Ciências Exatas

Desenho Industrial – Profissão, Carreira e Informações Gerais

A função do Desenhista Industrial é aplicar os conhecimentos técnicos para desenvolver desenhos e protótipos dos produtos para o aperfeiçoamento e posterior produção.

A Carreira de Desenho Industrial

Desenho Industrial

Habilitação:
Desenhista Industrial
Duração do Curso:
4 anos
Area:
Exatas
Atributos do Profissional:
Organização e Criatividade
Salário Médio:
R$ 2500,00

A função do profissional de desenho industrial, o desenhista industrial, é aplicar os conhecimentos técnicos para criar e desenvolver desenhos para produtos que vão ser produzidos e comercializados em larga escala, tais como celulares, computadores, produtos de higiene, etc.. Ele deve sempre ter em mente funcionalidade, ergonomia (uso confortável), forma, beleza e praticidade.

O Design muitas vezes é o único diferencial entre produtos semelhantes, por isso na hora de optar entre produtos semelhantes é o design que acaba seduzindo o consumidor, sendo também um fator determinante para a compra. Esse é um ponto chave para o desenho industrial.

Design: com certeza a parte mais sedutora de qualquer produto
 

 

Grade Básica do Curso de Desenho Industrial:

  • Ciências da Comunicação;
  • Desenho;
  • CAD;
  • Teoria da Fabricação;
  • Processos Industriais;
  • Projeto e seu Desenvolvimento;
  • Materiais e Técnicas de Utilização;
  • Plástica;
  • Economia Básica;
  • Estética.

Melhores Faculdades

Foram listadas abaixo as melhores faculdades públicas e particulares, que possuem melhores avaliações junto ao Ministério da Educação (MEC), como a nota no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), confira:

  • Universidade de Brasília (UnB) – Brasília – DF;
  • Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Uberlândia – MG;
  • Universidade Federal de Goiás (UFG) – Goiânia – GO;
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – Curitiba – PR;
  • FAE Centro Universitário (FAE) – Curitiba – PR;
  • Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP) – São Paulo – SP.

Desenho Industrial: Aspectos Favoráveis

O profissional de desenho industrial trabalha principalmente para empresas de produção de máquinas, eletrodomésticos, comunicação e construção civil, auxiliando arquitetos e engenheiros. Como estas grandes empresas tendem cada vez mais a terceirizar os serviços, a criação de pequenos escritórios e estúdios de desenho industrial está em alta.

Desenho Industrial: Aspectos Desfavoráveis

A profissão de desenhista industrial é muito competitiva e a cobrança é grande, profissionais com pouco talento e criatividade geralmente tem dificuldade em encontrar oportunidades de trabalho.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. cleiton

    ola gostaria muito de fazer o curso de desenho industrial. mas muitos dizem que não é uma area de muitas oportunidades gostaria da opinião de alguem que ja fez ou faz o curso.

    • Marcelo

      Sou formado em Desenho Industrial pela PUC-RIO com habilitação em PP , me formei em 2000 com CR( coeficiente de rendimento = 8,0). O que tenho a dizer é o seguinte, não há trabalho. O curso não dá formação técnica como um curso de engenharia ou arquitetura e as empresas não tem interesse e nem necessidade em ter artesãos. Quem se forma e trabalha nessa área só encontra trabalho se virar professor de faculdade. Raramente fazem uns projetinhos que são pouco rentáveis e não sustentariam nenhum escritório com profissionais que dependessem do seu trabalho para pagar suas contas. Recomendo que faça Engenharia ou Arquitetura.

      • geovannt

        olha eu tenho uma perguntaa quem trabalha na volksvagem o salario de um desenho industtrial é praticamente uns 20 mil ou 18 mil é isso mesmo ou na mercedes-benz tembem ???

      • Thiago

        há trabalho, mas só a nata ganha bem e pode ser q vc q não tenha talento pra isso, então não generalize.

    • ANNA CAROLINA

      SIM VC PODE E DEVE

    • Walmir Novac

      Bom dia Cleiton
      Me formei em Designer Industrial pela UnG em 1992.
      Na epoca trabalhava como desenhista mecanico, e não consegui estagio na empresa que trabalhava mesmo tendo setor de desenvolvimento de produtos.P/ mudar p/ outra empresa diminuiria muito meu salario, continuei onde estava.
      Da minha turma inicial de 100 alunos 37 terminaram o curso e apenas 1 trabalha na area.
      Na epoca que comecei o curso falava-se que seria a profissão do futuro. Mas não foi o que aconteceu.
      Boa sorte

    • Marcella Rocha

      Tenho 24 anos e há dois anos estou formada pela PUC-Rio com CR 8,3. Quando comecei o curso achei que fosse realmente a profissão do futuro, mas nós vivemos em um País atrasado, onde o futuro está bem longe de acontecer. Se não quiser ganhar dinheiro, faça. Tem uns empreguinhos que pagam uma merreca… ou tem empregos excelentes para quem tem inglês fluente e um QUEM INDICA melhor ainda.
      Eu hoje estou desiludida com o Design… está profissão foi a minha paixão desde que nasci, mas hoje…não é mais… Ano que vem começo engenharia mecânica… Cansei de trabalhar 10 horas por dia e continuar pobre.

    • marcos paulo do carmo

      Não. Sou. Desenhista. Formado. Mas. Se. VC. Correr. Atrás. Da. Quilo. Q. VC. Quer. VC. Consegue

  2. Edson de Lima Domingues

    Bom Dia!

    Estou estudando Engenharia de Produção 1° semestre, amo cálculo e odeio física, então penso em mudar o meu curso para Desenho Industrial, mas tenho medo de ser um mercado saturado e os salários serem muito inferiores ao dos engenheiros e também sei que não devo me focar somente no salário é que o ramo da engenharia eu conheço e o do desenhista muito pouco.Então se poder me responder agradeço.

    • bruno ferreira

      nao gosto de matematica sera q isso e uma boa oportunidade

  3. Marianne

    Ola,tenho uma duvia, um parente meu quer fazer desenho industrial, mais ainda nao sabe se tera alguma chance.Gostaria de saber como anda a area de desenho industrial em SP e regiao metropolitana..obrigada bjss.

  4. Pedro Addler

    Olá Cleiton

    O desenho industrial é sim uma área de boas oportunidades, a questão é que é um mercado competitivo, você vai precisar de muito talento e profissionalismo para se sobressair.

    Mas vale a pena !! Se você acha que tem os atributos necessários e gosta desta área, faça sim o curso de desenho industrial.

    • catharyna

      tenho 14 anos e estou muito preocupada com meu futuro, e sempre fui boa em desenho, pintura, e artesanatos, fiquei com uma imensa dúvida em qual profissão escolher e optei por desenho industrial. o problema é que gosto támbem de tecnologia como informática, e acho que a remuneração para desenhista industrial é pouca. e ainda tenho um pouco de dúvidas sobre essa profissão, você poderia me ajudar não sei se é muito boa pela questão da remuneração.

    • Marcelo

      Acredita nisso? Vive disso? Pare de falar besteira até hoje só vi professores vivendo de desenho industrial e nada mais. O mercado de trabalho não tem espaço para gente sem formação técnica como são os designs por culpa das faculdades que não dão base sólidas para atuar no mercado como os cursos de Engenharia e Arquitetura.

  5. jade

    Gostaria de saber em que regiões do Brasil tem mais oportunidades para a área de desenho indústrial.

  6. David

    Oi, desde crianca eu sempre ouvi ser muito criativo e tenho muita nocao de espaco e gosto de passar minhas ideias para o papel mas gosto mais ainde de pegar a ideia e criar um molde em 3D, ou seja, fazer a imaginacao virar realidade. Pensava ate hoje em fazer arquitetura mas vi que eu nao gostava tanto de predios e edificios para trabalhar com isso para o resto da minha vida, estou no 2 colegial e estou meio indeciso em relacao a carreira a seguir, pois gostei muito da ideia de que o desenhista industrial pode passar suas ideias para a realidade. Conclusao: estou entre arquitetura e desenho industrial.

  7. jéssica

    olá!
    sou a jéssica e gosto muito de desenhar roupas,e etc…
    adoro moda, mas também gostei de desenho industrial!
    agora fiquei com muita dúvidas, mas adorei muito essa carreira.
    obrigada!
    atenciosamente,
    jéssica

    • Mayara

      Olá Jéssica um conselho ? se gosta de moda faça faculdade de Design de moda concerteza se encaixa no que vc gosta :) !

  8. Pedro Addler

    Olá Marianne

    Você deu sorte: O mercado para desenho industrial na região do estado de São Paulo é o mais favorável do Brasil !!

    São Paulo tem a maior concentração de indústrias do Brasil, isso faz surgir uma grande demanda por desenho industrial.

  9. Pedro Addler

    Olá Jade

    Como eu disse no comentário acima, o estado Brasileiro com o mercado mais favorável para desenho industrial é o estado de São Paulo.

  10. Aline

    Olá, estou pretendendo tentar desenho industrial este ano, gostaria de saber algumas empresas onde posso atuar.

  11. Pedro Addler

    Olá David

    Pelo que pude ler no seu depoimento você tem o talento natural para o desenho industrial !! Você tem criatividade, visão espacial e gosta de resolver problemas.

    Não jogue fora a sua vocação, faça sim desenho indústrial, você tem o verdadeiro talento e isso é muito raro !!

  12. DAM

    olá , eu me amarro em desenho e faço isso muito bem.gostaria de saber como anda o mercado de desenho industrial em questão de oportunidades e salarios. abração a todos .
    aguardo resposta.

  13. RAFAEL EMIDIO

    Quanto custa o curso de Desenho Industrial Mensalmente ?

    • Mirian Gomes

      Olá Rafael!
      O custo do curso de Desenho Industrial varia muito de cada universidade! Pode ser gratuito nas faculdades públicas, e valor mensal diferenciado depende da instituição e cidade em que se localiza.

  14. Lucas

    Olá! Estou no primeiro ano de Desenho industrial da FAU USP, porém estou com dúvidas sobre mudar de curso. Estou começando a me interessar por arquitetura, além de ser fascinante, parece ser uma carreira mais “sólida” e abrangente. Também ajuda o fato de o curso ser diurno, que me agrada mais. Como tenho um lado muito artístico, alguns me dizem pra ficar no design, que é noturno, e já ir trabalhando na área, pegando estágios. Na arquitetura parece que só terei tempo de trabalhar depois de formado, entao tenho medo de sair com 25/26 anos da faculdade sem nenhuma experiencia, e demorar muito pra me estabilizar. Como é isso de verdade? E ainda existe chances no futuro de, caso eu continue estudando desenho industrial paralelamente à arquitetura, trabalhar na área gráfia e de produtos? Obrigado, belo site!

  15. João Silva

    Olá , gostaria de saber se o salário de desenho industrial varia de acordo com divisoes em sua area. Por exemplo , quanto ganha um designer automobilistico ?

  16. Alex Zanotti

    Olá
    Trabalho atualmente como desenhista de máquinas e tambem como projetista mesmo não tendo o curso de desenho industrial ainda mais tenho noções e auxilio de eng. e um projetista . Tenho dúvidas sobre o que cursar para me profissionalizar , o Desenho Industrial seria uma boa oportunidade de crescer ? no caso gostaria de estar cursando Designer Automotivo futuramente , esse é meu sonho profissional .
    A idade conta nessa hora ???? pois tenho 25 anos

    Desde já agradeço !!!!!

  17. Amanda

    Ola estou no 2° e último ano de tecnologia em informática e qria fazer um bacharelado, gosto muito de design e não gostaria de fugir muito da minha área que é programação, desenho industrial é um curso indicado para o que eu procuro?

  18. Brigida

    Olá, Bem… eu tenho talento para desenhar ! E vi que Desenho industrial mexe muito com desenho. Só que na criatividade sou meia que insegura. E estou em duvida.. o que eu faço ? rs

  19. Priscila

    Olá, este é meu último ano do ensino médio e estou meio em dúvida do que fazer. Estava pesquisando sobre o curso de desenho industrial, pois gosto de criar logotipos, fazer montagens com fotos, mas não sou muito boa em desenhos.
    Acha que tenho chance nesta área?

  20. Milene

    Olá! Gostaria de saber se o Paraná tem áreas favoráveis para mercado de trabalho ao desenhista industrial de produto (especificamente Curitiba ou Cianorte).
    Do mesmo modo, queria saber se o salário médio citado é o salário inicial do designer.
    Grata pela atenção.

  21. Bruno

    Bom, sou do ABC paulista, estou cursando o 3ºano do ensino médio e ano que vem pretendo ingressar em uma faculdade de desenho industrial. Desde muito pequeno descobri meu dom para o desenho. Hoje em dia faço desenhos em sulfite ou A3, sempre com a intenção de transpor minhas idéias para o papel. Além do sketch (desenho), faço também o render (pintura), tudo a mão livre. Tenho uma boa noção e perspectiva sobre desenho industrial e a minha paixão são os automóveis. Minhas perguntas são: Existe mercado amplo para indústria automobilística? Qual o custo e quais são as faculdades na região do ABC paulista ? Estou no caminho correto se eu seguir o curso de Desenho Industrial? Existe uma necessidade grande de ser bom em cáculos? (pois sou melhor em matérias de humanas do que exatas). Desde já, muito obrigado!

  22. Pedro Addler

    Olá Aline

    O profissional de desenho industrial, como profissional generalista que é pode atuar em dezenas de tipos diferentes de empresas.

    Ele pode atuar desenhando desde embalagens para produtos de limpeza até novos modelos de carros, o campo de trabalho para desenho industrial é bem amplo.

    • Mateus

      Olá!
      Eu sou de Carazinho, no RS. Eu posso trabalhar como desenhista industrial de jogos para video games ?
      O mercado de desenho industrial no RS é bom ?

  23. Pedro Addler

    Olá Lucas

    Realmente comparando Arquitetura com Desenho Industrial, a arquitetura é uma carreira muito mais tradicional.

    Comparando com desenho industrial, no entanto, ela é bem mais restrita, você vai trabalhar somente com a área de desenho ligada a construção, no desenho industrial você tem a chance de trabalhar com dezenas de tipos de projetos diferentes.

    Acredito que por você ter um perfil mais artístico vai gostar mais de trabalhar como desenhista industrial do que como arquiteto.

  24. Pedro Addler

    Olá João Silva

    Variam sim !! O valor do salário de um profissional de desenho industrial varia de acordo com a empresa que trabalha e também com o valor dos produtos.

    Um profissional de desenho industrial que trabalha com Design Automotivo ( um dos melhores empregos do setor ), ganha na faixa de R$ 15.000,00.

  25. Pedro Addler

    Olá Alex Zanotti

    Parabéns pela sua iniciativa viu !! É sempre bom para crescermos na carreira fazermos novos cursos e novas especializações.

    Você trabalhando como desenhista técnico de máquinas, assim que você se formar em desenho industrial imediatamente vai ser promovido a Engenheiro, aumentando seu salário e importância na empresa.

    Em relação a idade, essa não é uma preocupação que você deve ter no mercado de desenho industrial, o que importa é o talento e a competência.

  26. Pedro Addler

    Olá Amanda

    Acho que o melhor que você deve fazer agora é terminar o seu curso de Tecnologia em Informática, afinal você está no último ano.

    Depois de terminar seu curso atual é uma boa sim começar a fazer o curso de desenho industrial, afinal você quer mesmo é trabalhar com algo relacionado a design.

  27. Vanessa

    Olá, preciso de ajuda, estou no maior dilema…Estou cursando o 3º período do curso de História da arte, mas não sei se devo continuar o curso ou investir num curso de desenho indústrial, pois na verdade esse sempre foi meu sonho, trabalhar com uma profissão em que pudesse usar minha criatividade, tbm amo arte, só que meu maior problema é que sempre odiei exatas, será q isso pode ser um impessílio?! Não sei o que fazer…

    • Pedro Addler

      Olá Vanessa

      Se você notar bem no seu comentário, você mesma deu a dica sobre qual curso você deve seguir: ” desenho indústrial, pois na verdade esse sempre foi meu sonho “… :P

      Fazendo o curso de desenho industrial você vai poder conciliar suas duas maiores paixões que são a arte e também o processo criativo.

      Se você está no começo do curso de História da Arte vale a pena desistir e mudar para Desenho Industrial já, no entanto se estiver no final, vale a pena terminar primeiro.

  28. Anderson S. Cerqueira

    Para fazer o curso superior de desenho industrial, é necessário ingressar já sabendo desenhar ( ou tendo noções de desenhos ) ??

    • Pedro Addler

      Olá Anderson Cerqueira

      Na verdade desenhar, desenhar você não precisa saber não e nem vai precisar saber muito durante o curso de Desenho Industrial pois o foco não é arte e sim a técnica.

      O que você vai precisar ter é uma boa visão espacial. A inteligência espacial ( ser bom para desenhar objetos 3D básicos e interpretar perspectivas ) essa sim é fundamental para ser um profissional de desenho industrial de sucesso.

      • santos

        olá
        Tenho 17 anos e muitas pessoas dizem que tenho jeito para desenhar e que deveria fazer um curso relacionado com algo que explore esta minha habilidade,gostaria de fazer o desenho industrial só que ao ver as perguntas e respostas fiquei um pouco para tras uma vez que o sr.Pedro disse:
        “Na verdade desenhar, desenhar você não precisa saber não e nem vai precisar saber muito durante o curso de Desenho Industrial pois o foco não é arte e sim a técnica.
        O que você vai precisar ter é uma boa visão espacial. A inteligência espacial ( ser bom para desenhar objetos 3D básicos e interpretar perspectivas …” só que já esta parte nunca desenvolvi concretamente.Já que gosto de desenhar gostaria mesmo de tentar este curso mas ja que nao é necessário saber desenhar mesmo, eu acho que nao valorizará muito a parte do desenho em si mas apenas a visao do produto!Devo fazer desenho industrial ? Devo procurar outro curso?

        • Pedro Addler

          Olá Santos

          Realmente o talento para desenhar não é o principal atributo necessário para quem quer fazer Desenho Industrial, mas com certeza esse seu talento para arte vai lhe render muitos pontos extras na carreira já que muitos profissionais são puramente técnicos.

          Em relação ao desenho 3D, muito necessário para o Desenho Industrial, este não é difícil de se desenvolver não, como você já o talento para o desenho 2D, partir para o 3D é uma evolução natural.

  29. nathalia

    gostaria de saber se o Rio de Janeiro também tem muitas oportunidades para fazer desenho industrial ? e onde mais se contrata um desing industrial ?

    • Pedro Addler

      Olá Nathalia

      O Rio de Janeiro tem sim ótimas oportunidades para o profissional de desenho industrial. O estado do Rio de Janeiro vai crescer muito nos próximos 10 anos, a cidade do Rio de Janeiro em especial.

      Com a realização dos mega-eventos Copa do Mundo e Olimpíadas e também com o avanço da lei sobre o tráfico através da ocupação das UPPs nas comunidades o Rio de Janeiro vai retomar o velho brilho do passado.

      Em relação aos ramos onde mais se contratam profissionais de desenho industrial eles são bem variados, é uma profissão que está presente em todo lugar onde se fala de projetos de design de produtos.

  30. Pedro Addler

    Olá Priscila

    Essa é realmente uma dúvida muito comum e que atinge muitos alunos que pensam em fazer o curso de desenho industrial.

    O mais importante para quem quer seguir a carreira de desenho industrial é ser criativo, o fato de você não nenhuma gênia do desenho não importa, você tem que saber mesmo é o básico para poder botar as suas idéias no papel ( e no computador !! )

  31. tiago

    eu gostaria de saber quais as matérias que mais precisam ser estudadas para o vestibular do curso de desenho industrial ? obrigada!

    • Pedro Addler

      Olá Tiago

      Geralmente na segunda fase do vestibular de Desenho Industrial você vai encontrar as provas de Matemática e Física. Estude bem essas 2 matérias.

  32. Priscilla

    Oi, gostaria de saber qual é a melhor área, “desenho industrial” ou “publicidade e propaganda”, em relação à emprego e salário.

    Pelo que eu sei, ambas as áreas precisam ter criatividade, só que eu não sei desenhar muito bem(apesar de gostar muito), em qual eu poderia ter mais chance de um bom emprego?

    Desde já obrigada!

    • Pedro Addler

      Olá Priscilla

      Precisar desenhar, desenhar mesmo você não vai precisar não fazendo desenho industrial, o mais importante é produzir esboços bem criativos e saber usar bem os programas de edição gráfica 2D e 3D.

      Na publicidade e propaganda vale o mesmo, também não é necessário ser nenhum gênio do desenho.

      O que as carreiras de Desenho Industrial e Publicidade e Propaganda tem em comum como você mesma disse é a criatividade, em ambas as carreiras ela é necessária.

      Para você se decidir entre as duas carreiras vale o seguinte:
      - Se você gosta mais de escrever do que desenhar, faça publicidade.
      - Se você gosta mais de desenhar do que escrever, faça Desenho Industrial.

  33. Wellingthon

    Olá Pedro, gostaria de saber qual a melhor faculdade (em São Paulo, preferência capital), para o curso em questão, mas voltado para o Design Automotivo, pois é uma área que eu adoro e pretendo seguir, apesar de estar cursando Design Digital, ficaria mais fácil ajudar na produção geral do veículo e a divulgação. Obrigado.

    • Kiyoko

      Ne3o tem lugar com gente normal? Como vocea mesmo fiofsoolu num quadrinho antigo da elefoa onde ela questionava a possibilidade de ser bonita e inteligente. Alguns paquidermes masculinos tambe9m devem fazer essa mesma pergunta.

  34. Liza

    bom eu sou Liza eu adoro ate, mas não da escola, os desenhistas são um maximo.

  35. Pedro Addler

    Olá Milene

    É sim, o salário informado no início da matéria é uma média para os 2 primeiros anos de um profissional contratado de desenho industrial no começo da carreira.

  36. Pedro Addler

    Olá Bruno

    A carreira de desenho industrial embora seja considerada da área de exatas não tem um enfoque matemático muito forte não, suas habilidades em perspectiva e desenho são mais que suficientes para ter uma carreira de grande sucesso em desenho industrial.

    Em relação ao mercado para indústria automobilística é realmente um dos mais importantes e visados, infelizmente é também o mercado mais concorrido para se tornar designer industrial automobilístico você tem que ser um dos melhores, um verdadeiro gênio.

  37. Bruno

    ola
    tenho 14 anos e as pessoas dizem que desenho muito bem e alem de desenhar bem gosto muito de por minhas ideias no papel e as vezes passar para algo mais real com maquetes em 3D
    mas gosto muito de engenharia civil e edificius costruçoes e elabora progetos arquitetonicos vc acha que tem alguma coisa a ver o desenho tecnico com a engenharia civil ?
    e uma pessoa que trabalha com desenho industrial qual a sua média salarial

  38. Bruno

    ola
    eu iria começar a fazer desenho tecnico mecânico no senai, depois R desing, auto cad , e catia v5
    eu já tenho curso de inglês e computação
    vc acha que esse é bom curricolo para quem quer trabalhar com desenho industrial ?
    e se com um currículo assim eu arrajarei um bom trabalho rapido?

  39. luana de souza franco

    olá,pedro eu tenho 14 anos estou no 9 ano do ensino fundamental,gosto muito de desenhar e todos que vêe meu desenho diz que eles são muitos bons,e me sinto muito bem desenhando você acha que eu posso ingressar nessa carreira de desenho industrial, há mais carreiras envolvendo desenhos como o 3d.será uma boa ?ou é os outos que acham meus desenhos muitos bons,mais motesta parte desenho muito bem.

    • Pedro Addler

      Olá Luana Franco

      Olha só que legal :D você tem um talento bem interessante !! O do desenho.

      Além de Desenho Indústrial, existem sim muitas outras carreiras onde você pode usar esse seu talento: Arquitetura, Engenharia Civil, Artes Plásticas e também Moda.

      Todas elas estão aqui no Guia da Carreira só dar uma olhada ^^

  40. silvania

    olá, nossa tô tentando encontrar uma carreira pra mim, só que eu quero no meio artistico, gosto muito de desenhar e queria trabalhar nessa área de desenho industrial, mais estou a procura, chega eu fico tremendo quando falo disso, acredito que é uma decisão muito importante pra mim, quero ser uma profissional que goste do seu trabalho, mais o que eu faço? não quero me arrepender depois…quero entrar logo na faculdade mais la vem o oensamento: de quê? gente me ajuda! obrigada!

    • Pedro Addler

      Olá Silvania

      Em primeiro lugar não leve tão a sério sua decisão de qual carreira seguir você não é primeira e nem vai ser a última pessoa atormentada com essa dúvida :P

      O desenho industrial é uma ótima área para quem gosta de desenhar, assim como você.

  41. danilo

    Tem área de Desenho Indústrial em Pernambuco ?

    • Pedro Addler

      Olá Danilo

      Com certeza !! Além de muitos empregos você também encontra o curso de Desenho Indústrial na UFPE ( Universidade Federal de Pernambuco ).

      O curso está nomeado na Universidade como Desenho Indústrial.

  42. lunahh

    quando ouvi falar a primeira vez de desenho industrial me apaixonei,desenho muito, gosto de projetar coisas novas, mais ainda tenho duvidas em relação ao curso: o que é preciso para ter certeza de que vc quer mesmo isso? vale a pena fazer o curso?quanto vc realmente ganha?
    se alguem que ja faz o curso puder me esclareçer sobre essas duvidas agradeço!!

    • Pedro Addler

      Olá Lunahh

      Me parece que o mais importante para poder fazer o curso de Desenho Industrial você já tem viu !! Esse fator é justamente gostar da área, gostar de projetar, etc…

      Em relação a valer a pena fazer o curso, vale muito viu !! O curso de Desenho Industrial é muito interessante principalmente para pessoas criativas como você parece ser.

      Em relação a ganhos aí vou ficar te devendo, porque eu sou só um humilde blogueiro :P , apesar de conhecer a carreira, não trabalho com Desenho Industrial não.

  43. Mário César

    Olá.Adoro desenhar,nao tenho curso de desenho mas consigo fazer quase que perfeito,amo desenho industrial,nao gosto muito de programas em 2D ou em 3D,porque nao sei mexer corretamente.Por favor queria o site onde possibilita realizar este curso e se tem a distancia.Quero fazer!!!Obrigado e Aguardo!!!!

  44. Brian

    eu vou trabalhar com design industrial porque eu gosto muito de carros eu sei desenhar carros,e vou trbalhar na Audi

  45. Gabriel

    Tenho como objetivo trabalhar como projetista de carro. Não tenho conhecimento em desenho,mas preciso saber como poderia concretizá-lo. Que faculdade devo cursar? desenho industrial ? Que curso pode auxiliar?
    Como posso entrar no mercado automobilístico e trabalhar com as grandes empresas do ramo?

    Obrigado

    • Pedro Addler

      Olá Gabriel

      Sim exatamente :D !! Para poder trabalhar com design automotivo, uma boa opção é ter um diploma de Desenho Industrial, depois você pode fazer um mestrado ou especialização na área.

      Em relação a trabalhar nas grandes empresas de carros, isso já é uma missão mais difícil, você vai ter que subir muitos degraus na carreira e trabalhar em muitas empresas pequenas do ramo de Desenho Industrial para poder chegar na grandes.

      Vá trabalhando e com o tempo incrementando o seu currículo na área de Desenho Industrial, se você batalhar um dia chega lá.

  46. leonardo

    Olá, tenho duvidas sobre a profissão certa. Sempre tive aptidão para desenhos, mas isso não passava de diversão, entrei em uma escola tecnica de Edificações, mas infelizmente vejo que não estou me dando bem com o curso, e ultimamente meus proprios amigos tem me incentivado a fazer Desenho Industrial, eu crio meus desenhos e ultimamente tenho pintado camisetas usando os desenhos feitos, e sinto uma vontade também de começar a fazer Toy arts de pano, mas sinceramente não sei se isso é o suficiente para iniciar nessa carreira, pretendo terminar o segundo grau e fazer uma faculdade de Desenho Industrial aqui no Rio, mas não sei se na hora de elaborar projetos me daria bem, pois curto muito “coisas” estranhas, irreais, mas com o tempo o proprio curso me mostra isso, mas me diga Pedro, você acha que me daria bem nessa area? Agradeço se puder responder! Abraços!

    • Pedro Addler

      Olá Leonardo

      Mas como assim não é suficiente ?? Você pelo que pude ler é praticamente uma artista pró-ativo, tem talento e aptidão de sobra para entrar no ramo do Desenho Industrial. Seus amigos estão certos.

      Gostar de coisas estranhas ou irreais é relativo, se não é estranho pra você então não é estranho isso que importa, estamos na Era da Liberdade.

      Você tem sim uma grande inclinação para fazer o curso de Desenho Industrial.

  47. jessica

    ola meu nome e jessica, eu acabei de concluir o curso de gastronomia, mas estou querendo cursar outro no ano q vem. estou em duvida entre publicidade ou desenho industrial. quando eu era crianca eu adorava desenhar, mas ao passar de ano com outras atividades fui despensando esse talento. hj nao sou muito boa nisso mas as vezes gosto de desenhar mesmo saindo mal… sou bem criativa. entao a minha questao eh, se eu comecar desenho industrial posso talvez ativar denovo o meu lado artistico ao passar de tempo?

    • Pedro Addler

      Olá Jessica

      Sim, com certeza !! Se você voltar a exercitar o seu talento para desenho fazendo o curso de Desenho Industrial com certeza ele voltará, como já disse o inventor Thomas Edson: “A genialidade é 5% inspiração e 95% transpiração”.

      Mesmo que você não seja nenhuma gênia não se preocupe, o principal dentro da área de Desenho Industrial não é o desenho em sí ( quase tudo é feito no computador ) e sim a sua criatividade e isso pelo visto você tem :D

  48. Ezequiel

    Boa Noite, sou Ezequiel e me inscrevi no curso de desenho industrial por gostar muito de desenhar carros, agora por ter poucas condições financeiras, escolhi a uninove, gostaria de saber se essa universidade é boa.

    • Pedro Addler

      Olá Ezequiel

      Infelizmente não conheço muito sobre as universidades particulares de Desenho Industrial no Brasil, pois só pesquisamos sobre as públicas.

      Vou ficar te devendo uma resposta melhor, mas pelo pouco que pude ouvir a Uninove, ela tem sim um bom curso de Desenho Industrial.

  49. Diego Furtado

    oi meu nome é Diego e vou iniciar esse mes de janeiro o curso de auto cad 2D e 3D ( total) porq meu sonho desde pequeno foi o desenho , entao estou vendo no desenho industrial a base do meu sonho

  50. Edelzuita

    Na busca de orientação profissional encontrei este site.
    Pedro addler vc tem alguma dica para mim sobre desenho industrial além das ferramentas q o site dispoe. Não gosto de ler, não sou boa com acentos e algumas letras, gosto de ajudar pessoas, gosto de resolver problemas não importa a natureza, sou criativa, alias essa e uma das qualidades q eu mesma mais admiro em mim, sou racional, me sinto bem em ajudar pessoas, gosto de coisas diferentes e charmosas.Procuro uma profisão que eu desempenhe bem e seja de bom retorno financeiro, Pensei em desenho industrial mas ñ estou bem entrosada com calculos e números, pois fazem 9 anos que conclui o ensino médio e como na maioria das profisões mulher ganha menos que homem, tbém pensei em TI, medicina eu ñ teria dúvidas porém além de ñ ter condições eu ñ aceito errar nas coisas que faço, odontologia seria acessível, porem pecisa de grana para montar um escritório ao termino do curso, se não for pedir d+ manda uma dica.

    • Pedro Addler

      Olá Edelzuita

      Realmente você tem várias características úteis para Desenho Industrial, no entanto, tem algumas características ruins para a carreira de Desenho Industrial também.

      - Boas: Você gosta de resolver problemas, isso é fundamental para quem mexe com design !! Ainda mais desenho industrial que produz produtos para o povo usar em larga escala. O fato de gostar de coisas diferentes e charmosas também é legal porque assim você vai buscar sempre designs inovadores.

      - Ruins: Não gostar de ler, isso pode indicar que você é estável demais, ou seja, não gosta de novidades, isso atrapalha bastante na carreira de Desenho Industrial.

      No entanto, fechando o pensamento :P Como a maioria das suas características são boas, vale a pena fazer Desenho Industrial sim !!

  51. Erick

    Olá Pedro.
    Sou graduado em Desenho Industrial, e atuo na área de fabricação de matrizes e estampos gráficos.
    Penso em fazer pós graduação na área de eng. de produção, você acredita que seja interessante?

    • Pedro Addler

      Olá Erick

      Depende dos seus objetivos, se você quer partir para uma área mais gerencial ( desenhar e projetar menos pra ficar mais na questão administrativa ) vale a pena sim complementar sua carreira de Desenho Industrial com Engenharia de Produção.

      Agora se você quer se aprofundar na área de Desenho Industrial em sí, vale a pena se especializar na área mesmo.

  52. jhonny

    Bom olá a todos
    Sr. pedro tenho apenas 16 anos mais tenho uma grande facilidade com desenhos mais porém estou muito indeciso sobre com o que devo me profissionalizar, estou olhando muito o trabalho de um designer industrial tenho muito medo de ficar desempregado após me formar e tenho medo também de o salário ser baixo. O que o senhor me aconselharia nessa área de desenho industrial

    • Pedro Addler

      Olá Jhonny

      Não se preocupe !! Essa sua falta de auto-confiança é normal para adolescentes da sua idade, se você trabalhar esse aspecto ainda vai se tornar um adulto muito confiante.

      Em relação a carreira de Desenho Industrial, também não se preocupe, se você tem facilidade para desenho, é criativo e se esforçar também não tem como dar errado.

      Em relação ao salário de Desenho Industrial, ele crescerá.. a medida em que você mesmo crescer na carreira.

  53. Lucas

    Farei vestibular esse ano, estou querendo fazer vestibular para outras cidades alem da minha, e estou em duvida entre arquitetura e desenho industrial. Voce acha que vale a pena fazer arquitetura depois desenho industrial ?

    • Pedro Addler

      Olá Lucas

      Não, não vale a pena. É sempre melhor a gente escolher uma profissão e se dedicar exclusivamente a ela, no seu caso escolher entre Arquitetura e Desenho Industrial.

      Só vale a pena trocar de carreira, no caso, quando você não está satisfeito com a sua profissão aí neste caso sempre vale a pena recomeçar.

  54. RAFAEL

    desde criança a minha arte e desenho,ainda nao fiz nenhum curso de desenho,tenho 20 anos,mas faço caricaturas de parentes meus,tratores,automoveis,casas,facilidade em criar novos personagens,paisagens e gosto de desenhar letras.A pergunta…Eu terei chances de expressar tudo isso em desenho industrial ?

  55. rafael

    eu nao estudei desenho.mas tenho habilidades para o desenho.gosto de desenhar automoveis,caricaturas de pessoas,maquinas industriais…entre outros
    eu quero ter uma boa profissao e um bom salario…
    nessa area de desenho industrial eu consiguirei?sou organizado e dedicado…

  56. joão paulo

    olá, das especialidade do Desenho industrial,
    qual mercado é mais ampla, Projeto do Produto, ou Progamação visual? e o salario qual é melhor? a e aqueles que produz vinheta de tv,.. são Design industrial?

    • Pedro Addler

      Olá João Paulo

      Em relação as áreas que você citou do Desenho Industrial, a de maior valorização é a de Projeto do Produto.

      O pessoal que produz vinhetas pra TV não é possível determinar ao certo sua origem, alguns com certeza podem ter feito a faculdade de Desenho Industrial, outros Artes Plásticas e alguns provavelmente nem tem diploma, são só artistas de talento.

  57. Jhonatta

    Oi,
    eu gostaria de saber se é muito recomendavel fazer desenho indústrial antes de fazer game design, que é o que realmente quero fazer.
    Como depois vou me especializar na parte de desenho conceitual, quero saber se é bom fazer antes.

    • Pedro Addler

      Olá Jhonatta

      Realmente sua dúvida é bem comum, afinal as áreas de Design de Games e Desenho Indústrial estão bem relacionadas.

      No entanto, se você fizer o curso de Desenho Indústrial, fazer Design de Games posteriormente é opcional, se você tiver a disponibilidade faça, mas se não tiver não é indispensável.

      Você pode tranquilamente atuar na área de projeto de Games somente com o diploma de Desenho Industrial.

  58. Sandy

    eu li todos os posts, vi coisas interessantes falando sobre o desenho industrial e outras que me preocupa, eu costumava desenhar de tudo, mas sempre fui mais voltada a desenhos de animes, faço até desenhos em cartolina, os pinto e recebo sempre muitos elogios, só que quando me vem na cabeça se eu quero trabalhar com isso, eu paro, não quero ficar de bobeira fazendo mangás, eu ja pensei sobre várias coisas, fiz o teste vocacional e ganhei opniões de fazer psicologia, ou algo votado ao desenho, e eu tenho também muita curiosidade em fazer direito, só que quando eu vi desenho industrial, eu pirei, por que a remuneração parece ser consideravel e eu creio que posso desenhar da mesma forma que ja vi ilustrada em alguns outros sites, só que é uma dúvida imensa, todos tem medo de não ter sucesso, eu não acho que eu não tenha criatividade, mas a maioria dos meus desenhos eles são visualizados e eu os copio num tamanho 10x maior que o normal, mas eu creio que criatividade não iria me faltar e tbm as pesquizas e ideias não vai faltar pela internet, só que ainda é um tabu pra min, tenho medo de não obter sucesso e tbm não sei se pelo ceará tem facudade de desenho industrial, se não for encomodo, poderia aliviar essa minha dúvida me respondendo as matérias de desenho industrial, sou péssima em matemática e física, vai ter muito de calculos, obrigada.

  59. Vânia

    Olá! Eu tenho 18 anos, adoro desenhar desde pequena, desenhava de tudo, sempre fui muito criativa, e sempre busco por novidades. Eu não tenho dúvida do que eu gosto, e quero começar a faculdade esse ano, mas tenho um problema: consegui uma bolsa em duas universidades, uma de desenho industrial e outra de design gráfico. Eu gostaria de saber quais são as principais diferenças entre as duas. Assim me ajudaria a escolher melhor. Obrigada!

    • Pedro Addler

      Olá Vânia

      Essa realmente foi uma boa pergunta, a principal diferença entre os cursos de Desenho Industrial e Design Gráfico é o foco.

      Enquanto no curso de Desenho Industrial o foco principal é o design de produtos e artefatos, no curso de Design Gráfico o foco é a arte em sí, fazer desenhos por exemplo para campanhas publicitárias ou então logotipos.

      Enquanto o curso de Desenho Industrial envolve mais técnica, o curso de Design Gráfico envolve mais talento mesmo.

  60. Ândina

    Olá quero saber se para poder cursar desenho indutrial, seja necessário saber ou ter cuso de desenho ?
    Pretendo cursar no próximo ano 2012.
    Já faço desenhos mas não tenho o curso!
    Obrigada aguardo a resposta.

    • Pedro Addler

      Olá Ândina

      Na verdade não, não é preciso ter o curso de desenho não para fazer o curso de Desenho Industrial, tendo um pouco de talento e uma boa dose de inspiração já é o suficiente.

      Tudo o que você vai precisar saber sobre desenho aprenderá no próprio curso de Desenho Industrial.

  61. Angel

    Olá
    preciso muito da ajuda de vcs.
    Eu passei pra desenho industrial na UERJ, q sei q é a melhor faculdade de Desenho industrial da América Latina, porém eu tenho grandes chances de passar pra Arquitetura na UFRJ ou UFF, e agora eu to ficando cm muita duvida de qual faculdade escolher, eu queria fazer arquitetura a um bom tempo já, mas agora eu to descobrindo q Desenho industrial também é muito legal.Meu medo é deixar a faculdade de Desenho industrial e fazer Arqutetura e depois me arrepender de ter largado uma faculdade q é super dificil de entrar.Eu adoro Arquitetura, acho tudo muito lindo, mas to cm medo do mercado já esta muito saturado, é ser muito dificil comseguir emprego nessa área. por favor me ajudem.o q devo fazer? Gosto dos dois cursos mas qual deles tem um melhor mercado no Rio de Janeiro desenho industrial ou arquitetura ?

    • Pedro Addler

      Olá Angel

      Em relação a saturação de mercado ( mercado mais cheio e mais concorrido ), realmente o mercado de Arquitetura está mais saturado do que o de Desenho Indústrial, pelo fato de Arquitetura ser mais tradicional e tal…

      Sinceramente acho que você não deve perder a chance de fazer Desenho Industrial na UERJ, porque realmente é um curso excelente, você vai estar entre os reis do Desenho Industrial.

      Desenho Industrial tem uma área de trabalho mais ampla, pelo seu perfil você vai gostar muito mais do que de Arquitetura.

  62. Ricardo

    Olá, pretendo ingressar na facu de desenho industrial só que eu tenho o seguinte receio:
    a mão livre eu não desenho bem e minha criatividade é um pouco fraca, isso vai me atrapalha ou vou ganhar isso no decorrer do curso.
    Sei que desenhar é um dom, mas isso pode me atrapalhar.
    Abraço

    • Pedro Addler

      Olá Ricardo

      Em primeiro lugar, é importante não confundir talento para desenhar com criatividade.

      Você pode ser criativo e fazendo apenas alguns rabiscos, mas não pode ser um artista com rabiscos.

      Para o curso de Desenho Industrial, no caso, o mais importante não é ser um artista genial e sim um grande criador :)

      Se você é um criador, se gosta de resolver problemas e gosta de novidades vá em frente você tem tudo para ser um sucesso em Desenho Industrial.

  63. FoxTrot Tango

    Alguém com 40 anos, que desenha e gosta desenhar desde criança, que já trabalhou como webdesigner pode se arriscar a fazer Desenho Industrial? Há chances de conseguir algum trabalho na área nem que seja de freelancer/autônomo?

    Se não já era, já comecei….:-)
    Mas dê uma dica!!!

    ab..

    • Pedro Addler

      Olá Fox Trot Tango

      Sim, com certeza !! Se você tem um talento natural para desenhar ( desenha desde criança ) e até mesmo já trabalhou com desenho ( Webdesign ) tem tudo sim pra fazer Desenho Industrial e inclusive adorar o curso.

      Em relação a trabalhar como Freelancer, o que por sinal acontece muito no Webdesign aí já acho mais difícil porque as empresas gostam de procurar escritórios especializados em Desenho Industrial.

      E não se preocupe !! Você fez bem em começar seu curso de Desenho Industrial sim :P

  64. Daniell

    Sou do Rio de Janeiro e gostaria de saber qual das universidades de desenho industrial daqui é a pelo menos por boatos a de curso melhor.
    Queria saber também se fazendo o enem vou precisar fazer o THE também.

    • Pedro Addler

      Olá Daniell

      Atualmente os 2 melhores cursos de desenho Industrial do Rio de Janeiro são os seguintes:

      - UERJ ( Universidade do Estado do Rio de Janeiro ): Curso de Desenho Indústrial – o melhor

      - UFRJ ( Universidade do Estado do Rio de Janeiro ): Curso de Desenho Indústrial – segundo melhor

  65. Filipe Felix

    gosto de desenho, design, e de criar ou personalizar coisas, ainda estou em dúvida em qual área do design quero atuar, gráfico, digital, ou de produto que é o caso do desenho industrial qual seria a melhor opção ? e envolve muita matemática, fisica ou geometria, pq não gosto de matemática :(
    Obrigado pela atenção ;D

    • Pedro Addler

      Olá Filipe Felix

      Sim, realmente o principal foco do Desenho Industrial é o Design de Produtos.

      Dentro do Design de Produtos, o profissional de Desenho Industrial projeta tudo, desde as embalagens até a identidade visual, procurando sempre tornar o objeto mais atrativo para venda.

      Física com certeza vai haver muito pouca no curso de Desenho Industrial, agora em relação a Matemática fica esperto, você vai encontrar sim alguma.

      A Geometria que você também citou, esta também aparece, principalmente na área de Desenho Técnico do Desenho Industrial.

  66. Mirela

    Boa Noite!
    Bom, como estava na dúvida entre arquitetura e desenho industrial resolvi fazer os dois. desenho na UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e arquitetura em uma privada. Só que está muito puxado fazer os dois! E, eu vejo que eu gosto mais da área do desenho industrial, pois, acho que tenho mais liberdade para criar as coisas. Só que a UFES é voltada para o design gráfico e, não sei se o mercado aqui no Espírito Santo está bom para essa área, só fico insegura de fzer o curso por isso, dizem que a remuneração não é boa!mas, é a minha paixão esse curso. Você saberia me dizer se o design gráfico é um ramo bom ou o mercado esta saturado? ou seria melhor eu me especializar em design de produto? quais sao as opcoes de pos-graduacao em desenho industrial ? qual faculdade me daria uma boa pós graduaçao?desde ja agradeço, abraços.

    • Pedro Addler

      Olá Mirela

      Você está certa, se fazer 1 faculdade já é puxado, imagine fazer 2 faculdades !! O melhor como você mesma sugere é desistir de uma delas.

      Como você está mais disposta a lagar Arquitetura, a dica vai para Desenho Industrial: realmente, o mercado para Design de Produtos é o mercado principal de Desenho Industrial e está um pouco mais cheio, mas não chega ao nível de saturação não, quanto a isso fique tranquila.

      Há otimas opções de pós-graduação na área de Desenho Industrial, você pode fazer por exemplo Design Digital ( para Internet ), Design de Embalagens e também projetos de Identidade Visual para produtos, visando Marketing.

      Em relação a faculdades onde você pode fazer estas especializações em Desenho Industrial, procure a própria UFES !! Ela tem um curso muito conceituado e com certeza vai te oferecer excelentes opções de especialização.

  67. Luciana

    gostaria de saber quanto ganha em média um designer de produtos.

    • Pedro Addler

      Olá Luciana

      Um profissional de Desenho Industrial que trabalha com Design de Produtos ( o ramo principal do Desenho Industrial ) começa a sua carreira ganhando em média 2000 Reais.

  68. marcelo

    Ola Pedro,
    Tudo bem?

    Ja sou formado em administração de empresas (por um erro de escolha)e to querendo fazer um curso tecnico,ou somente de autocad.Na minha cabeça pipocam ideias de novos produtos a serem criados.
    Voce saberia me indicar cursos de desenho industrial em BH ?

    Abraco

    • Pedro Addler

      Olá Marcelo

      Normal, todos nós erramos nossas escolhas de vez em quando ( só não pode virar hábito :P ), mas em relação ao curso de Desenho Industrial acho que é uma boa sim viu.

      Como você mesmo disse, está cheio de idéias de novos produtos, é exatamente o que os chefes da área de Desenho Industrial querem.

      Em Belo Horizonte, você vai encontrar o curso de Desenho Industrial nas seguintes Universidades:

      - UFMG ( Universidade Federal de Minas Gerais ): Campus Pampulha, Curso de Desenho Industrial

      - UEMG ( Universidade do Estado de Minas Gerais ): Av. Antônio Carlos, 6627, Curso de Desenho Industrial

  69. celso

    eu gostaria de saber o seguinte :
    eu quero trabalhar com jogos de videogames mas na area de artes então eu gostaria q vcs me ajuda-sem com quais cursos fazer .
    eu quero ser concept artist ou artista 3d de personagens
    se puderem me ajudar agradeço

  70. Samuel

    Olá Pedro, Eu gostaria muito de uma dica sua para a seguinte questão: Estou super indeciso entre o curso de Desenho industrial ou o de Design de Games, Eu sempre fui amante de duas coisas: Desenho e Games. Desde os 4 anos de idade eu jogo video games, e também gosto muito de desenhar, Eu praticamente não consigo distinguir muito entre os dois cursos em termos do que eu realmente irei fazer, tenho um perfil idealista, e gostaria de saber também as possibilidades de emprego para ambas as carreiras. Desde já agradeço, Abraços.

    • Pedro Addler

      Olá Samuel! O Mercado de trabalho sobre Entretenimento está em grande expansão!

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  71. Suzeany

    Oi! Sou gaucha e sei que aqui no rio grande do sul a área de trabalho é escassa, pelo que li. Isto está tendo alguma mudança significativa? E outra, depois que terminar o curso tem como fazer outros cursos de graduação, técnicos, para ter um diferencial a mais?

  72. Lucas

    Estou fazendo Desenho Industrial no Mackenzie em São Paulo e estou com algumas neuras haha Eu sei desenhar, mas não sou mestre nisso, e também não sou tão criativo.
    Estou com medo de nunca chegar a um cargo que ganhe consideravelmente bem ou que fique desempregado, o que você acha?

  73. Victoria

    Olá!
    Gostaria de saber se para trabalhar com animação, desenho de brinquedos ou conceito de arte (para filmes) é preciso escolher Desenho Industrial. Meu sonho é trabalhar com algo na área de entretenimento, principalmente de cinema, por isso, não sei se Desenho Industrial engloba áreas como essas, ou apenas design de produtos como carros, móveis, etc.
    Obrigada desde já (:

  74. andre cavazana

    olá pedro, e muito legal da sua parte esclarecer as duvidas de futuros profissionais. eu sou apaixonadissimo por automoveis e quero trabalhar desenhando carros, porem estou em duvida entre design industrial ou engenharia mecanica, sera que se eu fizer engenharia e fizer cursos como os que Icon design oferece e a faap(design da mobilidade) consigo trabalhar desenhando carros? Desde ja agradeço a voce pelo que faz.

    • Pedro Addler

      Olá Andre! As duas carreiras são promissoras, uma vez que engenharia pode abrir muito mais portas para sua vida profissional!

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  75. isabelle

    Ola sr. Pedro, tenho 14 mais ja estou interessadissima em saber oq vou fazer no futuro.meu maior talento e o desenho e minha criatividade, queria fazer desenho industrial da parte de fazer designs de celulares e disposiivos e essas noces todas, aqui ni RJsalariotunidades ppor aqui? inicial e de quanto?e em muitas oportunidades por aqui ofertas de trabalho ?

  76. Romélia

    Olá, boa tarde!!
    Bem, tenho 30 anos e estou desistindo da minha profissão que atua a 9anos que é Enfermagem. Sempre gostei muito de está antenada com coisas novas e inovadoras, adoro arquitetura, cinema, teatro, artes. Conheci a pouco tempo mais sobre essa nova porém, “velha” arte, o designer. Pretendo faz no fim deste ano artes plásticas em uma Federal aqui do no meu estado, mas queria fazer um outro curso junto, pensei em arquitetura e uma amiga me deu a dica de fazer design, estou em dúvidas…tirando q estou com 30anos e creio q o mercado deve ser mais disputado para pessoas na minha idade. Me dá uma ajudinha..obrigada bjbj

  77. Andrés Mesa

    Oi Pedro. Eu gostaria de saber se em Brasil tem programas do pós-graduação em desenho industrial. Eu vivo na Colômbia e estou no último semestre de Desenho Industrial e ainda não conheço quais universidades que tenham issos cursos.

  78. Carol

    Francisco disse:Ainda passa na TV esse desenho. Infelizmente eu asitsso todos os dias, o JC adora esse desenho. .. . Eu nao.. Acho que e na cultura, mas nao sei a hora direito. .Ate Mais.;;

  79. Samuel

    Olá Pedro, Eu desenho desde criança, e realmente amo muito essa arte, e achei no desenho industrial uma forma de profissionalizar isso. Gostaria de saber quais faculdades em São Paulo teriam um curso de desenho industrial, com o enfoque em design de produto? E se possível poderia me responder se é muito difícil se tornar design automotivo? quais cursos eu precisaria fazer além da faculdade de desenho industrial?

    Obrigado.

  80. george sampaio de lima

    Olá , faço Administração , mas tenho muita vontade de fazer Desenho Industrial , vi o curso na Makensie , mas esta fora do meu orçamento que posso pagar no momento . Vou fazer Desenho Industrial um dia , sera que o curso de Administração me ajudaria depois de terminar o a faculdade de Desenho Industrial a coseguir emprego , ou deveria largar e tentar fazer Desenho Industrial em uma faculdade que conseguise pagar ???

  81. marina

    muito legal adoreiiiiiii

  82. Alex Santos

    Olá! tatuagens influem na contratação de um desenhista industrial? Obrigado!

    Obs: este site é excelente, muito importante para nos ajudar a entender mais as profissões, parabéns!

  83. Ananda

    Olá, gostaria muuuito de saber se no curso de Desenho Industrial , existe muito cálculo. Se há cálculo. Falo isso porque já me disseram que hoje em dia nao, mas como Desenho Industrial tem uma certa semelhança com Arquitetura, tenho essa dúvida. Aguardo a resposta !

  84. Patrícia

    Olá tenho 18 anos, vou fazer desenho industrial amo desenhar!!!quero ir pra área automobilística mas todos dizem que essa não é uma área boa para trabalhar, que no interior de São Paulo não tem muitas oportunidades, gostaria de saber se tem.. e quanto é o salário. Obg.

  85. PAULO CESAR DA SILVA

    gostaria de saber em que estágio poderei ter aulas de exatas e quais materias e se a grade é muito puxada tambem,pois tenho dificuldade aos mesmo,mas nao vejo obstaculos

  86. Tomas

    Olha eu ainda sou novo, tenho apenas 13 anos, e muitos dizem que eu deveria fazer um curso para desenho e tal. Mas só que eu queria me formar em um trabalho que precisasse desenhar. Enfim Quero saber qual é a melhor área de desenho que se possa trabalhar!

  87. arnoud

    oi tudo bem ,tenho 37 anos e faço engenharia civil porém acho que não estou me identificando com o curso estou pensando em fazer desenho industrial bom queria saber quais são minhas chances no mercado de trabalho nesse ramo de desenho já que tenho 37 anos?

  88. Yan Katsuhiro Tasaka

    Olá, Pedro!
    Tudo bem? Feliz ano novo para você!

    Então, tenho 19 anos, atualmente trabalho como Programador Visual, faço layouts, edição de imagem para remontar uma nova faixa virtual e desenvolvimento de identidades visuais, sou também operador de máquina de impressão(Plotter da Taime) e corte(CAMM JET – Roland) em uma empresa metalúrgica que faz letreiro, faixada, envelopamento, adesivagem, em alguns outros serviços, finalizo o ensino médio este ano, apesar de não ter o ensino médio completo, a empresa observou alguns dos meus trabalhos no meu Portfólio e gostou muito, então fui proposto para fazer um período de experiência, e realmente adoraram meu trabalho. Bom, comecei a utilizar computador aos meus 4 anos de idade, na realidade eu só ficava jogando o dia todo(Ex.: Duke Nukem, Doom, Quarentine(Taxi), Warcraft2…), rsrs, mas aos meus 9 anos comecei a fuçar internet e a consertar computadores, aos 10~12 anos comecei a tentar criar jogos para computador em plataforma pronta(Ex.: RPG Maker, Unity 3D, Blender, Maya Autodesk, 3D Max Studio e tentei também o Game Maker, rs), não conclui jogo no RPG Maker por falta de experiência em desenvolvimento de histórias e personagem, afinal de contas, eu mal tinha personalidade, como iria criar uma nova para cada personagem? Rs, agora em Blender, Maya Autodesk, chega num ponto em que um profissional da área é realmente necessário para te dar um auxílio. Aos meus 16 anos comecei a focar meu trabalho mais em desenvolvimento de identidades utilizando ferramentas como por exemplo: Corel Draw e Illustrator, atualmente faz 3 anos que trabalho como “Designer Gráfico” amador pois não sou formado, rs. Sou apaixonado por desenhar, faço tudo que é tipo de desenhos, desde mangá, auto-retrato até plantas arquitetônicas por causa do meu trabalho. Meu desejo é cursar Desenho Industrial, mas ainda não sei a área exata que pretendo me focar dentro do Desenho Industrial, afinal de contas, são vários segmentos dentro do curso, estou correto ou falando asneiras? Queria talvez uma ajuda, sou apaixonado por modelagem 3D no computador, vejo a animação 3D como algo divino, você dar vida a um personagem é magnífico, é a área que eu amaria trabalhar, mas sou péssimo em matemática apesar de ser descendente de japonês, rsrsrs, sei programar mas muito pouco, muito pouco mesmo, rs. Alguma dica, sugestão, alguma luz? Hahahaha. Você acha que estou indo para o curso certo? Se for o certo ainda tenho dúvidas em questão do segmento dentro do curso.

  89. Rovélio

    Bem, o curso de Desenho Industrial é muito bom. A questão é que aqui no Brasil não existe essa cultura de fazer Desenho Industrial, (Aqui tudo é Engenharia). Todo mundo que ser Design, acreditam ser um curso fácio o que não é. E se você entrar em uma boa empresa, acredite o salário não é baixo como falam por aí… afinal é você que vai criar o que a empresa vai fabricar. Para você ter uma ideia tem empresa que proíbe divulgar o nome do seu Designer. Isso tudo para não perde-lo… só um lembrete: Engenheiro não é designer, arquiteto não é Designer entre outros.
    Contato:
    facebook : roveliocr@bol.com.br
    Fui.

  90. Lucas da Silva Passos

    Quero fazer esse curso de desenho industrial,fogo puro kkkk muita benção

  91. Matias

    Qual é a melhor faculdade de Desenho Industrial do Rio de Janeiro? E qual mais encaminha o profissional pra o mercado de trabalho?
    Qual faculdade tem os melhores professores?

  92. Lana Barcellos

    Olá Pedro! Gostaria de saber quais os melhores cursos de aperfeiçoamento, para uma melhora no currículo, para quem faz desenho industrial.
    Grata, aguardo resposta.

  93. Talita Antoniassi

    Olá… tenho 14 anos, e penso muito no meu futuro! eu gostaria de ser Desenhista industrial ou desenhista projetista! Porém, eu gostaria de saber, se eu fizer faculdade de desenhista industrial eu poderei trabalhar em outros ramos como design automobilístico com o diploma de desenhista industrial? ou eu terei que fazer outro tipo de curso?

  94. Daniel

    Olá, sou de sorocaba e esse mês pretendo ingressar numa faculdade, mas estou confuso demais sobre o curso, Gostaria muito de fazer arquitetura só que é caro demais, então tava opitando por desenho industrial, sempre gostei de desenhar, tenta criar algumas coisas legais, mas pelo mercado de trabalho não ser muito grande, estou pensando em fazer administração por ter muito mais oportunidades de trabalho. Porem seria mais prazeroso pra mim fazer desenho por gostar de desenhar. E agora o que faço ? estou muito confuso, se alguem puder me ajudar desde já agradeço, abraços!

  95. Thais

    Olá , tenho duvidas em qual curso fazer, desenho industrial, ou gestao ambiental, sao bem diferentes… queria saber qual dessas areas terei mais retorno financeiro, e bastante oportunidades de trabalho??

  96. mateus lima

    gente adorei tinha tudo sobre mim e eu realmente amo desenhar obrigado pelo apoio

  97. Thamyres

    Olá, eu gostaria de saber quais são as discursivas de desenho industrial, se é na área de exatas, ou pode se dizer que é “humanatas”?

  98. Smdar

    Estou procurando um free lancer autônomo para um projeto de desenho de equipamentos industriais em indústria têxtil localizada em Guarulhos.
    Se houver interesse favor me contactar.
    Obrigada.

  99. Lenilson

    Olá. Gosto muito de desenhar;rostos de pessoas, mas caricatura é minha paixão. Estou desnorteado, pois não sei que curso fazer para assim pode me especializar nessa área.

  100. tailane

    quero fazer desenho industrial, pois gosto muito de desenhar moveis e etc

  101. Ramon Elias

    Olá, decidi desde pequeno que quero desenhar carros, sou bom em desenho e artes e gostaria de saber como me orientar em relação a este curso. Já procurei em muitas faculdades mas não achei Desenho Industrial. Dizem que se divide em várias áreas, como por exemplo, o Design de Produto, o qual estou tentando entrar na UEMG. Gostaria de saber que estou no caminho certo pelo Design de produtos ou se ele não me levará ao meu sonho de desenhar carros…

  102. Fábio Lima

    Olá Pedro,tudo ok? Atualmente trabalho com desenhos vetoriais (CorelDraw), mexo muito com desenhos técnicos de peças e opero máquinas de corte à laser que “entendem” esses desenhos. Gostaria de entrar na faculdade de Desenho Industrial para alavancar a minha carreira, será uma boa escolha ou devo procurar outro curso?

  103. Nathalia

    Bom dia, estou p começar um curso de cad,mas estou na duvida se faço apenas o 2d e depois o 3d, ou se faço tudo junto (2d-3d), acha que é recomendável fazer os 2 ou irei confundir?

  104. Elson

    Ótimo artigo.
    Estou desenvolvendo um projeto em eletrônica e vou precisar de uma caixa ou algo de plástico para dar forma ao produto. Contratar um desenhista industrial é a opção? Ele só desenha ou ele faz também o produto de plástico?

    Mutio obrigado

  105. Frederico Rosa Vieira

    Sem dúvida, o aprendizado da lingua inglesa é condição “si ne qua non” para o sucesso de qualquer profissional. Entretanto, mesmo os que não são profissionais devem se conscientizar disto, posto que, na era da informação, com a consequente globalização, o desenvolvimento do país passa por este quesito.

  106. Andrêza Ramos

    Olá !!! estou com duvidas se faço denzenho industrial ou enfermagem , no dezenho e na pintura eu mim identifico muito bem e amo dezenhar e pintar .Já enfermagem tenho vontade de fazer só que tenho medo de ñ conseguir ,apesar de que consiste em ter muita resposabilidade … Então;oq vc acha que devo fazer ? Agradeço !!!

  107. kevin henrique

    oi estou pensando em fazer desenho industrial na puc pr sou muito bom em criar e resolver problemas de qualquer tipo e qualquer objeto acho q seria uma otima area pra mim pois tudo q vejo sao copias na maioria das vzs
    consigo desenhar e criar de tudo e de varias formas tenho nocao de perspectiva e formas avançadas em area posso me dar melhor e sou bom em criar maquinas tbm?

  108. Rosangela Ribeiro

    Meu filho tem 14 anos e desenha muito bem.Ele gosta de desenhar mangás, super heróis, coisas com detalhes.Aliás, até os minimos dos minimos detalhes. Gostaria de oferecer à ele um curso para aprimorar esse dom.Não sei de nenhum no Mato Grosso. Pode nos ajudar? Qual curso procurar? E qual faculdade compativel com essa aptidão? Responda por favor!

  109. marcos

    tenho muita experiência com desenhos desenhos de carros crio modelos
    mas não não tenho nem tipo de curso posso ganhar dinheiro com isso/

  110. Samira Queiroz

    Ola boa tarde .Sou estudante de ciencias contabeis gosto bastante do meu curso mas sou apaixonada por carros r seus inumeros desenhos,formas sei distinguir a maioria dos modelos,gosto bastante de carretas e tal …Quero terminar sim,minha faculdade de ciencias contabeis para assim ter uma carreira,mas logo no caminhar queria me atualizar e comecar uma mova carreira logo apos o termino desde curso r me interessaria rm desenho industrial,quais livros,revistas e artigos podem ser lidos para me informas e ja ficar afiada quando comecar e fazer o vestibular de desenho industrial.Aguardando resposta.Grata desde de ja.

  111. jaziel

    ola bom dia,e a primeira vez q vai surgi oportunidades pra mim ,bom gosto muito de criar desenhos nunca fiz um curso ,esse don foi deus q mim deu,agora estou em duvida do que eu faço,arquitetura ou desenhos industriais ,pq nao sei qual dão mais oportunidade no mercado de trabalho!e qual e melhor tambem,alguem ae por favor tira minha duvida…!

  112. Tony

    Estou interessado na área, porém odeio matemática, sempre fui mal em matemática, gostaria de saber se o curso e a própria área em si tem muita matemática.

    E também se tem muita diferença de um curso de desenho industrial para computação gráfica.

    Obrigado;

  113. Davi

    Eu tenho apenas 14 anos de idade mas penso muito no meu futuro, entao eu pretendi pesquisar sobre esse contexto mas achei mais de uma opçao e n sei qual é a certa pois todas parecem conter o mesmo assunto. Enfim eu quero criar carros, projeta-los para serem fabricados, quero criar o modelo o visual o design sei la como chamam isso mas deu pra entender o que quero?! Mas n sei qual e curso específico para isso, entao por favor me ajude isso e muito importante pra mim, no que eu devo me formar para essa profissao???

  114. Adiel moura

    Olá. tenho 20 anos, desenho desde os meus.9anos anos, acabei de terminar o ensino médio, e queria trabalhar com algo relacionado a desenhos, desenho de Td,, e me deram a idéia de fazer desenho industrial,moro no Rio de Janeiro, e queria seguir a profissão, vale a pena,??? e muito competitivo??? não sou muito bom em física,, rs, e quanto tempo e a faculdade de desenho industrial, ou curso técnico,, qual dos dois vale a pena,, muito, obrigado,,,… aguardo a resposta

  115. EDUARDO DUARTE

    olá pedro bom estou cursando eng controle e automação mas a area de exatas esta me matando, não estou conseguindo acompanhar esses calculos, estou pensando em mudar para desenho industrial, vc acha que seria uma boa? eu gosto de desenho só naão sei se o mercado esta bom nesta area

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
 
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!