ajuda para entrevista de emprego

10 Dicas do que Fazer em uma Entrevista de Emprego

Dez dicas que irão te ajudar na hora de participar de uma entrevista de emprego. Confira como ter um resultado positivo na entrevista.

entrevista

Ainda surgem dúvidas de como se comportar na entrevista de emprego. Por ser uma situação de extremo nervosismo para quem vai ser entrevistado é importante ter em mente algumas dicas que podem fazer a diferença na hora que estiver frente a frente com o recrutador.

Primeira Dica – A primeira impressão é a que fica!

Ao entrar na sala de entrevista cumprimente o recrutador dando as mãos com firmeza, caso tenho ali presente mais de uma pessoa para te entrevistar cumprimente todos, só forem mais de cinco pessoas , não é necessário cumprimentar a todos, apenas  o responsável pela entrevista.

Segunda Dica – Apresente-se com firmeza.

Sem prolongar muito o aperto de mão já vá se apresentando, aproveite para dizer quem é você exatamente, sem perder o contato visual com o recrutador. O melhor é usar uma frase comum  como : “ Bom dia, Meu nome é Fulano, como vai?”. Nunca passe uma sensação de desânimo ou abatimento. Se por ventura te oferecerem café ou água, aceite, porém tome com naturalidade ao longo da entrevista.

Terceira Dica – Fique ligado!

Busque pela sintonia no diálogo e se dedique ao máximo na conversa com o recrutador. Lembre-se que este não é um momento de ficar disperso, olhar no relógio ou pela janela. Mantenha uma postura ereta, contato visual e demonstre uma pessoa relaxada e natural.

Quarta Dica – O seu tom de voz é importante.

Fale com clareza, não exagere no tom de voz, porém não sussurre ou murmure. Pronuncie todas as palavras, responda sempre em frases completas nunca deixe algum assunto no ar. Utilize frases afirmativas e que terminem com um ponto final claro. Transmita ao recrutador confiança, determinação e certeza.

Quinta Dica – Assuma seus erros.

Saiba errar, se achar que cometeu algum equívoco ou disse algo indevido, corrija o erro e seja sincero informando que está nervoso(a), pois tem grande interesse pela vaga e que por isso acabou falhando. Mantenha a calma e não se preocupe com o erro, com certeza o recrutador irá compreender completamente a situação.

Sexta Dica – Muito humor é perigoso.

Tenha cuidado com as piadinhas, isso não é hora de fazê-las. O entrevistador também não irá fazer, mas se por ventura ele fizer, dê um sorriso para demonstrar que entendeu. Não seja falso, dê um sorriso e deixe a conversa fluir.

Sétima Dica – Tenha certeza do que está falando.

Entenda a pergunta do recrutador, não há problema nenhum em pedir para o entrevistador esclareça a pergunta que fez e repite. Só responda quando tiver certeza de que entendeu.

Oitava Dica – Sem enrolações!

Responda bem, seja claro e nunca enrole nas respostas. Seja claro, direto e responda rapidamente o que o recrutador perguntar. Demonstre interesse e iniciativa ao responder as perguntas. Não fuja do assunto quando alguma pergunta for “espinhosa” e lembre-se de jamais falar mal do seu antigo emprego, muito menos da empresa.

Nona Dica – Aproveite seu tempo.

Ao final da entrevista, geralmente, o recrutador te perguntará se está com algumas dúvida ou se quer fazer alguma pergunta. Neste momento aproveite para perguntar sobre a atividade que será desempenhada, tente evitar já perguntar do salário, horário e benefícios. Inicie as perguntas com as questões mais generalizadas.

Décima Dica – Garanta uma boa impressão!

Pode ser a última oportunidade de garantir uma boa impressão para o entrevistador, por isso despeça-se com um sorriso demonstrando tranquilidade e segurança. Cumprimente o entrevistador, agradeça o seu tempo, e não procure confirmar neste momento os seus contatos, a não ser que o recrutador lhe solicite.

Essas são dicas que com certeza vão ajudar quando for a hora da sua entrevista de emprego. Também é interessante consultar o outro artigo do Guia da Carreira com as dicas importantes e os  cuidados em entrevista de emprego.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados aos Temas: ajuda para entrevista de emprego e dicas de entrevista de emprego

Cuidado com o Que Não Se Deve Falar Durante a Entrevista

Cuidado com o Que Não Se Deve Falar Durante a Entrevista

Você sabe como se comportar em uma entrevista de emprego? Confira as 10 dicas que vão te ajudar a aproveitar melhor as novas oportunidades de entrevistas.

 
 
 

Comentários:

  1. damasio moreira

    vai me ajudar bastante obrigado.

  2. keila patricia

    Gostaria de saber onde estou errando estou completamente frustrada não consigo entender pq não consigo passar em entrevista , por favor preciso de ajuda.

  3. nelcides pereira de oliveira

    vou ter uma entrevista de liderança de manutecão mecanica não sei o que fazer possa me ajudar?

  4. janaine ramos pereira

    adorei tirar as duvidas pos agora estou mais cofiante

  5. ARY

    obrigado a vcs q deixam dicas di como se comporta em uma entrevista, vou fazer uma amanha e essas dicas me ajudaram muito,obrigdo…

  6. vanessa

    Eu adorei a matéria é muito boa pra gente que fica nervosa na hora de fazer uma entrevista, ajuda como se comportar o que falar ser clara etc.

  7. Elmary Campos Adorno

    Eu Elmary gostaria que vocês mandassem algumas perguntas sobre intervista de empresas como por exemplo:Fale um pouco de você? O que você fez? Quais os resultados que você alcançou no último emprego?
    Quais os seus objetivos?
    Fale dos objetivos para com a empresa;
    Fale de benefícios, de como o seu desempenho irá gerar lucros p/ empresa.
    Onde você se vê daqui a cinco anos?
    E lembre-se: Se ele lhe perguntar sobre seus objetivos de longo prazo, fale somente sobre seu futuro profissional.
    Por que está deixando a empresa?
    Caso tenha demitido, não esconda o motivo fale a verdade.Já antecipo os meus agradecimentos que tenha uma boa tarde…

  8. gabriel

    gostei da materia, mais tenho um pouco de vergonha mais vou conheseguir se deus quiser

  9. adenilson

    Muito boa as dicas, que serao de muita ajuda na hora da minha entrevista me sinto mais confiante agora muito obrigado.

  10. JOSYANE

    AMANHA TENHO UMA ENTREVISTA AGORA ESTOU COM IDEIAS DE COMO POSSO RESPONDER AS PERGUNTAS E MANEIRAS DE COMO POSSO ME COMPORTAR

  11. Luciene

    Gostaria de saber qual o animal jamais podemos dizer em entrevista tipo eu disse que não gostaria de ser um elefante pois é muito desajeitado,e o que eu gostaria de ser era um leão,a vaga era para gerencia.Onde errei? gostaria de ter falado que não queria ser um rato.

  12. Gislene

    Parabens e agradeço a página com dicas e sugestões para a entrevista. A materia esta excelente.

    Um abraço

  13. Luana

    vai mim ajudar muito

  14. ana m. trindade

    Adorei essas 10 dicas de como se comortar em uma entrevista, com certeza são dicas importantes que nos dão mais confiança, obrigada.

  15. Iranildo de A.Silva

    Excelentes as dicas, cada umas delas com um detalhe especial.

  16. Sirlete Pinheiro

    Bom, hoje participei de entrevista e fiquei muito nervosa,espero conseguir mudar o meu jeito com essas dicas.Sou ansiosa demais e preciso de ajuda!

    Obrigada

    Sirlete Pinheiro

  17. Andrea Fauth

    Gostaria de saber no que eu errei,fui em uma entrevista hj no cargo de gerente de loja de confecções ele me perguntou pq eu sai do emprego atual e eu respondi que trabalhava na empresa de minha familia onde eu me desentendi com o administrador da empresa que na verdade de gosta de gente, ai resolvi sai ele me perguntou o que eu fazia para empresa bater as metas,falei tenhos planilhas onde eles tem seus resultados tds s dias,ai ele me perguntou que ele tem 10 vendedores e que 1 só vai bater a meta, a me perguntou o que eu faria p eles melhorarem os resultados eu respondi que teia que analisar e conversar com cada um, estou trabalhando 1 mês em uma loja familiar se eu começasse com gerente nesta loja o que eu mudaria,cm vou mudar algo se e de familia teria que obedeçer ordens,ele me falou que a secretaria dele vai me ligar segunda para me disse o cargo que tem disponível para mim. O que eu fiz de errado.

  18. marineide

    Eu marineide gostaria que vocês mandassem algumas Resposta de como eu poderia as perguntas: a um recrutador numa intervista de emprego como por exemplo:Fale um pouco de você? O que você faz? Quais os resultados que você alcançou no último emprego?
    Quais os seus objetivos?
    Fale dos objetivos para com a empresa;
    Fale de benefícios, de como o seu desempenho irá gerar lucros p/ empresa.
    Onde você se vê daqui a cinco anos?
    me fale sobre seus objetivos de longo prazo;oque eu falo?
    1.Por que você decidiu trabalhar na nossa empresa ?
    2.Quais são as suas principais qualidades ?
    me ajundem por favor
    obrigada

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
 
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!