Curso de Enfermagem

Curso de Enfermagem

O enfermeiro é o braço direito do médico no tratamento das doenças. É o responsável por observar, cuidar e medir a evolução do estado dos doentes. Conheça mais sobre a carreira em enfermagem.

Enfermagem

Enfermagem

Habilitação:
Enfermeiro
Duração do Curso:
4 a 5 anos
Área:
Biológicas
Atributos do Profissional:
Atenciosidade e Organização
Salário Médio:
R$ 1651,00

A Carreira em Enfermagem

É função do profissional formado no curso de Enfermagem realizar diversos tipos de atividades dentro do ambiente hospitalar: primeiros socorros a acidentados, elaboração de fichas médicas, exame preliminar de pacientes, montagem de curativos de todo tipo, aplicação de injeções, acompanhamento do quadro dos pacientes e também administração dos medicamentos prescritos pelo médico.

O profissional de Enfermagem também pode atuar ajudando a controlar os estoques de medicamentos e organizando para que eles sejam corretamente distribuídos aos pacientes em suas doses corretas.

As principais características do profissional de enfermagem com certeza são a disciplina, organização e atenção – características bem próximas do profissional de medicina. A disciplina é necessária para cumprir corretamente os plantões e também distribuir a medicação. A organização é necessária para poder realizar tais tarefas de modo sistemático e sem erros. A atenção é fundamental para detectar as melhoras e pioras do estado do paciente.

O enfermeiro e o auxiliar de enfermagem são os profissionais mais próximos dos pacientes, que realizam o contato mais direto.

O Curso de Enfermagem

A carreira de Enfermagem tem acompanhado a evolução do tratamento das doenças e está evoluindo cada vez mais, tornando o profissional dessa área cada vez mais importante nos hospitais.

O início do curso de Enfermagem tem o padrão dos cursos da área de saúde, o aluno estuda bastante a teoria, principalmente sobre biologia, anatomia humana, infectologia, patologia e também fundamentos de psicologia.

A partir do segundo ano, o aluno passa a fazer laboratórios práticos de anatomia, também já começando a atender e fazer as rotinas básicas em ambulatórios e hospitais. Do segundo ano em diante o curso vai se tornando cada vez mais prático, o aluno de Enfermagem vem aprendendo sempre novos procedimentos técnicos e adquirindo sempre novas responsabilidades em relação aos seus pacientes.

No terceiro ano do curso de Enfermagem o aluno passa também a estudar fundamentos de administração de empresas e sociologia completando a formação fundamental do enfermeiro.

No quarto ano, o aluno de Enfermagem deve fazer um estágio obrigatório em uma unidade de saúde. Muitas faculdades, além do estágio, também exigem um trabalho teórico de conclusão do curso.

Enfermagem: Auxiliando médicos e cuidando dos pacientes nos hospitais

Grade Básica do Curso de Enfermagem

  • Biologia;
  • Psicologia Básica;
  • Anatomia Humana;
  • Fundamentos da Enfermagem;
  • Enfermagem Cirúrgica;
  • Enfermagem Obstétrica;
  • Administração de Medicamentos;
  • Microbiologia;
  • Patologia;
  • Técnicas Avançadas de Enfermagem.

Melhores Faculdades

O curso de Enfermagem é oferecido por inúmeras instituições de ensino superior. Porém, é necessário verificar se estas possuem reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois somente assim o aluno irá receber um diploma válido ao se formar. As principais universidades que oferecem o curso de Enfermagem, com o melhor desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e com reconhecimento do MEC são:

  • Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Mato Grosso;
  • Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Piauí;
  • Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) – Rio Grande do Norte;
  • Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) – São Paulo;
  • Universidade Paulista (UNIP) – São Paulo;
  • Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) – Minas Gerais;
  • Universidade de Pernambuco (UPE) – Pernambuco;
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Rio Grande do Norte;
  • Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Espírito Santo.

Florence Nightgale e a Enfermagem Moderna

Florence Nightgale: Mãe da Enfermagem Moderna

Florence Nightgale foi uma enfermeira de guerra que serviu na Guerra da Criméia entre 1853 e 1856. Florence conheceu de perto os horrores da guerra e viu todo tipo de morte e ferimento, sendo também muito influenciada pelos métodos de organização e ação militares.

Após o final da guerra, ela continuou a exercer a carreira de enfermagem, no entanto, começando a adotar novas práticas revolucionárias de enfermagem desenvolvidas durante o seu período de guerra. Florence afirmava que a enfermagem devia ter um critério mais científico e organizado, que o cuidado dos pacientes devia ser constante e também que as melhoras e pioras do estado de saúde deveriam ser monitoradas constantemente e sempre informadas aos médicos.

Antes de Florence, a enfermagem consistia basicamente em uma carreira ligada aos partos e cuidado de gestantes. Após sua interação o profissional de enfermagem passou a ser visto como um profissional que cuida de todo tipo de doente, também passando a ser visto como o braço direito dos médicos na identificação e tratamento dos enfermos.

Por adaptar a organização militar a enfermagem, por desenvolver novas técnicas científicas e também por mudar o modo com que a sociedade via a profissão dos enfermeiros, Florence Nightgale é vista como a mãe da Enfermagem dos Tempos Modernos.

Especializações da Carreira de Enfermeiro

Dependendo do perfil do profissional ele pode optar ainda pelas seguintes especializações da Enfermagem:

  • Enfermagem Geral: Especialização geral da carreira de enfermagem, consiste no trabalho de cuidar dos pacientes dentro do hospital, acompanhando a evolução de suas doenças e realizando procedimentos clínicos.
  • Enfermagem Geriátrica: Especialização da enfermagem onde o profissional cuida de idosos, o enfermeiro pode atender em clínicas especializadas, em hospitais ou então trabalhando na casa dos pacientes. Trabalha auxiliando os profissionais de geriatria.
  • Enfermagem Médico Cirúrgica: Nesta especialização o enfermeiro trabalha preparando os pacientes para cirurgias e também cuidando dos pacientes depois que saem das cirurgias. Trabalha auxiliando os cirurgiões.
  • Enfermagem Pediátrica: Especialização onde o enfermeiro atua atendendo a crianças nos hospitais e também avaliando e acompanhando o desenvolvimento das mesmas. O enfermeiro pediátrico também pode atuar cuidando de recém-nascidos, administrando incubadoras de bebês e orientando os pais quanto a técnicas saudáveis. Trabalha auxiliando os profissionais de pediatria.
  • Enfermagem de Resgate: Na enfermagem de resgate, o profissional trabalha em carros de resgate prestando socorros a vítimas de acidentes, incêndios e todo tipo de fatalidade urbana. Trabalha auxiliando os paramédicos e os bombeiros.
  • Enfermagem do Trabalho: A função do enfermeiro do trabalho é atuar nas empresas cuidando de funcionários acidentados ou então que tenham sofrido alguma lesão relacionada ao trabalho. Trabalham também com prevenção, especificando equipamentos de segurança para a diretoria e também para tornar o ambiente de trabalho sempre mais saudável em todos os sentidos.

Enfermagem: Aspectos Favoráveis

Assim como está acontecendo com todos os profissionais de saúde, com o aumento da expectativa de vida e o crescimento da classe média estão surgindo cada vez mais clínicas e hospitais, o que tem aumentado bastante a procura por enfermeiros.

Hoje em dia é comum verificar a escassez de enfermeiros especializados, grande parte das funções sendo realizadas por técnicos que não tem a mesma formação de um enfermeiro graduado.

As áreas de enfermagem geriátrica e atendimento domiciliar de pacientes também está abrindo muitas vagas para quem quer seguir esta carreira.

Enfermagem: Aspectos Desfavoráveis

Para quem quer seguir a carreira de enfermagem é preciso estar preparado: muitas vezes é preciso fazer plantões inesperados, tendo que trabalhar 10, até 12 horas por dia, dependendo da emergência.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. antonio joão de oliveira

    sou formado em enfermagem e gostaria de saber para mim fazer medicina qual e a duração. obrigado !!

    • fabiana

      Para o início comece estudando o pronome de tratamento “mim” não conjuga verbo, então, [...pra mim fazer...] não existe!
      o correto seria [... para eu fazer...].
      valeu!

      • Rafael

        Cara Fabiana uma das coisas principais de um enfermeiro é ter paciência,tolerância e compreensão, e isso é o que está faltando para você de acordo com o a sua resposta, então por favor tenha um minimo de consciência educação,pelo que percebi o rapaz está preocupado com a faculdade e não com aulas de Português,se precisasse de aulas de Português com certeza não teria passado na Faculdade de enfermagem. Seja mais simpática e mais educada,como uma boa enfermeira deve ser. ;D

        • Cristina Arantes

          Muito boa sua resposta Rafael,as vezes a pessoa digitou rapido e acabou se atrapalhando!
          Educação é tudo,não só pela profissão de enfermeiro mas para qqr uma!

          • Denize

            Olá!Galera gostei das dicas de todo vcs,valeu mesmo!!!!

        • Rosana gomes

          boa resposta Rafael,existem pessoas que falam o portugues corretamente,mas esquecem da humildade

        • Sabrina

          Otima resposta Rafael, faço das suas minhas palavras. Tem gente que se acha muito superior!

        • Micheli

          Muito bom, assim é que se fala.

        • Moises Tadeu Cantelmo Ibrahim

          Parabéns Rafael . Também sou contra a prepotêcia .

        • Thais

          “(…)pelo que percebi o rapaz está preocupado com a faculdade e não com aulas de Português,se precisasse de aulas de Português com certeza não teria passado na Faculdade de enfermagem.”

          Fiquei confusa…. Estaria o prezado Rafael afirmando que o profissional de enfermagem é BURRO

      • evelin

        eu axoo que voçe foi um pouco sem educaçaoo ele apenas pediu uma opniao sobre medicina naum sobre portugues !! se aki vc e desse jeitoo imaginee falandoo como os pacientee ..

      • Reinaldo carvalho

        bom…pela Resposta dada ao SR. que fez a pergunta, percebi uma coisa, a pessoa que respondeu não se trata de uma enfermeira, e sim uma professora de português, acho que a senhora esta no lugar errado, e professores deveriam ter mais educação, o que acho não ser seu caso, desculpe se tem alguma ortografia incorreta…

      • manuela

        oi querida!!! vc foi muito ignorante com o rapaz que so queria uma informação vc tem que ser EDUCADA na faculdade nao te ensinaro,isso nao amor!!!!ELE PODE NAO SABER ESCREVER MAIS TEM EDUCAÇÃO COISA QUE FALTOU EM VC!!! que diz saber tudo

    • Alef

      4 ou 5 anos de enfermagem equivale a 2 anos de Medicina, se quiser fazer medicina ficara mais 3 anos na faculdade, quase iqual uma especialização (2 anos). Porém vc exclui vária matérias !!!

      • luci

        Oi qual faculdade vc recomenda pra fazer medicina aproveitando as materias de enfermgem ja sou formada mais aqui em sao paulo nao conheço nenhuma onde vc morra

      • paulo cézar wantil sant

        KKK…O cara quer tirar uma duvida, escreve um detalhe errado, ninguem o responde e começa falando mal da mesma forma que a primeira pessoa fez, mas a partir do Alef que realmente tenta ajudar o rapaz com a duvida…comedia ne, pra nao dizer tragico.

        Valeu Alef

    • Henrique(Clinico Geral)

      Amigo a Duração é de 6 anos Mais claro Se você quizer ser um Medico você Precisa se Dedicar Por que Medicina estuda a Vida toda não Pode fica desatualizado , eu Mesmo Tenho 28 anos 6 anos de Medicina e não Me arrependo Antes de eu Ter começado eu fiz Enfermagem Trabalhando Nesta Profissão Ficaria Mais facil Para eu Ter pagado minha faculdade de 3.100 Mensal Dedicação Total amigo.

      • Andresa Pires

        Oi Henrique. Boa Noite!! Preciso de uma opiniao sua,já q vc foi enfermeiro e agora é médico. Eu estou cursando o bacharelado d enfermagem, só q muitos dizem q eu nao irei conseguir emprego depois de formada porque nao fiz o curso tecnico, estou no 1° semestre, e estou confusa. Pois estou fazendo um curso de cuidador de idoso que pra mim já é uma oortunidade. Aff’s . Me dá uma opiniao. Nao quero desistir do meu sonho. :/

    • Fernanda

      Antonio, por que vc quer sair da enfermagem~ Vou para o segundo período de enfermagem e nunca fiz técnico. Vc acha que nao ter o técnico de enfermagem me prejudicaria para conseguir um bom emprego~

    • Suelen

      Linda ele só queria uma informação se você não foi capaz de dar, fique quieta e se coloque no seu lugar ;* bjs

  2. Maura

    Adorei saber tdo sobre enfermagem e vou lupar para ser enfermeira pediatra. bjo !!

  3. Ivone Vieira

    Parabéns ao pessoal do Guia da Carreira, gostaria só de fazer uma observaçõ, seria interessante se vocês pudessem colocar, quanto tempo dura a especialização e onde pode ser feita. No meu caso seria Especilaização en enfermagem pediatrica, moro em São Paulo, Capital. Estou no quinto semestre de enfermagem.
    Obrigado pessoal, valeu foi muito legal.

  4. Pedro Addler

    Olá Antonio

    O curso de medicina, tem duração média de 5 anos, com mais 2 anos de residência ou especialização.

    Mas como você já fez o curso de enfermagem, você tem uma vantagem extra: você pode aproveitar algumas matérias e fazer o curso de medicina em um tempo menor.

    • fabiola

      sou bacharel em enfermagem mas quero fazer medicina alguém sabe me quantas carteiras posso fazer aproveitamento.???

    • Pedro

      Ilusão, fazer enfermagem visando fazer medicina, no máximo apreveita-se duas ou três disciplinas, aconselho para os, que desejam fazer medicina, não façam da enfermagem um trampolim.

    • Tatiane

      Bom dia! querido estou vivendo um problema que esta tirando o meu sono!! Atualmente sou técnica de enfermagem do trabalho e tranquei meu curso de enfer. no 4° semestre da facu.. sei lá o que me deu? meu coração se fechou. Estou desempregada a um ano, tentei sair desta área, mas esta muito difícil.. resolvi investir em secretariado, estou fazendo curso de computação porque o que eu sei, pra enfermagem estava ótimo.. mas pra outra área não… e pretendo fazer o inglês ao termino da compt. estou em uma faculdade de tecn.secretariado, e não sei se volta pra enfermagem, ou faço secretariado executivo? eu gosto de serviços administrativos. E tenho 30 anos e quero ter um retorno bom financeiramente.O que faço? Qual é a melhor área a seguir, saúde ou secretaria? É difícil mudar de área e começar do zero novamente.

    • Thais

      O curso de medicina tem duração de 6 anos de bacharelado, de formação generalista, ou seja, é um clínico geral, como dizem por aí.

      A RESIDÊNCIA é uma especialização com treinamento em serviço, é remunerado, de dedicação exclusiva e carga horária alta, tipo 60h/sem. Portanto, é opcional. A especialização não precisa ser no modo residência, existem outros formatos. Ambos modos de especialização não são exclusivos da medicina.

      O estágio, ou a parte prática, ou o internato, faz parte da grade curricular da formação, e NÃO É residência.

      • Thais

        O tempo de uma residência depende da especialização escolhida.
        Por exemplo: cirurgia vascular = 3 anos de cirurgia geral + 2 anos de cirurgia vascular
        pediatria: 2 ou 3 anos.
        etc…

  5. keyla

    vou fazer enfermagem por não muita condição de fazer medicina, quero saber quando é que poderei trocar para o curso de medicina ate qual cadeira devo ir para medicina, outra coisa ja esta vigorada a lei para 5 anos para o curso de enfermagem ?

    quero saber quantos anos é o tempo de residência para enfermagem ? vc acha que vou gastar tempo fazendo enfermagem para chegar em uma cadeira para mudar para medicina ?

    • Taymara

      Olá Keyla,
      Se você quer fazer medicina te aconselho a não começar enfermagem, será sim perda de tempo começar uma faculdade simplesmente porque não pode fazer a que você quer

      • francisca de sousa isaias

        Adorei.amiga estou comersado meu curso agora estou indo muito bem.pensava que ia ter dificuldade mas ate agora estou adorad.beijo frann de carnaubal ceara

  6. Andressa

    Sou graduada em Enfermagem e gostaria de saber se posso dar aulas de biologia, ciências para ensino fundamental e médio.

  7. Raimundes

    Boa noite Sr.Pedro !
    Aproveitando o gancho do colega !
    Gostaria de saber qual a faculdade que realiza aproveitamento de estudo para o curso de medicina? Segundo informação que adquiri em algumas instituições. Não é possível fazer aproveitamento, pois a carga horária das disciplinas de curso de medicina são superiores ao de enfermagem. Portanto o ingressante deverá cursar seis regularmente.Obrigado !
    Att,

    Raimundes

    • lucas

      queri saber a carga horaria do enfermeiro e quanto ele pode ganhar no fim do mes

  8. fernanda

    olá estou no ultimo ano de biologia, mas quero fazer enfermagem, será que seria possivel, ou até mais facil ?

  9. Dayane

    ola. Sou tecnica de enfermagem gostaria de fazer uma facu, mas estou em duvida entre enfermagem e biomedicina voce pode me ajudar?

  10. tatiane dos santos de almeida

    Bom eu gostei muito do que eu acabei de ler e espero que vcs contunui nois passando essse tipo de informações !!

  11. tatiane dos santos de almeida

    Muito bom eu adorei !!

  12. GIGI

    A enfermagem é a arte de cuidar, pena que existem muitas pessoas nessa área que visam apenas o lado financeiro e esquecem o lado da humanização, se alguns profissionais soubessem como é maravilhoso, valioso e gratificante o simples gesto de um sorriso para o ser humano certamente não existiriam profissionais mau-humorados.

    Sou técnica de enfermagem e amo de paixão chegar ao hospital pela manhã e passar nas enfermarias, dar um bom dia, procurar saber como passaram a noite, mesmo que não estejam muito bem, mas pelo menos vão saber que tem alguém alí que se preocupa com eles. Os profissionais de enfermagem não são responsáveis apenas pelo que fazem mas também pelo que deixam de fazer…

    • Jucynaira

      oi gigi!!! vou começar meu curso agora, na verdade eu nem sei quanto ganha um enfermeiro, eu queria mesmo era salvar vidas de animais (medicina veterinária) mas como em minha cidade ñ tem, e eu teria que morar fora. daí optei por enfermagem, quero muito ajudar a quem precisa,e cuidar tambem…. gotei muito do que vc falou,, ainda bem que existeem pessoas como vc….. parabéns!!!!

    • Eugenia

      Gigi, parabéns! Você é um exemplo de profissional, por pensar assim!
      Eu começarei a fazer a faculdade se Deus permitir, esse ano de 2014 e digo de coração, que o que me motivou, primeiramente à escolher essa profissão, foi exatamente o de cuidar de pessoas que precisam além de cuidados médicos, um pouco mais de atenção e carinho!

      Parabéns mesmo! Continue assim! O mundo precisa de mais profissionais como você!

  13. Pedro Addler

    Olá Ivone

    A especialização em Enfermagem pediatrica pode ser feita em hospitais e dura aproximadamente o tempo que dura a residência do curso de Medicina ( 1 a 2 anos ).

    Se quiser mais informações sobre esta especialização, procure o Hospital das Clínicas ( HC ), existe um programa de Enfermagem pediátrica interno.

    • Thais

      Os cursos de especialização são fornecidos por instituições de nível superior. Alguns hospitais também oferecem, por terem um serviço de educação continuada, com ou sem convênio com instituição superior, reconhecido e autorizado pelo MEC.

      A maioria dos cursos de residência em enfermagem são de 2 anos.

      • Thais

        A especialização em pediatria não precisa ser em modo de residência.

  14. aline

    ola,adorei esse site pq realmente tira todas nossas duvidas,eu no momento estou pensando em fazer um curso tecnico,mas nao sei ainda o q quero fazer,e a primeira opçao seria enfermagem.
    e quero fazer uma pergunta!
    daria pra fazer um cursinho de auxiliar de enfermagem e começar a procurar serviço?ou não,primeiro o auxiliar e depois o tecnico em enfermagem,e depois uma faculdade???
    se poder e responder …agradeceria..obrigada

    • Mirian Gomes

      Olá Aline!
      Qualquer curso técnico que fizer na área de enfermagem irá te habilitar a exercer seus conhecimentos adquiridos. E quanto mais investir em seu conhecimento aos longo dos cursos de especialização/faculdade que fizer maior será seu retorno com a profissão. A enfermagem é um excelente curso, e com grande oportunidade no mercado de trabalho.

  15. Adriane

    Olá, Bom dia. Estava fazendo o curso de Administração, pelo fato de trabalhar numa empresa multinacional. Só que meu objetivo sempre foi voltado a área da Saúde, e por esse motivo tranquei a faculdade de Administração de empresas. Estou indecisa entre Enfermagem e Fisioterapia. Qual área está mais saturada? Qual dessas áreas terei concerteza retorno financeiro de todo um esforço e sacríficios? Quais são as suas vantagens e desvantagens? Pora favor me ajudem tô desesperada, pois não quero parar no tempo.
    Obrigada.

  16. Pedro Addler

    Olá Keyla

    Apesar de você estar começando um curso de enfermagem, parece que seu foco maior é fazer o curso de medicina.

    A questão do preço do curso de medicina, realmente é bem caro, mas você pode tentar passar em uma Faculdade Federal que é grátis.

    Em relação ao tempo de residência para enfermagem varia entre 1 e 2 anos. O tempo de duração do curso de enfermagem em sí ainda não foi definida a duração padrão pode variar entre 4 e 5 anos.

  17. Natália

    Olá, estou no segundo ano do ensino médio e realmente não sei ainda o que prestar no vestibular. Minhas matérias favoritas na escola são biologia e química. Então, gostaria de saber, se enfermagem seria uma boa para eu tentar. Gosto muito de lidar com crianças, e consequentemente teria que fazer uma especialização em Enfermagem Pediátrica. O Hospital das Clínicas de MG oferece esta especialização ? Se puderem me ajudar, respondendo estas perguntas ficarei grata.
    Desde já obrigada !

  18. franciele

    quero fazer faculdade de enfermagem.
    e o meu maior sonho ,mais gostaria de saber quantos anos ela e feiita.
    e o custo do curso!!
    amei a materiia de voces!!
    parabéns

    • Rita

      Olá Franciele, faço enfermagem e recomendo que faça o curso apenas se gostar da area de saude, ele tem duração de 5 anos e o custo dele depende da faculdade que voce irar cursar, a minha custa 952,00 … isso varia de faculdade pra faculdade

  19. marilza dos anjos coelho cvosta

    Oi, eu quero saber quem faz curso de enfermagem precisa mexer com pessoas mortas. Sim ou não?

    • Mirian Gomes

      Olá Marilza!
      Durante algumas disciplinas, como anatomia, você terá contato com cadáveres no curso de enfermagem.

    • Thais

      Sim.
      No estudo da anatomia são utilizados cadáveres.
      No trabalho, a enfermagem é responsável pelo preparo do corpo.
      Todo mundo da saúde em algum momento tem contato com cadáveres.

  20. marilza dos anjos coelho costa

    oi eu vou fazer o curso vou começar o mês que vem e eu tenho um pouco de receio com gente morta. será que eu vou precisar mexer com ela ? eu quero saber ok

    • Mirian Gomes

      Olá Marilza!
      Todos os estudantes que converso sobre enfermagem, garantem em sua totalidade, que quando tem contato com cadáveres durante a disciplina de anatomia, tudo ocorre de forma natural. Há bastante respeito, e muitos garantem que olham os defuntos como bonecos. O único problema é o cheiro forte de formol.

  21. angelica

    muito bom este site, faço enfermagem e as vezes fico um pouco insegura em relaçao ao mercado de trabalho, mas pelo que pude ler no site existem várias áreas onde o enfermeiro pode atuar. Quero fazer especialização em enfermagem do trabalho vc acha uma boa escolha visando o mercado de trabalho em geral ?

  22. Ana Carla

    Bom, minha dúvida é:
    Até que “ponto” posso fazer enfermagem para começar medicina e aproveitar algumas matérias.
    E quando você diz que posso aproveitar as matérias e terminar o curso de medicina em um tempo menos, quanto anos seria “esse tempo”?

  23. Pedro Addler

    Olá Andressa

    Neste caso, não pode não. Para poder dar aulas de Biologia em escolas do ensino Médio e fundamental você precisa do diploma de Licenciatura em Biologia.

    Embora você tenha grandes conhecimentos de biologia o diploma de graduação em Enfermagem que você tem não é valido para que você dê aulas.

    • Thais

      PODE DAR AULA SIM, mas depende do que.
      Pode dar aula em curso técnico, pode ministrar cursos livres dentro da sua formação e e emitir certificado, … A grade curricular da graduação em enfermagem tem disciplina de didática, porque o enfermeiro é um educador também, ele ensina o autocuidado, dá palestras, etc.
      Para dar aula em colégio é necessário a licenciatura, que pode ser cursada junto com o bacharelado, muitas vezes é disciplina optativa.

  24. Pedro Addler

    Olá Raimundes

    Realmente, não é possível separar os nomes das faculdades que vão aproveitar a grade de Enfermagem em Medicina, este critério varia muito de faculdade para faculdade.

  25. flávia

    Olá! Sou Enfermeira, e faço Residência em UTI. Amo muito minha profissão. Não gosto de ver pessoas falando que vão fazer Enfermagem porque não conseguiram Medicina. Se o Brasil desse o devido valor à nossa profissão, como no Canadá, por ex, estaríamos com salários equiparados aos de outros profissionais! Não façam Enfermagem porque não conseguiram Medicina porque são coisas diferentes. Desse jeito, serão Enfermeiros que querem invadir a atribuição de outros profissionais, gerando insatisfação no trabalho, e além disso, problemas nas relações interpessoais com a equipe. Enfermagem é Enfermagem; Medicina é Medicina! Vamos parar de fazer essas comparações e valorizar nossa profissão!
    bjx em todos!

    • rackelly

      OLÁA…. ME CHAMO RACKELLY E ESCOLHI EMFERMAGEM PORQUE GOSTO MUITO DA PROFISSÃO ESTOU COMEÇANDO AGORAAA ESTOU COM MUITO MEDO DE NAO GOTAR DEPOIS, E O QUE MAIS ESTA ME DESANIMANDO SÃO AS PESSOAS FLANDO QUE SE TRABALHAA MUITO E SE GANHA POUCOO… PRESCISO DE CONSELHOS ME AJUDEM ME MANDE NOO MEU EMAIL. OBG BJOS :**

    • Edson josé

      Isso mesmo Flávia!
      |Enfermagem é uma profissão totalmente diferente de medicina!
      E também não é serviçal de médico, como muito pensam!

  26. Murilo Fernandes

    Pessoal,

    Quanto ao assunto de aproveitamento de matérias para os já graduados em enfermagem, eu desconheço qualquer Universidade de respeito que aproveite as matérias cursadas durante o curso de enfermagem.
    O fato é, por exemplo anatomia na graduação de enfermagem normalmente a carga horária gira em torno de 120 horas enquanto na medicina a anatomia além de ter várias subdivisões e dissecações que normalmente duram 1 semestre gira em torno de 300 horas ou mais, isso inclui as básicas como fisiologia, bioquímica, biologia moecular, entre outras. Assim ficando praticamente impossível não cursar os 6 anos como todos. O que pode ser acatado da enfermagem na medicina são matérias como sociologia, metodologia do trabalho científico, etc…
    Há uma série de fatores como o choque de horários que não permitem ao aluno “adiantar” matérias, possibilitanto assim diminuir o tempo de curso, uma vez que o mesmo é integral e com o passar do tempo as aulas são realizadas em pequenos grupos em horários distintos, por exemplo dentro da semiologia médica que geralmente é ministrada no 2º ano do curso médico.
    Carríssimos como eu disse isso são fatores que pesam em Universidade que prezam pela qualidade de seus cursos !!!
    Espero ter colaborado !

  27. Pedro Addler

    Olá Fernanda

    Se você está no último ano de biologia, vale a pena terminar este curso antes de começar a fazer enfermagem.

    Terminando Biologia você vai ter um diploma e também vai poder aproveitar uma boa parte das matérias que já fez no curso de Enfermagem.

  28. Pedro Addler

    Olá Dayane

    Realmente, estas duas carreiras( enfermagem e biomedicina ) são bem próximas e são profissionais fundamentais para o bom funcionamento de clínicas e hospitais.

    Como você já é tecnica de enfermagem, recomendo que você faça a faculdade de enfermagem mesmo, deste modo você complementa a sua formação e sobe na carreira.

  29. Star

    Olá! eu ouvi dizer que quando fazemos faculdade de enfermagem, depois de dois anos de curso podemos mudar p a faculdade de medicina, é verdade
    Obrigada

  30. Pedro Addler

    Olá Adriane

    Comparando as carreiras de enfermagem e fisioterapia, elas tem muitos pontos em comum e também muitos pontos divergentes.

    Em comum, a enfermagem e fisioterapia tem o fato de serem carreiras da área de saúde/biologia e também o fato de ambas tratarem da recuperação de pacientes que sofreram doenças ou acidentes.

    Em relação as diferenças, a principal é que a enfermagem é uma carreira mais generalista ( trata de várias doenças e casos diferentes ) e a fisioterapia é uma carreira é uma carreira focada no tratamento de lesões musculares e sequelas.

    Em relação ao retorno financeiro, comparada a enfermagem, a Fisioterapia tem salários um pouco maiores.

  31. Pedro Addler

    Olá Natália

    Como você gosta de química, biologia e também de crianças, você tem duas ótimas opções de carreira:

    - Enfermagem Pediátrica: Você vai ser enfermeira e trabalhar exclusivamente com crianças e bebês. Vai exigir que você faça o curso de enfermagem primeiro pra depois você se especializar.

    - Pediatria: Você vai ser médica e trabalhar com crianças e bebês. Vai exigir que você faça o curso de medicina pra depois você se especializar.

  32. Heverton

    Olá,concordo com você flávia sou graduando em enfermagem e ñ gosto de ouvir as pessoas falarem q/ vão cursar enfermagem só prq ñ conseguiram medicina, até prq enfermagem e medicina são duas coisas diferentes e os profissionais de enfermagem ñ são submissos aos médico apenas trabalham juntos como uma complementação são dois profissionais equiparados com cursos superiores e ñ existe nenhuma submissão por parte da enfermagem á medicina.

  33. Pedro Addler

    Olá Angélica

    A Enfermagem de Segurança do Trabalho é sim uma ótima opção de especialização para a Enfermagem, há pouquíssimos profissionais com esta especialização no mercado.

    • brunette

      Ola, Pedro…vc é enfermeiro ou medico? sou enfermeira do PSF, e vejo que os enfermeiros praticamente levam as equipes mais a UBS nas costas, praticamente tudo que ocorre envolve o enfermeiro..porem não recebemos a altura de todo esse grau de complexidade e de envolvimento que temos…somos extremamente cobrados, mas os meritos (e melhores salarios) ficam com os medicos, por maior conhecimento cientifico que vc possua…isso não é justo! gosto de atender pessoas, tenho amor no que faço…mas acho injusta nossa posição de enfermeiros dada nossas funções…quero fazer medicina principalmente pelo sentimento de maior justiça e dignidade como profissional…o que vc faria no meu lugar…obs tenho estabilidade como enfermeira, tenho familia e filhos, o que complica minha situação…me de uma dica…obrigada!

  34. Pedro Addler

    Olá Ana Carla

    Não recomendo que você faça enfermagem para poder cortar matérias de Medicina, se o seu objetivo é fazer medicina é melhor já entrar direto nessa faculdade.

    Medicina e Enfermagem são duas formações profissionais diferentes, melhor se concentrar em apenas uma delas.

  35. Tatiane

    Queria saber se eu fizer um curso tecnico em Enfermagem posso trabalhar no Resgate.
    Obrigado

  36. camila

    Oi, Será que alguem poderia me confirma se é verdade que quem faz curso de enfermagem precisa mexer com pessoas mortas. Isso realmente é verdade? por favor preciso saber.
    Obrigada.

    • Mirian Gomes

      Olá Camila!
      Você terá contato sim com alguns cadáveres para estudo de anatomia. É um aprendizado importante para o curso de enfermagem. Mas é um aprendizado bonito, pois você poderá ajudar aqueles que realmente precisam de você, através daqueles que já não estão entre nós.

      • Débora Rayssa

        Estarei concluindo meu ensino medio este ano em 2014,e antes tinha duvida em Fisioterapia, e enfermagem mais hoje eu tenho certeza do que eu quero que é enfermagem, pois o que mais mim motivou a escolher o curso foi o ato de cuidar das pessoas, que precisam alem de cuidados medicos um pouco mais de atenção e carinho.

    • Angélica

      olá camila… sou enfermeira, a gente lida mto com a morte, principalmente em hospitais e pronto socorro onde os pacientes encontram-se instáveis!

  37. Samara

    oi estou no 3° ano do ensino medio moro em brasilia e vou presta vestibular pra enfermagem !
    gostaria de saber se é uma boa area,pois é meu sonho e qual é o valor maximo que o salario pode chegar. tambem gostaria de saber o valor da mensalidade de enfermagem em uma faculdade particular

  38. karla Fernanda

    Olá,sou enfermeira e quero fazer psicologia,vcs podem me ajudar?
    Desde já lhes agradeço.

    • Mirian Gomes

      Olá Karla!
      Estamos sempre a disposição no que precisar para ser uma excelente psicóloga e enfermeira!
      Deseja saber mais sobre a profissão, ou sobre o mercado?
      Bjos!

  39. Karen

    Estou cursando enfermagem e já trabalho na área há dois anos como técnica. Acho a Enfermagem uma profissão maravilhosa por ser muito humana. Cuidamos de pacientes com carinho, enxergando-o como um todo, tratamos sua moléstia e compreendemos seus sentimentos.
    Um conselho para quem cursa ou está pensando em cursar enfermagem: faça apenas se você quer ser enfermeiro, pois se pensa em fazer este curso por frustração de não ter possibilidade de fazer outro, sinto muito, mas você provavelmete não será um bom profissional. Faça por amor e não por falta de opção. É preciso ter vocação.

  40. mariana

    Bom, estou em dúvidas, quanto aos cursos de enfermagem e psicologia, sempre quis fazer psicologia, porém tenho medo de não me dar bem no curso por ter um pouco de dificuldade em ter mais atenção em certas coisas e por essa razão penso em fazer enfermagem. o que eu faço? Me ajudem por favor.

  41. Wiliane

    Olá …
    Quero fazer o curso tecnico em enfermagem, mais quero tarbalhar na area de pediatria com esse curso.
    Tem especialização para essa area no Curso tecnico de enfermagem…
    obrigado(a)……

  42. Ruana

    Olá,
    estou no 3° colegial, e pretendo fazer o curso de Enfermagem, nao sei como mais é uma profissão que nunca pensei em ser,
    sempre pensei em medicina, e tenho afinidades por biomedicina e farmácia, ao acaso acabei descobrindo enfermagem, e vendo esta profissão linda com outros olhos, gostei muito do que a profissao venha a me dar, amei a reportagem do site, e estou cada vez mais certa de que é isso mesmo que quero, nao me importo com trabalhar horas, e nao ter natais e festas com a familia,
    pois é um scrificio a ser feito pelo bem da humanidade, gosto de cuidar, proteger, dar atenção, ajudar, no entanto gostaria de saber se os tecnicos em enfermagem e os auxiliares, nao atrapalham os enfermeiros graduados na hora da contratação, penso que nao pois os tecnicos nao tem tanto conhecimento na area quanto os graduados em curso superior Enfermagem, mas gostaria de saber ao certo, ja ouvi falr que os tecnicos GERALMENTE ficam com os serviços mais ‘brutos’ nao podendo subir profissionalmente, ja os enferimeiros graduados em nivel superior, podem abraçar como um todo, o trabalho ‘bruto’ e tambem a parte administrativa, é verdade ?
    obriigada :D

    • Isabella Scamparini

      Ruana eu sou tecnica em enfermagem e instrumentacao cirurgica e achei mto desrespeitosa a maneira como voce falou de nos tecnicos em enfermagem. Nós nao atrapalhamos em nada o trabalho doa enfermeiros graduados e eu como tecnica tenho sim tanto conhecimento quanto os graduados pois me dediquei aos estudoa e me formei com honras coo técnica em enfermagem. agora partirei para a facul de enfermagem mas os tecnicos sao sim mto bem instruidos no curo. A boa formaçao depende tbm do aluno e do seu proprio interesse. Nao fale mais dessa forma deselegante sobre nostecnicos em enfermagem. Mal educada, grossa.

  43. Mariana

    Olá, tenho 17 anos, preciso de ajuda este é o ano da minha decisão,então..
    Recorri ao site pelo fato de eu estar muito desesperada em relação a profissão que irei exercer.
    Li sobre diversos cursos, gostei mais o de enfermagem, mas descobri que passo mal ao ver sangue, será que no decorer do curso consigo superar isto?

    • Ludyana

      Bom dia Mari. Sou técnica em enfermagem e quando falavam de sangue perto de mim eu era a primeira a sair. Mais sempre gostei da area de enfermagem. E hoje aprendi a lidar com esse medo que eu tinha e me dei super bem. Quando vai pro estágio você tem mais contato e passa a se sentir bem com tudo.
      bj

  44. rosilene pereira de sousa

    Olá, meu nome é Rosilene e tenho como sonho cusar enfermagem! Acredito que seja o osnho de muitos que vistam o guia da carreira!

  45. maria claudia

    sou estudande de enfermagem do 6º termo, pretendo depois de graduada dar aulas para o curso tecnico, qual seria a melhor especializaçao ou pos-graduaçao para que eu possa alcançar meu objetivo. me ajudem

  46. carolina

    estou pensando em fazer um tecnico em enfermagem pediatrica mas gostaria de saber mais ou menos quanto quanha um tecnico.

  47. Beatriz

    Olá!!!
    Recorri a este site por encontrar-me DESESPERADA, ja tenho 17 anos e este é o ano da minha decisão, preciso de ajuda.
    Gostei muito sobre o que li de enfermagem, mas descobri que passo mal quando vejo sangue, será que isso irá prejudicar-me profissionalmente ?
    E será que consigo concluir o curso, ou até mesmo suprir isso no decorrer da enfermagem ????
    ESPERO ANCIOSA PELA RESPOSTA.
    Obrigada.

  48. leonardo

    eu sou tecnico em enfermagem,e começarei a facu agora,mas tenho muita duvida em que atua um enfermeiro,o que pode e o que nao pode!
    Dizem que o enfermeiro de PSF de assistência básica pode prescrever e clinicar,gostaria de saber…obrigado

  49. Ciça

    Olá! Primeiramente, quero parabenizar a todos os responsáveis pelo site, as informações aqui contidas, são extremamente valiosas! Bem, estou cursando a faculdade de enfermagem, estou indo p/o 2° período, porém já sou formada em direito. Fiz direito na esperança de passar em concurso público, porém ainda não tive êxito em nenhum. Em função disso, resolvi fazer enfermagem na intenção de alcançar estabilidade. Porém, vivo em dúvida em relação a dar continuidade ao curso de enfermagem, pois a idéia de passar em concurso está sempre presente em minha vida. Infelizmente, não tem como fazer os dois ao mesmo tempo, pois ambos exigem dedicação e esforço. Por favor, preciso muito da ajuda de vocês! Desde já, agradeço pela atenção! Um forte abraço a todos!

  50. Marcos Aquino

    Olá me chamo Marcos, tenho 16 anos, sou técnico de patologia clinica, fiz estagio num pronto socorro, completei 600 horas em 1 ano, minha mãe é enfermeira e tive um grande incentivo pela area da saude, quero muito fazer medicina, e me especializar em cirurgia geral ou neurocirurgia, espero muito conseguir passar no vestibular da UFRJ OU UNI-RIO.

  51. michele

    Li na reportagem, que um enfermeiro pode trabalhar de 10 a 12 horas dependendo da emergencia, gostaria de saber. Qual e a carga horaria de um enfermeiro? sem ser de emergencia, e se em tds os hospitais e clinicas tem a mesma carga horaria ?

  52. Pedro Addler

    Olá Tatiane

    Essa foi uma otima pergunta !! Como auxiliar de enfermagem você pode sim trabalhar em Resgate.

    O auxiliar de enfermagem pode trabalhar em qualquer ambiente que um profissional de enfermagem regular trabalha, a diferença é que o auxilar de enfermagem precisa sempre da supervisão de enfermeiros formados para poder trabalhar.

  53. Estela Wesner

    hola yo soy enfermera en argentina y me interesaria ir revalidar mi titulo en brasil….. alguem pode me dar alguma informacion al respecto gracias

  54. LEANDRO

    olá meu nome e leandro tenho 20 anos curso enfermagem,ja estou no 4 periodo acho o curso otimo ,adoro o que eu faço..e peço a quem vai sequi a carreira se didique muito pois eu digo q todos os curços são bons ainda mais guando vc tem a vocação proria fica ainda melhor ..e boa sorte a quem vai escolher essa carreira tão otima.

  55. Ana da Silva

    olá, eu sou a Ana, fiz o superior de enfermagem, mas meu sonho mesmo sempre foi fazer medicina, como na minha cidade não tinha uma faculdade de medicina, acabei fazendo enfermagem. agora na minha cidade já tem e estou numa dúvida se me espacializo em obstetricia ou se faço medicina, pois se eu me especializar subirei na carreia, pois já estou na saúde a 4 anos. e preciso da vossa opinião qto ao meu caso. e a especialização em obstetricia, dura quanto tempo?

  56. Edivan Anra.

    Olha Gente,adorei o que eu li acima, e agora mais do que nunca tenho certeza de qual será minha profissão.Adoro lhe dar com esse tipo de coisa, não me importo de ter que passar Natal, rsrsrs…datas especiais para fazer Plantão…. ainda não consegui entrar em uma faculdade de enfermagem mais esse ano eu irei fazer o Vestibular, e tenho fé que conseguirei, pois eu almejo essa carreira. Adoro Enfermagem e Psicologia’ Parabéns pessoal, ótimo Guia de Profissão !!

    att. Edivan

  57. ALINE

    Olá meu nome é Aline e tenho 27 anos gostaria muito de ser enfermeira,mas será que agora ja é muito tarde pra eu começar a estudar???

  58. lais

    Olá , gostaria de saber com que idade seria o ideal para começar um curso técnico em enfermagem , no meu caso tenho 16 estou no 9º ano e ainda não fiz nenhum curso , qual seria meu primeiro passo ? .

  59. diego henrique

    Oi Pedro bom dia, tô no 4° período de enfermagem e queria saber qual área de especialização trabalha menos e ganha mais, ñ estou só visando dinheiro mas acredito q essa área é a melhor p/ trabalhar um grande período de tempo.

  60. Pedro Addler

    Olá Samara

    O valor médio da mensalidade de um curso de Enfermagem em uma faculdade particular está em torno de 500 Reais, um curso de Técnico em Enfermagem é um pouco mais barato, aproximadamente 300 Reais, a desvantagem é que ele oferece uma formação menos completa.

    Em relação ao salário máximo da carreira de enfermagem, é dificil dizer, mas te adianto que em clínicas particulares especializadas ( enfermeiras que cuidam de doentes de câncer, por exemplo ), ele é bem alto !!

    • Gabi

      Me diz onde pago 500 reais pelo curso de enfermagem? Porque onde pesquiso os valore são só o dobro!

  61. lucelio

    sou graduado em enfermagem e gostaria de saber para mim fazer medicina qual e a duração. obrigado !!

    ou odontologia com quanto tempo mim formarei em medicina? E se formado em odontologia poderia trabalhar na parte de cirugia localizada na região cabeça, pescoço e nariz tipo um otorrinolaringologista, claro fazendo especialização.

  62. uidene

    tenho duvida sobre a remuneração, quanto ganha realmente um profissional de enfermagem e qual é a carga horaria de trabalho do mesmo.

    também queria saber se existem muitos enfermeiro no brasil, ou seja esta, área está saturada?

  63. junior

    oi tenho 17 anos e pretendo cursa enfermagem, no ano que vem mas estou em duvida se fasso técnico ou graduação qual é mais fácil, para arrumar emprego por favor me ajudem…
    (obrigado)!

  64. Pedro Addler

    Olá Wiliane

    Em geral, o curso técnico de enfermagem ensina as técnicas básicas do trabalho dos enfermeiros, você aprende o básico de todas as técnicas.

    Para você poder trabalhar com crianças, pode fazer alguma especialização posterior ou então entrar para trabalhar em algum hospital que precise de profissionais de enfermagem para crianças.

    Existem muitos hospitais especializados em crianças, em Câncer Infantil por exemplo.

    Clínicas particulares também oferecem boas oportunidades para profissionais de enfermagem infantil.

  65. jane

    olá.
    estou terminando o último ano do ensino médio,gastaria de saber quais as disciplinas que mais tenho de ter conhecimento para conseguir passar no vestibular para enfermagem ? obrigada.

    • Norma

      e9 muito importante esses prtjeoos para inovar cada vez mais a capacidade e o cuidar; que tecnos,auxiiares e enfermeiros se concientize cada vez mas em sua profissae7e3o,sou tecnica de enfermagem e vejo esse projeto de uma forma muito proveitosa.

  66. Pedro Addler

    Olá Mariana

    Infelizmente é difícil mudar uma característica psicológica tão forte, os enfermeiros tem que trabalhar com sangue todos os dias, fazendo injeções e tudo mais.

    Se você não pode ver sangue, recomendo que não faça os curso de enfermagem e nem de medicina.

  67. Pedro Addler

    Olá Ruana

    De um certo modo, você tem sim uma boa visão do mercado de Enfermagem. A principal função dos auxiliares de enfermagem é realmente realizar os trabalhos mais “pesados” e manuais, embora os enfermeiros bacharéis também realizem estes trabalhos as vezes.

    Em relação a administração hospitalar, realmente para ser Enfermeiro ou Enfermeira chefe de um setor é preciso ser um bacharel em Enfermagem, o auxiliar de enfermagem não pode liderar enfermeiros com uma formação mais ampla.

  68. Pedro Addler

    Olá Maria Claudia

    Para você poder dar aulas dentro de uma faculdade de Enfermagem você pode fazer o curso de bacharelado em Enfermagem em si ou então o curso de Ciências Biológicas Licenciatura.

    • Thais

      Para dar aula na faculdade de enfermagem pode ser até advogado, desde que a disciplina em questão seja relacionada com essa formação.

      As aulas de biologia celular, anatomia, microbiologia, fisiologia, processos patológicos, biofísica, bioquímica, farmacologia, epidemiologia, histologia, bioestatística, as matérias básicas, podem ser ministradas por médicos, dentistas, farmacêuticos, biólogos, biomédicos, enfermeiros, químicos. Bioestatística poderia ser até um matemático, um contador, engenheiro. Biofísica poderia ser um físico.

      As matérias da enfermagem propriamente dita podem ser ministradas APENAS por enfermeiro.

  69. Pedro Addler

    Olá Carolina

    O salário de um técnico de enfermagem com formação simples varia entre 900 e 1200 Reais.

    Um técnico especializado em enfermagem pediátrica entre 1200 e 1500 Reais.

  70. Rayssa Lima Azevedo

    Ola essa materia clareou muito minha mente pois estou no segundo semestre de enfermagem e tinha muitas duvidas. Esclareci todas. obrigado e parabens

  71. Damares

    oi..tô pensando em fazer enfermagem…e gostaria de saber como fazer pra ser enfermeira chefe?
    obrigada..
    se for possível me responda
    bjs

    • Pedro Addler

      Olá Damares

      Essa foi uma boa pergunta e de um certo modo profunda também.

      Para você ser uma profissional de enfermagem chefe, a primeira coisa que deve entender é que um verdadeiro chefe, o chamado Líder não é criado ele nasce com essa habilidade, se você não tiver um talento mínimo para liderar nunca será reconhecida e nunca será chefe.

      Se você tiver esse talento aí é só colocar sua cabeça pra funcionar, seja sempre uma ótima profissional de enfermagem e faça o seu melhor, colecione amigos e mantenha os inimigos e concorrentes por perto.

      Se você fizer um bom trabalho e perseguir essa meta com determinação com certeza será enfermeira chefe.

  72. Karinna Olly

    Eu gostaria de fazer Medicina pra Pediatria, pois gosto muito de crianças, mas Medicina é muito concorrido, então resolvi fazer Enfermagem Pediatrica :)

  73. Pedro Addler

    Olá Michele

    É difícil dizer como funciona o expediente padrão de um profissional de enfermagem porque varia bastante.

    Há casos em que você trabalha 8 horas por dia normalmente, casos em que você trabalha 12 horas por dia mas tem 1 folga extra por semana e também casos em que você trabalha no sábado.

    Mas não se preocupe !! Em geral quando você for trabalhar com enfermagem você escolhe o que você achar melhor. O salário e as horas de trabalho variam de acordo com os seus objetivos de vida.

    • Thais

      Enfermagem não tem carga horária específica, trabalha 40-44h/semanais.
      Hospital particular costuma ser 12x36h plantão. às vezes 12x60h com 3 ou 4 complementações, na data de sua escolha.
      Pode ser diarista, manhista, tardista, estes geralmente não trabalham finais de semana ou feriados.

      Quanto à folga, o Pedro é bonzinho. A maioria dos lugares tem folga de aniversário, ou seja, 1x/ano. Alguns dão 1 ou 2 folgas mensais. Mas é flutuante, porque as licenças médicas na enfermagem são numerosas, devido às escalas pesadas, a coluna não aguenta, alergias, psiquiatria,.. As equipes ficam excessivamente enxutas e a folga sai. Portanto, não conte com a folga.

      A lógica do serviço é assim: contratam 10 médicos ganhando $10-15mil, mas só contratam 2 técnicos de enfermagem, que não querem pagar nem o piso, aí 1 se divide na sala de medicação e na observação, e o outro fica com os internados, enfermeiro é 1 por setor.

  74. Pedro Addler

    Olá Ciça

    Realmente passar em um concurso público de direito não é uma tarefa para qualquer um, porém ser um bom profissional de enfermagem também é !!! Por isso não tem jeito, você vai ter que escolher.

    Como é uma escolha difícil recomendo que você faça o nosso teste vocacional e também o nosso teste de personalidade para ver qual carreira ( direito ou enfermagem ) combina melhor com o seu perfil.

  75. Pedro Addler

    Olá Leonardo

    Em relação as atribuições do enfermeiro, em nenhuma hipótese ele pode examinar os pacientes ou então prescrever medicamentos, estas são tarefas exclusivas do médico.

    • Alberto Matos dos Santos

      O enfermeiro pode examinar sim, ele estuda o exame físico geral e específico dos sistemas orgânicos. Inclusive existe a SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem) que inclui o planejamento, a prescrição e o diagnóstico de Enfermagem. Não vamos confundir as coisas

    • Thais

      Caro Pedro,
      não sei de onde tirou esta informação, mas ela está absolutamente equivocada.

      O enfermeiro pode sim realizar exame físico: auscultar, palpar, estar reflexos, etc. Aliás, tais conhecimentos fazem parte da formação e é muito exigido. Lembre-se que é o enfermeiro quem monitora o paciente, quem identifica os problemas de saúde, e ele é apto para realizar o exame físico e a abordagem que for necessária, dentro de sua formação, para resolver,ou evitar aumento de danos, sem o imperativo de chamar o médico.

      Com relação à prescrição de medicamentos:
      Lei 7.489/86, de 25 de junho de 1986, artigo 11º, II, item c), “prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde”.

  76. Leide

    Olá, estou cursando o primeiro semestre de enfermagem e gostaria de saber se posso fazer minha pós graduação na área de psicologia?

    • Pedro Addler

      Olá Leide

      No caso, pode sim, mas deve ser uma área relacionada a Enfermagem mesmo, pós graduações em áreas avançadas da psicologia são somente para os alunos do próprio curso de psicologia.

  77. Pedro Addler

    Holla Estela !!

    Infelizmente não sei muito de Espanhol então vou escrever em Português :P

    Para ter o seu diploma de Enfermagem Argentino reconhecido no território Brasileiro você deve cumprir com as seguintes exigências:

    - Seu diploma de Enfermagem deve ser de uma Universidade Oficial reconhecida pelo governo Argentino.

    - Você uma vez tendo um diploma válido na Argentina, deve fazer uma prova de equivalência de diploma no Brasil, se você passar nesta prova, estará apta a exercer a carreira de enfermagem por aqui.

  78. Pedro Addler

    Olá Ana da Silva

    Realmente entre começar uma nova carreira ( no caso Medicina ) ou então expandir a sua carreira atual fazendo Enfermagem Obstétrica, acho melhor você continuar e expandir sua carreira atual em Enfermagem.

    É mais vantajoso continuar na enfermagem porque você já tem uma grande experiência na área ( 4 anos de trabalho ) e também porque com essa especialização você irá subir na carreira e ganhar mais.

  79. Claudihna

    Amigo por favor me ajude eu faço enfermagem, e estou no 4 periodo mas sou apaixonada por medicina, tem como eu entrar em alguma a faculdade pra cursar medicina sem fazer vestibular ? me ajude por favor..

    • Pedro Addler

      Olá Claudinha

      Tá difícil :P mesmo com vestibular o curso de Medicina é bem concorrido.

      Eu recomendo que você continue na carreira de Enfermagem mesmo é uma carreira muito bacana e que especialmente gosto muito :D

  80. bruna lana

    ola, acabei de me formar em enfermagem e estou querendo no proximo semestre fazer uma especializacao estou pensando em enfermagem do trabalho o que vcs acham?

    • Pedro Addler

      Olá Bruna Lana

      Realmente, Enfermagem do trabalho é bem bacana !! Muitas empresas onde os empregados correm risco de acidentes precisam de médicos e enfermeiros do trabalho.

  81. Pedro Addler

    Olá Aline

    De um modo geral os cursos Técnico em Enfermagem e Auxliar de Enfermagem são sinônimos, eles duram menos que a faculdade tradicional de Enfermagem ( bacharelado ) e são mais fáceis.

    A desvantagem é que você não vai poder fazer todas as coisas que um profissional de enfermagem completo faz ( ser chefe por exemplo ).

    Mas nada impede por exemplo que você faça o curso técnico de enfermagem, comece a trabalhar e depois parta para uma faculdade, muita gente faz isso para ganhar tempo e algum dinheiro.

    • Thais

      Lei 7.498/86
      “Art. 12 – O Técnico de Enfermagem exerce atividade de nível médio, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar, e participação no planejamento da assistência de Enfermagem (…)”
      “Art. 13 – O Auxiliar de Enfermagem exerce atividades de nível médio, de natureza repetitiva, envolvendo serviços auxiliares de Enfermagem sob supervisão, bem como a participação em nível de execução simples, em processos de tratamento (…)”.

      Não é a mesma coisa, não… O auxiliar de enfermagem , em muitos lugares, estão precisando fazer o técnico para continuar trabalhando, ou sendo relocado para atividades dentro do que a lei determina. A intenção do COFEN é extinguir esse cargo, porém ainda existem muitas pessoas que ainda não se aposentaram e é mantido por causa disso. O técnico possui conhecimento e escolaridade maior que o auxiliar. Hospitais particulares só contratam técnicos, atualmente; pelo menos nas capitais.

  82. Pedro Addler

    Olá Lais

    Realmente não existe uma idade inicial para se começar o curso técnico de enfermagem.

    Na sua idade por exemplo, quando você terminar já vai ter 18 anos e poderá trabalhar como enfermeira tranquilamente.

  83. Pedro Addler

    Olá Diego Henrique

    Sinto muito te decepcionar, mas os profissionais de enfermagem nunca trabalham pouco :P sempre tem um bom expediente.

    Em relação a área mais valorizada da enfermagem hoje em dia, uma boa é a área de Oncologia ( tratamento de cânceres, radioterapia e quimioterapia ).

  84. Raissa

    Sempre me interessei pela area de biológicas, mas ainda não consegui me decidir por qual carreira seguir, estou indecisa entre enfermagem e biomedicina . Então gostaria de esclarecer uma dúvida ..

    Enfermeiros graduados, realizam também trabalhos ‘pesados’ como os técnicos, ou somente comandam a equipe ?
    E qual das duas profissões são mais reconhecidas no mercado de trabalho, em relação ao salário, e a rotina do profissional ?

    Obrigadaa.

  85. nessa

    oi tenho 17 anos e quero fazer enfermagem so tem um problema acho que tenho um pouco de medo de sangue.tenho tia tecnica em enfermagem e ela tinha medo e disse que o medo acabou.gosto muito de cuidar das pessoas

  86. Thaise

    Olá, curso o 3ª ano do EM e em uma das minhas opções para o vestibular coloquei enfermagem, porém ultimamente tenho ficado em duvida se fiz uma boa escolha, amo a área de saúdee e acho linda, não me imagino fazendo outra coisa, mas eu não me sinto bem vendo graves acidentes, por isso gostaria de saber se nesse curso de qualquer jeito eu vou ter q lidar com essa parte, e se sim, é provável q eu me acostuma?

  87. Pedro Addler

    Olá Junior

    Acredito que tanto o curso técnico de enfermagem quanto a faculdade completa ambos tenham uma chance parecida de arrumar emprego, a diferença é que os empregos para quem tem o curso completo de Enfermagem ( bacharelado ) são melhores.

    A vantagem do curso técnico de enfermagem é o fato dele ser mais curto, assim você já pode começar a trabalhar antes.

  88. Pedro Addler

    Olá Lucélio

    Como você já tem o curso de enfermagem completo, você pode sim fazer agora odontologia e medicina que vai poupar algumas boas matérias, principalmente as dos 2 primeiros anos.

    Em relação a odontologia trabalhar com cirurgia, em geral você não trabalha não, o foco é o trabalho de extração de dentes mesmo e também reconstituição.

  89. Pedro Addler

    Olá Uidene

    O salário médio dos profissionais de enfermagem no Brasil ( levando em conta quem tem o bacharelado ) está entre 1500 e 1700 Reais.

    Em relação a carga horária ela segue os padrões humanos de trabalho de 8 horas por dia, a diferença é que as vezes você tem que fazer plantões.

    Quando você faz um plantão de enfermagem, ou você ganha horas extras ( mais dinheiro ) ou então desconta horas de trabalho nos outros dias.

  90. Grazy

    Olá vou prestar vestibular pro curso de enfermagem, gostaria de saber se posso começar a trabalhar antes de concluir o curso, como técnica ou algo assim…
    Obg.

  91. Pedro Addler

    Olá Jane

    Durante a primeira fase do vestibular de enfermagem todas as matérias tem o mesmo peso. Na segunda fase fique bem atenta com os conteúdos de Biologia e Química.

  92. marcio zuse

    Bom dia ….
    Quanto a area da enfermagem, recomendo pessoalmente que antes de escolher essa profissão se faça antes um curso tec. em enfermagem, além da grande empregabilidade e diversidade de vagas , o téc. geralmente tem muito mais conhecimento pratico da área hospitalar que o graduado por observar diretamente o paciente( ja que o enfermeiro é mais focado na área de gestão da unidade e burocracia ),o que facilitará bastante e abrirá portas muito facilmente para quem já trabalha na área.Aqui em sc geralmente as vagas para enfermeiros são bem concorridas e geralmente leva a melhor para quem ja tem experiência na área .
    Valeu, espero ter ajudado.

  93. krista

    Boa tarde! Adorei as respostas, esclareceu bastante.Agora estou certa que quero fazer o curso de Enfermagem, pois adoro crianças e acho que vou me identificar com a área de pediatria.Fiz a faculdade de pedagogia e agora quero mudar para a faculdade de Enfermagem porem a minha idade não me ajuda muito 42 e acho que quando eu terminar a faculdade estarei um pouco fora,e ainda se eu fizer um curso técnico quero trabalhar logo na área e com criança.Por favor me dê uma ajuda. Desde já Obrigada!!!!! Krista.

    • Luciane

      Oi Krista, vc obteve respota da sua duvida, eu estou passando pelo mesmo problema. Tenho 37 anos tenho duvidas se terei dificuldades com o mercado de trabalho

  94. Frederico

    Gostei da forma como é apresentado as diversas carreiras pelo site.Entretento,acho que o Guia da Carreira deveria atualizar a descrição do curso de Enfermagem,principalmente quanto ao papel do Enfermeiro nos serviços de saúde(onde o Guia mostra o Enfermeiro como auxiliar do Médico,sendo que o que existe é apenas uma troca de conheciementos entre o profissional Médico e Enfermeiro);a estruturação do curso de graduação em Enfermagem(que está bem distante e evoluído da descrição feita pelo guia)e as especialidades que são inúmeras e não somente as apresentas pelo guia.

  95. Daniele

    Olá,estou no segundo semestre dde enfermagem me formo daquia 4 anos e meio,é o meu sonho tenho certeza q é mais por amor,mas tenho duvidas em que area me especializar: Enfermagem Geriatrica,pediatrica ou de resgate.

  96. vivi

    olá, moro no interior de SP e estou com muita duvida na escolha entre biomedicina e enfermagem.. gosto muito de ter contato com as pessoas mas não me adequaria a passar finais de semanas e feriados em hospitais, por isso acabo preferindo ser biomédica, o que acha?? gostaria de saber tambem qual dos cursos sao mais concorridos em federais e em quais federais eu encontro biomedicina.. obrigada..

  97. Yago Siqueira

    Olá Pedro Addler.
    cara eu faço enfermagem, queria saber eu posso migra da enfermagem para medicina?Obrigado!!!

    • Pedro Addler

      Olá Iago! Você pode fazer medicina sim, mas não aproveitara nada. A caraga horária dos cursos não batem.

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  98. caeline maria

    olá a todos estou terminando o meu ensino médio agora pois não tive chance de fazer quando jovem estou com trinta anos de idade gostaria de saber se é muito tarde para fazer um curso de tecnico em enfermagem ,se será que com essa idade vou ter chance de entrar no mercado de trabalho.outro curso que eu me intaressei em fazer foi tecnico em radiologia e intrumentação cirurgica ,bem estou na duvida entre os 3 ,mais gostaria da opinião de alguem para saber quais desses cursos me oferece mais chance no mercado de trabalho.gosto muito da area de saude .mais quando nova não tinha chance nem dinheiro de pagar curso .outra duvida que eu gostaria que me tirassem era de qual é a diferença entre aux.de enfermagem e tecnoco de enfermagem se os dois fazem as mesma coisa ou se o tecnico esta mais apto do o aux para fazer certos tipos de atendimento .fico grata pelo esclarecimento que a minha pessoa for dado bjs a todos..

  99. Thayanne Semensato

    olá,gostaria de saber se atraves da enfermagem,posso vir a ser legista ou perita criminal? Obrigada

  100. Iasmin Fernandes

    Gostaria de fazer faculdade de medicina,pois gostaria de ser ginecologista obstetra ,a faculdade de enfermagem me ajudaria nisso. Poderia talvez ser uma enfermeira obstetra ??

    Obg ^^

  101. yago siqueira

    Olá Pedro Addler.tudo bem?
    Sr. eu tenho muita dúvida em relação ao salario de enfermeiro,o Sr pode me explicar um pouco se enfermagem paga bem.
    Obrigado!!!

  102. Kéfta Oliveira

    Oi, tenho 17 anos quero fazerum tecnico em enfermagem,queria saber se vou poder trabalhar em clinicas e se quiser fazer o bacharelado quanto tempo será ja tendo o curso tecnico

  103. shirlei20

    Oi, me formei em Portugal fiz Licenciatura de Enfermagem, gostaria de saber se é fácil fazer a equivalência, pois já estou aqui no Brasil e preciso trabalhar, ou se consigo um estagio profissional.

    • Pedro Addler

      Oi Shirlei, é bom você procurar uma universidade na sua cidade para verificar o que é preciso para obter equivalência. Boa sorte!

  104. Maria

    Boa tarde,fiquei super esclarecida graças ao vosso site mas gostava de saber mais uma coisa… eu estou no curso de humanidades, mas gostava de seguir enfermagem pediatrica, será possivel entrar com o exame de Portugues?

  105. Beatriz

    Olá, quem cursa Enfermagem poderia se especializar em Dermatologia?
    Qual seria seu campo de atuação?

    • akylla pamella

      Ola Beatriz
      Sou enfermeira FAHESA/ITPAC-TO colei grau janeiro/2011 – soube da especialidade na PUC-GO embora residindo em Ourilândia do Norte-PA Pretendo fazé-la, ja minha minha dúvida é se poderei atuar como profissional liberal montando minha propria clinica e agradeceria se souberes de alguma novidade neste ambito.
      bjs

  106. akylla pamella

    Boa noite pessoal, tenho 20 anos acabei de colar grau em enfermagem (janeiro/2011) no entanto ainda não conseguir inserir no mercado de trabalho, neste pressuposto pretendo fazer uma especialização de dematologia na PUC-GO., MINHA indagação é a seguinte poderei abrir uma clinica propria sendo graduado em enfermeira/especialista em dematologia?
    obrigada.
    e agradeço a quem puder teclar este assunto.

    • Thais

      Sim. O graduado em enfermagem pode abrir uma clínica para atuar dentro do que a enfermagem faz. Se você é especialista, ainda melhor.
      Pode ser firma de consultoria, assistência especializada, acupuntura, curativos, estética, acompanhamento pré-natal, entre muitos outros. Acredito que o COREN pode te orientar neste sentido.

  107. Micael

    Olá,eu quero saber se o profissional de enfermagem (bacharel)pode dar aula em curso tecnico e para os homens qual a melhor especialização.

  108. RITA DE CASSIA DE SANTANA SANTOS

    ola bom dia gostaria de saber se vale a pena fazer enfermagem ja estou com 34 anos obrigado

    • zefa

      oy rita
      E claro que pode fazers e esse for o seu sonho va em frente nunca e tarde para fazer o que agente gosta.sucessos

  109. erica melo

    eu adoro crianças,e tambem gosto muito da área de emfermagem,então vou fazer enfermagem dai me especializo em enfermagem pediatrica.

  110. anna rafaelly dos santos pereira

    eu tenho uma deficiencia mental leve,e com esse pouco de dificuldade de aprendizagem acaba dificultando pra entra na faculdade de enfermagem.ou nao

  111. cleo

    ola.sou tecnica em enfermagem, gostaria de saber se eu me especializar em feridas,o salário seria a mesma coisa de um tecnico?abraçoss

  112. matheus pimentel

    Olá gostaria de saber quanto tempo uma pessoa é formada em tecnico de enfermagem???
    E tambem gostaria de saber em que série tem que esta??
    Bjs e obrigado!!!!!

    • Edmar Phersant

      Olá me formei em Tec. Enf este ano e leva no máximo 2 ano, espero que goste, pois eu gostei. Boa sorte!

  113. Rosa

    Bom diaaaaaaaaaaaaa,por favor me ajudem…
    estava fazendo o curso de administração de empresas por ter um mercado mto amplo,mais odiei o curso n tem nada haver cmigo.sempre quis trabalhar na área da saude,meu sonho era fazer terapia ocupacional mais infelizmente n conseguir passar em uma universidade publica.Na faculdade aonde fazia administração ganhei uma bolsa e lá tem o curso de enfermagem,eu gosto de cuidar tenho vontade de trabalhar cm idosos e crianças doentes,mais to com medo pq odeio acidente,n gosto de ver nguem faquiado estrangulado ou algo parecido,não sei o que faço!teria cmo n me jogarem para esses tipos de trabalho?

  114. ruty

    Vou fazer vestibular esse ano para enfermage
    quais materias tenho que estudar?

  115. fabiola

    quero saber sobre medicina

  116. marciano

    oi estou no terceiro do curso de enfermagem,gostaria muito de saber qual especialização na area me renderia um maior resultado de salario,desde ja agradeço pela resposta e gostaria de parabenizar este site pela grande ajuda que presta a sociedade parabens a todos.

  117. maisa alves

    Gostaria de saber em qual periodo da enfermagem ja posso dar aula?

  118. Munique

    Olá!!
    Estou cursando enfermagem e pretendo me formar nesta área, porém, o que eu sempre quis mesmo foi medicina. Gostaria de saber, como fica a situação de um estudante de medicina que já tem graduação em enfermagem: O curso, que hoje é aproximadamente 6 anos, ficaria por quantos anos pra este aluno? É preciso estudar o curso integral?
    Também ouvi dizer que o enfermeiro quando entra no curso de medicina só precisa fazer os dois últimos anos. É verdade?
    Obrigada pela atenção!

  119. Priscila

    Gostaria de saber se cursando o curso de enfermagem completo após algum período posso começar trabalhando como técnico em enfermagem.

  120. Letícia

    Olá sou recém-formada em enfermagem e trabalhei como enfermeira em um Home care e gostaria de me especializar mas estou na dúvida quero uma pós que seja mais fácil de arrumar emprego pode me ajudar.

  121. juliana

    olá!!!gostaria de saber se um tecnico de enfermagem pode se especializar em enfermagem pediatrica?pois estou pensando em fazer tecnico de enfermagem!!obrgada

  122. Natalia

    É possivel trabalhar durante o dia e fazer enfermagem a noite??

  123. Francisco

    Olá pedro addler
    Cara eu me interesso em fazer enfermagem, minha duvida e, existe mais infermeiras mulheres do que homem como que e na sua opnião?

  124. JÚNIOR

    passei no vestibular de enfermagem e queria saber se é o dia inteiro na faculdade?

  125. ingrid

    oii, hostaria de saber qual é a fonte que voces tiram o salario médio das profissões, e se esse é o salario de iniciante, ou um salario mais fixo ja no meio da profissão

  126. esperança dos santos

    Eu sou Esperança dos santos, sou Timorense, tenho 21 anos, Naquela época eu não sabia o que sei hoje, achava que o ensino médio era apenas mais um passo em direção à faculdade, até que um dia meu pai sentou comigo e conversamos sobre o futuro. Um futuro aonde eu teria de escolher uma faculdade, mas que dificilmente eu conseguiria entrar em uma faculdade gratuita, cuja disputa por vagas é mais difícil que final de campeonato, e ele me explicou o quanto o ensino médio era importante, na época um diferencial mesmo e como, ao fazê-lo direito, eu poderia garantir uma renda que me permitiria fazer a faculdade que eu quisesse. Mal sabia eu que, naquela conversa um novo mundo se abria. Eu espero por aqui na UNILAB, depois eu terminar o meu curso de enfermagem para ser uma boa enfermeira e acho que será muito bom para eu conhecer mais sobre a área da saúde.
    Eu escolhi esse curso porque no ensino médio eu adorei muito a disciplina de biologia Desde que eu terminei o meu curso do ensino médio, eu já tinha perguntado para minha vida o que fazer quando entrar na universidade. Eu pensava: um dia vai ser um bom, e eu quero escolher o curso de enfermagem, eu serei uma boa enfermeira se escolher essa profissão, e fizer enfermagem porque gosto de ajudar as pessoas, inclusive meus familiares é algo que me faz muito feliz.

  127. jaqueline garcia

    Eu gostei,mas mesmo assim continuo em duvida sobre qual carreira eu quero seguir,pois acho que tenho que escolher com cuidado poeque essa escolha vai ser para a vida inteira.

  128. Flá

    ola eu me matriculei na ung e gostaria de saber com quanto tempo do curso de enfermagen posso pega estagio no hospital.e quanto ganha uma enfermeira chefe obrigada

  129. Rita Postigo

    Oi..Boa tarde..gostaria de saber se sou obrigada a fazer o auxiliar de enfermagem ou posso fazer direto o tecnico?muito obrigado aguardo resposta se possivel por e-mail!!

  130. thalita mariano passini

    caso eu faço enfermagem posso me especializar em cancerologia?

  131. Yasmin Manaia

    Oi gente primeiro gostaria de parabenizar este site ele tem muitas informações que muitos não sabem inclusive eu… Bom, eu tenho13 anos mais já tenho muita duvida em relação de escolher profissão ultimamente estou pensando seriamente em ser enfermeira… Mais não sei em qual me especializar, só sei que não quero geral, então vcs poderiam me dar alguns benefícios sobre outras especializações??? Muito obrigada…

  132. Nivalda

    Como de ser o objetivo do currículo de enfermeira que pleteia trabalhar com docencia

  133. Neusa Gama

    Bom dia,gostaria de saber qual a idade maxima para se formar em enfermagem?pois já não sou um brotinho,mas gostaria de fazer enfermagem?

  134. camila

    ola eu fiz 3 anos de enfermagem e quero passa meu curso para odontologia quanto anos eu ilimino?

  135. Ana Clauida

    Sou técnica de enfermagem e na empresa que trabalho o salario inicial de um técnico é de 1622( área hospitalar ),o enfermeiro como citado é o braço direito do médico, será que ele não deveria ganhar compatível com o médico?Visto que suas atribuições são varias e ele estudou 5 anos para tal e as vezes fez varias especializações? e o salário do enfermeiro é muito baixo em relação a de um técnico não achas?

  136. Anne

    Olá , sou formada no curso técnico de enfermagem e estou pensando em fazer a graduação bacharelado em enfermagem, gostaria de saber se farei os 5 anos de faculdade mesmo sendo tecnica ?

  137. Thássia Lauane Vieira

    Olá…meu nome é Thássia, tenho 17 anos acabei terminar o 2ºgrau,tenho uma vontade imensa de paixão, em fazer o curso tecnico de enfermagem pelo fato de ser uma profissão muito linda em lhe dar com vida de pessoas,to querendo começar o curso daqui 2 meses já,mas gostaria de saber se só com o curso logo de cara eu conseguiria uma vaga no mercado de trabalho assim que o curso??

  138. luciana

    Estou com duvida se entro na faculdade primeiro ou tomo curso técnico de enfermagem.

  139. lorenco

    eu to no primeiro periodo de enfermagen qeria saber c depois do curso eu posso dar aula para o ensino medio e fundamental em quais matérias ??

  140. TALES FERNANDES MENDES

    Olha faço enfermagem Primeiro periodo e gostaria de saber se posso lecionar aulas de Biologia(ensino Medio/Fundamental)

  141. VANESSA BENVINDO

    OLÁ,TENHO O CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM,E GOSTARIA DE SABER SE ESSE CURSO TÉCNICO MIM AJUDARIA DE CERTA FORMA A FAZER O CURSO DE ENFERMAGEM?AMO DE PAIXÃO A ÁREA DA SAÚDE.TENHO OUTRA PERGUNTA: TEM COMO EU FAZER O CURSO DE ENFERMAGEM E TRABALHAR COMO TÉCNICO EM ENFERMAGEM?

  142. Milena

    Bom dia! Gostaria de saber se enfermagem é uma boa profissão? sempre quis atual em algo na saúde, mas algumas pessoas falam que é bom outras falam que não é, se eu fizer enfermagem e depois medicina é perda de tempo?

    • janaina

      eu comentário está aguardando moderação.
      Olá caros colegas a área de enfermagem não está boa no momento… Se você tem experiencia vc presta para o mercado se não infelizmente não esta inserido… Estágio ou é “Pexada” influência de alguem muito conhecido no hospital ou estudar muito para concurso que ta pior que UFMG para medicina de tanto profissional que tem no mercado.
      Espero ter ajudado…. Medicina ta melhor que enfermagem….kkkkk…. Sou enfermeira a três anos e até hoje nada na área. Essa área ja foi boa hoje saturou… infelizmente.

  143. Erika da Silva Santos

    Olá tenho algumas duvidas ja engrecei na area da saude na epoca comecei fisioterapia e mexia com cadaveres sem problema algum, depois de um tempo parei e engrecei na area da enfermagem só q na epoca descobri q estava gravida e tive novamente q interromper agora atualmente estou querendo retomar o curso só q tenho medo de não se acostumar ao ver sangue eu gosto dessa area sera q eu me acostumo na pratica?

  144. Jefferson

    Olá, estou no 1º semestre de enfermagem e sempre fui bem sensível para a área de oncologia. Esta área é bem valorizada? E o que eu posso fazer para me especializar em oncologia pediátrica?

  145. Silvestre

    Eu nao nada p’ra dizer e so agradecer muito pela experiencia que adquiri muito neste guia da careia tou sem palavras assim eu possso agora escolher sem problemas esta careira ,,,boa noit

  146. Patricia

    boa tarde sou tecnica de enfermagem,mas nao trabalho na area, resolvi fazer enfermagem e estou no primeiro ano, porem nao sei ao certo se é essa profissão q quero pois, fiquei em duvida em fisioterapia, dizem q temos q seguir aquilo q mai gostamos, na materia gosto de biologia,anatomias,psicologia e primeiros socorros, então por isso achei q teria q fazer enfermagem, mas ainda nao estou empongada….sera q tem algum ponto q nao estou enxergando.

  147. ALYNE PIRES DE MORAIS

    sou graduada em Enfermagem e gostaria de saber se posso dar aulas de biologia, ciências para ensino fundamental e médio.

  148. Isabela

    OLÁ EU GOSTO MUITO DE ENFERMAGEM,MAS A MINHA PAIXÃO MESMO É MEDICINA,EIS A DUVIDA CRUEL ENFERMAGEM OU MEDICINA QUAL O MELHOR CURSO!

  149. marcela

    eu quero fazer enfermagem mais eu estou com duvida tipo se e fácil se e muito caro etc mais eu vou estudar e quem sabe se não consigo

  150. Luciane Lopes

    Olá! Fiz faculdade de enfermagem, mas não estou feliz nessa profissão. Gostaria de fazer agora biologia para atuar em análises clínicas, pois já trabalhei como técnica de laboratório alguns anos atrás. A minha pergunta é: Quantos anos terei que fazer para concluir o curso de biologia? grata.

  151. Andréia Barreto

    olá! sou Enfermeira e preciso de uma orientação, terminei a Universidade faz três meses, no momento estou desempregada,coloquei curriculo em várias agências,hospitais, mas não recebi nenhuma resposta,o que fazer?

  152. Marcos

    Amei a vossa xplicação no que conserne algumas especialidades,xtou a fazer a licenciatura de enfermagem e irei me especializar em enfermagem médico cirúrgico,xtao de parabéns,porque, assim estão ajudando muita gente a definir a sua vida profissional ! e que Deus seja o maestro dá vossas vidas……

  153. SIMONE ALMEIDA SILVA AFONSO

    OLÁ P/ TODOS SOU TEC:DE ENFERMAGEN E COMECEI A MINHA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM O QUE EU TENHO A DIZER COM MINHA POUCA EXPERIÊNCIA É QUE EU AMO O QUE EU FAÇO O RETORNO FINANCEIRO NÃO É DE SI COMPARAR COM A PACIÊNCIA E DEDICAÇÃO QUE ESSA PROFISSÂO NOS EXIGE TALVEZ SEJE POR ISSO QUE EU GOSTO TANTO POR QUE FOI NESSA AREA QUE EU APRENDI QUE SE FAZEMOS O QUE GOSTAMOS E INVESTIMOS NESSA CARREIRA…NÃO SEREMOS ” APENAS MAIS UMA ENFERMEIRA MAIS SIM Á ENFERMEIRA…”E O RETORNO FINANCEIRO SERÁ SATISFATÒRIO…EU GARANTO.SUCESSO A TODOS.

  154. Guida

    Bom dia. Minha filha é enfermeira em França mas gostaria de ir viver para o Brasil (ela nasceu em Portugal mas tem a dupla nacionalidade com o Brasil visto que eu sou brasileira). Como é que ela pode fazer a revalorização do seu diploma?
    Agradeço desde ja as vossas respostas.

  155. Guida

    Pergunta complementar: minha filha é enfermeira em psiquiatria. No Brasil existe uma area na enfermagem especializada nesse ramo ou é enfermagem geral?
    Obrigada :)

  156. janaina

    Olá caros colegas a área de enfermagem não está boa no momento… Se você tem experiencia vc presta para o mercado se não infelizmente não esta inserido… Estágio ou é “Pexada” influência de alguem muito conhecido no hospital ou estudar muito para concurso que ta pior que UFMG para medicina de tanto profissional que tem no mercado.

    Espero ter ajudado…. Medicina ta melhor que enfermagem….kkkkk…. Sou enfermeira a trÊs anos e até hoje nada na área…

    • alane

      Não que funciona assim, conheço pessoas que com 2 meses de termino do curso arrumaram emprego, depende muito da região. E outra coisa a profissão está bem valorizada nos últimos tempos tem a lei das 30 horas que a maioria dos hospitais de São Paulo já aderiram, mesmo a lei não sendo aprovada, também tem o piso salarial. Acredito que para as pessoas que estão começando ou planejando começar, terão muitas surpresas, afinal em 5 anos pode acontecer muita coisa. Tudo depende do profissional que você é e do seu esforço.

  157. francisca de sousa isaias

    Amiga quero te pedir.materias sobre infermagem pode me ajund.frann

  158. zefa

    oy pessoal adorei os comentarios e as informaçoes acima citadas e peço a vossa opiniao ficarei muito grato se puderem me ajudar tou cursando enfermagem tenho 19 anos e futuramente gostaria de me formar em medicina sempre foi meu sonho gostaria de saber se existe algum impedimento para tal?

  159. diana rocha

    Olá! eu quero fazer enfermagem mas tenho medo de saigue e outras coisas sera que depois que eu começa fazer curso isso vai passa

  160. Janaina

    Gostei bastante dos comentários e respostas. pretendo fazer enfermagem ainda esse ano , mas ainda estou com um pouco receio, sei que tenho vocação e gosto da areá da saúde , mais vocês acham que ja é o suficiente para minha confirmação na área?
    Boa tarde!

    • alane

      Querida janaina, quando comecei a fazer enfermagem tinha as mesmas dúvidas, mais durante o curso descobri que realmente era esse o curso certo. Infelizmente muitas pessoas descobrem durante o curso e acaba saindo, mais geralmente todos que começam se apaixonam.

  161. Janaina

    Aguardo a resposta ansiosa no meu email.

    • Ludyana

      Bom dia Jana! Enfermagem é a arte de cuidar. Se você se identifica com isso, então está no caminho certo. Te desejo um futuro brilhante
      bj

  162. Ana cláudia

    Na area de enfermagem mexe muito cm matematica ?será que é dificil?

    • alane

      Temos algumas matérias um pouco puxadas por ex: bioestatística que é gráficos e têm cálculos de medicação regra de 3. Mais com muita dedicação não é tão difícil, depende só de nós também. Temos que buscar além da faculdade, correr atr´´as do prejuízo como diz alguns professores.

  163. tainara

    Ola estou terminando o ensino medio e estou querendo muito fazer enfermagem,mas tem um porem,eu nao gosto das materias de exatas,e eu estou com muitas duvidas em relação a isso,enfermagem usa muito as materias de exatas ou e somento o basico?
    Obrigada
    espero a resposta!

  164. Ana Deziderio

    Quanto custa no total uma faculdade de enfermagem e quantos anos de faculdade?

    • alane

      Oi ana, estou no 4º semestre de enfermagem, o curso dura 5 anos e o valor depende de faculdade para faculdade eu tenho bolsa de 50% e pago 468,00 o valor total é de 936,00. Mais vale muito a pena, não fiz nenhum curso auxiliar nem técnico, já fui direto para faculdade, não tinha muita certeza. Mais hoje amo demais a enfermagem e quero me especializar em enfermagem obstetra.

  165. tulio

    olá tenho 17anos e estou acabando o ensino médio e quero fazer faculdade mais eu estou confuso de qual profissão exercer eu quero fazer enfermagem ou engenharia ambiental

  166. cintia rabelo girão

    qual é o salario inicial de um tecnico enfermagem

  167. CRISTIANE

    Olá, tenho 39 anos só téc. de enfermagem, estou fazendo curso de Nutrição no 3semestre mais to percebendo que não é isso que quero o que gosto mesmo é enfermagem. To pensando em mudar, mas tenho medo a areia de enfermagem já esta muito cheia de gente o que faço? Tenho medo de não conseguir trabalhar na areia. Trabalho em uma clínica de hemodiálise e gosto muito do que faço,me chamo Cristiane.

  168. Ana Beatriz

    Olá… Tenho 16 anos e curso o 3º ano do EM.. esse ano,será decisivo em minha vida, pois devo me decidir , qual profissão quero exercer , o que quero cursar.. sou um pouco medrosa sim, à respeito da área emergencial em que os enfermeiros podem atuar.. gostaria de saber , se enfermagem , é um curso bom para mim.. sonho em cuidar das pessoas , pois o que vejo em muitos hospitais , doem muito em mim…

  169. leila

    estou preste a começar o cusso emfermagem mais estou comedo de nao gosta realmente estou comedo de nao gostar

  170. adriana

    Boa tarde moro em sp e gostaria de saber qual a melhor faculdade para fazer enfermagem do trab. Obrigada.

  171. januario

    o enfermeiro é o profissional treinado,capacitado a cuidar do paciente de forma integral.deve ser pacifico tolerante em toda sua vertente.adoro ser enfermeiro pois cumpro com uma das condições para estar no trono celestial.amigos não sigam o dinheiro,antes pelo contrario ajudai o seu próximo isto é o que a bíblia diz .

    • maria

      para ser um bom profissional tem gostar do que faz e usar a humildade,emprimeiro lugar.

    • Thais

      O “ajudar ao próximo” está especificado que é na enfermagem?

      Sendo assim, essas pessoas estão presentes fora do seu dia de trabalho no trabalho para ajudar ao próximo, ou ainda visitam asilos e prestam cuidados de enfermagem aos velhinhos; ou fazem curativos dos mendigos na rua ou na Fundação Leão XIII (com o material que vc mesmo compra),…
      #só que não, né?

      O trabalho não somente enobrece o homem como garante a sua SOBREVIVÊNCIA e de sua família. Quem se satisfaz com uma vida de penúria, espero que não esteja confundindo com humildade. Ser humilde é um estado de espírito e não uma forma de especificar a pobreza.

      Para ajudar o próximo pode distribuir sopa, cobertor, fazer um curso de cabeleireiro e cortar os cabelos nos asilos, creches, abrigos; pode organizar um grupo ou dar aulas de reforço escolar ou alfabetização de adultos gratuito…

      A realidade da profissão é: quanto menos se ganha mais se trabalha, menos convívio tem com a família, vive para trabalhar, está sempre cansado, se acidenta no trabalho (fura e corta os dedos, se contamina),prepara e administra medicação errado, trata mal os pacientes…

      Mandamento n°1: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.
      Não ama você, não consegue amar sua família, como consegue amar ao próximo?
      Eclesiastes 3:”Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. “

  172. Maria Celia Andrade

    ola gostaria de tira uma duvida se a profissional de enfermagem se pode fazer residência ou uma pás- graduação.

  173. Vanessa

    Ola estou pretendendo em fazer um curso de técnico em enfermagem, mas só estou com medo dos cálculos de dosagem, é muito difícil, será que posso superar isto no decorrer do curso?
    Adoro cuidadas das pessoas principalmente de idosos deve superar este meu anseio para ajula-los

  174. martha

    ola estou me preparando para o vestibular mas tenho uma duvida quando posso comessar o estagio tenho medo de não conseguir terminar por falta de dinheiro pra estudar.

  175. NAIR ROSA

    AMEI O COMENTÁRIO,ISSO FAZ COM QUE AS PESSOAS DECIDEM MELHOR Á SUA PROFISSÃO!!!

  176. Bárbara

    Olá, começo minha faculdade de Enfermagem esse ano e após o término gostaria de me especializar em algumas das áreas, como faço? É como Pós Graduação Normal? Obrigada! :)

  177. Flanklin Stem Santos da Silva

    Parabéns! Parabéns! Parabéns!

    BOM SENSO da Presidente DILMA ROUSSEFF dá vitória e a SAÚDE Venceu!!!

    Dilma sanciona Ato Médico, mas veta exclusividade nos diagnósticos
    Médicos continuam a ter competência exclusiva para fazer procedimentos como cirurgias, biópsias e anestesia geral. Mas dez trechos da lei foram vetados.

    Foi publicada nesta quinta-feira (11) no Diário Oficial a lei que disciplina o exercício da medicina no Brasil. O chamado ‘Ato Médico’.
    A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei, mas vetou pontos polêmicos como a exclusividade dos diagnósticos.
    Os médicos continuam a ter competência exclusiva para fazer procedimentos como cirurgias, biópsias e a sedação profunda de pacientes, como a anestesia geral. Mas dez trechos da lei foram vetados.
    Caiu, por exemplo, o item que dava aos médicos a exclusividade para formular diagnóstico de doenças e fazer a prescrição do tratamento; o que permitia somente aos médicos prescrever e aplicar injeções e fazer acupuntura; e também o que garantia só a eles os cargos de direção e chefia de serviços médicos.
    O principal argumento do governo para fazer os vetos foi de que a lei como estava iria prejudicar vários programas do SUS. Como os de prevenção à malária e tuberculose e até as campanhas de vacinação. Isso porque impossibilitaria a atuação de outros profissionais de saúde que não fossem médicos.
    O Conselho Federal de Medicina disse que vai fazer campanha pela derrubada dos vetos no Congresso Nacional.
    “Para a proteção e segurança da população. As pessoas querem ser atendidas por médicos e merecem ter médicos, então não há porque não ser ter isso escrito em lei”, disse o conselheiro do CFM, Roberto d’Ávila.
    Mas as entidades que representam outros profissionais de saúde comemoraram.
    “Acho que toda profissão necessita da sua regulamentação, isso não é diferente para medicina. Só que essa regulamentação não pode se sobrepor à autonomia das demais categorias de saúde que já têm a sua regulamentação garantida”, acredita a presidente do Conselho Federal de Enfermagem Dr. Márcia Krempel.

    É VERDADE: Representa uma grande vitória da saúde brasileira e da valorização dos profissionais de saúde.

  178. Flanklin Stem Santos da Silva

    Cofen reconhece direito de enfermeiro usar título de “doutor”
    BRASÍLIA/VALE DO ASSU – A partir de agora a classe dos enfermeiros poderá, a exemplo de outros profissionais tais como médicos, advogados, engenheiros e outros, usar o título de “doutor”. Autorização neste sentido foi dada por meio da resolução número 256/2001, do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), em Brasília. O órgão federal considerou que “o uso do título de doutor tem por fundamento procedimento isonômico, sendo em realidade, a confirmação da autoridade científica profissional perante o paciente ou cliente”.
    Além disso, o Cofen entendeu que “o título tem por fundamento praxe jurídica do direito consuetudinário, sendo o seu uso tradicional entre os profissionais de nível superior”.
    O organismo classista interpretou, também, que “a exegese jurídica, fundamentada nos costumes e tradições brasileiras, tão bem definidas nos dicionários pátrios, assegura a todos os diplomados em curso de nível superior, o legítimo uso do título de doutor”. O Cofen observou ainda que “a não-utilização do título de doutor leva a sociedade e mais especificamente a clientela, a que se destina o atendimento da prática da enfermagem pelo profissional da área, a pressupor subalternamente, inadmissível e inconcebível, em se tratando de profissional de curso superior”.

  179. Flanklin Stem Santos da Silva

    SIGNIFICADO DE HONESTIDADE

    O que é Honestidade:

    Honestidade, é uma qualidade de ser verdadeiro; não mentir, não fraudar, não enganar. A honestidade é a honra, uma qualidade da pessoa, ou de uma instituição, significa falar a verdade, não omitir, não dissimular. O indivíduo que é honesto repudia a malandragem a esperteza de querer levar vantagem em tudo.

    Honestidade, de maneira explícita, é a obediência incondicional às regras morais existentes. Existem alguns procedimentos para alguns tipos de ações, que servem como guia, como referência para as decisões. Exercer a honestidade em caráter amplo, é muito difícil , porque existe as convenções sociais que nem sempre espelham a realidade, mas como estão formalizadas e enraizadas são tidas como certas.

    Para muitos, a pessoa honesta é aquela que não mente, não furta, não rouba, vive uma vida honesta para ter alegria, paz, respeito dos outros e boas amizades. Atualmente, o conceito de honestidade está meio deturpado, uma vez que os indivíduos que agem corretamente são chamados de “careta”, ou são humilhados por outros.

  180. raul

    o salario de enfermeiro sao todos iguais independente da qualificaçao ou nao obrigado por vcs do saite tirar a minha duvida

  181. Douglas Pacheco

    boa tarde, gostei muito do texto, mas apenas uma correção, quanto você cita a profissão de paramédicos, o problema é que esta profissão no Brasil não é regulamentada, ou seja, não existe.

  182. Cristina Maceno dos Santos

    Olá tudo bem, estou com uma tremenda duvida no que fazer para ter uma profissão eu comecei a fazer o auxiliar de enfermagem mais por motivos financeiros não consegui terminar agora eu fiz um fies e estou fazendo administração mais estou vendo que não é isso que eu gosto de estudar, por favor me de um conselho?

  183. joao marcos alves

    cinco longos anos! é, o curso superior de enfermagem, o q você vai fazer a mais q o técnico de enfermagem é: colher gasometria arterial é você vai estudar 5 anos(enchendo linguiça)para colher gasometria

  184. Thaynara

    Gostaria de saber , se basta somente fazer um curso de auxiliar de Enfermagem p/ trabalhar em um hospital ou se é necessario fazer uma faculdade??

  185. FRANCISCA SUELBY

    Quero saber qual a diferença entre biologo trabalhando em hospital do enfermeiro

  186. Julia Abonizio

    Olá.
    Tenho 17 anos e estou no último ano do ensino médio. Ano que vem entro na faculdade, mas tenho muitas dúvidas se é enfermagem que eu quero! Pensei em fazer o tecnico (de enfermagem) primeiro, mas estou com medo de perder muito tempo. O que vocês me aconselham ?

    • Ludyana

      Ju, bom dia! Perda de tempo séria se você não começasse a fazer algo. Ok? O curso técnico são 2 anos, pouco tempo em relação a enfermagem que é de 4 a 5 anos. Como vc está no último ano do ensino medio, já começa fazendo o técnico pra saber se você realmente se identifica, depois a gradução.
      Mais lembre-se que para fazer enfermagem o que importa é o amor pela profissão e humanização que temos que demonstrar.
      Bj

  187. Bárbara Lucia

    Olá! estou em uma tremenda duvida :( esse ano vou prestar vestibular e o meu sonho e o que eu quero é medicina mas eu tenho consciencia de que não passo pra medicina esse ano pq não me preparei bem pra quem precisa fechar uma prova. vou tentar fisioterapia ou enfermagem mas tenho medo de estar perdendo tempo e acabar me distraindo e deixando meu sonho pra trás :( o que eu faço?

  188. Jaqueline

    Olá,gostaria de tirar uma dúvida.Sou bem nova ainda,e estou pensando em fazer enfermagem,e ano que vem vou começar um curso de enfermagem,só que ele dura 2 anos,depois disso,se eu fazer algo a parte para complementar,gostaria de saber,se só com 2 anos eu já poderia trabalhar na área,enquanto termino o restante do curso. Obrigado

  189. Amanda Santos

    Gostaria que me tirassem uma duvida a especialização em medicina ela e feita através de concurso ou você paga para fazer. Grata

  190. rute

    ola,tenho 43 anos,será que é tarde para fazer o curso auxiliar e depois o técnico de enfermagem? Sera que depois de formada a idade seria um impedimento?Quero muito fazer mas estou insegura quanto a isso…

  191. Marília

    Adorei as informações, mas confesso que me desanimei um pouco com salário, porém vou me empenhar pra ser boa o suficiente pra ganhar um pouco mais, afinal é uma profissão muito bonita e merece reconhecimento (:

  192. Rayssa

    Olá,vou começar Enfermagem Técnica no 1° semestre de 2014. Meu foco é medicina, porém não tenho condições financeiras pois aqui no DF a mensalidade do curso custa em média 5.000 e as chances na UnB são pouquíssimas (35 vagas por semestre e geralmente os filinhos de papai ou pessoas que fazem cursinho ficam com as vagas e os alunos da rede pública ficam chupando dedo). Então eu pensei em começar com Enfermagem Técnica pra me estabilizar. Logo farei Enfermagem (ou tentarei mais uma vez medicina pela Federal) e depois de Enfermagem, enfim farei a tão almejada Medicina pois terei condições financeiras…
    Considerando que gosto da área de saúde, estou fazendo a escolha correta?

  193. Rayssa

    PS.: Não começo com enfermagem pois tenho 16 e estou no 2° ano do ensino médio. Com 18 anos exercerei a profissão (Enfermagem técnica) pois busco independência financeira imediata!

  194. Luciene lima

    Olá boa tarde faço faculdade de enfermagem estou no 2º período de enfermagem gostaria de saber oq posso fazer em hospitais ou laboratórios…..

  195. jovania pereira da trimdade

    fiz a minha escriçao para fazer enfremagem gostei muito das opsoes como enfermagem pedriatra faco os quatros anos juntos ou tenho quer fazer uma especialisacaõ de pois.? obrigado

  196. gloria

    gostaria de saber se um enfermeiro que está no seu quinto semestre ele pode já realizar o exame de prevenção de câncer em seu estágio,obg

  197. henrique

    ola ! gostaria de saber , se o formando em enfermagen , posso fazer , psiquiatria ?

  198. Leticia

    olá, estou terminando o 3 ano do ensino médio e gostaria de saber se posso fazer a faculdade de enfermagem e depois fazer um curso de instrumentador cirúrgico? ou apenas o téc. seria o ideal?

  199. cassia

    eu estou na 7 serie ano que vem vou para 8 serie,mas eu quero fazer vestibulinho mas quero fazer etec de farmacia e infermagem so acho que é a mesma coisa queria que vcs me dissensem oque eu faria primeiro de tudo!

  200. cassia

    eu estou na 7 serie ano que vem vou para 8 serie,mas eu quero fazer vestibulinho mas quero fazer etec de infermagem,eu queria que vcs me dissensem oque eu faria primeiro de tudo!

    • Ludyana

      Bom dia Cassia. Primeiramente para fazer esses cursos tem que estar no ensino médio, pois eles exigem o certificado de conclusão do ensino médio quando for concluir o curso. Se for um sonho seu fazer tec. em enfermagem faça, pois é um curso muito bom.
      Bj

  201. Lila

    Sou técnica em enfermagem aqui no estado do Tocantins e estou no 5ºperiodo de enfermagem.Gosto da minha profissão,escolhi por invocação.Estou na duvida em fazer uma pós-graduação que me valorize.Aqui no Tocantins obstetricia para enfemeiro não é valorizado,devido quem ganha o repasse pelos os parto mesmo feito por enfemeiros especializados são os médicos e isso não acho justo.Então estou na duvida por qual especialização a fazer.

  202. Jaqueline

    Ola, eu preciso de ajuda !! Estou muito interessada em fazer odonto, só que o valor da faculdade é muito alto pra mim, tentei fazer o fies mas precisa do enem que eu nao fiz esse ano, quero começar a facul esse ano então pensei em fazer alguma outra faculdade da area da saude ou enfermagem ou qualquer outra mais em conta por um ano e entrar no segundo ano em odonto, consigo fazer isso?

    • Ludyana

      Bom dia Jaque. Realmente o curso de odonto está mais caro, porém não te aconselho a ingressar num curso de ensino superior por apenas um ano e logo depois mudar de curso. Veja outras opções na area que você quer. Por exemplo verificar se consegue técnico em odonto que é mais em conta e já é na area que você pretende seguir.
      Bj

  203. juliana rodrigues

    gostei muito desse site entendi tudo muito bom mesmo adorei.

  204. Lindo Jorge

    Olá! eu sou Tecnico de enfermagem,mas estou pretendendo fazer analises clinicas e saúde pública,estou em confuso se faço a enfermagem no superior ou posso trocar para analises clinicas e saúde publica pois ja fiz inscrição nos dois cursos,se puder, me ajudem por favor enquanto que não faço o vestibular que estou esperando da qui há duas semana. agradeceria que me ajudassem o possível

  205. CRISTIANE SOUSA

    BOM NOITE
    SOU FORMADA EM DIREITO, MAS ESTOU PENSANDO EM FAZER ENFERMAGEM POR NÃO CONSIGO PASSA NA OAB E NEM CONCURSO PUBLICO.
    ISSO E O PIOR CURSO QUE JÁ FIZ NA MINHA VIDA O TAL DO DIREITO NÃO BASTA PASSA CINCO ANOS NA FACULDADE DEPOIS TER QUE PASSAR PELO TAL EXAME DA ORDEM.
    SEM FALA QUEM FORMA EM DIREITO NÃO TEM PROFISSÃO,SIMPLESMENTE UM BACHAREL FRUSTRADO.

  206. Michelle

    ola , gostaria de saber se posso fazer o curso técnico , e , depois faculdade
    Enfermagem pediátrica…???

  207. Igor

    Eu vou fazer enfermagem, e pretendo fazer medicina depois, nao pelo fato de aproveitar matérias, mas como não tenho condiçoes de pagar um curso de medicina. E a area da saúde me encanta de todas as formas! pretendo futuramente fazer medicina, assim que conseguir estabilizar minha carreira vou poder pagar um curso de medicina… Eu estou pensando errado?

  208. Miguel Saraiva

    Olá!
    Estou no 11 ano e tenho de escolher as disciplinas vou ter no 12 ano e os exames que vou fazer no final do ano. Quais os exames que preciso fazer e quais as disciplinas que devo ter no 12 ano para entrar em enfermagem?

  209. Marisa

    Oi pessoal estou com muitas duvidas, fiz minha matricula no curso técnico de enfermagem e se eu gostar pretendo fazer uma faculdade de enfermagem, mas estou vendo q não e muito diferente e q se eu optar por um curso técnico vou perder tempo, pois posso fazer 4 anos de enfermagem ao invés de 2 anos de técnico e mais 4 enfermagem somando 6 anos o q vcs me aconselham ???

  210. Arlindo Jorge

    olá pessoal, tenho uma inquetação,estava fazendo curso de Medicina 2ºano na intituiçao privada reconhecida pelo ministério da esducação de saúde. infelismente fomos surpreendidos ontn.

    abulindo o curso da Medicina na faculidade. que cxurso vces me acolheriam que eu faço? faço enfermagem, fisioterapia,analises clinicas ou faço farmácia? por favour quero muito da vossa ajuda, eu moro em Luanda, Angola. um abraço.

  211. Gabrielle

    Para fazer enfermagem tem que gostar muito do cuidar pois é uma área que não é valorizada. mesmo que o profissional tenha a maior especialização que possa se ter. Pois dentro da enfermagem não conta o que você estuda. Vejo muitos enfermeiros com mestrado e até doutorado trabalhando na assistência e ganhando o mesmo que uma pessoa que não tenha nenhum especialização. Então se for fazer ENFERMAGEM é por amor e não por DINHEIRO.

    Como se diz enfermagem é o ao de cuidar.

  212. Jamile

    Olá quero muito fazer o curso técnico de emfermagem mas tenho sistema nervoso e fico tremendo as vezes. Queria saber se isso é um problema para quando eu for dá injeções ou se posso me acustumar?

  213. Arlindo Jorge

    boa noite gente eu Sou o Arlindo gostaria que me ajudem, tava fazer medicina Geral, e foi abolido,o curso, estou em dúvida, se faço analises clinicas , ou faço enfermagem.

    por favor quero que vces me respondem.

  214. shaienne sehnem

    olá minha situação é ao contrário da estela!!!sou téc de enfermagem no brasil,alguém sabe como devo proceder para revalidar meu curso técnico na argentina??? obrigado

  215. felipe

    ola gostaria de saber se que faz enfermagem pode dar aula de ciências biológicas no período do curso em escolas?

  216. Kerollayne

    Boa noite, pessoal estou fazendo o curso tec. de Enfermagem e no ano que vem quero fazer a graduação de enfermagem, mas meus pais não aceitam querem que eu faca medicina, sendo que não tenho vontade alguma de fazer o curso, não sei o que faço tenho muito medo de desaponta-los por favor medem uma luz. Obrigada

  217. Ednelson

    Olá boa noite a todos; o que vejo aqui, são grandes dúvidas entre MEDICINA E ENFERMAGEM; isso só depende da sua força de vontade, não façam da enfermagem um elástico, as pessoas precisam do foco no que querem e determinam para o futuro, se caso você quer ser Medico, então faça medicina; enfermagem é para aqueles que querem estar com o paciente dando suporte necessário. Por mais que a enfermagem não tenha reconhecimento financeiro, no meu caso não importa tanto, acho que tudo na vida tem que ter DEDICAÇÃO. Para que você seja um bom Medico, é preciso esforço,dedicação,determinação; assim como na Enfermagem. Sou Técnico de Enfermagem e eu amo minha profissão. Sempre tive o Objetivo de fazer Medicina, porém; minhas condições não condizem com meu perfil, mas posso afirmar com clareza, de que serei um bom ENFERMEIRO, e ajudarei a muitos com muito carinho, atenção,dedicação e pretendo fazer várias especializações para aprofundar meus conhecimentos. Então pessoas, não façam Enfermagem, como se fosse uma porta para Medicina, tenha foco no seu real objetivo. Minha intenção aqui não é julgar ninguém, pelo contrário, estou somente expondo minha opinião “Construtiva” e espero que tenha ajudado a alguém.

  218. Luciana

    Olá! tenho 28 anos,e quero entrar na área da saúde, porém tenho dúvidas, se faço o técnico ou começo logo pela graduação. Algumas pessoas dizem que é melhor o técnico, outras dizem que é melhor fazer direto a graduação. É mais difícil conseguir emprego sem fazer o técnico antes? Por favor podem me ajudar?

  219. alane

    Faço Enfermagem e gostaria de saber se posso me especializar em bioquímica,pois gostaria muito de dar aula!

  220. cleicianne

    fiquei em duvida, das respostas, se eu fizer enfermagem não posso fazer medicina? tou começando agora tenho apenas 17 anos queria opnioes, sobre enfermagem e medicina.

    • Gleysi

      Olá , depois de uma graduação em enfermagem você poderá fazer qualquer outro curso , Mas o pequeno detalhe é que a enfermagem nãoé uma “porta” para entrar em medicina . por mas que pareçam ser super semelhantes existe uma grande diferença entre as duas e se seu objetivo for aproveitar algumas matérias de enfermagem você não vai conseguir muito sucesso nessa ideia . Espero que temha ajudado , beijos

  221. lavinia maia

    ola tenho 17 anos e estou no 2 ano gostaria de saber se já posso fazer curso de enfermagem ou se já existem pra minha idade. espero ansiosa pela resposta

    • Gleysi

      Olá Lavinia , você pode sim começar o curso técnico em enfermagem agora , assim vc termina o ensimo médio junto con o cursinho . Boa sorte e espero que vc se apaixone pela área :)

    • DANIELA

      Boa tarde!! claro que tem para sua idade Lavinia que bom que aos 17anos já sabe o que quer vá em frente sou técnica gosto muito,faça o técnico depois pesquise uma especializacão para vc fazer enfermagem do trabalho vc fará mais trabalhos administrativos se gostar é legal.
      boa sorte

  222. Caio

    Ola estou no 4 período de enfermagem . Gostaria de saber se eu posso dar aulas e quais materias?

  223. kelly

    Pretendo fazer um curso de enfermagem.Gostei muito dessa área.

  224. Joyce

    Olá, terminei meu ensino médio em 2012, tentei pra enfermagem, porém acabei perdendo a vaga do prouni na hora da documentação. Esse ano resolvi fazer um curso técnico de análises clínicas e até que tô gostando, então optei, mesmo com dúvidas, fazer biomedicina e já começou as aulas. Desde mais nova quero fazer medicina. Quero trabalhar na parte da obstetrícia ou pediatria. Então,se eu fosse fazer enfermagem iria escolher essa área também. E que é uma profissão que admiro muito. Agora, cada dia que passa fico com mais dúvida entre biomedicina e enfermagem e penso trocar, não quero trabalhar em laboratório por tanto tempo, existe na bio outras áreas sei, mas, deixo aqui a pergunta que não quer calar: O que eu faço?

    • Joyce

      Ah, só pra constar, que voltou a minha vontade de fazer enfermagem quando comecei no curso técnico ter aulas de primeiros socorros. Comecei a sentir essa vontade de ajudar a quem precisa, lidar com pessoas, fazer alguma coisa por elas. Minimizar um pouco a dor delas, trazendo palavras de conforto e carinho, que hoje é pouco difícil de se ver na saúde que está tão precária.

  225. Maria Duarte

    Muito prazer!Eu quero saber qual o caminho a seguir para se formar em um professor de enfermagem.Pode ser técnico ou universitário.Sou técnica de enfermagem sonho em ser uma professora nos dois níveis.Grata!

  226. Valérya Bandeira

    Olá a todos.
    Estou super indecisa em relação ao curso de tec. em enfermagem.
    Gostaria de saber o salario que ganha, os bonus que posso ganhar, as dificuldades enfrentadas etc.

    Help!

  227. carine kester

    oi estou cursando tec.em enfermagem,e gostaria de saber, se eu for fazer enfermagem esses dois anos irao me favorecer de alguma forma.tipo, diminuindo a quantidade do tempo.

  228. Juscélia

    Fiquei muito feliz em saber mais sobre essa carreira, que é extremamente importante,estou decidida, vou cursa EMFERMAGEM! Parabéns pela matéria!

  229. Luciane

    Olá, tenho 36 anos pretendo fazer o curso tecnico em emfermagem. Será que terei chance no mercado de trabalho?

  230. silvana oliveira

    Bom dia! meu nome é silvana tenho 34 anos pretendo começar o faculdade de enfermagem será que vale a pena por conta da minha idade para arrumar trabalho bjs a todos.

  231. Roqueline Moura

    Oi, gente, tenho 25 anos na duvida do q fazer na vida optei por enfermagem onde poderia trabalhar com amor e dedicação ao próximo. Fiz vestibular e passei,mês passado com as aulas ja iniciadas,me senti um peixinho fora d’água já havia perdido trabalhos aulas de laboratórios enfim me sentir prejudica. Cancelei o curso e, tentarei, novamente, ano q vem mas ainda nao sei o q fazer, na verdade tenho medo, medo de falhar. sabe queria dormir e acordar com a certeza do q fazer da minha vida.

    • DANIELA

      OlÁ Roqueline,estamos quase na mesma situação pois também não sei o que fazer da minha vida,sou técnica de enfermagem do trabalho gostaria de fazer a faculdade de enfermagem mas não consigo me decidi o triste é que o tempo passa muito rápido enquanto estou indecisa e já tenho 32anos muitas vezes penso que já esta muito tarde para começar uma faculdade mas..não sei o que fazer gostaria também de conciliar o meu emprego com outro na aréa hospitalar,são dúvidas e mais dúvidas,espero que você consiga se decidir.

  232. Karoline

    Bom Dia, faço curso de Técnico em Enfermagem e queria muito me especializar em Pediatria, queria saber se o Técnico também pode ou somente quem faz Enfermagem a nível superior ? E se há algum curso nessa especializão gratuito ?
    Desde Já Agradeço !

  233. Gabriela

    oi,estou passando por esse site pois eu já me preocupo em que profissão seguir.
    tenho 15 anos e pelo que eu sei,os cursos de enfermagem podem ser feito se tiver no mínimo 17 anos,então eu vou esperar até os 17 pk é essa carreira que quero seguir.
    gostei muito desse site,mais gostaria de saber um pouco mais sobre enfermagem, gostaria que alguém especializado possa me dizer um pouco mais da carreira,por onde devo começar, etc.
    *obs… antes eu queria seguir outra carreira,mais me apaixonei quando soube dessa outra carreira, pois cuidar de pessoas deve ser muito legal.
    obg!!

  234. douglas

    boa noite sou enfermeiro graduado queria saber se ganho tempo fazendo medicina qtos periodos adianto peço q me de resposta

  235. jessyca

    Bom dia tenho 19 anos e gostaria de saber se eu fizer o tecnico de enfermagem e depois me especializar em enfermagem do trabalho , será que assim eu teria um retorno melhor financeiramente ?

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
Guia do Emprego
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!