente no curso , adoro matematica e trabalho em uma financeira. E agora passei na UFRR justamente pra economia. Adoro! Se vcs gostam, invistam tambem, vale a pena!

  66. Matheus Sobral

    Primeiramente parabens pelo site :D

    Estou pensando em prestar vestibular para economia, assim que me formar eu gostaria de fazer uma pos graduação, e queria saber se o mercado para os economistas e tranquilo.. caso eu me forme em uma universidade federal por exemplo, com uma pós e talvez com um mestrado, quanto seria a media do meu saalário?
    desde já, agradecido

  67. yusmari

    Muito bom o curso de economia, claro e objetivo.Eu seu Cubana,moro no Brasil faz 3 mêses, em Cuba estudei licenciatura em Economia, trouxe conmigo o diploma e o historico escolar.Eu gosto muito da graduação de economia e quero saber si posso rivalidar meu diploma ou se preciso fazer graduação novamente e nesse caso me eximen algumas disciplinas ou materias?

  68. Thulio Silv a

    Pedro Addler, é verdade que se eu formar em economia bacharelado eu posso dar aulas de historia? aguardo a resposta…

  69. ricado di barreira

    odiei o site. serio muito ruim!!!! prefiro o programa do psol

  70. ISIS TATIANE

    Muito obrigada!Vocês estão de parabéns, aparti desse esclarecimentos sobre o curso de economia cheguei a conclusão final, da minha escolha.

  71. Geovana

    Obrigado pela ajuda !

  72. Gabriel Fiche

    O site é incrivel e me tirou muitas duvidas. Não tenho trauma com matematica e pretendo cursar economia, mas Pedro Addler, em uma escala de 1 a 10 … qual sua nota para dificuldade do curso em relaçao aos numeros ?

  73. Julio

    O curso de Economia da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR) é bom? passei no vestibular de lá, mas gostaria de saber se ele é mais teórico (como costuma acontecer nas federais), ou se é mais voltado ao mercado (prático)?

  74. Kevin gilson

    Olá a todos!
    Primeiro dar os parabens pelo site que está ótimo, gostei bastante….

    Bom, sou o kevin 16 e alguns meses de idade, moçambicano prestes a acabar a escola em 1 ano( ensino secundário ) ainda pré-universitário. À tempos que venho com ideia de querer ser um economista, fazer o curso de economia, bom gosto muito de matemática e nao gosto tanto de leitura mas esforço me.. Pedro partindo disto terei algum problema em fazer o curso???

  75. Jhonne Kleyton

    Gostei muito do site e do conteúdo sobre Economia. Estou no 3º ano do ensino médio e tenho 16 anos. Me interessei pelo curso este ano porque vi que ele combina ciências humanas e exatas. Porém, tenho um certo problema com leitura, pois sou meio preguiçoso, mas consigo encarar alguns livros por conta própria. Gosto de matemática, e consigo aprender normalmente em sala de aula, mesmo sendo um pouco ruim em algumas operações básicas pela minha educação pública. A minha pergunata é: O CURSO DE ECONOMIA É UMA BOA OPÇÃO PARA MIM?

  76. caroline macuglia

    Muito bom gostei do site, passei em ciência economica vou cursar…. e queria saber que outros tipos de curso de graduação ou até mesmo tecnico posso fazer na area ?? para ter maior potencial ….

  77. Abdy

    Obrigado por essas informações, estou no 2ºano do ensino médio e decidi que farei economia mesmo, gosto muito de ler e não tenho “trauma” de matemática, me apaixonei pelo curso. FEA-USP me aguarde em 2014.

  78. isabel

    adorei a inforamacao obrigada

  79. Rafael

    Olá, parabéns pelo site, gostaria de saber se existe possibilidade de adquirir um estágio ainda cursando o segundo semestre dá área? Se não, a partir de qual semestre?

  80. evodia

    quero provar o mesmo gosto, gostei do comentario de voces…

  81. Ana Sheila

    Olá, gostei muito do conteúdo, e me interessei bastante pelo curso.
    Gostaria de sabeo em média o valor.
    Trabalho na área fiscal de uma empresa e faço curço técnico de finanças, esse curso irá me ajudar posteriormente nessa área de economia?

  82. jandira

    amei o curso de economia tem haver comigo porq eu gosto muito de ler gostei da vossa materia me ajudaram muito agora náo tenho duvida que vou seguir economia obrigado.

  83. Antoni

    Pedro Addler, Eu passei para Econimia na univerdade estadual de sc, to a 20 dias em curso e confesso não ta sendo nada fácil, matematica, algebra linear, contabilidade, mat nunca foi meu forte, fiz supletivo acabei não tendo algebra, sei a matematica básica, porém mts coisas são novidades, to me sentindo perdido, é muita dedicação estágio no curso é quase impossivel, eu to meio frustrado porque esperava que a matematica fosse apenas um instrumento para a economia, amo política, amo estudar a sociedade, amo buscar soluções e verificar os causadores, eu deveria mesmo fazer sociologia, mas vejo que a sociologia n é mt bem vista em nosso pais. Na verdade as ciências humanas história, geografia, sociologia e filosofia, são desvalorizadas.Pensei que teria bastante história logo no começo, assuntos mais voltados a realidade logo no começo, estou com uma grade sufocante, Algebra linear, calculo 1, micro,macro, e contabilidade, amigo gostaria de me formar no curso, não por superficialidade ou estatus de economista, mas quero impactar e trabalhar a favor das pessoas, ou de uma empresa, mas a matematica tem sido minha muralha, ja que no ensino médio eu era fraquissimo, fiz um supletivo e como você sabe, é fraco. Meus amigos que vieram de colégios particulares bons possuem uma certa facilidade, porém eu me sinto agoniado na sala, devo abandonar o curso ? to com 20 anos, não queria atrasar os meus estudos, abraço cara, conto com sua opnião, Deus te abençoe querido

  84. Panda Miguel Teca Gabriel

    pessoal eu sou estudante do curso de economia na ukv,é só pra dizer que tudo no principio é dificil, mas eu quero tirar isso na mente de muitos.como diz o proverbio quem não arrisca não pitisca. escreva-se e verás que o que tenhem te falado é um mito. bjs a todos pois que Deus vos ama.

  85. Laura

    ola queria saber quais são as disciplinas que estão relacionadas com as ciências econômicas

  86. Wallace Dos Santos

    não sou muito bom em matemática mas me interessei muito por economia, será que vou encarar grandes problemas ?

  87. josé fernando tefula junior

    huummmmmmmmm. gostei muito do que estava aqui a ler e me intereçou muito saber sobre os cursos aque sitados mas gostei muito do curso de economia e vou aderir a ele.

  88. Vânia

    Eu gostei muito desse curso de economia, porém não sou muito boa em matemática. Essa questão pode me atrapalhar na minha escolha profissional?

  89. La

    Para fazer o curso de economia é necessário já entrar na faculdade sabendo o inglês ou outros idiomas?

  90. Relas

    Muito obrigado por tudo,este site foi uma ajuda grande para mi,pude tira proveitos,com essas imformações de economia e administração dicidi fazer economia proximo ano,não endendo muito bem matematica mais gosto dela e leio bastanete.poriço vou me esforçar para que no futuro venho a ser excelente ecomista,continuem enviar dicas……Deus te bençoa..tchau

  91. Abner

    Apesar de ser um curso com bom quantidade de matemática, o nível e abaixo dos cursos de exatas, pois tem praticamente apenas cálculo 1 no máximo, com estática e regressão linear. Mas o complicado como Equações Diferencias e Parciais, Álgebra linear e Cálculo 2 e 3 não possui. Sendo apenas algumas faculdades que oferecem

  92. Felipe Pereira

    Parabéns ao site pela ótima e completa explicação do que é o curso de Economia. Eu curso o 2 semestre de Economia pela PUC-PR, e estou feliz pela minha escolha, apesar do curso não ser fácil. Economia é maravilhoso, mas exige sim grande esforço nos estudos, vc realmente estuda para ser um intelectual. O peso em Matemática é bem considerável, é matemática avançada pura, sempre tive certas dificuldades com essa matéria, porém com dedicação tenho conseguido bons resultados. Mas o melhor de se estudar matemática na Economia, é que ali vc entende o pq essa matéria é necessária para entender as razões econômicas de uma sociedade, ou seja, os números são indicadores para nós economistas, e é a partir de um determinado resultado que você usará a teoria para explicar do porque deu um certo número, a Economia vai além dos números, é um caso de investigação constante, eu diria que os economistas são além de psicólogos, são também advogados e detetives da sociedade rsrs….Portanto, matemática é necessária sempre, e mesmo que se tenha dificuldades da mesma, com empenho se consegue, agora se vc realmente não gostar de ler, ai vai ficar bem complicado estudar Economia, eu ja perdi as contas de quantos livros, artigos e revistas eu já li, somente neste primeiro ano em Economia. Gostaria de finalizar meu pequeno comentário dizendo apenas o seguinte aos interessados no curso : Se vc se importa e preza pela qualidade de vida e bem estar da sociedade, faça Economia !! Desejo aos futuros economistas uma Boa Sorte e venham sem medo !! Caso queiram contato ou tenham dúvidas, meu e-mail está a disposição : felipereira7@gmail.com
    Abraços

  93. carlos

    Site excelente sempre que penso em uma profissão venho consultar aqui sobre ela para eu conhecer mais sobre essa carreira.

  94. paulino jose rodrigues

    gostei da publicacao.eu sou candidato do curso de economia.acho que e muito interessante.

    • marcos paulo do carmo

      Vá. Em. Frente. Paulino. Nessa área. De. Economia. Q. VC. Chega. Lá. Pois. VC. É. O. Futuro. Do. Brasil.

  95. marcos paulo do carmo

    Eu. Me. Enteresso. Muito. Em. Economia é. Muito. Importante. Para. O. Brasil. E o. Mundo. Em. Tempos. De. Crise.

  96. Leandro

    Boa noite a todos!!
    Ótimos comentários!!! Show!!!
    Sou historiador e professor, me identifico demais com as diversas vertentes da economia. Mais vivo um dilema, tenho 31 anos e estou querendo cada dia mais estudar economia. Será que há espaço no mercado de trabalho para um economista formado com 35 ou 36 anos???

  97. priscila

    Que tipo de local irei trabalhar após concluir o curso de Bacharelado em economia (4 anos)?

    • Economista Thiago

      A atividade que você vai desempenhar vai depender da vertente que você vai escolher. É muito difícil dizer onde vc vai trabalhar, mas segue algumas possibilidades: Como pesquisadora, instituição financeiras, bancos, empresas de consultoria, elaboração de projetos de viabilidade econômica, setor público, setor privado, lecionando em universidades, entre outros… E dentro da própria área da economia existem outras sub áreas que você irá descobrir ao longo do curso.

  98. Rubens sena

    Muito bom esse site! Ajuda o aluno compreender melhor seu curso.

  99. Deny dos anjos

    Muito obrigado por tudo a este site! foi uma grande ajuda pra mim, pude tira muitas informações e aproveito de deconomia e administração e decide fazer a economia! apesar que nao sou bom e matematica, mais vou encarar o problema.
    adoro ler e me considero o futuro economista no meu pais.
    agradeço o site e continua assim a publicar dicas interessante que encetiva a juventude.!
    obgd

  100. paulo catota

    Gostei, é o curso que ando a procura porue gosto de ler, investir em negocios, fazer contas, e acompanhar noticias, mas sou preguisoso de investigar. Pronto encontrei o curso que eu quero e porque fiz o ensino médio de económica e juridica.

  101. Economista Thiago

    Cabe ressaltar na grade de disciplinas que temos economia internacional e a famosa econometria (muitas vezes temida por muitos acadêmicos do curso). Lembrando também que, economia NÃO é uma ciência exata e sim uma ciência social aplicada. É de extrema importância ao futuro acadêmico gostar de história, de ler e interpretar textos e números. O que posso dizer é que os cálculos no geral são fáceis e dispomos de diversos mecanismos que nos auxiliam nesses cálculos, como calculadora financeira e programas computacionais, o que pesa mesmo no decorrer de muitas disciplinas é a interpretação, dizer o porque aquilo ocorre no cenário.

  102. gustavo martins

    Tipo assim acho que vcs estao perdendo muitas profissoes melhores como engenharia civil e um pouco mais complexa mais e muito mais melhor digo isso por que o meu amigo curso economia so que ate hoje depois de 3 anos n conseguiu conquistar nada ou seja n esta bem em termos de situaçao financeira apesar de trabalhar muito ja eu sou engenheiro e o meu salario e de 7.000 reais mensais .

  103. Doglas

    Eu me interessei pela economia quando comecei a estudar e pesquisar sobre bolsa de valores, mas nunca fui aquele gênio em matemática na época da escola, e verdadeiramente sou até ruim em matemática, queria saber se entrando em uma faculdade de economia eu conseguiria aprender e se os professores de faculdade exigem ja um conhecimento bom em matemática ou realmente estarão ali pra me ajudar em tudo que eu precisar?

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!