biologia

Biotecnologia – Profissão, Carreira e Informações Gerais

O bioquímico atua pesquisando a tecnologia biológica para produzir substâncias, produtos e alimentos cada vez melhores para a população.

A Carreira em Biotecnologia

Biotecnologia

Habilitação:
Bioquímico
Duração do Curso:
4 a 5 anos
Área:
Exatas
Atributos do Profissional:
Curiosidade e Persistência
Salário Médio:
R$ 2500,00

Biotecnologia é uma ciência baseada na Biologia, Química e Engenharia. A biotecnologia trata do desenvolvimento e aplicação de tecnologias biológicas para a aplicação nas áreas de saúde, agricultura, química e ambiental, sendo o bioquímico (profissional de biotecnologia) um profissional de forte caráter multidisciplinar.

São atribuições dos bioquímicos pesquisar novos tipos de culturas e variedades de plantas mais resistentes, pesquisar a utilização de micro-organismos (bactérias e fungos) para produzir bens e produtos úteis para o ser humano (bebidas, laticínios, fermentos, cosméticos e ingredientes industriais), pesquisar maneiras de combater micro-organismos e bactérias prejudiciais ao ser humano (parasitas) e pesquisar os efeitos de medicamentos e substâncias químicas em geral sobre as células, cabendo a biotecnologia estudar e controlar todo tipo de processo industrial que envolva células humanas vivas ou outros organismos de classe semelhante.

O Curso de Biotecnologia

Na primeira metade do curso de Biotecnologia, que em geral dura 4 ou 5 anos, o aluno cursa matérias básicas dos cursos de engenharia e biologia, tais como cálculo, física, química e biologia geral. A partir do terceiro ano, o curso vai tomando uma característica mais prática, o futuro bioquímico passa a participar cada vez mais de laboratórios práticos de química e biologia.

O curso de biotecnologia é indicado para pessoas com forte curiosidade, iniciativa e persistência, já que os trabalhos práticos, tais como: melhoria genética de plantas e animais; podem levar anos de pesquisa (várias gerações da planta ou animal) para dar resultados significativos.

Especializações do Curso de Biotecnologia

As principais especializações pelas quais os bioquímicos podem passar são:

  • Biotecnologia Ambiental: O bioquímico especializado na área ambiental estuda como recuperar áreas naturais degradadas pelo homem e também como aproveitar o potencial natural para aprimorar plantações e torná-las mais produtivas e naturais.
  • Biotecnologia na Indústria de Alimentos: O bioquímico especializado na produção de alimentos atua na indústria alimentícia pesquisando e coordenando métodos de produção de bebidas e alimentos (cervejas, vinhos, queijos, iogurtes, sorvetes, etc.) aproveitando os micro-organismos para produzir tais alimentos.
  • Biotecnologia da Saúde: O bioquímico com esta especialização estuda o uso de bactérias e fungos para a produção de vacinas e medicamentos para o ser humano, modificando estes organismos para que eles possam, por exemplo, produzir naturalmente substâncias úteis.
  • Biotecnologia Rural (Biotecnologia dos Agronegócios): O bioquímico com esta especialização atua junto às fazendas, controlando a saúde dos rebanhos animais e controlando pragas nas lavouras.

Biotecnologia: Aproveitando o poder da natureza a favor do ser humano
 

 

Grade Básica do Curso de Biotecnologia

  • Genética;
  • Cálculo;
  • Biologia celular;
  • Bioquímica;
  • Embriologia;
  • Biologia molecular;
  • Química inorgânica geral;
  • Química orgânica;
  • Processo laboratorial;
  • Físico-química.

Biotecnologia: Bactérias Usinas de Insulina

Muitos não sabem, mas as bactérias não devem ser vistas como sinônimos de doenças, de sujeira ou de podridão. Dentro do corpo humano, convivemos com milhões de bactérias, que estão presentes desde a nossa boca até os intestinos e que tem diversas funções úteis, nos ajudando a digerir melhor os alimentos, por exemplo.

As bactérias que nos ajudam a digerir os alimentos, por exemplo, em troca também consomem um pouco deste alimento, vivendo em simbiose (parceria positiva para a vida) conosco.

A Biotecnologia, no entanto, vem pesquisando e desenvolvendo cada vez mais novas tecnologias onde podemos aproveitar as bactérias e organismos a nosso favor. As bactérias do Tipo E. Coli, por exemplo, vem sendo modificadas para atuar como usinas naturais de insulina humana. Através da manipulação do DNA das mesmas, os bioquímicos conseguiram que elas, ao invés de eliminar secreções, começassem a eliminar insulina pronta para o uso.

Biotecnologia: Bactérias E. Coli sendo utilizadas na produção de insulina
 

A insulina, usada para controlar o diabetes, fica muito mais barata produzida desta maneira. Em breve, os especialistas preveem que teremos tecnologia suficiente para produzir insulina desta maneira em escala industrial.

Melhores Faculdades

Segue abaixo o ranking das melhores faculdades públicas e particulares que oferecem o curso de Biotecnologia. Foram utilizados como parâmetros os índices divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e as notas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Confira:

  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) – São Carlos – SP;
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba – PR;
  • Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) – Alfenas – MG;
  • Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) – Mossoró – RN;
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – Curitiba – PR;
  • Faculdade Ciências da Vida (FCV) – Sete Lagoas – MG.

Carreira de Bioquímico: Aspectos Favoráveis

A vocação agrícola do Brasil, tanto em rebanhos, quanto plantações é um enorme campo a ser explorado pelos bioquímicos que podem atuar aumentando a produtividade das fazendas. A pesquisa do patrimônio genético Brasileiro também oferece um bom campo de atuação: o bioquímico, atuando junto com os químicos e farmacêuticos na pesquisa e produção de novos medicamentos e substâncias inéditas.

Carreira de Bioquímico: Aspectos Desfavoráveis

Como ainda não temos muitos cursos superiores de graduação em Biotecnologia, o graduado muitas vezes enfrenta a concorrência de profissionais vindos de outras áreas, tais como biologia e química em seu mercado de trabalho, as indústrias se adaptaram a colocar estes profissionais para suprir as vagas dos profissionais inexistentes de biotecnologia.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. Henrique Tenchini

    Parabéns !
    Ótima matéria, ajudou muito !

    Obrigado..

  2. Lucimara

    Achei interessante essa materia sobre biotecnologia… pois esse ano vou começar a fazer esse curso… espero ser uma profissao ampla e que tenha retorno..
    Parabens!!!

  3. renan

    Tem alguma diferença entre biotecnologia e engenharia biotecnológica ?

  4. Joyce

    Olá Pedro, me identifico bastante com essa área. Você saberia me dizer quais são as faculdades que oferecem o curso de biotecnologia na cidade do Rio de Janeiro ? E se o mercado de trabalho é promissor…

    • Ana Carolina

      Olá Joyce e Pedro,

      Vou corrigir uma informação sua.O curso de Biotecnologia oferecido na UFRJ é ministrado em Xerém,Duque de Caxias.É um pouco longe da capital mas vale a pena estudar lá, é um excelente curso. Ja as outras faculdades que se encontram no Rio oferecem cursos de apenas 3 anos formando tecnologos,enquanto que a UFRJ é bacharelado.

      espero q tenha ajudado

    • Anna

      O curso da Uerj também oferece a opção de Biotecnologia a partir do 4o periodo

    • HELOIZA

      Boa tarde, UEZO, RECOMENDO.

  5. Heloisa

    Queria saber quanto é o salario inicial de biotecnologia e o quanto pode chegar.

  6. Letícia G

    Qual a diferença entre biotecnologia e biomedicina ? Qual é o melhor curso ?? Estou querendo fazer biotecnologia, mas estou com um pouco de medo. Existe bastante vagas para um biotecnologo ?

    • Hugo Gonçalves de Alencar

      Olá Letícia!
      Pelo que conheço Biomedicina é um curso também multidisciplinar onde você tem até 32 áreas de atuação incluindo Estética,reprodução humana,análises clínicas, pesquisa para desenvolvimento de novas vacinas e tratamentos,microbiologia,imagenologia,imunologia,ou seja para o ser humano, em muito identifica com biotecnologia porém acho que a biotecnológia é muito representativo no desenvolvimento de produtos industriais e agropecuários!.

  7. Lucas

    olá,

    gostaria de saber qual a lei que regulamenta a carreira de biotecnologia, se tem um codigo de ética e e se tem conselhos que que respondem por eles ex. CREN, CRM?
    um abraço

  8. maria luiza

    caramba acho isso uma das melhores profisãoes cara… pelo fato de poder exercer uma função na qual a realidade da vida permanece

  9. André Cruz

    Onde posso fazer crso superior de Biotecnologia no Rio de Janeiro?

  10. Amanda Lima

    Olá, queria saber as areas futuras sobre especializações da biologia…
    Estou em duvida em:
    *biotecnologia;
    *biomedicina;
    *engenharia genetica;

    Queria que me informasse tbm sobre: é melhor a graduação em biologia e depois a especialização, ou me graduar logo num area especifica como a biotecnologia, ou biomedicina, ou engenharia genética ?

  11. Pedro Addler

    Olá Renan

    Foi uma boa pergunta, muita gente fica em dúvida. Engenharia Biotecnológica e Biotecnologia são sim o mesmo curso.

    Os nomes dos cursos variam de faculdade pra faculdade, não existe uma regra geral do MEC para a nomeação.

    A própria Biotecnologia pode ainda ser chamada de vários outros nomes: Ciências Biotecnológicas, Engenharia de Biossistemas, etc…

  12. Pedro Addler

    Olá Joyce

    Na cidade do Rio de Janeiro você vai encontrar um excelente curso de Biotecnologia na UFRJ ( Universidade Federal do Rio de Janeiro ).

    Em relação ao mercado, a biotecnologia tem um enorme potencial no Brasil.

    Além de excelentes oportunidades trabalhando com engenharia genética ( principalmente gado e soja ), nosso país ainda oferece um grande patrimônio genético a ser descoberto e estudado na Amazônia.

  13. Yasmim

    Olá Pedro
    Me identifico muito com essa área de biotecnologia. Mas não sei em qual especialização do curso devo fazer para entrar no mercado de trabalho e ser bem sucedida!!! Você saberia me dizer quais as faculdades com o melhor curso no estado de São Paulo ??

  14. Catarina

    Gostei muito da materia. Tirou todas as minhas dúvidas.Faço terceiro ano e pretendo fazer biotecnologia.

  15. Danielle

    Adorei a matéria, mas queria saber quais são as faculdades que possuem o curso de biotecnologia em SP.

    • andrea

      biotecnologia tem na ufrj fundão e em xerem d.de caxias e na uenf em campos dos goytacazes

  16. Pedro Addler

    Olá Heloisa

    O salário inicial de Biotecnologia é em torno de R$ 2.600,00, não há uma boa previsão até onde ele pode chegar, vai depender muito do nível de especilização que você tiver, da empresa e também da importância do seu cargo.

    O salário de Biotecnologia pode chegar a R$ 10.000 ou R$ 15.000 se você for um profissional de altíssimo nível.

  17. kilvia

    olá pedro,
    gostei mt desse curso de biotecnologia, mas não sei se é isso q eu qro…alguma dica pra mim ???
    sou curiosa,persistente,mt boa em biologia,matematica.quimica e fisica.sera q é uma area pra mim?

  18. Lucas

    e ai pedro ? tudo tranquilo ? Parabens pelo seu trabalho, gostei muito !
    queria saber qual a area da biotecnologia onde posso ter um maior retorno em relação à salários e tambem qual das areas é mais abrangente falando de pesquisas em aberto e numero de profissionais na area, gostaria tambem que pudesse fazer um breve comentario de cada especialização sobre seu espaço no mercado e retorno salarial. Um abraço.

  19. alessandra

    Meu filho quer fazer biotecnologia ano que vem , em 2011 eu gostaria de saber onde tem aqui no Rio de Janeiro, qual é a universidade, se for a UFRJ qual delas?

  20. Isabel Aline

    Olha A D O O R E I essas informações.Estava meio em dúvida, mas agora sei que realmente quero ser uma bioquimica.
    A area de biotecnologia tem graduação ou doutorado?

  21. Pedro Addler

    Olá Letícia G

    Não gosto da expressão: “um curso é melhor que outro…” eu acho que todas as profissões são importantes e devemos respeitar as escolhas de vida de todas as pessoas.

    Em relação a vagas para Biotecnologia existem ótimas oportunidades de trabalho no ramo do agro negócio ( pesquisa genética de plantas e animais ).

  22. Pedro Addler

    Olá Lucas

    Não existe um conselho de Biotecnologia propriamente dito, a carreira é regulamentada pelo Conselho Federal de Biologia ( CFBio ). Este conselho regulamenta e acompanha a evolução de diversas carreiras de ciências biológicas.

    • Francieli

      Sou Bióloga, formada em Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Para regulamentar a profissão de Biólogo, existe um Conselho de Classe (CRBio) que responde ao Conselho Federal de Biologia (CFBio). Para trabalhar com Biotecnologia, não precisa ser um bioquímico!

      • Nathany Teixeira

        Estou interessada no curso de Ciências Biológicas com enfase em biotecnologia e meio ambiente. Este curso poderá me levar para quais carreiras? Para quem trabalha na área, esta área tem espaço no mercado de trabalho? Por favor aguardo resposta, se puder me enviar no meu e-mail… Nathanytamirezromulo@gmail.com
        obrigada

  23. Pedro Addler

    Olá André Cruz

    No Rio de Janeiro você vai encontrar o curso de biotecnologia na UFRJ e também no IFRJ ( Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro ).

    • Dione Garcia

      também encontrara o curso de biotecnologia na UEZO na universidade estadual da zona oeste no polo de campo grande

  24. Pedro Addler

    Olá Amanda Lima

    Graduar direto ou especializar depende muito do seu foco.

    Se o seu objetivo final for trabalhar com Biotecnologia, por exemplo, vale a pena fazer a graduação direto em Biotecnologia, agora, se o seu objetivo for ter uma formação mais geral ( e poder escolher entre mais opções de emprego ), aí neste caso vale a pena fazer biologia e se especializar depois em Biotecnologia.

  25. Pedro Addler

    Olá Yasmin

    Duas áreas da Biotecnologia que estão bastante favoráveis agora são as de Biotecnologia da Saúde e Biotecnologia Ambiental.

    As pesquisas sobre meio-ambiente ( energia renovável, despoluição ) e sobre saúde ( células tronco, genoma ) estão evoluindo muito e nos próximos anos devem ser um dos focos da ciência mundial.

    Em relação aos melhores cursos de biotecnologia do estado de São Paulo estão na USP de São Carlos e na USP de Pirassununga.

  26. Pedro Addler

    Olá Danielle

    Você vai encontrar o curso de biotecnologia em São Paulo nas seguintes universidades públicas:
    - USP São Carlos
    - USP Lorena
    - USP Pirassununga

  27. Pedro Addler

    Olá Kilvia

    Você tem o perfil ideal para Biotecnologia !!

    Você tem curiosidade, persistência e capacidade de resolver problemas complexos, tem o verdadeiro espírito de uma cientista !!

    Pode fazer o curso de Biotecnologia sem medo.

  28. Pedro Addler

    Olá Alessandra

    Você encontra o curso de Biotecnologia na cidade do Rio de Janeiro na UFRJ. O curso fica no campus Cidade Universitária, na Ilha do Fundão.

  29. Pedro Addler

    Olá Isabel Aline

    Com certeza !! A área de biotecnologia trabalha com a alta tecnologia relacionada a biologia, ela tem dezenas de especializações que você pode seguir, você pode direcionar o seu trabalho por diversas áreas.

  30. Guilherme

    Olá, andei pesquisando sobre biotecnologia, e tem um curso aqui no estado de engenharia de bioprocessos e biotecnologia. Adoro biologia, e me interessei pela carreira, no entanto tenho dificuldade com exatas, especialmente matemática. Será que devo fazer este curso?

  31. taís

    há faculdade para engenharia genética ou tenho que graduar biotecnologia e me especializar depois? e se sim, há outras faculdades boas também além de USP e UFRJ?

  32. Rogerio

    Gostaria de saber se o curso de gradução em Biotecnologia ofertado na UFBA ,é a mesma engenharia de biotecnologia,pois ela esta no setor de biologicas e não de exatas como as outras engenharias. O formado em Biotecnologia também recebe o titulo de engenheiro ?

    O graduado em biologia ou outra area afim,que faz pos graduação em biotecnologia neste caso também pode ser chamado de engenheiro,ou neste caso é diferente a nomeção pra quez se graduo em biotecnologia para quem fez a pos em biotecnologia ?

  33. Marina S.

    Quais são as diferenças entre os cursos de biotecnologia e biomedicina?

  34. Michelle

    Boa noite Pedro!
    Estou no último ano do curso de licenciatura em biologia,gostaria de saber se posso fazer direto o curso de biotecnologia da saúde (ou tenho 1º que fazer somente biotecnologia e após especializar na área da saúde) e se mesmo sendo especialização será 4 anos.Obrigada!

  35. Abrahão

    Olá, eu começarei a cursar a graduação de biotcnologia e gostaria de saber como é de fato o trabalho do biotcnólogo? Eu percebo que é um trabalho científico, mas enfim gostaria dos detalhes rsrsrsrs. Obrigado desde já!!!!

  36. Acácio

    Vou cursar bioquímica agora, só que tenho ainda muitas dúvidas, um delas é se o bioquímico pode trabalhar em laboratórios de análises quínicas ( exame de sangue, fezes urina, DNA etc?

  37. Fernanda

    a Biotecnologia trabalha com microscópio? meu sonho *-* , porém na minha escola o prof. de química não é muito bom. O que devo fazer?

  38. Gislene

    Olá Pedro Addler!
    Estarei iniciando em agosto o curso Técnico em Biotecnologia no SENAI-MG, e como andei pesquisando e até o momento não existe curso de graduação em Biotecnologia em Belo Horizonte, gostaria de saber se o curso de Biomedicina estaria ligada a área de biotecnologia para continuar meus estudos após formada no curso técnico.
    Obrigada!

  39. Camila

    Olá Pedro!
    saberia me informar se através do curso de biotecnologia eu poderia me tornar uma cientista forense?

  40. Joana

    Eu gostaria de saber se a qualidade do curso de Biotecnologia na UFBA é boa. Pois só vejo falarem do Sudeste.

  41. Joana

    Foi o melhor site sobre essa profissões que encontrei. Parabéns !!

  42. Tassia Alana

    Esse site é muito bom. Biotecnologos e quem esta querendo fazer faculdade de biotecnologia, aqui tira todas as duvidas. Parabens pelo site !!!

  43. Gabi

    qual a diferença entre biotecnologia e bioquímica ?

  44. Daniella

    Gostaria de saber qual curso que abrange mais áreas de trabalho, se é a biotecnologia ou biomedicina? E quero saber a diferença entre as duas em relaçao ao mercado de trabalho, ao local de trabalho. Você conhece o curso de biotecnologia na ufg? se sim, o que vc acha?? obrigada!

  45. Fernanda

    Olá Pedro, adorei a matéria :)
    só gostaria de saber se existem bons cursos de Biotecnologia em Santa Catarina ou no Paraná ?
    Parabééns!

  46. Elisa

    Gostaria de trabalhar na área de pesquisa com células tronco. Ou também, em inseminação artificial. Qual curso de graduação seria mais apropriado? Biotecnologia ou Biologia? Por que? E quais especializações eu poderia fazer? Existe por exemplo, uma especialização de biotecnologia em células tronco ?

  47. Joseane

    Qual o nome do curso de Biotecnologia na UFRJ? Estou vendo no site e não consigo identificar. Seria Ciências Biológicas Modalidade Médica, Ciências Biológicas Modalidade Biofísica ou Ciências Biológicas Modalidade Microbiologia e Imunologia?
    Porque eu também gosto da área de células tronco e gostaria de trabalhar nessa área.

  48. Aghata

    Adorei a materia, estou cursando biotecnologia na UFRJ e não tinha muitas noções em relação à área. Me esclareceu muito, espero que o mercado de trabalho seja promissor =]

  49. Andréia

    adorei a matéria!!!!
    gostaria de saber,se nas universidades do Rio de Janeiro,tem um curso bom ou regular de graduação em Biotecnologia ??

  50. Aline

    Olá Pedro realmente seu breve comentário sobre o curso de biotecnologia foi muito válido,quem está entrando na área fica muito feliz em ver notícias sobre a área,você esqueceu de mencionar que existe um outro centro universitário no Rio de Janeiro que disponibiliza a graduação em biotecnologia,o nome é Universidade Estadual da Zona Oeste(UEZO),estou cursando a graduação em biotecnologia lá,porém aqui no Rio de Janeiro não encontro diversidade na área de atuação, falta empregos na área,goataría que você me desse alguma indicação sobre em qual local podemos atuar.Agradeço pela atenção.

  51. Cacá

    Olá, primeiramnete gostaria de dizer que gostei muito do site, e principalmente de biotecnologia, estão de parabéns!!! Então gostaria de saber se eu fizer especialização de biotecnologia em saúde eu aprenderei anatomia? Pois gosto muito de anatomia mas por ser sentimental não farei medicina.E minhas qualidades: sou esfroçado, gosto de vida e medicina, curioso e um tanto persistente; é favoravel para o curso? Obrigado!

  52. isabela

    só corrigindo, na ufrj , o campus que tem biotecnologia (ciencias biologicas modalidade biotecnologia) é XEREM e não o fundão .

  53. daniel

    olá, gostaria de saber qual a diferença entre o curso de biotecnologia e ciências físicas e biológicas da usp, mt obrigado.

  54. Pedro Addler

    Olá Guilherme

    Realmente você está certo, o curso de biotecnologia engloba sim alguns conteúdos de exatas junto com os conteúdos de biológicas.

    Mas não se preocupe o principal foco do curso de biotecnologia, no que diz respeito a exatas, não vai ser a matemática e sim a química.

  55. Luan

    Olá Pedro
    Eu sou bastante curioso e persistente em conseguir o que quero,mas queria saber qual curso está mais focado na genética e para pesquisar curas para doenças.Biotecnologia ou Biomedicina?

  56. Pedro Addler

    Olá Taís

    Realmente, não conheço nenhuma universidade que tenha o curso de Engenharia Genética, você tem que fazer biotecnologia e se especializar mesmo.

    Além da USP e da UFRJ, a UFPR também tem um excelente curso de biotecnologia.

  57. Pedro Addler

    Olá Rogério

    Acredito que o curso de biotecnologia da UFBA está em Biológicas e não em Engenharia pois deve ter uma ênfase maior em Biologia do que em química.

    Em relação ao titulo do profissional formado em biotecnologia, ele pode receber o título de Bioquímico ou então de Engenheiro Bioquímico, depende do curso e da faculdade.

  58. Pedro Addler

    Olá Michelle

    A área de saúde, no caso, é uma especialização da carreira de biotecnologia, você em que completar o bacharelado em biotecnologia primeiro para depois ir para a área de saúde.

  59. Pedro Addler

    Olá Marina S.

    Realmente as duas carreiras são bem próximas, a diferença principal é a seguinte:

    A biotecnologia envolve o desenvolvimento de tecnologia biológica em geral para todas as áreas.

    A biomedicina envolve o desenvolvimento de tecnologia biológica voltada para a área médica.

  60. Leandro

    Gostei muito das dicas, faz tempo que estou interessado em mudar de área, sempre gostei de biologia e química. Acho que cegou a hora.

  61. Pedro Addler

    Olá Acácio

    Pode sim !! O profissional de biotecnologia também pode trabalhar em laboratórios de análises clínicas, assim como o profissional de Biomedicina e também o farmacêutico.

  62. Pedro Addler

    Olá Abrahão

    O trabalho do profissional de biotecnologia é basicamente um trabalho baseado no chamado Método Científico.

    O método científico, base da pesquisa em biotecnologia e em qualquer ciência moderna tem 4 fases ou etapas:

    - Obervações do Problema
    - Elaboração de Hipóteses a partir das observações.
    - Previsões e Deduções lógicas a partir das hipóteses.
    - Experimentos para testar e comprovas as hipóteses e previsões.

  63. Gabriel Bean

    Eu curso Biofísica na UFRJ
    e só queria confirmar uma coisa, eu posso disputar as mesmas vagas de trabalho que um biomédico e um biotecnólogo?
    Ou estas duas áreas tem áreas de atuação com exclusividade ?

  64. Pedro Addler

    Olá Fernanda

    Realmente trabalhando com biotecnologia em um laboratório você vai enjoar de trabalhar no microscópio :P

    Em relação ao seu professor de química até a época do vestibular você vai ter bastante tempo para estudar química e se precisar faça um cursinho, por que não ??

    Se você quer passar em uma Federal de biotecnologia nada mais natural que fazer um cursinho para reforçar suas habilidades.

  65. Pedro Addler

    Olá Camila

    Sim, os conhecimentos laboratoriais adquiridos durante o curso de biotecnologia habilitam você para ser uma ótima cientista forense ( estilo CSI ).

  66. Marcos Freire

    Olá Pedro, estou estudando biotecnologia na UFSJ, assim que me formar em qual área da saúde poderei me aprofudar? Poderei trabalhar em laboratorios químicos e também na área de Investigação criminal? em que terei que me especializar?

    • Pedro Addler

      Olá Marcos Freire

      Se formando em Biotecnologia você vai ter conhecimento para trabalhar em qualquer tipo de laboratório químico e por que não também criminal.

      Para poder trabalhar com solução de crimes ( perícia técnica ) conhecida nos Estados Unidos e mundo como CSI, você tem que se especializar em Ciências Forenses.

  67. Pedro Addler

    Olá Gabi

    A resposta é simples: Nenhuma :P

    Biotecnologia e Bioquímica são dois nomes diferentes para o mesmo curso, podem ser considerado sinônimos.

    Você também pode encontrar o curso com os nomes de Engenharia de Bioprocessos ou então Engenharia de Biossistemas, todos são sinônimos de Biotecnologia.

  68. Deivid Alan

    Gostei muito da materia, curso biotecnologia e minhas espectativas em relação ao curso crescem cada vez mais. O curso é pra quem realmente gosta e se interesa pelos temas abordados nele.
    Parabéns pelo site !

  69. Pedro Addler

    Olá Joseane

    Realmente o nome do curso de Biotecnologia varia um pouco de faculdade para faculdade, na UFRJ ele está com o nome de Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia.

  70. Pedro Addler

    Olá Fernanda

    No Paraná você vai encontrar excelentes cursos de Biotecnologia em 2 campus da UFPR:

    - UFPR ( Universidade Federal do Paraná ) – Campus Palotina: Curso de Biotecnologia

    - UFPR ( Universidade Federal do Paraná ) – Campus Curitiba: Curso Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

    • ana

      por favor me diga qual a diferença entre biotecnologia e engenharia biotecnologica…como tem na UFPR….minha filha quer só se for engenharia e é muito limitado…

  71. Pedro Addler

    Olá Elisa

    Para trabalhar com pesquisa laboratorial avançada ( células tronco que você citou por exemplo ), o melhor curso é Biotecnologia mesmo.

    Para atigir este nível técnico você pode fazer a especialização: Biotecnologia da Saúde.

  72. JOSIANE

    Bom dia, Pedro.
    Sonho em fazer esse curso de biotecnologia a anos, mas confesso que fico um pouco apreeensiva, me formei no ensino medio em 2003.Sera que ainda tenho chance de conseguir ?
    As vezes acho que não vou dar conta.

    • Pedro Addler

      Olá Josiane

      Imagine !! Se você está interessada na carreira de Biotecnologia tem mais é que batalhar em cima.

      Não importa o tempo que você está sem estudar e sim a sua vontade de voltar.

  73. karoline

    Ola Pedro, me interessei muito pelo curso de Bioctenologia, porem, odeio extas,não sei se vou dar conta na faculdade, devo arriscar e fazer o curso?

    • Pedro Addler

      Olá Karoline

      Realmente você vai encontrar bastante exatas no curso de Biotecnologia, principalmente Química.

      Se você não gostar mesmo de exatas é melhor não fazer Biotecnolgia.

      Agora se você for simplesmente ruim em exatas mas tiver vontade de fazer aí da pra fazer Biotecnolgia sim numa boa. Nesse caso vai depender mesmo da sua vontade e interesse de seguir a carreira.

  74. Pedro Addler

    Olá Andréia

    No Rio de Janeiro você vai encontrar um excelente curso de Biotecnologia na UFRJ ( Universidade Federal do Rio de Janeiro ).

  75. Pedro Addler

    Olá Cacá

    Realmente não posso te garantir que não vai aprender, em especializações de saúde em geral ( não só da biotecnologia ) se estuda anatomia sim.

    O estudo prático e teórico da anatomia é fundamental para a pesquisa médica e combate de doenças.

    Em relação as suas características pessoais são sim excelentes para você fazer pesquisa na área de saúde na Biotecnologia pois você tem os principais atributos necessários: curiosidade e capacidade de esforço !! :)

  76. Carolina

    Olá Pedro,

    Eu passei em biotecnologia numa faculdade privada aqui da minha cidade, e também passei em veterinária.
    Ainda vou prestar outras faculdades públicas, mas gostaria de segurar vaga em alguma dessas duas.
    Eu gosto das duas áreas, ambas me interessam muito.. porém tô em duvida em qual atuar, gostaria de saber qual delas me trará mais oportunidades de emprego futuramente, qual está mais em crescimento e também qual financeira compensa mais, se biotec ou veterinaria.
    e gostaria de saber também se há estágio para biotecnologia.

    Obrigada

    • Pedro Addler

      Olá Carolina

      Comparando Biotecnologia com Medicina Veterinária com certeza a Biotecnologia apresenta um maior potencial, é considerada uma das carreiras do futuro.

      Em relação ao estágio há sim !! Em geral todos os cursos sempre tem um estágio e Biotecnologia não é diferente, as empresas sempre abrem vagas de estágio porque é uma mão de obra barata e de qualidade.

  77. Pedro Addler

    Olá Daniel

    É assim mesmo, as várias unidades da USP no estado de São Paulo as vezes variam o nome dos seus cursos, isso acontece porque cada curso tem uma ênfase diferente.

    Em São Carlos, por exemplo, o curso de biotecnologia da USP está sobre o nome de Ciências Físicas e Biomoleculares pois tem um maior enfoque na física.

    Em Pirassununga o curso de Biotecnologia da USP está sobre o nome de Engenharia de Biossistemas pois o foco é a biologia.

    Na USP de Lorena o nome do curso de Biotecnologia varia mais uma vez, desta vez sendo chamado de Engenharia Bioquímica, pois o foco está na química.

    Química, Biologia e Física, em cada unidade da USP o enfoque do curso de Biotecnologia está em uma área :)

  78. Pedro Addler

    Olá Luan

    De um certo modo, ambos os cursos ( Biotecnologia e Biomedicina ) estão focados nos estudos das doenças humanas, de qualquer modo se você quer pesquisar na área de saúde mesmo, recomendo a Biomedicina.

    Biotecnologia trabalha com tecnologia biológica e química mais geral.

  79. mateus

    eu moro no parana e queria saber aonde posso encontrar esse curso de Biotecnologia.

  80. Pedro Addler

    Olá Gabriel Bean

    Realmente há muitos momentos em que as carreiras dos profissionais de Biomedicina e Biotecnologia se cruzam é mais ou menos o mesmo que acontece com Ciência da Computação e Engenharia da Computação.

    Não há cargos de exclusividade para profissionais de biomedicina ou biotecnologia em geral disputam os mesmo cargos.

    Claro há alguns postos de trabalho que um outro são mais qualificados para assumir, mas em geral ambos disputam as vagas.

  81. thais

    Olá Pedro,adorei suas dicas só que tenho dúvidas se ,por exemplo, eu fizer faculdade de biotecnologia eu também poderei da aulas ou qual doutorado eu faria depois,ou seja, qual engenharia iria completar essa faculdade?
    Obrigada

  82. thais

    Olá
    gostei muito da matéria,e ela me ajudou muito para ter certeza do que vou fazer.Tenho dúvidas se a Biotecnologia por ser uma área nova o mercado de trabalho não for muito promissor,e se como esse curso compreende muita química,biologia e física se eu poderei dar aulas nessas matérias ?
    obrigada

    • Pedro Addler

      Olá Thais

      Sim com certeza !! Você poderá dar aulas de Química, Biologia e Física sim com o conhecimento técnico adquirido no curso de Biotecnologia, basta ser aprovada nos concursos.

      Em relação as pós graduações após o termino do curso de Biotecnologia você tem várias, por exemplo: Biotecnologia Ambiental, Biotecnologia na Indústria de Alimentos, Biotecnologia da Saúde e também Biotecnologia Rural.

      Você encontra uma pequena descrição de cada um na matéria acima :)

  83. Diana

    Ola Pedro
    Me chamo Diana, faço o curso Engenharia Biotecnologica na UFT e gostaria que você falasse sobre o campo de atuação no mercado de trabalho , por exemplo se é muito competitivo e se existem concursos na area ou se isso dependerá da especialização.

    Obrigada!
    Gostei muito do site, esclareci muitas duvidas.

    • Pedro Addler

      Olá Diana

      Sim, realmente a área de Biotecnologia é bem competitiva, no entanto, isso só a torna mais interessante.

      Em relação aos concursos, eles existem sim e não demandam nenhuma especialização específica da Biotecnologia, no entanto, se especializar é uma vantagem pois você vai ter conhecimentos que os outros não tem.

      Em relação aos principais mercados para profissionais de Biotecnologia nos próximos 10 anos eles vão ser: produção de alimentos, produção de medicamentos, melhoramento genético de animais e também meio-ambiente.

  84. algenor

    Olá Pedro
    pretendo cursar uma faculdade ano que vem, mais to em duvida,em fazer Biotecnologia ou Quimica qual desas profisões que ten melhor desempenho na area de trabalho? qual é mais interessante de se fazer?
    obrigado

    • Pedro Addler

      Olá Algenor

      O que você perguntou realmente vou ficar te devendo pois não gosto de comparar carreiras já que todas são importantes, cada uma do seu jeito.

      Em relação a Química e Biotecnologia, elas tem uma certa relação e ambas tem um mercado bem amplo. Ao escolher, leve em conta aquela que você achar mais interessante :)

  85. Cezar R.

    Olá, muito bom seu canal. Quero cursar biotecnologia, mas surgiu uma dúvida. Quero me especializar na área da saúde – pesquisa e cura de doenças – e na ufrj tem: Ciências Biológicas Biotecnologia e Ciências Biológicas Biofísica ênfase em Biotecnologia . Se eu fizer Biofísica, com mais 2 anos posso ter bach. em nanotecnologia ênfase em Biotecnologia. Tô em dúvida em relação a isso. Obg

    • Pedro Addler

      Olá Cezar R.

      Entre esses 3 cursos que você citou o que tem a maior relação com saúde, cura e pesquisa de doenças ( que é o seu objetivo ) o melhor é Ciências Biológicas Biotecnologia.

      Esse curso tem um grande foco na área de Biologia e Biotecnologia, após termina-lo você pode fazer uma boa especialização na área de saúde.

  86. Jota Andrade

    e qual e a faculdade mas perto ou no Pará q tenha o curso de biotecnologia ??? e no Brasil quaiz as faculdades que possuem esse curso??

  87. Amanda

    Mto interessante esse curso de biotecnologia, gostei mto msmo. Até então eu estava vidrada em fazer o curso de farmácia, só que este tem um valor um tanto quanto elevado para eu fazer agora e pesquisando eu me deparei com esse novo curso, só que ninguém sabia me explicar mto bem o que o mesmo abrangia, mas com essa ajuda de vcs ampliei mto os meus horizontes sobre o que irei fazer no próximo ano. Mto obrigado msmo pela ajuda afinal vcs já devem até estar cansados de saber como são difíceis e cheios de dúvidas esse momentos pré vestibular. Bjinhos

  88. Laurence Gilman

    Olá, gostaria de me especializar em biotecnologia ambiental. Voce acha que se eu fizesse o curso de engenharia de biossistemas na usp de pirassununga eu teria uma boa base para essa especializaçao?

    • Pedro Addler

      Olá Laurence Gilman

      Com certeza !! Engenharia de Bioprocessos, no caso, é outro nome do curso de Biotecnologia ( acho que você já sabe :P ), no entanto muita gente sempre acaba confundindo.

      Fazendo esse curso, ainda mais na USP, você vai ter com certeza uma ótima base para se especializar em Biotecnologia Ambiental.

  89. Rodrigo

    Ahhh, só mais uma coisa, só vi se falar aqui nesse site, da Biotecnologia na área de alimentos(laticínios e fermentados), saúde(vacinas, celulas tronco), ambiental(energ. renovável, despoluição), etc. Eu achava que a “cereja do bolo“ em termos de Biotecnologia, fosse exercer a mesma em usinas de álcool e açúcar, cujo assunto é um dos mais abordados no Brasil e no mundo, em termos de evolução, economia e energia limpa.
    Grato. Att Rodrigo Shikasho.

  90. Murilo Augusto

    Olá Pedro,
    Gostaria de saber se após eu terminar o curso de biotecnologia,onde eu gostaria de realizar pesquisas ambientais ,fazer o curso de engenharia ambiental me ajudaria no meu futuro trabalho??

    • Pedro Addler

      Olá Murilo Augusto

      Sim, para poder trabalhar com pesquisas ambientais e ecológicas, ter os diplomas de Engenharia Ambiental e de Biotecnologia juntos vai ser um diferencial incrível :D

      As empresas valorizam muito profissionais com uma formação acadêmica múltipla.

  91. hugo raphael mendes da silva

    gostaria de comentar sobre seu artigo. Faço engenharia biotecnologica pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). sou da segunda turma 2010.1 a diferença entre biotecnologia e engenharia é a seguinte a engenharia e mais voltada pra área industrial e bem mais completa. a biotecnologia é um pouco limitada mas não deixa de ser ótima tambem. por exemplo quem se forma em biotecnologia não pode construir bioreatores pois precisaria de um engenheiro para isso. Além de trabalhar na área industrial posso trabalhar na saúde, assim como só o curso de biotecnologia.

    Faculdades de biotecnologia tem aos montes mas engenharia são poucos, o nome vai mudar pra engenharia de bioprocessos. Teve até um congresso agora em outubro em fortaleza na qual debatemos a regulamentação do nome, pois existe várias denominações o que acaba confundindo.

    pq cita apenas a UFPR e a USP quando se trata da engenharia biotecnologica e pq não citar a UFT?.

    A respeito das materias sim e bem ampla, tenho muitas exatas fisica I,II,III,IV…
    calculo I,II,III….
    mas tambem tenho muitas biologicas, mas na biotecnologia além da grade ser menor (4 anos)sem necessariamente ser periodo integral, são poucas materias de exatas, reforçando não é engenharia. já na engenharia não. São 5 anos, periodo integral e com muitas exatas

    se alguem tiver duvidas a respeito do curso e tal pode me escrever
    “hugoraphael_16@hotmail.com” fikarei feliz em ajudar :D

    • Pedro Addler

      Olá Hugo Raphael

      Sinceramente me desculpe :P !! Com certeza o curso de Biotecnologia da UFT ( Universidade Federal do Tocantins ) é muito bom não o citei antes por pura pressa ou falta de espaço.

      Muito obrigado por colaborar com a comunidade do Guia da Carreira, o depoimento de alunos que estão fazendo o curso são sempre valiosos.

      Continue colaborando sempre conosco sobre Biotecnologia ou qualquer assunto que você quiser.

  92. Pedro Addler

    Olá Jota Andrade

    Deu sorte meu amigo !! Existe sim o curso de Biotecnologia no Pará, aí perto de você, ele está na UFPA ( Universidade Federal do Pará ) no campus de Belém são 30 vagas por ano.

  93. Thaise Fernandes

    Eu gostaria de saber qual a diferença entre Biotecnologia, Biomedicina e Farmácia. Estou na dúvida entre os três. No caso, eles se completam? E gostaria de saber se existem esses cursos no Espírito Santo.

  94. Árlan

    Olá, gostaria de saber se quam faz graduação em ciêcias biólogicas pode trabalhar na area de biotecnologia? Parecem ter uma matriz curricular parecida, mas parece ser voltado para biologia porque apresenta matérias como biogeografia e outras como Ciêncas Sociais, gostaria de tirar esta duvida.
    Obrigado desde já.

  95. Árlan

    Boa noite quam faz graduação em Ciêcias biólogicas pode trabalhar na area de biotecnologia? Os cursos parecem ter uma Matris curricular bem parecida. Mas minha duvida se deve, pois parece ser voltado para a area de biologia com materias como biogeografia e outras como Ciencias Sosiais.
    Obrigado desde já.

  96. Thainá

    Tem alguma diferença entre Biomedico e Biotecnologo porque gostaria de fazer uma graduação ao curso que trabalha mais com a aréa de laboratorio. O que vc me endica. Agradeçeria pela resposta.

  97. eduardo alves

    gostei muito de tudo! pq as duvidas que eu tinha eu garanto que foram todas supridas, sobre a profissão que eu desejo seguir… obg pela a ajudar

  98. Deborah

    Olá, gostaria de saber se alguém que faça uma pós graduação em biotecnologia ou engenharia de bioprocessos pode atuar nos mesmos setores de quem fez o curso de graduação.

  99. Izabella Pereira

    Olá Pedro,
    Vi vários comentários sobre a diferença do curso de biotecnologia e biomedicina. estou em duvida, se eu fizer uma engenharia de bioprocessos, poderei atuar na área de viologia, vacinas, ou voce recomenda que já invista direto na biomedicina? Ou se a biotecnologia também atenderia (ou melhor atenderia) do que uma engenharia?
    Meus planos são trabalhar em laboratório, com enfoque a doenças humanas, vírus, infectologia, células tronco. Mas também me sinto muito bem na área das exatas, e ficaria confortável numa faculdade de engenharia, no caso uma engenharia biotecnologica.
    Li seus comentário sobre o perfil do biotecnologo, e me encaixei muito bem nele, mas a duvida persiste.
    Obrigada desde já,
    Izabella

  100. Deise

    Olá, parabéns pela matéria! Achei incrível esse curso e estou decidida em fazê-lo.
    Qual seria a especialização que habilita para área de cosméticos? Seja na produção ou pesquisa..enfim, qual a especialização em Biotecnologia onde pode-se englobar o “mundo” da cosmetologia e estética em geral?
    Agradeço a resposta.
    Att; Deise.

  101. raquel

    existe curso tecnico no interior de sao paulo?

  102. ELZA JESSICA

    Olá, gostei muito desta matéria, pois ela me ajudou a descidir qual curso ingressar. Parabéns Pedro Addler pois você tirou todas as minhas dúvidas.

  103. Victória Lima

    Eu gostaria de saber se fazendo graduação em medicina veterinaria eu consigo pós-graduação em biotecnologia?

  104. Juliana

    Boa Tarde!!!
    Nossa adorei suas explicações me ajudou bastante, tenho algumas duvida ainda, será que pode me ajudar? Eu gostaria muito de fazer Biotecnologia mais tenho um pouco de dificuldade com cálculos mais porem sou super curiosa , persistente e tenho espírito de liderança moro no interior de São Paulo Itapetininga mais exata prox. da minha cidade tem uma faculdade privada que oferece o curso de Ciências Biológicas é o mesmo que Biotecnologia? Tem alguma outra faculdade prox. da minha cidade que possa me indicar.
    Desde já fico grata pela atenção.

  105. Thainá Costa

    olá!
    Gostaria de saber se há cursos de biotecnologia ou engenharia de bioprocessos em Manaus.?
    E se é nivel Bacharel ou Tecnologico?
    Alem disso qual faculdade de outros estados posso especializar ou ate mesmo fazer doutorado.?
    Ficarei grata :)

    • Tha

      Tem curso de tecnologo em biotecnologia na UFAM em manaus e de bacharel em biotecnologia no campus da UFAM em Coari. tem técnoco em biotecnologia na FUCAPI.
      A UFAM tam’bem oferece cursos de mestrado e pós-doutorado na área.
      A UEA também tem cursos de pós-graduação em biotecnologia.

  106. haylla

    realmente muito interessante essa matéria…nao desejo seguir essa carreira mas é uma ótima oportunidade para expandir os conhecimentos sobre biologia…etc

  107. Mirna

    Biotecnologia me interessa muito. E queria saber qual o estado ou cidade onde tem a menor concorrência desse curso .

  108. brenda

    se eu me formar em biotecnologia eu posso me especializar em pericia criminal?

  109. Vih

    Pedro Addler, por favor me ajuda.. passei em odontologia e biotecnologia, mas acho que não vou cursar o primeiro porque é em outra cidade, e fica meio inconveniente morar lá. Portanto, pretendo cursar biotecnologia, mas tenho medo de não ser a escolha certa. Qual o curso que vc acha mais promissor? AGUARDO RESPOSTAS, ABRAÇOS..

  110. Mike

    Parabenizo todos vocês da equipe pelo ótimo conteúdo deste site!
    Perto da minha cidade tem um curso de Engenharia de Bioprocessos. Esse curso é a mesma coisa que Biotecnologia? Quais áreas que um Engenheiro de Bioprocesso pode se especializar? Agradeço desde já a sua resposta! Que Deus abençoe!

  111. Bruna Mendes

    Ei boa tarde,Gostaria de saber sobre o Tecnólogo em Biotecnologia esse profissional é habilitado para fazer Pós graduação? Sou do Espirito Santo e aqui no estado temos poucas opções desse curso.gostaria de saber muito a respeito do Tecnólogo em Biotecnologia.

  112. Maria Valle

    Boa tarde. Curso o 3º período de Ciências Biológicas com habilitação em BIOTECNOLOGIA no INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO. É uma das melhores em Biotecnologia, e é federal. O diploma é de bacharel. E para entrar, basta fazer o enem e selecionar no SISU. Todos que conheço na faculdade já exercem em estágios e iniciações científicas.

  113. Bruno Amorim

    De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, o Biotecnólogo possui capacidade ética e técnica para: manipular material genético, sintetizar sequências de DNA, construir vetores, modificar genes “in vivo” e “in vitro”, manipular expressão gênica, gerar organismos geneticamente modificados. Analisar genomas, sequenciar e identificar genes e marcadores genéticos; atuar na biorremediação de águas e solos, na bioinformática, aplicar técnicas de manipulação de culturas celulares e de microorganismos, aplicar técnicas de reprodução e multiplicação de organismos; produzir compostos biológicos, medicamentos, vacinas e desenvolver equipamentos, dispositivos e processos de uso biológico. Elaborar projetos de pesquisa em biotecnologia.

    Enfim, Biotecnologia é o conjunto de conhecimentos que permite a utilização de agentes biológicos (organismos, células, organelas, moléculas) para obter bens ou assegurar serviços.

  114. beatriz

    Olá..Sou tec em radiologia e me interessei pela biotecnologia, mas na minha cidade só existe uma universidade que tem o curso.E são dois: biotecnologia(4anos) e engenharia de bioprocessos(5anos).QUERO escolher o que abre mais oportunidades e tem um mercado mais amplo.qual seria? OBRIGADA

  115. Guii

    Ola,passei no vestibular para biotecnologia e agora eu estou com mta duvida pois nao gosto de exatas

  116. Junior rosiak

    olá estou interessado em fazer engenharia de biotecnologia.
    queria saber se o curso da UERGS de bento gonçalves é bom.

  117. Francis

    A engenharia de biossistemas da usp pirassununga é a mesma coisa q a biotecnologia?? Pois pesquisei a definiçao dos cursos e nao parecem ser parecidos nao

  118. fatima

    Olá, não entendi a diferença do curso de biotecnologia e engenharia biotecnológica.
    Além da UNESP (ASSIS) qual outra universidade pública tem esse curso.
    Grata.

  119. Júlio

    Não tenho nenhuma afinidade com a área de exatas, isto me prejudicaria caso eu escolhesse esse curso?

  120. Vitor Ferraz

    Pedro Addler, muito obrigado pelas informações que você disponibilizou e pelas outras que você agrega respondendo às perguntas das pessoas. Obrigado mesmo!
    Você está ajudando muita gente!

  121. Andressa

    Olá, estou com uma duvidaaa enorme em relação a que engenharia fazer.

    Já sou técnica em biotecnologia, vou fazer vestibular pra engenharia mas fico sempre na duvida, entre química e de bioprocessos. Com certeza o meu objetivo é continuar na area de biotecnologia, mas me disseram que fazer eng quim me deixa uma profissional mais completa. Mas eu ainda fico pensando que fazer eng quim me afasta um pouco do foco em biotecnologia. No entando, se eu optar por fazer eng quim, vou fazer um mestrado em biotec. Assim as coisas se igualam ou ainda seria melhor fazer eng de biop e mestrado em biotec?

    Não sei se vcs conseguiram entender a minha duvida, mas eu tenho vontade de fazer eng quim e continuar na area de P&D, mas as vezes acho q eng quim vai me afastar disso ou não é mto focada em pesquisa, mas sim em processo industrial.

    Não sei o que fazer, preciso de ajuda

  122. Milee ..

    oii.. Eu moro em Salvador-ba , gostaria de saber quel a melhor faculdade de Salvador para cursar biotecnologia ??

  123. Igor Alves

    Gostaria de saber se o curso da UFRGS de Biotecnologia consegue competir, em qualidade, com os da UFRJ, USP, UFPR. E, também, qual a diferença em Biotecnologia Molecular e Bioinformática. Obrigado!

  124. Marlene

    Oi Pedro,

    gostaria de saber qual das engenharias de biotecnologia, eng. bioprocessos estão com o foco mais para a biologia. A da Unesp por exemplo, é o campus de assis ou araraquara e as demais pelo país? Quero me especializar na área da saúde.
    Muito obrigada!!!

    Marlene

  125. Joyce

    Olá, tenho bastante interesse no curso de biotecnologia não só o técnico, mas tbm o superior. Gostaria de saber quais faculdades tem esse curso em Belo Horizonte – Minas Gerais. E qual a melhor pra cursar biotecnologia. Obrigado!

  126. Mônia

    Olá, eu me identifico muito com essa area de pesquisas e genetica e me interesso muito por assuntos da biotecnologia. Mas estou em duvida se seguir mesmo esse curso justamente pelo mercadp que ainda não é tão amplo. Fico em dúvida se cursar biotecnologia e me especializar mais tarde em alguma area dentro disso, ou se cursar medicina e mais tardeme especialozar em biotecnologia. Com a segunda opção eu penso que teria mais oportunidades num mercado de trbalho mais amplo. O ponto negativo e que não gosto da ideia de ter de trabalhar em clinicas ate conseguir me especializar para trabalhar no que realmente quero. Eu não sei o que fazer, estou mesmo em duvida. Alguem pode me ajudar? Aceito qualquer tipo de opiniao. Obrigada.

  127. Thaynã Jardim

    Olá,
    Moro em Manaus (AM), e aqui so oferecem tecnologia em biotecnologia, conversei com varios professores antes da escolha do curso, e todos me confirmaram que posso ter normalmente mestrados (s) e doutorado (s) tal qual o bacharel. Sabendo disto, disputei e passei na UEA (Universidade do Estado do Amazonas), este ano (2013) sera a primeira turma. Quero muito trabalhar com manipulacao/mutacao genetica em animais, plantas e no proprio ser humano, mas nao sei se o mestrado e doutorado em Biotecnologia mesmo (oferecidos na UFAM – Univerdidade Federal do Amazonas), me garante esse desejo ou se devo cursar mestrado em Engenharia Genetica. Nao gostaria de sair da regiao, e este curso nao é oferecido aqui. Conseguiria trabalhar diretamente com genetica cursando mestrado e doutorado em Biotecnologia mesmo? E se sim, posso realizar fertilizacoes in vitro em humanos e animais?
    Obrigada, desde já.

  128. Thaynã Jardim

    Perdoe-me, na ansiedade de finalmente encontrar um site e alguem que realmente responda com clareza e detalhes as perguntas realizadas, esqueci-me por reconhecer seu trabalho. Parabens, gostei muito da materia. Foi muito bem planejada. É pratica, rapida, e consegue responder à muitas duvidas. Ah! Esqueci de fazer umas perguntas no ultimo comentario: qual é a diferença pratica entre Biotecnologia e Engenharia Genetica? O mercado aqui na região norte promete ser favoravel para o especialista em genetica? Apesar de nao se oferecer mestrado em Engenharia Genetica, No Inpa (desconheco o significado completo da sigla), ha um curso em genetica. Voce acredita que este curso seja favoravel aos meus interesses e se supre minhas necessidades?
    Obrigada :)

  129. Rodrigo

    TEM CURSO DE BIOTECNOLOGIA … em faculdades particulares aqui no brasil, se sim quais ?…obrigado pela atenção

  130. Leonardo

    Boa Tarde!

    Quais as diferenças entre Biotecnologia e Biomedicina?

    Obrigado.

  131. Melissa

    Olá,
    Eu gostaria de está fazendo faculdade na área da ciência, Ex: ciências agrícolas,ou rural ou algo do tipo.
    você recomendaria algum curso especifico e em qual faculdade do RJ eu encontraria esse curso?
    Obrigada

  132. GabiRio

    Sou formanda em ciências biológicas, mas gostaria de fazer uma especialização ou mestrado profissional na área de biotecnologia. Tive um boa formação acadêmica, mas gostaria de me voltar mais para a indústria. Onde poderia encontrar um curso de pós-graduação com este perfil no Rio de Janeiro?

  133. Samantha

    Mora em Campinas/SP, e por aqui achei o técnico em Biotecnologia. Será que compensa ?

  134. Fábio PR

    Olá Pedro
    Gostaria de saber que o curso Ciecnias Biologicas com enfâse em gestão ambiental? ele pode atuam nas clinicas e laboratoris e a area saude?? e o cursotecnologia em Biotecnologia na ufpr? obrigado!

  135. Francisco Washington

    queria saber se a área da biotecnologia envolve muito matemática? Se sim e muito pesado ?

  136. Silvio

    Qual o diferencial entre um aluno que faz Biologia e quer se especializar em biotecnologia e um aluno que biotecnologia e uma pós graduação?

    Eu quero trabalhar com células troncos e quero saber em quais dessas áreas eu teria mais chance de alcançar esse objetivo. È um sonho muito antigo já.

  137. Luanda

    Ao tirar o curso de biotecnologia pode ficar habilitado a trabalhar numa farmácia, uma vez que o curso também tem uma vertente farmacêutica?

  138. Fernanda

    Quero muito fazer esse curso, cheguei a sair do estado de SP onde moro para fazer o curso em Maringa-PR. Mas infelizmente não abriu turma dois semestres seguidos, quase ninguém conhece.
    Moro em Santos-SP e queria fazer a graduação de Biotécnologia, mas não tem aqui pela região. Se eu fizer o curso de Biologia posso me especializar depois. Existe alguma pós pelo menos de Biotécnologia por aqui?

  139. Thays

    Olá eu sempre gostei de biologia e mexer com laboratório, mas não tive química no colegial, se tive um bimestre foi muito, pois sempre faltava professor. E fiz um ano de radiologia, mas parei porque tinha muito calculo e sou péssima em exatas. Gostaria de saber se QUÍMICA ou BIOTECNOLOGIA, tem muito calculo ? Se eu sobreviveria a algum desses dois cursos sem enlouquecer de contas, haha. Se eu fizer QUÍMICA posso fazer BIOTECNOLOGIA DEPOIS? qual é melhor para mercado de trabalho ? Obrigada desde já.

  140. micaely moura

    olá. eu sou de são paulo e vou prestar para a Universidade Federal do piauí, mas não consigo encontrar o curso de biotecnologia. O que faço?

  141. Eric Carlos

    Olá, que se for em biotecnologia pode fazer pós, mestrado e doutorado em genética humana? Desde já, obrigado!

  142. Gabriel

    Poderiam me tirar uma dúvida,na cidade onde moro não tem o curso de biotecnologia,porém pelo que percebi biologia e química são essencial para esse curso,e tenho a possibilidade de cursar um dos dois para depois tentar biotecnologia,biologia ou química?Qual desses dois cursos é melhor para biotecnologia ?

  143. Aline

    Olá,
    como é o mercado de trabalho para profissionais formados em Biotecnologia aqui no Brasil, especialmente no estado do Espírito Santo?
    Desde já, agradeço.

  144. richard

    ola gostaria de saber se tem o curso de biotecnologia em belo horizonte.E SE ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA SAO OS MESMOS CURSO E SO MUDA O NOME.

  145. Carol Rebêlo

    Olá Pedro.
    Esse site realmente me ajudou muito. Muito obrigada. Eu li os outros comentários e pelas suas respostas vi que o mercado de trabalho tende só a crescer, mas ainda sim da uma insegurança devido da concorrência de outros cursos.
    Então eu gostaria de saber se a Biotecnologia da Saúde realmente tem um mercado de trabalho promissor. :)

  146. Nathany Teixeira

    Ciências biológicas com enfase em biotecnologia e meio ambiente também é um curso bom? Por exemplo se comparado ao curso de Biotecnologia…

  147. Aline

    Olá
    Estou fazendo curso técnico em biotecnologia no IFES.
    Gostaria de obter informações sobre o mercado de trabalho, no estado do Espírito Santo na área de biotecnologia.
    Desde já, agradeço.

  148. Gabriela

    Estou com uma dúvida enormeee!
    Pesquisei nas unidades da USP (Lorena, Assis e São Carlos) e cada uma possui um nome diferente. Poderia me passar quais são os nomes similares à Biotecnologia. Pois na hora de me inscrever no vestibular tenho q ter a certeza

  149. Rafael

    Olá! Estudo Administação em gestão organizacional na UFAM univ. Federal do Amazonas. Me interesso muito em ciências parecidas com a área de Biotecnologia, estou fazendo exatas no meu curso, porém é muito díficil passar, mas estou conseguindo. Gostaria de migrar para Biotecnologia depois de sofrer influência de FRANCIS O. COLLINS e também STEPHEN HAWKIN gosto muito de tudo que eles escrevem,final deste ano tem prova para biotecnologia. O que você acha?

  150. Iara

    Só uma correção, a primeira na lista dos melhores cursos é a UFSCar, mas não a de São Carlos. A Biotecnologia com maior nota é a da UFSCar campus Araras – SP.

  151. Guilherme

    No curso oferecido pela Unesp, poderiam informar qual dos Campus abaixo é melhor?
    Campus Araraquara,
    Campus Assis ou
    Campus Botucatu?

  152. Arilson

    Olá, gostaria de saber qual é o foco de Biotecnologia na UFBA e se o curso é respeitado nacionalmente ..

  153. Cláudia Carvalho

    Qual a diferença entre engenharia biomédica, bioengenharia e biotecnologia? qual a melhor?

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!