Carreira

Engenharia Ambiental – Saiba mais detalhes

O Engenheiro Ambiental é o profissional habilitado a preservar, recuperar e analisar fatores que prejudiquem o meio ambiente. Este artigo irá auxiliá-lo a conhecer mais sobre o curso, o mercado de trabalho, o estágio e a profissão de quem se forma em Engenharia Ambiental.

Engenharia Ambiental

Habilitação:
Engenheiro Ambiental
Duração do Curso:
5 anos
Area:
Engenharia
Atributos do Profissional:
Organização e Raciocínio Lógico
Salário Médio:
R$ 3.732,00

O curso de Engenharia Ambiental está voltado para o desenvolvimento sustentável, integrando as dimensões social, ecológica, tecnológica e econômica do meio ambiente. O curso tem como principal objetivo desenvolver técnicas de preservação do ar, da água e do solo. Além disso, estuda os problemas do meio ambiente, para o projeto, a operação e a construção de sistemas de esgoto e água, sempre respeitando os limites de exploração ambiental.

Curso

O curso de graduação em Engenharia Ambiental possui uma grade multidisciplinar, englobando as áreas de biológicas, exatas e ciências sociais. Aulas de física, matemática e química se mesclam com aulas de geologia, hidrologia, ecologia e topografia.

Os dois primeiros anos de curso incluem matérias comuns a todos os cursos de Engenharia. Após isso, são ministradas matérias com conteúdos mais específicos do curso de Engenharia Ambiental, como hidráulica ambiental, avaliação dos impactos ambientais, tratamento de resíduos, entre outros. O curso tem duração média de 5 anos e é oferecido na modalidade de bacharelado. Em algumas instituições de ensino superior é oferecido com nomes diferentes, como: Engenharia Ambiental Sanitária, Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente e Engenharia Sanitária.

Grade do curso

A grade curricular básica do curso de Engenharia Ambiental possui como principais as matérias:

  • Cálculo I, II, III;
  • Geometria Analítica;
  • Física I, II;
  • Química Geral e Inorgânica;
  • Mecânica dos Materiais;
  • Química Ambiental;
  • Geotecnia Ambiental;
  • Saúde e Higiene Ambiental;
  • Planejamento e Gestão Ambiental;
  • Estatística Aplicada.

Melhores Faculdades

São inúmeras as instituições de ensino superior que oferecem o curso de Engenharia Ambiental. As melhores faculdades que oferecem esse curso, de acordo com o conceito do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), são:

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Rio Grande do Sul;
  • Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Minas Gerais;
  • Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) – São Paulo;
  • Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) – Mato Grosso do Sul;
  • Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Alagoas;
  • Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Espírito Santo;
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) – Rio de Janeiro;
  • Universidade Federal do Ouro Preto (UFOP) – Minas Gerais;
  • Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Paraíba.

A profissão

O profissional formado em Engenharia Ambiental pode atuar em todas as áreas relacionadas ao meio ambiente. A principal função do Engenheiro Ambiental é desenvolver técnicas para a preservação do meio ambiente, através do planejamento, da coordenação e da administração de estações de tratamento de esgoto, redes de distribuição da água e do descarte do lixo. Além disso, o Engenheiro Ambiental está apto para desenvolver técnicas de preservação ambiental utilizando a tecnologia disponível. Avalia ainda o impacto de obras no meio ambiente, com o intuito de prevenir a poluição da água, do solo e do solo e do ar.

Arvore

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o profissional formado em Engenharia Ambiental oscila de acordo com a situação econômica do país. Atualmente encontra-se em expansão, devido ao aquecimento da economia e o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para o saneamento. O Engenheiro Ambiental pode atuar em diversas áreas, tanto do setor público, quanto do privado, como: manejo e gestão das águas, saneamento,saúde pública, manejo ambiental, entre outras. As regiões que oferecem as melhores oportunidades para o profissional formado nessa área são a Sudeste e a Sul, devido a grande concentração de industriais. O salário inicial médio para o Engenheiro Ambiental é de R$ 3.732,00 , para 6 horas diárias, de acordo com dados do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP).

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. Lucas

    Bom achei legal o trabalho de um ambientalista ,
    mas queria saber quais tipos de cursos que precisam ter para ser um ambientalista,e qual o
    salário,e o tempo faculdade para ser formar um
    engenheiro ambiental ?

    • Thais Melo

      em media 5 anos, salario d 3.600

      • lucas

        concordo, acho uma pouca vergonha estudar 5 anos, pagar tão caro em uma faculdade, aprender tão quanto outros engenheiros, e receber como um técnico.

    • ana

      ambientalista nao é engenheiro ambiental e vice-versa..
      reveja seus conceitos antes de entrar numa universidade.

      • ingrid

        Olá
        gostaria de saber quanto custa a faculdade de engenharia ambiental.

        • Ana Luiza Azevedo

          Ingrid de acordo com as pesquisas que em fiz aqui em Minas Gerais a mensalidade esta saindo por volta de 900 reais.Se acalme é esse absurdo mesmo cheguei desanimar um pouco quando fiquei sabendo.

          • Gisele

            Olá, sou do ES, aqui a mensalidade está o mesmo preço de outras engenharias 1.055,00 $

      • Alciene goncalves da paz

        Você saberia qual é a mensalidade da faculdade de engelharia ambiental? obg

  2. Pedro Addler

    Olá Lucas

    É muito interessante mesmo !!

    O tempo da faculdade de Engenharia Ambiental é 5 anos e o salário inicial é de aproximadamente 2500 reais.

    Fazendo cursos de especialização e subindo na carreira, o Engenheiro Ambiental se pode ganhar até 4x este valor.

    • felipe

      olá pedro, queria saber se eu fazer engenharia ambiental em qual area eu irei trabalhar e se pra eu arruma emprego vai ser facil?

    • flavio

      amigo pedro acabei meu colegial e qeria fazer faculdade de engenharia ambiental aqui em jundiai sp e uma boa area?

  3. Rosela

    Bom gente, eu faço engenharia ambiental e estou no 3 semestre de curso aqui na bahia e estou querendo me especialiazar na area juntamente com o curso tecnico em quimica para me tornar uma profissional mais habilitada.

    • Carolina Werneck

      Oi, você disse que está cursando engenharia ambiental. Esse ano acabo o ensino médio, pretendo entrar em uma universidade federal no ano que vem, quero muito fazer algo que esteja relacionada, com ambiente, animais.. Então, estava pensando seriamente em fazer engenharia ambiental, mas estou com medo da matemática, física e química, pois, não será o mesmo que na escola. Eu até gosto da matéria, mas não tenho tanta facilidade. O que pode me dizer sobre o curso? É muito puxado a parte de cálculo como das outras engenharias?

      • Deivison R Fonseca

        Oi Carol na verdade não é tão difícil assim basta você dedicar e colocar um objetivo na sua vida…o calculo não é tão complicado so tem que apenas praticar muito e as vezes esquecer as farras dos finais de semana…eu faço Engenharia Ambiental e estou no 4º período to sofrendo um pouquinho porem esta valendo apena não vejo a hora de mim formar..

      • Juan

        Olá, estou cursando engenharia ambiental e devo lhe dizer que a parte de calculo, fisica não diferencia em nada doas outras engenharias é a msm coisa a dificuldade é a mesma e a diferença do ensino medio é muito grande contudo lá pelo 4 ou 5 periodo as materias especificas tomam conta do curso e por serem ligadas ao meio ambiente a parte mais humanas as pessoas tendem a achar que é mais facil, mas não é, é bem puchado, bom ao menos na minha faculdade é e galera qm ta querendo entrar em engenharia ambiental aqui vai uma dica UTFPR- CAMPO MOURÃO a seleção é pelo enem e a curso é otimo varias pesquisas e muita oportunidade vale a pena :)

        • debora alencar

          oi,era isso que eu temia a parte de calculo,eu sou muito ruim mesmo em matematica,tipo:numa prova valendo 3 eu tiro 1,5 a 2,estou indesisa no que fazer

        • Nayara

          Olá, estou pretendendo cursar engenharia ambiental na unifei, e o meu única medo é que dizem que muitos que se formam nessa área acabam ficando sem emprego.. voce acha que é um bom futuro?

      • Layane

        Olá Carolina, escolher o curso por gostar de estudar a fauna e a flora,por exemplo, não seria uma das melhores maneiras, pois apesar de ter cadeiras relacionadas a estes assuntos como Ecologia e Ecossistemas, não podes esquecer que é acima de tudo Engenharia, tem cadeiras de Cálculo, álgebra, bastante física, tem que gostar mesmo de cálculos e fazer projetos. Difícil, difícil não é, se gosta do que faz, tudo torna-se mais fácil, confesso que as vezes esquento acabeça com cálculos, mas minha escolha de curso refleti o que eu gosto e quero ser. Veja bem se é isso que deseja, é uma ótima área, e é :) Ambiental e amo o que escolhi para meu futuro. Pensa bem aí e boa sorte!

    • edilene

      To querendo fazer eng.ambiental também , mas nao sei como fazerna parte de matemática,fisica,quimíca ,sao muito difícies ? Vc faz qual faculdade ?

  4. Pedro Addler

    Olá Rosela

    É uma ótima opção mesmo. Tendo uma formação multidisciplinar em Química e Engenharia Ambiental você abre ainda mais possibilidades profissionais !!

    • Lia Rodrigues

      estou terminando o 3 ano EM queria fazer engenharia ambiental mas ainda estou em duvida
      as matérias de calculo é que estão me deixando assim: queria saber mais sobre o curso

  5. vantuir

    e ai pedro se eu passar no enem eu posso fazer esse curso de engenharia ambiental sem pagar ou preciso pagar ele ?

    • Juan

      Se sua nota for o suficiente para entrar em uma universidade publica não irá pagar a UTFPR Campo Mourão oferece o curso de engenharia ambiental e é otimo, a seleção é feita unica e exclusivamente pelo SISU dependendo da sua nota vc consegue vaga

  6. Débora

    Oie, não sei ainda qual profissão vou escolher e gostei muito dessa,eu sou uma pessoa muito comunicativa,gosto de estar em contato com pessoas, sou muito boa em matematica, raciocinio lógico e tal. Você acha que me encaixo ?

    • joao

      Sim débora, tem o seu per fil esse curso, existe vários cálculos dentro da ciência,

    • Ilse

      OI,Débora la em sima voçê fala que e muito boaaaa em Matematica,eu queria muito de ter contatos com voçê.

    • Rogerio Florentino Muianga

      Ola Debora. sou Rogerio muianga,eu sou de Mocambique um dos paises de Africa Austral interesante.sua pergunta, gostaria de saber se conseguiu admitir. no vestibular? vamos juntos compartilhar. por eu sou mestre de Quimica, tambem estou a cursar Engenharia Ambiental, na Faculdade de Eng. da UEM. aguardo sua resposta.

      • mateus lupi

        oi Rogerio eu sou Mateus Lupi ,estou procurando me informar sobre o curso de engenharia ambiental da UEM , para me decidir se devo ou nao cursa-lo , me conte oque vc esta achando curso , fazendo favor .

  7. Cyntia

    Gostaria de saber se a área de engenharia ambiental está saturada e em que região do Brasil existe maior oferta de empregos aos engenheiros ambientais?! Desde já agradeço a oportunidade de tirar minhas dúvidas.

  8. Karol

    Oi Pedro, qual é a diferença entre um engenheiro ambiental e um gestor ambiental? Vou prestar vestibular nessa area esse ano, e gostaria de saber a diferença entre esses dois pontos !
    Até logo !

    • Sayonara

      Ola karol eu faço engenharia ambiental no Instituto Federal do Ceara e a diferença é que a graduação é uma engenharia e como tal tem muuuito calculo e ja quem é gestor ambiental faz um curso tecnico no maximo e ele n vê calculo so as materias basicas n é tao qualificado para fazer um projeto d eimpacto por exemplo, mas muitos trabalham na area fique a vontade para perguntar

  9. Marina

    Olá, estou cursando 1º colegial.. gostaria de saber se há Física no curso de Engenharia Ambiental, é recente, o mercado é amplo? Onde pode atuar? Obrigada.

    • joao

      Sim marina, existe física, como outras importantes , olha , engenharia ambiental e super bom…

    • Deivison R Fonseca

      Marina há sim fisica no curso porem não é uma fisica igual a que estudamos no ensino medio e uma fisica onde você vai aprender calcular as areas de uma barragem os metros cubicos de agua não e dificil e muito bom…

  10. Jose Henrique

    olá Pedro,

    Faço engenharia ambiental, estou terminando, atuo na área desde 2003, Hoje é o meu aniversário, gostaria se possível de algum brinde para ajudar na minha carreira, e automaticamente a todos os seres humanos, pois somos ambientalistas, desde já agradeço!
    um abraço.

  11. Raymundinha

    oi !!!!
    eu só tenho 17 aninhus mas somho em ser uma engenheira ambiental…
    estou cursando o ultimo ano do ensino médio. e no ano que vem eu ja posso prestar curso de engenharia?
    e eu queria saber qual a melhor faculdade em engenharia ambiental no brasil. obrigado.

    • Jonh Lispector

      vc poderia dar uma volta pelo cenário da releitura corporal mecanica de todas as outras. Tudo oque tem a fazer é evoluir como um pokemon gt do ministério da fazenda. Obg e um apenas um abraço.

  12. Tatiane

    olá! parabens pelo site é muito interessante.
    eu gostaria de fazer engenharia ambiental, mais infelizmente o lugar em que trabalho até a faculdade é muito longe e não consigo chegar em tempo para as primeiras aulas. optei por ciências biologicas. quero saber se quando terminar o curso eu consigo aproveitar alguma coisa da grade de biologia para cursar engenharia ambiental. vc acha que estou fazendo certo? as duas profissões se encaixam??? obrigada.

    • silvio costa

      tatiane boa noite tudo bem com vc eu tbm estou na mesma situação, estou començando tbm a estudar ciencia biológicas, eu fiz uma profunda pesquisa sobre comparação dos dois cursos eles tem conteudos parecidos ñ 100 por cento mais eu gosto muito das duas profissões, lhe dar com animais e contato com o meio ambiente é uma sencação muito boa vale a pena.

    • raul lima

      ola estou no 3° de engenharia ambiental e estou gostando muito…tem muito calculo e física..mais se é um sonho temos q correr atras…na area de biologia vc pode se especializar em meio ambiente e ecologia..lembrando q temos q ser o melhor no que fazemos..então acho bom vc se forma em biologia e depois fazer um mestrado e doutorado na area do meio ambiente..

  13. gleice

    Óla, já me formei a 5 anos e só agora que estou prestando um vestibular, e acabei escolhendo o curso de engenharia ambiental porque já trabalho no ramo de madeira,mais quero ver se combina com meu perfil gosto de matemática e amo o meio ambiente será que tenho alguma chance.

  14. taynara

    oi pedro, eu estou cursando o ensino médio e ainda não sei ao certo qual profissão seguir mas acho que irei fazer engenharia ambiental (gostei muito). Eu queria saber se a mesma está sendo muito concorrida e queria saber quais cursos preciso fazer pra trabalhar na área.

  15. ivan

    bom dia
    daqui alguns anos sera obrigatorio o engenheiro ambiental para qualquer empresa que faça qualquer tipo de resíduo ? ou não tem nada nesse aspecto ?

  16. Fran

    Oi,
    Vou prestar Engenharia Ambiental e queria saber quais disciplinas eu devo me focar mais para estudar para o vestibular?

  17. Taty Fonseca

    oi, provavelmente sim debora
    eu tmb queria fazer engenharia ambiental mas estou com medo de não conseguir emprego pois o mercado de trabalho ainda nao consegue absorver a grande quantidade de engennheiros ambientais e talvez esse foco q esta no meio ambiente se mude para outro lado e ai vai… ficar ainda mais dificil.
    pende bem antes de escolher,acho q agor a eu vou tentar arquitetura

  18. Alessandra

    Pretendo cursar Gestão Ambiental no ano que vem, (2010)porém não conheço muito sobre o curso e gostaria de algumas dicas!
    Depois que eu cursar Gestão Ambiental, quero cursar Engenharia Ambiental. Por Engenharia Ambiental ser um curso muito mais complexo, envolvendo Matemática e Física. Decidi primeiramente cursar Gestão Ambiental, pois acho que este curso irá me preparar para Engenharia Ambiental.

    Eu ficarei muito grata se puderem me responder, preciso saber se será bom cursar Gestão Ambiental e depois Engenharia Ambiental. Aguardo a sua resposta. Obrigada.

  19. Alessandra

    Mais uma coisa, estou um pouco confusa em relação a qual faculdade devo cursar primeiro. Pois descobri que Gestão Ambiental(Tecnológico), é um curso voltado para pessoas que já trabalham na área do meio Ambiente. Porém Gestão Ambiental
    (Bacharelado)tem a duraçao de quatro anos. Então eu nao poderia começar com Gestão Ambiental Tecnológico, pois vou acabar o Ensino Médio este ano.
    Uma coisa eu sei, quero trabalhar nessa área.

    POR FAVOR, alguém me ajude!

  20. Brunno Anacleto

    Faço 4° Período de Engenharia Ambiental em Alagoas. Penso que este é um curso ótimo, pois há muitas áreas para um eng ambientalista atuar. Na minha faculdade o curso é da área de Exatas e não Biológicas. Aqui é muito puxado. Porém recomendo a quem está em dúvida procurar melhor como é o curso em sua cidade e pense direito em que área pretende seguir depois que se formar, pois quem faz engenharia ambiental deve saber que só a graduação é pouco para um mercado competitivo.

  21. diega minas gerais.

    quais são as universidade de minas gerais e do estado de sao paulo que tem o curso de engenharia ambiental e se é necessario que para ser um bom ambientalista ter bom raciocinio lógico

  22. Anderson

    Bom, estou no 7º periodo de engenharia ambiental e vejo que muita gente confunde o engenheiro com ambientalists. O ambientalista tem aquilo de ‘não derrube as árvores, não queimem as florestas’, na verdade o engenheiro ambiental vem com projetos ambientais para minimizar o impacto causado pelo homen, não tem como cessar o processo de degradação no mundo,mas adaptar, somos os dosadores do remédio da doença chamada desenvolvimento

  23. Luzia

    Oiii. gostaria d saber se o mercado de trabalho pro engenheiro ambiental é amplo ?? Onde pode Atuar ??Pois vou fazer vestibular para Engenharia Ambiental em Minas Gerais. Obrigada!

  24. Pedro Addler

    Olá Anderson

    Isso é verdade, há uma confusão mesmo entre ambientalista e engenheiro ambiental !! Engenharia Ambiental é bem diferente de Militância Ambiental. Muito bom seu comentário, ficou bem coeso e bem explicado.

  25. Pedro Addler

    Olá Raymundinha

    Pode sim, concluindo o Ensino médio, você já vai poder fazer o vestibular pra Engenharia Ambiental.

    Em relação ao melhor curso de engenharia ambiental do Brasil, várias faculdades federais apresentam cursos excelentes, não tenho a informação de qual seja o melhor do Brasil atualmente.

  26. Pedro Addler

    Olá Taynara

    O curso de Engenharia Ambiental não é dos mais concorridos, mas a tendência é de que nos próximos anos a procure por ele aumente bastante.
    Para poder trabalhar nesta área, recomendo graduação em Engenharia Ambiental mesmo ou então Gestão Ambiental.

  27. Pedro Addler

    Olá Tatiane

    Você está no caminho certo sim !! A base do curso de ciências biológicas e do curso de Engenharia Ambiental é bem próxima.
    Quando você terminar a sua faculdade atual, vai poder aproveitar grande parte das matérias na Engenharia Ambiental.

  28. Helton

    so graduado em gestáo ambiental.quanto tempo posso economizar fazendo engenharia ambiental ? e o custo é menor pra pessoas já graduadas e querem fazer outra graduação?

  29. marcus aurelius

    a questão onde encontrar uma instituição próxima(BA, PE, PI) que ofereça o curso de engenharia ambiental, ainda que seja em instituição privada ou na modalidade EAD ! Por favor se possível me indique alguma(s)!
    grato.

  30. Carol

    Olá estou interessada em fazer o curso de Engenharia Ambiental, porém, na universidade de Brasilia (UNB) só possui o curso de Engenharia Florestal, gostaria de saber se há uma grande diferença entre esses dois cursos e se em Engenharia Florestal o mercado esta bom, se consegue absorver os alunos recem-formados, ou o mercado ja esta saturado obrigada!

  31. Pedro Addler

    Olá Gleice

    Você está certa !! Tem um perfil muito bom para engenharia ambiental: primeiro por que já tem conhecimento do mercado e depois por que gosta de matemática ( o que sempre ajuda nas engenharias ).
    Você tem tudo pra ser dar bem na carreira de engenharia ambiental.

    • Marcela

      olá Pedro, terminei o ensino medio há um tempão e agora pretendo fazer um superior, mas ai que vem as duvidas, estou muito indecisa, não sei do que gosto e cada teste vocacional aparece opções diferentes, das que me atraem estão direito, pedagogia, administração, engenharia ambiental e biologia. Não sou muito boa com formulas matematicas mas vc acha que mesmo assim posso ter um bom futuro na ambiental.. ah já tenho 28 anos, acha que a idade vai fazer diferença qdo me formar? desde já agradeço e parabéns pelo site.

    • Nathalia

      Oi , entao estou a pricura em que ramo me formar ,e nao sou muito fã em calculos , e tenho meio receio em fazer , oque acha devo ou nao?

  32. Pedro Addler

    Olá Fran

    Se você estiver pensando no vestibular de engenharia ambiental somente, estude todas as matérias normalmente.
    Se você estiver pensando no curso de Engenharia Ambiental, dê uma reforçada principalmente em matemática.

  33. Pedro Addler

    Olá Alessandra

    Essa é uma boa opção sim. Fazendo o curso de Gestão Ambiental primeiro ( que é tecnico ) você já vai formar uma boa base para a Engenharia Ambiental.

    Em relação a Tecnico e Bacharelado em Gestão Ambiental, faça o bacharelado pois vai te dar uma base melhor para o futuro curso de engenharia ambiental.

  34. Sabrina

    Olá Pedro, estou terminando o ensino médio e estou em duvida entre engenharia ambiental e ciencias biologicas, quero ser pesquisadora, sei que no dois posso, mas não sei qual dos dois seria melhor, e também tenho duvida pois queria fazer um mestrado e doutorado e se fizesse ciencias biologicas ganharia um ano. gostaria de saber sua opiniao…

  35. Pedro Addler

    Olá Brunno

    Obrigado pelo seu depoimento sobre o curso de Engenharia Ambiental.
    Nós aqui do Portal Guia da Carreira gostamos muito de promover essa interação entre quem está já dentro da faculdade e quem ainda pretende entrar.

  36. Artur

    Pedro, estou com receio de ingressar no curso de engenharia ambiental, pois estou ‘parado’ faz algum tempo, e todos os depoimentos possiveis dizem que o curso ( engenharia )é bem puxado, por isso gostaria de saber se o curso de gestao ambiental é uma base importante, e se o mercado eh abrangente também para esse tecnologo, pois como vc disse acima, está competitivo para o engenheiro.

  37. gostaria de saber se esta disponivel o mercado de trabalho engenharia ambiental no Pará.

  38. Pedro Addler

    Olá Ivan

    De fato, o papel da Engenharia Ambiental cresceu muito nos últimos anos ( ainda bem !! ).

    Com a preocupação crescente com o meio ambiente e natureza que temos hoje em dia, não se pode mais possível começar um novo projeto industrial sem um projeto ambiental.

  39. Gabriela

    Olá Pedro,
    Dia 29/11 vou prestar o vestibular pra Engenharia Ambiental,me interesso muito pelos assuntos do meio ambiente e me preocupo em fazer algo que relacione e que possa diminuir o impacto ambiental,porém não gosto muito de matemática.Gostaria de saber se isso influencia no fato de eu ter escolhido essa area de engenharia ambiental para atuar,e se matemática acaba sendo a maior parte das matérias a estudar.

    Obrigada!

  40. Daniel

    Olá,
    sou formado em contabilidade e tenho interesse em atuar com gestão ambiental. A contabilidade possui um segmento que trata da Contabilidade Ambiental, onde controla-se o patrimônio ambiental.
    Considerando o fato de tenho interesse em trabalhar com gestão ambiental, será que um curso de Engenharia Ambiental complementará minha formação e aspiração?

    Um abraço.

  41. Luana

    Olá Pedro!
    O que acontece quando não sabemos mesmo a área para seguir por gostar de todas? >.<
    Escolhi engenharia ambiental porque sou de Belém e acho que falta muito profissionais habilitados.
    Tenho boa concentração e gosto de cálculos como de desenhar, escrever, ler bastante…
    Portanto, não consigo encontrar uma área própria para mim…
    Irei sofrer escolhendo o curso por escolher ? Levando em consideração a engenharia ambiental o que irei aprender ?
    Valeu!

  42. priscilla

    Eu vou fazer o vestibular de engenharia ambiental e gostaria de saber o que devo estudar para fazer o vestibular ?!!

  43. Pedro Addler

    Olá Carol

    Atualmente as faculdades tem formado muito mais profissionais de Engenharia Ambiental do que Engenharia Florestal.

    No entanto, o mercado também tem absorvido muito mais engenheiros ambientais do que florestais, o que gera um certo equilibrio entre os dois mercados.

    Resumindo: os mercados estão equivalentes, com a engenharia ambiental um pouco mais favorável.

  44. Amanda

    Olá!
    Ainda não sei que curso farei, porem tenho pensado muito em engenharia ambiental. Gostaria de saber em quais areas um engenheiro ambiental pode atuar, e quais as areas disponiveis para se especializar.

    Aguardo resposta anciosamente!
    Obrigado

  45. Luana Rosa!

    Olá Pedro!
    Eu ainda estou cursando o 2º ano do Ensino Médio; mas eu estou enteressada em fazer uma Faculdade de Engenharia Ambiental futuramente..
    Eu gostaria de saber por acaso; se eu tirar uma boa nota no Enem e acumular pontos eu posso sim fazer uma faculdade de Engenharia Ambiental e não pagar nada ou mesmo passando ainda sim terei que pagar a faculdade?
    Qual é o custo de mensalidade de uma faculdade de Engenharia Ambiental?
    Após o termino dessa faculdade terei alguma facilidade em arrumar serviço de Engenheira ou nessa área há concorrencias grandes para o emprego?

  46. sayonara

    olá pedro, qual curso técnico seria mais apropriado para fazer engenharia ambiental ? química ou edificações ?

  47. Pedro Addler

    Olá Luzia

    O mercado de trabalho pro Engenheiro Ambiental é bem amplo sim. Hoje com as discussões sobre mudanças climáticas e aquecimento global que estamos tendo a engenharia ambiental está cada vez mais importante.

    Esse aumento da importância da engenharia ambiental vem de dois lados: primeiro do governo que está sansionando leis ambientais mais rígidas e também da conciência ambiental das empresas que estão buscando se adequar, você por exemplo compraria um produto de uma empresa que você sabe que destroi a natureza ??

    Em relação ao mercado para engenharia ambiental, há duas áreas principais:
    - Projeto Ambiental: O profissional de engenharia ambiental trabalha produzindo ou melhorando os projetos industriais para eliminar ou então reduzir ao máximo o impacto ambiental.
    - Recuperação Ambiental: Neste ramo, o profissional de engenharia ambiental atua ajudando a recuperar áreas que já foram destruidas e que podem ser restauradas ( antigas minas de ferro esgotadas por exemplo )

  48. Marina

    Olá Pedro, tenho 16 anos e penso sim em fazer engenharia ambiental.. mas não gosto muito de matematica ! Isso implica muito em fazer o curso ?

  49. sayonara

    olá pedro, qual curso técnico seria mais apropriado para fazer engenharia ambiental ? química ou edificações ??

  50. Dayane

    oi,acabei de passar no vestibular da puc para fazer engenharia ambiental, fiquei com muitas dúvidas na escolha entre biologia e engenharia ambiental,pois sou mediana em matemática,só me decidi pela engenharia pois acredito que é uma profissão que coloca em prática o aprendizado e é possível fazer a diferença com soluções concretas em prol ao meio ambiente,acha que fiz o correto ?

  51. Pedro Addler

    Olá Helton

    Se você já é graduado em Gestão Ambiental ( curso técnico ) você economiza sim fazendo Engenharia Ambiental !!

    Se você for fazer uma Federal, vai economizar pois vai aproveitar no seu curso de Engenharia Ambiental grande parte das matérias que você já fez em gestão ambiental.

    Se for fazer uma particular vai economizar em dinheiro pelo mesmo motivo: como já fez uma boa parte das matérias o seu curso vai levar menos tempo ( você vai pagar menos mensalidades ).

  52. jacymara gadelha

    oi!! sou jacy gadelha

    sou muito apaixonada por meio ambiente e pretendo fazer uma facudade de engenharia ambiental. Nossa vai ser otimo se eu passar no vestibular. um grades beijo .
    lir todas as dicas que vc deu; ta bom.

  53. Luana

    Bom,eu vou fazer vestibular no final do ano que vem,e escolhi engenharia ambiental como o meu curso.Eu gostaria de saber em quais instituições eu posso entrar para trabalhar com esse curso, e quais as áreas que um ‘engenheiro do ambiente’ pode atuar.

  54. Marina

    Tenho apenas 17 anos, e afirmo q quando era um pouco mais nova ja me preocupava com esta ideia do que fazer qnd crecer. Aos meus 16 anos, comecei a trabalhar em uma faculdade e ai que fui praticamente a me preocupar com o que iria fazer na faculdade quando estivesse mais velha um pouquinho. Hoje tenho em mente optar por este curso, por me preocupar muito com o meio ambiente. Mas afirmo tambem nao gostar de matematica. E o q tenho em mente agora somente e engenharia ambiental . Preciso saber o q as pessoas formadas em engenharia ambiental fazem, e se tem area de trabalha em bh, pq tambem nao gosto muito de viajar.
    Obrigado

  55. Lilia

    Quais as melhores faculdades para fazer engenharia ambiental? AS do sul são boas?

  56. Kelly C.

    Olá, Pedro!

    Gostaria de saber sobre Pós Graduação em Gestão Ambiental ou Engenharia Ambiental, e sua possível correlação com Construção Civil.

    Agradeço!

  57. lindomar gomes

    Na verdade é importante destacar essa diferença entre ambientalista que é o militante ambiental própriamente dito e o profissional atuante na área que tem a capacidade técnica para tal sendo chamado de ecologista.Faço gestão ambiental que é um curso que está em elevada ascensão no mecado de trabalho sendo uma das promessas para os próximos anos.

  58. Maíra

    Pedro, o que você sugere fazer após a conclusão do curso de engenharia ambiental para uma melhor qualificação?

  59. Douglas da França Marinho

    Pedro bom dia,

    Tenho uma duvida, estou com 35 anos e ainda não tenho uma formação universitaria, penso em fazer o Curso de Engenharia Ambiental por varios motivos ja relacionados por nossos amigos. Agora meu medo e a minha idade, já que terei que fazer estagios e havera varios questionamentos das empresa, Pedro a minha duvida e essa, e muito dificil entrar nesse mercado de trabalho com a minha idade ou e mais recomendado fazer um curso mais popular com Administração? Moro em SP.

    Muito Obrigado e Abraço

  60. Luís Carlos

    Olá Pedro
    Estou no quinto período de engenharia ambiental, pretendo futuramente fazer uma especializaçâo em tratamento de água. É uma escolha ?

  61. Fernanda

    Oi,estou no terceiro período de Engenharia Ambiental.
    Gosto muito da área de resíduos sólidos e gostaria de saber se é uma área promissora, já que a geração de resíduos vem aumentando a cada dia.
    Para quem está em dúvida quanto ao curso, posso dizer que é fascinante!

  62. NAYARA

    Bom, tenho 17 anos e acabo de terminar o ensino médio, desde o início do ano venho estudando sobre engenharia ambiental e cada vez mais que estudo fico mais apaixonada, amo a natureza e queria muito tentar ajuda-la e defende-la ao máximo, porém tenho medo pois nunca fui muito boa em matemática… vc acha que isso pode me impedir de ser uma boa engenheira ? Desde já agradeço.

  63. Jéssica Menezes

    Olá, Pedro
    Curso Edificações em uma Escola Técnica e, no caso, o meu futuro campo profissional seria Engenharia Civil. Até aprendi a gostar do curso… sem falar que Engenharia Civil tem amplitude no mercado, é renomada, etc. Entretanto, sou uma apaixonada por assuntos que visam a preservação e tratam de recursos naturais… Venho pesquisando muito sobre a área de Engenharia Ambiental, que se enquadra bastante aos meus propósitos. Só tenho receio de decidir realmente seguir a profissão e, após formada, não conseguir exercê-la, afinal ela está em crescente expansão, sem dúvida, mas o mercado ainda está escasso, segundo me informei.
    Bom… seria melhor graduar-me em Engenharia Civil e só fazer pós em Engenharia Ambiental ? Ou você acha possível sentir certa segurança optando por Engenharia Ambiental?
    Gostaria de saber também, aonde há maior demanda de Engenheiros Ambientais… Eu moro em Nova Iguaçu (RJ)!
    Desde já, obrigada.

  64. Pedro Addler

    Olá Marcus Aurélius

    Fizemos uma pesquisa em relação aos cursos de engenharia ambiental aí na sua região, no estado da Bahia você vai encontrar o curso na UFBA, em Pernambuco temos o curso de Engenharia Ambiental na UFPE ( campus de Recife ) e no Piauí encontramos essa graduação na UFPI.

  65. Pedro Addler

    Olá Sabrina

    Em relação aos cursos de Engenharia Ambiental e Ciências Biológicas realmente ambos podem dar uma boa base para pesquisa, qual curso você deve escolher vai depender de qual área de conhecimento você gosta mais.

    Se você gosta mais da área de meio ambiente, tecnologias sustentáveis, conservação de florestas e energia limpa faça Engenharia Ambiental.

    Se você gosta mais da área de saúde humana, pesquisa de doenças, células tronco e engenharia genética faça Ciências Biológicas.

  66. Pedro Addler

    Olá Artur

    Realmente, a principal diferença entre os curso de engenharia ambiental e gestão ambiental é que o curso de engenharia ambiental é mais amplo e profundo ( lembre-se, maior dificuldade = maior valorização ).

    O curso técnico de gestão ambiental é mais simples e prático, o mercado para ambos deve crescer bastante nos próximos anos.

    Você fazer o curso de gestão ambiental é sim um bom caminho para fazer a Engenharia Ambiental, principalmente se você já quiser entrar no mercado de trabalho.

  67. Pedro Addler

    Olá Tata

    Essa foi uma otima pergunta !! O mercado para engenharia ambiental deve crescer bastante para a região norte nos próximos anos, há grandes projetos para serem construidos, principalmente no campo de exploração de petróleo e gás na floresta.

    Além do campo de Urucu que já está funcionando, os especialistas em Engenharia Ambiental e Petróleo afirmam que há pelo menos mais 25 grandes campos de petróleo e gás a serem construídos no Amazonas, Pará e Acre.

  68. Vanessa Oliveira

    Olá!
    Eu gostaria muito de saber, se é muito dificil arrumar um emprego depois de estar graduado.
    tenho 17 anos e termino o terceiro ano esse ano ;
    a uns 2 anos eu optei por tentar engenharia ambiental … desde que comecei a fazer um curso de capacitação em petróleo e gás, e, dentro do meu curso tinha um módulo de meio ambiente e gostei muito, depois disso procurei saber sobre o assunto.. só que em uns sites dizem que o mercado é amplo e ja nos outros dizem ao contrário. e se for amplo, gostaria de saber em qual estado é mais ”garantido” um emprego.’
    Moro no Rj e gostaria de saber se alguma faculdade daqui seria adpta de um bom curso de engenharia ambiental !

    obrigada desde já, qualquer coisa responda pelo meu e-mail. Grata :P

  69. Pedro Addler

    Olá Gabriela

    No curso de Engenharia Ambiental, por se tratar de uma engenharia, você vai encontrar sim uma boa dose de matemática e cálculos.

    Já que você gosta dos assuntos de meio ambiente mas não gosta de calcular ( não tem espírito de engenheira ) recomendo que você troque de curso: ao invés de fazer Engenharia Ambiental, faça Gestão Ambiental, é um curso mais voltado as questões práticas do ambiente e com menos matemática.

  70. Pedro Addler

    Olá Daniel

    Se você gostar de calcular e projetar, recomendo que faça mesmo Engenharia Ambiental, agora se o seu interesse é em trabalhar com gestão ambiental e meio ambiente mesmo, o ideal é fazer o curso de Gestão Ambiental em sí.

  71. Pedro Addler

    Olá Luana

    Para uma pessoa confusa com sua escolha profissional, até que você foi certeira !! :P

    Pelo seu perfil, de gostar de calcular, gostar do meio ambiente e também de desenhar e de ler, você tem o perfil ideal para fazer engenharia ambiental.

  72. Pedro Addler

    Olá Priscilla

    Para a primeira fase do vestibular de Engenharia Ambiental, estude todas as matérias normalmente.

    Para a segunda fase, espere algumas questões escritas sobre matemática, química e também biologia.

  73. wellington Vieira Marinho

    Olá meu amigo!! muito obrigado por esse espaço,pois está sendo muito esclarecedor para mim, sou técnico em segurança do trabalho e estou querendo fazer o curso de engenharia ambiental…demorei 10 anos da minha vida para decidir por qual curso…então fiz um curso técnico até decidir pela faculdade…bom agora estou com meus 30 anos de idade e vou começar no próximo semestre…pena que não vou fazer em uma federal…vc sabe se o curso de engenharia ambiental da Faculdade Estácio de Sá é bom …estou pesquisando por aqui será que vc pode me ajudar? Desde já muito obrigado!!!

  74. Pedro Addler

    Oi Luana Rosa

    Em relação a estudar Engenharia Ambiental de graça, se você passar em uma Universidade Federal elas são sempre grátis. Para poder passar em uma Federal você pode sim usar a sua nota do ENEM, mas em geral terá também de fazer uma prova( pelo menos a segunda fase do vestibular, você terá de fazer ).

    Em relação a mensalidade de uma faculdade de Engenharia Ambiental particular, está em torno de 1000,00 reais.

    No caso, o mercado de Engenharia Ambiental ainda não está muito cheio ( a concorrência é media ) se você gosta dessa área de meio ambiente, pode fazer o curso sem medo, esta área tem muito futuro !!

  75. Beta

    Oiii, vou começar o curso de Engenharia Ambiental esse ano! Mas não gosto muitooooo de cálculo, gosto só um pouco. Será que me darei bem no curso ??
    Só complementando o meu comentaria a cima,mesmo não gostando muitoooo, estou bem conciênte que o curso tem bastantee cálculo !!!

  76. Fernanda

    Gostaria q vc me respondesse.E gostaria também de saber sua formação.obrigada!!!!!!!!

  77. Rita

    Olá,bom dia!!! Estou com muitas duvidas a respeito do meu curso de graduação. Começei a fazer informática e não gostei, agora estou pensando em fazer engenharia ambiental. Não sou muito ligada a meio ambiente mais preciso de uma faculdade que seja interessante e prenda minha atenção, gosto de desafios e tenho paciência para entender um cálculo. Será que está área se encaixa no meu perfil????

  78. Patricia

    Ola eu gostaria muito de saber qual é a melhor parte do brasil pra se trabalhar na area de engenharia ambiental, eu vou começar o curso esse ano mais tenho muito medo de me formar e nunca trabalhar na area…Tem mesmo emprego suficiente para pessoal que vem cursando essa area?????

  79. Leidiane

    Oiie Pedroo..
    Eu estou em uma duvida cruel..
    Entre Engenharia Ambiental e Publicidade e Propaganda..
    Gostaria de saber,qual dos dois me oferecerá melhor oportunidade,eu moro no sudeste,em minas gerais

    Obrigadaa

    bjoo

  80. Pedro Addler

    Olá Marina

    Infelizmente por se tratar de uma engenharia você vai precisar sim de saber um pouco de matemática.

    Se você não gosta muito de matemática, mas gosta do meio ambiente e quer fazer um curso relacionado a esta área, ao invés de Engenharia Ambiental, faça o curso de Gestão Ambiental.

    Gestão Ambiental é um curso mais simples que envolve mais a questão prática, tem menos matemática e menos projetos que a Engenharia Ambiental.

  81. Pedro Addler

    Olá Sayonara

    Na verdade são dois cursos técnicos de Engenharia Ambiental bem diferentes.

    - Química: No curso técnico de química o foco vai ser na questão de tratamento de resíduos, poluição e controle da degradação química ambiental.

    - Edificações: No curso técnico de edificações de Engenharia Ambiental o seu principal foco será o projeto de prédios, estruturas e principalmente barragens, projetos no caso, sempre levando em conta o aspecto ambiental ( é um foco bem próximo da engenharia civil só que com o foco técnico e ambiental ).

  82. Pedro Addler

    Olá Dayane

    Sim você esta certa, com certeza fazendo o curso de engenharia ambiental você poderá contribuir muito para a construção de uma sociedade mais sustentável e ecológica.

    Em relação a matemática e aos cálculos você vai encontrar sim, pois se trata de um curso de engenharia, mas não se preocupe, mesmo sendo mediana, se você quiser e se esforçar, você consegue vencer.

  83. Pedro Addler

    Oi Jacymara

    Fico feliz em ter contribuido com o seu projeto de passar no vestibular de Engenharia Ambiental :P !! Espero que as minhas dicas e os comentários da nossa comunidade ajudem você a se decidir melhor e que tudo dê certo no final. Boa sorte !!!

  84. Pedro Addler

    Olá Luana

    Em relação aos locais onde você pode trabalhar no ramo de Engenharia Ambiental, são bem variados no caso de empresas que estão sempre explorando o meio-ambiente como mineiradoras por exemplo, você pode ser contratada para fazer o trabalho de dentro da própria empresa.

    Mas o posto de trabalho mais comum é em Empresas de Engenharia Ambiental mesmo, estas empresas prestam serviços para outras empresas, ajudando a fazer projetos de manejo ambiental ou então de recuperação de áreas exploradas.

  85. Pedro Addler

    Olá Lilia

    Embora o curso de Engenharia Ambiental ( perto das outras engenharias ) seja um curso novo, as Faculdades Federais do Sul ( UFRGS, UFSC, UFPR, etc… ) tem uma forte tradição em engenharia o que garante que os seus cursos de Engenharia Ambiental sejam muito bons.

    Pode prestar o vestibular sem medo.

  86. Pedro Addler

    Olá Kelly

    Essa é uma dúvida muito comum mesmo.

    A principal diferença entre engenharia ambiental e gestão ambiental, é que a engenharia leva em conta mais o aspecto de projetos ( cálculos, mapas, diagramas, desenho, etc… ) enquanto a gestão ambiental leva mais em conta o aspecto ambiental mesmo.

    Se você gosta do ramo de engenharia civil, gosta de construção e desenho, faça engenharia ambiental, grande parte do curso é dedicada a esta área.

  87. mayara

    Oi Pedro Addler.
    Sou estudante de engenharia ambiental na ufcg, e fazendo algumas pesquisas encontrei esse site, resolvi deixar esse comentário pois suas dicas são excelentes, mas gostaria de saber se vc é um eng. ambiental? Quanto ao curso de engenharia ambiental é tudo isso aí que escreve em suas dicas, e acredito que esse é curso do futuro, pena que muitos desistem logo no inicio pois realmente é muito pesado devido aos cálculos…
    pra se ter uma ideia de uma turma de 40 alunos cinco ou seis alunos passam de primeira nas disciplinas de cálculo I e geometria…
    O importante é não desistir e se não se endentificar com o curso melhor tentar outro…

  88. Pedro Addler

    Olá Maíra

    O curso de engenharia ambiental permite diversos tipos diferentes de especialização. Os principais são os seguintes:

    - Edificações: Nesta especialização o profissional de engenharia ambiental se especializa na construção de estruturas tais como represas, contenção de enconstas, etc… especialização próxima da engenharia civil só que com ênfase ambiental.

    - Projeto Ambiental: Neste especialização, o profissional de engenharia ambiental trabalha melhorando os projetos para reduzir ao máximo o impacto ambiental.

    - Controle da Poluição: Nesta modalidade da engenharia ambiental, o principal foco vai ser projetar sistemas para reduzir ao máximo a poluição da água, ar e também lixo produzido.

    - Recuperação Ambiental: Nesta especialização da engenharia ambiental, o foco será a reconstrução de florestas e de ambientes naturais destruidos pela ação humana.

  89. mayara

    Oi novamente Pedro Addler.

    Quero apenas agradecer a sua atenção, sempre que possível deixarei um comentário no site, pois está de parabéns!!!

  90. Pedro Addler

    Olá Douglas

    Não vou mentir, vai ser mais dificil para você sim, ainda há um certo preconceito com a idade, mas você é jovem, hoje em dia dos 20 aos 35 anos a pessoa ainda é considerada um “adulto jovem”.

    Mas não se preocupe, se você for competente e se esforçar, você com certeza vai provar que é um bom profissional e vai conquistar seu espaço na engenharia ambiental.

  91. Pedro Addler

    Olá Luís Carlos

    Com certeza !! A especialização em tratamento de água é uma área de trabalho muito promissora da Engenharia Ambiental.

    Hoje em dia, muitas empresas para melhorar a sua imagem com o público, para reduzir custos e algumas por conciência ambiental tem se preocupado com reaproveitamento de água.

    O engenheiro especializado em tratamento de água da engenharia ambiental trás grandes vantagens para as empresas e para o nosso planeta.

  92. Pedro Addler

    Olá Fernanda

    Exatamente, a produção de lixo em geral e resíduos sólidos, ainda tem crescido bastante no mundo.

    Esse é um ramo muito promissor sim da engenharia ambiental, por dois motivos: primeiro que a legislação ambiental está ficando cada vez mais dura com as empresas poluidoras e depois também porque hoje em dia se sabe: pode-se tirar muita riqueza reciclada do lixo sólido.

  93. Samuel Vitor

    Olá estou no 3° período de Engenharia Ambiental na Universidade Federal de Alagoas e pude perceber que muitas pessoas tem uma visão muito errada do curso!!!!
    O curso é da área de exatas ou seja muito cálculo (Matemática, Física, Química, Geometria, Álgebra e por aí vai…) Pois antes do nome ambiental vem Engenharia.
    É um curso mais completo do que Gestão Ambiental ( Um Gestor não pode ser um Engenheiro,mas um Engenheiro pode ser um Gestor) no curso de Engenharia Ambiental tem matérias de Gestão,então com isso o profissional será mais completo.
    Existe uma enorme diferença entre Engenheiros Ambientais e Ambientalistas. Nós os Engenheiros visamos um crescimento sustentável,derrubar arvores é inavitável ou vc vai querer morar nas árvore???Mas que exista todo um controle e usando tecnologias e formas que possam minimizar ao maximo o impacto,Toda obra por pequena q seja sempre causará um impacto no meio ambiente. Já os Ambientalistas são contra td!!! Prostestam até por uma formiga que foi pisada!!! Temos q ter uma visão racional e ambiental.
    O mercado de trabalho é muitoo amplo. No ano que eu prestei vestibular o Curso de Engenharia Ambiental estava em 2° Lugar como a profissão do futuro e como uma das carreiras mais promissoras dos próximos anos.
    É um curso muitoo bom,mas com toda sinceridade, vc tem q gostar muito de cálculos,pois pelo menos aqui na UFAL o sistema é muitoo rigoroso.
    Espero ter ajudado e tirado dúvidas de alguns !!!

  94. Pedro Addler

    Olá Nayara

    Pelo seu depoimento tenho certeza que você é uma apaixonada pela natureza mesmo !! Isso é bom, é dever dos seres humanos defender o meio-ambiente mesmo.

    Mas em relação a engenharia ambiental, é uma engenharia… você precisa gostar de matemática e cálculos sim.

    Já que você não gosta, recomendo que ao invés de engenharia ambiental, procure fazer o curso de gestão ambiental, envolve muito menos matemática.

  95. Pedro Addler

    Olá Jéssica

    Pior que você está certa viu !! Essas duas áreas são bem relacionadas: Engenharia Civil e Engenharia Ambiental. Uma das partes mais importantes da Engenharia Ambiental é justamente a parte de edificações ( que você já conhece bem !! :) )

    Na minha opinião, o mais interessante para você é fazer a Engenharia Civil primeiro e depois se especializar na Ambiental.

    Assim é interessante porque você poderá aproveitar uma boa parte das matérias que já passou em Civil quando for fazer a Engenharia Ambiental.

  96. Pedro Addler

    Olá Vanessa

    O mercado para engenharia ambiental é amplo sim e um dos mais promissores pra esse século.

    Hoje em dia tanto as leis ambientais quanto a preocupação ambiental mesmo estão mais avançados e nenhuma empresa ( empresas sérias no caso ) faz mais nenhum projeto sem calcular e minimizar o impacto ambiental.

    Em relação a uma boa faculdade de Engenharia Ambiental no Rio, tente na UFRJ, além de um ótimo curso, ainda é Federal.

    Em relação aos estados que vão precisar de engenheiros ambientais, o Rio inclusive é um deles !! Grande parte dos projetos do pré-sal vão ser realizados por aí.

  97. Pedro Addler

    Olá Wellington

    Todas as nossas pesquisas sobre Engenharia Ambiental e os outros cursos são feitas somente em cima das Universidades Federais, das Estaduais e das públicas em geral.

    Infelizmente, não conhecemos a qualidade das faculdades particulares de Engenharia Ambiental.

    Em relação a demorar pra decidir a sua carreira não se preocupe, nunca é tarde para começar um novo projeto. Boa sorte e obrigado !!

  98. Pedro Addler

    Olá Beta

    É isso mesmo, em todas as engenharias, sempre temos as matérias de cálculo, faz parte do que os professores chamam de “Ciclo básico da Engenharia”, com a engenharia ambiental não é diferente.

    Em relação aos cálculos, o jeito é estudar mesmo, vale a pena se esforçar, pois lá pelo terceiro ano eles acabam. Se você repetir também não fique chateada, quase todo mundo repete.

  99. Pedro Addler

    Olá Rita

    Você tem boas características pessoais, que fazem de você uma excelente engenheira em potencial, mas melhor você não fazer o curso de engenharia ambiental não.

    Você não tem uma característica fundamental: não gosta muito do contexto do curso ( meio-ambiente ), você precisa sim ser bem ligada no meio-ambiente para ter uma carreira de sucesso em engenharia ambiental.

    É sempre melhor a gente fazer o que gosta. Continue procurando, procure outro curso.

  100. Pedro Addler

    Olá Patricia

    Empregos sobrando, dificilmente você vai encontrar, mas garanto pra você que todos os profissionais sérios e competentes de engenharia ambiental, tem sim o seu emprego garantido.

    Você vai encontrar bastante oportunidades agora com a exploração do pré-sal, no Centro-Oeste ( região do Brasil em que o agronegócio está em expansão ) e também em mineração.

  101. Pedro Addler

    Olá Leidiane

    Ambas as carreiras, tanto publicidade quanto engenharia ambiental estão bem favoráveis agora.

    Se você quiser ficar em Minas Gerais, melhor fazer engenharia ambiental, os mercados de publicidade e propaganda estão bem restritos a Rio e São Paulo.

  102. Edinaldo

    Eu queria saber qual a diferença entre engenharia ambiental e engenharia florestal, por que parecem ser a mesma coisa.

  103. Gleyson

    Olá Pedro eu ainda nao terminei meus estudos estou no segundo ano do ensino medio mais eu achei essa profissao de engenharia ambiental muito interessante entao eu te pergunto qual é o primeiro passo para começar a fazer esse curso

    • Pedro Addler

      Olá Gleyson! Você pode tentar cursar a graduação de Engenharia Ambiental, existem muitas faculdades públicas e federais que disponibilizam este curso.

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  104. joao

    Olá, gostaria se saber qual das pós-graduação tem maior
    remuneração para o estudante de engenharia ambiental ? Engenharia de segurança do trabalho, ou auditoria C. Financ…eira, ou gestão ambiental? Muito obg

  105. Anna Carolina

    Boa noite,
    Faço engenharia ambiental,
    quero me aprofundar mais para saber as áreas existentes e escolher a que mais me identifico.

    Gostaria de saber o que é
    Ecologia de Sistemas Marinhos Costeiros , monitorar o ambiente marinho e costeiro…
    não tenho noção alguma

    e na area de resíduos sólidos,
    auditoria ambiental
    e perícia ambiental

    agradeço desde já
    Fiquei muito feliz com o site
    Deus abençoe vocês!

  106. rayssa do Carmo

    Gostei muito, eu adoro ciências e essa seria a profissão ideal pra mim, mas queria saber oque é necessario para se formar nessa área?

  107. Rômulo miranda pires

    Meu nome é Rômulo miranda moro no rio de janeiro, estou no 3ºperíodo do curso de engenharia ambiental e gostaria de saber se como engenheiro ambiental posso trabalhar embarcado em plataformas nesse sistema de 14×14 ou 14×21 ou 15×15,e também como engenheiro ambiental posso ter minha formação aproveitada para esse ramo, se existe alguma aréa em que posso trabalhar, na linha de produção, de exploração, de perfuração, de transporte do petróleo, no armazenamento, enfim, em aréas que caibam a um engenheiro desde já agradeço pois essa é uma grande dúvida minha e qualquer resposta sobre o assunto irá refletir positivamente para que eu faça algumas escolhas referente a cursos. Obrigado!

  108. Fabiane

    Olá, estou fazendo o curso Técnico de Saneamento Ambiental, e gostaria de saber se ele vai me ajudar quando for fazer a Engenharia Ambiental, que é o que pretendo.
    E como posso interligar os dois.
    Obrigada.

  109. RAPHAEL AUGUSTO

    AINDA ESTOU COM DÚVIDA SE É NESSA AREÁ SE QUERO ATUAR,TENHO MEDO DE NÃO CONSEGUIR UM BOM EMPREGO E SER BEM REMUNERADO!QUAIS AS VANTAGENS DE UM ENGENHEIRO AMBIENTAL?!

  110. .

    Olá, estou no 3° ano e daqui a três meses vou fazer vestibular e Enem, ainda estou em dúvida entre a engenharia química e a ambiental.. A um tempo ando querendo a engenharia química, mas depois que assisti a uma palestra de um engenheiro civil com especialização na área de ambiental, fiquei fascinada. Não, eu não quero fazer civil!! .. Me imagino trabalhando como engenheira ambiental e além disso saber que estou contribuindo com o planeta, ouvi falar que é muito difícil encontrar emprego na área, mas também ouvi falar que é bem procurada, principalmente no exterior.

  111. Thalia

    Olá
    queria saber. preciso de quais cursos para engenharia ambiental?

  112. Priscila

    Olá Pedro, eu não gosto muito de matemática e nem sem desenhar, mas gosto bastante de meio ambiente, química…. atualmente sou analista de laboratório de analises clinicas, quero saber se tenho chance de fazer engenharia ambiental e ser bem sucedida?
    Confesso que um dos pontos para que eu optasse pelo curso é o salário e a oportunidade de crescimento, pois eu quero uma profissão que me proporcione uma boa independência financeira, mesmo sem gostar muito de matemática tem como eu me sair bem se for dedicada ao curso?

  113. Clívia

    Olá!!
    Me identifico muito com engenharia ambiental, mas realmente não sei se essa é a melhor opção, pois, em minha cidade há várias pessoas formadas nessa aréa mas não há empregos!!! E aí oque devo fazer???

  114. Jéssica Maia

    Olá! Gostaria de saber se existem regiões específicas no Brasil em que a procura pelos Engenheiros Ambientais é maior ou não, moro em Curitiba, mas não pretendo mudar de cidade, gosto muito daqui, será que vou ter dificuldade em arrumar emprego como Engenheira Ambiental aqui??

  115. Maylla Paixão

    Muito legal essa aréa de Engenharia Ambiental ;-)
    vou fazer a prova esse ano na faculdade upa …

  116. Paula

    Ola ! Vc poderia me informar quanto custa a mensalidade do Curso de Engenharia Ambiental ? Muito Obrigada !

  117. Rosane

    Olá! Nossa essas informações que vc colocou me ajudaram muito na decisão de fazer realmente a área de Engenharia Ambiental. Eu sou indígena, e eu quero ajudar na preserveção do meio-ambiente.

  118. Jessica

    oie,eu estou mt. Interessada nessa profissao, mas eu sou pessima calculos..Oq eu faÇo????

  119. Pingback: Profissões Mais Valorizadas: Cenário de um País em Alta | Sertânia na Net

  120. Alex

    olá pessoal, eu fiquei facionado pela carreira, quero melhorar o nosso mundo…salvar o que ainda se pode… Mas eu não sou muito bom em cálculos. Isso pode ser ruim para mim?

  121. Emily

    curti a engenharia ambiental,mais eu queria algo com animais.

  122. Juliane

    Olá tenho 17 anos e termino esse ano,
    gostaria de saber quais são as matérías que tem em Engenharia ambíental!

    • Bianca

      O currículo é multidisciplinar e engloba matérias das áreas de exatas, biológicas e sociais aplicadas. Assim, as aulas de matemática, física, química e estatística alternam-se com as de ecologia, geologia, hidrologia, topografia e hidráulica. A partir do terceiro ano, o aluno aprofunda o estudo de conteúdos profissionalizantes, que incluem o tratamento de resíduos, o cálculo de emissões na atmosfera, hidráulica ambiental e recursos hídricos e a avaliação de impactos ambientais, entre outros. A realização de estágio é obrigatória, assim como a apresentação de um projeto de conclusão de curso, que é desenvolvido nos três últimos períodos da graduação.

  123. Maira Estela Escobar

    ola tenho 16 anos e termino esse ano o ensino medio e fiquei encantada com o curso de engenharia ambiental mas eu gosto das areas das exatas so nao sou tao bem nessas materias
    acha que dvo continuar cm esse objetivo ou partir para outro curso

  124. Rômullo

    Pedro,eu gosto muito do ambiente da natureza,mas não sou muito bom em matemática minha media é 6,5. Para eu ser um Engenheiro Ambiental você acha que eu deveria me esforça mais para em que materia. Que são ultilizada em Engenharia Ambiental.

    • Pedro Addler

      Olá Rômullo! As matéria de matemática no curso de Engenharia são mais complexas, mas isso não impede de faze-las! Na Universaidade você encontra vários recursos como bibliotecas e monitorias.

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  125. Rômullo

    O curso de Engenharia Ambiental em Brasilia é bom, você sabe me informa isso ??

  126. Rômullo

    Só sei falar inglês e portugues Espanhol so aprendo na escola não faço curso. Isso ajudar na Engenharia Ambiental ?

    • Maria Fernanda de V. Martins

      Sim.Mas seria bem melhor se você tivesse feito o curso.

  127. amanda souza

    oi ! gostaria de saber se eu fizer um o curso de engenharia ambiental a distancia vou ser bem sucedida?

  128. Evelyn

    Olá, eu adorei esse curso de engenharia ambiental, o único problema é que eu não gosto muito de matemática, será que mesmo assim tenho perfil?

  129. Marcos Neris

    oi,tudo bem Pedro.Meu nome e Marcos e tenho 14 anos,ano que vem estou indo para Universidade Federal do Sul de Minas (Icomfidentes).Meus tios e pai,sao Topografos e eu,estou querendo ser um futuro Engenheiro Ambiental;Queria saber quais cursos que eu poderia fazer para me proficionalizar na area AMBIENTAL.E se com cursos o salario poderia ser maior.

  130. Rodrigo

    Olá.
    Estou com algumas dúvidas.
    Me identifico muito com questões ambientais, sou formado em Design gráfico, e gosto bastante da área de Design em que envolve transporte, produção, sustentabilidade, biociclo, tecnociclo, reaproveitamento, busca de novos e materiais, redução de custo e vários outros pontos ecológicos, em vista da deprimente situação do design no Brasil, em que muitos se intitulam designers sem saber nada sobre o assunto, ou que dão o nome de Design para qualquer profissão (ex:manicure, achando que é designer de unha) banalizando a profissão do designer, resolvi buscar outro curso, e a Engenharia Ambiental me chamou a atenção, porém, não sou muito fã de cálculo, e me disseram que engenheiro ambiental precisa fazer plantas de construções igual engenheiro civil.Precisa mesmo? Tanto Design como Eng.Ambiental são profissões novas, o design por ser novo é pouco valorizado, a eng. ambiental, também é pouco valorizada no mercado? Você poderia citar alguns trabalhos de engenheiro ambiental? Por exemplo: esse profissional pode trabalhar readequando a produção de uma fábrica de papéis, reutilizando a água para gastar menos, fazendo tratamento dessa água, reciclando restos orgânicos, etc… descrevendo o que ele precisa calcular, ou pensar, e se outro profissional de outra área pode trabalhar junto com ele. Desde já agradeço.

  131. Emily

    Olá! boom eu faço curso de plataforma, logistica,refino e meio ambiente e gostaria de cursar engenharia ambiental.voce acha e esses cursos ajudam nessa profissão ?

  132. Rogério

    sou formado em Gestão Ambiental, quanto tempo economisaria para me formar em engenheiro ambiental,aproveitando a grade.

  133. Eduarda

    olá tenho 17 anos e não sei de verdade o que quero fazer da minha vida a partir de agora com o término das aulas.Mas eu acredito que talvez eu va gostar de engenharia ambiental mas eu gostaria de saber como são os cálculos e como é o mercado de trabalho aqui no Rio Grande do Sul.Obrigada se você puder responder.

  134. Bianor Corrêa

    Pergunto:
    O Engenheiro Florestal pode ser Responsável Técnico de Boas Práticas Sanitárias no Gerenciamento de Residuos Sólidos em Uma Empresa.

  135. Veronica

    OLá eu sou uma vestibulando e pretendo fazer o curso de Engenharia Ambiental, sou mediana nas exatas, dependendo do profissional consigo absorver bem o conteúdo, será que eu me daria bem nesse curso ? E quais outros cursos envolve o meio ambiente?

  136. Mônica

    Estou procurando um curso técnico para fazer. Desde que descobrir esse tipo de engenharia, por meio de revistas, eu me interessei. Eu queria atuar nessa área fazendo projetos ambientalistas, de sustentabilidades e etc, queria saber se fazer técnico em desenho de construção civil ajuda? Ou tem outro mais especifico?

  137. Thomas

    estou começando meu ensino medio com complementação na ambiental e depois de terminar pretendo fazer uma boa faculdade de engenharia ambiental… você tem alguma dica ou conselho que possa me dar ?

  138. Thomas

    quais as melhores complementações para fazer antes de entrar no mercado de trabalho já tendo a complementação ambiental do colegial e a faculdade ???

  139. Léia Kempim

    Estou no quinto período de Engenharia Ambiental, e cada cada dia percebo o quanto este curso tem mudado a minha maneira de agir e pensar sobre o meio ambiente. Realmente é curso muito puxado, mas vale muito a pena, pois estamos aprendendo a desenvolver estratégias que visam a sustentabilidade.

  140. Léia Kempim

    Estou no quinto período de Engenharia Ambiental, e cada cada dia percebo o quanto este curso tem mudado a minha maneira de agir e pensar sobre o meio ambiente. Realmente é curso muito puxado, mas vale muito a pena, pois estamos aprendendo a desenvolver estratégias que visam a sustentabilidade.

  141. Rafaela Marcena

    Olá, eu moro em Itacaré-BA, uma cidade turística isso me favoreceria ao fazer o curso de engenharia ambiental?

  142. Rafael Prata

    Ola…

    Vou começar a fazer um curso técnico em Meio Ambiente, logo após a conclusão do curso, pretendo prestar o vestibular para Engenharia Ambiental.E gostaria de saber, se após a conclusão de ambos os cursos, ou até mesmo quando eu estiver cursando a Engenharia Ambiental, o curso técnico terá sido uma vantagem para o mercado de trabalho ?

  143. Tamiris Eros Pereira

    Olá Pedro..
    Lendo as perguntas aqui, fico feliz por tirar várias dúvidas, e percebi que muitos aqui passam pela mesma coisa que eu .. Nao sou boa em matemática, mas adoro as matérias relacionadas ao meio ambiente, na verdade a matemática, os cálculos me assustam um pouco.. estou em dúvida, devo desistir da engenharia embiental por nao ser boa em matematica??

  144. geiciane

    ola Pedro
    estou procurando um curso p mim e soou uma pessoa muito comunicativa , não gosto de cálculos me ajuda a procurar um curso q se encaixe no meu perfil

  145. gabriela

    Sou apaixonada pela natureza e gostaria muito de atuar em alguma area que eu pudesse atuar na preservacao ambiental. Me interessei por engenharia ambiental, porem eu tenho mais interesse nas areas biologicas e humanas, nao tanto nas exatas, eu consigo ir bem nas exatas mas nada que me interesse. Ai pensei em gestao ambiental, mas aonde eu moro nao tem nenhum curso. O que é melhor eu fazer a faculdade de eng ambiental e me especializar em gestao ambiental ou fazer biologia e depois gestao ambiental?

  146. Hirlayne mikaela

    bom,aqui tem dizendoo que é, como achar e onde botar o curriculo para ser um engengeiro ambiental… mas o que eu queria saber era o tempo de faculdade,qual o salário de quem exerce a profissão,quas são os tipos certos de faculdades ou escolas técnicas e quais os tipos de cursos que é preciso fazer para ser um prrofissional qualificado…
    por favor acrecente isso em sa pesquisa e o seu site vai ser mais frequentado…
    #FICA A DICA#;

  147. Hirlayne mikaela

    é preciso falar outros tipos de línguas para exercer a profissão?

  148. samanta

    Olá Pedro,Eu estou muito feliz com tudo que li por aqui,estou louca para começar a fazer minha faculdade de engenharia ambiental eu espero que seje como eu penso. Obrigado pelas dicas

  149. jhonatan oliveira pinheiro

    Gostaria de saber se a internet oferece simulados de vestibulares de engenharia ambiental?, e se oferece onde e como procurar?…

  150. Wellington

    Sou formado em ciências biológicas e estou pensando em fazer especialização em engenharia ambiental. Ao término da especialização, eu poderei atuar como um engenheiro ambiental com registro no CREA?

  151. Mikaela

    Olá, tenho 15 anos, moro em Manaus, concluirei meu ensino médio este ano (2012). E obviamente entrarei em uma faculdade. Entre as minhas opções estão: Ciências biológicas e Engenharia ambiental, amo uma tanto como a outra, pois desde criança ia sempre para os interiores com minha familia, e convivia muito com a natureza, animais etc.. desde aí surgiu meu amor pela natureza, quando vejo alguém jogando sequer um lixo no chão, exagerando no uso da água indevidamente eu sinto meio que uma raiva, sabe? Entre esses cursos os dois tem um lado ruim para mim, na engenharia ambiental o problema é que não sou muito boa e fã de calculos (mas estou disposta a ralar muito), sei que ela é uma das profissões do futuro e eu gosto muito, mas minha maior dificuldade é em relação aos calculos como citei acima. Ja na Biologia eu conversei com várias pessoas formadas na area e sempre as mesmas me dizem que: “É melhor eu optar pela licenciatura (Mas eu não quero, pois não pretendo de jeito nenhum ser professora) e dizem também que o biologo não é valorizado, principalmente aqui em Manaus e dizem que eu posso me formar em bacharel e ficar somente com o certificado na mão e conseguir um emprego bom financeiramente somente quando eu estiver no mestrado e tal, e minha professora de biologia disse que ou eu poderia fazer a graduaçao em biologia e a pós em engenharia ambiental, Ou voce acha que em vez disso é melhor fazer so a graduação em engenharia ambiental?? Já conversei com a psicologa da minha escola e ela disse que devo arriscar na engenharia ambiental, ja que meu amor pelo ambiente é maior que a dificuldade pelos calculos. Gostaria de saber sua opinião (Por favor não diga para eu fazer gestão ambiental) Ficarei grata se puder me responder pois tenho 2 meses para decidir! “Estou desesperada” hahaha Beijão..

  152. Mikaela

    Amo a area de engenharia ambiental, porem nao sou fã de calculos, mas estou disposta a enfrentar isso. O que voce acha? mesmo eu me esforçando é melhor eu mudar de curso? o curso é muito dificil?

  153. Letícia

    Bom, quanto custa esse curso ao mês e quanto custa ele ao todo?!

  154. Maria Fernanda de V. Martins

    Eu queria saber quanto ganha um profissional em engenharia ambiental assim que sai da faculdade(o primeiro salário)?.E quanto ganha um profissional com 7 anos de esperiência?

  155. Márjory Lurrihelly

    Olá Pedro… Li algumas perguntas e com suas respostas conclui que esse é sim o curso que eu quero fazer… eu estou pensando em fazer técnico em meio ambiente ano que vem… Termino o meu ensino médio agora final desse ano! Então? é melhor eu iniciar logo o curso de engenharia ambiental? Ou faço primeiro o técnico em meio ambiente para ficar mais por dentro? oq vc acha?

  156. Higor Carvalho

    Recentemente abandonei o curso de Eng. de petróleo, apesar de parecer loucura,já que esta,dentre todas as engenharias,e os demais cursos, é a que mais tem gerado expectativas!
    Levei em conta as dificuldades que tenho em calculo, álgebra e química!
    Gostaria de saber como é a grade curricular de Engenharia Ambiental,por favor!
    Grato!

  157. Luiz Fernando DKM

    Ola…Bom,meu grande sonho e talvez o motivo para que eu siga em frente é tentar de todas as maneiras salvar nossa biodiversidade,devolver as florestas aos animais,fazer com que existam cada vez mais reservas ambientais para que animais em extinção possam voltar a repovoar o planeta,enfim…
    por isso estou em duvida…se o melhor para que eu tente fazer algo é fazer biologia(nao gostaria de dar aulas) ou engenharia ambiental…oque seria melhor?

  158. NAYARA

    oii!! tenho 18 to 3 semestre de ciências biológicas o bacharelado , estou com muita duvida se eu continuo em bio ou faço engenharia ambiental , acho muito interessante esse curso, mais tenho um pouco de dificuldade com logica cálculos mais gosto um pouco.

  159. Meiry fonseca

    Oláh estou indecisa sobre que profissão devo seguir,me interessei muito por Engenharia ambiental mas…Não sou 100% em cálculos e agora??

  160. Bruna Emanuelly

    Olá, eu achei mutio interessante o curso mais não sou muito boa nessas matérias eu sigo em frente ou deixo de lado??

  161. Débora

    Olá Pedro!! Me interessei bastante por essa área da engenharia, obrigado pelas dicas, sou do Sul de Minas Gerais e gostaria de saber em quais faculdades da minha região há este curso?

  162. josé carlos gonçalves

    Tenho 51 anos, sou formado em engenharia eletrônica e estou pensando fazer pós em eng. ambiental. Pela minha idade será normal ou difícil entrar no mercado?

  163. claudio

    boa tarde gostaria de fazer engenharia ambiental pois sou louco amo matematica mas nao sei onde encontrar aqui no sul o curso se puder me ajudar agradeço obrigado

  164. Nathalia

    Olá Pedro, estou indecisa se devo prestar engenharia ambiental ou engenharia florestal, mas não consigo ver diferenças muito significativas com relação à esses 2 cursos, você tem conhecimento sobre a diferença entre os cursos?

  165. Nayara

    Olá, vou para o 7º semestre daqui uns dias já… eu curso Engenharia Sanitária e Ambiental, e gostaria de saber sobre pós-graduação, e mestrado profissional em nossa área, onde tens cursos bons,
    e se valeria a pena uma especialização fora do país, obrigada!

  166. luciano

    Bom dia!

    Estou começando o curso de Gestão Ambiental e gostaria de saber se consigo aproveitar e eliminar algumas matérias, no caso de eu querer modificar o curso e começar a fazer Engenharia Ambiental.

    Obrigado!

    Luciano

  167. Mara

    Bom dia!
    Gostaria de saber se o estágio de um engenheiro ambiental pode acompanhado por um geologo?

  168. Fellip

    Olá! Me tire uma duvida. Bem eu não so muito bem em cálculo, mais acho muito interessante este curso e fico com medo de tenta fazer ele por isto, o que vc acha vale apena arisca ?

  169. Edison

    Olá Pedro,
    Estou com à mesma dúvida do nosso amigo Douglas, a idade. Tenho 48 anos e com certeza se é difícil para o douglas que tem 35 anos, imagine eu. Tb gostaria de fazer Engª Ambiental, mas estou vendo que a minha idade vai dificultar às coisas. Já falaram que será mais fácil eu passar em um concurso público do que arrumar emprego como Eng° Ambiental. De qualquer forma suas sugestões para com os colegas, são ótimas.
    Abraços..

  170. Flavia

    Olá tudo bom?
    Pedro,eu gosto muito da área de biologia e me interesso muito pelo meio ambiente,gostaria de fazer Engenharia Ambiental,mas não sou muito boa em matemática,mas procuro estudar para tirar uma nota boa,nem química,o meu medo é de não conseguir passar nessas matérias e do mercado não se amplo.Por conta de não ser muito boa em matemática eu poderia fazer este curso? ou tentar Gestão ambiental,Ciências biológicas?

  171. Marielma

    Bom vou terminar os estudos esse ano e gostaria muito de fazer Engenharia Ambiental, só que tenho algumas dúvidas,por exemplo: é facil achar empregos nessa area? o curso fica muito caro por mês? tah ai se puderem me ajudar agradeço.

  172. laise santos

    ola tenho 15 anos e amo meio ambiente e pretendo entrar na faculdade ano q vem mais n sei quais as faculdades paraense que tem o curso de engenharia ambiental poderia mim informar por favor agradeço.

  173. Isadora

    Olá,
    Gostaria de saber se o curso técnico de meio ambiente, ajudaria no curso de engenharia ambiental, e pelo fato de matemática não ser a matéria em que mais me identifico gostaria de saber se essa profissão seria boa para mim pois gosto muito dessa área.
    Obrigada.

  174. jhonas

    estou querendo fazer engenharia ambiental e ja sou formado em técnico em agroindústria sera q os cursos tem a ver com o outro. e o curso de engenharia ambiental é difícil de se fazer ?????

  175. Juliana Monteiro

    Olá, eu já sei que engenharia envolve muito exatas.. Mas gostaria de saber se química e física pega muito como matemática, ou se é mais tranquilo. Obrigada.

  176. mayara

    Olá Pedro,gostaria de saber se uma pessoa que têm um pouco de dificuldade en matemática poderia fazer esse curso,e se têm alguma chance…?eu por exemplo tenho uma.certa.dificuldade,mais tenho facilidade em me relacionar com às pessoas e sou bem comunicativa!achei interessante!

  177. cristian

    deixa eu fala sou tão bom em matematica isso atrapalha em alguma coisa eu queria sabe mais menos quantos custa um curso disso

  178. loiziane

    Estou no segundo ano do ensino medio tenho 16 anos ,quero segui a carreira de engenharia ambiental,e gostaria de sabe se tem algum curso que eu possa fazer, que venha me ajuda futuramente quando eu estiver fazendo a faculdade na area de engenharia ambiental… Obrigada

  179. eloiza moreira

    ola ! eu estou eu duvida de para que prestar vestibular e gostei muito de engenharia ambiental mais preciso saber tem muita concorrência pra esta aria ???

  180. diego

    Ola pedro, eu quero fazer engenharia ambiental,queria saber como eu faço para começar?? Obrigado.

  181. Lucas A Souza

    Gostei Muito Mesmo , só que é bem complicado , mas gostaria de saber quais matérias preciso ser bom para poder trabalhar como um engenheiro ambiental?

    (OBS: Matérias tirando Matemática e Física)

  182. Luana

    Eu gostaria de saber, se na engenharia ambiental, precisa saber desenhar? É que eu amo matemática, mas sou péssima em desenho.

  183. silvio costa

    pedro addler eu estou em dúvida,eu gosto dos dois biologia e engenharia ambiental eu sei que são quase iguais os dois andam juntos, porem decidir o qual fazer é o dificil, preciso de sua opinião
    muito obrigado..

  184. ayala

    sou formado em relaçoes internacionais e tenho grande interesse em migrar para a area ambiental , portanto, estou na duvida entre gestao de controle ambiental e gestao ambiental ministrada pelo senai de sp, qual seria o mais viavel levando em consideraçao a minha formaçao , ja que nao é na area ambiental

  185. Jéssica Lopes

    Olá,
    fiz um semestre de Adm gostei mais me identifico mais com área ambiental e também gosto muito de animais.
    Gostaria de saber se esse curso atua principalmente na área ambiental e quais são os lugares para trabalhar e o salário para iniciantes.

  186. antonio

    foi dito q o engenheiro trabalha no setor publico e privado, em quais profissoes exatamente?

  187. Deise

    Olá Pedro! Tudo bem? algum tempo venho me questionando sobre o curso que escolhi. Estou cursando ciências contabéis e até certo tempo achava que estava na profissão certa, mas quando comecei a estagiar e a vivenciar a contabilidade, percebi uma realidade desconhecida. Adoro trabalhar em grupo,gosto de criar projetos, ajudar as pessoas a realizarem suas tarefas e é essa realidade que não vejo na contabilidade. enxergo um profissional sentado em frente a um computador e não interagindo com outras pessoas. visitando o site, pesquisei sobre algumas carreiras, chegando bum teste vocacional de carreiras e fiz de engenharia ambiental, conseguindo 96 pontos de 100. O teste disse que tenho o perfil ideal e estou a procura de uma profissão que me proporcione prazer. Não sei o que fazer. Desejo que possa me ajudar, me informando algo sobre está área.

  188. Thalia Paulo

    olá Pedro !
    tenho 15 anos e estou cursando o 2 ano do ensino médio.Ja decidi,e vou cursa engenharia ambiental!
    Porém não tenho condições de pagar uma faculdade e o meu sonho é entrar na UFRJ.
    Quero saber qual é a pontuação que tenho que obter para entrar na fauldade de engenharia ambiental da UFRJ.
    Obrigado pela atenção e fique com Deus!

  189. Ricardo Rogério

    Olá Pedro! Estou cursando o 3º ano do ensino médio juntamente com o curso técnico em meio ambiente. Pretendo seguir a área cursando Engenharia Ambiental. Você acha que meu nível técnico me dá algumas “vantagens” a mais em relação aos meus futuros concorrentes no mercado de trabalho?

  190. ISLA MARIAM

    Olá Pedro! preciso muito da tua ajuda.Sabe eu adoro meio ambiente desejo muito fazer o curso de engenharia ambiental,Por outro lado tenho medo de pararo curso por que tenho um pouco de dificuldades corm exatas,o que tem no curso alem de biologicas, eu curto bastante, pensei em contrata um professor de exatas estudar durante uns 5 meses e depois prestar o vestibular. O que vc acha? sabe eu tenho 5 filhos tenho 35 anos vivo adiando o curso não por não ter condiçoes finaceiras prapagar, Mas por medo da matematica que tem no decorrer do curso. Pedro por favor me ajude preciso da sua orientação.um grande abraço ATT:isla mariam

  191. Samara

    Oi gostaria de saber se me Curitiba região sul tem vagas para Eng. Ambiental ?
    Gostaria de saber também se o profissional formado em engenharia ambiental consegue trabalhar em redes de saneamento ? e como funciona o projeto ambiental ?

    • Juan

      Olá, no sul existe sim no paraná existe grande oferta deste curso na UFPR e na UTFPR curso na UTFPR CAMPO MOURÃO e é exelente otimos professores e muitos projetos de pesquisa pode sim trabalhar na area de saneamento, porem não como um engenheiro sanitarista, mas voce pd fazer especialização na area para ter essas atribuições ou cursar engenharia ambiental e sanitaria ;)

  192. Ana Carolina Gonçalves

    Gostaria de saber qual é a grade curricular do curso de engenharia ambiental…
    Agradeço desde já!

  193. flavio

    uma pessoa formada em engenharia ambiental tem chances de trabalhar em plataformas de petróleo??

  194. ana monteiro

    eu estava determinada a escolher outro curso, mais depois que li sobre esta area, me enterecei bastante, e agora pretendo siguila

  195. rodfrans santos gomes

    olá boa tarde a todos,li todas as mensagens e gostei bastante pretendo fazer engenharia ambiental.

    um abraço a todos.

  196. rodfrans santos gomes

    muito bacana estas informações.

  197. ana ribeiro

    ala estou querendo muito fazer este curso, mas tenho ouvido muito sobre o mercado de trabalho e estou com um pouco de medo, como anda o mercado no rio de janeiro e pra daqui a seis anos ? eu estou indo pro final do medio e gostaria de saber um curso tecnico voltado pra area
    obrigada.

  198. rylla karielly

    eu gostei muito de engenharia ambiental, mas eu acho que demora muito tempo, gostei muito mas desanimei quando vi a duração do curso.

  199. melissa

    eu gostaria de saber é porque eu terminei meus estudos ano passado e simplesmente eu estou meia confusa em que aria eu irei emgreçar mais a aria de Engenharia Ambiental tem muitas dificuldades (calculo ter coisa que possa ver sangue essas coisas ) por favor se vocÊ poder me reponder eu agradeço obrigada

  200. Cássia

    gostaria de saber se é só no curso que usa mais os cálculo ou depois de formado vai precisar sempre.

  201. Eduarda Santos

    eu tenho 16 anos, eu pretendo seguir na área da engenharia, mas nao sei bem qual ainda. Engenharia Ambiental deve ser ótimo, gostei muito das informações.

  202. Heglaya

    boa noite, o tecnólogo em gestão ambiental que faz pós graduação em engenharia ambiental pode assinar como engenheiro ambiental? O registro do conselho de classe é o CREA ou CRQ?

  203. Anderson Maximiniano

    Olá pessoal! Sou aluno do 4 ano de Engenharia Ambinetal aqui em São Paulo,é um curso muito legal e exige muito de nos alunos, contudo, atualmente estamos estudando hidraulica, hidrologia e eletromagnetismo(esta disciplina é PANCK!!!).Há e também instlações elétricas.
    Estou pensando em cursar depois de formado Eng. de Segurança do Trabalho ou migrar para o agronegócio.O pessoal aí do centro-oeste, o que vocês podem dizer a respeito deste mercado?
    Um abraço à todos e bons estudos.

  204. Aline

    Olá, gostaria de saber se posso, após me formar, lecionar na área de Química. Obg.

  205. Ana Carolina

    Olá. Eu curso Engenharia Ambiental e Sanitária e faço pós graduação em Perícia e Auditoria Ambiental, gosto muito dessa aréa mas não sei se tem muito mercado de trabalho com essa pós que escolhi…termino esse ano minha pós e ano que vem quero fazer outra…oq eu faço??? Continuo nessa área ou não? Qual pós você sugere? Qual área tem mais campo de trabalho e um salário jus?, em qualquer lugar do Brasil estou disposta a trabalhar…obrigada

  206. jose

    gostaria de saber se gestão da qualidade é matéria que faz parte de engenharia ambiental

  207. Juliana Perim

    Oi Pedro!
    Qual seria A melhor universidade de Engenharia Ambiental do Brasil? É possível responder? Existe uma muito melhor que as outras? Se pudesse eleger 3 melhores, quais seriam?
    Quanto ao curso de Gestão Ambiental, é muito diferente da Engenharia Ambiental? Quais as principais diferenças!? Gestão ambiental me parece ser um curso subestimado… é impressão minha? Se não for impressão,isso acaba diminuindo as chances dos profissionais com esse curso no mercado de trabalho?
    Se pretendo trabalhar na área de preservação, por exemplo, seria mais ideal qual dos dois cursos? Qual garante mais empregos?
    OBS: Muito legal esse espaço para dúvidas do Guia da Carreira!
    Obrigada!! :D

    • Juliana Perim

      Ah! rs Esqueci de perguntar, rs: e o curso de Engenharia Florestal? No que difere da Engenharia Ambiental? Qual é a grade? Tem bom mercado de trabalho? Obrigada! ;)

  208. Walker Messias

    Oi. Gostaria de saber se esse curso também ajuda caso eu queira trabalhar no ramo automotivo, por exemplo, para fazer combustíveis aos veículos.

  209. sandrinei

    Sou formado em gestao ambiental(tecnologo) sera que elimino materia na engenharia ambiental.

  210. Gabriela

    Olá,eu gostaria de fazer faculdade de Engenharia Ambiental quando terminar o ensino médio mas por enquanto vou tentar passar na etec para fazer esses dois cursos (Edificações ou Meio ambiente)e queria saber qual desses dois cursos tem mais haver com a Engenharia Ambiental.Obg :)

  211. esdras junior

    Pedro.Eu gostei muito da máteria mim ajudou a tirar várias dúvidas,mais tem um porém. Eu amo a engenharia contudo sou ruim na matemática mais muito bom em desenho.Tenho alguma chanse de engressar na engenharia sem ter problemas.espero que vc possa mim responder ficaria muito grato.contudo muito obrigado.

  212. Géssicka

    Boa Tarde!
    Já sou formada em Ciencias Biológicas e prestes a iniciar o curso de pós em engenharia ambiental, com essa pós eu estarei habilitada a trabalhar como engenheira?

  213. Hellen Hisia

    Oi gostei muito do site.Eu estou no 3ºano e penso em fazer Engenharia ambiental gosto muito de exatas mas eu tenho um pouco de dificuldade sera que eu posso fazer esse curso?É muito puxado principalmente matemática? Outra problema também sera que no Tocantins é bom para arrumar serviço nessa área?

  214. cristiane

    Gostaria de saber se o curso de pós graduação em gestão ambiental permite fazer concurso para engenheiro de meio ambiente ou analista ambiental na Petrobrás. Obrigada.

  215. Débora Mattos

    Olá,tenho 22 anos..Cheguei a completar o primeiro periodo no curso de arquitetura e urbanismo,porem no segundo periodo percebi que nao tenho jeito pra coisa..pesquisando achei bem interessante a faculdade de engenharia ambiental,principalmente pelo seu lugar no mercado de trabalho..Só tenho muita dificuldade com fisica,matematica e quimica sou pessima!!é muito puxada essas materias?ou tem que entender bastante de exatas?

  216. tamyres

    olá gostaria de saber se os calculos são muito dificeis, pois quero muito fazer engenharia ambiental mas tenho dificuldade com matemática…

  217. kevyn

    olá eu gostei muito doque foi praticado por min e se dér tudo certo eu vou ser engenheiro ambiental

  218. Jaqueline Ribeiro

    Oi gente, não sei que profissão seguir, fiz o teste vocacional e mostrou que combinava comigo Engenharia Ambiental, desde então, comecei a pesquisar e comecei a me interessar, mas tenho medo de escolher essa profissão pois sou uma aluna mediana em materias de ciencias. Gostaria da opnião de quem ja ingressou nesta faculdade se voces sempre foram os melhores alunos nessas materias, obg

  219. Carol

    Olá estou interessada em fazer o curso mas gostaria de saber em quais areas o engenheiro ambiental pode se fazer especialização.
    Obrigada.

  220. ivan

    ola pedro aqui em salvador onde posso fazer esse curso de engenharia ambiental.

  221. William da SIlva

    Oi , eu ainda tenho dúvidas.
    Eu gosto de meteorologia , e tb gosto do meio ambiente . Atualmente estou concluindo meu curso técnico em meio ambiente.
    Já tentei 6 vezes meteorologia vestibular mais nao conseguir .
    Fico em dúvida pq todos os testes que faço a maioria das vezes da engenhoso , aptidao para engenharia essas coisas .Mais realmente nao sei se é isso que sou bom . O engraçado que em engenharia ambiental tem tudo o que gosto , atmosfera , geologia , hidrografia , tem tb admnistraçao , economia e etc. Já meteorologia gosto desde pequeno. MAis acho que nao é pra mim . JA tentei tantas vezes sem sucesso vestibular que as vezes acho que to perdendo tempo. Entao bate akele lance dos nossso sonhos . Estou meio perdido .Queria trabalhar na frente do pc com radares , satelites , essas coisas de meteorologia. Porem , tenho lado empreendedor que tem haver com engenharai , sei la ja fiz tantos testes vocacionais que to meio cansado .Detalhe vou fazer 28 anos esse ano . Entao je era rpa eu ter escolhido a muito tempo . Sao tantos fatores . Tem tb o salário . A pressao está enorme . Tenho esposa e 2 filhos . Espero que me deem uma luz .
    Raciocinio lógico , guardiao , PTIDAO ENBGENHARIA e etc…

  222. ANDREA CERQUEIRA FERREIRA

    TENHO 47anos gostaria de faser o curso sera com 53 anos de idade concigo um trabalho nessa aria?

  223. Júlia

    Oi Pedro!! A engenharia ambiental me interessa muito, eu gosto das ciências exatas e tbm me preocupo com o meio ambiente, mas eu não gosto da parte legislativa, de comitês, assembleias… Então gostaria de saber se isso é muito ruim p/ minha formação profissional…
    Parabéns pelo blog e obrigada pelas excelentes dicas!

  224. caroline avelino

    a parti de quantos anos já posso fazer o curso

  225. Paula laena

    Eu gostei muito do curso, mais nao sou boa em matemática queria saber se cai muitos cálculos e tal?

  226. Guilherme Vieira da Silva

    Olá pessoal. Fui aprovado em Engenharia Ambiental na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Eu tenho interesse exorbitante em atuar na área de preservação ambiental, porém, tenho bastante afinidade às ciências farmacêuticas (até mais em relação às áreas ambientais). O que me dizem? É viável cursar Eng. Ambiental e Farmácia? Agradeço desde já.

  227. Roseanne

    Bom, sou bióloga e pensei muito, hj sou professora em escola municipal, recebo 2.300 líquido por mês, estou no entanto disposta a fazer engenharia ambiental, minha duvida é: como a junção dessas duas formações é vista no mercado de trabalho?

  228. Jessica Cornacioni

    Eu estou terminando o 3 colegial, e as dúvidas sobre qual area eu vou querer atuar ou qual faculdade eu vou querer fazer vieram de uma vez. Mas ao saber um pouco sobre engenharia ambiental eu me interessei muito. Ao terminar a faculdade é muito difícil conseguir um trabalho especializado nesta area?

  229. Matias

    Amigos, alguém sabe me informar o mínimo para se formar? Porque estou com 3 anos e meio e quase que o curso completo, mais agora me disseram que o crea só dá o diploma pra quem faz no minimo 4 anos e meio, procede isso? Obrigado a todos….

  230. Jefferson

    Estou estudando no 8° semestre de engenharia ambiental. Estou estudando autocaD. Estou ficando animado em realizar plantas baixas. Por isso vai a minha pergunta: Eu como engenheiro ambiental posso assinar projetos na parte da construção civil, se eu for especializado na engenharia civil.

  231. keci

    Gente quero muito fazer Eng. Ambiental, mas tenho 26 anos e me acho velha para um curso com furação de 5 anos. Pois só estarei formada com 31 e lá vai…!

    • Celma

      Tem pessoas muito mais velhas que você e não tem esta mentalidade. Siga em frente. É o que quer? Então não perca mais tempo pensando se pode ou não pode fazer. As pessoas estão vivendo cada vez mais.

    • keci

      em pessoas muito mais velhas que você e não tem esta mentalidade. Siga em frente. É o que quer? Então não perca mais tempo pensando se pode ou não pode fazer. As pessoas estão vivendo cada vez mais.

  232. Ellen barbosa

    Oi,pedro qual facudade que voce siformou e quais voce recomenda?

  233. Vivi

    Olá, Eu trabalho de horário e so tenho a opção de fazer o curso de Engenharia Ambiental semi-presencial, estou com muito medo de não ser uma boa ideia pois, não sou tão boa em matématica se eu me dedicar será que da pra aprender? E fico com outra duvida trabalho em uma mineração multinacional e em toda empresa só temos três pessoas do Meio Ambiente, fico com medo de já está saturado. Grata.

  234. Ana Julia

    Oie
    Eu queria saber quando é o salário mais ou menos dessa profissão,e quais escolas federais tem esse curso aqui no Rio de Janeiro?

  235. Erick Nascimento

    Muito obrigado excelente site, tirei minhas duvidas e já estou decidindo em qual área vou atuar. Vou recomendar para meus amigos. Obrigado

  236. Maria do Rosario

    Eu faço o curso de engenharia ambiental, bem como vi, muitas pessoas ainda indecisas por causa dos cálculos, vou resumir a minha história aqui, eu sempre quis fazer algo relacionado com o meio ambiente, pensava em agronomia e depois pulei pra engenharia ambiental, mas antes de iniciar passei pelo medo dos cálculos que eu iria enfrentar, mais aí pensei que eu tinha que superar, pois em tudo que eu fosse fazer entraria os cálculos e se fosse pra eu enfrentá-los que seria num área que eu me sentisse bem, hj estou no 4° período e se Deus quiser vou me formar e partir pra pós.

  237. gabriel

    bom dia, gostei muito da área de engenharia ambiental, mas eu tenho problemas de ansiedade na hora dos cálculos , mas sempre vou bem e gostaria se tenho perfil para tal área e gostaria de saber se a ansiedade me deixa desqualificado.

  238. carlos

    oi galera blz? Então, vou começar a cursar engenharia ambiental no inicio do ano que vem, e estou preocupado com a parte de quimica organica e inorganica, é complicado ?

  239. Inês Sukila

    oi gente estou pensando seriamente em cursar engenharia ambiental mas preciso que me deem as dicas mais relevantes para que eu possa me sair bem nos testes de admissão….. este é meu endereço; inessukila@gmail.com

  240. Larissa Tavares

    Olá gostaria de saber em Uberlandia Na Unipac quanto custa a faculdade normal e quanto custa se eu conseguir entrar como bolsista??

  241. Ingrid Souza

    Olá , eu já cursei Técnico em Meio Ambiente já tenho uma noção na área e gostaria de fazer a faculdade de Engenharia Ambiental o ano que vem , mais porem tenho muita dificuldade em matemática :\ sera que consigo ?

  242. laura bertolino

    ola o meu nome e laura e tenho 12 anos o meu sonho e ser engenheira ambiental sera q eu sigo esse sonho? ou eu mudo?

  243. Antonio guerra

    Ola gostaria de saber primeiramente se a Unisantos e uma boa faculdade de engenharia ambiental?, e em segundo, quais sao as melhores faculdades de engenharia ambiental privadas e publicas do esatado de Sao paulo e de Santa catarina??

  244. jairo

    C. D. F

  245. Ana Carolina

    Boa noite !
    bom estou terminando meu curso de técnico em Meio ambiente e pretendo fazer engenharia ambiental tem alguma semelhança entre os dois cursos ?

  246. JOEL DE PAULA

    Olá!
    Tenho uma dúvida, estou me formando em Bacharel em Ciências Biológicas e gostaria de fazer Pós Graduação em Engenharia Ambiental. Assim que concluir a pós eu posso prestar um concurso para o cargo de Engenheiro Ambiental?

  247. Beautiful

    Bom Dia,ou Boa Tarde Pedro e gente boa!!Eu,gostaria de saber ser tem pessoas que e muito bom nas materias:Matematica,quimica e fisica. para poder meda umas dicas ou quém saber estudamos justos via net porque não? poder entra em contato comigo!! morou na Europa, e ia ficar muita Agradecida.

  248. Jhenifer

    ola gostaria de saber se para ser uma engenheira ambiental eu preciso fazer uma faculdade ou se eu posso só fazer curso técnico?

  249. janielle cristina

    eu tenho 2 primos q são engenheiros ambientais e esse site me fez pensar na profissão q eu quero seguir “ENGENHEIRA AMBIENTAL”.obg.

  250. janete

    olá Pedro , quem faz o técnico em Química ajuda na engenharia ambiental?

  251. Eliézio Epitacio Lopes da Silva

    Ola quero saber se durante o curso de Engenharia Ambiental. Se calculo e física são tão puxados quento na Engenharia Civil, Elétrica e Mecânica.

  252. alisssa

    achei muito legal ser um engenheiro ambiental e olha que eu só tenho 11 anos quando cresce acho mesmo que quero ser engenheiro ambiental.

  253. Joane adorno dos santos

    Eu morro de medo de matemática.Mais vou enfreta-lá, vou fazer eng.ambiental e vou me formar em nome de jessus,o medo e destruidor de sonhos e não vou permitir que ele mate meus sonhos,vou fazer e pronto.Vou conseguir yruuuuuu ;)

  254. gilson alves

    ola gostei muito dessa área da engenharia ambiental já fiz minha inscrição na faculdade só que alguns colega me deixaram desanimado falaram dos cálculos que tem e eu tenho um pouco de dificuldades com cálculos,com o decorrer do curso posso será que consigo.
    obrigado..

  255. Katerine

    Sou Engenheira ambiental formada há um ano, como experiência própria digo que o mercado de trabalho não está nada fácil, biólogos e engenheiros civis tem algumas atribuições que nós engenheiros ambientais temos. Todos os alunos da minha turma ainda não conseguiram um bom trabalho e quem está trabalhando não é na nossa área.
    Minha dica pra quem quer fazer esse curso é pensar muito bem, pois desde que quando entrei na faculdade (há seis anos atrás) que ouço falar que seria a profissão do futuro e até agora nada!
    Outra dica que dou: se for pra fazer o curso não faça apenas a engenharia ambiental como eu, existem cursos que oferecem Engenharia Sanitária e Ambiental juntas, que é o ideal, pois existem diversos concursos que eu não posso concorrer devido ao “nome” do curso, já que as matérias são praticamente as mesmas…

  256. Bruna Confórti

    Olá,Pedro!
    Estou tendo um pouco de receio quanto a começar a cursar Engenharia Ambiental, pois, pelo o que pesquisei; em meu estado a área não é muito “visada”, digamos assim. Moro em Cuiabá MT, quando converso com alguém sobre o curso a maioria não me recomenda, até mesmo aqueles que já são formados na área. Você pode me ajudar a abrir a mente com uma sugestão ?
    Se possível desde já, grata!
    Sucesso !

  257. Alan

    Olá,
    Já que não foram mencionados, gostaria de saber quais as melhores faculdades do CENTRO-OESTE de Engenharia Ambiental. Em especial, quanto à UnB e a UFG.
    A propósito, parabéns pelo site, é de grande valia e informação!
    Muitíssimo obrigado.

  258. Karina

    Bom, gostaria de saber se este curso realmente vale a pena, pois estou no ultimo ano do ensino médio e engenharia ambiental é o único curso em que penso fazer… mas, estou um pouco insegura, tenho medo de não me realizar nesse curso,por exemplo: de lutar em conseguir uma vaga e no meio do curso desistir. Gosto do meio ambiente e quero preservá-lo, mas não sei exatamente a área de trabalho esse curso se encaixa (confesso ainda estou um pouco perdida). Alguém pode me ajudar fazendo um grande favor?

  259. Karina

    Até que gosto de matemática, física e química mas isso não significa que sou uma CDF, isto é um mal sinal?

  260. Letícia

    Na área petrolífera , no caso , daria para entrar com engenharia ambiental , ou seria melhor química?

  261. carol

    Ola,sei que ainda sou nova,tenho 14 anos,mas minha escola já estão dando curso tecnico no ensino medio para ir se especializando,gostaria de saber se tenho que fazer formação geral ou outro curto relacionado a tal profissão.Quero muito,muito mesmo me formar,sonho com isto todos os dias e me identifiquei muito com a prifissão.Gostaria de informações mais detalhadas a respeitos de pessoas já avançadas.Se puderem me ajudar,agradeço.

  262. Clynthon Campelo

    Vendo alguns comentarios , li que um Eng. Ambiental tinha salario inicial de 3.600, como pode ?
    Se a a base salaria da categoria é 8 salario minimos.
    Não entendi me expliquem ai por favor !

  263. Juliana Nascimento

    Oi, tenho 15 anos e estou no 2 ano do ensino médio, gostaria de saber se alguém está estudando na UFV e se o curso de engenharia ambiental é bom lá, agradeço desde já

  264. Emerson

    Ola galera, quero muito fazer este curso , mas como quase todos tenho receio em relação a empregabillidade, tem alguem que estpa estudando e ja conseguiu emprego em sp , ou alguem pode falar se é ” facil ” conseguir emprego na area? grato .
    bom dia a todos.

  265. Brunna Ferreira

    tmb gostei muito desse curso achei bastante interessante e gostaria de saber quanto é a mensalidade alguém pode mim dizer por favos!!
    obgg e tenha uma boa tarde

  266. Denise

    Me interessei pela engenharia ambiental.
    mas me preocupo com a carga horaria diaria do curso em relação de ser periodo integral.
    Qual a carga horaria deste curso na UFPR, manha e tarde sendo integral?

  267. Larissa

    OIE, EU MIM INTERESSO MUITO NESSE TIPO DE ÁREA E GOSTEI MUITO POR ENGENHARIA AMBIENTAL .MAIS NÃO SOU MUITO BOA EM CÁLCULOS. GOSTARIA DE SABER SE NESTA ÁREA PUXA MUITO O CÁLCULOS?

  268. Miguel Victor

    Bom dia, Pessoal!

    Sou Formado em Logistica pela FATEC/SP e atualmente Técnico em Segurança do Trabalho, farei Engenharia Ambiental pois quero me especializar em Engenharia de Segurança do Trabalho e tenho que ter uma Engenharia para poder fazer a especialização, além de que trabalho o SESMT da empresa então está tudo ligado Segurança e Ambiente! mais o salario de um Eng. Ambiental é o mesmo salário de um Tecnico em Segurança ou um pouco menos….infelizmente não tem muita valorização!!!!

    Boa sorte à todos!!!!

  269. Ester

    Oi , eu terminei o colegial e estou querendo fazer engenharia ambiental , mas estou em dúvida , porque também quero ciências contábeis. Então gostaria de saber as vantagens e desvantagens de cada uma .
    Obs. Eu amo cálculos .

  270. Ana Carolina

    Oi, estou terminando o 3ao e tenho 1 semana para me inscrever na UFSC e estou muito em dúvida quanto a que curso escolher… Sou completamente apaixonada por animais e gostaria muito de atuar na preservação dos oceanos e dos animais que nele vivem. Os cursos que penso são: oceanografia, eng. ambiental e ciencias biológicas, mas estou muito confusa

  271. Guilherme Campos

    Boa noite , estou terminando um curso superior e visando mercado e necessidade sinto que a area de engenharia ambiental vem crescendo em função dos estragos ambientais que ocorrem , assim vendo noticiários , informações a falta de agua em SP surgiu uma gana por este curso , porém estou indeciso em relação a segmentação , gosto muito do tema mais tenho certeza se essa escolha e dedicação também me trará frutos tanto como financeiros , profissionais alguém que ja tem tal experiência poderia me informar um pouco mais sobre a engenharia ambiental ?

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!