Gestão e Administração de Empresas

A Administração e o Ciclo de Vida das Empresas

Assim como os seres vivos, as empresas também passam por um ciclo de vida: nascem, crescem e até morrem. Descubra como a administração de empresas lida com este fenômeno.

Nascimento, Crescimento, Morte e Renovação nas Empresas

Ciclo de Vida das Empresas: de pequenas sementes até grandes árvores

Assim como acontece com as formas naturais de vida, as empresas também tem ciclos de vida.

Este fenômeno, que está previsto nas teorias de administração de empresas já a algumas décadas ( desde a década de 50 aproximadamente ) é inevitável, mas tem uma diferença fundamental em relação ao ciclo de vida natural: as empresas não necessariamente precisam morrer.

Não precisam morrer ?? Isso mesmo !! Uma empresa pode se perpetuar “para sempre”. Mas como é possível fazer uma empresa renascer quando está a beira da morte corporativa ? A administração de empresas tem uma resposta simples: uma empresa grande e decadente pode renascer e se tornar jovem novamente pela força da renovação.

Quando o mercado de uma empresa está saturado de concorrentes ou então quando os serviços que uma companhia oferecem já estão obsoletos ( uma empresa que nos dias de hoje fabrique aparelhos de Fax ou Video Cassete por exemplo ) a empresa com certeza está a beira da morte, e se nada for feito, vai morrer mesmo.

Todas as empresas que não se renovam estão destinadas a morrer um dia, não importa o tamanho e nem o poder que tenham nos dias de hoje. Quando esta morte corporativa acontece ou a empresa entra em falência/concordata ou então acaba sendo comprada por outra empresa mais jovem e vigorosa.

O Valor da Renovação para a Administração de Empresas

Quando falamos de renovação, falamos de renovação profunda, segundo a teoria da administração de empresas, quanto mais perto da morte corporativa uma empresa estiver, mais profunda e radical deve ser esta renovação.

Este processo de renovação deve acontecer em todos os sentidos: renovação da visão de mercado da empresa, renovação das relações internas e principalmente renovação dos produtos e serviços oferecidos.

Segundo a teoria da administração de empresas, não há nada pior para uma empresa que insistir em oferecer um produto ou serviço que ninguém mais quer, é uma sentença de morte.

Ciclo de Vida das Empresas: Nascendo, Crescendo, Renovando e Morrendo

Confira abaixo as principais fases pelas quais passa uma empresa e entenda melhor o que acontece em cada uma delas:

Fases do Ciclo de Vida das Empresas

Nascimento da Empresa ( Fase Microempresa )

Nesta fase da empresa, em geral a fase de maior entusiasmo ( e menores lucros ) o líder da futura empresa ou empreendedor cria o novo conceito ou produto que vai ser a base da empresa e começa a trabalhar em cima dele. Por enquanto ainda não existe um produto ou serviço propriamente dito, eles estão apenas na imaginação do empreendedor. É nesta fase que o empreendedor assume o compromisso com o negócio, pesquisa teorias de administração de empresas e faz planos de negócio.

Adolescência da Empresa ( Fase Pequena Empresa )

Quando a empresa atinge a adolescência, os produtos ou serviços já estão disponíveis e os negócios parecem bem promissores. As atividades comerciais tem início nessa fase, começa a entrar o primeiro dinheiro e também aparecem as primeiras contas. Pode ser que a empresa ainda opere no vermelho mas em pouquíssimo tempo começará a dar lucro.

Quando está na adolescência uma empresa ainda não tem disciplina e nem organização suficientes, não existe controle patrimonial, tudo é altamente centralizado e todas as pessoas envolvidas acabam fazendo de tudo, desde atender telefone até trabalhar nos projetos. É importante ter um cuidado especial: o fundador da empresa por causa do sucesso inicial começa a pensar que pode tudo e pode tomar decisões erradas passando por cima dos conceitos fundamentais da administração de empresas, tudo deve ser muito bem pensado senão a empresa não vai chegar a vida adulta.

Idade Adulta da Empresa ( Fase Empresa Média )

Quando a empresa chega a idade adulta, as funções dentro da companhia já estão bem definidas: o administrador só administra, o engenheiro cuida dos projetos e o vendedor cuida das vendas. As vendas também já aumentaram significativamente e começam a surgir as primeiras crises. Já não é mais possível administrar tudo de maneira centralizada e o fundador da empresa tem que delegar algumas responsabilidades para outros membros da companhia.

Para adminstrar o nível de complexidade atual, os conceitos fundamentais da administração de empresas e gestão estratégica começam a ser adotados, o controle patrimonial passa a ser necessário e a burocracia passa a ser mais forte.

Já não é mais possível administrar a empresa sem métodos e estratégias bem estabelecidos e a marca da empresa começa a ganhar peso no mercado. Se os conceitos de administração de empresas forem aplicados corretamente, a companhia tem tudo para se tornar uma grande empresa um dia.

Velhice da Empresa ( Fase Grande Empresa )

Pode-se dizer que quando a empresa atravessa a idade adulta e chega a chamada “velhice” ela já está com um tamanho considerável e sua marca é bem forte. A esta altura do campeonado a empresa já pode ser chamada de tradicional e em grande parte das vezes a companhia é a lider de mercado.

O dinheiro ganho permitiu que a empresa acumulasse uma enorme quantidade de patrimônio e o total do valor dos seus bens já não pode mais ser determinado com facilidade, a esta altura do campeonado o controle patrimonial é fundamento obrigatório.

A liderança que a empresa conquistou no mercado, o seu tamanho, quantidade de empregados e tradição dos produtos são a sua grande força, mas ao mesmo tempo são sua fraqueza: uma empresa com este nível de solidez passa a confiar demais em sí mesma e nos seus produtos, muitas vezes isso impede que ela veja que empresas mais jovens estão lançando produtos e serviços mais sofisticados.

Outra desvantagem das grandes empresas é a sua dificuldade de manobrar, enquanto as empresas pequenas tomam decisões e manobram de modo dinâmico, nas grandes empresas muitas vezes a burocracia impede a evolução. Por isso os teóricos da administração de empresas alertam: a velhice da empresa é um momento muito perigoso para a companhia !!

Se a partir desse momento, se a empresa não pensar em renovação, não houver um movimento interno nesse sentido, a enorme burocracia e a prepotência vão acabar sepultando a companhia. A partir desta fase da empresa só existem dois caminhos: renovar para recomeçar ou então morrer.

Exemplo do Ciclo de Vida de uma Empresa: O Caso da Apple

Muita gente não sabe, mas a Apple que hoje é uma marca mundialmente conhecida e sinônimo de sucesso, já passou por maus momentos no início da década de 90.

Evolução do Logo da Apple: A Renovação Manteve a Empresa na Liderança

Fundada por Steve Jobs em 1976 com o nome de Apple Computer Inc., a Apple foi uma das primeiras empresas do mundo a fabricar e apostar na produção de computadores pessoais.

Devido a energia de seu fundador, as técnicas de administração de empresas avançadas para a época e também a forte inovação tecnológica, a Apple rapidamente ultrapassou seus principais concorrentes e se tornou uma das grandes fabricantes de pequenos computadores da América, conquistando logo em seguida o mundo.

Em 1984, a antiga Apple lança o seu maior sucesso o computador Machintosh.

Mas após colher mais de duas décadas de lucros, no início da década de 90 a Apple começa a perder mercado.

Mas como seria possível, como uma das maiores empresas da década de 80 poderia começar a década seguinte perdendo mercado ? A resposta é simples: produtos melhores e mais baratos, começaram a tomar o mercado da Apple, novos computadores mais avançados apareceram para desequilibrar a concorrência.

Se nada fosse feito, com certeza o destino da Apple seria a concordata, mas a empresa optou por outro caminho: a Apple optou por inovar ! Renovando toda a sua linha de produtos e investindo em design de qualidade e tecnologia experimental, a nova Apple em poucos anos voltou a lançar produtos revolucionários tais como o iPod em 2001 e o iPhone em 2007.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados ao Tema: Gestão e Administração de Empresas

Ciências Atuariais

Ciências Atuariais

Saiba como é o curso de ciências atuariais, as melhores faculdades e o mercado de trabalho para esse profissional

Gestão Hospitalar

Gestão Hospitalar

Saiba como é o curso de gestão hospitalar, as melhores faculdades e o mercado de trabalho para esse profissional

Gestão Comercial

Gestão Comercial

Saiba como é o curso de gestão comercial, as melhores faculdades e o mercado de trabalho para esse profissional

Gestão Financeira

Gestão Financeira

Saiba como é o curso de gestão financeira, as melhores faculdades e o mercado de trabalho para esse profissional

Processos Gerenciais

Processos Gerenciais

Saiba como é o curso de processos gerenciais, as melhores faculdades e o mercado de trabalho para esse profissional

 
 
 

Comentários:

  1. Raimundo Camilo da Silva

    Desejo receber no meu endereço à cima, mas informações sobre “vida e morte” das ;Pequenas Empresas.No Brasil.
    Para que eu possa realizar a minha pesquisa, e elaborar a minha monográfia, pois sou estudante da “ESAB”

  2. Aroldo Jorge Brandão Pimentel

    Parabéns a este site pelos objetivos propostos.
    Aroldo Pimentel.

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!