Arquitetura

Arquitetura Moderna: O Estilo dos Grandes Mestres

Conheça as características do trabalho e da obra dos arquitetos Frank Lloyd Wright e Le Combursier e a contribuição destes mestres para a evolução da arquitetura moderna.

O Século XX e o Surgimento da Arquitetura Moderna

Arquitetura Moderna

O século XX pode não ter sido o século mais importante da história, mas com certeza foi um século marcante devido as mudanças, sobretudo na arquitetura, além de demais áreas.

No século XX, a civilização humana ainda utilizava os trens a vapor como meio de locomoção, além de cavalos e outros métodos de logística. Era também muito comum o uso de cartas para comunicação. Já no fim deste século, já utilizava trem bala, avião e automóveis velozes para logística. A comunicação era de forma global e praticamente instantânea, através da Internet (MSN, e-mail, Skype, etc.).

Toda essa revolução tecnológica e comportamental não podia deixar de fora a arquitetura.

Considerada uma das mais antigas formas de ciência e arte, a arquitetura foi ao longo do século XX incorporando novos conceitos e técnicas que acabaram por transformá-la para sempre.

Enquanto a arquitetura do século XIX vivia um momento de releitura de antigos movimentos, tentando recriar os clássicos (movimentos arquitetônicos Neogótico, Neoclássico, etc.), no século XX ela mergulha em um profundo movimento renovador.

Vários fatores contribuíram para a transformação da arquitetura no século XX:

  • O aumento e também a melhor distribuição de renda que aconteceu neste período, em especial no primeiro mundo, fez surgir uma nova classe média que dominou a cultura e o pensamento da sociedade. Essa nova classe social, demandando por melhores condições de vida e querendo morar em cidades ao invés do campo, financiou grande parte do desenvolvimento urbano e da arquitetura.
  • O barateamento de antigos materiais tais como o ferro e o aço (agora produzidos de modo mais eficiente) fez com que surgisse o conceito do concreto armado (a inserção de uma estrutura ou armadura de metal por dentro do concreto), o concreto armado permitiu a construção de prédios mais altos, mais baratos e também a criação de curvas mais ousadas.
  • O trabalho de alguns grandes profissionais de arquitetura tais como Oscar Niemeyer no Brasil, Le Corbusier na Europa e Frank Lloyd Wright na América, teve uma grande influência sobre os outros profissionais de arquitetura que passaram a admirar e absorver tais estilos.

Confira abaixo, os principais trabalhos de arquitetura destes 3 grandes mestres e as características de cada um:

Frank Lloyd Wright – O Arquiteto do Sonho Americano

Frank Lloyd Wright, arquiteto e escritor Americano, cresceu, viveu e produziu a maioria de suas obras na própria América do Norte.

O principal conceito que Frank trouxe para a arquitetura moderna foi o de que cada projeto deve ser individual: a localização, o terreno e a finalidade da obra, devem fazer de cada projeto de arquitetura uma obra única. Frank acreditava que cada projeto deveria ter sua própria personalidade.

Embora gostasse de produzir obras ecléticas, Frank Lloyd Wright desenvolveu um estilo próprio de construção e arquitetura para casas, tal estilo era chamado de  Praire House (em Português, casas da pradaria ou planície).

As Praire Houses de Frank Lloyd Wright, refletiam bem o estilo de vida da nova classe média Americana dos anos 50, eram amplas, modernas e tinham muito espaço interno. Tal estrutura tinha um ponto em comum, tudo era muito bem planejado afim de integrar de forma harmônica com o ambiente externo. Era o estilo de casa ideal para os novos e espaçosos subúrbios que surgiam ao redor das cidades, local para onde a classe média estava migrando.

As principais características de arquitetura das Praire Houses de Frank Lloyd Wright eram a horizontalidade, as casas jamais passavam de 2 andares, a ausência de divisão entre os ambientes (poucas paredes internas), linhas retas e também o uso de materiais simples na decoração: como tijolos e pedras. Os materiais e linhas simples, segundo Frank, integravam melhor a casa ao terreno e ao ambiente.

Confira abaixo um desenho básico do estilo de arquitetura das Praire Houses de Frank Wright e também algumas fotos reais.

O Estilo de Arquitetura Praire House de Frank Lloyd Wright

Características do Estilo Praire House

Exemplo de Projetos de Arquitetura Baseados na Obra de Frank Lloyd Wright

Exemplo de casas baseadas no estilo Praire House

Le Combursier – O Arquiteto da Nova Europa Urbana

Le Combursier, pseudônimo e nome artístico do arquiteto Franco-Suiço Charles-Edouard Jeanneret-Gris, revolucionou a arquitetura moderna dando contornos mais urbanos aos projetos arquitetônicos de sua época e também por resgatar elementos arquitetônicos Orientais e adaptá-los ao estilo Europeu (Ocidental).

Além de arquiteto extremamente ativo, Le Combursier também tinha o costume de escrever e estudar arquitetura e arte teórica, chegando a lançar vários livros sobre artes plásticas e arquitetura, tais como: “Estudo sobre o Movimento de Arte Decorativa na Alemanha” (1912) e também “Voyage d’Orient” (Viagem ao Oriente – 1916).

O livro Voyage d’Orient surgiu a partir do projeto de Le Combursier de viajar todo o Leste Europeu e Mediterrâneo, em busca de novas inspirações para sua arquitetura.

Partindo da cidade de Dresden na Alemanha, Le Combursier viaja pelas cidades de Praga, Viena, Budapeste, Belgrado, Bucareste, Kasanlik, Istanbul e Atenas, terminando sua aventura nas terras do Sul da Itália.

O principal conceito que Le Combursier trouxe para a arquitetura moderna, ou melhor, os principais conceitos foram o que ele chamou de: Os Cinco Pontos da Nova Arquitetura.

Segundo Le Combursier, esses elementos modernizam e tornam a arquitetura mais eficiente, é a nova arquitetura para renovar as velhas metrópoles Européias que agora estavam entrando no século XX.

Confira abaixo a definição dos 5 Pontos da Arquitetura Moderna, retirados da obra de Le Combursier:

  • Construção de Pilotis/Colunas: As colunas e pilotis, um antigo elemento da arquitetura clássica Grega, tornavam as construções mais abertas, arejadas e ao mesmo tempo grandiosas. Uma solução urbana muito interessante e elegante para ambientes com alta movimentação de pessoas.
  • Terraços Jardim: Retomando a velha idéia Oriental dos jardins suspensos, Le Combursier afirmava que em metrópoles com cada vez menos espaço, os telhados poderiam ser aproveitados como espaços de lazer.
  • Planta Livre de Estrutura: Planta livre de estrutura, em palavras mais simples, significa que deveriam existir poucas paredes internas, com menos paredes os espaços ficam mais dinâmicos, podendo ser dados vários usos ao mesmo prédio.
  • Fachada Livre de Estrutura: A fachada dos prédios deveria ser simples e funcional, elementos de decoração e “firulas” deveriam ser abolidos.
  • Janelas em Fita / Janelas Horizontais: As janelas deveriam sempre acompanhar toda a parede da fachada do edifício, aproveitando melhor a luz natural dentro dos ambientes.

Confira abaixo um desenho básico do estilo de arquitetura moderna de Le Combursier e também algumas fotos reais.

O Estilo Urbano da Arquitetura de Le Combursier

Características da Arquitetura de Le Combursier

Exemplo de Projetos de Arquitetura Baseados na Obra de Le Combursier

Exemplos de Edifícios Baseados na Obra de Le Combursier

É sempre interessante o aperfeiçoamento pessoal com a possibilidade de interação com diversas culturas. No ramo da arquitetura, a possibilidade de efetuar viagens internacionais afim de comprovar na prática, o que é estudado em livros, não tem preço.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados aos Temas: Arquitetura e Ciências Exatas

Quanto ganha um engenheiro elétrico?

Quanto ganha um engenheiro elétrico?

Descubra o salário inicial do engenheiro elétrico e até quanto esse profissional pode ganhar

Ciências Atuariais

Ciências Atuariais

Saiba como é o curso de ciências atuariais, as melhores faculdades e o mercado de trabalho para esse profissional

Gestão Financeira

Gestão Financeira

Saiba como é o curso de gestão financeira, as melhores faculdades e o mercado de trabalho para esse profissional

Processos Gerenciais

Processos Gerenciais

Saiba como é o curso de processos gerenciais, as melhores faculdades e o mercado de trabalho para esse profissional

Oportunidades e o Curso em Sistemas de Informação

Oportunidades e o Curso em Sistemas de Informação

As novidades e oportunidades com o amadurecimento da inserção profissional dos jovens profissionais de sistemas de informação.

 
 
 

Comentários:

  1. katiane

    Para quem sabe admirar obras de arte
    dando valor a cultura local e transportá-la a locais diversos,é magnifico!!!

  2. Evelyn

    Olá!
    Eu gosto mto da area de ciências exatas, queria saber se é o arquiteto desenha a planta a ser construída ?

    • Pedro Addler

      Olá Evelyn

      O arquiteto na realidade não desenha a planta técnica em sí, de um modo geral ele é o criador dos projetos, ele que tem as idéias, sem muita preocupação com técnica, engenharia ou matemática.

      O profissional de arquitetura faz a arte do projeto.

      Quem vai fazer os desenhos técnicos e plantas em sí é o Engenheiro Civil que aí sim vai fazer todas as contas.

      Resumindo:
      - Arquiteto: Reponsável pela criação, arte e desenhos conceituais.

      - Engenheiro Civil: Responsável pela questão técnica, contas e desenhos técnicos.

      • Jéssica Spiazzi

        Oláa!
        Pedro o site é realmente incrivel…
        Mas eu gostaria de saber a sua opinião em relação a Arquitetura, Eu tenho 15 anos, e sempre gostei de matematica, meu pai é Engenheiro civil e queer muito que eu faça Arquitetura.. no iniciio eu tinhaa certeza que gostaria de seguir essa carreira , maaas agora eu ja não sei, nãao sou muito boa em desenhos, mas adoro ver plantas de casa e sempre dou um toque especial nas plantas do meu pai.. Maas tenho medo do retorno financeiro, e claro quero fazer algo que eu tenha prazeer, que eu acorde de manhã e fale : EU VOU TRABALHAAAR! :P kkkkk
        Parece até comico, maas é a realidade
        Eu estive lendo sobre psicologia, eu adoreeei e agora tenho duvidas do que fazer…
        Mas acho que msm fazendo Arquitetura depois eu faça piscologia *-*
        Mesmo que eu não a atuar na area =D
        Só maais uma perguntinha, Quanto tempo é o curso de Arquitetura na UFMG?
        Obrigada..
        beijos;*

        • Pedro Addler

          Olá Jéssica

          Realmente você parece que tem um dom especial pra aquitetura :D pois gosta de ver as plantas do seu pai e até faz umas sugestões de vez em quando !!

          Em relação ao curso de arquitetura da UFMG não é bom não viu… é Excelente !!! rsrsrs

          O curso de Arquitetura da UFMG abre 150 vagas por ano, tem uma concorrência de 11,6 candidatos / vaga e dura 5 anos.

      • Alan

        Na verdade aqui há um equivoco muito grande. O arquiteto é sim o responsável pelos “esboços conceituais”, mas antes de tudo é o arquiteto responsável pela definição de aspectos técnicos como supra e infraestrutura, adequação de projeto a normatização tanto no que diz respeito a uso do solo, insolação e ventilação (em caso de grandes projetos). O papel do engenheiro é dizer se o que o arquiteto fez está de acordo ou não com os materiais empregados além do dimensionamento real e normatizado também.
        O papel de um arquiteto é muito mais do que simples “artes conceituais”, é a criação de a organização do espaço através de um jogo de formas, capaz de tornar este um local habitavel para um ser humano, e isso eu garanto é mais técnico do que vc imagina.

    • klarc

      se vc se interessa apenas por exatas talvez seja melhor engenharia, mas se tambem se impressiona pela beleza e arte das construções sem duvida deve optar por arquitetura, o arquiteto tambem é sim responsavel pelo projeto planta desenho tecnico de uma obra alem de fazer a obra mais bela e atraente.

  3. Thaysa

    Olá,estou fazendo curso tecnico de Química mais, vou ser arquiteta, pois gosto muito dessa profissão.

  4. Gabriel Cabral

    olá sou Gabriel , e tenho um dilema em minha vida, gosto mt de arquitetura , mas tenho medo de nao arrumar emprego pq sou de pernambuco …
    pensei em tentar medicina veterinaria , mas tenho medo de nao passar , pq nao sou um aluno nota 10 sou um aluno mediano , entede ? por favor me ajuda – tenho tanto medo de nao arruma emprego , e nao penso em outra aréa! agradeço antecipadamente -

    • rafael

      eu te entendo eu sou do es um lugar tambem sem muitas oportunidades (ate tem mas são poucas) tenho 13 anos e te aconselho a entrar no catho e pesquisar vagas de empregos o que tiver mais oportunidades vc fica

      mas se amar arquitetura e tiver muitos contatos seja arquiteto autônomo (trabalhe pra si mesmo)

  5. Kézia

    Oiie
    tenho 13 anos e penso em fazer arquitetura gosto muito pesquisar sobre o tema e ver plantas de casa.O problema é que aqui onde moro não tem muitas oportunidades de me dar bem. Queria saber a média de quanto um arquiteto pode ganhar :)
    Obrigaada,Bjoks

    • Pedro Addler

      Olá Kézia

      O salário de um arquiteto varia bastante, vai depender de onde ele trabalha, do nome que ele tem no mercado e até do tipo de trabalho ( se tem salário fixo ou trabalha por projeto ).

      De qualquer forma, para um profissional de arquitetura que acabou de começar, o salário está em torno de 2.200 Reais.

      • Luciano de albuquerque

        Oie
        tenho 17 anos,e estou muito em duvida de fazer arquitetura e urbanismo ou engenharia civil,gosto muito de desenhos e plantas de residencias.estou com muito medo de escolher a facu errada.
        como eu faço para saber qual eu devo fazer?

        • Juliano Oliveira

          Ola, vi alguns comentários de muitas pessoas em duvidas de fazer arquitetura ou não. Sou um estudante de arquitetura e já atuo na área. primeiramente, o curso de arquitetura em sí, é um curso médio (digamos assim) não tão quanto engenharia que é bem pesado e puxado, pelo fato de ser cálculos físicos o tempo todo. na Arquitetura uma boa parte das disciplinas, sim existe mitos cálculos. mais são cálculos que você pode aprender ao decorrer do curso. e no curso você aprenderá a desenhar, não precisa ser um expert. no curso vemos muitos projetos!!!! ( a melhor parte) muitas aulas externas e muitas visitas técnicas. se quer um curso bom, e leve. escolha fazer arquitetura eu recomendo.
          Abraços. (só estou refletindo. rs)

  6. Maítra

    Olá tudo bem, eu passei no vestibular de arquitetura e urbanismo aqui em rio branco, assim não sei desenhar, mas o meu namorado ele é Engenhiero, tanto de fica falando do engenharia acabei fazendo esse vestibular, eu tenho medo de não conseguir, mas estou com muita vontade e Fé de fazer esse curso, gostei muito de todas as suas respontas. Você me deixo com mas esperança em fazer esse curso de arquitetura.

    Obrigada….

    • Fabiano

      Olá Miriam e Pedro! Como estão?

      Me chamo Fabiano, tenho muito interesse em fazer a graduação em Arquitetura mas não tenho talento e habilidades para Matemática ou em qualquer disciplina da área de exatas. Minha formação é em Sociologia e História, gosto muito de estudar, porém sou péssimo com cálculos.
      A questão do patrimônio material e imaterial que envolve a Arquitetura muito me atrai, bem como: restauro, legislação, arte, memória, urbanismo e paisagem.

      O que vocês acham desse meu perfil? Será que eu consigo? Devo esquecer essa idéia e pensar em outra área?

      Agradeço pelo retorno.

      Um forte abraço

      • Pedro Addler

        Olá Fabiano!!
        Com certeza seu pefil se adequa perfeitamente em Arquitetura!!
        Jamais desista de seu sonho, lembre-se que a determinação vence qualquer barreira e com certeza não terá grandes dificuldades no curso de arquitetura!!
        Lembre-se que na graduação em arquitetura será garantido todos os meios de aprendizagem da área, não deve temer os eventuais cálculos necessários, você estará ali exatamente para dominar as técnicas, e o melhor de tudo os cálculos serão focados em uma área de total interesse! Tenho certeza que será um grande prazer estudá-las! Bons Estudos e boa Sorte em Arquitetura!!

  7. Arlequina

    Vc acha que estou certa em querer fazer arquitetura porque tenho dom?
    Gosto de exatas, mas tem um porem devido aos meus sofridos quarenta anos acho que não vou muito longe com essa profissão.E não sei por onde deveria começar trabalhando.

  8. Thalita

    Olá,gostaria muito de fazer arquitetura,apesar de não gostar da area de exatas e tbm não saber desenhar,eu gosto mesmo da area da criação do projeto, adoro essa parte de arquitetuta medieval história da arte ,mas não sei se vou me sair bem, será que isso é o suficiente ?

  9. yasmin

    a arquitetura e uma rte

  10. Douglas

    Ola.

    Adoro desenha plantas de casas, predios, etc, desenho plantas para mim mesmo e depois faço uma market, coleciono os meus mesmo rsrs , só tenho uma preocupação que é o salario, quero ter um prédio de 3 andares tudo reçacionado com arquitetura, eu seria o dono, qual seria meu salario nao dos andares mas sim do meu trabalho.
    Amo e sei meche com autocad . espero uma ajuda
    Obrigado ass:futuro arquiteto (17 anos)

  11. Camila

    Olá, tenho 16 anos e tá chegando a hora de eu escolher o que vou querer né..
    adoro muito essa área de Arquitetura, ainda mais quando se fala na parte de interiores, todos os lugares que vou fico admirando, talvez as vezes até pensando em que poderia ser mudado ali pra cada tipo de ambiente, as posições dos objetos, enfim, toda a parte decorativa de todo lugar.. e minha maior vontade é ter meu próprio negócio..
    e quando vou a cidades com arquiteturas diferentes, como Campos do Jordão/SP, a arquitetura colonial da cidade.. maravilhosa!!
    e tudo que eu puder fazer pra poder me formar mesmo em Arquitetura, estou buscando..
    não tenho certeza se meu perfil se encaixa nesse ramo.. mas é algo que admiro muito mesmo..

  12. Jaqueline

    Olá,estou terminando o ensino médio,e ja pretendo prestar vestibular para arquitetura e urbanismo,pois meu sonho é fazer esse curso.

    Até mais

  13. kris Hellen Souza

    Olá Pedro,sou kris,moro em ponta porã fronteira seca com o paraguai,começei o curso de arquitetura no pais vizinho,amo esse curso,mas não estou satisfeita com a faculdade,tanto que sei que vou ter muita dificuldade pra conseguir trabalhar no brasil ou ate mesmo traduzir o meu diploma.Se voce pudesse me sugerir algumas faculdades,independente da localização,mas assim que tenha pensionato para estudantes e oportunidades de trabalho,seria muito grata a voce.

  14. mylena

    oiiiiii!!!!quero ser arquiteta ,mas me deixaram com uma duvida q ainda ñ sei se faço faculdade de arquitetura civil ou moderna.Gostaria q vc me definisse oq é cada uma delas,qual a diferença,se são a mesma coisa?(sou fascinada por desenhar plantas de casa, decorar e etc).bjsssss espero uma resposta…

  15. Fábia Lubaque

    Gostei muito do exemplo em forma de imagem dos:
    Os cinco pontos da nova arquitetura… da para perceber melhor

    parabens…

  16. quele

    ola pedro,faço edficação,e estou precisando de desenhos de plantas de supra e infra estrutura,e como fazer para calcular elas ,pode manda pro meu mail,por favor.obrigada.

  17. emilly diniz

    Olá, eu tenho um interesse muito grande em fazer arquitetura e urbanismo mais não sou péssima com desenhos, isso vai me prejudica muito se for querer exercer esta área?
    Tem algum curso especifico que o arquiteto tem que fazer, tipo Desenho técnico algo do tipo?
    Quais as faculdades em São Paulo que são mais conceituadas para o profissional que quer entrar nessa área?
    Obrigada.

  18. Francisco Livramento

    Charles-Edouard Jeanneret-Gris,arquiteto, urbanista e pintor francês de origem suíça, mais conhecido pelo pseudónimo de Le Corbusier,(e não Le Combursier)….

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!