curso de comércio exterior

Comércio Exterior – Profissão, Carreira e Informações Gerais

O Bacharel em Comércio Exterior é capacitado para tomadas de decisão estratégicas de empreendimentos multinacionais. Entre e conheça mais sobre esta profissão.

Comércio Exterior

Habilitação:
Bacharel em Comércio Exterior
Duração do Curso:
4 anos
Area:
Exatas
Atributos do Profissional:
Criatividade e Comunicação
Salário Médio:
R$ 2082,00

A carreira em Comércio Exterior

O profissional formado no curso de Comércio Exterior tem entre suas habilidades a capacidade de realizar serviços administrativos e comerciais direcionados ao mercado internacional de bens de serviço. Faz a análise de produtos relativos ao processo político e mercantil no país em que o este está inserido, além das viabilidades na negociação e transação.

Há possibilidade de especializações na área de atuação, visando crescimento do profissional. São disponíveis estudo aprofundado na parte Cambial, nas Transações de Importação e Exportação, Logística Internacional e Marketing Global.

World Trade Center: concentração de comércio mundial.

Grade Básica do Curso de Comércio Exterior

  • Língua Estrangeira;
  • Sistemática de Comércio Exterior;
  • Matemática;
  • Teoria Econômica;
  • Contabilidade;
  • Direito Privado e Público;
  • Direito Comercial;
  • Direito Internacional;
  • Pesquisa Operacional.

Melhores Faculdades de Comércio Exterior

São inúmeras as instituições de ensino superior que oferecem o curso de Comércio Exterior, tanto públicas quanto privadas. É importante que o aluno verifique se a faculdade que deseja cursar possui reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois somente assim o curso possui validade e o aluno receberá um diploma ao se formar. Além disso, existem outras classificações do MEC que podem auxiliar os candidatos na hora de escolher qual a melhor universidade, como o Conceito de Curso (CC). As principais instituições de ensino superior que oferecem o curso de Comércio Exterior, com reconhecimento do MEC, e bom Conceito de Curso são:

  • Universidade de Passo Fundo (UPF) – Rio Grande do Sul;
  • Universidade de Fortaleza (UNIFOR) – Ceará;
  • Universidade Positivo (UP) – Paraná;
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Rio Grande do Norte;
  • Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) – Paraná;
  • Universidade Paulista (UNIP) – São Paulo;
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) – São Paulo;
  • Faculdade Politécnica de Campinas (POLICAMP) – São Paulo;
  • Universidade Camilo Castelo Branco (UNICASTELO) – São Paulo;
  • Universidade de Santo Amaro (UNISA) – São Paulo.

Pontos Positivos da Profissão de Comércio Exterior

A possibilidade de atuar internacionalmente é com certeza uma experiência sensacional para qualquer profissão. Ter conhecimento voltado para esta área, abre ampla vantagem de atuação para o profissional, podendo ser inserido no mercado de trabalho de diversos países.

Pontos Negativos da Profissão de Comércio Exterior

As necessidades de constantes viagens e atualizações sobre culturas distintas é sempre um obstáculo constante para o profissional da área de comércio exterior. Há necessidade de ser informado constantemente sobre todas as mudanças sócio-político-econômicas dos países em que há oportunidades mercantis favoráveis.

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. Makay

    Olá, na minha cidade só tem graduação de comércio exterior de 2 anos, quero muito fazer esse curso só que eu terei desvantagem no mercado de trabalho? ja que um bacharelado fez 4 anos.. possuo conhecimentos em inglês,alemão e espanhol, isso me ajuda ? realmente valeria a pena fazer graduação de 2 anos ? Fico mt agradecido se alguem puder me ajudar.

    • Samuel Laupp

      Olá tudo bem. Primeiramente quero esclarecer que a área de Comercio Exterior se enquadra em Humanas. Respondendo a sua pergunta, um curso superior com duração de 2 anos de Comercio Exterior, fornecido por uma instituição superior de educação, reconhecido e autorizado pelo MEC, capacita o aluno a exercer tal profissão. Lembrando que a maioria dos cursos para COMEX tem duração de 2 anos. Tanto o titulo de Bacharel ( 4 ,5 ou 6 anos) com o titulo de Técnologo ( 2 ou 3 anos) lhe conferem uma graduação de nível superior, dando inclusive o direito a Pós-Graduação. Bacharelado e Tecnologo tem a mesma validade legal, LDB Lei 9394/1996.

  2. angelica pinto

    Se eu fizer relações internacionais poderei trabalhar na area de comex??

  3. Pedro Addler

    Olá Makay

    O curso de comércio exterior que tem na sua cidade pelo visto deve ser o curso técnico.

    É o curso de comércio exterior mais simples e forma profissionais de nível prático/técnico. Não forma profissionais aptos a ser um negociador internacional por exemplo.

    Como você conhece várias linguas, é mais interessante que faça um curso de comércio exterior mais avançado mesmo, faça o curso de bacharelado.

    • Laura

      Pedro Addler

      A maioria dos cursos técnicos são de 1 e meio, e esse de 2 anos que o Makay está falando deve ser o tecnólogo e não o técnico. Eu faço comércio exterior pela Fatec Pg, um curso tecnólogo com duração de 3 anos, e acredito sim que nós formandos em comex somos capazes e aptos a fazer negociações internacionais e tudo o mais que os bacharelados são capazes de fazer.
      O curso de bacharel deve sim ser mais completo com bastante administração, mas a parte de gestão portuária e de línguas estrangeiras não deixa nada a desejar. Não acho que ser tecnólogo perde valor.

  4. Jorge

    Olá, sou Português mas descobri este site pelo google e estou a gostar muito do que vi, acho uma mais valia e vou recomendar a toda a gente ;)

    Continuando, tenho uma dúvida, eu neste momento estou num curso, no 12º, o que equivale ao último ano do vosso Ensino Médio pelo que estive a ver, ou seja, o ano das escolhas… E eu, como acho que a maioria, ainda não escolhi o que seguir.. Fiz o vosso Teste Vocacional e deu-me o Perfil: Em Busca do Afecto e uma das profissões relacionadas era comércio exterior… Ora, eu adoro aprender línguas estrangeiras, eu gosto de matemática, adoraria conhecer novos países e culturas, mas não sei até que ponto seria o meu emprego ideal e se me agradaria, pois suponho que passaria muito tempo longe de quem gosto… Para além disso, o tipo de Personalidade deu-me Os Artesãos, cuja personalidade não sugere este Curso também…

    Com este comentário longo hehehe, o que quero dizer é que mesmo com os testes vocativos e com todas as informações dos cursos que aqui estão disponíveis, não consigo decidir o que quero… É que não é uma questão de estar dividido entre A ou B, é mesmo não me conseguir imaginar daqui a uns anos, a fazer o que quer que seja… Não sei se isto é apenas comigo que acontece ou se há mais alguém que mesmo com os Testes Vocacionais não consiga ver o que quer/deve seguir…

    Bem, desde já obrigado pela ajuda já disponível no site, e obrigado novamente por qualquer ajuda que me possam dar.

    Cumprimentos,

    Jorge

  5. Pedro Addler

    Olá Jorge

    Fico feliz que tenha gostado do nosso portal !! :P Aqui no Brasil, admiramos muito Portugal, acredito que essa identificação deve ser recíproca.

    Inclusive, a segunda maior comunidade do Guia da Carreira vem justamente de Portugal, perde apenas para a comunidade Brasileira mesmo.

    Em relação ao seu resultado do Teste Vocacional e o seu tipo de Personalidade, estão bem condinzentes, comércio exterior é uma profissão que combina sim com o perfil de Artesão.

    Como você é do tipo de personalidade Artesão, com certeza deve ter ser muito carismático ( principal traço dessa personalidade ), como você é carismático, gosta de linguas extrangeiras e tem vontade de conhecer outros países, comércio exterior é sim uma ótima opção.

    Só tome cuidado para não deixar o seu lado despreocupado prevalescer, esse é o ponto fraco dos artesãos, entre as 4 personalidades humanas, essa é a menos séria.

  6. Pedro Addler

    Olá Angélica

    Realmente, comércio exterior e relações internacionais são duas áreas próximas, mas o enfoque é diferente.

    Enquanto no comércio exterior é estudado o aspecto das relações comericiais entre os países, o principal assunto do curso de relações internacionais são as relações diplomáticas ( política ) entre os países.

    Em outras palavras, o curso de comércio exterior prepara profissionais para serem negociadores, o curso de relações internacionais prepara profissionais para serem diplomatas.

    Mas voltando a sua pergunta, pode sim, o profissional de relações internacionais pode trabalhar com comex, mas em geral as empresas vão preferir profissionais formados na área de comércio exterior mesmo.

  7. Raquel

    Olá, Pedro, eu estou muito animada para começar o curso de comércio exterior, e queria que você me ajudasse com a sua visão proficional, e me falasse sobre o curso de um modo geral, se não for pedir muito, pois você tem muita credibilidade com os seus comentários, e nós aqui do Rio de Janeiro gostamos muito do seu portal !!

  8. cris.

    Gostaria de saber se a Universidade que escolhemos para cursar irá fazer a diferença para o empregador ou não e quais são os melhores lugares para se conseguir emprego na área de comércio exterior. Sou do Rio Grande do Sul mas estava pensando em mudar ou para Curitiba ou São Paulo para cursar lá e então ter mais oportunidades. O que vc acha?

  9. Rafael

    Olá, estou cursando o 4° semestre de administração, escolhi focar no comércio exterior, mas tenho muitas dúvidas a respeito do curso, atualmente como o comércio exterior é visto no mercado ? é uma área reconhecida pelo mec ? vale a pena investir nessa carreira? agradeço deste já.

  10. marcello

    ola queria fazer o curso de tecnologia de comércio exterior mais nao sei inglês nem espanhol até sei mais o basico de escola axa que mesmo assim posso fazer esse curso e dar certo sem saber direito as linguas estrangeiras ?
    abração

  11. Alan

    Por favor, gostaria de saber se comércio exterior e negócios internacionais são a mesma coisa?

  12. camila

    oi eu gostaria de saber o que um barachel em comércio exterior , com o que ele trabalharia na receita federal e como pode se inscrever para o cargo

  13. Jair Santiago da Silva

    Solicito informações, com referencia como devo proceder para me inscrever no conselho regional de Comercio Exterior do Paraná. Sou formado pela faculdade Internacional de Curitiba ( Facinter- 2007) e não tenho o registro no conselho. Podendo contar com a sua atenção, agradeço.

  14. Juliana

    olá!!
    Pedro, na minha cidade(bh)só existe comércio exterior na PUC(faculdade privada), na UFMG(universidade pública) tem relações internacionias economicas… é a mesma coisa?
    obrigada

  15. Dulce

    Olá gostaria de fazer comércio exterior mais não sei como é o mercado queria saber se é facil conseguir emprego na area se tem alguma empresa que posso fazer estagio

  16. Samara

    Eu gosto de aprender outras línguas como inglês, espanhol, alemão e etc…
    Também gostaria de conhecer outros países, as culturas e tal.

  17. elaine

    quais as melhores faculdades tanto publica quanto particular para fazer comércio exterior ?

  18. Sérgio

    Olá, gostei muito do site e tendo a oportunidade de perguntar coisas sobre comércio exterior, uma area que gosto muito, não poderia deixar de pedir um conselho, Bem acebei o E.M o ano passado, e sempre quiz fazer comex, só que aqui na minha cidade (Brasilia) não têm o curso de graduação, só o de tecnologo, então estou cursando o primeiro semestre de Ciências Econômicas, e estive pensando em duas possibilidades, a primeira seria a de já no proximo semestre começar a fazer o curso de tecnologia em comércio exterior, ou na mesma faculdade que estou só que sendo virtual, ou presencial em uma outra faculdade, mas não tão prestigiada assim, e a segunda ideia seria a de fazer uma pós na area, na FUNCEX no rio, de qualquer forma eu vou fazer a pós, mas estou em dúvida se faço o curso de tecnologia ou não, Então devo esperar pra fazer a pós ? ou não ?

  19. thais

    então – eu tbm quero mt fazer comércio exterior so que eu não sei qual é a diferença entre um curso de 2 anos, pois ele é tecnico ou é superior tbm ? é igual ao de 4 anos ?
    quero mt que me respondam

  20. Pedro Addler

    Olá Raquel

    Posso fazer ainda melhor !! Aqui no Guia da Carreira já produzimos uma matéria completa sobre o curso de comércio exterior, basta clicar neste link e dar uma olhada:
    Características do Curso de Comércio Exterior

    Nesta matéria você vai encontrar respostas para boa parte das suas perguntas sobre comércio exterior.

  21. Pedro Addler

    Olá Cris

    Relativo a carreira de comércio exterior que é bem técnica, a faculdade que você fez tem valor sim, quanto melhor e mais concorrida for a universidade pela qual você passou maior o seu valor no mercado.

    Já que você está no Rio Grande do Sul, recomendo que você procure por oportunidades de trabalho em comério exterior em Porto Alegre.

    A “Capital dos Gauchos” é atualmente uma das cidades que mais cresce no Brasil e tem uma economia forte, você deve encontrar excelentes oportunidades para comércio exterior.

  22. Rebeca Balter

    Olá, eu me interessei por comércio exterior mas a minha dúvida é: aqui, no Brasil existem faculdades com esse curso?
    as federais brasileiras tem esse curso?

    • Mirian Gomes

      Olá Rebecca!
      Existem curso de comércio exterior sim, é oferecido por várias faculdades e universidades do país.
      Tando as universidades particulares, quanto as federais já disponibilizam o curso de comércio exterior.

      • ANTONIO LOPES

        GOSTARIA DE SABER QUAIS FACULDADE TEM EM MINAS GERAIS E ONDE.

  23. Juliana Navarro

    Olá. :D gostei muito da matéria, e cada dia penso mais em fazer este curso de Comércio Exterior. Até porque a cidade onde eu moro que é Macaé, tem um mercado muito bom. Muito por causa do petróleo da Bacia de Campos. Mas tenho uma dúvida, O prossional de Comércio Exterior, terá que sempre viajar por longas datas ou não? E um profissional que não conseguir emprego nessa área, poderá ter chances de atuar em outras áreas de uma empresa? Pq tenho medo de o mercado de trabalho ser muito pesqueno e restrito.
    Muito obrigado. Abraços

  24. Pedro Addler

    Olá Rafael

    Você está no caminho certo, realmente os cursos de administração de empresas e comércio exterior estão bem interligados. Fazer uma especialização em comércio exterior após concluir administração vai te proporcionar uma excelente formação.

    Em relação ao comércio exterior é sim uma área reconhecida pelo MEC e com grande respaudo.

    Se você quer saber mais alguns detalhes visite a reportagem completa sobre o curso de comércio exterior neste link: O Curso de Comércio Exterior.

  25. Pedro Addler

    Olá Marcello

    Para fazer o curso de comércio exterior, mesmo que seja o tecnológico é importante conhecer sim linguas estrangeiras, mesmo que seja o básico.

    Começe estudando o Inglês ( que é considerado o mais fácil ), você pode ir levando as aulas de inglês em paralelo com o seu curso tecnológico, hoje em dia existem muitos cursos noturnos e no sábado de Inglês.

  26. Murilo

    Olá, estou no 1ºAno do Ensino Médio, mas ja penso muito qual profissão quero seguir.
    Me interessei muito por Comércio Exterior, mas gostaria de saber qual éa influência da matemática nessa carreira. Sei que a matematica está em tudo, mas gostaria de saber se é muito usada nessa profissão.

    O SITE É OTIMO!!!

  27. nohemi

    gosto muito de conhecer outras cultura, estou apaixonada por linguas extrangeiras, meu desejo depoi de fazer comércio exterior, é trabalhar na camara de comercio Brasil e Venezuela. é difícil mais não é impossivel !!

    e só tentar

  28. jessica

    OLa,tenho 21 anos moro no litoral do Paraná e tenho um salao de beleza e estou querendo mudar de profissão. Pretendo cursar comércio exterior pois a cidade onde moro esta prestes a ganhar um porto,sendo que uma cidade bem próxima tb ja tem (Paranagua). Gostei desse site,esta me ajudando muito com minha pesquisa sobre essa profissão.
    Obrigada!

  29. Laiz Macedo

    Olá, sou estudante de engenharia de produção e gostaria de saber se depois que concluir meu curso posso fazer uma pós em comércio exterior ?

  30. Hércules

    Olá, gostei muito do site! mas gostaria de saber se o salário é só isso mesmo, porque eu vi que era mais, e chegava aos R$8,500.

    • Mirian Gomes

      Olá Hércules!
      O slário médio apresentado é uma estimativa, obviamente que o mesmo varia de acordo com o local de atuação. A oferta salarial dos grandes centros é sempre mais atrativa, especialmente na área de comércio exterior.

  31. Rosi

    Olá!

    Por favor…

    Como faço, para revalidação de título superior não universitario, obtido no sistema educativo espanhol:

    Curso Técnico Superior en Comércio Internacional.

    A qual equivale no brasil ? equivale ao de tecnologo em comércio exterior ? porque sâo + horas em total, o de tecnologo sâo 1600hrs e o de TSCI sâo 2000hrs

    Agradeço a atenção e a breve resposta. Aguardo.

  32. Pedro Addler

    Olá Alan

    Em se tratando de comércio exterior, temos 3 carreiras que em geral causam confusão:

    - Relações Internacionais: Carreira baseada em economia, política e direito. O profissional de relações internacionais atua como um diplomata conduzindo relações e negociações entre países e blocos comerciais ( tipo União Européia, Mercosul, etc… ).

    - Comércio Exterior: Carreira baseada em economia, contabilidade e administração de empresas. O profissional de comércio exterior atua como um negociador trabalhando com exportação e importação de mercadorias.

    - Negócios Internacionais: É o mesmo que comércio exterior ( outro nome para a mesma carreira ).

  33. Pedro Addler

    Olá Camila

    A responsabilidade da Receita Federal é atuar nos portos e aeroportos Brasileiros controlando as mercadorias que entram no Brasil.

    Este controle é feito para que não entrem mercadorias roubadas, contrabandeadas e também para garantir que todos os impostos sejam pagos.

    Para um bacharel de comércio exterior poder trabalhar na receita federal deve prestar concurso público.

  34. kenia vieira de souza

    Sou formada em Relações Internacionais e meu curso era focado em comércio exterior, porém esse mercado está muito fechado e aparecem poucas vagas.Fiz estagio no setor internacional dos correios, mesmo assim as portas nessa área não se abriram.

  35. Marcelo

    Bom eu queria saber se alguem sabe me dizer como é a movimentação do comércio exterior em Minas Gerais. Especificamente em Belo Horizonte?? Belo Horizonte é um lugar onde o comércio exterior atua com intensidade ou tende a crescer??

  36. Nayara

    Olá !!
    parabens pelo site adorei !!!
    estou com uma duvida e meio confusa rs
    gosto muiiito de comércio exterior, por isso estava pensando em me formar em economia e depois fazer pos em comércio exterior, vc acha uma boa ideia ? Atualmente estou terminando o meu curso de inglês, que outra língua vc me indicaria que seria um grande diferencial no meu curriculo para trabalhar com comex ?
    Muito obrigada

  37. jessica

    ola
    eu ierei fazer arquitetura, mas o comércio exterior me chamou a atencao pelo campo internacional e pelo conhecimento das varias linguas do qual eu tenho facilidade. sera q terei sucesso ou sera impossível ?

  38. Aline L.

    Olá!

    Adorei a matéria,porém,fiquei com algumas duvidas…O curso fornecido pela Fatec é um bom começo para se entrar na carreira?As faculdades que eu pretendo prestar so oferecem o curso Administração de empresas com foco em comercio exterior, seria o mesmo conteúdo de apenas comércio exterior ?
    Obrigada pela atenção….

  39. Verônica

    Olá, gostaria de saber se Comércio Exterior é apenas curso de pós gradução. Aqui na minha cidade (Vitória-ES) ainda não encontrei graduação nesse curso.. e eu me interessei bastante, pois acho tem mt a ver comigo. Um diretor da universidade de negócios tb acredita q nao exista, e me aconselhou fazer gradução em administração e dps fazer pós em comércio exterior. O que vc me recomenda? (ps: n quero fazer administração primeiro!!!) obg

  40. Nathalia

    Olá,
    Pretendo cursar Comércio Exterior, e queria saber se, após o término do curso posso continuar me especializando em quais outros?

  41. Renato Lopes

    Oi, Pedro!
    Tenho 17 anos, e ainda estou em dúvida em relação a área que pretendo atuar no comércio exterior, GESTÃO DE VENDAS me interessou bastante, mas o principal problema é que não tenho conhecimentos em outros idiomas ao não ser o da Língua Portuguesa.
    Eu gostaria de uma sugestão sua em relação a essa área para mim… por onde começar!
    Para que no próximo ano eu tenha uma base por onde começar…

    Obrigado!

  42. Pedro Addler

    Olá Juliana

    O curso de Relações Internacionias Econômicas tem uma grade bem parecida com o curso de Comércio Exterior a diferença é que tem um foco mais concentrado na questão de economia e finanças ( tem mais matemática ).

  43. Pedro Addler

    Olá Dulce

    Atualmente o mercado para comércio exterior está bem favorável já que não estão sendo formados muitos profissionais anualmente, se você gosta da carreira de comércio exterior vale muito a pena investir.

    Em relação a nomes de empresas para se fazer estágio, aqui no Guia da Carreira temos a política de não citar empresas particulares, vou ficar te devendo.

  44. Pedro Addler

    Olá Sérgio

    Entre as opções que você apresentou, não recomendo que você faça o curso virtual de comércio exterior, os cursos a distância ( EAD ) não são muito valorizados no mercado de Comex.

    Na minha opinião a melhor opção é concluir o seu curso presencial de Ciências Econômicas e posteriormente fazer uma pós graduação na área de Comércio Exterior, desta maneira você vai ter uma formação bem completa.

  45. Pedro Addler

    Olá Thais

    O curso técnico de Comércio Exterior tem vantagens e desvantagens.

    A vantagem é que se trata de um curso mais curto, mais simples e mais focado, a duração é de apenas 2 anos, o curso de Bacharelado em Comércio Exterior ( o mais complexo ) dura 4 ou 5 anos.

    A desvatagem é que tudo que é mais fácil, vale menos: fazendo o curso técnico você vai trabalhar na área técnica, os empregos de comércio exterior da área Gerencial ( que exigem o curso de bacharelado ) são muito melhores.

  46. janaina

    ola sou janaina estou um pouco receosa porque não falo nem um idioma será que vou ficar perdida nas aulas?
    haa quero saber tambem se tem bastante estagios em guarulhos sp empregos nessa area??
    Pedro Addler se eu fizer comércio exterior de 2 anos e uma especialização na area tenho mais chances no mercado de trabalho ou não ???
    ou é mais pratico fazer o de 4 anos ?
    me ajuda estou comfusa sorroro!!!
    rsrs me responte por favor
    Deus te abençoe!!

  47. jacke

    Pedro Addler estava lendo um pouco sobre o comércio exterior e me enterecei comecei o curso de ingles faz pouco tempo sera que tem problema se entrar no bacharelado agora ??
    e o curso de 2 anos não tem nada a ver pra quem não comhece na de comércio exterior ??
    rsrs pergunta: cai muitos calculos rsr não curto muito
    me responde por favor

  48. Danielly Paula

    Olá,
    Estou pesquisando sobre os cursos de tecnlogia em Comércio Exterior,sei que hoje em dia este tipo de formação está crescendo, mais gostaria de saber se na área de Comercio exterior é bem aceito, tenho chances para o mercado de trabalho? Irei fazer o curso de tecnologo pois quero entrar mais rápido no mercado de trabalho, e assim que terminar quero fazer pós.
    Me ajude !

  49. catarina

    Boa tarde.
    Sou estudante de comércio exterior na anhembi morumbi, mas infelizmente eu resolvi trancar o curso pelo fato de ser matutino. Sou formada em biologia e no momento estou procurando outra faculdade, porém acho que no meu caso seria melhor fazer um técnológico, pois acredito que mesmo não sendo áreas tão próximas (biologia e comércio exterior) eu já possuo um diploma. Hoje eu sei o quanto é importante os estágios na carreira de uma pessoa, e de fato o que mais conta na hora de procurar emprego são suas experiências e seus conhecimentos na área desejada, assim como linguas. Você acha que no meu caso é mais vantajoso fazer um curso técnico em comércio ou não?

  50. Rosane

    Eu vou prestar comércio exterior,eu necessito saber muitas outras línguas além do inglês e do espanhol?Espero ser bem sucedida,moro em Londrina-Pr ,quais são as faculdades q vc me recomendaria aqui na região?
    Agradeço se responder…

  51. Pedro Addler

    Olá Juliana Navarro

    O profissional de comércio exterior, de um modo geral, não precisa viajar muito não, vai depender da política da empresa onde ele trabalha e também dos negócios que ela realiza.

    Em relação a segunda pergunta, realmente o mercado para comércio exterior não é um mercado muito grande, mas se você não conseguir um emprego na área, pode tranquilamente trabalhar na área de administração.

  52. Angélica Pinto

    Se eu fizer Administração de empresas, posso fazer uma pós em comércio exterior ? quanto tempo dura a pós ? e poderei trabalhar nas mesmas areas q um bacharel em comércio exterior ?

  53. Pedro Addler

    Olá Murilo

    Sim, você está certo, a matemática está presente em quase todas as carreiras, inclusive na carreira de comércio exterior.

    Mas não se preocupe, você não terá conteúdos avançados de matemática no curso de Comércio Exterior o foco vai ser o cálculo básico e também a estatística, com um pouco de estudo você tira de letra.

  54. Anderson de S. Ferreira

    Olá Pedro, gostaria de parabenizá-lo pelo site e gostaria também de lhe fazer algumas perguntas.
    Concluindo o bacharelado em COMEX posso fazer uma pós em marketing?
    Por se tratar de comércio exterior e a China ser o país que mais cresce economicamente falando, seria interesante fazer um curso de língua chinesa ou é desnecessário.
    Muito Obrigado, seu site é 10!

  55. Sérgio

    Olá,trabalho a 10 anos numa empresa de representação que agora está se abrindo para o mercado exterior. Morei 15 anos nos EUA e tenho bastante habilidade em negociações internacionais. Segundo os seus comentários o bacharelado me daria habilidades gerenciais, que já possuo pela experiência. O curso de tecnólogo me daria as habilidades suficientes para atuar no comércio exterior? Um curso de especialização seria mais recomendado? Cursos de tecnólogos de comércio exterior são reconhecidos no exterior ?

  56. Pedro Addler

    Olá Rosi

    Você está certa, o curso Curso Técnico Superior en Comércio Internacional que você fez na Espanha equivale no Brasil a: Curso Técnico de Comércio Exterior.

    Para poder obter a equivalencia de diploma, procure uma universidade que tenha o Curso Técnico de Comércio Exterior e pergunte: o que faço para validar o meu diploma no Brasil ?

    Em geral você terá que pagar uma taxa e fazer uma prova.

  57. Marcel

    Olá, moro em Curitiba e estou me formando em Direito, e gosto muito da area de comercio exterior. Poderia me dizer como fazer para entrar na area com o curso que estou terminando, e o que como bacharel de Direito ou Advogado posso fazer na area de comércio exterior ?

  58. Luiz Rodrigo

    Olá!

    Possuo MBA em Marketing na Espm, que tem um enfoque em administração. Gostaria de utilizar meus conhecimentos para analisar mercados em termos de comércio exterior Gosto de economia, líguas e adoro conhecer outras culturas. Posso fazer uma pós graduação ?

    Obrigado!!

  59. Pedro Addler

    Olá Laiz Macedo

    Comércio Exterior e Engenharia de Produção não são áreas muito relacionadas… pode ser que você encontre sim a pós graduação em comércio exterior que você procura, mas não é garantido.

  60. Pedro Addler

    Olá Marcelo

    Em Belo Horizonte a atividade industrial não é a principal fonte de renda, BH é uma cidade de serviços, por isso a atividade de comércio exterior não é muito forte.

    Se você pretente investir na carreira de comércio exterior recomendo que procure por outras cidades/regiões.

  61. silma de sa

    gostaria de saber se e bom cursar comércio exterior no estado do amazonas.

  62. Pedro Addler

    Olá Nayara

    Não acho uma boa idéia não, se formar em economia e depois em comércio exterior, embora sejam duas carreiras relacionadas elas tem um foco diferente.

    Pelo seu perfil, por gostar de línguas, recomendo que você se dedique mesmo a se formar em comércio exterior.

    Em relação a línguas, agora que você terminou o Inglês, recomendo que faça Espanhol que é mais tranquilo, após terminar o Espanhol você pode tentar novamente algo mais difícil como Alemão ou Mandarim, com certeza essa formação em línguas vai te proporcionar uma carreira brilhante em comércio exterior !!

  63. Daniela

    nossa, gostei diimais , essa faculdade de comércio exterior ainda não era o meu foco, mais garanto que passei a me interessar bem mais. Mais quero sabe , aonde que encontro essa faculdade aqui no estado de Sao Paulo, existe ela em federal ?

  64. Pedro Addler

    Olá Jéssica

    Imagina !! Impossível é uma palavra muito forte, devemos usar com cautela.

    Se você está interessada e tem facilidade com idiomas, comércio exterior é sim uma excelente opção pra você.

  65. Pedro Addler

    Olá Aline L.

    Embora sejam parecidos, o curso de Administração de Empresas com Foco em Comércio Exterior e o curso de Comércio Exterior propriamente dito não são a mesma coisa.

    O curso de administração de empresas com foco em comércio exterior tem um conteúdo mais variado, o conteúdo do curso de comércio exterior mesmo é específico, se você quer trabalhar na área mesmo é mais indicado.

  66. Pedro Addler

    Olá Verônica

    Na verdade, o comércio exterior é as duas coisas: é uma graduação e também é uma pós-graduação do curso de administração de empresas.

    Se você quer trabalhar mesmo com comércio exterior procure pelo curso em outra região, com certeza vai encontrar.

    Você realmente não precisa fazer administração de empresas antes se não quiser.

  67. Valdeline

    Olá Pedro
    Estou fazendo uma graduação em Administração com enfase em comércio exterior na Bahia.
    Gostaria de saber sobre o mercado de trabalho no meu estado,e se o inglês intermediário dá pra começar a carreira na área?
    Adorei o site e vou indicar para minha turma.

  68. Vanessa

    Olá tenho 20 anos, e estou com uma dúvida muito grande! Ganhei uma bolsa de tecnólogo em comércio exterior (2 anos),mas tenho medo de investir tempo e ter dificuldades em arranjar emprego por nao ser bacharelado,e o salário ser muito inferior. Será que vale a pena fazer? E se depois de formada eu fizer uma pós graduação,eu seria ‘comparada’ a quem fez bacharelado em comércio exterior ou mesmo assim seria inferior? E qual seria a pós adequada no meu caso?
    Desculpa tantas perguntas,mas estou muito confusa.
    Obrigado :)

  69. Dalton

    Sou de Belo Horizonte, estou iniciando o curso tecnico de comercio exterior e irei fazer o primeiro periodo e depois disso mudarei para a newton paiva que é a unica uinversidade aki em belo horizonte, é uma boa??? um tecnico ganha quanto em media? Flo ingles e espanhol fluente, começar a fazer o mandarim é uma boa?

    • Mirian Gomes

      Olá Dalton!
      Com certeza as instituições de ensino superior são sempre uma boa escolha!!
      Acho sensacional a opção pelo idioma mandarim, pois vejo grandes oportunidades dos profissionais de comércio exterior com o mercado chinês.
      Tenho certeza que irá se tornar um excelente profissional!

  70. katherine

    Ola!
    bom queria saber, oque precisamos de especial para nos afundar no comércio exterior e qual seria uma boa faculdade para se tornar um bom profissional?
    este ano acabarei o ensino medio, espero entrar ano q vem na faculdade, tenho 19 anos, falo espanhol fluente, mais queria muito que o Sr. me passasse algumas dicas para eu comecar a leer sobre o assunto (comércio exterior). e preciso ser boa em matematica?
    preciso muito da sua resposta!
    muito obrigado.

  71. gustavo

    óla, gostaria de saber se o curso tecnologo de comercio exterior só pode ser feito se eu só tiver feito outra faculdade como admistraçao ou não?????

    • Mirian Gomes

      Olá gustavo, não é necessário ter feito outro curso de graduação na área, para fazer o curso de comércio exterior mencionado. Mas realço a importância de possuir um curso de outros idiomas, para auxiliar em seu plano de carreira!

  72. FELIPE WHESLEY

    boa noite Pedro!
    Ao abrir um escritório de comércio exterior eu posso ser formado como tecnólogo? vou poder executar todas as tarefas e assinar pelos trabalhos feitos ?

    Obrigado pela ajuda que esta dando a todos !
    Que Deus te abençoe
    ATT Felipe W.

  73. Angélica Rodrigues

    olá, boa tarde…Muito bacana este site, parabens!
    vou iniciar o curso em comércio exterior, já me decidi porem ainda tem uma certa duvida. Este curso tem alguma ligação na area logística e transporte??? É que estou atuando na area de locação de guindastes…
    Obrigada!

  74. Vitória

    Olá, gostaria de saber se uma pessoa com perfil “racional”, mas que no teste vocacional apresenta o resultado “em busca do prazer”, obteria destaque na área de comércio exterior. Também gostaria de saber se a área de marketing internacional é promissora.
    Obrigada.

  75. Daniele

    Olá
    Gostei muito do site e da matéria. Quero dar continuidade aos meus estudos, e estou pesquisando sobre cursos superiores.
    Pretendo fazer o curso de Relações Internacionais, gosto muito da área, mas quero fazer primeiro um curso de tecnologia em comercio exterior, atualmente faço inglês, e gostaria de saber se estou fazendo uma escolha certa e que tenha futuro profissional.
    Obrigada.

  76. Bruna da Silva Ferreira

    Olá
    Estou muito interessada em cursar comércio exterior,porém estou no 2° ano do ensino médio e surgem diversas dúvidas.Sempre desejei fazer uma faculdade federal,porém em minha cidade há a Univille que recebeu o prêmio de melhor curso de comércio exterior do Brasil,desejo saber a opinião de vocês quanto a faculdade pública e privada.Outra dúvida,sou uma pessoa comunicativa,faço inglês há 6 anos e tenho vontade de aprender outras línguas,porém não sou fã de matemática,acredita que mesmo assim devo presistir no desejo de cursas comécio exterior ? Obrigada.

  77. Andressa

    Olá…
    gostei muito do comércio exterior, penso que futuramente posso cursa-l0, mas queria uma opiniao profissional, pois apesar de me interessar por linguas estrangeiras e negocios, não gosto mto de viajar e deixar as pessoas q gosto. por um acaso há um “ramo interno” do comércio exterior ? sem viagens , por exemplo??
    e por enquanto, só encontro os cursos tecnologicos, com duração de 2 anos… se eu o fizer, e nao fizer o bacharelado, poderei me prejudicar profissionalmente??

    agradeço desde já a atenção

  78. Pedro Addler

    Olá Nathalia

    Depois de concluir o curso de comércio exterior uma boa dica de expecialização é fazer um MBA.

    Se você estiver pensando em fazer uma nova graduação complementar ao comércio exterior uma boa dica é a administração de empresas.

  79. Pedro Addler

    Olá Renato Lopes

    Realmente, saber mais idiomas para a carreira de comércio exterior não é um diferencial é um pré-requisito: você realmente vai ter que estudar idiomas.

    Minha dica é a seguinte, começe pelo básico, entre em um curso de Inglês, depois do Inglês você pode fazer também Espanhol ( que é mais simples ) e depois se quiser ir mais longe pode tentar um idioma mais complexo: Alemão, Francês ou Mandarim.

    Com essas dicas com certeza sua carreira em comércio exterior vai decolar !!!

  80. Pedro Addler

    Olá Janaina

    Se você quer fazer o curso de comércio exterior e não fala nenhum idioma ainda ( fora o Português ) é melhor correr e se matricular em um curso de Inglês !!! ( Inglês é pré-requisito para o curso de comércio exterior )

    Em relação a estágios na região de Guarulhos-SP, você vai encontrar muita oportunidade de trabalho na cidade de São Paulo capital.

    Em relação ao curso de comércio exterior em sí, acho mais prático e simples fazer diretamente o bacharelado de 4 anos, desta maneira você já sai com o diploma superior e pode começar a atuar.

  81. Pedro Addler

    Olá Jacke

    Não se preocupe, o mais importante você já fez: tomar uma atitude e começar a estudar idiomas, você pode tranquilamente conciliar o seu curso de Inglês com o seu curso de comércio exterior.

    Em relação a cálculos e matemática, você vai encontrar sim, afinal é um curso de exatas, mas não é nada muito complicado, se você estudar passa em tudo com certeza.

  82. Pedro Addler

    Olá Danielly

    Realmente se você quer entrar logo no mercado de trabalho fazer um curso tecnológico de comércio exterior é uma otima opção, afinal o curso dura menos e é mais simples.

    Mas não se engane: o profissional formado no curso tecnológico não pode fazer o mesmo trabalho de um formado no bacharelado, o profissional formado no bacharelado de comércio exterior ( devido ao fato do curso ser mais completo e mais difícil ) pega os melhores empregos.

  83. Pedro Addler

    Olá Angélica Pinto

    Sim, pode sim. Terminando a faculdade de administração de empresas você pode iniciar uma especialização em comércio exterior.

    No entanto, você não vai poder trabalhar em todos as áreas que um profissional formado em comércio exterior mesmo, você só poderá trabalhar na área a qual você se especializou.

  84. Pedro Addler

    Olá Anderson Ferreira

    Apesar de comércio exterior e marketing não serem áreas muito próximas, você pode fazer sim.

    Em relação ao mandarim ( idioma falado na China ) é um idioma bem difícil !! Se você se disponibilizar a aprender vai ser um grande diferencial para você conseguir melhores empregos na área de comércio exterior.

  85. Pedro Addler

    Olá Sérgio

    Os cursos de bacharelado em comércio exterior por serem os mais completos e complexos em geral são reconhecidos sim no exterior, já os tecnológicos… nem todos são.

    Recomendo que faça o bacharelado mesmo, apesar de levar mais tempo você não vai ter grandes dificuldades ( afinal já tem uma boa experiência ) e vai garantir um diploma melhor.

  86. Rafael Fonseca

    Olá Marcel

    Essa foi uma pergunta bem interessante !! Realmente você pode sim trabalhar na área de comércio exterior ( pelo menos em uma empresa da área ), basta você se especializar em Direito Comercial.

  87. Pedro Addler

    Olá Luiz Rodrigo

    Realmente você tem um bom perfil para a área de Comércio Exterior, já tem uma formação em Marketing, gosta de economia e de línguas.

    Recomendo que você faça sim uma pós graduação em comércio exterior, encaixa perfeitamente com seu perfil.

  88. Pedro Addler

    Olá Vanessa

    Como você mesma sabe, o profissional graduado em um curso tecnológico não pode atuar em todas as áreas de um profissional que fez o bacharelado em comércio exterior ( curso mais completo ).

    No entanto, você vai poder atuar na maioria das áreas.

    Fazer uma pós graduação ou então especialização em comércio exterior com certeza vai valorizar muito seu currículo, recomendo que faça.

    Fazendo esta especialização em comércio exterior seu currículo poderá sim, ser tão valorizado quando o de um profissional que fez o bacharelado.

  89. Pedro Addler

    Olá Valdeline

    Que bom que você gostou do nosso site :P ficamos sempre muito felizes do reconhecimento do nosso trabalho.

    Em relação ao mercado de trabalho para comércio exterior na Bahia, o mercado é mediano, pois a Bahia não é um estado de foco industrial, recomendo que você procure a região Sudeste em especial o estado de São Paulo.

    Em relação ao Inglês, recomendo que você capriche mais, Inglês Intermediário não é suficiente para todas as empresas que trabalham com comércio exterior.

  90. Pedro Addler

    Olá Silma de Sá

    O estado do Amazonas possui uma grande plataforma industrial na Zona Franca de Manaus, no entanto, a maioria da produção é destinada ao mercado interno,o que limita a ação de profissionais de comércio exterior. Recomendo que procure trabalhar em outras regiões do Brasil.

  91. Pedro Addler

    Olá Katherine

    Para poder se “afundar no comércio exterior” como você mesma disse, recomendo que você estude bastante Geografia, atualidades, economia e também idiomas (principalmente Inglês).

    A matemática, que é o medo de muitos, faz parte sim do curso de Comércio Exterior mas é basica, você vai tirar de letra, ela se resume basicamente a Matemática Financeira ( matemática relacionada e economia ) e Estatística.

  92. Pedro Addler

    Olá Felipe Whesley

    Infelizmente, formado como tecnólogo, você não vai poder fazer todas as tarefas executadas pelo bacharel em comércio exterior mais vai poder fazer a maioria, especialmente as tarefas técnicas.

  93. Pedro Addler

    Olá Angélica Rodrigues

    Que bom que você gostou da nossa matéria de Comércio Exterior ficamos muito felizes :P !!!

    Em relação ao transporte e logística tem sim toda a relação com o comércio exterior !! Além destes conteúdos fazerem parte da grade do curso, você também pode fazer Logística como especialização da graduação em comércio exterior.

  94. admin

    Olá Vitória

    Seus resultados nos nossos testes mostram que você tem um perfil psicológico interessante, apesar de ser racional, você sabe se divertir pois tem também o perfil “Em busca do Prazer”.

    Em relação a outra pergunta, os racionais, por causa da facilidade de raciocínio lógico, tem sim um ótimo potencial para fazer comércio exterior.

  95. Pedro Addler

    Olá Vitória

    Seus resultados nos nossos testes mostram que você tem um perfil psicológico interessante, apesar de ser racional, você sabe se divertir pois tem também o perfil “Em busca do Prazer”.

    Em relação a outra pergunta, os racionais, por causa da facilidade de raciocínio lógico, tem sim um ótimo potencial para fazer comércio exterior.

  96. Pedro Addler

    Olá Daniele

    Acho a sua escolha interessante, fazendo o curso tecnológico/técnico de comércio Exterior primeiro você já vai aprendendo o básico da área para depois fazer o bacharelado de Relações Internacionais com mais qualidade.

    Outra vantagem é que fazendo o curso tecnológico de comércio exterior primeiro você já pode ir trabalhando enquanto faz Relações Internacionais.

  97. Pedro Addler

    Olá Andressa

    Com certeza !! Há vários empregos de comércio exterior que não vão demandar que você viaje !!

    Como você gosta de línguas e também de negócios, pode trabalhar tranquilamente como consultora de comércio exterior.

  98. Pedro Addler

    Olá Bruna da Silva

    Sim !!! Pelo que lí no seu depoimento você tem sim um ótimo perfil para comércio exterior.

    Além de falar e se dedicar ao Inglês a muitos anos, você também gosta de línguas, viagens e é bastante comunicativa.

    Em relação a matemática, você não precisar desenvolve-la a fundo pra fazer comércio exterior algum conteúdo básico já é suficiente, por isso não se preocupe, você vai dar conta tranquilamente.

  99. HUMBERTO DAIMIANI

    OLA !!Sou academico do 2 semestre do curso de comercio exterior e trabalho com qualidade textil,estou gostando do curso quero saber se ja no 2 semestre ja posso pleitar um estagio …nao precisa ser remunerado mas so pra entrar no meio profissional …tenho ingles intermediario e tem 2 empresas grandes de comercio exterior em minha cidade .Desde ja obrigado !

  100. vivi

    pretendo fazer o curso de comercio exterior acho muito legal,ms tenho uma duvida…o bacharel é uma graduação que eu tenho q fazer por escolha após a faculdade ou ja faz parte do curso,quando estou na faculdade já é incluso?
    obg

  101. Nichollas

    Concluirei o ensino médio este ano e estou pensando em cursar Comércio Exterior. Porém só há na cidade vizinha o Bacharelado em uma unica Universidade (UNIMES) ou bacharelado em adm com formação especifica em Comex em outra, (UNISANTA). No entando, na UNIMONTE há o Curso Tecnologico se eu o fizer depois eu posso cursar o MBA em Comex ? Vale a pena ?

  102. Karina

    Olá, gostei muito do site, parabéns !
    Então,estou no Ensino Médio e estou em dúvida em qual profissão seguir.Já fiz vários testes vocacionais e cada um dá um resultado. haha
    Mas eu gosto muito de viajar, conhecer novas culturas e outras línguas então me interessei por comércio exterior e relações internacionais, mas eu não gosto muito de matemática, isso me impediria de fazer comércio exterior ? e estou com medo do mercado de trabalho de relações internacionais e só tenho uma língua estrangeira(o inglês)mas gostaria de aprender espanhol.Mas não gosto muito de ler para seguir na carreira de relações internacionais. Qual profissão me recomendaria ?
    Obrigada ! :)

  103. Charllys Vinny

    Olá, gostaria de saber qual são as quatros linguas que estão em evidencia no mercado interior e exterior?

  104. ADILSON PINHEIRO

    olá pedro boa noite..
    preciso saber dessa informação,eu quero fazer relações internacionais ha distancia pela rede internacional de ensino livre reconhecido pelo mec.e pertendo fazer pós-graduação presencial ou mestrado quero saber sua opiniao ha cerca desse assunto sabendo que ha formação e livre isso nao vai influenciar em alguma coisa futuramente quando for concorre ha um, emprego sabendo que este curso de R>I e especifico para carreira diplomatica.

  105. Amanda Cristina

    Olá! Ano que vem vou começar um tecnico de comercio exterior de 3 anos.
    Depois que eu acabar o tecnico queria fazer uma graduação do curso relações internacionais. Os dois tem haver? Isso é uma boa? obrigada.

  106. Marques

    Olá amigo, tudo bom?

    Então, em minha cidade há curso de Comércio Exterior, no entanto o curso é de 2 anos. O curso não é técnico, é um curso superior, reconhecido pelo MEC, e direcionado por uma grande faculdade.
    Há problemas maiores nesse quesito?

    Agradeço!

    • Pedro Addler

      Oi Marques, não há problema algum, com este tipo de formação você se torna Tecnólogo em Comércio Exterior. Boa sorte!

      • Marques

        O fato de ser um tecnólogo irá dificultar tomada de cargos ou qualquer tipo de restrição ao mercado? Desde já agradeço!
        Parabéns pelo excelente trabalho!

  107. Rubia Silva

    Oi, eu moro na Suiça, e gostaria muito mesmo de fazer esse curço, pois tenho conhecimento em france e estou no 2 ano de almão, falo pouco espanhol e nada em ingles, eu gostaria de fazer uma formação aqui, mas tbm so tenho o ensino fundamental, eu queria mesmo fazer esse curço, embora não me pareça que eteja facil, mas… vamos lá, gostaria que alguém podesse me ajudar por onde começar… um grande abraço!!!

  108. Donna

    Boa tarde! Tudo bem?
    Estou querendo fazer a faculdade de comercio exterior, trabalho na area de transportes, acho que seria interessante para o meu futuro, mas tenho uma duvida… Para fazer esse curso, temos que falar varias linguas? O curso oferece alguma aula de lingua estrangeira?

  109. Gustavo Freire

    Olá Pedro;

    Na minha cidade tem o curso de comercio exterior mais de 2 anos e meio que é um curso superior tanto que após o curso pode se fazer mestrado e ai por diante, eu gostaria de saber se compensa fazer ou se vc indica um curso de 4 anos???

  110. Anderson

    Bom dia Pedro,
    Estou terminando o curso de Tecnólogo em Logística, e pretendo em seguida fazer uma pós em comércio exterior, estou também fazendo curso de inglês(estou no nível intermediário), gostaria de orientações, o que você recomendaria, obrigado.

  111. Marcelo Holanda

    Estou prestes a começar Comércio Exterior Tecnológico, a instituição que oferece o curso tem muito respaldo.Gosto de conhecer novas culturas, outros idiomas mais ainda ão tenho outra língua ainda, mas, estou disposto a iniciar o mais breve devido a motivação que o curso está me passando.Ainda não tenho ideia, onde buscar informações com os profissionais que já trabalham na área, quais são as empresas que procuram esses profissionais.Me identifiquei com todas as características “exigidas” pela área e estou muito empolgado.O curso tem a duração de 2 anos.Devido ao tempo do curso, isso pode me prejudicar?Posso não ser bem visto no mercado de trabalho? Sou de Fortaleza…

  112. Thalita

    Olá bom dia!
    Eu faço Administração de Empresas e gostaria de saber se uma pós graduação em Comércio Exterior é uma escolhar porque me identifico muito com o curso porque minha pretenção é morar no exterior.
    Este curso pode ser promissor enquanto carreira no exterior?
    Att

    Thalita Germana

  113. Rodrigo Fernandes de Souza

    Olá Pedro tudo bem??

    Olha vi que aqui você responde algumas perguntas de algumas pessoas, então resolvi tirar uma pequena duvida com você!
    Cara, estou interessado em fazer um curso de Comercio Exterior pela FATEC, minha duvida é, será que após me formar vou ter problemas com o mercado de trabalho devido ao curso ser um tecnologo e não bacharel??

    Agradeço desde já! Fica com Deus.

  114. natalia da silva

    bom quero fazer comercio exterior mais precisa da nota no enem eu fiz ano passado tem algum problema?

  115. Suelle

    Olá, bom dia.
    Vou prestar Comercio Exterior na FATEC.
    Tenho conhecimento básico de inglês, mas certamente vou aprimorar assim que terminar de pagar meu curso pré-vestibular.
    O curso da FATEC é de nível tecnologico, gostaria de saber se existe pós-graduação para esse tipo de faculdade.
    Obrigada.

  116. Heris

    Olá, eu quero começar a fazer uma faculdade e me identifiquei muito com comercio exterior tecnológico, faço mandarim e frances. Basta? ou é imprecíndivel ter ingles e espanhol?
    obg.

  117. Donizete Simoes De Matos

    Boa tarde !

    Vou começar o curso de tecnico em comercio exterior no proximo ano, e pretendo me expecializar na area.
    Gostaria de saber qual é o melhor tipo expecialização que eu poderia fazer para que eu não tenha dificuldades na hora de arrumar um emprego na minha area pretendida ?

    Obrigado !!!

  118. leo jaresom

    oi, tudo bem gostei muito desse site, gostaria de tirar algumas duvidas, eu quero fazer ciencias contebis, depois eu posso me especializar em alguma area de comercio exterior, eu nao sei falar outras linguas, estou comecando a estudar ingles agora, o que vc me diz, acho que vale apena eu fazer contabeis e depois especializacao da area de comercio exterior, ou fazer comercio exterior e contuniar ingles?…obg

  119. Vine

    Olá estou terminando um curso de Tecnologia em Comércio exterior, porém estou um pouco inseguro, por se tratar de um tecnólogo. Você que está no mercado acha que vou sofrer algum tipo de discriminação por ser uma graduação de curta duração?
    Att

  120. Mariana Giavoni

    Olá,
    Estou esperando sair o resultado da FATEC Barueri e acho que passei mas estou com muito de medo de fazer comex tecnólogo, vi até que vc comentou que o salário de quem se formou em bacharel é mais alto do que de quem se formou em tecnólogo. Os salários podem se igualar ou o bacharel sempre ganhará mais? Se eu fizer uma pós o salário aumenta? E qual seria uma boa pós ligada à essa área?
    Vc indicaria que eu fizesse FATEC ou seria melhor fazer um bacharel em uma faculdade particular?
    E fazendo fatec em quanto tempo de curso já consigo emprego na área?

    Aguardo sua resposta,
    Muito obrigada :)

  121. Cristina

    oii gostei dos comentarios … e decidi que vou fazer superior tecnologico em comercio exterior e queria saber se depois de formada posso prestar concurso publico para a receita federal?

  122. Luccas Cruz

    Gostaria de saber se o Curso pela Estacio é bom e qual Pós Gradução posso fazer formado em Comercio de Exterior…

  123. Bruna

    Boa tarde!

    Curso o tarseiro semestre em tecnólogo de comercio exterior no período de 2 ano na faculdade UNIP.
    Quero ser analista devo fazer pós graduação em que ? e gostaria de saber o que um analista de comercio exterior faz exatamente quais os pontos negativos dessa profissão pra ser mais especifica.

    Obrigada!

  124. Gabriel

    Olá,gostaria de saber se fazer o curso superior tecnológico em comércio exterior vale a pena, mesmo que seja apenas em 2 anos… Poderei trabalhar onde? Vlw

  125. Priscilla

    Oi estou fazendo faculdade de International Business and management na universidade de Oxford Brookes na Inglaterra. Gostaria de saber se o curso que estou graduando eh equivalente ao curso de comercio exterior no Brasil e se quando terminar vou poder atuar na area. Falo alemao basico, espanhol, Ingles obviamente e estou aprendendo mandarin. Sera preciso me focar mais na area de logistica? Ou meu curso ja equivale ao comex? Muito obrigada pela atencao!

  126. Agatha

    Olá, tudo bem?

    Acabei de terminar o ensino medio e vou engressar na faculdade, estou com uma enorme duvida sobre o que cursar e tenho que decidir logo, optei por comercio exterior nem sei muito o porque, porem lendo o portal vi que precisamos ter conhecimentos em linguas entrangeiras e matematica, nao me dei muito bem na escola em relação a essas materias rsrs voce poderia me ajudar?
    obrigada

  127. Felipe Judice

    Ola estou muito interessado em comex mas não acho uma faculdade para fazer Curso de Comércio Exterior de Nível Superior ( Bacharelado )aqui no Rio de Janeiro, se alguém souber de alguma ou algo do tipo eu agradeceria muito

  128. Priscilla

    Bom dia, eu moro na Inglaterra e faco faculdade de International Business and management. Gostaria de saber se meu curso equivale ao curso de comercio exterior no Brasil porque eh nessa are que eu gostaria de trabalhar, ou se devo trocar de curso? Estou no meu primeiro ano, segundo semestre e teria que mudar imediatamente se for necessario, devo mudar para logistica? Ou estou cursando o curso certo? Falo ingles fluente, espanhol, fiz 5 anos de curso de alemao porem estou sem pratica-lo e estou aprendendo Mandarin. Obrigada pela atencao.

    Priscilla

  129. Geraldo Ribeiro Junior

    Ola Pedro estou fazendo um curso tecnologo em comércio exterior pelo sistema Ead com duração de 2 anos .Gostaria de assim que me formar fazer uma pos graduação, voce poderia me aconselhar em que curso fazer ou se posso optar por outro fora desta area

  130. Edite

    Olá, estou querendo fazer faculdade de comércio exterior assim que terminar os estudos, porém não tenho conhecimento de outras línguas, mesmo assim eu posso seguir essa carreira? oque eu preciso pra poder entrar nessa área? oque será exigido na faculdade?

  131. João Pontes

    Ola Pedro ! Sou um jovem de 14 anos , amo viajar conhecer novos lugares , estou na dúvida de qual profissao seguir , meu principal foco é a diplomacia mas , não conheço a profissao totalmente , e ao visto parece que você apenas viaja para cuidar de negócios ,e mal conhece o local direito , tambem vi que Comercio Exterior tem muita relação com viagems , entao queria por.favor que me explicasse como funciona e se você tem alguma indicação de um bom emprego que ganhe um ótimo salário , viaje muito e que tenha um bom tempo livre para andar e conhecer tal cultura de tal pais ou cidade! por favor me ajude nessa difícil decisão . grato !!

  132. Patrick Nunes

    oi…queria saber quais universidades nas cidades de Sao Paulo e Rio de Janeiro oferecem o bacharel de comercio exterior???Quero fazer comercio exterior mais estou com dificuldades em achar universidades que tenham…agradeço se me ajudarem
    obrigado

  133. rondiney nascimento de souza

    ola,estou precisando de um auxilio no meu curso de gestão e logística.Quem pode me ajudar?

  134. Claudia

    Olá, Eu fiz o curso tecnólogo de Comercio Exterior, gostaria de saber qual a Pós ideal para se fazer para quem trabalha nessa área.

    obrigada!!

  135. Giliard Santana Moreira

    Caros, bom dia!
    Tenho uma dúvida, podem me ajudar?
    Comecei agora no inicio do ano a cursar Comercio Exterior, mas, não me dou muito bem com o inglês, farei espanhol, ajuda?
    E com quanto tempo de superior posso conseguir um estagio? Muito bom o site.

    Grato pela atenção!

  136. karina

    karina….olá na minha cidade ainda não abril inscrisõe para tecnico em comercio exterior então pensei em fazer livre importação é exportação e depois fazer basico em comercio exterior
    o pobléma é que eu tenho receio de esta indo pelo caminho errado por não esperar vc que já tem um conhecimento poderia me dar algumas dicas des de já agradeço.

  137. Letícia Frasom

    Olá, quero saber se tem alguma faculdade de relações internacionais com ênfase em comércio exterior, já que quero ter possibilidades de emprego nessas duas áreas só que o meu foco é o comercio. Se há outro curso que posso fazer para tem formação em comércio exterior qual seria?

  138. Jana

    Oi, faço contabeis e gostari de fazer uma pós voltada a area de comercio exterior… compensaria???

  139. Sophia

    Gostaria de sabe quais as opcoes de faculdade privadas e publicas que existe para cursar o Comercio exterior

  140. viviana

    Olá boa tarde,

    Estou interessada em fazer o curso de Relações Internacionais, porém devido ao meu emprego não posso fazer o curso presencial. Pensei em fazer o curso Comércio Exterior a distancia e fazer uma pós graduação ou curso de especialização em Relações Internacionais.

    Minha dúvida é… Seria uma boa opção?

    Estou com essa dúvida antes de efetuar a matrícula para o curso.

    Obrigada pela ajuda ….

    Fico no aguardo

    Viviana Rosa

  141. Fábio Santos

    Olá, Boa Tarde!

    Gostaria de saber qual é a hj a melhor faculdade na area de comércio exterior no Brasil e no mundo pois devido uma reportagem já assistida por mim disseram que hj a melhor faculdade (universidade) voltada pro comércio exterior no mundo encontra-se na Chiva. Essa informação procede? e no Brasil? Ah! Será uma boa se ter uma graduação no exterior visto as dificuldades que o Brasil hj enfreta na area de Importação e Exportação visto que a Logistica Internacional pro Brasil tem vários problemas? Abração.

  142. Leandra

    Olá,gostaria de saber quais as faculdades públicas que oferecem o curso de comércio exterior ?

  143. junior

    gostaria de saber qual é a importância da gestão por competência em comércio exterior, como ela é aplicada no mercado de trabalho e a parte do desenvolvimento através dessa gestão ?

  144. Carolina

    Oi Pedro, eu fiz intercâmbio de high school nos Estados Unidos pelo periodo de 10 meses e só voltarei em junho desse ano. Ainda não tenho certeza do que quero cursar, percebi que seu conhecimento nessas areas é vasto, gostaria de dicas. O que você acha que eu deveria cursar e que o intercambio me deixaria à frente? Pensei em Adm, comercio de exterior, economia e hotelaria… Muito obrigada, adoro o blog!

  145. leticia

    Ola, estou no ultimo ano do ensino médio e um tanto quanto nervosa em questão do vestibular.
    Amo escrever e ler, sou fluente em inglês e sou ótima em comunicação no geral e uma negação para matematica avançada..estou na duvida entre 4 areas: Publicidade e propaganda, Relações internacionais, jornalismo e comercio exterior.
    Gostaria de algum conselho e saber também qual atualmente esta com o melhor mercado. obrigada

  146. Sarah

    Olá, estou no terceiro semestre de Comércio Exterior, e estou gostando muito do curso. Confesso que não foi a grande paixão da minha vida, mas acabei me identificando. Me falaram que ganha-se pouco nessa área de comex, disse que dá pra ser bem sucedido se tiver o próprio negócio, mas se for trabalhar pra terceiros é pouco viável.
    Gostaria de saber sobre faixas salariais, alguém me ajuda ?

  147. Eli

    Olá
    Sou Engenheira Agrônoma e gosto muito da área de comércio exterior, porém, só tenho experiência na área administrativa e com compras internacionais pessoais. Gostaria de saber se seria melhor fazer uma pós-graduação ou um técnico para iniciar nessa área?
    Obrigada

  148. larissa

    ola, eu gostaria de iniciar o curso tecnólogo de comercio exterior porem não sei como anda o mercado de trabalho para essa profissão e nem a instituição que eu posso cursar. lembrando que eu resido em campinas. vocês podem me dar algumas dicas??

  149. Nadia

    Boa noite a todos,
    sou italiana e há 4 anos moro no Brasil. Sou formada em Relações Internacionais na Itália, pós-graduada em Direitos Humanos e cursei Comercio Exterior no Senac. Morei em muitos países e a minha principal experiência é de Coordenadora de Projetos de Cooperação Internacional. Casei com um brasileiro e, causa a dificuldade de permanecer no terceiro setor, decidi de entrar no Comércio Exterior. Porem, até agora sem sucesso. Além do italiano, tenho nível avançado de português e inglês e possuo nível intermediário de espanhol e básico de francês. Como posso aumentar as minhas chances de entrar neste setor? Desde já agradeço a ajuda. Nadia

  150. Alexandre Del Rey

    Boa tarde!
    Sou um bacharel em Administração com habilitação em Comércio Exterior e trabalho em uma estatal exercendo cargo comissionado de Coordenador Regional de Logística de Cargas, área mais próxima de minha formação técnica/acadêmica. Estou com 38 anos e às vezes sinto que devo alçar novos vôos profissionais porém moro em Brasília e sinto certa limitação. Existe algum tipo de estudo para identificar as melhores oportunidades? Tem alguma sugestão sobre cursos de mestrado/doutorado para melhorar minha posição profissional? Muito Obrigado! Alexandre

  151. otavio

    gostaria de saber se alguem pode me informar se para cursar negocios internacionais eu devo sabar alguma ligua extrangeira ou ao longo do curso eu posso pratica-la .

  152. Sara

    Boa noite .

    Eu tenho uma enorme dúvida se eu devo fazer Relações Internacionais primeiro ou Comércio Exterior , o que você me indica ,? E se no caso eu fizer Relações Internacionais primeiro a grade curricular de Comércio Exterior cai ,?
    E a última pergunta que eu tenho a fazer é ,como só falta um ano pra mim termina o Ensino Médio e ingressar num curso superior , eu gostaria de tá fazendo um curso superior em que , eu possa tá representando minha empresa pelo mundo a fora , esta administrando ou até mesmo fazendo negociações . Estou no caminho certo em pensar em Relações Internacionais ou Comércio Exterior , ou nenhuma dessas duas tem haver com o meu objetivo ,?

    Agradeço desde já , e vou ter o grande prazer de indicar seu site a outras pessoas .Muito Obrigada

  153. JOVANETE

    ola eu estou cursando o curso de tecnólogo em comercio exterior escolhi esse curso pois foi o q mais se aproximou de administração já q é a área q eu gosto de atuar,estou fazendo certo de cursar tecnólogo em comercio exterior pra depois fazer bacharelado em administração? me ajude por favor to com duvida se estou fazendo certo ou certo ou errado.

  154. Constancio Tsambe

    Ola, adorei este artigo. descobri – o procurando o plano curricular do curso medio dos técnicos aduaneiros, disciplina de comercio externo. meu objectivo é conseguir juntar vários planos de estudos de modo a compara – lo com outros tantos de que me disponho. peco que envie por favor.

  155. Samuel

    Olá, estou formando em Administração e estou buscando uma pós em comex, porém ainda não sei em qual fazer. Alguém poderia me informar, além da FGV, uma boa pós aqui na região de são paulo e interior e sul de minas.
    Obrigado pela ajuda.

  156. Matheus

    Boa tarde, estive observando este site e achei muito legal, pois sou um mero aprendiz nessa área do COMEX, ja estou cursando a 1 ano e meio e até hoje eu não me preocupei com algum lugar ou qualquer outra coisa relacionada ao curso, Gostaria de sabe se eu me formar como tecnólogo e depois fazer uma “PÓS”, eu ainda estaria na área de atuação como NEGOCIAÇÃO E AREA TECNICA?
    O

    Obrigado e no Aguardo,
    Parabéns pelo SITE….

  157. mirian

    Gostaria de saber se na area de comercio exrerior e bom eu fazer inrercambio e se posso consegui emprego fora do brasil obg me responde bjss

  158. Adrielle Lemos Morel

    Estou cursando o 1º Semestre do curso de Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tenho um trabalho de pesquisa da disciplina de Economia A e gostaria de saber quais conhecimentos de Economia um profissional que atua na área de Comércio Exterior precisa adquirir para ser bem sucedido?

  159. Eduardo

    Olá! Bom dia!
    Meu nome é Eduardo sou formado em Direito e estou terminando um curso técnico em Contabilidade aqui em São Paulo. Estou pesquisando acerca do curso de Comércio Exterior. Sempre atuei no comércio e gostaria de unir essa minha experiência de negociador à minha formação. Pelo que pesquisei o curso de comex usa muito legislação o que deve me ajudar bastante, porém a minha dúvida é se devo já ingressar nesse mercado de trabalho para já ir ganhando experiência. Atenciosamente, Eduardo

  160. Bruno

    Olá,

    Sou graduado no curso Tecnologo de Gestão Logística, minha duvida é em relação a ligação ao comeércio exterior, pois , estou interessado em migrar para essa área . Estou prestes a começar um curso de analista de comércio exterior pela Abracomex. Serei bem aceito em alguma empresa com esse meu curriculo? Sendo que minha principal formação não é em comex?

  161. indy plancher

    ola boa tarde pessoal,eu sou de caribe mas moro no brasil a dois anos,eu falo frances,ingles,espanhol,entao eu sou nativo frances,estava procurando no web achei esse site interesante,entao alguem pode me da mais info sobre o comercio exterior pois queria fazer o curso ainda nao sei cual e o melhor….o bacharel ou a tecnologia muito obrigado pessoal.

  162. ALYNE

    BOA TARDE.
    EU ESTOU COM MUITA DUVIDA.
    ESTAVA FOCADA EM FAZER COMERCIO EXTERIOR, MAS TENHO DUVIDA EM RELAÇOES INTERNACIONAIS TAMBEM.. MAS NAO TENHO NENHUMA LINGUA ESTRANJEIRA IRIA FAZER JUNTO COM AFACULDADE.
    MAS AGORA ME SURGIU A IDEIA DE FAZER ADMINISTRAÇÃO COM ENFASE EM COMERCIO EXTERIOR. SERIA UMA BOA OPÇÃO FAZER ADM COM ENFASE COMEX OU JA IR DIRETO PRO COMEX.

  163. Estefano A

    Boa tarde, no momento tenho conhecimento na área de informatica mas nada específico gostaria de saber o que impede de fazer o curso de comercio exterior para idade de 36 anos existe algum empecilio?

  164. Joyce Costa

    Prezados,
    Boa Tarde!
    Estou no estagio mais importante da minha vida que é ingressar na faculdade. Estou interessada no curso Comércio Exterior. Porém, estou fazendo curso de inglês, mas não domino a língua a ponto de ser fluente afinal, tenho apenas um ano de curso. Isso interfere no curso de comercio exterior, ou seja, para entrar na faculdade preciso falar fluentemente?

    Atenciosamente,
    Joyce Costa

  165. Mauri

    Olá, tudo bem?!
    Eu queria saber se é possível atuar na área de comercio exterior, falando apenas o idioma francês?

  166. Antônio

    Nossa, o pessoal possui muitas dúvidas quanto ao comércio exterior, moro em Natal/RN e estou no segundo período do tecnólogo em comércio exterior com duração de 3 anos no IFRN, para o pessoal que está com dúvidas e não possui inglês e espanhol suficiente, se informe na instituição onde deseja cursar. A minha grade curricular inclui 2 semestres de inglês, espanhol e francês instrumental.

  167. Denise

    Tenho pós-graduação em Comex, inglês avançado, fiz um Intercâmbio de um mês no Canadá e um amigo enviou meu CV para a área de Comex de uma grande empresa onde ele trabalha.
    Gostaria de saber quais os testes que os RHs geralmente aplicam, principalmente na matemática, para eu me preparar caso eu faça o processo seletivo.
    Obrigada, Denise

  168. Jonas

    Vou prestar o vestibular esse mês para comercio exterior.. Irei fazer o de 2 anos tecnologo.. Depois pretendo fazer uma pós.. Fico muito em desvantagem se comparado com um bacharelado?

  169. Braima

    Olá sou Braima ( guineense) de guine-bissau estou fazer o curso de comercio international no marrocos
    já estou no 2 ano para ter o meu bachaler,numa escola tecnico,eu quero saber os cursos que posso fazer para dar mais continuidade ao meu estudo até mestrado? por fim eu gosto muito deste guia e um abraço para todos.

  170. valter

    Preciso de ajuda para fazer trabalho de DPs na materia de Comercio Exterior

  171. Franklin

    Gostaria de saber quais são os melhores livros sobre Comercio Exterior para quem está começando o curso ?

  172. João Luiz Altenburg

    Olá, gostei muito desse site. E tenho uma dúvida, irei me formar em engenharia elétrica agora (2013/II), entretanto não me vejo atuando na área. Sempre tive interesse por comex, e cada vez que leio meu interesse aumenta. Entretanto vocês saberiam se é possível utilizar meus conhecimentos em Engenharia Elétrica e aplicar ao Comex?
    PS: de acordo com o teste de personalidade a minha é Guardião.

  173. Pingback: [Teste] Personalidade (parte9)… | BIDTech

  174. Bruna Teixeira

    OLA E CHAMO BRUNA E MORO EM MANAUS,AM GOSTEI MUITO DO SITE DE VOCÊS REALMENTE FAZEM U OTIMO TRABALHO. BEM,EU ESTOU CURSANDO O 3ºANO DO ENS.M E PRETENDO CURSAR BAC. EM COMERCIO EXTERIOR POIS AMO OUTRAS LINGUAS E CULTURAS E PRETENDO MORAR NOS EUA ,Você ACHA QUE ESSA PROFISSAO É IDEAL PARA EU CONSEGUIR REALIZAR MEUS SONHOS,E QUAIS REQUISITOS DEVO SEGUIR PARA CONSEGUIR MEUS OBJETIVOS?
    DESDE JA AGRADEÇO A RESPOSTA.

  175. Gabrielle

    Olá, adorei o site, parabéns!
    Tenho 16 anos e me interessei muito em comércio exterior e relações internacionais.
    Mas a questão do comércio exterior (espero que a dúvida não fique muito boba, rs) a matemática usada ao longo dos estudos é de porcentagem ou algo assim? Muito difícil?
    Aguardo resposta :)

  176. patricia

    Olá, gostaria de saber onde posso encontrar uma faculdade em sao bernardo do campo que tenha esse curso comercio exterior bacharelado, e também gostaria de saber, não sei falar nenhuma lingua, posso começar o curso , junto com as aulas de inglês?

  177. Maria Helena Magalhães do Amaral

    Boa tarde.
    Uma amiga que mora na França, quer fazer estágio em comércio internacional, numa empresa do Rio de Janeiro, de maio a julho. Ela me pede indicação de empresas no Brasil que admitam estagiários de ‘outros países, no caso a França. Será que você pode me indicar o nome de alguma dessas empresas?
    Obrigada.

  178. juliana

    Estou com uma duvida sobre a instituicao.
    Fiz um curso de basico em comex no senac, porem agora estou a procura de um tecnologo.
    estou na duvida entre o senac e a anhembi morumbi, vc saberia de me dizer qual seria melhor?

  179. BRUNA

    Boa Tarde,

    Sou estudante de contabeis, e estou pensando em fazer comercio exterior na parte da manha e continuar a facul de contabil anoite,o que voce me aconselha? aque em mato grosso do sul tem campo para comercio exterior???

  180. Jessica

    Ola! Vou comecar a fazer comercio exterior pela uninter e tb vou fazer um curso tecnico em programador de producao.gostaria de saber se programador de producao tem alguma coisa a ver com comercio exterior ou se vai me ajudar na area de comercio exterior, obrigado!

  181. Eliel

    Bom gostaria de fazer o Bacharelado em Comex, mas, aqui no RJ só tem tecnólogo, então, pensei em fazer algo que me auxilie na pós que vai ser em Comex

    Mas o que mais me ajudaria em Comercio exterior?
    já sou Avançado em inglês e começando básico em espanhol e Mandarim,( pois já fui aconselhado)
    Pensei em Relações internacionais, Ciências contábeis (por ter cálculos e adm), Marketing.

  182. Cris

    A Abracomex esta oferecendo curso em analista logistica comercio exterior , dizem ser possivel trabalhar como qq profissional de comex graduado . O curso tem duração de 6 meses e é reconhecido pelo mec . Sabe me dizer se são veridicas as informações ? Se o mercado de trabalho sera aberto tanto qt para uma graduação superior ?

  183. Ygor do Nascimento

    Na faculdade que quero fazer comércio exterior tem o curso de ”Administração – Comércio Exterior”. Dá no mesmo certo? Pretendo ter bacharelado e ser fluente em inglês e ter alemão intermediário. Sabe a base de um salário que uma pessoa com esta formação ganha no Rio Grande do Sul?

    E muito bom o site de vocês, parabéns.

  184. Marcelo Morais

    Olá,vivo em Maringá/Paraná,pretendo fazer o curso de mercado exterior,tou em dúvida se vou me mudar para Floripa ou Porto Alegre.Poderia me informar se há cursos de M.exterior nessas duas capitais? Quanto está custando a mensalidade deste curso numa faculdade privada,+ou-?
    Obrigado.

  185. daniel campos

    tenho absoluta certeza de que todas as nações trabalham em prol da propaganda e venda de seus produtos,país que exporta tem possibilidades monetárias mais amplas,tornando-se obvio ter profissionais da ária COMÉRCIO EXTERNO bem Informados com excelentes estratégias. devido esse profissional ter que estudar muito, ele sempre esta por dentro de informações importantes, sejam elas nacionais ou internacionais, sabendo este perfeitamente o que deve ser feito para alavancar o comércio.

  186. Leticia Tayara

    Bom dia,
    Estou na duvida em que faculdade fazer,
    Comercio exterior ou Publicidade e Propaganda ?
    Qual desses eu teria um retorno melhor ?

  187. celso romario alexandre issenguele

    ola o comercio exterior e um curso q eu sempre queria fazer desde crianca pork eu nasce com uma mente horizonta mais os meus pais nao possiblidade de me dar o avante,sofro muito por isso pork so na minha propria casa faco descubertas emcriveis meu number pra ajuda 934556210.gostaria de um dia trabalhar pelo meu pais

  188. Marcela Dagher

    Olá, me interessei muito pelo curso de Comércio Exterior mais tenho receio pois ainda não tenho curso de inglês e se eu começasse junto com a faculdade de Comércio Exterior talvez estaria meio que “atrasada” de alguns que já tem o inglês e estudam outro idioma. Será que é uma boa pra quem ainda não tem o curso de inglês? Obrigada

  189. Abhner Willers Bouchardet

    Bom dia,estou muito interessado em fazer o curso de comex,moro em Niteroi/rj e nao encontrei nenhum curso aqui no rio de janeiro,alguem sabe me informar aonde que eu posso fazer esse curso?desde ja agradeço

  190. Shelly

    Ola! gostaria de saber os pontos altos e baixos de ser um analista de comércio exterior?

  191. Felipe

    Olá boa tarde, estou com duvida em cursar comércio exterior. Sempre tive facilidade com idiomas, gosto de conhecer novas culturas, novas línguas etc. Vendo a grade do curso de comércio exterior acabei me interessando em algumas coisas, porém existem outras que eu sinto que não vai certo… Não acho que sou uma pessoa boa pra negociar, mas trabalho com o público através de telefone e já fiz negociões a respeito de dividas e vendas.

  192. Barbara

    Olá!
    Esse ano começo minha faculdade de Comercio exterior, e daqui uns anos quero fazer uma pós-graduação.. So estou na duvida do que fazer?
    Qual seria alguma com uma relação mais proxima??

  193. lucas

    eu queria saber a diferença entre relações internacionais e comercio exterior, pois ainda não consegui tomar uma deciçãõ

  194. Maria

    Queria saber se é uma área bem remunerada ,por que quando nos cites pesquiso não vejo bons resultados .

  195. Fernanda Freitas

    Primeiro queria agradecer ao portal por tais informações, está sendo fundamental pra mim passar a madrugada fazendo testes e mais testes, e buscando cada vez mais informações para ter a minha confirmação de que RI é realmente o que eu quero fazer.
    Em um teste disse que o minha personalidade seria de um artesão, e eu concordei plenamente com tudo que estava escrito, e não poderia estar mais certo sobre mim, e cada teste minha ideia de que era isso que eu queria pra mim, so foi se fixando, ate que eu cheguei em comércio exterior, mesmo depois de ver que se for isso mesmo, e ir pra um determinado caminho eu teria que viajar bastante, o que não foi um problema, mas o maior problema de todos foi ler “matemática” como grade básica, não que eu seja de todo um mal nessa matéria, apenas prefiro passar meu tempo lendo e escrevendo, do que me matando em fazer uma conta, e o que mais me abalou, foi pensar que eu poderia por a perder toda a esperança de finalmente ter achado minha futura profissão, por uma simples palavra, e depois de fazer esse pequeno discurso para uma simples pergunte, não me culpem eu gosto de escrever, e como dito estou no meio de uma madrugada kkkkkk voltando a pergunta, isso vai me afetar muito ? a dita matemática como matéria basica ? e o fato de eu não me entender muito bem com ela ?

  196. janneth

    Oii.. bom eu tenho muitas duvidas mas nao sei se realmente e isso … tem gente q me informa dizendo q o comercio exterior nao tem muitas oportunidades de emprego me desanima.. vc poderia me imforma.. fico grata pela ajuda .

  197. Jefferson

    Olá Pedro,
    Estou muito interessado por este curso, eu moro no ceará e tenho intenção de estudar na UNIFOR, tenho fluência na língua inglesa e nível básico em espanhol e francês, mas preocupo-me com a concorrência por um emprego após a formação, já que financiarei o curso pelo fies, então gostaria de saber em quais áreas eu poderia atuar com maior facilidade de se conseguir um emprego bem remunerado

  198. Luke

    Olá, Queria saber se eu me graduar em administração posso fazer uma especialização em comércio exterior ?

  199. Ritchelly

    Olá pedro!
    Fiz minha matricula no curso de comércio exterior o tecnologo de dois anos, penso que assim qie terminar vou fazer uma pois para se especializar mais no assunto. moro em santos/sp e aqui tem um dos portos maiores da america latina, voce acha que isso me ajudará na procura de emprego nessa aérea ?

  200. Vagno sanyos

    Como faço para ter o registro de comércio exterior e quais esse órgãos?

  201. Mariana

    Ola,gostaria de saber se vale a pena,e se na área é reconhecido o curso online do ABRACOMEX de despachante aduaneiro e analista de logística em comércio exterior,já que são em apenas 5 meses no modo online e se recomendado começar por qual desses cursos para quem deseja entrar na área?
    Qual a diferença entre os dois cursos,e qualvc recomendaria para iniciante no assunto?
    Saberia me informar a média salarial desses profissionais?
    É necessário domínio do inglês para exercer alguma dessas duas atividades?

  202. Marcelo

    Boa tarde Pedro, gostaria de saber qual a validade que o curso técnico que realizei na Espanha de especialista em comércio exterior tem no Brasil?

  203. Mary

    Olá Pedro,
    Atualmente curso negócios internacionais em Piracicaba, entretanto, preciso me mudar para Brasília e não encontrei o mesmo curso (nem bacharel em comércio exterior, o que seria a mesma coisa). Gosto mais de comex que é mais voltado para as transações comerciais mas não quero trocar um bacharelado por um tecnológico a única opção é relações internacionais. Será que vale a pena? (estou no 4º sem).

  204. Beatriz

    Olá, vou começar o curso tecnologo de comercio exterior. E gostaria de algumas dicas. Concluindo o curso qual pós poderia fazer? Gostaria de trabalhar na área de fiscalização. Fico no aguardo, muito obrigada!

  205. Bruna

    Gostaria de saber se fazer a graduação em administração e MBA em comércio exterior é uma boa opção. E, também, se cursos ou enfase na graduação na área de marketing podem ajudar. Obrigada.

  206. Marcelo

    Oi td bem? Vou iniciar bacharelado em comex daqui 2 semanas,mas não sei inglês,será que vou ter muita dificuldade no curso? Será que é fácil conseguir intercambio para um país de lingua inglesa? Obrigado.

  207. Emerson Gonçalves

    Ola eu faço comercio exterior 3 anos to no 2 semestre vou iniciar pela abracomex o curso de internacional trader e logística internacional já comecei meu curso de inglês com esses cursos posso ter uma vantagem a mais por se mas voltado a área em geral comex?

  208. Gabriel

    Olá, então pessoal eu tenho conhecimento da lingua inglesa falo e escrevo bem, eu estou terminando o ensino medio, e gostaria de saber, se eu fazer o curso de comercio exterior eu poderei ir morar em outro país e exercer minha profissão em outro país, e se o mercado de trabalho nessa area aqui no brasil é favoravel, Des de já Obrigado.

  209. Arnaldo Oliveira

    Boa Tarde
    Sou formado em Logística, e queria saber se posso fazer pós em comércio Exterior.
    É preciso saber outro idioma para começar o curso?

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!