Ciências Biológicas

Educação Física – Profissão, Carreira e Informações Gerais

A Educação Física é uma profissão que valoriza o corpo, as práticas esportivas e a disposição e bem estar do organismo. Conheça mais da profissão de Educação Física.

Educação Física

Habilitação:
Professor de Educação Física
Duração do Curso:
4 anos
Área:
Biológicas
Atributos do Profissional:
Disposição e Persistência
Salário Médio:
R$ 1500,00

A Profissão de Educação Física

O profissional na área de educação física pode optar por algumas áreas específicas. Pode desenvolver atividades para recreação, para motivação e interação ao esporte. Há também o perfil voltado para o condicionamento físico, dando consciência no papel fundamental do perfil saudável aliado ao treinamento esportivo.

Há possibilidades de especialização nesta área, dando ao profissional mais recursos em buscar seu caminho no mercado de trabalho. Como o curso de lazer dado pela Unicamp, e o de Atividade Física disponibilizado pela UniCastelo.

Esportes: a base do conhecimento da Educação Física

Grade Básica do Curso de Educação Física

  • Atividade Física Adaptada e Saúde;
  • Práticas Esportivas;
  • História do Esporte;
  • Anatomia Humana;
  • Fisiologia;
  • Psicologia;
  • Ortopedia;
  • Biologia;
  • Biométrica;
  • Primeiros Socorros.

Melhores Faculdades

O curso de Educação Física, é ofertado em inúmeras instituições de ensino superior, sejam elas públicas ou privadas. Porém, é importante que o aluno antes de escolher sua faculdade, verifique se a mesma possui reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois somente assim o curso possui validade. As principais universidades que oferecem o curso de Educação Física, com reconhecimento do MEC, são:

  • Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Mato Grosso;
  • Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – Amazonas;
  • Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Minas Gerais;
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) – Rio Grande do Sul;
  • Universidade do Estado do Pará (UEPA) – Pará;
  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – São Paulo;
  • Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) – Minas Gerais;
  • Universidade Veiga de Almeida (UVA) – Rio de Janeiro;
  • Universidade Paulista (UNIP) – São Paulo;
  • Universidade de Pernambuco (UPE) – Pernambuco.

Educação Física: Aspectos Favoráveis

Um mercado favorável para atuação do profissional da área de Educação Física é o de Personal Training. Com o crescimento dos adeptos a manter excelência no condicionamento físico, e a necessidade de orientações de profissionais capacitados, torna indispensável a atuação do profissional.

Educação Física: Aspectos Desfavoráveis

O nicho de mercado de atuação do profissional é bem específico, o crescimento na carreira é dificultado pelas poucas áreas de atuação, e a compatibilidade com sua atuação.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. Elaine

    gostoo mto de esportes , seria meu sonho fazer educação física, só que penso mto no piso salarial, qero fazer uma boa faculdade, mas que no futuro me recompense mto beeem,para não me preocupar como me preocupo hoje, trabalhando em um escritório de atendente , Ganhandoo pouco!

    • Renan

      Você gosta desse seu trabalho no escritório?
      Olha… eu penso de tal forma… Se eu vou dedicar minha vida ao trabalho a uma coisa que eu não gosto de fazer. 8h do dia, 5 dias da semana. Que vida miserável que eu iria ter? seria um escravo, não da burguesia mas sim do capitalismo.
      Mas apenas pare, e faça-lhe a seguinte pergunta: Vale a pena eu deixar para traz o que eu gosto, jogar uma vida fora pelo dinheiro? For a few dollars more?
      Se me expressei mal, (coisa que faço com certa frequência) assista esse a vídeo
      “E SE O DINHEIRO NÃO EXISTISSE”(http://www.youtube.com/watch?v=qmaq15qL7Q8).
      Sera mais claro que eu.
      “-Melhor ter uma vida pequena e cheia do que você gosta de fazer, do que uma longa vida vivida de forma miserável.”

      • Elaine

        Nossa, como foi bom ter visto isso… estava eu pesquisando sobre o assunto, só q meu medo é de não conseguir emprego depois por já estar com 35 anos e começar agora terminaria com quase 40, não pelo salario, mas pra fazer o q eu realmete gosto, de cuidar do corpo e da saude, e essa resposta parece q foi pra mim tb! rsrs

        • Diego

          Estou na mesma! eu tenho 29 anos e pretendo fazer a faculdade de Ed fisica!! e meu sonho!! quero muito trabalhar como Persona Trainer!! pratico atividades desde dos 17 anos! ja tenho isso no meu sangue! queria muito trabalhar com isso!! hj trabalho em frente ao computador de seg a sex! ganho bem! mas nao e o que eu quero!!!

    • João Pamocene

      Olha,eu pratico esportes diariamente, amo a profissão q compatibilizou comigo, q é edç. física. Claro q me preocupo com o retorno financeiro, só q não adianta ganhar bem, mas não se sentir a vontade no q faz… Pois na edç. física, vc tbm pode subir d cargo e ter um aumento salarial… Por isso pensem bem antes d tomar as ultimas decisões!!! :)

  2. Tiago

    nossa! que bacana… apareceu em meu teste o resultado de professor de educação física e é uma coisa que eu quero muito pois meu sonho é ser lutador e mexe muito com essa área gostei muito!

    • mariane

      o meu teste tbem deu educação fisica ,estava mt indeciza pq terminei o ensino medio agora mais agora ja tenho certeza de q vou fzer msm educação fisica me indentico mt nessa area !

  3. Pedro Addler

    Olá Elaine

    O piso salarial para educação física varia bastante. Se você quer perseguir umas carreiras mais “lucrativas” relacionadas ao esporte, procure a carreira de Personal Training de academias ou então professor especializado de Spinning, Pilates, etc… são bem valorizadas.

    Mas não se esqueça, dinheiro não é tudo, leve sempre a sua realização como pessoa em primeiro lugar.

    • vagner costa

      ..Parabéns por pensar assim Pedro
      realmente, dinheiro nao é tudo.
      Quero mto fazer Ed. Fisica. Melhor fazer o que gosta, assim nao ti decepcionarás.

    • williams

      na verdade, as vezes nao so so pelo dinheiro ,mas sim por amor a profissao ,gosto muito de malhar acho um area na educaçao fisica uma boa ,agora ficar rico vai da capacidade de cada um ,e se deus abrir as porta pro sucesso,pq a porta que deus abre ninguem fecha ,a nao ser nos msm .

    • viviane

      Parabens pelo conselho e concordo..existem varias areas para se atuar na educação fisica,basta pesquisar e ver! eu penso igual a você,nao priorizo somente valores,e sim minha satisfação pessoal…sou formada em educação fisica e nao tenho o que reclamar….

    • Fagner Galdino

      Cara estou com o mesmo medo que muitos só que minha situação é bem pior eu trabalho com TI a mais de 10 anos ja tenho uma carreira solida e sou casado tenho pessoas dependendo de mim mas odeio minha profissão eu entro no trabalho com vontade de ir embora isso acontece a uma década e meu sonho era me formar em Educação Fisica e me especializar em fisiculturismo que é o esporte que mais amo e pratico (Quando estou de Férias do Trabalho) mas tenho medo do salario.

      • Diego

        Fagner,

        Tenho situação parecida, trabalho a 8 anos com arte digital!!! manipulação de imagem! ja tenho uma carreira!! eu nao odeio o que eu faço!! eu até curto!! mas meu sangue diz Ed fisica!! pratico musculação desde 17 anos… hj tenho 29 anos, tenho um filho!! ou seja tem vidas que depende do meu sucesso pra sobreviver! mas eu coloquei ja em mente que ano que vem vou comecar a faculdade de Ed Fisica!! eu vou tentando manter as 2 profissões ate aonde der!!! depois eu foco na area de Personal trainer!! tenho certeza que vou dar certo ali!! agora aquilo o inicio vai ser aquele ganho reduzido!! e complicado né!! mas pelo menos ta fazendo algo que gosta!!

    • gil carvalho

      Como dizem,dinheiro não traz felicidade!
      então me dá o seu dinheiro e seja feliz!
      dinheiro é importante afinal de contas investimos muito tempo e dinheiro para a nossa formação.

  4. Otavio

    …sempre tive vontade de fazer educação física mais tenho mesmo medo da Elaine ..Meu medo é de nao me dar bem financeiramente tambem.
    Sou jogador de basquete, com 2 m de altura e chegou a hora de decidir o que fazer e meu grande medo é escolher educação física o que mais me daria prazer profissionalmente, mas tenho medo de nao ganhar o tanto que desejo…
    ah se vc conhecer algum tecnico que precise de jogador de basquete retorne rsrsrs faloww

    • valter aureliano

      Para as pessoas que gostam de educação física, assim como eu, pensem no futuro.
      Os conselhos regionais de educação física CREFs estão apertando cada vez mais a fiscalização, se vc pensa em trabalhar com esporte, dança, jogos e lutas e não se formou antes de 1996, eles praticamente nos obrigam a ter o diploma de EF BACHARELADO com 4 anos de duração. Pensem nisso pesquisem bem, para que no futuro possam trabalhar tranquilamente. Abraço a todos

  5. juliana

    educação fisica ou dança?

  6. Maah

    Elaine não dissista do seu sonho, eu também trabalho em escritório á 6 anos e agora que consegui entrar na faculdade, pensei em desistir mais o que vale é a realização pessoal, seja feliz !!

    • yran

      existem pessoas tão pobres, que só tem dinheiro! e outras tão pobres e idiotas que só pensam no dinheiro… importante é ser feliz

  7. Samanta Santiago

    Amo esportes e pela primeira vez na minha vida vou fazer algo que amo que é a faculdade de educação física, e numa federal. Trabalhei por anos em coisas que eu odiava só pra ter um emprego, mas agora sei que vou realizar um sonho trabalhando no que gosto. Eu quero mais é ser FELIZ…não preciso ganhar muito…

    • jeferson

      Boa amigo, se você gosta de educação física é isso mesmo tem que fazer o que gosta.

    • Antonio Amancio

      ola amiga eu lhe apoio na sua profissao pois eu tbm quero faser faculdade de EDUCAÇAO FISICA.pois d uma area que eu mim dou muito bem.olhanao desisti nao vil e va en frente pois essan profissao e muito boa pra quen gosta de esportes.um abraço e vai a frente que vc comsequi.

  8. raquel

    minha futura profissão deve ser educação física, mas to indecisa !!

  9. cintia

    ola gosto muito dessa área de educação física principalmente o personal training mwu sonho e conseguir fazer essa faculdade!!!!!!!!!!!!
    ja estou terminando o terceiro mais tenho medo de nao conseguir pagar pois onde eu moro nao ha muito emprego para jovens e muitos estao desempregado ate os 25 .pois nao quero isso pra mim

  10. Paula Meire

    Eu gostaria de saber se para ser professora de dança por exemplo, preciso me formar em Educação Fisica ?

    • Helena

      Oi Paula! Não precisa. Para ser professora de dança é necessário muita prática, anos de aulas e estudo, participações em competições, workshops e experiência como dançarino. Existe o curso de Dança em algumas faculdades e em conservatórios,o que pode lhe ajudar a ter uma boa base pedagógica. Bjs!

  11. karine

    Bom,gosto muito de educação física,e estou terminando o ensino médio,pretendo fazer educação física,mais o que me deixa triste é q na cidade onde moro a poucos empregos nessa área,para que eu tenha um bom emprego tenho q me dislocar de minha cidade para outa..mais se isso é o meu sonho vou a busca..bjus

  12. Felipe

    Olá sou estudante de Educação física quando entrei no curso tbm pense muito no salário porque muitas pessoas sempre falavam que pagam mal, porém se vc estudar bastante vc pode tirar em torno de uns 4,5 mil passando em concursos públicos que pagam em torno de 2,2 mil por 30 horas de trabalho, eu acho que ganhar isso e fazer o q a gente gosta já ta bom .

  13. Raphael

    Pois é Elaine, não foque a sua atenção no dinheiro e sim no seu talento. Quem faz o que gosta e tem talento sabe que o dinheiro é a consequência de um bom trabalho. E bom trabalho só é feito com gosto.
    E ninguém fica rico da noite pro dia , ok?

  14. riky

    Estou cursando educação física, mas estou ainda muito confuso pois estou tentando ser jogador de futebol mas parece que nada quer dar certo.E eu nao quero ter um emprego que eu goste mas seja mau remunerado, e eu estou me sentindo muito presionado pelos meus pais.

    • Mirian Gomes

      Olá Riky!
      Existem muitas possibilidades em todos os empregos, assim como no de profissional de educação física. Porém para alcançar a remuneração desejada, é preciso buscá-la. O termo mal remunerado é diretamente relacionado ao quanto você está disposto a trabalhar, para alcançar o salário desejado. Obviamente que em outras profissões, o caminho é mais tênue, trabalho em escritório, fazer carreira em uma empresa, etc. O fator de risco nesta profissão é diferenciado, você pode abrir uma rede de academias, ser um professional trainer renomado, etc. Será muito bem remunerado, porém precisará de muitos outros atributos empreendedores e de marketing. É difícil pensar em todos estes pontos na hora de escolher a profissão desejada, no caso, ser um profissional de Educação física. Não foque apenas na educação física em si, mas em tudo o que pode fazer após formado. Lembre-se, para certas coisas na vida é necessário aptidão e talento, para outras, treinamento é mais do que suficiente. Não me recordo de muitos jogadores de futebol que são formados em educação física, mas conheço muitos deles que não tiveram oportunidade de fazer um curso superior, e sempre lamentaram a dificuldade da profissão, o risco de não ser reconhecido e não ter uma base de estudos para garntir o futuro caso seu desejo principal nao fosse alcançado. Como percebe, tudo na vida implica em riscos, o quanto deseja sacrificar para ter algo, e a dificuldade é parte da aprendizagem.
      Caso opte por educação física e goste do curso, tenho certeza que será um ótimo profissional, pois teve certeza em sua decisão.

      • Matheus Henrique da Silva

        Muito obrigado por seu post Mirian Gomes, meu desejo também é de fazer educação fisica.

  15. karen

    Estou com a maior duvida sobre qual curso devo escolher…apareceu Educação Física em meu resultado, oque na verdade já esperava, como amo muito dançar e já pratico voleibol a 8 anos.Quero saber se existe um curso de especialização em dança, uma pós…e se a remuneração compensa?

  16. Jessica

    Desde de nova sempre adorei esportes…sempre me preocupei com meu bem estar..também me preocupo com o piso salarial,não há mts áreas…Mais oq levo como meta é a realização dos meus objetivos e desejos..Seja assim tbm!

    • viviane

      Jessica,vc esta enganada quanto a poucas opçoes da area! essa area da educaçao fisica abrange mtas coisas..eu mesma,sou formada e sou personal de natação no qual ganho mto bem! trabalho como instrutora a noite em academia e ainda dou aula em escola..fora isso tem outras especificaçoes no qual vc precisa ver se gosta..danças,esportes,lutas,fitness..a area do fitness é uma delicia, tem step,jump,localizada,power enfim..areas na educaçaõ tem e muitas..a educação fisica é a unica area com tantas opçoes,basta vc ver se area da saude é o quer para vc..boa sorte!

  17. Thayran

    Gente estou em duvia*-*
    Educação física ou publicidade e propaganda…
    Eu adoro as duas… amo esportes e tambem tenho muita criatividade…
    Alguém pode me ajudar
    Valeu…

    • Wanderson

      Olá! Eu achei esse site por acaso (ou não) e comecei a ler os posts e vi o seu… Comecei a fazer algo parecido que é Marketing e com uma semana de aula ainda estou na dúvida: pelo dinheiro ou pelo prazer? Pois Bem, depois de ver aqui mais pessoas falando sobre essa profissão, Educação Física, realmente é isso o que quero pra mim. Dinheiro é consequência do seu desempenho e acho que não há nada melhor que fazer o que gosta com desempenho e ganhar pra isso! Eu pratico corrida, malho. Não sou fisiculturista (pelo contrário.. rs), mas já leio bastante e muitas pessoas e amigos tiram dúvidas comigo por isso. Pois é, se é assim com vc siga em frente assim como farei! Ah, tenho 31 anos… nunca é tarde!

      • Roger

        o wanderson. começou a facul? tem 31 mesmo? com 26 tenho duvidas de mudar pois estou no mesmo caso que voce, cursando adm.

  18. Re

    Tenho interesse na área de Educação Física, mas tenho dúvidas, nesta profissão bacharel e Ed. Física é fácil conseguir emprego com carteira assinada ? e pode se ter mais de um emprego ?

  19. raquel

    Qual área de Educação física permite mais lucro.

  20. Pedro Addler

    Olá Juliana

    Educação Física ou dança vai depender dos seus interesses.

    Se você gosta mesmo é de esporte, ação, musculação, aeróbica e aventura faça Educação Física.

    Se você gosta mesmo é de movimento, coreografia, leveza, beleza, faça Dança.

    • ana carolina

      ola Pedro, minha duvida bem parecida c a dela, so que eu amo as duas partes, vou começar no segundo semestre só tenho medo do fator remuneração porem quero atuar na area que mim identifico!

  21. matheus reis

    educação física e o meu sonho mas eu estou indeciso quanto a minha escolha…

  22. alessandra

    eu adoooro ed.fisíca
    eu faço academia e eu adoro
    eu e minhas amigas estamos no 2 ano do ensino médio e estamos pensando em fazer ed.fisíca
    acho uma carreira legal

  23. Natália

    Oi, gosto muito de praticar esportes, sou amante da educação física, e acho que esta carreira será a forma com que eu consiga fazer algo que gosto e com muito prazer! Aproveitando também para dar meus parabéns para a equipe que mantém este site, ele com certeza me ajudou e muito no processo de escolha de minha profissão.

  24. Pedro Addler

    Olá Paula Meire

    Existem cursos que formam específicamente professores de dança, mas pode sim, se você se formar em educação física pode tranquilamente dar aulas de dança ( desde que conheça os ritmos ).

  25. Pedro Addler

    Olá Karen

    Existe sim !! A dança é uma das carreiras que você pode seguir, você pode fazer uma especialização após concluir o curso de educação física.

    Em relação a dança, se você for uma professora capacitada e especializada existe um enorme mercado potencial para você trabalhar, já que não existem muitos profissionais de dança gabaritados no mercado.

  26. Marcelle Araújo

    Olá

    Estou no 3° ano do ensino médio, tive muitas duvidas de qual profissão eu ia seguir por causa do piso salarial. Mas hoje eu tenho uma certeza e vou fazer educação física. Pois sou louca por esportes é o meu sonho e vou fazer educação fisica com o objetivo de das aulas de volei como meu professor do colégio.Jogo volei a 6 anos e admiro muito o trabalho de 2 professores meu (Ana Maria e Paulo Cesar )amo volei, nom dá pra viver sem e como eu sempre digo, ser FELIZ é o que interessa e não preciso ganhar muito dinheiro para ser feliz , só quero ser uma pessoa realizada no que eu faço!

    Conheci esse site através do meu professor de educação física do pré-vestibular em que eu estou cursando hoje ,e amei ler os depoimentos e me deu mais vontade ainda de fazer o que me da prazer!É muito importante, pelo menos pra mim obter esse tipo de ajuda!

    • Jefté

      Obrigado Marcelle pelo seu depoimento,, gosto mto de jogar volei, jogo a 6 anos e sou apaixonado pelo esporte, eu estava em duvida sobre a carreira de Educação Fisica, por causa da remuneração.. mais seu depoimento me ajudou a decidir, vou me formar em educação física. Valeu Sucesso!

  27. Pedro Addler

    Olá Re

    Em relação a arrumar um emprego com carteira assinada em educação física vai depender muito da carreira que você quer seguir, mas não é difícil não há muita oferta de emprego em academias de ginástica e instituições esportivas.

    Agora em relação a ter dois empregos em educação física… não recomendo, 1 emprego já dá bastante trabalho !!

  28. Pedro Addler

    Olá Raquel

    A área da educação física que permite os maiores lucros é a de Personal Training dentro das academias de musculação.

  29. Pâmela Mirapalheta

    Oi Pedro !
    Bom vim aqui porque adorei o teste vocacional.
    realmente bateu muito com algumas áreas que eu gosto.
    De todas eu me identifico mais com Educação Física. Adoro esporte, e adoro praticar também, mas meu receio é que nessa área de Educação Física o salário não é muito e para piorar minha situação vou mudar de cidade ano que vem. este ano vou prestar o ENEM e se eu passar tenho muitas dúvidas no que apostar . Bom se eu tirar Educação Física e for para Florianópolis só vou ganhar dinheiro se trabalhar como personal training? (porque prof. de escolas isso eu nmão quero) .
    Por favor me de um conselho ainda estou muito indecisa ! abraços qualquer coisa mande para meu e-mail pois não mecho diariamente na internet mas quando mecho sempre passo pelo site para ver os conteúdos !

  30. Tiago

    como esta o mercado de trabalho para alguem novo na profissão ? e quanto (em média) um iniciante em educação física costuma receber por trabalhar em uma academia ?

  31. Evelyn

    Oi, eu amo esporte, faço capoeira, estou terminando o ensino médio esse ano, e quero fazer Educação Física, mais o salário médio é muito baixo. Não tem concurso públicos nessa área para ter mais lucro, ou será que se eu me tornar uma professora de capoeira eu posso adquirir mais remuneração ?
    Isso desanima qualquer sonho, porque é claro que estar realizado profissionalmente e fazer o que gosto é importante, mais não tem como viver com isso né =//
    Obrigada pela atenção, e ficarei grata se me responder :D

  32. iva

    Olá boa tarde!faço o curso de Enfermagem e estou pensando em trocar por Educação Física ,pois sempre foi o meu sonho e acabei optando por um curso que acho que não têm nada a ver comigo,estou indo bem,só que a minha vontade é de trocar e estou pensando,pois dizem que enfermagem é uma aréa mais ampla para o mercado de trabalho,mas pensando bem e a realização profissional como fica?

  33. paloma

    olá, eu adoro essa profissao, mas infelismente ainda nao posso cursa-la, pois na minha cidade nao tem o curso de educação física, estou fazendo administração de empresas sem muita vontade, oq devo fazer ? abraços adoro esse site.

  34. Francieli

    Olá Pedro.
    Estou no 3° colégio, já estou pensando em que fazer. Estou indecisa entre Educação Física e Direito. Gosto de esportes treinei 2 anos volei, já o Direito eu adoro história, só que sou timida, tenho medo de não conseguir defender meu cliente diante da audiencia. Eu trabalho como estagiaria no Fórum da minha cidade, tenho noção do Direito. O problema que estou indecisa, estou perdida ? Desde já muito obrigada.

  35. Daiane

    Olha que legal e engraçado ne, acho qe estou no caminho certo então, estou no 1º ano de Educação Física, e foi um dos que apareceram na minha lista, estou mais motivada agora amei o teste.. bjs

  36. Felove

    esse teste é real, sempre sonhei em fazer educação fisica!!!
    uma area muito legal

  37. Edmilson

    ola pessoal!
    Eu sou formado em educação física,uma das lições para quem irá fazer uma faculdade, qndo termina o curso a pessoa não deve parar de se aperfeiçoar em uma area de seu interesse.
    Ex: pode ser personal,professor escola publica ou particular, hospitais,em psf,treinador desportivo,empresário(dono) de academia ou clube e outros.
    Agora tem muitos q falam q não ganha bem!
    de fato não tem um piso salarial digno, mas a maioria das profissões em universidades tbem passam por isso uma base baixa, o q manda é vc ser diferenciado ou seja ser bom na sua especialidade escolhida.
    Vc se faz!!

  38. Emerson

    Para ser um professor de educação fisica, precisa ter um corpo perfeito ??

    um Abraço!

  39. VANE

    faça aquilo ame, dinheiro nao e tudo se fazemos com prazer odinheiro vem como resultado!!
    se fazemos por dever o dinheiro vem com muito sofrimento. como ja dizia o ditado dinheiro nao tras felicidade apenas ajuda. se quer ser um otimo profissional faça a diferença a milhoes de pessoas correndoo se quer um bom emprego tente correr na frente pois infelizmente o mercado nos sufoca mas nao e impossivel ter em maos o que almeja.. estou no 2 ano de educação física da UNIFESP.

    É uma frase que sempre me lembram: Nunca diga boa sorte… Sorte é uma soma d capacitação e oportunidade, se está capacidade quando oportunidade aparecer você estará pronto.

    Agora se a oportunidade aparecer e você não estiver capacitado alguém o estará… pense nisso !! E Estudeeee… faça o diferencial e não menospreze o que ama… amo Educação Física !!!

  40. Luna

    Gente, entrei neste site a procura de ajuda, pois estou no 1° ano d Ed.fisica depois d ter feito e não ter concluido dois cursos super chatos que foi Serviço social e Logistica por está trabalhando na aréa e até hj estou trancada e agoniada na frente d um pc resolvendo cada bronca do caramba, rs…

    Meu 1° emprego foi ligado a educação física e hoje digo a vcs q eu era mais feliz apesar de ter estado em baixo d um sol forte todos os dias. Tbm penso mt no caso do piso salárial, mais é oq eu falo n adianta vc se formar para direito por exemplo e n ir atrás sperar q o emprego bata em sua porta, há n ser q vc seja filho d um grande empresário que o emprego nem precisará bater na porta, ja estará dentro do seu quarto kkkk… me ajudeeeeeeeeem por favor. Bjokas. :)

  41. Fernanda Cupertino

    OLÁ,estou no último ano do ensino médio.Ja morei um tempo em SP para tentar a carreira de futebol feminino quando tinha apenas 14 anos,só q devido alguns emprevistos(lesão no menisco,questão familiar)em minha vida não deu mto certo.Apesar de tudo ed.física é minha vida.Com 16 anos,as coisas q aprendi em SP dei algumas aulas de preparo fisico para os alunos de futebol na minha cidade (interior de minas) e me sinto bem fazendo isso.A questão é q quero ter uma vida independente e o salário não favoreci mto.PERSONAL TRAINING ganha bem,mas não tem um salário fixo (creio eu).Devo fazer facul de educação fisica ?? obrigada !!

  42. Raissa

    oiie , adorei o sitee!!
    gostaria de saber, se a educação fisica envolve calculos??? muito obrigadaa! adorei o site!!

  43. Alexsandra

    Olá. Sou formada em ciência da computação (quando entrei na faculdade não fiz teste vocacional). Como não estou conseguindo emprego na minha área e não estou feliz com a carreira, resolvi fazer o teste vocacional. O resultado do teste foi: Perfil “Em busca do prazer”, onde educação física consta na lista de profissões relacionadas ao perfil. O engraçado é que eu sempre falava: Porque não fiz faculdade de Educação Física? Eu gosto tanto de fazer exercícios! Me interesso por assuntos relacionados a saúde!
    Bom… Também fiz o teste de personalidade o resultado foi: Os Idealistas.

    Educação Física combina com este tipo de personalidade?

  44. Penélope

    pow acebei meus estudos esse ano, e quero muito me formar hein Educação Física. Se Deus quiser vou me formar e ser uma otima profissiolnal nessa area!!! adoro esportes e tenho certeza q se eu ñ fizer Educação Física ñ serei feliz !!

  45. Victor

    Penso em fazer Educação Física e mais em segundo plano Psicologia.

    Sempre gostei de Esportes desde piqueno jogando bola, quando me mudei para o litoral me apaixonei por Surf e em seguida Musculação, não consiguo viver bem se não praticar algum esporte.

    Conversei com alguns profissionais que atua na Area de Personal Training e Educação Fisica em escolas, vejo que é há muita difuculdade em ser reconhecido e conseguir espaço no mercado de trabalho nessa area, seria mito ou verdade? Como citado por alguns ai acima, tbm tenho medo pelo piso salarial. Hoje estou no 2ºano do Ensino Médio e estou em duvida entre esses cursos.

    Meu sonho é ter minha própria rede de academias fazendo o que mais gosto ou então poder trabalhar como psicologo pois me interessa muito tambem, essas duas profissoções ( educação física e psicologia ) estão ligadas mesmo que de maneira indireta ?

  46. lucas

    manda as coisas sobre educação física aí por favor

  47. Luiz Aguiar

    Ae Galera…vou falar uma coisa…estou com 26 anos! Comecei fazendo Educação Física e por fatores da vida tive que abandonar e trabalhar em outra área. Não me arrependo pois aprendi muitas coisas, conheci muitos lugares…mas não faço o que amo e o que me dá prazer. Salário é importante? É sim, mas não é tudo. Hoje estou pensando seriamente em voltar a estudar Ed. Física. Apesar de me considerar velho, não vou abrir mais mão dos sonhos! To indo atras do que vai me fazer bem! Abraço

  48. elaine teodoro garcia

    gosto muito de esportes sou torcedora torco para o são paulo jogo igual a homem não posso ve pessoas jogando futebol que eu quero jogar e quando começo a falar de futebol não quero mais falar eu falo mesmo!

  49. Pedro Addler

    Olá Pâmela

    Realmente os melhores salários para os profissinais de Educação Física estão fora da rede de ensino, em especial nas academias.

    O profissional de personal training apesar da alta carga de trabalho que pode ter é atualmente uma ótima opção a nível de salário.

  50. Pedro Addler

    Olá Tiago

    Em geral os profissionais de educação física que trabalham com personal training ganham um pequeno salário fixo ( em geral salário mínimo ) e recebem também por hora.

    Esse ganho por hora varia entre R$ 20 e até R$ 200 dependendo da sua experiência e também do nível social da academia que você trabalhar.

  51. Pedro Addler

    Olá Evelyn

    Tenho uma ótima idéia para você poder trabalhar com educação física e ainda não precisar abandonar o esporte !!!

    Abra você mesma um curso de capoiera !! Como você vai ser empresária, poderá administrar horários e preços para aumentar seus ganhos.

  52. Nicoly

    olá
    eu sou uma atleta faço ginástica ritmica e também estou com duvidas nas areas seria um sonho no futuro ser uma ótima atleta e ainda por cima uma treinadora
    mas tenho medo de não me dar bem financeiramente
    queria saber quantos mais ou menos uma pessoa formada em educação física recebe ? e se for uma treinadora de algum esporte como por exemplo ginastica ritmica desportiva?
    obrigado a todos que responderem.

  53. Pedro Addler

    Olá Francieli

    Embora você tenha bons conhecimentos práticos da carreira de Direito, você tem mais o perfil da carreira em Educação Física.

    O fato de você ser tímida vai prejudicar bastante no direito, você tem mesmo é o perfil de uma esportista ( gosta de treinar esportes, etc… ). Recomendo que faça sim Educação Física.

  54. Pedro Addler

    Olá Iva

    Essa é justamente a questão… e a realização profissional ?? Você mesmo disse que não gosta do curso de enfermagem e que quer mesmo é fazer educação física, então faça !!!! :P

    A melhor coisa que você faz é partir para uma área de trabalho que você gosta.

  55. Pedro Addler

    Olá Paloma

    Para você vai a mesma dica que dei para nosso amigo Iva, mude sim de curso !!!

    Se você não está gostando do seu curso atual agora que está na faculdade, imagine depois que estiver formada e tiver que trabalhar com o que não gosta…

    Muda já para educação física, sempre vale a pena insistir naquilo que gostamos e nos dá prazer.

  56. Pedro Addler

    Olá Emerson

    Na verdade não, mas acontece que a maioria dos profissionais de educação física homens e mulheres tem um corpo atlético porque gosta mesmo de praticar atividades físicas ( musculação, aeróbica, etc… ).

  57. Carol J.

    Olá para todos!!!
    Tô enlouquecendo de dúvidas!… A verdade é que sempre achei que minha área fosse o Direito… Comecei a dar aulas de dança na academia pra bancar os custos da faculdade e me apaixonei por essa área mais prática, mais contato, mais ação!!!Abandonei o Direito depois de três semestres e comecei a pensar em Dança… mas como dança é uma área com mercado de trabalho muito restrito, tentei Eduçação Física. ADOREI!!! Foi o melhor semestre da minha vida acadêmica… Mas tenho muita dificuldade com os esportes que envolvem ” bola”, como futebol e basquete, minha coordenação especifica pra eles não é muito boa (na verdade é péssima!)Sou Boxer (lutadora muay tahi) e bailarina… e um pouco tímida. Devo desistir? Por favor, eu preciso de uma opinião de quem é da área…

    • Pedro Addler

      Olá Carol J.

      Imagina !! Sendo lutadora de Muai Thai e também bailarina você é uma verdadeira atleta :D !!

      Como você gosta de atividades esportivas vai adorar o curso de educação física, nele você aprender com detalhes o funcionamento do corpo e como os exercícios agem sobre ele.

      Desista da idéia do curso de direito agora mesmo.

  58. Carol J.

    Adorei o site e gostaria de parabenizar seus organizadores. Espero anciosa pela resposta que pode me ajudar a amenizazar meu medo ou reorganizar minha vida… E os testes são ótimos!!!

  59. Flavia Andréia Diniz

    oi eu tambem penso em fazer educação fisica e quero me tornar uma personal Training.eu sou atleta pratico atletismo amo essa area que mexe com esporte mas tenho um pouco de medo pq tem que mexer com anatomia com o corpo mas vou me superar de todas as berreiras que vir e vou realizar esse sonho

  60. Mariana Medeiros

    Meu sonho e ser personal training ou Educação fisica mas nao sei a diferença de personal training e a de educação fisica nas escolas, queria que voce me da-se umas dicas pra mim analizar qual quero realizar :D

    • Pedro Addler

      Olá Mariana Medeiros

      Comparando as duas carreiras de educação física: Personal Training e Professora de Educação Física, são duas ótimas carreiras mas apresentam diferenças importantes.

      - Personal Training: Em geral o personal Training ganha por produção, ou seja, quanto mais alunos, mais ganha, em geral ele ganha um salário mínimo e mais uma porcentagem sobre cada aluno que cuida. Em relação ao trabalho do profissional de educação física Personal Training ele cuida para que os alunos façam tudo corretamente e também prepara séries de exercícios exclusivas.

      - Professora de Educação Física: Ser professor tem a vantagem de ter um salário fixo e também horários fixos de trabalho. Em relação ao trabalho o professor de educação física atua nas escolas ensinando esportes, suas regras e também treinando os alunos em atividades aeróbicas tais como corrida.

  61. Pedro Addler

    Olá Luna

    Pelo que pude ver no seu depoimento você odiou mesmo seus dois cursos :P hehehe só passou a se sentir realizada mesmo com o estágio em Educação Física.

    Como você gosta de trabalhar na área de educação física, tudo indica que você também deve estar gostando muito da faculdade.

    Em relação ao piso salarial para educação física, ele pode ser baixo, mas como o nome diz, é só um piso, a medida que a sua carreira for progredindo , o salário vai subindo.

  62. Brunela

    Meu Sonho ée fazer Educação Fisica , sempre gostei de esporte , jogo handebol desde a 5 serie , agora estou jogando volêy tenho uma professora q e é muito batalhadora “ELENILCE” , essa mulher é de garra , qualquer jogo (no estado) ela faz de tudo pra levar os alunos dela , EU AMO ESPORTE é hoje no ensino medio tenho qe desidir o que eu realmente eu qero , é agora eu sei oq qero seu professora de educação fisica qero ensinar meu alunos como o esporte é bom na nossa vida , não importo se o salario é de R$ 1420,00 . axo qe serio o bastante , pq sei qe vou esta fazendo uma coisa qe eu gosto qe não vou me arrenpeder >.< !' Obg o site me deu uma boa informação , sobre a profissão que quero servir !' ♥

  63. Pedro Addler

    Olá Fernanda Cupertino

    É isso mesmo, de um modo geral os profissionais de educação física que trabalham como personal trainings ganham um pequeno salário fixo, mas a maioria da renda vem mesmo das horas de aula particular nas academias.

    Você tem um ótimo perfil para Educação Física, já que gosta da área e também pratica bastante esportes. Recomendo que faça sim o curso de educação física.

  64. Pedro Addler

    Olá Raissa

    Que bom que você gostou do nosso site :P !! Ficamos muito felizes.

    Se você não gosta de matemática, pode levantar as mãos para o céu porque ela não está presente no curso de educação física não.

    A base do curso de Educação Física é mesmo a Biologia.

  65. Ricardo " Jaml Boy"

    Oi gente meu nome e Ricardo tenho 16 anos, e faço o 3 ano do ensino medio, sou jogador de basquete , e tenho um grande sonho de ser jogador profissional pelo time do flamengo!!!
    estou com as mesmas duvidas, que o resto da galera ki deu depoimento !!!
    eu amo esportes, do minha vida pelo basquete
    mas tenho medo que o emprego de professor de educação fisica nao me de retorno financeiro !!!
    poxa gente me ajudem ai nessa decisão tao dificil!!!
    algem pode me falar quanto um professo ganha por favor!!
    valew galera por escutarem esse desabafo!!!

    • Pedro Addler

      Olá Jaml Boy

      Bacana você se dedicar ao esporte !! É realmente uma vida de muito trabalho e sacrifício, mas se você levar a sério vale muito a pena !!!

      Um professor de educação física, levando em conta escolas públicas, particulares e também academias de musculação ganha em média 1600 Reais.

  66. Pedro Addler

    Olá Alexsandra

    Realmente a Educação Física não é uma das profissões que mais combinam com o perfil Idealista ( os idealistas preferem profissões mais cabeça tais como “psicologia” )

    Mas você pode fazer sim sem medo, porque pelo visto a personalidade Artesã é a sua personalidade ascendente ( fato pelo qual você saiu com Em Busca o Prazer no Teste Vocacional ) e ela combina muito bem com educação física.

  67. Pedro Addler

    Olá Victor

    Pior que você tem razão viu !!! Apesar da maioria das pessoas pensar que são atividades totalmente diferentes educação física e psicologia estão sim bem ligadas, ligadas pelo seguinte elo: Ambas cuidam da saude humana.

    No caso Educação Física cuida da saúde do corpo e Psicologia cuida da saúde da mente.

    Acho que o seu plano tem tudo pra dar certo viu !! Com algum investimento e os parceiros certos você pode tranquilamente começar a sua rede de academias.

    Se formando em psicologia e também em educação física você vai ser um profissional de saúde completo !!

  68. Pedro Addler

    Olá Lucas

    Para receber as matérias do Guia da Carreira sobre educação física e todos os assuntos direto no seu e-mail é simples, basta clicar no botão próximo do final da página ( Receber Atualizações no Email ) e se cadastrar.

  69. jenifer

    espero passar no vestibular e fazer o curso de educação física; pois é uma area bem legal ♥ :D

  70. Pedro Addler

    Olá Nicoly

    Realmente seguir o caminho do atleta não é uma missão fácil é preciso muita dedicação, esforço e até mesmo dor.

    No entanto para quem tem paixão pelo esporte e pela educação física vale muito a pena !! Um profissional médio formado em educação física recebe aproximadamente 1500 Reais no início da carreira.

    Agora, em relação a treinadores de ginástica fica mais difícil saber pois há vários fatores envolvidos tais como patrocínios e prêmios. O quanto ganha um treinador de educação física de alto nível depende muito do seu desempenho nas competições.

  71. Dayane

    tenho apenas 14 anos,e futuramente quero ser professora de educação física,minha professoa é muito legal, eu olho o trabalho dela e acho exelente,vou ser igual a ela,e também porque eu gosto muito de praticar esportes.To começando a ler tudo sobre educação física,esse site ensina muito bem,Valeww

  72. Paulinho

    olá, gostaria de saber como esta o mercado de trabalho para alguem novo na profissão ? e quanto (em média) um iniciante em educação física costuma receber por trabalhar em uma academia ? e como será essa profissão daqui a uns 10 anos ?

    • Pedro Addler

      Olá Paulinho

      Olha, daqui a 10 anos o mercado vai estar ainda melhor viu !! Cada vez mais pessoas estão procurando levar uma vida saudável e as academias vão ficar ainda mais lotadas nesta década.

      Isso vai aumentar muito a demanda por profissionais de Educação Física.

  73. Nágela

    Eu adoro educação física, queria saber se existe um curso específico que não seja muito caro pois não trabalho.

    • Pedro Addler

      Olá Nágela

      Existe sim !! E existem vários ( em todos os estados do Brasil ) se você passar em uma Universidade Federal de Educação Física você estuda de graça.

  74. Rosana S/A

    Sou formada em educação fisica e não concordo com essa materia que por sinal não tem nem o nome de quem escreveu principalmente a parte que diz “o crescimento na carreira é dificultado pelas poucas áreas de atuação” poucas áreas, professor de dança, lutas, recreação,todos os esportes (natação,futsal, basquete, voleibol…), preparador físico, fisiologista, arbitro,esporte de aventura, lazer para terceira idade, potadores de deficiencia, pilates,prof. em escola, academias, projetos como segundo tempo com crianças carentes e etc… não somente “personal” como dito na matéria. nossa area é muito ampla temos que aproveitar oportunidades. o profissional tem que focar fazer uma especialização se for o caso e nunca deixar de estudar e se atualizar. no mais boa sorte a todos que desejam seguir essa profissão de educação física, não é facil, mas é maravilhosa!

  75. Jacqueline

    Olá Pedro
    Trabalho há dez anos com seguros,não estou totalmente feliz, estou com 27 anos , ja tentei fazer os seguintes cursos; tec, seguros,administração,marketing e parei todos… principalmente pq a matematica estava presente…..adoro ir a acemia e sempre tive aquela vontade de fazer educação física,mas parava de pensar quando comparava os salários e os beneficios de um emprego clt com certos luxos….hoje fiz o teste vocacional que direcionou em busca do prazer….mas eu quero prazer com dinheiro….que eu faço hein?

    • Pedro Addler

      Olá Jacqueline

      Embora a mídia em geral nos faça pensar assim como você dinheiro e prazer não são relacionados, aliás são totalmente diferentes…

      Você pode perfeitamente ter uma vida ótima com menos dinheiro ou então ser rica e infeliz.

      Não bote o dinheiro em primeiro lugar, se você gosta de Educação Física o melhor é você fazer.

      Trabalhando em uma carreira que você gosta, como Educação Física, você vai ter muito mais prazer que trabalhando em uma carreira que você odeia e está só pelo dinheiro.

      Pense nisso :D

      • vagner costa

        Tenho um sonho de ser treinador de futebol, a ed.fisica é o caminho pra me levar até lá?

  76. Eduardo

    Olá, penso em fazer Educação física mas a minha única procupação é com o salário. É possível viver tranquilamente( casar, ter filhos, lazer) com um salário de uma pessoa formada em Educação física?
    Existem pessoas formadas nesse ramo que vivem bem?
    Quais são as áreas que mais são privilegiada financeiramente?
    Se puderem responder ficarei grato.

    • Pedro Addler

      Olá Eduardo

      Opa !! Com certeza é possível viver com alta dignidade e conforto sendo um profissional de Educação Física, aliás em todas as profissões é possível basta fazer um trabalho sério.

      Pode demorar um pouco pra vir mas o sucesso sempre vem para quem trabalha sério e tem um bom plano de vida.

  77. Rafael

    Fala aí, sou vestibulando, e queria saber uma coisa: se eu cursar educação física em uma Federal, vou receber destaque na hora de ser empregado?
    E quanto ao salário é de quanto?

    • Pedro Addler

      Olá Rafael

      Não vou mentir, devido a alta concorrência pra entrar os diplomas de Universidades Federais sempre valem mais sim e o mesmo vale para educação física.

      Em relação ao salário para Educação Física ele está na casa dos 1500 Reais para o início de carreira.

  78. Rafael

    Ahh esqueci de dizer, voce disse que posso ganhar de ‘vinte’ a ‘duzentos’ reais por hora. Supondo que eu trabalhasse seis horas por dia vai(ganhando 20 reais por hora) e tirando os fds eu ganharia uns 600 reais por semana e se em um mes tem 4 semanas, eu ganharia 2400 por mês?
    (Isso tudo, com um diploma de uma uma faculdade federal)
    Se meu raciocinio estiver errado gostaria de ser corrigido.
    Mais uma vez ai Valeu!

  79. genesio Rodrigues

    aló gente boa noite é muito bom fazer educação física. Eu estou tentando ingressar no ramo é se de tudo certo.O esporte aproxima de mais as pessoas a ter objetivo na vida !! é issso ae

  80. Paula

    Olá Pedro,estou cursando Pedagogia e não estou me sentindo realizada :( (( , só tô gostando de uma cadeira da fac sobre “psicomotricidade” e de repente me deu vontade de fazer educação física!! eu passo todo dia de manhã na pracinha aqui do meu bairro e vejo um prof de educação física dando aula de dança e ginástica pros idosos,acho lindoooo e tenho vontade de ta lá no meio!!Só q nunca pensei nesse curso antes pq sempre tive preguiça de esportes, ñ sei nem nadar rs..vc acha q poderia fazer educação física só pra ser professora de dança e ginástica, até acho legal personal training ou eu não me encaixo de jeito nenhum nesse perfil??Se não, vc sabe dizer se eu formada em Pedagogia poderia fazer especialização em dança? Por favor me ajuda!tô angustiada :( Desde já grata pela atenção!!

    • Pedro Addler

      Olá Paula

      Imagine !! Nunca é tarde para se começar um novo projeto seja ele fazer esportes ou então começar uma faculdade de Educação Física.

      E te dou o meu exemplo, até os 16 anos eu era gordo e tímido, resolvi mudar e hoje em dia sou magro e muito atraente :P hahaha

      Mas falando sério, não há nenhum impedimento para você começar a faculdade de educação física principalmente você que está demonstrando um grande interesse na área.

  81. bruno

    mano eu adoro esporte e educação física principalmente musculaçao e luta (boxe) é o q pratico mais e a parte financeira é bom ou depende do tranpo (academia) tem q ser porte grande ? em cidade grande deve ser melhor um salario de um personal trening valeu mano responde

    • Pedro Addler

      Olá Bruno

      Na verdade o tamanho da academia influencia sim, porque as maiores tem mais alunos, mas academias médias também dão ótimas oportunidades de emprego pra profissionais de Educação Física.

      Até mesmo nas pequenas é um bom emprego, porque nelas você cresce junto com a empresa.

      A questão da cidade grande é uma ilusão que muitos tem, apesar de em geral todos os salários serem maiores, inclusive para profissionais de educação física, nas cidades grandes o custo de vida também é mais caro, o que no fundo faz meio que dar na mesma.

      A vantagem real das cidades grandes é o fato de existirem muitas grandes empresas e também a possibilidade de se trabalhar em grandes órgãos públicos. A desvantagem, no caso, é o stress e a menor qualidade de vida.

  82. daiana

    oi,estou muito confusa pois penso em fazer educação física, mas tenho medo de não conseguir ingreçar na carreira depois de formada,será que o mercado e bom para um profissional de educação física ?

  83. Poliana

    vou fazer educação física bacharelado , adoro , amo malhar, adoraria ser personal

  84. Thales

    Ola tenho mais do que certeza que quero fazer educação fisica,mas tambem estou com medo de ser mal remunerado.Não tenho muito apoio de meus pais nessa profissão os pais de minha namorada tb não concordam dizem que eu tenho que fazer um carreira em uma empresa e qdo estiver bem remunerado fazer educação fisica isso é realmente desanimador pois eu queria fazer esse curso e ser um profissional diferenciado e bem remunerado e mostrar que essa profissão não isso que dizem,eu faço capoeira danço e pensei em até ser um profissional de educação fisica no exercito porem fica essa duvida faço o curso logo pois tenho 22 anos ou sigo um carreira em uma empresa e espero pra começar a fazer o curso?
    Mas no fundo o que importa para min é realização profissional!

    • Pedro Addler

      Olá Thales

      Realmente você disse tudo, o mais importante é mesmo a realização pessoal.

      A sua família e a família da sua namorada com certeza só querem o seu bem e quando falam pra você não fazer Educação Física é porque realmente acham que não vai dar certo.

      Mas no caso, se vai ou não dar certo não depende deles, depende de você !!

      Se você quer mesmo ser um profissional de sucesso em Educação Física não tem outro jeito: tente !! Tenho certeza que você não vai se arrepender.

    • Kl

      Thales, minha vida inteira profissional pensei em $$$… Ia para trabalho depre, tranquei 2 faculdade uma de adm e outra de sistema de informação… Estou agora com meus 25 anos pensando em fazer Ed fisica… Cara magina a cara de todos em minha volta… Mais quem vai estar acordando cedo é vc… Para fazer algo que ame… Faça ! Corra atrás vc ! Pq senão vai ficar igual eu… Com um tempo perdido por causa de din din…

  85. ricardo"Jamal Boy"

    obrigado pela informação pedro! me ajudo muito serio mesmo! um abraço :)

  86. Joice Lanzoni

    Meu Sonho é Fazer educação fisica , mas as vezes tenho duvidas se é isso mesmo que quero , mas Pretendo fazer uma boa Faculdade e me Especializar mais sobre educação fisica e quem sabe até ter meu proprio Negocio .. Beijoos muito bom o site :D

  87. Daniela

    Meu sonho é ser uma professora de educação física,eu faço volei,gosto muito de esporte,sei que não ganha aquele salário mais eu fico feliz porque vou esta na areia que amo estou disposta a fazer aquilo que me faz bem,quando estou em quadra eu me sinto repleta fico imaginando os meus alunos fico imaginando imaginando,eu quero realizar meu sonho se deus quiser ……… é muito bom fazer aquilo que gosta …..espero que eu consiga

  88. Izaack

    eu pratico taekwondo e sou apaixonado por educação física, se desse pra mim trabalhar na área do esporte que envolve artes marciais ia ser o trabalho dos meus sonhos, principalmente se envolvesse o Taekwondo.

    adorei o site de vcs ^^ as informações vai me ajudar bastante a decidir que carreira seguir =]

  89. Luzilene Xavier

    Já tinha interesse nessa área,agora tenho certeza do que eu quero.

  90. Josy

    Olá!! estou no quarto semestre de licenciatura em educação física, e gostaria de saber se por ser licenciatura e nao bacharel posso me especializar em pilates, Spinning,entre outras.. Obrigada

  91. Rita de Cassia

    Bem eu estou no 2 ano do ensino médio, estava na duvida entre Arquitetura e Ed. Fisica, mas como sou uma jogadora de futsal creio que cursar uma faculdade na área com certeza e a melhor opção, mas também gosto muito de fazer desenhos. Pensava em um dia fazer a casa do sonhos da minha mãe, mas não vai rolar. Bem eu sei que vou realizar um sonho, fazer o que gosto sem me preocupar, dinheiro e bom, mas e melhor ainda quando fazemos aquilos que amamos.

  92. Elizama Ramos

    definitivamente esse texte deu tudo que eu nao quero fazer!!
    exeto Educaçao Fisica!!!
    kkk…

  93. memê

    Olá fiz o teste vocacional e deu em busca do prazer,devo fazer educação física?mas, ja no teste de personalidade deu idealista o q vou fazer?

    • Pedro Addler

      Memê, tente adequar sua carreira a sua personalidade. Se você gosta de Educação Física, vá em frente!

      • memê

        É realmente,pra ser educador físico tem q ter otimismo e eu sou animada.Obrigada por me responder vocês ajudam muito as pessoas.Deus abençoe vocês.

  94. memê

    Pedro,pesquisando eu vir q tenho um pouco de artesã,sou muito distraída ,já trabalhei em escritórios e era sempre chamada atenção por detalhes que sempre escapavam.Também tenho uma dificuldade imensa de ver oportunidades a não ser que elas estejam em minha frente.Ou seja,acho q sou 50% artesã.

  95. paulo

    Olá Pedro! Trabalho em uma industrial, e penso em seguir carreira na area de engenharia de produçao, ou mecatronica(automaçao industrial), mas meu sonho sempre foi ser um professor de educaçao fisica, tanto em academia como personal, como tambem em escolas, prestando concursos e tudo mais, gosto muito de musculaçao e esportes em geral. O problema é que gosto muito de de satisfaçao na parte de dinheiro. Nao sei oque faço. abraço

  96. Ingrid

    Pedro, estou cursando o primeiro semestre em Educação Física, porém tenho o mesmo medo que todos, salário e o mercado de trabalho me parece não ser muito amplos mas a Ed.Física é algo que gosto muito, qual a melhor area pra seguir e qual a média salarial dessa area.

  97. Edineia martins cidral

    Eu penso em fazer educação física,gosto de esportes!mas não sei se e o certo pra mim!tambem gosto de dar aulas e ajudar as pessoas!e agora?quem pode me ajudar?tÔ indecisa.

    • Fernanda

      Edineia, vc pode dar aula em escolas, vc pode ser personal, tem várias maneiras de vc dar aula. Quanto ajudar as pessoas, tbm dá pra fazer: vc pode trabalhar com idosos, crianças, vc pode trabalhar com pessoas portadoras de deficiência, e tem coisa demais q a gente poderá fazer. Use a imaginação! :D

  98. Monique Lima

    estou no 2° ano e estou um pouco confusa! pois quero ser professora de educação fisica, mas tambem quero muito fazer nutrição, porem meu sonho é fisioterapia. não sei o que fazer . desde ja obrigada!

  99. Leandro

    bom, garota se vc gosta de nutrição e ed. fisica, tudo bem, mas se o seu sonho é fisioterapia corra atrás, porque eu faço e é muito bom.

  100. João Pamocene

    nossa oq eu mais quero éh fazer edç física pois éh uma área q admiro mto mto e éh oq mais gosto de fazer

  101. carol

    pretendo ser professora educação física principalmente ensinar futsal ou basquetebol tentar possivelmente criar uma ONG para tirar crianças no crime para esporte

  102. clara melo

    gosto muito dessa area educação fisica

  103. Deborah Scharnetzki

    Olá , estou escolhendo a minha faculdade e gosto muito de Educação Fisica :D Acho que encontrei o que eu quero fazer é uma área muito interessante, pois envolve esportes e dentro deles vários aspectos relacionados à uma vida melhor … Muito bom o teste vocacional , Obrigada !

  104. sam

    Bem, eu tenho 29 anos e estou em duvidas quanto a fazr educacao fisica pois me sinto velha p/ mercado, sem falar q devido a uma cirurgia nao pude mais frequentar academia,mas meu teste deu essa area o que faco? Tento outra area ou continuo insistindo?

  105. luzia santos

    esse site é mt bom, me ajudou a tirar algumas duvidas e ainda a fazer um trabalho sobre a profissao que eu quero que é educaçao fisica….

  106. sarah karoline

    bom eu desde pequena meu sonho é ser professora, e fui visita uma universidade e gostei da areá de educação física eles são bem alegres , conviventes , gostei muito mais minha mãe ñ gostou dessa area de profissão , que que eu seja enfermeira pq dar muito dinheiro . Mais eu ñ quero isso quero fazer uma coisa que me sito avotade fazer com amor tudo e mim dedicar , mim ajuda

  107. fah

    achei uma boa pq gosto muito disto e adoro pratica esportes..
    então buscarei saber sobre isso e pretendo-me tornar isso… professora de educação física.

  108. Josmario

    Adoro educaçao fisica! E decide que é o que eu quero pra mim, entretanto, o que me gera duvudas é a questão do salario. Tenho medo de passar 4 anos estudando e no futura ser prejudicado por causa do salario!

  109. Josmario

    Quero muito fazer educação fisica, mas tenho medo pq o salario não é muito bom!

  110. Amábile

    Ooi galera, euu gostoo mto de dança e gostaria de seguir carreira como professora de dança, mas meus pais vivem flndo q isso não da dinheiro, gostaria de saber quanto ganha em média uma professora de dança?

  111. Emanuel Bento

    Que área devo seguir no 10ºano para ser professor de Educação Física??

  112. enoque

    sempre gostei de musculação… ja pratico a 2 anos direto…nunca soube que faculdade escolher des do tempo da escola..agora penso em faser educação fisica por causa da musculação ;;

  113. camila

    Olá, sempre quis fazer ed fis, mas meu pai não deixou pois disse q era uma carreira sem futuro. Segui os conselhos delê e estou no 4 semestre de administração e to odiando. Conversei com ele sobre a possibilidade de fazer as duas faculdades ao mesmo tempo pois morro de medo de acabar não gostando do curso igual em administração.
    meu namorado é formado na área e fala pra eu pensar em fazer outra coisa pois ed. Fis trabalha mt e ganha mt pouco .
    e agora , o q eu faço, to confusa …

  114. Camile

    Olá! Apesar de me interessar por este curso e adorar atividades físicas em geral, preciso de um emprego pra ser independente logo e sair da casa de meus pais!
    A questão é que já ganho pouco e educação física não paga muito, e estou muito infeliz no meu atual curso, então seria uma má escolha começar este curso?

  115. Danielle

    eu me matriculei e vou começar a fazer ed. física o ano q vem , amo esporte adoro corrida de rua , natação e tb faço muay tay , mais estou acima do meu peso e tenho medo de ser prejudicada profissionalmente por ser uma futura professora de ed. física gordinha, gostaria de saber se eu realmente devo ingressar nessa carreira.

  116. Éric de Souza

    Pedro, gostaria que tirasse algumas dúvidas minhas, ou, melhor dizendo, alguns receios… Sou de Santa Catarina, tenho 16 anos e ano que vem farei o terceiro ano do Ensino Médio. Gosto muito de jogar voleibol, correr, nadar e frequentar a academia. Por mais que goste disso, eu, como inúmeras pessoas, quero ser bem recompensado financeiramente. Pretendo prestar vestibular para Educação Física tanto Bacharel quanto Licenciatura e, mais que isso, pretendo, futuramente, ter minha própria academia. Sou jovem, não tenho muitas noções sobre o mundo do mercado de trabalho, e queria que você me esclarecesse sobre essa minha vontade de ter uma academia: é ou não é possível? Você acha que se eu começar trabalhando em academias ou até mesmo dando aulas, em uns dez anos eu terei dinheiro para abrir uma academia? Nem que eu venda um terreno que tenho aqui perto do famosa Praia do Rosa e abra uma academia pequena e, com o tempo, vá aprimorando-a. Nem sei se vou entrar no site denovo para olhar sua resposta, mas estou fazendo deste instante um momento de ‘autodesabafo’, pois só eu sei minha tamanha vontade de ter MEU PRÓPRIO NEGÓCIO. Mesmo assim espero que responda, pois muitos jovens podem entrar, com a mesma ou com alguma dúvida parecida, e quero, sinceramente, que eles se dêem bem e que nuncam percam a esperança, assim como eu não vou desistir do meu sonho. Acho que a sociedade, às vezes, sem querer, impõe muita responsabilidade para nós, jovens, e nos deixa com certos receios na hora de escolhermos a nossa profissão. Mas é isso…. Um grande abraço! Praia do Rosa – Imbituba – Santa Catarina

  117. Anderson Costa da Silva

    Amo atividades esportivas e tenho absoluta certeza que seria o sonho da minha vida trabalhar com isso, mas atualmente o orçamento está apertado, quais seriam as formas de enquadrar meu orçamento em um curso desse? Seria um curso “Semi-Presencia”l, seria o melhor caminho?

  118. Su

    Olá,tenho 21 anos,quero fazer e.física mas nunca fiz nenhum esporte então n sei se vai dar certo,descobrir q gosto de me exercitar andar de bicicleta,mas estou insegura quanto essa escolha.Oq faço?

  119. kleber

    Mtas pessoas m dizem q pelo meu bom preparo fisico , pois pratico esportes ..jogo futebol principalment..q eu fasa um curso de educacao fisico…mas naum sei….o piso salarial e baixo ..euqueria uma ajuda ou uma dica aeh…

  120. Francisco Evangelo

    Ola tenho 34 anos,e no teste de vocaçao, apareceu educaçao fisica me interessei muito,pois gosto muito de esporte faço ciclismo mtb amador, mas, estou em duvidas por dois motivos primeiro a minha idade, a outra gosto tambem da area da informatica,penso em sistema de informaçao.
    Essa duvida cruel me incomoda.

  121. Jessika

    Olá, sou formada em Educação Física, amo o que faço, mas deveria haver mais reconhecimento aos profissionais dessa área, afinal trabalha com a saúde do homem.

  122. thiago

    Gostaria de saber se existe um piso salarial p/ treinador de futsal, peço que me ajudem nessa busca ! obrigado a todos !

  123. Adilson

    Estou no 6º semestre do curso de licenciatura em educação física, gostaria de saber, baseado na lei se já posso atuar como professor??
    obrigado!!!!

  124. Fernanda

    Eu estive em dúvida por muito tempo. Mas eu sou uma pessoa q não gosta de estar parada e gosta de esportes, então comecei a pensar realmente no eu queria me formar. Sei q Educação Física não é só ficar correndo, jogando algo… E cada vez q eu leio, pesquiso sobre, é muito legal e gosto mais ainda. Termino o Ensino Médio esse ano, e se Deus quiser 2014 eu começo a cursar.Eu estive em dúvida por muito tempo. Mas eu sou uma pessoa q não gosta de estar parada e gosta de esportes, então comecei a pensar realmente no eu queria me formar. Sei q Educação Física não é só ficar correndo, jogando algo… E cada vez q eu leio, pesquiso sobre, é muito legal e gosto mais ainda. Termino o Ensino Médio esse ano, e se Deus quiser 2014 eu começo a cursar. É meu sonho me formar, eu só ainda não sabia em q, mas agora já está tudo esclarecido. Uhul! :D

  125. henrique cesar

    oi eu tenho apenas 13 anos e curso o e penso em fazer faculdade de educação fisica e é o meu sonho,adoro esportes.

  126. bruna manoela lopes bertollo

    bom adoro esporte desde dos meus 7 anos já sabia oque eu iria fazer quando ficasse de maior,escolhi educação física,amo esporte! nao me importo muito c salario depois que me formar. pq tenho a certeza que onde for vai ter um lugar que sempre van precisar de um Profissional de educação física!n vejo a hora de começar a estudar Educação física! esse guia me ajudou muito a tirar minhas duvidas ;) bacana

  127. juninho albuquerque

    Ahh esqueci de dizer, voce disse que posso ganhar de ‘vinte’ a ‘duzentos’ reais por hora. Supondo que eu trabalhasse seis horas por dia vai(ganhando 20 reais por hora) e tirando os fds eu ganharia uns 600 reais por semana e se em um mes tem 4 semanas, eu ganharia 2400 por mês?
    (Isso tudo, com um diploma de uma uma faculdade federal)
    Se meu raciocinio estiver errado gostaria de ser corrigido.
    Mais uma vez ai Valeu!

  128. juninho albuquerque

    Pedro Addler , hoje voce tem quatos anos de formado ? e ganha quanto por mes ? e trabalhar por quantas horas ?

  129. Rachel

    Olá…tenho 36 anos…amo esportes …Nunca tive a chance de fazer este curso…mas de repente me deu uma vontade de cursar…mas por realização pessoal..mas me sinto velhaaaa…é normal encontrar pessoas mais velhas nesse curso?To com medo de ser chamada de tia hahah paesar de aparentar ter menos idade do que tenho…olha eu aihttps://www.facebook.com/familialeal…Acha que ainda tem campo para mim? um grande beijo

  130. Paulo Henrique da Cruz Tanan

    Sou Bacharel pós graduado em Educação Física e recomendo a todos que tenham interesse na Área, por favor, tenham sempre um plano “B”. É uma profissão apaixonante, porém ainda não foi bem definida em boa parte do nosso país.No segmento da Educação, professores de outras disciplinas se divertem ao ministrarem aulas de Educação Física. Se divertem pois eles apenas entregam a bola para os alunos , repassando o que foi feito nos últimos 100 anos.como aceitar que o filho tenha a mesma aula durante todo o ano letivo? E assim em muitos casos com a EF.Na área de assistencia social ,o poder público abre vagas para concursos criando a área mal remuneradas e sem qualificação como as de facilitador de esporte social, oficineiro ou como queiram chamar, para não pagarem salários aos profissionais de EF. Na saúde a coisa mal começou ainda vamos penar muito nas mãos dos secretários e coordenadores de atenção básica até eles perceberem o papel da EF na saúde preventiva.E o pior é que na maioria dos casos nós não possuímos vínculo empregatício, não ha plano de carreira, e uma desprecarização de serviço enorme. dificilmente tem-se direito a ferias remuneradas e quando recebe-se o 13º salario é motivo de espanto nos segmentos onde o profissional EF é apenas contratado.
    O confef e crefs só fiscalizam as academias e ainda mal fiscalizadas, pois, tem muita gente leiga com direito adquirido dado pelo próprio conselho afim de faturar R$, ocupando nossas vagas.
    Educação Física é a minha paixão mas infelizmente esta paixão não está sendo correspondida.Atenção amigos e colegas interessados na Area, tenham sempre um plano B

  131. Isabelly Moraes

    Bom eu quero muito me forma em Ed.Fisica amo demais,pratico esportes e tudo,mas de uns dias pra cá fiquei com uma duvida Licenciatura ou Bacharelado? Quero saber o melhor,pois quero trabalhar em escolas e em clubes também!

  132. Sérgio

    Olá, tenho 38anos, sou graduado em Administracao, mas meu sonho sempre foi a área de esportes, então o curso de Educação física. Mas nao optei na época pelo fator baixa remuneração. E possível na minha idade atual ainda ser bem sucedido na área de educação física?

  133. Halyson

    Bom..Meu problema é que nem o de muitos, meus pais não querem que eu atue na area de Educação Fisica, meu sonho é ser jogador de voleibol, pra mim educação fisica é o caminho certo e apropriado pra mim realizar esse sonho. Vou começar esse mes de fevereiro na Universidade Unesc – Licenciatura, pois me preocupo muito tambem em sem mal remunerado, mais não vou fazer algum outro curso que eu não goste por dinheiro, quero ter essa carreira pra mim de professor de Educação Fisica, e serei um professor de muito orgulho!!!! Abraços..

  134. Renata

    Sou academica de Educacao Fisica (Licenciatura, tenho 21 anos. E me vi em uma mar de duvidas em relacao ao curso devido a questao da remuneraçao, quais dicas vc pode dar-me em qual area atuar, pensei em me especializar em pilates. Fico grata desde ja. Sem mais !

  135. Ricardo francisco

    Ola nunca fiz faculdade antes já tenho 30 anos e só agora estou pensando em fazer, estou interessado em educação física mais não sei se a idade favorece .

  136. Bruno Preto

    Bom galera pelo meu ponto de vista tem muita gente interesado em dinheiro …..eu curso ed.fisica e ja tenho meus planos vc pode pegar uma academia de musc. de manha algum club no horario da tarde e fazer cursos espancivos na area quer dinheiro lute por isso mais faça com gosto e naum apenas com bolso

  137. Joice Vanilce Aaújo Coessens

    gostei muito das dicas,da orientaçao do pedro ajudando as pessoas atirarem as dúvidas sobre essa área

  138. Janaina

    nuss … to na duvida se faço educaçao fisica licenciatura ou educaçao plena …entao queria saber em qual iria me dar bem financeramente ok bjoss

  139. Mislaine

    Meu sonho tbm é cursar Educação Fisica,mas agora que “acordei pra vida”,ja estou com 24 anos e tenho um filho de tres.será que não é tarde???

  140. Karine de Souza

    olá faço academia a 2 anos e adoro tudo que se diz relacionado a condicionamento físico dentro da academia ,porém odeio esportes tipo volei,futebol,basteque e etc!! Se eu fizer o curso de Ed.Física terei que práticar esses esportes que odeio??

  141. FRANCISCO SILVA

    ALÉM DE MEDICINA,BIOLOGIA,TAMBÉM ME IDENTIFICO COM EDUCAÇÃO FISICA….POR QUE,É UM PROFISSIONAL QUE INTERAGE DIRETAMENTE COM PESSOAS E TEM O IMPÁCTO SOCIAL DIRATAMENTE NA SAÚDE DAS PESSOAS…COMBATENDO A OBESIDADE;O SEDENTARISMO;ALÉM DE OUTROS MALES RELACIONADOS A SAÚDE HUMANA…..COMO CARDIACAS;CARDIOVASCULARES;CORONÁRIAS,ENTRE OUTAS…

  142. elaine souza fernandes

    óla boa tarde quero parabenizar por toda atenção em responder as duvidas dos internautas
    Me chamo nanny sempre trabalhei em areas nas quais nunca gostei e sempre me perguntava no que poderia trabalhar algo que gostasse sempre fui sedentaria até 3 anos atrás comecei a frequentar academia na qual os exercicios fisicos foi surprieendente na minha vida todas as vezes que vou fico facinada observo avalio tudo e descobri a paixão por educação fisica gostaria se possivel saber mais sobre essa profissão tempo e custos de formação, é necessário grau de escolaridade já que somente tenho o primeiro grau completo pois trabalho como atendente ganho pouco quais todos passos para poder seguir essa carreira pois sou simpatica comunicativa e adoro exercicios fisicos e acredito que com determinação persistencia e esforço posso chegar além bjus e muito obrigada!

  143. Bruno

    Faço administração, porém odeio matematica e tenho grandes dificuldades, mal consigo administrar minha vida , fico imaginado quanto mas uma empresa. Adoro esportes em geral ! Porém sou muito baixo fico com medo de haver algum préconceito com homens de estaturas baixas como professor de educação fisica. O que faço ?

    • labelly

      que nada vc pode sim nada haver vai fundo o sonho é seu

  144. Andressa

    Estudando muito esse ano … 2014 quero começar minha faculdade de Educação Física .. E se Deus quiser me formar .. Amooo essa matéria .. !! Me preparando muito .. Pra que ano que vem eu possa me ingressar em um dos cargos envolvendo essa linda e maravilhosa matéria ..!! SZ ..

  145. Fábia Theotônio

    Oi estou cursando Bacharelado em Educação Física P1 não vejo a hora de trabalhar como Educadora Física.

  146. Danilo

    Eu sei que não tem muita opotunidade no mercado de trabalho para quem é formado em educação fisica, mais com tudo isso, é uma area q eu quero mim formar, é tanto q eu passei no vestibular para fazer segurança no trabalho, e ñ quis fazer.

  147. Natalia Teixeira

    Eu tenho um serio problema, sempre gostei de lutas esportes,dança, isso sempre teve muito evidente na minha vida e eu nao deixei cair a ficha,trabalhei em escritorio por muito tempo e agora em 2012 terminei a faculdade tecnologica de recursos humanos, e sabendo que eu nao gosto e que nao é pra mim, hoje eu tenho medo de fazer outra facul e nao conseguir, tenho medo de nao estar tão decidida assim mais em compensação todos os testes vocacionais que eu ja fiz todos apontam pra educação fisica, e encontrei um dia desses minha ex professora que disse:Nossa eu jurava que voce ia fazer educação fisica pois eu via em seus olhos sua satisfação!!! e agora?!!! kkkkk

  148. WELTON

    ESTOU NO 1 PERÍODO DO CURSO DE E.D.F,SOU EMPRESARIO ADMINISTRO 3 EMPRESAS NA QUAL SUSTENTO MINHA FAMÍLIA,NÃO SOU FORMADO EM ADMINISTRAÇÃO,QUANDO FIZ O VESTIBULAR PARA CURSAR A EDF,FUI CRUCIFICADO PELA MINHA FAMILIA POR NÃO ME APERFEIÇOAR NA ÁREA EM QUE ATUO,OU SEJA,ADMINISTRAÇÃO.MAS NEM POR ISSO PENSEI EM PARAR,POIS SOU AMANTE DO ESPORTES E PRIORIZO MINHA SAÚDE E TENHO CERTEZA VOU UNIR O ÚTIL AO AGRADÁVEL DE CUIDAR DE MINHA SAÚDE E FAZER QUE REALMENTE EU GOSTO.

  149. ROSIVALDO

    Boa noite,

    Sou formado em Gestao de Pessoas , sendo um curso Tecnologo , agora apos o teste vocacional feito tres vezes descobri que devo fazer Educacao Fisica pois adoro esportes\academia me excercitar … Mas estou ainda com muito medo e arriscar mais um curso superior e ficar sem exercer a funcao. Qual a orientaçao nesse caso?

  150. Lara

    Eu queria fazer um curso térmico ,mais na área de educação física tem?

  151. Juan

    Passei no curso de educação física BACHARELADO, na UFES, estou muito animado pra começar às aulas…
    Quanto ao salário nem me preocupo, assim como qualquer carreira, qualquer profissão, você terá que ser o melhor… Isso é muito fácil quando fazemos o que gostamos!!!
    Educação física é um curso muito Top, lidamos diretamente com o ser humano… podemos vir a felicidade no rosto de um aluno quando adentra a uma academia acima do peso e em alguns meses atinge seu objetivo.
    Mas do que isso, a educação física é um curso bonito, onde cuidamos do nosso corpo…e dos outros…
    É o único curso em que você pode lhe dar diretamente com o foco numa melhor qualidade de vida para os que buscam a saúde do corpo!!!

  152. claudemirclaudino

    OLa tudo bem gosto muito de esporte correr jogar bola musculaçao,pensei em cair em outra harea porque o salario e muito pouco depois de formado de educaçao fisica.MAis tbm penso em air em nutriçao ou logistica ??

  153. claudemirclaudino

    Estou bem indesizo no que fazer ???

  154. Antonio Douglas

    ola eu adoro educaçao fisica,termino o terceiro esse ano mais estou enduvida sobre em ser personal trainer ou da aula em escola ser professo de educaçao fisica,tbm tenho duvidas sobre o salario,agradeço se vc esclarecer minhas duvidas.

  155. Greicy

    Olá Pedro, faço arquitetura e urbanismo estou no 5º período (metade do curso) só que estou tendo dificuldades com quase todos as matérias desse período principalmente em projeto. o que me fez pensar se é realmente o que quero (ta presa em um computador projetando)então como já havia pensado no curso de ed. física antes de prestar vestibular, to pensando em mudar para ele. só que penso muito em depois do curso, pois não me vejo como professora, por ser muito tímida e n gostar de falar em público, porém gosto de assuntos relacionados a exercício físico a saúde e esportes. penso também no tempo perdido se eu mudar de curso, e também na diferença do piso salarial entre um e outro… Por favor me ajude, estou muito confusa e com medo de errar de curso de novo! :(

  156. David

    Qual é o piso salarial de um preparador físico de futebol? Eu preciso de um documento comprovando o valor pra que eu deixe de ganhar um salário e passe a ganhar o piso-salarial.

    obrigado desde já..

  157. maisa

    qual e o valor da mensalidade da faculdade de educação fisica?
    valeu adorei o sait

  158. labelly

    eu gostei muinto foi muinto bom minha profissao favorita é EDUCAÇA FISICA eu amuh fazer academia

  159. Poliana Santos

    Oi,tenho 16 anos e estou no ensino médio,estou cursando o 2º grau.mais estou indecisa com a carreira que quero segui,minha mãe diz que devo fazer administração,mais no fundo me sinto atraída por educação física,mais queria mesmo atuar na área de personal trainnig,pois malho e adoro muito.Fiz o teste e deu em busca do prazer,e essa área pelo que estou vendo é muito procurada por varias pessoas,mais estou com medo de seguir essa carreira ,não por dinheiro mais sim por satisfação em exercer meu trabalho como quero,estou confusa,essa carreira e ótima mesmo?me ajudem, beijos!!!

  160. Alessandra Nunes

    Sou industriaria..e curso tec.de Seg. Do trabalho, mas meu sonho sempre foi ser professora de educação física desde adolescente.Passei na faculdade federal do Amazonas e agora em junho começo a estudar.Para aqueles que estão em duvida enquanto ao salario se amar a profissão faça, até pq é uma área que ainda vai ser mto valorizada. Estamos caminhando para uma vida sedentária onde as pessoas estarão precisando de profissionais capacitados para orienta-las..faça pq ama não por interesse..bjs

  161. Kelvin Costa

    Cara, amo Educação Fisica, e é dificil eu me importar com remuneração, sempre achei assim. Me importo sempre com a minha satisfação, pois no futuro eu vou ficar satisfeito em fazer o que eu gosto, ganhando muito dinheiro ou pouco!

  162. kaique

    eu gosto muito de educação fisica meu sonho é ser jogador de futebol mais eu sempre tive duvida entre futebol e musica gosto muito dos dois

  163. lucimar

    Tirei muitas duvidas,adorei a materia.

  164. Tiago

    Estou no segundo ano do Curso de Educação Física bacharelado, sempre quis fazer esse curso e atuar nessa area. Logo mais vou me formar e me dedicar a carreira que era e é meu sonho. Espero que cada um pense bem do que quer para á vida e em que realmente gosta. Ganha dinheiro quem é bem qualificado no que faz, se você faz com amor e com dedicação, pode ter certeza que ira ganhar bem e ser compensado com teu esforço. Faça o que goste, não pense em lucros, no começo tudo é dificil. Essa é minha dica. Siga, mecha-se, levante-se e vai a luta do teu sonho, a vida é curta demais, realize seus sonhos !!!

  165. ludimilla

    o teste vocacional que fiz me indicou a educação fisica,acho que gosto de educação física, mas estou em dúvida….quero fazer algo que goste e seja bem sucedida!

  166. Thayse Ferraz

    Esse ano faço o enem e ainda tenho uma pequena dúvida em relação ao curso q farei… gosto muito de ed.física,como também de fisioterapia, me informaram q eu poderia fazer graduação em ed.física e depois especialização em fisioterapia. Isso realmente pode?

  167. Kézia Chagas

    Amei o resultado sobre o teste foi o segundo que fiz, e nos dois o resultado foi Ed. Física.Amo muito essa área fiz quase seis anos de Judô e prometi pra mim mesma se um dia fosse fazer uma faculdade faria uma voltada pelo esporte onde valorizo muito.Não quero fazer algo só pelo dinheiro mais sim pelo a vontade que tenho,pois o dinheiro traz felicidades momentâneos…

  168. cleidivania lemos

    muito bom esse site adorei eu tambem penso muito em fazer educação fisica sou apaixonada por futebol mas no momento não pude alcançar meus sonhos ainda /:

  169. lourival rocha

    estou chateado fiz o vestibular para educação física em bacharelado , fui aprovado só que não fechou a turma só. só tem turma em licenciatura e agora me dê. uma solução. pois estou indeciso .

  170. Taís

    Me arrependi, e não aconselho ninguém à fazer. Ganha pouco, o profissional é desvalorizado. Hoje to no último ano de engenharia civil. E to bem feliz obrigada.

  171. mirlene vital

    A EDUCAÇAO FISICA E UMA AREA MUITO INTERESANTE,POIS NOS MOSTRA A CAPACIDADE DE ATUAR EM LOCAIS DIFERENTES DE TRABALHO,PROPORCIONANDO MUITA CURIOSIDADE EM COMO DESEMPENHAR ESSAS ATIVIDADES.SEM FALAR QUE E OTIMO CUIDAR DO CORPO,DA MENTE,ENFIM COMO PODEMOS NOS CUIDAR MELHOR.

  172. Ruby

    Olá,

    Gostaria de saber se quem faz faculdade de Educação Física – Licenciatura pode dar aula de dança em academias?

    Obrigada pela atenção.

    • camila

      Não.vc tem q completar com bacharel.Porem se vc for fazer concurso publico vc poderia dar aula de danca para crianças/adolescente em escola.

  173. Vagner Oliveira

    Olá,minha dúvida é:posso cursar licenciatura em educ.fisica e depois fazer 1 ano em bacharel de educ.fisica ?neste caso vale os dois cursos ?Posso dar aulas em escolas e atuar diretamente em academias,clubes etc…???

  174. natalia

    estou com duvida se faço E.F ou Dança,no futuro quero ter um espaço onde eu possa dar aula de Dança,estou com essa dúvida pq me falaram se eu tiver a formação em educação física tbm conseguiria dar aula de dança, alguém pode me ajudar???

  175. Karen Felix

    Gosto MUITO dessa área, amo esportes e coisas relacionadas ao “físico”, como o bem estar, saúde entre outros, porém me preocupo com a questão da remuneração e do mercado de trabalho :(

  176. fernando

    Vou fazer educacao fisica to nem nem ai tenhu que pensar que serei o melhor e ir em frente.

  177. Daniel

    tenho um amigo que é professor de futsal e tem alguns cursos reconhecidos pela e fifa e tambem pela federação tcheca de futsal, com esses cursos ele pode dar aula de futsal?

  178. thais

    bommmm

  179. wellingthon santtana

    eu faço licenciatura e queria saber se posso fazer uma especialização e atuar na área da mesma mesmo sendo licenciado e n bacharel ?

  180. Leonardo

    Bom dia professores….

    Estou precisando de uma ajuda, no dia 22/10/13 ira entrar em votação o plano de cargo e carreira da saude, e uma das pautas é que havera atuação de um profissional de educação fisica, preciso de exemplos de atuaçao nessa area… fico agardando resposta obrigado

  181. cesar cortes

    boa tarde galera!!!
    sou eletricista mais não gosto do que eu faço. eu tenho um grande sonho de ser professor de edução física. mas teho 2 filhas e pago aluguel e não consigo conciliar o meu trabalho pra tentar fazer meu curso… Eu não ei oque fazer trabalho sem gostar, mas tenho que sustentar minha família. mais eu tenho fÈ em DEUS

  182. Rubens Lima

    Bom dia,

    Tive a oportunidade de trabalhar com esporte qdo mais novo, nunca me formei na área, mas infelizmente o destino me levou para a tecnologia. Talvez a minha situação seja a de muitos, vislumbrou-se por uma profissão pelos motivos errados, e depois percebemos que não somos felizes naquilo que fazemos, mesmo procurando fazer o melhor possível. Hoje, mais velho, 41, tenho responsabilidades e uma filha pra criar, e querendo ou não o dinheiro é preciso pra sobrevivência, mas o coração esta me chamando pra voltar a fazer o que gosto. Mesmo não me achando velho, o tempo passou, será que vale mesmo a pena?

  183. Andrezza

    Bom dia,
    Estou no 3° ano e a escolha da profissão não é uma tarefa fácil, sempre surgem dúvidas na hora
    de decidir entre quais carreiras escolher. Porém, gosto de dançar e jogo basquete, pensei em fazer Ed. Física , mas todos dizem que não terei um bom retorno. Estou confusa, poderia me dar alguns conselhos exemplificando atuações na área ?

  184. darcy junior

    Ola,gostaria de uma opiniao,pois tenho 40 anos e gostaria de cursar educaçao fisica. Sera que ainda da tempo para mim?Sempre gostei deste curso,mas pratico exercicios de vaz em quando.O brigado!

  185. kaline

    Olá, Tenho 19 anos,estou no segundo Período de Fisioterapia; Mais não estou completamente feliz. O que eu faço?? Eu fiz Ballet clássico por muito anos adoro malhação dança e etc.Será que devo arrisca?

  186. Cyssa Ayumi

    Oie, me chamo Cyssa, dou aula de dança, mas não sou profissional, vou me inscrever no vestibular para Ed.Física, espero ter muito sucesso futuramente… ;)

  187. diego antunes

    Gostaria de saber que tipo de Pós posso fazer depois de terminar minha graduação em educação física??

  188. Adriano Roberto Pereira

    Olá
    Gostaria de saber se como profissional e Educação Física poderia ministrar aulas de Primeiros Socorros. Minha Graduação foi Licenciatura em Educação Física Escolar, porem sou Bombeiro Militar ha 20 anos atuando em ocorrências de primeiros socorros e atualmente faço Pós graduação e Saúde Pública. Então poso ministrar um curso de Primeiros socorros. Desde ja obrigada.

  189. deyse silva souza aumeida

    BOA TARDE.

    EU EM DÚVIDA SE EU FAZO A FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA OU ENTÃO UM CURSO TÉCNICO DE DRENAGEM OU MANICURE DE UNHAS DECORADAS,O FATO DESSA DÙVIDA E O SALÁRIO QUE O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA GANHA.

  190. Ricardo humberto pereira

    Olá, gostaria de saber se mesmo ingressando na faculdade de Educação Fisica com 36 anos e me fomando com 40 anos eu consigo trabalhar na área?

    • Roger

      Por favor respondam a pergunta desse homem!!!!

      (to na mesma situação)

  191. sublim3

    Sempre pratiquei esportes,quando pre adolescente
    Judo,futebol,basquete,nataçao..
    Hje estou com 22 e amo boxe e treinar musculaao seja na academia ou em algum parq ou praia q tenha algum equipamento para uso publico.
    Estava com uma ideia de fazer marketing e futuramente um concurso publico. Ate entao esta bom, mas descobrir q o inimigo do melhor eh o tabom…kkkk!!! Falando serio vou fazer ed fisica e viver, deixar de lado o preconceito alheio!!

  192. kleber gomes

    pense num cara angustiado! tenho 31 anos, meu sonho desde adolescente foi fazer educação fisica, hoje eu tive a oportunidade de financiar o curso pelo fies, mas, agora que consegui bate a dúvida: irei me formar beirando os 35 anos, irei ficar com uma divida de 13 anos e quem me garante que com tantos profissionais jovens se formando, eu irei ter uma chance no mercado de trabalho? será que vale a pena? estarei fazendo o que realmente gosto e quero, mas, será que terei chance depois de formado e sem experiência e com 35 anos?

  193. João Seika

    Este site é ótimo, sempre me ajudando,em primeiro plano, pensei em fazer biologia,porem,praticar esportes(em especial futebol)é algo que amo,me completa,não passa um dia sem que eu não queira praticar,tenho por ambição ser professor (Treinador)de alguma categoria de base envolvendo futebol,espero que eu consiga,e para isso farei Educação Física na Faculdade,vou me esforçar,é obvio que meu temor é o mesmo de grande parte das pessoas, o salario , mas acredito que com muito esforço , consigo um salario , ao menos razoável, seja o que Deus quiser.
    Obrigado aos criadores do site: “Guia Da Carreira”.

  194. juceia

    estou com duvidas se estudo educação fisica ou não .pois atualmente trabalho na aréa de administração.a minha duvida e sobre o lado financeiro.sera que e bom ainda desconheço a aréa .sera que vou me dar bem do mesmo jeito que me dou na adminisração?socorrooooooooooooooooo!!!!!!

  195. juceia

    gente por favor me ajuda pois já tenho 21 anos e estou morrendo de duvida…

  196. Botelho

    Olá, Estou com a duvida parecida com a do Ricardo.
    Por favor, quem souber pode mim esclarecer, com até qual idade um profissional de Ed. Física consegue se manter no mercado de trabalho? Ou com quais especializações ele consegue estar ativo por mais tempo?

  197. bruno

    confesso que estou chatiado com a desvalorização do profissional de ed.física….principalmente na área que eu amo que é a natação. um absurdo fazer 4 anos fora a especialização, pra não ganhar nem 1.500 com uma carga horária de 6 ou 7 horas diárias de segunda a sexta..e tbm aos sabados….cade a valorização. a gente não tem nem a oportunidade de trabalhar em 2 peíodos.

  198. isabela

    nossa não sei o que fazer estou cursando tec.seg.do trabalho mais não estou conseguindo mais absorver mais nada na verdade eu gosto da área militar mais não sei o que fazer muitas vezes estou no curso toda por fora do assunto tenho um grande defeito sou muito timida tenho sinto vergonha quando e pra fazer apresentação de trabalho gosto muito de fazer trabalho interno com escritório, o que devo fazer estou pensando em tranca o curso que estou fazendo pra estuda matéria isolada acho muito interessante educação física mais fico muito nervosa quando o assunto é lidar com outras pessoas estava pensando em estuda pra concurso quando abri área militar pra trabalhar interno adoro trabalha assim. gostaria de uma opinião que mim ajude a esclarecer um pouco minha mente.

  199. Luádina

    Fiquei muito feliz com todas essas ditas, afinal não adianta se trabalhar em algo ao qual não se gosta, até pode receber muito bem, mas trabalhará em vão, acho que ed.Física não receba tanto realmente, mas para quem gosta de saber sobre a condição física de alguém, e gosta de estudar do assunto realmente vale à pena, confesso que estava bem em dúvida, inclusive muito ficavam me dizendo que não valia a pena pagar para uma faculdade como essa, mas na verdade o que vale é o seu bem estar de estar numa profissão que realmente deseja, procurei sobre diversas faculdades, ouvi sobre outras diversas mas nenhuma me deixa tão à vontade como de ed. Física, todas essas dicas me foram muito úteis, e garanto que serão para muitas outras que não sabem ao certo o que querem, OBRIGADA.

  200. Márcia Neves

    Olá, sou uma fotógrafa profissional que ama educação física. Preciso me qualificar para garantir uma vaga no mercado de trabalho e me realizar. Tenho 38 anos e amo as duas profissões e quero muito fazer uma faculdade. A questão é devo fazer Educação Física que é uma paixão antiga ou Propaganda e Publicidade que envolve a fotografia e dar continuidade ao meu trabalho? Ai me ajudem, porque eu não consigo me decidir. Obrigada!!!

  201. Nathália

    Olá! Adoro Ed. Física porém amo Dança! Faço Street Dance! E gostaria de entender uma coisa! Meu professor de Street fez Ed. Física, gostaria de saber de alguém do ramo se na faculdade de Ed. Física tem algo sobre dança! Vlwww

  202. Aline

    Olá, pessoal .. preciso me decidir urgentemente qual carreira seguir! eu amo DANÇAR.. sei que com a ed física, tenho possibilidades de trabalhar tanto com dança.. com pessoas de varias idades, em varios lugares.. Mas tenho dúvida de qual escolha fazer.. para conseguir licenciatura em dança!! me ajudem.. obrigada.

  203. jonathan xavier da silva

    Olá tenho 22 anos, e sou professor de Muay Thai á um ano e meio, e já fui atleta de Muay Thai e MMA. Mais descobri que a minha vocação é dar aulas de artes marciais ou de preparação física, tipo, funcional,crossfit que amo muito fazer isso tb.Pretendo fazer bacharelado em educação física ano que vem, mais to com medo, de passar esses 4 anos de faculdade, e depois não obter sucesso, quando terminar oportunidades de um bom salário.Vejo muitos professores formados reclamando do mau salário e muito trabalho pra nada, e isso me assusta muito. Quero muito fazer oque gosto, mais ganhando uma miséria fica difícil, tenho planos de casar e me sustentar, oque fazer para alcançar o nível alto nessa área por favor, me ajude que eu farei.

  204. marcelo de oliveira

    Meu sonho é formar e trabalhar na área de educação fisica.SE DEUS QUISER.

  205. Danielle

    Eu faço educação física,
    e queria muito antes fazer biologia,
    bom, faço mais realmente, não sei se gosto do curso se faço por fazer, mais ando tão angustiada,
    em pensar se eu estou na área certa, se é só uma fase de não saber o que fazer da vida…

  206. juliana de oliveira coceição

    Nossa!! essa matéria foi maravilhosa para mim, estava com muita duvida sobre educação física,gostaria muito de fazer, mais me gerava muito preconceito da minha parte, pois já estou com 35 anos e me sentia velha. No meu caso faço enfermagem e não sou satisfeita com o curso.

  207. Natalia Guimarães

    Olá, eu estou no 3º Ano do Ensino Médio e desde o meu 1ºAno fui em busca de um curso que visasse meu prazer pessoal, sim, eu sou completamente a favor do TRABALHAR POR PRAZER, por isso escolhi o curso de Licenciatura em Educação Física e não me arrependo. Sei que não vou poder lecionar em cursinhos, mas serei muito feliz sendo professora. Eu amo esse curso, e tenho em mente tudo o que há de positivo e negativo na profissão. Às vezes me bate um medo da desvalorização, mas quando eu penso no prazer que terei lecionando para os meus futuros alunos, fazendo trabalhos em equipe, aulas práticas e tals, eu fico muito feliz. Já sei tudo o que irei estudar durante o curso e vou botar pra quebrar quando eu entrar!

  208. Mariana

    Eu sempre pensei em educação física , depois que eu fiz o teste deu o que eu já penso a muito tempo .

  209. Dienifer Diniz

    Tenho 16 anos e amo fazer esportes,digamos assim que a única coisa que sei fazer bem,então pretendo seguir está profissão. Estou ciente que o salário não é tão proporcional.Mas prefiro mil vezes ganhar pouco fazendo uma coisa que irei sentir prazer em fazer,do que ganhar milhões e ser infeliz no que faço.

  210. Daiane

    Olá, tenho 17 anos, e estou no último ano do ensino médio e acredito que esta mais que na hora de saber qual faculdade cursar né.. Quero opiniões pois estou em quatro faculdade, Artes, Dança, Fotografia e Educação Física. Eu amo dança, gosto de desenhar, fotografar, gosto de esportes radicais, do gênero skate, paraquedismo e assim vai, mas o meu foco mesmo é a DANÇA, é uma coisa que esta no meu dia também, tenho talento, tanto pelo que percebo em mim, quanto pelo que os outros dizem, e estou meramente querendo trabalhar neste ramo a Dança, mas meus pais dizem que se eu cursar apenas Dança o mercado será meio fechado, se for Artes posso trabalhar em desenho, ou teatros, se for Fotografia será somente fotos, e se for Educação Física dizem que tenho tanto a opção de dança quanto de cuidar do corpo e etc. Estou tentando me decidir, mas está meio complicado. Sobre o salário estava pesquisando, e ambos são favorecidos, depende de onde você irá trabalhar. Bom, espero que me ajudem. Tenho apenas alguns meses para decidir kk, pois não quero fazer uma faculdade e depois para quase no final. É isso. Abraços.

  211. Daiane

    estou em dúvida em quatro faculdades*

  212. Thainá

    Olá pessoal, tenho 18 anos , e estou com uma enorme dúvida de qual carreira seguir, trabalho na área administrativa há 1 mês , sou apaixonada por voley , jogo há 6 anos, adoro esporte, adoro futebol, ai minha dúvida se aproxima com a de muitos aqui , que seria, entre faculdade de Administração ou Educação Fisica, gosto particularmente das duas áreas,sei que administração me traria um retorno financeiro maior, mas estou indecisa, acho que ed física me traria mais prazer, eu sei que tudo o que é feito com AMOR , é melhor , mas também me preocupo com o futuro , financeiramente , quem não quer ter uma casa própria, um carro bom, uma condição boa de vida .. Queria saber mais sobre a opinião de vocês sobre a área…

    Obrigada!

  213. Cintia Melo

    Olá pessoal,

    me deparei com esta página por acaso. Li muitos comentários, na grande maioria de jovens que estão escolhendo qual carreira seguir e preocupados com o retorno financeiro. É uma preocupação muito justa, mas trabalhar com o que gosta é muito mais prazeroso. Sou formada em educação física e já trabalhei em escolas e academias como professora e personal trainer e nunca tive problemas com remuneração. Hoje sou professora universitária, que também é um campo possível tanto em faculdades particulares ou universidades públicas. Porém é preciso lembrar que a docência necessita um investimento maior na formação, pois a exigência minima é que o professor seja Mestre. Espero ter ajudado.

  214. maira

    Queria saber se pra fazer ed.fisica envolve muito matematica calculos. Eu tenho um certo probleminha nessa materia.. semana que vem comeca minhas aulas e to super mega preocupada com isso ( medo) .. alguem pode me informa?

  215. revertchy souza

    ola galera eu sou o revertchy tenho 18 anos e eu gosto mtoo de esportes entaoo eu resolvee fazer oq eu gosto msmo é uma area maneira .

  216. Diego souza

    meu sonho e faz educacao fisica e vou consegui pq brasileiro numca desistir………..

  217. Dallila Mota

    Gostei muito do teste e do resultado.
    Me ajudou a reconhecer os meus interesses em Educação Física.
    Agora posso fazer este curso sem dúvidas, pois é o que eu realmente quero fazer.

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!