dcsimg
 
Engenharia

Engenharia de Materiais – Profissão, Carreira e Informações Gerais

O engenheiro de materiais é um profissional que pesquisa e cria novos materiais, ligas metálicas, plásticos e resinas para a indústria. Conheça mais sobre a carreira em engenharia de materiais.

engenharia mecânica

A carreira em Engenharia de Materiais

O profissional em Engenharia de Materiais é conhecido como engenheiro de materiais. Esse profissional atua no campo de criação de novos materiais, através de ligas e combinações.

Sempre que um novo produto é projetado por um fabricante é preciso considerar aspectos como a resistência a impactos, se vai sofrer calor ou frio, se o produto será fácil de manusear, entre outros. Esses fatores influenciam no tipo de material a ser utilizado para a fabricação do produto.

As combinações e ligas de materiais são processos químicos que exigem do engenheiro de materiais conhecimentos sobre esses produtos. Assim, um engenheiro de materiais pode se especializar em uma das classe de materiais, como as cerâmicas, os metais ou os polímeros.

Essas classes também representam as áreas de atuação de um engenheiro de materiais. Na área de cerâmicas, o engenheiro atua desenvolvendo novos materiais cerâmicos, além de avaliar e desenvolver outras utilizações para os materiais existentes. Em empresas de produtos cerâmicos e refratários, o engenheiro pode, também, ter a responsabilidade de controle de qualidade na produção.

Tratando-se da área de metais, o engenheiro de materiais desenvolve novas ligas metálicas, ou ainda melhora as ligas existentes, de acordo com a necessidade de aplicação dessas ligas. A indústria metalmecânica é ampla, o que abre um leque de oportunidades ainda maior: em metalúrgicas, siderúrgicas, fabricantes de produtos metálicos e empresas de consultoria, entre outras.

Já no campo de polímeros, o engenheiro  de materiais trabalha desenvolvendo novas ligas de polímeros, criando plásticos com diferentes características. Além disso, desenvolve compostos de borrachas, resinas, acrílicos e plásticos.

O engenheiro de materiais também pode trabalhar na área de educação, atuando como professor em escolas de cursos técnicos, profissionalizantes ou mesmo em faculdades (se optar por continuar seus estudos e fazer mestrado ou doutorado).

No Brasil esta profissão é regulamentada. Para exercer suas atividades, o engenheiro de materiais deve obter um registro junto ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) do estado onde trabalha.

 

Perfil do profissional formado em Engenharia de Materiais

A pessoa que escolhe trabalhar com Engenharia de Materiais precisa gostar de Química e Física, pois esses serão conhecimentos utilizados constantemente em sua profissão. Ter afinidade com Matemática também é interessante.

O interesse pelos estudos e por pesquisas é importante. Além disso, para se manter competitivo no mercado de trabalho, é necessário que este profissional acompanhe os avanços científicos e tecnológicos de sua área.

 

Mercado de trabalho para quem faz Engenharia de Materiais

As indústrias petroquímica e siderúrgica são as maiores do país, e por isso representam o maior índice de contratação de engenheiros de materiais. Outros  setores da indústria que apresentam boas ofertas de emprego para este engenheiro são os de: energia, mineração, química, automotiva e de bens de consumo.

Com o alto avanço tecnológico, empresas de fabricação de produtos eletrônicos também necessitam de engenheiros de materiais para desenvolver seus produtos.

O setor que possibilita mais dinamismo na carreira de um engenheiro de materiais é o da construção civil, pois ele pode atuar em empresas de produção de cimento, vidro, tintas ou cerâmicas.

 

Sobre o curso superior em Engenharia de Materiais

A graduação em Engenharia de Materiais possui, nos primeiros semestres, grande carga de disciplinas de Química, Física e Matemática.

Após uma formação básica em Engenharia, o aluno deve optar por uma das três áreas da Engenharia de Materiais (cerâmica, metais ou polímeros). Isso irá direcionar sua especialidade e seus conhecimentos. Essa escolha acontece a partir do terceiro ano da faculdade.

Onde estudar Engenharia de Materiais

Confira algumas das principais faculdades reconhecidas pelo MEC que ofertam o curso de Engenharia de Materiais:

Universidade Privadas:

 

Universidades Públicas:

Veja também:

Curso de Engenharia Química

 

Você gostaria de seguir carreira na área da Engenharia de Materiais? Deixe seu comentário aqui!

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultor independente de educação, focado em carreiras e mercado de trabalho e colaborador ativo no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. Joyce

    Muito legal esse site, tenho que arrumar uma faculdade logo para fazer, uma que gere bastante lucros, fiquei bem enteressada. Legal mesmo esse site, abriu bastante minhas ideias. Adorei o curso de engenharia de materiais! valeew

  2. marcos natan

    Estou no primeiro ano médio,e já pensava em cursar engenharia de materiais ,agora que vi esse site tenho certeza que irei fazer este curso!!muito interessante :D

  3. marcelo

    Muito bom
    ótimas infomações
    gostaria muito de saber sobre a origem da engenharia de materiais

  4. leonardo

    maravilha !!
    faço o curso de engenharia de materiais e a cada
    definição dessa profissão me interessou mais e mais
    a definição desse site é muito atrativa
    adorei.

  5. Matheus Barbosa

    Faço técnico em Polímeros e futuramente farei
    Engenharia de Materiais gostei muito do site e a cada dia me identifico mais com essa área.

  6. Lucas

    O descritivo está bem formulado, porém deveria ser deixado claro que o modelo de a partir do terceiro ano o graduando ter que escolher entre uma das áreas para se especializar não é adotado em todos os cursos.
    Exemplo da Universidade Federal de Santa Catarina, que tem um currículo cooperativo, onde são intercalados estágios e aulas após a quarta fase de graduação.
    Creio que informações como esta deixariam o tutorial mais completo.

  7. janaina

    adorei o site, só senti falta do ranking das melhores faculdades do curso de Engenharia de Materiais.

    • ligia

      Dentre as melhores faculdades de engenharia de materiais, a primeira posição é da UFSCar, em seguida acredito que UFRGS ou UEPG… a UFSC também é muito bem conceituada, assim como a Unifei.. acho que você poderia se basear pelas notas da CAPES..é só dar uma procurada..
      Mas em qualquer uma delas, você terá uma ótima formação.

  8. tiago

    muito interessante!!!! Acabei de ser aprovado na universidade, tava com duvida sobre o curso de Engenharia de Materiais, mas agora vejo que é super iteressante!!!! Valeu

  9. Thales Emanuel

    Estou na metade do curso de engenharia de materiais no CEFETMG, quem optar pelo curso não vai se arrepender, faço estágio com tratamentos térmicos, metalografia e ensaios mecânicos, quem ter um foco e um verdadeiro objetivo vai longe, só depende de você mesmo.

  10. Mayara

    É muito legal, mas a quem se aventurar que venha com muita vontade e principalmente dedicação, pois se formar em Engenharia de Materiais não é nem um pouco fácil.
    Estou ainda no primeiro ano e as dificuldades são muitas, porém quanto mais árduo o caminho, mais valores daremos a vitória.
    Boa sorte a todos nós!

  11. Helen

    Caramba, eu estou no primeiro período ainda de Engenharia de Materiais, e estou muito preocupada com o mercado de trabalho, pelo menos aqui no meu estado ES, eu quase nunca vejo vaga de estágio ou emprego para o Engenharia de Materiais, acho o curso muito interessante e quero me especializar em Metais ou Polímeros e quero ser uma engenheira operacional, acho bacana a parte de ter de interagir com as pessoas em campo.

  12. Joelma

    Olá pessoal, tirem me duvida aí…
    VCS aconselhariam fazer o curso de engenharia ou qualquer outro curso que envolva raciocinio logico e matemática quem ñ é muito nestes assuntos, sabe? Agradeco desde já! Vlw!

    • Andrei

      Joelma,

      Você não precisa ser expert ou adorar matemática para fazer engenharia de materiais. Os primeiros semestres do curso são focados em cálculo, física e química. Depois entram as cadeiras específicas do curso, nessa parte começa a ficar interessante. Vocês deve visitar a faculdade que deseja cursar e conversar com os alunos, professores ou alguém formado no curso, para ter certeza que curso fazer e principalmente não desistir nos primeiros meses onde as matérias são básicas e muitas vezes chatas.

  13. ablrmalheiros@gmail.com

    Olá,
    Eu estou perdida quanto ao que escolher de curso. Fico entre: Engenharia de Minas; de Materiais e Agronomia. E quando vi sobre um curso técnico em agronomia logo pensei que pode ser bom fazer isso antes, ver se eu realmente me encaixo nisso e seguir agronomia.
    Eu já fiz todos os testes do site, já fui procurar outros, fui em fóruns de profissão, e não consigo me decidir.
    Então queria sua opinião sobre, e minha pergunta é: Fazer cursos técnicos antes de uma faculdade, mesmo que eu não vá gostar, é uma boa ideia?; Quanto as três que eu estou em dúvida, como é o mercado de trabalho?; existem cursos técnicos das duas outras engenharias?; Estes cursos tem na USP de São Paulo (Morumbi) ou em Federais aqui em São Paulo?; Quais as notas de corte?.

    Muito obrigada.

    • Pedro Addler

      Olá Ablr

      Você está certo e você está errado :P fazer um curso técnico antes da faculdade é bom sim, pois permite que você tenha um contato direto com a realidade da profissão e já comece a trabalhar, no entanto, fazer um curso que você não gosta, jamais vale a pena.

      Os 3 cursos que você está em dúvida, no caso, Engenharia de Minas, Engenharia de Materiais e Agronomia são bem diferentes, a única relação é que mais ou menos todos estão ligados a Engenharia.

      Que você gosta de Engenharia então já sabemos, falta agora entender melhor seu foco.

      A dica é a seguinte:

      - Se você gosta bem da parte de Ciências Exatas, Química, Matemática e Física, faça Engenharia de Materiais.

      - Se gosta da questão de Geologia, Geografia e Química, faça Engenharia de Minas.

      - Agora se sua preferência mesmo é pela Biologia, Seres Vivos, Plantas e Animais, faça Agronomia.

  14. Luciana

    Óla, boa tarde,
    Estou cursando técnico em mecânica industrial, e uma das materiais e tecnologia dos materiais, achei super interessante e fascinante estudar, pois Você passa a entender muita coisa. Gosto muito de química, sou uma pessoa minuciosa, gosto de analise. Sera que devo seguir essa carreira? e quais faculdades tem esse curso de engenharia de materiais aqui onde eu moro(Salvador-BA)?

  15. juliene

    adorei esse site mais estou em duvidas ainda… mas estou fazendo tecnico de saúde e segurança do trabalho e tenho que cursos relacionados ao meu curso tecnico.

  16. Henrique Brilhante

    Qual a diferença entre engenharia dos materiais e engenharia química, se em algumas dessas engenharias tem muito desenho – o que eu não gosto e qual tem mais química – o que eu amo, para trabalhar na Petrobrás qual é mais recomendável e qual tem mais mercado de trabalho ?

  17. Bruno Moreira

    Olá, acho que não tem a ver com essa profissão .. mas gostaria de pedir informações sobre o Curso Superior em Gestão da Qualidade!

    Muito obrigado.

  18. Alive

    eu queria saber o que faz exatamente um engenheiro de materiais.
    E estou muito em duvida em qual area seguir: engenharia de materiais ou administraçao, qual é o melhor??
    e o que é MBA??

  19. victor

    queria saber se qualquer engenharia que eu faça eu posso transferir pra civil ou mecânica?

  20. Marina

    Olá, me interessei bastante pelo curso de Engenharia de Materiais, no entanto, não há nenhuma faculdade perto de mim onde haja esse curso. Ouvi dizer que a Engenharia Metalúrgica é um tipo de especialização da Engenharia de Materiais, isso é verdade? De inicio, estava convicta que queria prestar vestibular para Engenharia Quimica, mas agora estou em dúvida entre ela e Engenharia Metalúrgica… Você sabe me dizer para qual delas o mercado de trabalho é mais promissor nos próximos anos? Obrigada.

    • Gustavo Santos Oliveira

      Marina, faço Engenharia de Materiais, e estava pensando em mudar para metalurgica porém, conversei com meu professor e segundo ele, engenharia de materiais, é mais abrangente em relação a metalúrgica, porque querendo ou não você entra em contato com polímeros e cerâmicas. E Engenharia de Materiais, é mais recente no Brasil, data de no máximo uns 50 anos, enquanto metalúrgica é mais antiga e meio que o termo “Engenheiro Metalúrgico” quase não é mais ouvido. Creio eu que Materiais é mais dinâmico e interativo com outras áreas,e quanto à Química, é quase a mesma coisa, mas quimica é mais voltada a laboratórios, enquanto Materiais a aplicação.
      Bom é isso, e boa sorte na escolha.

  21. Vivi

    Olá Pedro Addler
    Bem tenho algumas dúvidas,estou pensando em fazer ciências contábeis ou psicologia, eu fiz aquele teste que tem no site de,Personalidade a resposta foi ( artesã).Tenho 25 anos e quero poder deixar bem claro pra mim, que profissão devo fazer.( porque na ciências contábeis tem bastante matemática e na psicologia tenho que ler bastante ).E TAMBÉM QUERIA SABER COM VC,EM QUE DEVO ME FORMAR PARA TRABALHAR NO INSS.( UM CURSO TÉCNICO OU UMA FACULDADE )( EU JÁ TRABALHEI COMO AUXILIAR DE ESCRITÓRIO.
    EU FICAREI MUITO GRATA PELA A SUA OPINIÃO…PORQUE JÁ FIZ TANTOS TESTE VOCACIONAIS , MAIS AINDA TENHO DÚVIDAS.( EU QUERO FAZER AQUILO QUE VAI ME DAR PRAZER E NÃO PELO O DINHEIRO )
    OBRIGADA MAIS UMA VEZ ESPERO QUE TENHO SIDO BEM CLARA PRA VC….DEUS TE ABENÇOE…

  22. Luciana

    Estou em dúvida sobre o curso de Engenharia de Materiais. Gostaria de poder conversar com alguém que faz o curso ou que tenha feitos para fazer algumas perguntas. Alguém?

  23. Ghusta

    Olá!
    Muito legal o site! Gostaria que vocês fizessem um artigo sobre Engenharia Física. Também gostaria saber se vocês já têm um artigo ou poderiam fazer um sobre como é trabalhar em laboratórios frequentemente. Muito obrigado!

  24. victoria

    gostei dessa profisao; + nao sou boa em exatas pro curo uma profissao q nao tenha muito matematica e fisica

  25. cintia

    Como e abordada a matemática no curso de engenharia civil,é a mesma abordade na escola ou é mais deficil.
    E qual é o salário inicial de um zootecnista e de um engenheiro civil, e qual é o maior salário que estes profissionais podem receber.
    Desde ja obrigada

  26. bruna

    muito legal esta profisão

  27. Henri

    Mto boas informações no site, parabéns! Só estou um pouco perplexo c o seguinte: gostaria mto de cursar eng de materiais, pois minha família tem uma empresa q trabalha c essa área. Porém tenho certa dificuldade c as exatas. Achas que valeria a pena tentar? Ou seja estudando consigo aprender, mas um pouco lento…

  28. Bianca Vargas

    Olá! Parabéns, o artigo está ótimo, adorei! Tem muita informação útil!
    Se vocês pudessem, eu gostaria muito que me ajudassem… Fiz técnico em química e as matérias que eu mais gostava eram Polímeros e Metrologia, o que me faz pensar muito em Engenharia de Materiais. Porém, sou apaixonada por química e gostaria de fazer o bacharelado.
    O problema é que não sou boa em matemática, e tenho medo de bombar em cálculo e nas matérias mais exatas da Engenharia…
    Alguém pode me dar uma ajuda? Estou no cursinho e ainda não consegui me decidir…
    Muito obrigada!!

  29. larissa

    quero fazer engenharia química ou do petróleo so que não sou muito boa em física e matemática o que faço? desde já aguardo resposta

  30. www.icleanservice.com.br

    Olá
    Caro amigo(a)

    Gostaria de apresentar a você nossos servicos diferenciada no conceito de limpeza;

    Limpeza Pós Obra
    Limpeza de Conservação
    Limpeza Pós Mudança
    Limpeza Pós Incêndio

    Equipe
    Marketing

  31. Carlos Silva

    Vão por mim…esse curso é ótimo no papel.mas na hora de procurar emprego……vão bater de frente com o desconhecimento das empresas. Também a função do eng, de materiais é sobreposta pela a do eng. químico que é uma profissão mais conhecida.

  32. adriana

    Adorei esta pagina……preciso de ajuda:
    fazer ou nao curso técnico antes da faculdade no caso o interesse é por umas das engenharia. mecatronica ou afins. Parece que o mercado da ênfase a isto.
    Confirma?!
    Abraços.

  33. Rafael

    Vou fazer eng. De materiais na usfc gostaria de saber como esta o mercado de trabalho!! Obg

  34. Rayanne Izidoro

    Bem, estou cursando o primeiro período de Engenharia de Materiais na UFRPE/ UACSA, estou pensando bastante em que área quero fazer as minhas específicas, só que estou com dúvida, queria a opinião de vocês ou até do responsável da matéria. Adoro a área de Logística e gostaria de usar meu atual curso para investir na área de Logística Reversa, já que é a reutilização do material ou até mesmo o seu descarte. Qual seria a sua indicação a respeito? Metais, Cerâmicas, ou polímeros? A propósito, adorei de verdade a matéria!

  35. ☂ Riscos da Profissão Engenharia de Materiais

    Engenharia de Materiais

    Toda profissão tem riscos

    Um simples RC protege o profissional que elabora, gerencia, supervisiona ou executa projetos e que pode ser responsabilizado por erros de avaliações, perícias, serviços ou obras atribuídas a sua especialização profissionais conscientes destas responsabilidades devem ter um RC e trabalhar tranquilo …

    Veja o vídeo no link abaixo sobre o assunto

    http://www.naopaguejuros.com.br/rc

  36. Erika Davanzo

    Bom Dia

    Sou engenheira de materiais com RA 91!
    Amo minha profissão, trabalhei em fundições, fiz estágio na Petrobrás, conheci empresas nas 400 e tantas horas de atividades extra curriculares e tenho hoje minha empresa de consultoria e estamos indo muito bem!
    Abracem..vale a pena!

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!