Atualidades

Profissões Mais Valorizadas para os Próximos Anos

Conheça as 5 carreiras que vão estar mais valorizadas para os próximos anos. Veja também os fatores que vão impulsionar este crescimento e o impacto positivo sobre o Brasil.

Profissões Mais Valorizadas: Cenário de um País em Alta

Profissões mais Valorizadas: Contribuindo para a Construção do Futuro

O Brasil definitivamente está em alta.

Há muitas décadas não se fala tanto do Brasil pelo mundo, há decadas não se fala de um modo tão positivo em relação ao nosso país.

Esse cenário extremamente positivo e otimista vai afetar todas as carreiras, mas algumas profissões em especial vão sofrer um verdadeiro boom de crescimento se tornando as profissões mais valorizadas dos próximos 5 anos ( tempo médio para que um bom aluno termine uma faculdade ).

Entre os principais motivos que vão gerar estas profissões mais valorizadas temos 4 em especial:

  • Descoberta recente do Pré-Sal Brasileiro, a maior reserva de Petróleo atualmente fora do Mundo Árabe e Rússia.
  • Copa do Mundo e Olimpíadas, ambos vão ser realizados no Brasil nos próximos 5 anos.
  • Investimentos do Governo e das empresas na modernização das suas operações ( em especial informatização ).
  • A ascenção da nova e jovem Classe Média Brasileira, que está afoita para consumir e comprar imóveis.

As 5 profissões mais valorizadas que vão ser citadas a seguir se derivam diretamente da combinação destes 4 fatores:

Profissões Mais Valorizadas: Engenharia de Petróleo

Top 5 Profissões: Engenharia de Petróleo

A Engenharia de Petróleo, devido a descoberta do Pré-Sal Brasileiro, de pequenos campos Gás na Amazônia e de Petróleo no Nordeste vai com certeza estar entre as profissões mais valorizadas dos próximos 5 anos.

No caso do Pré-Sal Brasileiro vão ser necessários milhares de profissionais de Engenharia de Petróleo para atuar em todas as áreas e especializações desta carreira.

Para se explorar a enorme quantidade de Petróleo encontrada em alto-mar vão ser construidas dezenas de novas plataformas de Petróleo da Classe P, cada uma delas é como se fosse uma verdadeira indústria flutuante, dando empregos a centenas de pessoas entre Engenheiros do Petróleo, Técnicos, Operadores de Máquinas e Pessoal de Apoio ( Cozinheiros, Faxineiros, etc… ).

Os campos de Gás Natural da Amazônia também vão contribuir bastante para consolidar a Engenharia de Petróleo como uma das profissões mais valorizadas.

Apesar de serem pequenos em comparação ao tamanho do Pré-Sal há um grande potencial na floresta para que se descubram mais e mais campos com o tempo.

Profissões Mais Valorizadas: Engenharia Ambiental

Top 5 Profissões: Engenharia Ambiental

A Engenharia Ambiental também vai figurar com destaque entre as profissões mais valorizadas nos próximos 5 anos.

Com o avanço das tecnologias de exploração, Ouro, Ferro, Alumínio e jazidas de vários outros tipos de metais estão sempre sendo descobertas pelo Brasil afora.

Estas novas reservas, em geral localizadas em áreas de floresta não podem ser simplesmente exploradas de modo simples e direto como se fazia no passado.

O profissional de Engenharia Ambiental entra nestes projetos elaborando sistemas e planos sustentáveis de exploração destes metais.

Uma mina mau explorada ( sem ter um plano de Engenharia Ambiental estruturado ) causa danos graves ao meio-ambiente, poluindo o ar, fontes de água e contaminando os animais.

O profissional de Engenharia Ambiental também pode atuar em projetos de recuperação de áreas destruidas por antigas minas esgotadas.

Outro setor que vai colaborar bastante para transformar a Engenharia Ambiental em uma das profissões mais valorizadas é a construção de usinas de energia.

Vários projetos de novas Hidrelétricas ( inclusive pequenas hidrelétricas, conhecidas por PCHs ) estão sendo programados pelo governo e em todos deve ser elaborado um complexo plano de Engenharia Ambiental.

As Hidrelétricas apesar de serem uma fonte de energia limpa devem sempre ser muito bem planejadas pois desviam rios, afetam a vida nos mesmos e também modificam muito o terreno.

Além de Mineiração e Usinas Elétricas, projetos industriais gerais, vão contribuir bastante para tornar a Engenharia Ambiental como uma das profissões mais valorizadas para os próximos 5 anos.

Profissões Mais Valorizadas: Engenharia Civil

Top 5 Profissões: Engenharia Civil

Como o Brasil está aos poucos se tornando um país de Classe Média e com renda mais bem distribuida, a Engenharia Civil também estará no destaque como uma das 5 profissões mais valorizadas para os próximos 5 anos.

Esta nova Classe Média, que está saindo da Classe Pobre nos últimos anos, melhorou muito de vida tem um enorme potencial para consumir, em especial produtos duráveis ( eletrodomésticos, carros, etc… ) e imóveis.

Os imóveis, no caso, são o setor onde entra a Engenharia Civil.

Dispostos a investir em novas casas a apartamentos a Classe Média tem sido o maior consumidor e investidor da Construção Civil no Brasil.

Os condomínios e blocos de prédios em especial são o principal sonho de consumo desta parcela da população.

Os condomínos são muito visados, pela qualidade de vida que proporcionam permitindo uma maior segurança pra os moradores e também um pouco mais de espaço para as crianças.

Por isso, os profissionais de Engenharia serão muito requisitados para o projeto, reforma e ampliação de prédios, elevando a Engenharia Civil a categoria das profissões mais valorizadas.

Profissões Mais Valorizadas: Agronomia

Top 5 Profissões: Agronomia

O Brasil, devido as suas grandes proporções, atualmente é um dos grandes produtores de alimentos do mundo, isso além de tornar a comida por aqui barata ( comparada ao resto do mundo ) também gera muito dinheiro com exportação de alimentos.

Grande parte deste sucesso devemos aos profissionais de Agronomia, outra das 5 profissões mais valorizadas para os próximos anos.

Seja cuidando dos crescentes rebanhos de animais Brasileiros ( em especial bois ), ou então das lavouras de todo tipo, o profissional de Agronomia é indispensável para uma atividade produtiva no campo.

Outro grande setor que vai gerar ainda muitos empregos para a área de Agronomia é o setor de produção de cana-de-açucar.

Com o crescente consumo de álcool combustível e também com exportações para outros países ( uma novidade ), este setor tende a absorver muita mão de obra de profissionais de Agronomia.

Caso o profissional de agronomia goste de experiências e pesquisa também pode se especializar na área, há oportunidades para estes profisisonais em orgãos do governo e também em propriedades particulares, realizando por exemplo, melhoramento genético de animais.

A expansão e profissionalização cada vez maior do setor agrícola Brasileiro vai garantr que a Agronomia esteja entre as profissões mais valorizadas para os próximos 5 anos.

Profissões Mais Valorizadas: Ciência da Computação

Top 5 Profissões: Ciência da Computação

O Brasil está passando por um forte processo de modernização.

Impulsionado pela competição dos outros países que exige que sejamos mais competitivos, esse fator torna a Ciência da Computação uma das profissões mais valorizadas atualmente.

Seja qual for o tipo de negócio desde padarias que precisam registrar o movimento do caixa até empresas que projetam e constroem aviões, o computador, a Internet e os programas de todo tipo estão por toda parte.

Os responsáveis por manter, ampliar e melhorar esta rede de informação, são justamente os profissionais de Ciência da Computação.

Seja desenhando sites ou então projetando programas de computador para empresas, o profissional de Ciência da Computação está entre os mais valorizados atualmente.

O próprio Governo está abrindo muita oportunidade para estes profissionais. Como lida com milhões, bilhões de informações de todo tipo, quanto mais informatizado, mais eficiente o Governo se torna.

Por isso ele tem investido muito tempo e dinheiro em sistemas e bancos de dados para coletar, armazenar e organizar informações.

Por causa da versatilidade do profissional, que pode desempenhar várias funções dentro da mesma empresa, a Ciência da Computação está entre as profissões mais valorizadas do Brasil atual.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados ao Tema: Atualidades

Conheça as 10 carreiras em alta em 2014

Conheça as 10 carreiras em alta em 2014

Confira quais são as carreiras mais procuradas em 2014 e saiba qual a função do profissional de cada uma dessas áreas!

As vantagens e desvantagens do trabalho no interior e na capital

As vantagens e desvantagens do trabalho no interior e na capital

A vida na capital é cheia de oportunidades e parece ser bem mais complicada, oferece mais qualidade de vida por um preço mais alto. No Interior, a rotina é mais leve e livre, paga-se menos para viver e com conforto. Ambos, são favoráveis a diferentes perfis.

Mudança de Carreira e Crescimento Profissional

Mudança de Carreira e Crescimento Profissional

As crescentes oportunidades diante o cenário brasileiro positivo e o reposicionamento profissional.

A Geração Y e o Ambiente de Trabalho

A Geração Y e o Ambiente de Trabalho

Os estímulos desde o berço, a linha de raciocínio, as metas, o estilo de vida e o impacto da geração Y diante a sociedade.

Rock in Rio e os desafios de Infraestrutura

Rock in Rio e os desafios de Infraestrutura

O Rock in Rio foi um evento super favorável tanto no aspecto turístico envolvendo o giro de capital, quando no aspecto estratégico. Foi possível ter uma prévia em pequena escala dos próximos desafios da cidade maravilhosa.

 
 
 

Comentários:

  1. Marcelo Augusto

    Alguem por favor pode me dizer se existe diferença entre Ciências Ambientais e Engenharia Ambiental ?
    Como por exemplo na grade do curso.
    É urgente me ajude aí alguem !

    • Ricardo

      Não conheço a grade do curso, mas comece pensando que Engenheiro ambiental é um curso de Engenharia, que é regulamentado e inspecionado pelo CREA, sendo assim tem faixas salariais regulamentadas e a nomenclatura de engenheiro, não somente de Bacharel.

    • Pedro Addler

      Olá Marcelo Augusto

      É isso mesmo, é exatamente o que o Ricardo disse acima.

      Enquanto a Engenharia Ambiental é uma Engenharia, com um conteúdo mais técnico, a Gestão Ambiental e as Ciências Ambientais são mais próximas da questão ambiental em sí sendo classificadas inclusive dentro das Ciências Biológicas.

      No entanto, todas as 3 opções são muito boas !! E todas serão profissões muito valorizadas nesta decada.

    • Emerson

      O curso de Ciências Ambientais tem um foco principal na relação meio ambiente e sociedade, no que diz respeito a preservação e sustentabilidade, e gestão, enquanto o curso de Engenharia Ambiental possui como característica principal a utilização, projeção e desenvolvimento de tecnologias voltadas para a proteção ambiental. ( Guia de carreiras)

  2. Raimundo Evangelisa

    Eu acho que a Engenharia da produção Industrial, está em alta, independentemente do ramo da atividade da indústria. Com a construção da Usina de belo monte, vai incentivar ainda mais o crescimento insdustrial.

  3. Nathan

    Ola tenho 15 anos estou cursando o ensino medio e gostaria de saber sobre agronomia pois se como se diz, se ela será valorizada em todos os aspectos por exemplos vagas no mercado de trabalho e se o agronomo e bem remunerado eu moro em mato grosso si eu nao me engano o segundo maior produtor de soja do brasil pois se eu cursar agronomia terei boas oportunidades aqui no meu estado na minha cidade tem o curso de agronomia isso facilita mais ainda para mim e tambem gostaria de saber qual e a função da profissão de agronomo exatamente obrigado…. aguardo sua resposta

    • Pedro Addler

      Olá Nathan

      Sim é isso mesmo, atualmente o Mato Grosso é o maior produtor de Soja do Brasil e sozinho já produz muito mais grãos que vários países.

      A tendência, devido a quantidade de terras, a qualidade das terras e a disponibilidade de águas é que o Brasil cada vez mais se torne a grande fazenda do mundo.

      Vale muito a pena investir na carreira de Agronomia nos dias de hoje. É com certeza uma das carreiras mais valorizadas para o Brasil do Futuro.

      • vanessa

        Eu queria saber sobre a profissão de técnico em agroecologia.
        VocÊ acha que vai tar em alta?

  4. Fernando

    Gostei muito dessas profissões citadas a cima, pois eu já tinha vontade de cursar Engenharia de Petróleo, agora sim aumentou mais ainda o meu entusiasmo. Vou batalhar por esse curso e tenho certeza de que vou me dar muito bem. Queria apenas me aperfeiçoar um pouco mais nesta, conto com a ajuda de vocês do Guia da Carreira.

  5. Mário Câncio

    Relações Internacionais também vai estar em alta e não entraria numa lista de profissões mais valorizadas também ?
    Estou preocupado, pois estou com 16 anos, cursando o ensino médio e me interessei muito pelo curso de RI, mas me preocupo com o mercado de trabalho porque não tenho ideia da necessidade de profissionais.

  6. Bárbara

    Oi eu ainda sou muito nova pois curso o 9º ano, mas, eu gostaria de saber se o ecodesigner é uma boa profissão para os dias futuros se ela irá ser bem valorizada?
    “Por quê me apaixonei por esta profissão, achei ela muito interessante.”

    • karollinna

      oi Barbara…eu acho que cai bem em voce é engenharia ambiental

  7. marcos cesar

    gostaria de saber se o cursso de agronomia e bom posso conseguir trabalho no norte de minas

  8. Mario

    vou iniciar eng civil em fevereiro de 2012 e gostaria de saber sobre o curso de engenharia civil, pois todos falam ate 2016 com as olimpiadas e apos as olimpiadas como ficara o eng civil, pois o que vejo hoje e facs particulares e publicas lotadas de estudantes, sera que tera empregos para todos ? o mercado nao vai saturar ?

    • Borge

      Óbvio que o mercado de eng. Civil vai saturar, tem é mta gente formando, não engenheiros e sim gente; Tem um amigo meu que não sabe o seno de 90 e está formando, tá no 7 período; Entraram 300 alunos na faculdade Pitágoras em Belo Horizonte, todos vão formar; Ele fazia na Izabela Hendrix, disse que lá era + fácil;

      Teremos engenheiros que não sabem matemática elementar, esse é o Brasil do PT hehehehe; É por isso que eu vou trabalhar ´´e com política, eng civil tá osso

      • Paulo

        Nossa, nem dá pra levar a sério, comentários como o seu. Nota-se o seu engajamento partidário nada isento de preconceito e por isto mesmo, pouco confiável.

  9. Patrícia

    Olá gostaria de saber mais sobre a área de Tecnologia da Informação, o que faz exatamente um profissional desta área. Desde já agradeço. Patrícia.

    • diego

      Patricia dentro da area de TI existem muitas especificaçoes onde o profissional pode atuar desenvolvendo programas, analista de sistemas,e toda uma ampla area vasta!Posso afirmar que a area de TI esta crescendo muito no mundo e a remuneraçao é otima.

  10. nely

    nossa achei bem legal vai ajuda a muita gente a escolher um bom curso boa sorte a todos !

  11. Marcos Cofferi

    Olá,

    Tenho 24 anos e pretendo cursar Engenharia Civil nos próximos anos… tenho facilidade com cálculos e trabalho em equipe… e analisando todas as opções, preferi por focar na área da engenharia, até porquê trabalho em uma loja de material de construção, e diariamente lido com construções, cálculos de materiais, novos produtos e tecnologias… enfim…

    Tenho algumas dúvidas…

    Estou finalizando agora o Curso Técnico em Administração, pois acreditava ser este meu futuro… e pretendo começar o Curso Técnico em Edificações, para posteriormente cursar engenharia civil, minhas dúvidas são:

    - Fazendo Técnico em Edificação e depois a faculdade, não ficaria muito tarde para entrar no mercado de trabalho?

    - Não é melhor fazer diretamente a faculdade???

    - O Técnico em ADM será útil posteriormente???

    - Existem empresas do setor que ajudam com parte da bolsa de estudos?

    - No RS a profissão está saturada?

    Desde já gradeço…

  12. Ailton

    a área de ciências da informação(curso biblioteconomia e gestão da informação ex.) terão campo de trabalho aqui na região do Paraná no futuro? ou devo partir para um curso Tecnólogo de analise sistemas para internet de 2.5 anos? Eu tenho 37 anos de idade…

  13. Julios

    Só um detalhe, a responsabilidade da produção animal, ou seja da produção de carnes e derivados fica por conta dos zootecnistas, logo a função de cuidar de rebanhos de bovinos pertence ao zootecnista e não ao agrônomo.

    • J Farias

      Gostaria de lembrar que a formação do agrônomo permite ao mesmo atuar em todas as áreas do setor agropecuário, pois a Agronomia é considerada a ciência mãe das ciências agrárias. Além disso, o agrônomo pode assinar qualquer projeto na área de zootecnia, engenharia florestal, algumas de veterinária e varias outras inclusive ambiental.

      • Vinicius

        Sabe que logo mais o agrônomo não mais irá ter todo esse “Poder” na lei não é? Aproveite, logo mais nós zootecnistas teremos o que é nosso por excelência. Já somos mais competentes na produção animal, só falta isto estar em lei. Abraços (:

        • Alexsandro

          Quer dizer que vão tirar os direitos do curso primário na area de ciencias agrárias por causa de subcursos? creio que não, pois a quantidade de agronomos formandos é bem maior que de qualquer outro curso. Além do mais, o agronomo pode se especializar em qualquer area que envolva a produção animal. Fica a dica. :)

      • Will

        O Brasil é um dos líderes da produção de carne graças ao trabalho dos zootecnistas. A grade curricular da agronomia deixa muito a desejar para esse profissional atuar na produção animal. A menos que os agrônomos complementem a sua formação com uma pós-graduação em alguma área da produção animal.

  14. adelaide pereira dos santos

    Gostei da reportagem sobre as carreira mais valorizadas,pois o meu filho vai fazer faculdade de engenharia de petroleo e gas,e eu pouco sabia sobre a profissão.Agora descobrir que ele estar no caminho certo.

  15. Guilherme

    Olá
    Eu tenho 19 anos e estou em duvida entre cursar, engenahria civil, sistema da informação ou ciencias biologicas! so que eu gostaria de saber mais da area de engenharia civil, pois ela esta em alta durante essses 5 anos, mas e após passar as olimpiadas como ficará o campo de engenharia civil, vai saturar?

  16. Alisson

    Olá meu nome é Alisson tenho 16 anos,porém estou em duvida em fazer Agronomia ou Egenharia Civl pois eu moro em Maringá PR e tenho medo de cursa Agronomia e não ter vagas de trabalho aqui onde eu moro,Pedro Addler você tem alguma dica pra mim ?

    • Pedro Addler

      Olá Alisson! O Sul é uns dos maiores centros de agronegócios do país! Segue o link das profissoes de Engenharia Civil e Agronomia para você se informar melhor!

      Engenharia Civil: http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/profissao/engenharia-civil/
      Agronomia: http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/profissao/agronomia/

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

      • Alisson

        Olá Pedro Eddler,tive visitando a pagina de Engenharia Civil que você me deixo,pois eu vi muitos comentários de pessoas indecisa como eu em atual a profissão.Eu estou muito comedo de fazer Engenharia Civil por causa que não sou muito bom em matemática,não é que eu não goste é que eu tenho uma certa dificuldade más quando eu entendo a matéria me do super bem.Já em raciocínio logico não me do muito bem tenho muita dificuldade… Me diz ai o que eu faço to completamente perdido, e também não sou muito bom em desenhar pra poder prestar Arquitetura

        • Pedro Addler

          Olá Alisson! a matemática é questão de estudos e dedicação! Depois de estar an faculdade, existem livros, professores e eoutros recursos para te ajudar!

          Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  17. caroline

    Eu adorei o site muito interessante.

    • Pedro Addler

      Olá Caroline! Obrigado por visitar o Guia da Carreira! :)

  18. Jackson

    Eu quero cursar Engenharia Ambiental, mais li em alguns sites que não há emprego para todos, e isso me deixa na duvida, pois quero retorno do curso, por mais que eu ame….e eu quero mt fazer, mais tenho medo de ser pobre pra sempre -q

  19. Eliana

    Eu achei o site mto interessante e me interessei por Engenharia de Petroleo tenho 35anos, e penso ser tarde para iniciar este curso.Será q ainda tenho chances para ingressar no mercado qdo terminar o curso, e concorrer de igual forma com pessoas mais jovens q eu????

  20. christina

    OL@ MEU NOME E CHRISTINA O MEU SONHO E FAZER ENGENHARIA CIVIL,MAS ESTOU COM DUVIDAS ENTRE CIVIL OU ENGENHARIA AMBIENTA,QUAL SERIA O MELHOR?

    • Pedro Addler

      Oi Christina, depende muito do seu perfil .Tente fazer o teste vocacional. Boa sorte!

  21. George Telles

    Olá Pedro,
    Eu sou Cadista e tenho um certo conhecimento em plantas e desenhos de arquitetura.
    Eu gostaria de saber se seria uma boa se já tenho certa experiencia fazer um tecnico em edificaçoes para me firma no mercado ou seja conseguir um CREA ou fazer facul. de Eng.civil e esperar para telo depois de 5 anos caso deus ajude rsrs..
    Espero respostas obrigado.

  22. Ana raquel

    Oi gostaria de saber quais os cursos na área da saúde vão estar em alta nos próximos anos…e se Biomedicina é um bom curso..

  23. Rafal Valois

    Olá Pedro Aller,
    prestarei o enem esse ano e estou pensando em Eng. de Petróleo.Porém,carrego algumas dúvidas:
    * Como a massa de universitários desse curso no Brasil vem crescendo,tenho que pensar em saturação do mercado de trabalho?
    * Mestrado/Doutorado; já existe no NE?

    Obrigado.

  24. Agronoma

    Olá,

    Tomara que num futuro bem próximo valorizem os agrônomos, pois não é o que acontece atualmente. As vagas se concentram em determinados lugares onde a agropecuária é forte, muitas das vagas oferecem salário baixo e oferta-se muito vagas de vendedor autônomo na qual a pessoa deve possuir carro próprio. Em localidades menores nas quais prevalecem a agricultura familiar , as prefeituras deixam de colocar agrônomos nas secretarias de agricultura para colocar pessoas que não entendem nada área.

  25. Willian Mark

    eu não entendo o porque os professores, alunos,alumas pesquisas estrangeiras colocam engenharia florestal como uma das profissões mais promissoras do mundo e no brasil nem se dá importância a essa carreira a um aparente menos preso pelo o que me informaram, neste caso o google mente, e é o que eu espero, já estou no primeiro período, se alguém souber mais do caso me informe porque ta difícil da tomar uma posição clara sobre esse assunto.

  26. iren christh

    geologia é uma profissão que está em crescente desenvolvimento tanto na sua importancia no mercado, quanto na sua valorização com a descoberta do pré-sal, porem eu queria saber se essa profissão eh vantajosa soh para profissionais que pensam em trabalhar com a descoberta do pré-sal, ou no brasil inteiro essa profissão tem uma grande importancia?

  27. sueli mariano

    ola me responda por favor tenho 38 anos consegui uma bolsa do prouni pra fazer engenharia ambiental sera que a minha idade pode me atrapalhar por favor me ajude

  28. Angelica Duarte

    Olá,moro na cidade de Anápolis-Goias,estou com muitas duvidas entre o curso de engenharia ambiental e agronomia.Qual seria o melhor?tenho medo de cursa Agronomia e não ter vagas de trabalho aqui onde eu moro,por favor me ajude.

    Obrigada!!

  29. Tailuane

    Olá eu gostaria de fazer eng ambiental, to no ensino médio, e tenho duvidas sobre a áreas… Ela é realmente boa? E o salario? Eu sei que se baseia em 6 salários mínimos, mas gostaria de uma informação mais atualizada, valeu!

  30. Raquel

    gostei muito estava com duvidas em relaçâo que profissâo escolher obrigada

  31. Shamara

    adorei todas a profições mais a melhor no ponto de vista é Agronomia…

  32. Maria

    Bom dia tenho 35 ano e pretendo cursar Agronomia, pois é uma área que me interessa muito, como estara o mercado de trabalho? Em relaçao a minha idade, quando eu terminar o curso já vou esta com 40 anos, é uma boa idéia fazer Agronomia mesmo assim?

  33. Adriano Trindade

    Olá me chamo Adriano, tenho 17 anos conclui o ensino médio a pouco tempo,fiz um teste vocacional e não me interessei por nenhuma profissão. Estou pensando em cursar ENGENHARIA DE PETRÓLEO,o curso dura 5 anos. Será que ao me formar vou conseguir um emprego nessa área com facilidade ou o mercado de trabalho vai tá sobrecarregado? AGUARDO RESPOSTA!

    • Fernando

      em 5 anos a onda do petróleo já era, sem falar que tu vai ter a tua vida inteira ainda, pensa só, daqui 20 anos os veículos elétricos vão estar dominando, só que claro, petróleo tem muitas outras utilidades, que as poucos vão sendo substituidas por produtos com origem de fontes renováveis… faço engenharia mecânica e aconselho que faça Engenharia Elétrica, que só tem tendência em aumentar as oportunidades…

  34. francinaldo souza

    Ola meu nome e francinaldo conclui o ensino medio gostaria cursa tecnico em telecomuniçao ti mais to em duvida se e uma boa areas aguardoo ressporresposta.

  35. jonatas ramos

    ola , visitei este siti e gostei. queria saber no meu caso , eu não tenho ideia em que me formar , me preocupo apenas em me formar e ter emprego na areá que me formar, então hoje em dia o que vale mais, se formar no que gosta ou esta preparado para o mercado de trabalho em qualquer area, aguardo uma resposta, obrigado…Jonatas.

  36. Gilson Porciúncula

    Gostei muito de saber que existe esta preocupação,em geral, pois tenho enorme preocupação com relação ao futuro do meu filho de 17 anos,e esta fazendo 2 cursos profissionalizantes,um é web designer e o outro é hotelaria e turismo,mesmo assim precisa fazer um curso técnico e esta é a grande dúvida,preciso de ajuda.

  37. Maria

    Olá Pedro Addler, gostaria que voce me ajudasse em minhas dúvidas..
    O meu sonho é fazer Agronomia, mas tenho 35 anos, será se é uma boa fazer mesmo com essa idade, como será o mercado de trabalho pra mim daqui 5 anos?
    Tenho muitas frustraçoes pois penso na idade, o mercado de trabalho é exigente, tantos jovens formando.. Nossa!! O que eu faço, por favor me ajude, enfrento uma faculdade assim mesmo, ou opto por um curso tecnico.. ??? Me ajude. Por favor…

  38. ana claudia

    OLÁ,EU ADORO AGRONOMIA MAS NAO SEI QUAL É A IDADE CERTA,PARA COMEÇAR O ENSINO MÉDIO!
    QUERO COMEÇAR ANO QUE VEM SE POSSIVEL!POR FAVOR ME AJUDEM !ESPERO RESPOSTA.

  39. ana claudia

    MORO EM GOIOERE,PARANA!E AQUI TENHO MUITAS VAGAS PARA AGRONOMIA!

  40. corino figueiredo

    apreciei esta matéria… desejo saber mais sobre vossas actividades!!!

  41. adriana vieira de sá

    gostei muito desta pagina, quero me enformar mais e futuramente me decidir .

  42. josi

    estou preocupada não sei qual profissão devo seguir quando termina o ensino médio espero ver portanto outras dicas. beijos !!!!

  43. josi lima

    gostei das profissões portanto não estou conseguindo escolhe a profissão que quero seguir estou muito preocupada espero pode ver outra publicações. beijos!!!!!

  44. Mônica

    Prezados,
    muito interessante a abordagem dessa matéria, apenas alguns equívocos foram cometidos. Caso alguém tenha interesse em saber a matriz curricular de um agrônomo não lhe permite criar, formular ração, medicar ou gerenciar a produção animal, no que se refere a criação de animais domésticos. Seria interessante que “o guia de carreira”, se embasasse mais tecnicamente antes de passar informações inconsistentes. Todas as profissões são fundamentais, principalmente as agrárias, tão pouco valorizadas pela mídia, mas, que originam o pão nosso de cada dia. Parabéns a todos nós que compomos e geramos a agricultura e pecuária no Brasil, somo guerreiros e profundos otimistas.
    Abraços de uma Zootecnista.

  45. Alex

    Para a produção de animais como bovinos, o profissional adequado não seria o ZOOTECNISTA? Acho que o editor desse site desconhece a função de um agrônomo e um Zootecnista. Lamentável !!!

  46. Renan

    Agronomia vai crescer sim! Porém, juntos crescem a Zootecnia e a Veterinária! Sou Zootecnista, e acredito muito na minha profissão!

  47. Sthéfanie Carvalho Kloppe

    Desculpe, mas faltou mais pesquisa e conhecimento por parte da autora, pois o Agrônomo trabalha na área da produção vegetal, e sim tem sua importância. Mas o profissional que trabalha com criação de rebanhos e melhoramento genético de animais, como dito no texto é o ZOOTECNISTA.

  48. Douglas

    Grande parte do que está descrito acima nas atribuições dos Agrônomos, os ZOOTECNISTAS dominam muito mais, ou seja, o curso prepara melhor o Zootecnista para estas finalidades, principalmente na criação de animais. Uma pena não ser devidamente valorizado e reconhecido!

  49. Ana Jaqueline Cavalcante Muniz

    Ola,parabenizo a todas as profissões citadas a cima e com todo respeito gostaria de fazer um esclarecimento sobre a seguinte matéria citada…Seja cuidando dos crescentes rebanhos de animais Brasileiros melhoramento genético de animais… da profissão de Agronomia. Exatamente essa parte quando se trata de cuidar de animais, de rebanhos bovinos e de melhoramento genético isso compete ao ZOOTECNISTA que é o profissional da produção animal ele sim cuida com todos os manejo nutricionais, sanitários e genético quem coloca produtos de origem animal na mesa de toda a população mundial e o zootecnista

  50. allana

    O Zootecnista pode atuar em qualquer atividade de Produção Animal, desde a concepção do projeto, até ao desenvolvimento de dietas e supervisão de vacinas; fábricas de Ração ou dispensão do mesmo; frigoríficos; centrais de Inseminação; empresas privadas com foco na produção animal; representação e venda de produtos relacionados com a produção animal; laboratórios de análise de alimentos destinados a animais; laboratórios de Genética Zootécnica; Produção, Implantação e Manejo de Pastagens; Melhoramentos Genético dos Rebanhos e Pastagens; Planejamento e Execução de projetos de Instalações para Produção Animal; Prevenção de Enfermidades; Manejo e Criação de Animais Silvestres; Pesquisa nas áreas de Produção Animal; Ensino de Zootecnia e Administração de Propriedades Rurais e Industrias do gênero.
    A Zootecnia congrega o conjunto de atividades e habilidades destinadas a desenvolver, promover, preservar e controlar a produção e a produtividade dos animais aliada à conservação dos recursos naturais. Colabora na manutenção dos processos ecológicos e ambientais, garantindo a integridade dos ecossistemas e a conservação das espécies que compõem a nossa biodiversidade e na sustentabilidade do meio ambiente. É uma área do conhecimento que reúne um largo espectro de campos dos saberes, onde estão compreendidos o planejamento, a economia, a administração, assim como, o melhoramento genético, a ecologia, a sustentabilidade, a ambiência, a biotecnologia, a reprodução, a saúde, o bem-estar e o manejo. Também engloba a nutrição, alimentação, formação e produção de pastos e forragens, sistemas de produção animal e industrialização propiciando de forma integral, em sua área de atuação, a qualidade de vida da sociedade..

  51. Pedro Ferreira

    Quem é o profissional responsável e capacitado par gerir e gerar produtos de origem animal é o Zootecnista e não o Agrônomo. Só pra deixar claro.

    • Alexsandro

      O agronomo esta apto no que se refere a produção animal, pois a grade curricular do curso o permite a trabalhar na area, além de ser a primeira carreira na area de ciencias agrárias. Porém é de grande importancia um direcionamento maior do curso, a depender do aluno claro.

  52. felipe

    estou em duvida se curso engenh.biomedica ou farmacia alguem pode me ajudar?

  53. Luana

    Olá,

    Gostaria de saber quais são as opções de cursos para se trabalhar com deficientes auditivos.

    Obrigada!
    Abraços

  54. Ana Oliveira

    Olá , gostaria que alguém me ajudasse, sou muito nova mas já penso em que profição seguir , fico com dúvidas entre engenharia civil e engenharia de petróleo e gás .Bom me apaixonei por engenharia civil mas se hoje em dia o mercado já esta cheio , imagine só daqui a uns 15 anos , então pensei em optar por engenharia de petróleo e gás que ainda tem poucos profissionais.
    Não sei se estou fazendo a escolha certa , tenho que me decidir logo pra ir me preparando pois não posso sair “atirando” pra todos os lados … estou esperando respostas , por favor me ajudem! Estou confusa.

  55. Marcio Carneiro da Silva

    gostaria de saber qual seria a engenharia ideal para cursar se eu tiver interessado em alguma vaga que o pre-sal trara para o brasil.

    muito obrigado

  56. joaquim Ribeiro

    esse site e um artigo para la de informacional, porque abrange conhecimentos geograficos, matematicos, cientificos, historicos e intelectuais, gostei muito.

  57. harleyson queiroz paiva

    olá pessoal,estou cursando o 1 período de tecnólogo em petróleo e gás e estou muito satisfeito com a minha futura profissão,e sei que essa área vai ser muito importante no futuro,moro na AMAZÔNIA,estou contente com novas usinas sendo descobertas…vamos lá gente ser os futuros tecnólogos desse pais..

  58. thiago

    ola gostaria de sabe si o curso de tecnologia em gestão ambiental esta bem aceito no mercado atual hoje

  59. Jocineide

    Tenho 34 anos.Sou formada em Processos Gerenciais.Será q vale a pena eu fzr engenharia civil?

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!