Gestão e Administração de Empresas

Bolsa de Valores: Entenda como Funciona

A Bolsa de Valores é muito conhecida entre os profissionais de administração e economia. Mas e você ? Sabe como funciona ? Entenda os princípios da bolsa e como ela funciona.

Bolsa de Valores, Economia e Administração de Empresas

Boi de Wall Street: Fica em frente a bolsa de valores de Nova York

As Bolsas de Valores, que existem em praticamente todos os países do Mundo Capitalista, são instrumentos muito importantes para fazer as empresas crescerem, alavancar a Economia e aumentar a renda das pessoas.

Todo mundo com certeza já ouviu falar de Bolsa de Valores alguma vez na vida, mas entender como ela funciona, aí já é outra coisa… poucos entendem claramente como funciona o mercado de ações.

Basicamente a bolsa de valores, do ponto de vista da administração e economia, é um local onde se negocia, vende e compra ações.

Para entender como funciona a bolsa de valores inclusive, o melhor é começar pelo básico, entender primeiro o que é uma ação.

A Ação, um conceito fundamental para a Administração de Empresas, é como se fosse um pequeno pedaço de uma empresa.

Quando você compra uma ação ( ou várias ) de uma empresa, é como se você se tornasse também um pequeno sócio da companhia.

Quanto mais ações você tiver, no caso, maior a sua importância dentro da empresa. Se você tiver a maioria das ações da empresa ( 51% de todas as ações ) você inclusive vira o dono da mesma !!

Por isso, de um modo geral, os especialistas em Economia e Administração de empresas só negociam no máximo 49% das ações na bolsa de valores.

Existem 2 tipos básicos de ações:

  • Ação ON ( Ordinária Normativa ): As ações ON são as melhores do ponto de vista dos grandes investidores e profissionais de administração de empresas. Elas dão direito a voto nas decisões da empresa permitindo que o acionista participe ativamente da empresa.
  • Ação PN ( Preferencial Normativa ): As ações PN são as melhores para os pequenos investidores que usam a bolsa como fonte complementar de renda. Elas não dão direito a voto em nada, no entanto, quem tem ações PN recebe os dividendos ( lucros ) primeiro.

Em geral as empresas pagam os seus acionistas todo mês ( mensalmente ) ou entrão trimestralmente.

As ações PN em geral são as preferidas gerais, pois a maioria dos investidores são pequenos e querem lucros rápidos, elas são vendidas e compradas mais rápido.

As ações ON são preferidas pelos profissionais de economia, administração de empresas e fundos de investimento que querem participar da gestão das empresas e até mesmo comprar as empresas.

Como Investir na Bolsa de Valores ?

Basicamente, qualquer pessoa adulta, que tenha um pouco de dinheiro guardado e que tenha coragem de arriscar ( sim, arriscar !! pois as ações as vezes dão prejuízo ) pode investir na bolsa de valores, não é necessário ser nenhum profissional de economia pra isso.

O primeiro passo para investir na bolsa de valores é procurar uma corretora cadastrada na CVM ( Comissão de Valores Mobiliários ).

Para se cadastrar em uma corretora você vai precisar basicamente de CPF, RG, comprovante de residência no Brasil e comprovante de renda.

As corretoras, locais onde trabalham profissionais de administração de empresas, economia e gestores especializados são as instituições que fazem a ponte entre os investidores e a bolsa de valores.

Assim que você se cadastrar na corretora, ela então vai abrir para você uma conta da Bovespa ( Bolsa de Valores de São Paulo ).

Quando você tiver sua conta na Bovespa, já pode começar a comprar e vender ações.

Existem 3 maneiras de comprar ações:

  • Fundos Profissionais de Investimento: Os fundos profissionais de investimento na bolsa de valores são a opção mais simples para comprar ações, indicada para quem não entende nada de economia. Para comprar ações através de um fundo, você deve comprar uma cota do fundo ( em geral o preço mínimo é de R$ 1000,00 ), aí não precisa se preocupar mais, o fundo compra as melhores ações pra você automaticamente e te repassa os lucros. A desvantagem dos fundos é que eles cobram taxas extras pelo trabalho que fazem.
  • Clubes de Investimento: Os clubes de investimento na bolsa de valores parecem com os fundos, mas a diferença é que não são tão profissionais. Para fundar um clube de investimento, 3 pessoas no mínimo e no máximo 150, podem se unir e juntas comprar as ações. Elas compram e vendem as ações juntas, com mais gente reunida fica melhor para comprar ações mais caras. Em geral os clubes também cobram taxas, mas são mais baratas que as dos fundos.
  • Home Broker ( Investir Pessoalmente ): O modo Home Broker é indicado para profissionais, neste modo a pessoa negocia, compra e vende suas ações pessoalmente na bolsa. É arriscado, mas é o modo que pode gerar mais lucros na bolsa de valores. No Home Broker você pode comprar as ações pela Internet ou então ligando para o seu corretor e dando as ordens. A vantagem do Home Broker é que você não paga taxas pra ninguém, só para o seu corretor, a desvantagem é que se tiver prejuízo ele é só seu.

Comparação Entre os 3 modos de investimento na bolsa de valores:

Tipos de Investmento na Bolsa

Risco O Investidor decide quais ações que comprar ? Risco de Prejuízo Lucros
Fundo de Investimento Baixo Não Baixo Baixos, mas garantidos
Clube de Investimento Médio Sim, mas decide em grupo Médio Médios
Home Broker Alto Sim, decide sozinho Alto Altos, mas sem garantia

Origem das Bolsas de Valores

A primeira bolsa de valores do mundo, foi fundada em Amsterdã no ano de 1602. A bolsa, no caso, era administrada pela lendária Companhia das Indias Orientais que era um misto de empresa e poder militar.

Navios de Guerra e Comércio da Companhia das Índias Orientais

A companha das Índias Orientais, no seu auge chegou a ter 50.000 empregados entre profissionais de administração de empresas, economia, mercadores e navegadores, 150 navios grandes de comércio, 40 navios grandes de guerra, 10.000 soldados e milhares de navios pequenos de suporte.

A companhia lucrou e guerreou por mais de 200 anos até o momento em que as despesas de guerra superaram os lucros do comércio e a empresa faliu em 1799.

Novas empresas não-militarizadas, menores e mais modernas foram cortando os lucros da antiga companhia das índias orientais com o passar do tempo.

No ano de 1815, governo Holandês oficialmente liquidou a companhia, transferindo seus soldados, sua bolsa de valores e seus navios de guerra para o Governo Imperial.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados ao Tema: Gestão e Administração de Empresas

A Administração de Empresas e o nascimento do empreendimento

A Administração de Empresas e o nascimento do empreendimento

Todas as adversidades que o jovem empreendedor enfrenta destemidamente no processo de materialização da idéia. O profissional de administração de empresas e todo o processo inicial na criação da empresa e realização do sonho.

A Administração de Empresas e a Gestão de Pessoas

A Administração de Empresas e a Gestão de Pessoas

Atualmente o principal problema das empresas não é o conhecimento técnico, e sim o potencial humano dos funcionários. Conheça mais sobre o conceito de gestão de pessoas dentro da administração de empresas.

Tendências da Engenharia de Produção: Sistema Just in Time

Tendências da Engenharia de Produção: Sistema Just in Time

O sistema de produção Just in Time surgiu na segunda metade do século 20 para tornar as indústrias mais eficientes, além de adequar a demanda do mercado com preços cada vez mais competitivos. Conheça mais sobre o sistema Just in Time.

A Carreira em Administração de Empresas

A Carreira em Administração de Empresas

O administrador precisa manter uma postura de relações públicas, ter habilidades em comunicação e também em gestão de negócios. Conheça mais sobre a carreira em Administração de Empresas.

 
 
 

Comentários:

  1. Deivid Leandro

    Ótima matéria. Conteúdo tem linguagem simples. Sempre tive curiosidades pra saber como funciona esse “mundo”. Esse material me deu uma base.

  2. Pamela

    Eu achei muito importante,pois como o Deivid citou,ajuda a entender a bolsa.

  3. Clarito C. Costa

    Eu Gostaria de saber quais são a matéria pós graduação em gestão de pessoa.
    Quando termina uma pós quais são a média de salario de um executivo de uma empresa.

    Dê Já Agradeçoo.

    Atenciosamente meu muito obrigado.

  4. Bruno Santos

    Parabéns pela matéria. Me sentia alheio à este tipo de negócio, mas agora me interessei muito e irei procurar me inserir neste mercado tão chamativo. Obrigado!

  5. Ana Miria

    Conteudo Otimo!!! Parabéns

  6. Anônimo

    Nossa! Até que fim encontrei uma explicação fácil de entender!!! Parabéns ao escritor, que de forma simples conseguiu transmitir a ideia do que é uma bolsa de valores e como a mesma funciona.

  7. Rafael Lima

    Excelente documentário.

  8. amanda reis lima

    nossa!muito bom esse conteúdo,super
    interessante ,bem criativo.
    aprendi muito parabens

  9. amanda reis lima

    nossa muito bom esse conteúdo,
    aprendi muito sobre os valores do mundo,
    ocidental. parabens!

  10. hayrla

    gostei muito, pois entendi oque é bolsa de valores e como fuciona. obrigada !!

  11. Paula

    Só quero dizer uma coisa ao escritor:
    -Você está de parabéns!!!

  12. Ana Coata

    Ótima matéria, parabéns ao escritor, de maneira simplista me fez entrender o que é bolsa de valores.

  13. Adalto silva

    escelente estre trabalho e desejo receber noticias dest port

  14. $ilmar

    Muito boa! Tinha uma ideia como funciona, mais, agora ficou mais claro. Linguagem popular, simples e direta.

    Constante aprendizado…
    Obrigado amigo!

  15. annalara

    eu não gostei porque não especifica totalmente o que é

  16. Paulo César de Macedo Lima

    Excelente ! Esta Matéria , foi muito bem escrita e, maravilhosamente explicada, me ajudou a compreender algo tão falado na economia , mas de difícil entendimento. Muito obrigado ! Parabéns pelo trabalho.

  17. Sandro A. Chaves

    Fantástico!sem interpretacões elástica o autor mostrou ser conciso em suas palavras.

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!