curso de engenharia da computação

Curso de Engenharia da Computação

Engenharia da Computação é o ramo da engenharia responsável pelo desenvolvimento de computadores, hardware, periféricos e sistemas operacionais. Conheça mais sobre a carreira de Engenheiro da Computação.

Engenharia da Computação

Engenharia da Computação

Habilitação:
Engenheiro da Computação
Duração do Curso:
5 anos
Área:
Engenharia
Atributos do Profissional:
Meticulosidade e Raciocínio Lógico
Salário Médio:
R$ 2574,00

A Carreira de Engenheiro da Computação

A Engenharia da Computação é o ramo da engenharia responsável pelo desenvolvimento de computadores, hardware, periféricos e também sistemas de software. O Engenheiro da Computação atua principalmente em projetos de redes de empresas locais ou em larga escala, como campus universitários. Também em projetos de automação industrial e no desenvolvimento de sistemas de segurança.

Uma dúvida muito comum entre os candidatos ao vestibular é qual a diferença entre os cursos de Ciência da Computação e Engenharia da Computação, já que muitas vezes esses profissionais trabalham juntos, em funções próximas ou na mesma função. A diferença dos dois cursos basicamente está no foco, enquanto o Engenheiro da Computação se especializa em hardware (integração hardware e software), o Cientista da Computação se especializa em Software.

Equipamentos de Hardware e Computadores: onipresença nos dias de hoje.

Grade Básica do Curso de Engenharia da Computação:

  • Cálculo;
  • Sistemas Digitais;
  • Física;
  • Micro-Eletrônica;
  • Redes de Computadores;
  • Sistemas Operacionais;
  • Compiladores;
  • Equações Diferenciais;
  • Inteligência Artificial;
  • Desenho Técnico.

Melhores Faculdades

São inúmeras as instituições de ensino que o ofertam o curso de Engenharia da Computação. Porém, é necessário verificar se a faculdade possui reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois somente assim o aluno receberá um diploma ao se formar. Além disso, existem alguns índices, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que demonstram a avaliação do curso pelo MEC. As principais universidades que oferecem o curso de Engenharia da Computação, com melhor desempenho do CPC, e reconhecimento do MEC são:

  • Instituto Militar de Engenharia (IME) – Rio de Janeiro;
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Pernambuco;
  • Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – São Paulo;
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – Paraná;
  • Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – Amazonas;
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) – Rio Grande do Sul;Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP) – São Paulo;
  • Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) – Paraná;
  • Universidade de Pernambuco (UPE) – Pernambuco;
  • Universidade Federal do Pará (UFPA) – Pará.

Aspectos Favoráveis da Carreira de Engenheiro da Computação

Com a expansão crescente da informática e da automação sobre todos os ramos dos negócios, tem surgido boas oportunidades para os Engenheiros da Computação. Também há vagas disponíveis na área da consultoria relacionada a hardwares, através da prestação de assessoria industrial na montagem de sistemas e também na escolha dos equipamentos.

Aspectos Desfavoráveis da Carreira de Engenheiro da Computação

O aspecto negativo é a constante necessidade de atualização e da realização de reciclagens com relação ao conteúdo aprendido durante o curso de Engenharia da Computação, pois as indústrias de eletrônica e hardware estão entre as mais dinâmicas, sempre trazendo inovações, novos padrões e tecnologias inéditas.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. eduardo

    ola!
    tenho 14 anos e estou pensando em cursar engenharia da computação, mas antes gostaria de saber os cursos tecnicos que pode me ajudar nesta profissao!

    obrigado

    • toni

      sim vc vai conhecer bem um pouco da areia de ti. dessa forma construir para vc uma Experience boa aonde poder muda tudo ! se vai investir na carreira ou nao .

    • David

      Ola Eduardo boa noite, bom tenho 20 anos e estou no 4 ano de eng da computação.
      Primeiramente devemos sabe se realmente você quer trabalhar na área de automação, redes, segurança digital entre outros ou se quer fazer softwares(programas), aplicativos para celular.
      Na minha opinião caso queira seguir para a área de hardware acho muito interessante um cursinho de mecatrônica, Elétrica, Robotica ou algo do genero.
      Ja em caso de softwares ai fica meio dificil pois tem diferentes cursos tecnicos de informatica hoje em dia. Mais aconselharia dar uma olhada na grade curricular do curso e ver se tem os princípios de logica programação em baixo nível.
      Espero ter ajudado

      • Diogo

        David a faculdade de engenharia da computação é muito difícil ?

        • David

          Diogo depende muito do seu empenho, se você não se empenhar muito, com sorte vai ser um engenheiro qualquer com muitos que tem hoje no mercado, mas se você realmente se dedicar vai ser um dos melhores. Difícil ? Nada é fácil e nem difícil nesta vida depende da determinação e força de vontade que colocamos em cima daquele sonho/plano.
          Esperto ter ajudado rs

      • Diego Delgado

        Ola david,tenho 15 anos e ano que vem vou estudar no IFMT(instituto federal de mato grosso) e la escolhi o curso de informatica.
        Quero ser Engenheiro em Software,no curso de informatica pode me ajudar a crescer nessa area e me profissionalizar ? Eu o agradeço desde ja !

    • andrew

      estou com a mesma duvida edurdo

  2. Pedro Addler

    Olá Eduardo

    Com certeza, um bom curso técnico na área de tecnologia e computação sempre é interessante.

    Se você quer fazer engenharia da computação, pode fazer o curso de eletrônica por exemplo, com certeza vai te ajudar muito a se formar engenheiro.

    • Giliaslei Da Conceição

      Quais Curços voces recomendam para qualificar em engenharia de Computação
      Manuteção de Computadores ou Web dsgner e Dsgner Grafico?

      • henry

        Olha amiga , primeiro seria bom vc aprender escrever .

  3. Priscylla

    Olá Eduardo,

    Também quero fazer Engenharia da Computação, tenho 17 anos e esse ano formo em Rede de Computadores. Existem matérias nesse curso qe com certeza me ajudarão no curso superior de engenharia. Acho interessante vc procurar saber e ver se te interessa! :D

  4. caio

    Quero fazer engenharia da computaçao, mais não sei o que devo fazer para entrar na melhor área.
    Obrigado

  5. João victor

    Olá tbm tenho 14 anos e me interessei na Engenharia da computação . Ale de Eletronica eu vi no texto acima falar de desenhos .. Para fazer akele tipo de desenho precisa ser “Crack” em desenho ou apenas um cursinho resolve ?

    • Alessandro

      João, é o seguinte. Desenho tecnico é algo particularmente facil, vc aprende em alguns cursos tecnicos por exemplo. Mas nao se preocupe, a maioria dos desenhos é feita por computador, pelo AutoCAD, o que facilita muito na confecçao do desenho.

  6. Helen

    A profissão Engenharia da Computação, é indicada para as pessoas de personalidade racional ? Qual o salário máximo de Engenharia da Computação ?

  7. Vanessa

    Gostei bastante dessa matéria sobre engenharia da computação, principalmente do salário.

  8. Melissa Hirumitsu

    Olá. Estou em duvida entre Ciencia da Computação e Engenharia da Computação. Gostaria que voces me dessem algumas dicas, ano que vem presto vestibular e não sei mesmo qual curso escolher. Apenas sei que amo demais informática. Obrigada !

    • eduardo rodrigo

      ola melissa compensa vc faser os dois se tiver interesse em ser especialista na arera de T.I e seria melhor se começase por ciencias da computação primeiro

  9. Victor

    Não sei se é verdade, mas essa história q o engenharia da computação se foca mais em hardware é antiga, pois na universidade da Furg até dão mais enfase em software doque no próprio hardware.

  10. Silas Rodrigues

    Puxa estou com uma duvida tremenda, entre Ciências da Computação e Engenharia da Computação…
    E de quebra ainda uns grilos em Sistemas de Informação. rsrs… Já li muito, mas queria saber assim: Ciências = faz programas, Engenharia = cria hardware, Sistemas = Futrica no sistema. Gostaria de respostas objetivas. Alguem pode me ajudar???

    • Mirian Gomes

      Olá Silas!
      Esta é uma dúvida bem comum, pois as 3 áreas possuem muita sinergia. Basicamente o que pensou está correto, o profissional em ciência da computação é focado no desenvolvimento de software, possui várias matérias sobre desenvolvimento e programação, o conhecimento que tem em hardware é mais básico, ele precisa entender todos os aspectos de hardware, porém não tem aulas práticas de desenvolvimento, o curso de ciência da computação possui uma forte base em matemática e lógica.
      O curso de engenharia de computação é focado mais na parte de engenharia, voltada ao desenvolvimento de hardware. Este é um profissional mais completo, pois além de possuir uma forte base em desenvolvimento de software, este já o aplica diretamente no desenvolvimento de hardware.
      O curso de sistemas de informação é mais focado na utilização dos softwares, os alunos possuem introdução em todo o aspecto de desenvolvimento de softwate e programação, porém seu foco principal é a utilização dos programas e não o desenvolvimento dos mesmos.

      • Bruna Aparecida

        Bem eu tenho 14 anos, moro em Roraima mas queria saber como começar minha carreira …… Sei que é com cursos, mas pode ser em qualquer em qual tipo de empresa ??

  11. Jullyana

    Olá Eduardo, eu sou tecnica em informática, e devo dizer que lugar pra um tecnico no mercado não falta, e o salário e reconhecimento são otimos.

  12. Sílvia Flor

    Pra seguir a profissão de engenharia da computação, tem que ter uma enorme influência em exatas né ?

    • Mirian Gomes

      Olá Sílvia!
      A base do curso de engenharia da computação é matemática. Todos os processos que envolvem tanto a engenharia como a computação são relacionados a matemática. O aspirante a profissional de engenharia de computação deve ter facilidade com os número e a lógica matemática.

  13. jonatas

    olá,eu estou pensando em fazer engenharia da computação e gostaria de saber quais são as profissões relacionadas.

  14. Pedro Addler

    Olá João Victor

    No caso o desenho citado no texto é o desenho técnico, é o desenho dos circuitos e dos produtos que vão ser projetados pelo profissional de Engenharia da Computação.

    Esse tipo de desenho é um desenho científico, relacionado a projetos, não é artístico, você vai aprender a fazer durante o curso de Engenharia da Computação.

  15. João victor

    Aa sim … Obrigadão Abraço

  16. Pedro Addler

    Olá Helen

    A profissão de Engenharia da Computação não só é indicada para quem tem personalidade Racional como também essa é a personalidade ideal para seguir esta carreira.

    Você vai precisar ser muito racional, metódica e dedicada para poder ter sucesso na Engenharia da Computação, pessoas da personalidade Racional tem todas essas características.

    Não existe um salário máximo para engenharia da computação, alías, não existe para nenhuma carreira, o salário vai depender do seu nível de especialização e também da sua importância dentro da empresa.

  17. Oscar

    tenho 16 anos,e termino o ensino medio esse ano
    e queria prestar vestibular na area de engenharia da computação, mas toh em duvida em qual universidade fazer !!
    queria saber quais as melhores universidades para essas areas !!

  18. Valéria

    Gostaria de saber se ao entrar na faculdade de engenharia de computação com 24 anos, sendo mulher, vou ter muita dificuldade para arrumar emprego depois de formada aos 29 anos ?

  19. Leticia

    Olá Pedro. Minha escola está fzendo um trabalho sobre diversas profissoes e eu e meu grupo escolhemos Engenharia da Computação. Mas é um curso pouco conhecido e eu n consigo achar alguem pra flar sobre ele comigo, pq nos temos mtas dúvidas. Você é um Engenheiro de Computação? e se for, será q poderia me ajudar? :D

  20. Pedro Addler

    Olá Melissa Hirumitsu

    Essa realmente é uma dúvida muito comum e atinge tanto os alunos que querem fazer Engenharia da Computação quanto os alunos que querem fazer Ciência da Computação.

    Vou explicar de modo resumido o foco de cada curso para você entender melhor:

    - Ciência da Computação: O curso de ciência da computação tem dois focos: matemática e programação. Você vai mexer mais com programas do que com máquinas. É um curso para quem é criativo e tem raciocínio lógico.

    - Engenharia da Computação: O curso de engenharia da computação tem dois focos: eletrônica e programação. Você vai mexer mais com máquinas do que com programas. É um curso para quem tem persistência e racioncínio lógico.

  21. João

    Fiquei muito interessado nessa profissão mais uma pergunta,
    Quanto custa a mensalidade de uma faculdade dessa?

    • Mirian Gomes

      Olá João!
      A mensalidade do curso de engenharia da computação, tanto para os demais varia de acordo com a faculdade. Varia de acordo com os laboratórios, o campus, a qualidade de ensino e também da cidade onde está situada! Fica mais fácil informar a faculdade que deseja, e fazer uma busca de valores direcionada!

  22. Pedro Addler

    Olá Jonatas

    Em relação a profissiões relacionadas a Engenharia da Computação recomendo as seguintes: Engenharia Elétrica, Física, Matemática e Ciência da Computação.

    Procure se informar sobre elas, com certeza vai achar muito interessante.

    • Lou

      Boa tarde pessoal,Tem um site que e9 super confie1vel, vocea pode fazer ate9 a cproma por telefone, se preferir, e9 o Detonashop.com.breles entregam direitinho e com nota fiscal tambe9m!!!!Je1 faz dois anos que sf3 compro com eles, pois parcelam no carte3o em ate9 24 vezes.Abrae7os a todos!!

  23. rodrigo

    Eu gostaria de sabe qual é o custo por mês para fazer a facudade de engenharia.

    • Mirian Gomes

      Olá Rodrigo!
      A mensalidade dos cursos variam muito de faculdada para faculdade para o curso de Engenharia da Computação. É interessante que escolha a faculdade desejada, e se informe diretamente sobre o custo da mensalidade. Vários fatores influenciam neste custo, como a qualidade do ensino, o grau de modernização dos laboratórios, a cidade onde está inserida, entre outros.

  24. Pedro Addler

    Olá Oscar

    Atualmente existem 4 cursos de Engenharia da Computação que são 5 Estrelas no Brasil:
    • IME no Rio de Janeiro
    • ITA em São José dos Campos – SP
    • UFSCAR em São Carlos – SP
    • UFRGS em Porto Alegre – RS

  25. Pedro Addler

    Olá Valéria

    Imagina !! Não precisa se preocupar com questões assim, embora ainda exista sim preconceito contra as mulheres no mercado de trabalho, esse preconceito está diminuindo e nas próximas décadas deve acabar.

    Se você quer seguir a carreira de Engenharia da Computação deve mesmo é seguir, em relação a idade também não se preocupe com 29 anos você ainda é jovem e o mais importante no final das contas é a competência.

  26. Lieberth

    olá Pedro Addler;

    vi que vc tem mto conhecimento e peço uma ajuda.

    as diferenças e o mercado de trabalho pra engenharias elétrica e engenharia da computação.

    gosto de mecher com computadores (hardware)
    e acho interessante a area de telecomunicação da eletrica…

    ( vou começar a fazer faculdade no INATEL que tem essas duas áreas, mas, a elétrica é 5 estrelas de avaliação !! )
    Obrigado mais uma vez !!

  27. Bruno

    Olá tenho 14 anos e a cidade em que eu estou tem o ensino muito fraco então eu irei para a capital do estado para fazer o encino medio lá.
    A questão é: quero fazer engenharia da computação e queria saber como eu posso praticar no meu computador ? Pois eu ainda não estou fazendo o curso. Eu gosto muito dessa area e quero ser um dos melhores se alguem poder me ajudar eu agradeço :) !!!

  28. Franklin Jr.

    Olá…
    Estou cursando o 2º ano do Ensino Médio e pretendo fazer Engenharia da Computação, indeciso ainda entre Engenharia da computação e Ciencia da Computação…
    Segundo o texto e alguns posts acima a Engenharia tem como máteria base a matemática…
    Quais exemplos essa matéria se aplica na profissão ?
    Li tbm que se envolve principalmente com hardware e pouco com software. Para que servem os softwares na profissão ?
    Qual exemplo vocês podem me dar como projeto de trabalho nesta área ?
    Essas perguntas vivem vagas na minha cabeça !!
    Agradeço desde já!

  29. Thais

    Olá,eu tenho 15 anos e sei que daqui a pouco ja vou ter que fazer vestibular.Meu irmão é engenheiro de computação eu ate estava pensando em fazer mais eu tenho problema com matemática e física,será que isso pode ser um problema para mim na hora de ingressar na engenharia de computação?

    Muito Obrigada

  30. Pedro Addler

    Olá Letícia

    O curso de Engenharia da Computação é um curso baseado em 2 áreas: eletrônica e matemática, tendo também alguns bons conteúdos de programação.

    Ao contrário do profissional de Ciência da Computação que trabalha com software ( programas ), o foco do profissional de Engenharia da Computação é trabalhar desenvolvendo hardware ( máquinas ).

  31. Bruno

    olá eu so o mesmo bruno ai de cima queria saber como é o dia a dia de um engenhero da computação. tipo se ele vai para um escritorio ou se trabalha em uma industria tipo isso :) obrigado

  32. Pâmela Vidoni

    Olá,
    estou pensando em fazer engenharia da computação, na UfSCar irei prestar esse ano qual é seu conselho sobre isso, estou um pouco assustada porque costumam dizer que esse cursos é muito dificil, eu queria estudar para a prova, você sabe onde eu possa saber um pouco mais sobre engenharia da computação.
    Obrigada

  33. Pâmela Vidoni

    Olá,
    estou pensando em fazer engenharia da computação, na UfSCar irei prestar esse ano qual é seu conselho sobre isso, estou um pouco assustada porque costumam dizer que esse curso é muito dificil da passar em uma federal, eu queria estudar para a prova, você sabe onde eu possa saber um pouco mais sobre engenharia da computação ?
    Obrigada

  34. Marcos Hh

    Olá, gostaria muito de saber como é o mercado de trabalho na REGIÃO SUL!

    Pretendo cursar a UFRGS-RS (e atualmente moro em SC), tenho dúvida quanto à qualidade do curso de Engenharia da Computação nessa universidade, conseguirei um bom currículo com ele?

    E sobre a região sul, existem muitas empresas que precisam de profissionais nessa área, e com um salário bom?

  35. Alex

    Só para complementar o que o Pedro disse, se não me engano o curso de Engenharia da computação da Universidade federal do Espírito Santo – UFES, também atingiu o conceito 5 no Enade.

  36. Rajiv Tomas

    Estou a me formar en engenharia da computação em angola no meu pais e quero que me dem lgumas icas para ser um bom programador .obrigado

  37. Yuri tenorio

    Olá tenho 15 anos tou em duvida em que fazer engenharia da computação ou ciências da computação eu queria saber que curso tecnico poderia me ajudar ?

  38. Esta materia e muito interesante pq ela tiras as duvidas das pessoas que pretende fazer o curso da engenharia da computação..

  39. Matheus Soares

    Olá !!!
    eu sou técnico em informática com especialização em redes de computação e estou cursando Engenharia da Computação .
    COM CERTEZA as cadeiras do curso técnico me deram uma excelente base para o curso: programação por exemplo, quando se tem uma noção anterior é muito bom e como o meu técnico foi focado em redes, deu pra levar cadeiras relacionadas já com uma boa base.
    Obvio que o curso oferece tudo que vc precisa saber mas eu aconselho fortemente um cuso técnico na área antes do superior.. sem contar que o mercado é bem abrangente e não faltam empregos!

  40. walter

    Olá, gostaria de saber se, me formando em Engenharia da Computação posso trabalhar com programação de softwares, como se fosse um cientista da computação e com banco de dados ?

  41. Luiz

    Eu gosto bastante de informática mas não sou muito bom em exatas…tem alguma dica para mim ??

  42. Fernanda

    Eu realmente ainda tenho muitas duvidas sobre qual curso escolher pois eu queria mexer tipo, com desenvolvimento de software para celulares por exemplo mas qual área é mais indicada nesse caso? ciências ou engenharia da computação ou outra ou as duas estou bem em duvida mesmo

  43. Bruna Costa

    Eu tenho 15 anos e estou fazendo um curso de hardware e software, e estou adorando, principalmente a parte de hardware.
    Eu me interesei bastante pelo curso e gostaria de saber se existem mais cursos superiores nessa area (hardware), além de Engenharia da Computação.

  44. Igor

    gostaria de saber a diferença entre engenharia de computação e informação; engenharia eletrônica e engenharia da computação.

  45. andrel

    muito bom esse guia de carreira eu faço engenharia de computação e o meu resultado foi simétrico

  46. josé

    Olá, estou muito interessado em fazer a faculdade de “Engenharia da Informática”. Queria me qualificar melhor nesse ramo de aprendizagem,e saber queis cursos técnicos, serão meis favoráveis para que tenha melhor rendimento.

  47. Pedro Addler

    Olá Lieberth

    A principal diferença entre os cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação é o foco do curso.

    Enquanto no curso de Engenharia Elétrica você pode escolher projetar sistemas pesados de energia ( ênfase em Eletrotécnica ) ou circuitos elétricos gerais ( ênfase em Eletrônica ) no curso de Engenharia da Computação seu foco vai ser mesmo o projeto de sistemas de hardware.

    Os dois cursos tem muito em comum pois a eletrônica está presente em ambos, cabe a você escolher, trabalhar mais com computadores ( Engenharia da Computação ) ou então outros tipos de sistemas eletrônicos ( Engenharia Elétrica ).

  48. Zanna Vasconcelos

    Ola estudou numa escola tecnologica no Pará. Estamos nos preparando para uma feira tecnologica na escola,e esse tema “Engenharia da computação” nos chamou muito a atenção.estamos com alqumas dificuldade no tema. Gostariamos de pedir algumas dicas ser possível…

  49. Pedro Addler

    Olá Bruno

    Pode sim claro !!! De um modo geral, a maioria dos profissionais de computação ( engenharia da computação e ciência da computação ) começa assim: fuçando, desmontando e consertando o próprio computador.

    Experimente consertar e incrementar seu próprio computador instalando e colocando peças, mas principalmente procure estudar eletrônica e como funcionam os componentes, deste modo você vai adiantar bastante o seu curso de Engenharia da Computação pois já vai entrar sabendo uma grande quantidade de conteúdo.

  50. Pedro Addler

    Olá Franklin Jr.

    Essa realmente foi uma boa pergunta !! A Engenharia da Computação, como você disse, também mexe com software.

    O Software na Engenharia da Computação entra em matérias tais como programação

    Como o profissional de Engenharia da Computação sempre acaba trabalhando em equipe com o profissional de ciência da computação é importante que o Engenheiro da Computação saiba o básico da programação e que o cientista da computação saiba o básico de hardware.

  51. JUNINHO

    Olá me interessei muito em Engenharia da Computação e queria saber alguma universidade boa no estado do Paraná.

    • Pedro Addler

      Olá Juninho

      Atualmente os melhores cursos de Engenharia da Computação do estado do Paraná são os seguintes:

      - UFRGS ( Universidade Federal do Rio Grande do Sul ): Curso de Engenharia da Computação
      - UEPF ( Universidade Estadual de Ponta Grossa ): Curso de Engenharia da Computação
      - UTFPR ( Universidade Tecnológica Federal do Paraná ): Curso de Engenharia da Computação

  52. Pedro Addler

    Olá Bruno

    O dia a dia do profissional de Engenharia da Computação varia bastante, pois como em toda boa carreira da área de informática ele pode desempenhar dezenas de funções diferentes.

    De um modo geral, como é de esperar :P , você trabalha em um computador, em geral na sua sala ou então na sala do departamento de informática, junto com outros profissionais tais como técnicos ou programadores.

    Você pode trabalhar em projetos de engenharia da computação ou então realizando manutenção de sistemas de software, hardware e redes.

  53. Pedro Addler

    Olá Pâmela

    Realmente a Engenharia da Computação é sempre um curso bem concorrido nas Universidades Federais onde aparece, pois hoje em dia estamos na Era da Informação e os computadores estão praticamente em todos os lugares.

    Por isso cada vez mais gente quer trabalhar com Engenharia da Computação e Tecnologia da Informação em geral.

    A dica que dou é a seguinte, para se dar bem no vestibular de Engenharia da Computação estude bastante matemática: ela sempre cai na segunda fase dos vestibulares das Universidades Federais para o curso de Engenharia da Computação.

  54. Pedro Addler

    Olá Marcos Hh

    A UFRGS possui um excelente curso de Engenharia da Computação, o curso alcançou 5 estrelas na classificação do Guia do Estudante.

    Em relação ao mercado de trabalho para Engenharia da Computação e tecnologia na região Sul, o principal polo tecnológico é a cidade de Porto Alegre.

  55. Murillo

    existem opções de pós-graduação, mestrado ou doutorado em engenharia da computação ?

    • Pedro Addler

      Olá Murillo

      Com certeza :D !! Você tem dezenas de opções diferentes para fazer mestrado e doutorado em Engenharia da Computação.

      Você pode se especializar em Redes, Eletrônica, Desenvolvimento de Redes, Engenharia de Software, etc..

      A área de Engenharia de Computação é ampla e oferece dezenas de opções.

  56. Pedro Addler

    Olá Rajiv Tomas

    Para você ser um bom programador e ter uma carreira de sucesso na Engenharia da Computação te dou as seguintes dicas:

    - Atualização: Jamais deixe de se atualizar e aprender novas técnicas e linguagens de programação.

    - Criatividade: Seja criativo, um programa de computador não deve nunca ser confuso ou difícil de usar senão os usuários desistem dele, projete programas fáceis de usar e sempre úteis.

    - Trabalho em Equipe: Aprenda a trabalhar em equipe com os outros profissionais de Engenharia da Computação e programadores, assim você vai obter sempre melhores resultados.

  57. jessica

    gostaria de saber, eu tou muito interessada na área de conserto de micros, acho muito desafiador pra mim não posso fazer faculdade, como faço pra mim saber mas sobre isso ?

    • Pedro Addler

      Olá Jessica

      Se você está interessada na área de conserto de micros pode fazer o seguinte: antes de fazer o vestibular para Engenharia da Computação faça um curso técnico de Montagem de Computadores.

      Você já vai aprender muita coisa e vai adiantar bem o seu curso de Engenharia da Computação.

  58. Pedro Addler

    Olá Yuri Tenório

    Se você quer fazer alguns cursos técnicos para se decidir melhor entre Engenharia da Computação e Ciência da Computação recomendo que faça os seguintes:

    - Curso Técnico de Montagem e Manutenção de Computadores: Área básica da engenharia da computação, bom para você confirmar se gosta de mexer com hardware.

    - Curso Técnico de Programação ou Webdesign: Uma área básica da ciência da computação para você confirmar se gosta de mexer com software, programação e design.

    Com essas duas experiências de cursos técnicos, com certeza vai ficar mais fácil decidir entre Ciência da Computação e Engenharia da Computação.

  59. Pedro Addler

    Olá Walter

    Pode sim !! Realmente os curso de Engenharia da Computação e Ciência da Computação se cruzam bastante e as áreas de ambos acabam se entrelaçando.

    De qualquer modo se o seu objetivo for trabalhar com a área de software em si, recomendo que faça Ciência da Computação direto, pois a Engenharia da Computação dá muito mais ênfase em Hardware e Eletrônica.

  60. Pedro Addler

    Olá Luiz

    Realmente não vou mentir, a área de informática exige bem da matemática sim, principalmente Ciência da Computação e Engenharia da Computação.

    Como você não é bom de matemática, deve ter sim alguma dificuldade na faculdade, mas basta estudar que você consegue com certeza !! :)

  61. Pedro Addler

    Olá Fernanda

    O desenvolvimento de aplicativos pra celulares como se trata de um ramo de software tem mais relação com o curso de Ciência da Computação, nada impede no entanto que você desenvolva programas para celulares fazendo também Engenharia da Computação.

    As duas carreiras se cruzam em muitos momentos e provavelmente fazendo Engenharia da Computação você vai trabalhar ombro a ombro com profissionais de Ciência da Computação e vice-versa.

  62. João Pedro

    Olá! Como dizem a faculdade de Engenharia da Computação e Ciências da Computação tem muitas coisas em comum. Se eu quise me especializar nas duas, eu tenho que refaze uma delas inteiramente? Qual seria a que mais tem flexibilidade, ou seja, aprende mais da outra… ficando mais fácil o aprendizado da outra.

  63. Alan

    Tenho uma dúvida, após ler várias respostas suas sobre o curso de ciência da computação e engenharia da computação gostaria de saber se compensa após terminar o curso de engenharia da computação se especializar em ciências da computação ou vici e versa, já que ambos como pude perceber estão interligadas?

    Desde de já muito obrigado pela atenção

    • Pedro Addler

      Olá Alan

      Compensa sim viu e ainda te digo mais, você pode inclusive fazer um mestrado que aborde as 2 áreas ao mesmo tempo !! Ciência e Engenharia da Computação.

      Redes ou então Sistemas Distruibuidos são bons exemplos de especializações que abordam as 2 temáticas.

  64. Pedro Addler

    Olá Bruna Costa

    Realmente o principal curso de engenharia que trabalha com hardware é mesmo Engenharia da Computação, mas você também trabalha bastante com essa área fazendo Engenharia Elétrica com Ênfase em Eletrônica ou então fazendo Engenharia Eletrônica.

  65. Pedro Addler

    Olá Igor

    Essa foi uma boa pergunta !! Realmente essas 2 áreas ( Engenharia da Computação e Engenharia Eletrônica ) são bem próximas.

    Como você deve saber, a Engenharia da Computação é fortemente baseada na eletrônica, podendo-se dizer até mesmo que é uma evolução ou especialização dela.

    A diferença entre os cursos está nos seguintes aspectos:

    - Engenharia da Computação: Durante o curso o foco dos estudos serão os estudos sobre hardware, software, middleware e as interações entre eles.

    - Engenharia Eletrônica: Durante o curso o foco dos estudos será o projeto de circuitos eletrônicos gerais, nem sempre relacionados a hardware / computação.

  66. Pedro Addler

    Olá José

    Se você pretende iniciar um curso de Engenharia da Informática ou então Engenharia da Computação, há 2 cursos técnicos ótimos que você pode fazer:

    - Curso de Montagem de Computadores: bom para ter uma noção melhor do funcionamento básico das máquinas.

    - Curso de Programação: Você pode também fazer um curso livre sobre alguma linguagem de programação ( Java, PHP, C++, etc… ), assim você já ganha noções básicas de programação antes de entrar no curso de Engenharia da Computação.

  67. jackson

    é preciso saber falar ingles para fazer esse faculdade de Engenharia da Computação ?

    • Pedro Addler

      Olá Jackson

      Na realidade, o Inglês é importante não só para a Engenharia da Computação mas para todas as carreiras de um modo geral, o Inglês é a atual Língua Universal do mundo.

      Filmes, livros, artigos, boa parte do conteúdo de Engenharia da Computação e da computação em sí hoje em dia é escrita em Inglês.

  68. Fabrício

    Oi, eu queria saber quais são as melhores faculdades pagas para se fazer engenharia da computação.

  69. Lauro Augusto

    Assim quero tirar uma duvida.
    Tenho 18 anos estou no 2ºano EM, reprovei um ano. mais esse final de ano eu pesquisei sobre Engenharia da Computação.
    Fiquei muito interessado na profição, não sei muito de matemática, mais sei que tenho capacidade,pretendo estudar ano que vem entrar em cursos como Montagens de computadores, eletronica, entre outros.. ainda tenho chances de me dar bem na faculdade? queria um concelho,de uma pessoa que entende sobre podendo me ajudar tirando essa duvida. porque Computador é o que eu gosto.

    • Pedro Addler

      Olá Lauro Augusto

      Gostei da sua frase “computador é o que eu gosto” ela resume bem o espírito de quem quer fazer Engenharia da Computação.

      Agora em relação a Matemática, realmente se prepare meu amigo que vem chumbo grosso :P principalmente no primeiro ano de Engenharia da Computação o choque é grande, mas não se preocupe você dá conta, pelo seu depoimento eu tenho certeza.

  70. Eduardo Wiggers

    ola estou terminando o meu ensino medio,e estou com duvidaem saber quais são as possibilidades de empregos da engenharia da computação? e com q cada um trabalha especificamente?
    muito obrigado.

  71. Guilherme Brunow

    Estou prestando vestibular este ano, mas me resta uma dúvida: Na UFRJ há dois cursos de Eng. da Computação, Engenharia da Computação e Informação e Engenharia Eletrônica e da Computação. A diferença seria foco em software e comunicação na primeira e hardware na segunda? Cometi o erro de colocar para Computação e Informação mas gosto mais da área de Hardware.

    • Pedro Addler

      Olá Guilherme Brunow

      Acertou na mosca !! A diferença entre esses 3 cursos de Engenharia da Computação é justamente essa o foco.

      - Engenharia da Computação: Foco em Hardware, mas também você vê muito software ( 70% hardware e 30% software no curso ).

      - Engenharia da Computação e Informação: Foco dividido entre software e hardware, 50% pra cada.

      - Engenharia Eletrônica e da Computação: Foco forte em hardware, pelo visto dessa você vai gostar mais. 85% do conteúdo voltado a hardware e eletrônica, 15% pra software.

  72. andressa

    ei pessoal,eu curso engenharia da computação,por isso quero saber se tem alguém aí dessa área, ou de alguma área da computação.se tiver gostaria q se comunicasse comigo para trocarmos idéias sobre progamas, linguagem de computador e atualizações nesse ramo..brigada..e-mail.é só responder..vlw.

  73. eduardo

    Olá sou edurado tenho 17 anos pretendo cursa ano que o curso de engenharia da computação,gosto da área mas tenho dúvida aonde eu poderia conseguir emprego com este curso? e se tem algum tipo de especialização em determinadas áreas….pois pretendo me voltar mais pra programação…devo fazer engenharia da computação ou ciência da computação?

    desde já grato

    • Pedro Addler

      Olá Eduardo

      Em relação a empregos na área de Engenharia de Computação quanto a isso você pode ficar tranquilo, é uma das áreas mais dinâmicas e onde você vai encontrar oportunidades de trabalho em mais locais.

      Com um diploma de Engenharia da Computação, você pode trabalhar em laboratórios, indústrias e em todo tipo de empresa que trabalhe com tecnologia, redes ou então programação.

      Agora, tem uma coisa, se você quer especificamente trabalhar com Programação, melhor mudar de área, a Ciência da Computação é mais indicada para formar programadores.

  74. raylane

    olá
    tenho 18 anos e ano q vem 2011 vou entra na facudade e quero muito cursa Engenharia da Computação ,mas vou começa com redes de computadores e gostaria de saber se estou certa em começa assim, gostaria de recebe materiais ..mande convite para conversamos e trocar informações sobre isso..muito legal o site.

  75. Diego Roberto de Souza

    Ola meu nome é Diego,tenho 21 anos.Nesse ano de 2011 vou entrar na faculdade só que tenho duvida de qual curso seguir entre ciencias da computação e engenharia da computação.A minha duvida entre escolher os dois é o mercado de trabalho gostaria da opnião de vcs sobre o mercado de trabalho aqui em Belo Horizonte pra estes dois cursos e qual as melhores faculdades pra prestar eles..obrigado!

    • Pedro Addler

      Olá Diego Roberto

      Minas Gerais é hoje sem dúvida um dos melhores mercados para Engenharia da Computação e Ciência da Computação do Brasil.

      Não pelas grandes empresas, pelo contrário pelas pequenas !! Hoje Minas é um dos estados mais inovadores na área de TI.

      O Guia da Carreira é um exemplo, somos um portal fundado em 2007 criado e administrado por Mineiros :D

      Em Belo Horizonte, o melhor curso de Engenharia da Computação atualmente é o da UFMG.

      • Édlon

        Na UFMG não tem Engenharia da Computação, é Ciência da Computação.

  76. william

    Olá , gostaria de saber se Engenharia da Computação requer ser craque em matematica ?
    tem muitos calculos ?

  77. Alessandra

    Olá! Quero saber quanto é a mensalidade pra fazer medicina e engenharia da computação

  78. Caroline Vieira

    Olá! Tenho 14 anos, ano que vem vou fazer informática no CEFET – Centro Federal de educação tecnológica – e pretendo seguir carreira na área de tecnologia e engenharia da computação. Aonde o engenheiro de informática pode trabalhar? Gostaria de fazer computadores e celulares;

    • Pedro Addler

      Olá Caroline Vieira

      Legal :D !! A FATEC é realmente uma ótima escola técnica.

      Em relação ao mercado de trabalho do profissional de Engenharia da Computação ele é extremamente variado você pode trabalhar desde produção de hardware ( projeto de computadores, celulares, gadgets, etc… ) até programação.

  79. Tarik

    gostaria de saber se um inglês ajudaria aumentar o salário em engenharia da computação ? e quais as profissões na área da informatica que um inglês ajudaria

    • Pedro Addler

      Olá Tarik

      Realmente, o Inglês é fundamental, mas não só para aumentar o salário mas para viver a profissão em sí, se você não sabe Inglês perde a chance de ler e conhecer muita coisa dentro da Engenharia da Computação.

      Hoje em dia o Inglês é a atual Língua Universal e ainda será por várias décadas.

  80. Calebe

    Olá, gostaria de saber em quais áreas eu poderei trabalhar assim que me formar em engenharia da computação e também uma média salarial para um recem formado em faculdades como USP, UFScar, UNICAMP, UNESP.

    • Pedro Addler

      Olá Calebe

      O salário para um profissional formado em um grande curso de Engenharia da Computação como esses que você citou ( USP, UFScar, UNICAMP, UNESP ) gira em torno de R$ 3000,00.

  81. Junior

    Olá, meu nome é junior tenho 19 anos e ja curso na fatec de tatuí gestão da tecnologia da informação.Gostaria de saber se esses cursos estão no mesmo patamar, ou seja, se futuramente eu posso estar exercendo uma profissão que seja tão bem remunerado quanto a de engenheiro da computação. E se para os iniciantes na area de engenharia da computação, só a faculdade basta ou é necessario buscar outras fontes para um aprimoramento, e se preciso qual seria a opção.

    • Pedro Addler

      Olá Junior

      Não vou mentir, a FATEC é uma excelente rede de escolas, no entanto elas são de nível técnico, nos empregos que você irá disputar, os profissionais formados no bacharelado de Engenharia da Computação ganham mais sim.

      Afinal se formar Engenheiro é algo muito, muito difícil.

      Mas não desanime !! Você pode sim realmente fazer cursos e formações complementares na área de Engenharia da Computação e atingir o mesmo nível de um Engenheiro e ganhar o mesmo ou até mais.

      • Eberson

        Pedro Addler, gostaria de saber basicamente qual é o salário máximo para um engenheiro da computação??? e quantos pontos é preciso para cursar????

        • Pedro Addler

          Olá Eberson! A nota de corte varia de faculdade para faculdade e o salário mínimo é de quase 5 mil reais e o máximo vai depender de você e deu todo seu esforço… pode ser 10, 15, 25 mil, depende apenas do cargo gerencial ou executivo que poderá ocupar.

          Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  82. Wesley Lourenço

    Olha Lauro Augusto.
    Para entrar num curso e engenharia de computação tem que gostar muito, mas muito mesmo de matemática e física. porque é um curso muito puxado, está entre os mais dificeis da area de engenharia. No Brasil o mercado para engenheiros de computação ainda está começando a dar seus primeiros passos.

  83. Wesley Lourenço

    Para quem tem dúvidas quanto às areas da computação cá vem uma dica bem simples:
    Bacharelado
    Engenharia de computação: Projeta hardwaree sistemas de comunicação
    Ciencia de computação: cria programas avançados
    Sistemas de informações: implantação de programas criados por estes e pelos cientistas da computação, dentro de ambientes corporativos.
    Tecnologicos:
    Anal. e desenvol. de sistemas: aprende a criar programas em plataformas, linguagens prontas.
    Redes de computadores: implantação de redes WAN, LAN, dentro de ambiente comerciais.

  84. Michelle

    Pretendo fazer Engenharia de Computação, Mecatrônica ou Telecomunicações. Mas estou com duvidas com relação aos três, sou autodidata em informatica e gostaria de fazer um curso que eu não deixasse os meus conhecimentos adquiridos para trás. Seria a Engenharia de Computação? Não sou boa em física, matemática e química, será se eu fizer Kumon de Matemática eu vou ficar uma fera em matemática? Daí, depois é só aprender física e química…como dizem por aí, quem sabe matemática sabe física e um pouco de química….rsrsrs

    Engenharia de Computação: Tem especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado?

    Qual é o salario de um engenheiro de computação: júnior, pleno, sênior e master?

    Se eu fazer eng. de computação e sair da faculdade formada e com inglês fluente, quanto vou ganhar? Engenheiro de Computação, pode trabalhar na Petrobras? Qual é o salario de um eng. de comp na Petrobras?

    • Robson

      matemática, essa é a palavra magica pra quem quer cursar eng da computação.
      no inicio você vai dar de cara com calculo, geometria analítica, algoritmos e estrutura de dados, metematica discreta e dependendo da grade da sua faculdade, outras disciplinas cabeludas.
      se você gostar de exatas, esse é o seu curso.

  85. Rafaella

    Olá, estou querendo prestar agora no final do ano engenharia da computação, mas não fiz nenhum curso técnico antes? Isso fará muita falta durante o curso?

    • Robson

      Falta nenhuma, tudo que você vai ter de aprender no inicio do curso é matemática e suas diversas facetas.
      no decorrer do curso você vai entrar em contato com varias disciplinas da área técnica, além de ter de aprender a programar em algumas linguagens e entender como funciona e se projeta um dispositivo de hardware.
      em suma: você vai aprender a projetar um computador e os softwares que vão rodar nele.

  86. frederico

    olar eu esto querendo fazer engenharia da computação , so que esto com mendo de ser muito dificil e ao mesmo tempo querendo fazer
    vcs pode minda uma dica muito importante
    para min decidi
    obrigado

    • Robson

      sim é um curso extremamente difícil, mas os frutos são tambem extremamente doces.

  87. jackelyne Viana

    ola, eu tambem amo pcs e me encantei muito com o curso de engenharia da computação, mais ja tenho 24 anos, e tambem não sou muito boa em matematica será se ainda tenho alguma chance em relação ao curso?

  88. Nicolas Ferreira Alves

    Quais bases de cursos são bons eu ter antes de ingresar no curso superior de engenharia da computação? Redes locais, montagem e manutenção de micros, desenho tecnico são boas opições antes de iniciar o curso superior de engenharia?

    • Robson

      MATEMATICA.
      essa é a palavra magica, se você tiver uma boa base em matemática, o resto voce tira de letra.

  89. Cezar Crummenauer

    tenho 17 anos, estou terminando o ensino médio, estou tentando ver dicas de como entrar numa dessas faculdades, já trabalho como técnico em informatica na minha cidade, bom já fiz vários cursos de operação e manutenção de computadores e notebooks e já estou trabalhando com isso a quase um ano. Sei que esse ramo é um dos mais complicados e difíceis. Se alguém tiver alguma dica de qualificação a mais que eu posa fazer para me preparar a essas faculdades.

    • Robson

      bom que você já tenha alguma experiência no ramo.
      mas no inicio você so vai se ocupar de estudar matemática e logica, se prepare ter pesadelos com calculo, matemática discreta, geometria analítica, algoritmos e estrutura de dados e etc…
      você vai ralar como um mouro nos 10 períodos do curso, mas quando se formar te garanto que vai ser um ótimo profissional e vai colher o louros da vitória.

  90. Alexandre de Oliveira Araujo

    Olá Pessoal, tenho 18 anos e infelizmente vou parar meu curso de tecnologia em logistica, além de perder total interesse vi que essa área não era pra mim. então pretendo voltar as raíses kkk (sou viciado em coisas relacionadas a informatica).

    Vou prestar vestibular na são Judas ou na Unicid. Eu ja fiz vários cursos , inclusive designer Gráfico e um outro de analista de suporte técnico? mas tem algum curso que eu deveria fazer antes?? para me preparar melhor para o curso??

  91. Matheus

    Olá, tenho 13 anos e penso muito em seguir a carreira de engenharia da computação. Fazendo o curso, eu teria a oportunidade de ingressar na area de softwares?

  92. Andre Luis Martins Chuma

    Olá , estou querendo fazer o curso , mas estou em duvida, posso trabalhar em um banco , com engenharia da computacao ?

    • Robson

      Você pode trabalhar até na nasa, eng da computação tem um alcance enorme.
      na verdade é difícil saber onde você não pode trabalhar.

  93. Jhonathan

    Olá, estou querendo fazer engenharia da computação ano que vem, mas tenho medo de não conseguir acompnhar ou ser muito difícil. Eu sempre gostei das áreas exatas, sempre tirei notas muito boas, nas exatas e nas outras, mas eu tenho receio de entrar em engenharia e não conseguir entender as matérias, falam pra mim que são muito difíceis. Poderia me dar uma dica?

    • Robson

      você vai começar com calculo,geometria analítica, matemática discreta, coisas deste tipo, se você gosta de exatas esta no caminho certo.

  94. DOUGLAS

    BOA TARDE MIRIAN!

    EU GOSTARIA MUITO DE UMA SUGESTÃO SUA!
    SOU FORMADO EM FISIOTERAPIA E ACABEI DETESTANDO O
    CURSO E ATÉ HJ NUNCA ATUEI NA AREA. E ACABEI MONTANDO O MEU PRÓPRIO NEGOCIO COMERCIO.

    SOU APAIXONADO POR ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO!
    TENHO 33 ANOS E ACHO QUE E MUITO TARDE PARA ATUA NESSA AREA?

    CASO NÃO FOR TARDE GOSTARIA DE SABER PRA ESTAGIO SE AINDA SOU BEM VISTO NESSA AREA COM 33 ANOS?

    OBRIGADO

  95. felipe

    Olá, queria saber sobre o curso de engenharia da computação na UFS e na UFBA.!
    São universidades boas ?

    Chega a se comparar como por exemplo : Unicamp, UFRGS, UFPE, UFMG …

    Desde já, Muito Obrigado.!!

  96. Vitor

    Olá, tenho 14 anos e já penso muito no meu futuro, só que tenho muita indecisão em que tipo de engenharia prestar na faculdade.
    Tenho muito interesse de criar novas tecnologias ligadas ao entretenimento, ou até mesmo para ajudar as pessoas… Penso muito em ter a minha própria empresa que esteja desenvolvendo tecnologias até mesmo para facilitar a vida das pessoas. Só que não sei que tipo de engenharia se encaixe melhor a minha ideia!

  97. Lucas

    Olá caros amigos , começo minha faculdade de engenharia de computação no próximo mês estou muito empolgado pois deis de os meus 10 anos de idade que venho fazendo cursos e mais cursos na área da computação , atualmente faço um técnico em redes , que irá me dar apoio na minha faculdade , eu costumava passar cerca de 18 horas do meu dia em uma tela do computador , tenho prazer em estar na frente de um computador e descobrir novas coisas nele , atualmente não tenho tanto tempo pois estou a namorar e estudar muito , pretendo me formar em 5 anos e ir para fora , Europa , Austrália Japão , mas apenas tenho curso de inglês ^^ por enquanto , deis dos meus 10 anos sonho em ser um engenheiro da computação , achei que esse sonho fosse mudar, mas cada dia aumenta mas a vontade de estar fabricando meu hardware e meu software^^ eu não tive uma base escolar muito boa , creio eu que isso irá me complicar um pouco , mas nada que bons estudos não resolvam pois tenho uma facilidade enorme em cálculos , a única coisa que não me dou bem é química ! ^^ tenho 17 anos e vocês um dia irão ouvir falar de mim , criando algo de interessante para a população poder usufruir.

  98. Michel Henrique Marque Soares

    Ola.
    Tenho 17 anos, já terminei o ensino médio no ano passado, e gostaria de saber se tem como eu fazer a faculdade de engenharia da computação, mas eu perdi a epoca das inscrições, gostaria de saber se existe faculdade de inverno, e se tem como eu fazer a inscrição e prestar o vestibular.
    Desde já obrigado.

  99. anderson

    eu pretento fazer engenharia da computação qual curso tecnico seria bom pra essa engenharia,qual desses cursos tecnicos(redes de computadores,informatica para internet ou eletronica) quais desses devo fazer?

    • Robson

      Eletronica, pois os outros você vai aprender no decorrer do curso de engenharia da computação, e a eletrônica vai te dar uma ótima base nas disciplinas de hardware.

  100. Henrico

    Olá estou querendo fazer o curso de engenharia mas a minha idade é de 30 anos se eu começar agora quando terminar ainda terei como me empregar ?

    • Robson

      bom eu tenho 51 e estou fazendo eng da computação e tenho certeza que quando formado vou ter sim lugar no mercado de trabalho, no seu caso nem precisa responder.

  101. Efrain

    Curtir!!!

  102. olga daniel

    ola eu sou a olga gostaria de ter aulas de computacao

  103. Junior

    olá, gostaria de saber,
    Gosto muito de física quântica e de hardwares, mas sou muito ruim em desenho. Será que este é o curso correto para mim?

  104. taqdir

    quais sAo os metodos da Engenharia?e qual E a interaCao que a enhgenharia tem com outras ciencia(MAtematica,Fisica,GEografia)plz ajudem…

  105. Leonardo P

    Li todos os comentarios ,muito obrigado pela ajuda vcs tiraram minhas duvidas obrigado ae pessoal ^^

  106. fernanda

    apartir de qual idade posso começar a fazer um curso de Engenharia de Computação??

    • Guh

      Assim que você concluir o ensino médio e passar no vestibular, você pode ingressar no curso de engenharia de computação. A idade vai depender de quanto tempo você levou para concluir o ensino médio, media de conclusão é entre 16 é 18 anos.

  107. barbara mendonça

    Bastante interessante, porém gostaria que me enviassem textos em inglês sobre engenharia da computação atualizados para estudantes deste curso.
    Obrigada

  108. alberto

    Queria saber quem ganha mais, quem e formado em ciência da computação ou formado em engenharia da computação

    Alguém sabe

  109. lucas canatelli cardoso

    eu tenho 15 anos, acabo o ensino médio ano que vem! e ainda não decidi a área a qual quero me especializar, mas eu gostaria muito de fazer engenharia! mas ainda não sei qual você poderia me ajudar?

  110. Jessica

    Tem que ser expert em Física e Matemática, pra cursar ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO?

  111. Lucas Oliveira

    Estou pensando em fazer engenharia da computação, mas odeio matemática é possível eu me formar mesmo não gostando da matéria ? (não sou tão ruim em física)
    é possível aprender as contas sem gostar de matemática( não quero saber se eu devo quero saber se é possível)
    e quero saber também se existe a possibilidade de eu ficar desempregado depois de formado por falta de emprego ??
    me ajudem por favor…

    • Robson

      Lucas pra começar você vai ter de aprender calculo 1,2,3,4, matemática discreta, geometria analítica, física e química, além de outras disciplinas que eu nem vou dizer o nome pra não te assustar ainda mais.
      se é possível?, acho que sim, isso depende do seu esforço e boa vontade.

  112. Thiago Marinho

    Olá!
    Primeiramente gosto muito do site e das dicas dadas. Bom, minha dúvida é a seguinte: quero mudar de ramo radicalmente, trabalho com construção civil à 8 anos e penso agora em ir para a área de TI ou automação. Diante disso, estou com uma dúvida entre os cursos de Engenharia da Computação e Engenharia de Controle e Automação. Venho lendo bastante as diferenças entre os cursos, mas penso da seguinte forma: Engenharia da Computação acho que o mercado está “inchado”, que deveria entrar na faculdade já com algum conhecimento na área; Engenharia de Controle e Automação podemos entrar “cru” no curso e se dedicar, pois exige muito. Lendo sobre as matérias, achei a grade de Engenharia de Controle e Automação interessante, com robótica, programação e etc., já a de Engenharia da Computação é recheada de matérias voltadas para a área de TI, que sempre admirei.
    Alguma idéia pra onde vou?rsrs
    Tenho 25 anos e sou do RJ.

    Desde já agradeço!

  113. MARIO

    OLA,ADORO MUITO INFORMÁTICA MAIS SÓ SEI NAVEGAR ESTOU PENSANDO EM FAZER FACU AGORA PARA APRENDER TUDO SOBRE QUAL DESSAS VCS ME RECOMENDA CIENCIAS DA COMPUTAÇÃO,SISTEMA DA COMPUTAÇÃO,ANALISE DE SESTEMA ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO OU TI KKK COMPLICADO FICAR ASSIM

  114. Mia

    Ola! Tenho sonho em ingressar na faculdade de engenharia da computação. Tive que adiar esse sonho pela necessidade de trabalhar. Agora estou com 28 anos e queria fazer o curso, porem miha preocupação é , devido a quando terminar o curso ja estarei com cerca de 34 ou 35 anos, temo ter dificuldades de entrar no mercado pela idade ja um pouco avançada.Ja entendo de informatica um pouco e faço formatações e algumas manutenções simples pra pessoas, acho que talento tenho, so me preocupo em investir muito e não obter resultados no mercado. Você acha que idade seria um prbl???

    • Robson

      Bom se você ta preocupado com a idade de 28 anos, eu então to ferrado,
      tenho 51 anos e estou cursando eng da computação.
      se você gosta da área não se preocupe com idade. siga em frente e realize seu sonho, quando você tiver minha idade atual, você já será engenheiro há mais de 20 anos e provavelmente bem sucedido.

  115. Gianna

    Olá, tenho 16 anos, moro em Natal, faço um curso técnico em Informática para Internet e estou em dúvida se faço uma graduação em Eng. da Computação ou Ciência da Computação. Queria saber qual a média salarial das duas carreiras aqui no Nordeste, como é o mercado de trabalho e também quais as universidades federais que oferecem os melhores cursos nessa área por aqui. Mexer em computadores e programar é o que eu mais gosto, e um bom salário é um estímulo a mais. Agradeço a resposta. :-)

  116. Gabriel Guimarães Silva

    Olá, queria fazer uma pergunta. Eu to no 1 semestre de engenharia da computação porém estou cursando também web desiner, só que o curso de web desiner é bem carinho, então vcs acham que eu to perdendo tempo cursando web designer ? Vocês acham que eu deveria optar por outros cursos no lugar como manutenção de micro e notebook ou algum curso de redes ou algo assim que tem mais a ver com a faculdade, pois ao meu ver web designer não vai implementar muito o meu curriculo de engenheiro computacional, faço web designer por prazer mesmo deem a opnião de vcs aee vlwss

    • Renan César

      Gabriel eu acho que web design pra um engenheiro computador não leva vantagem .. já curso de montagem notebook hardware ja leva mt vantagem ja fiz os 2 .. e falo pra vc web design é mais pra ciencias da computação porem é linguagem de softwares mais se vc gosta segue o ramo =D

  117. Renan César

    Olá Pedro eu gostaria de saber se em Fortaleza – CE essa profissão engenharia da computação possui vantagens de um bom cargo e tambem queria saber se essa faculdade meche com sistemas digitais como holografia .. sei que ainda nao existe mais ja está pra desenvolver ;) bom dia geral

  118. Matheus

    Vou fazer vestibular esse ano e eu pesquisei muito sobre as melhores faculdades/ universidades de engenharia da computação. Percebi que a UNICAMP seria uma boa escolha e vou focar para entrar lá. Estou certo? A tradição da UNICAMP faz com que seja uma boa escolha?(Moro em São Paulo)

  119. Taysiane

    Sou acadêmica do curso de Ciências da Computação,estou no 3° período, realmente o que os outros colegas acima falam é pura verdade. Esses cursos de Engenharia, Computação e Sistemas, são cursos que exigem muito raciocínio lógico, matemática e lógica de programação. São cursos muito difíceis no meu conceito, porém grande compensação no mercado de trabalho!
    vale a pena investir em carreiras desse ramo!
    Espero ter ajudado alguém!!

  120. Cherif Baldé

    Ola
    Tenho 20 ano curso da imgeiheiria da compotacao acho é importe
    mas qual é parte mais difisil desse curso?

  121. Mario

    Tenho 16 anos e gostaria e gostaria de orientação sobre que faculdade eu deveria fazer, visto que gostaria de trabalhar com jogos de computadores (modelagem,criação de personagens, etc.)

  122. Kallyane

    Ola,tenho 18 anos to cursando o 3 ano de técnico em informatica integral, e tenho quase certeza que vou fazer Engenharia da Computação,então gostaria de sabe os nomes das matérias que dão no curso de engenharia da computação,eu sei que tem física quais são +/- o nome dos assunto que dão em Física por exemplo? Agradeço desde já.

    • Robson

      calculo 1,2,3,4, geometria analítica, algoritmos e estrutura de dados, matemática discreta, álgebra linear, física teórica e pratica, química teórica e pratica, etc…..

  123. maiga mager veloso

    gostei muito desse curso e quero saber o seu preço em dolar, e saber tambem se o pagamento é mensal.

  124. Giliaslei Da Conceição

    Quais Curços voces recomendam para qualificar em engenharia de Computação
    Manuteção de Computadores ou Web dsgner e Dsgner Grafico?

    • Robson

      Nem um nem outro, na eng da computação você vai ter contato maciço com matemática, física, química,geometria analítica e outros bichos cabeludos, tente focar mais nas ciências exatas, é isso que você vai ter de aprender logo no inicio do curso.

  125. Giovani

    Vou iniciar engenharia da computação ano que vem. Mas já sou formado em Técnico em manutenção e suporte de informática, esse curso irá me ajudar em alguma coisa pra fazer engenharia da computação?

  126. Michael telo

    Porfavor ajudem-me qual diferença entre engenharia de computaçao e engenharia de informatica.

  127. Isabel Martinho

    Olá! Prestarei vestibular no final do ano, e estou em dúvida, não entre dois ou mais cursos, mas se Engenharia da Computação é realmente o que quero. Fiz curso técnico de informática integrado ao médio. As matérias que mais gostei foram Fundamentos de Informática, Lógica de Programação, Estrutura de Dados e Arquitetura de Computadores. Você poderia me dizer se estou no caminho certo?

  128. VictorCamara

    Ola pessoal
    bem… eu estou em duvida entre tres cursos: engenharia eletrica, engenharia mecanica e engenharia de computação, pq ambas tratam d uma a=habilitação em comum, a AUTOMAÇÃO, gosto de maquinas mas n so da parte fisica, mas tbm d td a parte de controle, qual desses cursos eh o mais recomendado?

    • Robson

      A automação é assim como a mecatrônica, a junção das três áreas, elétrica, mecânica e computação.
      na eng da computação você vai ter contato intimo com automação e mecatrônica, podendo assim depois que concluir o curso fazer uma posgraduação se especializando em uma das duas áreas.

  129. VictorCamara

    ahh vale lembrar, o curso de engenharia de controle e automação (que talvez seria o mais apropriado pro q eu quero) tem apenas em faculdade particular aqui em sao luis -ma. nao desmerecendo os outros q estudam em faculdades particulares, mas o reconhecimento eh mt maior, entao meu foco eh na publica, n faria em particular nem como bolsista

  130. REBECA KETLEN

    quero muito ser engenheira da computação. mas quero muito resposta de um profissional que já esta trabalhando na area. tenho muitas duvidas.

  131. yuri

    ola pessoal eu gostaria de saber eu nao sou muito bom em matematica e fisica mais to mi esforçando pra ficar bom isso tera alguem problema se eu fizer faculdade de engenharia da computação? e quais cursos devo fazer eu termino o ensino medio esse ano e quero saber quais cursos devo fazer antes de ir para faculdade

    • Robson

      de ênfase a matemática, é essa a ciência que você vai da de cara quando entrar no curso de eng da computação.

  132. Bernardo Coelho

    Olá, eu tenho 15 anos e pretendo seguir um curso que foque na área de hardware, mas componentes para computadores pessoais, tanto desenvolvimento dos componentes quanto montagem dos componentes e do PC em si, por acaso a Engenharia da Computação é o curso mais indicado para mim?

    • Robson

      Desenvolvimento de componentes é mais na área de engenharia eletrônica. eng da computação lida com integração de hadware e software. a grosso modo, você não faz o componente mas aprende como projetar um computador, seus periféricos e como juntar isso com o programa que você também desenvolve.
      assim como projetar e gerenciar soluções nas duas áreas, software e hardware.

    • Robson

      projetar componentes não é a área da eng da computação, essa e a função da eng eletrônica.
      no curso de eng da computação você vai aprender a projetar e integrar o hardware e o software.
      ou seja você vai aprender a produzir um computador e outros periféricos com os componentes que já existem.

  133. Fabiane

    Olá Pedro . Eu tenho duvidas sobre que faculdade fazer , eu falo muito bem o português , já quis ser veterinária pois amo animas de todas especies , mais desisti , pensei em técnica de informática sei meche muito no computador , ou RH mais cai muita matemática e sou péssima nessa mataria , Sera que você poderia me ajuda ? lembrando que sei fazer muitas coisas mais o que me atrapalha mesmo e a Matemática … ???

  134. fabiana

    olá
    gostei muitoa da materia tambem penso em fazer engenharia mas tenho muitas duvidas onde posso tirá-lás

  135. Raynara

    Olá, tenho 15 anos, estou pensando em cursar engenharia da computação, porém, fiquei sabendo que ela é mais voltada para hardware e eu gosto mais da parte de software, será que isso impediria ou faria eu não gostar do curso ?

  136. witor augusto

    ola , tenho 14 anos e pretendo fazer a eng. da computação, queria saber se e muito dificil?
    e so posso trabalhar em empresas ou posso montar tipo uma lan house e seu um assistente em empresas?

    • Robson

      Sim é um curso muito dificu, mas nada impossível pra quem realmente deseja.
      dificilmente um engenheiro da computação vai montar uma lan house, já que o mercado vive correndo atrás destes profissionais, pois são raros e normalmente paga-se muito bem.

  137. Isabelle Keillyane

    Olá, Tenho 16 anos ano que vem acabo o ensino médio’ bom pretendo cursar engenharia da computação, mais não me dou muito bem em matemática só em física, queria saber se me prejudica muito minha entrada para o curso mesmo não me dando muito bem em matemática? :3

    • Robson

      Olá Isabelle, se você tem dificuldades com matemática,acho que você deveria pensar em outra profissão pois eng da computação e pura matemática. Pra se ter uma ideia você vai ter de fazer calculo, geometria analítica, matemática discreta, física , química, algoritmos e estrutura de dados dentre outras disciplinas.

  138. Wagner Cardoso

    Olá, tenho 16 anos e gostaria de saber se em Engenharia da Computação, se trabalha em desenvolvimento de software, pois gosto de muito de programar, só sei o básico, mas gosto muito. E pra começar, qual é o melhor, Ciência da Computação ou Engenharia da Computação ? Pretendo fazer as duas, mas mais Engenharia. Desde já obrigado …

    • Robson

      se você gosta de programar, então seu negocio e ciência da computação,
      engenharia da computação e a junção de hardware e software, ou seja você vai aprender a projetar e intregrar as duas áreas, com ênfase em hardware.

  139. marcos

    olá eu tenho 12 anos e quero fazer um curso de engenharia de computação mas na cidade que eu moro nao sei se existe esse curso que eu faço ???

  140. weverton

    bom dia, tenho 17 anos estou cursando o terceiro ano e não sei qual área escolher

    eu gosto muito de computadores, tenho 2 cursos básicos de Windows e Linux, passo meu tempo mexendo com jogos, não jogando, fico mexendo com scripts, mapas, animações do jogo, e depois jogo pra ver como ficou, já deixei um jogo editado por mim online algumas vezes como não tenho muito conhecimento sobre o assunto eu simplesmente pego um jogo semi pronto e edito ou modifico

    gosto muito e pesquiso muito sobre scripts em geral

    eu gostaria de saber criar programas, ate mesmo robôs e maquinas. adoro filmes com personagens muito inteligentes q ate inventam coisas como Homem de ferro, ele tem um computador super inteligente também, prefiro ver as sanas que ele esta inventando do que as de luta

    eu quero estudar a área que mais tem a ver com isso, eu não quero apenas programar, quero inventar coisas, grandes e pequenas e também ser capaz prestar assistências, saber lidar com Hardware e Software apesar de mecher mais com software

    sei que a maioria dos comandos de scripts são em inglês pois convivo com eles não tenho curso de inglês (minha mãe não quer pagar mas pretendo fazer)

    mas um pouco de inglês eu aprendi em musicas, jogos, e etc.. consigo compreender mais ou menos uns 70% de uma frase em inglês e consigo formar frases simples

    sou bom em matemática, química e física que são minhas matérias favoritas, costumo fechar as provas

    não consigo tirar notas boas em português, historia, artes e educação física. já fiquei de recuperação em português e se não tivesse essa correção automática estaria praticamente tudo escrito errado

    eu tenho certeza que quero seguir o ramo que envolve essas coisas que eu disse acima mas não sei qual curso devo escolher

    gostaria da ajuda de vocês para saber qual curso tem a maior quantidade dos itens que eu consegui descrever

    vou colocar para receber atualizações mas gostaria que me respondessem por email

    OBRIGADO!

    • Robson

      Meu amigo se você gosta de hardware e software, você esta no caminho certo.
      é na eng da computação que se desenvolvem soluções nestes dois campos.
      ao longo do curso você vai se deparar com varias disciplinas que vão determinar em qual área você melhor se adapta, determinando assim qual melhor caminho você deve seguir.
      claro que você deve ter gosto por ciências exatas pois é a base de tudo na eng da computação.

  141. Luís

    Ola pessoal eu tenho pergunta para vos fazer quem sober pode me responder. Para fazer eng. de cump. isso vai depender das suas media nos estudo ou não? se for é preciso ter um media muito alta se sim quanto assim se não qual é a media mais baixa para entrar?
    Obg.

  142. fernando chabana

    gostaria de saber,quanto eque recebe um engenheiro informatico?

  143. maria

    ola eu sou a maria tenho21 anos de idade pretendo faser engenharia da computacao .queria saber quanto tempo tem de duraçao.

    • Robson

      dependendo da faculdade de 10 a 12 períodos.
      ou seja de 5 a 6 anos, se for aprovada em todas as disciplinas em todos os períodos.

  144. Gabriel

    Olah
    pessoal eu pretendo fazer um curso entre os dois so que esta dificil pra mi escolher na verdade qual é o curso em que eu vou me dedicar mais. Concerteza eu irei me dedicar no melhor tendo em conta do que os dois Cursos sao bons mas tem de ter sempre o mais. Entao preciso saber qual …

    • Robson

      desculpa Gabriel mas de quais cursos você esta falando?

  145. Fabio

    Olá,
    Tenho 16 anos e já fiz alguns cursos sobre Manutenção de Computador (Tec.em Informática) E queria saber se alguma faculdade ou alguma instituição, possa me oferecer um ensino para que eu possa me tornar um especialista em manutenção e montagem de computadores,por favor se puderem me informar os locais,o preço a ser cobrado, e se posso ter uma remuneração boa.Obrigado.

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
Guia do Emprego
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!