curso de ciências contábeis

Ciências Contábeis

As ciências contábeis têm como objetivo organizar e estruturar o funcionamento das empresas registrando as atividades, contas e pagamentos. Conheça mais sobre a carreira em contabilidade.

Ciências Contábeis

Habilitação:
Contador/Contabilista
Duração do Curso:
4 anos
Área:
Humanas

Atributos do Profissional:
Raciocínio Lógico e Organização
Salário Médio:
R$ 1495,00

A Carreira em Ciências Contábeis

As Ciências Contábeis são uma área de estudo que tem como objetivo principal organizar e regulamentar o funcionamento das empresas.

Uma empresa, seja de qual espécie for – comércio, produtos, manufatura ou serviços, é sempre uma organização complexa. Quanto maior uma empresa se torna, maior a sua complexidade.

Há registros de atividades das Ciências Contábeis desde os tempos dos antigos Faraós do Egito: eles já se preocupavam em controlar a produção de riquezas do reino e usavam os chamados escribas – espécie primitiva de profissional de contabilidade, para registrar e contar os alimentos, produtos e armas produzidos em todo o território Imperial.

Áreas de Atuação dos Profissionais de Ciências Contábeis

Trabalhando sempre em parceria com os profissionais de Administração de Empresas, os Contadores, planejam, gerenciam e fiscalizam as contas da empresa cuidando para que os contratos sejam válidos e também para que todos os impostos devidos sejam pagos, realizando um trabalho completo de gestão patrimonial.

Também é função do profissional de Contabilidade interpretar informações econômicas do mercado e se atualizar sempre com as políticas fiscais do governo, não deixando que a empresa entre na ilegalidade ou então faça negócios irregulares do ponto de vista contábil.

É sempre bom lembrar também que sonegação fiscal, balanço patrimonial adulterado e gestão fraudulenta de empresas são considerados crimes, o que faz também que o profissional das Ciências Contábeis atue como um orientador, colaborando ativamente para a empresa implementar uma política de gestão patrimonial séria.

Para um profissional formado em Ciências Contábeis poder ganhar o título de Contador ou Contabilista é preciso que ele tire o seu registro junto ao Conselho Regional de Contabilidade. Cada estado brasileiro possui o seu próprio conselho.

Esse registro, de um modo geral, é obtido através da realização de uma prova onde o profissional testa seus conhecimentos.

O Curso de Ciências Contábeis

Os primeiros 2 anos do curso de Ciências Contábeis são bem teóricos, formando a base principal do conhecimento do futuro contado. Durante este período o aluno possui disciplinas como, teoria econômica, gestão, língua portuguesa e em algumas universidades até história.

A partir do terceiro ano, o curso entra em sua fase mais técnica e as matérias universais dão lugar as mais específicas tais como contabilidade comercial, direito tributário, contabilidade financeira e gestão patrimonial. A partir deste ano também começam a ser produzidos um grande número de trabalhos e estudos de casos.

Os estudos de casos e seminários produzidos pelos alunos são fundamentais para a formação técnica prática dos futuros profissionais de Ciências Contábeis.

O estágio para Ciências Contábeis nem sempre é obrigatório. As Universidades Federais, no entanto, podem exigir a produção de um chamado Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Ciências Contábeis

Grade Básica do Curso de Ciências Contábeis

  • Estatística;
  • Gestão Patrimonial;
  • Contabilidade Comercial;
  • Direito Básico;
  • Fundamentos da Teoria Econômica;
  • Gestão Financeira;
  • Política Tributária;
  • História;
  • Balanço Patrimonial;
  • Contabilidade Aplicada.

A Evolução das Ciências Contábeis no Brasil

Feitoria Portuguesa

Como o Brasil iniciou a sua história como uma colônia de Portugal, a partir do ano de 1500 as atividades de Ciências Contábeis já começaram a ser desenvolvidas por aqui.

A atividades de exploração de minerais, pesca, alimentos e principalmente corte de madeira foram todas devidamente documentadas pelos Portugueses que instalaram por aqui as chamadas feitorias. A medida que a economia da nova colônia ia, o governo Imperial Português foi sentindo a necessidade de uma maior organização das atividades.

Em 1770, o rei Dom José de Portugal estabelece que todas as atividades de Ciências Contábeis no Império a partir de então deveriam ser feitas por profissionais formados e matriculados na chamada Junta Comercial Portuguesa.

É interessante lembrar, no entanto, que esses profissionais de Ciências Contábeis ainda não eram chamados de contadores na época e sim de guarda-livros.

Em 1930, já na Era Vargas e na fase do Brasil República, o curso de Ciências Contábeis é mais uma vez reformado passando a formar 2 tipos de profissionais: os guarda-livros com 2 anos de curso e os peritos-contadores com 3 anos de curso.

A partir dos profissionais peritos-contadores, que tinham uma formação mais completa que os guarda-livros, começou a evoluir o conceito do contador moderno no Brasil e também a própria palavra contador que passou a ser usada para denominar os profissionais de Ciências Contábeiss a partir de 1950.


Evolução dos Profissionais de Ciências Contábeis no Mundo
Mundo Antigo Era Industrial Mundo Moderno
Profissional Escriba Guarda-livros Contador
Atribuição Simplesmente uma pessoa que sabia escrever. Anotava os dados a serviço do rei. Profissional que entendia de finanças e registrava números para as empresas. Profissional que cuida da gestão completa do patrimônio, balanço financeiro e questões fiscais das empresas.
Instrumentos de Trabalho Papiro e tinta Lápis e cadernos Computadores e calculadoras

Especializações da Carreira de Ciências Contábeis

  • Auditoria Fiscal: Especialização das Ciências Contábeis onde o profissional atua registrando, documentando e conferindo os registros financeiros da empresa tais como lucros, despesas e impostos.
  • Gestão Patrimonial: O profissional de Ciências Contábeis especializado em gestão patrimonial atua contabilizando e atualizando o patrimônio da empresa. O controle realizado por esse profissional é fundamental na hora de se avaliar o valor de mercado de uma empresa e também para calcular a depreciação dos bens.
  • Licenciatura em Ciências Contábeis: O profissional também pode fazer uma especialização para poder dar aulas em cursos de Ciências Contábeis, matemática, economia e administração de empresas.

Melhores Faculdades de Ciências Contábeis

São inúmeras as instituições de ensino superior que oferecem o curso de Ciências Contábeis. Porém, é importante que o aluno verifique se a faculdade por ele escolhida possui reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois somente assim o curso possui validade. As principais universidades que oferecem o curso de Ciências Contábeis, com reconhecimento do MEC, e bom desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), são:

  • Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Mato Grosso;
  • Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Paraná;
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – Paraná;
  • Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Paraná;
  • Universidade Regional de Blumenau (FURB) – Santa Catarina;
  • Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) – Santa Catarina;
  • Centro Universitário FECAP (FECAP) – São Paulo;
  • Universidade Paulista (UNIP) – São Paulo;
  • Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Rio Grande do Sul;
  • Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Rio Grande do Sul.

Carreira em Ciências Contábeis: Aspectos Favoráveis

O contador é peça fundamental para o bom funcionamento de qualquer empresa, onde existir atividade econômica, vai existir sempre um contador. O profissional de Ciências Contábeis pode atuar tanto como um profissional contratado permanente em uma empresa como também montando seu próprio escritório de contabilidade para atender várias empresas.

Carreira em Ciências Contábeis: Aspectos Desfavoráveis

Os aspectos mais desfavoráveis da carreira em Ciências Contábeis são a complexidade que o trabalho muitas vezes pode atingir e também a necessidade de atualizações constante já que as leis estão sempre sendo aperfeiçoadas.

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. Jordana

    Olá

    me interessei muito por essa aréa de ciências contábeis,
    só que tenho dificuldades em matemática..
    ainda não tenho idéia do que vou fazer.
    penso em muitas coisas e uma diferente da outra
    tipo :psicologia , farmacia , direito ,Ciências Contábeis .. e ainda estou pesquisando outras aréas .. ja fiz muitos testes vocacionais mais ainda não sei o que pretento fazer..
    me ajuda ?

    • Pedro Addler

      Olá Jordana

      Realmente você tem uma gama de interesses bem variada, isso é bom porque vai te trazer uma vida rica ( em experiências ) mas também é ruim porque te tráz muitas dúvidas…

      Como você mesma disse nem o teste vocacional ajudou muito.

      Recomendo que você dê tempo ao tempo… se você está indecisa entre fazer ciências contábeis, psicologia ou então farmácia, o tempo aos poucos deixará tudo mais claro.

      • Daianne

        Oiie , ano que vem termino o esnino médio .
        Faculdade de contabilidade é paga por periodo ou por mes ?

        • Emilly

          por mês, e a cada semestre é pago a rematrícula

      • ALCIMAR FERREIRA

        MUITO BOM ESSE CURSO JA ESTOU CONCLUINDO E VI QUE VALE APENA CONCLUIR,,,AGORA É ESTUDAR PARA TER UMA VIDA MELHOR….SE DEDIQUE QUE EM QUE QUALQUER AREA VOCÊ IRÁ TER SUCESSO.FORTE ABRAÇO

      • fabiana

        olá,me interesso pela area, mas odeio falar em publico, queria saber se durante o curso tem muito seminarios?

  2. Rafael

    Eu conheci este site a alguns dias e me encantei com todas essas informações.PARABÉNS!!!!!!

    Eu gostaria de saber a diferença entre ciências contabeis e contabilidade!!!

    • Pedro Addler

      Olá Rafael

      Que bom que você gostou :P !! Ficamos sempre muito satisfeitos em ajudar as pessoas a decidir sobre suas futuras carreiras.

      Em relação a diferença entre contabilidade e ciências contábeis, na prática, as duas palavras são sinônimos, se referem a mesma atividade e a mesma profissão.

      Outra dúvida que muitas pessoas tem e que vou aproveitar pra responder no gancho da sua pergunta é a diferença entre Contador e Contabilista, é o mesmo caso !! Ambos são sinônimos e se referem ao profissional formado em ciências contábeis.

      • Lucielma Sampaio

        A contabilidade é uma ciência social, é um ramo da ciência que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos, acredito que por este motivo denominados a contabilidade também como ciências contábeis, termo este mais conveniente a ser aplicado ao próprio curso para a formação de contadores, as palavras são diferentes, porém o sentido é o mesmo.

  3. dennis b.

    - extraordinário, sempre bom ter um site desse nível para escolhermos o nosso futuro .

  4. Camila

    Gostaria de fazer o teste vocacional específico para contabilidade…

    • Pedro Addler

      Olá Camila

      Na nossa sessão de simulados testes vocacionais de todo tipo, mas justamente o que você quer de Ciências Contábeis nós não temos :P

      Ironia…

      De qualquer modo fica anotado, Ciências Contábeis vai estar entre os próximos que vamos produzir.

  5. sousa

    Pretendo mudar de carreira aos 35 anos, ir para área Ciências Contábeis ou Ciências da Computação, duas profissões distintas, tenho como profissão autal professor de artes visuais, profissão aqual não consigo ir mais além e desistimulado com salário e respeito que os alunos não tem com os profissionais da educação … Pedro … tendo como base a minha situação o que vc indicaria … tenho afinidade com as duas áreas tanto Ciências Contábeis quanto Ciências da Computação …
    Qual desses área tem mais segurança de trabalho isso pensando no futuro, pensando na velhice …
    Um grande abraço!!

    • Pedro Addler

      Olá Sousa

      São realmente 2 opções distintas, o que as diferencia em primeiro lugar é o foco:

      - Ciência da Computação é um curso multi-focado, você tem que entender de muita coisa e ter muita criatividade para se destacar na carreira.

      - Ciências Contábeis e um curso focado, o foco é na questão de gestão e estatística e você tem que ser organizado e ter um bom raciocínio lógico para se destacar na carreira.

      • Charlene

        Olá Sua a charlene , gostaria de cursar a faculdade ciências contabeis, mas estou em dúvida pelo fato de não ser boa em matematica e nem tao rapida em racíocinio logico, mas sou organizada…

  6. geyce tayne

    gostaria de dizer que gostei muito desse site,parabéns!
    estou entrando para esse mundo de duvidas ao escolher minha futura carreira.estou com muita duvida entre Ciências Contabeis e Economia; Qual é melhor ?

    • Pedro Addler

      Olá Geyce

      Pra ser sincero, e como você já deve ter visto em outras respostas minhas não gosto de comparar diretamente carreiras no que diz respeito a serem melhores, porque acredito que todas são importantes.

      Em relação e Economia e Ciências Contábeis, elas são sim bem relacionadas, o que mais as diferencia, no caso é o objeto de estudo.

      - Economia: Estuda as questões econômicas gerais, envolvendo cidades, estados, países e grupos de empresas. Tem uma visão mais global.

      - Ciências Contábeis: Estuda também questões econômicas gerais, mas o foco mesmo é em empresas individuais, o aluno estuda a fundo o funcionamento de uma empresa. Tem uma visão mais focada.

  7. Romulo

    opâ!
    Meu maior sonho é trabalhar em banco. Tenho 15 anos passei pro 2º ano do ensino médio e não consigo me decidir qual carreira seguir. Sou ótimo em exatas e tenho espirito de liderança. Estou em dúvida entre economia, ciências contábeis e administração. Por favor me ajude.

    • Pedro Addler

      Olá Romulo

      Tenho boas e más notícias.

      A boa: com características pessoais tais como proficiência em exatas e espirito de liderança você se dará bem nas 3 carreiras: Administração de Empresas, Ciências Contábeis e também Economia.

      A ruim: com este perfir também fica mais difícil decidir :P

      A recomendação é que procure ler mais sobre esses assuntos ( Administração de Empresas, Economia e Ciências Contábeis ) e também que faça o nosso Teste Vocacional e Teste de Personalidade.

      • MONIQUE COELHO

        Vale lembrar que o Curso de Ciências Contábeis é da área das Ciências Sociais e Aplicadas,muitos ainda se confundem achando que ela é uma Ciência Exata.

  8. Gleison

    Parabéns pelo site, é exelente e esclarecedor ! :D

  9. Arnaldo Bucciarelli

    Pedro..
    Um cara formado em Ciencias Contabeis pode exercer a função de um Cara formado em Contabilidade (eu me graduei em Ciencias Contabeis e então viro Economista) ..ou vise-versa (Me graduo em Economia e viro Contador ou Contabilista)..

    • Pedro Addler

      Olá Arnaldo Bucciarelli

      Na verdade os cursos de Ciências Contábeis e Contabilidade são 2 nomes para a mesma carreira, em ambos os casos você se forma como Contador ou Contabilista ( como o contador é chamado em algumas regiões ).

  10. adriana pimentel

    parabéns ..esse site é Òtimo nos dá muita informação …. mas eu tenho uma dúvida ..
    tipo eu vou fazer ciencias contábeis , mas eu queria fazer uma tatuagem , mas em diante eu posso me preujudicar com isso ?a tatuagem pode me trazer problemas na minha vida profissional ?

    • Pedro Addler

      Olá Adriana Pimentel

      Realmente hoje em dia ainda há muito preconceito com tatoos em especial das pessoas mais antigas que vem como algo “de gente louca”.

      Para a carreira de Ciências Contábeis não é diferente. Para evitar problemas, recomendo que você faça sua tatuagem em um lugar que a roupa cubra.

  11. Cibele Simões

    olá pedro addler

    sou estudante do ensino médio, e estou fazendo o curso tecnico de contabilidade do centro paula souza, termino a escola em 2011, gostaria de uma opinião concreta e conceituada sobre qual faculdade/universidade de ciências contábeis fazer”
    *parabéns pelas informações expresa neste site !!

    agradeço pela atenção desde jáh!!!

    • Pedro Addler

      Olá Cibele Simões

      Como não sei em que região você mora, vou citar os melhores cursos de Ciências Contábeis a nível de Brasil:

      - USP ( Universidade de São Paulo ): Curso de Ciências Contábeis

      - UFRJ ( Universidade Federal do Rio de Janeiro ): Curso de Ciências Contábeis

      - UFMG ( Universidade Federal de Minas Gerais ): Curso de Ciências Contábeis

      • Silas Moreira

        Cursarei na UFRJ em 2012.2, me diria se Contábeis nessa instituição é realmente boa? (procurei informações sobre, e apenas sei que o FACC (faculdade de administração e ciências contábeis), é a 3° melhor no país no seguimento. Mais como opinião pessoal: Acha que eu devo ir para outra pública?

        • Silas Moreira

          *FACC é uma das (muitas) Instituições da UFRJ
          *Outra dúvida: Se eu quiesse pegar uma segunda graduação na área de Ciências Econômicas, eu cortaria muitas materias?
          Desde já agradeço a atenção.

  12. MIQUELLE

    boa noite,amei saber tudo isso sobre a profissão,pois acho que é a carreira que vou seguir,já que gosto de historia e numeros,e antes queria fazer direito.bom para mim seria mas facil e oportuno começar fazendo pedagogia,então eu quero saber se eu posso ligar pedagogia a ciências contábeis (na parte de licenciatura),e por favor me mande todas as informaçoes sobre medicina principalmente as areas mas faceis de trabalho. obrigada!

  13. MEPereira

    Adorei o site… bem explicado e de fácil entendimento. Parabéns

  14. Maria Carolina

    Desde a 5° série eu quero ser contadora (sonho estranho pra uma pré-adolescente, uahsuahsauhs)
    Agora estou no último ano do ensino médio e continuo querendo esse curso de ciências contábeis… Só gostaria de saber mais sobre as especializações que eu desconhecia totalmente.
    Beijoos

  15. Katichelle

    Pedro, por favor esclareça-me o contador também pode atuar na área de RH? E se puder em quais funções?

    • Pedro Addler

      Olá Katichelle

      Realmente, trabalhar com RH não é uma função muito comum dos profissionais de Ciências Contábeis pois eles trabalham mais com a área Financeira, mas nada impede que você se volte para a área de RH.

      No entanto acredito que para converter Ciências Contábeis para o mercado de RH você precise de alguma formação adicional ( especialização ).

  16. hortensia

    A alguns meses resolvi que gostaria de seguir essa carreira de ciências contábeis, porém como algumas pessoas acima, tenho medo da matemática, será que isto pode me atrapalhar muito em minha carreira? e penso tambem em fazer ADM/ estou em dúvida…

    • Pedro Addler

      Olá Hortensia

      Realmente se você tem medo ou então não gosta de Matemática, melhor fugir do curso de Ciências Contábeis :P porque neste curso ela vem e vem forte !!

      É mais recomendável que você faça mesmo é o curso de Administração de Empresas ao invés de Ciências Contábeis, nele há matemática também, mas no caso, é muito mais simples.

  17. Lia

    Eu gostaria de saber qual é a diferença entre Ciências Contábeis e Administração.Obrigada.

    • leonardo

      ciências contábeis é um curso mais especifico para area financeira e a melhor opção é abrir um escritorio, ja administração de empresas abrange mto coisa mas acho um curso comum pois um contador pode ser administrador mais um administrador nao pode ser um contador

      • Felipe

        Um contador não pode ser Administrador assim como o contrário. São áreas que embora estão presentes dentro da empresa cada uma possuem atribuições próprias firmadas em leis próprias.
        CONTADOR
        RESOLUÇÃO CFC Nº 560 de 28 de outubro de 1983

        Capitulo I – DAS ATRIBUIÇÕES PRIVATIVAS DOS CONTABILISTAS

        Art. l º O exercício das atividades compreendidas na Contabilidade, considerada esta na sua plena amplitude e condição de ciência Aplicada, constitui prerrogativa, sem exceção, dos contadores e dos técnicos em contabilidade legalmente habilitados, ressalvas as atribuições privativas dos contadores.

        Art. 2º O Contabilista pode exercer as suas atividades na condição de profissional liberal ou autônomo, de empregado regido pela CLT, de servidor público, de militar, de sócio de qualquer tipo de sociedade, de diretor ou de Conselheiro de quaisquer entidades, ou em qualquer outra situação jurídica pela legislação, exercendo qualquer tipo de função.

        Essas funções poderão ser as de:

        analista, assessor, assistente, auditor ,interno ou externo, conselheiro, consultor, controlador de arrecadação, “controller”, educador, escritor ou articulista técnico, escriturador contábil ou fiscal, executador subordinado, fiscal de tributos, legislador, organizador, perito, pesquisador, planejador, professor ou conferencista, redator, revisor,

        Essas funções poderão ser exercidas em cargos como os de:

        chefe, subchefe, diretor, responsável, encarregado, supervisor, superintendente, gerente, subgerente, de todas as unidades administrativas onde se processem serviços contábeis.

        Quanto à titulação, poderá ser de:

        contador, contador de custos, contador departamental, contador de filial, contador fazendário, contador fiscal, contador geral, contador industrial, contador patrimonial, contador público, contador revisor, contador seccional ou setorial, contadoria, técnico em contabilidade, departamento, setor, ou outras semelhantes, expressando o seu trabalho através de:

        aulas, balancetes, balanços, cálculos e suas memórias, certificados, conferências, demonstrações, laudos periciais, judiciais, e extrajudiciais, levantamentos, livros ou teses científicas, livros ou folhas ou fichas escriturados, mapas ou planilhas preenchidas, papéis de trabalho, pareceres, planos de organização ou reorganização, com texto, organogramas, fluxogramas, cronogramas, e outros recursos técnicos semelhantes, prestação de conta, projetos, relatórios, e todas as demais formas de expressão, de acordo com as circunstâncias.

        ADMINISTRADOR

        Decreto n.º 61.934, de 22 de dezembro de 1967

        Do Campo e da Atividade Profissional

        Art. 3º A atividade profissional do Administrador, como profissão, liberal ou não,
        compreende: (1)
        a) elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens e laudos,
        em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de organização;
        b) pesquisas, estudos, análises, interpretação, planejamento, implantação,
        coordenação e controle dos trabalhos nos campos de administração geral, como
        administração e seleção de pessoal, organização, análise, métodos e programas de
        trabalho, orçamento, administração de material e financeira, relações públicas,
        administração mercadológica, administração de produção, relações industriais, bem
        como outros campos em que estes se desdobrem ou com os quais sejam conexos; (2)
        c) exercício de funções e cargos de Administrador do Serviço Público Federal,
        Estadual, Municipal, Autárquico, Sociedades de Economia Mista, empresas
        estatais, paraestatais e privadas, em que fique expresso e declarado o título do
        cargo abrangido; (1)
        d) o exercício de funções de chefia ou direção, intermediária ou superior,
        assessoramento e consultoria em órgãos, ou seus compartimentos, da
        Administração pública ou de entidades privadas, cujas atribuições envolvam
        principalmente, a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de
        administração;
        e) magistério em matérias técnicas do campo da administração e organização.
        Parágrafo único. A aplicação do disposto nas alíneas c, d e e não prejudicará a
        situação dos atuais ocupantes de cargos, funções e empregos, inclusive de direção,
        chefia, assessoramento e consultoria no Serviço Público e nas entidades privadas,
        enquanto os exercerem.

  18. paulo

    contador poder dar aula de que alem de contabilidade ?

    • Pedro Addler

      Olá Paulo

      Essa foi uma boa pergunta !! Você se formando em Ciências Contábeis, poderá dar aulas de vários tipos de Matemática tais como Estatística e Matemática Financeira.

      No entanto, vale o lembrete, para dar aulas em Nível Superior ( Universidade, inclusive a própria Universidade de Ciências Contábeis ) é necessário que além do diplome em Ciências Contábeis você também tenha um Mestrado ou Pós-Graduação.

  19. Natalia

    Gosto muito de matemática, gosto de lidar com dinheiro e tenho espirito de liderança.

    Estou na duvida em três profissões: Ciências Contábeis, Economia e Administração de Empresas.
    E procuro visar meu futuro, financeiro tambem;
    Não sei o que eu faço ?

    • Pedro Addler

      Olá Natália

      Levando em conta as suas 3 opções ( Ciências Contábeis, Economia e Administração de Empresas ) e também as suas características pessoais: liderança e gosto pela Matemática.

      Entre as 3 que você falou, indico duas profissões para você:

      - Administração de Empresas: Sua liderança é um grande diferencial nesta carreira.

      - Ciências Contábeis: O seu gosto por lidar com dinheiro e números é ideal para esta profissão.

      Ciências Contábeis, no caso, bate mais com seu perfil, mas Administração de Empresas também não deixa de ser uma boa.

  20. Carolina

    Pedro,

    Pretendo ingressar no curso de Ciencias Contabeis porém, tenho bastante dificuldade com calculos. Vejo que o curso também é teorico… O que você me diz? Desisto da idéia ou posso me surpreender com o calculos que, de repente, não seriam tão profundos assim?

    • Pedro Addler

      Olá Carolina

      Realmente profundos, profundos os cálculos no curso de Ciências Contábeis não são não ( comparando com os cursos de Engenharia por exemplo ), como você mesma disse se trata de um curso bem teórico.

      De qualquer modo se prepare bem, que durante o curso de Ciências Contábeis você vai encontrar boas doses de Matemática, principalmente na área de Matemática Financeira.

  21. levi nunes

    Olá,adorei saber coisas sobre o curso de ciências contábeis afinal é o que quero fazer. Mas a minha duvida é pra quem já acabou o ensino médio a bastante tempo a matemática pode ser um grave impecílio? Outra duvida também é saber se é preciso que o aluno saiba muito sobre informática ?

    Ah também gostaria de saber sem não for pedir muito, se uma pessoa que tem vontade de trabalhar como bancário se é boa a opção entre ciencias contábeis…ou economia… muito obrigado vocês estão me ajudando muito é satisfatório conhecer um site de ajuda como esse.

    • Pedro Addler

      Olá Levi Nunes

      Acredito que não, sua falta de prática com a Matemática não é um empecilho para você fazer Ciências Contábeis já foi comprovado por estudos científicos que o que aprendemos bem aprendido não se perde com o tempo.

      Em relação a questão da Informática nas Ciências Contábeis, ela é muito importante, a maioria do trabalho do Contador Moderno é todo feito pela Internet, então Informática é bom você estudar sim.

  22. MARCEla

    Olá Pedro Addler!
    Gostei muito deste artigo explicando sobre esta interessante profissão.Me interessei por Ciencias Contábeis só que o problema é que não sou boa em matemática.Se eu fizer posso ter dificuldades ao longo do curso?

    • Pedro Addler

      Olá Marcela

      Não vou mentir, o fato de você não ter muito talento para Matemática vai te trazer sim alguma dificuldade extra durante o curso de Ciências Contábeis.

      De qualquer modo, esse problema pode ser superado viu !! :D Se você estudar serio Matemática durante o curso de Ciências Contábeis você consegue fazer numa boa.

  23. Suellen F. Stefani

    Olá, Boa Tarde! Gostaria de parabeniza los pela matéria “A Evolução das Ciências Contábeis no Brasil”,pois estou me graduando neste curso, e este material que vocês postaram aqui foi de grande importância para mim, fico feliz de saber que a profissão que eu escolhi faz parte da historia do Brasil, e como este curso evoluiu ate os dias de hoje.

    Obrigado

  24. levi nunes

    Olá,gostaria de saber se aos 27 anos e sem experiência no ramo administrativo o curso de ciências contábeis é uma boa opção para quem tem vontade de trabalhar em banco,e se a matemática e informatica não muito afiados podem ser as maiores barreiras do curso obrigado.

  25. Eva Lima

    Olá, achei bastante interessante o site…
    estou vivendo um dilema que achei q só aconteceu comigo, mas acabei deparando com muita gente em situação semelhante: estou indo cursar o 6° semestre de nutrição, em uma universidade federal e ainda não me encontrei no curso, não me sinto de fato FELIZ nesse curso. Infelizmente a coragem para seguir outra carreira e realmente definir o que eu QUERO ser so veio agora… está tarde para eu fazer faculdade de ciências contábeis ? fazer um curso como Ciências Contábeis ou Economia vale a pena nesse meu caso, gosto muito desas areas e desejo focar em concursos publicos… gostaria de uma opiniao para me ajudar, pois está uma situaçao ruim essa falta de pespectiva em relaçao ao curso que decidi seguir.

    • Pedro Addler

      Olá Eva Lima

      Não imagine !! Não está tarde para mudar de área não, se você não está satisfeita com o curso de Nutrição, mude sim !! Mude para Ciências Contábeis.

      Você pode exatamente executar o seu plano, fazer Ciências Contábeis focando em concursos. Há boas oportunidades em empresas e também no Governo.

  26. leonardo

    Ola tenho 27 anos e estou pra começar minha faculdade de direito ou ciências contábeis quero saber como anda o mercado de trab para as duas profissoes ?

    • Pedro Addler

      Olá Leonardo

      Comparando os mercados de Ciências Contábeis e Direito ambos os mercados são bem amplos.

      Em relação ao direito você pode escolher inclusive 2 caminhos: pode ou ser advogado e defender seus clientes ou então pode fazer um concurso público e entrar para o Governo como Juiz, Promotor, Defensor Público, etc…

      No que diz respeito as Ciências Contábeis você também tem 2 caminhos a escolher: você pode trabalhar como contador contratado por uma empresa ganhando um salário fixou então pode abrir um escritório de Ciências Contábeis e trabalhar como Contador Autônomo.

    • Leonardo

      Mas entre ciências contábeis e direito qual mercado menos concorrido ?

      • Pedro Addler

        Olá Leonardo

        No que diz respeito a concorrência, não vou mentir, ambos são concorridos, mas sem dúvida Direito é muito mais concorrido que Ciências Contábeis.

        Tanto na questão de Concursos Públicos, quanto no mercado geral em sí, já que anualmente se formam muito mais profissionais de Direito do que de Ciências Contábeis.

  27. Alexandre

    Olá Pedro .
    Tenho uma enorme dúvida entre Ciências Contábeis e Direito.
    Iniciei o curso de ciências contábeis por causa da empresa onde trabalho. Gostava mais de matemática nos tempos de colégio, mas dentre as matérias do curso, a contabilidade é a que tem sido mais chata, sei que está cedo para avaliar pois estou no 2° período. Sempre gostei da parte de direito, igualdade e justiça, mas tenho receio do curso de direito por estar bem saturado já que hoje parece ser o “curso da moda” além de ser muito difícil passar em um concurso público, busco reconhecimento além do gosto.
    Qual a sua opinião para avaliar esta decisão? Quais matérias pesam mais para ambas? detalhe: eu falo e leio muito bem, mas não possuo o hábito de ler.

  28. Tássia

    Qual o salário inicial e até quanto pode atingir o salário de um contador ?
    sou de salvador, bahia.
    grata.

    • Pedro Addler

      Olá Tássia

      O salário médio de um profissional de Ciências Contábeis está na casa de 1500 Reais.

      No entanto, se você for dona de um escritório de ciências contábeis, seus ganhos podem ser muito maiores, neste caso não é possível prever, vai depender da quantidade de clientes e do tamanho dos trabalhos.

  29. Marley

    Bom, estou na duvida entre Ciências Contábeis e Administração. Não sou bom em Matemática. E gostaria de saber se isso poderia me prejudicar.

    • Pedro Addler

      Olá Marley

      Essa realmente é uma dúvida bem comum, já que ambos os cursos, Administração de Empresas e também Ciências Contábeis são bem próximos.

      Agora, em relação a não ser bom em Matemática, isso te prejudica sim, principalmente na área de Ciências Contábeis.

      No entanto, isso não é motivo para desistir !! Estude um pouco mais e se dedique a Matemática durante o curso, que você com certeza aprenderá.

  30. ieda

    ola tenho 30 anos e estou querendo começar no segundo semestre a faculdade de ciências contábeis; o que me diz ? estou velha p isso?mas faz tempo que conclui o ensino medio sera que vou entender no inicio o curso? adoro calculo e por isso optei por ciencias contabeis!!!!

    • Pedro Addler

      Olá Ieda

      Mesmo fazendo um bom tempo que você fez o Ensino Médio, claro que você vai entender o começo do curso de Ciências Contábeis, você pode até estar um pouco fora de ritmo porque faz um tempo que não estuda, mas vai entender sim !!

      Tenho certeza que você é uma mulher inteligente, tanto é que gosta de cálculos.

      E não está velha não viu !! Nunca é tarde para iniciar um novo projeto, seja qual for, seja começar uma nova faculdade de Ciências Contábeis ou qualquer profissão.

  31. Niviane

    Oi, ô duvida cruel !! Estou entre matemática e ciências contábeis ! E essas profissões nunca me interessaram, mas fazendo vários testes descobri que me encaixo nessas profissões, pois desde de nova sempre gostei de ajudar nos cálculos e gastos da familia !
    Desde já obrigada

    • Pedro Addler

      Olá Niviane

      Realmente sua dúvida não é atoa, afinal Ciências Contábeis e Matemática, ambas são do quadro de Ciências Exatas e também ambas envolvem a questão dos cálculos.

      No entanto como você gosta também da área administrativa, gastos, custos e gestão, você tem mais o perfil das Ciências Contábeis, que por sinal cuidam justamente disso.

  32. marcela

    valeu pedro! vc tem razao posso ter dificuldades sim ao longo do curso de ciências contábeis se eu fosse fazer isso, mas se eu fizer por exemplo química que foi uma das profissoes que caiu no meu teste vocacional,sera que eu vou ter problemas tambem,ja que mexe um pouco tambem com matemática né?

  33. Daniel

    Olá, eu tenho 34 anos e já tenho uma profissão na área técnica, mas estou querendo mudar de ramo e muito interessado em cursar ciências contábeis, uma dúvida que tenho é em relação a minha idade para entrar no mercado de trabalho, já que vou estar com quase 40 anos quando terminar os estudos. Será que vale a pena? será que o curso contábil absorve profissionais com essa faixa etária?

    • Pedro Addler

      Olá Daniel

      Não vou mentir, por causa da sua idade vai ser mais difícil sim de arrumar um emprego, pois ao contrário dos jovens, que são a opção mais natural de contratação você vai ter que provar que é bom.

      No entanto, você com a sua idade tem também uma vantagem: sua experiência, no caso, experiência técnica, ela pode ser bem útil ao entrar no mercado de trabalho de Ciências Contábeis.

      É a velha questão, absorver você o mercado de Ciências Contábeis absorve, só que você vai ter que se esforçar, a escolha está nas suas mãos.

  34. Flaviane

    ola, estou fazendo ciências contábeis e gostaria de saber quais cursos seria bom pra eu fazer durante a faculdade, pra que eu possa também somar com a horas que devo entrgar no final do curso.

    • Pedro Addler

      Olá Flaviane

      Dois cursos muito bons e que vão ser muito úteis para sua carreira de Ciências Contábeis são os cursos de Computação e também o curso de Inglês.

      Computação especialmente, você vai usar muito quando começar a trabalhar mesmo com Ciências Contábeis.

  35. itana

    Boa tarde
    Fiz vestibular recentimente pra ciências contábeis e passe nao comecei a estudar ainda mas tenho algumas duvidas!Quero saber si a matematica pesa muito,pois nao sou muito boa nela.
    grata!

    • robélyo

      Como o curso é de uma área social, a matemática não pesa muito não ok?

  36. Leonardo

    é verdade que dizem que sempre vai haver mercado para o profissional de Ciências contábeis ?

    • Pedro Addler

      Olá Leonardo

      Sim !! Isso é a mais pura verdade, enquanto existirem empresas sempre vai haver trabalho para os profissionais de Ciências Contábeis.

      E como sempre vão haver empresas, logo sempre vai vai haver mercado para os Contadores.

      Toda empresa precisa de pelo menos 1 profissional de Ciências Contábeis ao seu dispor, senão ela não funciona. Aqui no Guia da Carreira, por exemplo, nós temos um contador !!

      • Leonardo

        Quem faz faculdade de ciências contábeis pode fazer pos graduaçao em alguma materia de direito ?

        • Pedro Addler

          Olá Leonardo

          Embora as pessoas achem que não, realmente Ciências Contábeis tem sim uma boa relação com Direito, no sentido que ambas as carreiras trabalham com a questão das Leis ( cada um de seu jeito obviamente ).

          Se você quiser tentar alguma especialização de Ciências Contábeis na área próxima do direito, procure por especializações em Auditoria ou então Leis Tributárias.

  37. Priscila

    Olá Pedro,
    tenho 21 anos terminei o Ensino Médio há 4 anos e ainda tenho dúvida se faço Administração ou Ciencias Contábeis.
    Gosto muito de trabalhar em escritório com todas aquelas burocracias e tudo mais, mas não gosto muito de matemática. Estou pensando em Ciências Contábeis pois o salário é mais alto, e meu marido que é Matemático pode me ajudar, mas não quero começar a faculdade e trocar de curso no meio. e agora?
    o que vc me sugere?

    • Pedro Addler

      Olá Priscila

      Sem dúvidas o curso certo para você é Ciências Contábeis, pois você gosta da área e gosta também de resolver problemas de burocracia.

      O fato de você não gosta muito de Matemática vai te atrapalhar um pouco, mas basta estudar !! Estude que com certeza você vai entender todo o conteúdo de Matemática do curso de Ciências Contábeis.

      Ainda mais você que tem um marido Matemático, você praticamente tem um professor dentro de casa.

  38. Leandro César

    Boa tarde! mt legal esse site, o Pedro A. ,quais são as ares que eu poço atuar em ciências contábeis ??
    e a matemática é muito puxada nesse curso ??

    • Pedro Addler

      Olá Leandro César

      Embora a maioria das pessoas veja o profissional de Ciências Contábeis como um simples “burocrata” eu acho pouco !!

      Prefiro ver os profissionais de Ciências Contábeis como resolvedores de problemas.

      O Contador, profissional indispensável para toda empresa ( toda empresa mesmo !! ) é o profissional que cuida e organiza o funcionamento da empresa, verificando a questão dos impostos e leis, fazendo o meio campo entre a empresa e o governo.

  39. Tássia

    Curso Secretariado na Federal da minha cidade, mas estou pensando em fazer transferencia interna para o curso de ciências contábais. O que mais me desegrada na profissao de secretariado é o fato de poder perder minha liberdade em prol de um ‘chefe’. Que paralelo posso fazer entre os pros e contras desses dois cursos?

    • Pedro Addler

      Olá Tássia

      Comparando Secretariado com Ciências Contábeis, posso dizer que são 2 mercados bem amplos, afinal todas as empresas precisam de Secretárias e também todas as empresas precisam de Contadores.

      No que diz respeito a vantagens e desvantagens, Secretariado tem a vantagem de ser um curso mais fácil e curto o que proporciona que você comece a trabalhar rapidamente.

      Ciências Contábeis é um curso um pouco mais difícil e que tem mais Matemática por exemplo, no entanto, oferece empregos de maior salário e também ótimas chances de crescimento, com você abrindo seu próprio negócio.

  40. Leonardo

    a partir de qual semestre posso começar a estagiar na area de ciências contábeis ?

    • Pedro Addler

      Olá Leonardo

      Oficialmente falando você só vai poder estagiar a partir do penúltimo período de Ciências Contábeis, mas na prática, você pode começar a fazer estágio a partir do momento em que encontrar um estágio :P

      Nada impede por exemplo, que você comece a fazer estágio já no primeiro ano de Ciências Contábeis, mesmo que não seja um estágio na área, de qualquer modo, já é válido :)

      • Leonardo

        eu penso q direito o mercado esta muito cheio entao estou optando por ciências contábeis por gostar das duas areas quero saber se o mercado esta mais facil pra contador como dizem e se a concursos bons como ha na area de direito?

        • Pedro Addler

          Olá Leonardo

          A questão dos concursos é bem diferente para Ciências Contábeis e Direito.

          Os concursos de Direito, no caso, são bem melhores, porém mais difíceis e mais específicos.

          Já no caso das Ciências Contábeis eles são mais raros, porém muito mais fáceis.

          De qualquer modo, o principal mercado para Ciências Contábeis não são os concursos e sim o trabalho nas empresas ou então os trabalhos autônomos ( quando você abre uma empresa de Contabilidade ).

  41. Natany

    Oláa!
    Esse ano irei fazer vestibular para ciências contábeis e medicina, apesar de ser áreas de conhecimento bem diferentes, cada uma me interessa de maneiras específicas.
    Estou muito animada!
    SORTE*

  42. Priscila

    olá
    eu tenho 19 anos e terminei meus estudos faz 2 anos…mais estou em duvida, em qual faculdade seguir. Quando li esse artigo sobre ciências contábeis fiquei interessada sobre essa profissão, porque à uma certa demanda nessa área no mercado de trabalho:
    Mas eu tenho medo de fazer essa faculdade, e não gostar, ou até mesmo não conseguir emprego nessa area…
    o que eu faço com essa duvida?!!!

    • Pedro Addler

      Olá Priscila

      Pois é… o medo de começar uma faculdade e não gostar é muito comum e atormenta pessoas não só do curso de Ciências Contábeis, mas de todos os cursos.

      E para terminar com esse medo não tem jeito, só há uma solução: experimente !!

      Experimente começar a fazer o curso de Ciências Contábeis, se você não gostar, lembre-se, você sempre vai poder mudar ou então começar outro :)

  43. Christiane

    Olá Pedro gostaria de tirar uma dúvida estou entre o curso de Direito e Ciencias Contabéis as duas aréas está dentro do perfil das coisas que gosto mais tenho dificuldade com matematica e por isso tenho medo de começar e acabar desistindo e Direito tbm me intessa muito porem tenho duas tatuagens acha que a tatuagem pode me prejudicar de alguma forma mesmo que me forme em Direito são tatuagens que posso usar uma calça e uma blusinha de manga que não vai aparecer… por favor me ajude…. tranquei meu curso de fisio agora nesse semestre e tenhos dois meses para me decidir que curso trocar…

    • Pedro Addler

      Olá Christiane

      Apesar de eu ter certeza que você deve ter recebido muitas criticas, você tomou uma boa decisão sim trancando seu curso de Fisioterapia, afinal você não estava gostando, não é mesmo.

      Em relação a escolha Direito versus Ciências Contábeis, ambos os cursos realmente são muito bons e tem ótimos mercados.

      Ciências Contábeis, no caso, um curso de Ciências Exatas, com uma excelente demanda e direito, um curso de Ciências Humanas também com muito campo em especial Concursos.

      Relacionado as tatuagens é isso mesmo, você está certa :) elas não vão atrapalhar nem a carreira de Direito e nem Ciências Contábeis pois você pode esconde-las.

      Agora, em relação a escolha da profissão, como você tem dificuldades em Matemática, recomendo que escolha o Direito.

  44. Juliana

    Olá tudo bem?eu fiz alguns testes vocacionais mais estou em duvida em 3 cursos administração, direito ou ciências contabéis, não sou fera em matemática por conta disso estou bem confusa. Me dê alguma opinião ou dica.
    Abraço.

    • Pedro Addler

      Olá Juliana

      Você não é muito fera em Matemática, mas este fato não ajuda muito porque todos os 3 cursos tem somente Matemática de Nível Médio e Básico ( exceto Direito que praticamente não tem ) :P

      De qualquer modo, como você escolheu Ciências Contábeis e Administração de Empresas que são bem próximos, recomendo que a escolha fique entre estes dois.

      A dica para decidir é a seguinte: você se considera uma líder ??

      • Se a resposta for sim, escolha Administração de Empresas

      • Se a resposta for não, escolha Ciências Contábeis

  45. Lilian

    Olá, tenho muitas duvidas sobrea diferença entre ciencias contábeis e gestão financeira, sei que um desses irei seguir, mas gostarei de saber mais sobre eles, mercado de trabalho por exemplo, retorno financeiro nao mesmo qual por fim é a diferença entre eles, me ajude por favor !!

    • Pedro Addler

      Olá Lilian

      A principal diferença entre Ciências Contábeis e Gestão Financeira é o nível do curso, enquanto Ciências Contábeis é um curso de Nível Superior ( Bacharelado ), Gestão Financeira é um curso técnico.

      Em relação a conteúdos, Ciências Contábeis é um curso mais completo, no entanto, Gestão Financeira tem a vantagem de durar menos tempo.

  46. Gustavo

    Olá Pedro,

    Por ter pouco tempo nos horários, digamos convencionais, estou verificando a possibilidade de fazer o curso de ciências contábeis na Católica Virtual, em Brasília. Por ser um curso à distância, sua qualidade pode ser diminuída? E qual a sua opinião sobre este curso, à distância, oferecido pela Universidade Católica de Brasília? Obrigado pela atenção.

    • Pedro Addler

      Olá Gustavo

      Acredito que não, embora a qualidade de um curso presencial seja sempre melhor ( afinal o professor está alí para interagir com os alunos ), os cursos de Ciências Contábeis a distância não são ruins não.

      Mas tem um porém, vai depender muito mais de você !! Como não há um professor para cobrar e nem um clima de sala de aula, você vai ter que ter muito mais disciplina para estudar.

  47. Priscila

    Olá tudo bem?
    sou graduada (bacharelado e licenciatura) em geografia, mais gostaria de mudar de profissão. Tenho 24 anos, e não gostaria de perder muito tempo em outro curso então gostaria de fazer um curso que eu pudesse utilizar dos conhecimentos geograficos, tenho duvidas entre engenharia civil economia e ciências contábeis.
    Você poderia me informar se a atuação profissional na ciências contabéis, eu poderia integrar meu curso de geografia?

    • Pedro Addler

      Olá Priscila

      Infelizmente não tem jeito :( Geografia e Ciências Contábeis estão muito distantes pra que possa haver algum tipo de ligação profissional.

      Enquanto a Geografia é uma Ciência Humana, voltada para o estudo da sociedade e interação entre os homens, as Ciências Contábeis são da área de Ciências Exatas e são uma carreira voltada para a administração e gestão financeira das empresas.

      Definitivamente não há nenhuma ligação.

  48. Mara Rúbia

    Oi tudo bem?
    Olha duvidas aqui são muitas. Tenho 19 anos e nao vejo a hora de começa ruma faculdade, mas o problema são as tais duvidas, to decidida em fazer ciências contábeis, mas nao sei se vou gostar ou se e isso que vai ser o melhor pra mim. As que ja pensei ? Administração, jornalismo, biomedicina, designer grafico. São variados, decidi a Ciências Contábeis mais ainda tenho dúvidas, se vc pudesse conversar comigo por e-mail, pra esclarecer algumas dúvidas eu agradeceria.
    Muito obrigada desde já.
    *-*

    • Pedro Addler

      Olá Mara Rúbia

      Apesar de notar que de um certo modo você prefere o curso de Ciências Contábeis em relação aos outros, você ao mesmo tempo também demonstra ter interesses variados.

      No seu caso, recomendo que faça todos os testes aqui do Guia da Carreira e também que procure bastante informação sobre essas profissões que você está em dúvida.

  49. TOYOTA

    olá amigo, eu vivo em um dilema, tenho 24 anos e ainda não decido em que area seguir …gostaria muiito da sua opinião, estou no momento atuando na area de ciências contábeis estou a 1 ano na area fiscal, estou gostando portanto tem 2 motivos q não me faz eu ”amar” a área, 1 legislação …muito complicada para mim .hehehee..e 2 salario meio baixo …pelo periodo q ficamos estudando ate tirar o crc …4 anos ..para ter um salario patdrão de 1,5 mil reais não atrai muito eu ….estaria mais disposto na area de engenharia …mas ai terei q começar do 0 de novo ..q vc acha amigo ???

    • Pedro Addler

      Olá Toyota

      Pelo visto você parece ter um perfil bem dinâmico, não gosta de burocracia e também gosta muito de liberdade para agir e criar profissionalmente, isso é bom :)

      Relativo ao ser perfil, realmente a área de Ciências Contábeis envolve bastante legislação e disso não tem como escapar.

      Agora em relação ao salário tenho 2 observações, o salário na faixa de 1.500 apresentado no início da reportagem é para os profissionais iniciantes, no começo da carreira de Ciências Contábeis com o tempo e com o esforço do profissional, ele melhora.

      A outra observação é que como você é dinâmico e também positivamente ambicioso, você pode abrir seu próprio escritório de Ciências Contábeis, assim você não vai ter salário e sim lucros da sua empresa, você pode ganhar muito dinheiro assim se tiver um perfil empreendedor.

  50. Rennata

    É verdade que um contador pode trabalhar como sendo um administrador, porém um administrador de empresas não pode ser um contador ?

    • Pedro Addler

      Olá Rennata

      Essa realmente é uma frase muito falada por aí :P no meio de Administração e Ciências Contábeis… e pior que é verdade !!!

      É fato sim, um profissional de Ciências Contábeis pode sim atuar como administrador, o administrador de empresas porém não tem o conhecimento específico suficiente para ser Contador.

  51. Flávia Vicente

    Olá Pedro! Sou formada recentemente em Administração de Empresas com ênfase em Finanças, porém não encontro oportunidades na área em que me formei. Já pensei em fazer Ciências Contábeis e diminuir 2 anos da grade curricular, tudo isso pra poder ter uma formação mais específica do mundo “econômico e fiscal”. Porém penso que ao final da faculdade de Ciências Contábeis posso incutir no mesmo problema da falta de experiência, porém sei que com Ciências Contábeis posso trabalhar como autônoma sendo Períta Contábil, uma colocação que bastante me interessa. Acontece que temo que posso vir a dispender dinheiro com essa graduação que poderia aplicá-lo em cursos aprimorizantes, tais como: Cálculos Trabalhistas, Controladoria, Auditoria e outros. O meu medo é não ser uma profissional completa se só fizer esses cursos específicos e não ter outra graduação em Ciências Contábeis ou Direito, por exemplo… Já que as duas faculdades me proporcionariam um formação mais sólida e rica doq ue só Administração de Empresas.
    No outro lado da moeda, também já pensei em fazer alguma Engenharia e realmente me atrai a profissão por estar em ascensão devido o crescimento econômico nacional e no entanto faltam alunos ocupando cadeiras desse curso nas Universidades. Essa dúvida toda surge devido aos mercados de Administração de Empresas, Contabilidade e Advocacia estarem saturados atualmente!
    Por favor, caro Pedro, com seu conhecimento e experiência de mercado, me dê uma dica ou opinião.
    Desde já, muito obrigada!

    • Pedro Addler

      Olá Flávia Vicente

      Em primeiro lugar, uma correção, não precisa ser humilde não ! você, pelo que pude ler, está também muito bem informada sobre o mercado de trabalho !! :D

      Principalmente na área de Economia, Administração de Empresas e Ciências Contábeis.

      Realmente a formação em Administração de Empresas é bem ampla, apesar disso, o mercado está sim um com um certo nível de saturação, justamente pela concorrência com os profissionais de Ciências Contábeis, que muitas vezes se tornam administradores dentro das empresas.

      Diminuindo 2 anos na grade currícular, acho que Ciências Contábeis se torna sim uma grande opção, principalmente por abrir novas portas, como você mesma disse, permitindo que você abra uma pequena empresa Contábil.

      Sinceramente recomendo que você não faça Direito não, vai ser uma guinada de carreira radical demais, continue na área Econômica.

  52. Samira Corrêa

    Gostei muito desse site,mas o meu caso é complicado.Estou cursando o 3º período de Administração de Empresas, e estou em um momento difícil,não sei o que realmente quero estudar. Porque não sou criativa,não gosto de inglês e tenho dificuldade pra falar em público, mas gosto de teorias,matemática; e estou em dúvida se continuo a fazer Administração de Empresas ou se faço Ciências Contábeis, que é muito mais específico e toda Empresa necessita de um contador, administrar qualquer um pode, não precisa ser graduado.

    E adoro filosofia,só não fiz porque não quero ser professora,e essa carreira é muito vaga,e também gosto de psicologia,tenho vontade de fazer alguma coisa pra ajudar as pessoas,meus amigos sempre gostam de conversar comigo,desabafar.Pensei até em fazer pediatria mas desisti pelo fato de não entender e nem gostar muito de biologia e química. É estou sem saber o que fazer,não gosto de parar de fazer as coisas pela metade.Comecei a faculdade assim que saí do Ensino médio,e agora to confusa.Já até fiz teste vocacional,mas continuou a indecisão e de verdade apesar de gostar de Administração de Empresas, acho que estou fazendo a faculdade errada. Que opinião você me dá? Desde já obrigada.

    • Pedro Addler

      Olá Samira Corrêa

      Com certeza você tem um perfil muito mais relacionado a Ciências Contábeis do que Administração de Empresas já que você não tem aquela certa liderança que é esperada do Administrador ( você tem um perfil tímido ).

      O fato de você gostar de Teorias e principalmente de Matemática também é muito favorável, recomendo seriamente que você faça Ciências Contábeis.

  53. katia

    bem eu concruir um curso de ciências contábeis com fiscal e escrita eu posso trabalhar como autônomo em empresa de pequenos porte ?

    • Pedro Addler

      Olá Katia

      Sim, pode sim !! :D A formação em Ciências Contábeis permite que você abra sua própria empresa de contabilidade se você quiser ( autônomo ).

  54. Caio

    Pedro, boa tarde.
    É a terceira vez que tranco meu curso de contábeis. Sou técnico e tenho CRC. Atuo há 10 anos no mercado e ganho razoável pois a área de contábeis paga muito mal no Brasil.
    Estou pensando em seguir Economia por não fugir muito do que já faço (análise de investimentos, balanços, orçamentos etc) e também tenho vontade seguir docência no ensino superior.
    Seria uma boa seguir Economia e deixar contábeis de lado? Apesar de dominar bem todos os campos da contabilidade, não é algo que quero mais por muito tempo.
    Grato

    • Pedro Addler

      Olá Caio! Você precisa analisar que carreira deseja seguir!

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  55. Alesson Rodrigues

    Olá tenho muitas dúvidas entre contabilidade, administração e direito, sou deficiente físico do braço esq; com espirito de liderança mas as vezes tímido, o medo de fazer a administração é o mercado de trabalho, gostaria de uma ajuda na decisão por favor!

  56. juliana

    até a pouco tempo eu insistia em fazer ed. física até descobrir que tenho que decorar todos ossos do corpo e muito mais. Adoro matemática, mas acho que muito complicado ai eu vi aqui no site ciências contábeis e me interessei. queria saber se ela se encaixa no meio termo entre ed. fisica(decoreba) e matemática(mt complicado). adoro os dois mas há coisas q ñ gosto.

  57. fatima

    amei esse site, estou cursando o curso de ciências contabeis to amando mas tinha duvida se realmente iria conseguir por q sou um pouco timida mas com as respostas Pedro Addler sentir muito mais confiante e vejo que escolhi o caminho certo e maravilhoso o curso parabens pelas as respostas é um grande incentivo

  58. Leticia

    Adorei esse site, muito bem escrito, com muitas informações, mas eu tenho uma dúvida, vou começar a faculdade ano que vem e estou pensando em ciências contábeis, algumas pessoas me falam que é um curso bom, e outras falam que é um curso que vai acabar, que vai ser trocado pelo computador. E agora em que eu devo acreditar?

  59. luiz ricardo

    você realmente estao de parabens por ta possibilitando informações precisas,e fundamentais. gostei muito do site

  60. Andson Cleiton

    Olá acabei de passar em um concurso de banco e sempre tive interesse em fazer Ciencias Contabeis, esse curso é interessante pra mim que vou trabalhar no banco? e qual a pós também eu poderia fazer nessa area de banco tendo feito contabeis? Você me indicaria outro curso? o que eu queria mesmo era contabeis mas quero q me ajude também na carreira bancária.

  61. Luis Pedro

    Muito bom msm esse site, aprendi muito, valeu pela ajuda.

  62. tomas percina cumba

    oie.eu estou a tirar o curso de ciencias contabeis mas tenho dificuldades em contabilidade industrial, o que fac? e estou am fazer o ultimo ano

  63. maria

    Olá, quero parabenizar pelo site, pelas informações e opiniões q realmente são mto boas. Tenho 31 anos e sou da área da enfermagem e quero cursar ciências contábeis agora nesse 2 semestre de 2012, só que estou na duvida se faço presencial ou ead semi presencial ( uma vez por semana), as duas instituições são reconhecidas pelo MEC e têm boas notas no ENAD, gostaria de uma opinião sua por favor. Agradeço desde já; Abraços. Maria.

  64. Débora

    Se Contador e Contabilista, são sinônimos, significa que para obterem estes títulos podem ter formação tanto técnica ou superior?

    Obrigada!

    • robélyo

      Boa tarde.
      Contabilista é todo profissional da área contábil.
      Contador é o título dado àqueles que tem formação superior e técnico contábil (como eu)que tem o CRC apenas de curso técnico.
      Ambos, o contador e o técnico contábil são contabilistas.

  65. Yale Karine

    olá,
    Me formei em contabilidade em Março deste ano, e posso garantir é um curso mutio bom, mais to meio que perdida no que devo fazer agora, se poder me passar algumas dicas eu agradeço.

    Obrigada!!

  66. Cristina

    Olá, Pedro
    Estou com uma dúvida, fiz um curso técnico de logística, mas acabei não terminando agora para pegar o diploma desse curso eu tenho que fazer quase os dois anos, não sei se vale apena terminar ou fazer um outro curso tentando eliminar materias,sempre tive vontade de fazer na área contábil, fiz algumas pesquisas sobre o curso técnico e o de graduação e acabei ficando com mais dúvidas, tenho medo de fazer o técnico e acabar perdendo meu tempo, contabil e logística tem alguma semelhança?

  67. Rejane

    ola meu nome e Rejane, estou em duvida ja fui assistente de contador, e gosteie muito dos numeros dos balaços, em fim também adoro administração e tenho espirito de liderança, super organizada, porem sou pessima em matematica. qual dos dois exige menos matematica.

  68. Pedro Augusto

    Oi, tenho 19 anos to meio do curso ciencias contábeis, gostaria de saber se atrapalharia em alguma coisa e se teria algum problema de tentar outro curso que me identifiquei mais, q é ciências econômicas no meio do ano?se sim, qual faculdade particular que tem esse curso ?

  69. Adriano Aguiar

    Olá, boa tarde.

    estou me formando em Ciências Contábeis, e queria saber em que área um contador pode fazer uma pós-graduação ?

    Parabéns pelo site.

  70. Nair Gomes

    Eu so tenho que agradecer a esse sait , atravez de vcs consegui ter uma visao ampla para o meu futuro , agora com esses todos esclarecimento ja tomei a minha decisao vou seguir : Ciencias contábeis , eu sou africana , pais Angola , bjs

  71. Daniella Gomes

    Olá, estou muito indecisa de qual curso fazer.
    Sempre quis Direito, mas desisti ano passado.
    No momento estou me interessando por Ciências Contábeis/Contabilidade, porém não sou boa com cálculos. Interfere em algo?
    Obrigada.

  72. Ialli

    Olá, sou estudante do 2ª ano e ainda estou indecisa sobre a a carreira que vou seguir. E Ciências contabéis é a área que mais me interessa no momento. Mas tenho medo de me perder em Matemática,Até me dou bem. mas sinto que tenho que melhorar MUITO ainda. Então oque você acha do meu caso?
    E mais uma pergunta a área de contabilidade, é bem remunerada no brasil?

  73. mariana

    ai nao sei oque escolho estou entre administração e ciencias contabeis;;oq faço???

  74. Ana

    Olá! Estou cursando o primeiro ano de Ciências Contábeis e pelo que vi até agora, o curso é bem mais teórico do que se imagina. Temos aulas de sociologia, história e psicologia. As aulas de Contabilidade I têm contas sim, porém são contas de adição e subtração, nada absurdo. Teremos aulas de Cálculo e Estatística que exigem um conhecimento em matemática, porém, pelo o que eu vejo, muitos cursos que nós nem imaginamos exige Cálculo, como Relações Internacionais, por exemplo. Contabilidade exige muita paciência, atenção e leitura, pois você irá estudar as normas e regras da Contabilidade e aplicá-las, lembrando que todos os detalhes são importantes.
    Uma grande vantagem do curso é a grande quantidade de oportunidades e emprego, principalmente nas capitais. Espero ter ajudado!
    Apenas uma observação: Contabilidade (ou Ciências Contábeis) é um curso da área de humanas, não de exatas.

  75. Wanderson

    Boa Tarde sou formado em administração de empresas e estou em duvida em fazer uma segunda graduação em ciencias contabeis ou uma pos

  76. andrielle

    oi tenho 14 anos e queria me fomar em direito mas passa muito tempo, eu queria uma profissao mas rapida e quer ganhe bem!

  77. Gabriela

    Parabéns pelo site me tirou muitas duvidas, sei que é essa área mesmo que quero seguir … mas tenho uma duvida em relação ao salário a média é mesmo de R$1495,00 achei pouco ! E qual seria o melhor curso para se fazer uma pós depois de ter finalizado o de Ciêcias Contabeis ?? Obrigada

  78. THIAGO

    Em contabilidade tem doutorado público ou particular ou fica no mestrado? Como tem em matemática em que o governo oferece bolsas para estudantes de matemática.

  79. Carlos

    Olá
    Estou muito em duvida entre 3 cursos, o de administração de empresas, economia e ciências contábeis… O que eu mais desejo é ser um empreendedor, ou então trabalhar em um banco ou uma grande empresa, gosto muito de matemática e tenho um espirito de liderança muito forte. O que você me aconselha ?

  80. Daniel do Nascimento

    Olá! Gostaria de se possivel ajuda para esclarecer as dúvidas que tenho! Formei-me em Ciências Contábeis no Uninorte Instituição de Ensino Superior em Minha Cidade”MANAUS”,no ano de 2011,e estou tendo dificuldade de atuar na area e ainda não tive experiencia se não a academica, minha duvida e seguinte como trabalho na area opoeracional de uma empresa em minha cidade, eu devo fazer cursos de qualificaçao da area tipo folha de pagamento, calculos trabalhista,setor ou outro ou devo fazer uma pós graduação e curso de idiomas? Desde já agradeço sua ajuda?

  81. ana paula

    quem e formado em contabilidade pode fazer pos graduaçao em que area.

  82. Octavio Magalhaes

    Olá, sou graduado em Publicidade e Propaganda e pós graduado em MKT. Tenho uma carreira em ascensão, porém vejo que no médio e longo prazo preciso adquirir conhecimentos de finanças e estatística para que eu possa me tornar um profissional mais qualificado. Tenho 27 e penso trilhar nas Ciências Contábeis ou mesmo na Administração o meu futuro. Hoje trabalho com Inteligência Competitiva e cada vez mais necessito trazer conhecimentos de finanças para o meu cotidiano. Sendo assim, penso que as duas carreias ditas acima poderia me ajudar no médio e longo prazo. Pretendo buscar cargos mais estratégicos e assumir mais responsabilidades.
    O que acha?

  83. roberta

    ola, não tenho nenhuma noção em qual carreira seguir. Fiz um teste vocacional e um dos resultados saiu contadora, mas não sou muito boa em matematica. Me dê uma opinião se ha outra carreira que posso seguir.

  84. Vanessa Doerzbacher

    Boa tarde, muito bom esse site, parabéns, já que vi aqui muitas duvidas esclarecidas, vou expor a minha, quem sabe possa me ajudar, vivo em Lisboa e estou concluindo um curso superior de Contabilidade e Administração, no ramo da contabilidade, gostaria de saber se o curso pode ser reconhecido no Brasil, e em relação ao Concelho Regional de Contabilistas, serve apenas para os profissionais da área fazer o seu registo ou existe algum tipo de prova(ex OAB)? obrigada.

  85. REGIANE BELIANTI

    Pedro , me formei Bacharel em Ciencias Contabeis e 1996, trabalhei em empresas como asistente, hoje estou em uma empresa trabalhando no depto financeiro e como assist,. adm., em 2001 inciei o curso de Direito, fiz 3 semestre e parei , pois estava gravida e não pude pagar a faculdade e não retornei mais, tenho 39 anos, tenho uma filha de 10 anos, hoje sinto a falta de ter investido na minha formação, pois não atuo na area que me formei , gosto, mas sinto fora do mercado, o que devo fazer, uma posto em que, ou retornar para o curso de direito, pois queria area tributaria , mas parei com tudo, que caminho devo percorrer , para dar um futuro para minha filha e para mim.

  86. Fabiola

    Olá!!Pretendo cursar ciências contábeis e estou pesquisando a melhor opção, só q uma das faculdade q eu escolheria oferece o curso como graduação em contabilidade, seria a mesma coisa?

  87. Tamy Moreira

    Olá, tenho 20 anos e me matriculei num curso do SENAC técnico em contabilidade que começa em novembro e tem duração de 1 ano, como demorei muito para me decidir, quero ter certeza que não vou jogar tempo e dinheiro fora, portanto gostaria de saber quais seriam minhas limitações para atuar na área e
    se seria mais favorável ir direto para o curso superior.

    Desde de já agradeço.

    PS: como me arrependo não ter encontrado este site antes rs !!!

  88. Lorena Araujo

    Adorei o site, gostaria de saber como anda o mercado de trabalho na regiao sudeste e a atuacao da area em bancos.

  89. PAULO SÉRGIO

    MUITO BOM MESMO ESTE SAIT. POIS TIROU MINHA DUVIDA NO CURSO QUE PRETENDIA FAZER, JÁ ESTOU DECIDIDO GRAÇA A ESTE SAIT.
    PARABÉNS…

  90. Hudson Reis Costa Nunes

    Realmente este curso é muito bom. Estou cursando o segundo período e estou adorando…

  91. andre

    Olá, tenho interesse nesse curso, mas em virtude de minha idade faço uma pergunta: QUAIS as faculdades que DISPENSAM o estágio obrigatório? Não tenho o menor interesse em sair por aí com 40 anos mendingando um estágio. Obrigado.

  92. viviane

    Olá, faço ciências contábeis Ead, mas ganhei um curso técnico em contabilidade, sei que até 2015 a pessoas que fizerem o técnico podem ter o CRC. Qual a vantagem em ser bacharel e a diferença entre um e outro. Já estou com 35 anos o técnico no caso seria o mais rápido e depois poderia completar com um tecnólogo. Abraços.

  93. Thais

    Qual a diferença entre Contabilidade e Ciências Contábeis? Qual a melhor carreira para se seguir?

  94. Max Zenha

    Decidi fazer vestibular para Ciências Contábeis, pois queria algo mais específico do que fazer Administração. Porém não sou excelente em matemática e tenho ainda receio quanto ao curso devido a área de exatas. Dei uma lido sobre o curso, mais ainda tenho alguns questionamentos, sobre a grade curricular. O curso é voltado para cálculo? Alguém que necessariamente não se dê bem com matemática, terá muita dificuldade no curso? Adorei o site e fico no aguardo de respostas.
    Grato;

  95. Deise Magaly

    Olá, sou estudante de contábeis mas não me identifico muito com o curso por conta da parte de exatas, diante disso gostaria de saber quais os cursos de Pós graduação o profissional de contábeis pode fazer.Obrigada!

  96. Pedro

    Olá Pedro !
    Entao, estou cursando Tecnico em Contabilidade, eu gosto do curso, mas adoro ensinar as pessoas, ajuda-la com tarefas escolares etc. Agora tenho duvida em cursar Letras e Ciencias Contabeis. Não sei mais uq faço, Me Ajuda por favor!!!!! Qeria muito dar aula !!

  97. Pollyanna

    Olá,
    Gostaria de tirar uma duvida, nao sei se seria com vc.
    Eu acabo de me formar em ciencias contabeis, durante o curso tive varias matérias, dentre elas comercio exterior, que me chamou muito a atencao. Vc saberia me dizer se tem alguma relacao ciencias contabeis com comercio exterior? Oq eu poderia fazer no caso, fazer um curso sequencial, será que elimino materias. Nao sei deu pra compreender. Ou será que eu teria que fazer uma pós com especializacao?
    Desde ja obrigada.

  98. João Prates Ferreira

    Sou Formado em Administração (RH) quero fazer Contábeis, para tirar o meu CRC.Quais matérias eu eliminarei? Posso tirar o CRC apenas com um curso técnico?

  99. Adriana

    Eu estou fazendo o curso técnico em Contabilidade. Será que com apenas este tenho boas chances no mercado de trabalho?

  100. Jurema Roque

    Olá!Eu fiz a faculdade e também realizei estágios e alguns trabalhos, a questão é que por se tratar de um trabalho muito monótono, repetitivo, se vc for uma pessoa proativa, não da para trabalhar nesta areá, pois exige o dia todo sentado em frente ao computador.

  101. Neusa Martins

    Boa noite!! Me formei em 98 …Não tive ninguém que eu conhecesse nesta área …Gosto muito mas por falta de coragem de encarar os prejuízos, caso venha falhar q na falta de entrega de qualquer doc é multa não exerci,já trabalhei na area fiscal p/outros… como hj tenho q fazer teste de eficiência desisti desta profissão … O q queria saber é q com este diploma sem ter q fazer teste eficiência ha como aproveitar em outra profissão, sendo professora ou outra coisa preciso de uma luz …

  102. nicolau

    ao iniciar o curso de ciencias contabeis já posso substituir aulas de matemática

  103. karina

    Olá

    Meu nome é karina, e optei em fazer o curso de ciências contábeis, mas estou com medo por ter muitos calculos.

  104. karina

    Já fiz , um curso técnico em administração, porem não e a mesma coisa que uma graduação.
    È no inicio estava em duvida entre Administração é Ciências Contábeis,mas depois acabei optando por Contábeis …por ter um ramo maior de trabalho e também por já ter feito um curso na área de Administração.
    Qual seria sua opinião no meu caso Obrigado?

  105. Millene

    Vou começar agora dia 18, estou muito animada com esse curso!

  106. Diego Landin

    Bom dia!!!
    Sou formado em Administração (faz 1 ano), e gostaria de fazer outra faculdade (Ciências Contábeis).
    Quanto anos +/- precisarei fazer para me formar em Ciências Contábeis?

  107. liliane

    oi! eu quero fazer faculdade, mas tenho dúvida entre Adminstração e contabilidade,oque seria melhor já que pretendo abrir um comercio, quem faz administrçao pode cuidar da parte d contabilidade e/ou vice-versa??
    desde já grata!

  108. Ana

    Pedro, estou muito confusa em que carreira seguir entre NUTRIÇAO E CONTABILIDADE, gosto de estudar sobre corpo humano e alimentação, tbm gosto de fazer contas, controlar os meus gastos… O problema é justamente esse nao sei em qual area vou gostar mesmo de seguir, as vezes penso pelo lado do estagio e do serviço q é mais facil arrumar fazendo contabilidade, em nutrição é muito dificil… Me ajuda ai me da uma ideia.. Não sei o que fazer principalmente pq uma é bem diferente da outra. Sou uma pessoa timida, que nao gosta muito de mudanças, nao gosto de fazer as coisas sozinha….

  109. RAYANA

    OLA, TENHO CURSO TECNICO EM MEIO AMBIENTE E ADMINISTRAÇÃO,ME IDENTIFIQUEI BASTANTE COM CONTABILIDADE ESTUDADO EM ADMINISTRAÇÃO. SERA QUE SE EU FIZER CIENCIAS CONTABEIS VAI SER UMA AREA QUE VOU ME ADAPTAR?

  110. jeferson

    a questao da pessoa ser bom em matematica pode ajudar nesse ramo de contabilidade?

  111. thainara sampaio

    Bom Dia!
    Gostaria de fazer contabilidade,queria uma orientação.
    grata.

  112. Gleison

    olá, estou em duvidas em qual profissão seguir. Eu sempre quis ser arquiteto, mas nos ultimos dias tenho pensado muito sobre contabilidade, qual seria a melhor profissão a ser seguida ?

  113. Jessika carvalho

    Qual a area que um contador pode atuar sem que precise trabalhar com balanço? Minha amiga faz ciências contábeis e vi o que é um balanço patrimonial, perguntei a ela se tinha como ser contador mais sem fazer balanços pois achei muito complicado.

  114. Jessika Carvalho

    Essa mesma amiga esta no 5° periodo de Ciências Contabeis e nao sabe muito sobre balanços, e esta desesperada com medo de nao conseguir aprender a tempo. Sera que ela ainda consegui? E tem alguma opinião de como ela resolver esse problema? Ela é timida e tem medo de pedir ajuda aos colegas por vergonha.

  115. Manoel Santos

    Boa noite.
    antes de mais nada, quero agradecer por este espaço, onde podemos tirar dúvidas e pedir orientações. Parabéns!
    estou cursando Ciências Contábeis, gostaria de saber se após formado, posso dar aula como professor de matemática, ou se é preciso uma extensão para exercer a profissão de professor?
    Obrigado.

  116. Dâmaris

    O brasil foi um dos países emergentes que mais ganhou posições nos rankings doas maiores economia mundiais nas últimas décadas .. Então qual seria a relação deste comentário com os futuros profissionais contábeis ..?

  117. grazi

    Pedro, boa tarde, acabei de concluir o ensino médio, e estou cursando pré-vestibular,e meu foco agora é Ciências Contábeis, porém tenho uma dúvida. Quando posso começar a estagiar na área? e qual o salário médio, pra quem trabalha pra si mesma, sendo formado numa Federal? Dês de já agradeço!

  118. Ellen

    Olá,

    Estou muito interessada neste curso, mas como muitos aqui tenho algumas dúvidas.Primeiramente não sou muito boa com cálculos matemáticos, não sei se isso pode me prejudicar na escolha deste curso.Fiz um ano de Administração e desisti, não só pelos cálculos, mas também porque não me identifiquei.Gostaria de saber a diferença entre esses dois cursos, pois sei que a grade é bem parecida.Qual é o foco principal e qual que a gestão é mais predominante?E por último, um perfil resumido de um profissional de Ciências contábeis atualmente.

    Grata!

  119. Messias Vernon

    Olá, bom dia! Tenho 42 anos, me formei em Técnico Contábil em 1989, nunca atuei, porém adoro números, sempre trabalhei com vendas, mas gosto muito de escritório. Hoje, como me considero bem esforçado e rápido no raciocínio, teria muita dificuldade em aprender a profissão, já que tenho uma porta aberta?

    • Teresa Cruz

      Messias, boa tarde!
      Se vc conseguir uma colocação num escritório contábil, garanto a vc que no prazo de 1 ano, já estará bem apto na profissão, principalmente, pelo seu perfil ativo. Também sou técnica em contabilidade, formada em 2002, mas exerço a profissão desde o 2º sem do meu curso, hj tenho quase 12 anos de experiência em escritório contábil, na área fiscal, aliás, a área fiscal é a mais carente de profissionais qualificados. Procure tirar o seu CRC técnico, pois, até 2015 isso ainda será possível, depois, somente se tiver nível superior. Hoje também tenho 42 anos e no início de 2014 se Deus quiser vou iniciar meu curso de Ciências Contábeis, nossa profissão é muito boa, principalmente, se vc investir na autonomia. Felicidades e boa sorte!

  120. adriel

    ola gostaria de parabenizalo pelo seu trabalho muito bom para esclarecer, estou cursando tecnico em contabilidade e gostaria de saber qual a diferenca entre um tecnico em contabilidade com o crc, e o profissinal formado em ciencias contabeis?

  121. FERNANDO

    ESTOU FAZENDO 1º PERÍODO EM ADM. MAIS ESTAVA A MAIS DE 40 ANOS FORA DAS SALAS DE AULA, HOJE ESTOU COM 57 ANOS, JA UM POUCO CANSADO, ESTOU COM MUITO DIFICULDADE DE ACOMPANHAR AS AULA PRINCIPALMENTE MATEMATICA, GOSTARIA DE UMA AJUDA DE COMO PROCEDER PARA ENTRAR NO RITIMO.

  122. Bruna Nascimento

    Ola!
    Faço ciencias contabeis e sou apaixonada pelo curso mas, peguei apreço ao direito.
    Estou em duvida se faço um apos em direito ou se faço o curso de direito.

  123. Susie

    Olá Pedro Addler,
    Estava lendo perguntas e respostas sobre as dúvidas referentes ao curso de ciências contábeis, que por sinal, muito proveitosas, as quais me identifiquei e que muito me ajudaram a sanar dúvidas… questionamentos que não sabia a quem perguntar.
    Algo que me chamou atenção, além da sua sinceridade e consideração, foi sua boa vontade e comprometimento em orientar as pessoas.
    Se pudessemos contar com pessoas como você, nem que fosse de vez em quando, a vida seria muito mais prática. Parabéns pela atitude!

  124. adelia

    Olá eu iniciei o curso de ciências contábeis e gostaria de saber se eu posso dar aulas de matemática em antes de mim formar

  125. Barros

    Olá,

    Gostei muito deste site e gostei muito das duvidas tiradas pois acaba sendo um pouco da minha.

    Eu gosto muito de Matemática e estava estudando na UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) o curso de Licenciatura plena em Matemática. Acontece que o passar do tempo fui me desiludindo muito da profissão pois o se nem o Governo da valor quanto mais os alunos.

    Hoje trabalho em uma escola de curso profissionalizante e sou Supervisora, mas já fui do departamento financeiro, sou muito competente em tudo que faço e me dedico muito e não posso negar que tenho uma pontinha de liderança.

    Analisando o meu trabalho de hoje iniciei um curso de Técnico em Contabilidade que ainda não finalizei, mas já decidi fazer uma nova faculdade que seria ou Administração ou Ciências Contábeis.

    Ufa… Em fim a minha duvida maior é qual a profissão que você enxerga mais o meu perfil? e o mercado de trabalho nestas duas áreas qual é o melhor? Caso eu inicie o curso de Ciências contábeis você acha necessário permanecer no curso Técnico em contabilidade ou não? e em qualquer instituição que eu estudar consigo tirar o CRC ou não?

    Sei que são muitas duvidas mas ira me ajudar muito….pois somente quero ter certeza que estou seguindo o caminho certo…..

    Desde já grata

  126. Julio Moreira Cesr

    Estou iniciando o curso e gostei muito das informações aqui contidas

  127. Rute Caroline Perardt

    Olá, estou cursando química, porém não estou me identificando com o curso. Minha segunda opção sempre foi contábeis, vou trancar o curso de química, porém tenho um pouco de medo de não me identificar com contábeis. Gostaria de saber mais ou menos o que se estuda na faculdade, muitos números, história? Preciso de ajuda !

  128. Nilce Favacho

    Vou estudar ciencias contabeis, gosto de cálculos, porém, o que me deixa preocupada é que sou desorganizada e tenho receio que isso venha prejudicar-me. Gostaria de saber quais atividades posso realizar para tornar minhas ideias mais organizadas e também meu raciocinio.
    Obrigada.

  129. Laynara

    Olá Pedro!

    Comecei a faculdade de ciências contábeis e vou trancar a matricula pois não gostei de tanta burocracia e essa rotina empresarial não é para mim. quais profissões você me sugere?

  130. Amon-Ra Damasceno Carneiro

    Olá, gostaria de saber qual a melhor faculdade Adiministracao ou ciências contáveis. A respeito de melhor colocação no mercado de trabalho, a gama de opções ou seja, a que vai lhe trazer um maior beneficio financeiro?

  131. alberto

    sou formado em ciencias contabéis e gostaria de saber se tem como leciona aula de matematica? e se tiver como faço para da aula.

  132. Glaucia farias

    Oi, Boa tarde!
    Fiz Ciencias contábeis e logo assim que terminei fiz uma pos, em Pericia e Auditoria. Isso já fazem 10 anos e não ingressei no ramo. Agora gostaria de fazer um mestrado, mas estou em dúvida de qual tentar e se irei conseguir ingressar novamente nessa area.

  133. brunna anjo

    olá eu estou muito feliz por gosta e saber q estou indo em um caminho certo q é fazer ciencias contabil e ja tenho um pouco de esperiencia no assunto o meu padrim é um contador e mim falar sempre q ser um contador é muito bom e é isso q quero mais tambem gosto muito e mim endentifico com engenharia civil mais DEUS sabera o q é melhor pra mim eu só darei ouvidos aos bons conselhos…. bom dia

  134. brunna anjo

    as vezes pagamos muito e na hora ñ é realmente o q queremos mais toda esperiencia é boa para o futuro….<3

  135. francisco silva

    Olá, gostei do artigo. Bom, estou terminando o curso de economia e como eu tive algumas disciplinas de contabilidade gostei. Eu posso fazer uma especialização em contabilidade? E me tornar um economista contador?

  136. viviane amaral

    Olá, tenho uma dúvida, gostaria que me ajudasse. Sou formada em Ciências Contábeis, porém estou pensando em fazer mestrado na área de Matemática. Poderei dar aulas apenas possuindo o mestrado, ou é necessário ter a licenciatura também?

  137. Amanda

    Olá…Estou com dúvidas gostaria de uma opinião… Vou começar um curso só não sei qual..Estou entre os Tecnológicos Gestão Financeira, Recursos Humanos e graduação de Ciências Contábeis.. O que você me aconselharia?

  138. Larissa

    Olá, estou no último ano do ensino médio, mas não consigo me decidir qual profissão escolher, eu até já fiz alguns testes vocacionais, mas não me ajudou muito.
    Me interessei por Ciências Contábeis, mas tenho um dificuldade em matemática. Gostaria de saber, como são os cálculos usados nessa profissão;
    Desde já agradeço

  139. Lopes

    Ola! Além de matemática qual matéria escolar posso dar aula? Estou no 7° período de Ciências Contábeis e fiz uma matéria: Homem, Cultura e Sociedade Sociologia. Será que posso dar aula de Sociologia ou Filosofia?

  140. Glauce

    Ola,
    Gostaria de saber se voce tem ideia se poderia aproveitar um curso superior de Contabilidade aqui na Inglaterra. E que estou fazendo um curso tecnico de contabilidadde aqui mas ao mesmo tempo gostaria de fazer uma universidade de contabilidade online que possue polo aqui em Londres (para que eu venha ter a oportunidade de possuir um Diploma superior Brasileiro). Se eu pudesse aproveitar o curso aqui seria otimo (minha irma que comecou a fazer Contabilidade antes e infelizmente trancou disse que a Contabilidade estava ficando globalizada, nao entendi se isso significa que ha a possibilidade de se trabalhar fora do Brasil com um diploma Brasileiro ou o que?).
    Obrigada!

  141. Isabela

    Olà eu estou no último ano do ensino médio e faz 3 anos que quero seguir a carreira de contadora,mas ainda não sei e gostaria de saber no que eu vou poder trabalhar…obrigada

  142. aline

    Bem,eu não sei ainda o que eu quero fazer,tenho duvida se eu faço ciências contábeis ou administração.Pois eu amo matemática mais odeio o português :S

  143. Oris Gomes

    Ola Pedro!
    os cálculos no curso de ciências contábeis são difíceis? ou são feitos com calculadoras ?

  144. rosangela

    Oi, eu estou no 7° semestre de ciências Contábeis e estou gostando muito, mas agora comecei a pensar em fazer a pós graduação mas não sei em que área me especializar, o que vocês me sugerem? E outra coisa posso iniciar a pós graduação no 8° semestre da faculdade ou preciso terminar a graduação para iniciar a pós.

  145. lorena

    Ola,Pedro penso em me forma em ciencias contabeis , mas tenho uma duvida , eu somente ter acabado a faculdade eu posso fazer um curso para auditora fiscal ?ou simplismente ter o tcnico em contabilidade ? por favor responda , bj

  146. Tâmara

    Oi Pedro,
    Eu simplesmente adorei o site e já virei fã!!
    Gostaria muito de uma orientação sua, pois estou com dúvidas de qual carreira seguir…
    Estudei direito por 4 períodos por pura insistencia do meu pai,o curso não era bem o que eu esperava e acabei trancando…Andei pesqusando bastante e estou muito interessada em fazer Ciências Contábeis porque acho que me identifico bastante com a profissão, mas já estou com 25 anos e só terminaria o curso com 29, com tudo dando certo né…
    Será que irei conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho??
    Por favor me ajude!!

  147. Leandro Antunes

    Olá, parabéns pelo site e pela disposição em responder as dúvidas frequentes de futuros ou não contadores.
    Pois bem, sou estudante de Direito no 4º e iniciei no 1º semestre de Ciências Contábeis, gostaria de saber se estou exagerando em estudo para me especializar na área fiscal, ou se ambos os diplomas poderão em algum momento se complementar?

  148. Karoline

    Olá,
    Sou formada em Direito, porém nunca me identifiquei muito com ramo, hoje gostaria de fazer contabilidade porém estou com muito medo da prova de suficiência, me formar contabilicista mas não conseguir exercer por não passar na prova e me ver na mesma situação com a OAB, acha que devo encarar? qual é o grau de dificuldade desta prova?

    • Jailton

      Olá Karoline, olha eu vou fazer a prova mês que vem, e tenho colegas que falam que não é difícil. Estudo 12 horas por dia e não sei o que achar lá mais você tem que ser focada, foque numa coisa e depois me diz se deu certo.

  149. Roberto

    Tenho 31 anos, sou graduado em ciências contábeis desde 2008, e fiz uma MBA em Auditoria fiscal e tributária em 2011.Nunca atuei na área de contabilidade propriamente dita , e de 2009 até atualidade trabalho na área financeira, tenho muito interesse em atuar na área Tributária, já fiz várias entrevistas para vagas nesta área , e pedem experiencia , e as oportunidades que não pedem experiência percebo que sou cortado pela idade, gostaria de uma sugestão para poder ingressar nesta área .

    Obrigado!

  150. Telma

    Olá, primeiramente queria dizer que gostei muito do site…vcs aqui fazem um bom trabalho…encontrei-o msm a tempo…queria cursar ciências contábeis (Contabilidade Bancária), mas tô com muitas dúvidas a respeito do mercado de trabalho pelo que muitas pessoas estão a desencorajar- me dizendo que actualmente existem muitas pessoas trabalhando nesse área e que o mercado de trabalho tem sido cada vez mais saturado…é msmo verdade? E a respeito a administração pública, tem tido sucessos nessa área??? Mais uma vez muito obrigada, em relação ás outras dúvidas o site me ajudou bastante a esclarecê-las…

  151. Rosa

    Olá!
    Sou bacharel em ciências contábeis e, agora gostaria de estar fazendo um curso e pós-graduação em licenciatura para ficar mais segura para dar aula.
    Moro em S.Paulo, vc teria alguma sugestão de alguma faculdade que possui um curso voltado para a àrea de contábeis.
    ATT.

  152. Anthôny Côrte

    Olá Pedro Addler
    Tenho 21 anos já terminei o ensino médio há dois anos na época estava muito indeciso a qual faculdade fazer e carreira seguir mas hoje depois de trabalhar bastante vejo uma boa oportunidade na empresa atual a qual trabalho para seguir na área contábil mas tenho pouco conhecimento na área e tenho interesse sempre gostei de trabalhar com números tive boas notas tanto em matemática como em física mas tenho muito mais afinidade na área de física o que seria melhor fazer um teste vocacional seria uma boa ? tenho receio em acabar não escolhendo o melhor caminho.

  153. Anthôny Côrte

    Olá eu de novo se caso eu optar por seguir na área contábil qual melhor caminho, principais matérias que devo estudar, qual sequencia de cursos de graduação que devo seguir e um ponto importante poderia me dar uma dica de qual instituto de ensino (faculdade) devo escolher já me indicaram a cruzeiro do sul ou tentar pela anhanguera vestibulares pesquisei um pouco sobre as duas mas não ficou muito claro qual seria a melhor opção.

  154. Allan

    Bom dia a todos´
    Olá, queria saber quais são as pós-graduações em ciências contábeis e em que áreas podem ser benéfico para o contador, e o que é MBA em ciências contábeis ? Obrigado

    Atenciosamente

  155. raffaela

    ola, sou muito boa em exatas mas sou ruim em português. Eu vou fazer ciências contábeis isso pode me atrapalhar ??

  156. Vanessa

    Irei começar o curso de ciências contábeis no próximo ano,confesso que estou um pouco preocupada com a matemática,mas estou confiante de q

  157. Maria

    olá! será que alguém pode mim tirar essa duvida, se um técnico em contabilidade pode abrir seu próprio escritório e prestar serviço para em presas de diversos seguimentos???

    desde já grata…

  158. jessica

    oi,gostaria de trabalhar em banco privado,mais ainda nao sei qual seria o ideal pra exercer essa atividade,estou entre administração e ciencias contabeis…me ajudaa

  159. Juliana S.

    Estou cursando o 2º Período de Ciências Contábeis, gosto das disciplinas que envolvem administração, direito,mas não gosto nem um pouco de matemática. Minha grande preocupação é não ser uma boa profissional, não ter realização profissional… o fato de não gostar e não ter facilidade em matemática pode prejudicar meus estudos e minha carreira na área contábil?

  160. rodolfo

    estou interessado no curso de ciências contabeis mas não sou muito bom em matemática pois tenho interesse em aprender mais . gostaria de saber se cai muita matemática e qual o nivel da matemática?

  161. rodolfo

    ola bom dia ,
    tenho interesse no curso mas não tenho muita habilidade em matemática , pois tenho interesse em aprender. gostaria de saber qual o nível de matemática aplicado no curso ? em quanto tempo consigo estágio na área .? obrigado , abraço

  162. Roosevelt Augusto

    Quero fazer contabilidade porém estou com algumas dúvidas…Hoje em dia para se tornar um contabilista é necessário fazer uma prova do CRC para ganhar a habilitação. Porém gostaria de saber.Ex: Se no primeiro ano que eu fizer a prova eu não conseguir passar na prova, eu não vou conseguir emprego na área. Ou existe outros setores que eu possa estar trabalhando sem ter passado na prova do CRC ????

  163. Igor Caetano

    Quero muito fazer Ciencias contabeis, porem sou pessimo em matematica. Será que isso atrapalhar muito. E tambem gostaria de uma dica do que estudar antes de ingressa na faculdade.

  164. lucas henrique

    Oi, gostei muito do site, por isso preciso de ajuda, tenho 22 anos estou muito angustiado, não sei mas oq fazer, estou terminando o 3 ano de C. Contabéis, vou pro ultimo ano, e ja faço estágio na area fiscal, porem nesse penultimo n estou me sentindo bem, estou destimulado no estagio e na faculdade, sempre quiz esse curso,mas agr nao sei oq esta acontecendo comigo, penso em desistir, penso em sair do estagio e me dedicar esse ultimo ano para ver se me atrio mais pelo curso, nao sei oq fazer mas da minha vida.
    Obrigado.

  165. Pedro

    queria saber se fazer curso técnico de contabilidade,diminui algum tempo na faculdade?

  166. DEILDES

    BOM DIA!
    VOU COMEÇA A FAZER FACULDADE DE CIÊNCIA CONTÁBIL. MAS QUE DAR AULA.COMO FAÇO?

  167. Priscylla

    Boa noite!
    Fiz o vestibular para Ciências Contábeis e passei… mas estou muito em dúvida por que na verdade quero Eng. Civil e não prestei pra esse curso por que a universidade no momento não tem verbas para o FIES. Mas futuramente quando a instituição já tiver o FIES, poderei só transferir o curso de contábeis para Eng.? Aproveito algumas matérias? Mas também tenho dúvidas de iniciar o Curso de Direito em uma outra instituição que terá vestibular no próximo domingo. Faço o vestibular e curso Direito até ter o Fies para Engenharia ou Contábeis??? Me Ajudem Plis!!! Estou mais na dúvida por conta do mercado de trabalho e também o piso salarial, pois ciências contábeis não paga tão bem assim.
    Desde já, obrigada!

  168. Raphael

    Como, geralmente, é feita a seleção para contabilista em empresas privadas e públicas? e qual é a especialização que está mais valorizada no mercado, fiscal, patrimonial ou licenciatura?

    O conteúdo da página é bem completo, parabéns ao autor da mesma!

  169. Lindiane

    Quero muito trabalhar em banco,mas tenho muita dificuldade em matemática,porem acho que vou fazer gestão financeira.Tô com muito medo de não me adaptar no curso. O que devo fazer?

  170. Camila

    gostaria de saber a partir de que fase posso começar a trabalhar em um escritório de contabilidade? vou começar esse ano e não vejo a hora de começar a exercer o cargo. Obrigada.

  171. Hanna

    Estou já há vários anos pensando em fazer Contabilidade,tive um grande interesse e tenho grande facilidade além de ser completamente apaixonada por Matemática… Mas já me disseram que não é uma carreira muito promissora, e isso me deixa pensativa. Afinal se eu investir na faculdade,além de ser por gostar,também seria por um bom futuro.

    PS: Achei o site ótimo. :)

  172. Fábio

    Oi… eu estou cursando o 3° ano… sou bom em matemática, mas tipo eu ñ sei q profissão seguir, to indeciso d+, dai olhei o curso d Ciências Contábeis, e achei interessante, porém meu maior medo é d fze-ló e ñ ter tempo pra mim, tipo trabalhar muito e ficar sem tempo, e também o salário,e a facull só tem privada ou pública tbm?? Obg dsd já

  173. Katia C C Freitas

    Olá, sou formada em C. Contábeis há 20 anos, mas nunca exerci. É possível eu entrar no mercado de trabalho com mais de 40 anos? Que cursos posso fazer para me atualizar, já que não havia o uso da internet quando me formei e muita coisa mudou? Agradeço a atenção desde já.

  174. Fernanda

    ola, boa noite…
    Gostei bastante do site, início minha faculdade de ciências contábeis dia 17/02 (segunda), espero que eu goste e espero concluir, mas confesso, tenho um pouco de dificuldade com coisas muito complexas…
    Me desejem sorte =)

  175. adailton

    ola tenho 40 anos,resolvi estudar estou pensando em fazer ciências contábeis vocês acham que e uma boa investir nesta área com esta idade,se não me ajudem pois quero muito ter uma formação universitária mas sempre tive problema com o que fazer.grato adailton

  176. adriano manoel

    bom dia,

    sou formado em Administração e pos em controladoria. agora quero tirar o CRC para ser um contador. o que devo fazer, vai ser preciso cursar uma especialização em contabilidade.

  177. MARIA MARLENE DE OLIVEIRA

    Sou formada em Bacharel de Ciências Contábeis,como faço para dar aula?

  178. rosangela

    oi estou muito enteressada em ciencias contabeis meu marido tem uma pequena empresa e fico um pouco por dentro das coisas aminha dificuldade e falar em publico,então decidir fazer a distancia… o que vc dis sobre isso tenho 23 anos e não tenho nenhum curso concluido devido ter que falar em publico

  179. Jailton

    Boa noite!
    Vou fazer a prova para tirar meu crc aqui em salvador dia 30 de abril e me formo ainda esse semestre a minha dúvida é: Assim que tirar meu crc posso montar meu escritório

  180. Leonardo

    Olá, boa noite!
    Atualmente sou servidor público em Brasília. Trabalho no período da tarde por isto tenho o desejo fazer minha segunda graduação em contabilidade, por entender ser uma profissão que me permita trabalhar autonomamente no período da manhã. Estou pensando corretamente? Qual seria as áreas de atuação para um graduado em Contabilidade? obrigado.

  181. Miguel

    Depois de fomado um contador pode dar aula de matematica, para o ensino medio?

  182. Ygor

    eu nao sou muito bom de raciocínio lógico, faço operações matemáticas bem, como porcentagem, sistemas, probabilidade. mas racionio lógico, demoro para chegar a um resultador final e nem sempre é a resposta, rs. ME AJUDA? será que eu com raciocinio logico fraco chego lá?

  183. Paulo

    Boa noite primeira vez que estou acessando e achei muito legal o que vcs faz parabens
    estou no segundo ano de adm mais a turma de contabeis faz parte tambem da nossa turma e estou pensando em mudar para contabeis.
    mais minha duvida e a seguinte sou louco por direito e tenho certeza que vou fazer assim que termina..
    mim fala ai peço uma opinião quais do cursos poder ser melhor que tem mais a ver com direito…
    adm ou contabeis ?????
    outra pergunta e normal a turma de adm e contabeis serem juntas ate o final do 4° semestre (2° ano)

  184. suleima moraes

    olá, eu sou formada em contabilidade e estou procurando uma pós pra fazer não sei qual escolher, gosto muito da área de leis trabalhistas do departamento pessoal, que tipo de pós posso escolher gostando dessas áreas.

  185. Itamara

    Boa Noite, estou fazendo o curso de ciências contábeis… estou no primeiro período.. optei pelo curso porque adoro cálculos, mas tenho muita vontade de atuar como professora de matemática… como que seria esta especialização para atuar como professora?? obrigada.

  186. juh

    Estou super em duvidas entre Rh e pedagogia gostaria que me ajudasse

  187. juh

    Estou em duvidas peco que me ajude to entre rh e pedagogia qual e o melhor?

  188. daiana san martins rodriguez

    ola eu ya estou estudando ciencias contabeis e gostei muito de todos os temas que ja estudei contabilidade gral fundamentos da administracao,economia,e agora homem cultura e sociedade primero semestre obrigada boa noite

  189. Lala

    como se ganha uma passagem para ir para outro país em ciencias contabeis, eu fiquei sabendo que se cursar essa faculdade ganha uma passagem gratis é verdade

  190. Priscila Santana

    Olá,Boa tarde !!!
    Eu tenho algumas e se alguém me responder ficarei muito agradecida.
    Pergunta :
    Eu sou TECNICA EM EDIFICAÇÕES, pretendo prestar vestibular para ARQUITETURA E URBANISMO,

  191. Priscila Santana

    olá, boa tarde !!!!
    Gostaria de uma ajudinha se possível com minhas duvidas.

    Bom eu sou TÉCNICA EM EDIFICAÇÕES,pretendo cursar ARQUITETURA E URBANISMO,mas recentemente surgiu uma vaga para mim para o curso de CIÊNCIAS CONTÁBEIS numa universidade publica.
    Quero saber se posso aproveitar a matriz do curso de CIÊNCIAS CONTÁBEIS no curso de ARQUITETURA E URBANISMO ou mesmo para o curso de ENGENHARIA CIVIL???

    Desde já agradeço !!!

  192. Gilcimar Palheta

    Boa noite Pedro Addler?
    Estou indo para o 2º semestre de contabeis,imprecionante no 1°semestre não dei nada de contabilidade e no 2° vai ter apenas uma aula voltada para contabilidade.gosto muito de calculo,adoro fazer matemática,mas ingraçado que com pessoas simples me dou muito bem ,mas quando estou com pessoas de sangue azul vamos dizer assim me emrolo todo. Contabeis estou na area certa.

  193. Maria

    Concluir o curso de bacharelado em administração. tenho vontade de me especializar na area de contabilidade, a pergunta é quem fez adm seria uma boa ideia fazer contabilidade, ou pelo tempo do curso não seria o sufucinte para aprender ao invés de ter prestado o vestibular em ciencias contabies?

  194. kátia

    Sou formada em administração de empresas, porém quero fazer minha pos em contabilidade. Não sou boa em matematica, mas sei que sou capaz os assuntos que forem dados ao longo do curso seria am boa ideia? ou o melhor é optar por gestão de pessoas? sei que gestão de pessoas tem, que saber lhe dar compessoas e pra isso sou muito timida. Favor em ajude a escolher o melhor ramos a seguir…

  195. Thamy Silvia

    Meu maior problema em faculdade de Ciencias Contábeis seria trabalhar e estudar, eu realmente gostaria de me dedicar a complexidade da matéria.

  196. Breno

    Olá, gostaria de tirar uma grande duvida. Estou cursando o 2 ano do ensino médio, e gostaria de fazer o ENEM para “finalizar” o meu 3 ano, e ir direto para a faculdade, você acha que é recomendado fazer isso? E terá algum prejuízo de ter saltado o 3 ano?

  197. Marcelle Melo

    Olá! Eu to com uma dúvida que está me pegando à dias… Por exemplo, se eu me formar em ciências contábeis, estarei me formando também em contabilidade ?

  198. Claudia Faita

    Olá, como vai a procura de mais conhecimento entrei neste site e gostei . A minha duvida é : vou começar agora no 2 semestre/2014 a Faculdade de Ciências Contábeis, já tenho o técnico em contabilidade e sou dona de empresa . Será que vou conseguir evoluir e me tornar uma contadora .
    Estou receosa, acho que com medo . É assim mesmo.

  199. Lais Farias

    Olá, estou numa dúvida enorme, entre administração e ciências contábeis, o que faço?

  200. Tayna

    Oi, eu tenho 16 anos e quero fazer faculdade de ciências contábeis.. Eu queria saber um curso que eu possa fazer já que ainda não posso fazer faculdade , qual melhor curso para já ter uma noção das coisas !

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!