Ciência da Computação

Ciência da Computação

O Cientista da Computação tem todo embasamento matemático e computacional que o habilita a atuar em todas as áreas de computação. Conheça melhor a carreira em ciência da computação.

Ciência da Computação

Habilitação:
Bach. em Ciência da Computação
Duração do Curso:
4 a 5 anos
Área:
Ciências Exatas
Atributos do Profissional:
Raciocínio Lógico e Autodidatismo
Salário Médio:
R$ 3500,00

A Carreira em Ciência da Computação

O Cientista da Computação pode optar por atuar em diversas áreas dentro da computação. Tendo um forte embasamento matemático, seu raciocínio lógico é desenvolvido ao longo do curso, além de se integrar com as principais ferramentas e linguagens de programação.

Sendo um profissional de tecnologia, é indispensável aptidão com novos recursos, e aprendizagem rápida para absorver as novas técnicas do mercado. Sua versatilidade também pode ser focada nas grandes áreas: desenvolvimento, manutenção e gerenciamento de empresas de Tecnologia da Informação (TI).

O Curso de Ciência da Computação:

O Ciclo básico do curso de ciência da computação é semelhante ao de engenharia, pois os primeiros 2 anos o jovem graduando tem carga horária voltada para a matemática. Fato importante é que o aluno esteja ciente deste foco inicial do curso, pois muitos desistem por achar que estão seguindo a profissão errada. Juntamente com a matemática, nos primeiros anos é dado início no desenvolvimento da programação e processamento de dados. Nos anos seguintes, o curso é focado na área, abrindo o leque de atividades: banco de dados, redes, servidores, computação gráfica, etc..

Data Center: Centro de armazenamento de dados.

Grade Básica do Curso de Ciência da Computação:

  • Cálculo Integral e Diferencial;
  • Geometria Analítica / Álgebra Linear;
  • Física Geral;
  • Introdução Programação;
  • Estrutura de Dados;
  • Organização/Arquitetura de Computadores;
  • Sistemas Operacionais;
  • Redes de Computadores;
  • Inteligência Artificial;
  • Linguagens Formais e Autômatos.

Melhores Faculdades de Ciência da Computação

Saiba quais são as melhores faculdades, públicas e particulares, que oferecem o curso de graduação em Ciência da Computação. Abaixo segue a listagem, baseada nas notas obtidas pelas instituições nas avaliações do Ministério da Educação (MEC) e nas provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Confira:

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro – RJ;
  • Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) – Alfenas – MG;
  • Universidade Federal de Sergipe (UFS) – São Cristóvão – SE;
  • Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Santa Maria – RS;
  • Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Barra do Garças – MT;
  • Faculdades Integradas Espírito Santenses (FAESA I) – Vitória – ES;
  • Centro Universitário do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB) – Brasília – DF;
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) – Poços de Caldas- MG;
  • Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ) – João Pessoa – PB;
  • Universidade Tiradentes (UNIT) – Aracaju – SE.

Pontos Positivos da Carreira de Cientista da Computação:

A Principal vantagem é estar ligada com a tecnologia, e estar sempre atual. Tendo um vasto mercado de trabalho para se situar.

Pontos Negativos da Carreira de Cientista da Computação:

A principal vantagem da ciência da computação é também o seu ponto negativo. O profissional tem que estar sempre atento ao mercado, sempre à frente conhecendo as novas tecnologias. Os estudos do profissional nesta área nunca cessam.

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. Victor

    Boa noite, tenho muito interesse em entrar na carreira de Analista mas tenho muitas dúvidas, uma delas é que não sei se é preciso pré-requisito para começar a faculdade.. se tem que estar diretamente ligado ou conhecer já as coisas ligada a carreira pra dar início a faculdade.. tenho medo de entrar na faculdade e ficar perdido com o conteúdo enquanto as pessoas que fazem já conhecem..

    • Mirian Gomes

      Olá Victor!
      Não é necessário nenhum conhecimento anterior, todos os tópicos do curso são ensinados para os alunos. É interessante que goste de computador (vai passar um bom tempo junto com ele!), tenha afinidade com matemática (para desenvolver os programas!).
      De resto, acredito que irá tirar de letra! Vá sem medo!
      Bjos

      • Natalia

        Tenho muita duvida não sei o que seguir eu gosto de computador adoro só que tenho duvidas em que eu vou fazer.

        • Kyle

          Sugiro que você entre primeiramente em contato com alguem que faça Ciências da Computação (NÃO com alguem que “mexe” em computadores). Ele é um dos curso que apresenta maior evasão na minha Universidade (UFBa) porque a maioria entra pensando que é uma coisa, quando na verdade é outra. O curso pouco tem a ver com “computadores” em si, apesar do nome, e sim com a lógica computacional e algoritmica e se encaixa muito mais fortemente no ramo da lógica matemática, que será algo que você irá estudar MUITO (ainda mais que a aritmética, que é a matematica vista no ensino médio). A maioria dos meus professores de CC, por exemplo, nem sabem formatar um computador ou sequer instalar algum programa no Linux, para que você tenha uma ideia de como o universo de Usuário difere do universo de Cientista da Computação. Sugiro você considerar verificar outras áreas também, como Sistemas de Informação e Engenharia da Computação, que muitas vezes são razoavelmente diferentes de Ciências.

          • kyle

            oi kyle,

            eu vou começar a fazer tecnico de informatica vc sabe se este curso é bom quase igual a ciencia da computação e se vale a pena.

  2. nossa queria muito me formar em CC.. o que me deixa com indecisão e a parte de matemática e fisica geral… odeio todas as duas materias… gosto de desenvolver programas.. n sei onde fisica e matematica cabem nesse ramo!

    • Mirian Gomes

      Olá Bruno!
      Não se preocupe tanto pela matemática e pela física! Elas são usualmente empregadas para desenvolver seu raciocínio lógico, que é fundamental no desenvolver de softwares. Mas não se preocupe, só irá ver matemática e física nos 2 primeiros anos, o restante da faculdade é bem focado!
      Bjos!

      • Cézar Santos

        Começo no próximo dia 18 o curso de CC. e essa página me deixa bem mais tranquilo. Grato a Voc~e e principalmente a você Mirian.

    • Amanda

      olá bruno, faço ciência da computação e acredite, matemática e física tem sim muito haver com o curso, na parte da programação & computação gráfica. Já vi muitas pessoas desistirem do curso por se enganar na hora de escolher, apesar do nome, o curso não é bem isso, temos que trabalhar muito a lógica e isso se adquire mais com aulas praticas (com o caderno é claro rs), português estruturado, algoritmos, e a matemática, por em quanto não estou vendo nada de assustador na matemática, mas , te aconselho a escolher outro curso, outra área se exatas não é a sua praia!

    • Viviane

      Oi Bruno,

      Existe sim muita matemática envolvida, depende muito em qual parte você vai focar, e o mais difícil não é o cálculo em minha opinião e sim a matemática lógica. Na minha universidade se chamava matemática discreta. Onde se estuda teoremas e provas é muito abstrato.

      Assim, se gosta dessa área e não quer ficar tão a fundo só a programação e análise mais alto nível faça Sistemas de Informação. Também tem matemática, mas com menos peso.

    • william

      cara, se tu não gosta de matemática e física, larga o ramo de CC, você vai utilizar isso para desenvolver seus projetos, pois essas áreas te ajudam a desenvolver raciocínio logico.
      Experiencia própria, sou programador.

    • Taylan Meurer

      Odeia matemática e física. Um técnico em informática não precisa dar atenção a matemática e física, mas um cientista precisa disso e muito. Eu faço ciência da computação, falo com segurança, a matemática é uma linguagem como ferramenta tão importante quanto o computador, talvez até mais.

      Computação se relacina com computar, que por sua vez, diz respeito à contar, como você pode fazer isso sem o uso da matemática?

      Então cuidado, você não precisa dominar os números, não precisa dormir com eles, mas precisa ter uma boa amizade ou relação.

  3. raphael

    esse curso é show pois é uma que não para de crescer e eu quero ser um cientista da computação !!

  4. Rafael

    Olá!
    Gostaria de saber qual é a melhor opção de graduação para se tornar um analista ? Eng. da computação ? Ciencia da computação ? Sistemas de informação ?

    • Kyle

      Sistemas de Informação seria sua melhor escolha. Ciências da Computação, como o proprio nome já diz (CIÊNCIAS), é um curso mais voltado para a área de pesquisa e desenvolvimento de algoritmos. Você irá programar, de fato, mas na maioria das universidades (ESPECIALMENTE nas públicas) esse não é o foco do curso. Sistemas de Informação, porém, já é mais voltado para o mercado de trabalho e desenvolvimento WEB. E Engenharia da Computação é como uma mistura de Engenharia Elétrica + Ciência da Computação, onde você irá lidar mais com a parte física (Hardware) dos computadores (mas verá também a lógica, pois é essêncial). Minha sugestão para todos é que, antes de fazer CC, verifique em quais ramos a Universidade que vocês pretendem cursar é forte, pois muitas vezes elas não oferece disciplinas que permitam o aluno se especializar na área desejada (as públicas, por exemplo, geralmente pecam no ramo de Computação Gráfica e Redes, mas são fortes em Sistemas Embarcados, desenvolvimento algoritmico e engenharia de software).

      • Kaio

        Kyle

        Pelas suas respostas, dá a impressão que vc vivenciou algum desses cursos sobre os quais vc comentou ou conviveu com estudantes das mesmas. Vc saberia apontar algum curso que fosse mais voltado para ou Redes de computadores (interesso-me, principalmente, por segurança em redes) ou para desenvolvimento (criação de software específico para atender uma empresa/serviço, por exemplo)?

        • Jorge

          Kaio,

          Tenha em mente que o tema Segurança da Informação é bem abrangente e cada uma dessas graduações tem uma visão diferente.
          Na ciência da computação Segurança da Informação = Criptografia (matemática das mais cabeludas).
          Se quiser trabalhar com segurança forense, teste de invasão ou segurança de redes/perimetro uma graduação de analista de redes (somente privada) e outros cursos por fora (Clavis) atende.

  5. Diego

    Olá, gostaria saber sobre o mercado de trabalho pra carreira de ciência da computação por exemplo na cidade de Fortaleza. E fico bem assustado com a matemática do curso por que num sou tão bom…
    Obrigado pela atenção!

  6. Frank

    ADORO computadores, tudo que está relacionado a ciência da computação e tenho vontade de aprender, só que tenho medo de não conseguir acompanhar por envolver muita matemática e fisica, ai fico apavorado, por talvez não conseguir alcançar as espectativas. O que diriam a respeito ?!

    • Jorge

      Relaxa!!Ninguém na faculdade é um super gênio… se outros conseguem você também conseguirá! É só se dedicar!

  7. José

    Gostaria de saber sobre o mercado de trabalho do curso de ciência da computação na cidade de Fortaleza, e se é muito complicado a parte de matemática e física durante o curso…
    Obrigado

  8. miriany

    oie meu nome eh miriany tenhu 16 anos quero fazer faculdade de ciência da computação, mais sou horrivel em matematica =/ usa-se mto? eh dificil? se nao terei q desistir =/

  9. Diego

    Gostaria de saber sobre o mercado de trabalho de ciência da computação por exemplo na cidade de Fortaleza, e se a parte de física e matemática seram muito dificeis para quem não tem tanto dominio.
    Obrigado !!

  10. Cid

    Olá, gostaria de saber como andam os salários para os formados em Ciência da Computação. Pois sei que algumas empresas tendem a contratar técnicos ou programadores “independentes”, que sequer cursaram faculdade. O curso de ciência da computação REALMENTE faz a diferença neste sentido? É possível competir com estes profissionais ‘independetes’ e ainda assim conseguir um bom salário? Ou o diploma em Ciência da computação acaba ficando meio que “desvalorizado”?

  11. Leandro

    boa noite vou fazer faculdade de ciência da computação em 2011.
    gostaria muito que vocês me ajudacem com algumas dicas pra mim já entrar preparando prô possa vir
    espero que vocês possa me responder.
    abraços de leandro e muito obrigadoooooooooooooo.

  12. João

    Parabéns, matéria toda certinha ! :)

  13. Pedro Addler

    Olá Rafael

    Para se tornar um analista de sistemas ou programador, todos estes cursos vão possibilitar que você aprenda a programar.

    No entanto o curso mais profundo e que vai ensinar as técnicas de programação mais avançadas é mesmo o de Ciência da Computação.

  14. Pedro Addler

    Olá Diego

    O mercado de Ciência da Computação tem uma vantagem que poucos mercados tem: é movel !!

    Você pode abrir uma empresa e virtualmente trabalhar onde você quiser que os resultados serão os mesmos, por isso pode-se dizer que para quem quer abrir uma empresa na área de Ciência da Computação todas as cidades são favoráveis.

    Agora, se o seu objetivo é trabalhar mesmo em uma grande empresa e não ser você mesmo o empresário, as maiores cidades concentram a maioria das vagas.

    Em relação ao Nordeste, infelizmente a capital tecnológica não é Fortaleza e sim Recife, em Recife existe um parque tecnológico chamado Porto Digital que concentra uma enorme quantidade de empresas da área de tecnologia e ciência da computação.

  15. Pedro Addler

    Olá Frank

    Eu diria que você está certo e errado ao mesmo tempo :P

    Certo porque realmente no curso de Ciência da Computação você vai ter matemática e não é pouca !! E errado porque Física não tem muito não, só o básico.

    Então não tem escapatória: você vai ter que reforçar o seu conhecimento em matemática antes de entrar no curso de Ciência da Computação.

    Mas de qualquer modo, também não precisa ficar preocupado, com um pouco de estudo você tira tudo de letra !!

  16. Luciano

    Parabéns pelo site,sempre que posso acompanho as novidades.Bom,gostaria de saber se depois de formado se é necessário ter ou fazer uma certificação na área da ciência da computação.Ouvi dizer que as empresas exigem algum tipo de certificação.

    • Pedro Addler

      Olá Luciano

      Realmente, esse assunto de certificados é bem interessante !! Funciona da seguinte maneira:

      Dentro da Ciência da Computação existem muitos profissionais auto-didatas, ou seja, que estudam e a aprendem a programar em Java sozinhos por exemplo.

      Java é uma linguagem de programação grátis e isso é perfeitamente possível, sem pirataria e sem quebrar nenhuma lei.

      No entanto, quando uma empresa que trabalha na área de ciência da computação vai te contratar, mesmo que você tenha aprendido Java sozinho e seja ótimo, você tem que provar. E como você prova ? Justamente tirando um certificado de Java !!

      Os certificados são fundamentais sim para a ciência da computação e complementam a sua formação da faculdade, aumentando a sua moral.

  17. Pedro Addler

    Olá Miriany

    Realmente não vou mentir no curso de Ciência da Computação você vai encarar uma boa dose de matemática sim.

    De qualquer modo posso te garantir que se você estudar dá pra passar sim :)

  18. Pedro Addler

    Olá José

    Entre matemática e física dentro do curso de ciência da computação a pior parte fica por conta da matemática a física é tranquila e alguns cursos de ciência da computação nem tem essa disciplina.

    Em relação ao mercado para ciência da computação no Nordeste, a cidade mais favorável atualmente é o Recife, existe um grande polo de empresas de informática e tecnologia chamado Porto Virtual atualmente na cidade.

    • Rodrigo

      Olá Pedro, eu sou de Recife e gostaria que você tirasse minha dúvidas.

      Estou cursando 3º ensino médio, e pretendo fazer Ciências da Computação, não gosto muito de matemática e física, mas computação sempre fui curioso e sempre tento me esforçar pra aprender algum que eu quero. Pelo que eu vi no começo já dão Geometria Analitica na facul de Ciência da Computação, e no 3º ano o prof. já começou dando esse assunto. Se eu aprender e na faculdade já vou ter uma certa facilidade?

      Meu inglês acaba nesse ano, próx. ano pretendo fazer intercâmbio pra no futuro eu crescer nessa área.

      Aguardando resposta.

      Abraço!

      • Pedro Addler

        Olá Rodrigo

        Realmente… se prepare !!! Física nem tanto, mas a Matemática ataca com tudo no curso de Ciência da Computação !!

        Geometria Analítica, Cálculo, Cálculo Vetorial, além da programação se prepare para enfrentar bons desafios na área de Matemática no curso de Ciência da Computação.

        Você pode até não gostar, mas se você estiver disposto a estudar sério ( como eu acho que você está ) faça Ciência da Computação numa boa, caso contrário, melhor nem tentar, porque realmente não é um curso fácil.

      • Anderson

        Rodrigo vc curssa em qual facu aqui em Recife???

        Abraço!

  19. Murillo

    quais são as melhores instituições para graduação em ciências da computação ?? tenho 15 anos e muito interesse na área

    • Pedro Addler

      Olá Murillo

      Atualmente os 2 melhores cursos de Ciência da Computação do Brasil são os seguintes:

      - UNICAMP ( Universidade Estadual de Campinas ): Curso de Ciência da Computação

      - USP ( Universidade de São Paulo ): Curso de Ciência da Computação

  20. Marcos

    Boa noite, tenhu uma grande duvida pois gosto de matematica e me dou um pouco bem com a logica o problema é que estou em duvida entre Ciência da Computação ou Engenharia Civil …..

    • Pedro Addler

      Olá Marcos

      Se você se dá bem com matemática e também com a resolução lógica de problemas, a Ciência da Computação é a melhor escolha pra você.

      Na carreira de ciência da computação você vai encontrar dezenas, talvez centenas de problemas diferentes para resolver, cada um de um jeito, o seu talento para o raciocínio lógico vai ajudar bastante :D

      Principalmente se dentro da ciência da computação você trabalhar como programador.

      • Rafael

        Pedro, Quero muito me formar em CC mas gostaria de saber se posso dar aula de matemática pro ensino fundamental quando eu ganha o título de Bacharel em CC Obrigado. Manda a resposta pro meu email

  21. Pedro Addler

    Olá Cid

    Realmente a carreira de Ciência da Computação é bem dinâmica e uma das melhores para você se estabelecer de forma independente.

    Atualmente o mercado está assim: se você quer trabalhar em uma grande empresa ( ser empregado ) o melhor é você fazer sim o curso de Ciência da Computação pois o diploma é importante para estas empresas te contratarem.

    Se você quer ser empresário e ter sua própria companhia ( ser dono ) o melhor é você já partir pra mão na massa nesse caso o diploma não importa, você faz o curso de Ciência da Computação se quiser.

    De qualquer modo, estudar o que a gente gosta nunca é perda de tempo, sempre vale a pena.

  22. Pedro Addler

    Olá Leandro

    Vou te dar a melhor dica possível para quem quer entrar no curso de Ciência da Computação: cuidado com a matemática !!! :P Ela é o terror de 11 a cada 10 alunos que fazem o curso.

    Brincadeiras a parte, estude bastante matemática durante o curso de ciência da computação você vai encontrar algumas matérias bem difíceis, mas sim dá pra passar por todas elas.

    • julio

      Pedro vi que vc entendi muito do assunto por isso peço sua ajuda para escolher um curso ou tecnologo. Eh o seguinte: sou militar do exercito e ganho cerca de uns 3000 liquidos com promoçoes durante minha carreira que não pretendo deixar devido estabilidade, promoções, aposentadoria… enfim sempre gostei muito de matematica queria fazer um curso dentro da area de comptação que pudesse conciliar com o meu emprego ou mesmo substitui-lo se conseguir algo muito interessante. Bem o que vc me aconcelharia. tem 30 anos vou me aposentar com 49 anos talves vem a trabalhar depois da aposentadoria. vale a pena investir em um curso desses no meu caso, sendo que o pessoal de hoje esta se aposentando com uns 5500? muito obrigado. espero resposta.

  23. Bruno

    Gostaria de saber se a mercado de trabalho pro cientista da computação no maranhão tirando o de professor ? não desmeresendo o profissional e q eu pretendo trabalhar mesmo na area!!!desde de ja Obrigado

    • Pedro Addler

      Olá Bruno

      Se você quer uma carreira com mercado amplo escolheu certo. Ciência da Computação na minha opinião possui o mercado mais amplo de todas as carreiras que já estudei.

      Você pode trabalhar em centenas de tipos de emprego desde manutenção de máquinas, passando por programação e chegando até a área de Webdesign.

      Fazendo Ciência da Computação você pode também inclusive montar a sua própria empresa.

  24. Jose Luis da Silva

    Quais as principais diferenças entre ciência da computação, engenharia da computação e sistemas de informação em relação a: vestibular, materias da faculdade e empregos, como e com o que irá trabalhar

    • Pedro Addler

      Olá José Luis da Silva

      Realmente essa é uma pergunta fundamental e dúvidas de muita, mas muita gente !!

      Vou explicar aqui resumidamente as diferenças entre as carreiras de Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação.

      - Ciência da Computação: Primariamente uma carreira voltada para a programação e desenvolvimento de sites e sistemas. No entanto, a Ciência da Computação vai mais longe envolvendo também aspectos matemáticos da computação possibilitando desenvolver sistemas científicos e até jogos.

      - Sistemas de Informação: Pode ser considerada a versão simplificada da carreira de Ciência da Computação, um curso mais técnico, visa a formação prática de programadores, para poderem produzir sistemas mais simples.

      - Engenharia da Computação: Um curso bem variado onde você aprende programação, hardware e também muita eletrônica.

  25. ester

    eu acho que nada que vem muito facil é duradouro
    e tudo que é bom requer um pouco de esforço
    ou seja plantar hoje para colher amanhã

  26. Ana Paula

    Eu estou com um grande problema, estou com uma duvida grande de fazer biomedicina ou Ciências da Computação, eu sei que são areas bem diferentes, mas acontece que eu gosto bastante de matematica e fisica sempre tirei notas boas nessas disciplinas, porem gosto muito de genetica e estudar anatomia.O que me aconselha?
    Obrigada

    • Pedro Addler

      Olá Ana Paula

      Realmente são interesses bem variados :P o fato de você gostar de Matemática, Física e também Biologia realmente deve causar uma grande dúvida na sua cabeça entre Ciência da Computação e Biomedicina.

      Afinal Matemática e Física apontam para Ciência da Computação.

      E Biologia aponta para Biomedicina.

      No entanto, um detalhe me chamou a atenção no seu depoimento, você disse que gosta muito de Genética e Anatomia, esse detalhe faz toda diferença :D devido a isso, recomendo que você escolha Biomedicina.

  27. Bruna

    Boa tarde,
    Vou começar o curso de ciência da computação e gostaria de saber quais as melhores instituições ( do Brasil ) que oferece o curso. Também, qual a melhor formar de entrar no curso e está atualizado, sites, livros, blogs, etc., que poderão me auxiliar antes e durante o curso.
    Obrigada

    • Pedro Addler

      Olá Bruna

      Cursos de Ciência da Computação por todo o Brasil você não vai ter problemas em encontrar :P existem dezenas, talvez centenas, tanto Públicos quanto particulares.

      Separei algumas ótimas faculdades pra você em diferentes regiões:

      - UFSCAR ( Universidade Federal de São Carlos ): Curso de Ciência da Computação

      - UFSC ( Universidade Federal de Santa Catarina ): Curso de Ciência da Computação

      - UFF ( Universidade Federal Fluminense ): Curso de Ciência da Computação

  28. Yuri

    Bem ano que vem encerro o ensino médio, faço um curso de webdesign, mas não é exatamente a aréa que quero seguir, gosto da área de informática e gostaria de ter uma base assim de como eu poderia começar os estudos, para já ir tendo uma idéia nada de mais avançado para quem já esta começando.

  29. Ítalo

    Pode me explicar um pouco da diferença entre Engenharia e Ciência da Computação?

    Amo Matemática, sou bom em Redação, gosto também de Geografia, só não me dou bem em Física porque minha escola tem um ensino fraco.

    Obrigado!

  30. Leonardo Henrique

    eu naum mim dou muito bem em matematica nem, fisica mais gostoo muito de computadores mais estou em duvidaas a q profissão me identificoo fiz o teste do seu site e caiu ciência da computação e outras e q sou um idealista mais estou em duvidas podiia mim ajudar dandoo algumas dicas

    • Pedro Addler

      Olá Leonardo Henrique

      Realmente você está certo, Ciência da Computação é mesmo uma das profissões ideais para a personalidade Idealista.

      A Ciência da Computação é idealista porque é uma área de criação e onde mora a criatividade, é o lar dos Idealistas, os grandes criativos da nossa sociedade.

      O fato de você gostar de Matemática também é bem interessante pois esse é um dos pontos de dificuldade do curso de Ciência da Computação.

      Resumindo: faça Ciência da Computação com certeza !!

      • Paulo Afonso

        Ele disse que não gosta de matemática.Vc leu errado.
        Abraço!

  31. Arley

    Olá, tenho muita vontade de ingressar no campo tecnologico, mas não consigo me decidir entre Engenharia da computação ou Ciências da computação como posso fazer para me decidir na melhor carreira, já que gosto de ambas!!!

  32. Marcos Aurélio

    Boa noite !
    Sou estudante de Ciêncida da computação, apaixonado pelas matérias, porém tem um detalhe: “Na infinidade de possibilidades (áreas de trabalho), estou perdido. Não sei qual rumo seguir. Web, desenvolvimento de Software (automação), open source, CEO WEB, C. Gráfica, Pesquisa ( ciência).” Confesso que isso me incomoda bastante ( ao ponto de perder noites de noso). Qual a dica ? Como descobrir meus pontos fortes ? ( A impressão que dá, é que quanto mais estudo ciência da computação, menos sei….rsrs). Um abraço. Parabéns pelo trabalho.

    • Pedro Addler

      Olá Marcos Aurélio

      Eu também antes de me tornar Blogueiro e Escritor já trabalhei em muitas coisas totalmente diferente !! :P e minha dica para o seu caso com a Ciência da Computação é a mesma:

      Está em dúvida em qual área você quer seguir ??

      Experimente !! Escolha 3 ou 4 áreas que você gosta mais e faça um estágio em todas elas, um estágio de Ciência da Computação em cada uma.

      Com esta experiência de trabalho na área de Ciência da Computação com certeza vai ficar mais fácil decidir.

  33. lina

    olá tenho 24 ano e quero seguir na area de informatica no caso ciências da computação minha inteção real e computação grafica e programação de jogos , minha unica preocupação é a parte de matematica e fisica, nunca tive muito problemas, mais tenho medo.

  34. Jardeson Barbosa

    Olá,
    Esse ano começo meu curso de Ciência da Computação na Universidade Federal do Piauí, mas tenho algumas dúvidas:

    Nos 4 anos anteriores cursava Técnico em Eletrônica integrado ao Médio no Instituto Federal do Piauí, fiz certo em prestar vestibular para Ciência da Computação ao invés de Engenharia da Computação?

    Não gosto mais tanto da da parte de hardware porque tive muitas decepções no curso técnico, me perdendo em em muitas partes, incluindo a física mais aplicada e automação industrial que se mostrou bem mais difícil na prática, já que em teoria é algo fácil e divertido até. Matemática eu gosto e considero uma matéria muito fácil, mas física me complicou logo no primeiro ano do ensino médio.

    Então, qual parte da Física é usada na Ciência da Computação? Sei que tem Eletricidade e Magnetismo que é a minha parte preferida, mas existe algo além disso?

    Qual a parte da matemática é usada nesse curso? Na área de Eletrônica só não usávamos geometria e tenho medo de geometria por estar um pouco enferrujado, geometria é essencial nesse curso de Ciência da Computação ?

    Enfim. Só isso mesmo, de já agradeço.

    • Pedro Addler

      Olá Jardeson Barbosa

      Mesmo você tendo feito o curso técnico de Eletrônica o que levaria naturalmente a Engenharia da Computação você fez certo em prestar para Ciência da Computação sim.

      Primeiro porque você não gostou de trabalhar com Hardware e Eletrônica ( que são a base do curso de Engenharia da Computação ), segundo porque você tem facilidade em Matemática que é um dos ossos duros de roer do curso de Ciência da Computação.

      Em relação a Física utilizada no curso de Ciência da Computação ela se limitará a Física Básica, provavelmente fazendo algumas experiência.

      Em relação a Matemática usada no curso de Ciência da Computação, aí o bicho pega mais um pouco, você vai estudar muito Cálculo ( Integrais e mais Integrais ), Geometria Analítica e também áreas complementares tais como Economia e Estatística.

  35. Álefe Lucas

    Olá. Tenho 2 perguntas:
    1º- Gostaria de saber o custo médio para fazer o curso de Ciências de Computação?
    2º- Gostaria de saber quais cursos técnico ajudariam com a carreira de Ciências de Computação?

    • Pedro Addler

      Olá Álefe Lucas

      Boas perguntas. Para se fazer o curso de Ciência da Computação em uma Universidade Particular varia entre 500 e 1200 Reais.

      Em relação aos cursos técnicos ou cursos gerais que podem te ajudar na carreira de Ciência da Computação recomendo os seguintes:
      - Curso de Montagem de Computadores ( técnico )
      - Curso de Inglês
      - Cursos de Programação Básicos

  36. Leila

    Sempre odeiei estudar matemática (devido tmbm aquelas aulas chatas e monótonas que fez cm o que eu naum gostasse muito da matéria), mas sempre gostei de física, atualmente estou me interessando em matemática devido a necessidade desta matéria no curso de ciência da computação que eu pretendo fazer no futuro, será que se eu começar a treinar raciocínio lógico, poderei superar a dificuldade em matemática ??

    • Pedro Addler

      Olá Leila

      Sim, com certeza, o treinamento duro e a vontade de evoluir podem superar qualquer barreira inclusive a dificuldade para aprender Matemática, que cai entre nós, realmente é muito difícil.

      No curso de Ciência da Computação a Matemática é fundamental por isso recomendo que você realmente bote seu plano de estudar sério Matemática para funcionar :P

  37. Gabriela

    Gostaria de saber sobre a área de computação gráfica no curso de ciência da computação. Amo computadores e tecnologia e amo desenhar. Adoraria trabalhar com animação/video games. Este é o curso certo para mim?

    • Pedro Addler

      Olá Gabriela

      Embora o foco do curso de Ciência da Computação seja mais Científico/Matemático, há sim um bom espaço para criação e Artes Gráficas, principalmente no que diz respeito a programação.

      No entanto se você quer especificamente trabalhar com Games, não recomendo que você faça Ciência da Computação não ( a não ser que você queira ser programadora ), faça o curso de Design de Games.

  38. Jéssica

    Bem eu tenhu 17 anos e acabo de passar em ciência da computação embora o curso que realmente amooo é engenharia mecânica e tenho um agrado por ciência da computação e por apenas 13 pessoas não passei.Minha maior dúvida agora é se devo começar o curso e me preparo novamente para um novo vestibular ou se desisto do curso e faço um cursinho.

    • Pedro Addler

      Olá Jéssica

      Essa é mesmo uma dúvida cruel… de qualquer modo, se você tem mais interesse em fazer Engenharia Mecânica ao invés de Ciência da Computação é melhor você fazer é o cursinho.

      Sempre é melhor a gente escolher a faculdade que temos mais afinidade.

      Mas se der tempo de você fazer cursinho e faculdade em paralelo, vale a pena também, você pode frequentar algumas aulas do curso de Ciência da Computação, afinal pode ser que você goste :D

  39. Rodrigo

    Estou pensando em fazer Ciências da Computação. Estou no 3º ano do ensino médio, e tenho muita dificuldades em matemática. Meu amigo vai acabar o curso nesse ano, ele falou se eu fizer esse curso, era pra eu focar muito no começo porque depois é só de tirar de “letra”. Porém, nesse ano eu to me esforçando a aprender mais pra não ter muitos problemas quando entrar na faculdade.
    Não tenho nenhum curso que eu fiz pra aprender, vou ter algum dificuldade nisso quando eu entrar?

    Abraço!

    • Pedro Addler

      Olá Rodrigo

      Seu amigo tem razão, o curso de Ciência da Computação é bem por aí mesmo, você vai ter muitas dificuldades no começo por causa de matérias tais como Cálculo, Geometria Analítica e Física Experimental, mas depois começam matérias mais interessantes para quem gosta da área de informática ( programação, banco de dados, etc… ).

      Digamos que se você sobreviver ao primeiro ano de Ciência da Computação os próximos anos são mais tranquilos mesmo.

      Mas também não vai pensando que vai “tirar de letra” o curso de Ciência da Computação :P você sempre vai ter que estudar para passar.

  40. Mayara

    Entrei na UNICAMP e na USP-SP para ciências da computação. Qual a melhor opção?

    • Pedro Addler

      Olá Mayara

      Taí, uma pergunta difícil :P ambas as Universidades UNICAMP e USP-SP possuem excelentes cursos de Ciênica da Computação, parabéns por ter passado em ambos !!

      De qualquer modo, embora ambos sejam muito bons o curso de Ciência da Computação da UNICAMP é melhor.

  41. Tiago

    Alguém sabe se a UEM (Universdiade Estadual de Maringá-PR) oferece um curso de Ciência da Computação com qualidade ?

  42. jessica

    olá tenho 13 anos e gostaria de saber quantos anos são o curso de ciência da computação e se precisa fazer a faculdade

  43. Rodrigo

    estou com uma grande duvida,não sei se sigo a carreira de engenharia da computação ou de ciência da computação ? Gosto das duas areas mas não sei qual seguir. Só lembrando tenho 14 anos

    • Pedro Addler

      Olá Rodrigo

      Tae uma dúvida bem comum !! Ciência da Computação ou Enegenharia da Computação…

      A dica para decidir entre as duas é simples:

      - Se você gosta mais de Software, faça Ciência da Computação.

      - Se você gosta mais de Hardware, faça Engenharia da Computação.

  44. Bruno

    Meu nome é Bruno e eu tenho 15 anos, eu gostaria de fazer Ciência da Computação mas, quero saber o que devo saber pra entrar no curso, quais são as noções básicas que eu devo ter e quais as principais matérias que eu preciso saber.

    • Pedro Addler

      Olá Bruno

      Para poder entrar no curso de Ciência da Computação, você tem que saber o seguinte: O que é uma Linguagem de Programação, quais são as principais Linguagens, o que é um código HTML, quais são as peças que compõe o computador e o que cada item de Hardware faz.

      Sabendo esses itens você está mais que pronto para entrar no curso de Ciência da Computação.

  45. kamila

    Olá, passei em ciência da computação na UFAL este ano, só que agora estou com uma grande dúvida :( se realmente esta é minha área, pois gosto de matemática, mas acredito não ter um bom raciocínio lógico, que acredito ser o principal.

    • Pedro Addler

      Olá Kamila

      Você está enganada viu, o principal atributo para quem quer fazer Ciência da Computação não é Raciocínio Lógico e sim o Dinamismo !!

      Você tem que ser bem dinâmica, gostar de aprender e também ser muito criativa em primeiro lugar.

      No curso de Ciência da Computação Raciocínio Lógico é o segundo atributo mais importante.

      O fato de você gostar de Matemática também vai ajudar bastante no curso de Ciência da Computação pois ela é um dos principais obstáculos do curso.

      Pode fazer o curso de Ciência da Computação sem medo :D você tem um ótimo perfil pra ele.

  46. Gabriel

    Olá!!

    Eu gostaria de estudar ciência da computação, mas fora do brasil.

    primeiro eu pergunto como conseguir uma bolsa???

    e segundo quais as melhores instituições???

    Obrigado

    • Pedro Addler

      Olá Gabriel

      Em relação a conseguir uma bolsa para Ciência da Computação no Exterior não é um processo simples e vou ser sincero pra você, em geral não dão pra estrangeiros… como nós.

      O método mais fácil de conseguir um bolsa em Ciência da Computação ou em qualquer área no exterior é sendo esportista, nesse caso dão sim para estrangeiros.

      As melhores instituições que tem o curso de Ciência da Computação no mundo são o MIT, a Universidade de Nova York ( NYU ) e também a Universidade de Oxford.

  47. verena soares

    olá eu estou muito enteressanda em fazer faculdade de ciência da computação, e estou pesquisado para mim informa sobre o estudo, quero saber quanto tempo é o curso, é qual é a possibilidade de trabalha numa aréa como essa,eu esconhir está aréa porque eu tenho facilidade em de aprender e porque eu sou apaixonada em que eu faço e que eu apretendo fazer.então eu quero saber de todas as informação da aréa de ciência da computação eu estou muito interresada em saber…

    • Pedro Addler

      Olá Verena Soares

      Realmente, se você é uma pessoa dinâmica, com multiplos interesses e que gosta de aprender, Ciência da Computação é o curso certo para você !!

      Na Ciência da Computação você vai ter a oportunidade de trabalhar em dezenas de áreas diferentes, desde manutenção de hardware até produção de jogos eletrônicos.

      Podendo mudar de área várias vezes na sua carreira inclusive !!

      Ciência da Computação definitivamente é o curso certo para quem tem uma mente aberta e criativa :)

  48. Marco Aurelio Sargi

    Ciência da Computação é meu objetivo meu nome é Marco Aurélio tenho 15 anos já fiz curso de manutenção de microcompuator e rede e informática básica estou procurando o meu primeiro emprego e meu objetivo é adquirir experiência no mercado de trabalho objetivando meu crescimento profissional e contribuir para o crescimento da empresa e satisfação dos clientes.

  49. Cesar Beletatti

    Oi tudo bem ?
    viu eu gostaria de fazer o curso de ciência da computação.
    E queria saber e em ciência da computação, mexe com webdesign e design grafico ?

    • Pedro Addler

      Olá Cesar Beleatti

      Sim com certeza !! O curso de Ciência da Computação oferece uma boa base na área de Webdesign e Design Gráfico.

      Contudo é isso que eu disse aí em cima :P o curso de Ciência da Computação oferece só a base destas áreas, para você poder progredir mais tem que estudar sozinho ( o que aliás é bem típico dos profissionais de Ciência da Computação ) ou então fazer um curso auxiliar.

  50. Degmar

    Eu tenho 18 anos e pretendo estudar engenharia da computação no ano de 2012 com fé em deus eu vou esudar essa verdadeira ciência maravilhosa

  51. richard

    Oi,eu tenho 15 anos e gosto da parte gráfica dos computadores, edição de fotos, montagens,criar animações e criar jogos.Mas não me interesso muito por matemática e programação,será que ciência da computação é a profissão certa??? E quais cursos poderiam me ajudar a me especializar na área dos games???

    • Pedro Addler

      Olá Richard

      Sendo sincero não !! Ciência da Computação não é a profissão certa para você, você pode até não gostar de Matemática que dá pra fazer, agora, se você não gosta de programar, desista da Ciência da Computação.

      Recomendo que ao invés de Ciência da Computação você faça Design de Games, tem mais o seu perfil.

  52. Julio

    Pra quem quer ser analista de sistemas o melhor é sistemas de informação. Quem quer ser programador, ciencia da computação.
    A engenharia da computação meche mais com a parte física dos computadores, dai vc vai ser um engenheiro de hardware, desenvolver processadores, placas graficas e outros. Pensem bem antes de escolher.

  53. Matheus

    Olá, eu penso em trabalhar para empresas desenvolvedoras de jogos como progamador, por exemplo, Microsoft Game Studios, Ubisoft, Bioware e etc, Ciência da Computação é a melhor opção para entrar nesse ramo de trabalho?

    • Pedro Addler

      Olá Matheus

      Essa foi uma boa pergunta !! Se a Ciência da Computação é uma boa carreira pra você depende do que você quer fazer na área de projeto de jogos.

      Se você quer ser Programador de Games, por exemplo, aí Ciência da Computação é o curso perfeito, pois vai ter dar toda a base.

      Agora, se você quer mexer com roteiro ou desenhos ( game art ) aí Ciência da Computação já não se enquadra, nestes casos procure os cursos de Letras ou então Desenho Indústrial.

  54. Felipe

    Ola fiz recentemente 18 anos e estou com duvida em que me formar adoro computadores e tudo mais, porém sou ruim em matematica so de pensar ja me da medo o q me recomenda ? posso aprender tudo em ciência da computação ?

    • Pedro Addler

      Olá Felipe

      Realmente você está certo :) se você gosta de computadores, de programar e de entender como eles funcionam, Ciência da Computação é o curso ideal para você pois é um curso amplo e muito interessante nesse sentido.

      Agora em relação a Matemática… o bicho pega sim, você vai ter que estudar bastante para dar conta do curso de Ciência da Computação.

  55. Flávia

    Qual a melhor forma de entrar no curso e está atualizado, sites, livros, blogs, etc., que poderão me auxiliar antes e durante o curso de ciência da computação.
    Obrigada

  56. Dio

    Ola Gente eu adoro Ciencia da Computação gosto muito de computadores unica coisa que n gosto e de matematica estudo 2°Ano medio não sei se ta um pouco cedo para pensar em vestibular + quero muito cursar ciência da computação. Tipo: Humanas, Exatas essas coisas pq mim falaram que o vestibular e o mesmo para todas as graduaçoes exemplo ciência da computação e Direito são os mesmos vestibulares para todomundo :?

    Obrigado des de Jahh!!!

    • Pedro Addler

      Olá Dio

      Na verdade é o seguinte, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Ciências Biológica e Engenharia, essa são as 4 grandes Áreas de Conhecimento, os cursos são classificados dentro delas.

      Por exemplo, o curso de Ciência da Computação está classificado dentro de Ciências Exatas.

      Em relação ao vestibular também é o seguinte, ele em geral é dividido em 2 fases.

      A primeiras fase, que normalmente conta com questões de múltipla escolha é igual pra todos.

      Agora a segunda fase as matérias variam de curso para curso, Ciência da Computação faz umas matérias e Direito faz outras, cada curso faz uma prova própria, no caso, uma prova aberta ( sem opções para marcar, você tem que escrever mesmo ).

  57. Rafael

    Olá, Gostaria de Saber um curso preparatorio para quem quer fazer engenharia da computação eu estava em duvida entre ciencia da computação e engenharia mais como nao sou muito bom em matematica na verdade e minha pior materia entao optei por engenharia, mesmo que engenharia da computação tambem pega um pouco de raciocinio logico eu nao vou desistir da carreira porque é o que realmente quero. O que realmente queria saber é estou afim de faser um curso antes no senai para nao entrar na faculdade perdido qual curso seria bom? eletronica em que?

    • Pedro Addler

      Olá Rafael

      Se você quer entrar no curso de Ciência da Computação, os melhores cursos que você pode fazer são o de Webdesign ou então Programação ( Java, C, etc… )

      Agora se você quer entrar no curso de Engenharia da Computação as melhores opções são fazer um Curso Técnico de Eletrônica ou então Curso de Montagem de Micros.

  58. João Paulo

    olá, Pedro

    Tenho 16 anos e gostaria de saber, qual o melhor ramo do “leque de ramos” para se seguir após o termino do curso de ciência da computação ? o ramo mais promissor, e sucedido. E qual o máximo que posso chegar a ganhar em cada um dos ramos?
    No momento pretendo seguir a carreira de Perito em computação ciêntifica. Parei de brincar e acordei pra vida atualmente… (estudando, ralando) não a outro meio de chegar ao sucesso sem isso. kkk
    De antemão agradeço. Abraços.

    • Pedro Addler

      Olá João Paulo

      Atualmente os ramos mais promissores dentro da Ciência da Computação são os seguintes:

      - Programação Web: Programar sites dinâmicos e sistemas que funcionam pela Internet ( tipo Google Docs ) sem instalação é um dos ramos apontados como o futuro da ciência da computação

      - Cloud Computing: Computação nas núvens onde jogos e sistemas rodam em grandes servidores ao invés do seu computador também é um ramo muito promissor.

      Todos os 2 ramos, no caso, tem relação com Internet :)

  59. Dio

    Entendi mas a 2º Fase tem um grau de dificuldade maior por ser escrita e não marcada ou o grau de dificuldade das duas e o msm ? e outra coisa tanto na 1º fase como na 2º quais materias vc me indica para mim dedicar + para cursar ciência da computação e não ter tanta dificuldade tanto na 1º como 2º fase ???

    • Pedro Addler

      Olá Dio

      É isso mesmo, a Segunda Fase dos vestibulares, de Ciência da Computação inclusive é bem mais difícil que a Primeira Fase, justamente por não ter opções, isso abre um verdadeiro universo pra você errar :P rsrsrs

      Em relação as matérias pra você estudar para a segunda fase do curso de Ciência da Computação, em geral as provas que caem são Matemática e Física.

  60. Jessica Lucena

    Olá, tou muito em dúvida se ciência da computação é realmente minha praia!! Preciso muito saber se realmente é, gosto de computador e sou boa em calculos… Ja fiz o texte e deu positivo… Por favor me ajudeem ..

    • Pedro Addler

      Olá Jessica Lucena

      Se você gosta de computadores e também gosta de cálculos então Ciência da Computação é sim a sua praia !! :P

      O curso de Ciência da Computação apesar de ter um conteúdo amplo, no fundo, é baseado nisso mesmo: computadores e cálculo.

  61. Tamires

    Oi tenho 18 anos e estou fazendo pré vestibular, mas ainda tenho grande dúvida para que prestar… eu gosto muito de matemática, mas não quer dizer que sou boa nesta matéria..

    Tenho dúvidas se presto para engenharia química ou ciência da computação, que você acha?

    • Pedro Addler

      Olá Tamires

      Acredite, gosta é primeiro e mais importante passo para se dar bem, seja em Matemática, Ciência da Computação ou qualquer assunto !!

      Quando a gente gosta, a gente se dedica e quando se dedica, mais dia ou menos dias, a gente fica bom.

      Em relação a dúvida Ciência da Computação versus Engenharia Química, escolha Ciência da Computação pois tem muito mais a ver com Matemática do que Engenharia Química.

  62. Dio

    Olá Pedro queria saber oq usa + Matematica se e Ciência da Computação ou Engenharia da Computação ?

    E tb queria saber os cursos que posso fazer para mim ajudar em Ciência da Computão. E tb os que posso fazer para mim ajudar em Engenharia da Computação

    Tenho uma grande duvida é queria saber qual dos dois tem a media de Salario e de Sucesso + Alto pois gosto das duas oq mim Interessar + de acordo com sua resposta vou pensar + um pouco sobre oq devo Cursar

    Agradecido desde jah thanks;

    • Pedro Addler

      Olá Dio

      Embora pareça fácil essa é uma pergunta difícil :P ambas as carreiras tem uma boa dose de Matemática, no entanto, Engenharia da Computação por ser uma engenharia, tem um pouco mais.

      Em relação a salário e sucesso acredito que as 2 carreiras estejam num mesmo patamar, pois Ciência da Computação e Engenharia da Computação trabalham no fundo com o mesmo mercado, o mercado de computação.

      Em relação a cursos que podem te ajudar em Ciência da Computação temos os cursos de programação e para Engenharia da Computação você pode fazer um curso de Redes ou Montagem de Micros.

      Sem esquecer é claro do Inglês, Inglês no caso, é essencial para ambas as carreiras.

  63. Dio

    Pedro eu queria saber,se eu seguir a carreira de Ciência da computação onde posso trabalhar ???

    Obrigado!!!

  64. Lucas

    olá! eu amei este curso de ciência da computação até pq irá juntar matérias que eu amo d montão como matemática e física e é claro tbm irei ficar na frente do q eu tbm amo muito, q é o computador.
    Eu acho q irei fazer sim este curso, até pq preciso fazer este curso pq eu quero muito ser um designer de games e sei que para seguir esta profissão tenho q fazer este curso de ciencia da computação.
    Só queria saber se tem este curso no RJ e em universidade pública. Queria saber tbm se este curso é bom mesmo. Desde já muito obrigado!!!

    • Pedro Addler

      Olá Lucas

      Sim !! Você está certo :) para trabalhar na área de design de games, principalmente se você quer ser programador, uma ótima opção é fazer o curso de ciência da computação.

      Na cidade e região do Rio de Janeiro, você vai encontrar este curso nas chamadas “3 grandes universidades Cariocas”:

      - UFF ( Universidade Federal Fluminense ): Curso de Ciência da Computação

      - UFRJ ( Universidade Federal do Rio de Janeiro ): Curso de Ciência da Computação

      - UERJ ( Universidade do Estado do Rio de Janeiro ): Curso de Ciência da Computação

  65. Eberson

    Bem tenho 15 anos e não sei o que fazer ainda quero fazer algo relacionado a informatica pois o computador e a onde eu passo a maior parte do tempo kkk, mais odeio matemática qual é o curso mais indicado pra mim??? e o que preciso saber sobre esse curso???

  66. lucas vizentainer

    olá, tenho 18 anos e comecei a faculdade de ciencia da computação esse semestre. Entrei com o intuito de seguir a carreira de programador de jogos/animações em 3D (fiz um curso profissionalizante anteriormente e me identifiquei com a area)
    Porem nesse começo de curso estou em duvida se estou na facul certa, meus professores de MCI(metedologia cientifica) e TGS(teoria geral de sistemas) me deixaram em duvida sobre a facul.
    Então gostaria de saber se estou realmente na facul certa para Programador de jogos/animaçoes em 3D

  67. Daiana

    Olá! Estou me informando mais sobre alguns cursos e me surgiu uma dúvida, bom primeiro vou cursar Administração de Empresas tenho quase 100 % de aptidão para isso, mas tive um contato com criação de sites e programação e achei um mundo muito louco para ser exato e tenho vontade de conhecer melhor tudo sobre isso, sou bem lógica, detalhista e adoro números, já trabalhei no projeto de 3 sites, com a ajuda de tutoriais na net, mas queria aprender melhor a parte estrutural para não sofre com os comandos, seria Ciencias da Computação que me ofereceria esta base? ou faço algum curso tecnico apenas? o mundo é totalmente tecnologico e cada vez mais ha tecnologia em tudo.. o que faço?

  68. José

    Olá, eu me interesso bastande pela Ciência da Computação, mas não sou um experte em matemática.
    A matemática que leva esse curso é muito complicada?

  69. Iris

    Olá estou fazendo o curso de ciências da computação, já estou no 2° período, eu adoro matemática e vou bem em todas as matérias menos a principal “algorítimo e programação” pelo fato de eu não ter um bom raciocínio lógico,muitos dizem que cada um demora um tempo para ter o seu, mas estou com medo e devido a isso não sei se eu devo ou não continuar fazendo o curso e se eu mudar de curso não sei quais são outros cursos que eu possa fazer.

  70. Xavier

    Tenho 35 anos, fiz o ensino médio Técnico em processamento de dados, me identifico bastante com área de informática, aprendo rápido assuntos voltados para area computacional. Desejo muito fazer o curso de Ciências da Computação. Porém estou com dúvida! Na minha idade, ainda dá pra acompanhar um curso desse nível? já está tarde para investir? em relação a matemática e física, não sou muito bom, mais sempre que pinta dúvida nas disciplinas, vou atras e aprendo.
    Concluíndo… ainda dá tempo pra aprender tanta coisa?

    • Paulo Jarbas

      Olá Xavier,

      Tenho 32 anos e estou no 6 semestre de Ciência da Computação e comecei com 29 anos também estava com a mesma dúvida, idade, disciplinas complicadas e tal .. por um momento até pensei em desistir. Nossa turma começaram 60 alunos há 3 anos, agora somente restam 18 alunos, e acredito que até o fim do curso ainda possam desistir alguns outros. Com relação as disciplinas nunca fui bom em Matemática e Física, quando me deparei com essas matérias no começo da faculdade pesquisei muito diversas formas de aprender o conteúdo para que eu pudesse continuar o curso sem levar bomba porém algumas consegui e outras nao, mas o segredo pelo menos para mim foi: Nao desistir e pensar “Depois me preocupo com essa disciplina e bola para frente” por que se nao você acaba desistindo mesmo de fato como foi acontecendo com os outros alunos que desistiram da minha turma.

  71. Pingback: Profissões Mais Valorizadas: Cenário de um País em Alta | Sertânia na Net

  72. karine

    Olá eu tenho 16 anos estou terminando o 3º ano e eu faço curso técnico de Automação no Senai.Gosto muito de Física, Matemática e tecnologia só que estou em duvida de Eng. da Automação e Ciência da Computação. Tbm gostaria de saber se a UFRJ é uma boa para CC. Vlw

  73. Bianca

    Gilcia Bezerra diz:por favor informem-me qundao tere1 curso de mediae7e3o de conflitos em contexto escolar que me interesso muito em fazer. Sou pedagoga com mestrado e doutorado pela Pontifedcia Universidade Catf3lica de Se3o Paulo com larga experieancia em todos os nedveis de Educae7e3o. No aguardoProf Gilcia

  74. Carlos Magno

    Olá,
    Pretendo fazer o curso de ciências da comp. mas tenho uma dúvida. Não tenho muita facilidade com física entretanto tenho facilidade em matemática. Isso poderá me prejudicar?

  75. Welington Henrique

    Oi. Estou entrando agora no curso… meio atrasado ja no segundo semestre (1 mes e meio) sera que isso vai me prejudicar muito?

  76. Guilherme

    Estou confuso afinal eu vou estudar ” programação” sem mexer em computadores? então o que realmente um CC faz?

  77. Rodrigo

    Curso CC na UFMT e estou indo relativamente bem no meu 3 semestre. Minha dúvida é em relação a remuneração pois, é um investimento alto ficar 4 anos estudando ja que meu curso é integral para valores de salarios iniciais tao baixos. É uma profissão tão desvalorizada assim? Engenharia civil seria uma melhor opção em termos de remuneração? Obrigado!

  78. thiago

    ola . Eu gostaria de saber que tipo de soluções matemáticos se usa na ciências da computação gostaria muito que me respondesse muito obrigado .

  79. Ítalo

    Eu amo programação, só que eu gosto ainda mais de Física/Matemática. Todos os algoritmos que faço, envolvem de alguma maneira matemática. Mas gosto muito de saber a fundo as funções que utilizo, não me limitando. Por isso, resolvi fazer Engenharia Elétrica, que mexe com computadores e, no meu curso, ensinará C e Assembly – que são as linguagens que mais amo. Então, não poderia estar mais feliz…!

  80. zeze

    olá,
    tenho 17 anos e estou muito confuso com o curso que devo fazer. Tenho facilidade em aprender a matemática, mas ñ gosto de português. Qual seria o melhor curso pra mim?

  81. Gustavo

    Bom, eu não tenho certeza se Ciências da Computação é o certo para mim. Não é por causa da matemática, para ser mais sincero eu não ligo para o fato de ter matemática no curso, e nunca liguei na escola comum… sempre tirei de letra e nunca foi dificuldade para mim(talvez seja porque eu nunca enfrentei algum tipo de conta realmente difícil pois estou ainda no 2° ano do ensino médio). Porém eu tenho medo de depois de terminar o curso eu fique perdido em questão de especialização, como me especializar naquilo que eu quero ou até mesmo em como estudar/pesquisar/me atualizar. Talvez eu esteja errado mas(estou escrevendo pois talvez com essa minha característica vocês possam me ajudar) eu me acho extremamente inteligente, não na questão de conhecimento mas sim na questão de aprender rápido, de entender o que é preciso. Talvez seja comum para a minha idade ou então as escolas em que eu estudei não sejam tão desafiantes nas questão “matemática” para que eu possa entrar no curso de CC. Tenho 16 anos e até o 9°ano eu estudei em escolas públicas em Rondônia(que se igualam a algumas escolas particulares de SP) depois me mudei para SP e como as escolas publicas eram extremamente ruins comecei a estudar em escola particular. Grato desde já!

  82. marcelo

    boa noite eu fiz um curso de manutenção pela sos computadores gostei muito tanto que faço alguns reparos em pc gostaria de me aperfeiçoar mais mas não sei qual curso eu faço agora voce teria uma dica boa para mim de um curso mais profundo sendo que não posso fazer uma faculdade agora então faria um curso mais profundo sobre computação e manutenção por favor me de uma dica de qual curso faço agora. grato

  83. tawane

    por favor,gostaria de saber se o curso de ciência da computação,na UEM(Universidade Estadual de Maringá), é bom…alguém sabe ?

  84. Louise

    Gosto de matemática e computadores… Mas tenho uma grande dúvida, pois não sei nenhuma língua estrangeira, e isso pode me prejudicar??
    Quais são as melhores faculdades (de preferencia pública) para fazer ciência da computação?
    E se puder, me resume mais ou menos o que faz a pessoa que faz “banco de dados” na CC?
    Muuuuuuuito obrigada! Adoro o site!

  85. Sheila

    Olá, me formo este ano em Ciência da computação, acabei de ser aprovada em minha monografia, o profissional desta área perante o MEC pode lecionar? Informática e Matemática? ou tem que fazer o curso de licenciatura?

  86. Rafael

    Gostaria de saber se eu me formar em Ciências da computação e fazer Pós graduação eu posso ser professor de matemática também?

  87. Babi

    Olá! Gostaria de saber as principais diferenças entre os cursos de Ciência da Computação e Análise de Sistemas. E em que áreas irá atuar o profissional de cada curso. E, por último, sou muito boa com números e raciocínio lógico, mas quanto à criatividade, não sou muito criativa; isso poderia me atrapalhar na hora de trabalhar nessa área?

  88. Gracieli

    Eu quero estudar Ciência da Computação,mas tenho muita dificuldade com matemática.Será que tenho chances de conseguir ir adiante?

  89. Rodrigo

    Olá amigo, eu tenho 30 anos e sempre quis fazer CC, mas meu problema é a matemática, pois faz muito tempo que não estudo e não lembro de nada, estou querendo entra esse ano de 2013 na Faculdade de CC.
    O que você me diz sobre meu caso amigo ?

  90. LETICIA

    Boa Tarde, estou em duvida entre Ciencias Contabeis e Ciencias da Computacao.
    O que da retorno mais Rapido e qual dos dois vai exigir mais de mim?…….

  91. Filipe Gurgel

    Muito bom esse, vamos dizer, resumo do que é o curso Ciência da Computação, ainda tenho 17 anos e vou começar o curso esse ano, mas sempre foi o que eu quis fazer.Parabéns pelo ”tópico”.E você poderia me dizer algum curso técnico que eu poderia fazer, algo para eu começar a entender melhor essa área??Origado

  92. Guilherme

    Talvez faça ciência da computação qual curso posso fazer que parece como a ciência da computação ?

  93. Jessianny Cristina

    OI! amei a pagina, cheias de perguntas e respostas bem dadas! eu mo computador, sou esforçada em mtm e fsk’…. tudo que tem haver com informatica estou dentro, como edições de fotos,videos mais sei o basico’ gosto de interagir e sou de facil relacionamento interpessoal, queria saber qual o pacote de ciencia da computaçao oferece para cursar o que eu gosto” e se CC e o caminho certoo.. Me chamo jessianny. e desde ja agdç!

  94. Ridley

    Olá, acabei de terminar meu ensino medio, e estou querendo fazer ciências da computação, mas tenho alguns receios, tipo gosto muito de web-desgner, web-master, banco de dados, c, c++, pyton, redes, designer etc…. Sou até bom em matématica, só acho enjoativo. Alguém pode me dar uma dica de qual curso é mais ideal pra mim?

  95. José Maria

    olá
    eu gostaria de saber se o curso de ciência da computação é uma boa para um profissional da área da engenharia civil e se for gostaria de saber no que o curso de ciência da computação pode ajudá-lo na sua profissão

  96. Tarso

    Olá, eu estou fazendo atualmente o curso superior de Ciências da Computação. Porém, ouvi dizer que as empresas dão preferência para aqueles que possuem um Curso Técnico na área de Informática, antes de procurarem quem tem curso superior.
    Isso realmente é verdade?

  97. João Vitor

    Olá, adoro desenhar e sou muito criativo. Adoro computadores também, e quero seguir na carreira de Computação Gráfica e Artes Gráficas, com animação, efeitos especiais de filmes, etc, e gostaria de saber se eu fizer o curso de Ciência da Computação, poderei me especializar nessa área, como fazer um mestrado em Computação Gráfica. Também me interesso muito por programação e adoro matemática, mas gostaria de me especializar em Computação Gráfica.

  98. Renan Lindemann Manson

    Quais são os materiais para o desenvolvimento do curso? Apostilas, livros, …?

  99. raphael liborio da costa

    olá,estou cursando ciência da computação e estou no começo do 1 período,e a minha dúvida é,se após o término do curso,eu poderei me considerar um analista de sistema,e as pós-graduações do curso de Ciência da computação.

  100. Jedson

    Fui aprovado para fazer ciência da computação na universidade federal do meu estado, mas vamos dizer… matemática não é meu forte e estou bem preocupado em não conseguir me adaptar com o curso.
    Sempre achei legal fazer algo do tipo, faço um curso técnico no instituto federal e acho bem interessante e legal a parte de programar. Gostaria muito que vocês me dessem uma “luz”. Até que gosto de física, não que eu fique decorando formulas, mas sempre nota acima de 8.
    Como não tenho pra onde fugir, agora é enfrentar os cálculos!

  101. wallace petrik

    Bem ano que vem encerro o ensino médio, faço um curso de webdesign, mas não é exatamente a aréa que quero seguir, gosto da área de informática e gostaria de ter uma base assim de como eu poderia começar os estudos, para já ir tendo uma idéia nada de mais avançado para quem já esta começando.

  102. David

    Meu filho está iniciando Ciências da Computação, gosta e tem facilidade com matemática. Gostaria de saber se, sendo formado, com inglês fluente, quais as chances e se compensa tentar uma grande empresa no exterior, principalmente Estados Unidos. Grato! No aguardo…

  103. Samuel Gonçalves

    Bom dia, tenho 16 anos e completo 17 anos dia 16 de agosto. Tenho uma semana para decidir o meu futuro(profissional). Gosto muito de matematica e informatica, Porem, quero fazer um curso tecnico até 7 mil reais e não sei oque fazer, Gostaria de ser alguém bem sucedido.
    Se alguém souber de algum curso de tecnico que seja bom e de um futuro de verdade, Por favor, me ajudem.
    Obs: Hoje é dia 25/02/2013 e moro em Carapicuiba, seria uma boa alguma escola tecnica boa e graduada por perto.
    Obrigado.

    • Beatriz Gomes

      Acho que, ganhar até R$7.000, vai depender de ti. Em ciência da computação, se tu for criativo e bom, tu vai ganhar muito mais do que isso.

  104. humberto

    olá gostaria de saber se ingressar no segundo semestre é uma boa ideia, ou espero o ano que vem, também gostaria de saber se um curso de matemática vai me ajudar no curso e um curso de montagem de micros vai me ajudar ou no curso de cc eu aprendo a mexer em Hardware, parabéns pelo blog está excelente.

  105. Flavio

    Boa noite

    Gostaria de uma opinião se possível terminei o técnico em automação e estou em duvida de cursar o superior entre, Engenharia da computação e Ciência da computação você pode me dar uma informação qual se relaciona mas com a Automação dez de já obrigado.

  106. Flavio

    Boa noite

    Oi gostaria de sua opinião tenho o técnico em Automação Industrial e fiz alguns cursos de especialização na área mas tenho muita duvida em fazer Engenharia da computação ou ciência da computação você pode me ajudar a qual tem mas relação com a área de Automação pois gosto muito dos dois e também gosto muito de matemática dez de já agradeço.

  107. idayane

    eu passei para informatica é computação.Mas não sei em quer aréa essa graduação atua por isso queria tira essa dúvida.

  108. Hugo Santos

    Eu to no 2 ano do ensino medio e quero fazer ciencia da computacao, xtenho que comeca a me preocupa com Matematia e essas outras materia de agora??

  109. FabianoS

    Olá, ótimo teste vocacional, tenho 34 anos, funcionário público a 10 e estou totalmente estagnado na profissão, estou entrando num curso da CISCO para certificação CCNA e tenho medo de largar o func público para entrar novamente no mercado de trabalho. Gostaria se possui alguma história parecida ou seu ponto de vista. Muito Obrigado

  110. Jean vieira

    tenho um pouco de dificuldade em matemática queria saber se isso é trabalhado durante o curso e queria saber se eu teria que ter uma noção em informatica

  111. Beatriz Gomes

    O que é mais conceituado, Engenharia de Computação ou Ciência da Computação?

  112. Clayton

    Tenho mta dificuldade com a matemática, mas sou louco por tecnologia, seria o curso ideal?

  113. Renato

    Boa noite.
    Tenho 15 anos, e amo matemática e física! Quero ser criador de jogos só que essa área só é boa de verdade no exterior(consoles) e para iniciar alguma coisa eu teria de fazer o bacharel em Ciência da Computação e começar como analista de sistemas ou programar(desculpe mas estou ainda tentando entender como funciona a carreira e não sei por onde começo, sei que analista faz o fluxograma e programador o programa)Mas a dúvida que eu tenho é a seguinte: Essa área é boa? Dá chance de crescimento? Posso parecer muito ambicioso mas no Brasil uma pessoa pode tirar por volta de 10 mil reais nessa área?(Não no inicio mas depois de bastante tempo de experiencia na empresa) Eu tive medo porque vi muita gente falando que por mais que você estude essa área no Brasil não dará lucro nenhum, e muitos disseram que sempre foram dedicados em tudo, disseram que tem curso de inglês e tudo(faculdade) e começaram ganhando 800 reais e não saíram disso(Depois de 5 anos disseram), ai eu tive um pouco de receio. Isso é verdade? Como evitar entrar num emprego de remuneração tão baixa? Será que isso depende da empresa e da região?(Moro no ES Vitória, será que devo mudar para São Paulo para crescer na área? Sem problemas, o importante é ter futuro!)E outra: Se eu fizer graduação no Brasil e pós no exterior na área de games(EUA meu favorito, sei que não é um lugar perfeito mas gosto muito do país)eu tenho chance de ser chamado por uma empresa de games do exterior? Não precisa de ser logo uma Ubisoft, mas uma que dê para eu pegar experiência na área e ir crescendo na carreira, quem sabe entrar numa grande empresa? A gente tem que sonhar alto!:D
    Sou muito preocupado com isto, porque amo a área(Não sei tudo mas estou fazendo curso técnico em informatica integrado com ensino médio no CEFET-ES(IFES)e domino linguagens java,c e c++, e estou fazendo curso de inglês no IBEUV da BNC, e estou no nível avançado, se bem que isso é pré-requisito para minha área e nem deve ser colocado como diferencial por enquanto)mas eu também quero ter uma vida confortável e feliz, ter uma família, ser bem-sucedido para ser mais claro. Essa área por tanto vale a pena de acordo com minhas pretensões?
    Aguardo ansiosamente pela resposta!
    Renato

    • Taylan Meurer

      Sou graduando em ciência da computação pelo Instituto Federal Catarinense. Não vi data da sua postagem. De qualquer forma, talvez ajude alguém hoje ou amanhã.

      Se você pode escolher entre Engenharia e Ciência da Computação, opte certamente por Engenharia da Computação. Por quê? É um curso mais completo do que a nossa ciência e engenheiro tem uma valorização muito maior. Você pode dominar o conteúdo de engenharia por conta própria, mas ainda assim não será um engenheiro e não atuará como tal.

      O empresário, por força de lei, precisa de engenheiros, não de cientistas. Ele pode ter noção da sua importância, grande ainda por cima, mas isso não o obrigará a gastar mais do que ele quer.

      Para os “Eu quero fazer games de verdade”, é, a maioria esmagadora dos alunos querem isso no primeiro semestre. O que posso dizer? O mercado é definitivamente uma grande força que movimenta a tecnologia do mundo, mas não é de fácil acesso. Vai além da sua dedicação ou do seu conhecimento técnico, pois não se faz um jogo sozinho. Claro, games nível Halo 4 ou Call of Duty.

      Sempre é possível uma exceção, mas… Fique com a dica, se pode optar, então vá para Engenharia da Computação. Como engenheiro, em regra, você tem um emprego melhor, qualidade de vida e tempo-livre maior (fundamentais). Use o tempo-livre para estudar e estudar mais, principalmente para a área de games.

  114. Andrea Martins

    Sou formada em Ciencia da Computação, me afastei por 3 anos trabalhando na área administrativa e gostaria de voltar a exercer a minha função, mas não sei como retornar e me atualizar. Poderia me ajudar? Obrigada

  115. July

    Olá , a pessoa que é formada nessa area com certeza pode seguir varios ‘caminhos’ , quais as pós-graduações existentes ? tem algo relacionado a tecnolodia no campo , agricultura , algo assim ? Obg

  116. Leonardo Lopes

    Cara, eu estava afim de começar a fazer faculdade de ciênias da computação, mas pelo que eu li ali, você ajudando algumas pessoas, Ciências da computação abrange muitas áreas. Eu só quero que você me guie apenas em uma coisa: Eu tenho blog, gosto de escrever bastante, gostaria de trabalhar assim, qual seria essa área exatamente?

  117. Eriton

    olá estou terminando analise de sistema quero continuar ciência da computação quanto tempo mas tenho que estuda.

  118. Marina

    Gostaria de saber a diferença entre Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação basicamente..também tenho dúvidas, mas, pelo que li a Engenharia é bem diferente de CC. Podem me esclarecer??
    Grata.

  119. fabricio

    estou cursando ciencias da computaçao e pensei que era dificil mais e facil so acho um pouco complicado matematica precisa ser muito bom nisso mesmo

  120. David

    Meu filho está iniciando Ciências da Computação, gosta e tem facilidade com matemática. Gostaria de saber se, sendo formado, com inglês fluente, quais as chances e se compensa tentar uma grande empresa no exterior, principalmente Estados Unidos. Grato! No aguardo…

  121. Gabriela Lêdo Franco

    Olá, gostaria de saber quais os melhores Países para ir depois de ter feito a Faculdade de Ciência da Computação para complementar o estudo!

  122. lucas barros

    Boa noite,e tenho muita dificuldade com cálculos sera que isso pode me prejudicar na faculdade da Ciências da computação.

  123. joão ítalo

    Tenho 14 anos e estou vendo ai oq eu quero pro meu futuro, li sobre ciência da computação mas tenho medo de entrar na facu e n gostar e perder muito tempo,não sou muito bom em matematica e pelo que posso ver,vai ser muito. gosto muito mesmo de computadores de mecher com eles e n sei oq eu Faso como falei anter n sou muito bom em matemtica ajude me galera

  124. carlos

    olá,eu gostaria de fazer ciencias da computação mas não tenho enterece em aprender outro idioma,isso pode me prejudicar no mercado de trabalho de ciencias da computação?

  125. kleiton costa

    olá, tenho algumas duvidas sobre graduação de computador. Qual seria mais indicado? Ciência da computação ou tecnologia da informação ? e porque todas as faculdades só oferecem GESTÃO em T.I de 5 semestre, e não a graduação normal de 10? agradeço desde já. Abraços

  126. ana carolina

    oi tenho 12 anos e quero me formar em efeitos especiais, fiz essa prova desse site e tirei 82 pontos de 100 .
    me disseram que seria bom eu fazer o curso tecnico de ciencia da computaçao mas queria saber quantos anos dura esse faculdade
    por favor nao me diga que ainda sou nova e ainda tenho tempo para decidir minha faculdade

  127. Wesley Patrick

    Ola boa tarde eu estou pensando em fazer ciências da computaçao,só que eu nao sou muito bom em matematica,e em fisica nao sou bom,mas gosto muito de computador e estou em duvida se faço ou nao,o que voces me aconselham

  128. Witor Daniel

    Olá,meu nome e Witor tenho 12 anos e já tenho um grande interesse nessa área.tenho algumas duvidas em relação a isso,minha duvida e que depois de acabar a faculdade fazer a pós-graduação,mestrado e o doutorado (se tiver isso nessa área) gostaria de saber se e fail arranjar emprego ou ai fica mais difícil?
    OBG PELA ATENÇAO

  129. Danilo

    Passei na PUCRS em Engenharia da computação, mas queria ciência da computação ou Sistema de Informação. Alguém sabe me dizer se posso trocar de curso sem precisar fazer novamente o vestibular?

  130. dayvson

    Quando é concluída a faculdade de ciência da computação tem alguma outra faculdade que possa fazer ? Porque, Mesmo depois de ter concluído a faculdade não ter que parar de estudar. curiosidade !

  131. Lucas

    Então eu to decidido quero fazer ciencia da computação mais to com medo da segunda fase queria ter a noção do que mais ou menos que cai para mim estudar certim pra na ora n estar despreparado auguem ai pode mim ajuda ?

  132. Daniel Gustavo

    olá. Meu nome e Daniel Gustavo tenho 17 anos e estou a concluir o ensino médio e certamente estou em duvida em qual irá ser a disciplina que vou escolher para o ensino superior. será que é uma boa fazer este curso? eu gosto muito da área da tecnologia e um pouco da matemática, sou péssimo em física.
    quero ser como os donos do google pois é muito interessante e inovador não pela parte de ser ricos mais sim trazer novidades dia pós dias para toda sociedade.

    será que eu tenho chance de me formar nesta área de comunicação? peço a todos que der as suas opiniões, sobre o assunto.

    agradeço a compreensão e espero vossas discursões.

  133. luana

    nossa!!! cada vez mas estou decidida de que quero fazer cc,mas pelo que percebi é uma área muito masculina, vi que poucas mulheres comentaram, e isso só me assusta mas ainda…pra fazer faculdade de cc tem que saber inglês é? nesse caso ñ falo nada, eu teria que fazer um curso antes de inglês é? vejo que se for assim entrarei muito tarde na faculdade pois já tenho 22 anos. preciso de ajuda urgente!!!

    • Taylan Meurer

      Inglês realmente é fundamental, mas você não precisa dominar para conseguir ser uma ótima cientista da computação.

      Se você precisa optar entre aprender inglês e fazer o curso de BCC, então opte por este, BCC.

      Se você não pretende sair do país, então com o básico do inglês, que você adquire em pouco tempo, já é suficiente, porque existem muitas fontes traduzidas ou originalmente produzidas em português.

      Faça sem medo!

  134. Beatriz

    Faz um tempo que estou pensando em ir para a parte de programação, desenvolvimento de jogos, animação… Este seria um curso recomendado?. Já pesquisei e alguns lugares afirmam que esse é o curso, mas queria uma opinião “direta”, se possível me ajudar, fico agradecida :)

  135. Hélia Helena

    Bom, eu pretendo seguir essa carreira. Amo as exatas, matemática, física, química e também, gosto muito, de biologia. Eu não tenho muita afinidade com computadores, apesar de estar sempre conectada em novidades voltadas a tecnologia, meu ponto x é programas pra computadores e celulares. Será que seria um bom curso pra mim?

    • Taylan Meurer

      Na minha opinião, você pode não ter usado nunca um computador e mesmo assim ser uma ótima cientista da computação.

      O cientista em questão é um profissional que resolve problemas através de cálculos e lógica, nem se quer precisa de um computador, apenas o usa para ter maior segurança e rapidez na produção do algoritmo.

  136. Tiago

    Olá tudo bem?

    Sou formado a 1 ano e meio e acabei não ingressando na área de tecnologia devido ao meu emprego atual. Mas agora quero mudar de emprego e encontro muita dificuldade em conseguir ingressar na área devido minha experiência que é zero. Como posso fazer para recuperar o mercado que estudei durante 4 anos. Não quero que meus estudos sejam desperdiçados.

  137. Mayk

    eu quero mim forma na CC com foco e fé de se torna o rei da computação eu não tenho nenhuma duvida por que eu acho CC um profição muito divertida e é exatamente o que eu preciso vai ser moleza kkkk

  138. Sergio

    Bom dia !! Estou com uma duvida muito grande em relação a qual curso fazer na faculdade.. Queria fazer ciências da Computação, Mas não vejo que um profissional nessa área esta ganhando bem.. no máximo ganham em torno de 3 a 4 mil .. Me ajudem por favor , essa area realmente da dinheiro ?? qual outra area que da dinheiro?

  139. Paullo Sérggio

    ola. gostaria de saber se eu preciso ser bom em matematica e física pra fazer CC? posso fazer mesmo sendo ruim em matematica e física?

  140. Guilherme

    Gostaria que vocês dessem uma nota de 0 a 5 para a faculdade de ciência da computação – IBTA em SP.

  141. Dalila ramos

    Hey… Ja tou no ultimo ano do secundario mas ainda nao sei que curso vou fazer, estive fazendo testes vocacionais e de personalidade e fiquei interessada em Ciencias de computacao porque eu adoro tecnologia mas o problema e que nao tenho fisica mas sim quimica e biologia… Tenho que fazer fisica depois fazer o curso? Agradecia resposta!

  142. Edvan

    qual a diferença entre ciências da computação e engenharia da computação,salário?

  143. Roberto Fepi

    eu amo computador ando com netbook para cima e para baixo quero muito me aprofundar nessa carreira…

  144. juliana rrodrigues

    ola eu tenho uma duvida gosto de computação mais não sei que escolho ciências da computação ou engenharia da computação qual e a diferença

    • Taylan Meurer

      Não pense mais, faça Engenharia da Computação com certeza absoluta.

      Por quê? Engenhenharia tem uma grade curricular mais completa com relação à Ciência da Computação. O que você for aprender em ciência, aprenderá em engenharia, mas saberá mais coisas neste último.

      Não faz muita diferença, o mais importante é o seguinte. Como engenheiro(a) você, em regra, terá um melhor emprego, um maior salário, uma melhor qualidade de vida e um tempo-livre maior. Você é o resultado daquilo que faz no seu tempo, tanto livre como não. No entanto, o merecer maiores recompensas está no tempo-livre.

      # Você pode usar o free-time para ir ao shopping, ou a um Hotel Fazenda, ou a DisneyLand, ou pode usar para tornar-se uma mega especialista em determinado segmento do conhecimento. A escolha é sua, o importante é ter dinheiro suficiente e tempo-livre.

  145. Miqueias

    Trabalho com informática a 2 anos, e tenho interesse em começar ano que vem o curso de Ciência da Computação. Já pesquisei sobre o curso e vi que ele tem muita matemática e não tem nada a ver com o que muitos pensam. Apesar de nunca ser o melhor aluno da sala em matemática no EM. também nunca tive nada contra a disciplina, aliás acho muito interessante, Acredito que associada ao que eu gosto será legal. Só que queria a opinião de algumas pessoas que estão cursando ou são formadas para tirar uma opinião. Preciso que vocês me digam se o curso é matemática de outro mundo, ou é algo que posso aprender dentro do curso com esforço e dedicação…

  146. Lucas

    Olâ, ultimamente venho pesquisando sobre o curso CC, mas minha duvida não é sobre a física e a matemática e sim sobre o inglês, tenho certeza que física e matemática com apesar de gostar de exatas com esforço irei conseguir, mas o inglês vem me assombrando, oque pode me dizer sobre isso

  147. Luis Cleiton

    Olá, também gostaria de cursar Ciência da Computação, mas antes gostaria de fazer um curso de Web Design, esse curso vai me ajudar ao fazer a faculdade ou vai ser só uma perda de tempo e dinheiro?

    Desde já agradeço. Muito Obrigado.

    • Jorge

      Se for fazer ciência da computação… desaconselho qualquer curso!!! Ciência da Computação é muito puxado para a teoria, e os cursos muitas vezes colocam vícios nos alunos.

  148. wesley

    Eu quero fazer só que nao sou bom nessas materias,vcs acham que eu devia tentar ou nao

  149. Jake

    Olá, o que acham de ciências da computação na IBTA? e na UNINOVE?

  150. monica guedes

    meu filho está no 3ºperiodo de ciencias da computação bolsista 100% no Pitagoras,e está com duvidas se troca de curso para engenharia elétrica
    na Puc tambem com bolsa 100%. Qual das profissões é a mais promissora?O mercado de trabalho é mais valorizado em qual profissão? me ajudem preciso decidir se troca de curso ainda hj.
    Grata.

    • monica guedes

      meu filho está no 3ºperiodo de ciencias da computação bolsista 100% no Pitagoras,e está com duvidas se troca de curso para engenharia elétrica
      na Puc tambem com bolsa 100%. Qual das profissões é a mais promissora?O mercado de trabalho é mais valorizado em qual profissão? me ajudem preciso decidir se troca de curso ainda hj.
      Grata.
      Responder

  151. Matheus França

    Ola, tenho muita vontade de fazer CC porem nao sou muito bom em matematica e fisica, sou MUITO esforçado e gosto muito de aprender… mas minha duvida e a seguinte:
    Devo fazer algum curso antes de entrar na faculdade ? por exemplo, hardware, java, linguagens… ou qualquer outro curso, ate mesmo aqueles que duram menos que um ano do SENAI…

  152. Enzo

    ola, gostaria de saber quais cursos eu poderia fazer pra eu conseguir entrar em uma faculdade publica?
    oque eu posso fazer antes de entrar na faculdade?
    qual faculdade eu poderia escolher em São Paulo?

  153. Gabriel

    olá eu quero muito seguir na área de Analise de Sistemas e programação, qual o melhor curso Sistemas de Informação ou Ciência da Computação? ano que vem vou começar a fazer curso de Técnico em Informatica, esse curso pode me ajudar na área?

  154. enzo felipe

    cara esse e o meu curso tirei 82 de 100…adoro mexer com pcs, lógica, programar descobrir como funciona a coisa e gosto bastante de física e matemática (não quer dizer q sou ótimo nas materias )mas e essa área que eu vou haha…

  155. Alessandra

    Ola!
    Estou no segundo ano de Informatiq de Gestion, pelo programa do curso, parece bem a ciência da computaçao. Vc acha que com a idade de 40 anos ainda sou capaz de me formar nesta area?

    Obrigada

  156. MICHELE

    olá, quero saber qual configuração deve ter um noot para quem faz Ciências da computação.

  157. Katia Antonio

    Boa noite, tudo bem?
    Sou graduada em Ciência da Computação e trabalho na área de suporte desde que ainda estudava. Porém, gostaria de dar aula de matemática para ensino médio. E a minha dúvida é: consigo fazer um ano de licenciatura em matemática, ou terei que me formar em matemática?
    Obrigada!

  158. Amanda Hipólito

    Olá,… Eu estou no terceiro ano do ensino médio e eu tenho uma certa paixão por Tecnologia, por Ciências e Psicologia. Ainda não sei o que me deixa mais satisfeita, mais feliz,… Mas é bem provável que eu siga esta carreira junto com o meu namorado. Mas eu sou do tipo de pessoa que cria planos a longo prazo, então tenho metas pra seguir na minha vida. Quero poder trabalhar com algo que eu ame, para que eu seja feliz, quero ficar estável em um emprego para que eu possa me dedicar simplesmente à minha família. Tenho o sonho de ir pra Irlanda e ficar lá, mas é muito difícil e eu não sei como, mas ainda assim é o meu sonho… Poder viver lá com as pessoas que eu amo. Então eu gostaria mesmo de saber como lidar com isso. Seria esta mesmo a melhor opção para mim? Quero dizer, eu sou completamente apaixonada por tecnologia, por ciências e por psicologia desde que eu era criança! Difícil escolha. Às vezes acho que eu deveria fazer algo parecido com aquele filme ”Inteligência Artificial”… seguir no ramo de tecnologia, mas aprender de tudo também… aprender Biologia, aprender Física, Química (já que eu adoro fazer e ver experiências)… e Psicologia. (rsrs Já pensou criar uma inteligência tão avançada quanto a capacidade humana?)… Se bem que, se eu for pensar, a capacidade humana vai muito além do que nós conhecemos… às vezes eu gostaria muito de poder descobrir isso. Mas eu gostaria de verdade de juntar Tecnologia com Ciências e Psicologia… Só não sei como, não sei se é possível. Seria possível?

  159. Onesmo

    Ola gente pesso vossa ajuda na escolha do curso não sei se faço Emgehearia imformatica ou ambiental…

  160. Tomás Da Cruz

    Olá, Eu gostaria de saber se a engenharia da Computação também tem vários ramos, Eu sou de Angola, e aqui um aluno universitário de Direito estuda até o 3 ano todos juntos, depois cada um vai ter que decidir em qual ramo quer se especializar como : Advocacia, Juiz, jurista e.t.c
    O que eu quero saber é se na engenharia da Computação também existem especializações.

  161. Reinaldo

    quero faser ciencia da computaçao ano q vem mais tenho uma duvida tenho 25 anos esto fasendo curso ingles e quero sabe se eu acaba a faculdade o mercado de trabalho vai ter muitas vagas ainda e sabe se vo consegir aconselia o curso com a faculdade e tbm se nao vou esta muito velho pro mercado de trabalho. (obrigado)

  162. Gabrielle

    oi , então quero prestar ciências da computação só , que quando acabar pretendo me especializar numa área de criação de games , queria saber se escolho ciências da computação ou audiovisual ? obs: amo matemática e física

  163. Joao vitor

    Olá Bom gostei muito das informações do site. Bom gosto muito de matemática e decidi alguns meses atras fazer CC ou EC ( Engenharia da Computação )
    Estou em duvida. Sera que vocês podem fazer uma rápida Comparação. Tipo o que elas tem em comum o que elas tem em incomum, me ajudaria muito.

  164. Anderson

    Boa noite..
    Estou no finalizando o primeiro semestre do curso de ciência da computação, e para o segundo semestre tenho um disciplina de programação porém meu notebook não é um dos melhores ( processador INTEL Pentium) hoje percebo que ele é muito lento, e teria ideia para o próximo semestre adquirir outro que desse não sei de concluir o curso ou ate mesmo de ir ate próximo do final… porém tenho muitas duvidas em qual modelo é melhor, e qual marca é melhor também…. Alguém poderia dar-me algumas dicas sugestões de marcas ( HP, DELL, ACER, LENOVO, SONY) e modelos ( CORE I3, I5, I7) Porém assim tenho vários companheiros de graduação que tem Lenovo I5 ultra book e indicam este aparelho por ser muito bom… Então ali surge minha duvida eu particularmente não conheço a marca lenovo, sei que é uma marca de not e ultra mas assim é uma marca boa, principalmente é confiável esta marca

  165. Nilo

    Olá, gostei do Tópico, Gosto muito de eletrônica e Softwares, Engenharia da computação é o curso que gostaria de fazer, mais devido algumas dificuldades, resolvi Fazer um curso a Distância em uma Universidade Particular de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Estou percebendo que não estou aprendendo muito sei que tenho dificuldade de Organização dos meus Estudos, Mais a faculdade não me motiva muito, as provas são mau feitas e mau Corrigidas, os trabalhos não são exigidos de mais dos alunos, me parece que não vou aprender nada estou no Primeiro período, mais não aprendi nada de mais até agora, ao meu ver parece que a educação a distância em TI, não vai ser muito bem vista quando terminar, mesmo eu me esforçando eu vou ter dificuldade de trabalhar na área. Gostaria de uma dica se devo continuar devido ao lugar que vivo que é melhor do que não fazer nada, ou devo desistir. Gostaria de uma orientação.

  166. Felipe

    Eu gosto muito de física, enquanto o pessoal da minha classe fica em recuperação eu fico com 10 na média. Já matemática eu gostava muito, mas de um tempo pra cá minhas notas foram decaindo, e como eu sei que ciência da computação usa muito matemática eu gostaria de saber como é usada a matemática no curso, porque ai eu já pego firme no essencial, estudo forte, tiro dúvidas com meus professores para que eu não fique perdido na faculdade, que é algo que me deixa um pouco com pé atrás…

    PS: Publicando em agosto de 2014, não sei quando foi publicado esse artigo, tomara que eu não esteja atrasado… Agradeço as respostas desde já!!

  167. Célio

    Inicio exatamente hoje dia 12/08/2014, minha faculdade de Ciências da Computação, depois de muita pesquisa constatei que é realmente o que quero seguir, até mesmo por quê odeio ADM que é a faculdade mais solicitada nas empresas! Faça o que você gosta.

    Abs

  168. johnny

    sempre gostei da área, pois sempre quis descobrir como um software funcionava não bastava apenas usa-lo queria saber como ele era realmente desenvolvido e se possível cria-lo melhor.Espero conseguir tirar uma nota boa para poder ingressar no curso, pois não tenho condições financeiras para paga-lo.

  169. fran

    ola gostaria de saber se para fazer ciências da computação ou engenharia da computação é necessário algum conhecimento em linguagens de programação? pois tenho medo de começar o curso e não dar conta das matérias!

  170. francielle

    ola eu gostaria de saber se para fazer ciências da computação ou engenharia da computação é necessário ter saber linguagens de programação?

  171. Esdras

    Oi! tenho 14 anos, e gosto muito da área de CC.Me dou muito bem em matemática e física(apesar de não gostar muito). Mesmo me dando bem nessas matérias e ñ gostar, o curso seria uma boa opção para mim?

  172. Wanden

    Estou muito indeciso em relação a Ciência da computação que já percebi que entra muito na área de matemática (gosto mas me preocupa) ou Sistema da Informação, gostaria de saber como e a entrada no mercado de trabalho, salario, e qual vai ser a minha função. Se alguém puder me ajuda agradeço.

  173. willian

    queria saber se ciencia da computaçao estuda criptografia ou esteganografia..? gostaria de ser um profissional na criptografia, sempre tive gosto por essa area..

  174. Gabrielle

    Quais as linguagens de programação são usadas?

  175. stverson

    Eu não sei onde perguntar então vou perguntar aqui mesmo,
    quantos anos completos até o bacharelado de ciência da computação da quantos anos?
    mais uma coisa para poder fazer o bacharelado também tem que fazer o mestrado, e doutorado em ciência da computação antes do bacharelado?

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!