LinkedIn – Currículo Digital que Aumenta as Chances de Conseguir Emprego
A rede de relacionamentos LinkedIn foi criada em 2002 com o objetivo de agregar os contatos na área profissional. São mais de 34 milhões de usuários cadastrados na rede. O principal objetivo do LinkedIn é manter uma lista mais detalhada de contato das pessoas e das empresas. Com isso é possível encontrar trabalhos, pessoas e oportunidades recomendadas.
As empresas que são cadastradas nesta rede de negócios podem anunciar suas vagas e buscar por candidatos potenciais, por isso é muito importante que os usuários mantenham o seus dados atualizados e informem tudo sobre a sua graduação, cursos e informações úteis que um empregador precisa saber. Lembre-se quanto mais dados informar maior será a sua chance de ser visualizado por alguma empresa,. Liste todas as experiências profissionais que você teve, inclusive trabalhos voluntários e habilidades.
É importante que você crie um grupo de contatos, para aumentar as chances de ser encontrado. Procure por ex-colegas de trabalho, amigos ou pessoas que podem ajudar na sua busca por emprego. Quanto maior o seu número de conexões maior será a chance de aparecer nas buscas, e consequentemente maior suas chances de se encaixar em uma nova vaga de emprego. Faça conexões com pessoas relacionadas à sua área de atuação. LinkedIn é uma rede social voltada para o âmbito profissional e não deve ser usada como uma rede social qualquer.
Ao criar o seu perfil tome cuidado com algumas gafes como:
– erros de português
– marcação de privacidade no perfil
– sumários de experiências profissionais muito longos
– foto informal no perfil (não utilize aquela fotografia do churrasco segurando uma cerveja, procure uma foto em que o seu rosto esteja destacado.)
É importante que você sempre procure deixar o seu perfil o mais profissional possível, como se estivesse fazendo um currículo normal, porém mais detalhado e com informações extras. Você não faria piadinhas no seu currículo, não é mesmo?
Ter um perfil atualizado e profissional no LinkedIn é uma forma de aumentar suas chances de encontrar emprego e contatos profissionais importantes.
Como fazer o cadastro no LinkedIn
Para fazer o cadastro no LinkedIn é muito simples acesse o site www.linkedin.com e faça o cadastro na página inicia, como mostrado na imagem:
Após preencher estes dados, o site pedirá mais informações :
O próximo passo irá o seu e-mail para tentar encontrar contatos do seu email para adicionar na rede. Caso não deseje fazer isso, pule esta etapa, clickando no link abaixo como na imagem :
Após esta etapa o LinkedIn pedirá para confirmar o e-mail :
Após confirmar sua conta é exibida uma tela com os planos disponíveis. Existe um serviço pago, que possui mais possibilidades de interação e um gratuito.
Pronto! Após escolher o tipo de plano você já estará cadastrado na rede de negócios LinkedIn. Aproveite as dicas que eles exibem no próprio site e boa sorte!
Como fazer a Declaração de Imposto de Renda 2024? Veja passo a passo
Quem tem direito a 60 dias de férias? Entenda como funciona o período
Dia Internacional da Mulher: Entenda os desafios delas no mercado de trabalho
Concurso Nacional Unificado: Veja tudo o que você precisa saber sobre o CNU
Essas são 10 dicas sobre o que falar em uma entrevista de emprego
Geração Z: 5 coisas que podemos aprender para o mercado de trabalho
Como se preparar para dinâmica de grupo durante o processo seletivo? Confira dicas
Estágio home office: Entenda como começar sua carreira de forma remota
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.