Especialização da Medicina

Dermatologia – Profissão, Carreira e Informações Gerais

O dermatologista é o médico especializado no estudo e tratamento das doenças e males da pele tais como câncer e até calvice. Conheça mais sobre a carreira de dermatologia.

A Carreira de Dermatologia

Dermatologia

Habilitação:
Dermatologista
Duração da Especialização:
2 a 3 anos
Área:
Biológicas
Atributos do Profissional:
Persistência e Organização
Salário Médio:
R$ 5292,00

A dermatologia é a especialidade da medicina que cuida do tratamento e prevenção das doenças do maior orgão do corpo humano: a pele.

A dermatologia cuida de todo tipo de doenças e infecções da pele desde simples infecções e alergias até mesmo tumores de câncer de pele.

Além das doenças de pele, a dermatologia também estuda várias doenças relacionadas a apêndices cutâneos tais como boca, cabelos, pelos, unhas e genitais, cuidando também de questões tais como queda de cabelos e diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis ( DSTs ).

Pela dermatologia se tratar de uma área ampla ( desde a Idade Média, foram identificadas mais de 1900 doenças de pele ! ) o médico dermatologista tem uma forte formação multi-disciplinar estudando além das doenças e tratamentos para a pele também muita obstetrícia, ginecologia, endocrinologia ( estudo das reações hormonais no corpo ) e também oncologia ( estudo do câncer ) para poder tratar câncer de pele.

Dermatologia: Estudo e tratamento das doenças da pele e anexos

Grade Básica da Especialização da Medicina de Dermatologia

  • Anatomia ( principalmente pele e anexos cutâneos )
  • Fisiologia
  • Patologia Cutânea ( estudo das doenças de pele )
  • Oncologia Básica
  • Ginecologia e Obstetrícia
  • Biologia
  • Microbiologia
  • Imunologia
  • Alergologia Básica
  • Infectologia

A Dermatologia e a Queda de Cabelos ( Alopecia )

Calvice: Mal que atinge milhões de homens e um dos focos da dermatologia

A queda de cabelos, que atinge uma grande porcentagem dos homens de todas as idades e até mesmo uma pequena porcentagem das mulheres é uma das áreas da dermatologia mais pesquisadas nos dias de hoje.

Embora exista muita propaganda enganosa por aí, ainda não existe um jeito eficaz de reverter a queda de cabelos ( uma vez que caíram, não regeneram ), os principais avanços estão na pesquisa de prevenção.

Hoje em dia, os estudos de dermatologia já desenvolveram métodos eficazes de prevenir a queda de cabelos, tais como o medicamento Finasterida, que é uma substância que diminui em até 80% a queda.

Há também bons métodos de reconstituição artificial de cabelos tais como operações de implante que estão cada vez melhores e até mesmo perucas permanentes que podem ficar semanas na cabeça, como se fosse um cabelo natural.

Segundo a dermatologia, vários fatores podem levar a queda de cabelos: stress, uso excessivo de gel de cabelo e produtos do tipo, falta de cuidado, fator genético e até mesmo uma má alimentação.

Muitos especialistas afirmam que a dermatologia está próxima de uma cura natural da calvice, enquanto ela não vem o melhor é investir na prevenção.

A Formação do Dermatologista

Para se especializar em dermatologia, antes de mais nada, é necessário ter o diploma de medicina. A especialização em dermatologia pode se iniciar logo após o termino do curso de medicina, substituindo a residência médica. Após um período mínimo de especialização e treinamento de 2 anos em uma instituição reconhecida o médico pode então prestar uma prova aplicada pela SBD ( Sociedade Brasileira de Dermatologia ) e obter o título de Dermatologista.

Em relação ao curso de dermatologia é indispensável que seja reconhecido pelo MEC, senão o médico não poderá fazer o exame da SBD. Durante o curso de dermatologia será abordado muito conteúdo multi-disciplinar o dermatologista entendendo muito das bases de outras especialidades médicas, principalmente ginecologia e oncologia.

Assim como acontece com outras especializações da medicina é muito importante o profissional de dermatologia se atualizar sempre em congressos e workshops já que novas doenças de pele e novos tratamentos para elas estão sempre surgindo.

Especializações da Dermatologia

O dermatologista diplomado, além da atuação normal, pode ainda escolher entre algumas especializações:

  • Cosmetria ( Dermatologia Cosmética ): Especialização da dermatologia que trata do estudo do desenvolvimento de novos cosméticos. O dermatologista desta especialização estuda os efeitos dos cosméticos sobre a pele e também efeitos colaterais.
  • Hanseologia: Especialização onde o dermatologista estuda e trata da doença hanseniase e todas as suas complicações.
  • Cirurgia Dermatológica: O cirurgião dermatológico atua realizando cirurgias na pele para remoção de cancros e também remoção de canceres de pele.

Dermatologia: Aspectos Favoráveis

O mercado de dermatologia no Brasil está bem favorável. Ainda não há profissionais suficientes para suprir todas as vagas do sistema público de saúde, também sendo necessários muitos dermatologistas no sistema particular. Há boas oportunidades na pesquisa de doenças de pele, principalmente câncer de pele ( este câncer tem aumentado muito sua incidência nas últimas décadas ).

Dermatologia: Aspectos Desfavoráveis

Entre os aspectos desfavoráveis estão a falta de recursos e equipamentos que muitas vezes atrapalham o trabalho do dermatologista nos hospitais públicos e também a constante necessidade de atualização do profissional de dermatologia.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados ao Tema: Especialização da Medicina

Ginecologia – Profissão, Carreira e Informações Gerais

Ginecologia – Profissão, Carreira e Informações Gerais

O ginecologista é o médico especializado no cuidado com a saúde da mulher, desde meninas até mulheres idosas. Conheça mais sobre a carreira em ginecologia.

Cardiologia – Profissão, Carreira e Informações Gerais

Cardiologia – Profissão, Carreira e Informações Gerais

Cardiologista é o especialista da medicina que cuida e trata de todas as doenças do coração e sistema circulatório. Conheça mais sobre a carreira em cardiologia.

Pediatria – Profissão, Carreira e Informações Gerais

Pediatria – Profissão, Carreira e Informações Gerais

Pediatria é a especialização da medicina dedicada ao estudo das doenças e problemas das crianças e dos adolescentes. Conheça mais sobre a carreira em pediatria.

 
 
 

Comentários:

  1. Daniele

    Você saberia me informar, quanto custa aproximadamente a faculdade de Medicina-Dermatologia?!

    Desde Já Agradeço.

    • Tássia

      daniele, o custo da faculdade de dermatologia varia de 1,500 a 3,000 por mês depende da faculdade em que vc irá estudar.
      Até logo, boa sorte!

  2. juliana

    Quero muitooo me formar em Medicina e me especializar em Dermatologia; adoroo cuidar de pele !!

    • lora

      Pra si formar não e so formar e siim estudar e si dedicar ao maximo ai siim

  3. Pedro Addler

    Olá Juliana

    Dermatologia é mesmo uma excelente área !! É uma profissão que vai dar a você bastante campo e muitas oportunidades profissionais.

  4. Pedro Addler

    Olá Daniele

    Uma faculdade de medicina particular está com a mensalidade variando entre 1200 e 3000 reais a mensalidade, fora os custos para morar, comer, etc…

    Em relação a especialização de dermatologia, você pode faze-la a nível de Residência médica ( dura 3 anos e pode ser feita após o término do curso de medicina ).

    Quando você faz uma especlização desta maneira, você trabalha no hospital, logo não precisa pagar mensalidade. Na maioria dos casos inclusive, você recebe para fazer a especialização ( está trabalhando, então ganha salário ).

  5. Thaís

    Oi tudo bem?
    Eu li a materia e gostei muito. Tenho 16 anos to afim de fazer faculdade de dermatologia e atuar na área de Cosmetria. A minha dúvida é de que se através do Enem e outras provas assim au consigo faculdade gratuita de medicina / dermatologia!! Claro se eu alcançar os pontos necessários que saõ pedidos na prova, ja que hoje em dia o custo da mensalidade de uma faculdade medicina / dermatologia está muito caro!!!

    Desde ja agradeço !!!!

  6. Manuela

    Olá, gostaria de saber se é necessário que a especialização seja reconhecida pela SBD para q eu possa fazer a prova aplicada pela SBD(e assim obter ou título de especialista em dermatologia) ou basta, apenas,ser reconhecida pelo MEC???
    Obrigada!

  7. Pedro Addler

    Olá Thais

    Consegue sim !! Você pode entrar gratuitamente em uma faculdade de medicina e posteriormente em dermatologia usando a nota do ENEM de duas maneiras:
    - Usando a nota do ENEM nos vestibulares Federais e passando
    - Usando a nota do ENEM no PROUNI e ganhando uma bolsa integral

  8. amo dermatologia e cuidar da pele principalmente em queimaduras

  9. Pedro Addler

    Olá Manuela

    Sim !!! Para você poder fazer a prova da SBD ( Sociedade Brasileira de Dermatologia ) tem que fazer uma especialização reconhecida por ela.

  10. Andressa

    olá tenho 17 anos e amei essa materia quero fazer medicina para dermatologista e gostaria de saber se eu ja posso estudar e procurar mais sobre o assunto e como esta essa disponibilidade no mercado de trabalho.
    desde já obrigada…

  11. ronnysalomao

    A vida é o maior bem que alguém pode ter!

  12. Rosana Mendonça Martins

    Bom dia,

    Eu sou formada em Farmácia e Bioquímica, mas tenha uma grande atração pela área de dermatologia. Será que existe alguma área que eu posso voltar os meus estudos durante a faculdade ou teria mesma que fazer medicina? Se eu fizer medicina, são quantos anos de estudos gerais e em que momento eu escolho por dermatologia ? Estou um pouco perdida, será que o senhor pode me esclarecer essas dúvidas?

    Bom dia!

    • Pedro Addler

      Olá Rosana

      Realmente essa é uma boa dúvida, mas infelizmente para entrar na área de Dermatologia você vai ter que fazer o curso de Medicina sim, vai ser como se fosse um novo recomeço pra você.

      Em relação a outra pergunta, contando o tempo necessário para terminar o curso de medicina sem residência ( 6 anos ) mais o tempo necessário para se especializar em Dermatologia, você tem um total de 8 anos de estudo.

  13. priscila

    oi! tenho 15 anos e quero fazer faculdade de dermatologia. qro me especializar na área de cosmetria.adoro cuidar da pele,cabelo.mais qria saber quantos anos realmente é necessário para se formar.
    bjs

  14. Rafaela Dias

    Se pós graduação (não residência médica) que eu escolhi for somente reconhecida pelo MEC e não pela SBD posso fazer a prova de Título de especialista?

    • Pedro Addler

      Olá Rafaela Dias

      É sempre bom que a sua especialização em Dermatologia seja reconhecida pela SBD, pois só assim você vai ter a garantia de que ela é válida.

      Mas procure se informar, veja se a instituição já deu entrada no registro na Sociedade Brasileira de Dermatologia, pode ser que ela seja reconhecida pela SBD em breve.

  15. Pedro Addler

    Olá Andressa

    Com certeza !! Quanto mais você ler sobre a carreira que você quer seguir melhor e isso vale muito para a dermatologia.

    Procure sempre procurar páginas sobre o assunto na Internet e se mantenha atualizada, enquanto isso vai preparando caminho pra sua faculdade de medicina.

    Em breve vai surgir uma grande dermatologista.

  16. BRUNA

    oi queria saber quantos anos ao todo leva para estudar dermatologia ?

    • Pedro Addler

      Olá Bruna

      Para se formar em Dermatologia você vai precisar de 8 ou 9 anos de estudo.

      Dura este tempo porque antes da especialização em Dermatologia você vai precisar concluir o curso de Medicina que dura 6 anos.

  17. Bruna

    Gostaria de saber se posso atuar após ser graduada em dermatologia,mesmo sem a prova de título e sem o reconhecimento da minha Pós pela SBD??
    Obrigada.

    • Pedro Addler

      Olá Bruna

      Para você poder ser contratada como Médica Dermatologista, ou seja, uma profissional de Dermatologia plena, você tem que ter sim a credencial da SBD.

      Para isso tem que fazer todas as provas e testes necessários, mas não se preocupe, com o conhecimento da faculdade e algum estudo você passa facilmente.

    • Lorena

      Olá! No Brasil o médico pode exercer qualquer especialidade assim que recebe o diploma. Portanto, por lei, não é necessário ter título de especialista para exercer nenhuma especialidade médica. (Pode pesquisar).

  18. Fabi

    Boa Tarde,
    Eu queria saber se é vantajoso estudar medicina-dermatologia fora do pais, tipo no Paraguai, e o que tenho que fazer para se aceito meu certificado aqui no Brasil? ou não adianta fazer Faculdade em outro pais?
    desde já Obrigada :D

    • Pedro Addler

      Olá Fabi

      Sim adianta sim !! Fazer faculdade de Medicina e Dermatologia é em outro país é valido, mas fique atenta !! O Brasil não tem acordo com todos os países, diplomas de Dermatologia de algumas países podem não ser reconhecidos por aqui.

      Para o seu diploma ser aceito no Brasil você vai ter que entrar com o seu pedido e fazer a prova de equivalência de diploma.

      No entanto, recomendo que você estude Medicina e depois Dermatologia aqui no Brasil mesmo, estudar em Português é muito mais fácil.

  19. jaqueline

    estudo em escola publica, em Alagoas meu maior sonho e fazer medicina para dermatologia,será que com as nota do enem eu posso estudar dermatologia em outro estado?

    • Pedro Addler

      Olá Jaqueline

      Sim pode com certeza :D o ENEM foi criado pra isso mesmo pra possibilitar que qualquer Brasileiro estude em qualquer lugar do Brasil aumentando a integração do nosso país.

      E isso vale para Medicina e também Dermatologia. Indo bem no ENEM você escolhe onde estudar.

  20. Paula

    Olá!

    Dentro da Dermatologia, estuda-se outras áreas (ginecologia, oncologia), gostaria de saber como funciona.

    Obrigada :)

    • Pedro Addler

      Olá Paula

      Na Dermatologia, você vai se especializar mesmo em Dermatologia e em todas as áreas dela ( pele, cosméticos, etc… ).

      Essas duas áreas que você citou no caso, não tem relação com a Dermatologia não, Oncologia é o estudo do câncer e suas formas e Ginecologia cuida da saúde do sistema reprodutor feminino.

  21. Adalgisa M

    oi, eu estou a falar de Angola acabei agora o curso de Medicina e gostaria de me especializar em Dermatologia no Brasil,gostaria de saber como estrangeira quais os passos a seguir pra conseguir especialização em rede publica por ai.

    • Pedro Addler

      Olá Adalgisa M.

      O Brasil, como país Democratíco :) oferece oportunidade para todas as pessoas estudarem Dermatologia e qualquer curso em nossas escolas públicas, inclusive nossos irmão de Angola.

      Para poder estudar em uma universidade pública no Brasil, basta ter uma residência por aqui, tirar os documentos Brasileiros básicos ( RG e CPF ) e por fim passar no vestibular.

  22. jhonatan

    ola!
    tenho 19 anos estou me formando no curso técnico de enfermagem,quero fazer a faculdade de dermatologia e entrar e me especializar na área de estética pois sou apaixonado!! e tenho uma pergunta quantos anos de estudo vai durar??

    • Pedro Addler

      Olá Jhonatan

      No caso, vai durar um pouco mais do que você espera… :( para poder fazer a especialização Dermatologia, o curso de Técnico de Enfermagem não é valido, você tem que ter feito primeiro o curso de Medicina.

      Somando os anos do curso de Medicina com especialização em Dermatologia dá 8 anos de estudo, no caso.

  23. Natalia

    Nossa adorei a matéria! Meu sonho é ser dermatologista também! Se por exemplo eu prestar vestibular para medicina e ganha bolsa, ai depois de 6 anos que eu concluir a faculdade de medicina, eu preciso prestar vestibular de novo para fazer os 3 anos de dermatologista ou ja é tudo junto ?

  24. Geísa Fernandes

    Olá, andei fazendo alguns testes de vocação, e me indicaram o curso de dermatologia mais andei dando uma olhada e vi que tinha que presta facul pra medicina , uma coisa que eu não queria, pois pensava que fazia a facul direto de dermatologia!Como ingresso nessa carreira tenho 17 anos e queria saber como começa!Obrigado

    • Pedro Addler

      Olá Geisa Fernandes

      Infelizmente não é possível não fazer Dermatologia direto não :( , porque a Dermatologia é uma Especialização da Medicina.

      Para poder se formar Dermatologista, você tem que percorrer o seguinte caminho:

      -> Faculdade de Medicina -> Especialização em Dermatologia

  25. alexandre

    quanto ganha um dermatologista e quantos anos é a faculdade ??

    • Pedro Addler

      Olá Alexandre

      No caso, Dermatologia não é propriamente uma faculdade e sim uma Especialização Lato Sensu da Medicina, para você poder fazer Dermatologia tem que ter terminado Medicina antes.

      Somando o tempo do Curso de Medicina com a Especialização em Dermatologia temos um total de 9 anos.

      Em relação ao salário de um bom profissional de Dermatologia, está na casa dos 5000 Reais.

  26. anett

    oi, sou medica de Mocambique ha 1 ano. gostaria de fazer dermatologia no brasil. poderia me informar qual seria a melhor universidade/ hospital, e em que cidade do brasil se encontra? será que terei que fazer algum exame para entrar?obrigado!

    • Pedro Addler

      Olá Anett

      Para poder fazer Dermatologia no Brasil, a primeira coisa necessária é ter um diploma do Curso de Medicina.

      Caso você já tenha um diploma tirado em Moçambique, o próximo passo é validar este diploma no Brasil.

      Isso geralmente é feito através de uma prova de conhecimentos específicos de Medicina.

      Após concluir e passar nesta prova de validação, seu diploma passa a valer e você pode ir atrás da especialização em Dermatologia.

      Os melhores hospitais do Brasil para você fazer residência de Dermatologia, no caso, estão na cidade de São Paulo. Entre eles temos o Sirio Libanês, Albert Einstein e Santa Casa de São Paulo.

  27. julio cesar

    pra mim ainda faltam 3 anos pra fazer faculdade mais eu ja to decidido em fazer medicina e dps dermatologia, é uma coisa q pra mim é fascinante.

  28. jaqueline

    Gostaria de saber quais as melhores instituições para se fazer residência de dermatologia, principalmente no estado de SP, BA e MG. Grata!

  29. Cristiany Alves

    Olá! Meu sonho é seguir a carreira de dermatologia, mas ainda tenho muitas dúvidas de quanto tempo vou ficar em uma faculdade, se eu vou poder abrir uma clínica de estética logo depois da faculdade…enfim. Queria muito aprender um pouco mais!

  30. jannets-lay

    olá!
    tenho muita vontade de fazer dermatologia, mas tem tantas dificuldades !
    por isso quero saber onde podemos fazer essa especialização ?
    beijos ♥

    • Pedro Addler

      Olá Jannets

      Realmente a especialização em Dermatologia não é fácil, mas se fosse muito fácil não teria graça não é mesmo :P

      Em relação a especialização ela é feita nos Hospitais no mesmo esquema em que é feita uma Residência Médica, em outras palavras, você aprende estudando e praticando ao mesmo tempo.

      A especialização em Dermatologia, dura em média 3 anos, se você for bem.

  31. Jean Batista dias

    Já estou um pouco ciente de como estudar medicina para me formar em dermatologia e sei que o caminho é longo até lá, mas se estou preprarado só o tempo pode dizer, mas o que me faz pensar quanto tempo eu tenho que me especializar, e eu tambem quero fazer meu doutorado, seria muito importante pra mim, tem como me informar mais sobre esses metodos que vou encontrar daqui pra frente. Obrigado desde já.

    • Pedro Addler

      Olá Jean Batista

      Realmente há algumas diferenças entre o Doutorado e a Especialização na carreira de Medicina.

      A Especialização, Especialização em Dermatologia por exemplo, é feita em Hospitais logo após a conclusão do curso de Medicina, ela é feita como se fosse uma Residência Médica, com muita prática.

      O Doutorado no caso, é mais teórico, ele é feito na Faculdade de Medicina mesmo, logo após você terminar o curso de Medicina. Inclusive, ele é o segundo passo, para fazer Doutorado, antes você tem que fazer antes o Mestrado.

      Nada no entanto, impede que você faça uma especialização em Dermatologia e depois também faça o Mestrado e vice-versa, você é livre para administrar sua carreira como você quiser :)

  32. Mercedes

    Gostaria de fazer varias perguntas, como eu posso estudar dermatologia en BR se eu sou médica em outro lugar do mundo e não sou brasilera ( meu esposo é brasileiro ) Eu posso pagar para fazer uma residencia em dermatologia ? Preciso fazer um exame antes ?

    • Pedro Addler

      Olá Mercedes

      Em primeiro lugar, você está errada viu !! :P Se você casou de papel passado com um Brasileiro, então você passou a ser Brasileira também, essa é a nossa lei.

      Agora, em relação ao diploma de Medicina, ele não vale automaticamente não, antes de iniciar sua residência em Dermatologia você tem que validar o diploma.

      Procure o CRM ( Conselho Regional de Medicina ) mais próximo de você e pergunte do procedimento de validação do diploma, em geral é uma entrevista e uma prova.

      Depois de validar o seu diploma de Medicina, aí sim você pode iniciar sua especialização em Dermatologia em qualquer lugar do Brasil.

      • larissa

        ola no começo vi que dermatologia era 2 anos mais depois vi nos comentarios que era 5 ou mais ,quantos anos é realmente?quanto ganha?e quantas horas ele trabalha (publico)?obrigada

  33. Marillya Ribeiro

    olá Dr. Pedro eu tenho 18 anos estou terminando o 3° ano nesse ano, e eu gostaria muito de fazer dermatologia ou ginecologia.
    eu tenho duvidas se o periodo de estudos e de 2 a 3 anos, mais mesmo assim eu vou ter q estudar medicina ?
    você pode me informar sobre a mensalidade na faculdade de ginecologia ?
    Eu adimiro muito os ginecologistas, mais ñ sei se eu teria coragem de fazer um parto, vc também poderia me informar se eu estdando Ginecologia eu preciso estudar Obstetrícia ?

    • Pedro Addler

      Olá Marillya Ribeiro

      É isso mesmo !! O curso de Dermatologia é uma Especialização da Medicina, para poder fazer-lo você tem que fazer Medicina antes sim.

      Em relação ao curso de Ginecologia, você vai estudar Obstetrícia ( partos ) sim, pois é inclusive uma das partes principais do curso de Ginecologia.

      Agora, fazer partos você não vai precisar não !! Só se você quiser trabalhar na área mesmo.

  34. Nathalya

    Ola boa noite
    Gostaria de saber quanto um dermatologista esta ganhando ultimamente.
    Obrigada

    • Pedro Addler

      Olá Nathalya

      O profissional de Dermatologia no Brasil, está ganhando na faixa de 5.000 a 6.000 Reais.

      Caso você tenha mais de 1 emprego ou então trabalhe mais horas, no entanto, você pode ganhar muito mais até 10.000.

  35. Marcelo

    Olá nao intendi direito, para atuar como dermatologista precisa passar nessa prova SBD ? como a OAB ?

    • Pedro Addler

      Olá Marcelo

      A Dermatologia é um caso parecido com o Direito, mas não é igual.

      Não é obrigatório fazer provas pela SBD, no entanto, sua Especialização em Dermatologia deve sim ser reconhecida pela SBD. Especializações não aprovadas pela SBD não tem valor de Diploma.

      Aí, quando você se formar, para poder exercer a função de Dermatologista, você deve ter um registro no Conselho Federal de Medicina( CFM ).

  36. Emilly Silva

    Olá! Tenho 12 anos e andei pensando, sobre oq vou ser no futuro. Eu gostaria muito de ser pediatra ou dermatologista. Fiz o teste de personalidade e o resultado foi guardião e gostaria de saber qual profissão se encaixa melhor nesta personalidade.

    OBG ^^

    • Pedro Addler

      Olá Emilly

      O tipo de personalidade Guardião é bem tradicional e portanto, você deve procurar seguir uma carreira nesta linha, mais tradicional.

      O profissional de Dermatologia, por trabalhar com adultos ao invés de crianças tem muito mais o perfil do Guardião.

  37. Meire

    eu tenho q fazer 6 anos de medicina mesmo ? Não tem como eu fazer direto dermatologia ?

    • Pedro Addler

      Olá Meire

      Sim você tem que fazer Medicina antes da Dermatologia sim !! :P

      Mas sério, isso é porque a Dermatologia é uma Especialização da Medicina, ou seja, você precisa conhecer os conceitos da Medicina para poder fazer Dermatologia.

      Se você por acaso pudesse fazer o curso de Dermatologia sem saber Medicina, não iria entender nada !! Pois a Dermatologia é totalmente baseada nos conceitos básicos da Medicina.

  38. Andreza

    Olá! Adorei a matéria e gostaria de saber se eu cursar a faculdade de Fisioterapia eu posso fazer uma pós em Dermatologia?

    • Pedro Addler

      Olá Andreza

      Infelizmente não :( Dermatologia e Fisioterapia são áreas completamente diferentes.

      Para você poder fazer a especialização em Dermatologia, tem que ter feito primeiro é o curso de Medicina.

  39. Danila Gomes

    Olá! Boa noite, gostaria de saber qual profissão se encaixa melhor, na minha personalidade: sou uma garota um pouco tímida, que adora ler e estudar. Fiz o teste de personalidade e constatou guardião.

  40. Guilherme

    olá! adorei a matéria,é verdade que para eu entrar em uma faculdade particular de dermatologia eu preciso fazer uma prova?que prova é essa? e quais são as materias que caem nessa prova?

    • Pedro Addler

      Olá Guilherme

      Na verdade não, essa prova não existe, antes de poder fazer a especialização em Dermatologia você tem que ter feito o curso de Medicina.

      Infelizmente não é possível iniciar uma carreira diretamente em Dermatologia, é preciso passar antes pela Medicina.

  41. gabriela

    predendo ser uma dematologista no futuro,qual universidade melhor para me formar!!!

    • Pedro Addler

      Olá Gabriela

      Na verdade, faculdades de Dermatologia não existem não, para poder se formar uma Dermatologista, você tem que fazer o curso de Medicina e depois fazer uma Residência Médica.

      A Residência Médica, no caso, não acontece em uma faculdade e sim em um Hospital Real.

  42. viviane

    Gostaria de saber quanto custa aproximadamente a faculdade de Medicina Dermatologia?

  43. winnie

    eu queria saber qunto tempo dura pra se formar em Dermatologia pq eu tenho ja 22 anos e vou terminar com uns 30 anos .. vc começou com qntos anos a seguir mesmo essa carreira …parabensss

    • Pedro Addler

      Olá Winnie

      Na verdade não sou Dermatologista não e nem mesmo Médico :P eu sou Jornalista e faço pesquisas sobre as profissões e sobre Psicologia Humana.

      Mas olha, não se preocupe com sua idade, o mais importante não é isso e sim a sua competência, o mais importante é você fazer uma graduação séria, se esforçar e se atualizar.

  44. adri

    Olá. Sou esteticista e micropigmentadora, e me interesso muito pela area de dermatologia. Só que tenho medo, por ja ter quase 27 anos e ter planos de engravidar antes dos 30, e estudar 9 anos seria muito dificil dar atenção a marido e filhos? Tenho receio de não dar conta de tudo. o que eu faço?

    • Pedro Addler

      Olá Adri

      Sim, tenho que te dizer a verdade, vai ser uma missão difícil estudar Medicina e depois Dermatologia, você devia ter começado antes, mas não se preocupe, nunca é tarde :)

      Basta você se dedicar, não desistir e se manter forte no seu rumo.

      Muita gente vai querer fazer você desanimar, se prepare, no fundo essas pessoas tem inveja ou então são fracas, persista e você vencerá !!

  45. jessica

    Adorei a matéria,espero poder em breve ser uma dermatologista.

  46. Débora

    Queria saber quanto custa a mensalidade da faculdade e quanto custa para se montar um consultorio dermatológico…
    Desde ja obrigado !!

  47. ana carolina

    ola, quero ser dermatologista ! gostaria de saber se o curso tenico senai , senac , etc… irão me ajudar nesta area ? pois nao qero ficar parada ate a facu! ..o senhor pode me orientar pra ter uma profissão bem sucedida nesta area ? obg deus te abençoe

    • Jean Baptista Diaz

      Curso técnico, é uma especialização para quem procura se habilitar em vários conhecimentos,entendo que queira ser dermatologista, mas pretende primeiro fazer uma universidade de medicina, que dura 6 anos de nível integral com uma carga horaria imensa e de responsabilidade, então tem que se esforçar muito nesta areá, caso queira começar do baixo,faca alguns cursinhos somente para se manter atualizada sem exagero, preste bastante vestibulares, não desista, procure uma boa faculdade, mantenha sempre informada, se qualifique, e corra traz,é o curso mais concorrido e procurado, por muitos, e dados para poucos.
      Uma dica – Procure manter seu aprendizado, procure cursar em pre vestibular, faca cursos técnicos para se especializar, e quando conseguir entrar na universidade, ai tudo fica certo.

  48. danielle

    Eu adorei mesmo o curso de dermatologia, muito interesante.

  49. talita bertholo

    olá queria saber quantos anos dura exatamente para fazer medicina dermatologia? pq tenho medo de começar a fazer depois desanimar.e com quantos anos começou a fazer e com quantos terminou?

    • Pedro Addler

      Olá Talita,

      Para se formar em Dermatologia você precisa cursar 6 anos de Medicina e fazer uma pós graduação e residência de pelo menos 2 anos em Dermatologia.
      Não desanime! Procure profissionais dessa área e tire todas as suas dúvidas :)
      Com certeza você vai se sentir bem mais preparada!
      Boa sorte :D

  50. isabella

    olá,
    gostaria de saber quais especializaçoes são reconhecidas pela SBD nos estados do CE, SP, RJ e DF. ou outros estados do nordeste

  51. Jean Baptista Diaz

    Oi! Estou em duvida, na verdade se eu fazer uma especialização, e a mesma coisa que dizer que estou fazendo meu doutorado e mestrado, como é, não sei, fico matutando o tempo todo, na areá da medicina posso também fazer mais de uma especialidade, gosto muito da areá do cardiologista e dermatologista.

    • Pedro Addler

      Olá Jean, :)

      A pós graduação envolve tanto mestrado e doutorado como cursos de especialização. Acredito que quando alguém diz que está fazendo uma especialização, se trata de uma pós graduação sim, mas não de um doutorado ou mestrado.
      Na medicina cada especialização requer muita dedicação e tempo, mas nada impede que você estude mais de um tipo de especialização.

  52. Márcio

    Olá, sugiro uma matéria sobre a especialidade de Cirurgia Plástica, pois há escassez de matérias sobre este assunto na internet.
    Obrigado, até mais.

    • Pedro Addler

      Olá Márcio! Nós iremos buscar informações sobre o assunto e posteriormente iremos disponibilizar algum artigo em nosso site. Obrigado pela ideia. Abraço!

  53. Márcio

    Olá, é possível se especializar em dermatologia cursando uma pós graduação normal, ou somente em residência médica é possível obter o título de especialista?
    Obrigado.

  54. Talita

    O pessoal ta achando que pode fazer um cursinho qualquer e entrar num programa de residencia médica pra ser dermatologista… Para os desinformados e ingênuos: dermatologia é uma especialidade da medicina, tem que ser MÉDICO FORMADO pra TENTAR atuar na área… Tem que passar no vestibular de medicina que é dificil pra caramba de entrar SIM, e tem que concluir o curso de medicina, que diga-se de passagem, não é qualquer um que consegue não (pasmem, se ficou feliz por entrar, vai ter que ralar o triplo pra sair; e não basta se formar não! passar num concurso de residência médica para se ESPECIALIZAR em dermatologia é mais dificil que o próprio vestibular para Medicina viu?)… Então, pessoal, tem que comer muito arroz com feijão e estudar muuuuuito pra tentar ser dermatologista, e não basta estudar não, a inteligência e companhia conta muito também…
    Não tem um caminho mais curto ou fácil, não tem como dar um “jeitinho”.

    Dermatologista é MÉDICO antes de tudo!

    E para ser um, tem que RALAR MUITO, muito mais do que vocês estão achando…

  55. Izadora

    Olá eu quero fazer dermatologia, mas não sei o que precisa ser feito e como fazer!
    desde já agradeço

  56. Karina

    Olá, tenho 15 anos e tenho muita dúvida em qual profissão devo seguir. Li um pouco sobre dermatologia e gostei, mas tenho medo de eu seguir essa profissão e não dar serto. Há alguma possibilidade de eu me dar bem, mesmo eu não sabendo muita coisa sobre essa profissão?
    Obrigada, aguardo resposta!

  57. maryanne Santos

    Bom eu quero ser Dermatologista porque eu sempre

    quiz mesmo acho uma boa area pra quem gosta

    realmente eu tou terminando o ensino medio e no

    outro ano eu pretendo fazer medicina e depois

    fazer especilização de dermatologista e o que eu

    mas quero ”) Bjos Maryanne

  58. Ju

    Gostaria de saber como está o mercado de trabalho para os dermatologitas nas grandes cidades do Brasil.
    obrigada

  59. Paloma

    Olá .
    Odorei essa materia e me ajudou muiito a decidir o qe irei fazer.Queria saber se qual a porcentagem qe se tira da faculdade tendo uma boa nota no ENEM.
    oObrigada.

  60. Adriana dos Anjos

    Quanto custa um curso reconhecido pelo MEC para se especializar em dermatologia?

  61. gabriella andrade

    eu gostaria de saber como façopra me inscrever no curso de medicina para dps atuar na dermatologia…moro em BH e gostaria de saber se tem algum site …se puder me ajudar desde já agradeço…!

  62. Paloma Prieto

    Oi (:
    Eu tenho 15 anos, meu objetivo principal na vida é passar em uma faculdade pública (estou focada na UNICAMP), e pretendo fazer Medicina e me especializar em Dermatologia (quero tratar queimaduras), mais não sei se vou estar preparada psicologicamente para isso, o que eu faço ?

    Obrigado pela ajuda !

  63. Luiz Matheus

    Olá, qual é a Matemática usada no curso de medicina e na especialização para dermatologia ?

  64. josiane

    Olá Pedro Addler
    Eu sou facinada por dermatologia e desde de já quero lhe dizer que vc tirou muitas dúvidas que tinha já estou procurando uma facudade que seja reconheçida pelo SBD

  65. josiane

    OLÁ
    QUERO TE PEDIR OBRIGADA E DIZER QUE TIROU MINHA DÚVIDA JÁ ESTOU PESQUISANDO UMA FACUDADE BOA E RECONHEÇIDA PELO sbd,mas minha preocupação é em não encontrar uma facudade reconheçida pelo sbd e que tenha todos os outros requesitos que eu preciso,taís como que sejá perto da minha casa que valor sejá acossiado ao meu e outros.Mas não vou desistir desde já obrigada .

  66. eldacileny

    adorei a materia,estou com 17 anos e me interessei pela habilitacao de dermatologia,terminei o ensino medio agora,queria saber quanto e a mensalidade inicial do curso…quero a resposta se por possivel mandem a resposta pro meu orkut : ou me procurem no face:

  67. LeonardoG

    Ola, estou interessado na area da dermatologia pois nao faz muitas cirurgias, estou certo ? E outra pergunta um anestesista pode ter consultório propio?

  68. taiinara oliveira almeida

    oi
    queria saber se para fazer dermatologia é preciso fazer medicina primeiro?
    queria saber se é muito carro o custo da universidade,em santa catarina?
    e aonde posso fazer ,e como comsigo me escrever
    na universidade?

    muito obrigado..

    • Isabela

      Sim. vc tem que ser médico!

  69. Luna

    Olá. Gostaria de saber o que é Fisioterapia Dermato-Funcional. Tem alguma coisa a ver com dermatologia?
    Obrigada desde já ;)

  70. Carol

    Olá! Tenho 17 anos e meu sonho é fazer medicina e me especializar em dermato. Ao Conversar com minha dermatologista, ela me disse que fez a faculdade de medicina (6 anos) depois a residência em dois anos e se especializou em dermatologia em 3. Gostaria de saber se a especialização pode ser feita após terminar a faculdade no lugar da residência.E também se terei que fazer algum tipo de prova depois da faculdade e antes/depois da especialização.
    Obrigada.

  71. Bruna

    Ola!
    eo adoro cuida da pele
    eo sempre sonhei em ser
    medica em dermatologista
    eo queria pergunta qunatos anos
    faz a facudade
    e se é muitoo dificio?!
    desde já muito Obrigadoo!!!

    • Pedro Addler

      Olá! A faculdade de medicina se conclui em 6 anos. Para fazer especialização em demartologia são mais 3 anos de residência.
      Obrigado por visitar o Guia do Vestibular!

  72. Amandaiara

    olá gostaria de saber onde encontro residencia em dermatologia paga?

  73. Bruna ferreira

    Ola eu gostaria muito de me formar em dermatologia , até mesmo pelo fato de eu gostar muito de cuidar da minha pele e de descobrir coisas novas .
    O problema é que para cursar uma faculdade de dermatologia é muito caro , como faço para tentar uma Bolsa ? se é , que tem como ganhar uma Bolsa ?
    Obrigada pela atenção .

  74. Matheus Carvalho

    Amo Dermatologia e estudou batalhando o máximo para ganhar uma bolsa .. Queria saber qual o custo de Medicina e quais as universidades no RN se possivel ..Agradeço e gostei muito das informações sobre a área .

  75. Wevellyn

    Olá!
    Estou em duvida de qual area da medicina eu fasso, pretendo ser um pediatra ou um ginecologista, ñ sei em qual seguir, mas acho q vou seguir sendo um pediatra.

  76. Wevellyn

    Sou eu de novo Pedro, para eu se tornar um medico pediatra, eu tenho q fazer medicina primeiro, e depois fazer a A Residência Médica, q no caso, não acontece em uma faculdade e sim em um Hospital Real. é isso q tenho q fazer? Obrigado pela atenção!

    • Pedro Addler

      Olá Wevellyn! Residência são em hospitais, a especialização acontece na pratica, sao dois anos ou mais dedicados a area escolhida.

      Obrigado por vistar o Guia da Carreira!

  77. victoria

    eu gostaria de saber qual é a mensalidade para o curso de pediatria

    • Isabela

      Nao existe curso de pediatria, vc faz MEDICINA primeiro!

  78. Carolina

    Ola,
    queria saber se realmente é verdade que todo médico,principalmente especializado em dermatologia, precisa trabalhar dois anos de graça depois de ter terminado os estudos?

    • Pedro Addler

      Olá Carolina! O trabalho após o termino da faculdade não é gratuito. O médico recém-formado para se especializar precisar fazer residências, que variam de 2 a 3 anos. O salário é menor que de um médico ja especialista.

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  79. Thais

    Dermatologia é uma área que realmente me interessa, já que adoro ver a transformação do pior para o melhor, mas passar no curso de medicina é MUITO difícil e optar pela faculdade particular tem o seu preço haha gostaria de saber se quanto um profissional desta área recebe mensalmente.
    Obrigada, beijos

  80. Myllena

    Gostaria de saber se posso fazer um curso superior tecnológico em estética e pós em dermatologia?

  81. Rafaella

    Olá, gostaria de saber quais pós graduação são credenciadas pela sbd em MG e no RJ. Se eu fizer uma especialização que só é credenciada pelo MEC tenho q trabalhar 5 anos em dermatologia p depois tentar o TED?

  82. Gustavo

    Olá!

    Tenho uma amiga que é médica em outro país , formada por lá e deseja se especializar em dermatologia e cirurgia dermatologica no Brasil.
    Gostaria de saber quais sao os requisitos para que ela estude aqui e além disso, perguntar algumas coisas .
    O que ela quer é algo como voce disse , algo que alie a pratica ao estudo , uma espécie de residencia. Por ser leigo no assunto pesquisei os programas de pós graduacao de algumas universidades brasileiras e me parece que a maioria tem algo mais teórico, para ser mestre ou doutor , o que nao a atenderia .
    1-Essa especializacao, necessariamente, engloba a residencia , ou seriam etapas distintas?

    2 A especializacao em dermatologia engloba obrigatoriamente cirurgia dermatologica ou seria isso uma outra especializacao depois de ser dermatólogo?

    3 Quem oferece esta especializacao sao instituicoes de ensino( se for o caso, quais voce recomendaria ?) ou hospitais diretamente, me confundi , pois vi que realizaram concursos para residencia em alguns hospitais.

    Desculpe me pela quantidade de perguntas , mas preciso de informacoes para ajudá la .

  83. Camila Bosso

    Olá sou representante da Clinica Manhattan e estou a procura de médicos com título de especialização em dermatologia.Para atender pacientes em consultório. Temos salas e atendemos convênios.Preciso de Médico PARA A REGIÃO DE SANTANA PROX. AO METRÔ SANTANA

    Contato :<>
    entrar em contato com Camila.

    Att.

    CAMILA BOSSO

  84. Estefanny

    sou fascinada por medicina,quero me forma em dermatologia gostaria de saber quanto custa a mensalidade e qual e o salario?

  85. Estefanny

    sou fascinada por medicina,quero me forma em dermatologia gostaria de saber quanto custa a mensalidade e qual e o salario?

  86. Thiago Di Iorio

    Olá eu trabalho na área da beleza e eu gostaria de fazer uma especialização de dermato, mas lembrando que eu não tenho faculdade de medicina, se eu fizer uma faculdade de fisioterapia e me especializar na área de dermato seria a mesma coisa ou eu posso fazer outra faculdade sem ser a de medicina para conseguir chegar a dermatologia? obrigado desde já Thiago

  87. Hellen

    Oi.
    meu pai e minha mãe trabalham com produtos naturais ótimos da linha Atlântida NetworkCosméticos de SP/GO. produtos para manchas, rugas e clareamento da pele, estrias e celulites, calvície, onimicose (micose de unha),parononíquia (“unheiro”), leoconiquia e espesamento de unha, vaginite, candiase e HPV, entre outras doenças. eu gostaria de saber se eu me formar em medicina dermatologia e vou poder indicar esses produtos para meus clientes?
    Também gostaria de saber quantos anos exatamente preciso para cursar medicina dermatologia?

  88. fernanda de souza

    ola sou de MS e aqui nao temos o curso d medicina gostaria de fazer mas só tem fora do nosso estado é complicado pois a mensalidade é um pouco pesada.

  89. jorge Douglas

    Gostei muito do conteudo,sou apaixonado pela profissão de dermatologista desde que comecei ir frequentemente nas consultas.tenho 18 anos e estou pretendendo cursa.

  90. natalia

    olá, Dr Pedro eu queria saber qual é a carga horaria de um dermatologista!!?

  91. sérgio Agostinho Belém

    forca ai pra todos q sonham em faser esse curso é pena em Moçambique nao é tao fassil embora nao seja impossivel. Bjs

  92. Cleonice Monteiro de Araujo

    Olá gostaria muito de entrar na área de dermatologia, Ja trabalho com Estética Facial e corporal, cursei o curso técnico de enfermagem e agora gostaria realmente de saber alguma sugestão por onde eu começo.Obrigado!

  93. Ariana Santos

    Olá! Gostaria de saber se eu me formar em dermatologia, ter feito o curso de medicina e tal, quiser fazer, por exemplo pediatria, eu teria que fazer medicina novamente ou só a especialização?
    E sobre o mestrado e doutorado, quando é que se faz, depois da especialização?

    • Pedro Addler

      Olá Ariana! Você precisa fazer apenas a especialização!

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

      • Estefan

        Bom dia, sou aluno do internato de medicina, e tenho interesse pela área de dermatologia. Gostaria de saber quais são considerados os melhores lugares do país para residência, a duração e se há ingresso no meio do ano, ou apenas em início. Quanto a área de cosmetologia, é possível se estimar um valor aproximado de investimento inicial para o profissional dermatologista?
        Agradeço e parabenizo o site.

  94. Ariana Santos

    Oi! Dá para atuar como pediatra, dermatologista e ginecologista ao mesmo tempo? É que gosto dessas 3 áreas, gostaria de fazer todas, mas acho que teria uma carga horária muito elevada. Dá para conciliar as 3?

    • Pedro Addler

      Olá! Para atuar nas tres você precisa ter a especialização de cada, depois da faculdade de medicina concluida!

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  95. Bruna

    Gostaria de saber se a faculdade e a prova SBD são mt dificeis a ponto de desanimar a carreira da pessoa…Tenho 14 anos,amo dermatologia e tds as areas q ela envolve,mais meu medo de nn conseguir ou a faculdade ser mt dificil a ponto de me desanimar..

    Mt obrigada, desde já agradeço,e aliás amei o site..espero anciosa a resposta.

    • Pedro Addler

      Ola Bruna! A faculdade de medicina exige dedicacao e e depois de formada voce pode se especializar em Demartologia, para isso e necessario fazer a prova de SDB. Existem cursos preparatorios que podem te auxiliar.

      • akylla pamella

        Pedro, pesquisando, soube que a PUC- Goiania-GO ministra pós-graduação em dematologia para enfermeiro; minha indagação é se esta profissional poderá ter sua propria clinica? Como se dá o registro na SBD para os portadores de certificados de pos-graduação em dematologia para enfermeiro?

  96. Thayna

    Olá eu quero ser dermatologistae queria saber se e muito dificl de aprender e quanto custa a faculdade completaa

  97. Fernanda

    ola !
    Gostaria de saber se tem algum curso tecnico que seja relacionado a Dermatologia ?
    Desde ja agradeco .

  98. Izabela Eduarda dos Santos

    Olá estou no 3º ano do ensino médio,estou querendo me formar em dermatologia.Gostaria de saber se há livros que eu posso tá testando meus conhecimentos e me especializando através deles?

  99. Beatriz

    Olá, eu estou um pouco em dúvida ainda em relação à escolha de minha futura profissão, pois essa é uma das decisões mais importantes da minha vida! Então, gostaria que me dissesse qual seria o passo a passo de alguém que quer fazer dermatologia. Por exemplo, eu tenho 16 anos e curso o segundo ano do ensino médio. Qual deve ser meu próximo passo?

    • lais

      Oi bom acho que deve terminar a faculdade e ir fazer faculdade de medicina tabém quero ser dematologista tenho que dizer medicina leva 6 anos e depois de formada em medicina procure uma faculdae de dermatologia e boa sorte ok pra nós duas

  100. Pri

    OI Boa tarde

    Fiz o curso de estética, gostaria de saber se eu posso trabalhar com carboxiterapia ou só dermatologista

    Desde já Agradeço

    • celia

      pelo que eu sei é só medico e fisioterapeutas que podem aplicar carboxiterapia

  101. Fabiana

    oi,tenho 22 anos e ainda estou na duvida do que fazer em relaçao aos estudos tenho apenas o 2 grau completo.
    eu acho dematologia uma boa carreira so q pra min que estou na duvida sera uma boa escolha?De onde eu começo?qual o primeiro passo a se dar?Me ajude

  102. andreia

    ola! eu ja tenho a faculdade de medicina concluida!so que eu sou paraguaia e gostaria de saber o que que tenho que facer para poder facer a residencia medica de dermatologia no brasil? fico agradecida pela sua resposta y perdao por meo portugues estoy ainda aprendendo. obrigada!

  103. Any

    Oi!
    Estou cursando graduação em ENFERMAGEM, gostaria de saber se posso me especializar em dermatologia.
    Agradeço!

  104. welia

    eu queria saber uma coisa o demartologista pode tentar curar um machucado de perna que ja ta bem machucado,ate mesmo ja aparecendo o musculo?

  105. Maria

    gostaria de saber qual a pontuação que devo tirar no enem pra passar em dermatologia gratuitamente

  106. gabrielle

    queria saber quais são as universidades federais onde os cursos de medicina e principalmente dermatologia, estão em destaque!

  107. Thamires

    Olá!!! gostei muitooo da materia e queroo fazer faculdade dermatologia!!!!

  108. Lucas Sousa

    ola. eu queria saber se durante o tempo de estudo em medicina e durante o tempo de estudo em dermatologia eu poderei trabalhar em algo similar ou so vou poder fazer qualquer coisa do tipo depois de concluido o curso e terei que trabalhar em outra coisa ate la.

  109. Erlaine

    Olá Pedro tenho 15 anos estou cursando o 1° ano do EM e eu gosto muito de medicina então eu gostaria de fazer muito dermatologia sou apaixonada por essa profissão então o que eu fasso?

  110. DEISE CRISTINA

    OI eu não tenho nem uma faculdade mas quero faz.DERMATOLOGIA COMO DEVO FAZER.

  111. neus

    olá,sou estudante de podologia termino esse ano ,gosto muito do curso que estou fazendo mas tenho curiosidade sobre dermatologia .Eu gostaria de saber se consigo trabalhar na podologia e dermatologia juntos

  112. Bianca Schulze

    Olá, tenho 15 anos e gostaria de entrar na área da dermatologia. Moro em MS e aqui é muito difícil encontrar cursinhos preparatórios. Qual o primeiro passo para ser dermatologista ? oque devo fazer para me preparar, sendo que tenho pouca idade ? Quantos pontos são necessarios no ENEM para eu entrar em uma facul de medicina ? Se eu passar na prova do enem pra qual facul eu vou ? eu escolho ? por favor me responda

  113. Manoel J. R de Oliveira

    Tenho uma filha que fez farmácia e ela tem vontade de entrar na areá da estética, gostaria de presenteá com o curso de Dermatologia…
    Ela com a faculdade de Farmácia pode fazer os 2 anos do curso?
    Aguardo resposta!

  114. jocivaldo

    Muito legal ser um dermatologista,gosto muito deste assunto, principalmente quando se cuida do rosto…eu queria só pular a parte do curso de medicina, e chegar na especialização em deematologista,porém não dá pra fazer isso porque os dois andam juntos.

  115. lais

    Oi Pedro!
    MEU SONHO É FAZER FACULDADE DE DERMATOLOGIA EU QUERIA SABER SE MESMO FAZENDO TRATAMNETO PRA ACNE POSSO TER UMA PELE LINDA COMO DA MINHA DERMA E SE É MUITO DIFICIL E QUAANTO TEMPO PARA FAZER MEDICINA DERATOLOGIA E DOUTORADO?
    ORIGADO

  116. grazi

    ola eu so apaixonada por dermatologia e queria saber um pouco mais sobre pós graduação oque significa isso e se eu fizer a prova dO enem eu poderia ter a faculdade paga até me formar e ainda escolher onde eu quero fazer ? mais dai se eu passase no enem ele contribui tanto para a medicina quanto para a especialização em dermatologia gratuita ou nao ? obgdo

  117. Claudiele Patriarca

    olá,fico em duvida entre estética cosmetica e dermatologia,pois gosto muito de td qui envolve beleza e cuidados com pele,cabelo e unhas, qual das duas areas irei mi encaixar melhor?

  118. Tháta

    Olá,eu quero fazer o curso de medicina/dermatologia. Eu queria saber se eu já posso começar a fazer o curso de medicina logo após o termino do 3° ano do Ensino Medio? Obrigada!

  119. Theles

    Olá queria saber: 7. Qual o investimento necessário para este curso de dermatologia e medicina, se é possível conciliar os estudos com algum trabalho,como são as aulas, se há sistemas de bolsas de estudo, obrigado

  120. Aparecida Araújo

    Eu estou formando em Medicina Veterinária, eu posso mudar e fazer especialização em DERMATOLÓGIA HUMANA?

    Obrigada!

  121. andressa vale

    oi sou andressa e estou terminando o 3 ano do ensino médio e gostaria de saber se,eu posso usar as notas do enem para entra na faculdade de dermatologia,o q é preciso para me formar nessa area..

  122. juliana

    para estudar dermatologia precisa ter grade empenho em matemática?

  123. Andressa Richter

    Boa tarde , tenho 16 anos e quero muito atuar na área de dermatologia . Por isso tenho varias duvidas ,mas as maiores delas são : Quanto tempo eu vou demorar para concluir a faculdade ?
    Quais são as fazes que devo passar para poder atuar ? Obrigada !

  124. carlos vargas

    prezado minha pergunta é?? o profissional médico pode atuar da na área de dermatologia sem estar habilitado para tanto, ou seja, sem a especiliaçao na área…

    agradeço antecipadamente

  125. paula moraes

    Boa tarde !!!Sou formada em enfermagem a nivel tec.e gostaria de saber se existe algum curso para me especializar na area de estetica e dermatologia ??Obrigado

  126. layane cruz

    um dermatologista poder atua com clinico geral, ginecologista e pediatra, pois um medico que atendeu meu sobrinho trabalha a rede publica de saúde do DF atua nessa áreas.

  127. Vanessa

    Pra ser um médico dermatologista, primeiro precisa cursar 6 anos da faculdade de medicina (pode ser pública ou privada). Após o término da graduação em medicina, vem a Residência Médica em Dermatologia. É preciso realizar uma prova para isso, muito mais concorrida que o próprio vestibular! São mais 3 anos de estudos. Após terminar a Residência em dermato, precisa realizar a prova de título de especialista em dermatologia, aplicada pela SBD (sociedade Brasileira de Dermatologia). Cursos de pós-graduação em dermatologia (realizados nos finais de semana) não são reconhecidos pela SBD, portanto não são pré-requisitos para prestar a prova de título.

  128. Alline Spengler

    olá tenho 14 anos tenho muita vontade de me formar em dermatologia acho isso muito legal adoro lidar com a pele apessar q temos q ter mutio cuidado com isso a nossa pele precissa de cuidados especiais é o maior orgao do ser humano . Espero q eu consiga :)

  129. vanda

    quem faz faculdade de farmacia pode fazer residecia para quais area de saude e como funciona.

  130. Amanda

    Olá em breve me formarei em Medicina veterinária, e gostaria de saber se posso me especializar em dermatologia humana.

  131. MARIA LUCIA estudante

    Olá, boa noite!
    Gostaria que você me respondesse, o dermatologista especialista em estética facial como é a atuação dele e a interdisciplinaridade na estética facial??
    obrigado

  132. Enzo

    OLÁ
    Tenho uma dúvida cruel, qual a diferença entre a Dermatologia e Enfermagem Dermatológica ???
    Qual o papel de cada um ??
    E se o Enfermeiro Dermatológico tem autonomia para prescrever pomadas, produtos estéticos e até mesmo abrir um consultório de Enfermagem Dermatológica.

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!