Entrevista de Emprego

Fui Chamado para uma Entrevista de Emprego.. e Agora ?

Você enviou seu currículo, tinha o perfil da vaga e agora vai fazer sua entrevista de emprego. Não se sente preparado ou preparada ? Fique tranquilo, temos 7 dicas rápidas para você.

Se Preparando bem para a sua Entrevista de Emprego

Entrevista de Emprego: dicas simples podem evitar grandes complicações

Está chegando o grande dia.. você produziu seu curriculo, enviou e torceu. Agora chegou a hora da verdade, você recebeu um telefonema, a entrevista de emprego está marcada, é hora de encarar o entrevistador ( ou banca de entrevistadores ) de frente. Embora o seu grande objetivo fosse conseguir essa chance: conseguir realizar uma entrevista de emprego na empresa que você sempre quis trabalhar, agora que o sonho está prestes a se tornar realidade você não se sente confiante o bastante. Se este é o seu caso, não fique nervoso, saiba que esta situação é mais comum do que você imagina.

A ansiedade ou tensão prévias a entrevista de emprego é um situação muito comum, principalmente para quem vai fazer a sua primeira entrevista. Embora seja um quadro bastante comum é preciso sim, ficar atento: o nervosismo na hora da entrevista de emprego e a falta de preparação podem derrubar candidatos muito bons.

Mas como adquirir mais confiança ou se sentir mais bem preparado, restando apenas pouco tempo para a entrevista ? A resposta é simples: preparação e orientação. Quando se vai enfrentar uma situação nova ou então uma situação de grande pressão, estar bem orientado e bem preparado é um fator chave. Confira abaixo uma lista com 7 dicas simples e diretas para se preparar bem para sua entrevista de emprego:

1. Curriculo: Mantenha o documento atualizado e o tenha a mão durante a entrevista de emprego

É essencial manter o seu currículo sempre atualizado, sempre recicle este documento, não encare o currículo como se fosse uma grande lista onde você discrimina todo e qualquer tipo de experiência profissional que você teve. O analisador tem pouquíssimo tempo para dar atenção ao seu currículo, ele deve ser o mais breve, conciso e convencedor possível.

É importante também, sempre levar consigo uma cópia do seu curriculo durante a entrevista de emprego para poder ler e discutir juntamente com o entrevistador. Conheça bem o documento que você escreveu, caso você entre em contradição com o curriculo que você mesmo fez, os entrevistadores irão perceber e você com certeza perderá pontos.

2. Dia anterior a entrevista de emprego: Mantenha a rotina

Por mais ansioso ou ansiosa que você esteja, é interessante sempre ter uma coisa em mente: possivelmente esta não vai ser a sua última entrevista de emprego, essa empresa não é o unico lugar do mundo onde você pode trabalhar, você ainda tem muita experiência para adquirir, é apenas mais um desafio.

Isso mesmo, seja realista, seja simples: é apenas mais um desafio pelo qual você vai ter que passar. Não perca o sono por causa da entrevista, não perca o apetite, não coma demais, mantenha a sua rotina, é apenas mais um desafio, a beleza da vida está em participar e vencer os desafios.

3. Local onde vai ser realizada a entrevista: Conheça e evite imprevistos

Assim que você for chamado para realizar uma entrevista de emprego e se informar sobre o local onde a mesma vai ser realizada, visite este local. Conhecendo pessoalmente o local onde será feita a entrevista alguns dias antes, você fica com uma preocupação a menos.

Planeje a melhor maneira de chegar até lá e evite chegar atrasado na sua entrevista. Tenha sempre em mente que a avaliação do candidato começa bem antes da entrevista de emprego em sí, um candidato que chega atrasado na própria entrevista ( lembrando que muitos entrevistadores cancelam a entrevista de quem não chega no horário previsto ) passa uma imagem extremamente negativa ao entrevistador.

O ideal é chegar entre 10 e 15 minutos antes do horário previsto.

4. Empresa onde você vai fazer a entrevista de emprego: conheça bem e se informe

Se você enviou um curriculo e planeja trabalhar em uma empresa, o entrevistador que vai te avaliar, pressupõe que você conhece ( ou pelo menos deveria conhecer ) bem aquela empresa e aquele mercado. Sempre que você for realizar uma entrevista de emprego, procure se informar sobre a empresa, conheça a sua cultura, conheça o modo com que atua, conheça o modo com que vende os seus produtos ou que realiza os seus serviços.

Conheçer bem o local onde pode ser o seu futuro emprego também evita supresas desagradáveis: se você for uma pessoa tradicional não vai se sentir a vontade em uma empresa com métodos de trabalho menos ortodoxos, do mesmo modo se você tiver um perfil mais inovador vai se sentir mau trabalhando em uma empresa menos aberta e mais burocrática.

Uma das melhores maneiras de causar uma boa impressão no entrevistador é demonstrar conhecimento sobre a empresa e o mercado onde ela atua, isso demonstra interesse e também que o candidato tem se esforçado e realmente quer aquela vaga.

5. Roupa para a entrevista de emprego: use o bom senso

Escolha a roupa que você vai usar na entrevista de emprego com bom senso e já deixe tudo preparado e separado anteriormente. Obviamente, o mais importante é sempre o conteúdo, suas respostas e suas atitudes, mas uma roupa inadequada e uma aparência relaxada podem sim causar uma péssima impressão.

Procure se vestir de acordo com a imagem e o ambiente da empresa.

6. Empregos anteriores: seja imparcial

Sempre que o entrevistador perguntar sobre o seu emprego anterior, seja imparcial, nunca demonstre emoções infladas. Jamais fale mau do seu antigo chefe, dos seus colegas de trabalho, do ambiente da empresa ou de qualquer aspecto relativo aos empregos anteriores durante a sua entrevista de emprego. Seu entrevistador não está interessado em seus antigos conflitos pessoais.

7. Atitude na entrevista de emprego: seja profissional

Em relação a atitude durante a entrevista de emprego seja o mais profissional possivel, você está em um ambiente sério, você está em um ambiente de trabalho. Evite humor desnecessário, fuja de piadas e anedotas, se por acaso, o próprio entrevistador usar do recurso do humor, sorria, mas jamais use artificios tais como risada forçada. Seja sério, simples e direto.

Responda as perguntas de modo natural, jamais tente enrolar o entrevistador de qualquer maneira. Sempre que o entrevistador der espaço para a realização de perguntas durante a entrevista de emprego, faça-as. Deste modo você demonstra que está prestando atenção na conversa e que está focado.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados ao Tema: Entrevista de Emprego

Como se comportar na entrevista de emprego

Como se comportar na entrevista de emprego

Confira dicas de um especialista em seleção sobre como se comportar em diversas situações de uma entrevista de emprego

10 informações que você não precisa colocar no currículo

10 informações que você não precisa colocar no currículo

Elaborar um bom currículo para se candidatar a uma vaga de emprego não é uma tarefa muito fácil. Confira dez informações que são extremamente desnecessárias em um bom currículo.

Quanto ganha um Contador?

Quanto ganha um Contador?

Descubra o salário inicial do contador e até quanto esse profissional pode ganhar

Quanto ganha um Piloto de avião?

Quanto ganha um Piloto de avião?

Descubra o salário inicial do piloto de avião e até quanto esse profissional pode ganhar

5 perguntas que você precisa saber responder na entrevista de emprego

5 perguntas que você precisa saber responder na entrevista de emprego

Prepare-se para responder as principais perguntas dos recrutadores e garanta uma boa entrevista

 
 
 

Comentários:

  1. Ao responsável pelo site Guia de Carreira.

    Agradeço pelas dicas,esclarecimentos e por tudo mais.E,parabenizo-o pelos excelentes artigos publicados.

    Um abraço
    Rosemary Q.

  2. Olá Rosemary

    Que bom que você está gostando das nossas matérias. Nossa equipe fica muito satizfeita em poder ajudar as pessoas a atingir os seus objetivos pessoais e profissionais.
    O sucesso é uma meta que todos podem atingir, basta querer e lutar, tudo pode estar ao seu alcance. Mudar de vida está sempre ao alcance de quem realmente quer.

  3. Marina

    Saudações;

    Enfatizo que os artigos publicados esclarecem muitas dúvidas em relação a oportunidades no mercado de trabalho. Agradeço e parabenizo-lhes!!!porém tenho uma pergunta; Como se comportar quando nos deparamos com a presença de um psicologo no momento da entrevista de trabalho juntamente com o entrevistador?Qual seu papel??

  4. Mirian Gomes

    Olá Marina

    Que bom que você está gostando do nosso trabalho, fico muito satizfeita.
    Em relação ao psicologo,hoje em dia é muito comum este profissional estar presente nas entrevistas de emprego.

    A principal função do psicologo nas entrevistas é observar o comportamento do candidato, anotando principalmente a postura corporal e facial ( expressões de olhar, sombrancelhas, músculos faciais, etc… ).

    Em relação ao seu comportamento na entrevista de emprego Marina, não se preocupe, basta agir de forma natural e confiante que tudo dará certo.

  5. pedro

    Gostei do material

  6. adriana

    Saudações;
    gostaria de saber se tem alugum exercicio que eu posso fazer pra não ficar tão nervosa uma entrevista. obrigada.

  7. Pedro Addler

    Olá Adriana

    Existem sim !!! São exercícios muito bons para você fazer e ficar menos nervoso(a) para a sua entrevista de emprego e também para melhorar a sua timidez como um todo.

    É uma excelente sugestão de pauta, vamos preparar uma matéria completa sobre esse assunto.

  8. carla

    vou em uma entrevista de emprego daqui a dois dias, e fiquei sabendo que eles perguntam qual meu ponto eu preciso desenvolver eu posso ou não dizer que sou anciosa e que tenho que apreder a contrala-la um pouco mais???

  9. Pedro Addler

    Oi Carla

    Dizer a verdade na entrevista de emprego é sempre a melhor política !! Até porque, se você mentir pro entrevistador, ele que deve ser psicólogo, com certeza vai deduzir que você é ansiosa, só observando o seu comportamento.

    A melhor postura durante a sua entrevista de emprego é justamente essa: diga a verdade, que você realmente é ansiosa e que está aprendendo a controlar, o entrevistador vai ficar muito satisfeito com a sua sinceridade ( sinceridade na medida certa, indica maturidade )

  10. Bruna

    Tenho 14 anos é a minha primeira entrevista de emprego !!! estou muuuinto nervosa! Mais com estas dicas me sinto mais segura!!! beijo muinto obrigado *–*

  11. Paula Martins da Silva

    Fui fazer um teste psicológico em uma empresa e não consegui ser aprovada era para vaga de Monitora Escolar.
    Tinha 05 minutos para encontrar numa folha de sulfite 03 triângulos ?
    Teste de kilometros eram números de 01 à 50 todos bagunçados e tinha que encontrar na sequência achei até o nº38 era 04 minutos p/ encontrar os mesmos ?
    Teste dos pauzinhos como os de carta de motorista ?
    Fazer um desenho de uma pessoa e responder 15 perguntas da mesma ?
    Fazer uma casa e responder 15 perguntas da mesma ?

    O que o significa cada um desses testes no teste psicológico e na entrevista de emprego ?
    Como devo fazer p/ ser aprovada nesse teste?
    Como o psicólogo sabe se a pessoa tem o perfil p/ trabalhar com criança dando este teste na entrevista de emprego ?

    Abraços!!!
    Paula Martins da Silva

    • Pedro Addler

      Olá Paula

      Esses testes na entrevista de emprego em geral tem 2 funções:

      Medir sua Inteligência: Testes assim, embora possam parecer até bobos pra algumas pessoas, são bem interessantes para medir a inteligência das pessoas na entrevista de emprego.

      Medir seu Jogo de Cintura: Surpreendendo você com testes assim na entrevista de emprego, a empresa quer testar se você está preparada para as surpresas da vida profissional. Eles querem ver se você é capaz de superar problemas inesperados sem ficar confusa.

  12. Sávio Rodrigues

    gostei das dicas !! tenho 14 anos e é minha primeira entrevista de emprego… mas eu queria saber se existe algum tipo de roupa mas utilizado nessa ocasião ?

    • Pedro Addler

      Olá Sávio Rodrigues

      Sim existe sim !! Para você não errar na entrevista de emprego use roupas sociais ( camisa, cinto e calça social ).

      Não tem erro pelo seguinte: em empresas formais você vai estar bem vestido, em empresas liberais você vai estar meio careta, mas de qualquer forma, estará bem vestido.

  13. marilia

    gostei pois tem dicas de entrevista de emprego, vale a pena seguir.

  14. Marcello

    Boa tarde..
    Fiz o tal famoso teste dos pauzinhos,nos entervalos, 1º fiz 150 e o restante uma média de 190 a 198.Tentei fazer os mais perfeitos que pude nisso acho que fui bem, mas minhas duvidas é quanto aquantidade entre os intervalos será que eu passei????? desde já agradeço….

  15. Diego Bianchi

    Me candidatei a uma vaga de emprego em uma empresa concorrente a que eu trabalho. Minha função atual é operacional, e a vaga que almejo é de gerência. Não existe oportunidade de crescimento na atual empresa. Como devo me portar com relação aos meus atuais gestores? Devo comentar que estou me candidatando a uma função em outra empresa? Ou devo manter sigilo? Quais as possibilidades?
    Grato
    Diego

  16. Juliana

    olá,
    enviei um currículo por Email para uma empresa e e eles me retornaram marcando uma entrevista e me passaram o endereço .Porém quando eu fui pesquisar o lugar através do googlemaps não gostei muito do lugar, é mal localizado e não é o que eu imaginava. Enfim, como eu posso desmarcar essa entrevista, de que modo eu posso falar que não irei comparecer?

    • Pedro Addler

      Olá Juliana! Fazer a entrevista é uma opção interessante, assim você ganha experiencia e se prepara melhor para outras!

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  17. daniel pacheco rodrigues

    muito obrigado pela oportunidade me consedida mas se esse enprego tiver que ser meu vai ser!saber porque? porque tenho certeza que deus ouviu minhas orações, e ele fala que tudo é´possivel aqueler que crer

  18. Arleir de Araujo Saraiva

    Boa noite,muito obrigado pelas dicas,pois,passei em um téste prático para motorista de onibus,e,fiquei reprovado na entrevista,porque,na hóra de responder porque sai último emprego,e,porque escolhi a empresa ao qual estava fazendo a entrevista,eu,não agradei á entrevistadora,grato.

  19. Samira Tenório

    Fiz um teste psicologico em uma empresa, passei na entrevista porem eles ainda nao me retornaram para me dar a resposta fazer 4 dias quanto devo esperar para que eles me deem a resposta? Devo entrar em contato com a empresa? Quanto tempo em media demora para eles entrarem em contato?

    Agradeço desde já.

  20. Mariana

    Olá!
    Eu tenho uma dúvida. Pretendo sair do meu emprego atual e procurar um local melhor. Nunca tive nenhum tipo de problema por lá, exceto por ter criado o mau hábito do atraso (por motivos pessoais). Sei que estou errada e meu patrão tem motivo para me chamar atenção. Entretanto, ele tem o costume de exagerar um pouquinho dizendo que eu chego atrasada TODOS os dias, etc. É normal o empregador novo pedir referência ao antigo? Temo que ele possa estar chateado por eu sair de lá com apenas 2 anos de casa e possa exagerar sobre o que ocorreu … Att

  21. Francisco Soares de sousa

    Eu quero realizar um sonho que tenho de trabalha como motorista mas não tenho experiencia e gostaria da ajuda de vocês,agradeço desde já.
    Obrigado.

  22. Antenor pedro costa

    Gostei muito,obrigado pelas dica!

  23. zilma

    gostaria de uma ajuda fui chamada pra uma entrevista de emprego e a moça disse pra eu aparecer la no local da entrevista com um objeto representativo o que devo levar me ajude e pra trabalhar como operedora de caixa

  24. iara

    Fui convidada a participar de uma entrevista de emprego,mas ao ligar para empresa para saber o cargo e dias trbalhados fui muito mal atendida,não havendo mais o interesse da minha parte depois de tal arrogância mesmo assim gostaria de enviar uma carta agradecendo a seleção pra entrevista.Quero uma sugestão o que faço?
    Obrigada

  25. Alinne

    Ótimas dicas!
    Aproveitando o ensejo, quero pedir umas dicas sobre quais objetos posso levar em uma entrevista com gestores que expressem minha personalidade.

    Obrigada!

  26. joão corrêa neto

    queria mudar de função no dia que fiz a entrevista queria ser medico queria mudar o horario da servimed queria trabalhar nos dois serviços sem aposendatoria

  27. Jota

    Boa noite, estou passando por um processo seletivo nível engenharia, e me pediram pra levar um objeto qualquer para apresentação juntamente com minha formação,experiência profissional,qualidades ,etc.
    Qual seria a real necessidade de levar o objeto? Ou qual a dica na escolha,algo que eu goste ou que tenha alguma ligação com a empresa?
    Obrigado!

  28. maria leticia

    eu gostaria muito de saber um pouco mais eu tenho uma entrevista pra fazer , não sei como agi ou modo de fala , minha primeira entrevista to com muito medo que nada não deja certo !!! eu preciso de ajuda Obrigado essas ticas me ajudaram um pouco ..

  29. Cursino

    Prezado Pedro ou responsável,

    Neste mês tive a oportunidade de receber um e-mail para um entrevista de emprego , como técnico em mecânica ( estagiário ).

    Desde que me formei nunca tive uma oportunidade de tentar entrar em uma grande empresa como tal. Contudo é minha primeira entrevista e não sei bem de que forma me vestir , se uso um dins e uma camisa lisa sem nem uma desenho ou se vou com um dins com uma camisa polo branca.

  30. Layla

    Olá , tenho vontade de trabalhar em uma empresa , mas fui mal na entrevista que consegui .O que devo fazer para conseguir outra entrevista , afinal quero trabalhar na empresa ?

  31. Patricia

    Olá!!
    Fiquei sabendo de uma seleção para contratação, gostaria de enviar o meu currículo por e-mail, só que não sei o que escrever no email.

  32. Carolina

    Bom dia, ontem fiz uma entrevista em uma empresa que gostaria muito de trabalhar. senti muita empatia com as entrevistadoras, acredito que tenham gostado de mim. no final, uma delas me disse que até o final do dia me enviaria um exercicio para ver minha redação e meu nivel de entendimento em ingles. Porem, não recebi nenhum email.

    pensei em mandar um email perguntando sobre os exercicios. será que é errado essa atitude?

  33. Nádia

    Oi..
    Fiz hoje uma entrevista de eempreo onde fiz um teste que tinha numeros embaralhados de 1 a 90 e eu teria que achar o maximo de numeros e.. achei 70 até o tempo acabar.. sera que fui bem? Fui contratada e começo amanhã. Mas queria saber para que serve o teste e se me sai na media?!

  34. Ricardo leopard

    Olá! Fui chamado em uma empresa já fiz o teste… fui aprovado
    E agora me retornaram para comparecer na empresa novamente para fazer o psicotécnico! O teste dos pauzinhos… e já aconteceu em outra empresa de me reprovarem… nisso estou nervoso para fazer novamente esse teste psicotécnico! “Atenção é meu primeiro emprego”
    A psicóloga quer quantidade ou qualidade no teste? Como devo fazer esse teste? ???

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!