Gestão e Administração de Empresas

Micro Empresas: a Grande Força da Economia Brasileira

As micro empresas hoje em dia são o grande motor da nossa economia. Entenda melhor o papel dessas empresas e também as tendências para a administração de empresas no Brasil.

Pequenas Empresas Brasileiras: Pequenas no Tamanho, Gigantes na Importância

Pequenas Empresas: A força motriz da economia Brasileira

As pequenas empresas no Brasil nunca foram tantas e nunca tiveram tanta importância econômica.

Segundo um estudo recente publicado pelo SEBRAE ( Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas ) o Brasil já tem aproximadamente 6 milhões de micro e pequenas empresas ( colocando o país no topo dos países mais empreendedores do mundo ), esse total de empresas correspondendo a 97% de todas as empresas do país, ficando apenas 3% do total com as empresas médias e grandes.

Essa é uma tendência mundial: na era da informação acessível e barata, o mercado nunca esteve tão voltado ao empreendedorismo.

Esse fato também se reflete no contexto do curso de administração de empresas: grande parte do alunos tem como objetivo fundar uma nova empresa.

As novas tecnologias tem permitido e barateado a fundação de novas empresas no Brasil e no mundo.

Administração de Empresas e Empreendedorismo no Brasil

No Brasil em especial, esse boom de novas empresas é um fenômeno recente, foi iniciado na década de 1990, após o Plano Real.

Durante as décadas de 70 e 80 não havia um ambiente propício para o desenvolvimento de novas empresas no Brasil: havia instabilidade política (ditadura), defasagem tecnologica (a economia estava fechada para inovações e tecnologias estrangeiras) e também instabilidade econômica (super-inflação).

Nesse período pouquíssima gente do curso de administração de empresas tinha como objetivo abrir uma nova companhia. E estavam certos: em um cenário como esse dificilmente uma micro-empresa poderia sobreviver.

Ao contrário daqueles tempos, hoje em dia o tema empreendedorismo desperta um grande interesse na sociedade Brasileira. Esse fenômeno já aconteceu em outros países em épocas anteriores.

Nos Estados Unidos, por exemplo, onde durante o meio século 20 houve um grande boom econômico, foram fundadas mais de 1100 faculdades e escolas de Administração de empresas com enfase em empreendedorismo nos últimos 50 anos, formando gerações inteiras de novos empresários e empreenderores.

Pequenas Empresas Brasileiras: Milhões de Empregos e Faturamento

Pequenas Empresas: Responsáveis por 52% dos Empregos Urbanos no Brasil

As pequenas empresas no Brasil empregam aproximadamente 52% de todos os trabalhadores urbanos do país (aproximadamente 13 milhões de empregos com carteira assinada) e geram 20% do PIB Brasileiro, sendo também hoje em dia o principal mercado que absorve a mão de obra formada nos cursos de administração de empresas.

Justamente por serem menores, mais dinâmicas e menos burocráticas, muitas das pequenas empresas brasileiras estão concorrendo diretamente com as grandes, principalmente em serviços.

Mas como as grandes em geral tem um maior poder econômico (podem vender a um preço mais baixo, devido a grande quantidade de vendas )as pequenas tem de aplicar a risca os preceitos da boa administração de empresas: reduzir custos, melhorar a produtividade e evitar o desperdício (tanto de tempo, quanto de dinheiro).

Esse é justamente o ponto: nem sempre uma boa idéia e trabalho sério é capaz de manter uma empresa… ainda segundo o SEBRAE, 27% de todas as novas empresas fundadas no Brasil acabam fechando as portas no primeiro ano de vida, daí vem a importância do embasamento teórico da administração de empresas para estas companhias.

Segundo a pesquisa, plano de negócios, planejamento de longo prazo, controle de riscos, controle patrimonial e reinvestimento são conceitos de administração de empresas que devem ser aplicados sistematicamente nas micro-empresas.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados ao Tema: Gestão e Administração de Empresas

Bolsa de Valores: Entenda como Funciona

Bolsa de Valores: Entenda como Funciona

A Bolsa de Valores é muito conhecida entre os profissionais de administração e economia. Mas e você ? Sabe como funciona ? Entenda os princípios da bolsa e como ela funciona.

A Administração de Empresas e o nascimento do empreendimento

A Administração de Empresas e o nascimento do empreendimento

Todas as adversidades que o jovem empreendedor enfrenta destemidamente no processo de materialização da idéia. O profissional de administração de empresas e todo o processo inicial na criação da empresa e realização do sonho.

A Administração de Empresas e a Gestão de Pessoas

A Administração de Empresas e a Gestão de Pessoas

Atualmente o principal problema das empresas não é o conhecimento técnico, e sim o potencial humano dos funcionários. Conheça mais sobre o conceito de gestão de pessoas dentro da administração de empresas.

Tendências da Engenharia de Produção: Sistema Just in Time

Tendências da Engenharia de Produção: Sistema Just in Time

O sistema de produção Just in Time surgiu na segunda metade do século 20 para tornar as indústrias mais eficientes, além de adequar a demanda do mercado com preços cada vez mais competitivos. Conheça mais sobre o sistema Just in Time.

A Carreira em Administração de Empresas

A Carreira em Administração de Empresas

O administrador precisa manter uma postura de relações públicas, ter habilidades em comunicação e também em gestão de negócios. Conheça mais sobre a carreira em Administração de Empresas.

 
 
 

Comentários:

  1. agenor gomes da silva filho

    muito interessante estes assuntos,sou membro da diretoria da assoc.com.e empresarial de Palmares-pe.muito vai colaborar com nossos associados, parabéns pelos valiosos assuntos.

  2. agenor gomes da silva filho

    muito interessante estes assuntos,sou membro da diretoria da assoc.com.e empresarial de Palmares-pe.muito vai colaborar com nossos associados, parabéns pelos valiosos assuntos.

  3. Adriene

    Oi, gostaria de saber em qual estudo do Sebrae você se baseou e onde posso encontrá-lo, estou fazendo um projeto acadêmico e seria muito importante essas informações. Obrigada

  4. Priscila

    Esses dados percentuais foram retirados de onde?

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
 
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!