Ciência e Tecnologia

Astronomia

O profissional de astronomia usa a tecnologia para estudar o universo em toda a sua grandeza e potencial. É um pesquisador que cria mapas galácticos, pesquisa os corpos celestes, faz análises teóricas e também testes práticos.

A Carreira em Astronomia

Astronomia

Habilitação:
Astrônomo
Duração do Curso:
4 a 5 anos
Area:
Exatas
Atributos do Profissional:
Raciocínio Lógico e Observação
Salário Médio:
R$ 2445,00

O Astrônomo (profissional de Astronomia) é o cientista que estuda o Universo e todo tipo de acontecimento que se dá fora da terra.

Como não é possível ainda viajar pelo universo para pesquisar pessoalmente, grande parte da ciência da Astronomia é construida com base na observação.

A astronomia, palavra que vem do Grego e significa “Lei das Estrelas”, busca entender e explicar os fenômenos do universo sempre com o objetivo de aplicar estes conhecimentos aqui na terra e também no futuro, quem sabe, usa-los para poder explorar e colonizar o espaço.

Considerada uma ciência generalista (que envolve muitos ramos diferentes de conhecimento), a Astronomia é baseada principalmente na física, química e matemática.

O profissional de astronomia durante as suas pesquisas e suas observações espaciais analisa os corpos celestes em todas as suas características: evolução, composição, tamanho e principalmente suas propriedades físicas, tais como temperatura, distância da terra, gravidade, idade, movimentação e intensidade luminosa (quando se tratam de estrelas).

O Universo ainda guarda muitos segredos a serem descobertos e muito potencial para a civilização humana, estamos apenas engatinhando no domínio das tecnologias de exploração e colonização do espaço.

O Curso de Astronomia

Embora as pessoas de um modo geral tenham na cabeça a idéia de que o astrônomo é aquele profissional que passa o dia com o olho grudado no telescópio olhando para o espaço, hoje em dia o trabalho e os estudos do profissional de astronomia estão um pouco diferentes.

Como hoje em dia quase toda galáxia próxima a terra (sistema solar e áreas próximas) está mapeada e esquadrinhada os trabalhos e pesquisas da astronomia moderna são quase na sua totalidade feitos através de poderosos computadores e equipamentos físicos gigantescos instalados em pontos estratégicos do mundo (observatórios, radio-telescópios, etc…)

Por isso durante o curso de astronomia é fundamental que os alunos além de estudar a teoria sobre a dinâmica espacial, aprendam também a usar e dominar estas tecnologias para que possam utilizar e interpretar os dados coletados.

Durante os primeiros anos do curso de astronomia o aluno irá estudar uma forte base teórica de física e matemática avançadas.

A partir do terceiro ano do curso de astronomia, o foco se torna mais prático e o aluno passa também a estudar programas de computador tais como MatLab (muito útil para cálculo número e cálculo vetorial) e fazer algumas experiências em laboratório.

Radiotelescópio de Arecibo

Grade Básica do Curso de Astronomia

  • Cálculo Básico
  • Álgebra Linear
  • Equações Diferenciais
  • Física Clássica
  • Mecânica Clássica
  • Eletromagnetismo
  • Química Básica
  • Mecânica Celeste
  • Astrofísica
  • Física Quântica

Melhores Faculdades de Astronomia

Fique por dentro das instituições de ensino superior que ofertam o curso de Astronomia e possuem qualificações perante o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). É sempre importante ressaltar a importância do reconhecimento dos cursos perante o Ministério da Educação, para que o mesmo seja válido e possa garantir um diploma ao jovem profissional formado.

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
  • Universidade Federal de Sergipe – UFS
  • Universidade de São Paulo – USP

A Astronomia e a Tecnologia da Terraformação

Astronomia

A Terraformação é uma tecnologia futura (ainda não temos tecnologia e recursos para aplicá-la) baseada na Astronomia e na Engenharia.

Terraformação, que literalmente quer dizer “transformar na terra”, consiste em pegar um planeta e transforma-lo em um mundo habitável pelos humanos.

Quando um mundo é terraformado ou terratransformado o seu ar se torna respirável aos humanos, plantas terrestres podem ser cultivadas (tornando o mundo verde) e a sua temperatura se torna agradável.

A Astronomia há mais de 50 anos vem buscando nesta e em outras galáxias mundos que possam ser habitados pelo ser humano para que possamos expandir os nossos domínios mas até agora encontrou pouquíssimos planetas com essas características.

Sempre que a astronomia encontra um bom candidato para abrigar a vida humana ou o planeta é muito frio ou é muito quente ou não tem recursos básicos como água por exemplo (planeta seco ou desértico).

É neste ponto que entra a tecnologia da terraformação para auxiliar a astronomia: como é difícil (alguns cientistas consideram impossível…) encontrar um mundo que naturalmente possa abrigar a vida humana, cabe a nós humanos transformar os planetas que tenham potencial para isso.

Durante o processo de terraformação de um planeta ou lua (isso mesmo luas com tamanho suficiente também podem ser transformadas!!) o frio deve ser aquecido, o calor abrandado e a atmosfera deve ser modificada para que tenha oxigênio.

Para realizar este processo, além dos conhecimentos de astronomia também podem ser usadas tecnologias como efeito estufa para aquecer planetas frios, escudos solares para resfriar mundos quentes e também bactérias para produzir oxigênio.

Quando houver um nível mínimo de oxigênio podem ser introduzidas plantas e quando houver um nível bom de oxigênio, animais e humanos.

Ainda não temos recursos e tecnologia suficientes para terraformar nenhum planeta nos próximos 50 ou 100 anos, mas em breve a humanidade poderá dar mais esse grande passo na astronomia.

Três principais motivos que impedem que planetas sejam terraformados:

  • Tempo: Com as tecnologias que temos hoje em dia levaria milênios para terraformar um mundo de tamanho médio, a humanidade não dispõe deste tempo todo.
  • Distância: Como hoje em dia ainda dispomos de naves e veículos espaciais primitivos não podemos realizar viagens muito longas pelo espaço. Para chegar a Marte por exemplo, um planeta próximo, a viagem com os foguetes atuais levaria 3 anos !!
  • Custo: Ainda não dispomos de dinheiro e recursos suficientes na terra para fazer a terraformação de um planeta. Esse projeto demandaria trilhões e trilhões de dólares e recursos, ainda há muita coisa a ser resolvida aqui na terra primeiro.

Confira abaixo as principais fases pelas quais passa um planeta que está sendo terraformado:

1° Fase: Chegada

Após os especialistas em astronomia encontrarem um bom planeta, os engenheiros de terraformação desembarcam e começam a montar suas bases para o futuro projeto. Como o planeta ainda é hostil, em geral estas bases são subterrâneas e o oxigêncio é artificial.

2° Fase: Matando a Sede

Segundo a astronomia, para que um mundo seja terraformado, seus polos, sua atmosfera ou alguma região devem conter uma boa quantidade de água. Esta água é então transformada no estado líquido e mares começam ser enchidos.

3° Fase: Introdução da Vida

Para que a vida tome conta de um planeta, deve ser introduzida aos poucos, no começo da terceira fase, somente bactérias são usadas, quando o nível de oxigênio subir são introduzidas plantas primitivas tais como samanbaias e no final árvores de vários tipos.

4° Fase: Colonização Humana

A medida que as plantas se expandem e tomam conta da crosta do planeta o oxigênio vai subindo e a temperatura se estabilizando, em pouco tempo passamos a ter chuvas e podem ser introduzidas outras formas de vida: primeiro insetos (para auxiliar na polinização das plantas), depois pequenos animais e por fim mamíferos, entre eles nós, humanos. A partir dessa fase prédios, cidades e construções externas podem começar a ser erguidos.

Terraformação de um planeta

Especializações da Carreira em Astronomia

Dependendo do perfil do profissional ele pode optar pelas seguintes especializações dentro da carreira de astronomia:

  • Divulgação / Exposição Científica: O profissional de astronomia especializado em divulgação científica coordena palestras e mini-cursos sobre diversos assuntos relacionados a ciência e astronomia geral. Pode também trabalhar coordenando laboratórios de ciências para o ensino médio ou então em museus que tenham a ciência e tecnologia como tema.
  • Docência (Ensino): O profissional de astronomia especializado em docência pode usar seus sólidos conhecimentos em matemática e física para dar aulas destas disciplinas no ensino médio. Se for um profissional com nível de especialização mais alto (mestrado, doutorado, etc…) também pode dar aulas de matemática e física avançadas em faculdades, inclusive nos próprios cursos de astronomia.
  • Pesquisa Astronômica: Considerada por alguns a principal ramificação de carreira dentro da astronomia, o profissional de astronomia especializado em pesquisa trabalha em institutos de pesquisa astronômica e em universidades, também pode conciliar a atividade de pesquisa com aulas caso goste de lecionar.

Carreira em Astronomia: Aspectos Negativos

A Astronomia é considerada uma carreira científica “hardcore” e que exige muito estudo e dedicação por parte dos profissionais. Prepare-se para encarar equações matemáticas de várias dimensões e problemas de física como você nunca viu !!

Carreira em Astronomia: Aspectos Positivos

O ponto fraco da astronomia também pode ser visto com seu ponto forte, por ser considerada uma área difícil há poucos profissionais formados e ótimas oportunidades sobrando.

Outro ponto positivo é a possibilidade de fazer intercâmbios e trabalhar no exterior, se o profissional de astronomia tiver uma boa formação e souber falar Inglês, por exemplo, nada impede dele ir trabalhar na NASA ou na ESA (Agência Espacial Européia).

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. Thalita

    É Fascinante!
    vou prestar este ano para Astronomia e cada vez mais eu me sinto atraida por esta profissão.

    • lucas jardel

      você vai conceguir!

      • Gabrielli

        olá pessoal,sou gabrielli eu tenho apenas 13 anos e sou apaixonada por astronomia. fico o dia inteiro vendo tudo o que for preciso para ter uma faculdade bem sucedida em breve. esse ano vou pra oitava serie,e assim que acabar vou querer fazer uma faculdade de astronomia,e ja procuro saber desde de ja tudo sobre isto. gostei do site,se alguem souber de mais alguns site de astronomia me avisem…..!

        • wesley saturnino

          boa sorte gabrielli. epero que vc consiga estou no 1 ano do ensino medio e estudo em casa me preparando para os vestibulares..
          vc vai conseguir

    • Augusto Cleber

      Eu sempre fui apaixonado por está profissão, fui selecionado para cursa na UFRJ não fui por condições, sou de uma cidade pequena no interior do Pará, Igarapé-açu. espero que no próximo vestibular eu consigar passar e cursar o mesmo.

  2. daniele de araujo

    gosto muito dessa area de astronomia

    meu sonho é seguir esse caminho sera… que existe uma faculdade de astronomia em manaus se existir quero q vcs me avisem por favor!

    • Pedro Addler

      Olá Daniele Araujo

      Infelizmente não temos :( não existe uma universidade pública em Manaus ( ainda ) que tenha o curso de Astronomia.

      • leonaira

        poxa, é uma pena não ter o curso de astronomia aq em manaus mesmo Pedro…;/

      • João Paulo Valeriano (@JoaoEstrela26)

        Também sou apaixonado no assunto astronomia apesar que física e matemática não seja meu forte queria poder seguir essa função que está sempre em amplo estudo fico horas lendo e relendo tudo sobre o assunto as vezes até em debate com amigos

        • jeovane macena

          Olá!
          Sou estudante de astronomia da universidade federal de sergipe e o curso de astronomia é mega interessante estou apaixonado e indico pra qualquer pessoa q quiset vim cursar aqui. Tem varias oportunidades e todos serão bem vindos! !!

  3. Suelen C.

    Sou estudante de Geologia e apaixonada pela Astronomia. Sempre estou a estudar e analisar os céus, mas como hobby. O ensino da Astronomia no Brasil começou com a Carta de Lei de 4 de dezembro de 1810 que criou a “Academia Real Militar”, responsável pelo ensino de Matemáticas e Ciências. E, depois no Rio de Janeiro, em 1958, dois astrônomos do Observatório Nacional (ON) fundaram o primeiro Curso de Graduação em Astronomia do país, na antiga Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O curso de Astronomia no Brasil é oferecido por apenas duas instituições, são elas UFRJ e USP. Porém, hoje em dia, engenheiros, matemáticos, químicos, geógrafos e profissionais de computação (entre outros) também podem seguir essa carreira, atuando como astrônomos profissionais ao optar por cursos de especialização e pós-graduação, já disponíveis em boa parte das universidades brasileiras.

  4. Gisele

    Bom, como aqui na minha cidade não tem o curso de astronomia eu vou fazer bacharel em fisica e depois me especializar em astronomia. Bom meu sonho é trabalhar na Nasa sera que se eu fazer eu consiga trabalhar no exterior?

    • Pedro Addler

      Olá Gisele

      Realmente você já tem um bom plano, o que resta agora é executar :D !!

      Fazendo um bacharelado em Física, depois um Mestrado e Doutorado na área de Astronomia e por fim um bom curso de Inglês ( com certificação Internacional ), você com certeza vai conseguir trabalhar na NASA.

      Corra atrás, corra atrás do seu sonho !!!

      • alexandre

        Ola Pedro tenho 12 anos vou tentar seguir o meu sonho de ser astronomo vou me dedicar bastante em astronomia ‘-’

        ate a proxima *-*

        • Pedro Addler

          Olá Alexandre! e uma carreira muito bonita! Boa Sorte! :)

          Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  5. Jeferson D

    Tenho uma dúvida… o que vale mais a pena: fazer a faculdade de astronomia ou fazer uma faculdade de física (que eu também gostaria) e depois me especializar em astronomia ? Queria saber principalmente se o que eu iria aprender na especialização em astronomia da faculdade de física seria a mesma coisa se eu fizesse a faculdade de astronomia…

    • Pedro Addler

      Olá Jeferson D

      Realmente, você está certo !! Estes são 2 caminhos possíveis para o mesmo objeto, no caso, cada qual tem suas vantagens e desvantagens.

      - Fazendo Física e depois Especialização em Astronomia: Embora você leve mais tempo com esta opção de graduação, você vai ter uma formação muito mais ampla, englobando conteúdos de Física e também Astronomia.

      - Fazendo Astronomia diretamente: Fazendo diretamente o curso de Astronomia você vai se formar muito mais rápido pois elimina o tempo de especialização, no entanto, sua formação será menos ampla, restrita mesmo ao campo da Astronomia.

      • Rayssa

        Talvez eu faça astronomia pq sou louca por estuda-la mas queria fazer em Los Angeles,mas nao sei se la tem faculdade de astronomia, podem m dizer caso alguem saiba pf!!!e tbem o salario de um profissional em Los Angeles? pode ultrapassar de 20 mil reais caso for experiente?obg espero resposta…

  6. Matheus

    Eu estou fazendo o 3º e ainda tenho duvidas do que irei fazer e gostaria de saber se astronomia aqui em minas gerais so tem o curso no ITA…obg

    • Pedro Addler

      Olá Matheus

      Sim, realmente é assim mesmo. A Astronomia é um curso avançado da área de Ciências Exatas, você vai encontra-lo em poucas Universidades.

      Mais perto de Minas Gerais você vai encontrar nas seguintes Universidades:

      - USP ( Universidade de São Paulo ): Curso de Astronomia

      - UFRJ ( Universidade Federal do Rio de Janeiro ): Curso de Astronomia

      No entanto, caso você queira fazem em Minas Gerais mesmo, tem também a opção da UFMG, ela não tem o curso de Astronomia, mas tem a especialização.

      Você pode fazer o curso de Física na UFMG e depois se especializar em Astronomia.

  7. Natália

    Olá,
    pretendo estudar astronomia. Gostaria de saber se a melhor opção seria cursar numa faculdade aqui no Brasil ou numa faculdade nos EUA. Eu sou fluente em portugues, espanhol e ingles, e gostaria de saber como essas línguas podem ser uma vantagem na carreira de astronomia.

    Muito obrigado, texto muito útil!

    • Pedro Addler

      Olá Natália

      Embora o ensino no Brasil na área de Física e Astronomia seja ótimo, ainda não atingimos a qualidade dos EUA nestes ramos.

      A Física e a Astronomia em especial são muito desenvolvidas por lá, principalmente por causa do Programa Espacial da NASA.

      Faça o curso de Astronomia nos Estados Unidos, se a oportunidade bater.

      Em relação a língua Inglesa, ela ajuda sim e muito no curso de Astronomia !!

      Alías, ajuda em qualquer curso, afinal hoje em dia o Inglês é a Língua Universal, tanto da Ciência quanto da Cultura.

  8. miguel

    eu tenho 15 anos e vivo no mundo da lua, hehe!
    o meu sonho e estudar esse universo maravilhoso, descobrir planetas, estrelas, sistemas, é coisa de louco, realmente, hehe!
    ja curso ingles e gostaria muito de trabalhar com Astronomia fora do brasil

  9. Ruan de Matos Sousa

    Olá tudo bem, tenho realmente muitas dúvidas em qual carreira seguir, tenho realmente procurado bastante sobre cursos e feito testes vocacionais na net, mas desde meus 12 anos de idade tenho o sonho de me tornar astrônomo, este site me ajudou muito, pois foi o primeiro dentre muitos que me informou realmente todo o necessário sobre os cursos de graduação, sei que as dúvidas que eu tenho somente eu mesmo poderei retirá-las (lógico com ajudas de diversos que me tragam conhecimento), tenho uma pergunta que parece muito, ou melhor, tenho a mesma pergunta que os outros que visitaram esta página tiveram, só que com um diferente local, DF, trabalho no exército e procuro o local mais próximo para fazer o curso de astronomia. Ou se o voçe tiver conhecimento das universidades do DF que tenham um ensino diferenciado de física, que pudesse me dizer!, e se em alguma delas tem a especialização em astronomia? desde já agradeço a atenção e aguardo uma resposta se possível!!!

    • Pedro Addler

      Olá Ruan de Matos

      Te dou boas notícias :) você encontra sim os cursos de Física e a especialização em Astronomia perto de casa.

      Na UNB ( Universidade de Brasília ), lá no Plano Piloto, você tem ambos os cursos, no caso, Física e também Astronomia como especialização da Física.

      Os cursos de Física e Astronomia da UNB são bem diferenciados inclusive. Ambos foram considerado 4 Estrelas.

  10. Maria Eduarda

    Tenho 12 anos e decidir que quero ser astronoma. Mais ao mesmo tempo gostaria de ser cientista e descobrir várias coisas. O que eu faço ?

    • Pedro Addler

      Olá Maria Eduarda

      Em relação a ser cientista e descobrir várias coisas, quanto a isso você não precisa se preocupar, a Astronomia é atualmente uma das áreas das ciência mais promissoras e também com mais descobertas.

      Se você quer uma carreira em que vai pesquisar e descobrir muita coisa, Astronomia é a escolha certa para você.

  11. Tati

    Oii, tenho 15 anos, e mtas dúvidas, na verdade estou quase certa q qro ser Astronoma quanto estou quase certa q qro ser publicitária… kkk’
    Difícil,né?
    Então, moro em Juiz de Fora MG e gostaria MT de saber se aqui na minha cidade eu encontro esses cursos em universidades públicas como na UFJF por exemplo…
    E tbm, se aqui na região eu acho um lugar pra trabalhar sem precisar ter q sair do país, e se aqui no Brasil a profissão é tão valorizada quanto nos EUA ?

    Obg pela resposta… Adorei o texto, me informou bastante,me fez gostar mais ainda de astronomia e me fez ficar com mais dúvidas tbm,vlw! kkkk’ :D

    • Pedro Addler

      Olá Tati

      Essa é mesmo uma questão interessante :P muitas vezes quanto mais conhecemos um assunto ( no seu caso astronomia ) mais dúvidas ficamos, porque vamos expandindo os horizontes.

      Na UFJF, infelizmente não temos o curso de Astronomia não, no entanto, temos o curso de Física, depois de terminar Física, você pode fazer uma especialização na área de Astronomia.

      Em relação a valorização da carreira de Astronomia, comparando Brasil e EUA, não vou mentir, por lá é mais valorizada, aliás, lá é o local onde essa carreira é mais valorizada no mundo.

      No entanto, no Brasil a valorização da Astronomia aumenta cada vez mais, acompanhando a valorização da ciência e educação como uma todo por aqui.

      Espero ter ajudado em suas dúvidas, fico feliz que você tenha gostado da nossa matéria sobre Astronomia, continue sempre visitando e comentando no Guia da Carreira :)

  12. Maria Eduarda

    eu gostaria de saber se em recife tem alguma faculdadde de astronomia

  13. Sil

    Olaaa! Parabens pelo site!
    Sou fascinada por astronomia, mas ainda nao sei qual o melhor caminho a seguir para me formar nessa carreira. O que seria mais interessante: fazer bacharelado em fisica e pos em astronomia , ou bacharelado em engenharia aeroespacial/pos em astronomia ?

  14. Natália F.

    Olá! Tenho 17 anos e estou no 3° ano prestes a fazer o vestibular. Só que estou com uma super dúvida! Queria saber se eu fazendo vestibular para engenharia química posso me especializar em astronomia? Ou é melhor fazer bacharelado em física?
    Bom, moro em João Pessoa, PB. Na UFPB têm os 2 cursos. Só que tenho receio em fazer bacharelado em física, pois não valorizam muito essa área aqui. Então preferia fazer engenharia química e uma especialização em astronomia, mas não sei se é possível isso! Por favor me ajude! :)

    • Pedro Addler

      Olá Natália F.

      Infelizmente não é possível fazer a Graduação em Química e depois a especialização em Astronomia não, pois não são da mesma área.

      Para poder fazer Astronomia você vai ter que fazer ou o curso de Astronomia direto ou então Física e depois se especializar.

      • Marcos D.

        Oi!
        Me interesso por astronomia desde pequeno,lembro que adorava ver de que eram feitos os planetas do sistema solar e quanto tempo esses levam pra completar as suas orbitas…A cada dia surge uma nova duvida sobre algo no espaço.Ultimamente venho me interessando pela Materia,toda a sua estrutura,e pela fisica quantica.A minha duvida é:Me formando em astronomia é possivel ter uma boa base em fisica quantica,ou seria nescessario me especializar nessa area?

      • Laddi

        Por cietro aver si alguien me ayuda…Ya hice la matricula online y me mandaron un email con los datos de cuenta y tal donde pagarlo. PEro luego me he dado cuenta que pone que tiene que hacerse en los dos dias siguientes y se tiene q presentar el resguardo del abono bien por mail o bien por fax… eso quiere decir que tengo q escanear el resguardo y mandarlo por mail??? jajajaja que lio que lio

  15. Gabriel de Oliveira

    Ola daqui tenho 16 anos e sempre me interessei pela astronomia tenho uma duvida a astronomia tem muitos calculos??

    • Pedro Addler

      Olá Gabriel,

      Os cursos de Astronomia tem na sua grade uma grande quantidade de matérias exatas. Por ser um curso voltado para a Física, as matérias serão bem voltadas para essa disciplina, além da Matemática também.
      Se você quiser maiores detalhes, o curso de Astronomia está disponível em faculdades como a Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

  16. Victória Lima

    Olá! Tenho 16 anos e astronomia é uma das profissões que me fascinam!
    Tenho algumas duvidas:
    É possível fazer fasculdade e trabalhar ao mesmo tempo?
    É melhor fazer direto a faculdade de astronomia ou primeiro física e de depois partir pra astronomia?
    Vi em um site que para começar a trabalhar é necessário ter no mínimo mestrado, é verdade?
    Agradeço a atenção e gostei muito da matéria, me esclareceu várias dúvidas.

  17. Carol

    Sou fascinada por astronomia e queria fazer graduação em física para depois me especializar em astronomia. O problema é que dizem que são cursos muito dificeis exatamente por envolver muito cálculo. Acho números interessantes porém não sou muito boa nisto.
    Gostaria de saber se o grau de dificuldade é realmente grande ou é algo que dá pra acompanhar com o desenvolver dos cursos.

  18. karen

    Olá. Tenho 23 anos e já sou formada em nível Técnico e Superior,porém , numa área totalmente distinta.
    Eu sempre possui mais afinidade com ciências exatas no ensino fundamental e médio, mas também desenvolvia um lado criativo, de alguma forma, certa tendência a trabalhar com algo que envolvesse a criatividade. Optei então pela profissão que atualmente exerço: Comunicação visual. Noto a cada dia um interesse maior pela área científica e que não era bem o que imaginava minha profissão, gostaria de arriscar tudo por minha paixão pela astronomia, mas ao mesmo tempo possuo certo receio em recomeçar, ter de iniciar todo o processo novamente do zero. Seria viável na minha idade cursar astronomia que é meu sonho, porém, levando em consideração certa afinidade que já possuo em minha atual área?
    Possuo o pré requisito “língua Inglesa”, mas o tempo já dedicado em uma outra área não estaria a meu favor.
    Gostaria de uma opinião sincera em relação ao vislumbre de um futuro profissional bem sucedido.

  19. Henrique

    Olá, quero faze facul de astronomia em Sao Paulo..mesmo sendo paga..porem queria uma com professores bons..
    vc recomenda alguma facul? =)

  20. bianca

    Olá parabéns pelo site ,é mto interessante.
    Eu estou naquela fase ,em q eu estou em duvida do que eu faço.Mas eu sempre tive mta vontade de fzer astronomia ,é uma area q me fascina msm ,e eu tenho varios programas sobre astronomia no meu pc.xD Eu sou de Minas gerais ,Capelinha ,e eu estou em duvida msm…Eu estava pensando em especializar em fisica e dps passar para astronomia…Mas eu queria saber qtos anos + ou – eu demoro para me especializar em doutorado em astronomia?
    E tbm com essa profissao eu posso ter um bom futuro aqui no brasil… Apesar deu querer ter um bom futuro com essa profissao lá fora…
    Eu te pergunto isso pq ,toda minha familia não aprova de jeito nenhum essa profissão e sempre tentam colocar pedras no caminho ,e isso acabar me deixando frustada as vezes ,mas isso é o de menos ,e é por isso que vou procurar todas as informações possiveis para apresentar a ela.
    E queria perguntar tbm ,msm se uma familia nao for rica e tals.. isso atrapalha em alguma coisa?
    :)
    Obrigado ,seu site é mto bom msm.

  21. larissa

    A minha duvida se eu posso fazer astronomia e depois ciencias aeronáutica ou au contrario.

  22. Guilherme Avelino

    Olá Pedro Addler,
    tenho 20 anos, sou estudande de Engenharia de Computação. Minha pergunta é, formando nesse curso de engenharia eu posso especializar nessa área da astronomia ?
    desde ja agradeço..

  23. manu

    meu irmão é do interior do rio grande do sul e está concluindo o ensino médio este ano. está muiot interessado em fazer astronomia ou astrofísica. gostaria de saber se aki no rs tem universidades com estes cursos.

  24. Luís Felipe

    gostaria de saber se existe algum curso de astronomia em alguma universidade pública em pernambuco,gosto de física e até pensei em fazer astronomia.

  25. danyella

    Nossa isso tudo me incanta tenho a certeza que se eu fazer um cursso de astronomia a minha vida vai mudar.Sempre quando eu era pequena eu deitava a noite e ficava um bom tempo veno as estrelas e a lua se não fosse pela a minha mãe,eu ficaria a noite inteira ate amanhecer,veno o céu.Numca na minha vida eu perdi um eclipse e nem vou perde.Meu sonho é no futuro fazer com que a vida humana fique bem melhor do que esta hoje em dia com essa puluição.Tenho medo de que o mundo se acabe e eu não possa fazer nada por minha espécie.Quem sabe daqui a 5 anos vocês não escute o meu nome.

  26. Enrico bruno

    Aqui em curitiba não sei se há curso de astronomia e a para seguir a carreira de astronomo aqui não sei se é possivel , fasso curso de ingles e pretendo fazer de astronomia tbm … Quero me formar em astronomia , desde pequeno , estudo muito na base dos livros . Esse sonho pode ser realizado mais não fasso nenhuma ideia de como!

  27. Aline

    Olá,
    tenho ainda dúvidas sobre fazer uma graduação em física e me especializar em astronomia, ou fazer a graduação em astronomia direto. Gostaria de saber qual desses caminhos me abre mais portas para trabalhar no ramo de pesquisa tanto no Brasil quanto no exterior.
    Obrigada desde já. :)

  28. Maycon

    Oi pessoal queria saber se tem curso superior de astronomia em Santa Catarina
    se souberem me avisem
    ok

  29. Evelyn

    olá, eu gostaria de fazer uma pergunta. Como a astronomia é valorizada aqui no Brasil?
    Por favor, me ajuda!!!! Mtu obrigada!!!

  30. Luana

    O salário médio de R$ 2.445 é para quem leciona ou faz pesquisas? Vamos dizer que eu trabalho na NASA, o salário não vai ser 2.445 reais né?

  31. Lara Anjos

    Eu adoro Astronomia ainda so ando no 7 ano mas sou a melhor da escola a Fisico – Quimica nas duas areas o meu sonho e ser astronoma sou de Portugal e gostaria de saber onde posso ir tirar o curso para astronomia

  32. Camila

    Eu sou realmente apaixonada por astronomia, eu gostaria de saber quais as serão as taxas de emprego para o futuro nessa área, por que o Brasil não investe tanto na astronomia, e trabalhar na NASA(um sonho) é muito complicado.
    Me responda por favor, obrigada! (:

  33. Franncyelle

    olá gostaria de saber se aqui em pernambuco tem alguma faculdade de astronomia!
    Meu sonho é ser astrônoma profissional; e se Deus quiser um dia…
    Desde já agradeço…

  34. Íris

    Oi,
    Eu tenho 9 anos e amo astronomia, ciências, amo geografia e todas as matérias ligadas ao universo e planetas. Vou muito ao Planetário da Gávea (Rio de Janeiro), gosto de participar dos projetos infantis como as colonias de férias por exemplo e nela ficamos uma semana estudando o espaço e as constelações o que é muito legal. Eu amo ler e tenho vários livros de astronomia ( livros pra minha idade é claro), de geografia, tenho atlas do mundo moderno, antigo, medieval, contemporâneo (é que eu amo história também), tenho até livros de anatomia de animais (eu pensei em ser veterinária, mas eu quero mesmo é descobrir mundos. Ainda não comecei a estudar física na escola, nem sei muito que tipo de coisa eu aprenderei, mas eu sou ótima aluna e estou querendo muito conhecer essa matéria. Estou terminando o 4º ano do ensino fundamental e também faço curso de inglês para falar bem o idioma e poder entender bem as aulas que terei quando eu estiver na faculdade nos Estados Unidos. Eu serei astrônoma, e quero estudar em Harvard, mas não sei se para astronomia é a melhor opção. Você sabe me indicar faculdades lá? A NASA tem faculdade? Sei que ainda vai demorar bastante até eu poder ir para uma universidade: Eu acabei de fazer 9 anos e estou no 4º ano, então com 16 é que eu poderei (vai demoraaaaaaaaar). eu adorava ir pra faculdade da minha mãe e queria poder pular logo pra faculdade, mas mesmo que a faculdade deixasse, a minha mãe não deixaria né? rsrs E eu também sentiria falta das minhas amigas… mesmo elas não sabendo quem foi Galileu Galilei “kkkkkkk”, mas mesmo assim eu ia sentir falta delas, afinal ainda sou criança e também gosto de brincar. Falando em brincar, eu ganhei um telescópio e um microscópio de presente de natal adiantado. Legal né? Eu só consegui usar o microscópio, vi de pertinho uma asa de um inseto, mas o telescópio ainda não, pois o céu estava muito feio…

  35. sthefany maria

    eu amo essas coisa tenho 11 anos e quando crescer quero ser astrônoma ou astróloga é muito legal sempre tiro notas boas em ciencia e geografia quando é esse assunto,mais eu ainda tenho minhas dúvidas. queria sair do Brasil e seguir minha carreia em outro país. sou apaixonada por isso!!!

    • francieli

      eu amo essas coisa tenho 11 anos e quando crescer quero ser astrônoma ou astróloga é muito legal sempre tiro notas boas em ciencia e geografia quando é esse assunto,mais eu ainda tenho minhas dúvidas. queria sair do Brasil e seguir minha carreia em outro país. sou apaixonada por isso!!! ainda bem q tenho passaporte para USA pq nasci la.

  36. sthefany maria

    QUERIA saber quanto ganha um astronomo ou asrtologo?

    • Pedro Addler

      Olá Sthefany!
      A remuneração de uma profissão depende de vários fatores. Existem diversas oportundiades no mercado de trabalho, tanto em empresas privadas, quanto no setor público. As empresas provadas possuem vários critérios de remuneração, porém o setor acadêmico possui alguns critérios mais específicos. Por exemplo, o profissional de Astronomia, com curso de mestrado e doutorado lecionando com dedicação exclusiva em uma instituição de ensino federal, tem remuneração próxima a R$7.300,00. Obviamente foram anos de investimento em estudos e dedicação, desta mesma forma, no mercado de trabalho, o currículo do profissional também é importante para definir seu salário.

      • francieli

        eu tenho 11 (quase 12) anos e desde 6 amava astronomia. nossa é bom o salario mais o importante eu axo q é trabalhar a astronomia!!! eu tenho um telescopio medio mais eu qeria olhar pelo gigante huhsuah ais seria ótimo! bom se desse para viajar pelo universo inteiro!!! eu iria!!! huhsauah

      • francieli

        eu amo essas coisa tenho 11 anos e quando crescer quero ser astrônoma ou astróloga é muito legal sempre tiro notas boas em ciencia e geografia quando é esse assunto,mais eu ainda tenho minhas dúvidas. queria sair do Brasil e seguir minha carreia em outro país. sou apaixonada por isso!!! ainda bem q tenho passaporte para USA pq nasci la. e la sim tem trabalho para isso!!!

  37. Claudia Luna

    Olá, finalmente encontrei um site que dá boas informações sobre carreira, já repassei para minha filha. Mas o que eu gostaria de saber era de nomes de boas universidades que tem o curso de astronomia como graduação fora do Brasil, preferencialmente na Europa ou Estados Unidos.
    Obrigada

  38. cayo camacho

    eu tenho 12 anos, dai eu já estou pensando no meu futuro, queria saber se ainda é muito cedo, estou passando pra sétima série, e queria saber mais sobre o universo, sendo que na sétima a gente estuda corpo humano, queria saber se tem algum tipo de curto aqui em PORTO ALEGRE, e também queria ver uns tipos de problemas e equações, por que não sou tão bom em matemática, é meio difícil, mas estou me esforçando o máximo, por que eu queria ir para a ESA, NASA ou aquela da RUSSIA, então, queria saber sobre quanto tempo demora pra mim terminar os cursos, doutorado, etc.. e com + ou – quantos anos eu conseguiria. Não esquece de me mandar uns exemplos de equações e problemas de físicas, por favor…

  39. Sabrina -12

    Nossa eu ainda estou no 7° ano mas quando chegar na faculdade com certeza vou escolher astronomia ,pois desde meus 09 anos dejejei estudar o universo

  40. Toinho

    Olá, tenho 13 anos, desde criança sempre quis ser médico, mas há alguns anos descobri a ciência e estou completamente apaixonado por ela, principalmente pela astronomia. Meus pais acham que na astronomia ou em qualquer outra área da ciência as pessoas são pobres lunáticas e que talvez querer ser astrônomo seja seguir uma utopia.
    O que faço? Será que dá para misturar essas áreas? Eu acho que estou muito longe de qualquer curso de astronomia aqui na Paraíba. Gostaria que me ajudassem logo… Agradecido

  41. Lara Keroline

    oi td bom ,eu gostaria de saber aonde tem uma universidade aqui em minas gerais, qui tem o curso de Astronomia e com qual idade pode fazer o curso ?

  42. lucas jardel

    a astronomia é uma aréa facinante,e desejo muito trabalhar nela.

    • pamela dinardi joaquim

      Ola meu nome e pamela tenho 16anos e meu sonho e ser astronoma desde aos 11anos q decidi minha profissao vo presta a fuvest pra entra na usp e fase faculdade de astronomia e depois a universidade por consindencia adoro matematica fisica so quimica q n me dou bem mas pra astronomia vale um esforco

  43. laura

    olha eu estava em duvida na profissao em qe eu siguiria mais desde pequena me interessei mt por astronomia, mais tem cm trabalhar aqui no brasil e ter uma boom salaário?
    pq aqui no brasil essa profisao n e mt valorizada cm nos EUA por ex
    e qual sao as chances de um intercambio de um aluno brasileiro nos EUA

  44. bianca

    Tenho 16 anos e estou entrando no 3º ano do colegial, ou seja, minha preocupação quanto ao que prestar na faculdade esta me atormentando! Estava com duvida entre areas muito distintas (direito, odonto, medicina e engenharia quimica ) Agora me surgiu um enorme interesse em astronomia… Alguma dica sobre o que fazer? Me dou super bem em materias relacionadas a exatas (quimica, fica e matematica) mas não deixo de ter um certo interesse por outras…
    Agora estou confusa entre engenharia quimica e Astronomia, alguma sugestão sobre o que esta mais em “alta” ? obrigada!

  45. anna julia

    Super !!!meu sonho e ser astronoma

  46. Marianna

    Olá.
    eu amo astronomia, e por isso estudo desde cedo, tenho apenas 12 anos, mas já estou me dedicando a esta carreira, não sei se tem curso de Astronomia no RJ. Quero fazer curdo no exterior, e tentar uma vaga na Nasa, que é meu sonho. Quais são os melhores cursos nos EUA para Astronomia ?.

  47. kaline

    Olá!!! Eu quero saber se é melhor fazer a faculdade de astronomia, mas estou na dúvida entre engenharia aeronáutica, quero saber qual o mais vantajoso, porque fazendo ambos eu possu trabalhar na NASA, mas em areas diferentes então me ajude! Por favor

  48. manu

    qual a media pra passar em astronomia em um vestibular?

  49. LARISSA

    bom meu sonho é ser astronoma mas eu não sei se dou muito certo nessa profissão
    mas sou muita nova ainda so tenho 15 anos vou pensar muito

  50. viviane

    qual o preço da mensalidade do curso de astronomia?

  51. Ramon

    Oi, eu gostaria de saber qual língua além do inglês é importante saber para fazer astronomia e no Brasil qual a melhor faculdade a USP ou a UFRJ, e se puder dizer nos estados unidos qual a melhor também para fazer.

  52. Beatriz

    Olá! Vou completar 17 anos e ainda não tenho certeza nenhuma à respeito de qual carreira devo seguir. Isso chega a ser um pouco desagradável pois procuro, penso e pesquiso todos os dias sobre carreiras, empregos, etc, mas mesmo assim não consigo ter certeza de nada. Estou no terceiro ano do ensino médio e vou começar um curso de inglês e sei o básico da língua alemã. A carreira que mais me agrada é Astronomia, pois sempre gostei muito e sempre fui fascinada por corpos celestes, então levo minha fascinação por Astronomia mais como hobby. Não me simpatizo nem um pouco com a Matemática e quando se trata de números, só consigo aprender depois de MUUUUUITO esforço, apesar de me dar bem com Física e Química. Queria saber se mesmo não me dando bem números vale a pena fazer Física e logo após me especializar em Astronomia, pois sei que é a única profissão que eu conseguiria seguir sem desistir, senão valer a pena, não sei o que fazer. E queria saber também se vale a pena seguir carreira aqui no Brasil ou compensa mais trabalhar fora daqui. Por favor, me ajude!! Obrigada!! :D

  53. Gabii Martiins

    Oi,tenho 12 estou cursando o 9º ano do Ensino Fundamental, e decidir que quero ser astronomia ,e queria muito atuar na área de astrometria.! Eu queria saber oque que eu já posso começar a fazer algum curso etc. para engatar nessa profissão.?! E eu estava pensando em fazer prova pra UFRJ para cursar o Ensino médio lá. Ficaria mais fácil para fazer o curso de astronomia lá ou mesmo eu fazendo curso lá eu teria que fazer alguma prova ou alguma coisa parecida .?!
    Espero que você me ajude rs’ : )
    Beijiinhoos ;*

  54. Janerina

    Bom dia!
    Meu filho tem 9 anos e se diz com firmeza que ao crescer que ser astrônomo. Já tem um telescópio simples e fica observando o espaço, sabe quantos luas tem os planetas, o porque disso e daquilo ou seja muita informação para um criança que no geral curti video-game. O que posso fazer para orientá-lo neste sonho? Obrigada

  55. Mirella

    É melhor eu fazer primeiro
    Física e depois Especialização em Astronomia:
    Ou Fazendo Astronomia diretamente ?
    Quais cursos eu teno que fazer ?
    Obrigada !!!!

  56. Iago

    Olá!
    estou no 2º ano do ensino médio, mas desde que comecei o ensino médio fui me apegando cada vez mais a área de Exatas, onde no ensino fundamental eu nunca gostei muito. Sou apaixonado pelos cursos como: Astronomia, Química, Geologia… Enter tantos q são do ramo da exatas. Gostaria de saber, se devo realmente seguir essa carreira de exatas, mesmo sabendo que posso me complicar ao me ver numa equação?

    • Pedro Addler

      Olá Iago,
      Ao fazer a escolha por um curso, você deve analisar os pontos que te agradam e não agradam, mas antes de tudo você deve optar por aquele curso que te desperte a curiosidade e a vontade de aprender mais sobre a área. Afinal, no curso superior você irá aprender coisas jamais vistas no Ensino Médio, conteúdos que irão ter aplicabilidade na sua vida profissional e isto acaba despertando grande interesse e vontade de aprendizado nas pessoas. Como você disse, você está se apegando na área de Exatas e por mais que no curso superior você encontre pequenas dificuldades em uma parte ou outra, isto não é motivo para desistir e não arriscar. Na faculdade todos estão lá para aprender algo novo, com estudo e interesse ficará fácil qualquer novo desafio. Boa sorte! Abraço! :)

      • Mirella

        É melhor eu fazer primeiro
        curso de graduação ,ou o curso normal da faculdade ?
        eu tenho que fazer doutorado engenharia e pós graduação ?
        eu tenho que me especializar em em espacial ?
        e se especializar em física ?
        Me fale qual é a melhor solução

  57. paula

    Eu adoro astronomia é um sonho me formar nessa area map ouvi que o salario f um pouco baixo pra tanto estudo minha duvida é sera que vale a pena ?

  58. Mirella

    qual é melhor eu fazer primeiro aeronáutica ou aeroespacial ?
    Obrigada !!!

  59. ciro ariel

    oi gente
    bom é o seguinte, vcs vão achar que eu sou maluco quando lerem esse comentario mas eu fiquei muito fascinado(muito mais do q eu ja era) com esse negocio de terraformação e rosolvi comentar. enfim, eu sempri fui fascinado mesmo por esse negocio de espaço, estrelas, planetas, etc. desde de pequeno meu sonho era conhecer o espaço, pisar na lua, ser o descobridor de vidas extra terrestres, descobrir novas galaxias com outras dimensões paralelas a nossa, e por ae vai…
    atualmente eu estou no terceiro ano do ensino medio e vo fazer vestibular esse ano mas estou muito confuso sobre o que vou cursar( quer dizer, meu sonho é ser astronomo mas como aki em belem não tem faculdade de astronomia, fica dificil né), to indeciso entre engenharia da computação e ciencia da computação.
    bom esse foi meu comentario sobre o curso de astronomia, e como eu ainda estou no começo do ano tenho um ano inteiro para decidir o q fazer da vida, e se caso eu decidir seguir meu sonho, certamente vcs todos vão ouvir falar de mim ainda, e de preferencia o assunto q vcs vão ver nos jornais de todo o planeta vai ser: ciro ariel o primeiro astronomo a tornar possivel a teoria da terraformação e revolucionar a astronomia!
    e porfavor admim responde uma pergunta pra mim, tem alguma universidade en belem q tenha o curso de astronomia? (pode ser publica ou privada).
    vlw pela atenção.

  60. ciro ariel

    eu tambem keria saber se tem alguma faculdade que tenha pós-graduação aki em belem ou no ceará?(é q tenho familia la, rsrs)

  61. Ester Toledo

    Pedro, simplesmente amo astronomia ! tenho 17 anos e dês dos 4 anos sou apaixonado pelo universo.
    Mas eu tenho uma simples duvida:
    A remuneração de uma pessoa que se especializou em astrofísica,como um doutor , e ministra aulas em faculdade, recebe uma remuneração muito baixa ?

  62. Luna Yasmin

    Tenho algumas dúvidas. Tenho apenas 12 anos mesmo assim minha paixão por astronomia é grande, descobri o assunto com 7 anos e desde então pesquiso sobre ele. Sempre quis e ainda quero muito ser astrônoma, porém o maior problema é que o estudo é muito difícil. Eu desisti e agora acho que vou fazer direito, mas o meu sonho ainda é muito forte. O que mais me impede é o medo de que a carreira não dê certo pela dificuldade, embora eu seja um ano adiantada na escola. Sei que está cedo, mas não quero passar anos dedicando meu tempo para um sonho e depois ter que abandoná-lo. O que eu devo fazer?

  63. Raphaella

    Eu me chamo Raphaella tenho 10 ANOS DESDE 05 ANOS DE IDADE MEU SONHO ERA SER UMA ASTRONALTA AGORA ME DEDICO TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA A CIENCIA EU ACHAVA QUE ERA 15 ANOS DE CURSO E FALAVA´´MESMO SE DEMORAR 100 ANOS EU NUNCA VOU DESISTIR ´´ EU VOU SER DA EQUIPE DA ESA

  64. Naty

    oi; tenho 13 anos e mii interesso muito por astronomia muito mesmo; mais naum gosto de matematica kkk; bom eu queria saber qual a universidade melhor do Brasil para pessoas que querem se formar na astronomia…?
    Gostei muito desse site, me ajudou muito e me fez interessar mais ainda por astronomia :D

  65. Wendel

    Bom, eu amo Física e Química e um dos meus maiores sonhos é virar astrônomo e eu gostaria de saber qual a média salarial se for um astrônomo especializado em pesquisa astronômica aqui no Brasil e nos EUA, desde já, obrigado ^^

  66. Natália

    Olá,
    tenho 15 anos e muitas dúvidas quanto fazer astronomia.gosto muito mas tenho uma certa dificuldade em cálculos..:(
    vontade de aprender é claro eu tenho! mas sozinha dificulta um pouco as coisas.caso um dia eu curse a faculdade pretendo ir diretamente a astronomia-mais as tais equações matemáticas de várias dimensões e problemas de física me deixam encabulada~~

  67. Caíque

    quanto tempo demora para ser profissional e ter doutorado?gosto de exatas e qro seguir essa carreira,porem dizem q tem casos q dura 10 anos,mas é isso mesmo?estudar 10 anos e depois ganhar um salario de 5000 ou +?engenharia eu faço 5 anos e ganho 10000

  68. Caíque

    olha meu sonho mesmo é ser astronomo,mais requer muito estudo(estou disposto a estudar muito)mais o salario depois de tantos anos de estudo n é muito satisfatorio

  69. Caíque

    o que devo fazer para ser um bom astronomo,e trabalhar no exterior?

  70. renatta

    será que tem faculdade de Astronomia em Curitiba – PR??

  71. André

    Olá Pedro!
    Gostaria de saber como está o mercado de trabalho da Astronomia na região de SC. Estou no 2º ano do ensino médio e me interessei muito pelo curso, sou fascinado por física e matemática, porém não sei se seria uma boa opção pelo mercado de trabalho.
    Adorei o site! Obrigado desde já.

  72. felipe luis

    ola boa noite…

    eu entrei na opção letras mas estava lotado aí entrei aqui e deu certo. Nesse ano irei terminar o ensino médio e pretendo cursar uma universidade mas estou um pouco confuso porque estou com duas opções de curso: letras e pscologia as duas me atraem mas estou em duvida. Na opinião de vcs com relação ao mercado de trabalho qual das duas profissões devo seguir

    obrigado!!!!!

  73. francieli

    ainda bem q alguem apagou aqea bosta de diqinhas de beleza. eu qero aprender astronomia nao diqinhas!!!

  74. francieli

    Se te perguntassem: Valeu a pena estuar astronomia até agora? O que você responderia?

    • francieli

      eu responderia sim com muito orgulho!!!

  75. francieli

    FRASES LINDAS DE ASTRONOMIA:
    ”Amamos tão apaixononadamente as estrelas que não temos medo da noite.”
    ‘Como astrônomo, eu continuo a acreditar que Deus seja o criador do universo e que nós não somos o produto do acaso, mas filhos de um pai bom’.

    ‘Observando as estrelas, emerge claramente um processo evolutivo, e este é um dado cientifico, mas não vejo nisso uma contradição com a fé em Deus’.

    ‘Estudar astronomia não leva necessariamente ao ateísmo’.

    ‘É uma lenda achar que a astronomia favoreça uma visão atéia do mundo; nosso trabalho demonstra que é possível fazer ciência seriamente e acreditar em Deus’.”
    ” A Astronomia é útil porque nos eleva acima de nós mesmos ; é útil porque é grande , é útil porque é bela ; isso é o que se precisa dizer. É ela que nos mostra o quanto o homem é pequeno no corpo e o quanto é grande no espírito , já que nesta imensidão resplandecente , onde seu corpo não passa de um ponto obscuro , sua inteligência pode abarcar inteira , e dela fluir a silenciosa harmonia . Atingimos assim a consciência de nossa força , e isso é uma coisa pela qual jamais pagaríamos caro demais, porque essa consciência nos torna mais fortes. ”
    “Sempre que alguém olhar para o céu haverá esperança”
    “O homem se impressiona pelo que ele não pode ‘tocar’ e pelo que ele desconhece”

  76. gilmar

    quero fazer tambem mas em MG há alguma instituição
    que disponibilizam o curso??

  77. Athod

    Já que a formacão em astronomia no Brasil não é a das melhores, alguém sabe quais os melhores lugares no exterior (países e universidades) para estudo nessa área?

  78. alexandre

    qual e o emprego da nasa que o pagamento e bem + elevado ??

  79. alexandre

    físico … astronauta etc ???

  80. Maria

    Oi, desde criança que tenho interesse em astronomia. Tenho 16 anos e estou realmente levando a sério seguir a carreira de astrônoma.

    Não sou nenhum gênio da matemática nem da física, mas com muita dedicação nos estudos consigo obter bons resultados.

    Minha dúvida reside em o que devo fazer, depois de acabar o ensino médio, para dar início aos meus estudos nesta área?

  81. Nathaly

    Nossa muito interessante a cada dia que passa vou me sentindo cada vez mais atraída por essa profissão e se tudo der certo esse ano vou fazer a facul. de astronomia ^^

  82. Liz

    Olá! Gostaria de saber se, dentro da faculdade de astronomia, existe especialização em astrofísica ou se isso é apenas uma das matérias do curso. Ou também existe uma faculdade apenas de astrofísica? E, se são faculdades diferentes, qual é a melhor pra fazer?

  83. allison

    kkkkkk adoro astronomia tenho 14 anos e to sempre a preucura de mais informação embora eu não seja muito inteligente não escola se uma pessoa me pergunta algo sobre o tempo, se deus existe, e sistema solar ,e extras solares ate mesmo oq acontece quando jogamos um relogio na direçao de um buraco negro (como se isso fosse possivel kkkk)eu repondo tudo issoe muito mais.BOA TARDE

  84. Guilherme Agnelo

    gostaria de saber se tem faculdade ou curso de astronomia em Campinas- SP ?

  85. Lucas M.

    Olá, tenho 15 anos e gostaria de saber qual a melhor faculdade de astronomia aqui no Brasil? É a USP ou talvez a UFRJ? Obrigado!

  86. Gabriela

    Eu me interessei muito sobre a astronomia mas sabe eu não sou muito boa em matemática ai fica meio difícil pra mim,tenho14 anos , mas vou tentar me esforçar ao máximo possível.Eu me interesso muito sobre as coisas do espaço , novas esperiencias novas geraços, gostaria muito de um dia poder trabalhar assim . esse é meu sonho *-*

  87. Elaine custodio

    ola…eu gosto d++ da area de astronomia….mais queria saber se é mt caro para estar fazendo o curso de,o que eu posso fazer para estar mais atualizada nessa area…?

  88. carlos

    existem dois tipos de astronomia: astronomia cientifica: planetas, cometas, asteróides e galáxias. e também astronomia biblica: estrelas, sol, lua.

  89. carlos

    eu tenho um programa de astronomia e esse programa de astronomia tem matemática-geométricos fisica-velocidade do tempo. e também geografia: grelha equatorial e azimutal.

  90. carlos

    a grelha azimutal do sol é 58° e a velocidade de tempo dessa grelha[geométrico] é rápida e a grelha equatorial do sol é 12h e 17m e a velocidade do tempo dessa grelha equatorial é lenta. então pessoal isso é astronomia. os astronomos estudam os calculos matemáticos, fisica e quem sabe até geografia.

  91. larissanubia2013@hotmail.com

    bem eu moro em uma cidade do Paraná, São Jorge do Patrocínio e queria saber em que devo me especializar antes de cursar astronomia?

  92. mariane

    ola tenho 14 anos e quero muito seguir meu sonho de astronomia mas meus pai e amigos falam que eu nao vou consguir porque eles falam que eu nao sou capaz mas sou apaixonada pela ciencia e vou seguir meu sonho em frante e quero me formar e trabalhar na nasa

  93. Rodrigo

    Oi boa noite!
    Eu sou aluno do ensino medio,e como é de se esperar, tem duvidas em que profissao seguir, porem, gostaria de mais uma vez parabenizar a equipe desse site, voces sao execelentes, seus artigos sao facinantes.
    Parabéns!!!!

  94. willian

    Olá,gostaria de saber quais universidades em sp tem o curso de astronomia?

  95. Mariana Cristina

    Bom, tenho 16 anos e adoro Astronomia, adoraria saber as faculdades que tem no Brasil com esse assunto, também gostaria que alguém me respondesse dizendo como é o curso na UFSCAR em São Carlos e se realmente usa muitos cálculos, muita matemática, pois tenho muita dificuldade nessa matéria, infelizmente. Obrigada

  96. ANDRE LUIS BARASILEIRO CAMPOS

    sou aluno do Bacharel em Física da UFC-CE , como faço para me cadastrar em em programa da nasa .

  97. Suh

    O que faço ja que Recide não ha curso de Astronomia? O que devo fazer?!

  98. Isabella

    Oi,
    eu queria saber se tem como cursar geofísica e depois se especializar em astronomia?
    Obrigada.

  99. Gregory

    Eu quero fazer astronomia, o que queria saber é; eu vou ter que estudar e esperar 12 anos para trabalhar ou será que posso trabalhar e estudar juntos, e também, as pessoas que terminam a faculdade tem oportunidades de trabalhar no exterior como por exemplo na Europa e nos Estados Unidos já que o salário é bem melhor?

  100. silvana pires marcondes

    oi gostaria de saber se aqui em marilia tem faculdade de astrnomia;ou qual lugar mais proximo tem obrigada

  101. suelen silva

    olá…
    gostaria de saber em são paulo tem alguma faculdade de astronomia?? por favr me respondam..
    obrigado!!

  102. Evandro osses

    eu gosto de astronomia e fisica mas eu não sou muito fa de matematica!queria saber se isso pode me atrapalhar fazendo a faculdade?mas mesmo assim eu vou fazer pois sem sacrificio não ha vitoria neh!

  103. Edcarlos Coelho

    Fascinante e envolvente!
    A Astronomia é uma linguagem do Universo que Deus escreveu para que o homem compreendesse um pouquinho do mundo em que vive.

  104. Tayna

    Olá!Que muito ser astrônoma, porém quero na carreira militar.Ando pesquisando se tem no Brasil, não tenho certeza, mas minhas pesquisas estão apontando para Porto Alegre e São paulo.Gostaria de saber se realmente tem Astronomia nestes estados.

  105. Larissa

    Olá , tenho 15 anos e ainda não decidi que profissão devo seguir .Astronomia , ciencias , fisica sempre me agradou , tenho duvidas para que ramo devo me especializar ,e seguindo algum desses ramos o que devo fazer depois do ensino medio?

  106. kaique

    Oi eu queria saber como faz para eu fazer faculdade de astronomia,e quanto custa para fazer e se tem bolsa estudantil para quem quer fazer.
    muito obrigado.

  107. léia miriam

    olha meu sonho mesmo é ser astronomo,mais requer muito estudo(estou disposto a estudar muito)mais o salario depois de tantos anos de estudo n é muito satisfatorio

  108. thiago

    ola eu queria uma opiniao sobre cursos de astronomia eu so muito fa de astronomia gosto muito mesmo e eu fasso de tudo para trabalhar um dia na NASA em tao vim aqui busca ums conselhos como posso alcança esse grande sonha eu so formado em inglês e queria sabe se e uma boa ideia fazer um intercâmbio no EUA em astronomia isso iria me ajuda nesse profissão espero repostas

  109. pedro

    ola o meu sonha deis que eu tinha ums 5 a 6 ano e ser astronomo simpresmente eu amo os espaço e acho muito legal e queria sabe qual os passo que eu tenho que seguier para realizer esse sonho eu queria uma ajuda pf pode me ajuda meu sonho e trabalhar um dia para a NASA eu sei que ainda telho um grande caminho pela frente e queria um consenho aguardo respostas obrigado

  110. Lenno

    Sou Fascinado pela Astronomia, Quero seguir a Carreira, Sei que em Algum Lugar do Nosso Imenso Universo Existe Vida, E Isso Me Excita cada vez mais.

  111. Thaynnys

    Olá, meu nome é Thaynnys.Eu gostaria de saber se tem Astronomia na carreira militar, se caso tiver me informe por favor em que área tem(Exército, Marinha ou Aeronáutica), pois estou buscando notícias e não encontro em lugar algum.Quero muito ser astrônoma na carreira militar e gostaria de saber quais são as matérias mais utilizadas nesta área?Não gosto de matemática, entretanto gosto de física e química.
    Atenciosamente, Thaynnys

  112. josé augusto

    meu sonho e ser um astronomo mas meus pais acham que essa profição e besteira mas eu não ou desistir do meu sonho e vou me dedicar muito para que um dia eu possa trabalha na nasa eu ja sei falar ingles so falta a profição.

    otimo cite parabens

  113. laricia

    eu amo os astros. por isso vou ser uma astronauta

  114. Gabriel da Silveira

    Oi pessoal, estou na oitava serie e este ano irei fazer o OBA ( Olimpíada Brasileira de Astronomia) e estou muito concentrado, sendo que falta um mês, vou tenar tirar uma ótima nota, e pelo o que eu li da reportagem e uma profição, muito obrigado!

  115. Matheus

    Olá, primeiramente eu gostaria de parabenizar este site maravilhoso que ajuda muita gente. Enfim, eu queria saber qual a maneira mais prática de se tornar um astrofísico, fazendo física e depois especializando-me em astrofísica ou fazendo astronomia e fazer a especialização em astrofísica?

  116. felipeh andrade

    Pedro Addler sabe oke mais me facina…
    e ver como as pessoas hj em dia estaum cada vez mais facinados por essa ciencia,,,xamada astronomia ,eu particularmente gosto muito de astronomia,,,estou fazendo especializações básicas e avançadas na área de astronomia tbm estudo diariamente gosto muito de trabalha com o facebook postando em minha pagina ,ano ke vem kero fazer uma faculdade baxarelado em astronomia,,,e embarcar no barco,,,sempre pra frente,,,meu sonho é ser um astrônomo…vou comseguir com a graça de deus,,,,enfim deus abençoe a vc e tbm a todos ke postaram seus comentários aki nessa pagina,,,sinceramente gostei muito dos comentários ,,,,buskem seus sonhos com garra determinaçao com vntade com paciencia e acima de td com deus em primeiro luagar ,,,,,,

  117. Alice

    Oii, tenho 9 anos, vi o seriado THE UNIVERSE passando na tevê, assisti e ameeeeeeeei, agora eu amo sou simplismente apaixonada por astronomia.. ♥♥ASTRONOMIA♥♥

  118. Nert

    Gostaria de saber quais as instituições do nordeste que oferecem astronomia como especialização(mestrado ,doutorado) da física.

  119. Nertan

    Gostaria de saber quais as instituições que oferecem especialização (mestrado e doutorado) em astronomia.

  120. Adryelle

    Olá, tenho 15 anos e sou apaixonaaaada por Astronomia, sem dúvidas é a carreira que quero seguir rsrs, gostaria de saber se em Aracaju-SE tem algum lugar que se possa fazer curso ou algo do tipo, procuro mas nunca encontro :( Obrigada!

  121. Victor Gibbs

    Nossa com certeza vou fazer astronomia, eu achava pouco ruim por causa do salario medio, mas a terratransformaçao me fascinou.

  122. Matheus

    Começar estudar Astronomia com 21 anos é tarde demais? Tentei outros cursos na are de naturais e humanas, mas nada deu certo, meu medo é tentar Astronomia ja com essa idade, é um curso difícil e até eu me formar vai demorar muito, sem contar que deve ser dificil emprego bom depois de formado, vai ter que fazer especialização, etc… até lá vou tá muito velho, o problema é esse, tem gente na minha idade que ja deve tá até pesquisando e eu todo enrolado, mas acho que vou tentar :(

  123. Rafaela

    Olá gostaria de saber se posso cursar astronomia em alguma carreira militar,desde já agradeço.

  124. luana

    as vezes quando pesquiso sobre essa profissão, muitos dizem que devemos fazer BACHARELADO antes de cursar astronomia em uma universidade.. uns dizem que deve ser bacharelado em física, ou dizem que tanto faz entre bacharelado em física e astronomia, tira essa duvida, fazer bacharelado em física já me ajuda a entrar em uma universidade?

  125. Guilherme Silva

    Gente tenho só 10 anos e ja estou pensando em fazer a minha faculdade de astronomia e biologia.

  126. Rowena Almeida

    Olá Pedro , eu tenho 15 anos , e até hoje eu me dediquei minha vida ao balé , porém agora eu realmente descobri a coisa mais fantástica desse mundo á astronomia , eu gostaria de cursa-la além de fazer doutorado e pós também , bem , sei que ainda tenho tempo , como você disse os EUA estão bem mais avançados no assunto , então gostaria de saber quais são ás possibilidades de estudar lá fora e trabalhar na NASA ?
    Um abraço e obrigada pela resposta !!!!!!!!!!!!

  127. janayra jadhy

    ola,eu tenho 11 anos e estou na sexta serie sou de pernambuco, e sempre sonhei em ser astronoma mas ao pesquisar soube q precisa estudar fisica,quimica…e stou pensado se vou ser mesmo astronoma porque tem q ter muito estudo e aprender ingles.bjs e espero q eu realize meu sonho.

  128. Gustavo

    Li alguns livros de astronomia e gosto muito da área desde que eu era criança.
    Sempre fui apaixonado por astronomia.
    Ano que vem presto vestibular , vou pensar com muito carinho no curso de astronomia. Quem sabe …

  129. Gabriele

    Oi! Tenho 14 anos e SEMPRE fui apaixonada pelo universo !! Astrônoma é oq vou ser!!:D XD’ S2′

  130. Carlos Henrique

    Podem me dizer quais as universidades com o curso de Astronomia no Paraná? Obrigado galera…

  131. Emmanuel

    Cara, sou amante da publicidade/marketing/desi, odeio calculos…isso é coisa do demon pra mim…kkkkkkkkkk…é fascinante essa carreira. Que loucura, não deve haver no mundo, profissionais tão inteligentes quanto esses. O lance da terratransformação é inspirador a um bom cineasta! Olha, parabéns aqueles que tem a inteligencia necessária e o sonho por esta área!

  132. Luis

    Quais universidades públicas oferecem o curso?

  133. Genilsa Sousa Crisóstomo

    Olá boa Tarde!
    Tenho 19 anos,sou do Rj,jah terminei o ensino médio, e hoje estou curso Técnico em Eletromecânica,ja estou no 2 módulo…GosTou muito do curso que estou fazendo,mas desde criança sempre fui apaixonada pela ASTRONOMIA sempre me facionou,me encantou…
    Só que não sei oque fazer para meu sonho se tornar realidade,acho que aqui na minha cidade não tem universidade que ofereça tal curso,e tambem nao tenho condiçoes financeiras o suficiente para correr atrás deste sonho.
    Oque vocês me aconselham a fazer?
    E tambem pelo oque lí,o curso em si exigi meuita matematica e fisica,algo que nao ee muito a minha praia!
    Talvez eu seja apenas mais uma admirada deste mundo tão fantastico!!
    bjs

  134. Emanuelle G.

    Olá! Tenho 16 anos e desde criança sempre fui apaixonada pela observação das estrelas. Desde os 12 anos leio e procuro me interar em tudo dentro de astronomia, porque acho muito interessante. Só tem um problema… Não sou nada boa em exatas :/
    Física me dou até bem, mas matemática é meu calcanhar de Aquiles. Com esforço eu poderia ter sucesso na área? E outra: vale a pena tentarmos um curso em que sua área básica é uma área que não temos muito gosto (como no meu caso, meu ponto fraco é exatas, mas amo astronomia)?

  135. Lizandra Mello

    Olá , tenho 16 anos e esse ano começo o ensino Medio , Sou totalmente apaixonada pela astronomia e pretendo seguir na carreira de astroma , sou do interior de pernambuco aqui é muito dificiu ter uma universidade que me especialize , mais conserteza vou correr atraz do meu sonho ! e irei conseguir … Meu sonho é Trabalhar na NAZA .

  136. Raíza Martins

    Olá, bom, vou fazer o ENEM esse ano pra cursar astronomia. Queria ajudá pra saber se enquanto faço a facul se tem mts oportunidades de estágios no período. E sobre a pós-graduação, tem trabalhos bons que poderia arrumar? Obrigada, preciso muito de um empurrão!

  137. bianca

    Olá meu nome é bianca e tenho 14 anos e quero me formar em astronomia e gostaria de saber onde tem uma universidade federal perto da minha casa moro em petropolis no rj
    obrigada

  138. bianca

    ola moro em petropolis e quero saber qual a faculdade de astronomia mas proxima

  139. Matheus

    Tenho 13 anos e sei muito bem que sou muito novo para pensar em faculdade,mas não é isso que eu vim falar aqui.Quando ficar adulto pretendo fazer faculdade de astronomia,já fui na usp de são carlo e fui no setor de astronomia..É muito bom,e aí vai a minha pergunta:Como sou muito novo,por onde começo a estudar o que??Fisica??Ou vou estudando constelações como cruzeiro do sul???

  140. Gabriela de andrade

    Oi Pedro. Quero muito saber se existe faculdade de astronomia em PERNAMBUCO ou aqui pertinho né. Estou muito intereçada, pois quero muito estudar astronomia, estou no 3 ano. Preste a fazer vestibular. Quero saber se consigo fazer aqui em PE. Espero sua resposta PEDRO ADDLER.

  141. Rebeca

    Tenho muita vontade de ser astrônoma desde os 12 anos de idade e vou estudar bastante pra conseguir passar em uma universidade boa, com um laboratório específico pra essa área… Quero muito ser astrônoma e estou pronta pra lutar por isso! Desejo à todos vocês que querem ser astrônomos sucesso no sonho e desejo de vocês!

  142. QUERO SER ASTRONOMA

    Oii ,Gostaria muito de saber quais cursos eu devo cursar para se formar em astrônomia ? com quantos anos a NASA aceita pessoas para trabalhar lá? bom.. eu mor no Recife, tem como eu trabalhar na NASA se e tiver os cursos completos e com certificados internacionalmente?
    se não, em qual institutos eu possa trabalhar pelo brasil? .. pfv me ajudem , gostei mt desse site!!!

  143. Makson

    Acho astronomia uma opçao p gosto disso desde pequeno #novo a tar tenho so 16 er (novo)…mas assim amo astronomia ..e quero prestar esse estudo ..acho q um dia vou conseguir pois minha sede pela astronomia so cresce ..aa e esse site me ajudou muito vlw ae (y)

  144. Luiz Thiago

    é uma boa história, más deve-se estar atento pois só uma pequena ponta de um enorme iceberg de fato esta disponivél para o publico, a parte realmente interessante da astronomia ainda se encontra escondida do publico em geral.

  145. Ana Claudia

    Olá! Tenho 16 anos, estou cursando o 2º ano do colegial e já prestei a Fuvest como treineira e passei nas duas fases.Sou fascinada pela Astronomia e adoro Física.No entanto,estou em dúvida entre a Medicina que é um curso tradicional e bem remunerado e a Astronomia.Minha dúvida gira em torno do fato desse último ramo não ter grande investimento e a questão financeira aqui no Brasil.Vc pode me dizer se com o devido esforço eu seguindo a segunda opção consigo obter uma carreira de sucesso(realizações e principalmente dinheiro)?

  146. Samuel Francisco

    SOu muito Curioso em questão Ao espaço,as estrelas e os planetas, tenho 12 ano e passo o tempo q eu posso estudando sobre isso para se tornar um astronomo =D

  147. juliane

    Amei esse sate,me ajudou muito na minha decisão.Obg

  148. juliane

    So tenho 13 anos e quero ser astronoma,sempre que posso estudo astronômia.Amei esse sate:-)

  149. Adriani

    Sempre quis fazer astronomia , acho fascinante essa profissão,ainda mais pela sede de conhecimentos com os astros e universo em geral que tenho, o grande problema é que eu não me dou muito bem com cálculos,estou muito em dúvida se faço disso um Hobby ou sigo esta carreira mesmo sem dominar exatas,tenho medo de não conseguir e desistir ! Oque faço?

  150. Rainer Müller

    Tenho 17 anos, desde os 11 fui fascinado pelas estrelas, planetas e seus mistérios. Sempre tive vontade de estudar astronomia, mas sempre que se tratava desse assunto me vinham com vários empecilhos, ressaltando a dificuldade dessa área e também pela minha localização(Manaus), gostaria de entender os meios para se fazer uma boa faculdade de astronomia em SP ou RJ, visando ainda trabalhar no exterior. estou quase terminando meu curso de inglês.

  151. Letícia Fialho de Medina

    Olá, tenho 12 anos e sempre tive muita atração por astronomia só que nunca fui mais fundo em relação a profissões relacionadas a isso, foi quando uma amiga me orientou a pesquisar sobre as profissões por eu ser inteligente e muito curiosa também, e foi oque eu fiz! Eu simplesmente me apaixonei por essa profissão, e quero logo que o ensino médio acabe para eu poder cursar uma boa faculdade. Embora a condição financeira não ser lá muito boa, mas para Deus nada é impossível. Fé! *-*

  152. Ana

    Amo matemática e física, mas não estou muito certa sobre engenharias, então vim pesquisar sobre astronomia e realmente me interessei. Mas li muitos lugares que dizem que aqui no Brasil não há mercado de trabalho para esse profissional. Isso é verdade? E é muito difícil ir estudar ou ser chamado para trabalhar no exterior?

  153. Luana Borges

    (Eu me fiz uma pergunta)
    Por que você gosta de Astronomia?

    Bom, primeiramente porque sempre gostei de observar o céu, isso é algo em que todos que querem ser astrônomos tem em comum. Eu tento ver além, sei que não é só ficar olhando pra cima e contando estrelas. O universo tem uma beleza exuberante , mas não é só aquilo , eu tenho curiosidade de saber como acontece e qual é a sua função, estudando um pouco aqui e ali, pesquisando e observando, assim fui gostando mais e mais de astronomia , sempre quis conhecer e aprender mais sobre o universo dentro e fora da terra. Mesmo sendo péssima em matemática ainda assim gosto da matéria sei que tenho a obrigação de entende-la o problema é que tenho uma grande dificuldade e sei isso pode ser ruim para mim se eu quiser ser astrônoma . Já em Física sou razoável ainda consigo ir bem porque fui gostando com o tempo e tudo que aprendi hoje me fez sentir mais vontade de cursar essa faculdade. O meu medo é de não conseguir enfrentar a matemática e a física juntas, tenho medo de não ter a capacidade de domina-las , mesmo com essas dificuldades que tenho. E também tenho medo de me arrepender e não ter cursado uma faculdade assim. Pelo que posso ver , acho que fico melhor como astrônoma amadora. Se não sou apta para matemática e fraca em relação a raciocínios lógicos , talvez não seja para mim.. O que acha?

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!