Ciências Humanas

Artes Plásticas

Expressão de sentimentos e criatividade são as principais características do profissional de Artes Plásticas. Conheça mais sobre a carreira do artista plástico.

A Profissão de Artista Plástico

Artes Plásticas

Habilitação:
Artista Plástico
Duração do Curso:
3 a 4 anos
Area:
Humanas
Atributos do Profissional:
Criatividade e Sensibilidade
Salário Médio:
R$ 1530,00

O Artista plástico tem a capacidade de difundir um sentimento ou emoção através de suas realizações. Desta maneira utiliza dos mais diversos tipos de materiais para construção de suas obras, e através delas, transmitem mensagens sublimes, seja para reflexão, ou expressão de criatividade.

O Artista Plástico pode optar em seguir carreira na área da educação por parte do magistério, ou optar por uma carreira ligada especificamente com as artes plásticas. Podendo atuar com restauração de obras, ou mesmo produção das mesmas. Há também possibilidade em atuar em instalações artísticas, nas galerias de arte e nos museus expondo as próprias obras, ou então, atuando como curador.

Grade Básica do Curso de Artes Plásticas:

  • História da Arte
  • Estética
  • Cultura Brasileira
  • Filosofia da Arte
  • Desenho Artístico
  • Desenho Geométrico
  • Desenho Descritivo
  • Fundamentos da Linguagem Visual
  • Técnicas da Linguagem visual
  • Comunicação Visual

Melhores Faculdades de Artes Plásticas

Conheça as melhores faculdades que disponibilizam o curso de Artes Plásticas, baseado nos índices do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). É necessário que os cursos tenham reconhecimento no Ministério da Educação (MEC) para que o aluno receba um diploma válido ao fim do curso.

  • Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
  • Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG
  • Universidade Federal de Goiás – UFG
  • Universidade de Brasília – UNB
  • Universidade Federal DA Bahia – UFBA
  • Universidade de São Paulo – USP
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Artista Plástico: a responsabilidade de transmitir a emoção pela arte.

Pontos Positivos da Carreira de Artes Plásticas:

O Artista Plástico tem a possibiidade de ampliar seus recursos com a utilização da tecnologia. Utilizando de meios digitais para criação de seus trabalhos. Ampliando desta maneira seu campo de atuação, e minimizando custos operacionais. Atualmente o mercado está bem favorável na atuação de animação gráfica, para produções televisivas e agências de propaganda e marketing.

Pontos Negativos da Carreira de Artes Plásticas:

Como todo o campo artístico, é necessário um certo tempo para haver reconhecimento de seu trabalho. O salário médio inicial sendo um pouco mais baixo que a média de outras profissões, pode ser um empecilho para o jovem profissional desta área. Mas como citado, caso seja inserido no mercado utilizando técnicas avançadas com auxílio de computador, o retorno pode vir mais rápido que o esperado.

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. fabio

    Ola

    gostaria de lhe fazer uma pergunta. Qual a diferença entre pintor de quadros, de arte e artista plastico?

    Pra ser artista plastico precisa ter diploma? Não seria o caso de musicos e cantores que não têm diplomas, mas que são talentosos?

    Muito obrigado pela atenção
    Fabio

    • Mariana

      Olá Fabio,
      O pintor de quadros, bem como o escultor e o desenhista são artstas plásticos, que estudam e conhecem o universo artistico e sua historia. Eles podem criticar e atuar com os seu conhecimntos restritamente denro dessas areas.
      O artista, simplesmente artista, pode ser músico, artista plastico ou arquiteto, existind faculades destinadas para cada uma dessas areas.
      Para ser um artista plastico voce tem de ter o diploma de uma faculdade, visto que o mesmo não atua somente em areas de desenho e pintura, e sim do conhecimento historico da arte. Os desenhistas, pintores e escultores talentosos e sem diplomas podem ser popurlamente chamados de artistas, etretanto nao possuem um documento oficial e nao podem dar aulas formais.

  2. amauri

    legal !!

  3. Pedro Addler

    Olá Fabio

    A principal diferença entre um pintor e um artísta plástico em sí, é que o profissional de artes plásticas, além do talento tem também uma formação técnica, ele tem conhecimentos sobre a história da arte e também domina algumas técnicas conhecidas, enquanto o pintor de quadros simples só conhece a própria técnica.

    • Ronaldo soares

      mas o artista plastico autodidata tambem domina suas propias tecnica as veses muito mais avançada,uma simples comparação dois guitarristas renomado do rock um eric clapton formado em musica mas que aprendeu muitas tecnicas com outro autodidata chamado JIMI HENDRIX…

  4. Victor

    Eu gosto muito de artes, desenho etc…. mas a minha paixão mesmo é o quadrinho, se eu fizer artes plasticas, e futuramente um curso especifico de quadrinhos, o mercado é mais aberto?

    • Bruno

      Na faculdade de Artes Visuais, são abordados três conteúdos fundamentais. 1° – As linguagens artísticas(Aula prática com referências de artistas que utilizaram que utilizaram essas técnicas): Pintura, escultura, desenho, gravura, dança, fotografia, História da Arte do Brasil, 3° – Antropologia; Estética (Filosofia). Na verdade o conteúdo é muito mais extenso. Existe o curso de Licenciatura em Artes Visuais, Bacharelado em Artes Visuais e História da Arte. Isso no Instituto de Artes, da UERJ, onde eu estudo. Para se tornar um artista não é necessário ter um diploma ou estar estudando artes. Conheço advogados que são artistas. Tudo vai de como você vai se projetar, em que meio, etc. Eu acredito que faculdade nenhuma transforma ninguém em artista. Isso é algo nato, gostar de artes não irá te tornar um artistas, isso esta na alma. Mas se você não consegue se imaginar em nenhuma outra profissão e a arte continua cada vez mais te seduzindo, então projete sua carreira artística e seja feliz.

      • Gabrielle

        Como é a faculdade de artes visuais na UERJ? Estou a um bom tempo caçando uma boa faculdade de Artes Plásticas no Rio e não tenho tido bons resultados… Para começar, a instituição de Belas Artes da UFRJ tem todas as matérias de Artes Plásticas.. Mas o curso de artes plásticas não tem. Eu quero saber se vale a pena fazer a da UERJ, pois além de ser ilustradora, desejo trabalhar como professora de desenho e artes, e também como pintora. Sou de Niterói e na UFF não há nada de Artes, somente um curso sem estrutura nenhuma. Se eu não conseguir fazer artes plásticas ou artes visuais, não sei o que fazer…

  5. francesly

    oi
    eu adoro artes mas ainda tenho duvidas em se vou seguir essa profissão de artes plásticas, mas eu queria pergunta se voce tem dicas para me dar em relaçao a isso!!!
    obrigadooo pela atençao
    francely

  6. Luana

    Legal, tenho 16 anos e estou pensando seriamente em ser uma artista plástica! ^^

  7. Willian Kill

    Ola

    Gostaria de fazer faculdade de artes só que tenho muitas dúvidas referante ao mercado de trabalho nessa área,voce acha que trabalhando como professor da pra tirar uma boa grana.

    • angelita

      oi amo artes e quero saber se mesmo eu já tendo 43 anos vale a pena investir nesta área q amo tanto?obrigado

  8. Kevin

    Queria saber se eu sendo um artista Plastico na area da pintura,uma obra por exemplo vendida ,daria que custo ? O dinheiro da venda do mesmo seria só para mim ,E assim… Será que realmente eu fazendo Artes Plasticas, sera que eu tenho alguma possibilidade de me ingressar na area Acadêmica (Professor de escola particular ou publica)?

    • Paloma Neves

      Oi Kevin. Eu sou aluna da graduação em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo. Achei bastante curiosa a sua pergunta sobre o mercado de arte… Bom, é difícil cotar o valor monetário de uma obra, porque depende de muitos fatores.Primeiro você depende do quanto a obra em questão possui qualidades estéticas e potencial de promover relação com o as pessoas, capacidade de fazê-las gostarem do seu trabalho. Depois você depende de quem são essas pessoas e que tipo de valores elas atribuem ao seu trabalho, você precisa de público alvo. Feito isso, você precisa de bons marchants, galeristas, pessoas que reconhcem a existência de outras pessoas com potencial para comprar sua obra, e que principalmente tenham talento para os negócios… que saibam “vender o peixe”. Essa relação do mercado artístico depende de inúmeros fatores. Não é como ter uma indústria de vidro e fábricar copos, onde você relaciona os gastos com os materiais de fabricação, prevê os custos dos impostos a pagar, calcula uma margem de lucro e pronto: tem o preço exato de cada copo. Agora quanto a carreira acadêmica,depende dos seus interesses… Você é quem decide se irá direcionar seu trabalho para o ensino da arte. É só optar por “Artes Visuais – Licenciatura” e você aprenderá a ensinar.

  9. Pedro Addler

    Olá Victor

    Essa é uma excelente idéia !! Fazendo o curso de artes plásticas você vai poder melhorar bastante a sua técnica e se tornar um artista de quadrinhos ainda melhor.

    É sempre legal ter uma boa base teórica, ela ajuda você a desenvolver o seu estilo.

  10. Pedro Addler

    Olá Francesly

    Minha dica é a seguinte: artes plásticas, assim como música, é uma carreira que você não deve seguir se não tiver talento.

    Se você já não tiver um talento mínimo para desenho, melhor procurar outra faculdade, na faculdade de artes plástica você não vai aprender a desenhar, você vai evoluir a sua técnica.

  11. Larissa

    Olá Pedro Addler,

    A profissão de artista plástico é muito concorrido no mercado?

    E, uma pessoa que não tem o talento de desenhar, tem a chançe de conseguir essa profissão?

  12. Pedro Addler

    Olá William

    Se você gosta de artes plásticas, ser professor é uma boa sim, não há muitos profissionais assim no mercado.

    Você pode tentar entrar como professor universitário de Artes Plásticas, a remuneração é sim muito boa, para quem atinge esse nível.

  13. Pedro Addler

    Olá Kevin

    Os custos de produção de obras de arte variam bastante, vai depender do material, tamanho, tipo de obra, etc… em relação ao lucro da venda, também vai depender do modo com que você quer trabalhar, como profissional de artes plásticas você pode trabalhar vendendo você mesmo ou então tentando vender para alguma galeria ou loja especializada.

    Em relação a ser professor na área de artes plásticas, como disse no comentário acima, é possivel sim e é uma otima opção.

  14. Gabriela Dell'Aquila

    Olá!
    Bom, gosto muito de desenhar, mas, pra ser sincera, desenho bem, mas não sou, digamos, uma senhora desenhista. Faço colagens também, pra essas levo mais jeito, haha, mas assim, tenho várias idéias pra painéis – tanto desenhados, pintados, colados, enfim – e pra instalações também.
    Fico pensando… E se eu fizesse artes plásticas? Algumas pessoas já me disseram pra fazer, embora achem que eu me daria melhor em artes cênicas ou mesmo audiovisual.
    A verdade é que o que eu gosto mesmo é de criar, fazer aquilo que me dá vontade, que sinto, que penso e tudo o mais. Só que aí eu penso que uma faculdade não ensinaria ninguém a desenhar maravilhosamente bem: a pessoa tem a tecnica, mas talento é talento. Sei que preciso unir aquilo que eu faço de melhor com aquilo que me interessa. Me disseram que eu poderia ser crítica de arte, mas vá lá, eu me sentiria, com todo respeito aos críticos de arte, uma fracassada. Eu não quero só estar olhando – quero fazer. Então fica a questão: pra fazer artes plásticas é preciso fazer desenhos realistas perfeitos? É preciso ser bom em todas as técnicas? Ou ser bom em algumas e ser criativo já basta? Porque meus desenhos são muito mais pra pegar um lápis dois 2b, desenhar e depois pintar e sombrear com 6b.
    Agradeço imensamente desde já!
    Gabriela

  15. Carol Furtad

    Ainda não me decidi, mas pretendo fazer Arquitetura, Desing de interiores ou Artes Plásticas. Gosto muito de Teoria de pitagoras, Tales e equação de 2° grau.Preciso de uma dica!

  16. Pedro Addler

    Olá Larissa

    O mais importante na verdade, não é se você tem talento para desenhar e sim se você é criativa, se você tem o poder de criar, técnica para desenhar, você desenvolve com o tempo.

    Em relação ao mercado de artes plásticas, posso dizer que é sim concorrido, mas está sempre em busca de novos talentos, se você quer se aventurar, essa é a sua chance !!

  17. cristiane

    Olá ! Queria cursar artes plásticas, mas tenho dúvidas quanto ao retorno financeiro, pinto telas por terapia e até já vendi algumas é minha paixão a pintura a óleo, infelizmente é um campo muito restrito com poucas oportunidades. Preciso de um conselho.

    • Pedro Addler

      Olá Cristiane

      Realmente arte e artes plásticas em especial, é um ramo bem difícil de se destacar, enquanto alguns ganham milhões, alguns ganham 50 Reais, mais ou menos a mesma coisa do futebol.

      Mas não desista, continue trabalhando com artes plásticas, porque essa é a sua paixão !!

      No entanto para garantir o retorno financeiro combine a arte com outra profissão relacionada, aí você pode trabalhar em outro ramo e fazer arte também.

  18. Geovana

    Amo desenhar, por isso tenho grandes chances de ser uma boa artista plástica !!

  19. Pedro Addler

    Olá Gabriela

    A melhor técnica artística que existe se chama: Criatividade !! Não importa se você usa um lápis 2B, um pincel ou então uma tesoura para produzir seus trabalhos artísticos.

    Com certeza você tem todo o perfil para fazer o curso de artes plásticas, você é cheia de idéias e bastante sensível também.

    Minha dica é a seguinte: já que você gosta de arte e também de teatro pelo visto, faça os dois !! Por que não ?? Você pode fazer o curso de artes plásticas e depois o de artes cências.

  20. Al Bhed

    Penso em fazer artes plásticas e arquitetura e urbanismo, no entanto, estou vivendo de pensão que irá acabar aos 24 anos e ao concluir o curso eu precisarei de um retorno com o qual eu possa viver, por isso gostaria de saber mais sobre esse ramo (artes plásticas). Pode não ter nada haver com o contexto, mas faço desenhos desde pequena e posso enviar alguns para que sejam avaliados… Sem falar que já faz alguns anos em que montava sites para domínios na internet e para blogs, não sou perfeita em html, mas posso dizer que sou razoável em meus designs… Gosto muito de artes e gostaria muito de tentar artes pláticas antes de arquitetura e urbanismo, mas não quero ‘passar fome’.

  21. Pedro Addler

    Olá Carol

    Pelo que ví no seu depoimento, além de gostar de desenhar e de artes plásticas você também gosta de matemática.

    Com este perfil, ao invés do curso de Artes Plásticas, te recomendo duas carreiras: Arquitetura e Engenharia Civil.

    A dica é a seguinte: Se você gostar mais ou menos de matemática, faça arquitetura, se gostar muito pode fazer Engenharia Civil.

  22. Gabriela Dell'Aquila

    Olá, Pedro!
    Estou escrevendo só para agradecer mesmo pela atenção ao responder! Muito bacana mesmo…
    Tenho pensando em fazer o contrário, haha, primeiro cênicas depois plásticas… Acho que é porque acredito que vou me dar melhor trabalhando com teatro, mas, de qualquer forma, não vou desistir de fazer artes plásticas!
    Grata,
    Gabriela

  23. Thais de campos

    O site foi uma porta que se abriu na minha cabeça e que realmente poderá me ajudar em muitas coisas no meu futuro

  24. Davi

    Olá, eu tenho 16 anos e estou em duvida em que prestar no vestibular,estou em duvida entre arquitetura e artes plásticas, pois gosto muito de desenhar ,pintar e inventar coisas , sou criativo,
    mas queria uma profissão mais seria, que ganhe bem e não sou bom em matemática, caso escolha arquitetura eu usarei muita matemática ?

  25. Pedro Addler

    Olá Cristiane

    Realmente o mercado para Artes Plásticas é restrito e o retorno financeiro vai depender muito do seu talento, trabalho e sorte também.

    O meu conselho é o seguinte: não pense no dinheiro. Dinheiro é importante obviamente, mas não deve ser o foco da sua carreira de artes plásticas, pense primeiramente no prazer de fazer arte o dinheiro e reconhecimento virão com o tempo.

  26. Silmara

    Olá … adoro artes plásticas, mim endentifico muito com a arte em si, mais queria sabe o que eu posso fazer para execer essa profissão ? que medidas eu posso tomar?

  27. Juliane

    Olá,
    vc pode me ajudar ?? Meu sonho é ser professora de Educação Artistica, não encontro o curso nas Universidades aqui do Abc de Sp. Gostaria de saber se é necessario ter a Licenciatura em outra matéria? Se o sálario compensa o investimento? Ah! E se fizer uma licenciatura em outra matéria posso fazer Ed. Artistica em menos tempo.?? Obrigada.

  28. Roberta

    Artes plásticas / artes visuais são mesma coisa? Eu não desenho muito bem mas esse curso me interessa então gostaria de saber se na faculdade ensinam a desenhar, as pessoas entram sem saberem desenhar e pode me dar umas dicas se eu quiser ter a carreira de artista. Agradeço desde já.

  29. maxwel ferrira nogueira

    eu faço massa de modelar desde os 3 anos e og vou fazer 20,agora uso outras massas como epoxi,bom e sendo franco acho q tenho quase tanto talento quanto os escultures da marvel comics,nunca fiz um curso ,meu sonho é ser escultor praticamente aprendi anatomia humana sozinho em ksa pra fazer melhor os bonecos e tal,mas tipo nem sei como começar nessa profissão ,teria algum curso especifico pra isso , tbm desenho mto bem …

  30. Tamiris Tundisi

    Olá , eu desde pequena faço desenhos , na verdade mandalas, muito parecido com os desenhos de igrejas e castelos ,que nao é muito valorizada. Embora eu goste de todos os meios artistico , na faculdade de artes plásticas eu aprenderia a tecnicas de expressões visuais em tela ?

  31. Pedro Addler

    Olá Silmara

    Realmente, não existe uma receita para se tornar um artista de sucesso, mas o básico é você fazer o que gosta ( ter prazer em produzir ), trabalhar duro e também ter um pouco de sorte !!

    Fazer o curso de artes plástica, claro, também ajuda muito !!! Pois com o curso você vai ter uma base teórica sólida para desenvolver o seu estilo.

  32. Pedro Addler

    Olá Juliane

    Para pode ser professora de educação artística você pode fazer o curso de artes plásticas e depois se especializar.

    Em relação a valorização dessa carreira, se você for uma profissional especilizada de artes plásticas, pode trabalhar dando aulas de educação artística em escolas particulares para crianças, essa área de atuação é bastante valorizada !!

  33. iago henrique

    bom eu tenho uma voz boa e pretendo ser cantor mais dei que e dificil começar nessa carreira, gosto muito de musica, moda, psicologia e tudo relacionado ao mundo dos famosos oque devo fazer ? ficarei muito feliz ao saber a resposta !!

  34. Pedro Addler

    Olá Roberta

    Na faculdade de Artes Plástica pra ser sincero você não vai aprender a desenhar, você vai aperfeiçoar a sua técnica e aprender bastante conteúdo teórico.

    Para poder fazer a faculdade de Artes Plásticas é preciso já saber desenhar, mesmo que seja o mínimo.

    Se você tem uma técnica básica de desenho pode fazer o curso de artes plásticas sem medo !!

  35. Danyella M. Montanha

    Ooii..
    Estou,no momento muito em dúvida, havia me decidido em fazer faculdade de Gastronomia por ser uma paixão pela cozinha. Mas meu hobbi é o artesanato especificamente o Biscuit.E passei defronte a uma loja quando me deparei com trabalhos maravilhosos de biscuit,entrei e perguntei para o vendedor sobre a peça por ser muito perfeita, e ele me disse q a pessoa que criava fazia tão perfeito por que ela é uma artista plástica.
    Agora eu pergunto: Se eu fizer Artes Plásticas é um meio de me aperfeiçoar fazendo o que gosto?Me daria bem escolhendo este curso? Obrigada!

  36. Douglas

    Eu quero ser Fotógrafo
    e se aprende fotografia em Artes Plásticas ?

  37. Pedro Addler

    Olá Maxwell Ferreira

    Realmente pelo que lí no seu depoimento você tem a alma, dedicação e sensibilidade de um verdadeiro artista :P parabéns !!!

    Recomendo fortemente que você faça o curso de artes plásticas, você pode se especializar depois em escultura, desenho ou então nos dois !!

  38. Pedro Addler

    Olá Tamiris Tundisi

    As faculdades de artes plásticas variam o seu conteúdo, em algumas você aprende técnicas de todo tipo desde escultura até pintura, já em outras após 1 ou 2 anos de curso você tem que escolher uma área para se especializar.

    Mas aprendi sim viu !! De qualquer Você vai aprender muito conteúdo e muita técnica na faculdade de artes plásticas.

    Em relação a pouca valorização do seu trabalho não se preocupe, grande parte dos bons artistas realmente não é valorizada, ser artista de um certo modo é ser guerreiro :P

    Aposto que suas obras são realmente muito lindas viu !!

  39. Pedro Victor Placides

    Gostaria de saber em média quanto custa a mensalidade de uma faculdade de artes plásticas.
    Além do mais, meus desenhos são bons, mas não chegam nem perto da perfeição, gostaria de entender se na faculdade poderei adquirir as técnicas corretas e conseguir me especializar em um único modo de desenhar.
    Grato, Pedro.

    • Pedro Addler

      Olá Pedro Victor Placides

      O curso de Artes Plásticas por ter um currículo extremamente variável ( em algumas faculdades você aprende escultura em outra não, em algumas faculdades você desenha com modelos humanos reais, em outras não… ) a mensalidade deste curso também varia bastante.

      A mensalidade do curso de artes plásticas fica situada entre 200 e 1200 Reais dependendo da faculdade.

      Realmente na faculdade você vai aprender muitas técnicas e coisas que você nem imagina em relação a artes plásticas mas acho que é mais interessante você não se especializar em único tipo de desenho não, o mais legal é você dominar várias técnicas e ser um artista mais completo, afinal uma técnica complementa a outra :D

  40. GustavoClaudio

    Eu quero ser artista plastico quando eu crescer ,
    gosto de desenhar ,colorir e gosto muito de artes…

  41. Alline Ohara

    Olá, gostaria de saber se alguém como eu que desenha mangás,desenhos realistas,quadrinhos e pinturas impressionistas poderia se encaixar nas Artes plásticas. Me falaram que tenho de aprender mais técnicas, pois desenhar eu já sei… Eu teria de optar por pintura e deixar os quadrinhos? Ou poderia fazer os dois nesse setor facultativo?

    Já desenhei roupas uma vez, e muitos apreciaram. Porém não entendo muito de moda, mas a essência de mostrar o mundo de um jeito diferente em minhas obras. A moda eu considero uma arte, porém, se eu for criar um modelo, não seria a base dos que já existem na sociedade. Em minhas obras tem de ter originalidade.
    Alguns contos que escrevi, até passei para os quadrinhos!
    Tenho apenas 14 anos, mas quero estar decidida desde já. O que recomenda?

    • Pedro Addler

      Olá Alline Ohara

      Embora no Brasil o campo de atuação para desenhistas de quadrinhos seja restrito e basicamente só tenhamos quadrinhos infantis, se você tiver talento na área de artes plásticas suficientes você pode tentar entrar nos mercados Americano e Japonês.

      Se formando em Artes Plásticas no Brasil e tendo um diploma de proficiência no idioma do país para onde você vai essa é uma otima oportunidade de você desenvolver a sua arte !!

  42. paula

    Olá!

    Estou no meio do segundo ano de arquitetura. Já mudei de uma faculdade de arquitetura um pouco mais “engenharia” pra uma mais aberta e artísca, mas mesmo assim sofro nas aulas de estrutura e projeto. Não gosto e tenho dificuldade nessas matérias.

    Tenho muita vontade de fazer artes plásticas, pois desde pequena gostei de desenhar, fiz 4 anos de aula de pintura (óleo sobre tela) e vendi alguns dos meus quadros em lojas de móveis.

    Apesar dessa vontade tenho muito medo do mercado de trabalho e não conseguir me manter sozinha quando precisar.

    O que você acha?

    Desde já, obrigada!

    • Pedro Addler

      Olá Paula

      Bacana você ter feito um curso de pintura oleo sobre tela, sempre quis fazer um curso de artes plásticas assim :P !!

      Realmente a vida de artista não é facil e viver de arte é um verdadeiro desafio, em geral os artistas tem 2 profissões mesmo.

      Recomendo que você termine o seu curso de Arquitetura, você pode fazer o curso de Artes Plásticas logo em seguida.

  43. cristiane

    Boa tarde.
    eu me interesso muito por artes, dentro dos seus variados estilos e escolhas, mas preferencial mesmo são pelas pinturas em telas,tenho vontade de trabalhar como curador,gostaria de saber quais são os passos que eu devo seguir para conseguir entrar neste área, imagino que fazendo um curso de artes plásticas ajude, mas e o mercado hj em dia esta mais aberto para esta área, e o gastos será que são realmente compensatórios pois imagino que o investimento seja grande ou estou errada?

    desde já agradeço a atençao.

  44. Pedro Addler

    Olá Iago Henrique

    Caramba você realmente tem um forte interesse artístico, em geral isso demonstra inteligência e sensibilidade.

    Com todo esse interesse e bagagem cultural, você pode fazer qualquer tipo de curso relacionado, desde música até artes plásticas em sí, vai depender da manifestação artística que você gostar mais: música, desenho, audiovisual, etc…

  45. Pedro Addler

    Olá Danyella Montanha

    Que legal hein !! Pelo visto você tem um grande talento culinário !!

    Se você quer trabalhar com confeitaria fina você tem duas boas opções, ou fazer o curso de artes plásticas em sí ou então gastronomia.

    Em artes plásticas você vai aprender mais estética, em gastronomia mais técnicas de cozinha mesmo.

  46. Pedro Addler

    Olá Douglas

    Se aprende sim !! O curso de artes plásticas é bem amplo e abrange quase todas as formas de arte ( menos música que é um curso separado ).

    Mas se você gosta mesmo é de fotografia, pode fazer um curso de fotografia diretamente ao invés de Artes Plásticas, assim você aprofunda muito mais os seus estudos.

  47. Aline

    Olá, gostaria de ser professora universitária de história da arte,que curso eu deveria cursar? Fazendo artes plásticas e depois uma pós em história das artes visuais eu consigo?

    • Pedro Addler

      Olá Aline

      Sim com certeza, fazer o curso de Artes Plásticas é a melhor opção para você ser professora universitária de Artes Visuais.

      Com a base do curso de Artes Plásticas você terá excelentes condições de fazer um mestrado ou especialização na área.

      Com este curso de pós-graduação você vai estar mais do que apta a ser professora universitária na área de Artes Plásticas.

  48. Hugo Leonardo

    Gostaria de tirar uma duvida em relação a qual faculdade de artes plasticas cursar em são paulo. O meu objetivo é o de poder trabalhar diretamente com a arte através de um atelie ou galerias num período do dia e possivelmente dar aulas de artes em outro período. Porém, estou com dificuldades para entender o objetivo do curso e as didaticas das faculdades (metodos), ou seja, todas as faculdades me levarão ao meu objetivo ?

    Estou pensando em cursar artes plásticas na faculdade Mozarteum. Você tem alguma opinião formada a respeito da mesma ?

    • Pedro Addler

      Olá Hugo Leonardo

      Sim !! Tecnicamente falando todas as universidades de Artes Plásticas que são credenciadas pelo MEC tem o mesmo objetivo.

      A diferença é que as que tem mais qualidade didática, te proporcionam uma formação melhor.

      Em relação ao objetivo do curso de Artes Plásticas ao contrário do que muitos pensam ele não vai te “ensinar a ser artista”, arte e sensibilidade são talentos que já nascem com você.

      O objetivo do curso de Artes Plásticas é te ensinar técnicas melhores para fazer arte e também muita teoria que você pode aproveitar para evoluir sua própria técnica.

  49. Sandra Tuller

    Agora sim, gostei do teste de personalidade. acertou bem meu perfil profissional. valeu !!! Parabéns.

  50. andré

    olha um certa vez eu fiz um teste em um cinema
    pra pintar cartazes ou seja copiar as fotos das cenas e dos artistas e ra em látex sobre tela
    e gostaram do meu trabalho e me contrataram e a bem da verdade foi a unica x q minha carteira de trabalho foi assinada como desenhista imaginem!! rs, isso apesar de nunca ter feito isso antes. entao acho q tenho um certo don mas depois q saí dessa companhia nao pintei mais alias pinteiuns dois ou trs quadros isso se passaram 15 anos fica aí a pergunta será q sou artista? oq faria eu pra ser um artista produtivo? as fico pensando q seja de eu nao saber muito sobre arte e me nego a pintar a esmo será q é isso? teria eu que me introsar com a categoria? desde já agradeço pela ajuda..

    • Pedro Addler

      Olá André

      Você pode até não estar trabalhando como artista no momento, mas pelo que você disse no seu depoimento você é sim :D tem tudo para dar certo na carreira de Artes Plásticas.

      Em relação a ser um artista mais produtivo, não existe uma receita certa mas existem sim algumas dicas básicas:

      - Mergulhe de cabeça na arte, em todas as suas formas: música, literatura, desenho, pintura, assita, leia e olhe tudo o que você puder relacionado a Artes Plásticas, arte sempre inspira mais arte.

      - Faça experiências, testes e mais testes !! Não tenha medo de deixar sua criatividade em Artes Plásticas se expandir, mesmo que você produza somente rascunhos no começo, ainda sim sempre vale a pena :D

  51. Carolina

    Olá , gostaria de saber se tem como uma pessoa que não sabe desenhar fazer faculdade de artes plásticas ? Pois apezar de não saber desenhar ,eu me considero uma pessoa criativa e com sensibilidade artistica, costumo visitar exposiçoes e museus e tenho muito interresse sobre História da arte , mas não me vejo fazendo artes cênicas, pois não gosto de atuar. Mas gosto de escrever sobre artes e pesquizar sobre grandes Obras e artistas. A faculdade de artes plásticas é indicada ?

    • Pedro Addler

      Olá Carolina

      Nossa mas que legal hein !! :D eu também gosto muito de visitar museus e exposições de arte, gosto muito, mas muito mesmo de artes.

      Em relação a carreira de Artes Plásticas tenho uma ótima sugestão pra você, você pode fazer faculdade e se especializar para ser professora de arte !!

      Como você gosta muito de artes plásticas e também de escrever e ler sobre artes, vai ser uma combinação perfeita de hobby com profissão.

  52. Adlei Pereira

    Olá, tenho interesse em fazer um teste ou provão, nesta área, pois sou escultor a 25 anos, só tenho o segundo grau, mas já dei palestra em universidades e fui muito bem aceito. Será que existe a possibilidade de eu ministrar uma aula, pelo menos no meu ramo, em alguma Instituição e passar meus conhecimentos em frente? Trabalho com diversos materiais. “www.adleiartes.blogspot.com”

  53. Michele

    Olá Pedro, sobre a faculdade de artes plásticas ainda tenho minhas dúvidas em fazer-la. Faz uns 8 anos que treino desenho( nunca fiz aulas de desenho e claro os desenhos foram melhorando gradativamente com o passar dos anos e treinos). Adoro muito desenhar, até consegui meu traço próprio ( faço estilo mangá) mas preciso ainda de melhorar minhas técnicas como sombreamento, luz, perspectivas ( coisas que ainda não sei fazer e tenho dificuldade…) Será que mesmo assim poderia seguir a área artística? Tentar faculdade de artes plásticas ?
    Obrigada pela atenção!

    • Pedro Addler

      Olá Michelle

      Com certeza !! Você com certeza tem alma e sensibilidade de Artista, sem contar que gosta de desenhar e sempre busca aperfeiçoar suas técnicas, esses são fatores essenciais para quem quer fazer a faculdade de Artes Plásticas.

      Prossiga sim na área de Artes Plásticas e tente a faculdade, você não vai se arrepender :D

  54. Tatiane

    Olá, comecei curso de arquitetura e parei no segundo ano, estou morando fora do Brasil e estudo todo tipo de arte quando tenho tempo, faço pintura chinesa, cerâmica, pinturas especiais, vitrais e vidro fundido entre outras…o problema é tempo para voltar à faculdade, gostaria de saber se alguém sabe se existe alguma prova de alguma instituição brasileira para adquirir diploma de artes plásticas…é possível?

    • Pedro Addler

      Olá Tatiane

      Infelizmente não. Para poder ter o diploma do Curso Superior de Artes Plásticas você tem sim que ter feito a faculdade.

      O diploma de Artes Plásticas não pode ser emitido sem que você tenha frequentado as aulas ( falando obviamente de diplomas legalizados, um diploma ilegal pode ser comprado, mas esse ato tem seus riscos… ).

  55. Ana Paula

    Olá Pedro!
    Tenho mais facilidades em desenhos que seguem uma linha pura, desenhos sem muita compelxidade.
    então gostaria de saber se mesmo assim a Artes Plásticas poderia ser uma boa escolha de curso pois gosto muito das artes.

    • Pedro Addler

      Olá Ana Paula

      Sim com certeza, embora seus desenhos sejam simples acredito que sejam muito interessantes afinal você é uma amante das artes, e tem tudo sim para cursar Artes Plásticas.

      Existe inclusive uma velha frase que diz: ” A simplicidade é a forma mais sofisticada da complexidade. “

  56. leidy silva

    ola,desenho desde pequena, consigo reproduzir desenhos bem realistas e estou melhorando cada ves mais.a um ano descobri o mundo do biscuit dentro das artes plásticas e também estou melhorando cada vez mais ,quero mim espesializar em fazer bebes em miniatura realisticos e fadas realisticas tambem.mas desanimo em fazer quando vejo a dificuldade em vender as peças,ja ate tentei abrir um atelie mas nao deu muito certo,as pessoas nao valorizam muito quem trabalha na área de artes plásticas, gostaria muito de fazer sucesso no que fasso,o que posso fazer?sou apaixonada por egiptologia mas a arte estara sempre comigo.

    • Pedro Addler

      Olá Leidy Silva

      Infelizmente não tem outro jeito viu :P se você quer ter sucesso e ser reconhecida pelas suas Artes Plásticas, o caminho é o da persistência.

      Persistência e trabalho. Além de persistir e trabalhar muito, não esqueça nunca de se divertir !!

      Isso mesmo !! Se divirta com as artes plásticas, faça porque você gosta, não ligue para opiniões dos outros, muitas vezes eles querem fazer você desistir, isso porque eles mesmo já desistiram dos seus sonhos.

      E por último, como dinheiro também é importante, se você ver que não dá pra viver de artes plásticas, procure outra profissão também. Você pode muito bem trabalhar em outra área e fazer arte como hobbie em paralelo.

  57. Silvana

    Olá Pedro,td bem?
    Gostei bastante de seus comentarios sobre artes plásticas. Eu já trabalho no ramo da arte pois faço biscuit,tenho bastante criatividade e seu criar qualquer peça olhando a foto.Não sei desenhar mas sei modelar qualquer coisa com qualquer tipo de massa.Vc recomendaria eu fazer o curso de artes plásticas ? o que acrescentaria ao meu trabalho?
    Goataria que vc desse uma olhadinha no meu blog “http://fantasybiscuit.blogspot.com”

    Desde ja agradeço

    • Pedro Addler

      Olá Silvana

      Dei uma olhada no seu blog de Artes Plásticas / Biscuit e realmente você faz bonequinhos ótimos :P deve fazer o maior sucesso os bonecos de casamento.

      Em relação ao curso de Artes Plásticas, apesar de você ser muito talentosa ele acrescenta sim, acrescenta porque você vai aprender muitas técnicas e também muito sobre a história da arte em geral, em especial Escultura que no fundo é o que você faz.

  58. rosangela de noronha

    Realmente este site é maravilhoso!Bem li vários comentários, gostei muito de terem suas rspostas. Eu tenho 55 anos terminei o colegial( supletivo de um ano e meio) em 2009.Fiz o enem doente, medicada, pressão alta, calmante etc., devido a um stres. Acabei passando com uma média baixa 465.7, estou muito ansiosa, querendo desesperadamente fazer uma faculdade queria muito que fosse de artes plásticas.

    É meu sonho, pois faço artes em casa, sou artesã, escrevo hisórias infantil, e poesias, bem meu mundo é belo se crio alguma coisa. mas estou aqui a procura de como de que jeito fico sabendo se vou ser chamada , onde rsrsrs estou perdida e minha sobrinha esta fora , ela que fez tudo para mim inscrição na internet e tudo mais, agora amanhã é o ultimo dia vou ir na delegacia de ensino para eles me direcionar, porque todos que pergunto, fala na internet… e eu só acho a parte técnica, explicações, mas onde eu estou? cade” a lista? se for chamada não sei por onde , ver isso, e aonde eu vou? levar os documentos? gente !!!ou sou burra, ou mal informada. termino aqui, dando os parabéns a esse espaço de tantas informações sobre artes plásticas, mas continuarei a procura do meu nome rsrsr um grande abraço, voltarei sempre!

    • Pedro Addler

      Olá Rosângela Noronha

      Que burra o que !!! Você não é burra, pelo contrário você é uma artista !! :o pra ser artista é preciso inteligência, muita inteligência, isso sim.

      Para você entrar em um bom curso de Artes Plásticas, a primeira coisa é ficar de olho nos vestibulares, depois que você fizer e passar no vestibular de Artes Plásticas, pronto !!

      Aí sim, você faz a matrícula. Depois da matrícula você está dentro.

  59. barbara

    olá,eu adoro desenhar eu vejo desenho animados ou outros desenhos e olhando pra aquele desenho eu começo a fazer um igual so preciso praticar mais alguns traços ,mais tenho algumas duvidas qual área ou faculdade posso desenvolver, artes plásticas, etc… esses gosto de olhar uma coisa e desenhar igualzinho ,ah e pretendo entra em um curso de desenhos pra mim praticar mais espero q vc possa me dá algumas dicas bjs

    • Pedro Addler

      Olá Barbara

      Que bacana seu talento hein !! Pelo visto você deve ser mesmo uma ótima desenhista :D Fazendo um curso de Desenho ou então o curso de Artes Plásticas com certeza você ainda vai evoluir muito a sua técnica.

      Em relação ao seu futuro a dica que dou é a seguinte: não desista !! Nunca pare de desenhar, jamais abandone a sua arte, não abandone o seu talento.

      Se você não quiser fazer um curso de Desenho ou Artes Plásticas e quiser partir para uma carreira mais “tradicional” pode também fazer o curso de Arquitetura.

  60. Wender

    Olá
    eu estou pensando em fazer artes plásticas eu gosto de desenhar dez de que eu era pequeno … desenhava mais cartoons nunca fiz nem curso para aprimorar minha tecnica sempre gostei muito de cartoons, desenhos, sou fascinado por eles, gosto obras tb gosto das coisas que são relacionadas a arte, estava pensando em ser cartunista só que salario e muito pouco queria um conselho sobre oq seguir … Obrigado .

    • Pedro Addler

      Olá Wender

      Interessante !! Pelo visto você deve ser realmente um otimo desenhista de cartoons ( escola de desenho Americana ).

      Fazendo um curso de artes plásticas com certeza você vai evoluir ainda mais a sua técnica, a questão da criatividade pelo visto você tem de sobra.

      Em relação a dicas para sua carreira a grande dica é inovar !! Crie um blog na Internet faça o público ver seus trabalhos, bote a mente criativa para agir !!!

  61. Daniele

    olá,Pedro ! eu sei desenhar bem,mas eu não consigo pensar e depois criar um desenho,eu só desenho olhando.me disseram que é pq eu não saio de casa e por isso não tenho uma visão geral do mundo.é verdade ? vou entrar na faculdade de artes plásticas, aprenderei a ter mais criatividade ? obrigada !

    • Pedro Addler

      Olá Daniele

      Pelo visto você é o que os Japoneses chamam de Otaku, ou seja, uma pessoa reclusa.

      As vezes realmente é bom dar um tempo e ficar sozinho, mas do ponto de vista do artista, do profissional de Artes Plásticas é bom sim ver o que está acontecendo no mundo.

      O mundo é a grande fonte de inspiração dos artistas, realmente se você sair mais vai adquirir muito mais inspiração :D

      Agora em relação a aprender a ter mais criatividade, isso já é lenda, ninguém entra no curso de Artes Plásticas para aprender a ser mais criativo, a criatividade é algo que nasce com a pessoa, é um talento.

      A principal vantagem do curso de Artes Plásticas é uma enorme melhoria da técnica e também a grande quantidade de teorias aprendidas, mas aprender a ser mais criativo, isso não se aprende não.

  62. Lucas Lorenzatti

    Olá Pedro.
    Tenho 16 anos e amo muito desenhar em folha de papel, mas tenho um sério problema… Só consigo copiar desenhos já feitos, faço ótimos desenhos, as vezes melhores que os originais, mas só consigo copiar.
    Já pensei em fazer arquitetura, mas não gosto muito pois acho um trabalho muito matemático, o que eu realmente quero é criar minhas obras, o real problema é que não tenho criatividade.
    Você acha que um curso ou uma faculdade de artes plasticas por exemplo me ajudariam?
    Desde já obrigado.

    • Pedro Addler

      Olá Lucas Lorenzatti

      Realmente um caso interessante, você pelo visto tem o talento para Artes Plásticas, no entanto não tem a criatividade suficiente.

      Embora eu sempre diga e repita que o curso de Artes Plásticas não ensina ninguém a ser mais criativo, acredito que você vai poder evoluir bastante a sua técnica fazendo Artes Plásticas.

      Mesmo que você seja um tipo de “copiador”, ainda assim vale a pena pois você com certeza tem o talento para Artes Plásticas.

      Quem sabe com o tempo você enfim não liberta o seu potencial criativo !! :)

  63. alvaro

    olá! pinto a óleo há 20 anos, e fiz um curso de pintura e desenho durante 5 anos, faço figura humana, natureza morta, paisagem , flores… já vendi várias telas, inclusive pra fora do Brasil, mas nunca fiz faculdade, gostaria de saber se posso ser chamado de artista plástico ou apenas artista ?, e outra dúvida, pintores como Van Gogh e outros mestres que não tinham diplomas podem ser chamados de artista plástico ou apenas artista ?

    • Pedro Addler

      Olá Alvaro

      Essa foi uma boa pergunta, de um modo geral, para simplificar, foi criada a seguinte divisão:

      - Artistas com formação acadêmica, curso de Artes Plásticas ou outra modalidade, estes são chamados de Artistas Plásticos.

      - Artistas que aprenderam e desenvolveram a sua arte sozinho, como aprendizes de outros artistas ou de outro modo do tipo, estes são chamados simplesmente de Artistas.

      De qualquer modo essa não é uma divisão oficial, você pode ser chamado de um nome ou do outro, vai da sua preferência.

  64. alvaro

    “artistas plásticos” que nem desenham tão bem quanto van gogh ou monet ou um cezane não são artistas plasticos , mas um cara que faz um a faculdade de belas arte que faz um rabisco é considerado artista plastico!!! bom …. eu sou um artista plastico! o monet, o van, cezane… pra mim não cola e obrigado pela resposta.

  65. Helio Herrera

    Tenho muita informação boa neste Post mas achei um tanto discriminatório a definição de Artista Plástico pois faço isso há 30 anos pelo dom natural e nunca fiz um curso sequer e nem me interesso pela história da arte a não ser dos artistas que me identifico com o trabalho deles.
    Todo aquele capaz de se expressar artísticamente através da pintura as suas idéias e possuir um estilo próprio e após um tempo de trabalho contínuo, deve ser considerado como Artísta Plástico e de que adianta alguém for Doutor teórico e conhecer toda a história da arte e não sabe sequer criar uma obra. Vive de hobbie. Este pode ser considerado ARTÍSTA PLÁSTICO.
    E os homens das cavernas? Tinham conhecimento da história da arte? Não seriam eles Artístas Plásticos?
    Então, me desculpem mas, não posso me considerar uma fraude por utilizar o título de Artísta Plástico.

    • Pedro Addler

      Olá Helio Herrera

      Essa questão do Artista Plástico VS Artista realmente está dando uma boa polêmica !! E isso é bom, sempre é bom discutir as idéias :)

      Em primeiro lugar Helio, achei seu comentário muito interessante e também muito inteligente, é uma honra receber a contribuição de um Artista Plástico ( faço questão de chama-lo assim ) tão experiente em nossa comunidade.

      Mas a questão da divisão de nomes, como eu disse acima é puramente uma convenção, não precisa ser seguida a risca, alguns preferem o título de Artista Plástico e outros somente Artista, isso varia e também não há nenhuma lei oficial dando os nomes.

      De qualquer forma, é interessante notar que a maioria dos profissionais de Artes Plásticas que eu converso, preferem o título de Artista Plástico.

      E isso vale tanto para os que cursaram a faculdade de Artes Plásticas, quanto os que desenvolveram seu estilo sozinhos, como você.

  66. MariaF

    Oi Pedro tudo bom?
    Olha, gostei muito da matéria e das dicas que deu nos comentários!
    Então, eu amo arte…desenho desde criança, na escola o povo pedia pra copiar os meus desenhos ^^
    Eu tentei fazer uma faculdade de Artes Visuais aqui perto de minha cidade, mas infelizmente o curso foi cancelado por não ter muita procura…
    Esse curso era de licenciatura, porque o que eu quero mesmo não é só chegar e desenhar, como se faz em um curso normal de desenho,não quero ficar escondida com meus desenhos, quero divulgar, quero crescer nesse meio sabe?, quero viver disso,quero ensinar arte onde não tem….tipo aqueles artistas de rua que vão a comunidades divulgar o trabalho e descobrir talentos….nem que ganhe pouco, eu não me importo de trabalhar muito….
    Bem, o que eu vim te perguntar é se Artes Plasticas é a mesma coisa que Artes Visuais ?
    E onde encontro um bom curso onde eu possa me desenvolver, onde eu possa estar nesse meio,possa mostrar o meu trabalho e ensinar…..pelo mundo a fora!!!!?
    ^^
    desde já, brigadão!
    MariaF

    • Pedro Addler

      Olá MariaF

      Que bom que você está gostando do nosso site, ficamos felizes em ter seu comentário aqui na Comunidade de Artes Plásticas, você parecer ser uma Artista apaixonada pelo que faz :D e isso é bom !!

      Embora em algumas universidades Artes Plásticas e Artes Visuais sejam o mesmo curso, de um modo geral, Artes Plásticas envolve outros tipos de arte, como por exemplo Esculturas, enquanto Artes Visuais é mais a questão de Desenhos mesmo.

  67. Natália Carmo

    Olááá! :)
    Eu adorooooo arte, acho que é algo relaxante e interessante, a minha técnica de desenho és a básica das básicas… E acho que o mercado de trabalho de artista plástica não é o que desejo, só que gosto da história da arte, e penso em seguir isso, para depois seguir como professora universitára. Queria saber se artes visuais também trata disso, ou só é para quem quer ser artista plástico? Eu sou cidadã europeia, e em termos de experiencia, queria ir muito fazer faculdade na europa, gosta de saber se me aconselha a fazer isso, ou até mesmo na américa?
    Beijos e Achei muito interessante este site sobre profissões!

    • Pedro Addler

      Olá Natália Carmo

      Que legal hein !! pelo visto você gosta muito mesmo de artes plásticas, eu também gosto, só que não tenho muito talento também não :P rsrsrs, basicamente só sei “desenhar no Photoshop”.

      No seu caso, como você gosta de história da arte e quer ser professora universitária, recomendo que faça Artes Plásticas mesmo ao invés de Artes Visuais, pois Artes Plásticas é um curso mais completo.

      Em relação a estudar na Europa ou América aí vai do seu gosto, porque em relação a qualidade de ensino de artes plásticas o Brasil está muito bem.

  68. Bárbara Neves

    Oi, eu estava pensando em fazer Artes Plásticas / Visuais. Ma eu queria saber do meu futuro: se eu posso ser independente, como ser fotágrafa; ou se alguém vai me empregar, será que eu vou ter uma boa vida no futuro?

    • Pedro Addler

      Olá Bárbara Neves

      Relativo ao seu futuro em Artes Plásticas, vou ser bem sincero: jamais saberemos :P

      A vida pode tomar rumos totalmente loucos que é impossível prever, no entanto, sei de uma coisa: se você quer o sucesso não espere “alguém te empregar” vá a luta !!

      Nosso destino é a gente que faz.

  69. Nathália

    Olá Pedro! O curso de Artes Plásticas me interessa bastante… Mas eu tenho medo de fazer, porque eu não desenho nada, e acho que não faço nada que possa melhorar no decorrer do curso… Gosto muito de quadros, mexer com tintas e etc…
    Enfim, você acha que eu preciso de algum ‘talento’ pra fazer esse curso ?

    • Pedro Addler

      Olá Nathália

      Sim, para fazer artes plásticas, é preciso talento sim, no entanto, não podemos confundir técnica com talento !!

      Você pode sim desenhar mau, mas o mais importante não é isso, isso é uma questão de técnica, o mais importante para você no mercado de artes plásticas é ser criativa, isso sim fará a diferença.

  70. Mônica

    Formei recentemente em Lic. em Artes Plásticas e de um modo geral me senti um pouco frustrada com o curso, hoje percebo que fiz uma escolha equivocada, vou fazer psicologia, não desmerecendo o curso que é realmente lindo e que me ajudou formar um pensamento crítico com relação a sociedade e a minha forma de enxergar a vida, e com certeza me tornei uma pessoa melhor, para quem tem interesse em cursar artes, Fica a dica: estude muita filosofia e história para poder ter sucesso no curso, somente saber desenhar não te faz um bom profissinal das artes. Quanto ao mercado de trabalho de artes plásticas, formar muito contatos e ter força de vontade pra correr atrás, é o segredo do sucesso, principalmente pra quem vai seguir o bacharelado, pois o mercado é um pouco hostil com os novatos mais introspectivos.

  71. Dali

    Olá! Primeiramente queria deixar claro que preciso seguir uma profissão relacionada à ARTE. Porém não sei desenhar, de forma alguma, e na UnB, é exigida a prova de habilidades específicas. Por outro lado, modéstia à parte, sou criativa e sensível, observadora, crítica. Sei, não vou ser utópica, que precisarei fazer licenciatura, e prefiro lecionar em faculdades.
    Porém, estou insegura em cursar Artes, uma vez que nao sei desenhar.

    • Pedro Addler

      Olá Dali

      Acredite ou não, dos males, você tem o menos :P ser criativa e crítica como você é mais difícil que aprender a desenhar, portanto, se você quer fazer Artes Plásticas não desista !!

      Para resolver seu problema de não saber desenhar, procure se matricular em algum curso que ensine desenho, mesmo que seja básico já vai ser de grande ajuda.

  72. joecila cantanhede

    olá!
    tô com muitas duvidas! preciso da sua ajuda!
    bem, fiz meu teste de aptidão e deu Ciencias Humanas. gosto muito de desenhar roupas, mas acho q não posso ter um futuro promissor. me interessei pela arquitetura e tem a matematica q eu tenho um pouco de dificidade. e Tem o direito que é bom, e principalente na area juridica mas não sei se vou ser feliz trabalhando nela.
    Hoje eu faço curso profissionalizante de Rotinas administrativas e penso em um dia ter a minha empresa não me vejo a vida toda sendo mandada! ah e tbm não quero lecionar! ser professora de jeito nenhum! (risos).
    tenho que achar uma area que eu possa ter futuro pra minha vida. Algo com desenho, criatividade e que eu possa abrir meu proprio negocio.
    me ajuda, desde je agradeço!

    • Pedro Addler

      Olá Joecila

      A primeira coisa que veio a minha cabeça quando lí o seu depoimento foi: ” Essa mulher tem interesses bem variados !! ” mas examinando melhor notei que a sua principal característica mesmo é a criatividade.

      Você também busca muito a realização pessoal e isso é bom.

      Como você mesma disse, o curso de Moda e a carreira de Moda em sí vão te trazer muita satisfação pessoal, no entanto, é uma carreira muito competitiva.

      Embora eu confie que você poça fazer sim moda, se você quiser optar por algo mais tradicional tente Administração de Empresas, esta carreira também se encaixa bem no seu perfil.

  73. Lucas

    Olá, ando muito confuso em relação a qual profissão escolher!
    Estou no 2º ano do Ensino Médio. Adoro comunicação, artes, música, saber das novidades, no entanto não se o que fazer. Amaria fazer Jornalismo, mas está sendo muito desvalorizado devido a queda do diploma :(
    Espero que resolver isso até ano que vem, algo a me dizer? rs

    • Pedro Addler

      Olá Lucas

      Sim tenho algo a te dizer :P !! O Jornalismo, assim como Arquitetura, Moda e todas as carreiras que envolvem criatividade, por mais que se mude o contexto, que diplomas percam o valor e tudo mais sempre vai haver o fato: se você for bom, você vai se destacar !!

      Não se preocupe se o diploma de Jornalista perdeu o valor, ou se vai ganhar de novo, se preocupe em fazer o que você gosta, cuide e amplie os seus talentos, só assim você realmente vai se realizar na sua carreira.

  74. Luana

    Olá!
    Tenho profunda paixão pelas artes, costumo desenhar bastante – desde novinha – porém não tenho formação em nenhum curso nem conhecimento técnico.
    Me interesso muito por pintura e escultura, e gostaria de ser artista plástica, após aprender a dominar tais técnicas…mas achei que houvesse graduação com tudo, e não precisasse escolher ou escultura ou pintura ou desenho.
    Toda graduação de artes é assim?

  75. Eliana Rufino barbosa

    Quero pintar o meu primeiro quadrinho na cerâmica ou no quadro.Amo pintura,minha filha diz que sou boa em desenhar paisagens,quero ver como ficará no quadro. Mas não sei a tinta adequada para pintar em cerâmica.ou mesmo se começo pintando quadro ou tecido alguém tem alguma idéia.

  76. Ariana

    oláaa.
    Me chamo Ariana, sou Pedagoga e no decorrer do curso tive artes plásticas, me apaixonei e descobri que gosto de recicláveis, tecido, madeira, desenho não muito, prefiro pintura. Pretendia começar no ano de 2013, mas estou com muita dúvidaaaa e o maior problema é tenho muitas idéias em relação a qualquer material que tenho e tenho medo de estar fazendo a escolha errado.
    Tem algum outro curso que me encaixaria??
    Muito obrigada!!!

  77. Aline Fernandes

    Olá, gostaria de uma dica, gosto muito de desenhos, de criar imagens novas,quando pequena,fazia moldagens com massinha, gesso,maquetes,reprooduzir desenhos de artistas famosos, como Monet, na escola sempre fui elogiada pelos meus desenhos,gosto de criar painéis, decorar ambientes nas datas comemorativas, uma vez na escola o professor me pediu para desenhar minha cidade,dai da área da minha casa olhando fiz as casa,igrejas,era como se eu tivesse tirado uma fotografia….ele amou, tenho muita facilidade em olhar e reproduzir no papel, com todos detalhes, todas as curvas…..gostaria de trabalhar com algo do tipo,mas gostaria que tivesse um retorno financeiro do qual eu pudesse sobreviver, me de uma luz…:)

  78. MARIALUIZA

    marialuiza.fiquei feliz em encontrareste site é muito bom.parabens eu pinto quatros por intuição, comecei com pintura em pano de prato, depois passei a pintar telas. quando estou pintando tudo vem na mente com muita facilidade. ´ja pintei umas30 e todas ficaram boas,será que sou auto ditada.poia nunca imaginei em pintar nada. e para desenhar eu sou ruim. gostaria de sua opinião. obrigaga.

  79. Fabio de Melo

    Ola, para quem quer seguir essa profissão tem que ter algo em mente,ver o prazer em primeiro lugar,e ser desprendido de bens materiais, acreditar em você e seguir em frente. por que de qualquer forma vc tera sua recompensa, a arte é pra quem não tem medo de arriscar, e que o retorno financeiro é a ultima coisa que vem a cabeça. sei que o medo de não conseguir paga as contas e eminente, dessa forma aconselho ter uma vida simples, de toda forma o sucesso começa com a realização pessoa, e riqueza é singular. por que antes de vc pensar em um casarão e um carrão pense em você.

  80. Rudinei Alvares

    Oi,fiz a pouco 34 anos e só agora me interessei em fazer um curso superior, já que concursos por enquanto não deram certo. Bom, li os artigos e me interessei por artes plásticas, pois tenho facilidade em desenhar qualquer coisa, desde que seja copiando ou seja olhando. Criatividade ainda não é meu forte, mas minha casa fui eu quem projetou, pois tenho facilidade com desenhos arquitetônicos em detalhes e procuro ser detalhista mesmo. Bom, adoro desenhar, minha pergunta seria: qual sua opinião a meu respeto sobre seguir carreira?

  81. toni

    Ola. gostava de poder expor as minhas telas criadas por mim e outras são replicas dos quadros mais famosos que existem.

    Gostava de saber se as cameras municipais oferesem algum sitio aonde nós podesse-mos dar a conhecer o nosso nome. obrigado.

  82. Tamíris

    Olá, eu sempre gostei de desenhar, pintar, fazer colagens e tal, fiz testes vocacionais e sempre caí em areas relacionadas com arte!
    Penso muito em fazer, mais confesso q não tenho tanto talento pra desenhar.Gostaria de saber se pra fazer uma faculdade de artes é preciso ter noção de desenho e pintura?!

  83. Hannah

    Tenho 14 anos e desde os 3 anos eu desenho, e sempre fui muito puxada para o lado artístico e sou muito criativa. Fui na disney e comprei um livro muito legal, que explicava como os desenhos são feitos, animados no computador etc.. eu gostaria de fazer algo relacionado a isso, criar personagens e tal. Você sabe qual profissão é essa ou é parecida? Por favor me ajude
    grata

    obs: esse site me ajudou muito, obrigada

  84. Valéria Dia

    Bom dia, muito obrigada por todas as dicas, estou concluindo a faculdade de Ciências da Computação, tenho um bom emprego mais sinto que preciso fazer algo diferente, sempre amei desenhar, artes de todos os tipos, e pretendo fazer a faculdade de artes plasticas para atuar como artista e professora, tenho um caminho longo mais sei que dessa forma vou ser feliz. Mais uma vez obrigada por todas as dicas me ajudou muito!

  85. Dielen

    bom dia Addler
    Sempre desejei muito fazer um curso superior, mas nunca decidi ao certo qual, tanto que fiquei, muitos anos fora da escola, porque tive medo não ter certeza realmente do que queria. Já faz alguns dias que estou pesquisando na internet sobre artesanato, e vi maravilhas. Sempre tive talento em fazer artesanato, sem precisar de aulas, somente olhando. Meu amigo, isto é um talento, para que eu me de bem na área de artista plastico. É uma carreira sólida?

  86. Monica

    Olá, fiz a minha matrícula no curso de artes visuais, para lecionar, mas não sei desenhar, disseram para mim que quando voc~e entra no curso você aprende tecnicas e derepente eu vejo que gosto de alguma coisa ou me identifico em alguma coisa da arte, será que isso pode ser verdade

  87. thales

    ola ! bom eu desenho bem..ai eu queria saber se eu fazer a faculdade de artes plasticas, eu poderia entrar na area de design de games na parte de desenhos conceituais.. que e desenhar personagens criar mapas itens.. fico grato! xD!

  88. Gil Marinho

    Olá Pedro, bom dia, tudo bem?
    Bom primeiro quero parabenizá-lo pelo ótimo trabalho que vem desempenhando ao responder à todas as dúvidas e
    dar várias dicas super úteis e que com certeza serão utilizadas pelos que procuram o seu espaço para falar sobre Artes Plásticas.

    Sou desenhista auto didata desde muito cedo, ganhei fama nas escolas onde passei e
    ganhei algum dinheiro nesta época fazendo capas de trabalhos.
    Uma vez aqui na cidade de São Paulo fiz um curso técnico no SENAC SP e me tornei web designer.

    Agora voltei a repensar minha carreira e dicidi voltar ao meu sonho de ser ilustrador,
    então visualizei-me lá no futuro sendo ilustrador durante o dia trabalhando em casa e dando aulas em universidades durante à noite.
    Farei o curso Licenciatura em Artes Visuais e posteriormente Pós Graduação em Docência no Ensino Superior.

    Como foi dido, o artista precisa trabalhar no que ama e às vezes nem sempre traz o retorno financeiro necessitado então é preciso ter uma outra profissão para que garanta a sua tranquilidade financeira, a pegunta é: Pra me tornar um ótimo Ilustrador e Professor, estou planejando corretamente esta minha meta?

    Um abraço e mais um vez, parabéns!

  89. Stefane

    gostaria de saber qual a diferença entre artes plasticas, artes visuais e arte e midia, pois em um site que pesquisei dizia que os três eram a mesma coisa :s

  90. Fábio

    Olá, eu tenho 16 anos e faço o ensino médio e estou em dúvida entre a artes plásticas e moda. Por que eu gosto de desenha mas não desenho muito bem e sempre meus desenhos ressaltam as roupas bem detalhadas mesmo sendo desenhos simples e nada técnicos, eu queria saber se pra ser um artista plastico tem que ser um ótimo desenhista.

  91. Ana Maria

    Olá,
    Fiz 2 anos de faculdade publicidade e propaganda ,gostei mas tive que trancar , sei desenhar o basico sempre gostei de fazer desenhos quando pequena e todos me elogiavam muito , mas conforme fui crescendo nunca pensei na ideia de investir nessa area,gosto de musicas,fotografia,tv,cinema gosto muito dessas atividades mas não consegui ainda me localizar se deve focar em desenho mesmo ou outra atividades dessas que falei , qual seria sua opinião ?? sou timida para falar em publico mas amo essas area e também adoro historia, ja pensei em ser arqueologa tb, mas nada parece dar retorno financeiro rapido e bom né tenho medo..

  92. Ana Maria

    Esqueci de falar, trabalhei com vendas e fui muito bem como vendedora por telefone e msn, sou boa para vender, mas não me acho uma pessoa muito criativa essa é minha grande duvida de entrar nessa carreira que precisa ser criativa para se destacar dos demais.

  93. Fabio de Melo

    ola, a minha duvida e o seguinte, Bacharelado em artes plastica pode da aulas, em faculdades

  94. carla

    oi eu gostaria de tirar uma dúvida.artes visuais e artes plásticas são a mesma coisa?

  95. Cristiane

    Oi!! Eu preciso de um conselho, por favor. Eu me formei ano passado, tentei engenharia de produção e não passei, fiz cursinho esse ano e tentei engenharia de produção de novo, estou esperando o resultado sair, nesse meio tempo eu fiquei na duvida se era esse mesmo o curso que devia fazer por que sempre gostei de desenhar e tudo relacionado a arte, e gosto também de matemática, pensei em fazer artes plásticas mas tenho medo com relação a questão financeira, além do mais os meus amigos me desencorajam.

  96. Elon Fábio

    Olá , tenho 16 penso em ser artista plástico, queria saber se com 16 anos posso fazer o curso , se não, o q me aconselha ? Obrigado dês de já

  97. Lavinia

    Ola me chamo lavinia tenho 16 anos…. Trabalho no ramo d desenho num estudio na minha cidade a 3 anos, ganho razoavelmente bem pra alguem da minha idade… Se continuar na minha carreira e quem sab eu consigua trabalhar pra uma revista, é necessario q eu tenha uma formação em artes plasticas? As oportunidades melhorarão com uma formação?

  98. Emerson

    Gostaria de uma ajuda de vcs moro fora do pais e pretendo retornar para cursa uma faculdade de artes plástica, quais faculdades particulares que ofereçam esses curso e os requisitos necessário para poder prestar o vestibular ,pois acredito que federal ou estadual levara algun tempo pois a concorrência seja maior . Ja trabalho com artes . Algum tempo. Mais estou meio perdido. Procuro informação para não ficar perdido ao retornar . Já tenho 36 anos e gostaria de nao perder mais tempo. Muito obrigado pela atenção. Me desculpe por incomodar

  99. Cris

    Olá! Fiz a prova de habilitação para fazer o vestibular de artes visuais (em Porto Alegre-RS), porém fui reprovada… adoro fotografia artística e relacionados, e essa faculdade poderia ajudar muito (certo ou errado?)… pelo fato de eu ter sido reprovada no teste, não acho legal eu fazer um curso preparatório para conseguir ser aprovada na prova de habilitação, pois penso que, se não passei, é porque não tenho capacidade suficiente para desenhar… e penso que, mesmo se eu passasse no teste de habilitação e no vestibular, eu sofreria depois na faculdade com os desenhos e pinturas (não é?). Sempre gostei de desenhos livres, de composições diferenciadas, montagens, composições surreais tanto em desenhos quanto em fotos, mas realmente não levo jeito para “desenhos perfeitos”. Gostaria de ouvir alguma dica, pois realmente há poucos cursos que me interessam, e o de artes visuais sempre foi o que mais chamou minha atenção. Obrigada.

  100. kelly

    Quero fazer artes plasticas, mas em todo lugar que procuro perto de onde moro, só tem artes visuais. Gostaria de saber se artes plasticas e visuais são a mesma coisa, se não qual a diferença?E onde posso achar uma faculdade de artes plasticas. Agradeço se puder me ajudar

  101. PalomaLeal

    Desjo muito seguir a carreira deartes plasticas, principalmente artes visuais…
    Gostaria de saber que curso antes da faculdade poderia ta fazendo para poder estar abrangendo meu conhecimento na na carreira?

  102. Lucia Nogueira

    Adorei os testes vocacional e de personalidade pois mostraram exatamente o que gosto de fazer, o que me realiza e o que sou. Me ajudou muito pois estava prestes a abandonar uma atividade que agora sei, tem tudo a ver comigo.Além do mais, conhecendo também o meu tipo de personalidade, posso me aceitar sem me sentir deslocada do mundo e trabalhar meus pontos fracos.

  103. Maria Elisa Cunha

    Tenho 44 anos e estudo artes no Atelier há 4 anos, sou fascinada. Gosto de desenhar e pintar telas…também amo criar e ou reproduzir trabalhos com material reciclável,Minhas colegas de curso dizem que sou muito criativa, algumas pessoas dizem que sou artista. Na verdade gostaria de saber se o curso no Atelier com a professora de Artes formada e habilitada poderia ser reconhecido em algum caso de trabalho nessa área ou as técnicas que lá aprendo e aperfeiçoo ficam somente pra exploração em meus trabalhos?

  104. erika

    u.u gostei eu amei eu sei fazer arte eu sou muito boa fazendo isso

  105. Ednilson

    Oiiiiiiiiiiiiiiiii,tenho quase 16 anos e gosto de desenhar que é umas das coisas que me traz prazer,impreciono algumas pessoas pelo meu talento,mas NAO me garanto como um proficional,gosto de mecânica,mas nao gosto taaatoo de matematica,porq demoro um pouco para compreender porq sao muitas matérias que eu nao gosto,eu queria ser um artista plástico!!!,”dica” NAO sei mexer em computador “legal”eu queria algumas informaçoes para minha area que é o “desenho”,eu tambem quero saber,se vou ter um bom benefícil econômico?,POR FAVOR me respondam

  106. Janine Sant'Anna

    Quem faz essa graduação pode dar aulas?

  107. Guilherme

    Olá!
    Depois de muita, muita pesquisa, decidi que vou cursar Artes Plásticas.
    Tenho talento para o desenho e as pessoas sempre elogiam os desenhos que faço.
    Porém não sou lá muito criativo, isso seria um empecilho ?

    Obrigado. :]

  108. Anderson da Silva

    Oi :)
    Eu gosto muito de Design Gráfico/Comunicação Visual, mas ele é um curso dentro de Artes Plasticas ou é um curso separado? E a areá é muito concorrida? Eu vi que tem Design Editorial, atualmente, com internet etc, ainda vale investir nessa areá?
    Eu tenho essas dúvidas. Muito obrigado.

  109. jailton

    E ai pedro,eu tenho 18 anos,e desenho desde sempre,e eu nunca fiz nenhum curso,nada..;mas eu ja aprendi muita coisa,minha area é a criação
    O grafite de lapis,e o realismo,procuro sempre a perfeição,e ja tirei até uns dretratos,estou tentando aprender a tatuar,mas ñ tenho incentivo,nem tempo,nem oportunidade de me fixar,em algum estilo,ja q eu tenho dom,graças a Deus,e desenho dquase de tudo,e por trabalhar e ,estudar meus
    Desenhos ficam meio largados;sabe como posso ser ajudado,é meu projeto para a vida inteira,ser autonomo e viver do q gosta;valeu um abraço

  110. Haroldo wolff

    Sou artista plástica mais de 25 anos, tenho formação artística”,( na época que estava começando artes plásttca existir no Brasil, pois antes era Belas Artes) porém não aceito essa questão formal para se dar aulas. O importante é o potencial artístico do artista essa é uma visão extremamente acadêmica…
    Será que um Claude Monet, um Picasso não poderiam dar aulas?
    Venho de uma familia de artistas plasticos, pintores minha vida é feita através da arte…tenho a certeza dentro de mim que o meu lado pleno é livre e sem formas para a minha potencialidade criativa.

  111. Derlânia

    Olá, fiquei interessada em fazer Artes Plásticas.
    Sou apaixonada por fotografia e estou a procura de um curso que se encaixe a o que gosto.
    Se por acaso eu optar em fazer Artes Plásticas posso atuar em algo relacionado a Fotografia?

  112. Derlânia

    Olá, fiquei interessada em fazer Artes Plásticas.
    Sou apaixonada por fotografia e estou a procura de um curso que se encaixe a o que gosto.
    Se por acaso eu optar em fazer Artes Plásticas posso atuar em algo relacionado a Fotografia?

  113. DANIELI

    Olá, minha mãe esta fazendo lindas peças em madeira no estilo rústico. Exemplo: Ela pega uma lasca de madeira na natureza e a transforma em um lindo relógio ou em várias outras formas. Ela é uma artista somente, levando em consideração que começou isso na marcenaria do esposo dela, e ela não fez nehum curso sobre isso. Ou qual nome define o que a minha mãe faz?

  114. Alberto

    Gostaria de saber de quais profissionais se precisa para um bom funcionamento de uma galeria de arte

  115. vivian carmona

    coninuo em dúvida pois amo artezanato,e não sei o que estudar para isso.algum segmento das artes plasticas me levará a isso?
    abraços.

  116. Antonio

    Favor o artesão e o artista plástico são considerados mesma profissão? Como fazer para ter carteira profissional de artesão e artista plástico? Se são mesma profissão, eu tendo carteira escrito artesão serve como se tivesse carteira de artista plástico? Ou vice-versa?
    Obrigado.

  117. mayte

    olá gostaria de lhe fazer uma pergunta. Qual a diferença entre pintor de quadros, de arte e artista plastico?
    Pra ser artista plastico precisa ter diploma? Não seria o caso de musicos e cantores que não têm diplomas, mas que são talentosos?
    Muito obrigado pela atenção
    Fabio
    Responder

  118. Thauane Silveira Ferreira

    Quanta dedicação pelas artes plásticas.Também creio que elas são fundamentais para todos nós.Gosto muito delas pois além de mostrar muita curiosidade , talento e criatividade, ela tem muitas relações com a matemática :-)

  119. Thauane Silveira Ferreira

    Fábio estou fazendo um trabalho de matemática e o professor me pediu para pesquisar sobre a relação da matemática com artes plásticas.Mas isso eu já pesquisei só que o problema e que não sei explicar com minhas palavras quais são as relações e também não consigo entender e explicar o que as artes plásticas de Tarsila do Amaral tem haver com a matemática tirando a geometria.Então queria saber se o senhor poderia me ajudar fazê-lo.Tenho 10 anos de idade.Mostre mais um pouco de seu talento gostei muito de suas artes.

  120. Danusia

    Olá!

    Eu faço ADM gosto do trabalho, já trabalho na área. Mas o que me encanta, o que faz meus olhos brilharem são artes plásticas. Adoro desenhar e sempre procuro criatividade ao apresentar algum trabalho, invento peças e os professores adoram. Eu amo culturas diferentes, gosto de filosofia, fotografia, enfim amo tudo isso, mas o que tenho facilidade é para desenhar, me emociona. Porém não sei o que fazer, como fazer…já pensei em moda, design de interiores, pintura em tela, dança…mas tenho muito medo de arriscar não sei o que fazer. me dá uma dica de como matar essa dúvida! Por favor, por favor! rsrs

  121. carlos

    Oi…fiz um teste vocacional…e me identifiquei com artes plásticas,apesar de nunca ter desenhado estou pesquisando tudo que posso, gostaria de uma ajuda pois tenho 24 anos estou dando inicio no ensino médio e quero estar decidido na minha escolha não posso mas perder tempo preciso de ajuda.
    Por favor preciso mto de ajuda .

  122. matheus

    Gostaria de perguntar uma coisa. Eu simplesmente adoro arte, planejo ser artista plastico mas não sei se tenho talento por isto estava pensando em estudar historia da arte…é possivel ser artista sem talento?

  123. Cesar santos

    Sou formado em pedagogia ,gostaria de me especializar em artes,para dar aula para crianças ,qual Pós de artes devo fazer?

    • raquel

      ola,estou querendo saber a mesma coisa que voce ok,se ficar sabendo me avise ok muito obrigada,já sou formada em artes plasticas ufg

  124. gi

    Muito interessante!! gostei do site. Com certeza vou me ater mais de agora em diante sobre essa questões que envolvem a vocação.

  125. fabio gomes

    sou um artista plastico, mas sou alto de data,TENHO O DOM… e segundo o papo popular é que o artista plastico tem que ter diploma de faculdade para ser reconhecido, mas o que vai contra essa via, é nada mais nada menos que leonardo da vinci,michelangelo,mestre vitalino,e outros que se destacaram com suas artes.
    no meu entender o artista tinha que ser um ser livre de qualquer coisa ou influencia esterna,e pela sua criatividade desenvolver o seu propio estilo retirando de experiencias da vida, e não de outros artistas pois seria plagio, se considerarmos que todo artista tem que ter diploma universitário para ser considerado como o mesmo, então o que dizer das pinturas rupestres em cavernas? isso não foi feito por artistas? e as pinturas e artes egipcias o que eram então?
    eu vejo um mundo que se fecha para a criatividade e a simplicidade da verdadeira arte, por causa do dito diploma…
    sou um artista que não segue tendencias pois sou livre!

  126. Janaina Ladeira

    Olá Pedro, Percebi que você dá ótimas dicas para o pessoal que te escreve por isso, resolvi pedir um aconselhamento também. Tenho 38 anos e sou Engenheira Eletricista porém, tenho bastante interesse por Artes também. Sempre me envolvi com Dança e desenho. Agora, meu interesse é pela Pintura em Tela porém, são tantas escolas em São Paulo e tantos professores que fico confusa. Gostaria de tentar um curso livre antes de tentar uma Faculdade porque não penso em seguir esta carreira, pelo menos, por enquanto. Já pesquisei algumas escolas como Recriarte, ABRA e Arte SP e também tem alguns artistas muito bons que dão aulas. Minha dúvida é: fico em uma escola grande ou aprendo com um artista específico? Qual sua sugestão? Desde já, agradeço a atenção.

  127. Andréa Rodrigues

    Olá!…

    Começarei o curso em Artes Plástica na Federal do Espírito Santo-UFES em outubro/2013, não é licenciatura e sim graduação em bacharelado…Gostaria de lecionar após término do curso…Quais os procedimentos?…Poderei enquanto estudante optar por matérias na área de educação, assistindo aulas em outros cursos, por exemplo, arte visual(licenciatura),porém, meu diploma, gostaria que fosse como Artista Plástico…ou terei que fazer complementação pedagógica e qual a carga horária exigida, após me formar? Grata!

  128. paulo

    oi gostaria de sabe. pinto tela a quatro ano,conheci varios artista plastico prendi tequinica te pintura variadas.dezenvovi um estilo devo tenta apresenta expo em galerias?

  129. Marcia

    É possível ser artista plástica sem saber desenhar?

  130. Verônica

    Olá Pedro. Tenho 24 anos e sou formada em Turismo, porém, apesar de achar interessante o que essa área tem a oferecer a humanidade, ainda não consegui encontrar minha paixão nisso. Pensando nesses últimos tempos senti a vontade de estudar e seguir outro rumo na minha vida. Sou apaixonada por artesanato e admiradora dos trabalhos manuais em geral, e sempre quis estar envolvida de alguma forma nesse mundo. Já fiz bijouterias, filtro dos sonhos, caixas de papelão, tapetes em tela, e gosto também de colorir mandalas… pequenas e simples atividades que me fazem/faziam sentir realizada e fazendo algo que gosto. Porém, não entendo nada de técnicas, nunca fiz nada que fosse grandioso, somente coisas simples, e meus desenhos também são bem simples quando os faço. Mas sei tenho uma certa facilidade para desenvolver trabalhos manuais, e um dos motivos para querer estudar Artes Plásticas é a tentativa de encontrar meu rumo na arte enquanto estiver estudando. Uma opção que me agradou bastante também é a possibilidade de lecionar Educação Artística para o ensino fundamental, pois seria uma forma de tentar fazer a diferença na vida dos jovens através da arte.
    Como tenho lido por aqui, acredito que vc poderia me ajudar com um conselho dizendo se ao optar por Artes Plásticas eu estaria no caminho certo, ou se eu já deveria ter algum tipo de trabalho constante que envolva a arte para fazer essa faculdade.
    Obrigada!!

  131. Leandro

    Olá gostaria de saber se existe um potencial mercado dentro das artes plásticas na area de decoração e design.

  132. Miquéias de Jesus

    Olá. gostaria que me dessem uma certeza, eu desenho desde os 4 anos e sempre fui talentoso é um misterio dentro de mim.que quero aprofundalo, consigo dominar muito rapido varios desenhos. por exemplo rostos, paisagens etc: vou começar a pintar em quadros, caso um dia, eu não cursar uma faculdade mesmo assim posso ser reconhecido? relato essa pergunta como o caso da artista Akiane.

  133. Adriane Castillo

    Pelo que vejo, a vida de um artista não é nada fácil, sendo reconhecido com certeza pode demorar, não é ? (isso não significa que vou desistir dessa carreira, é meu grande sonho, desde criança, ser uma artista, mesmo que não seja reconhecida.

  134. Antonia Moraes

    Mirian, parabéns pela atitude de orientar jovens estudantes na questão profissional, isto os tira da ilusão e conduz a realidade. Gosto muito de artesanato, tem uma técnica chamada patchwork ,que se produz colchas e outros produtos com tecido,por acaso voce sabe se em algum destes cursos ligados a Belas Artes é ensinado essa técnica ?, ou sabe de alguma instituição séria e qualificada que ensina tal técnica em Belo Horizonte,Minas Gerais? .Muito obrigada pela sua atenção.Abraço.

  135. guilherme

    eu estou fazendo um trabalho de escola e queria saber quanto custa uma faculdade de artes plasticas e quanto tempo dura e o nome da faculdade

  136. Ronaldo

    Bom dia !

    Solicito informações sobre:
    “Salão de Artes Plásticas de Carreira”.

    O que caracteriza um Salão de Carreira ?

    É posssível em um mesmo Salão serem utilizadas as técnicas abaixo ?
    - Pintura (óleo sobre tela, pastel, etc.).
    - Desenho.
    - Escultura.
    - Gravura.
    - Fotografia.
    - Arte decorativa.

    Existe algum “Estatuto” ou “Regulamento” onde estão previstas todas as normas de um Salão de Carreira ?

    Caso haja, solicito receber as referidas informações no e-mail abaixo:

    ronaldo@cgcfn.mar.mil.br

    Obrigado.

    Ronaldo.

  137. vandete artur

    faço quadros lindíssimos com agulha magica ,gostaria de saber se me enquadro como artista plastica

  138. Fernando Ruiz

    Olha, eu pinto quadros há alguns anos. Criei poucos, pois meu tempo é curto pois trabalho em dois empregos. Mas quem viu meus quadros (embora sejam pessoas relativamente cultas não têm conhecimento técnico) disseram que são ‘únicos’. Pinto quadros abstratos com uma técnica que adquiri ‘sem querer’. Então fui, quando me sobrava um tempinho, desenhando e os achei assim… especiais, pois então comecei a pesquisar sobre essa área. A pergunta é: Quem pode definitivamente avaliar se minhas obras são Lixo ou Luxo??

  139. shiva murah

    Descobri meu don muito cedo mas não foi fácil acreditar , na possibilidade de ganhar a vida fazendo arte… mas o mundo precisa muito dos artistas … e se você for dedicado pode valorizar suas obras , e ser um criador de jóias … um garimpeiro de suas próprias pedras preciosas e com muito esforço deixar um tesouro para a posteridade , pois a arte é a mais alta manifestação da alma. Tenham fé.

  140. Maria Carolina de Gusmão Lima

    Oi, vou começar a fazer curso de artes visuais, gosto muito de artes, mas não sei desenhar muito bem ! Vou começar ano que vem e estou com medo, será que não vou conseguir por esse motivo? sera que la eles vão ensinar ?

  141. Andry Silva

    Boa noite, eu sou artista de rua começei a fazer graffiti em 2009 eu pinto e um so estilo, um estilo chamado BOMB, e um estilo de graffiti mas vandal de letras com o apelido do artista, eu venho estudando outros estilos recentemente, uns estilos de letras mas trabalhados e com personagens, eu nao sou muito criativo, nao consigo criar meu proprios desenhos, mas eu consigo desenhar bem, o que me falta e so um pouco de criatividade, eu copio na maioria das vezes, alguns detalhes de outros desenhos ate fazer um pra mim, eu gostaria de fazer uma faculdade, pensei em fazer artes plasticas ou artes visuais so que estou em duvida em qual eu me encaixo, poderia me orientar de alguma forma. ficarei grato.

  142. Jéssica

    Olá, minha dúvida é a seguinte. Primeiro, estou me formando em Pedagogia, mas, sempre fui apaixonada por artes (tenho talento, sou excelente desenhista desde criança). Gostaria muito de atuar como professora de Artes. Preciso fazer faculdade em Artes Plásticas, ou posso fazer uma especialização????

  143. cleuza nazare

    Comecei a pintar após minha aposentadoria, depois de estudar dois anos.Elogiam muito minhas pinturas- estilo realista. queria saber se a pintura a óleo está com os dias contados como a mídia vem dizendo.
    obrigada.

  144. Ana Gabriela

    Olá.Fiz a prova do Enen este ano,gostaria de saber quantos pontos devo tirar para fazer Faculdade de Artes Plásticas na Universidade da UEMG?
    Aguardando…

  145. Ruy

    Oi,eu faço pinturas em tela há 10 anos,não tenho qualificação.Gostaria de saber se tem alguma faculdade de artes plásticas que posso fazer pela internet.Sou cadeirante e fica mais difícil sair de casa.

  146. yvana

    Esse guia de carreira é muito importante como informativo, ienterativo, ajoda a tirar as dúvidas acerca da carreira, gostei também poque sou arte educadora com licenciatura e especialização em artes plásticas!

  147. Luciano bahia

    oi gosto quando eu era criança chorava pelo um lapis e papel para denha hoje pintor quadros mais e muito dificio essa aria da arte faço isso poque gosto um dia um pintor disse para mim que minha pinturas e muita simples mais na verdade pode ser mais ne uma exposição que eu ele fez foi o meu que foi escolhido para presetia a Predente dilma e ja participei de arte visuais fiquei em segudo lugar ser fala jar vedei alguamas mais não e por dinheiro que faço isso e por gosta mesmo que ser fosse por grama ja tinha desistindo

  148. Kleyse Novais

    Olá, parabéns pela sua dedicação. Por favor me ajude com sua opinião,eia artística tenho uma veia artística pulsante, amo ARTE num todo, meu maior talento e dom e o canto, mas amo fotografar também, e pinturas em geral, mas nunca tive tempo nem mesmo para me desenvolver nessa área, penso que me dedicar só ao canto seria muito limitador, será que devo ingressar em artes plasticas. Pensando primeiramente em dar aulas coisa que amo muito também. Obrigada desde já, um grande beijo

  149. Laura

    Qual a diferença entre artes plásticas e visuais? Não seria o caso de juntar os dois cursos? Eles são praticamente iguais.

  150. Lucas

    Até que não é uma má ideia…
    Sempre me destaquei mais em artes…

  151. jacy

    Olá, estou num grande dilema, estou no 3 periodo de arquitetura e urbanismo, amo desenhar e pintar, mais a disciplinar de história da arte, não me caiu bem, tenho dificuldade em assimilar o conteúdo, mais, gostaria de dar aulas de desenho e pintura, qual a faculdade que devo fazer, estou com grande dúvida.

  152. Marcio Lopes

    Sou aposentado por invalidez e pinto tela e escultura de gesso mas não tenho diploma.Gostaria de de vender minhas telas e estátuas.Mas como fazer?

  153. Cleo Duarte

    Olá Pedro,formei-me em Licenciatura em Artes plasticas pela Faap e logo voltei para a minha terra, Porto alegre e por força das sircunstâncias abandonei minha carreira que estava apenas começando e hoje após 11 anos desejo voltar e estou totalmente desatualizada.
    Estou em dúvida entre dar aulas de Artes plasticas ou fazer um curso livre de restauração de livros ou escultura. O que me aconselha?Poderia escrever também para meu email? Abç

  154. Sonia Sacht

    olá! Sou uma pessoa apaixonada por artesanatos: croxe, tricô, macramê, pintura em tecido etc… gostaria de saber se cursando Artes Pásticas eu posso dar cursos nestas áreas. desde já agradeço.

  155. Helenita de Castro Tomazetti

    Olá!!!! Gostaria de saber se existe o Conselho que habilita os profissionais da área artística de um modo geral, ou tem especificação, como arte plástica?

    Aguardo reposta, com votos de estima e consideração.

  156. Gabriele

    Oi queria saber se eu fizesse o curso de Modelagem de vestuário também serviria como auxilio Para a carreira de moda e de artes plásticas ?

  157. Anilce leopoldino

    olá gostaria de saber se artes plásticas e a mesma coisa de artes visuais, me ajudem, pois quero ser uma professora de educação artística que é o meu sonho,me responda pelo meu imail por favor, quero fazer essa faculdade

  158. Anilce leopoldino

    quero ser professora de educação artística
    gostaria de saber qual faculdade que preciso fazer
    para exercer essa profissão?

  159. gabriela alves

    ola, preciso de ajuda não sei o que fazer, tenho talento para desenhar mas não tenho aquela perfeição atualmente…ainda faço copias de desenhos, queria saber qual seria meu ramo de profissão, se seria com artes plasticas ou artes visuais?

  160. Augusto Rogaciano

    ola eu gosto de arte tenho talento, mas preciso saber em que instituto de arte poso me enquadrar?
    Eu sinto que ser artista plastico e ter a vida em suas mão…. A arte e vida a arte respirar o ar puro da natureza..

  161. Lívia Mestre

    Olá! Hoje eu curso o terceiro ano, e estou a poucos meses do enem, mas há um grande problema: não sei qual curso escolher.
    Tenho afinidade com as habilidades manuais, uma paixão por desenho, espirito de liderança, facilidade de administração e gosto do contato direto com pessoas. Teria algum curso no qual posso me encaixar bem?
    Pensei em Artes Plásticas pois é um curso muito manual, mas tenho bastante medo do mercado de trabalho e não tenho muita visão sobre como trabalhar e entrar no mundo artístico ao final do curso.
    Dentre outras dúvidas, algo que também me incomoda bastante é a diferença entre artes plásticas e design.
    Espero poder ser ajudada!!

  162. Laura

    A cada dia que passa sou mais apaixonada pela Arte. Poderia escrever um texto enorme mas eu acabaria voltando ao início.
    Como é que pode algo ser tão perfeito em todas suas cores e formas?
    A cada dia que passa sou mais apaixonada pela Arte.

  163. aninha

    Olá queria saber quanto tempo de curso leva pra ter um bom diploma em artes plásticas?

  164. Ottome Friend

    Olá!
    Eu tenho uma questão : a Faculdade de Artes Plásticas tem algo a ver com a profissão de Game Desingner? É porque eu estive conversando com minha mãe sobre a possibilidade de eu me tornar uma Game Desingner na maioridade e ela citou essa faculdade… E outra coisa ; há Faculdade para ser Game Desingner ou só com curso mesmo?
    Desde já,obrigada.

  165. Hérica Marques

    Olá, gostaria de saber se com um curso superior de tecnologia em design gráfico e com uma pós graduação em ensino de artes:técnicas e procedimentos 495 horas.Com esta formação posso fazer um concurso na área da educação para dar aula de artes?
    Obrigada!!!

  166. Maria Luiza

    Oi,eu quero ser futuramente um “Oleiro Cerâmico”…Então qual faculdade devo fazer?

  167. Bianca Sousa

    Queria tirar uma duvida,gosto muito de desenho e moda porem nao desenho muito perfeito e por isso tenho duvida em fazer moda ou artes plasticas.

  168. Leo Gomes

    Amo desenhar desde que me entendo por gente, porém, nunca me interessei por computação ou informática e o tópico “Pontos Positivos da Carreira de Artes Plásticas:” aborda só esse assunto, sendo que prefiro trabalho braçal. Isso quer dizer que se eu investir só na parte braçal da carreira artística vou ter menos ou nenhuma chance de sucesso nessa área? Me deem dicas de como posso aproveitar essa carreira para o futuro. Agradeço desde já ^.^
    Leonardo.

  169. Maria de Fátima

    O meu filho tem 16 anos ele faz uns desenho bem largas,como posso fazer pra vcs dar uma olhada nesses desenhos? muito obrigado eu aguardo retorno…

  170. Rafaela

    Olá….

    Gostaria de saber qual a diferença entre artes visuais e artes plásticas?

    Obrigada

    Rafaela

  171. Leonardo

    Eu me senti interessado por essa area principalmente quando eu vi a grade curricular.Tenho 23 anos e eu sei desenhar, porém os meus desenhos nao são de nível realista.Quero fazer o curso porque alem de gostar de desenhar gostaria de aprender novas técnicas e aplicar isso em uma outras duas coisas que eu gosto animação e jogos.Eu estou fazendo curso de informatica para aprender programação para aplicar em jogos e depois eu estava pensando em fazer um curso de artes plasticas.Eu queria saber se o fato de eu querer ter dois cursos tão diferentes,pois um segue a razão e o outro um lado mais intuitivo me prejudicariam na hora de tentar encontrar um emprego depois?

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!