agronomia

Agronomia – Profissão, Carreira e Informações Gerais

Planejar, coordenar e executar os recursos naturais renováveis e ambientais são as principais funções do agrônomo, ou engenheiro agrônomo. Conheça mais sobre o curso de agronomia.

A Profissão de Agrônomo

Agronomia

Habilitação:
Agrônomo ou Eng. Agrônomo
Duração do Curso:
4 anos
Área:
Exatas
Atributos do Profissional:
Meticulosidade e Atenção
Salário Médio:
R$ 1937,00

Planejamento, coordenação e execução de atividades nas áreas: agrícola, pecuária e silvicultura. A função do Agrônomo, ou Engenheiro Agrônomo é a manutenção de recursos naturais renováveis e ambientais.

Também é de suma importância o papel de fiscalização que efetuam nestas áreas e a orientação dada auxiliando os produtores com as lavouras e com o rebanho.

O Agrônomo também é o responsável na elaboração de documentos na parte científica e técnica de sua área, podendo exercer prestação de serviços em consultoria na área agrícola e criação de animais.

Grade Básica do Curso de Agronomia:

  • Biologia Geral
  • Botânica
  • Zoologia
  • Física
  • Matemática
  • Desenho
  • Processamento de Dados
  • Matemática
  • Estatística
  • Química

O Curso de Agronomia

O Curso de agronomia pode ser dividido em duas partes. Primeiramente o ciclo básico de matérias que envolvem ciências biológicas e exatas. Sendo estas subdivididas em: biologia, bioquímica, matemática, informática e estatística. Em seguida, os alunos têm aulas mais voltadas a profissão, ministradas em subáreas da engenharia rural, engenharia florestal, agricultura e ciências do solo. Dependendo da instituição de ensino, há aulas práticas em fazendas escola para maior interação do aluno com sua formação.

Silvicultura: Um dos ramos da agronomia.

As Melhores Faculdades de Agronomia

Fique por dentro da lista das melhores faculdades públicas que oferecem o curso de agronomia seguindo critérios do MEC baseados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). É sempre interessante que os estudantes também verifiquem se as instituições de ensino que oferecem os cursos estejam devidamente regularizadas no MEC, pois só assim, o curso é reconhecido e o diploma validado.

  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP
  • Universidade Estadual de Maringá – UEM
  • Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
  • Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
  • Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS
  • Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG
  • Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
  • Universidade Estadual de Goiás – UEG

Pontos Positivos da Profissão de Agrônomo:

A principal vantagem do curso de Agronomia são os campos de atuação e o potencial econômico brasileiro nesta área. É possível ter atuação em Zootecnia, Solos, silvicultura e Produção Agroindustrial.

Pontos Negativos da Profissão de Agrônomo:

Apesar de haver um amplo campo de atuação para os profissionais de Agronomia, estes devem estar aptos a deslocamento em áreas distantes dos grandes centros urbanos, no papel de exercer atividade de campo, auxiliando na resolução de problemas em parceria com os produtores.

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. naiara

    gosteiiiiii !!

  2. Wanessa

    Esse artigo foi muito util, porque pretendo fazer agronomia se Deus permitir.

  3. josislene

    um engenhero agronomo ganha bem?

    • João Vitor

      “O salário de um agronomo pela lei Federal
      4.950-/1966 é de no minimo 6 salarios minimos (regionais) para CADA 6 HORAS DIÁRIAS DE TRABALHO!”

      • SAMARA LIMA

        oi joão vitor me chamo samara lima passei no concurso municipal de são luiz estado de roraima e só ganho R$1.124,00 o que devo fazer?

    • Thiago Augusto Queiroz Barros

      Olhe um engenheiro agrônomo no IPA recebe em torno de 2500,00 reais inicialmente ,mas depois conforme ele va subindo o seu salário sobe também no IPA a engenheiros agrônomos que chegam a receber 12000,00 reais por mês conforme aumentam os seus trabalhos, mas você deve fazer o que você gosta

      • Eula Tavares

        É interessante mesmo o que você disse , a gente fazer aquilo que realmente gostamos , não importa se é uma profissão de bom rendimento financeiro, temos que ter amor, dedicação e em primeiro lugar paciência com tudo..

    • João Paulo

      Sim Josislene muito bem! é só encarar a profissão e pé na estrada!

  4. Rebecca

    Ameii..acho que é uma das profissões mais legaos pra mim..

  5. Lígia

    Adorei!!! estava em dúviada em escolher uma profisão, e agora decidi ser uma agrônoma !!

  6. ivilla

    Gostei muito,me esclareceu varias dúvidas que eu tinha,por que quero fazer Agronomia…

  7. lucas m.

    me axei nesse teste daki pra frente vou persistir no meu sonho valeu !!!!

  8. débora noqueira

    amei essa profissão ainda mais por que amo o meio rural…

  9. marcelo

    Não entendo porque mulher se encanta em fazer agronomia. A área é machista e ainda por cima, trabalhar no campo é muitíssimo pesado. Acordem! Informem-se primeiro antes de fazer. A profissão é extremanente diferente do que todos pensam.

    • Luciana

      Oh, Marcelinho… vc quem é o machista aqui! A agronomia não escolhe sexo da pessoa que quer cursar! Pra ir ao campo a mulher agrônoma encontra tecnologia, ajuda de técnicos agrícolas especializados nas coletas de campo e suportes de experimentos em estufas e pequeno porte dentro da pesquisa cientifica tenho muito trabalho e tudo dentro dos esforços que qualquer pessoa pode executar, independente de ser do sexo masculino ou feminino! Meninas que se interessem, acreditem: é uma excelente profissão! Luciana (Engenheira Agronoma)

      • Jonatas

        E isso luciana hoje em dia não existe esse negocio de trabalho de homem ou de mulher simplesmente um bom profissional.E dali Agronomia.

      • lurdes

        concordo plenamente luciana é uma bela profissão, eu curso agronomia já tou no 6 periodo e estou amando, não existe esse negocio de sexo, vai da capacidade de cada um e do que cada um quer pra si.. meninas escolham agronomia é uma profissão encantadora…

        • Mariellen

          Oi Lurdes, você pode me indicar uma Faculdade particular para o curso de agronomia? Pode ser em qualquer parte do Brasil mesmo.

      • Thais Ferreira

        Luciana é difícil á formação ??? as matérias me fale um pouco é puxado ?? é cansativo ??

      • Bruna Maria

        Luciana eu gostaria de saber mais sobre como funciona seu trabalho,se enfrentou muitas dificuldades na área para arranjar um emprego. Eu sou louca pela área,e realmente acho que a minha vocação é essa,até mesmo porque cresci em roça. Mais gostaria de ter mais informações,uma visão mais ampla de quem entende e de quem possa ter enfrentado esse problema:Preconceito!
        Desde já obrigada!

      • Mariana

        Muito bem Lu!!!
        Adorei seu exclarecimento

    • Fernando

      Me desculpe Marcelo mas para ter feito um comentário horrível destes você não deve entender NECAS de agronomia.
      Estudante de AGRONOMIA da UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÀS.

      • Marta Silvério

        Fernando, você cursa agronomia??
        estou interessada no curso de Agronomia, mas tenho medo de não me sair bem a matéria de matemática, gostaria de saber quais assuntos estão engessados no curso de Agronomia na área de exatas.

  10. Pedro Addler

    Olá Josilene

    O salário do engenheiro agrônomo varia bastante, depende do cargo, das responsabilidades que ele tem e também da quantidade de trabalho.

    Em geral esse valor fica ao redor de 2000 reais, mas aumenta a medida em que você cresce na carreira e atinge cargos de chefia.

    • cassiano

      que cargo seria este,demoraria quantos anos?

    • Vinicius

      E se a pessoa tiver mestrado ou doutorado, dependedo da aréa que ela vai trabalhar ela pode ganhar mais?
      Ate quanto um engenheiro agronomo com mestrado ou doutorado pode ganhar?

    • ademir

      Bom dia
      Pedro Addler eu consegui bolsa para Agronomia em engenharia florestal e queria saber hoje qual seria o melhor curso pro mercado de trabalho

  11. Pedro Addler

    Olá Débora

    Se você gosta do meio rural, agronomia é realmente a profissão certa para você !!

    Sendo uma engenheira agrônoma você vai trabalhar diretamente com os animais e plantações, sempre trabalhando para tornar as fazendas melhores e mais produtivas.

    Você também irá combater doenças de animais e pragas nas lavouras, contribuindo para o meio ambiente e saúde das pessoas.

  12. Mariane

    Estou em dúvida entre Agronomia e engenharia ambiental. Sei que o salário de engenheira é maior mas, fora isso, qual das duas é melhor???

    Se eu fizer mestrado e doutorado em agronomia ganharei quanto???

  13. filipe hiago

    agronomia é um dos cursos que mas me enteresam mas o meu grando sonho msm e medicina, mas agornomia e biologia me enteresam muito tbm…tenho ums pergunta se eu fizer ocurso de agonomia posso trabalhar como biologo tbm?

  14. fellype magalhães

    adorei !! vou fazer agronomia é a melhor profissão do brasil !!

  15. nathalia

    estava em duvida mais já sei o que vou fazer é agronomia…e agora sem duvidas… adorei o esclarecimento !!

  16. Pedro Addler

    Olá Marcelo

    Respeito a sua opinião, mas não concordo com você, eu acho que homens e mulheres podem fazer sim agronomia e podem fazer qualquer coisa que quiserem.

    Um não tem prioridade sobre o outro e devem dividir tudo, devem ser parceiros, essa filosofia se chama Humanismo, ela diz que todos os seres humanos são iguais ao contrário do Machismo e do Feminismo.

    Acredito que agronomia é uma carreira acessível para ambos os sexos, cada um fazendo o que sabe melhor.

    • Luciana

      Perfeito Pedro! é isso mesmo!!!! ; )

    • Rosy

      Agronomia e uma area muito ampla e a cada dia aumenta as possibilidades de atuação.Independente de ser homem ou mulher, mercado de trabalho busca um profissional bem capacitado, qe tenha potencial, e não se vc usa calcinha ou cueca.(estudante e esposa de agronomo)

  17. Érica

    Olá pessoal,um dos piores defeitos do ser humano é dar palpite quando não entende de verdade do assunto !!!! Agronomia nunca foi trabalho pesado, quem disse que pra ser Engenheiro Agronomo tem que trabalhar pesado ??? Inteligência é o que importa e isso vem da CABEÇA ! do CÉREBRO de quem tem e sabe bem usá-los… Sou Engenheira Agronoma e minha carreira é repleta de SUCESSO ! Desde que uma mulher saiba o que quer, faça com dedicação e tenha inteligência, pode se dar muito melhor que os homens mesmo no meio rura l!!!!
    Pensem bem antes de falar asneiras !!!!

    • Luciana

      É isso mesmo Érica! Perfeito!

    • vitor

      vc estava indo bem no seu discurso..concordo que não se deve ser preconceituoso quanto as mulheres em qualquer que seja a profissão,mas no final derrapou sendo vc mesma preconceituosa com a frase..”PODE SE DAR MELHOR QUE OS HOMENS”..como se elas fossem melhores..o preconceito apenas mudou de lado.

  18. DEBORA

    oi povo ganhei uma bolsa para agronomia mas tenho medo de entrar e nao me adaptar.me ajudem por favor!!!!!!!!!!!!

  19. Lucas Hamaguti

    olá Pedro minha dúvida, na verdade não sobre agronomia, é sobre o questão da gestão ambiental(e acabou os comentarios na engenheria ambiental), pois bem vo faze gestao ambiental no if sul de minas e queria saber se a escola é bem requisitada e o curso em si trará um futuro promissor, pra tipo trabalha em ongs,industrias,governo ah em tbm meu sonho é trabalhar no IBAMA mais a profissao q eles sempre pede é analista ambiental que nao verdade eu nao sei do que se trata.obrigado desde já vc respondendo algumas destas questoes pode decidir minha futura carreira .

  20. Júlia

    Nossa ser engenheira agronoma, é um sonho meu e deu meu pai… Já estou me formando em 2010 como Técnica em Agropecuária e sei muito bem como é este mercado de trabalho, tenho professoras engenheiras agronomas… Pra quem gosta de pega no pesado e lidar com pessoas, animais e agricultura é uma ótima opção !!

  21. Dany

    gosteiiii muiito se Deus permitiir quero ser uma agronoma, mais quantos que é o salario di agronomo ??

  22. Jaqueline

    Com certeza !! Agronomia é um curso extremamente em alta no mercado, machismo da parte daquele q se faz ignorante em meio a uma globalizaçao tao grande cmo hje. A mulher de fato esta sim mais atuante nessas areas.. um bom curso, uma boa opção, agronomia um bom ramo !

  23. lisa

    nao sei se é bem se é agronomia q quero to em duvida mais essa area me interessa muito fico em duvida nas materias q vão cair ?

  24. Daiely

    Bem ! eu gostei da profissão agronomia…mas eu sou muito pessíma em cálculo., o que eu faço ? *-*

    • Vitor

      Adoro este site,mas vejo aqui algumas respostas um pouco incoerentes,por exemplo falar que agronomia quase não tem cálculo,isso não é verdade,sou estudante de agronomia e posso dizer,tem muito cálculo sim e não são cálculos tão simples como colocam…exemplo..vc faz calculo 1 e cálculo 2 faz ,faz topografia,experimentação agrícola,hidráulica,solos,zootecnia,desenho técnico,edificações rurais,e muitas outras matérias que tem cálculos não tão simples como apresentam, e ainda é bem puxado em química(básica,analítica,bioquímica,solos,fertilidade do solo) com bastante conteúdos de cálculos químicos.O curso é muito bom para quem gosta da área,mas com certeza contém bastante matéria de exatas e não é apenas coisas simples e básicas voltadas para a área como tentam mostrar.

  25. Pedro Addler

    Olá Mariane

    Não gosto de dizer que uma profissão é melhor ou pior que a outra, dizer que Agronomia é melhor que Engenharia Ambiental ou vice versa.

    Não gosto porque cada pessoa tem um perfil e uma profissão que você pode odiar pode ser amada por outra pessoa, por exemplo, o que importa é a satizfação de cada um.

    Não se preocupe com salário, se preocupe com a satizfação que você vai ter trabalhando, quando você está satizfeita com a sua profissão trabalha melhor e sempre acaba subindo na carreira ( o dinheiro vem como consequência ).

    Em relação ao mestrado e doutorado em Agronomia, se você fizer Mestrado seu salário deve subir para a faixa de 4000 Reais com doutorado em Agronomia, a faixa sobe para aproximadamente 7500 Reais.

  26. jussara

    olha entrei no curso de agronomia pq ganei bolsa de estudo , no começo fiquei assustada pq tinha muitos homens, mas com o passar dos periodos ganhei muito respeito por eles. hoje eu amo minha profissao recomendo a qualquer um .A apesar do meio agricola ser machista , as mulheres batem um bolao , dao show em cada homem . mas o legal é viver em harmonia com todos, pq no meio agricola um profissional precisa do outro .

  27. jaqueline

    olá eu sou estudante do curso de agronomia na UFMS e gostaria de saber quais são as áreas que o agronomo pode exercer

  28. NURIA

    olha, morro de vontade de fazer o curso, mas tenho medo do machismo, e não conseguir uma carreira de sucesso na area de agronomia !! Queria saber se as oportunidades de emprego são boas em goias ? pois penso em fazer na UFG.

  29. gabriela

    Gostei do artigo, pretendo fazer agronomia. Estou cansada de ouvir falar que agronomia é coisa de homem e blábláblá… Não importa o sexo e sim a capacidade !!!!!

  30. Mayara

    Olá, estou na 3ª fase de Farmácia, mas estou bastante em dúvida sobre estar na área certa, já que gosto das matérias principalmente da área biológica, e as que menos gosto são das exatas. O curso oferece matérias das 2 áreas, mas sem dúvidas o destaque é da química. Sempre mantive um grande contato com o meio rural e me identifico com o mesmo (não acho que morar lá seja uma desvantagem), por isso penso que também me identificaria com a agronomia. Mas não sei se o peso das matérias exatas em agronomia é muito grande, e acabaria dando no mesmo. Também não sei se valeria mais a pena investir em um curso na mesma área, mas que destaque a área biológica, como medicina.

  31. marcelo

    Gosto muito de animais,e tambem de mexer com plantas,gostaria muito de trabalhar em uma area que eu podesse estar no meio disto mas fico em duvida se faço agronomia,engenharia florestal ou biologia que sempre gostei tambem,pois estas profissoes sao muito parecidas.
    Gostaria que vcs deste site me dessem um paupite de que devo fazer!obrigado

  32. Sílvia Flor

    Olá Pedro ! Queria saber quanto custa em média um salário de um agrônomo bem formado ? Pode citar algumas atividades físicas de um profissional de agronomia no campo ?

  33. wister brener

    eu gostei muito e já estou estudando agronomia e ja estou no 3ºano

  34. sara

    Bom dia Pedro,poderia me tirar uma dúvida??
    Passei para uma universidade federal e apesar de ja estar cursando o 3°p de biologia resolvi ingressar na carreira de agronomia.
    A minha principal preocupação é não poder ingressar na carreira militar como engenheira agronoma, uma vez que amo a marinha.
    Eu elimino muita matéria casa depois que terminar a faculdade de agronomia queira fazer farmácia ou biologia ???
    Obrigada desde ja.

  35. ROMEU

    Sou um Engenheiro Agrônomo recem formado e o salário base é de 9 salários mínimos. Se entrar em uma multi, como o meu caso, a chance de crescer é grande… vale a pena… faria de novo… ahh !! lembrando, não seja o melhor aluno, seja a melhor pessoa, isso conta e muito !!

  36. Bruna

    Gostei tenho paixão por essa area faço Tecnica em Agropecuária e pretendo fazer agronomia !!!

  37. Pedro Addler

    Olá Lucas Hamaguti

    Esse cargo de Analista Ambiental pode ser ocupado tanto por profissionais de gestão ambiental quanto engenharia ambiental.

    Em relação a ser fiscal do IBAMA, você tendo uma das duas formações acima basta fazer o concurso e passar, as vagas são preenchidas por concurso.

    • alissandra

      ola Pedro; sou Técnica em Logística e gostaria de fazer agronomia mais tenho medo de fazer um curso diferente da área que atuo .Então existe alguma área dentro da agronomia que pode ser ligada com a logística .

  38. Moacir

    oi!!
    estou cursando turismo!
    mas estou um pouco insatisfeito… não que seja ruim, mas tenho uma atração pelo meio rural!
    estou em duvida entre a agronomia e zootecnia…
    será que podem me ajudar na decisão??

  39. achei muito interessante a explicação sobre o curso de agronomia, me ajudou bastante!
    obrigada pela ajuda!!!!

  40. Pedro Addler

    Olá Dany

    O salário inicial para um profissional de agronomia recém formado está atualmente em 1900 Reais.

    • junior

      vc não acha que 1900 reais não é um salario muito pouco para queme studa tamto e tem responsabilidades muito complexas não?

  41. Marcos

    Bom, pra quem está interessado no salário de agronomia, é bem variável. Logo de começo, o salário varia entre 2000 e 3000 reais. Se entrar numa indústria, o salário é maior. Mas, se trabalhar no campo, e souber administrar, é um ótimo negócio. Meu pai, trabalha no campo. Formado na ESALQ, USP. Agronomia é uma carreira demorada para crescer, pois, começou do zero. Mas soube administrar e hoje, 20 anos depois, ganha em torno de 20000. É uma boa pedida !

  42. Juliana

    Olá,
    Gostaria de cursar Agronomia, entretanto ainda tenho algumas dúvidas sobre a profissão:
    - Qual o cotidiano de um engenheiro agrônomo (ou não tem rotina *.*) ?
    - Algumas técnicas fazem muito mal para o meio ambiente, e esta é a última coisa que quero. O agronômo vai contra estas técnicas que fazem mal ao meio ambiente (como queimadas, monocultura, etc) ?
    - Com o quê eu posso trabalhar?

    Desde já agradeço a atenção!

    Atenciosamente,
    Juliana.

  43. Pedro Addler

    Olá Daiely

    Não se preocupe !! No curso de agronomia você não vai encontrar muita matemática não, se você gosta da área de agronomia pode fazer tranquila.

    • Sirlei Azarias

      Oi Pedro tenho mt vontade de fazer agronomia mas estou com 38 anos vc acha que compensa ? Não é mt tarde? Um abraço.

  44. Bruna

    Oi Pedro, eu estou bem em duvida do que fazer,estava decidida a fazer biologia mas muitas pessoas ja me falaram que não tem campo de trabalho.Gostei da agronomia mas gostaria de saber se posso trabalhar com animais,mas não gostaria de trabalhar só com vacas,cavalos…
    E em plantações,com que iria trabalhar?

  45. Marisa

    Oláa. Quero fazer agronomia pq tenho muita facilidade para aprender Biologia e química, mas so horrivel em matématica…Tenho medo de entrar no curso e não da conta.
    tem muito calcúlo?
    Obg.

  46. Pedro Addler

    Olá Jaqueline

    O profissional de agronomia é o grande especialista do campo e atua em atividades de agricultura e criação de animais, buscando sempre melhorar a produtividade, reduzir os custos e minimizar a incidência de doenças.

    O agrônomo pode usar as técnicas de agronomia para controlar a irrigação, traçar planos de adubação, fazer seleção de sementes, seleção de animais, diagnositicar doenças na plantação, etc…

    A atividade rural de alto desempenho está diretamente relacionada com a agronomia.

  47. Pedro Addler

    Olá Nuria

    Com certeza !! A região Centro-Oeste é uma das regiões onde a agricultura e o agronegócio mais tem se desenvolvido no país, por isso está demandando muitos profissionais de agronomia.

    Além da agricultura a pecuária também tem se expandido muito, como um dos focos desta indústria é a exportação ( que exige rígidas normas sanitárias ), o trabalho de profissionais de agronomia também é muito requisitado.

  48. Pedro Addler

    Olá Marcelo

    Se você gosta de mexer com plantas, agronomia é uma excelente opção de curso para você !!! Você vai ter uma ótima oportunidade de trabalhar diariamente com elas.

  49. Pedro Addler

    Olá Sílvia Flor

    O salário médio de um profissional de agronomia recém formado é de aproximadamente 2000,00 Reais.

  50. Rodrigo

    Bom, meu pai tem uma fazenda de 280 hectares em MG, ótimo solo, e o mesmo já tem ligações com o tipo de atividade, principalmente pecuária de corte, queria saber, se ingressando no curso de Agronomia, após minha formação, seria possível adquirir boa renda com essa propriedade?

  51. Nayara Rúbia

    Ameii teve tudo a ver comigo, este curso de Agronomia ! =)

  52. Mayara

    oie… parabéns pelo artigo, mas gostaria de saber qual as opções de agronomia pra região norte…
    bjos!

  53. Pedro Addler

    Olá Sara

    Não te dou 100% de certeza, mas acho que você pode sim ingressar na carreira militar com o curso de Agronomia, pode entrar como profissional que cuida dos animais de regimentos de cavalaria, mas realmente não sei se o exército ainda mantém tropas assim ou está substituindo tudo por veículos.

    Em relação a outra pergunta, se você terminar Agronomia e quiser fazer veterinária ou biologia vai cortar sim, bastante matérias.

  54. Pedro Addler

    Olá Moacir

    Se você não está gostando do curso de turismo, desista o quanto antes e passe para outro que você se interessa, é muito frustrante fazer um curso ou trabalhar em algo que não gostamos.

    Em relação a Agronomia ou Zootecnia, temos as seguintes diferenças:

    Agronomia: Curso de formação generalista, o agrônomo pode trabalhar com agricultura, animais e todo tipo de atividade agrária.

    Zootecnia: Curso de formação específica, trabalha apenas com animais.

  55. Cristina

    Estou me formando em engenharia Agronômica. Pensei no inicio mudar de curso, mais hoje amo o meu curso, a minha futura profisão.

  56. Lis Lima

    Olá, li a materia sobre Agronomia e gostei bastante, mas ainda estou na duvida pois, estou no terceiro ano e tenho dificuldade em matematica e fisica, então, gostaria de saber, se é melhor eu desistir, ou tentar, mesmo com materias que poderão impedir meu desenvolvimento no trabalho.
    E, gostaria de saber, se a oferta de empregos para Agronomos em São Paulo é grande….

    Obrigada ^^

  57. Paulo Guilherme

    agrônomo pode exercer a função de zootecnista e o zootecnista nao pode exercer a função do agronomo!
    compensa muito mais fazer agronomia!

  58. diogo

    eu faço faculdade(publica) de biologia mais quero trocar para agronomia como faço? sera q é uma escolha certa?

  59. PRISCILA

    Gostei…Muito.Aprende o que um agrônomo faz e adorei.

  60. Junior

    Pessoal para quem quer fazer eng. agronomica façam, deisde que gostem realmente. O que faz o profissional não é o titulo em que a ele foi atribuido e sim sua competencia e dedicação, e para isso é preciso amar a profissão escolhida. Sou Engenheiro Agronomo e não troco minha profissão por nada nesse mundo. Lembrem-se antes da satisfação salarial é preciso ter satisfação profissional. Abraços!!

  61. Letícia

    gosteii.. tenho duvidas ainda, será se a pessoa nao frequenta fazenda etc …. isso conta algo?
    eu admiro quem faz agronomia e pretendo fazer, mais estao enchendo minha cabeça q nao frequento fazenda etc. isso nao tem nada haver né?

  62. Diego Delmônaco

    no meio do curso de agronomia, eu poderei estar já prestando o serviço de agrônomo ?

  63. nay

    Olá! Pedro! primeiro qro dizer q amei a matéria, e queria tirar uma dúvida no curso de Agronomia, sobre as matérias. Quero saber qual a matéria q mas abrange a área?

  64. edivan cruz lopes

    eu sempre morei na roça… minha familia tem uma pequena fazenda, hoje estou querendo cursa uma faculdade,, gosto mesmo é trabalhar com animais e plantas… mais todos falam que agronomia não ganha bem, quero saber quanto mais ou menos ganha um agronomo recem formado ? agradeço pela a resposta que vc vai me dar,, sei que vc é um bom profissional nesse campo…

  65. Pedro Addler

    Olá Juliana

    O cotidiano do profissional de agronomia depende bastante da atividade que ele realiza, ele pode ser contratado para cuidar de um rebanho de gado ou então pode trabalhar em várias fazendas diferentes prestando consultoria.

    Em relação ao meio-ambiente, a agronomia apoia sim as ações sustentáveis e que trazem mais saúde para as plantações e animais.

  66. Marina

    Olá.
    Faço Agronomia e já estou no 8° período. Durante esse tempo, tive muitas dúvidas, não em relação a saber se era mesmo essa profissão que quero seguir, mas em relação ao emprego, pois nã instituição em que curso não há uma relação constante e profunda da teoria com a realidade do campo.

    A Universidade não possui uma fazenda-escola. Portanto, não há, por parte dos alunos, uma real dimensão de como é a vida no campo, do que se deve ou não deve fazer. Em outras palavras, a maioria dos estudantes se formam sem ter esse conhecimento. Não temos muita experiência, entende? Não temos segurança de, por exemplo, chegar em uma fazenda de agricultura familiar e dar uma boa consultoria de agronomia, sem medo de errar.

    Então, gostaria de saber se isso ocorre com todo mundo que faz o curso de agronomia, essa insegurança.
    Agradecida,
    Marina

  67. Pedro Addler

    Olá Bruna

    Em geral, quando você trabalha com agronomia, trabalha bastante sim com gado e cavalos, mas você também pode encontrar rebanhos de ovelhas e bufalos por exemplo para cuidar.

    Em relação ao trabalho das plantações na agronomia você pode trabalhar coordenando o plantio, planejando a adubação, a ocupação do terreno e principalmente controlando as pragas e melhorando a saúde das plantas.

  68. Pedro Addler

    Olá Marisa

    Não se preocupe, com este perfil do seu depoimento você tem tudo para se dar muito bem no curso de agronomia !!

    A base do curso de agronomia é justamente os conteúdos de química e biologia, a matemática vai ser básica, só o necessário para sua formação.

  69. marina

    adorei tudo q vi !!
    e achei q essa profissão e agronomia, foi a q mais combinou comigo……….

  70. Pedro Addler

    Olá Rodrigo

    Com certeza !! Administrando a fazenda do seu pai com os conhecimentos que você vai adquirir no curso de Agronomia você vai aumentar muito a produtividade e os lucros !!

  71. Carlos Júnior

    Estou ainda no ensino médio 2º ano , ainda nao tenho 100% de certeza se vou cursar agronomia , mas estou olhando e procurando muito sobre este curso que sou muito interessado , e gostaria de tirar umas dúvidas.
    -Para subir na empresa/indústria preciso ter qual perfil ou caracteristicas?
    -Quais as especializações na agronomia que são mais importantes/requisitadas para conseguir um bom salário/emprego?
    -Eu gostaria muito de ter especialização em fitotecnia,quanto eu poderia ganhar com esta especialização e quais as chances dela poder me ajudar a entrar em uma empresa?

  72. Carlos Júnior

    Queria que voce podesse me falar o cotidiano de um agronomo que trabalha com especialização em fitotecnia, e qual especialização é mais recomendade ?

  73. bruna

    ola !!!! tenho anos e não sei o que fazer ainda !!! fiz o teste e me indicaram em estudar agronomia mas nunca pensei em fazer !!!!
    oque eu fasso sobre essa questão naum entendo nada o que um agrônomo faz!!!

  74. amarilis

    sempre me interessei por agronomia, mas uma das coisas que realmente me impedem de escolher essa profissão é a parte de zootecnia. É difícil encontrar emprego em que não se mexa com criação de animais?!

  75. daniele

    Esse artigo foi muito util, porque pretendo fazer agronomia se Deus permitir.

  76. Adailson

    Bem o meu sonho é ser agrônomo ,eu gostei muito da matéria.

  77. Mts

    Cara.. meu sonho é me formar em agronomia e atuar na area, enquanto estiver atuando pretendo prestar administração, depois disso abrir minha própria empresa de produtos e maquinas agrícolas com o dinheiro que consegui com a agronomia !!

  78. joicy

    gostei mto pois fala tudo o q vc esta em duvida sobre agronomia :) !!

  79. Igor Vasconcelos

    As vezes como muito bem disse o meu amigo, o dinheiro não importa pois como consequencia do bem feito virá sua recompensa, sou estudante de agronomia e dou um conselho, fazer o que gosta é importante se gosta de todas as descrições deste curso, acredite quando ja estiver la vc verá que é ainda melhor, quando se indentifica com o curso vc sabe que ele sera bom para vc e que vc podera ter sucesso.

  80. Irys

    Bom…Eu estou terminando o ensino medio agora e meu sonho é fazer agronomia e ja estou totalmente decidida a fazer isso. Eu só fico meio preocupada quanto ao mercado de trabalho,ja que eu moro no DF.Será que agronomia tem futuro no serviço publico?

  81. dani

    adoro mexer com plantas e gostaria trabalhar com algo sobre o reflorestamento

  82. Bruna Vieira

    Oi pedro, não sei se me encaixo no perfil de uma agronôma, por não gostar de matemática, e não me dou muito bem com a biologia, mais sou muito esforçada, e gosto muito da area, adoro fazenda, ja vizitei grandes fazendas de cana-de-açucar, queria realizar esse sonho, mais não sei se vou ser capaz, ah tenhu outra duvida, moro em São paulo capital, ja procurei faculdades públicas que tenha o curso de agronomia mais não encontrei, só achei no interior, qual faculdade de agronomia você me aconselha ?
    desde já, muito obrigada !

  83. Pedro Addler

    Olá Mayara

    Entre todos os cursos que você citou: farmácia, agronomia e medicina, com certeza o que você demonstrou mais identificação é o de agronomia.

    Você gosta do estilo de vida do campo e segundo você mesma, já teve um grande contato com o meio rural durante a sua vida.

    Agronomia é um curso puro de biológicas, você vai encontrar muito poucas matérias de exatas, pode fazer sem medo.

  84. Bruna

    oii, estou fazendo pesquisando sobre a importância da matemática na agronomia, sera que você me ajudar?

  85. Camila Rickiely

    Eu gosto muito de fazenda, principalmente dos animais como bois e cavalos, será que irá valer a pena eu fazer a agronomia?

  86. osmar

    ola pessoal se gostas da floresta eis ai uma dica: seja um engenheiro agrônomo !!

  87. Pedro Addler

    Olá Lis Lima

    Realmente no curso de Agronomia você vai encontrar um pouco de matemática e física, mas vai ser tudo relacionado a atividades agrárias, não vão haver conteúdos difíceis ou pesados dessas duas matérias.

    Se você gosta de agronomia pode fazer sem medo.

    Em relação a empregos no estado de São Paulo, você está com sorte, há sim uma ótima oferta para agronomia neste estado !!!

    Há muita criação de gado, plantações de cana, plantações de laranja e também de eucaliptos em São Paulo.

  88. Pedro Addler

    Olá Diogo

    Se dentro da sua faculdade tiver os dois cursos ( Biologia e Agronomia ) tente procurar a secretária ou orgão semelhante e pedir uma transferência, se houverem vagas no curso de Agronomia você consegue com certeza.

    Em relação a fazer ou não a escolha certa, se você está com vontade de trocar de curso e já pensou bastante sobre o assunto, está tudo ok, você deve mesmo é trocar para Agronomia, o importante é a sua realização como pessoa.

  89. taiz

    adorei! é o que pretendo fazer: agronomia !!

  90. Paula

    Oie, gostei muito de agronomia, estou em duvida entre agronomia e engenharia ambiental…
    Também gostaria de saber se o curso superior de agronomia pode ser encontrado em universidades da capital… ou se esse tipo de curso só é encontrado nos interiores…

  91. Francisco Welho

    achei muito interessante a matéria sobre economia

  92. rivaldo df

    Amo a cidade mas o campo tambem estava pensado em fazer publicidade mas devido minha vida ter sido no campo com meus pais no interior do maranhão acho q posso ser mais util a comunidade doque como publicitário por isso vou ser engenheiro agrônomo

  93. Alvaro

    Olá, estudantes !

    O profissional de agronomia é um dos mais requisitados atualmente, pois o Brasil está tendo um crescimento exponencial em Agronegócio. Basta ver a representatividade da produção agrícola no PIB nacional. Isso é ótimo para quem pensa em fazer agronomia.

    Além disso, há um campo enorme para você atuar: agricultura, fruticultura, horticultura, olericultura, apicultura, piscicultura, suinocultura, caprinocultura, ovinocultura, pecuária de corte, pecuária de leite, avicultura (produção de ovos ou frangos de corte),reflorestamento, controle ambiental, carteira agrícola em estabelecimentos bancários,instituições de pesquisa agrícola, vendas técnicas,instituições de ensino, usinas de açúcar e de álcool, entre tantas outras. Por isso, tanto homens como mulheres terão muita facilidade em encontrar um segmento dentro da agronomia que lhes agrade.

    Você poderá trabalhar tanto no campo quanto no escritório. Quanto ao salário, depende muito da experiência, da função, do cargo que ocupa na empresa, e do tipo de empresa ou instituição em que se trabalha. Sempre há aquelas que costumam pagar mais, mas, normalmente, estas exigem maior dedicação, comprometimento e responsabilidade. Em suma, a agronomia é uma ciência que forma profissionais atualmente bem valorizados, e que pode ser praticada por pessoas de diferentes afinidades.Eu fiz agronomia, trabalho como agrônomo há 38 anos, e nunca me arrependi.

  94. Pedro Addler

    Olá Marina

    É assim mesmo, algumas faculdades de Agronomia não possuem mesmo uma fazenda de testes, sendo mais teóricas.

    Em relação a sua experiência em Agronomia, ela vai vir com os estágios que você for fazer, quanto mais estágios você fizer mais confiante e experiente vai ficar :P !!

  95. Pedro Addler

    Olá Carlos Junior

    Atualmente as melhores especializações da Agronomia são Engenharia Rural ( sistemas de drenagem, nivelamento, etc.. ), Manejo Ambiental ( para diminuir os impactos ambientais agrícolas ) e também a Fitotecnia ( aumento da produtividade de plantas ) que você citou.

    As principais características que um profissional de agronomia deve ter para subir na carreira são Meticulosidade e Atenção.

  96. Pedro Addler

    Olá Bruna

    O agrônomo é um profissional especializado em Agricultura e produtividade rural, ele atua junto aos fazendeiros e empresas de agronegócios auxiliando no aumento e melhoria da produção e também resolvendo problemas tais como pragas ( nas plantas ) e doenças ( nos animais ).

    Como profundo conhecedor de plantas e animais, o profissional de agronomia contribui ativamente para a expansão dos agronegócios no Brasil.

  97. Pedro Addler

    Olá Carlos Júnior

    O profissional de agronomia que trabalha com fitotecnia, trabalha estudando as plantas e também o solo com o objetivo de conseguir plantas cada vez melhores, mais saudáveis e mais produtivas.

    Ele estuda durante a especialização matérias relacionadas aos seguintes assuntos:

    - Tipos de Solos e Nutrientes
    - Estatística aplicada a agronomia
    - Diagnóstico do estado nutricional das plantas
    - Fotossíntese
    - Níveis de respiração vegetal
    - Irrigação e drenagem do solo
    - Terraplanagem aplicada a agronomia

  98. Pedro Addler

    Olá Amarilis

    Com certeza !! A maioria dos empregos de agronomia inclusive não mexe com animais e sim com agricultura mesmo.

    Mas tome cuidado !! Durante a faculdade de agronomia você vai ter que estudar a parte de zoologia sim viu !!

  99. Pedro Addler

    Olá Irys

    Com certeza !! Há otimas vagas sim para profissionais de Agronomia no serviço público.

    Muita gente não sabe mas uma das melhores empresas de pesquisa agrícola do mundo se chama EMBRAPA, é uma empresa pública Federal.

    A EMBRAPA tem laboratórios espalhados por todas as regiões do Brasil e emprega vários profissionais de Agronomia bem graduados.

  100. Pedro Addler

    Olá Bruna Vieira

    Não se preocupe é assim mesmo, as faculdades de Agronomia em geral não estão situadas nos grandes centros por 2 motivos:

    - Agricultura e pecuária não são mesmo as vocações dos grandes centros.

    - É necessário um grande espaço para se montar uma boa universidade de Agronomia ( necessidade de uma fazenda experimental, etc… ) por isso as faculdades de Agronomia não cabem nas grandes cidades.

    No interior de São Paulo, aí perto da sua casa você vai encontrar o curso de Agronomia nas seguintes Universidades Públicas:

    - UFSCAR ( Universidade Federal de São Carlos, campus de Araras ): Curso de Engenharia Agronômica

    - USP ( Universidade de São Paulo, campus de Piracicaba ): Curso de Agronomia

    - UNESP ( Universidade Estadual Paulista, campus de Registro ): Curso de Agronomia

  101. Pedro Addler

    Olá Camila Rickiely

    Com certeza !! Se você gosta de criações e animais grandes tais como cavalos e bois, agronomia é a melhor profissão pra você !!! :D

    • sidney pacheco

      adorei isso eu vou fazer assa facutade de agrônomia, eu acho muito interesade prinsipalmende pra quem gosta de animais,sitios… asssim como eu

    • Play boy

      Passei p agronomia na UFPA.. Agora é so felicidades pq era isso mesmo q eu qria..!!

  102. Tamy

    Tenho interesse em fazer agronomia, gosto de plantas, amo a vida rural

  103. fabiola rodrigues

    obrigado! adorei … e agora não tenho mais duvidas sobre o que quero! e quanto ao comentário machista acima citado, não foi coerente, porem, resspeito!

  104. Verônica

    Olá Pedro!
    Estou muito confusa ainda sobre qual profissão devo seguir, bom acho que a área da saúde não me atrai muito. Pensei em várias coisas já, até comecei a cursar Direito, mas nunca foi meu sonho, acho que qualquer coisa na área do Direito é muito concorrido e precisa de muita dedicação, e não tenho muita disciplina para estudar, ainda mais se não tenho certeza se é o que gosto mesmo! Sempre fui bem em matemática na escola, e sempre tive um interesse por arquitetura, mas não gosto muito de fazer maquetes, ai pesnsei em fazer alguma engenharia, civil por exemplo mas acho que é muito cálculo e acho que nao dou conta ai pensei em fazer agronomia, pesquisei e echei que é um curso multidiciplinar, que abrange várias coisas, e com um leque de de áreas para trabalhar. Fiz os testes do site e todos apareceram essas profissões que mencionei e no teste de aptidão deu Biológicas! Gostaria de sua ajuda! Obrigada!

  105. Fernando

    Olá. A Engenharia sempre é uma ótima opção para pessoas criativas, que vivem planejando projetos inovadores visando o progresso da sociedade. Agronomia é um ramo da engenharia. É uma área muito promissora (o Brasil tem muitos recursos não explorados devido à falta de tecnologia sofisticada).

  106. jose ganga oliveira rangel

    estou a terminar a minha formacao media no curso de bioquimica e estou a pensar em me formar neste ramo.sera que nao sera meio complicado pra mim… gostei das vossas explanacoes…

  107. José Luis Prill Rauber

    outra coisa que não concordo é em relação aos pontos negativos da profissão…. É bem verdade que tem muito agrônomo por ai que só tem o diploma, não sabem nada, para esses sim existem muitos pontos negativos mas agora agrônomo que é agrônomo se vira e traz ótimos resultados….

  108. LEANDRA

    ADORO AGRONOMIA AMO

  109. nathan

    Quem não tem muita facilidade com Química e Física, pode se dar bem no curso???

  110. Raiane Erlen

    Gostaria de saber como anda o mercado de trabalho nessa área e qual área que vocês me indicam para fazer especialização ,qual área tem menas pessoas graduadas?

  111. Luisa Soldera

    queria saber se é necessário muita matemática em agronomia
    vou fazer o vestibular mas nao gosto muito de matemática

  112. Marconi Castro

    Gostei muito, eu estava um pouco em duvida mas agora tenho certeza do que vou fazer….!!!!

  113. Esther

    Curso o 3º ano do Ensino Médio e estou muito interessada em fazer Agronomia. Porém minha família não tem fazenda e eu também não tenho tanta experiência com o meio rural. Sei que o dia-a-dia do(a) agrônomo(a) não é moleza. O que vocês têm a dizer a respeito da minha possível escolha em fazer Agronomia? Tenho alguma chance de no decorrer do curso aprender tudo que preciso e que não sei hoje? Vocês desaconselham? Por favor, me ajudem. Obrigada

  114. alessandra

    Olá, gostei da explicação sobre a profissão me foi muito útil.Só não gosta da parte de atemática, calculos desenhos,por que não sou muito boa nisso, mas sei que tudo é esforço e dedicação .Mas adoro tudo o que se refere a natureza.Isso pode me atrapalhar?

  115. Beatriz

    Não sei a quanto tempo esse artigo foi publicado, mas ali em cima li que na Agronomia não tem muita matemática. Me desculpe meu caro, mas Agronomia tem MUITA MATEMÁTICA! Ela é utilizada desde o plantio de uma determinada área, qdo temos que definir tamanho de áreas, densidade de semeadura, etc. Até a colheita.
    Em sala de aula não é diferente, nas mais diversas disciplinas utilizamos da matemática, assim aprendemos a usar os recursos da agricultura com precisão, evitando desperdícios e maximizando a produção!
    Espero ter contribuído!

  116. Adoaldo Santos

    Engenharia Agronômica éh minha meta, meu maior ideal! Com Fé no Mestre JESUS que possui infinito poder e bondade conseguirei alcançar meu objetivo!!! O campo é tudo para mim, por isso a opção à ENGENHARIA AGRONÔMICA!!!
    QUE ASSIM SEJA…

  117. aline dos santos mota

    adoreii…tava com duvidas,mas agora é isso msm que quero para mim.

  118. Lília

    Gostei muito, esse artigo serviu para dar mais certeza a minha escolha, pois agronomia é um dos meus principais objetivos profissionais.

  119. Artur

    é possivel me formar em agronomia e fazer especialização em engenharia genética?

  120. renata

    eu adoorei so louca pra fazer agronomia meu tio é engenheiro agronomo e meu primo já esta quase formado !!!!!!! e eu tambem pretendo fazer !!!!

  121. Isamara

    agronomia é uma ótima profissão pois trabalhar no campo é maravilhoso.

  122. Nara

    Oi gente, estou no 3º semestre de agronomia, em Campo Verde, MT (Capital Nacional do Algodão). Na minha turma, são 31 homens e 5 mulheres. Gente, realmente não tem nada a ver essa questão de sexo. Enfrento algumas dificuldades com cálculos, mas issso é independente. Por ser um pólo que atrai muitos profissionais da área, algumas pessoas falam que vai faltar emprego pra gente, mas isso é conversa de quem não entende nada. Sou muitooo feliz com o curso e não trocaria por outro de jeito nenhum. Se não fosse as greves, estaria indo para o 3º ano. Mas com calma, logo serei uma agrônoma de sucessos! Né pessoal??! rsrs….

  123. gustavo rodrigues de souza

    comecei a fazer o curso de tecnologia em logistica mas não me satisfez e nem me trouxe muitas perspectivas, tranquei minha matricula e a partir do inicio de 2013 vou transferir meu curso e fazer o que realmente eu gosto AGRONOMIA… esse é o meu sonho e vou correr atras não importa o que eu tenha de passar!!!

  124. Mônica

    Sempre quis fazer agronomia,agora tenho certeza q quero pude tirar todas as minhas duvidas!
    Nasci e cresci na fazenda isso me inspirou muito a fazer agronomia… Creio q vou me dar bem nessa profissão :)

  125. Regiane Lima

    Não gostei :(

  126. rosiele santos ramos

    pedro eu posso trabalhar cursando agronomia

  127. Andreza Luiza

    Estou Muito Aminada pra começa uma carreira em minha vida com essa profissão

  128. aline de oliveira konradt

    um sonho ? sim é muito grande !!!!!! estou apaixonada por agronomia estou no 9ano do ensino médio não mudo mais de ideia porque isso invadi minha mente !!! pena que muitas mulheres não tem muita chance porque???

  129. AMANDA GOMES

    eu amo o campo,quero muito fazer agronomia mas muitas pessoas falam que agronomo tem que viajar muito…quero saber o que eu faço.to em duvida entre agronomia a zootecnia e medicina veterinaria.

  130. Bismarc

    Faço curso de Agronomia a 3 anos, e as disciplinas ligadas a engenharia são as realmente difíceis, tais como meteorologia, irrigação, hidráulica, física do solo… comecei com uma turma de 40 e hoje só tem 18, e dos 18, apenas 7 são regulares.
    E ah, os cursos de Agronomia, na sua maioria, duram 5 anos

  131. Thais

    A três anos penso em cursar agronomia, no final desse ano terminarei o ensino médio,mas não sou muito boa em física, química e nem matemática.Será q terei muita dificuldade???

  132. karina

    Oi eu estava vendo o curso de agronomia em algumas faculdades aqui do meu estado PR e vi que tem materia de Desenho ou coisa assim precisa-se desenhar bem para fazer agronomia ?Por favor me ajudem é a unica parte que nao se encaixa bem comigo ..

  133. Matheus Novaes

    Olá Pedro Adller!
    Eu ainda estou no 3º ano do Ensino Médio,e agora tenho q tomar uma difícil decisão.Tenho que escolher qual faculdade que eu quero seguir.Meu sonho sempre foi ser agrônomo,mas eu estou trabalhando num escritório,e o meu chefe quer muito que eu faça administração,e apesar de eu gostar também um pouco de administração,eu não sei oq fazer.Eu gosto muito de mexer com animais,e adoro ir pro campo,mas também gosto de resolver problemas,e de mexer com papeis,mas confesso que não gosto muito de ficar trancado o dia todo dentro de um escritório.Agora tenho que tomar a decisão sobre qual faculdade eu vou fazer,e estou muito apavorado,não sei qual decisão tomar.Por isso queria lhe pedir um conselho sobre oque devo fazer.Eu queria ter a certeza de ta fazendo a escolha certa,e de não me arrepender mais pra frente.Deus de já eu agradeço e espero a resposta.

  134. iury maquenio

    Faço Eng. Agronômica e estou gostando muito do curso. Tem de gostar de mato e terra, gostar de cálculos e ciências da natureza. O campo é disputado em todas as áreas hoje, vc sendo um bom profissional não faltará emprego.

  135. Cleber Brutti

    Maneiroo hein, falou td o que desejo realizar : Agronomia ou Educação Física. showw

  136. vanessa

    Emfim achei minha carreira profissional…

  137. rafael

    desejo seguir essa profissão

  138. Sarah Vanessa

    Eu sempre quis fazer agronomia. No meio do caminho pensei em fazer outro curso por medo de não conseguir. Mas esse artigo me ajudou muito a decidir. Sei que agronomia tem tudo a ver comigo e, independente de ser mulher eu quero e vou fazer. Acho que esse papo machista de que agronomia é coisa de homem não ta com nada !

  139. wesley

    gostei muito das dicas, explica muito bem sobre a proficão terminei a pouco tempo o ensino médio e si Deus permitir serei um otimo agronomovaleu galera si na UNC OU UFC…

  140. J Stress

    depois de cursar agronomia posso fazer pilotagem profissional de aviões???
    Por favor responden-me.

  141. Vanessa Karolline

    Eu gostei bastante..tenho 15 anos e ainda não tenho certeza de que profissão devo seguir, eu gosto de agronomia, até porque morro no sitio, sempre vejo pessoas plantando, colhendo, entre outras coisas.. mas não sei, tenho medo de me arrepender ou de escolher errado!! Alguém me de dicas, vou começar o 2º grau e estou preocupada, até pelo motivo de eu ter um pouco de dificuldades na matéria de física, isso é ruim??

  142. ricardo

    ola pedro eu queria saber si eu cursando 2 ou 3 anos de agronomia eu jah posso faser consultas em fasendas como engenheiro agronomo?? desde jah muito obrigado!!

  143. Michel Mota

    Olá Mirian Mota,Gostaria de saber quais as matérias que se estuda na agronomia???

  144. débora barbosa

    gostei dessa profissão sou muito ligada ao meio rural,e pra quem gosta do campo ela é uma boa.

  145. Vanessa

    Oi, tenho 18 anos e estou concorrendo a uma vaga para Agronomia. Queria fazer Medicina, mas a vaga para Agronomia seria em uma Federal… bem, estou em dúvida com relação a moradia. Eu necessariamente só encontrarei trabalho em cidades pequenas ou distantes dos centros?

    • Thais Ferreira

      Eu tenho uma dificuldade Extrema em Matemática mais em física sou ótima , será que eu vou ter dificuldade ?? será que eu vou conseguir :( eu quero saber amo agronomia !

  146. jessica

    tenho mt vontade de fazer agronomia,porem minha mãe acha q não seria uma boa opção, por medo de faltar áreas de trabalho. moro em goiania,sera que eu teria dificuldades de encontrar emprego aqui?

  147. Leonardo Granato

    Para min este curso nao existe nenhum ponto negativo pois eu ja moro em uma area afastada da cidade e estou acostumado a mexer com roça plantaçoes animais e etc moro no sitio do meu pai e gosto muito aki é um paraiso, eu queria fazer engenharia civil mais depois pensei bem e decidi ficar com agronomia pois combina bem com migo, agora é so esperar o resultado do sisu e torcer para q eu pase e começe a cursar este curso hehehe tomara q eu pase

  148. Jackson

    Ola Pedro.
    Este site esta me fazendo refletir muito pelos comentarios que ouvi como:
    ”Nunca e tarde demais para se encontrar oq esta faltando”… e ”Antes da satisfacao salarial, e preciso ter satisfacao profissional”.
    Pedro e seguidores do site, porfavor oucam a minha historia e me deem a sua opniao para esta minha indagacao…
    Eu sempre sonhei em ser veterinario, sempre amei animais e estar no meio deles, porem tb gosto muito de mecher com a terra. Pesquisando sobre o mercado de trabalho de veterinaria acabei me decepcionando um pouco, ainda mais por ser uma area voltada so para animais. Entao cheguei a conclusao que poderia me formar em agronomia e ao mesmo tempo estar trabalhando com animais, ja que o mercado de trabalho como agronomo e bem melhor comparado ao veterinario. Mas antes de entrar na faculdade decidi q iria sair do Brasil por 2 anos para conhecer outra cultura e aprender a lingua inglesa, porem ja fazem 7 anos que moro em Nova Zelandia, estou com 31 anos, sou casado, tenho 2 filhos e acabei me qualificando como soldador aqui, e hj trabalho com solda naval, e com um salario que com certeza talvez nao ganharia como veterinario ou agronomo. Mas nao tenho nenhuma preocupacao em dizer q apesar do bom salario, isto q eu faco hj nao e oq eu quero pra minha vida pois sei q no meu interior nao sou feliz, pq gostaria de me realizar profissionalmente e ser verdadeiramente feliz independente do meu salario. Mas o meu grande medo de abandonar oq eu faco hj e comecar a minha tao sonhada faculdade, e por causa dos meus filhos. Pq penso q nesta profissao como soldador mesmo nao sendo feliz e passando o resto da minha vida fazendo oq eu nao goosto, eu terei condicoes de dar uma vida melhor a eles. E esta e a minha grande questao…
    - sera q devo abrir mao do meu sonho e pensar totalmente nos meus filhos e esquecer ate de mim mesmo(do meu sonho)?? ou me arriscar mesmo ja com 31anos e realizar este sonho profissional e ainda quem sabe, este testemunho de vida podera servir de grande exemplo para os meus filhos??? Qual a sua opniao meu amigo Pedro? Coloca-se no meu lugar e tente me ajudar com uma opniao porfavor.
    Ficarei no aguardo da sua resposta.

    Desde ja mtissimo obrigado pela sua paciencia e generosidade.

    Que Deus te abencoe sempre!!!

  149. Paula Helen Geremias

    Logo farei agronomia na UFC, fico um pouco preocupada com o mercado de trabalho no interior do ceará.

  150. FELIPE ANDRADE

    OLÁ PESSOAL, FIZ UMA INSCRIÇAO EM DUAS PROFIÇOES, UMA PROFIÇAO QUE EU JA CONHEÇO QUE E FARMACIA E AGRONOMIA QUE EU NAO CONHEÇO NADA, QUERO SABER SE ENGENHEIRO AGRONOMO É UMA PROFIÇAO PESADA E DE MUITAS CONTAS ? EU ACHO BACANA ESSA CARREIRA MAS EU TERIA QUE COMEÇAR LÁ DE BAIXO APESAR QUE FARMACIA EU JA SEI BASTANTE MAS NAO E UMA PROFISAO QUE EU GOSTARIA DE EXERCER.

  151. patricia

    gostei muito, e fiquei mais enteressada
    no curso de agronomia!!!

  152. Ane Elisa

    Olá, me interessei pela profissão e gostaria de saber se esta é bem remunerada aqui no Brasil.
    Beijos,
    Obg! =P

  153. Karla Monteiro

    qual é a melhor região do Pais que oferece mais oportunidades de emprego para um agronomo?

  154. Cíntia

    Queria saber se é correta a informação que tive que o agrônomo realiza trabalhos de zootecnistas por isso há uma pequena oferta de trabalho na área de zootecnia,pois queria cursar zootecnia mas depois que tomei conhecimento das poucas vagas ofertadas para este curso fiquei um tanto desanimada já que é assim não seria melhor eu fazer agronomia.Também queria saber como é o dia dia de um zootecnista.

    Obrigada!!!

  155. Lucicleia

    Gostei muito do esclarecimento. Estava confusa mais valeu.

  156. josy

    ola tenho duvidas estou fazendo farmacia pk gosto da area de cosmesticos pesquisas pra descobrir formulas,perfumes area de beleza e plantas,eu desde pequena amo plantar cuidar mexer na terraa descobrir qual doenca tem a planta adubar,medir,porem farmacia foca mais medicamnetos onde me deixou meio vago pois falta essa parte de agronomia ja estou no 3 ano e queria muito saber se tem uma especializacao mais voltada pra esa area de palntas de terraa de doencas das plantas quero muito saber obrigada

  157. Evaldo Borges de Oliveira

    O que me surpreende e a forma e o descaso na figura do tecnico Agricola na conducao das funcoes dele no campo da agronomia e na preservacao ambiental,oque me parece que essa classe nao existe,essa classe nao tem classificacao no contexto de formacao de opiniao publica na qual a classe esta inserida,pois so se ve,sao exemplificacoes em torno dos profissionais em curso superior ,como se fossem os unicos a desenvolver trabalhos em area rural do brasil.O que eu quero frizar e que somos os parceiros numero 1,dos agronomos e no entanto nao se ve falar muito da figura do tecnico agricola nessa relacao de trabalho/profissao/e meio ambiente.Porem Luciana e julia citou a figura do tecnico nessa relacao e os demais?sera porque tem vergonha de ser tecnico agricola?como conseguir enfrentar essa desenfreada concorrencia(fiscal sem formacao,e auxilhiares administrativos na conducao,etc de projetos agricolas)?como adeguar a profissao de tecnico agricola na conducao e preservacao dos recursos naturais,sendo que as pastas dos municipios sao ocupadas por leigos sem formacao?observe isso em todos os municipios quem sao os diretors e secretarios de agricultura e meio ambiente.sei que sao:Presidentes de partidos politicos,filho de vereadores nao eleitos,vereador que perdeu as eleicoes,parentes de politicos na regiao ou influencias,e dai vamos ficar olhando isso tudo,sem questionar cade o nosso engenheiro agronomo,florestal,biologo?cade o nosso tecnico agricola?agropecuario,meio ambiente,essa e a verdadeira cadeia de integracao no pais,quando se fala em meio ambiente e agricultura,cade eles nas prefeituras,atencao querem mudar oque? Quando?e onde?qual o rumo certo?e voce acha que ainda esta bom e vai continuar calado?

    Tecnico Agricola.
    Evaldo Borges de Oliveira

  158. Juliane

    oi, eu estou decidida a fazer agronomia, me interecei pela profissao na quando tinha 13 anos e de la pra ca tentei mudar mais nao da eu quero mesmo fazer agronomia, agora tem um problema eu moro no noroeste do parana e pretendo cursar na UEL no norte do estado e preocupo porque depois que eu terminar o curso axo que vou ter que me mudar pro mato grosso neh? o que voces axam?

  159. Maria Claudia

    gostei muito de ler os relatos de agronomia,é meu sonho ser um agronomo um dia.

  160. Luciano

    Moro na capital de Goias… centro urbano.. Desde pequeno tenho experiencias com plantas em vazos e sou apaixonado em adubação organica (compostagens)… Agronomia recompensará esse interesse?
    Obs: Não tenho contato com fazendas e fico pensativo quanto a me deslocar para o interior…

  161. tim dias

    olá, gostaria de saber mais sobre o curso de aquicultura ou engenharia de pesca. Informações mais atuais sobre: mercado de trabalho, salários e sobre o crescimento da profissão prevista para os próximos anos.

  162. Lucas

    Eu sempre quis ser um engenheiro agronomo,agora que eu fiz o teste vocacional ficou bem mais facil saber que é isto que eu quero para o meu futuro..

  163. jaqueline santos

    gostei
    tenho 14 anos e me enterecei por agronomia

  164. Ana Paula

    ooiii.. to lutando para conseguir saber que profissão devo seguir… engenharia agrônoma também chamou minha atenção ..mais eu gostaria muito de saber se no Distrito Federal existe uma boa oportunidade pra esse profissional? eu moro em brasília e gostaria de saber se eu teria chances como engenheira agrícola aqui no DF?

  165. Alexandra Sousa

    aadoreiiiiiiiiii!!! SEMPRE QUIS FAZER AGRONOMIA, AGORA QUE EU VOU FAZER PRA VALER!!!

  166. joao pedro

    gostaria de saber se é facil de achar emprego cursando agronomia??

  167. samuel

    quanto e u salario??

  168. estefani

    nossa é meu sonho fazer agronomia, mas eu moro numa cidade q q a faculdade de agronomia mais perto fica á 600 km muito longe alguém me ajuda oq eu faço

  169. samuel

    quanto e o salario..??

  170. Adaías Gonçalves

    Sou Engenheiro Agronomo a 10 anos e gostaria de saber qual a atividade deste profissional na área de terraplanagem em empresas mineradoras que desmatam para poder realizar o processo da lavra.

  171. gisa oliveira

    NO VESTIBULAR PARA AGRONOMIA QUAIS SAO AS MATERIAS QUE MAS PESA??

  172. Lucas

    Gostei muito deste comentario,por que tenho um sonho de ser agronomo,e com fé em Deus vo consegui.Gostei muito deste comentario,por que tenho um sonho de ser agronomo,e com fé em Deus vo consegui.Gostei muito deste comentario,por que tenho um sonho de ser agronomo,e com fé em Deus vo consegui

  173. CAROLINE

    EU MORA EM FEIRA DE SANTANA-BA, EU NÃO VEJO AQUI OPORTUNIDADE DE TRABALHO NESTA AREA,QUE ESPECIALIDADE EU POSSO FAZER COM A GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA

  174. marivania

    tenho interesse pela essa area cmo fasso para faser o curso?qual o lugar mais proximo?

  175. josy

    Bom dia , gostaria de saber se um engenheiro agronomo ,pode trabalhar na area da genetica , fertilidade de animais, pois tenho muito interese nesta area !!
    Sou do interior de São Paulo, tbm queria saber em qual estado vou ter maior exodo ??
    obrigada.

  176. jaiane

    e muito bom q a gente pode tira duvida em relaçao a agronomia…………gosteiiii muitissimo de saber q agronomia nao so fika preso dentro da sala d eaula e dar para ir para o campo……… adoro bjs

  177. jorge ca

    Óla ,sou jorge ca, da UNILAb estudante africano,agradeço a minha universidade com esse curso de agronomia que me oferece, adoro agronomia com esse curso o meu país vai sair definitivamente de fome, nunca mas vai depender de outro pais de fora. e eu acredito com o meu curso vou modificar o país e ajudando os agricultores.mas gostaria de saber quantos um engenheiro agrônomo ganha mensalmente .

  178. Junior

    Boas, gostaria de saber como começar a trabalhar depois d formado?
    -O engenheiro agronomo trabalha so em fazendas ou tbm trabalha em algum tipo d industria ligada ao ramo alimenticio ?
    -Quando o agrono é recém formado quanto mais ou menos é o salario ?
    -Qual o salario mais baixo que o engenheiro agronomo pode ganhar ?

  179. Loara

    vou fazer agronomia ano que vem, pois me apaixonei por esta area, sou téc.agricola formada. A area de trabalho no campo é muito gostosa, vc ficar no campo, sentir a natureza, colocar a mão na terra etc. Muito bom! sentir a paz do campo e simplicidade do produtor rural é o que mais me cativou fazer agronomia! Sei que é muito machista essa area, mais se Deus quiser vou conseguir ganhar meu lugar!

  180. Joana Aline

    oi gosto muito do meu rural (vaca,boi,plantação,tudo que envolve zona rural) mais tenho muito medo de calculo nao sou muito boa em matematica… Acha que fala a pena fazer? mais as outra cadeira do curso eu adoro..

  181. pedro das neves lemes

    Gostaria de Saber se o engenheiro Agrônomo apos os 40 anos tem sucesso no mercado de trabalho estou com 36 anos e quero começar estudar o curso de Eng. agrônomo. Quero Realizar o que mais tenho vontade e gosto de Fazer trabalho no campo.

  182. Marlison Roseno

    Estou pretendendo fazer esse curso, espero q de tudo certo.

  183. André

    por favor
    poder me dizer qual e a região do Brasil
    que mais necessita de Eng.Agronômos

  184. ana karine

    ate hoje nao sabia o que fazer na minha carreira profissional,agora sei que o curso de agronomia faz parte da minha vida, adoro zona rural e gosto de mexer com a terra, sotenho medo de fisica que tera que estudar,e muito dificil:

  185. Maria

    Realmente, com esses artigos não fica dificil em saber que é realmente Agronomia meu maior sonho.. Tenho 35 anos de idade, já sou formada em Pedagogia, mais vou em busca do meu sonho, vou fazer Agronomia… Valeu

  186. janilce

    Estou no 3°ano ensino medio,e pretendo fazer agronomia ,só que nao sou muito fã de matematica ,isso seria um empedimento para eu tentar fazer.

  187. Ronnie

    Salário Médio: R$ 1937,00
    baixíssimo… é isso mesmo?

  188. Elanne

    Eu tava pensando em fazer Admistração, mais lendo esse artigo sobre Agronomia, acho que pra im vai ser uma boa escolha. Obg pela informação

  189. larissa

    quero estudar muito porque meu sonho è ser acronoma vou estudar muita para ser isso

  190. augusto cesar

    Um agronomo trabalhando como representante comercial de uma multinacional como PIONEER, SYNGETA, ganha uma nota preta para revender agrotoxicos e sementes para plantio, haja visto que a area de atuação é muito boa, podendo ainda ganhar fazendo consultorias e prestados serviços de analises de solo.

  191. Geraldo Guerreiro

    Ola Pedro Addler,
    bom , eu estou no 3°ano do E.M , mas eu desejo trabalhar na área de Endemias , ou seja , controle de endemias , e sei que para obter um cargo que me dê uma boa Remuneração como por exemplo na área de Coordenação em controle de Endemias é preciso ter pelomenos um desses Cursos: Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental, Ciências Ambientais ou Agronomia; pois sei que todas elas estudam o campo, a natureza, suas biologias e também a parte do solo. Então gostaria de saber qual Dessas áreas se encaicharia melhor para que eu possa exercer tais cargos profissionalmente? Aguardo Resposta .

  192. janieli

    eu adoro a vida no campo não é atoa que moro na fazenda lá desde muito pequena convivo com os animais os plantios de palma cultivo de milho,sor do entre outros! gosto de ficar informada sobre a área que envolve a agronomia!

  193. leidiana

    gostei muito apesar de estar ainda no 2 ano no ensino medio ja penso q fazer uma faculdade de agronomo seria bastante legal ainda mais pq eu gosto do q o curso oferece. bem,acho q todas as pessoas devem fazer aquilo q propociona um bem estar e interesse.

  194. Francisco

    Sou estudante de gestão agrícola, estou começando a fazer minhas pesquisas do curso de agronomia se realmente devo seguilo, acabei de enteder alguns pontos importantes realmente agronomia é fiche vou estudar agronomi no superior.

  195. Carla Renata

    gostei muito das informações contidas …eu estou 2 ano do esino médio mas pretendo muito cursa agronomia me identifico com agronomia..

  196. evellen yngrid

    quando a pessoa esta cursando o ensino medio ainda ela pode fazer o curso técnico de agronomia?

    • Rafaelly

      Olá, desconheço curso tecnico em agronomia.
      O que vc pode encontrar é tecnico agricola ou agropecuaria, em SP por exemplo, vc encontra no Centro Paula Souza, que é simultaneo ao ensino médio.
      Bos sorte!

  197. kely

    Tenho medo de não conseguir trabalho na área pois todos os anuncios que vejo so pedem sexo masculino.
    Sabem de algum lugar onde contratam-se mulheres no estado de Goias???? Vou iniciar o curso agora em agosto e ainda tenho medo de ser a unica aluna mulher da sala.

  198. egildean

    eu pretendo fazer ano que vem . é uma area muito boa para trabalhar?

  199. Luana S.

    Já sei oq vou fazer, adoro animais , plantas, fazendas adoro a natureza! Agronomia <3

  200. Sheila

    Boa noite
    Me formei em ADM de Empresas, apenas agora que resolvi fazer o que qro que é Agronomia..posso aproveitar alguma materia?

    Obrigada
    Sheila

  201. Carina

    Olá, gostei da matéria e pretendo cursar agronomia. No entanto, me preocupo em não dar conta na area de quimica e matemática do curso e gostaria de mais informações sobre o mesmo. Desde já agradeço

  202. cleisson.m

    é presiso d ajuda presiso sab quais sao as materias q sao e se é muito complicado meu sonho sempre foi ser um engenheiro agronomo…
    so um q ja concluiu pode me responder…

  203. taianne mendes

    amo muito o campo, por isso quero trabalhar em uma area que esteja relacionada cm o campo, manejo de gado, cavalos, solo… quero passar a minha vida no campo, moro na cidade porque meus pais nao tem fazenda, mais sempre tive contato pois minha madrinha tem uma fazenda, então sempre fui divida entre dois mundos, que acabei gostando mais do campo!!!
    quero muito me formar em agronomia, mais quero tamben esta envolvida com cavalos, pois tamben é o meu sonho ter um haras e praticar prova de tambor!!!

    • Anderson

      Olá taianne, você irá fazer uma ótima escolha se cursar Agrônomia, em Alta Floresta MT, a UNEMAT oferece bacharelado em agrônomia, acabo de me formar por aqui, é muito bom!

  204. Sara

    Oi, dei uma lida agora e, achei interessante.
    As oportunidades, são boas aqui no Rio de Janeiro ? Obrigada.

  205. Daiane Barbosa

    Eu, gostei muito e vou fazer se deus quizer,, é o que eu gosto tambem…

  206. Cássia

    Olá, eu sou apaixonada por agronomia. Pens muito em fazer. Mas sou ruim em exatas… isso me atrapalha?

    • Luiza

      Um pouco, como ja disse pra Karine lá em baixo, apenas o básico das exatas, mas nada que uma dedicação não resolva ;)

  207. Roger Susigan

    curso 2 ano do ensino medio ja morei no sitio e gosto muito do trabalho relacionado a agronomia
    mas tambem curso hardware e gosto muito
    mas eu prefiro 1000 vez ser um agronomo doque um tecnico em informatica
    vem ni mim AGRONOMIA

  208. jaqueline

    fazer agronomia sempre foi um sonho pra mim.moro no campo ,e sou apaixonada por agricultura,animais,agriculturas organicas!estou te rminando o ensino médio este ano,mas ainda nao sei se vou engressar nessa área, nao sou muito boa em matemática e fisica .

  209. Francilaine

    Olá, eu me interessava por agronomia mais não tinha procurado entender sobre… Agora que estou bem informada nao tenho dúvidas, mais gostaria de saber a diferença entre agronomia e engenharia agronômica?

  210. daniely

    mim ajudou a decide o que eu quero na minha vida profissional,bom de mais

  211. victória

    oi pessoal, apesar de ser muito nova me preocupo muito em que vou me formar, principalmente pelo fato das pessoas terem grande influência sobre o que quero seguir. outro aspecto difícil para que eu consiga me decidir é o fato de onde e como vou fazer o curso. me identifico muito com essa área de agronomia, principalmente porque sou uma pessoa reservada e gosto da zona rural. e a minha pergunta é:em todo o brasil, onde posso encontrar faculdades para o curso?. boa sorte para quem quer fazer o curso!

  212. jessica luana

    ainda tou no 2 ano do ensino médo.muito indesisa ainda com a carreira a seguir.estava vendo sobre agronomia, e acho uma boa profissão! vou pesquisar mais a fundo. e espero ter me desidido até o final desse ano.rs

  213. maria eliane

    olá me chamo maria e adorei os comentários me ajudaram bastantes a tirar duvidas, quero fazer agronomia se deus quiser este ano, so tem um problema não me dou muito bem com a matemática mas eu consigo. valeu pela ajuda gente.

  214. Thais Ferreira

    Eu amo agronomia , tudo sobre plantas , Analise de solos … e estou ansiosa para começar á minha formação :D Se Deus quiser tudo vai dar certo , vou me dedicar bastante quero saber tudo sobre e me aprimorar á cada ano *

  215. fernando casseau

    Por favor me tire uma duvida,depois de um tempo de curso tem como fazer algum tipo de estagio?,e se tendo alguns trabalhos paralelos o salário pode chegar há quanto?,OBRIGADO!.

  216. Karina Rocha

    Olá,queria tirar uma dúvida meu sonho é fazer Agronomia mais não sou muito boa em matemática será que vou ter muitas dificuldades na Faculdade ?

    • Luiza

      Oi Karine, meu nome e Luiza e tenho 15 anos vou fazer Agronomia e Biologia :] e não, vc não tem q saber tudo, é apenas o básico na média, já basta. Mas Quimica e Biologia pegam mais então se não for boa em nenhuma dessas melhor procurar outra profissão ;)

  217. michelle

    Ola, galera nesse ano de 2013 entrei no curso de eng. de produção e qualidade, o curso é gostoso, mas acabei vendo que não é muito bem isso que quero. Gosto da area da agronomia, porém, os alunos entram numa faculdade sem realmente saber o que é o curso e a profissão em si. Estou muito confusa, não sei o que fazer . Tenho medo de entrar pra agronomia e nao gostar novamente, e perder mais um ano na minha vida. Comente opnioes por favor..

  218. Carlos Waldemar Leite da Costa

    Entre as Faculdades de Agronomia acima citadas faltou A Faculdade de Agronomia do UNIPINHAL, localizada na cidade de Espírito Santo do Pinhal classificada em 2013 em 4.º lugar entre as melhores faculdades particulares do País.

  219. Jéssica

    adoro essa profissao

  220. Davi

    gostei… soh que tem um problema… elaestã classificada como ciencias exatas, essa profissão pega muito pesado na area de exatas???? pq eu sou de biologicas, me dou bem com fisica, mas naum com matematica (principalmente geometria… isso seria dificil para me adaptar aos estudos???

  221. Ellen

    Oii, quero muito fazer Eng. Florestal, mas agora não posso ficar longe da minha família (só tem em outra cidade). Então pensei em fazer Agronomia primeiro, mas estou em dúvida, se eu fizer Agronomia eu elimino 3 anos de Eng. Florestal mesmo ou só se fizer Eng. Agronômica?

  222. eduarda dos santos

    Escolhi agronomia porq gosto dos campos, plantas e tudo +…
    Mas ainda tenho duvidas sobre o mercado de trabalho, tenho medo de fazer uma faculdade e depois não ter oportunidades para atuar na area…..
    O QUE FAZER??

  223. ana paula

    Gnt to pensando em fazer esse curso mais nao tenho mta afinidade com matematica quimica e biologia sera q eu consigo?
    me ajudem me falando sinceramente se ela tem mto dessas materias mais dificeis pra mim

  224. anilton lima

    bem gostei do que acabei de ler porem ainda nao sei se e isso que quero de verdade para o meu futuro.

  225. luis henrique

    olá pessoal fui aprovado pra eng.agronomica e ja faço geografia to no 3º periodo tipo assi, gosto muito de animais e me preocupo com o meio ambiente so que nuca tive contato com o campo em si tenho medo de cursar agronomia e me arrepender me ajudem a decidir me ffalem sobre a profiçao por favor agradeço desde já

  226. Natalia Malta

    Estou pensando em cursar Agronomia,e queria saber o mercado de trabalho no nordeste é favorável ?

  227. Poliana

    Eu gosto da área fiz até um curso técnico, mas gostaria de saber se agronomia é melhor que engenharia agronômica, ou vice versa?

  228. Rafaela Silva

    Olá , preciso de ajuda! estou em duvida em qual faculdade cursar Odontologia ou Agronomia me ajudem por favor !

  229. Maria Paiva

    Olá Pedro ..Gostaria de saber. Tenho 36 anos e quero fazer Agronomia, será se tenho possibilidades de conseguir emprego de Agronoma depois dos 40 anos?? Por favor me responda.. Bay…

  230. cristiana ferreira moura

    Eu quero ser uma agronomo,é uma profissão que eu gosto,lhe dar com plantas,e outras mais..

  231. Maria Lima

    Pedro. Gostaria de saber. Tenho 36 anos quero iniciar o curso de Agronomia, vou terminar aos 40 anos.
    Será se o mercado da oportunidade para profissionais com essa idade?.

    Obrigado..

  232. celio

    tenho 16 anos e estou no segundo ano e tenho certeza q vou cursa agronomia mais tenho medo em relaçao ao salario quanto um profissional de agronomia ganha e morro em alagoas e nao sei se aqi tem esse curso…oq fasso?

  233. ana lucia

    Ola, estou pensando em fazer agronomia porem a faculdade que escolhi o período é integral( manha e tarde) e queria estagiar; qual é o semestre que pode começar fazer estágio?

  234. gabriel

    eu gostaria de saber quanto custa o curso de agronomia

  235. Aline

    cadê a UFV nesta lista das melhores universidade de agronomia? A universidade Federal de Viçosa sem dúvida é uma das que mais se destacam e contribuem na área agronômica.

  236. Carolaine Rodrigues

    Amei!! To super afim de realizar o meu sonho:
    Ser uma excelente Engenheira Agrônoma!

  237. Laiana Guimaraes

    Bom, fiquei meia surpresa por te caido essa profissao por que o que eu queria mesmo era ser policial achei ate legal mas falaram que tem que ser boa em matematica e fisica eu sou pessima mas vamos ver o que a vida quer para mim bjs e obrigado!

  238. Brunna Nascimento

    faço emgenharia agronomica e posso lhes garantir que vale a pena pois é muito boa…

  239. Gabriel Pismel

    Senhora,faltou a da USP-Esalq de Piracicaba.a unica faculdade reconhecida mundialmente.

  240. Michelle

    Bom Dia sou apaixonda por agronomia ,
    mais ainda nao conseguir passar ,
    se eu me forma em agronoma posso atuar na area de Fiscalização Ambiental?

  241. Michelle

    QUAL E A MELHOR REGIAO PASSAR TRABALHA COMO AGRONOMO?

  242. loreci

    Olá não sei se vocês poderiam me informar se tem alguma diferença de bacharel em agronomia e engenheiro agrônomo, no sentido de desempenho das funções.

  243. Victória Lima

    Olá , sou muito interessada em fazer AGRONOMIA ♥ MAIS ME DISSERAM QUE ENVOLVE MUITA MATEMATICA E ESTOU OM MEDO DE COMEÇAR E NÃO DAR CONTA , AFINAL MATEMATICA NÃO É NADA FACÍL !

    AJUDEM-ME

  244. Jéssica Oliveira

    Gostei da matéria!!! Amo a agronomia, quem vai prestar a UFV ou a UNESP-BOTUCATU?

  245. Bruna Nascimento

    bom, hoje ainda curso o ensino medio, mas futuramente pretendo cursa engenharia agronomica. entao gostari de saber tudo a respeito da profissao. alguem pode me esclarecer todas as informaçoes sobre o curso?

  246. Eduard moreira

    Quanta coisa ridícula eu leio … Sou agrônomo especializado em grãos e ganho 45mil reais mês . um salario de agrônomo ele e inicialmente 4mil garantido . eu presto serviços a 7 fazendas e tenho um escritório . se VC vive num estado rural c mitos latifundiários faca agronomia…

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
Guia do Emprego
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!