carreira em design de games

Curso de Design de Games

O Designer de Games é o responsável por projetar e criar jogos para computador, video game e até mesmo cartas. Conheça mais sobre a carreira de design de games.

Design de Games

Design de Games

Habilitação:
Designer de Games
Duração do Curso:
2 a 4 anos
Area:
Exatas
Atributos do Profissional:
Criatividade e Persistência
Salário Médio:
R$ 3018,00

A Carreira de Design de Games

O Designer de Games, também chamado de Game Designer ou Projetista de Jogos, basicamente é a pessoa que cria o conceito e projeta jogos.

O principal mercado para o desenvolvimento de jogos são focados nas plataformas de vídeo games e computadores, mas hoje em dia o desenvolvimento de jogos para celulares e tablets tem se desenvolvido bastante, sendo também uma grande promessa para o futuro.

A principal característica do Designer de games com certeza é a criatividade. Desenvolver o conceito de um novo jogo não é uma tarefa simples.

É preciso estar atento as tendências do mundo dos games, e também ter um grande senso estético e, principalmente, ter muito bom gosto.

Um jogo pode ter um público-alvo pré-definido, mas em geral, grandes jogos tem um público bastante variado. O jogo pode ser distribuído em diversos países e culturas distintias, tudo isso deve ser levado em conta pelo designer de games para que o jogo não se torne ofensivo para algumas pessoas.

Design de Games: Criando Histórias, Personagens e Mundos

Grade Básica do Curso de Design de Games

  • Modelagem 3D;
  • Animação;
  • Técnicas de Programação;
  • Gerência de Projetos;
  • Direção de Arte;
  • Desenho Geométrico;
  • Desenho Descritivo;
  • Matemática Básica;
  • Fundamentos da Comunicação Visual;
  • Inteligência Artificial.

Melhores Faculdades

O curso de Design de Games é um curso novo em nosso país, sendo que somente uma instituição de ensino superior, com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), ministra o mesmo:

  • Universidade Anhembi Morumbi (UAM) – São Paulo.

Super Mario: O Maior Personagem de Todos os Tempos

Super Mario um dos Personagens de Maior Sucesso de Todos os Tempos

Mario ou Super Mario é um personagem de vídeo game criado em 1981 por Shigeru Myamoto para a empresa Nintendo.

Lançado originalmente como personagem secundário do jogo Donkey Kong com o nome de Jumpman, o personagem do Super Mario atingiu só “fama e fortuna” a partir do jogo Super Mario Bros. de 1985 para a plataforma NES.

Considerado o jogo mais vendido da história e um dos grandes sucessos do design de games de todos os tempos, Super Mario Bros chegou a impressionante marca de 40 milhões de cartuchos vendidos na década de 80 e início da década de 90.

Era um jogo inovador, engraçado e muito divertido, sendo considerado revolucionário na época.

Desde a década de 80 até hoje já tivemos diversos jogos do Mario em dezenas de video games. Totalizando cerca de 200 milhões de cópias vendidas.

Um fato interessante relativo ao design de games do personagem Super Mario é que as principais características do Mario surgiram justamente devido as limitações tecnológicas da época: o boné surgiu porque não haviam pixels para desenhar um cabelo, o nariz ficou grande porque Myamoto queria que todos notassem, o bigodão surgiu pelo mesmo motivo, e o suspensório surgiu para dar mais contraste na roupa e realçar o movimento dos braços.

O Mercado de Design de Games no Brasil

Embora seja uma das maiores indústrias do mundo, principalmente nos grandes centros: Japão, Estados Unidos e Europa, o mercado de design de games no Brasil ainda é pequeno e tem um grande potencial.

Estão faltando profissionais de design de games especializados para o mercado Brasileiro de Jogos decolar.

Como o curso de Design de Games é novo, grande parte dos profissionais que atuam hoje no mercado de desenvolvimento de games brasileiro, são profissionais de informática, principalmente vindos do curso de Ciência da Computação, estes profissionais, em geral programadores, acabam cuidando também da criação do roteiro e da arte, por isso muita gente, devido a este fato, acaba confundindo o programador com o design de jogos.

Embora muitas vezes estes dois papeis acabem sendo desempenhados pela mesma pessoa, nem sempre quem projeta o jogo é quem programa, e nem sempre quem programa é quem o projetou.

Uma boa comparação que se pode fazer ao profissional de design de games é compará-lo a um arquiteto: o seu papel principal é projetar o jogo e acompanhar o seu progresso. Assim como o arquiteto pode eventualmente visita a sua obra, o design de games deve acompanhar de perto a sua equipe, para garantir a qualidade e que não se desviem da idéia original.

Para pequenos projetos, ter um profissional que realize todas as tarefas pode até funcionar, mas para poder criar jogos com a qualidade e complexidade que o mercado de hoje exige é preciso se especializar, é preciso ter um conhecimento especializado nas áreas de design de games. É justamente esse profissional que está em falta no mercado brasileiro: os especialistas em Design de Games.

Especializações da Carreira de Design de Games

Dentro da carreira de Design de Games, o profissional pode optar pelas seguintes áreas de atuação:

  • Roteirista: O roteirista é o profissional de design de games responsável por imaginar e escrever a história do jogo. Para que um jogo seja um sucesso, antes de mais nada, é preciso uma boa idéia, é preciso uma boa história, a história deve ser interessante, atrativa e coerente. Este é o profissional mais raro de se encontrar no mercado brasileiro de Design de Games.
  • Desenhista Conceitual ou Artista Gráfico: O desenhista conceitual, é o profissional que vai dar vida as idéias ao roteirista, trabalhando diretamente com ele. Cabe ao desenhista conceitual criar mapas, planetas, personagens, inimigos, armas, itens e roupas para poder dar vida a história. Muitas vezes esse profissional vem do curso de desenho industrial ou então de artes plásticas.
  • Profissional de Animação e Modelagem 3D: Hoje em dia, como a grande maioria dos jogos se passa em um ambiente tridimensional, o modelador 3D é fundamental no desenvolvimento de jogos. É este profissional que vai produzir e aperfeiçoar os modelos criados pelo desenhista conceitual criando-os para o mundo 3D. Esse profissional deve ter conhecimentos na área artística e matemática, para poder criar a noção de espaço, profundidade, luz e sombra nos cenários, também é interessante conhecer um pouco de programação.
  • Programador de Games: É o profissional que vai atuar na última etapa da produção de um jogo: o desenvolvimento. É o programador que vai unir o trabalho de todos os profissionais de arte acima, tornando o jogo uma realidade. Ao contrário dos outros profissionais de design de games, deve ter um perfil mais técnico do que artístico.

Carreira de Design de Games: Aspetos Positivos

Segundo a agência de notícias Reuters, a indústria de entretenimento e games é a maior do mundo e este mercado está apenas começando no Brasil. O mercado está precisando muito de mão de obra qualificada, há excelentes oportunidades principalmente no mercado de desenvolvimento de jogos para celulares.

Carreira de Design de Games: Aspectos Negativos

O aspecto negativo desta carreira é que muitas vezes profissionais de outras áreas acabam competindo pelas mesmas vagas, como profissionais de ciência da computação e arte. Outro ponto negativo é a necessidade constante de atualização, já que estão sempre surgindo novas tecnologias, novos vídeos games e novos conceitos na área de design de games.

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Design de Games

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. fshego

    Parabéns, foi muito útil tudo que foi especificado no texto.

    • Dry Yoshi

      Pois é… Tinha uma pesquisa escolar sobre uma profissão qualquer, e escolhi essa. Realmente me ajudou bastante

      • Lorrayne

        Olá sou coordenadora de uma escola de games chamada seven game, se vcs gostam da area posso marcar para conheçerem a escola.

        • Diogo

          Olá Seu curso para games tem algum site especifico ou rede social comunique por favor me interresei pela area

          Obg

          Diogo

        • alef

          ola gostaria muito de conheser sua escola

        • Nícolas Ramos

          Oi Lorrayne eu também gostaria de saber se há algum site ou rede social que eu possa entrar em contato com você, pois sde sempre me interessei muito pelo assunto e agora eu estou prestes a me fomar no ensino médio e estou pensando sériamente em escolher essa carreira . Obrigado , abraço

        • keniu da silva barcelos

          eu gostaria de saber sobre essa escola onde e como faz.obs:ainda tenho 14 anos

    • christian

      eu tambem quando eu crecer eu tambem quero ser um grande criador de jogos

  2. CHARLYS

    Muito bom tirou muitas duvidas que eu tinha sobre a profissão de designer de games se voces podessem por favor entrar em contato no meu ema il para me fala aonde encontro cursos de design de games

    • Márcia Cristina Silva

      Olá Charlys, eu vi que você se interessou nessa área e eu estou estudando essa área ganhei um bolsa de estudos na Saga escola de arte e games de SP fica localizado na Lapa ´uma das melhores escolas de SP e agora entrou em fusão com a escola Axis Gnomon a Gnomom é a escola que cria personagens para grandes filmes como Era do gelo, Harry Potter, Toy Store, Homem Aranha etc. Eles fizeram fusão com a Saga a duração do meu curso será de 2 anos e 9 meses eu sairei com certificação para trabalhar em 32 países pq esse ensino vem de Hoolywood a Saga tem em SP, Salvador, Recife e outro estado que não me lembro aqui em SP ela atua na Lapa na rua George Shimit e tbm atua no Tatuapé aqui em SP.. esse ´o site da escola entra acho que vai gostar..

      saga.art.br

      Bjos e boa sorte na área vc vai gostar…

  3. Pedro Addler

    Olá Fshego

    Que bom que você gostou !! Procuramos resumir e explicar de um modo bem fácil o que é a profissão de design de games.

    Vale a pena ficar de olho, é uma carreira que vai crescer muito no Brasil nos próximos anos !!

    • Gustavo

      Kara TEnhu 13 Anos Moro uberlandia Tenhu algumas duvidas // Design de games Ganha bem?? // Eu vo poder emtrar em grandes empresas tipw EA Games // Etc.. Como faço para virar design de games?? Quais cursos devo fazer Como arranjar emprego na area ?? Pofavor ficaria muito grato se vc me respondesse

    • Felipe Ferreira

      Pedro Adler
      Eu gosto de mais de GAMES só q só tenho medo de começar a me dedicar e nao ser remunerado como eu queria,estou em dúvida se eu faço engenharia Civil ou Design de Jogos,eu me indentifico mais com jogos e nao sou muito fan de matematica mais os 2 curso tem então o jeito e aprender será que teria como me ajudar?

  4. Franciele

    Nossa amei cada detalhe qe você colocou sobre a profissão de design de games, eu realmente estava em duvida do que gostaria de fazer !! Mais como sempre gostei muito de jogos , gosto muito de computador, de tudo que tem haver com esse assunto.. Acho que se eu me especializar nisto com o pouco que sei, me tornaria uma grande profissional.. Tudo que eu li me ajudou bastante Parabéns você deixou bem claro tudo que eu queria saber sobre tal! Obrigada .

  5. Wesley

    Ótima matéria Pedro.

    O Seguinte, gosto muito de jogos. e também gosto muito de Arte. Criação de personagens, acessórios, objetos, cenários surrealistas. Tenho idéias de histórias, lógicas. Como novos “animes” ou coisas do gênero.

    Neste ano quero iniciar Ensino Superior.
    Estou com dúvida, se inicio Desing Industrial, ou Desing de Games.

    Também gostaria de saber quais outros cursos parelelos são necessários e/ou interessantes para encrementar meu conhecimento na área.

    Desde já obrigado!

    Wesley~

  6. Lucas

    Bom eu estava querendo criar jogos etc e estava quase fazendo curso de Programador, como n sei se é isso q eu quero vcs abriram minha mente…
    A Carreira de Design de Games pode ser uma delas como eu gosto de games etc, sempre abro um server entre amigos de MMORPG etc, Muito bom tiro muitas duvidas minha. Valeu ;s

  7. Binho

    Tenho perfil de Roterista ^^ acho que vou tentar design de games !!

  8. Priscila

    Sou aluna do curso de sistemas para interne (o antigo web design) adoro desenha que por sinal eu denhava muito bem todos gostavam,mas parei a 2 anos por conta do curso.Queria saber qual curso você recomendaria para quem ama desenhar e quer ser professora universitaria de desenho.Não sei qual caminho seguir para chega a algo prossimo a isso

  9. Roberto cardoso

    Eu to me formando em técnico de design, sera que essa área eu me sairia bem ja que entendo bastante de autocad e 3D, ouseria melhor ir para área de engenharia civil, arquitetura ou design de games ? Pra ser sincero qual dos tres cursos eu obteria mais lucro e ou receberia um saláio mais cheio? Claro, depois da conclusão do curso.

  10. deivid

    Bem , eu tenho 15 anos e sou viciado em games . Adoro jogar mais cada game que jogo fico pensando nas coisas ruins dele e imaginando como seria meu jogo dos sonhos .Sou um menino que escrevo muuuito quando precisa , por exemplo na escola a prof. passou uma redacao de no minimo 15 pag . eu escrevo 30 , pq nao consigo fazer uma estoria mau feita , so consigo fazer se for completa e isso me dispertou uma duvida , sobre o mercado de design de games , pois tenho criatividade ate demais e quero usala , em games rsrsr ainda bem que enontrei isso agora ja sei oque vou ser quando crescer rsrsr

    • Tiago

      Ei eu tambem tenho 15 anos. então nós temos algo em comun, eu tambem sou desse geito eu não consigo fazer uma coisa mal feita, tipo uma redação de 15 linhas eu faço mais de quinze, e eu estou penssando em investir nessa carreira de designe de games, Boa Sorte Pra nós dois Flw :)

  11. Rodrigo

    Como não encontrei esse site antes!?

    Fiquei muito animado com esse curso de design de games e também desenho industrial. Pelo menos agora tenho alguma perspectiva.

    Achei bacana os pontos positivos e negativos; ajuda bastante na escolha.

    A grade também esta bem detalhada.

  12. Paulo

    Por favor gostaria de informacões sobre onde encontrar cursos para designer e criação de games, nivel superior ou tecnico. E alguma informação sobre mercado de trabalho, ou empresas que contratam tais profissionais

  13. Pedro Addler

    Olá Wesley

    Não precisa ter nenhuma dúvida meu amigo !! Você com certeza deve fazer o curso de Design de Games.

    Você gosta de tudo que um bom profissional de design de games gosta: animes, histórias, criação de personagens, objetos, cenários, etc…

    Em relação a cursos paralelos, recomendo que você faça um curso livre de desenho, aprender técnicas melhores de desenho vai facilitar bastante o seu trabalho no curso de design de games.

    • Matheus Henrique

      Quero Fazer Faculdade Sempre Fui Bom nisso e Se Eu Passar em Uma Prova Da Escola Tecnica a Pessoa Escolhe Curso de Comercio ou Ciências da Computação Vou Escolher Ciências Da Computação e Depois Seguir em Frente A Criar Jogos Ser Na Verdade Um Roteirista Pedro Estou Muito interessado Por Favor Tem que Ter Uma Faculdade aki ou Curso Para Fazer Em Pernambuco Estou Ansioso e ainda vou Pro Primeiro ano Ensino Médio

  14. João vitor

    Muito bom ! eu faço o 9° ano e tenho 12 anos, pretendo fazer design de games, por ser um amante de video games, Criatividade? eu tenho de sobra !
    eu so tenho 12 anos mas ja fiz projetos (desenvolvi) 3 jogos do genero ação ja passei noites sem dormir fazendo isso.
    ja fiz desenhos e tudo mais,áh e tambem sou muito orgulhoso por que sei desenhar bastante !
    Moro na paraíba ,em rio tinto uma cidade a 52 KM da capital, e lá tem muitas vagas abertas para design de games!
    meu tipo de game favorito é animes,, de preferencia do tipo KING OF FIGHTERS ,
    sou um grande fã desse jogo tenho todos os jogos desde o primeiro !

  15. Fábio

    Até quem fim achei a área especifica que eu quero trabalhar. Mas eu sou do Rio de Janeiro e estou pesquisando em quais faculdades (RJ) eu posso encontrar o curso de design de games.

  16. Carlos Eduardo

    Como faço para iniciar o curso de desing de games ? Vocês indicam alguma escola ? Tenho muito interesse já tenho conhecimento em Programação, softwares de animação… abs

  17. ernesto meinen bonilla

    cara gostei mto do post eu to hiper afim de fazer o curso de design de games e atuar nesse campo moro no RS e por enquanto só achei cursos em porto alegre saberia me informar de algum curso mesmo que seja online pra ter uma base ou de vagas e cursos dessa area no brasil …abradeço e espero resposta … abraço

  18. Ruben

    nossa cara esse texto tirou muitas duvidas minhas sobre design de games, só que eu tenho mais algumas duvidas sobre roterista.se alguem puder fazer um contato com meu email ajuda muito !!!!valeu xD

  19. joao

    oi nossa gostei muito dessa profissao de design de games eu sempre gostei de jogos surrealistas e tirei todos as minhas duvidas.olha eu queria saber onde tem cursos tecnicos para a profissao de design de games ?

  20. joejoe largado

    adorei o site me tirou muitas duvidas sobre design de games, por favor se puderem tirar mais duvidas entre em contado com meu email

  21. Pedro Addler

    Olá Fábio

    Infelizmente não tenho conhecimento de nenhum curso de design de games no Rio de Janeiro, é uma área nova existem poucos cursos mesmo.

    A faculdade mais próxima que oferece esse curso no Sudeste é a faculdade Anhembi Morumbi em São Paulo-SP.

    • lucas david

      Existe no Rio de Janeiro uma escola de design grágico de nome Seven, eles também tem no centro da cidade uma faculdade de game design. E outra eles agora tem um contrato com uma universidade dos Estados unidos a Full Saiel, e eles costumam mandar pessoas pra lá. se entereçar a alguém ai está uma alternativa pra quem quer ser game-designer

  22. Samuel

    Olá, primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo texto altamente explicativo e eficiente, eu sempre gostei muito de jogos, tipo sou o tipo de cara que prefere ficar jogando do que ir para praia, ja desenho a um bom tempo, mas parei a quase um ano porque não achava que o Brasil é um lugar em que design de games daria dinheiro, e é justamente essa a minha dúvida, o mercado de design de games é mesmo algo que se exercido com amor, capacidade e dedicação me darão chances de um bom futuro ? por favor lhes peço que me tirem essa dúvida tenho 17 anos e vou prestar vestibular esse ano e estou entre design de games engenharia mecânica, ou seja a resposta de vocês será o que decidirá qual carreira eu devo seguir.

  23. Adriano

    olá pedro.
    texto muito bom
    eu já desidi q qro seguir na carreira de game designer e já li um pouco sobre essa faculdade q vc disse. já tenho uma boa noção nisso pois mexo com o programa blender e crio jogos neles mas sinto falta de conhecimento e acredito q so vou suprir isso em uma facul de design de games. moro no Sul de Minas. vc conhece alguma faculdade de design de games aqui ? e vc sabe me informar qual é a melhor do brasil nesse assunto ? e qual é o seu valor ?
    esse ano termino o ensino médio e já pretendo correr atras disso ?
    obrigado por tudo

  24. João Neto

    opa! eu gosto muito de games jogo desde pequeno e é uma area que me atrai bastante gostaria de saber se tem cursos de design de games aqui para paraiba que sejam bons…. valeu a matéria !!

  25. Dark Angel

    Design de Games e muito importante como e que eu iria viver sem meus games favoritos ? Além de tudo agora tem a tecnologia 3D muito legal que torna os personagens reais ! na nossa telinha ! :)

  26. Flávio Andrews

    Muito bom o que foi descrito, ajudou bastante. Simplesmente é isto que quero fazer. Grande sonho… Tudo o que gosto está ligado a este curso, desde criação de histórias, paisagens, itens a programação. Mas tenho como duvida algo relacionado a cursos paralelos que poderiam ajudar\reforçar neste curso, como já li nos comentários, desenho é uma boa… Mas e as outras áreas? Como por exemplo ciências da computação.

    Obrigado. :)

  27. HACKER JUNIN

    oi meu nome e junior fiz 16 anos ontem e ja começo a preocupar com meu futuro. Eu so me preocupo se eu ñ vou morrer de fome com uma profissão qualquer, sei que tenho que fazer uma coisa que goste muito, e pretendo fazer esse curso de design de games com certeza. mais pedro ñ sei se vc poderia me ajudar mais, qual facul eu poderia fazer o mais perto do espirito santo ? desde ja agradeço muitíssimo abraço..

  28. @vaney_diz

    MUITO bom :)

  29. Rafael Antônio

    Achei muito massa essa matéria que você desenvolveu Pedro, e isso me abriu verdadeiramente a carreira que eu queria me especializar.
    Sou aluno do Ensino Médio e tenho 16 anos, nunca pensei em ser Design de Games, apesar de ser chamado e ter ganhado bolsas, nunca me vi um Progamador de Jogos, só depois que eu me dei conta que era a profissão certa a seguir, tenho somente 12 jogos feitos de variados de gêneros.
    Novamente digo que achei muito interessante sua matéria.

  30. Pedro Addler

    Olá Carlos Eduardo

    Realmente o mercado de design de games demanda vários tipos diferentes de profissionais desde artistas até programadores.

    Ainda não existe o curso de design de games nas Universidades Federais do Brasil, ele é novidade no Brasil e só é encontrado na faculdade Anhembi Morumbi em São Paulo-SP.

    Mas como o seu interesse mesmo dentro do design de games é na área de programação recomendo que procure pelos cursos de Ciência da Computação ou então Sistemas de Informação, neles você vai estudar e adquirir toda uma base para ser um ótimo programador e entrar com tudo no mercado de design de games.

  31. Pedro Addler

    Olá Ernesto Meinem

    Infelizmente, como eu disse acima, ainda não temos o curso de design de games na Rede Federal de Universidades.

    Como você mora no RS, tenho duas dicas pra você:
    - Se você tem interesse em trabalhar na área de programação dentro do design de games, tente o curso de Ciência da Computação na UFRGS.
    - Se o seu interesse dentro do design de games é na área de design pode tentar o curso de Desenho Indústrial você também encontra ele na UFRGS.

    • Gabriel Carati

      Existe um curso Tecnólogo na Uniritter aqui de Porto Alegre-RS, vou fazer Design de Games lá. :D

  32. Pedro Addler

    Olá João

    Por ser uma carreira nova e um mercado novo no Brasil, ainda não existem muitos cursos de design de games em sí.

    Você pode trabalhar na área de design de games, fazendo cursos complementares tais como Ciência da Computação para ser Programador ou então Desenho Industrial / Design para trabalhar com arte.

  33. Pedro Addler

    Olá Samuel

    Quando lí o seu depoimento não tive dúvidas: você nasceu para fazer o curso de design de games !!

    Além de gostar muito de jogos, você também tem talento para desenho e parece ser muito criativo.

    Entre design de games e engenharia mecânica, escolha o design de games.

  34. Pedro Addler

    Olá Adriano

    Na região do Sul de Minas infelizmente não existe nenhuma faculdade de design de games nem particular e nem federal.

    No entanto, se você gostar da área de programação dentro do design de games existe um ótimo curso de ciência da computação e um ótimo curso de sistemas de informação na UNIFEI.

    A UNIFEI é Federal e fica na cidade de Itajubá, Sul de Minas.

  35. Lise Rafaela

    Olá,

    Espero que alguem possa tirar a minha duvida, a questão é: Um programador de jogos digitais pode ser chamado de Game Design, se não qual seria a nomenclatura correta para esse profissional na aréa de game?

    • Mirian Gomes

      Olá Lise!
      Um programador é sempre um programador. Desta forma, existem várias linguagens de programação, além de plataformas de desenvolvimento. Você pode classificá-los como programdor de jogos, game designer (voltado para programação gráfica), ou como programador voltado para linguagem. Como programador C++, programador J2ME, etc.

  36. Pedro Addler

    Olá Flávio Andrews

    Na verdade a Ciência da Computação não é um curso complementar do Design de Games, é outro curso mesmo, uma carreira independente.

    O que você pode fazer em relação a Ciência da Computação é o seguinte: você pode fazer esse curso e entrar para o mercado de design de games como programador, neste caso no entanto, você vai trabalhar exclusivamente programando ( não vai mexer com roteiro, desenho, etc… ).

    Como cursos complementares de design de games ( estes são complementares mesmo !! ) recomendo os seguintes: desenho, escrita criativa e programas de desenho e edição ( Fireworks, Photoshop, etc… )

  37. Pedro Addler

    Olá Hacker Junin

    Infelizmente não temos ( ainda !! ) o curso de design de games no Espírito Santo.

    No entanto você pode fazer algum curso relacionado na UFES, você pode fazer Ciência da Computação ( para programar games ) ou então Desenho Industrial ( para mexer com design dentro do design de games ).

    • Jonas

      Olá,
      Pessoal do guia da carreira , estou com uma duvida , eu moro em SC e gosto muito de animes, mangas , games em geral , tenho muita criatividade em criar acessorios ,equipamentos , cenarios , personagens , etc.
      O que eu posso fazer em relaçao a isso? Tenho talento para design de games ?

      • Pedro Addler

        Olá Jonas

        Com certeza !! Você tem muito talento para Design de Games, você pode seguir a carreira de roteirista, criando jogos inteiros, personagens, roupas, armas e itens :D !!

  38. Rodrigo

    Gostei muito da materia.Tenho 16 anos e adoro jogar video-game,entao por que nao projetalo nao e verdade.Estou me enteressando sobre este assunto como profissao futura.

  39. elfa

    a única coisa ruim é o fato de ter em poucas cidades ^^
    mas o curso de design de games deve ser muito fera xD

  40. Gabriel Gameiro

    ótima matéria sobre design de games !!! gostei de tudo,mais não achei tudo o queria,eu queria saber como ser contratado por grandes empresas como SONY,MICROSOFT,CAPCOM e otras.

  41. Reginaldo

    Ficou muito bom ,eu tirei muitas duvidas mais eu queria saber se no estado de São Paulo existe uma faculdade de Desgin de Games. Eu tenho 13 anos Moro em Aguaí a mais ou menos 200 kilometros de São Paulo.

  42. Giovani Maggiani

    Olá, antes de mais nada quero dar osparabens, está exelnte esse “guia”.

    Agora minha duvida.

    Eu adoro criar roteiros de persnagens, até ja criei um jogo, contudo tenho alguns receios sobre o curso de design de games.

    1; eu não tenho muita pratica com photoshop e afins, sempre gostei de mecher, até consigo fazer umas coisas bacanas etudo mais, o problema não é a criatividade pois eu vejo o trabalho pronto na minha mente contudo não consigo fazer no papel digamos assim. Ai a pergunta é facil encoontrar alguem que faz isso, digamos assim, é facil fazer uma equipe?
    2; Eu moro no RS, então eu vejo que você citou a UFRGS, mas existe nela a expecialização na area de design de games?
    3; Existe um teto salarial? Pois encaremos, vivemos em um mundo captalista. E até eu criar e desenvolver o jogo, que leva um certo tempo, como se consegue arrumar o dinheiro para sobreviver e investir no material que devemos usar, ou deve-se virar o garço do bairro (bico em geral)

    Agradeço desde já, Giovani Maggiani

  43. Moisés

    Bem,desde de 2 ou 3 anos gosto de jogos,animes e estas coisas,e hoje tenho 16 anos,e estou preocupado com o meu futuro,e ao ler,eu senti algo que isto é realmente o que eu quero,e isto foi graça aquele teste de personalidade que deu IDEALISTA,e eu me interessei mais pelo o ROTEIRO dentro do design de games que caminho eu devo seguir ???

    E também tenho muita dificuldade com exatas,isto interfere ??

  44. Nadiane

    Adoro jogar e faz um tempo que venho pesquisando essa profissão de design de games, mas saber jogar não é tudo, adoro desenhar e sou boa nisso acho que ajuda não? E o salário é bom para esses profissionais?
    Essa prof. é difícil? Digamos a modelagem 3d ou o desenhista?

  45. Cayque

    estou no 1º colegial e gostaria de saber se existem cursos de design de games para o meu grau escolar.

    obrigado

  46. carlos rodrigo zomer

    gostei muito desse site achei ele pq eu estava procurando um curso de design de games e achei esse site por acaso e como nada e por acaso!
    gostaria de saber se em porto alegre eu posso encontrar o curso?
    tenho muitas ideias de historias para games, personagens, cenarios, de tudo um pouco .
    eu tenho uma lan house e ja tenho 26 anos mas uns anos atraz não tinha nada de cursos nessa area!
    Agradeço desde ja por sua ajuda!
    obrigado!

  47. wesley luis

    olá !! qual o valor da mensalidade do curso de design de games ?? quanto tempo dura ??

    obrigado pela atenção

  48. Gabriel

    Olá ,gostei muito da matéria, tenho 12 anos e adoro video games, adoro jogos do tipo de ação.

    Gostara de fazer design de games e ser roteirista por que tenho muita criatividade e meu sonho e criar um jogo de tiro em local aberto sem restrições para andar poder ir aonde quiser e encontrar outras pessoas. Adorei e acho que vou seguir essa profissão tirou muitas duvida vlw !!

  49. guilherme

    oi eu moro em rs tenho 13 anos, gostaria de seguir essa carreira de design de games, queria saber se tem algum curso de roteirista aqui em porto alegre ou região metropolitana

  50. Rafael

    Muito Obrigado. A noticia esta do jeito que eu gosto de ler, direto no assunto e bem explicado :) !!

  51. Satie

    Criatividade e persistencia já tenho só falta mesmo local de estudo…o jeito vai se fazer Ciência da Computação mesmo sabendo que isso só deve mexer na area de programação que é o que minha irmã esta fazendo…espero que logo tenha universidades/faculdades para Design de Games.

  52. JonasUzumaki

    Gostei muito, vcs explicaram muito bem, e para pessoas como eu q estao pensando em seguir essa carreira de design de games, já nos da uma ideia + detalhada de como e a funcao de um designer.
    Alguém e designer ai na produção ?
    Poderiam dar algumas dicas de experiencia propria ?
    Obrigado!

  53. Leandro Teixeira Borges

    Muito legal, gostei muito.Aprofissão de designer de Games me pareceu ser incrivel e eu meinteresei muito . Gostaria que voceis entrssem em contato com meu orkut para me informar melhor sobre algumas intituições de ensino que possuem sete , valeu…………

  54. José Lamin

    Olá gostaria de estar fazendo o curso desses tenho muita vontade de trabalhar nessa área de jogos será que você me pode passar o preço desse curso de design de games ?
    Abraços obrigado

  55. Pedro Addler

    Olá Gabriel Gameiro

    Para trabalhar em uma grande empresa de design e produção de games como essas que você citou a primeira providência a ser tomada é se formar em uma boa faculdade de design de games, programação (ciência da computação) ou então design.

    A partir daí você tem que obter um diploma de proficiência em Inglês ( que comprova que você sabe mesmo Inglês ) e partir para uma pós graduação na área de design de games.

    Estas grandes empresas, de tempos em tempos abrem espaço para novos estagiários e trainees, se você tiver um bom diploma e Inglês fluente pode tentar e terá ótimas chances !!

  56. Pedro Addler

    Olá Reginaldo

    Embora tenhamos cursos de programação ( Ciência da Computação e Tecnologia da Informação ) e Design ( Desenho Industrial ) na rede Federal de ensino há algum tempo, ainda não temos o curso federal de Design de Games.

    Você que mora em Aguaí, no estado de São Paulo, na cidade de São Paulo você vai encontrar este curso na universidade particular Anhembi-Morumbi.

  57. Pedro Addler

    Olá Giovanni Maggiani

    Lendo o seu depoimento entendi bem o seu perfil e qual pode ser o seu papel dentro do mercado de design de games: você tem tudo pra ser um ótimo roteirista de games !!! :P

    Ser roteirista é o emprego de design de games ideal pra você pois o roteirista não se preocupa em desenhar ( colocar no papel, como você disse ) ele somente cria, o que você faz muito bem.

    Em relação a UFRGS infelizmente ela não tem não um curso de design de games, mas tem os cursos de Ciências da Computação e Desenho Industrial que são relacionados.

    Dentro do mercado de design de games você tem duas opções básicas de trabalho: entrar para uma grande, pequena ou média empresa como funcionário ou então criar sua própria empresa de design de games.

    Hoje em dia não está difícil abrir uma pequena empresa de tecnologia, há dezenas de micro-empresas fazendo jogos para celular hoje em dia no Brasil para você ter uma idéia.

    • Elaine

      Boa noite! Parabéns pelo site! Eu sou formada em Letras e adoro o mundo dos games desde novinha. Quem é formado em Letras pode ser roteirista ou precisa fazer a faculdade de design de Games para escrever e inventar as histórias do jogo? Desde já agradeço!

  58. Pedro Addler

    Olá Moisés

    Essa sua dificuldade em exatas vem exatamente do seu perfil de personalidade Idealista: você deve ser um idealista bem desenvolvido por isso a sua dificuldade em exatas.

    Em relação a carreira de roteirista dentro de design de games, os idealistas são ideais para essa função, por causa da imaginação super-desenvolvida !! :P

  59. Pedro Addler

    Olá Nadiane

    Em relação a dificuldade, a carreira de design de games não é difícil não, desde que você tenha talento !! ( principalmente nessa área do design de games que você citou, o desenho e modelagem 3D ).

    Quem não tem talento, melhor nem se aventurar nessa área, pois o mercado é concorrido e os jogadores são exigentes.

  60. Pedro Addler

    Olá Cayque

    Infelizmente para o seu nível escolar ( 1° Colegial ) não existem cursos de design de games.

    No entanto, não desanime !! Você pode fazer cursos complementares tais como um curso de desenho, curso de Inglês ( sim vai ter que saber Inglês na carreira de Design de Games !! ) e também cursos livres de programação ( se você quiser ir para a área de desenvolvimento ).

    • Rafael Endo

      Na verdade, tem uns cursos que ensinam a mexer em programas de criação de games e acho que server para os colegiais.

      Procura por uma escola chama Alpha Channel na internet. A mensalidade é cara, mas não custa dar uma olhada.

  61. Geison Francisco Barillo Soares Pereira

    Quero saber se há formação em game design é graduação por exemplo no rio de janeiro.
    Dentro desta área quero focar a parte de roteiro e criação das ações (incluindo tudo no jogo:personagens,cenario,oque fará os personagens,efim ser responsável por todo tipo de criação dentro do jogo desde como eles serão e oque eles farão,incluindo também todo o tipo fato dentro do jogo,por exemplo:enigmas e tc..(tudo o que você possa imaginar) )

    • Pedro Addler

      Olá Geison

      Bacana hein !! Com certeza você daria um profissional de design de games bem completo, o mercado está procurando bastante por profissionais assim principalmente roteiristas que são escassos no mercado de design de games.

      Infelizmente ainda não temos o curso de design de games no Rio de Janeiro, mas acredito que deve aparecer em breve, o mercado de games Brasileiro ainda tem muito o que crescer :D

  62. Pedro Addler

    Olá Wesley Luis

    O valor para a mensalidade do curso de Design de Games varia entre 600 e 1100 Reais.

    Em relação a duração do curso de design de games, varia de 2 a 4 anos ( quanto mais completo for o curso maior a duração ).

  63. Pedro Addler

    Olá Jonas Uzumaki

    Acertou em cheio meu amigo :P eu mesmo Pedro, além de escritor sou também designer ( não de games, mas designer tradicional, no caso ).

    Em relação a minha experiência posso dizer o seguinte: eu adoro criar !!! Criar é um aspecto fundamental para você ser um designer de sucesso.

    Se você gosta de criação e tem um perfil criativo já tem meio caminho andado para ter sucesso na carreira de design e games.

    Afinal, games são criatividade e diversão, é disso que o mercado precisa.

  64. Eduardo Felipe

    Olá. :)
    achei muito interessante e graças à essa informação bem detalhada sobre o curso acho que optarei em ser um Designer de Games,mas ainda resta algumas dúvidas que gostariam que se pudessem respondessem pra mim,elas são:
    Quais as melhores faculdades do Brasil que oferecem o curso?
    o curso de design de games oferece grade suficiente para que você possa projetar o jogo todo ou maior parte,ou você tem que ter curso também em outras áreas como por exemplo Roteirista,Desenhista Conceitual / Artista Gráfico,Profissional de Animação e Modelagem 3D,Programador de Games?

    • Pedro Addler

      Olá Eduardo Felipe

      Gostei do seu espírito !! Um verdadeiro espírito de liderança, querendo participar de todas as etapas do Design de Games.

      Você pode sim participar de todas as etapas atuando como um Líder de Projeto, mas o mais indicado mesmo é que você se especialize em alguma etapa específica e seja líder somente dela.

      Até porque o Líder de Projeto não bota a mão na massa só fica fiscalizando o projeto de Design e Games, acredito que você queira é botar a mão na massa.

  65. Eduardo Felipe

    Complementando meu comentário…(desculpa se falei muito,mas fiquei bastante entusiasmado com o curso.^^’)

    gostaria muito de atuar em todas as áreas da criação de um game,afinal,quem melhor para fazer a modelagem 3d,desenhar e programar toda a idéia de forma fiel à do criador(roteirista) se não o próprio criador?
    Bem…infelizmente não me contento apenas em criar a história,mas também gostaria de projetar ela passo à passo pra que fique fiel ao que eu imaginei,enfim,não gostaria de ter minha criatividade limitada apenas ao roteiro.

    • Rafael Endo

      Estou no 3 ano do Curso de Design de Games na Anhembi Morumbi. Vou dizer cara, é muito difícil para você mexer em todas as áreas. Mesmo que você seja um líder de projeto. O que recomendo é pegar uma área que você gosta ou é bom, e se especializar nele e assim aos poucos conhecer outras área, você não vai mexer diretamente, mas talvez você tenha chances de dar alguma sugestão.

      Essa dica vale para todos que querem entrar na área de Design de games. Não pensem que assim que sair da faculdade, vocês vão projetar jogos. Vocês vão ter que trabalhar na produção primeiro, tipo programação ou modelagem 3D e depois de alguns anos, projetar jogos. Então recomendo que se especializem em algumas área de produção.

      Espero ter ajudado, falou.

  66. Pedro Addler

    Ola José Lamin

    O preço médio da mensalidade de um bom curso de design de games está entre 700 e 1200 Reais. O valor da mensalidade do curso varia de acordo com a qualidade e também a abrangência do mesmo.

  67. Gabi

    Sempre gostei muito de jogos, quando gosto muito de um jogo, procuro saber quem é o designer e procuro formar uma opnião dos aspectos positivos e negativos de um determinado jogo, além disso gosto de desenhar, principalmente pessoas, mas ainda tenho aprimorar muito meus desenhos hehehe. Porém, eu penso em fazer ciência da computação, desde pequena sou curiosa, sempre gostei de fuçar no pc kkkkkk e além do mais gosto de matemática. E depois que eu me formar quero fazer design de jogos. Sinto que trabalhar nessa área será uma ótima escolha. =D

  68. FC

    primeiramente gostaria de parabenizar pelo artigo que concerteza ajudou a esclarcer que Designer nao é propriamente um programador nem um desenhista.

    E gostaria de advertir ao aspirantes de Game Design que tenham cuidado ao selecionar cursos que poe no nome”curso de criaçao de jogos” geralmente sao ciencia da computaçao mascarado nao falam nada de mecanicas de jogos, regras, exemplos de GDD e o mais importante a criaçao do GDD (Game Design Document)

    muito bom o artigo !

  69. Gualberto

    ola Pedro Adler gostei muito da materia, eu queria perguntar uma coisa eu fiz o teste de personalidade mas o resultado foi o de racional mesmo assim eu poderia ter talento para a profissão de design de games e + uma coisa eu tenho o perfil de pessoa criativae quando eu estou vendo um anime ou série eu fico imaginando + personagens e como eles poderiam se inserir na história

    • Pedro Addler

      Olá Gualberto

      Pessoas com o perfil Racional podem sim fazer o curso de Design de Games, no entanto você não parece ser puramente Racional você também tem traços de Idealista e isso é bom !!

      Imaginação e criatividade são traços Idealistas e excelentes atributos para quem quer fazer Design de Games.

      • wilson

        Olá pedro,eu fiz o teste vocacional e acabou dando para o lado racional,no entanto já trabalhei como roteirista em um jogo amador que fiz com uns amigos,e todos elogiavam a minha criatividade,sei que tenho um longo caminho a percorrer,mas percorrerei com persistência e sei que conseguirei realizar o meu sonho de trabAlhar na Ubsoft Montreal,a minha duvida é quais cursos ou faculdades seriam indicadas para quem pretende trabalhar em grandes empresas fora do brasil

  70. Matheus

    cara, uma coisa que não ficou bem clara para mim…
    Devo fazer a faculdade de design de games ou curso profissionalizante?

    estou mto inseguro diante o futuro :/

    • Pedro Addler

      Olá Matheus

      A resposta dessa pergunta está no seu plano de vida, se você quer uma formação mais completa para no futuro conseguir um emprego melhor é melhor fazer faculdade de Design de Games.

      Agora, se você quer entrar no mercado de trabalho já e em um emprego bom, mas não ótimo, melhor fazer algum curso técnico na área de Design de Games.

  71. matheus

    Olá Pedro.
    Muito bom a matéria.
    Sou de Passo Fundo, norte do Rio Grande do Sul.
    Você saberia me dizer quais seriam as cidades que eu poderia encontrar o curso de Design de Games na região sul?
    Se você puder mandar maiores informações para meu email agradeço desde já.

  72. Rafael Endo

    Li o artigo e parece bom, sou estudante da área de design de games na Anhembi Morumbi, no 5 semestre desse ano. Posso dizer que não é necessário ter noção de estética ou bom gosto para ser game designer.

    Você pode, se quiser, deixar na mão de um ou vários artistas resolverem esse problema de estética. O maior problema nessa carreira é achar que a função principal de um game designer e se preocupar com estética, na verdade você vai ser responsável em pensar como o jogo vai ser e funcionar. Um exemplo: Num jogo de damas, o designer de games vai pensar como a peça vai se movimentar e como as peças vão virar “dama”.

    Para os jovens que querem entrar na área de design de games, digo, deve gostar não só de jogar games, e sim deve gostar que querer modifica-lós ou criar. Se for só por gostar de jogar, talvez terão dificuldade para crescer na área.

    • Pedro Addler

      Olá Rafael Endo

      Realmente muito bem colocado !! Se você simplesmente gosta de jogar games não serve para ser designer de games é apenas mais um jogador, como você disse a pessoa ” deve querer modifica-lós ou criar games” e essa é mais pura verdade.

      Para fazer o curso de design de games é preciso muito mais que ser um jogador é preciso ser um amante dos games, ter o espírito de um verdadeiro criador de jogos :)

  73. Mateus

    Nossa tópico Exlente Exclareceu me muitas dúvidas.
    Eu Sempre gostei de ramos de computadores games e tal adoro jogos de ultima geração é realmente imprecionante a energia a sensação de imerção que eles passam atraves dos games por este motiva e outros tbm que eu adoria execer esta profissão. alem de pagar muito bem ao profissional da area ainda trabalhamos com o que ralmente gostamos que é design de games.

  74. Gustavo Prestes

    Bom,eu AMO games,e idéias é algo que nunca me falta,mas em relação a desenho,eu sou horrivel.Eu tava vendo especializações ali,e achei Roteirista muito interessante.Enfim,essa dificuldade com desenho me impediria em alguma coisa nessa profissão de design de games ?

    Obrigado

    • Pedro Addler

      Olá Gustavo Prestes

      Muito pelo contrário viu !! :P Como nosso amigo Rafael Endo disse acima, a questão da arte no design de games pode muito bem ser feita por profissionais especializados, você não precisa se preocupar com ela.

      A não ser claro, que você goste de desenhar e queira fazer essa parte no design de games.

      Os roteiristas, área em que você é melhor, são justamente os personagens principais do mundo do design de games, são eles que dão as principais idéias para os programadores e artistas trabalharem.

      Eles que dão vida aos jogos. Sendo roteirista de jogos você tem uma carreira brilhante pela frente na área de design de games.

  75. Richard

    Eu gosto muito de design de games,mas não sei se quero me especializar na área de games.Eu acho dahora e até ja procurei saber de faculdades e tal.
    O que você tem pra me dizer ?

    • Pedro Addler

      Olá Richard

      Se você tem interesse pela área de Design de Games, mas não quer trabalhar com Games, você pode trabalhar com alguma área relacionada, programação ( Ciência da Computação ) ou então Desenho Indústrial são ótimas opções pra você.

  76. Daniel Amado

    A pouco tempo fiquei interessado no curso de design de games(principalmente porque eu sou um exímio viciado em jogos e também em filmes e gosto de ler)e pela explicação da para ver que eu gostaria de especializar na parte de roteirista, claro que um roteirista pode ser roteirista de muitas coisas mas eu AMO video games para mim não há nada melhor do que relaxar e ficar jogando o dia inteiro ou até virar a noite jogando, bem resumindo queria saber se há algum curso ou uma faculdade aonde eu moro, Sorocaba-SP eu realmente preferiria fazer faculdade ou curso aqui perto mas se não tiver pode ser São Paulo capital,tenho 16 anos e eu realmente ficaria muito grato se você me respondesse e se puder mandar e-mail com links das faculdades.Adorei o seu tópico muito bem explicado não achei tópico ou fórum mais bem explicado que o seu, pergunta, eu domino inglês ajuda em alguma coisa em design de games ?

    • Pedro Addler

      Olá Daniel Amado

      Com certeza !! Você como jogador profissional que você é deve ter notado: o mundo dos video games pertence ao Inglês, basicamente em todos os países, os jogos sempre são em Inglês.

      Saber Inglês é sim fundamental para se entrar no mundo do Design de Games, imagine por exemplo escrever o roteiro de um RPG de alto nível, estilo Final Fantasy, com certeza você vai ter que saber muito Inglês para dar conta desse trabalho de roteirista dentro do Design de Games.

  77. Degor

    Olá cara gostei muito dessa informação.
    Atualmente tenho 19 anos e estou numa “forca” basicamente não tenho dinheiro para pagar a faculdade e meu pai não me apoia no que eu quero e nem meu avô então estou sem para onde correr.
    Tenho medo da decpção que eu vou causar neles mais já percebi que Engenharia Civil não é para mim muito menos administração.

    Sou fascinado por animes,jogos,livros sobre guerras baseados na epoca medieval e criaturas mitologicas.

    Sinceramente sinto desde que tinha uns 15 anos que queria seguir mais aqui em Manaus cidade onde eu vivo não tem curso de design de games ainda.
    só tem pós-graduação em design de games.

    Estava penssando em fazer desing passar na estadual ou federal.

    Mais estou penssando em quanto minha familia vai olhar torto para mim e falar que sou doido mais já estou farto de seguir cursos que eu não gosto…sinceramente talvez precise de uma ajuda.

  78. Jorge

    Olá Pedro. Gostei muito da matéria sobre games. Faço curso de inglês há 4 anos e eu sempre gostei muito de jogar video-game.É o meu sonho ir para os EUA e acho que ireí em 2015 para poder aprimorar o meu inglês e depois se eu conseguir ficar lá,fazer um curso de design de games lá mesmo. Eu tenho muita vontade de trabalhar c/ jogos no futuro. A minha pergunta é:
    O que vc acha melhor . Eu fazer um curso de design de games no Brasil primeiro antes de ir para os EUA para poder ter uma boa noção da área ou eu primeiro ir para os EUA para aprimorar o meu inglês e depois fazer o curso lá mesmo se eu conseguir o greencard ? Eu pergunto isso à vc porque tenho muito medo de fazer um curso de games no Brasil e depois não poder trabalhar em empresas de games no exterior porque eu fiz o curso de games no Brasil e não no exterior mesmo. Eu acho que se eu fizer o curso de design de games lá no exterior ,eu terei mais valor do que fazer ele no Brasil. O que vc acha disso? Aguardarei resposta.
    Falllowwww

  79. iago

    oi
    estou com duvida em o que estudar gosto muito de games de animes vivo assistindo e jogando acho muito interessante criar personagens, cenários as expressões de um personagem, mais não me dou bem com estudos nunca fui bom pra estudar e principalmente não gosto de matemática eu odeio, e na minha cidade são josé do rio preto acho que não tem muitas áreas disso é ai que eu pergunto vc que acha que eu devo fazer design de games ?

    • Pedro Addler

      Olá Iago

      Olha… pra você poder ter sucesso na carreira de design de games tem que mudar seus conceitos viu :P

      Pra poder ter uma carreira de sucesso em design de games você vai ter que estudar sim e muito.

      Para quem trabalha com criação é sempre interessante estar ganhando novos conhecimentos e isso não é diferente para a carreira de design de games.

  80. gabriel matheus

    cara eu realmente adorei esse site e a area de design de games eu pretendo trabalhar futuramente nessa area e te pesso que me fale onde tem curso de design de games em Belo Horizonte.
    Eu tenho 13 anos e pretendo fazer um bom curso o mais rapido possivel.
    muito obrigado pelo bom site,gostei e espero que ajude a muitas outras pessoas.
    espero ancioso por sua resposta beleza.
    TCHAU!

    • Pedro Addler

      Olá Gabriel Matheus

      Legal você se preocupar com sua profissão desde cedo :D ( 13 anos ) isso demonstra responsabilidade e maturidade.

      Infelizmente vou ficar te devendo a indicação de um bom curso de Design de Games em Belo Horizonte, por se tratar de uma área nova no Brasil realmente há pouquíssimos cursos de Design de Games no nosso país.

  81. Mix.Lee

    Bom gostei muito dessas explicações sobre design de games assim deixa nos mais…sobre o que é tudo isso.. :)

  82. Chaser

    Obrigado!!!
    tenho 13 anos é meu sonho ser Design de games
    e agora to entendendo cada vez mais

  83. Felipe Lima

    Olá Pedro!
    Sou de Pernambuco e gostaria de saber se você tem conhecimento de um curso por aqui. Tudo que achei foi um curso técnico de desenvolvimento de games no SENAC.

    Esse curso técnico, foi a coisa mais próxima de design de games que eu encontrei.
    Mas minha praia são os roteiros, eu tenho até uns roteiros guardados aqui :P
    Se eu fizer esse curso vou poder atuar como roteirista?

    Abraços e parabéns pelo site :D

    • Pedro Addler

      Olá Felipe Lima

      Infelizmente também vou ficar te devendo essa resposta, atualmente temos muito poucos cursos de design de games no Brasil.

      A própria área de Games é uma coisa nova por aqui, mas tem progredido bastante principalmente na forma de games para celulares e também jogos em Flash.

      De qualquer modo continue procurando, em breve, quando a área de jogos decolar de vez no Brasil vão surgir com certeza muitos cursos de design de games.

  84. Enoque Silva de Queiroz

    Eu estou querendo fazer essa faculdade de criação de jogos e estas informações são muito uteis

  85. Pingback: A Carreira de Design de Games « Design de Games

  86. Pingback: Especializações da Carreira de Design de Games « Design de Games

  87. Mariangela

    Boa noite, Pedro.

    Parabéns pela matéria e pela atenção com que vc responde a todos.
    Tenho um neto de 13 anos que quer fazer este curso, só encontrei um de 2 anos.
    Moramos em Santana, ZN de São Paulo, vc sabe por onde devo começar a procurar um curso “rápido” só para ele ver se realmente é isso que ele quer?
    Obrigada

    • Pedro Addler

      Olá Mariangela! Ja me perguntaram sobre isso, eu não sei ao certo onde estão as faculdades paulistas que disponibilizam este curso. É uma area bastante promissora!

      Obrigado por visitar o Guia da Carrreira!

  88. Diego

    Olá Pedro, tudo bem?

    Andei vasculhando o site e pra variar é nota 11, suas explicações são extremamente claras e objetivas, ainda não havia encontrado nada que se aprofundasse no assunto, parabéns!

    Bom, eu tenho 23 anos e só agora me surgiu a oportunidade de fazer uma “facul”, sou de Barueri, grande SP, sou um doente apaixonado por jogos desde a época do Atari, tendo durante a vida Mega Drive, Super Nintendo, Dreamcast, Ninguendo 64, PS1, 2 e 3, XBox, Wii, carrego dezenas de jogos no iPhone, no computador, enfim, sou apaixonado mesmo pelo negócio, meu interesse é pela área de criação, a parte gráfica mesmo, minhas dúvidas são as seguintes:

    1 – Além da Anhembi-Morumbi, onde mais encontro esse curso pela grande SP, especialmente na Zona Oeste (Osasco, Barueri, etc)?

    2 – Sei que o mercado está crescendo bem rápido, que falta profissionais qualificados, mas como minha idade já está um pouco avançada para iniciar o estudo superior, fica complicado uma carreira que se inicia a longo prazo, minha idéia era começar a facul e já tentar um emprego, então a dúvida é sobre a dificuldade em encontrar um emprego na área, aqui em Barueri tem o bairro de Alphaville, grande polo empresarial de todos os ramos possíveis e estou próximo de SP, então creio que a dificuldade será um pouco menor devido as distancias caso tenham empresas desse ramo por aqui.

    Desde já me desculpa pelo longo texto e obrigado pela atenção.

    Grande abraço

    • Pedro Addler

      Olá Diego! Infelizmente eu não sei muito sobre as faculdades que disponibilizam este curso. Mas é uma area muito promissora!
      Boa Sorte!

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

      • Diego

        Obrigado por responder.

        E sobre mercado de trabalho, você sabe se é complicado encontrar empregos?

  89. Eberson Sena

    basicamente qual é o teto salarial de um design de games?? e o que e preciso saber sobre esse curso??? e que cursos preciso fazer pra ingressar nesta área????

  90. Fernando

    Olá pedro, estou cursando o terceiro colegial e ainda não me decidi qual carreira seguir,bom sempre fui bom em ciencias, matemática e artes,e no colegial em matemática,quimica e artes,gostaria muito de ser desenhista de mangás, mas e uma carreira quase que impossivel no Brasil. entao pensei em astronomia, que sempre fui apaixonado,mas não sei como anda o mercado em astronomia e se me daria retorno.bem estive pensando tambem em quimica já que e uma materia que sempre me dei bem e tem uma area muito ampla,enfim sempre fui apaixonado por jogos desde pequeno tive videogame,e hj curto mais mmorpgs , ja joguei quase todos disponveis e adoraria trabalhar com jogos. bom quanto ao meu melhor atributo é a criatividade. gostaria de saber a sua opinião.
    desculpe pelo tamanho do comentario :)
    Grato , Fernando

  91. Átila

    Gostaria de saber se em Fortaleza ou em Recife ja existe faculdades de game designer e quais são.

  92. Dário

    Desde os 7 anos de idade sou viciado em jogos,sou daqueles,que ficava 2 dias sem dormir pra poder jogar haha.Esse ano termino o terceiro colegial,e vou fazer vestibular,de começo pretendia medicina,até porque é o sonho da minha família,mas to vendo que vai ser difícil pra mim.Há 3 anos atrás quando tive na minha escola uma palestra sobre design de Games fiquei MUITO interessado,porém sempre fui PÉSSIMO em desenhar,mas gosto de criar histórias,e sempre achei foda,programar.Seria melhor fazer o curso de design de games ou ciência da computação?Ou seria melhor partir para outra área?

  93. luizconect

    Olá pedro gostei muito dessa materia e queria seguir carreira de design de games tenho 14 anos e n sou muito bom em desenhar mais sou apaixonado por jogos de video games e principalmente de computadores queria uma dica do que devo seguir

  94. Hugo

    Olá Pedro !

    Sou formado em Turismo, mas sempre gostei e me interesse sobre games. Já algum tempo estou procurando na internet sobre cursos de games, mas estou com medo de começar um e ver que não era aquilo que pensava.
    Sempre tive a curiosidade em saber como eles são criados, o processo e etc, mas ainda não tenho ideia qual curso fazer…pode me ajudar ?
    Um abraço !

  95. Gabriel

    Essa Grade Básica do Curso de Design de Games são as coisas q vc vai aprender no curso ou q você deve ter conhecimento pra faze-lo?

  96. Rodney amici

    Me identifiquei muito com seu artigo aqui foi me tirado varias duvidas que eu tinha sobre se eu teria dom para ter sucesso nessa area.
    porque sou pessimo em desenho e tenho alguma dificuldade com area de exatas tambem,mas sou extremamente criativo ate demais pra falar a verdade muitas vezes vivo mais uma vida de sonho do que a minha de verdade rsss.
    por tudo que li aqui tenho certeza que me daria muito bem como roteirista porque imaginação e criatividade sempre foram uma grande qualidade minha.

    uma grande duvida é eu ja tenho 36 anos por favor gostaria que seja sincero esta muito tarde para começar a fazer uma faculdade e entrar nesse ramo?

    uma outra pergunta vc sabe quanto é a mensalidade da faculdade ai em são paulo porque moro em santos e gostaria de ter uma ideia de quanto seria meu custo total para fazer essa faculdade em são paulo obrigado pela atenção abs

    • Pedro Addler

      Olá Rodney! Habilidades tecnicas você pode ir aprimorando ao longo do tempo e nunca é tarde para começar a estudar!

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  97. Eddie Vann

    Bah, será que não existe uma empresa ou grupo que eu possa enviar um roteiro de jogo que criei, para ser avaliado se é bom ou ruim?

  98. Cristiane

    Bom dia..tenho filho de 14 anos esta indo para 1 colegial ano que vem…ele e louco por net..conseguiu fazer jogo sozinho..ele quer fazer futuramente criador de web site,gostaria de saber o que devo procurar para ele ano que vem…estou meio perdida..rsr se deve fazer algum curso profissionlizante ..se puder me ajudar ficarei muito agradecida…

  99. Eryk Araujo

    Eaee galera tudo bem?, bom tenho 16 anos e estou prestes a fazer 17 anos, eu amo anime, mangá, jogos e eu sempre procuro saber o que tem de novo no mercado de games, mas há um problema, eu ão tenho criatividade nenhuma mas eu sou louco por desenhar(mesmo não sabendo desenhar direito), alguém poderia me indicar o que eu deveria fazer? por que um dos meu sonhos é morar no Japão e ao mesmo tempo ser um programador ou Profissional de Animação e Modelagem 3D, ou o que tiver que ser
    Obrigado pela atenção abraços a todos
    vlw

  100. Toncke

    Bom dia.
    Estou começando a me interessar por esta profissão, mas, não sei como começar? alguem pode me dar uma dica?

  101. Gabriel

    Nossa, adorei muito bom. OBS: só tenho 11 anos e já sei que quero ser um roteirista de jogos. Eu sempre adorei jogos.

  102. vinicius

    caramba maniw esse texto mudo minha vida completamente eu na onde de web design,quando eu vi esse texto me apaixonei por games

  103. Weslley Bispo

    Ola pedro. Adorei seu texto.
    Meu nome e weslley tenho 17 anos e estou no fim do 3 colegial e ja me matriculei no curso design de games da anhembi morumbi.
    So que estou muito preucupado que caso eu termine o curso nao tenha local pra trabalhar. Soube que a ubsoft tava contratando pessoas dessa faculdade, entretanto a ubsoft aqui fecho. E gostaria de saber a opiniao de alguem que ja se formou na area ou a sua mesmo onde esta trabalhando, ou onde se pode trabalhar. Eu estou preucupado com o mercado de trabalho. Aguardo atenciosamente retorno.
    -WESLLEY

  104. Lucas

    acho design de games um curso muito legal, pois adoro jogos e etc. Porém, odeio física… e não sou nada bom em contas. Queria muito saber, se tem muita física nesse curso, se vou encontrar problemas em fazer, sendo que não sou bom em física.. e se realmente tem física, seria contas, ou conceito mesmo? Obrigado.

  105. Gabriel Cabral

    Eu dei uma olhada na carreira de Cinema e Design de games, também conferi minha personalidade e vocação… Tenho que dizer que não fiquei muito satisfeito.
    Não, não me entendam mal; o que quero dizer é que sim, me identifiquei em boa parte com a personalidade de artesão, mas também com a de idealista. Também me identifico com cinema, games e política (pelo menos da forma como deveria ser exercida), mas, como meus pais dizem, eu não um exemplo para seguir, e não sou aplicado com os estudos (principalmente, sou muito ruim e desleixado em exatas). Se vocês tiverem alguma sugestão que possa me auxiliar com essas decisões, eu ficaria bastante agradecido.

  106. Victor

    Pedro Addler, Não decidi ainda em que Área cursar mais penso em fazer algo relacionado a computação pois gosto disso, pensei muito em ser talvez um programador de games me pareceu legal gosto de jogos mas minha tia diz que não é uma profissão muito boa talvez por ser uma coisa nova por isso queria saber mais sobre, tipo o teto salarial, o que preciso fazer para ingressar nesse curso, haha o que dizer pra minha tia quando criticar um design de games e o que mais for relevante coisas ruins da profissão e as boas. Grato ;)

  107. vinicius

    Pedro, to em dúvida enter game design e ciencia da computacao, sempre amei videogame e jogos de pc desde pequeno, gosto de alguns jogos de tabuleiro tambem, minha melhores materias sao matematica e fisica, mas tb nnum sei mtu bem se eu queria ficar toda minha vida criando novos jogos, queira talvez fazer um jogo muito grande tipo um rpg ou trabalhar em algum que ja exista e administrar o jogo faze as atualizacoes etc, por esse caminho eu estaria mais voltado para ciencia da computacao??

  108. Luis Henrique

    Oi, Tenho 15 Anos, Gostaria de Saber Se com a minha idade (15) Existe um Curso para que eu possa aprender e me aprofundar mais nessa área.

  109. Gabriel Araújo

    Tenho 15 anos adoro games, animes e amo desenhar e escrever histórias…
    Queria sabe cursos paralelos que são bons para fazer e faculdades no brasil onde tem o curso de desingn de games…

  110. Gabriel Carati

    Me interessei muito por essa área. Finalmente decidi, estava entre Ciência da Computação e Engenharia da Computação, mas descobri a faculdade de Design de Games e era exatamente o que eu queria.

    Só tenho uma dúvida, meu sonho é trabalhar em uma equipe que faça jogos AAA, como Ubisoft, EA (como sempre hehe), BioWare, Activision e etc, mas queria saber se alguém que faz faculdade de Design de Games aqui no Brasil tem algum oportunidade de trabalho nessas grandes empresas. O o nome da faculdade e de onde ela é pesa muito? Ou é questão de esforço mesmo?

  111. Priscilla Vallim

    Existe algum curso ou pré requisito pra alguém que deseja fazer este curso?
    Obrigada

  112. Lucas Jonatahan

    Olá, sou um grande amante da área de game-designer e pretendo me formar nessa profissão,porém, moro no Maranhao e aqui não tem esse curso. Procurei até no SISU mas eles não colocam essa profissão na lista. Gostaria de saber como eu entro pra alguma faculdade que tenha esse curso e como funciona o processo de seleção. Muito obrigado pela atenção!!

  113. Ana Paula

    Bom dia! Gostaria de saber onde posso encontrar curso tecnico sobre design de games pois o meu filho de 14 anos está muito interessado em se desenvolver nessa área , ele descobriu que não é mas veterinaria que ele quer seguir e sim ser um design de games. agradeço se me responder o email .. sou de REcife, acredito que aqui em Recife não deva ter nada com relaçao ao curso.

  114. Ariel Sanchez Lins

    Boa Tarde Pedro!

    Gostaria muito de ingressar na carreira de Publicitária, mas gosto muito mais da área da Criação da Propaganda do que da publicação. Qual conselho você me daria? Acha que web design tem mais a ver com o que estou procurando?

  115. Maria Inêz Corrêa Lopes Zanardi

    Estou feliz por encontrar o site ,há muito pesquiso alguma informação a respeito .Tenho um filhode 9 anos e desenha o tempo todo.Gostaria se possível manter contato ,pois tenho muitas perguntas a fazer.

  116. Gustavo Gorzilo

    Gostaria de saber alguma empresa no Brasil que contrate quem tem este curso, uma empresa grande

  117. kalex

    Bom o meu sonho é trabalhar em uma famosa empresa de games como sony,ea,konamy… E verdade que essas empresas vao abrir aqui no brasil para a reduçao do preço dos games se e verdade quando vai acontecer o que mudara com isso. e uma ultima duvida no2′ ano do ensino medio tem algum bom urso nesse genero?

  118. fellipe

    gamedesigner carreira privilegiada para muitos.eu sou um desses sempre dei o maior valor para esse ramo,pretendo um dia arcar com essa profissao que tal participar de producoes de jogos como god of war ou quem sabe gears of war e etc.

  119. Matheus R

    Texto muito bom! Realmente tirou alguma dúvidas. Eu estou no terceiro ano do ensino médio, estou naquela: o que eu quero ser na vida?
    Eu admiro o mundo dos games, me fascina muito! toda magia, sensação que cada game nos transmite. Estou pensando em fazer Design de Games, mas tenho uma vida;É preciso ter algum conhecimento antes de entra no curso de Design de Games? Ou, o curso já me oferece tudo que preciso ter pra começar a praticar na área?

  120. Christiano

    Ola, primeiramente gostaria de dizer que foi um otimo trabalho tirou muitas duvidads minhas
    Eu adoro jogos desde os 4 anos comecei a jogar os jogos
    Tenho 12 agora e me interesso mt nos desenhos, na historia de praticamente tudo
    Eu consigo desenhar e tenho muitas ideias ja tenho metade de um caderno com personagens gosto de anime, rpgs,jogo de tiro , açao, com elementos stealth, estou aprendendo a criar o jogo, mais ja tenho tudo planejado com um amigo, e isso que queria saber se tem algum lugar do rj q eu e meu amigo possamos fazer, quer dizer realizar o nosso sonho de virar um design de jogos
    Obrigado e otimo trabalho

  121. Thomas

    Quero trabalhar na área de jogos eletrônicos ou digitais, e estou cursando faculdade de design de produto, e queria saber se com este currículo poderei me especializar nesta área de jogos eletronicos ou digitais.

    Grato.

  122. Eliton dos santos lima

    Sou recem formado em designer de games gostaria de saber se voce poderia me indicar algum site ou algum contato de alguma empresa que necessite desse tipo de profisional sou exelente em diretor de projetos e animador desde ja agradeço :D

  123. alice

    mtuuuuuuuu leal na real :)

  124. ana barcelos

    ola.
    Tenho um filho de 17 anos, Pedro barcelos, ele esta fazendo o curso de play game na escola saga no bairro da lapa, esse ano de 2013 termina o curso e o ensino medio, ele quer dar continuidade no estudo de games , o que voce indicaria para o Pedro?
    Responder

  125. Guilherme

    Já tinha pensado em seguir essa carreira antes, mas nunca procurei saber mais. encontrei o site por acaso e me entusiasmei mt com o curso, as possibilidades(apesar de não serem taaaantas assim)
    Me ajudou mt msm…
    Agora tenho uma perspectiva melhor sobre o assunto..

  126. Guilherme

    Deve ser mt maneeiro poder pensar, projetar e criar os mais variados games, sempre criticamos as desenvolvedoras por criarem jogos ruins, que tal tentar melhorar isso, afinal nós somos os gamers, sabemos o que gostamos em um jogo. Sempre paro pra pensar…como seria o jogo dos meus sonhos? E como seria poder Criá-lo e colocá-lo no mercado?… Gostei pra caramba da matéria

  127. Keila

    Ola,!!Tenho um filho de 5 anos que adora fazer filmes e jogos na cabecinha dele, fica o tempo todo dizendo que esta fazendo um jogo, faz os jogos com bonecos, e até mesmo com ele mesmo passando as fases. Fala o tempo inteiro em jogos, fica alucinado com os jogos do lego, quer a coleção toda,acaba de zera um jogo e ja quer outro, uma loucura. E ele diz o tempo todo que quer trabalhar com isto quando crescer, sei que ele é muito novinho ainda, são fantasias da cabeça dele, mas quem sabe ele possa ser mesmo um profissional desta área? gostaria de informações de como ajudar ele, como investir nisto não tenho a minima ideia de onde começar,sera que é cedo para pensar ?ou já é a hora de começar a dar mais importância para o que ele diz? Aguardo resposta se possível, obrigada!!

  128. Emmely

    olá! estou fazendo uma pesquisa com a escola e preciso de um entrevista com algum programador! gostaria de saber o e-mail de algum de voces para realizar esta pesquisa. desde já, grata

  129. Victtor Vinicius

    Olá, Me Surpreendi com essa area, Adoro CAD e 3D MAX,Tbm Sou Bom Com Tecnologia e Computadores, Tava na Duvida entre Engenharia Civil e outros relacionados a meus pontos fortes, mas entao fiz o teste de 7 tipo de inteligencia e deu: 1º Inteligencia espacial e 2º intra pessoal, e na hora q eu vi o conteúdo de design de games, me apaixonei e tudo q eu gosto, Obrigado vcs tem um ótimo conteúdo,se puder me envie os lugares onde poderei Cursar a Area. Obrigado + uma vez.!

  130. Lorrayne

    Faço parte de uma escola de games no rj, muito boa e ela tem parcerias internacionais.
    Vc aprende a trabalhar desde o roteiro e direçao, até a criaçao, programaçao do jogo …

  131. cesar

    e iso que eu quero ser quano creser

  132. francisca daniely

    muito legal seus jogos bem maneiros e fofos e vc tem uma otima imaginação continue assim

  133. tiago

    ola pessoal,eu sou um otimo desenhista,consigo fazer personagens de animes e deixalos identicos ao dos animes,e adoro video games ,queria saber quanto eu iria gastar pra fazer esses cursos de desing de games,e quanto eu poderia ganhar trabalhando com isso,eu ja tenho 3 hqs que eu criei,sou nao sei como publicalas,mas seria interessante,eu as transformar em games!!!!!

  134. Ademar Freitas

    O brasil tem crescido muito neste mercado de games e tem espaço pra muita gente, Trabalho numa escola de games em BH chamada SAGA, e posso proporcionar uma oportunidade especial pra quem realmente quer navegar por este universo fabuloso dos games e da computação grafica.
    Olhem este link.

    http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2013/05/brasil-lidera-crescimento-do-mercado-de-jogos-eletronicos-em-2012.html

    Estarei a disposição de todos através do email
    ademar.saga@gmail.com

  135. Gabriel

    Antes de tudo, parabéns pelo artigo, me ajudou muito.
    Meu problema é o seguinte: eu me interessei muito pela parte da criação de roteiro. Gosto muito de escrever textos sobre os mais diversos temas. O único curso de Design de Games aqui em SP é o da Anhembi Morumbi. Como eu quero me focar em roteiros, seria melhor eu fazer o curso de letras e o de design? Pelo que eu vi da grade do curso de design, não há nenhuma parte reservada especialmente para o roteiro. Se eu fizer somente o curso de design, será o suficiente para eu me tornar um roteirista? Caso contrário, eu deveria fazer um curso de letras antes ou depois do de design?

  136. ismael

    oi meu nome é Ismael tenho 18 anos e moro em caruaru pe,queria saber se em minha cidade há alguma escola de Design de Games pois eu desenho bem e gosto des games de plastation é meu sonhor trabalhar nos Estados unidos com games o que eu preciso faser para ser um grande desenhista e criador de games? meu email: ismaeldhantas@hotmail.com

  137. Kaio

    Olá, tenho 15 anos, moro em Maceió-AL nasci aqui porém com 6 anos fui pra São Paulo e morei lá 9 anos e voltei pra Maceió com 14 (fez 1 ano que moro aqui). Enquanto morava em SP graças meus primos sempre fui muito viciado em jogos de Estratégia e jogos que pudesse me empenhar mais no “controle” como jogos de luta, que tenha combos. Foi quando eu conheci o The Duel, Grand Chase e o Lunia -Antigamente eram da LU!G(LevelUpGames). Conheci The Duel com 8 anos e joguei até os 13, qnd decidi tentar criar um The Duel em Server Privado, e conheci o Blender (modelagem 3D) me empenhei e falei pra mim mesmo que era a carreira que queria seguir.
    Quando fui no Anime Friends ( evento animê em SP ) me inscrevi em um negócio que nem lembro mais o que era e na semana seguinte ligaram na minha casa falando que eu tinha a chance de ganhar um desconto numa escola técnica de Design de Games ( a Saga ) fui lá em Tatuapé com a minha mãe (Eu morava uns 15 minutos da Lapa mas eu fiquei tão empolgado quando o cara ligou lá em casa que nem deixei ele falar, já logo disse que tava ótimo pra mim e demorava uns 45 minutos de metrô e ônibus até o Tatuapé HUASHU ) e conheci a escola porém como já sabia que ia voltar pra Maceió não tive oportunidade de começar o curso. Aqui em Maceió não tenho muitas oportunidades de fazer um curso técnico de Game Design então pensando nisso eu comecei a aprender a desenhar e particularmente eu não sabia desenhar nada, e aprendi bem rápido a desenhar, sempre adorei animes, mangás então pra mim não foi muito difícil. E também comecei a fazer inglês no CNA pensando em fazer uma faculdade no exterior e trabalhar por lá mesmo ou até mesmo na Ásia, Coreia do Sul, Japão ou até mesmo na China.
    Hoje em dia eu baixo várias apostilas de desenho para aperfeiçoar meus desenhos e pedi até uma mesa digitalizadora pra minha mãe de aniversário (está chegando *-*). Mas enfim vou terminar o colégio ano que vem e não faço a menor ideia o que devo fazer, uma faculdade em SP, ir para Recife e fazer o curso na Saga ou até mesmo outra escola por lá. Preciso de algumas luz pra saber o que devo fazer. E também gostaria de saber se tem como estagiar em uma empresa de Games sem ter começado o curso.
    A sim e o site me tirou várias dúvidas a respeito de Salário e Áreas eu estava até com um pouco de medo de eu ter que aprender programação porque sinceramente sou péssimo, mas nada que eu não possa fazer. (:

    Obrigado pela atenção!

  138. flavio

    Gostei do conteúdo parabéns!! gostaria de saber se tem desse curso aqui na Campina Grande Paraíba ?

  139. Rodrigo

    ALGUÉM SABE ME DIZER SE EXISTE ALGUMA ESCOLA NO RIO DE JANEIRO ESPECIALIZADA EM “Design de Games” O MEU PONTO FORTE E CRIAÇÃO DE PERSONAGENS…

  140. Victor

    Gostei muito sou novo mais sempre penso no meu futuro,gostei muito esclareceu muita coisa,planejo ser um roterista pois tenho bastante criatividade ou talvez mais algum para ajudar^^,obrigado.

  141. Paulo Sergio

    Olá!…se alguma empresa estiver precisando de desenhista para games de computador ou mesmo celular estou a disposição. Meu site é http://www.psstudium.com

    Obrigado

  142. Eduardo

    Gostei muito do artigo, eu sou fan de games e venho buscando tutoriais de modelagem 3d pela internet desde os 15 anos, e agora estou para terminar o Ensino Médio e queria saber se tem faculdade de Design de games em Mato Grosso de preferencia em Cuiabá. Obrigado, abraços.

  143. Marco

    Bom pessoal estou procurando alguem , que saiba mecher em site e em jogos online, tenho um jogo
    chamado Talisman, é um servidor private , site eh http://www.prisonersofgame.com.br , estou querendo editar o jogo fazer algumas mudanças e quero saber se alguem sabe se interessar me avize no email , markin.tt@hotmail.com

  144. Higor Oliveira

    Quero ser um projetista de jogos, já tenho uma habilidade de em desenhar e tenho varias e varias ideias para jogos. Ano que vem pretendo iniciar a faculdade de Design de Games, mas enquanto não consigo colocar minhas ideias em um jogo as escrevo em forma de livros, já tenho historias para três livro e ainda pretendo coloca-las em um jogo!
    Obrigado …

  145. André Lopes

    Eu queria saber o que tenho de seguir para ser designer de tecnologia, como telemoveis e computadores, ajudem-me

  146. Taila Grandelli

    Eu adoro jogos tenho cada ideia de jogos tenho boas imaginaçao para produsir jogos que tenho certeza que vam gostar,pretendo algum dia fazer um bom curso e estar mostrando a vcs meus jogos se deus quiser

  147. Gustavo

    fiz o vestibular do curso de designer de games da Anhembi Morumbi e passei \o/
    em janeiro começo e queria saber se há empresas que estão contratando no Brasil, de preferência em SP, se alguém puder me ajudar fico grato, meu email é gustavoaniz@hotmail.com

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
Guia do Emprego
 
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!