Ciências Humanas

A Graduação e o Curso de Psicologia

Os profissionais de psicologia trabalham para proporcionar uma vida melhor para as pessoas. Conheça mais sobre a graduação em psicologia e o mercado de trabalho

O Perfil do aluno aspirante a Psicólogo

Graduação em Psicologia: Trabalhando para melhorar a qualidade de vida

É interessante que o aluno aspirante a psicólogo tenha algumas características básicas que são de extrema importância no exercício de sua futura profissão.

Como a psicologia é uma área é ligada a humanas e a interação com outros indivíduos é sempre necessária, o futuro psicólogo deve capacidade em comunicação, ter um equilíbrio emocional diferenciado para poder interpretar as necessidades alheias, ter uma capacidade de observação aguçada, além de possui um interesse sincero pelos problemas humanos, para que possa auxiliar seus pacientes sempre de forma sábia.

Características sobre o Curso de Psicologia

Uma das características fundamentais do curso de psicologia, é a necessidade de não haver limitação de aprendizagem somente nas salas de aula. É de suma importância a participação em diversas áreas relacionadas.

É também interessante participar de projetos de pesquisa durante o período de graduação em psicologia, para aprimorar os conhecimentos, além de participar de estágios em empresas além de cursos de extensão, para que o futuro profissional tenha maior segurança ao escolher o tipo de atividade que gostaria de dar continuidade após formado. Desta forma, o futuro profissional de psicologia, terá uma base estruturada para exercer seus conhecimentos sabiamente.

Mercado de Trabalho em Psicologia

Uma tendência atual do mercado de psicologia é o serviço público, graças ao grande reconhecimento da profissão em diferentes setores da sociedade. Desta forma, as oportunidades no serviço público são bem favoráveis ao profissional de psicologia, que exerce um trabalho diferenciado de apoio junto as equipes de saúde.

Há também grandes oportunidades em multinacionais e empresas de consultoria, desta forma no aspecto de psicologia do trabalho, na área de recursos humanos, em consultorias de planejamento de carreira, reorientação profissional ou mesmo em serviços especializados de suporte a preparação psico-pedagógica para aposentadoria.

É interessante citar as áreas emergentes para os futuros profissionais de psicologia, como a psicologia do esporte, e a psicologia jurídica. São essenciais também nas áreas de suporte a saúde, dando apoio no processo de desintoxicação de usuário de drogas, afim de minimizar danos, alem de assistência a vitimas de violência de todas os tipos.

Entrevista com Aluno cursando Psicologia

• Os alunos sempre possuem certa dúvida na hora da escolha do curso, e permanecem um pouco inseguros mesmo no começo da graduação. No caso do seu curso de psicologia, como foi sua experiência ?
Quando decidi fazer faculdade, já tinha feito minha escolha – Psicologia. Mesmo durante o cursinho, onde procurei me informar sobre diversos cursos, nada me interessava mais do que Psicologia. Estou cursando o 6º período do curso e em momento algum pensei em desistir ou optar por outra carreira. Penso que na escolha de uma profissão, a maturidade e experiência de vida influenciam muito. No sistema brasileiro, esta decisão é cobrada muito cedo na vida dos jovens, o que contribui para indecisões e angústias.

• Qual foi o fator determinante na escolha do seu curso ? Foi baseado fortemente nos resultados de testes vocacionais, ou teve contato com psicólogos formados ou outros alunos que já estavam cursando ?
Minha escolha foi baseada em meu desejo de contribuir para um mundo melhor, principalmente no âmbito familiar e infantil. Antes de ingressar na faculdade de psicologia, não tinha contatos com profissionais da área ou acadêmicos do curso, mas busquei muitas informações em cadernos universitários, guias de estudantes e artigos científicos, enfim, tudo o que pudesse me informar sobre a realidade do psicólogo no Brasil e suas atuações. Buscava também me identificar com os requisitos de cada profissão ou curso pesquisado. Por exemplo, o curso de Psicologia requer muita leitura, dedicação, disponibilidade para estudar em tempo integral, fazer pesquisas, manter contatos e sair em campo.

• Os primeiros anos do curso de psicologia são determinantes para o aluno decidir se é realmente o que deseja para a vida dele, ou se muda o foco para outra profissão. Em relação ao seu curso, quanto tempo levou para ter a certeza ou não de sua escolha ?
Nunca tive dúvidas da escolha que fiz. Nos primeiros semestres do curso de psicologia, onde aprendemos toda a filosofia e teoria da Psicologia, realmente ficamos frustrados, pois todo acadêmico inicia o curso com a impressão de que vai atuar e clinicar, fazer testes psicológicos desde o primeiro momento de sua vida acadêmica, o que é um erro. Só conseguimos praticar algo se estivermos em algum núcleo da universidade ou se estiver estagiando, o que nos primeiros anos é muito difícil.

• Agora em relação ao curso de psicologia, fale um pouco da sua expectativa das matérias. Elas proporcionaram um aumento em sua expectativa como futuro profissional ?
Com certeza as disciplinas de psicologia, despertam em nós, acadêmicos, uma vontade imensurável de aplicar as técnicas, de fazermos intervenções e participarmos do mercado de forma ativa. Tudo o que aprendemos na sala e aula, em todas as disciplinas servem como vislumbre da maneira como cada profissional agirá depois de formado. Como dentro da Psicologia existem várias abordagens, como Psicanálise, Análise do Comportamento, Fenomenologia, Avaliação Psicológica entre outras, nem sempre gostamos ou nos interessamos por todas as matérias, aliás, se faz necessário ao longo do curso, que o aluno opte por uma ou outra abordagem. Costumamos dizer, na verdade, que não somos nós quem escolhemos a abordagem, mas é ela quem nos escolhe. Quando já se tem uma idéia da abordagem que se vai seguir futuramente, as outras matérias acabam ficando desprazerosas, mas não menos importantes.

• Quais as matérias que mais gostou do curso de psicologia ? Fale sobre a que mais se identificou !
Gosto muito de Behaviorismo, matéria que se serve de base para a Análise do Comportamento. Nesta disciplina da graduação de psicologia aprendemos as bases para qualquer comportamento, como mantê-lo, extinguí-lo ou aprender um novo tipo de comportamento. Aprendemos porquê nos comportamos de determinada forma e não de outra, bem como algumas técnicas para avaliar e intervir em casos de problemas comportamentais. Outra disciplina muito interessante que temos logo no primeiro semestre de psicologia é Neuroanatomia, aprendemos na prática, literalmente, as áreas cerebrais e suas funções. Já no segundo semestre iniciamos com a matéria de Avaliação Psicológica, onde aprendemos como aplicar e interpretar testes psicológicos, esta disciplina também é prática.

• Após o fim da graduação em psicologia, qual foco deseja dar para sua carreira ? Tem aspiração de entrar no mercado de trabalho diretamente, ou pretende ainda efetuar cursos de aprimoramento, como pós-graduação, mestrado, etc ?
Pretendo continuar estudando, fazer mestrado e doutorado em psicologia, conciliando com a prática profissional. Tenho intenções de clinicar e desenvolver trabalhos em escolas e ambulatórios. No decorrer do curso entendemos que nesta profissão, se não em todas, especializações, participações em congressos, seminários, pesquisas etc., são imprescindíveis para um profissional de psicologia atualizado e bem colocado no mercado de trabalho.

• Sobre o curso de psicologia em geral, teria alguma sugestão de melhoria, ou alguma forma de apoio extra, para aumentar a experiência dos alunos com a futura profissão, ou mesmo apoio pedagógico, para auxiliar no desenvolvimento como futuro profissional ?
Na universidade que estou graduando em psicologia, temos vários métodos de apoio extra ou métodos de ensino paralelo, que nos preparam para o mercado de trabalho e nos ajudam até mesmo a ter um melhor desempenho acadêmico. Existem disciplinas optativas, que são mais direcionadas a uma abordagem ou tema específico, que visa aprofundar um tema ou técnica. Existem também núcleos de Psicologia onde desenvolvemos pesquisas, projetos, trabalhos direto com a comunidade e esta é a parte onde, estudantes ainda não formados têm a oportunidade de atuar com e como profissionais, sempre com supervisões. Na minha universidade existem projetos que nos colocam em contato direto com a população, podemos trabalhar como voluntários ou até mesmo bolsistas desde o primeiro ano da faculdade, fazendo triagens de pacientes, dando palestras em escolas e lugares afins, dirigindo grupos de pais, de jovens, idosos etc., com temas terapêuticos ou preventivos. Sendo assim, não indicaria melhorias, mas indicaria uma alta dose de interesse aos calouros, para que busquem desde o início, participar de núcleos e atividades da universidade.

• Sobre a universidade que cursou ou cursa, gostaria de fazer alguma comparação com as oportunidades apresentadas que são interessantes ao entrar no mercado de trabalho ?
Não tenho pontos negativos a ressaltar pelo presente período de minha graduação, mas após me inteirar de forma mais profunda em minha futura profissão, percebo grandes vantagens em cursos de outras instituições, cada qual com um diferencial.

Dúvidas ou sugestões sobre o curso de Psicologia?  Deixe uma pergunta, e nossos jornalistas farão o possível para respondê-la !

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados aos Temas: Ciências Humanas e Psicologia

Quanto ganha um Jornalista?

Quanto ganha um Jornalista?

Descubra o salário inicial do jornalista e até quanto esse profissional pode ganhar

Quanto ganha um Assistente Social?

Quanto ganha um Assistente Social?

Descubra o salário inicial do assistente social e até quanto esse profissional pode ganhar

Quanto ganha um Advogado?

Quanto ganha um Advogado?

Descubra o salário inicial do advogado e até quanto esse profissional pode ganhar

Pintura – Profissão, Carreira e Informações Gerais

Pintura – Profissão, Carreira e Informações Gerais

A sensibilidade apurada é a marca principal do graduado em pintura, também conhecido como pintor. O profissional transmite através de seu trabalho os mais diversos sentimentos transformando-os em arte.

O Curso de Rádio e TV

O Curso de Rádio e TV

O aspirante ao curso de Rádio e TV e as diversas oportunidades e desafios ao longo de sua carreira.

 
 
 

Comentários:

  1. Nicole

    Gente Adorei a Matéria! Gostaria de responder parte das perguntas também, para auxiliar o pessoal que está indeciso! Beijos!

    1. Os alunos sempre possuem certa dúvida na hora da escolha do curso, e permanecem um pouco inseguros mesmo no começo da graduação. No caso do seu curso, como foi sua experiência?

    R: Escolher o meu curso não foi tão complexo, uma vez que antes mesmo de prestar o vestibular eu já tinha em mente que queria fazer Psicologia(apesar de não ter tido um contato além do que tive fazendo terapia). Porém, mesmo tendo delimitado a vertente que queria seguir, ainda assim prevalecia a insegurança dentro de mim, algo natural, pois todas as situações novas e de desafios nos causam isso… Muitas pessoas entram no curso de psicologia achando que vão se encontrar, se descobrir e conseguir entrar na mente de todas as pessoas, falsa visão… os dias passam e percebemos que Psicologia não tem nada a ver com isso, e que quando algo se trata da gente, que não tem como dominarmos, é muito mais fácil saber lidar com o outro do que consigo mesmo. Quem pensa em seguir a Psicologia achando que se descobrirá pode desistir desde já, este curso trará muitos desafios e com certeza o de se encontrar/de se descobrir não é um desses. Psicologia é estar com o outro, é poder dar ao outro escolhas, mostrar os caminhos que ele tem, suas opções, e deixá-lo livre para seguir qual achar melhor… é refletir com o outro, é estender a mão e ampará-lo em sua dor, é tirar sua cegueira em relação as situações que este trás e fazê-lo enxergar a situação como um todo, é acima de tudo estar junto e trabalhar junto, pois é um trabalho conjunto onde ambos tem que estar presentes, senão o trabalho será em vão, é fazer valer a pena cada centavo que o cliente paga, e muito mais que isso, é a recompensa de ver que você de alguma forma conseguiu contribuir para com a outra pessoa, seja para tirar um fardo de cima dela ou para deixá-lo menos pesado, é perceber que parte felicidade do outro (após x tempo de trabalho) também pertence a você por toda a sua dedicação e trabalho, é aceitar desafios, questionar, refletir, descobrir.

    2. Qual foi o fator determinante na escolha do seu curso? Foi baseado fortemente nos resultados de testes vocacionais, ou teve contato com profissionais ou outros alunos que já estavam cursando?
    R: Na verdade para escolher o meu curso tive orientação das minhas amigas, pois desde pequena eu era aquela que gostava de ouvir sobre os problemas dos outros e expunha a elas a minha opinião. Sempre ouvi das minhas amigas que eu era uma boa conselheira e etc… este foi meu único fator determinante, pois apesar de ter feito terapia por um tempo este fato ficava ofuscado se comparado com o que me influenciava (minhas amigas). Entrei no curso de Psicologia, e vi que este vai além de dar simples conselhos, pois fazê-lo com alguém que conhecemos, que já temos uma visão a respeito, e saber que nossa atitude (de dar conselhos) não tem nenhum peso, não nos trás certa responsabilidade é muito diferente de lidar com uma pessoa desconhecida, que senta a nossa frente sem nos conhecer e que irá confiar na gente para poder falar sobre o seu lado mais íntimo: o interior. O difícil é tentar conduzir uma pessoa que vai contra os seus princípios, não há desafio maior que este, mas crescemos muito com isso, não há dúvidas.Também pude descobrir que eu poderia atuar em vários campos: Clínica, hospitalar, escolar, organizacional, social… e que cada um trás um tipo de desafio.

    3. Os primeiros anos do curso são determinantes para o aluno decidir se é realmente o que deseja para a vida dele, ou se muda o foco para outra profissão. Em relação ao seu curso, quanto tempo levou para ter a certeza ou não de sua escolha?
    R: A certeza da minha escolha se deu desde o início, desde quando eu estava no 1º ano ainda tendo as matérias básicas do curso, sem se aprofundar muito sobre ele. Porém, apesar disso também me deparei com matérias/áreas que eu não me simpatizei, e é preciso que todas as pessoas tenham em mente isso, que ter a certeza da escolha do curso não significa se identificar totalmente com ele, mas que também bateremos de frente com matérias que não nos trarão tanta satisfação. Assim, iremos contra, questionaremos, acharemos absurdo muita coisa, mas também não precisamos estar certos sobre tudo, até porque isso não é possível com ninguém em nenhum curso… mas na Psicologia temos o dom da escolha no sentido das abordagens que podemos seguir: Psicanálise, comportamental, humanista… cada uma com a sua beleza e esta beleza depende do olho com que se vê.

    4. Agora em relação ao curso, fale um pouco da sua expectativa das matérias. Elas proporcionaram um aumento em sua expectativa como futuro profissional?
    R: Conforme já dito anteriormente não tem como atingir satisfação total sobre todas as matérias, sempre haverão aquelas que você se identificará mais do que com outras. A teoria é muito mais válida se temos a oportunidade de experenciar a prática, e só a prática nos proporcionará vivencias. Eu por exemplo atuo na área organizacional em uma consultoria de recursos humanos como estagiária, mas na faculdade eu não tive muito incentivo nesta matéria, isto é, eu tive uma professora que tem anos de experiência na área organizacional, sobretudo sobre consultoria, mas que não sabia muito bem como passar o seu conhecimento, a aula dela não era a das melhores… os conceitos sobre a matéria eram interessantes, mas a forma com a qual a professora os passava e a didática desta desmotivava qualquer aluno… Todavia, quanto surgiu a oportunidade de estagiar em uma consultoria eu não pensei duas vezes, e estando na área pude aprender muito mais, tive o complemento da parte teórica, e visualizei coisas que a aula teórica não me trouxe. Portanto, aproveitem todas as oportunidades que surgirem de estágio, pois eles os orientarão muito e farão vocês descobrirem qual área seguir.

    5. Quais as matérias que mais gostou do curso? Fale sobre a que mais se identificou!
    Gostei de todas as matérias específicas do curso: Psicanálise, comportamental e humanista. Até hoje não sei ao certo com qual me identifico mais, pois cada uma delas tem a sua beleza, tem o seu espaço único e os instrumentos de avaliação se diferem. Aconselho a todos que tem em mente fazer Psicologia fazer uma pesquisa sobre estas abordagens e poder descobrir um pouco sobre cada uma delas. Por não saber com qual abordagem me identifico mais tive diferentes escolhas nos campos de atuação do estágio. Para cada campo escolhi um tipo de abordagem. Desta forma, poderei experenciar todas elas.

    6. Após o fim da graduação, qual foco deseja dar para sua carreira? Tem aspiração de entrar no mercado de trabalho diretamente, ou pretende ainda efetuar cursos de aprimoramento, como pós-graduação, mestrado, etc ?
    R:Pretendo depois de formada continuar nesta linha (organizacional) em consultoria, mas também quero poder atuar dentro das empresas, uma vez que cada empresa tem um perfil específico e uma política.O bacana de consultoria é que podemos ter contato com várias empresas, com perfis e políticas que se diferem. Este contato é bacana, embora um pouco superficial.Também tenho em mente seguir a clínica, mas por enquanto são só planos. Atualmente sigo com a idéia de continuar em consultoria e depois de ter o meu networking (contatos) poder abrir a minha própria clínica, mas conciliar com a área organizacional.

    7. Sobre o curso em geral, teria alguma sugestão de melhoria, ou alguma forma de apoio extra, para aumentar a experiência dos alunos com a futura profissão, ou mesmo apoio pedagógico, para auxiliar no desenvolvimento como futuro profissional?
    R: Eu aconselho os alunos que tem interesse em fazer o curso de Psicologia, de antes fazer uma pesquisa sobre este na internet, até mesmo em relação as abordagens que eu já citei, para poderem ter um pouco de contato com estas, pois estas são o alicerce do curso. A Internet é um meio de comunicação bem avançado e com certeza poderá servir de apoio, mas também estejam preparados para o que encontrarão, uma vez que também há críticas em relação a Psicologia. O importante é estar aberto a conhecer mais sobre o curso livre de preconceitos, pois assim a experiência será muito gratificante e servirá como instrumentos de decisão: seja por querer fazer o curso ou por descartá-lo de suas opções.

  2. Rayssa

    Muito interessante e didático! Gostaria de ver uma matéria que fale sobre as instituições, “grandes centros”, que oferecem mais oportunidades durante o curso de psicologia, que tenham convênios com outras instituições de forma enumerada. Um top 5, quem sabe. Obrigada por tudo até agora !

  3. Ná...

    Olá… Estou concluindo o ensino médio e estou em dúvida sobre o curso de graduação. Já pesquisei em sites como esse e nos próprios sites das universidades sobre alguns cursos.

    Me interessei por psicologia, que é um dos que mais me chama a atenção, mas tenho dúvidas se eu seria uma boa profíssional nessa área. Gostaria de saber mais à respeito, como por exemplo, alguma característica que indique que esse curso não seria o ideal pra mim, ou vice versa… Desde já obrigada !

  4. Roberta

    Estou em uma dúvida cruel! Não sei se faço nutrição ou psicologia!! Já efetuei diversas vezes o teste vocacional do site, mas mesmo assim, apesar do resultado apontar pra psicologia, sou fascinada com nutrição!
    Estou aguardando a entrevista com nutrição também! Vão abordar todas as profissões?
    Beijos
    Roberta

  5. Vanilson

    Estou entusiasmado com o curso de psicologia! Cada vez que leio sobre o assunto, mais vontade tenho para cursá-lo! Dá até frio na barriga! Queria saber se existe um guia de universidade pra consultar onde posso fazer minha graduação! É tanta possibilidade hj em dia com o fies e prouni, não podemos marcar bobeira!

  6. João Mascarenhas

    Eu estava fazendo engenharia, mas desisti, não tem como estudar algo que não é nossa vocação! Estou de volta no cursinho, e esse ano eu entro em psicologia com certeza!! O grande barato, será o auto-conhecimento, além de poder ajudar pessoas que possuem problemas. Estou ansioso!

  7. Thalles Quitiliano

    Vou prestar vestibular no fim do ano, espero conseguir entrar em psicologia! Estou no terceiro ano, me sinto um pouco verde ainda pra escolher a profissão, mas to no pique! Queria conversar com o pessoal que já trabalha também, é bom já preparar o psicológico para nao ter nenhuma surpresa! Me aguardem, serei um futuro psicólogo se Deus quiser!

    • Tassiane Dutra

      - Tenho 17 anos e quero trabalhar com dependentes químicos, ja esta decidido!!….ja estou terminando o terceiro ano do ensino médio e quero muito ser psicóloga de dependentes químicos mas não sei o que fazer, por onde começar e ta…..me ajudem por favor…obrigada e bjs!!!~_~

    • Tassiane Dutra

      Tenho dezessete anos e ja estou terminando o terceiro ano do ensino médio…quero muito trabalhar com dependentes químicos, sendo assim decidi ser psicóloga!!…..mas o problema é que eu não sei por onde começar, não sei o que fazer, por favor me orientem…obrigada e estou a espera da ajuda de vc’s….beijos!!~_~

  8. Antonio Carlos

    Fala Pessoal!
    Sensacional o artigo! O pedro disse que vai ter entrevista com formado também né! Também quero fazer psicologia, mas to em dúvida ainda, é muita opção e não to sussa ainda pra definir o que vou querer fazer pro resto da vida! Será que serei um bom psicólogo?

  9. Ana Luiza

    Eu amo psicologia! Estou no segundo ano do ensino médio ainda, e este é meu sonho! Já estou fazendo a lista das faculdades que vou prestar vestibular!
    BEijos!

  10. Pedro Addler

    Olá Ná

    Existem sim algumas características que fazem você mais apta ao curso de psicologia:

    - Sensibilidade: O seu nível de sensibilidade para com o mundo é fundamental para o sucesso ou não no curso de psicologia, pessoas sensíveis tendem a ser psicólogos muito melhores.

    - Detalhismo: O nível de percepção dos detalhes de uma pessoa também é uma ótima característica para um bom psicólogo, quanto mais detalhista você for, melhor !!

    - Paciência: A paciência e perseverança também são características que fazem das pessoas melhores profissionais de psicologia, se você não for paciente com os outros, melhor procurar outra carreira.

    • josieldo

      Gostaria de saber’se eu consigo cursar pisicologia,eu passei no vestibular mas eu conclui o ensino medio adistancia, pelo instituto universal brasileiro! Eu gostaria muito de cursa pisicologia . Obrigado!

  11. Eliziane

    e o que realmente quero fazer é psicologia, sempre gostei de ajudar as pessoas dizendo o que realmente é melhor e entre outras…tenho uma colega que quando precisa sempre me pede ajuda dizendo que está confusa e acho que sempre ajudo pq ela volta sempre q precisa até me chama de psicóloga…

  12. Stânnyslla

    Olá! Tenho 17 anos, e como deve-se imaginar estou na fase em que a pressão aumenta em relação a qual profissão escolher..
    Já pesquisei bastante, mais queria que por gentileza vcs me dissesem melhor como realmente está o mercado de trabalho para essa area (psicologia).
    De já agradeço! Um forte abraço.

    • Pedro Addler

      Olá Stannyslla

      O profissional que segue a carreira de Psicologia nos dias de hoje encontra oportunidades de emprego em vários setores da economia.

      Você pode trabalhar em empresas no setor de RH, realizando entrevistas de emprego ( como entrevistadora ) ou então realizando orientações de Psicologia para os empregados.

      Você também pode atuar como profissional de Psicologia no Governo, em Hospitais, Clínicas ( você pode até abrir a sua ) e até mesmo em ONGs que ajudam na recuperação de dependentes químicos ou de qualquer vício.

  13. moniquepires

    eu queria muito fazer psicologia,acho que eh a unica profisao que me indentifiquei em fazer tem tudo a ver comigo!!

  14. Larissa

    olá
    Estou com dúvida enoorme sobre meu curso rs , tenho apenas 14 anos mas me preocupo muito com essa escolha que devo fazer!!!Psicologia é algo que tenho em mente , gosto muito de pensamentos “filosóficos” , estou lendo um livro “o efeito sombra” muuito bom , e tem um pouco a ver com esse ar de psicologia , e estou adorando esse conteúdo.Mas mesmo assim ainda tenho dúvidas, pois tenho receio de na época de trabalhar , Dê um certo “tédio”.Mas gosto muito de conhecer mistérios dos seres humanos , de entender certos comportamentos!!!

  15. talita

    nossa amei essa materia
    tirou todas as minha duvidas
    sobre a psicologia como me deu mais vontade de fazer. gostei muito

  16. thais

    tudo o que li consolidou o que eu sempre quis que e fazer psicologia e ajudar as pessoas a melhorarem seus pensamentos e ter mais perpectiva de vida foi otimo tudo o que li alis maravilhoso!

  17. Kelly Lira

    De todos os cursos, o que mais me interessou foi a psicologia, só q tenho algmas dúvidas por exemplo: quanto tempo dura o curso, quanto custa, se na universidade metropolitana de marabá-PA tem o curso de psicologia? De todos os cursos, o que mais me interessou foi a psicologia, só q tenho algmas dúvidas por exemplo: quanto tempo dura o curso?, quanto custa? Na universidade metropolitana de marabá-PA tem o curso de psicologia? Caso nao tenha quais universidades oferecem o curso de psiquiatria? Gostaria de saber todas as opições possíveis……… Obrigado,…………

  18. Tamara

    Eu achei muito interessante o curso de psicologia e pretendo fazer. Cheguei nessa conclusão por causa que tenho amigas que procuram a minha ajuda sempre para desabafar, ter conselhos. Sempre de pequena eu tinha essa facilidade de transmitir segurança para as pessoas, acredito nisso, pelas minhas amigas me procurarem. A unica duvida que tenho é: terminar a faculdade que na verdade é 5 anos e não conseguir trabalhar na area e a outra duvida que na verdade não gostaria trabalhar com dependente quimicos e sim com crianças.Eu sei que tem muitas areas que posso me especializar dentro da psicologia, mas a pergunta é vou achar estágio? vai demorar muitoo? Quando eu terminar terei emprego? O maior medo é fazer a faculdade, pegar o diploma e ficar desempregada.

    • Hilda Fernandes

      Nossa que depoimento lindo, minha vontade de ser PSICOLOGA ,só aumentou sempre tive facilidade em entender as pessoas, sempre gostei de dar conselhos e de ouvir, que estava precisando! por isso sou decidida, seria uma Psicologa que lutarei sem para para ajudar as pessoas, e correr atrás de um lugar melhor pra si viver!

  19. Luana G.

    Olá, adorei a materia. Gostaria de saber um pouco mais sobre o conselho regional e como funciona! Obrigada.

  20. luis

    posso cursar o curso de psicologia e administração ao mesmo tempo ou psicologia e direito ao mesmo tempo

    • Pedro Addler

      Olá Luis, pode sim! desde que sejam em faculdades diferentes.

      Obrigado por vistar o Guia da Carreira!

  21. sabrina

    Olá, estou com duvidas em que profissão seguir, estou entre Administração e psicologia, queria uma ajuda pra saber se realmente é isso que quero pra mim.Irei começar minha faculdade na metade deste ano e ainda não me decidi, por favor me ajudem.

  22. luciana emiliano

    quais as matérias de peso para segunda faze do vestibular, para se torna um psicologo/jurídico? tenho certeza no que quero fazer mas não sei por onde começar a estudar boa noite agradecida

  23. Anny

    eu começo psicologia ano que vem tudo ver comigo , e o salário alguem sabe informar?

  24. Giovanna

    atualmente estou cursando história mas estou pensando em desistir e seguir outra carreira na area de humanas.Estava pensando em psicologia pois me interesso pela área e sempre sou procurada pelas minhas amigas para dar conselhos.gostaria de saber se o curso tem matemática? para quem gosta da area de humanas seria uma boa escolha?

    • Pedro Addler

      Olá Giovanna! O curso de psicologia nao possui matérias que envolvam a matemática! Boa sorte em sua carreira! =)

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  25. Neila

    ôla boa noite, estou com uma grande duvida em qual profissao seguir, tenho 23 anos,moro em sao paulo, tenho duvidas em psicolgia,jornaismo e administração! obg..

  26. maxwela

    olá tenho 16 anos e optei seguir a carreira de piscologia, por eu ser muito tenho uma certa duvida se vou ser uma boa proficional. queria saber sua opinião sobre isso?
    beijos…
    maxwela

  27. Sara Olinto Miranda

    olá!! gostei muito da matéria, só que tenho 18 anos e estou no terceiro ano do ensino médio,também naquela fase de qual curso escolher.ESTOU COM MUITA DUVIDA vocês não tem noção, pois sempre apreciei o curso de psicologia, porém minha duvida é saber se realmente é para mim, pois sei que estuda anatomia, e só de pensar fico tonta :/. o que faço? desde já agradeço!

  28. Jaqueline

    Oi me interesso sim pelo curso de psicologia mais quero saber qnt custa esse curso e quanto anos São, o mercado de trabalho nesta área e bom??

  29. karina

    Adorei a matéria me matriculei nno curso de pasicologia e estou muito anciosa,tenho muitas dúvidas.Gostaria de saber em quanto tempo cursando psicologia eu poderei estagiar na area e obter uma renda.Como fo dito você estagia na area de consultaria.Quantos em média pode ganhar como estagiario.

  30. karina

    Adorei a materia.Me matriculei no curso de psicologia estou muito anciosa.Gostaria de tirar uma dúvida.Quanto tempo cursando psicologia vou poder estagiar na area e ter uma renda.Quanos que posso ganhar estagiando?

  31. Daniel Mendes

    Olá, gente eu tenho uma duvida: para poder atuar como profissional de psicologia é preciso mestrado e doutorado ou apenas a graduação basta? Obrigado

  32. mi

    quero ser psicologa, depois que me formar posso dar aula na universidade ou terei que fazer pedagogia primeiro????

  33. Mariana

    Me identifico demais com psicologia ,uma area além de todos dizerem que parece muito comigo ,por ser uma garota sensivel e que se importa com os problemas dos outros .Mesmo sabendo que vou dar muito de mim ,estou super entusiasmada e cada vez mais apaixonada,me enteresso muito á cada pesquisa e como essas so me faz ter a grande certeza de que é isso que quero pra minha vida,só espero que este ano passe vuando ,pois muito animada para cursar Psi .E quando formada podendo exercer a area quero me dedicar ao maximo,poder aconselhar,diminuir a dor do paciente,compreender e assim poder ajuda-lo de todas as formas possiveis.Beijos aqueles como eu que pretende vir a ser grandes Psicólogos

  34. luiza priscila

    OLa pessoal tenho uma duvida .
    Vou fazer graduação em pscicologia, mas em algumas universidades vejo titulo assim “graduação em pscicologia” ou cursos vejo assim “graduação em pscicologia e psicologo”. se eu quizer sair da faculdade formada como psicologa quais são os procedimentos que devo seguir????
    é so fazer graduação em pscicologia que me torno pscicologa?
    alguem me ajudeeee pooooooooooorrrrr favooooor/;

  35. Helaina Antunes

    Quanto Tempo Chega a Durar
    – o Curso de Psicologiia ?
    Tenho Muiito Interesse em me Forma em Psicologiia

  36. Neide Gonçalves

    estou cursando o 1 periodo psicologia estou emduvida sobre qual area a seguir,eu sei que amo psicologia,mas,ao terminar pretendo fazer uma pos e nao sei qual. vocÊs podem me ajudar por favor?!?

  37. Neide Gonçalves

    OLÁ, PEDRO ADDLER Estou cursando o 1 perÌodo psicologia estou em duvida sobre qual Área a seguir,eu sei que amo psicologia,mas, ao terminar pretendo fazer uma pós e nÃo sei qual área Á seguir, quais sÂo os seguintes passos, eu posso dar aulas ao terminar ou tenho que fazer pedagogia também? . VocÊ pode me ajudar por favor?!?

  38. Bruna

    Olá, tenho 17 anos e estou pensando seriamente em cursar psicologia, gosto bastante do fato de poder ajudar outras pessoas, mas tenho um certo “medo” porque eu sou muito emotiva e me envolvo nos problemas alheios… Isso seria um problema?? Me ajudem por favor….

  39. jane lucia de s da silva

    sou estudante de graduação de serviço social estou no primeiro perido e quero trocar para piscologia que e o meu sonho .

  40. Jaqueline

    Olá, quero muito cursar psicologia, porém estou com muitas duvidas, já me falaram que em relação ao mercado de trabalho é uma péssima ideia e que normalmente quem cursa psicologia já tem uma boa estrutura financeira.. também conheci uma amiga de uma outra amiga minha que cursou psicologia e esta desempregada desde NOVEMBRO isso me trouxe mais duvidas ainda..
    da para cursar psicologia e depois prestar concurso publico? existe concurso publico especifico para quem cursou psicologia? o que o curso de psicologia exige em relação a conhecimento ( o que eu preciso já entrar no curso sabendo)? é necessário eu ter conhecimento básico de psicologia antes de fazer o curso?
    as vezes penso que é uma péssima ideia mas vejo que é fascinante tal estudo *-*
    Agradeço desde já !

    • Lílian

      Olá, Jacqueline, eu trabalho, não tenho uma ótima estrutura financeira e estou no oitavo semestre de psicologia. O mercado de trabalho não é tão ruim, mas a porta de entrada é trabalhar em RH, depois com os estágios obrigatórios do curso, você vai vendo o que realmente te interessa, e lutando para ter o seu espaço, como em qualquer outra área… dá para cursar psicologia e depois prestar concurso publico sim, existem concursos publico especifico para quem cursou psicologia também. O que você precisa ter para entrar no curso é se interessar pelo próximo?Não é necessário ter conhecimentos específicos, pois você irá aprender muito na faculdade.Espero ter ajudado…

  41. Edna

    Desde o meu 1° ano do ensino médio me apaixonei pelo curso de psicologia.Estou me preparando para o Enem 2013 para em breve viver essa paixão.
    Grata pelas orientações e comentários sobre o curso de psicologia.Me reafirmou que a escolha por esse curso é a melhor.

  42. Janaine

    olá!

    Boa Noite,

    estou feliz em ter encontrado este site, gostaria de manter contato com alguns acadêmicos de psicologia ou até mesmo profissionais da área, é que estou optando em fazer psicologia e gostaria de ter contato para tirar algumas duvidas.
    Atenciosamente!

    Janaine

    • Lílian

      Olá Janaine, sou estudante do oitavo semestre, se puder ajudá-la…

  43. maria josé da silva

    Nossa gostei muito de saber mas sobre esse assunto pois sempre foi o que eu quis fazer. o curso de psicologia e agora eu quero muito mas, porem já estou com 46 anos meus amigos está me dando a mair força sempre foi o que eu quis estudar mas meus filhos era prioridade, só agora surgiu a oportunidade e eu quero muito o que vcs acham.

    • glaucia ribeiro

      maria nunca e tarde pra corre atrás dos sonhos então força muita fé pra vs

  44. Carolina Santos

    que tipos de pós-graduação um psicólogo pode fazer após o curso?

  45. Lanna

    Quanto um estagiário de psicologia ganha mais ou menos ?

  46. Simone

    Gostaria de saber se após a conclusão do curso é possível trabalhar como psicologo ou é necessário fazer uma especialização. Obrigada

  47. Sâmella

    Olá ,
    Estou no 1ºano do ensino médio , e pretendo fazer psicologia !Queria saber se há algum curso que poderia me mostrar melhor sobre o assunto?

  48. wanderleia

    Adorei a matéria, vou começar minha graduaçao em 2014, tudo que posso ler sobre psicologia me acrescenta muito ao pouco que consigo descobrir. Gostei muito do site.

  49. arleth virginia leonardo

    ola eu sou a Arleth o meu sonho tambem é cursar psicologia gosto do curso tambem me identifico com os problemas dos outros mas oque quero saber é mesmo quais sao as desciplinas que darei nesse curso alem de q no 1 ano sará psicologia geral…

  50. Carlene de Sousa Viana

    Obgdo! estava com duvida em qual carreira seguir e vc me ajudou muito bjs

  51. Thainá

    Olá , meu nome é Thainá tenho 15 anos,pretendo seguir esta carreira !!Adoro dar conselhos e escutar ”os problemas” das pessoas para ajuda-las.. Beijo :)

  52. Francisca

    Na minha cidade ainda não tem universidade que disponibiliza esse curso, estou aguardando chegar. Só gostaria de saber se o curso e integral?

  53. glaucia ribeiro

    Eu estou trminando o ensino médio,ano que vem vou prestar vestibular,e quero fazer pra psicologia gostaria de saber se depois de formada é necessário faser alguma prova pra registrar-se no conselho regional de psicolgia para exercer a profissão,como os adivogados fazem a prova na oab poque muitos se formam mais na hora da prova acabam não pasando. porfavor aguardo resposta….

  54. Jeverson (Paraná)

    Olá, gostaria de saber se existe um curso de graduação em Psicologia que não seja em tempo integral, se tiver, pode me indicar?

  55. Murilo S. Palharin

    Olá, eu pretendo me graduar em psigologia, sou do Paraná, qual a unversidade particular q vc me indica.?

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!