Engenharia

Engenharia de Alimentos

O Engenheiro de Alimentos atua produzindo técnicas e máquinas para a industrialização e conservação dos alimentos. Conheça mais sobre a Engenharia de Alimentos.

Engenharia de Alimentos

Habilitação:
Engenheiro de Alimentos
Duração do Curso:
4 a 5 anos
Área:
Engenharia
Atributos do Profissional:
Atenção e Meticulosidade
Salário Médio:
R$ 3500,00

A Carreira de Engenheiro de Alimentos

O Engenheiro de Alimentos, (profissional de Engenharia de Alimentos) é o engenheiro responsável pelo estudo técnico das características dos alimentos e, também, pelo desenvolvimento de métodos e máquinas de industrialização para o setor alimentício.

Ao contrário do nutricionista que vê os alimentos do ponto de vista nutricional e da saúde, o Engenheiro de Alimentos vê a comida como uma matéria-prima para a indústria.

O engenheiro de alimentos deve ser um profissional multidisciplinar por natureza, ele precisa utilizar conhecimentos de química, biologia, física e até matemática em seus projetos.

Como o objetivo da engenharia de alimentos é proporcionar alimentos industrializados de alta qualidade, alto valor nutricional e de boa conservação, todos estes aspectos devem ser muito bem estudados e muito bem controlados pelo engenheiro de alimentos.

Durante a fabricação de um alimento industrializado (sucos de caixinha, peixes enlatados, doces, etc…) é o engenheiro alimentar que cuida da organização de todas as etapas do projeto definindo a tecnologia e formato da embalagem, o método em que aquele alimento deve ser armazenado (se vai precisar se congelado, resfriado, etc…) e também as tecnologias químicas ou físicas que deverão ser usadas para conservar aquele produto.

Também cabe ao profissional de engenharia de alimentos definir o melhor valor nutricional para os alimentos, determinando que tipos de corantes, conservantes e aditivos químicos devem ser usados para dar o melhor sabor, cor e consistência possíveis.

Além de desenvolver embalagens e definir métodos de conservação e preparação industrial para os alimentos, o engenheiro de alimentos também atua desenhando e projetando as máquinas que vão trabalhar estes alimentos.

O Curso de Engenharia de Alimentos

No início do curso de engenharia de alimentos, a formação é bem multidisciplinar, o aluno tendo aulas principalmente de cálculo, física e química.

A partir do terceiro ano o curso fica mais prático, focado em técnicas mais ligadas ao ramo da engenharia de alimentos em si, tais como manipulação química de alimentos, técnicas de armazenamento, técnicas de conservação e também tecnologias de embalagem.

Para finalizar o ciclo de aprendizado, noções básicas de administração e economia preparam o engenheiro de alimentos também para atuar como empreendedor.

Pesquisa Química e Desenvolvimento de Máquinas: Principais Áreas da Engenharia de Alimentos

Grade Básica do Curso de Engenharia de Alimentos

  • Biologia;
  • Física Básica;
  • Estatística;
  • Química Analítica;
  • Química Orgânica;
  • Tecnologias de Engenharia de Alimentos;
  • Economia;
  • Administração;
  • Cálculo;
  • Bioquímica.

Desenvolvimento da Agricultura no Brasil e a Engenharia de Alimentos

Devido ao seu tamanho e importância agricola, o Brasil é constantemente chamado de Celeiro do Mundo

A agricultura é uma das principais bases de sustentação da economia do Brasil. Desde a época da colonização no século XV até os dias de hoje, a agricultura sempre foi uma das principais fontes de exportação e renda do nosso país.

O solo, o clima e a hidrologia (distribuição das águas pelo território) sempre favoreceram a agricultura no Brasil, Pero Vaz de Caminha em sua famosa Carta do Descobrimento para a corte de Portugal já descreveu nosso país da seguinte maneira: “… em se plantando tudo dá.”.

Desde esta época até os dias de hoje muita coisa mudou e muita coisa evoluiu na agricultura Brasileira, as fazendas que inicialmente se tratavam de grandes latifúndios de monocultura hoje se encontram muito mais diversificadas e modernas, o Brasil sendo um grande produtor mundial de café, cana, milho, soja, gado e carne de frango.

Apesar de ainda enfrentar alguns problemas sérios, tais com grilagem de terras, queimadas, necessidade de reforma agrária e falta de dinheiro para financiamento, a agroindústria no Brasil tem evoluído cada vez mais, grande parte desta evolução graças a engenharia de alimentos, que está contribuindo para produzir alimentos industrializados (principalmente carne bovina e de frango) em cada vez maior escala e com cada vez mais qualidade.

Especializações da Engenharia de Alimentos

  • Automação de Processos de Produção de Alimentos: Especialização em que o profissional de engenharia de alimentos vai atuar estudando processos de preparação de alimentos para depois projetar máquinas para automatizar estes processos.
  • Planejamento Agroindustrial: O profissional de engenharia de alimentos que trabalha com planejamento agroindustrial trabalha verificando a viabilidade econômica e também ajudando no projeto e construção de novos complexos agroindustriais no campo.
  • Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos e Embalagens: O especialista em desenvolvimento de produtos e embalagens atua planejando e projetando novos alimentos industrializados para o mercado ou então aperfeiçoando alimentos já existentes.
  • Controle de Qualidade de Alimentos: Especialização em que o engenheiro de alimentos atua inspecionando a qualidade dos processos e das matérias primas das indústrias de alimentos.
  • Tratamento de Resíduos e Despoluição: O engenheiro de alimentos que trabalha com esta especialização vai atuar junto às empresas, desenvolvendo métodos de processamento de alimentos mais limpos e também planejando projetos de reciclagem e descontaminação de ambientes já degradados.

Melhores Faculdades

Algumas das melhores faculdades, de acordo com os índices divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), são:

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre – RS;
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro – RJ;
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Imperatriz – MA;
  • Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Viçosa – MG;
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis – SC;
  • Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (CEUN-IMT) – São Caetano do Sul – SP;
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) – São Leopoldo – RS;
  • Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU) – Uberaba – MG;
  • Universidade de Passo Fundo (UPF) – Passo Fundo – RS;
  • Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Erechim – RS.

Engenharia de Alimentos: Aspectos Favoráveis

A agricultura e a agroindústria estão entre as maiores indústrias do Brasil representando juntas quase 10% de todo o PIB. As empresas Brasileiras de produção de alimentos tem expandido sua atividade agroindustrial cada vez mais, exportando para cada vez mais países e em uma quantidade cada vez maior.

Com esta expansão que está acontecendo, não vão faltar empregos para engenheiros de alimentos.

Engenharia de Alimentos: Aspectos Desfavoráveis

A principal desvantagem da área de engenharia de alimentos é que muitas vezes o profissional tem que se deslocar para cidades ou regiões afastadas para poder trabalhar.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. Gaby

    Nossa muitoo boaa o artigoo!! queria muito sabe quais são as melhoras faculdades onde se encontram o curso ! gostaria de sabe as federaais !!

    • Dalva

      olá Gaby, minha filha está np quarto ano na Federal de Porto Alegre, a URGS está satisfeita, mas é dureza, tem q estudar mt, boa sorte

      • dalva.fatima.aguiar@gmail.com

        peço a resposta sobre a especialização para alimentos secos, será que essa área haverá mercado de trabalho em expanção no Brasil, ela jã esta na pós e mestrado nessa area na URGS, mais praticamente se dedicou aos ovos secos e ourotros, obrigada

  2. Shisdeane Pereira de Oliveira

    Nossa adorei a matéria, me ajudou muito a ampliar meus conhecimentos na aréa de Engenharia de Alimentos. Faço o curso, e amo D+ a cada dia q passa. Tenho certeza q foi a melhor escolha q fiz.
    Abraços…

  3. Niliane

    Gosteei muito da profissão de engenharia de alimentos, só que aqui na minha cidade não tem faculdade dela, quais as melhores faculdades? uma que eu possa tentar ganhar bolsa! estou no 3° ano e preciso decidir a faculdade que vou seguir, sou de minas gerais!

    • Samara

      Acho que a mais perto e a melhor pra voce é a Federal de Viçosa…

      • João Pessoa

        Boa Tarde!
        Gostaria de saber em que empresas do RJ eu podeiria trabalhar depois de formado em engenharia de alimentos? Eu estou muito indeciso com qual carreira seguir. Obrigado

  4. Dora Guedes

    Muito bom o site, altamente informativo. gostei !!

  5. Pedro Addler

    Olá Gaby

    O curso de Engenharia de Alimentos é encontrado em bastante Federais !! Não sei em qual região você mora, então vou falar das principais Federais:

    UFRJ, UFG ( Federal de Goiás ), UFSC ( Federal de Santa Catarina ), UFPE ( Federal de Pernambuco ), UFLA ( Federal de Lavras, na cidade de Lavras-MG ) e UFRRJ ( Federal Rural do Rio de Janeiro, na cidade de Seropédica-RJ )

    • Luis filipe

      Pedro , e a UFV (Universidade Ferderal de Viçosa), o curso de engenharia de alimentos é bom ?

      • Pedro Addler

        Olá Luis Filipe

        Realmente nessa eu dei bobeira :P o curso de Engenharia de Alimentos da UFV ( Universidade Federal de Viçosa ) é muito bom.

        Não o citei acima, mas realmente está entre as melhores graduações de Engenharia de Alimentos do Brasil.

        • Ana

          Na UFSJ(Universidade Federal de São João Del-Rei)também tem Engenharia de Alimentos! :)

          • Reinaldo Pereira

            Tem sim, na cidade de Sete Lagoas. Faço o curso na UFV e super indico. Mas tem q estudar bastante gente, cálculo,física, química, biologia, microbiologia, resistência dos materiais, químicas de alimentos, operações unitárias ….

    • Cristiane

      Olá Pedro !!
      Estou precisando de uma ajuda , uma luz , estou decidida em cursar Engenharia do Alimento , qdo pesquisei pra conhecer a profissão me apaixonei, sendo que aqui no Rio de janeiro não acho em nenhuma faculdade particular só tem na Rural(Federal) , sendo que tenho 31 anos , não sei se posso prestar concurso , caso não tenha problema vale a pena ?? O que faço p favor ??
      obrigada Cristiane

      • Mylla

        Aqui no RJ, tem na UFRJ tb !! É umas das melhores do Brasil ;)

      • Mariana

        OLá! A única faculdade particular aqui no Rio de Janeiro é a Unisuam!

    • denise

      Sou engenheira de alimentos e tenho pos. e pretendo trabalhar em ARACAJU/SE. como faço? que empresa ou fabrica vc pode indicar.
      obrigada

  6. Ana

    Olá, achei o site de bastante relevância e muito esclarecedor… algo pouco comum na internet…Parabéns!!!
    Contudo, gostaria de saber mais sobre o mercado de trabalho para engenharia de alimentos, perspectivas de futuro, requisitos de um bom profissional, desemprego(na área) e se há concursos para engenheiro de alimentos ?
    Desde já, obrigada!

  7. Kaliny Ferraz

    Exelente informação sobre o curso de Engenharia de Alimentos.
    Eu sou estudante do curso e gosto muito.
    Abraços!!!

  8. Brenda

    Nossa, muito bom mesmo !!

  9. luana

    ola,tbm gostei muito do site apesar de eu gostar de matematica mas nao ser mto boa eu teria chance de ser uma engenheira?

  10. Pedro Addler

    Olá Ana

    Em relação ao mercado de trabalho para engenharia de alimentos no Brasil ele está bastante favorável.

    A agroindústria Brasileira está entre as maiores do mundo e atualmente é a que mais cresce, gerando muitos empregos para engenharia de alimentos.

  11. jhenifer

    Eu gostaria de saber se realmente a usp é a melhor faculdade pra cursar engenharia de alimentos em Sao Paulo e qual a melhor faculdade particular pra cursar engenharia de alimentos

  12. Thaisa

    Oi Pedro, me interesso muito em engenharia de alimentos. gosto muito de matemática, química e biologia. tenho um pouco de dificuldade em física, e queria saber se isso me atrapalharia!
    e também gostaria de saber quais são as matérias da prova específica no vestibular desse curso.
    desde já, obrigada !

  13. Daniele

    muito boa a matéria sobre Engenharia de Alimentos, me ajudou bastante a decidir o que quero.

  14. Wantiê Teles

    Faço Engenharia de Alimentos na federal do Tocantins to gostando muitO.!
    o site e muito bom..!

  15. Pedro Addler

    Olá Luana

    Em relação a matemática no curso de engenharia de alimentos não precisa se preocupar, ela vai ser bem básica.

    O curso de engenharia de alimentos está baseado na química e na biologia.

    • Tânia

      Olá Pedro,
      Fiz minha inscrição para o curso de Administração, mas ainda estou um pouco insegura. Não sei se realmente essa é a minha área, pois confesso que sou um pouco insegura.
      Att.

    • Caroline

      Olá! Sou Engenheira de Alimentos formada pela UFRJ e não concordo que a matemática seja básica! É uma matemática bem pesada, além de bastante Física e Química! É um curso bem denso mesmo!

    • Euu

      Discordo. As disciplinas de matemática na federal não são básicas. São complicadas. É preciso muito estudo.

    • Thamires

      Pedro, você se equivocou ao dizer que a matemática é Básica. Pois eu faço alimentos e tem até Cálculo 3 e ainda tem estatística, e mais Cálculos. A matemática é pesada.

  16. deisiane

    eu sou muinto curiosa sobre o conteúdo e da qualidade do alimento que consumo por isso vou fazer engenharia de alimentos
    adorei o conteúdo da informação foi muito detalhado parabéns !!

  17. Lucas

    Pedro, você acha que hoje e futuramente essa profissão ( engenharia de alimentos ) não mostrará problemas para os possiveis formandos arrumarem empregos?

    • Pedro Addler

      Olá Lucas

      Pelo contrário meu amigo, o Brasil está se consolidando como um dos maiores e no futuro o maior produtor de alimentos do mundo, o campo de Engenharia de Alimentos tem tudo para crescer ainda mais.

  18. Pedro Addler

    Olá Thaisa

    Pelo que li no seu depoimento, você tem sim um ótimo perfil para Engenharia de Alimentos !! As matérias que você mais gosta: matemática, química e biologia são justamente a base desta carreira.

    Em relação a segunda fase do vestibular de Engenharia de Alimentos, acredito que você vai encontrar provas abertas das matérias Química e Biologia.

  19. Monique

    Oiii, gostaria de saber quanto custa em média a mensalidade da faculdade de engenharia de alimentos ?

    • Pedro Addler

      Olá Monique

      A mensalidade para o curso de Engenharia de Alimentos está entre 700,00 e 1200,00 Reais dependendo da faculdade particular.

  20. Camila

    Queria saber como posso me especializar após a graduação; e também queria saber como é o mestrado e doutorado dessa engenharia. Obrigado !!

    • Pedro Addler

      Olá Camila

      De um modo resumido funciona mais ou menos assim: há duas formas de se iniciar um mestrado em Engenharia de Alimentos ( vale também para os outros cursos, no caso ).

      - Você pode entrar como aluno regular, neste caso basta o diploma de Engenharia de Alimentos, se você fizer um mestrado na mesma faculdade onde você se formou ela consegue um orientador pra você.

      - Você pode entrar como aluno não-regular ( veio de fora ), neste caso já tem que negociar o seu orientador antes de entrar no mestrado de Engenharia de Alimentos.

  21. Pedro Addler

    Olá Lucas

    O Brasil está se tornando cada vez mais um líder na produção de alimentos e com o aumento do consumo de carne de soja no mundo todo na próxima década essa posição deve se reforçar ainda mais.

    As oportunidades para Engenharia de Alimentos no Brasil devem crescer bastante no curto e médio prazo.

  22. Lucas

    Pedro, em que áreas especificas o engenheiro de alimento trabalha, mais em empresas como sadia, nescau, perdigão são as maiores oportunidades de emprego e que ganharão mais bem ou em outros lugares também tem possibilidades grandes de emprego? obrigado

  23. caroline

    olá! vou prestar vestibular esse ano e estou em duvida entre nutrição e engenharia de alimentos..
    moro no RS, qual dessas duas áreas é mais bem remunerada e tem mais mercado de trabalho?

    • Pedro Addler

      Olá Caroline

      Comparando Nutrição com Engenharia de Alimentos, embora ambas trabalhem com a questão de comida tem algumas boas diferenças entre elas:

      - Engenharia de Alimentos: A Engenharia de alimentos é uma carreira da área de Engenharia que se preocupa em desenvolver novas formas de produzir, industrializar e armazenar alimentos de qualidade. Trabalha em fábricas.

      - Nutrição: A Nutrição é uma carreira da área de Ciências Biológicas, ela estuda o metabolismo ( funcionamento do organismo ) humano e como ele é afetado pelos alimentos, estuda e separa alimentos, criando também tabelas nutricionais. Trabalha em hospitais e clínicas.

  24. Lucas

    Pedro queria te pedir um favor, se não for incomodo, faça uma pequena comparação entre engenharia civil, de alimentos, produção e química pra mim, estou em duvidas nessas engenharias em qual seguir, queria que você citasse as matérias mais estudas por cada um, qual as maiores chances de emprego e salário bem sucedido, e também em que lugares do estado de são paulo tem mais chances de emprego. Já agradeço e desculpa o trabalho, é que até agora na net seus comentários foram pra mim os melhores e que mais demonstraram conhecimento para o que eu procuro saber!!

  25. Milena

    Olá! Gostaria de saber quais são as matérias da prova específica de Engenharia de Alimentos? Site mt boom. Obrigada.

    • Pedro Addler

      Olá Milena

      De um modo geral, as provas específicas do curso de Engenharia de Alimentos ( 2º fase do vestibular ) são Química e Biologia.

      No entanto pode variar um pouco as vezes você também poderá encontrar Português e raramente Matemática.

  26. renan lima

    gostaria de saber se há alguma maneira de um tecnologo agro industrial de alimento se tornar Engenheiro Alimentício? se há possibilidade de uma especialização, gostaria de saber o que e mas viável.

    • Pedro Addler

      Olá Renan Lima

      Realmente você tem 2 opções:

      - Se você estiver no final do seu curso de Tecnólogo Agro-Industrial vale mais a pena terminar ele e depois fazer alguma especialização na área de Engenharia de Alimentos.

      - Se você estiver no começo do seu curso Tecnólogo Agro-Industrial e você quer mesmo trabalhar na área de Engenharia de Alimentos aí é o contrário, vale a pena largar e trocar de curso.

  27. Bárbara Antonia

    Olá, gostaria de saber a diferença entre os cursos e a atuação dos profissionais de Engenharia de alimentos e Ciência dos alimentos.

    • Pedro Addler

      Olá Bárbara Antonia

      Interessante… ainda não tinha ouvido o termo Ciências dos Alimentos, sempre ouvi falar de Engenharia de alimentos.

      Acredito que Ciência dos Alimentos deva ser basicamente o mesmo curso de Engenharia de Alimentos só que com menos foco em Exatas ( menos matemática ).

      • Natalia Larissa

        Na verdade são cursos distintos. Ciências dos Alimentos é um burso relativamente novo no Brasil mas antigo.no exterior, chamado “Food Science”.Um é oferecido na USP de Piracicada e outro é na USP de Lorena. O foco dele é bem diferente de Engenharia de Alimentos. :-D Na página do Facebook de Ciências dos Alimentos há uma comparação sobre as carreiras da àrea alimentícia. Seria muito legal uma matéria sobre essa carreira tão promissora, já há em diversos sites.

  28. eduardo hs rocha

    Gostei das dicas que existem neste conteúdo
    e me aprofundei mas neste curso que pretendo
    começar,mesmo assim me interesso em ler algum livro que me defina mais a introdução desse curso de Engenharia de Alimentos, se tiver algum livro que possa me indicar
    serei grato,obrigada!

    • Pedro Addler

      Olá Eduardo Rocha

      Assim de cabeça, não me lembro de nenhum bom livro de Engenharia de Alimentos não para te indicar… vou ficar te devendo :(

      Mas em breve vamos ter um grande lançamento aqui no Guia da Carreira !!

      As Apostilas e Revistas do Guia da Carreira, elas vão ter conteúdos de todas as profissões, inclusive Engenharia de Alimentos e também as matérias para você estudar para o vestibular, tudo bem muito bem explicado e escrito de um modo que todo mundo entende :o

  29. Rosicleide

    eu estou em duvida entre enfermagem,medicina, engenharia de alimentos ou ciencias economicas

  30. natália

    Pedro, estou praticamente decidida a fazer este curso, mas estou com dificuldades para achar as opções de faculdades com esse curso de Engenharia de Alimentos no estado de são paulo, gostaria de saber as opções tanto publicas, federais como privadas.
    Se pudesse mandar a resposta no meu email facilitaria muito.

    Desde já, muito obrigada :o

    • Pedro Addler

      Olá Natália

      Pois é as vezes não é facil achar mesmo não, pra isso existe o Guia da Carreira :P mas sério, você encontra o curso de Engenharia de Alimentos, no estado de São Paulo nas seguintes Universidades:

      - UNICAMP ( Universidade Estadual de Campinas ): Curso de Engenharia de Alimentos

      - USP ( Universidade de São Paulo ): Curso de Engenharia de Alimentos

      - UEM ( Universidade Estadual de Maringá ): Curso de Engenharia de Alimentos

  31. graziela

    olá,gostaria de saber basicamente qual é a diferença no campo de trabalho de um profissional de Engenharia de Alimentos e de um engenheiro químico especialista em industria alimenticia,qual desses profissionais seria mais facil ser contratado em uma fábrica de alimentos?gostaria de saber,ja que eu tenho uma grande duvida em esses dois cursos.
    E em relaçao a universidade qual é a melhor a ufv,uem ou ufla ?

    • Pedro Addler

      Olá Graziela

      Realmente uma boa pergunta, acredito que estes dois profissionais estejam mesmo no mesmo nível.

      De qualquer modo, se forem competir diretamente, acredito que a empresa pegue o profissional de Engenharia de Alimentos, pois é um pouco mais especializado. É mais focado na área, no caso.

  32. Clarissa

    Estou cursando engenharia de alimentos e gosto muito, porém, me desanimei com as poucas oportunidades de emprego no Brasil. Agora não sei se mudo de curso ou se fico na engenharia de alimentos e espero pra ver se ela cresce no Brasil… Me ajuda aew

  33. lar

    Oi , existe concurso para engenharia de alimentos ?
    as prefeituras tbem tem concurso para essa área ?
    obg

    • Pedro Addler

      Olá Lar

      A maioria absoluta dos empregos para Engenharia de Alimentos, no caso, está mesmo nas empresas, concursos públicos para a área são raros.

      Em geral podem haver oportunidades de concursos para Engenharia de Alimentos em cidades onde a prefeitura planta merenda escolar ou tem algum projeto deste tipo, mas são raros.

  34. rayanne

    Um engenheiro de alimentos trabalha em fabricas ou em laboratórios ?

    • Pedro Addler

      Olá Rayanne

      Na verdade nos dois !! :P

      O local onde o profissional de Engenharia de Alimentos vai trabalhar depende da especialização que ele escolher.

  35. Ronaldo

    A Engenharia de Alimentos engloba 3 grandes áreas que são: Ciência de Alimentos, Tecnologia de Alimentos e Engenharia de Alimentos. A Ciência estuda a natureza química, física e biológica (microbiologia e bioquímica) dos alimentos; a Tecnologia é o processamento propriamente dito e seus “cuidados” (higiene, controle de qualidade, legislação etc.) e a Engenharia se preocupa com modelagens matemáticas de processos, bioengenharia, máquinas, automação etc. O curso é muito amplo e o colega que comentou que a matemática é “bem leve” está equivocado, quem pretende fazer o curso de engenharia de alimentos deve estar conciente que é é uma engenharia como qualquer outra, ou seja, cpalculo e física não vai faltar! Tanto é verdade que quando terminei alimentos entrei em civil já entre o 3º e 5º semestre.

  36. Jaqueline

    nossa to com muita duvida em que faculdade fazer
    quero ciências biológicas, ou Engenharia de alimentos ….
    mais neim sei qual delas fazer tento ver qual e a melhor mais as duas são otimas, oq vc acha as duas vão estar bem sucedidas no futuro ?

    • Pedro Addler

      Olá Jaqueline

      Com certeza, acertou em cheio viu, as área de Meio-Ambiente e exploração sustentável e também a área agrícola ( produção de alimentos ) estão entre as áreas mais promissoras do Brasil moderno.

      E ambas as áreas precisam de muitos profissionais de Ciências Biológicas e também Engenharia de Alimentos.

      O Brasil é o futuro “celeiro do mundo” e a área de Alimentos Orgânicos tende a se expandir muito por aqui, pois temos terra e água em grande quantidade, esse crescimento irá afetar diretamente a carreira de Engenharia de Alimentos.

  37. Mirian

    Gostaria de saber quais as faculdades que possuí esse curso de engenharia de alimentos na região sul de São Paulo

  38. nathália L.

    noossa, adorei o site. super completo me esclareceu muitas duvidas. agora o que resta é saber qual escolher, engenharia de alimentos ou engenharia química… :P

  39. Raphaellen

    Olá , Sabe eu adoreeii o curso e o site também, muito interessante, eu estava em duvida entre este curso de engenharia de alimentos e nutrição , mais adorei este ( engenharia de alimentos ),
    Mais não sou boa em Matemática , física ! Calculos !! e estou preucupada pois amei o curso ! e para achar o emprego assim, é em fabricas , onde?
    O que eu faço ? obriigadoo !

    • Pedro Addler

      Olá Raphaellen

      Realmente os cursos de Nutrição e Engenharia de Alimentos são bem interessantes, no entanto, embora ambos trabalhem com comida, como você deve ter lido os focos são diferentes.

      Enquanto Nutrição se preocupa com a questão da alimentação, nutrientes e calorias, o profissional de Engenharia de Alimento se preocupa com a fabricação da comida, conservação, produção e industrialização dos alimentos, sem deixar de lado, claro a saúde :D

      Em relação aos empregos para Engenharia de Alimentos é isso mesmo !! Eles vão ser onde os alimentos industrializados são produzidos, ou seja, nas fábricas.

  40. Anderson Francio

    daee,preciso de uma informação sua pretendo cursar engenharia de alimentos,mas tenho receio que nessa área tenha poucos empregos,apesar de ter tanta indústrias,isso é verdade,ou voce pode me a segurar que essa área tem bastante empregabilidade?

    • Pedro Addler

      Olá Anderson Francio

      Embora tenha crescido bem em 2010, devido ao aumento das exportações Brasileiras de comida, atualmente o mercado para Engenharia de Alimentos ( no momento em que foi escrita esta matéria ) está estável.

      A indústria alimentícia que absorveu muitos profissionais de Engenharia de Alimentos nos últimos meses dá sinais de saturação, mas esta saturação é normal e tende a diminuir quando o mercado se expandir novamente.

  41. Nathalia Barros

    Olá Pedro Addler
    Estou me formando em engenharia de alimentos e gostaria de montar um laticínio (como negócio próprio) e queria saber se eu posso assinar como a responsável técnica do estabelecimento?

    • Pedro Addler

      Olá Nathalia Barros

      Sim !! Com certeza, não sei se você notou mas agora você é uma Engenheira !! :P

      Engenheira de Alimentos, agora você pode assinar todos os projetos que você quiser, os Engenheiros tem esse atributos, são os criadores, os gestores dos projetos na nossa sociedade.

      Eu sinceramente torço muito para que você realize mesmo esse sonho de montar e cuidar do seu Laticínio :D

      • Raisa Móes

        Só tem um problema em relação aos laticínios, Pedro. Na verdade, os Conselhos de Classe que definem a quem são atribuídas as responsabilidades técnicas. Para uma indústria de laticínios, é exigido um Veterinário, pois trata-se de um produto de origem animal.
        Sou engenheira de alimentos formada há 4 anos, e atualmente trabalho na Vigilância Sanitária. Aqui vemos muito essa divergência entre classes. O ideal é procurar o CREA. O engenheiro pode, sim, trabalhar como técnico desse estabelecimento, mas o RT só pode ser um veterinário, infelizmente.

  42. graciele gaiardo

    oi tudo bem
    estou em dúvidas se faço tecnologia de alimentos ou engenharia de alimentos, gosto muito de trabalhar em industria,só que como eu nao gosto de matematica fico em duvida de engenharia pois tem muito callculo
    espero respostas

    • Pedro Addler

      Olá Graciele Gaiardo

      Taí uma boa pergunta. Realmente Tecnologia de Alimentos e Engenharia de Alimentos são ótimos cursos.

      Tecnologia de Alimentos, no caso, é um curso técnico, tem a vantagem de ser mais curto, no entanto, oferece menos oportunidades de emprego.

      Engenharia de Alimentos é um curso mais completo, mais longo por esse motivo, no entanto, oferece melhores empregos, pois você vai se formar Engenheira.

  43. Maisa Luft

    Oiie..
    neste ano vou prestar vestibular.. e eu to muito em duvida no curso… as vezes penso em fazer nutrição e as vezes engenharia de alimentos.. mas tenho medo de começar e logo desistir por ser dificil. não gosto muito de fisica porém amo química… O que vc me indicaria?

    E vc sab alguma universidade federal do RS que tem esses cursos??
    Obrigada :)

    • Pedro Addler

      Olá Maisa Luft

      Pra sua sorte você não vai encontrar muita Física nem em Nutrição e nem em Engenharia de Alimentos :P , um pouco mais em Engenharia de Alimentos, no caso, mas nada muito difícil.

      Em relação ao curso de Engenharia de Alimentos, na região do Rio Grande do Sul você vai encontrar nas seguintes Universidades Públicas:

      - UNIPAMPA ( Universidade Federal do Pampa ): Curso de Engenharia de Alimentos

      - FURG ( Universidade Federal do Rio Grande ): Curso de Engenharia de Alimentos

      - UFRGS ( Universidade Federal do Rio Grande do Sul ): Curso de Engenharia de Alimentos

  44. Maisa Luft

    Oi !!
    Na sua opinião axas dificil conseguir uma vaga em engenharia de alimentos na faculdade federal UNIPAMPA ?

    Abraço :D

    • Pedro Addler

      Olá Maisa Luft

      Entrar no curso de Engenharia de Alimentos em uma faculdade boa como a UNIPAMPA por exemplo, fácil, fácil não é :P mas de qualquer maneira você consegue sim.

      Basta estudar sério durante o ano que chegando no momento do vestibular você estará preparada.

  45. Renan lima

    olá.eu estou cursando o 1 semestre de tecnologia agro industrial de alimentos na universidade do estado do Pará,mas gostaria de saber se eu me especializar em engenharia de alimentos. eu teria o titulo reconhecido como engenheiro de alimentos ou so seria uma especialidade na aréa?gostaria tbm de saber de quanto está variando o salario inicial de um tecnologo na aréa, com e sem a especialização :)

    • Pedro Addler

      Olá Renan Lima

      Realmente, você pode sim se especializar na área de Engenharia de Alimentos sim, mas para ser Engenheiro de Alimentos mesmo, você tem que fazer o curso de Engenharia de Alimentos.

      Em outras palavras:

      - Com o curso de Engenharia de alimentos você se torna: Engenheiro de Alimentos, categoria de Engenharia, o salário está na faixa de 2400 Reais

      - Com o curso de Tecnologia Agro-Industrial mais a especialização em Engenharia de Alimentos, você se torna: Técnico Agro-Industrial Especializado, categoria Técnica, o salário está na faixa de 1900 Reais

  46. Felipe Barreto

    Pedro me ajuda por favor! rsrs estou no 3° ano e vou prestar vestibular so que ja não sei mais bem o curso que eu quero. até ontem eu estava decidido que ia presta pra engenharia de alimentos pois acho interessante, mas hoje eu fiz o teste vocacional e o resultado deu mais pro lado de saúde e tbm uma amiga minha desistiu do curso por ser um pouco dificil e ter muita matematica… eu queria um curso que fosse razoável pra depois eu não me desesperar e querer desistir. me ajuda por favor, me dá algumas dicas. Ficarei muito grato.

    • Pedro Addler

      Olá Felipe Barreto

      Não precisa arrancar os cabelos !! O curso de Engenharia de Alimentos apesar de não ser da área de Saúde é da área de Ciências Biológicas.

      Saúde é uma sub-divisão das Ciências Biológicas, seu Teste Vocacional não deu resultado errado não, se você está interessado em Engenharia de Alimentos deve fazer sim.

      Em relação a Matemática, você vai encontrar alguma sim, afinal falamos de uma Engenharia, mas não é muito difícil não, afinal a tendência principal do curso como eu disse acima não é Ciências Exatas e sim Ciências Biológicas.

  47. gra

    Gostaria de saber a média salarial do engenheiro de alimentos x tecnólogo de alimentos …

    • Pedro Addler

      Olá Gra

      Resumindo, o profissional de Engenharia de Alimentos é como se fosse o “chefe” do Tecnólogo em Alimentos.

      O Engenheiro de Alimentos, tem muito mais responsabilidades, assina projetos e também ganha mais.

      De um modo geral o salário para Engenharia de Alimentos está em torno de 2400 Reais, o Tecnólogo em Alimentos ganha mais ou menos 1600 Reais.

  48. Mislândia

    Olá Pedro Addler :)

    Ano passado passei para Engenharia de Alimentos pela UFCG, para o 2º semestre, tenho 17 anos, foi o meu 1º vestibular, começo em Agosto ! :D
    O que eu queria realmente era algum curso na área da saúde, em especial Odontologia, sou facinada por essa área, tentei ano passado, prestei vestibular pela UERN, mas não consegui a concorrência foi muito alta, 51 para 1 vaga, e esse curso é um dos mais caros e concorridos atualmente.

    Tenho várias amigas que cursam Engenharia de alimentos onde eu vou cursar, e outras começarão comigo esse ano . As que já cursam me falaram que os dois primeiros anos da facul tem muito Calculo, muita Fisica, eu não suporto Fisica. Não sei como vou lidar com essa situação.

    Só de ouvir,falar em fisica já mim dá dor de cabeça :| , não sei se isso pode ser do meu “psicológico”, por tanto ouvir e conviver com pessoas q também não gostam dessa matéria .. Gosto de quimica e biologia, não sou assim “apaixonada” kkk, mas gosto, mim dava bem nessas materias no meu Colegial

    Mas vou tentar Engenharia de Alimentos, não quero desperdiçar essa oportunidade que Deus me proporcionou, pois não sei se terei outras dessa, e continuarei tentando Odontologia !

    • Mislândia

      Ah Pedro Addler, Parabéns por seu belíssimo site, eu adoreei ! :D

  49. Angélica

    Tenho uma filha de 15 anos que optou em fazer o curso técnico Federal a nível de 2° grau na área de Agroindústria, chama IFF (Instituto Federal fluminense) ou (CEFET) em Bom Jesus do Itabapoana (RJ), é também uma faculdade Federal, e após a conclusão do curso Agroindústria pretende optar pela engenharia de alimentos. O IFF tem o curso de engenharia de alimentos e também possui outros cursos federal técnico em outras áreas.

    O IFF é uma faculdade muito legal e a cidade é do interior super calmo para quem quer estudar, procure saber informações espero ter ajudado, costuma ter alojamento para as pessoas que residem longe e o custo de vida não é tão caro por se tratar de cidade do interior do RJ. :)

    • Junior

      olá, no IFF não tem o curso de eng de alimentos. Eu estudei lá e hoje estudo engenharia de alimentos na UFES campus de Alegre

  50. Juliana

    oi
    eu amei a matéria e tenho muita vontade de iniciar o curso de engenharia de alimentos.
    Só que não tenho muito conhecimento sobre física.
    E esse é o grande obstáculo para a iniciação.Gostaria de saber se o curso é bastante focado nessa área?
    Na região de Santa Catarina(principalmente Oeste/Centro Oeste) há um vasto mercado de trabalho?
    E nos três estados do Sul qual seria a melhor faculdade para ingressar nesse ramo?Poderia citar Federais?
    Desde já muito obrigado!!!

    • Pedro Addler

      Olá Juliana

      Na região do querido Estado de Santa Catarina, as principais Universidades que tem o curso de Engenharia de Alimentos são as seguintes:

      - UDESC ( Universidade do Estado de Santa Catarina ): Curso de Engenharia de Alimentos

      - UFSC ( Universidade Federal de Santa Catarina ): Curso de Engenharia de Alimentos

  51. Juliana

    oi sou de SC
    eu gostaria de fazer engenharia de alimentos.
    Queria ser aprovada em uma federal através da nota do ENEM .Acontece que minha nota em Ciências da Natureza e suas tecnologias foi de 479.7. Me disseram que não há possibilidade.
    Gostaria de saber sua opinião e qual seria uma nota boa nessa disciplina para conseguir ingressar nas federais(não há necessidade de ser as mais conceituadas aqui de SC).
    obrigado

    • Pedro Addler

      Olá Juliana

      Não vou mentir pra você, não foi uma boa nota nessa prova não :P pra nota ser considerada Média você tem que ter pelo menos 500, para ser considerada Boa, tem que ser uns 600, aí sim você garante que entra no curso de Engenharia de Alimentos.

      De qualquer modo, você sempre pode tentar né !! Como você disse em algumas faculdades de Engenharia de Alimentos menos conceituadas você entra com essa nota sim.

      No entanto, vai ter que ficar pro ano que vem, esse ano já não da mais pra usar o ENEM pra entrar nas Federais de Engenharia de Alimentos pelo SISU, porque o prazo acabou.

      E isso não é ruim não viu !! Ano que vem você pode fazer o ENEM de novo e ir melhor :D

  52. natalia

    isso me ajudou muito eu pude ver melhor e entender o que fazia um engenheiro alimentar

  53. Manuela

    Curso engenharia de alimentos na UNICAMP.. e quem se interessa pelo curso a UNICAMP é a mais tradicional com mais de 40 anos de curso E a MELHOR DA AMERICA LATINA em engenharia de alimentos.

  54. Amanda

    Estou pesquisando em qual área atuar, gostei muito da descrição e forma de atuação do curso de Engenharia de Alimentos. Caso venha faze-lo espero não me arrepender.

  55. kelly cristyne

    estou cursando o curso de engenharia de alimentos….estou gostando mto msm..

    voce saberia me disser quantos um engenheiro de alimentos esta ganhando ultimamente ?

    • Pedro Addler

      Olá Kelly Cristyne

      Que bom que você está gostando de Engenharia de Alimentos :D fico sempre feliz de ver pessoas realizadas em suas carreiras.

      O salário inicial para Engenharia de Alimentos ( quem está começando ) está em torno de 2500 Reais.

  56. JÉSSICA

    Oi Pedro,sou do estado de GOIÁS,estou muito na duvida do que fazer,Engenharia de Alimentos ou Nutrição,pode me ajudar?

    E que Universidade publica do meu estado eu posso prestar o vestibular?
    Já agradeço e desculpe-me o incomodo.

    • Pedro Addler

      Olá Jéssica

      Imagina !! Não seja boba e nem humilde !! Não incomoda não de deixar sua pergunta aqui no Guia da Carreira, todos são bem vindos aqui :D

      Em Goiás, você vai encontrar Engenharia de Alimentos, nas seguintes Universidades Públicas:

      - UFG ( Universidade Federal de Goiás ): Curso de Engenharia de Alimentos

      - IFGoiano ( Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano ): Curso de Engenharia de Alimentos

  57. magno rocha

    gostaria de saber o salário médio de um engenharia de alimentos com especialização.
    qual a especialização que traz mas vantagens?

    obrigado

    • Pedro Addler

      Olá Magno Rocha

      Assim dizer com certeza, qual especialização do curso de Engenharia de Alimentos é a melhor é difícil pois além de todas serem muito boas, também depende da empresa.

      Mas se for para te dar uma dica, recomendo a especialização Desenvolvimento de Produtos dentro da Engenharia de Alimentos.

      Recomendo pois apesar de ser a especialização mais difícil e de maior responsabilidade é também a mais lucrativa.

  58. RAFAELA

    oi, será que vc poderia me ajudar em uma questão? estou em dúvida em cursar nutrição ou engenharia de alimentos… na sua opinião, qual seria a melhor escolha? por que?

    • Pedro Addler

      Olá Rafaela

      Realmente essa é uma dúvida comum, mas ao contrário do que muitos pensam Nutrição e Engenharia de Alimentos são cursos bem diferentes.

      Enquanto o profissional de Nutrição é um profissional de saúde que foca o seu trabalho na alimentação dos pacientes.

      O profissional de Engenharia de Alimentos é um Engenheiro que foca o seu trabalho na fabricação de comida.

      O Nutricionista, produz planos e receitas nutricionais, o Engenheiro de Alimentos, inventa modos e máquinas de fabricar alimentos.

  59. hemmalyne

    Gostaria de saber se o curso de Engenharia de Alimentos na UFMT é bom… ??

    • Pedro Addler

      Olá Hemmalyne

      Sim com certeza !! O curso de Engenharia de Alimentos da UFMT é considerado bom.

      A relação candidato vaga média nos últimos vestibulares está na casa de 5 candidatos por vaga, são 45 vagas abertas por ano e o curso de Engenharia de Alimentos dura 4 anos e meio.

  60. ANTONIO BATISTA

    Olá, gostaria de sa se saber se toda universidade ,seja ela pública ou federal,que tenha o curso de engenharia de alimentos, garante que o aluno tenha ao final do curso uma oprtunidade de estágio.Eu móro em natal ,RN vou prestar o vestibular para engenharia de alimentos mas não sei como anda o mercado aqui no RN (pro engenheiro de alimentos) porn isso estou com ésta dorsinha de cabeça.

    • Pedro Addler

      Olá Antônio Batista

      Não vou te iludir, na verdade é justamente o oposto, nenhuma faculdade pública ou privada de Engenharia de Alimentos ou de qualquer curso garante uma vaga de emprego ou estágio.

      Conseguir um emprego ou estágio é de responsabilidade sempre da própria pessoa.

      Mas não fique com stress ou dor de cabeça !! Se você for um bom aluno e procurar se atualizar não vão faltar empregos pois o Brasil está crescendo muito.

  61. Vanessa

    É possivel conciliar graduação em Engenharia de Produção com uma pos em Engenharia de Alimentos ? Obrigada.

    • Pedro Addler

      Olá Vanessa

      Sim, pior que sim !! :D Muita gente pode pensar que as 2 áreas são distantes, mas na verdade Engenharia de Alimentos e Engenharia de Produção são bem próximas.

      Ambas as carreiras tem um foco na questão de métodos de produção ( como fabricar as coisas ) por isso se graduando em uma delas é perfeitamente possível fazer uma especialização na outra.

  62. ANTONIO BATISTA

    Olá, Pedro!
    Gostaria de saber se como profissional de engenharia de alimentos eu poderia atuar em uma empresa de bebidas com a Ambev e de que Maneira eu iría atuar.Descobri ,a pouco tempo,que a Ambev aqui do Rn contrata muitos engenheiros e por isso fiquei muito feliz em saber que uma grande empresa reconhecida nacionalmente também é uma grande empregadora deste Proficional e por isso fiquei curiosíssimo para saber como eu i´ria atuar nésta empresa.

    • Pedro Addler

      Olá Antônio Batista

      Sim, fique feliz, e fique com razão :P !!! A AMBEV contrata sim muitos profissionais da área de Engenharia de Alimentos ( técnicos e engenheiros ) pois cerveja, refrigerantes e derivados são alimentos não é mesmo ??

      Eles estão sempre buscando melhorar seus processos de fabricação e também lançar novos produtos, são nessas áreas que entra a contribuição fundamental dos profissionais de Engenharia de Alimentos.

  63. Lislândia Farias

    Quais matérias que dão mais pontos para o vestibular de Engenharia de Alimentos ?

    • Pedro Addler

      Olá Lislândia

      Na verdade, todas as matérias tem o mesmo valor no vestibular de Engenharia de Alimentos, o que acontece é que na segunda fase você só faz provas de algumas delas, não de todas como na primeira fase.

      Para se dar bem na segunda fase de Engenharia de Alimentos, estude muita Biologia e Química, em geral, são essas matérias que caem.

  64. jessica

    boa tarde!!

    bom eu trabalho em uma empresa de alimentos processados como legumes e verduras lavados,higienizado e embalado gostaria de saber se eu entrar em uma faculdades de engenharia de alimentos seria vantagem me ajudaria em alguma coisa profissionalmente?

  65. jessica

    boa tarde!!

    bom eu atua na área de legumes e verduras processados higienizado,embalado gostaria de saber se vantagem eu fazer um curso de engenharia de alimentos?

  66. evening

    quero saber se cai muita matematica porque sou pessima. estou pensando em fazer esse curso.

  67. Mayara Fernanda Barbosa

    Pessoal, tudo bem?

    Tenho uma dúvida, fiz gastronomia e já trabalho na área há 4 anos, mas gostaria de fazer uma pós em engenharia de alimentos, alguém sabe me dizer se posso??

    obrigada
    abs,

  68. Andressa Silva

    Nooossa muuuito boom, soou apaixonada poor essa profissãao ! Tenho muuito orgulho e respeeito por todos oas profissionaais dessa area ! Espero me daar beem :)

  69. laiza

    mais esse salario é o fixo ou é só uma base???

  70. Amanda

    Quis dizer para um graduado em eng, cujo salario “estipulado” pelo crea é 3270,00. :S

  71. Jamyle

    Olá,Gosto de matemática apesar de não ter muita facilidade com ela, por isso gostaria de saber se na prática, no dia-a-dia mesmo, la na indústria , o engenheiro de alimentos vai estar fazendo cálculo a todo momento?????

    E qual especialização exige menos matemática?

    Valeu!!!

  72. Bruna

    OLá , Boa tarde

    Eu gostaria de saber qual faculdade é mais fácil de se realizar : Engenharia de alimentos ou engenharia de produção?sendo que elas interagem juntas , e no MATO GROSSO , possui alguma facudade com o curso de engenharia de alimentos?pode ser , publica sei que tem na unemat de barra dos bugres , mas particulartem em alguma cidade do MT?/ Muiiito obrigada se puder tirar minha dúvida , ah é você está de parabéns ótimo site , ameii as informações …
    Desde já mto obrigada”

    • Pedro Addler

      Olá Bruna! Os dois cursos podem ser considerados de igual dificuldade!

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  73. janete monteiro

    ola pedro.
    Fiz um teste vocacional e deu exatamente que eu deveria fazer engenharia de aalimentos, não conhecia esse tipo de engenharia e fiquei muito feliz com a sua máteria creio que é isso que vou fazer :) queria saber se tem essa faculdade em manaus ? Obrigada pela atenção.

    • Pedro Addler

      Olá Janete! Que bom que conseguimos te ajudar na escolha de sua profissão!
      Estamos aqui para isso!

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  74. Rayanne Albuquerque

    Na UFRJ também tem engenharia de alimentos :)

  75. Juliana

    Gostaria de saber quais são as facldades particulares de eng de alimentos em são paulo capital

  76. Daniel Martinelli

    Olá Pedro!
    Primeiramente parabéns pelo site, me ajudou muito na escolha.
    Curso engenharia de alimentos numa universidade particular, gostaria de saber se as grandes industrias alimenticias dão preferecia para contratar quem estudou em uma universidade publica. Sou bom aluno, tenho notas boas. Mas mesmo assim fico com medo de perder a vaga para alguem que cursou numa faculdade publica.

  77. julrenny

    oi pedro,,,
    tenho uma duvida cual e a diferença entre a engenharia de produçao e engenharia agroindustrial ou e a mesma coisa?,,,obrigado pela resposta.

  78. Lucas

    Olá, gostei muito desse curso, e pretendo fazer o vestibular dele na UFG, só que tenho uma dúvida em relação as especializações, qual é a mais bem renumerada atualmente? Sem contar que também to pensando tipo fazer a graduação depois a especialização e depois juntar os conhecimentos na área e me tornar um empreendedor pra quem sabe no futuro tbm fazer até administração de empresas.

  79. Tamara Davies

    Olá Pedro ! Eu estou em dúvidas por qual engenharia fazer. Optei por me inscrever ao vestibular de eng. de alimentos. Gosto de química, física, mas não curto matemática. Tenho dificuldades, sei mais ou menso a grade curricular e vi muita álgebra e cálculos 1,2 e afins. Será uma escolha mal sucedida a minha em optar por engenharias? Abraços !

  80. Jaqueline Ferraz

    Gostei muito da matéria, esclareceu algumas dúvidas que eu tinha
    Muito bom!!

  81. Regina Rigotti

    Olá Pedro!
    Eu estava pensando em fazer Engenharia de alimentos, mas o meu problema é que nao gosto principalmente de matematica, tbm tenho dificuldades com quimica e fisica, por esse motivo tenho medo de fazer e depois me iludir sei la… por mais que eu nao tenho conhecimento nessas tres areas será que mesmo assim consigo aprende-las? Aguardo resposta. Obrigada!

  82. magno

    meu forte nao e quimica e matematica sera que vo ter muita dificuldade no curso de Eng. Agroindustrial Ind. Alimentícias

  83. Lucas

    Olá, nesse ano irei iniciar minha graduação em Engenharia de Alimentos e inclusive já estou pensando na minha pós. Sei de alguma semelhanças entre a Engenharia de Alimentos e a Engenharia Química e penso que talvez uma pós em Engenharia Química poderia ajudar muito na minha formação, sem contar que também penso numa pós em administração ou área semelhante.

  84. Franciele

    Oi? Amei a materia. Me ajudou bastante, e tô quase desidida a fazer esse curso

  85. Andressa

    Pedro ,

    Tenho dificuldades com matemática e física mas gostaria muito de cursar engenharia de alimentos ! Tem muita matemática e fisíca no curso ? Passei na Mauá mas queria mesmo fazer unicamp ou unesp … Vou fazer cursinho e tentar de novo ! Oq vc acha ?

    Obrigada desde já (:

  86. JOSIELY

    Sou Graduada em Tecnologia de Alimentos, posso ter reaproveitamento de disciplina se eu for fazer Engenharia de Alimentos para terminar mais rápido a faculdade???

  87. Bruna Gabryel

    olá pedro , eu gostaria muito de fazer esse curso , desde smpre meu sonho era ser engenheira de alimentos , porem não sou tããaaaaao boa assim ne biologia é o meu unico ponto fraco , em relação as materias qe exigem no curso ! voce acha qe isso podera me influençiar no curso? devo escolher outro?

  88. Natália Costa

    Olá,boa tarde.

    Eu estou muito interessada em seguir essa profissão,porém tenho um certo medo de me desencantar depois,devido ao fato que existe muita química e sinceramente,não sei se consigo ser boa em química rs
    Por favor,gostaria de saber se vocês podem me ajudar nessa decisão.

    Grata.

  89. Ana Carolina

    Olá.. Boa Noitee..

    Gostaria de saber, se pra fazer engenharia de alimentos precisa gostar muito de química?

  90. Nélio

    Boa noite! quero parabenizar o site por ser muito útil à escolha de nossa profissão! Quero fazer Biologia, mas estou bastante desanimado com a área de ciências biológicas ultimamente, já que tenho lido bastante coisas negativas a respeito da área na internet de biólogos formados e frustrados. Venho tentando me interessar por outros cursos desde então… minha dúvida é, a área de exatas se faz tão presente em engenharia de alimentos quanto em química ou engenharia química? Agradeço a todos!

  91. Francielle

    Olá gostaria de saber qual é o salário médio de um engenheiro em alimentos, e se a melhor faculdade publica é a usp pra estar se formando?

  92. Michael

    Olá. Eu faço engenharia de alimentos na UFRuralRJ e tenho 4 físicas. Não acho que é um curso muito fácil.

  93. Monique

    Ola Pedro
    Gostaria de saber se o curso de engenharia de alimentos na UFGD é bom…Vou começar o curso em maio
    Obrigada

  94. MARCIO AUGUSTO

    OLA PEDRO!! GOSTARIA DE SABER QUAL É MELHOR, ENGENHARIA DE ALIMENTOS NA UFMT OU NA UNEMAT?
    VOU COMEÇAR EM 20 DE MAIO NA UFMT, MAS ESTOU EM DUVIDA!

  95. Guilherme

    O curso de Eng de Alimentos da UTFPR de Medianeira é bom? Vale a pena arriscar? Abraços

  96. ALINE

    Pedro, estou pensando fazer engenharia de alimentos, pois me identifiquei com a área! Mas será que não seria legal fazer um tecnico para saber se realmente é a área adequada?

  97. ANDERSON LAUREANO COSTA

    Olá, estou terminando o curso de Ciências Biológicas na FACIS- Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo(Bacharel e Licenciatura)neste ano(2013), gostaria saber se o biólogo pode fazer uma pós graduação em engenharia do alimento. Obrigado

    • Giovanni

      Olá,

      Já conseguiu tirar sua dúvida? Também quero saber se é possível um biólogo, fazer uma especialização e ser responsável técnico de uma industria de alimentos?

  98. elber

    olá gente..o curso de engenharia de alimentos é exelente, moro no nordeste,(piaui) e passei para esse curso na universidade federal de campina grande UFCG,bastante conceituada em todo o país..e por medo de não encontrar emprego eu decidi abrir mão do curso e estou arrependido…para quem quer cursar esse ano ainda irá ter novas chamadas se inscrevam no site da ufcg…no momento não me recordo o site..mas joguem no google UFCG e aparecerá..

  99. Rafaella

    Pedro, fazendo engenharia de alimentos eu consigo também ter meu próprio negócio ou teria que fazer uma especialização?

  100. Bruna Moreira

    Olá, tenho 18 anos, sou de SP, mas vim para o UFRJ para fazer saúde pública. No primeiro semestre do curso percebi que a área de saúde nao era para mim. As unicas materias que me dei bem foram aquelas relacionadas a exatas. Em toda minha vida escolar eu tive afinidade mais com exatas do que com outras. Com minha nota, passo em engenharia e estou pensando em fazer a engenharia de alimentos, aqui no Rio.
    Gostaria de saber sua avaliação do curso da UFRJ e se no caso de quem nao quer criar o proprio negocio no ramo alimenticio, se tambem compensa fazer o curso.
    Grata

  101. saulo da silva cruz

    Ola eu li td o artigo e gostei muito da area de alimentos na engenharia.eu estava cursando engenharia eletrica mas nao me adaptei com eng.eletrica e estava tentando outra area e gostei muito da engenharia de alimentos e tambem queria saber se tem alguma coisa a ver quanto a minha idade eu ja estou com 31 anos.se vou ter alguma dificuldade de conseguir emprego na area depoiis de formado sem mais desde ja muito obrigado espero resposta

  102. Stefany

    Olá,estou no 3º ano do ensino médio,e estou prestes a fazer o curso de engenharia de alimentos.Mas tem um problema,gosto de biologia,química e um pouco de física.Mas não me dou muito bem com calculo.Será que consigo fazer mesmo assim o curso?

  103. Aline

    OLa sou formada em gastronomia, se eu fizer engenharia de alimentos poderia cortar materias?
    Olhei algumas grades e vi q era semelhante.

  104. Rose

    olá Pedro!
    adorei as dicas! me ajudou muito.
    eu estava em duvida entre enfermagem ou engenharia de alimentos. agora decidir fazer engenharia de alimentos. mas tá dificil encontrar opções de faculdade aqui em São Paulo-SP.

  105. Aline

    Oi sou formada em gastronomia e quero fazer engenharia de alimentos, consigo cortar algumas matérias ou não?

  106. Carla

    Boa Noite,
    Por favor, saberiam me informar quanto uma pessoa formada em Engenharia de Alimentos poderia cobrar para atuar como responsável técnico de uma micro empresa de pratos prontos, com carga horária de 10 horas semanais?

  107. Ana luiza

    Olá Pedro. Gostaria de saber quais são as faculdades particulares de engenharia de alimentos. Obrigada

  108. Larissa

    Nossa eu gostaria muito de fazer engenharia de alimentos, mas moro em brasília acho que o mercado aqui não é tão amplo … e até então não sei de nenhuma faculdade que tenha esse curso por aqui. Me dê alguma sugestão galera :) abraços.

  109. silvia

    tenho 17 anos curso o ultimo ano do ensino médio e me interessei pela engenharia de alimentos moro na cidade de Osasco-SP e gostaria de saber qual faculdade posso estar cursando engenharia de alimentos

  110. ádila

    gostaria de saber se aproveito cadeiras no curso de engelharia, pois sou formada em tecnologia em alimentos pelo IFCE- Limoeiro do Norte. e qual o procedimento pra entrar em engelharia? obg.

  111. Raquel MAcedo

    Pedro,

    tenho 24 anos e não me decidi gual curso fazer,como muitos tenho duvidas de que curso optar.Queria sua opinião estou em duvida entre Engenharia Quimica e a de Alimentos.Porém tambem não sou muito boa com matemática.Moro em Brasilia e por aqui só tem este curso na UNICEUB,é uma facul boa? Obrigada

  112. Carolina

    Só pra corrigir, o curso de tecnologia de alimentos é uma GRADUAÇÃO…nao é técnico! O profissional de tecnologia, tem mais aprofundamento nas areas de tecnologia dos alimentos…no processo, analises fisico-quimicas, microbiologicas, e principalmente nas materiias especificas de tecnologia de carnes, frutas, leites, bebidas…enfim…é um curso mais focado no processo do alimentos mesmo.

  113. Gabrielle

    Ei Pedro,moro em Minas Gerais, e queria saber mais sobre o curso de engenharia de alimentos. Eu tinha vontade de fazer nutrição, porém na cidade em que moro,ou por perto não tem esse curso em Universidades Federais. Na minha cidade tem O IFMG onde se tem alguns cursos que me interesso , Administração,Engenharia de Produção, Engenharia de Alimentos ,entre outros.
    O que mais tem a ver com Nutrição é o de Engenharia de Alimentos, não é ? Obrigada .

  114. Airton

    Boa noite, essas foram minhas notas do enem 2013. Ciências Humanas e suas Tecnologias 539.5
    Ciências da Natureza e suas Tecnologias 457.1
    Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 538.8
    Matemática e suas Tecnologias 678.5
    Redação 640.0
    Será que eles dão mais valor para a nota de matemática ou ciências da natureza?

  115. Euu

    Bom pessoal, sou estudando de Engenharia de Alimentos da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande). O curso de Engenharia de Alimentos possui disciplinas de cálculos do começo ao fim, são 10 semestres. É um curso bastante interessante, quem faz se apaixona. Agora tem que estudar muuuuito mesmo. O curso é diurno e exige muita disposição. Ótimos professores, muitas inspirações. É um curso que possui muitas chances de sucessos, tanto para a carreira privada quando para a pública. Pretendo fazer mestrado e doutorado e ser professor na Federal, se Deus quiser. Boa sorte para quem for fazer e estudem muuuito.

  116. Eliane Pereira Ribeiro

    Eliane,
    tenho 33 anos moro no Rio,quero fazer engenharia de alimentos mais não sei se tem por aqui.E pergunto a vocês a qual é melhor gastronomia ou engenharia de alimentos?

  117. Décio Filho

    Bom, gostei muito do artigo, me fez ainda mais me interessar pelo curso e pela minha futura profissão, mas queria saber se há uma grande perspectiva de empregos na Região Norte? Obrigado.

  118. Maria

    Oi Pedro ótimo site este! Tirei uma boa nota no ultimo enem, e estou pensando em usar para este curso tera como você me informar quais são as instituições federais e estaduais as quais a pontuação do enem conta como redação tendo peso 2 ou 3? Sei que é uma pergunta bastante complicada, até agora só encontrei as do MT, gostaria de saber pelo Brasil se puder assim me informar, obrigada.

  119. Thamires

    Olá!
    Estou muito em dúvida se devo cursar Engenharia de Alimentos. Eu amo a parte de trabalhar com comida e tudo mais, mais tenho muita dificuldade em física e química, não sei se consigo acompanhar. Você sabe me dizer se a FAJ (Faculdade de Jaguariúna) é uma boa faculdade para fazer engen. de alimentos?

    Obrigada

  120. keila

    Olá Pedro , estou no ultimo ano de nutrição e sou formada em gastronomia e amo a área de alimentos e sempre quis fazer engenharia de alimentos ,só que na minha cidade não tinha esse curso ,moro em Salvador/Ba . Você acha que estaria fugindo do meu foco se caso eu optasse por fazer outra faculdade agora , no caso seria a de engenharia de alimentos . Eu iria esperar terminar nutrição e começar a fazer engenharia de alimentos . Gostaria de uma opinião sua , já que você é formado na área de engenharia de alimentos .

  121. Thamires

    Eu faço engenharia de alimentos e eu gostaria de saber se eu posso fazer Mestrado em outra engenharia como a engenharia mecânica eu posso?

  122. chintia

    Gente , faço também engenharia de alimentos , estudo na UFCG (Universidade Federal de campina Grande) , no ranking está em terceiro lugar , perdendo pra usp e unicamp , é um curso muito bom , eu amo de paixão !

  123. Thatiellem

    oi sou a Thatiellem,passei no vestibular da uea aqui no amazonas p tecnologia em alimentos,quero me especializar em engenharia em alimentos,vc poderia me informar quanto um tecnologo em alimentos,ou vc acha melhor eu terminar o curso tecnico em alimentos e depois comecar desde o inicio engenharia em alimentos? pfvor me ajuda! conheco pouco dessa area

  124. Thatiellem

    ops! se vc poderia me informar quanto im tecnologo em alimentos especializado ganha?
    salario inicial

  125. Vinícius

    Olá Pedro, gostaria de saber se o curso na de engenharia de alimentos em Seropédica é bom?

  126. Ana Carolina Dilon

    Qual ensino médio devo cursar para seguir na carreira de engenharia de alimentos ou produção?

    Aqui na minha cidade tem Quimica (ensino médio)no IFF . Seria uma boa opção? Ou não me ajudaria em nada?

  127. Daiane

    Oi Pedro meu marido e engenheiro de alimentos e trabalhava na area de qualidade e depois que saiu desse enprego esta muito dificil achar outro na area faz mais de 1 ano que ele trabalha em outra coisa e olha que procura em qualquer cidade ou estado. Sera que se ele fizer uma especialização fica mais facil? E em quais estados e melhor para emprego?

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!