corrida espacial

Engenharia Aeronáutica

Engenheiro Aeronáutico é o profissional especializado no projeto de helicópteros, aviões e até naves. Conheça mais sobre o curso de Engenharia Aeronáutica.

Engenharia Aeronáutica

Habilitação:
Engenheiro Aeronáutico
Duração do Curso:
5 anos
Área:
Engenharia
Atributos do Profissional:
Visão Espacial e Raciocínio Lógico
Salário Médio:
R$ 4000,00

A carreira em Engenharia Aeronáutica

O Engenheiro Aeronáutico é o profissional que trabalha projetando, construindo e fazendo a manutenção de aviões, helicópteros, foguetes, satélites e naves espaciais.

Podemos fazer um comparativo dizendo que a Engenharia Aeronáutica está para os céus do mesmo modo que a Engenharia Naval está para os mares e a Engenharia Mecânica está para a terra.

Especializado em todo tipo de veículo aéreo, desde pequenos aviões, até grandes naves espaciais, o profissional de engenharia aeronáutica é fundamental para a segurança dos vôos.

É ele quem gerencia as equipes de manutenção das aeronaves, cuida do projeto dos instrumentos de controle e também planeja as melhores rotas de linhas aéreas que atravessam o continente e os Oceanos.

Além disso, o profissional de Engenharia Aeronáutica também pode trabalhar em uma série de setores ligados a atividade aérea, tais como o projeto de novos aeroportos, ampliação de aeroportos já existentes e o gerenciamento do fluxo do tráfego aéreo.

O Curso de Engenharia Aeronáutica

O curso de Engenharia Aeronáutica é um curso que possui uma forte carga de matérias exatas. Nos dois primeiros anos, onde é feita a formação básica do engenheiro aeronáutico, será estudado muito cálculo e desenho técnico. A partir do terceiro ano, começam as matérias específicas da Aeronáutica, tais como, tecnologia aérea, eletrônica, mecânica de vôo e dinâmica estrutural para aeronaves.

Em algumas faculdades de Engenharia Aeronáutica, o aluno tem de fazer a opção por uma especialização no terceiro ano, podendo escolher entre atuar em uma área mais geral do projeto de aeronaves ou então áreas específicas tais como projeto de helicópteros, desenho de aeronaves, projeto de aviões e engenharia espacial. Por se tratar de um curso de engenharia avançada, no final do curso é sempre necessária a produção de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Engenharia Aeronáutica: Projetando aviões, helicópteros e até naves espaciais !!

Grade básica do curso de Engenharia Aeronáutica

  • Cálculo;
  • Geometria Analítica;
  • Álgebra;
  • Equações Diferenciais Ordinárias (EDO);
  • Física Geral;
  • Eletrônica;
  • Tecnologia Digital;
  • Mecânica dos Fluidos;
  • Termodinâmica;
  • Aerodinâmica.

Melhores Faculdades

São inúmeras as instituições de ensino que o ofertam o curso de Engenharia Aeronáutica. Porém, é necessário verificar se a faculdade possui reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois somente assim o aluno receberá um diploma ao se formar. Além disso, existem alguns índices, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que demonstram a avaliação do curso pelo MEC. As principais universidades que oferecem o curso de Engenharia Aeronáutica, com melhor desempenho do CPC, e reconhecimento do MEC são:

  • Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – São Paulo;
  • Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Minas Gerais;
  • Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo;
  • Universidade Paulista (UNIP) – São Paulo;
  • Universidade FUMEC (FUMEC) – Minas Gerais;
  • Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos (ETEP) – São Paulo;
  • Universidade do Vale do Paraíba (Univap) – São Paulo;
  • Universidade de Taubaté (UNITAU) – São Paulo.

A Engenharia Aeronáutica e a Corrida Espacial

Terra Vista da Lua: Uma das imagens mais lindas do universo !!

A Corrida Espacial foi um período do século passado onde as duas principais potências do mundo, na época, Estados Unidos e União Soviética (URSS) disputaram entre si para ver quem tinha a superioridade da Engenharia Aeronáutica e conseguia conquistar o espaço primeiro.

Considerado a última fronteira militar e tecnológica, o espaço foi alvo de ambição destas duas potências que queriam explorá-lo em busca de riqueza e vantagem estratégica.

A largada da corrida espacial foi dada oficialmente no dia 03 de Novembro de 1957 do milênio passado, quando os Soviéticos lançaram o primeiro ser vivo no espaço, a cadela Laika, no módulo espacial Sputnik II. Embora a missão tenha sido um sucesso, a cachorrinha não chegou a voltar viva para a terra morrendo devido ao superaquecimento da nave.

Yuri Gagarin: O primeiro humano a chegar ao espaço

Após o sucesso desta missão, os Soviéticos foram ainda mais ousados. Desta vez a missão era levar um homem ao espaço e ao contrário do que aconteceu a Laika, o objetivo era trazê-lo vivo de volta ao nosso planeta.

O piloto escolhido para esta arriscada missão foi o Capitão Yuri Gagarin, que passou por um rigoroso treinamento físico e psicológico. A Engenharia Aeronáutica Soviética desta vez foi mais cuidadosa e não cometeu os mesmos erros da outra missão, projetando uma nave muito maior e mais segura, conhecida como o módulo espacial Vostok I.

Gagarin voou para fora da terra e voltou com segurança no dia 12 de Abril de 1961. Foi neste dia que ele disse a famosa frase: “A Terra é Azul”.

Apollo 11: A Missão que Levou o Homem a Lua

Os Americanos que estava perdendo a corrida espacial até este momento, após a missão de Gagarin decidiram tomar uma decisão radical. O presidente Americano na época, John Kennedy, anunciou: “Nós decidimos ir a Lua. Nós decidimos ir à Lua nesta década e fazer outras coisas, não porque elas são fáceis, mas porque elas são difíceis”, muitos consideravam uma missão impossível, mas o governo Americano estava disposto a realizá-la e investiu bilhões de dólares e praticamente uma década inteira neste projeto.

Para se ter uma idéia da dificuldade desta missão, batizada de Missão Apolo, levando em conta a tecnologia da época, foram necessárias peças fabricadas por mais de 20 mil empresas, 300 mil trabalhadores e 20 bilhões de dólares de investimento em Engenharia Aeronáutica.

Neil Armstrong: O primeiro homem a pisar na lua terrestre

Após 10 anos de trabalho duro, a nave da Apolo 11 foi lançada no dia 16 de Julho de 1969 do Cabo Canaveral levando 3 astronautas: Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins. A nave voou por 4 dias inteiros chegando a Lua no dia 20 de Julho de 1969, Armstrong, o comandante da missão, foi o primeiro homem a descer e pisar na lua. Assim que completou a missão, e deu o primeiro passo sobre o chão da Lua, disse sua famosa frase: “Este foi um pequeno passo para um homem, mas um grande passo para a humanidade”.

A corrida espacial entre Russos e Americanos durou até o dia 17 de Julho de 1975, quando as naves Soyuz e Apolo realizaram uma acoplagem.

Acoplagem das Naves Apollo e Soyuz: Final da Corrida, Inicio da Parceria

A partir de 1975, com o fim da corrida espacial, a Rússia e a América passaram a colaborar entre si, hoje em dia as agências espaciais de ambos os países trabalham para a construção da Estação Espacial Internacional (ISS), o maior projeto de Engenharia Aeronáutica que já foi feito pela humanidade.

Especializações da Carreira de Engenheiro Aeronáutico

Dependendo do perfil do profissional ele pode optar ainda pelas seguintes especializações dentro da Engenharia Aeronáutica:

  • Gerenciamento de Tráfego Aéreo: Profissional que orienta o tráfego de aeronaves, auxiliando nas operações de pouso e decolagem dos aviões com segurança. Este profissional da Engenharia Aeronáutica também pode atuar definindo corredores de tráfego aéreo e estudando a melhor rota para as aeronaves.
  • Engenharia Espacial: Especialização da Engenharia Aeronáutica onde o profissional atua projetando foguetes, satélites e naves para a exploração espacial.
  • Manutenção de Aeronaves: Como é um grande conhecedor da estrutura e projeto das aeronaves, o engenheiro aeronáutico também pode atuar coordenando equipes de manutenção e reparos para aviões e helicópteros.
  • Desenho e Projeto de Aeronaves: Uma das principais especializações da Engenharia Aeronáutica, nesta carreira o profissional atua criando, desenhando e definindo novos modelos de aeronaves. É este profissional que define os materiais e coordena os testes das aeronaves, quando estão sendo fabricadas.
  • Sistemas Aéreos: Especialização da Engenharia Aeronáutica onde o profissional atua projetando e testando sistemas internos para as aeronaves, tais como instrumentos de controle, sensores, mecanismos de pressurização, sistemas eletrônicos, computadores de bordo.

Carreira de Engenharia Aeronáutica: Aspectos Favoráveis

Por se tratar de um curso de engenharia avançado e complexo, a Engenharia Aeronáutica está entre as carreiras de engenharia mais valorizadas do mercado. A procura por profissionais de Engenharia Aeronáutica deve subir ainda mais nos próximos anos, devido aos crescentes investimentos do governo e das empresas no setor.

Outra boa oportunidade para os Engenheiros Aeronáuticos está na cidade de São Paulo, onde temos a maior frota de helicópteros do mundo!! Há excelentes vagas em empresas que atuam na armazenagem e manutenção destes helicópteros.

O mercado de projeto de aeronaves deve crescer muito no Brasil na próxima década, pois o país tem planos de construir um caça de alta tecnologia, novos foguetes de lançamento de satélites e também deve investir bastante no projeto de novos aviões de passageiros através da Embraer.

Carreira de Engenharia Aeronáutica: Aspectos Desfavoráveis

O principal aspecto da Engenharia Aeronáutica está na concorrência do curso: há poucos cursos no Brasil e todos os vestibulares são muito difíceis. O vestibular de Engenharia Aeronáutica do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) por exemplo, é considerado por alguns professores como o mais difícil do Brasil!!

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. tati

    olá, eu gostaria de saber quais são as poucas faculdades do Brasil que oferecem a Carreira em Engenharia Aeronáutica ?

    • Heloisa

      ITA, USP, UFMG, UNIP, UVAP, UNITAU.

    • V

      Engenharia Aeronáutica: UNIP, ITA, USP, UFU, UNITAU. Engenharia Mecânica-Aeronáutica: UNIFEI, ITA. Engenharia Aeroespacial: ITA, UnB, UFMG, UFABC, UFSC, UNIVAP.

      • V

        A USP também tem o curso de Engenharia Mecânica-Aeronáutica

  2. Pedro Addler

    Olá Tati

    A Engenharia Aeronáutica é realmente a faculdade de engenharia mais “rara” do Brasil sendo oferecida em pouquíssimas faculdades.

    Você vai encontrar o curso de Engenharia Aeronáutica nas seguintes universidades:

    - ITA ( Instituto Técnico da Aeronáutica )
    - USP São Carlos
    - UFMG ( Federal de Minas Gerais )

    • jorge junior

      Bem desculpe em corrigi-lo mais tambem pode se encontrar o curso de engenharia aeronáutica na universidade paulista a UNIP.

      • Erika

        Sim, há também o curso na UNIP de engenharia aeronáutica, porém não é valorizado no Mercado como os citados ateriormente…

        • machado

          Mais tambem e encontrado na ufu de uberlândia

          • Alexandre

            Também na UFABC
            Federal do ABC paulista

        • Rubens

          O nome da faculdade nao é tudo, voce pode compensar isso com um curso tecnico na area de mecanica de aeronaves,e com uma pós graduaçao em qualquer area da aviaçao.

          • Claudir Jr.

            Absolutamente, o nome da universidade é sim TUDO.

          • gabriel

            tem também na UFSM no RS, federal de Santa Maria

    • Matheus Augusto

      Pedro e Erika há esse curso também na UnB campus do Gama, o único problema é que no ato da inscrição no vestibular, vc não tem como escolher somente este curso porque ele faz parte do grupo das engenharias da UnB (Engenharias: Aeroespacial, elétrica, automobilística, de energia e de software). Então vc terá que competir com todos por uma vaga, mas a demanda é o ponto forte, normalmente são em média 6 ou 7 por vaga.

    • Daian Andreuzzi

      Olá.

      Todos sabemos que engenharia é uma faculdade muito difícil, ainda mais Aeronáutica.
      Gostaria de saber se existe algum curso técnico na cidade de São Carlos SP na área aeronáutica ou manutenção de aeronaves pois gostaria de fazer um curso técnico antes de começar uma faculdade de Engenharia Aeronáutica.

      Gostaria de saber também como é o mercado de trabalho para essa área na cidade e se o custo de vida é muito alto ou não.

      Obrigado!

    • Carlos Felipe

      Na verdade a engenharia mais rara é a nuclear.

  3. Guilherme

    Engenheiro Aeronáutico deve ficar um tanto louco…pois matematica, fisica, computaçao, eletronica, mecanica, ..enfim…isto é praticamente uns 10 cursos de faculdade em um só …estranho formar-se em apenas 5 anos…quero dizer no minimo uns 8 anos..deve-se entender um POUCO de tudo…

    • yasmim

      se voce deu valor aos estudos voce consegue chegar em qualquer lugar e se voce acha matemática difícil
      ou química ,computação entre outras voce não deve se preocupar com as matérias que ão de vir. obg! desculpe se voce acha ironia.

  4. Ricardo

    Olá

    Primeiramente, gostaria de dizer que adorei o site, muito informativo, um dos melhores sites sobre carreiras que eu já vi…
    Adoro aviação e acho interessante fazer engenharia aeronáutica, pois gosto mais da parte física e do projeto de aviões… Moro perto de São Carlos, onde tem o curso na USP, porém o vestibular da Fuvest não é nada fácil rsrs… já estou cursando uma faculdade de Química (outra área q eu adoro) mas totalmente fora da área de Aviação… será q compensa eu largar Química para fazer cursinho e tentar passar na USP em Engenharia Aeronáutica ? Quanto tempo de cursinho será necessário para entrar no curso, em média ??

  5. Hugo Santana

    Caro,

    Esqueceu de mencionar mais 3 Faculdades que fornecem o Curso de Eng. Aeronáutica:
    UNIVAP / UNIP / UNITAU, ambas autorizadas pelo MEC e com excelentes notas em seus cursos.

    Abraço,

    Eng. Aer. Hugo Santana

    • Tiago Antonio Amado

      Ola, Hugo estou interessado em fazer o curso de engenharia aeronáutica na UNIP e não pude deixar de notar que vc é um engenheiro da area, queria saber de vc que esta no ramo se tem campo para trabalho…é bom o curso em si???
      Eu estou no interior de São Paulo e aqui não tem nada sobre esta área de engenharia aeronáutica , por isso teria que me mudar para São Jose dos Campos que fica a uns 600 Km da onde eu estou, por isso queria trocar ideia com alguem do ramo, que é o seu caso…
      Obrigada….

  6. Lucas giovanelli

    No Rio de Janeiro não tem nenhuma ??
    Me interessei, porém teria que ter no Rio para eu fazer =/
    Quero fazer algum tipo de engenharia, mas to em duvida: Mecânica, civil, ou engenharia aeronáutica. . .
    Quero conciliar dinheiro, com liberdade, uma profissão que tenha um bom ganho Mas que não tome todo meu tempo, com altos niveis de stress

    • yasmim

      olá lucas eu também queria no rio de janeiro porque
      eu quero trabalhar e fazer o curso ao mesmo tempo
      seria muito bom esse curso aqui no rio só que eu obtive informação acima falado que nos últimos
      3 anos iria aumentar essa profissão no mercado.

  7. Pedro Addler

    Olá Ricardo

    Sempre vale a pena sim !! Se você está interessado na Engenharia Aeronáutica vale a pena sim largar o seu curso de Química e mudar.

    Em relação ao tempo de cursinho necessário para uma pesssoa normal passar em Engenharia Aeronáutica é de 2 anos de cursinho em média.

    Mas como você já está fazendo química e deve ter passado por cálculo e afins, acredito que você leve somente 1 ano de cursinho pra passar em Engenharia Aeronáutica.

    • Carolina Ribeiro

      Gostaria de conversar com alguem formado em engenharia aeronáutica ou que esteja proximo de se formar. Caso alguem apareça é so me mandar um e-mail.

  8. Daniel Augusto

    Olá,
    Parabéns pelo site, ficou ótimo. Eu gostaria de saber quanto tempo de cursinho em média os normais ficam para passar no curso de engenharia aeronáutica da USP, detalhe: modéstia a parte, eu sou muito bom em exatas e estou em meu primeiro ano de cursinho. Por favor me respondam! Obrigado.

    • Jonathan

      Depende da universidade que você almeje. Eu estou estudando para o ITA, e é a única opção que tenho certa propriedade para falar.

      Ao se tentar o ITA, você será testado somente em matemática, física, química, português e inglês; sendo que estas duas últimas são provas de nível médio, enquanto as três primeiras estão entre as provas mais difíceis do país. Se tiver uma ótima base, bastariam um ou dois anos de estudo rigoroso e especializado (seja em cursinho, seja sozinho) para se tornar um candidato competitivo.

  9. Stephan Prando

    Gostei das informações dadas neste site.

    Moro atualmente no Canada em Calgary e na minha cidade nao há nenhuma universidade de Engenharia Aeronáutica. Lá eu estudo manutenção de aviões (curso técnico de dois anos).
    Estou procurando quais são as 10 melhores e bem conceituadas faculdades de Engenharia da Aeronáutica do mundo, pois pretendo estudar e me formar nesta área, porém em uma excelente faculdade. Se por acaso alguém puder me trazer esta informação estarei muito grato.

    Stephan Prando

    • Gabriel Bacelar

      Olá Stephan, achei legal a sua pergunta.
      Atualmente o lugar do mundo mais conceituado para realizar o curso de Engenharia Aeronáutica no mundo é o MIT (Massassuchetts Institute Tecnologic, porém temos aqui no Brasil o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) que foi teve como seu primeiro reitor um americano vindo do MIT e está concerteza entre os 10 do mundo na área.

  10. jerffeson

    Olá
    eu faço o primeiro ano do segundo grau na escola profissional do município de Aracati/CE e estou enteresado em fazer engenharia aeronáutica. eu quero saber se as faculdades que disponibilizam o curso levam em consideração a nota do Enem ?

    • Yuri

      ei kra tb sou de Aracati e acabo de ser arovado no curso de Engenharia Aeronáutica to indo para São Paulo, entrei pela minha nota do enem pelo prouni, mas tem que estudar muito viu, as faculdades disponibilizam no máximo 1 bolsa para todo o Brasil…

  11. Henrique

    Gostei muito deste site!
    Me interesso bastante sobre engenharia Aeronáutica!

  12. Maiane

    Não há muitas faculdades com o curso de engenharia aeronáutica por aí, mesmo, é uma pena… Sou do Rio Grande do Sul, será que há alguma faculdade por aqui que tenha o curso? Ou é mais em SP mesmo? Obrigada!

  13. Roberto

    Qual a média de preços das mensalidades do curso de engenharia aeronáutica ?

    • Guilherme Macedo

      As melhores faculdades, aí incluído o ITA, onde me formei, são de graça. Recomendo bastante o curso, na minha opinião a engenharia aeronáutica é apaixonante. Mercado tem sim, engenheiro aeronáutico das melhores escolas não fica desempregado. O maior pólo aeronáutico no Brasil é o Vale do Paraíba, onde se encontra a Embraer e outras indústrias do ramo aeronáutico.

  14. Bianca Biancardi

    Olá..
    Gostei muito do site, pois responde muitas das dúvidas dos estudantes..
    sempre gostei dessa área de engenharia aeronáutica, e gostaria muito de passar no curso na USP, porém tenho medo de ainda existir certo preconceito por eu ser mulher..
    por favor, gostaria que alguém pudesse me dizer se posso estar enganada perante a isto…
    pois seria complicado, pela disputa no mercado de trabalho, sendo raríssimas mulheres..
    Desde ja agradeço…

    • Felipe de Mello

      Olá Bianca,

      realmente vc esta enganada rs….eu conheço duas engenheiras aeronáuticas, as duas são bem conhecidas no mercado da aviação por serem ótimas profissionais valorizadas no mercado, uma delas inclusive foi minha chefe em uma grande empresa aérea na área de manutenção de aeronaves. Portanto, esqueça essa parada de preconceito, é claro q na faculdade vc encontrará mais homens do q mulheres, mas o q acontece é q muitos que se formam em eng.aer acabam não ingressando na área da aviação, acabam indo pra bancos ou instituições de consultorias e enfim, o mercado da aviação sempre necessita de engenheiros que estejam dispostos a seguir a carreira na aviação, portanto se é o q vc quer, vai fundo nessa. Abraços

  15. Pedro Addler

    Olá Daniel Augusto

    Realmente, como você deve ter se informado, passar em Engenharia Aeronáutica não é uma tarefa fácil.

    Em geral as pessoas precisam de 2 ou 3 anos de cursinho e de experiência no vestibular para poder passar.

    Mas como você é bom em exatas deve precisar de 1 ou 2 anos no máximo pra passar, a parte pesada mesmo do vestibular de Engenharia Aeronáutica é justamente a parte de exatas.

  16. Gabriel Mendanha

    Bom , primeiramente Parabéns pelo site o melhor site em relaçoes a profissoes que eu ja vi , eu gosto muito de medicina e quase todas as àreas de engenharia o meu único problema é a concorrência que eu tenho um certo ‘medo’

    OBS:tenho 14 anos

  17. Pedro Addler

    Olá Stephan Prando

    Ficamos muito felizes de ter um público falando de tão longe quanto o Canadá :P

    Em relação as melhores faculdades de Engenharia Aeronáutica do mundo, não temos essa informação, pois somos especializados somente em faculdades Brasileiras. No entanto posso te adiantar que o Brasil possui uma das melhores faculdades de Engenharia Aeronáutica do mundo: O ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

  18. Pedro Addler

    Olá Jerffeson

    Tenho notícia de que ITA, principal escola de Engenharia Aeronáutica do Brasil, está aceitando sim a nota do ENEM, passou a aceitar a partir do ano passado, o ITA no entanto, aceita o ENEM somente como parte integrante da nota, você de qualquer modo terá que fazer o vestibular.

    • rafael

      Cara, é melhor se informar direito, o ITA não aceita a nota do ENEM, ele tem o vestibular próprio que é o mais difícil do país.

    • Guilherme Macedo

      Realmente, o ITA NÃO ACEITA NOTA DO ENEM. Tem que fazer o vestibular do ITA.

  19. Pedro Addler

    Olá Maiane

    Infelizmente não, não temos nenhuma faculdade com o curso de Engenharia Aeronáutica no Sul, somente no Sudeste.

  20. RAFAELA CAMARGO

    gostaria de saber se há vagas no mercado de engenharia aeronáutica para mulheres ou é mais para homens.

    • Pedro Addler

      Olá Rafaela Camargo

      Imagina !! Hoje em dia e cada vez mais o mercado de Engenharia Aeronáutica e de todas as Engenharias está aberto tanto para homens quanto mulheres.

      Para a geração Y, a minha geração e a sua também ( nascidos nos anos 80 e 90 ) o gênero sexual não é importante no mercado de trabalho.

      Como a geração Y está aos poucos tomando o poder nas empresas o preconceito diminui cada vez mais.

      • eduardo

        Ola caro amigo hoje eu faco faculdade de engenharia civil eu posso fazer uma especializacao em engenharia da aeronautica estou qurendo sabe

  21. Pedro Addler

    Olá Roberto

    De um modo geral a mensalidade para o curso de Engenharia Aeronáutica está entre 1000 e 1500 Reais nas Universidades Particulars.

  22. Pedro Addler

    Olá Bianca Biancardi

    Embora exista sim alguns traços de preconceito no mercado de trabalho de Engenharia Aeronáutica, você está errada sim !!

    O fato de você ser mulher não impede em nada de você fazer Engenharia Aeronáutica, você pode ser uma das melhores, não importa o sexo.

  23. Sidney

    A UFU-MG também tem o curso de engeharia aeronáutica. Em Uberlandia – MG

  24. Joao Lopes

    Olá a todos!
    Gostei muito desse site, fala da engenharia aeronáutica.
    Eu estudo na Russia na cidade Kazan, estou neste ano aprendendo a lingua Russa para o proximo ano entrar na faculdade de engenharia aeronautica aqui na Russia.
    gostaria de perguntar se na Russia se sabem a relacao que a Russia tem na area de aviacao, e se posso encontrar um boa universidade aqui

    • Pedro Addler

      Olá João Lopes

      Mas que interessante !! Ainda quero conhecer a Mãe Rússia !

      E você está no lugar certo viu, a Rússia é um dos grandes países produtores de tecnologia Aeroespacial e Engenharia Aeronáutica.

      Através de indústrias tais como a Tupolev eles fabricam aviões, naves e módulos espaciais a quase 100 anos.

      Os projetos Russos de Engenharia Aeronáutica são tão bons que até os Americanos usam naves Russas pra levar suprimentos pra Estação Espacial Internacional ( ISS ).

      • cristina

        Boa tarde, realmente estudar na Russia é o máximo,o duro é revalidar o título no brasil, meu marido é cubano e é formado na Rússia,moramos no Brasil e já faz 6 anos que tentamos revalidar o título e até hoje não conseguimos por causa da burocracia,não adianta nada estudar no exterior porque aqui neste país é extremamente dífícil trabalhar, mesmo com o diploma na mão

  25. Rosana

    olá! Pedro Addler
    gostaria muito, muito de saber, se existe uma forma de creditar disciplina do curso de engenharia civil ao curso de eng. de Aeronaútica?
    é q estou iniciando o curso de engenharia civil no 1ºsemestre do prox. ano. gosto muito da minha área, mas o meu sonho é em Aeronaútica
    obrig.

    • Pedro Addler

      Olá Rosana

      Embora sejam cursos bem diferentes, algumas matérias de Engenharia Civil você vai poder creditar sim em Engenharia Aeronáutica, em especial as matérias do primeiro ano tipo: Cálculo e matemáticas.

      O primeiro ano de todas as Engenharias em geral é bem parecido, alguns professores inclusive chamam de “Ciclo Básico da Engenharia” o primeiro ano por causa das semelhanças.

  26. Talita

    Oi , meu nome e Talita .Tenho 15 anos vou para o 1° ano o ano que vem é gostaria de saber se eu já posso começar a fazer a faculdade ? E também gostaria de saber se e melhor exercer essa profissão de Engenharia Aeronáutica aqui ou em outro país, qual ?!

    • Pedro Addler

      Olá Talita

      Sinto te informar mais infelizemente você não pode fazer faculdade de Engenharia Aeronáutica ainda não… segundo as leis Brasileiras, para você poder fazer faculdade, seja de Engenharia Aeronáutica ou qualquer outra você tem que ter concluído o Ensino Médio ( colegial ).

      Em relação a desenvolver a carreira de Engenharia Aeronáutica em outro país, é uma questão de escolha, estudar em outro país é uma boa experiência de vida, mas nos dias de hoje o Brasil tem uma grande qualidade em Engenharia ( de todos os tipos ), você não precisa mais sair do país para buscar bons cursos.

      Estudar fora só se for pela experiência mesmo :D

  27. yuri farah

    olah aodro aviação e procuro um curso superior nessa area me interessei por engenharia aeronáutica mais gostaria de saber de sua disponibilidade de empregos no brasil para essa formação

    • Pedro Addler

      Olá Yuri Farah

      A Engenharia Aeronáutica por ser um curso extremamente difícil ( pelo menos segundo a opinião da maioria das pessoas ) é um curso muito bem valorizado pelo mercado.

      Há falta destes profissionais de Engenharia Aeronáutica inclusive.

      No entanto para conseguir os melhores empregos de Engenharia Aeronáutica você não pode parar no tempo, estude muito e faça uma especialização, Inglês também é um ótimo diferencial.

  28. Lucas Phillip

    Primeiramente queria dizer que esse site é muito explicativo me ajudou muito,pois gostaria de fazer engenharia aeronáutica.
    E também gostaria de dizer q na UFMG( Federal de Minas Gerais ) tem engenharia mecanica com enfase em aeronautica.

  29. Cristiane

    Olá, a ETEP Faculdades está localizada em São José dos Campos – SP e também oferece o curso de engenharia aeronáutica.

  30. danielson

    mesmo que esta carreira de Engenharia Aeronáutica fosse muito dificil não desisto na mesma pois é o meu maior sonho.

  31. Vanêssa A.

    Desde os meus 13 anos eu pus na cabeça que queria fzer engenharia aeronáutica no ITA. Sempre fui uma das primeiras alunas da turma, sempre tive aptidão pra exatas e tal, mas o único motivo de eu ter feito essa escolha foi a boa remuneração, mas não conseguia me ver na profissão. Mesmo assim tive a oportunidade de ganhar uma bolsa integral no melhor colégio de pernambuco e no curso do ITA do mesmo colégio GGE, conheçido por aprovar a maioria dos pernambucanos no ITA. Hoje tenho 16 anos e estou cursando o 2° ano do ensino médio, mudei de idéia. Resolví escolher Engenharia Aeronáutica por ser uma profissão em que eu me visse realizada e gostasse do que faço. Então hoje estou estudando pra fazer Medicina ou Biomedicina (ano que vem começo o curso preparatório, se Deus quiser) e tou muito aliviada, pois ADORO biologia.
    Fica aqui a dica: façam o que gostam com afinco e serão realizados profissionalmente e pessoalmente :)

    Beijos =*

    • yasmim

      olá vanessa a. eu tenho 13 anos e quando eu vi esse site gostei muito dos conteúdos eu não sou a primeira da turma mas eu tiro notas boas sou comportada e presto atenção nas aulas etc. e quando eu vi essa profissão mexeu muito comigo porque eu quero ter um cargo na aeronáutica e esse de engenheira gostei demais e eu vou seguir o seu conselho de fazer o que eu gosto . rsrs… muito obrigada.

  32. Maxwell Rodrigo

    Ola… eu tenho 16 anos e estou a quase 3 anos longe do meu brasil (Belgica) entao eu queria saber o seguinte… eu estou aki no 4 ano de 6anos de ensino medio… pelo oque eu entendo e oq dizem devo estar no 1° ano do Brasil ou no 2°… pra falar a verdade acho q todo brasileiro que esta aki no periodo escolcar fica confuso… mais isso nao importa pq eu so vou pra o brasil depois de terminar o ensino belga… aki teho 6h de ciencias por semana (1h ou 2h fisica, 1h ou 2h Qumica, 1h ou 2h Biologia e 1 aplicaçao no laboratorio quimica, biologia ou fisica) queria saber qual e o melhor caminho… 1) refazer o 3° ano no braisl (3° ano especial poliedro sala ITA para engenharia aeronáutica) ou direto cursinho… o problema maior e o portugues pois estarei com 5 ou 6 anos (devido a diferença de ano letivo, setembro junho) sem aulas de portugues… nessas ferias de verao (inverno o brasil) estarei de ferias, adianta comprar livros ou apostilas de portugues pra adiantar um pouco? Obrigado por ler tudo, e quase tao grande quanto o artigo sobre Engenharia Aeronáutica ^^

    Maxwell

    • Pedro Addler

      Olá Maxwell Rodrigo

      Recomendo justamente o que você mesmo disse, refazer o terceiro ano do Ensino Médio aqui de novo no Brasil.

      E sinceramente acho que você não esqueceu o Português não, é cientificamente comprovado que um língua aprendida nunca se esquece.

      Em relação ao vestibular de Engenharia Aeronáutica, aqui no Brasil confesso que é bem difícil, mas estudando ( e relembrando o Português ) você consegue com certeza.

  33. thaiane

    ola,
    estou indo para o ensino tecnico e pra mim fazer faculdade de engenharia aeronáutica eu tenho q fazer q tipo de curso?

    • Pedro Addler

      Olá Thaiane

      Terminando o seu Ensino Médio Técnico o próximo passo para você entrar no curso de Engenharia Aeronáutica e fazer o vestibular.

      Caso você ainda não se sinta preparada ( afinal o vestibular de Engenharia Aeronáutica é difícil ) você também pode fazer um Cursinho Preparatório.

  34. Tayná

    quais as faculdades que oferecem esse curso de Engenharia Aeronáutica no rio ?

    • Pedro Addler

      Olá Tayná

      Infelizmente o curso de Engenharia Aeronáutica ( até o momento em que foi escrita essa matéria ) ainda não está disponível nas Universidades Públicas do Rio. :(

  35. gabriel

    quanto é o salário inicial, o salário normal, e o solaria promocional para engenharia aeronáutica ?

    • Pedro Addler

      Olá Gabriel

      O salário médio inicial para um profissional de Engenharia Aeronáutica está em torno de 4000 Reais um dos mais altos das carreiras de Engenharia inclusive.

      Agora em relação ao salário promocional ( depois de alguma promoções ) aí varia bastante, mas com certeza, em se tratando de Engenharia Aeronáutica, chega na casa dos 10.000.

  36. Luiz Fernando

    Olá Pedro,

    Gostaria de saber qual é a nota nescessaria no enem para passar em engenharia aeronautica, e qual a concorrencia a nivel de Brasil para esse segmento ?

    gostaria de conversar mais com você sobre engenharias, pois estou em uma dificil época de ter que escolher a profissão, se possível me adiciona no msn, é a mesma conta, “luiz.lopes_fermnando@hotmail.com”
    Obrigado.

  37. João gilberto

    Eu vou terminar esse ano o 3 ano do ensino médio e estou interessada na faculdade engenharia aeronáutica. Mas eu não sei se tem aqui no RS?

    • Pedro Addler

      Olá João Gilberto

      Não, até o momento em que foi escrita essa matéria, infelizmente não tinhamos o curso de Engenharia Aeronáutica no Rio Grande do Sul.

      Inclusive não há nenhum na Região Sul como um todo, todos os cursos de Engenharia Aeronáutica atualmente estão concentrados na Região Sudeste, especificamente em Minas e São Paulo.

    • Aline

      Tem sim, aqui na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina nós temos o curso de Enganharias da Mobilidade, e dentro dessas Engenharias, tem o curso de Eng. Aeronáutica e Espacial. O curso não é concorrido devido ao número de vagas que eles oferecem (são bastantes vagas) e tbm por ser um curso novo aqui pelo sul.

  38. Lucas

    Quero fazer Engenharia Aeronáutica, entretanto tenho medo de não conseguir emprego, não sei se a áerea é ampla… pretendo fazer na USP, UFMG, UNIFEI ou UFU
    Sabe me dizer se o emprego é garantido?

    Obrigado

    • Pedro Addler

      Olá Lucas

      Realmente, não vou mentir, a área de Engenharia Aeronáutica é boa, excelente, tem ótimos salários ( um dos maiores entre todas as Engenharias ) mas a competição pelos empregos é forte sim.

      Para poder ter um emprego de Engenharia Aeronáutica garantido, como você disse, é preciso estudar muito e se possível fazer uma especialização. Só depende de você.

  39. Bárbara

    Olá. Estou no segundo ano do ensino medio e desde a sexta série do fundamental o meu grande sonho é estudar no ITA, no curso de engenharia aeronáutica. Porém, só tenho 1,50 m e descobri que existe uma altura mínima, fora o fato de que eu não devo crescer mais nada. Gostaria de saber qual é essa altura mínima e quais são as chances de um aluno ser reprovado por esse motivo.

    • Pedro Addler

      Olá Bárbara

      Como você deve saber, o ITA ( Instituto Tecnológico de Aeronáutica ) é uma escola de origens militares e por isso adota alguns padrões Militares para o seu curso de Engenharia Aeronáutica.

      Essa altura mínima que no caso é de 1,60m para Mulheres e 1,65 para Homens é justamente um aspecto Militar o ITA.

      Outro fato importante, para entrar no curso de Engenharia Aeronáutica do ITA, é preciso ser jovem, no caso, ter menos de 30 anos.

  40. Pedro

    Olá, muito interessante esse artigo e muito útil. Pedro Addler, teria como você me responder (se souber, claro) se o mercado de trabalho para o profissional de Engenharia Aeronáutica está mesmo em alta? Tenho andado lendo e parece que muitos depois de se formar, não exercem a função de engenheiro no trabalho…

    de qualquer forma, excelente informaçõees, um dos melhores e mais completos sites sobre guia de profissÕes que já li! ^^

    • Pedro Addler

      Olá Pedro

      Meu xará :P em primeiro lugar obrigado pelos elogios é isso mesmo que buscamos todos os dias, nos tornar o melhor site de profissões do Brasil.

      Em relação ao mercado de trabalho para Engenharia Aeronáutica realmente ele é bom mas não é um mercado amplo.

      Em outras palavras, o Mercado de Engenharia Aeronáutica fornece excelentes empregos ( um dos melhores salários de todas as Engenharias ), só que realmente não são muitos, portanto, a competição é forte.

      Por isso que você tem ouvido relatos de profissionais de Engenharia Aeronáutica que trabalham em outras áreas, no entanto, só depende de você, se você se esforçar e tiver uma boa formação emprego não vai faltar :)

  41. Débora Alvez

    Oi’,bom estou no primeiro ano do ensino medio,decidindo o que fazer para minha vida..
    Bom minha duvida é o seguinte:
    Eu quero cursar engenharia aeronautica..E tenho a duvida em se eu cursando esse curso no ita,por exemplo,vou poder pilotar avião de aeroportos?

    Aguardo Resposta,
    Obrigada!

    • Pedro Addler

      Olá Débora Alvez

      Na realidade o profissional de Engenharia Aeronáutica cuida do desenho e projeto dos aviões e Aeronaves, quem pilota mesmo é outro profissional, no caso, o Piloto.

      O Piloto é formado em um curso totalmente diferente, o Curso de Pilotagem, você como Engenheira Aeronáutica não vai poder pilotar não.

      A não ser claro que além de fazer o curso de Engenharia Aeronáutica você também faça o curso para piloto :D

  42. Lucas Levino

    Por acaso não tem esse curso de engenharia Aeronáutica no Rio de Janeiro ???
    Possuo grande interesse nessa area e ficaria muito grato se, responde-se a minha questão
    Obrigado.

    • Pedro Addler

      Olá Lucas Levino

      Infelizmente você não encontra o curso de Engenharia Aeronáutica no Rio não ( pelo menos até o momento em que foi escrita esta matéria ).

      Todos os cursos de Engenharia Aeronáutica atualmente estão concentrados em São Paulo e Minas Gerais, estados com forte tradição em Ciências Exatas e Engenharia.

  43. Geovane Junior

    Olá!
    Eu tenho 19 anos e atualmente estou estudando Engenharia de produção em uma Universidade particular de São Paulo (PROUNI). Eu tenho o sonho de me formar em Engenharia Aeronaútica e esse ano pretendo prestar o vestibular do ITA. Queria a opnião de vocês no tocante ao meu futuro, devo deixar a produção (onde já estou estagiando) e fazer Aeronaútica ou não? Ah!! Também quero dizer que esse é o melhor e mais completo site na abordagem de carreiras. Parabéns!!

    • Pedro Addler

      Olá Geovane Junior

      Essa realmente é uma questão bem difícil…

      Minha dica é a seguinte: se você estiver apenas começando seu curso de Engenharia de Produção, vale a pena sim largar e iniciar o novo projeto de passar no ITA em Engenharia Aeronáutica.

      Agora, se você já estiver do meio pra frente ou então terminando o curso de Engenharia de Produção, aí vale mais a pena terminar primeiro e depois começar a pensar no projeto de passar no ITA.

      De qualquer modo, não desista !! Se o seu verdadeiro sonho é fazer Engenharia Aeronáutica, adie os planos se for o caso, mas nunca desista, nunca desista de perseguir seus sonhos.

  44. Pedro Addler

    Olá Luiz Fernando

    Para se passar em Engenharia Aeronáutica usando a nota do ENEM, levando em conta que temos poucas faculdades que tem o curso e também a concorrência forte, acredito que você deva conseguir mais ou menos uns 700 de média geral, incluindo Redação.

  45. Wesley Vicente

    Eu adoro aviões sempre sonhei em pilotar um mas gosto muito também de engenharia foi por isso que decidi fazer engenharia aeronáutica !

  46. Paulo São José

    - O setor de engenharia aeronáutica no Brasil veem atualmente ocilando pois é uma profissão restrita ao desenvolvimento e projetos de aeronaves em si. Uma dica que dou! Escolham o curso que vc conheça as materias ou seja a grade, pois uns priorizam industria outro pesquisa, e ai vai …
    Mas como estou a 2 anos no setor creio q valeu a pena o objetivo é ter vontade de aprender e estudar muito cálculo e ter paixão por ciência..ex: como funciona a turbina de um aviao, o escoamento de ar em sua estrutura, queima de combustivel no motor…e ai vai …bom rsrs devem saber o que querem no setor de aeronáutica ou espaço!

    UNIVAP – Engenharia Aeronáutica e Espaço

  47. MANUELLA

    boa tarde primeiramente!
    adorei esse site, tenho um sonho de ser delegada, mas me enteresei muito nesse cargo.
    gostaria de fazer uma pergunta.
    gostaria de saber qual a idade que pode começar a se escrever nesse curso de engenharia aeronáutica ?

    • Pedro Addler

      Olá Manuella

      Para poder se inscrever no curso de Engenharia Aeronáutica, assim como em qualquer curso não tem idade não !! Só tem uma regra:

      No Brasil para poder ingressar no Ensino Superior ( Faculdade ) você tem que ter os diplomas do Ensino Básico e do Ensino Médio.

      Assim que você terminar o Ensino Médio, técnico ou clássico, você já vai poder prestar o vestibular de Engenharia Aeronáutica.

  48. Alex

    olá sou alex
    eu sou Cabo Verdiano e Gostaria de ir estudar engenharia aeronáutica no Brasil quais os requisitos necessários

    • Pedro Addler

      Olá Alex

      Em primeiro lugar saudações a comunidade de Cabo Verde que acessa o Guia da Carreira !! Nós damos boas vindas a pessoas de todas as partes do mundo que falam Português !!

      Para poder fazer o curso de Engenharia Aeronáutica a primeira providência é se mudar para o Brasil e tentar se naturalizar.

      Uma vez naturalizado, você vai poder participar dos nossos processos de seleção ( vestibulares ).

      Aí basta escolher uma universidade Pública que tenha o curso de Engenharia Aeronáutica e passar na prova.

  49. Júnior

    vou tentar o epcar, meu sonho é mexer com avião , adoro desenhar, será que depois de formado vou poder fazer engenharia aeronáutica?

    • Pedro Addler

      Olá Júnior

      Sim com certeza !! Após terminar o Ensino Médio, para poder cursar Engenharia Aeronáutica basta fazer o vestibular e passar.

      Só depende de você :o estude e se dedique bastante.

  50. Joaquim Carlos de Lima

    olá, meus filhos tem 18 e 15 anos ambos tem interesse de ir para aeronautica, porem moramos no sul do PARÁ e as chances de ser selecionados para servir na FAB são minimas, o de 18anos já concluiu o ensino médio, fez alistamento militar para o exercito e gostaria de mudar sua aprensentação para aeronutica e fazer Engenharia Aeronáutica. que procedimento deveria esta tomando para ajuda-lo.

    • Pedro Addler

      Olá Joaquim Carlos

      O procedimento para fazer Engenharia Aeronáutica é passar em um vestibular para este curso.

      No caso você tem 2 opções, Carreira Civil ou Carreira Militar.

      Para fazer a carreira civil você tem estas opções de faculdades:

      - UFMG ( Universidade Federal de Minas Gerais ): Curso de Engenharia Aeronáutica

      - USP ( Universidade de São Paulo ): Curso de Engenharia Aeronáutica

      Se você optar pela carreira militar, você tem a opção:

      - ITA ( Instituto Tecnológico de Aeronáutica ): Curso de Engenharia Aeronáutica

      A má notícia é que todos esses cursos ficam bem longe do Pará, USP fica em São Paulo, UFMG em Minas Gerais e ITA em São Paulo.

  51. Danúbia Ingrid

    Bom, tenho 16 anos e sou atleta,termino o ensino medio este ano e estou interessada na aérea de engenharia aeronáutica, estudo em escola do estado.Tenho facilidade em aprender,mas as escolas em que tenho estudado tem o ensino muito fraco,assim dificultando a minha aprendizagem. Além do que tenho muito interesse de entrar para a aeronáutica . Moro atualmente em um alojamento destinado para atletas no Ibirapuera(SP),gostaria de saber se fazendo cursinho , quanto tempo seria necessário fazer,e também aqui é obrigatório fazer faculdade ao termino do ensino médio,qual faculdade poderia me ajudar a entrar na aréa da engenharia aeronáutica enquanto faço cursinho preparatório .Qual faculdade ficaria mais próximo para mim ( engenharia aeronáutica ). Obrigado …

    • Pedro Addler

      Olá Danúbia Ingrid

      A quantidade de tempo que você vai precisar para poder estudar e passar no vestibular de Engenharia Aeronáutica é variável…

      No entanto, ele depende de um único fator, um fator chamado Danúbia !! Isso mesmo, passar em Engenharia Aeronáutica só vai depender de você.

      Quanto mais você estudar e se esforçar, mais próxima fica do sucesso que é passar em Engenharia Aeronáutica.

      Pelo que pude ler no seu perfil, você é atleta e muito esforçada :D esse desafio pode tranquilamente ser vencido por você.

      Em relação ao curso de Engenharia Aeronáutica que fica mais próximo de você, no caso, é o da USP.

  52. yuri farah

    Oi sou yuri de Santo andre (proximo a sp) há três universidades de Engenharia Aeronáutica que estou de olho o ITA, USP e UNIP(mais perto) e queria saber qual delas “chama mais a atenção no curriculum”.
    Depois de formado ha oportuniades de emprego para a aerea da grande SP?

    • Pedro Addler

      Olá Yuri Farah

      Com certeza, a faculdade de Engenharia Aeronáutica de maior respeito do Brasil é o ITA, por ser militar e também pela excelência e Ensino.

      Em segundo lugar fica a USP e em terceiro o curso de Engenharia Aeronáutica da UNIP que é particular.

      Em relação a oportunidades de emprego pra Engenharia Aeronáutica, as melhores oportunidades não estão na capital ( grande São Paulo ) e sim no Interior.

      Uma área boa é a do Vale do Paraíba, em especial São José dos Campos onde temos a sede Brasileira da EMBRAER, uma forte empregadora de profissionais de Engenharia Aeronáutica.

  53. Dani

    Bom dia, Pedro !
    Meu filho quer seguir a carreira na aeronáutica ! Fez o alistamento e quer fazer engenharia aeronaútica, no final desde ano completa 18 anos.
    No presente momento está cursando o 3ºano do ensino médio e faz etec mecânica concomitantemente.Fala inglês fluentemente e leciona na escola de idiomas Wizard.Ele é esforçado, mas sabemos q é dificil passar no vestibular.
    Gostaria de saber há faculdades especificas para quem quer seguir carreira nessa forma q citei ? Ele quer servir a aeronáutica ..ele pode entrar e depois fazer a faculdade ou pode fazer concomitatemente? Quais as faculdades a aeronautica oferece para quem a serve além da formação de piloto.
    Aguardo sua resposta, abraços Daniela.

    • Pedro Addler

      Olá Dani

      Em primeiro lugar, parabéns por se preocupar com o futuro do seu filho, você deve ser uma ótima mãe :)

      Em relação a carreira de Engenharia Aeronáutica dentro da Aeronáutica, existe sim !! Existe justamente a escola que vocês estão procurado, é o ITA ( Instituto Tecnológico da Aeronáutica ).

      Dentro do ITA além de se formar um profissional de Engenharia Aeronáutica, seu filho ainda vai receber uma formação Militar e receber pra isso.

      Isso mesmo !! O ITA paga um salário para quem estuda lá :D

  54. Lucas

    O ITA não utiliza as notas do ENEM e é pouco provavel que use devido a essa instituição não ser vinculada ao MEC como as outras escolas do país.O ITA somente paga salário no 1º ano de curso a todos os alunos e no 3º ano em diante aos alunos que optarem pela carreira de MILITAR lá dentro.

  55. Elisa Onça

    Bem, eu so muito nova tenho 14 anos mais queria tira uma dúvida: Voce disse ai que se eu fizer engenharia aeronautica não vou poder pilotar aviões, mas se for preciso faser o curso de pilotagem eu preciso fazer engenharia aeronáutica também ?
    Obrigada pela resposta.

    • Pedro Addler

      Olá Elisa Onça

      Não, não precisa não :) As carreiras de Piloto e Engenharia Aeronáutica são completamente separadas.

      Se você fizer um curso para Piloto será Piloto, não precisa fazer Engenharia Aeronáutica.

      Claro, se você quiser fazer, nada impede !! Mas tem que fazer 1 curso de cada vez.

  56. marciel

    ola em qual engenharia cai mais matematica engenharia civil ou engenharia aeronáutica ?

    • Pedro Addler

      Olá Marciel

      Sem dúvidas respondo que é a carreira de Engenharia Aeronáutica.

      Embora Engenharia Civil também tenha muitos cálculos, a Engenharia Aeronáutica é bem mais complexa do ponto de vista Matemático.

  57. Edilson

    Pedro, estou terminando engenharia elétrica na UNIFOR, mas sempre gostei do assunto sobre projetos de aviões, carros e maquinas em geral, vc sabe se existe algum curso de especialização na área de aeronáutica. Grato

    • Pedro Addler

      Olá Edilson

      Já que você está concluindo o curso de Engenharia Elétrica e não de Engenharia Aeronáutica, uma especialização em projeto e desenho mesmo de aeronaves não é possível fazer não. :(

      Em compensação, por ser um futuro Engenheiro Elétrico, você pode se especializar na área de Eletrônica para Aeronaves ou então no desenho e produção de motores e dispositivos elétricos para aviões.

  58. miriam faria

    qual a média necessaria para entrar num curso de engenharia aeronáutica ?

    • Pedro Addler

      Olá Miriam Faria

      Uma média, média, numericamente falando não existe não, mas levando em conta que Engenharia Aeronáutica é um curso que existe em poucas Universidades, você ter que ir muito bem no vestibular sim.

  59. Gabriel Bacelar

    Prezado Pedro Addler
    Gostaria de solicitar a correção do texto ”Carreira de Engenharia Aeronáutica: Aspectos Desfavoráveis” linha 4 onde está ”(Instituto Tecnológico DA Aeronáutica)” para Instituto Tecnológico de Aeronáutica, o uso do termo ”da” nesse caso está incorreto pois a preposição concorda com ”Aeronáutica” ferindo assim a norma culta da língua portuguesa.

  60. Bárbara Ellen

    Ameii o site muito explicativo,eu tenho medo de cursar engenharia aeronautica e não conseguir trabalho…

    • Pedro Addler

      Olá Barbara Ellen

      Realmente, conseguir um bom emprego, ainda mais depois de formada não é uma tarefa fácil, mas levando em conta que o Brasil é um dos poucos países do mundo que constroi aviões, que há poucos cursos de Engenharia Aeronáutica ( pouca gente se forma ) e também que o curso de Engenharia Aeronáutica é bem difícil.

      Se você conseguir se formar, tem tudo sim para conseguir um ótimo emprego.

      No entanto jamais se acomode para ser uma profissional de sucesso e subir na carreira de Engenharia Aeronáutica é preciso se atualizar sempre !!

  61. Bianca

    Olá,
    gostei muito do site, com ctz tirou as duvidas q eu tinha em relação ao curso de engenharia aeronáutica.
    Gostaria de saber qual as melhores universidades que tem engenharia aeronáutica, se o curso na unifei é bom e se o da ufmg esta indo bem, pq me falaram q anda uma bagunça.
    Sou formada em mecatrônica no cefet-mg e faço matemaica na ufla e estou querendo trancar a faculdade e fazer cursinho, será que compensa ?

    • Pedro Addler

      Olá Bianca

      Em relação ao curso de Engenharia Aeronáutica, o melhor do Brasil sem dúvidas é o do ITA, porque além de ser o primeiro ainda conta com a tradição em ensino de Matemática do ITA.

      Os cursos da UNIFEI e UFMG não é que são uma bagunça, ainda não estão muito bem estruturados é pelo fato de serem novos.

      Na UNIFEI, em especial, o curso de Engenharia Aeronáutica tem tudo para ser um grande sucesso já que a UNIFEI já conta com a experiência de ter um dos melhores cursos de Engenharia Mecânica do Brasil.

  62. Claudete Silva

    Ola, Pedro, adorei seu site.
    O meu filho esta no 1º ano do ensino médio técnico em edificações, e disse que quer fazer arquitetura. Porém o que vejo, é que esta não é uma profissão muito fácil, principalmente para os iniciantes e que não tem padrinhos. Em fim, como ele gosta de aviões, eu resolvi fazer uma pesquisa para tentar convence-lo a mudar de idéia, e achei muito interessante Engenharia Aeronáutica. Gostaria de saber um pouco mais sobre a área, e cursinhos preparatórios.

    • Pedro Addler

      Olá Claudete Silva

      A Engenharia Aeronáutica é uma área muito promissora no Brasil e no mundo pois a frota de aviões atual está ficando velha e novas tecnologias mais verdes para aviões estão sendo sempre desenvolvidas com grande cobrança da sociedade inclusive.

      O Brasil inclusive, é um dos melhores mercados para Engenharia Aeronáutica, muita gente não sabe, mas somos um dos poucos países do mundo que fabricam aviões.

  63. Wagner Ribeiro

    Ola!! Parabéns pelo site, ótima ferramenta para quem se interessa pela área.
    Eu moro nos EUA, atualmente faço o curso de manutenção de aeronaves, e estou interessado em fazer engenharia aeronáutica aqui, eu gostaria de saber como e recebido no Brasil o profissional graduado no exterior ?

    • Pedro Addler

      Olá Wagner Ribeiro

      Em primeiro lugar saudações para a comunidade de leitores do Guia da Carreira na América :D os EUA e o Brasil tem uma longa história de parceria.

      Com um curso de graduação em Manutenção de Aeronaves aí nos EUA, com certeza seu currículo vai ser muito valorizado aqui no Brasil, principalmente também pelo fato de você ser fluente em Inglês.

      Quando você voltar para fazer Engenharia Aeronáutica e se formar com certeza terá um currículo diferenciado para trabalhar no Brasil ou em qualquer lugar do mundo.

  64. Guilherme Costa

    Olá, Meu nome é Guilherme. Já decidi que minha área será a Engenharia Aeronáutica.
    Sou de Minas Gerais e gostaria de continuar por aqui.
    Porém estou com um impasse: Meu maior interesse era cursar pela UNIFEI, mas lá parece que o curso é Engenharia Mecânica Aeronáutica, Ou seja, engenharia mecânica baseada em aeronáutica.
    Eu não queria isso!
    Queria mesmo a Engenharia Aeronáutica, onde depois do segundo ano (considerado até aí o básico) escolhe-se um foco, uma especialização dentro do curso da engenharia aeronáutica que quer-se estudar ou então um curso onde passasse a estudar (depois do segundo ano) as matérias tecnológicas, como eletrônica e dinâmica de sistemas de controle, além das específicas.
    Na UFMG já sei que o curso é assim, porém como já disse meu interesse era Itajubá!
    Tentei de todas as formas descobrir, mas o site da UNIFEI é um lixo! E Não fala absolutamente NADA sobre isso!
    Gostaria de saber se a Graduação em Engenharia Aeronáutica pela UNIFEI é realmente esta engenharia mecânica baseada em aeronáutica (que não me interessa) ou se o curso de lá é igual ao das outras faculdades (como a UFMG e o ITA, por exemplo).
    Outro ponto que gostaria de descobrir é: Caso a UNIFEI tenha o curso dessa forma vou para a UFMG (pelo menos vou tentar com todas as minhas forças =D), e daí surge outra dúvida: O mercado de trabalho que se abre para um profissional formado em E.A. pela UFMG é o mesmo (ou maior) que um formado pela UNIFEI? Soube que na própria cidade de Itajubá tem-se a presença de uma fábrica de Helicópteros GIGANTESCA (Acredito que a Maior do BRASIL) e que ela emprega maciçamente Engenheiros Formados pela UNIFEI.

  65. Vitor

    Queria saber um pouco mais sobre a carreira militar do ITA.Caso você faça essa opção, como seria o trabalho? onde eu atuaria? Qual delas é mais promissora, a civil ou militar?

  66. Kimberly

    Olá Pedro, parabéns pelo site e pelas informações! Então, estou cursando o segundo ano do ensino médio e decidi que vou fazer Engenharia Aeronáutica em Belo Horizonte. Pelo fato do meu namorado ser piloto me incentivou ainda mais. E ele disse que vai até cursar comigo. Não vou fazer cursinho, pois não tenho lá tão boa condição financeira. Gostaria que me recomendasse algum livro, falasse alguns temas de exatas que caem no vestibular, para que eu já possa ir estudando. Vale pedir ajuda para professores de exatas? Ah estudo em colégio público, e faço o PAS e vou fazer o Enem. Caso eu não consiga passar numa federal, posso usar o Fies? Desde já obrigada e parabéns de novo.

  67. Fernando

    Olá, tenho 31 anos e estou escolhendo um curso superior na área de aeronáutica que sempre foi meu sonho, gostaria de saber se o curso oferecido pela UNIP fornece qualidade e boas chances no mercado de trabalho? Ou se devido a desigualdade com relação ao ITA fica dificil?
    Desde já, obrigado!

  68. Carlos J. Matlombe

    Mais ou menos quantas horas um Eng. Aeronautico fica no trabalho?

  69. Warner Nóbrega

    Olá Pedro Addler… Sou de São José do Campos-SP gostaria de agradecer encarecidamente pelas orientações sobre o curso(Eng.aeronáutica)…me ajudou a escolher, pois tenho plena admiração sobre o setor aeronáutico. Minha única dúvida é..não só como construção de aeronaves e suas manutenções, tenho interesse de atuar como piloto de teste (EMBRAER) ou linha aérea..esse curso também completa requisito de valorização profissional para essa atuação??? Grato pela atenção!

  70. Lucas Bento

    Qual a diferença entre Engenharia Aeronautica e Engenharia Espacial?

  71. Wellen Narcizo

    Ola, tenho 16 anos e quero ser engenheira aeronautica! Gostaria de saber como que faço pra entrar pro ITA, quais materias preciso estudar pra poder fazer a prova e passar.. poderiam me ajudar?

  72. João Victor

    Oi Pedro, gostaria de saber qual curso preparatorio eu preciso fazer pra passar no ITA? e quanto tempo de curso eu preciso fazer? Meu sonho é ser engenheiro aeronautico mas tenho muitas duvidas, gostaria de pedir sua ajuda.

  73. Ezinete Santos

    Pedro quais materias eu preciso estudar pra passar no vestibular de engenharia aeronautica?

  74. Luan

    Quantos pontos eu tenho que fazer no ENEM pra poder entrar pra faculdade de engenharia aeronautica?

  75. valdeis

    meu filho matheus terminou esta terminando o ensino medio fez o enem acho que n conseguiu uma boa nota ele ja faz tecnico de mecanica industrial quer fazer engenharia mecanica ou engenheiro aeronatica ou manutençao de aeronaves tem muita diferença entre um e outro ele e muito bom em matematica.

  76. brasil junior

    olá meu sonho é fazer engenharia aeronautica,gostaria de saber que para entrar no ita tem o limite de idade?tenho 26 anos e gostaria de saber tmb se tem concurso para quem é formado em engenharia aeronautica?

  77. Telmo Cardoso

    Eu queria saber quais são as poucas faculdades de Angola que fazem este curso

  78. Letícia

    Olá Pedro!
    Eu estou aqui para te perguntar uma coisa. Semana que vem eu vo fazer uma prova em Ouro Preto MG, para fazer o ensino médio, na inscrição, eu posso escolher um curso técnico, e sem pensar eu escolhi e já até paguei pelo curso tecnico em edificações. Desde criança meu sonho é estudar engenharia aeronautica e sei que deveria ter escolhido automação industrial, mas já que eu fiz o que não devia, gostaria de saber de você, se esse curso vai me valer a pena. Porque eu não vo desistir de ser engenheira aerounáutica para ser engenheira civil! Por favor me dê boas noticias!

  79. Gabriel

    Olá, sempre estou ligado na área da aviação, e acho que isso seja um ponto positivo. Uma coisa que sempre quis foi abrir uma empresa, e gostaria de saber que, se formando em engenharia aeronáutica, o que a empresa que sempre quis ter poderia fazer?

  80. Gustavo

    Olá, gostaria de saber com qual idade deve estudar engenharia aeronautica, estou cursando a 8 serie e se souber gostaria de saber um sofwtare para desenhar avioes, que este mostre aerodinamismo, gravidade e demais aspectos envolvidos

  81. Joao victor

    pretendo cursa mecanica no ifes isso pode ajuda um pouco na engenharia Aeronáutica

  82. Joao victor

    Bem, pretendo fazer um curso tecnico no ifes e quero fazer mecanica voce acha que esse curso ajuda para eu fazer engenharia Aeronáutica

  83. Leonardo

    Não sei desenhar mas gostei muito desse curso, vou ter algum problema por não saber desenhar ?

  84. Marco

    Olá Pedro, sou italiano formado em engenharia aeronáutica no Politecnico di Milano na Itália e casado com brasileira.
    Acabei de mudar para o Brasil e gostaria de trabalhar no setor aeronáutico, mas como o meu diploma não è reconhecido no Brasil não posso fazer cadastro no CREA e assinar projetos.
    Gostaria de saber se tenho esperança de ser contratado de alguma forma o se sim revalidação do diploma è impossível.
    Alem de isso gostaria pedir um conselho de qual faculdade è mais conveniente para pedir a revalidação do diploma: já vi que cada uma pede documentos diferentes, custos diferentes e tem regras diferentes.
    Me sabe indicar qual pede menos papeis, è mais rápida e menos cara (tendo em conta que eu estou morando em São Paulo)?
    Muito obrigado pela atenção.

  85. Cecilia

    Olá, curso Engenharia Mecânica na UFSJ, e pretendo ingressar na FAB assim que formada, para tanto, farei um ano de intercambio, mas ainda não consegui decidir o país mais valorizado nesta area. Sera que poderia me ajudar? Obrigada.

  86. Estevão Felipe

    porque não se pode estuda com 12 anos na aeronáutica

  87. Estevão Felipe

    Deviam fazer uma escola de cadetes do ar aqui no rio de janeiro

  88. Gabriel

    Olá, ainda tenho uma duvida… Apesar de não ser muito fã em exatas, escolhi eng. aeronáutica. Mas fiquei em duvida se pra entrar neste curso já é preciso ter uma boa noção das matérias, como quimica por exemplo, ou irei aprender tudo lá?

  89. engine turbine

    E aí pessoal!

    Para ser engenheiro aeronáutico se deve ter além da vocação, determinação, tranquilidade e força para vencer os calculos que virão no decorrer dos 5 anos. São calculos complexos que no inicio engloba a engenharia em si, mas depois do segundo ano começa as matérias especificas como: controle de aeronaves, aerodinâmica, turbinas e ai vai…
    normalmente começam 40 ou 50 no curso e se formam uns 5 ou 10 em 5 anos …com certeza vão levar umas dps …rsrs… mas isso deverá ser superado…bom, a carreira é inovadora diferente das demais e exige mais criatividade e gosto pela profissão do que se desesperar para conseguir emprego logo que se forma. Digo o seguinte, o curso não importa muito, é claro se fizer um ITA ou uma USP suas chances de trabalhar em uma BOING ou AIRBUS é maior, mas vc terá que conciliar um alto nivel de ingles e um francês por exemplo, se for trabalhar na helibras em itajubá. Universidades como: UNIVAP e UNITAU são boas eu por exemplo estudo em uma delas..estou no quinto ano…o fator determinante na carreira é …fazer iniciação cientifica junto com a graduação e isso se tiver atitude se faz no IEAV ou no IAE todos da força aerea brasileira …esse “trabalho” extra te fortalecerá para buscar oportunidades fora….bom é isso ..valeu ..uqlauer coisa to aqui…

  90. Solano Said

    Pedro Addler primeiramente parabens gostei de ver sua presteza e gentileza ao tirar as duvidas das pessoas, sou estudante de Engenharia Mecânica da Universidade Paulista – Unip, estou realizando meu sonho de ser Engº Mecânico.
    Lembrando as pessoas que fizeram as perguntas a você, a melhor profissão do mundo e aquela que exercemos com orgulho de ser…

  91. Lizandra Campbell

    Olá , tenho 16 anos e estou no segundo ano do ensino médio, meu sonho é cursar engenharia aeronáutica , queria saber qual é a média que precisa obter no enem para entra na UFMG ou em outra faculdade que tenha esse curso e também se eu conseguir passar no enem , se poderei não cursar o terceiro ano e ir direto a faculdade, pois ja vi casos em que menores de idade conseguiram entrar na faculdade.
    Obrigada, grata desde já.
    Beijos

  92. Fabio

    quero saber qual o valor que sera pago na mensalidade de engenharia aeronautica se tirar 700 pontos no enem? agradecido

  93. bia

    Olá, recentemente fui aprovada no vestibular da USP pra eng. aeronautica. Mas tambem ganheibolsa no cursinho Poliedro, que é o q mais aprova no ITA. o que devo fazer? qual a pricipal diferenca entre o ita e a usp?

  94. andreza

    olá,gostaria de saber se tem uma altura especifica para eu poder me alistar na aeronáutica?

  95. Edson

    Olá, gosto muito de todas essas matérias, só que eu moro em campo grande (ms) o que eu tenho que fazer e o lugar mais perto para fazer a faculdade.

  96. Beatriz Gomes

    Tenho 14 anos, curso o segundo ano do ensino técnico (IFAC); Sempre tive vários problemas, em relação, à ciências exatas e naturais, porém, desde ano passado (2012), tenho resolvido mexer exatamente com as mesmas. Pensei, primeiramente, em Engenharia de Computação, mas me interesso por outras Engenharias, como a Aeronáutica. Há alguma dica, além de estudar, para conseguir passar em uma dessas Engenharia mais complexa? (Engenharia de Computação, Nuclear, Aeronáutica e etc.)

  97. Alex it,corty glerdn

    ola´eu veiu dos estados unidos mas eu so novo aqui no brasil ieu to ainda a fala brasileiro e a escrever poriso si eu era in auguma coisa mi disculpe eu sou formado en engenharia aeronáutica e´sou tanbei formado en engenharia de miseis no crea

    • yasmim

      Que bom que voce é formado em engenharia aeronáutica essa profissão mexeu muito comigo
      queria saber de voce como são as etapas para se formar em engenharia aeronáutica pode me ajudar? obg.

  98. Jose Henrique

    Vale a pena fazer o curso de aeronáutica na UFU – MG, ou só ITA e UF São Carlos são reconhecidas??

  99. Elisabeth de Oliveira Guedes dos Santos

    Parabéns, adorei as informações, só ficou uma pergunta sem resposta, que do meu interesse também, qual o ponto do Enem que usa para engenharia Aeronáutica, se uma pessoa passar na Federal para Engenharia Elétrica pode fazer a transferência para a Aeronáutica. Obrigado

  100. Felipe

    gostaria de sabe se o ITA aceita a nota do Enem tbm gostaria se vc Pedro poderia me ajudar numas duvidas q tenho me mande eu e-mail q gostaria bastante e agradeço se vc me ajudar!!

  101. Pedro Henrique

    Paz,entrei no site por acaso e me veio uma curiosidade quanto ao servir a aeronáutica ,tenho um filho com 12 anos completado recentemente e sei que aos dezoito ele terá que se alistar,particularmente preferia que fosse na aeronáutica ,mas isso depende do que ele escolher ,moro no interior da Bahia e aqui só tem Tiro de Guerra ,aeronáutica só na capital ou em outro estado ,pois bem para ele se alistar como ele tem que fazer se tiver que morar fora ,o alistado recebe algum salário para se manter ,ele tem como residir na aeronáutica ,e para seguir carreira como ele tem que proceder ,não sei se abrangi de forma correta, o que eu quero entender ,pois minha preocupação é de um pai que quer o melhor para o filho ,eu não me importo o que ele escolher ,mas gostaria muito que ele pudesse seguir carreira em qualquer uma das forças armadas ,mas minha dúvida é está .como ele poderia se manter lá dentro ,não sei se terei condições de poder banca-lo futuramente e tenho este sonho de ver meu filho servindo as forças armadas ,me desculpem pela minha curiosidade ,mas fico muito agradecido mesmo ,Aguardo resposta. 0brigado!

  102. Henrique

    Ola,
    Qual é o salario de um engenheiro aeronautico com 10 Anos de experienca?
    Muito obrigado

  103. Renato Reis

    Ola,
    Pedro vc pode me fala se eu me forma ENGENHEIRO AERONAUTICO .. eu consigo arrumar serviço RAPIDO e qual o salario inicial após a formação …
    qual estado do país é mais facil de arrumar emprego nessa area .
    espero resposta ..
    OBRIGADO

  104. katia

    Gostaria de saber sobre o Curso de Engenharia Aeronautica em Belo Horizonte na FUMEC.E bom ??

  105. yasmim

    eu me interessei muito pela profissão acima falada
    quero saber tudo sobre ela tenho 13 anos estou no oitavo ano quero saber mais dessa profissão só que eu estou em dúvida em uma coisa onde está localizadas as faculdades dessa profissão tem no rio de janeiro o curso e tudo mais porque eu quero trabalhar e fazer o curso ao mesmo tempo. estou esperando resposta. obg

  106. Neuara

    Olá.
    Primeiro parabenizar o site que ficou óptimo.
    Eu me interressei muito pela Engenharia Aernoaútica. Mas, o meu país não dispõe do curso! Quero saber qual o curso de Engenharia que pode posteriormente ofereçer uma boa especialização em Engenharia Aeronaútica (Eléctrica, Mecânica, ou Civil)? Caso eu não liste a que possivelmente dê, gostava que apontacem. Quero saber também se é que depois de me graduar na Engenharia referida e com Mestrado/Especialização em Eng. Aeronaútica, passerei a responder por Eng. Aeronaútico e com aquele todo seu prestigio?

    Agradecia com a satizfação

    Desde já, obrigado

    A partir de África.

  107. Luan Victor

    Bem, eu me identifiquei muito com a engenharia aeronáutica, mas como eu tenho 14 anos, gostaria de fazer curso técnico em questão para o ensino médio (como já estou no meu último ano do fundamental), porém não encontro um local específico para exercer tal curso.

  108. Pedro Alves

    Olá Pedro, xará heim, eu gostaria muito de ingressar no curso de engenharia aeronautica pela UFMG, queria saber se o curso da UFMG é realmente bom, também queria como funcionam os estágios e o mercado de trabalho, ambos aqui em MG…
    Ótimo site, excelente texto, parabéns :)

  109. PAULO SERGIO BARBOSA

    Olá,

    Sou aluno do quarto semestre da UNIP, e me decepcionei com a faculdade pelo fato de não formar turmas para o curso de engenharia aeronáutica; entrei nesta faculdade por interesse exclusivo neste curso e, no final do quart semestre (quando se faz opção do ramo de engenharia a seguir) fiquei sabendo de tal problema. Gostaria de saber se alguém conhece alguma faculdade que oferece este curso na Grande São Paulo? Grato.

  110. Gustavo Fernandes

    Gostaria de saber se é difícil conseguir um trabalho na area de projetos de aviões?

  111. Y

    se eu concluir o superior em engenharia aeronautica na ufmg por ex., como posso ser integrado ao exercito?

  112. Gilson

    Bom.. não sei a data da publicação do artigo. Se ele é atual (2013) é lamentável a faixa salarial para o Engenheiro.
    Com a dificuldade de profissionais na área é possível encontrar técnicos com salários acima de 5 mil reais após 5 / 6 anos de experiência.

  113. Bárbara

    Olá, estou querendo fazer curso técnico, e pretendo seguir carreira em engenharia aeronáutica, e gostaria de saber qual desse dois cursos se encaixariam melhor na engenharia aeronáutica, o eletricista em manutenção, ou o mecânico de manutenção.
    Obrigada desde já!

  114. Lucas Carassato

    Olá, meu grande sonho é fazer engenharia aeronáutica e estou com uma duvida enorme, já passei em aeronáutica na UNIP e gostaria de saber se o curso de la vale a pena ou seria melhor esperar passar em uma melhor ? OBS: vou prestar ainda esse ano USP, UFSCAR E ITA.. mas se não obtiver sucesso gostaria de saber sua opinião sobre a UNIP

    • Jonathan

      Não conheço o curso da UNIP, mas há algo que posso dizer. Se você tiver tempo e determinação para encarar o vestibular do ITA, vale a pena. O curso deles é referência pelo mundo, tanto que são associados ao MIT.

  115. eduardo

    ola
    gostaria de saber qual é a mensalidade para estudar engenharia aeroespacial em UFABC

  116. Murilo Cotrim Pereira

    Quem se forma na UFU ou na UFMG também é bem acolhido no mercado de trabalho? E independente da resposta, qual das duas universidades é melhor neste curso?

  117. Inácio shélsio

    Será que costumam oferecer bolsas de estudos nessas universidades???

  118. Lorrayne

    Aqui,gostaria de saber se compensa fazer o curso aqui no Brasil. Esse ano na UFU por exemplo a nota de corte tava muito alta,maior que medicina nas melhores universidades federais.. E medicina é um curso que você sabe que vai ter um retorno financeiro grande.. já engenharia aeronáutica não sei. Entao nao sei se compensa fazer pensando financeiramente devido a dificuldade de ingresso no curso

  119. fdsa

    qual é a média mínima para fazer o curso de engenharia aeronáutica?

  120. Fernando

    Quem Servi o exército na aeronáutica pode receber um curso lá mesmo de engenharia aeronáutica ?

  121. OOPADEGS

    olá TaTi

    eu posso pilotar aviões ,fazendo o curso de engenharia.

    qual a diferença de engenharia aeronáutica e ciências aeronáuticas

    eu preciso de quais connhecimentos preciso?

  122. OOPADEGS

    eu posso pilotar aviões ,fazendo o curso de engenharia?.
    qual a diferença de engenharia aeronáutica e ciências aeronáuticas?
    eu preciso de quais conhecimentos preciso?

  123. victor henrique muniz da silva

    eu acho que ese trabalho elegal por que meche com aviao e ese tanbem e o meu sonho

  124. Hingryd

    Existe a possibilidade de me formar em Engenharia Civil e depois fazer uma especialização em Engenharia Aeronáutica?

  125. Victor

    Ola, eu gostaria de saber as diferenças entre o engenheiro aeronautico, engenheiro aeronautico mecanico e engenheiro aeronautico civil ?

    Se eu procuro realizar o projeto de um aviao ou helicoptero, em qual devo ir ?!

  126. Dimas Jr

    Tenho uma duvida sobre o curso de Engenharia Aeroespacial, pois quando fui prestar vestibular para UFMG havia essa opção. Minha prioridade é trabalhar como engenheiro Aeronáutico, esse curso Aeroespacial é o mesmo ou a diferença é muito grande?

  127. Tiago Henrique

    Bom,me chamo Tiago tenho 16 anos vou ser sincero, nunca fui um cara muito estudioso sabe ?Mais ai vi esse artigo e me interessei,tenho MUITA dificuldade em matemática ,bom oque eu quero sabe é o que devo fazer para passar nessa tal carreira difícil tenho chances ?todos dizem que sou muito inteligente se eu estudar certinho e no que preciso estudar ?

  128. Pablo

    Engenharia na UNIP, UNIVAP, UNITAU, IBTA = perder tempo e dinheiro, são faculdades medíocres, com baixa carga horaria, cursos mal estruturados, professores despreparados, o foco dessas instituições são de formar mão de obra barata para um mercado imediato. Falo isso porque dou aula particular para alunos dessas universidade, alem de residir em São José dos Campos e ter contato com inúmeros estudantes destas universidades.

    Para os que acreditam que o estabelecimento de ensino não é um fator decisivo é porque ainda não teve que concorrer com alguma faculdade conceituada, a diferença é abissal. Recomendo não pagarem para ver.

  129. José Carlos da Silva Júnior

    Olá,queria fazer apenas uma pergunta:
    em um concurso q houve da aeronáutica
    ninguém passou…o que acontece?

  130. Aiuton Onofre de Souza

    Amigos, meu filho sonha em fazer engenharia aeronáutica e pesquisou a FUMEC de Belo Horizonte, qual avaliação vcs tem dessa universidade?
    E se esse curso hoje realmente tem grande procura no mercado e quanto é a média salarial de um bom profissional?

  131. Gary

    Quais universidades particulares no Brasil têm o curso de engenharia aeroespacial ou aeronáutica?

  132. lucas

    ola queria saber qual e o salario maximo no auge da carreira?
    esperando resposta

  133. rosana

    boa tarde, meu filho esta ingressando no primeiro ano do ensino medio e deseja cursar engenharia aeronautica, qual escola prepara mais para o Ita, Etapa, Arbos ou anglo. atualmente ele estuda no singular em santo andre. sistema anglo. obrigada

  134. Renan

    Olá, eu gostaria de saber quis são as universidades FEDERAIS que disponibiliza Engenharia Aeronáutica?

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!