Especialização da Medicina

Ginecologia – Profissão, Carreira e Informações Gerais

O ginecologista é o médico especializado no cuidado com a saúde da mulher, desde meninas até mulheres idosas. Conheça mais sobre a carreira em ginecologia.

A Carreira em Ginecologia

Ginecologia

Habilitação:
Ginecologista
Duração da Especialização:
2 a 3 anos
Área:
Biológicas
Atributos do Profissional:
Responsabilidade, Habilidade
Salário Médio:
R$ 6589,00

Ginecologia é a especialização da medicina que cuida do diagnóstico e tratamento da saúde da mulher, desde a infância até a terceira idade.

É função básica do ginecologista ( médico especializado em ginecologia ) cuidar e prevenir todo tipo de doença do sistema reprodutor feminino e tratar todo tipo de doença relacionada a vagina, útero e ovários.

Além de tratar as doenças da mulher, também cabe ao profissional de ginecologia trabalhar na prevenção realizando exames tais como o Papanicolau ( exame que identifica câncer de colo de útero ), Mamografia ( exame que detecta câncer e nódulos nas mamas ) e exames ginecológicos gerais.

Ginecologia: Garantindo a saúde das mulheres e dos fetos

Em alguns países, entre eles o Brasil e Portugal também, os profissionais de ginecologia podem atuar também como obstetras.

Obstetrícia, no caso, é a especialização da medicina que estuda a reprodução da mulher, acompanhando desde a confirmação da gravidez, exames pré natais ( exames feitos com o bebê ainda na barriga da mãe ) e principalmente parto.

Além de cuidar das doenças relativas aos orgãos reprodutores femininos e de acompanhar a gestação de crianças, o profissional de ginecologia também pode atuar como um clínico geral da mulher, diagnosticando e fazendo exames relativos a outros sistemas, tais como coração, aparelho digestivo e pulmões.

É importante também que o profissional de ginecologia esteja preparado para aplicar algumas técnicas de psicologia básica, já que muitas vezes as mulheres trazem para o consultório problemas que não tem ligação nenhuma com a consulta.

Ultrassom: um importante exame da ginecologia para verificar a saúde do bebê

Grade Básica da Especialização em Ginecologia

  • Exame Físico
  • Fisiologia do sistema reprodutor feminino
  • Psicologia Básica
  • Técnicas de Exame Pré-natal
  • Ultrassonografia
  • Técnicas de exame de ginecologia
  • Anatomia do sistema reprodutor feminino
  • Patologia Feminina ( estudo das doenças da mulher )
  • Patologia Fetal ( estudo das doenças do feto )
  • Semiologia e Diagnóstico Geral

História da Ginecologia

A ginecologia, assim como a cardiologia e neurocirurgia é considerada uma das especializações modernas da medicina.

Desenho Medieval de uma parteira em ação: Primórdios da ginecologia

Antes do surgimento da ginecologia e obstetrícia, as doenças de mama e do sistema reprodutório feminino eram de um modo geral negligenciadas ( causando muitas mortes ) e os partos eram feitos por profissionais práticas denominadas parteiras ou então feitos espontâneamente ( sem a ajuda de ninguém ).

Embora alguns procedimentos de ginecologia, tais como a cesariana ( operação de retirada da criança através de um corte na barriga da mãe ) fossem conhecidos desde a época do Império Romano, a ginecologia como especialização da medicina e também ciência, surgiu somente no século XIX.

Os principais motivos que levaram a evolução da ginecologia foram o crescimento das cidades após a revolução industrial ( com o progresso urbano, começaram a surgir hospitais melhores e saúde pública ), a descoberta anestesia ( que veio para tornar o parto e cesariana menos dolorosos ) e também a descoberta do conceito da anti-sepsia ( cuidados médicos com limpeza e bactérias ).

Sala de Parto Moderna: Avanços da Ginecologia para a saúde da mulher

Hoje em dia, nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, praticamente 100% dos partos das mulheres são realizados usando técnicas de ginecologia ou então cesariana. O trabalho de parteiras e profissionais semelhantes, está restrito a áreas isoladas ou então áreas de cultura tradicional tais como tribos de índios.

Apesar de muitas mulheres optarem por fazer a cesariana com medo das dores do parto, hoje em dia é consenso entre os profissionais de ginecologia que o melhor método de parto é o natural. O Brasil tem um dos maiores índices de cesarianas do mundo, mas essa número vem melhorando devido a campanha de esclarecimento que os ginecologistas vem fazendo e também devido ao maior esclarecimento das mulheres.

Ginecologia no Brasil: Partos Normais e Cesarianas

Ginecologia: Cesarianas e Partos Normais no Brasil Moderno

* Dados de ginecologia relativos ao ano de 2008.

A Formação do Ginecologista

Para ser um Médico Ginecologista, primeiro é necessário ter se graduado no Curso de Medicina. Assim que o curso de medicina for concluido o novo médico pode então iniciar sua especialização em ginecologia.

Há dois caminhos para se realizar a especialização em ginecologia:

  • Especialização Prática em Ginecologia: Com duração média de 3 anos, esta especialização em ginecologia pode ser feita em hospitais e instituições credenciadas ( deste modo a ginecologia é ensinada em modo de residência médica ).
  • Especialização em Ginecologia por Meio de Curso: Além de hospitais, pode-se também fazer um curso propriamente dito de ginecologia ( em geral também dura 3 anos ), para que um curso de ginecologia e obstetrícia tenha o seu diploma reconhecido, ele deve ser aprovado tanto pelo MEC, quanto pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia ( FEBRASGO ).

A ginecologia é uma área de atualização e evolução rápida, é importante que o profissional se atualize sempre, seja por meio de cursos, palestras ou então workshops. Lembre-se quanto mais especializado for o ginecologista, mais valorizado ele será na profissão ( maiores salários e melhores cargos ).

Sub-Especializações da Carreira de Ginecologia

Apesar da ginecologia em sí já ser uma especialização da medicina, existem algumas sub-especializações da ginecologia que também podem ser feitas para formar médicos ginecologistas ainda mais avançados:

  • Densitometria Óssea: Sub-especialização da ginecologia onde o médico faz o diagnóstico e medição da massa óssea dos fetos. Importante para identificar pré-maturidade dos fetos ou então doenças.
  • Mamografia Computadorizada: Nesta sub-especialização da ginecologia, o médico ginecologista opera máquinas e faz exames avançados de mamografia para poder identificar e diagnosticar diversos tipos de cânceres de mama.
  • Medicina Fetal: Sub-especialização da ginecologia onde o médico atua cuidando da saúde dos fetos. Várias doenças podem acontecer aos bebês em formação, o ginecologista médico fetal é treinado para identificar e tratar essas doenças, utilizando tanto procedimentos de ginecologia invasivos ( cirurgias ) quanto não invasivos ( ultrassom, por exemplo ).
  • Reprodução Humana: Os especialistas em reprodução humana ajudam mulheres com dificuldades de engravidar a terem filhos. Especialização da ginecologia onde o médico realiza fertilização in-vitro, exames de fertilidade e tratamentos hormonais.

Evolução dentro da Carreira de Ginecologia

Progressão dentro da carreira de ginecologia

Carreira em Ginecologia: Aspectos Favoráveis

Apesar da quantidade de filhos por mulher ter caido pela metade desde os anos 70, sempre vão haver novos bebês nascendo, o que torna o mercado de trabalho pra profissionais especializados de ginecologia bastante amplo e estável.

O ginecologista pode ocupar vagas tanto dentro de hospitais públicos, dentro de hospitais particulares e também em maternidades.

Com o aumento da classe média e também da circulação da informação, cada vez mais mulheres estão se preocupando em fazer exames de pré-natal e ultrassom, o que torna o mercado de medicina fetal da ginecologia também bastante promissor.

Além da medicina fetal, o mercado de trabalho para a sub-especialização da ginecologia de reprodução humana também tem crescido, com o aumento da procura por métodos de fertilização artificial pelos casais que não podem ter filhos de modo natural.

Carreira em Ginecologia: Aspectos Desfavoráveis

A ginecologia é uma carreira que envolve muita responsabilidade e pode mexer muito com o lado emocional dos pacientes. É preciso estar preparado para enfrentar todo tipo de situação e saber dar apoio psicológico. Muitas vezes essa atribuição “extra” do profissional de ginecologia pode deixa-lo estressado.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados ao Tema: Especialização da Medicina

Dermatologia – Profissão, Carreira e Informações Gerais

Dermatologia – Profissão, Carreira e Informações Gerais

O dermatologista é o médico especializado no estudo e tratamento das doenças e males da pele tais como câncer e até calvice. Conheça mais sobre a carreira de dermatologia.

Cardiologia – Profissão, Carreira e Informações Gerais

Cardiologia – Profissão, Carreira e Informações Gerais

Cardiologista é o especialista da medicina que cuida e trata de todas as doenças do coração e sistema circulatório. Conheça mais sobre a carreira em cardiologia.

Pediatria – Profissão, Carreira e Informações Gerais

Pediatria – Profissão, Carreira e Informações Gerais

Pediatria é a especialização da medicina dedicada ao estudo das doenças e problemas das crianças e dos adolescentes. Conheça mais sobre a carreira em pediatria.

 
 
 

Comentários:

  1. Eloá

    Muito legal essa profisão,estou no 2 ano mais estou a procura de uma profissão que me interesse e a ginecologia me deixou muito balançada.

  2. Eloá

    Qual a diferença entre Obstetrícia e Ginecologia ?

    • Càrol

      Olá eloá
      na verdade existe uma grande diferença entra ginecolgia e obstetricia.
      A ginecologia é a ciencia que estuda a mulher e a sua reproduçao,o ginecologista da concelhos a jovens ao perderem a virgindade, trata de problemas\ doenças relacionadas com a vagina, o aparelho reprodutor feminino e os ovarios.
      Já a obstetricia é das gravidezes. Um obstetra trata da gravida, acompanhando-a durante todo o periodo de gestaçao. O obstetra nao realiza partos quem os faz sao os enfermeiros obstetras tambem chamados de obtetriz e parteiros. O medico obstetra apenas intervem no parto se existir alguma complicaçao tipo o cordao umbilical estar envolvido na cabeça do bebe, este nascer ao contrario… e caso o bebe esteja com dificuldades em nascer aí realiza-sse uma cesariana.
      Espero que te tenha esclarecido, pois existe uma grande diferença entre ambas as medicinas.

      • Daniel Carvalho

        Carol me desculpe a franqueza, mas vc ta confundindo bico de papagaio com tromba de elefante. Quem faz parto hoje em dia é o médico. Enfermeiro não tem competência para fazê- lo. Lei numero123/parágrafo 5 ato médico. Obstetra é aquele que faz 6 anos de medicina e mais no mínimo 3 anos de ginecologia e obstetrícia. Quando eu faço o parto o enfermeiro ajuda a passar o anestésico, o campo, os fios de sutura.

        • paula fernandes

          daniel eu gostaria muito de ser medica ginecologista mais acho que eu nao dou conta pois e muito dificil demais acho que a pessoa ja temque nacer com vocaçao

        • Mellissa

          Enfermeiro tem capacidade sim! Aqueles especializados em obstetrícia podem auxiliar parto normal (com ou sem episiotomia) exceto cesáreo que é de competência médica.

        • Jesiel Costa

          Bom Dia! Caro amigo. Daniel Carvalho, entendo seu lado como Médico, mais nós enfermeiros podemos realizar,Parto normal sem (distócia sim). O enfermeiro obstetra pode fazer parto, inclusive com episiotomia e episiorrafia. Lei nº 7.498/86 e Decreto nº 94.406/87.

    • Gabriel Matos Manuel

      Olá menina” Obstetricia é um ramo da Medicina q estuda o processo fisiopatologicos relacionado com gestaõ(gravidez),parto e puerpero. E a Genicologia xtuda as dças ds orgaõs genitais ds Mulheres e o seu tratamento.

  3. Pedro Addler

    Olá Eloá

    Essa realmente é uma dúvida muito comum. Na verdade não há diferença: obstetrícia e ginecologia estão interligadas dentro da mesma profissão.

    A Obstetrícia ( especialização em partos ) está incluida dentro da Ginecologia ( especialização no tratamento da saúde da mulher ).

  4. Kamila

    Vou ser Ginecologista Obstetra..Queria saber se esse salário! é o salário médio inicial..Se não for, me informe qual é!
    Obrigado.

    • Càrol

      o salario medio de um medico obstetra/ ginecologista costuma rondar o $6000

      • carol

        vc nao deve escolher uma profissao por salario e sim pelo fato de vc gostar dela ou nao.o salario é importante mais nao é o princinpal

    • Ana

      esse é o salario se vc trabalhar em um plano de saude como a unimed
      mais se vc tiver sua propia clinica vc pode ganhar muito mais
      depende do valor que vc cobrar e da qualidade .
      e da quantidade dos pacientes..

  5. carlla patrcia

    amei saber mais sobre essa profissão … pois é o meu sonho.. eu tenho muita curiosidade na área de ginecologia

  6. joselma

    oi eu gostei muito de ginecologia estou querendo me formar nessa área, mais tenho uma duvida tenho q me formar primeiro em medicina e depois me especializar em ginecologia ??

  7. Natália

    quanto tempo dura em média, casa sub-especialização da carreira de ginecologia ?

  8. Pedro Addler

    Olá Joselma

    Exatamente, a Ginecologia é uma especilização direta da medicina, você tem que se formar médica primeiro para depois começar a carreira como ginecologista.

  9. Pedro Addler

    Olá Natália

    O tempo médio da especialização em Ginecologia é de 2 a 3 anos, dependendo do programa de especialização que você entrar.

  10. lorena

    eu ainda estou no 1° ano mais estou preocupada com a minha profissão , eu tenho pra mim que quanto mais eu me adiantar a minha profissão melhor será ! eu gostei muito dessa profissão de ginecologia e eu vou querer fazer siim ! :)

  11. Luma

    Oi
    Eu amei saber mais um pouco dessa profissão de ginecologia…. Mas eu gostaria muito de realiza os partos. E agora???

    • Pedro Addler

      Olá Luma

      De um modo geral, todos as especializações de Ginecologia ( saúde da mulher ) também envolvem a questão da Obstetrícia ( todo ginecologista, em geral, também é obstetra ).

      A especialização de Ginecologia, que inclusive é frequentemente chamada de Ginecologia e Obstetrícia, dura de 2 a 3 anos e é realizada em modo de Residência Médica.

      Resumindo: fazendo a especialização em Ginecologia você vai sim trabalhar com partos.

      • Marcilene

        Olá, tenho 19 anos, pretendo cursar medicina, e me especializar em Ginecologia, gostaria de seber se posso me especializar também em sexologia. Acho essa profissão interessante e gostaria de saber quanto tempo levaria para concluir o curso e trabalhar na área?

        • Pedro Addler

          Olá Marcele

          Sim !! Com certeza, fazendo a especialização em Ginecologia depois de Medicina, você pode com certeza também fazer Sexologia e quantas especializações você quiser ou tiver vontade.

          Aliás, quanto mais especializado for o médico, melhor remunarado e mais bem ele é visto pelos e admirado pelos seus colegas.

      • Maria Edurda

        Pedro Addler
        bem, como eu já disse eu vou me formar nessa area, mais se eu izer genecologia eu também posso atuar com obistetra? ou só posso optar por um, espero resposta !

  12. kate

    gostaria de saber se pra ser um ginecologista tem que se fazer necessariamente um curso de medicina! obrigada

    • Pedro Addler

      Olá Kate

      Tem sim !! Para um profissional poder se formar em Ginecologia tem que ter concluído com sucesso o curso de Medicina.

      A Ginecologia é considerada uma Especialização Lato Sensu da Medicina, ou seja, uma especialização direta da carreira de Médico.

      • Priscilla

        olá, a carreira de medicina é muito interessante e exige muito amor. Um curso que exige muita dedicação, mas que nem todos que querem se dedicar à esta carreira tem a oportunidade.
        Por mais bonito que seja os programas de bolsa, sabemos que as vagas são poucas e que o custo com material é muito alto, sendo assim os cidadãos de baixa renda raramente tem oportunidade. E o caos da saúde pública continua…
        Mas nós brasileiros não desistimos nunca, pois o sonho nos mantém vivo e não podemos deixá-lo morrer!!!

  13. Nelsirene

    Olá,faz um ano que terminei o 3°grau e só então passei a enteressar-me em Ginecologia.
    Mas tenho uma dúvida… Tenho que fazer o curso de medicina primeiro?
    Se eu fizer o curso de Ginecologia tenho que fazer também o curso de Obstetricia?

    • Pedro Addler

      Olá Nelsirene

      Boas perguntas !! As duas :P Em relação a fazer primeiro o curso de Medicina antes de Ginecologia, sim você tem sim, pois a Ginecologia oficialmente é classificada como uma Especialização de Nivel 1 da Medicina.

      A especialização de Obstetrícia de um modo geral é dada junto com a especialização em Ginecologia pois ambas as carreiras são muito próximas. Em outras palavras, se você fizer um com certeza fará o outro junto.

  14. carol

    ola
    to no segundo ano e quero me especializar em medicina so, q to cheia de duvida nao sei se faço nutriçao,ondodologia,pediatria ou ginecologia.achei o trabalho dos ginecologistas bem interessante,tenho vontades de fazer partos .estou com um pouco de medo de fazer a escolha errada.como é dificil escolher uma profissao? foi difil pra vc também Pedro Addler?

    • Pedro Addler

      Olá Carol

      Sim foi muito difícil pra mim também !! Antes de eu virar Blogueiro e Escritor, por exemplo, eu já fui Técnico de Informática, dentre outros… rsrs

      Em relação as especializações que você falou, no caso, somente a Ginecologia e Pediatria são especializações da Medicina, as outras duas são carreiras independentes.

      Como você gosta da idéia de fazer partos, realmente algo muito bonito :D você deve mesmo é seguir a carreira de Ginecologia, porque junto com ela você também sempre estuda Obstetrícia ( a ciência dos partos e da reprodução ).

  15. Letycia

    Olá Pedro Addler, estou apenas na sétima série do ensino fundamental,mas ao estudar os órgãos reprodutores, me enteressei muito sobre o assunto e queria tirar uma dúvida.Se caso eu seguir a carreira de medicina,eu posso optar me especializar tanto em ginecologia quanto em Urologia fazendo um mesmo curso ?
    Ou São cursos diferentes para cada um deles ?
    Tenho uma outra dúvida !
    É necessário ter pelo menos uma especialização na área de ginecologia ?E o estudo dessa especialização é separado da ”matéria” ginecologia em si ?
    Obrigada desde já !

    • Pedro Addler

      Olá Letycia

      Em primeiro lugar, parabéns por se preocupar com seu futuro, isso é sinal de maturidade :D !!

      Agora em relação a fazer os cursos de Ginecologia ( aparelho reprodutor feminino ) e Urologia ( aparelho reprodutor masculino ) não é possível fazer os 2 juntos não :(

      Ginecologia é uma especialização e Urologia é outra.

      Agora, se você tiver interesse, nada impede que você faça as duas, só que tem que ser uma por vez.

      • ANA

        oi pedro, só pra esclarecer… urologia cuida do aparelho urinário como todo…masculino e feminino.
        Existe uma sub-especialidade na Ginecologia/obstetrícia chamada uroginecologia q vai cuidar de problemas corriqueiros do sistema urinário da mulher; entretanto se, por exemplo, uma mulher vir a ter cálculo renal ou vesical(bexiga) e necessitar de cirurgia…só um urologista vai poder ajudar….
        Achei interessantíssimo seus comentários… parabéns.. são muito esclarecedores. [;)]

      • vanessa

        Ola!
        estou no 2°do ensimo médio,e não vejo a hora de acabar meus estudos,pra prestar um Vestibular,
        e começar a cursar medicina e me formar em Ginecologista.:)Pedro Addler você acha que ginecologista é uma boa área a se formar? beijos

      • PAULA MÜLLER

        oi eu tenho 13 anos e nunca pensei que iria gostar de ser medica.
        eu amo crianças e acho a gravidez linda
        eu queria ser pediatra e genecologista.
        mais queria saber se podia fazer elas juntas
        e trabalhar com elas juntas tambem?
        OBG!

      • jelica

        Olá eu queria saber sobre essa área , eu tenho que fazer medicina primeiro ai depois especializar na área ginecologista ?
        poderia me ajudar , tenho 19 anos amo área de saúde , terminei meus estudos e curso ano passado , aguardo a resposta . bjs

  16. Letycia

    Pedro Addler,vc acha que nos dias atuais não é muito vantajoso escolher a profissão de genecologia já que a tendencia é a queda da taxa de natalidade ?

    • Pedro Addler

      Olá Letycia

      Embora realmente a natalidade esteja caindo, mais ou menos desde a década de 70, esse fato não influencia não na carreira de Ginecologia.

      Não influencia por 2 motivos, primeiro que a redução da natalidade vem desacelerando e em breve deve parar.

      Segundo é que ainda com essa redução, as mulheres sempre vão precisar dos cuidados dos profissionais de Ginecologia.

    • Nany

      Gosto de estudar as pates do corpo humano mas nao sei que cargo segui então pensei em ginecologista achei legal a profição, e os comentarios são legais mas como é ser um ginecologista ?

      • natália

        é cuidar de uma mulher da adolescencia a terceira idade é como cuida de vc mesma

  17. jaine

    oi
    estou no oitavo ano do emsino fundamental
    queria muito saber se ginecologia é mesma coisa de osbstetra ??
    eu acho lindo uma pessoa fazendo o parto
    e também tenho muita vontade de fazer parto
    queria saber se pra fazer parto precisa estudar pra genecologia e obstetra??

    • Pedro Addler

      Olá Jaine :)

      Realmente realizar um parto é muito bonito!
      Fico feliz em ver que você está segura do que quer seguir na carreira profissional.
      O curso de obstetrícia não é a mesma coisa que ginecologia.
      O ginecologista tem que fazer os 6 anos de Medicina e uma especialização em Ginecologia, que dura mais uns dois anos aproximadamente e trabalha com a saúde da mulher. Já quem opta por ser obstetra, deve somente fazer o curso de bacharelado em Obstetrícia e já está apto a trabalhar com o acompanhamento da gestante, inclusive realizar partos.

      Obrigado por ter procurado o site!
      Espero ter ajudado ;)

      • Joseane

        Oi, estou no 1ª ano do ensino médio, e ainda não sei qual sera minha profissão. Bom, Ginecologia me interessou muito … é uma área que desejo seguir. Mais não quero realizar partos, quero trabalhar em consultório, e quero saber qual área da ginecologia tenho que fazer para trabalhar no que desejo. E Também quero saber quantas horas um Ginecologista trabalha e seu salário. bjs Joh

      • NATERCIO LUIS

        EU GOSTO DE GINECOLOGIA EU AMO.. E PEDRO EU GOSTEI DO TEU COMENTARIO

  18. Suzana

    Olá,eu gostaria muito de trabalhar na área de inseminação,qual é a área específica da medicina que estuda essa parte ?!
    Aguardo resposta.Grata.

  19. suhany

    olá Pedro, estou no 1° ano do ensino médio e desde ha muito tempo venho me interessado por ginecologia e obstetrícia, gosto muito de verdade, só que tenho uma duvida… eu posso fazer ginecologia e urologia no mesmo ano, sabendo que são diferentes assuntos? desde ja mt obg. espero seguir esta carreira q eh interessantíssima.

  20. Tagi

    Olá!
    Eu sou Angolana e estou muito interessada em fazer a Universidade no Brasil.
    Eu não sei bem como são os testes de admissão á faculdade por aí … Eu gostaria de saber se aí também é necessária uma média de notas do ensino médio para ser admitido na Faculdade ? Se sim qual a media para entrar na faculdade de medicina ?

  21. EULÂNIA

    Durante muitos anos, não sabia qual profissão que eu queria exercer mais assim que vi o quanto é lindo o trabalho do ginecologista me apaixonei…
    E hoje tenho certeza do que quero para o meu futuro e acima de tudo não pensar apenas no salário, e sim nas pessoas que vou ajudar e compartilhar tranquilidade durante cada exame….
    Obs: Adorei o site e peguei várias dicas
    Valeu!
    BJXSS
    E se DEUS quiser serei uma das GINECOLOGISTAS do Brasil!

    • NEIDE

      POIS É QUERIDA PENSE SEMPRE ASSIM… E OLHA PODE FICAR TRANQUILA QUE GINECOLOGIA NÃO É UM BICHO DE SETE CABEÇA!
      É MARAVILHOSO

  22. alda

    ola eu gostaria de saber quanto custa uma pos em gineco-obstetra em uma privada

  23. debora

    olá
    eu sou apaixnada por genecologia mais tbm me enteresso em biomedicina.estou cursando curso de analise clinas ( o tecnico)…
    então ñ sei mais qual careia seguir!!!!
    oq seria melhor no meu casso ?

  24. José Lucio

    É já percebi que ginecologia nao é uma matéria muito interessado por homens..
    Deixa eu pergunta, para executar o trabalho de ginecologista, em média, quantas especializações é necessário eu ter??
    Qual seria a melhor escola para eu estudar medicina e fazer essas especializações??

  25. José Lucio

    Outra pergunta, somando todos os gastos (a medicina e a especialização) quanto seria ao todo o valor para a formação nessa area??

  26. edmara moreira

    esse ano estou acabando de concluir o ensino médio, e tenho que me decidi, para saber que profissão devo exercer, e eu sempre me interessei por medicina…
    Mas dentro de medicina o que mais me identifico é ginecologia, tenho muita vontade de ser uma médica ginecologista, mas meus colegas sempre me desanimam falando que medicina é somente pra os nerdes, mas mesmo eles me dizendo isso não desanimo tenho os mesmo pensamentos…
    Vou me formar, e serei uma ginecologista tenho fé em Deus que irei conseguir realizar meu sonho..

  27. Edna

    Vou iniciar meu curso superior, gosto muito de obstetra mas, já tenho meus 28 anos acho muito velha para iniciar o que acha Dr.?

  28. luciana

    quanto um ginecologista ganha aproximadamente em um hospital particular?
    e um obstetra? quanto ganha por cada parto?

  29. jessica tanajjura

    ola, bom dia.
    Eu estou muito enduvida aida da profissão que eu quero seguir se é Pediatria ou Ginecologia, por que as pessoas falam muito mas do curso de ginecologia o que eu devo fazer?.

  30. juninho r.silva

    quero ser ginecologista e quero saber a diferença de um ginecologista homem para uma mulher

  31. jaqueline

    ola
    eu quero fazer faculdade de ginecologista,mas eu queria sabe como e que começa e quais são os processos na faculdade.

  32. natália

    Olá, então amei saber mais sobre ginecologia pois sou nova em saber sobre meu futuro emprego e acho q ginecologia é mito bom. obrigado bjus

  33. Alessandra

    Faço faculdade de fisioterapia, mas gostaria muito de ao termino me especializar em ginecologista obstetra, no caso eu faria so especializaçao ou teria de prestar vestibular de medicina? e quanto tempo mais ou menos eu levo apos o termino deste curso para me tornar ginecologista?

  34. Maria Eduarda

    muito legal essa profissão, adorei tipo eu temho 13 anos e fico sepre pequisando novas profissões, eu era direcionada a artes cenicas teatro, mais isso até um certa idade eu ainda mo isso mas caso até a idade de fazer falculdade eu não tiver conseguido ai vou fazer genecologia, eu estava em duvida nisso entre psicologia , cardiologia e oceonografia só que esse site me ajudou com as informações e eu estou decidida que vou ser genecologista e obestreta e de preferencia em hospitais particulares ou na minha Propriá clinica !

  35. thalita

    Ola!meu nome e Thalita tenho 18 anos eu morro de vontade de fazer ginecologia e obstetriz mas o meu marido fala que tenho que ter certeza do que eu quero pra mim n me arrepende depois.Pois uma crianca pode morrer na minha mao,e eu abondonar a minha carrera.Durante esse estudo tem um (estudo)pra isso.

    • PATRÍCIA

      TENHA FÉ THALITA NAQUELE QUE É O REI DOS REIS, E SENHOR DOS SENHORES NAO DESISTA FÁCIL SÓ ASSIM VC CONSEGUIRÁ……..
      BEIJOS

  36. jessica

    muito bom esse blog parabéns !!!
    gostaria di saber quanto em media custa a mensalidade de ginecologista ?
    obrigado (=

  37. Eulânia Andrade

    Oi Pedro Addler adorei esse blog,pois eu sempre procurava um especifico para esclarecer minhas dúvidas,obrigada por ajudar-me, meu sonho é ser ginecologista e obstetra,e depois me especificar em sexologia,adoro tudo isso,até já imagino minha clinica,minhas amigas me acha louca, mais realmente sou louca por medicina,sou bastante realista, odeio ficção,biologia é tudo!

  38. Vitor

    Olá, tudo bem ?
    Eu gostaria de saber o salário de um Ginecologista ?
    Obrigado, abç

  39. Vitor

    Olá. eu gostaria de saber o salário de um ginecologista!
    Obrigado

  40. Tayná Sabrina

    Oie, tenho 13 anos e me interesso muito por todas as areas da medicina
    mais eu me interessei bastante pela ginecologia, achei uma profissão muito legal! ((:
    eu gostaria de saber o salário de uma ginecologista, se tem como ela levar uma boa (com conforto, etc) , se ela trabalha muito, se tem tempo para a vida pessoal, e se a profissão exige muito estudo!
    Obrigada..

  41. aline cardoso eu queria saber qual é a área da medicina que trabalha muito com partoe que cuida da mulher durante toda sua gestaçãoca.

    eu queria saber qual é a área da medicina que trabalha muito com parto e que cuida da mulher durante toda sua gestação.

    • Pedro Addler

      Olá Aline! A area é Ginecologia Obstetricia.

      Obrigado por vistar o Guia da Carreira!

  42. aline cardoso

    eu queria saber qual é a área da medicina que trabalha muito com parto e que cuida da mulher durante toda sua gestaçãoca.

  43. Paulo

    É normal um homem ser um ginecologista?

  44. Kési@ beatr!z

    ESTOU DE CIDIDA VOU ESTUDAR ,GINECOLOGIA
    OBRIGADA GENTE…

  45. Kennya francy

    Oie eu esto cursando o 2 ano do ensino medio e sempre me interessei pelo estudo da ginecologia,eu quero me especializar nessa area e tbm em reproduçao humana,queria saber se com essas especializacoes eu posso tr um bom retorno financeiro e em q media posso ganhar? E quanto tempo vou ter q passar estudando essas 2 especializacoes? Obrigada.

  46. Alexandre

    Bom dia.
    Eu pretendo me formar em Medicina e fazer especialização em Sexologia. Em quanto gira, aproximadamente, o salário de profissionais dessa área? (Lembrando que não estou pretendendo partir para esta profissão simplesmente por salário, uma vez que mesmo sem saber o valor já estou muito certo do que quero.) Agradeço se puderem me responder. :)

  47. Mayara

    olá…
    eu estou na 3°serie do ensino médio e ainda nao decidi se faço pediatria, obstetrícia ou ginecologia ! eu queroo muitooo realizar partos e tbm poder acompanhar o desenvolvimento de um feto. Mas tenho muitas duvidas, queria saber se é possivel ser pediatra e obstetra ao mesmo tem po ?rs
    quem segue a profissao de ginecologista realiza partos ? e se eu quiser ser obstetra, eu vou acompanhar o desenvolvimento do feto ou vou só fazer o parto ? me ajudaaaa… hehehe
    tenho mais uma duvida, eu queria saber se aqui no Brasil- SP tem aquelas clinicas só de parto na agua ? obrigadaaaa desde já :D

    • Pedro Addler

      Olá Mayara! Para receber o título de Ginecologia e Obstetrícia e assim fazer partos é necessário que o médico faça a residência médica na área com duração de 3 anos. Os partos na água, chamados de humanizados são realizados em hospitais e domicilios e é feito em todo o Brasil, inclusive em São Paulo.

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

      • NATERCIO LUIS

        EU SABER A GINECOLOGIA TANBEM É UMA CIENCIA

  48. PATRÍCIA

    sempre pretendi ser da médina, hoje já me decidi ,que quero ser genecologista e obstetra, nao vou
    desistir fácil, vou lutar por essa linda profissao.Nem vou acreditar no dia em que eu receber meu diploma que dirá o seguinte; DR.PATRÍCIA MARIA GENECOLOGISTA e OBSTETRA…
    vou conseguir em nome do SENHOR JESUS…….
    BEIJAO…….

  49. Rafaela

    acho qui acabei de decidir oq eu quero ser agora

  50. Maria Edurda

    oi, meu nome é maria eduarda, tenho 13 anos e que mmuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito fazer genecologia e Obstetrícia , eu sempre procurei ler sobre o assunto e me indentifique muito, sei que vou me dar bem nessa carreira, espero trabalahr em hospitais e depois de algum tempo dividir uma clinica com outros médicos, isso é meu sonho, bem é isso : )

  51. Sara Gonçalves Araújo Moreira

    Eu gostaria de saber o que eu tenho que fazer depois que eu terminar o 2°grau para cursar Ginecologia até me formar, e com quantos anos estarei formada?
    Ficarei grata.
    um abraço.
    Sara

    • Pedro Addler

      Olá Sara! Ginecologia é uma especialização, você precisa primeiro concluir a graduação em medicina.

      Obrigado por vistar o Guia da Carreira!

  52. Mariana

    Ooi ,Eu no 1 ano do ensino médio mais desda da sétima série já estava decidida em fazer medicina quero ser obstetra acho lindo essa profissão quando entro em hospitais e vejo os médicos com aquele jáleco já me imagino lá um dia , da vontade de fazer logo mais ainda falta muuito todos falam que é muito dificíl medicina mais nada que o amor pela profissão a dedicação e a força de vontade né. Eu tenho uma duvida queria saber se tipo eu que estou já no 1 posso jpa ir começando a saber mais sobre essa profissão fazer tipo algum curso começar a aprender sabe ou na escola mesmo? obrigadaa Pedro Addler .E mais uma coisinha ,vemos hoje em diaa muita gente fazendo medicina só pelo dinheiro e poucas por amor eu estou bem decidida.

    • Pedro Addler

      Olá Mariana! Muito legal sua iniciativa! medicina é uma area que a dedicação e o amor tem que existir!
      Procure em sua cidade se há algum tipo de voluntariado em hospitais, assim você pode desde já se orientar sobre a profissão.

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  53. mauro

    olá pedro addler,tenho 22 anos e estou notando
    agora interesse pela área de medicina e em especial por ginecologia.Posso começar a tirar a especialização após concluir os 6 anos do curso de medicina?Não será tarde de mais para mim tentar exercer medicina?

    • Pedro Addler

      Olá Mauro! Nunca é tarde para conquistar um sonho! Se é realmente o que quer, a idade nao é problema, você ainda é novo.

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  54. Alenilson Borges

    Boa tearde
    Eu me enteressei muito pela ginecologia,gostaria de saber quanto tempo leva para se forma em medicina?E em ginecologia?
    OBRIGADO

    • Pedro Addler

      Olá Alenilson! O curso de graduação de medicina tem duração de 6 anos. Para fazer a residência médica em Ginecologia e Obstetrícia são mais 3 anos.

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  55. gleicyane

    bom dia esto querendo entra nessa are da medicina mas gostaria de saber se vcs mexe muitos com calculos,obrigada..

    • Pedro Addler

      Olá Gleicyane! A medicina é uma area de humanas e nao envolve tanto a matemática afim de ter calculos aprofundados!

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  56. maria jose da silva

    ola tudo bem sou maria jose temnho 21 anos meu sonho é medica e pode mim especializa em ginecologia e obstreticia tem alguma dica para mim? pois ainda esto cursando o ensino médio

    • Pedro Addler

      Olá Maria José! Estude bastante e aproveite os anos de Ensino Médio. O curso de Medicina é um curso concorrido para entrar e tem 6 anos de duração. Após a graduação você precisa fazer a residência médica, que são as especializações. A carreira de Médico é muito promissora!

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  57. Adriana

    olá pedro meu nome é Adriana tenho 22 anos vi perguntas e respostas no total são 8 anos corro o risco de ser reprovada , essa é a grande duvida que tenho

  58. suelen abila

    Ola galera…

    Gente eu gosto muito dessa areá de obstetra e ginecologista é meu sonho me forma nessa areá…

    bjossss

  59. Hélida Cristine

    gostei mto do blog, me interessei pq ta no meu sonho me especializar em ginicologia e abstetrícia, mas a vdd e que nao sei nen por onde começar e como me ingressar em uma facul boa…

  60. Joice

    Gostei muito tirei todas as minhas dúvidas.. Gosto muito de estudar o corpo humano então agora tenho a certeza do que quero é Ginecológia.. Obg por esclarecer e me ajudar :) é um trabalho muito bonito..

  61. Bruno Aurélio e Beatriz Cochito

    Eu vou fazer a faculdade de clínico geral e minha esposa de ginecologista vamos entrar juntos e vencer com os nossos sonhos vamos lutar porque se nao lutarmos nao iremos vencer vamos estudar e batalhar muito estamos felizes por nossas decisoes!!!

  62. Raphaella santanna

    Boa noite,amei saber um pouco mais sobre a profissão que desejo seguir,mais quero saber quanto tempo dura a faculdade de medicuna?!

  63. Nicole

    Oii!
    Eu queria ser pediatra porque eu gosto muito de crianças.Mais decidi que quero ser Obstetra,porque eu gosto muito de grávidas é quero fazer algum parto.Fico assistindo Um Bebê por Minuto!Adoro!
    Quanto é mais ou menos um salário de uma Obstetra?!
    Obrigada!

  64. Paula

    Óla meu nome é Paula e eu gostei muito de saber um pouco sobre ginicologista, é uma funsão muito interessante e por ter gostado de saber um pouco sobre essa funssão pretendo me formar nesta carreira.

  65. Natália

    Oi, estou no 3° colegial, e faculdades e cursos andam sendo parte dos meus assuntos diários, e estou com uma dúvida: Sempre quis ser obstetra porque simplesmente sou fascinada em tudo que se refere a gravidez e partos, mas ao mesmo tempo eu não sou muito chegada na área da ginecologia, eu posso fazer só a especialização obstétrica? quantos anos duram além dos 6 obrigatórios de medicina? obrigada desde já!

  66. Anaíle

    Olá, Pedro Addler, tenho várias dúvidas!!

    Como estou no 3° ano do ensino médio, isso já ta tirando meu sono, queria me formar em ginecologia, e não sei por onde começo, sei que primeiro tenho que me forma em medicina, mas ginecologia é voltada para área biológica, sendo assim terei que fazer medicina voltada pra áreas biológicas primeiro? ou não??
    Pq medicina tem várias áreas assim como engenharia, direito, entre outras…
    Por onde devo começar??
    E também quero fazer um curso técnico, qual devo fazer???

  67. ana karoline

    ola, gostei muito da materia em 2014 pretendo fazer faculdade mais to em duvida entre ginecologista obstetra ou pediatra.bjs

  68. janaina

    boa ,estou cursando o terceiro ano e estou preocupada qual profisão devo seguir, eu me interessei por ginecologia então eu queria saber quanto tempo vou passar na faculdade porque é preciso se formar em medicina e depois se especializar em ginecologia quantos anos vou passar na faculdade?

  69. aldineia

    quero se ginecologista mais tenho muito nevoso nao sei como vai ser eu entendo mais ou menos disso tou estudando

  70. Katiane

    Essa profisao e muito legal pois ajudarei pessoas a passa pro ploblemas intimos e pessoais

  71. Mirelle

    Oi, estou no 8ª ano do ensino médio, e ainda não sei qual sera minha profissão. Bom, Ginecologia me interessou muito … é uma área que desejo seguir. Mais não quero realizar partos, quero trabalhar em consultório, e quero saber qual área da ginecologia tenho que fazer para trabalhar no que desejo. E Também quero saber quantas horas um Ginecologista trabalha e seu salário. bjs

  72. dyeny melo

    pretendo estudar ginecologia mas na profissao exige partos normais e cesareos? sefor ja nao quero mais a profissao nao tenho coragem pra isso.

  73. Ester

    Ai meu Deus eu só tenho 13 anos e todos os dias tem um encontro com a medicina,procuro saber mais sobre a área de ginecologista e obstetra,me interesso muitooooo mesmo com isso e eu percebo que é amor de verdade,acho essas profissões lindas,maravilhosas.
    Algum especialista nessa área poderia me responder se esse interesse pela medicina tão cedo pode prejudicar no futuro da minha carreira? ou pode prejudicar na minha vida escolar de hoje,como só tenho 13 anos.

  74. Ester

    Primeiramente gostaria de parabenizar a todos os ginecologistas e obstetras do nosso Brasil pois realizam seus trabalhos muito bem e pelo que percebo com muita competência e excelência.
    Bom eu tenho 13 anos gostaria que um especialista nessa área pudesse me responder essa pergunta.
    Amo a área de ginecologista e obstetra,todos os dias tenho um encontro com a medicina.Gosto muito disso até parece vício,pois me interesso muito cada dia que passa eu peço a Deus para adiantar os tempos pois quero muito trabalhar com isso.
    Gostaria de saber se essa ansiedade e esse desejo pode me atrapalhar no futuro da minha carreira como ginecologista e obstetra,e se também pode me atrapalhar nos meus estudos agora,pois reservo um tempo para matérias escolares e um tempo para me dedicafr a essa carreira isso pode me atrapalhar? pois só tenho 13 anos.

  75. Leandro Begoti

    Prezados(as),

    Estou pensando em abrir um consultório de G.O para minha esposa. Ela já terminou a residência e agora esta finalizando a pós em fertilização.

    Alguém poderia me indicar um local, site, manual ou qualquer documento que me informe um passo a passo de abertura de consultória ou uma clínica? Não sou da área, mas quero investir na profissão dela. Sou gestor de Hotelaria (serviços) a até acredito que possa colaborar em parte do negócio, mas nesse momento, preciso de muitas informações… Estou começando do zero.

    Alguém conseguiria me orientar?

    Um abraço e muito obrigado.
    Leandro Begoti

  76. Joana

    Olá,
    Gostaria de saber quanto custa uma faculdade de ginecologia obstetra ? E quais são as melhores faculdades ? Obrigadoo ‘ Grata pela atenção !

  77. sara stefanny mendes serra

    Olá,meu nome é Sara.meu sonho é se formar em medicina,e me especializar em ginecologista.queria sabe quantos anos vou passar estudando?

  78. Rebeca Maciel

    Olla tenho 13 anos ainda, mas eu tenho um sonho de ser obstetra des que eu tinha 6 anos.Mas queria saber quais são o assunto que uma obstetra tem que estuda.Eu ainda to no 7 ano e quais são as materias que la na frente eu vou precisar usar? sabe me dizer?

  79. Bianca Silva

    Olá, eu queria saber muito mais sobre todo esse excelente trabalho que eu admiro muito, quanto em média um ginecologista|obstetra ganha?

  80. Evelin

    nossa , amo essa profissão , ginecologista,|obstetra. estou estudando para chegar lá.
    gostaria de receber mais informações por email.

    obrigada!

  81. julia lussiate

    ola, tempo dura a especialidade de ginecologia….

  82. julia lussiate

    ola,qnto tempo dura a especialidade de ginecologia….

  83. valéria

    gente eu tenho 14 anos a já penso no meu futuro.
    eu me interessei por ser ginecologista e fazer partos bem!! oki quero saber ao certo quais são as etapas que eu devo cumprir para me tornar ginecologista valew val

  84. valéria

    olá eu queria saber se também eu posso montar uma clinica especializada particular.gente n manga vai!! eu só quero me informar quem poder me ajudar agradeço

  85. Raquel

    O meu período é instável não me veio no mês de Julho e Agosto e no de Setembro veio e agora no de Outubro também não me veio tenho 16 anos e queria saber o porquê disto estar a acontecer.

  86. felipe

    Qual matéria mais importante um ginecologista precisa saber ….

  87. Miig

    Para eu me tornar uma ginecologista, é necessário ter uma faculdade de medicina que dura seis anos? Expliquem-me sobre essa parte, abraço.

  88. Tayline gabriel

    Por favor algum médico me tira essas duvidas!
    Se eu estudar Ginicologia que em um certo periodo do curso eu vou estudar obstetricia também!
    Eu posso trabalhar como obstetra?
    Posso fazer partos normais e cesarianos?
    Ou tenho que estudar somente obstetricia para eu fazer partos?

  89. Alexiana Rodrigues

    Bom… Já terminei o ensino médio e hoje curso tec. em enfermagem (estou na última semana do fim do primeiro módulo). Gosto muito das áreas da saúde, porém não tenho certeza se me convém ser Tec. em enfermagem, sinceramente amo o que estou aprendendo. Mas o grande problema é que acredito eu que ñ será nesta profissão que me realizarei profissionalmente e financeiramente falando. Medicina sempre foi uma prioridade minha, mas por ser de baixa renda não me é de todo alcance. Claro que desistir jamais, mas na minha vida existem muitos “mas”. Agora o que realmente tem haver com o assunto, neste “quase” fim de primeiro módulo de tec. de enfermagem que tive uma “matéria” chamada Microbiologia e parasitologia(estudo a estrutura e crescimento de micro-organismos) onde me interessei muito sobre as aulas e tivemos trabalhos sobre DST’s onde foi que meu interesse sobre ginicologia cresceu. Então depois deste enorme depoimento vem minha dúvida! Vcs acreditam que seria melhor terminar meu tec. exercer a profissão e depois pensar em fazer a faculda de de Medicina? Ou é melhor eu tentar direto essa faculdade de Medicina? (não esquecendo da minha parte financeira). Bom sei que isto é uma coisa que eu deveria pensar “só” ver e rever o melhor, mas quero uma ajuda de alguém que já passou por isto.
    Dês de já agradeço!

  90. Berenice

    Ola, nossa estou adorando ler este artigo. Eu sou Atendente de Balcão de Farmacia nao tenho curso superior, mas sei bastante sobre a area em que trabalho, pois nao tenho vontade de me formar farmaceutica. Eu adoro o ramo da saude, gosto muito do atendimento ao publico e esclarece duvidas, e pretendo em 2015 comecar meu sonho que é fazer medicina. E como sou muito ansiosa e curiosa estou com duvidas sobre no que me especializar, se Ginecologista Obstreta ou pediatria , Se alguem que travalha nessas areas podem me ajudar ??? Estas Duas profissoes, sao visadas com profissoes do futuro??

  91. Deni

    Oi, eu sou estudante de biologia mais tenho muito interesse em ginecologia. Sera que não ha equivalência para eu poder mudar de curso?

  92. joseeduardo

    ola.. eu estou querendo me candidatar a medicina, so que tenho que estudar mais sobre a medicina… quero saber como eu faço pra estudar mais sober a medicina e ginecologia? obrigado

  93. heralhyce

    Olá .. já terminei o ensino médio, agora vou começar a fazer a faculdade, estou pensando em fazer ginecologia, alguém poderia me enformar quanto tempo dura para ser uma ginecologista profissional e quanto custa a faculdade dessa área?

  94. Thaise

    olá!
    Estou no 2º ano do colegial ano e desde já penso em fazer medicina e me especializar em ginecologia.
    Mas eu gostaria de saber todos os procedimentos que devo fazer até começar a faculdade e depois dela também.. desde já agradeço;

  95. Cinthia cantanhede

    Estou querendo cursar ginicologia no maraanhao;na Estacio,e gostaria de saber qual é a mensalidade!!Obrigado

  96. Valeriia Soares

    Oi ‘ tenho 16 Anos , e queria seguir essa carreira … Mais queria começar de agora .
    Queria uma diga de algum livro que eu possa aprender maiis de agora …

  97. imaculada da conceição viti geraldo

    oi Pedro Addler tenho uma simples questão. será que o obstetra também pode exercer em alguns casos a função de ginecologista? aguardo a minha resposta bjs

  98. liliane umulisa

    nossa adorei, o meu sonho cresceu ainda mais.
    sempre quis ser genecologista. obrigada pelo artigo.

  99. Elaine Alves

    Olá Pedro Addler, pretendo fazer faculdade para Fisioterapia e gostaria de saber se tenho que estudar Medicina primeiro.

  100. Ana Novais

    Olá. Meu nome é Ana Novais, tenho 16 anos e estou decidindo minha profissão. Preciso de uma pergunta, Ginecologista (o) trabalha quantas horas? É concorrida essa profissão?

  101. ERIKA

    OLA,EU GOSTARIA DE SABER SE PRA FAZER GINECOLOGIA TEM QUE PRIMEIRO ESTUDAR BIOMEDICINA?

  102. letícia

    ainda sou muito jovem , tenho 13 anos de idade , mais já penso em minha profissão futuramente. tenho algumas duvidas – goto muito de crianças , sei como lidar com elas , tenho uma paciência enorme alem de ser uma ótima aconselhadora , fico pensando no tempo da faculdade e nas matérias dadas sobre o sistema do corpo . pensei na ginecologia q também tenho um balaço , queria saber mais sobre ela , qual curso profissionalizante devo fazer antes de ir para a faculdade ? e etc .. algo q me guie do começo ao fim , para mim ter uma noção maior , p tirar essa duvida se e isso q eu quero p mim .. quero adiantar tudo .

  103. bruna

    ola queria saber se enfermeiro de parto precisa fazer faculdade ou so um curso gostaria muito de saber e quanto tempo dura obg pela sua atenção

  104. heveraldo

    Eu adoro esse tema eu adoro tanto que vou fazer um tcc sobre esse tema
    ]

  105. matteus santtos

    olaa,,meu nome é mateus e sonho em ser ginecologista desde muito pequeno,alguem tem alguma dica pra miim?

  106. dayana

    Ola tubo bem!!!!
    eu estou com uma duvida cruel,para eu ser uma ginicologista eu so tem que fazer os 3 anos de faculdade….. pode ser meia boba a minha pergunta mais isto ta me dixando tao confusa …..
    aguado sua resposta grata

  107. solange

    Olá eu estou interessada em fazer medicina mas gostaria de saber em media quanto é a mensalidade normalmente? obrigado

  108. jacianny

    tenho 16 anos, qual a idade melhor para fazer o curso, to em duvida, premeiro curso e depois a facudade é?

  109. Renata Caires

    Tenho apenas 15 anos , e é isso que eu quero ser quando for maior , estou estudando desde agora sobre tudo de ginecologista , e estou amando tudo isso ! Mas gostaria de saber , que faculdade eu precisaria fazer para ser uma ginecologista?

  110. karol

    Queria saber se ginecologista é muito dificil a facudade????queria fazer odonto,mas agora estou m enteressando por faz ginecologista

  111. karol

    Queria saber se ginecologista é muito dificil a facudade????queria fazer odonto,mas agora estou m enteressando por faz ginecologista.alguem m ajuda??

  112. tamires silva

    eu tenho 13 anos e quando crescer eu vou querer ser ginecologista.

  113. Edna

    Olá, pedro gostaria de saber se ao terminar a faculdade de medicina o aluno fizer resistência médica em ginecologia e obstétrica ou fizer cirurgia geral e depois quando ja estiver na área resolver que essa área não o agrada e ele perceber que a área que ele deveria ter seguido era pediatria ele pode fazer especialização em pediatria mesmo ja tendo feito residência em ginecologiae oobstétrica?
    Ele pode fazer a especialização em PEDIATRIA mesmo já estando formado na área de obstétrica e ginecologia?

  114. Daniellen silva

    Ola? Pedro Addler
    tenho dúvidas em saber se posso entra diretamente na faculdade de ginecologia sem precisa fazer o curso de medicina? Há aluma forma disso acontecer ?

  115. Ariane

    Oi
    Eu tenho 13 anos eu posso fazer a faculdade de enfermagem posso ?

  116. Camila Eloi

    Quero fazer faculdade de ginecologista acho muito bacana e interessante. Eu queria pergunta quanto tempo dura esse curso q tem q fazer antes de partir pra ginecologista? ??

  117. jéssica mariano

    OLA,PEDRO ACHEI MUITO LEGAL OS SEUS COMENTÁRIOS SOBRE A GINECOLOGIA TEM COMO EU ENTRAR NA FACULDADE SEM CURSAR MEDICINA?

  118. José Edson R.Branco

    O conteudo esta um pouco superficial,voces mulheres quando forem relacionar-se sexualmente meção o tamenho do canal vagnal e procurem um penis do mesmo teamanho do contrario perderam o útero se o penis for maior do que o canal vaginal.ses for menor não tem problema.

  119. patriciia

    eu so ginecologista eu fiz curso 3 anos eu cuidoo muito bem da saude da mulhe ,, minha filha acha profissao muitoo bom,, cuida da saude da mulher ele ,dizer q quer ser ginecologista pra cuidar muito bem da saude da mulher

  120. sueli alves moreira

    eu gostaria muito saber quanto custa a faculdade de ginecologia e obstretria estou cursando o colegial tenho que entrar na faguldade ou fazer outro curso quais obrigado.

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!