curso de engenharia de petróleo

Curso de Engenharia de Petróleo

O engenheiro de petróleo é um profissional que trabalha na exploração, produção e comercialização do petróleo e seus derivados. Conheça mais sobre o curso de engenharia de petróleo.

Engenharia de Petróleo

Engenharia de Petróleo

Habilitação:
Engenheiro de Petróleo
Duração do Curso:
3 a 4 anos
Área:
Engenharia
Atributos do Profissional:
Persistência e Raciocínio Lógico
Salário Médio:
R$ 2812,00

A Carreira em Engenharia de Petróleo

O Engenheiro de Petróleo é um profissional especializado que pode trabalhar em todas as etapas do processo de produção de petróleo. Atua na descoberta de jazidas, na exploração, na produção e na comercialização. O Engenheiro de Petróleo é um profissional fundamental nas companhias de exploração, energia e produção de combustíveis.

O profissional de Engenharia de Petróleo tem um amplo campo de atuação: em relação ao ambiente de trabalho pode atuar em plataformas de produção, em refinarias de combustível, navios petroleiros e também em empresas de prestação de serviços. Em relação a função, pode atuar como consultor ambiental, como consultor técnico, como consultor especialista em petróleo geral, realizando levantamento de preços e também liderando equipes de exploração.

Como tem uma formação multidisciplinar, os Engenheiros do Petróleo podem integrar equipes de geólogos, engenheiros navais e engenheiros ambientais coordenando e direcionando os trabalhos.

No Brasil, a carreira em Engenharia de Petróleo é relativamente nova, foi regulamentada somente em 1973 pelo CONFEA (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia).

Durante a criação desta nova carreira de engenharia, foram estabelecidas as atribuições do Engenheiro do Petróleo, pouco tempo depois também fundados os primeiros cursos de Engenharia de Petróleo.

O Curso de Engenharia de Petróleo

O curso de Engenharia de Petróleo proporciona uma formação geral e abrangente aos alunos. Além da grade básica de Engenharia, com disciplinas como física e matemática, o aluno terá também conteúdos relacionados a Química, como processamento e refino do petróleo, Engenharia Naval básica e até Geologia estudando técnicas de exploração do solo para encontrar petróleo.

Além das matérias técnicas citadas acima, o curso de Engenharia de Petróleo tem também uma boa quantidade de matérias práticas relativas ao ciclo do petróleo tais como armazenamento, transporte de óleo, refino e prospecção.

No final do curso de Engenharia de Petróleo serão abordadas também disciplinas complementares tais como economia, noções de administração de empresas, gestão de projetos e contabilidade.

O curso de Engenharia de Petróleo busca formar profissionais completos para atuar tanto na exploração direta quanto na organização dos negócios de petróleo.

Engenharia de Petróleo: Oportunidades de trabalho na exploração, refino e processamento

Grade Básica do Curso de Engenharia do Petróleo

  • Refino do Petróleo;;
  • Física;
  • Cálculo;
  • Desenho Técnico;
  • Geologia Básica;
  • Prospecção;
  • Química Orgânica;
  • Química Geral;
  • Resistência dos Materiais.

Melhores Faculdades

O curso de Engenharia de Petróleo é oferecido por inúmeras instituições de ensino superior. Porém, deve-se verificar se o mesmo possui reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois somente assim o aluno irá receber um diploma válido ao se formar. As principais universidades que oferecem o curso de Engenharia de Petróleo, com o melhor desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e com reconhecimento do MEC são:

  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – Rio de Janeiro;
  • Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Espírito Santo;
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro;
  • Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) – Rio de Janeiro;
  • Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio de Janeiro;
  • Universidade Vila Velha (UVV) – Espírito Santo;
  • Universidade Gama Filho (UGF) – Rio de Janeiro;
  • Universidade Estácio de Sá (UNESA) – Rio de Janeiro;
  • Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM) – Rio de Janeiro;
  • Universidade Iguaçu (UNIG) – Rio de Janeiro.

Terra: Um Planeta Movido a Petróleo

Petróleo, combustíveis e seus derivados: a base do mundo moderno

Seja na forma de gasolina, diesel, combustível de aviação, plástico, asfalto e até medicamentos, o petróleo é atualmente a principal matéria prima do nosso planeta, estando presente em todo o tipo de atividade e indústria.

Recurso natural abundante e disponível em quase todos os países do mundo, o petróleo já trouxe muito dinheiro para alguns países, trouxe muito progresso e também já causou muitas guerras, como a Guerra do Golfo, Guerra do Iraque, Guerra Árabe-israelense.

Muita gente não sabe, mas o petróleo além de principal combustível do planeta e matéria prima de milhares de produtos é também a principal fonte de inflação do mundo: quando o petróleo sobe, praticamente tudo sobe, pois o petróleo é a base da economia atual.

Muitos economistas preveem inclusive que quando o petróleo acabar, a inflação tende a diminiuir até se tornar residual.

Engenharia de Petroleo: Poço de Petróleo Primitivo

Embora o petróleo já exista no nosso planeta a vários milhões de anos, a indústria moderna do petróleo e a Engenharia de Petróleo em si só surgiram no século 19.

O primeiro poço de petróleo da Era Moderna (destinado a exploração e venda do petróleo) foi perfurado no Arzebaijão (república próxima a Rússia) em 1846.

A indústria de refino do óleo negro só ganhou o tamanho e o poder que tem hoje no século 20 devido a evolução e massificação dos transportes, com o surgimento da aviação como padrão de transporte entre os países e popularização do automóvel, e também a descobertas da jazidas de petróleo dos Estados Unidos e da Arábia Saudita no começo do século.

Principais Países Produtores de Petróleo da Era Moderna

Principais países produtores de petróleo do mundo moderno

Carreira de Engenharia de Petróleo: Aspectos Favoráveis

A carreira de Engenharia de Petróleo está bastante favorável. Com a descoberta do Pré-Sal Brasileiro pela Petrobrás em 2009, os investimentos no setor de produção de petróleo tiveram vários incentivos.

Entre os novos projetos petrolíferos que devem ser realizados nos próximos anos, temos o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro ( COMPERJ ) que vai ser construído no município fluminense de Itaboraí e a construção de dezenas de novas plataformas de petróleo pelos estaleiros Brasileiros.

Além dos setores de exploração, muitos empregos para Engenharia de Petróleo também vão ser gerados no setor de manutenção das instalações e gerência.

Carreira de Engenharia de Petróleo: Aspectos Desfavoráveis

Entre os principais aspectos desfavoráveis da carreira em Engenharia de Petróleo está o seu quadro de horários, que pode ser bem diferente das outras carreiras.

Muitas vezes, principalmente quando o profissional de Engenharia de Petróleo trabalha nas plataformas oceânicas, o mesmo tem que ficar semanas no mar cuidando dos projetos. Enquanto está na plataforma, o engenheiro tem que viver e trabalhar sem contato com o continente.

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Meta Keywords: engenharia de petróleo, curso de engenharia de petróleo, melhores faculdades, grade curricular

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. Átila dos santos

    Onde possso cursar engenharia de petróleo ?

    • Jonatas

      oi átila
      estou no meu primeiro período de Engenharia de Petróleo
      e estou gostando
      vem para UNIT em SERGIPE
      gostei de + daqui…

      • Silvia Witoria

        Jonatas estou indo ano que vem fazer Engenharia ai. Me diz, vale a pena estudar Engenharia?

        • henrique jose

          vale apena e sou se dedicar muito

    • Kerven Giaconett

      Olá Átila , sou estudante do curso de Engenharia de Petróleo e uma boa recomendação e que você pudesse cursa aqui na Estácio de Sá em Cabo Frio-Rj ótimos professores e garantia de emprego ao sair do curso…

      • Bryza

        ola kerven, gostaria de fazer o curso de petroleo na estacio em cabo frio, vc poderia me dar algumas dicas?
        obrigada

      • Guilherme

        Kerven, a Estácio tem cursos presenciais ou é só a distância??

  2. Pedro Addler

    Olá Átila

    Por ser uma carreira nova, ainda não há muitos cursos de Engenharia de Petróleo no Brasil.

    Nossa equipe encontrou o curso nas seguintes Universidades Federais e Públicas: USP, UFRJ, UFPEL ( Federal de Pelotas ), UFCG ( Federal de Campina Grande ), UFF ( Universidade Federal Fluminense, fica em Niterói ) e UFES ( Federal de Espírito Santo ).

    • Kyle

      O curso de Engenharia de Minas da Universidade Federal da Bahia (UFBa) atualmente oferece (desde 2005) a habilitação em Engenharia de Petróleo (reconhecido pelo CREA inclusive). A grade de disciplinas pode ser encontrada aqui: http://www.eng.ufba.br/site/index.php/minas. Infelizmente, a existência da habilitação em petróleo ainda não é bem divulgada devido à “eficiência” dos organizadores do vestibular.

  3. João Victor

    Qual o salário de um engenheiro de petróleo ? Se o petróleo acabar o que o engenheiro de petróleo vai fazer ?

    • nilson

      um profissional de engenharia de petróleo ganha inicialmente 3.500,00 em empresas privadas e já na petrobrás um profissional desses genha um salário garantido de 5.600,00 um engenheiro junior.

  4. Andre

    Eu queria saber se a maioria dos engenheiros de petróleo já saem da faculdade com empregos garantidos ? E onde é mais facil de se empregar ?

  5. DANILO PEREIRA SILVA

    Perfeito esse curso, grande oportunidade pra quem gosta da area… Hoje muita gente tem ingressado no curso de engenharia do petróleo por causa do salário, não crítico, mas acho que temos que ter vocação para a coisa, assim seremos feliz e contribuiremos com alegria para o desenvolvimento do país, Eu por exemplo gosto da área por que nela posso ver conteudos de geofísica e geologia, areas que gosto muito… e calculos, como toda engenharia.

  6. RODRIGO

    onde posso cursar engenharia de petroleo no rio de janeiro,pode ser federais e particulares.
    grato.

    • Mirian Gomes

      Olá Rodrigo!
      Você pode cursar Engenharia de Petróleo na própria UFRJ !

    • Kerven Giaconett

      Na Estácio de Sá em Cabo Frio-Rj. Gosto do curso e posso lhe afirma vale muito a pena. Minha mensalidade e R$ 930.00. Garantia de emprego ao sair..

      • Tiago

        Kerven , tenho um apartamento em cabo frio e gostaria de fazer o curso de Enegenharia de Petroleo… preciso de algumas informações .
        me add no facebook tiago_luzz@hotmail.com OBS: esse é o meu email tbm
        ficarei muito agradecido

      • Dayvit Keffen

        Apenas R$ 930,00??? muito barato por um excelente curso em uma boa universidade. Ai são quantos anos de curso?

  7. Bruna

    Olá! adorei a matéria, e pretendo fazer vestibular para engenharia de petróleo no fim do ano. Obtive informações que o abriram turmas do curso na UFPEL ( universidade federal de Pelotas ), mas, nao consegui encontrar confirmação alguma. Se puderes me ajudar. Obrigada

  8. Luiz Augusto

    Olá Pedro

    Gostaria de saber se posso cursar Eng.Ambiental e em seguida fazer uma pós-graduação em Eng. Petróleo e trabalhar na área de petróleo?
    Gosto muito dos dois cursos, e se seria bom para que um dia eu possa trabalhar na Petrobras.

    • Mirian Gomes

      Olá Luiz!
      É possível fazer uma pós, ou mesmo um curso especializado na área de engenharia do petróleo, mesmo sendo formado em engenharia ambiental.
      Mas para trabalhar diretamente na petrobrás, é necessário fazer um concurso público.

      • Rosilene

        Gostaria de saber se tem alguma faculdade no parana pos moro em arapongas e quero alguma faculdade proximo alguem sabe

  9. Eliezer Costa

    Enquanto o Brasil não fizer parte da OPEP pouquíssimas Universidades terão interesse no curso de engenharia de petróleo. O que mais se encontra são os chamados cursos tecnológicos, para mim são “uma farsa”, pois não tem C.B.O., e raras empresas contratam, a não ser que por questões trabalhistas seja uma mão-de-obra barata

  10. Rafael

    Queria saber se vou me dar bem neste ramo,sou muito curioso gosto de geologia e física, mas matemática não gosto muito!

  11. Vitor Fortunato

    Ola. Gostaria de saber o numero candidato/vaga para engenharia de petróleo na UFRJ e na USP se possivel.
    Obrigado

  12. Taiane

    Quanto que e a mensalidade de engenharia de petroleo o valor salarial por mes ?

  13. Markson

    Eu sou um garoto de 16 anos meu sonho é ser um engenheiro do petróleo pretendo trabalhar com toda dedicação e forças, que eu vou conseguir realizar esse meu sonho !

  14. Pedro Addler

    Olá João Victor

    Essa é uma boa pergunta mesmo. Quando o petróleo acabar, o Engenheiro do Petróelo vai ter que se especializar e começar a trabalhar com outra área relacionada: energia, biocombustíveis, bioplástico, etc…

    Mas não se preocupe, as reservas mundiais de petróleo vão garantir mais pelo menos mais 50 anos de exploração.

    • nilson

      não se preocupe caro amigo,as reservas existentes no Brasil garantem pelo menos 200 anos de exploração e como a expectativa de vida em nosso país é de apenas 78 anos então…estuda menino.

    • Mayara Faria

      Olá! Fazendo Engenharia de Petróleo na UFRJ, as pessoas já saem empregadas de lá ou não?

  15. Pedro Addler

    Olá André

    Emprego totalmente garantido não posso te prometer, mas posso dizer que a engenharia de petróleo agora com a descoberta dos poços de petróleo do Pré-Sal Brasileiro deve crescer bastante.

    Devido a esse projeto ( que vai começar em breve ) a maioria das vagas de emprego para Engenharia de Petróleo deve ser aberta no Sudeste ( onde fica o Pré-sal ), principalmente no estado do Rio de Janeiro que já é um produtor tradicional.

  16. Oliveira

    Eu faço esse curso, embora o nome seja engenharia de petroleo temos o conhecimento sobre biocombustiveis que sera o combustivel do futuro atualmente a petrobras ja investe em pesquisa nessas areas e atualmente já eh obrigatorio a adiçao de 5% de bioetanol.

    No futuro o pretroleo vai ser substituido pelo hidrogenio q é uma fonte renovavel de energia, atualmente existe grandes avanços mas o custo dessa tecnologia ainda eh elevado devido ao uso de metais nobres como a platina

  17. Pedro Addler

    Olá Bruna

    Suas informações estão certas !! Foi aberto sim um curso de Engenharia de Petróleo na UFPEL.

    O curso de Engenharia de Petróleo dura 4 anos e é realizado no campus de Pelotas, são abertas 30 vagas por ano e a nota do ENEM é usada.

  18. Silvia

    Olá, irei prestar vestibular pra engenharia de Petróleo na UFCG. Sei que ainda está um pouco distante mas tenho q pensar nessas diversas possibilidades, e eu não queria trablhar na plataforma, passar semanas ou meses só, então onde eu poderia atuar?
    Obrigado =*

  19. Silvia

    Onde o enegenheiro de petróleo pode atuar?

    • Mirian Gomes

      Olá silvia!
      Existe grandes oportunidades em refinarias de petróleo, plataformas e demais áreas ligadas aos derivados de petróleo!

  20. Pedro Addler

    Olá Vitor Fortunato

    Infelizmente não encontrei esses dados nem para o curso de Engenharia de Petróleo da USP e nem para a UFRJ.

    Deve ser porque o curso de engenharia de petróleo é novo nestas faculdades e ainda não temos estatísticas.

  21. Pedro Addler

    Olá Taiane

    O valor da mensalidade de uma universidade particular de Engenharia de Petróleo está entre 700 e 1500 Reais.

    Em relação ao salário para a carreira de Engenharia de Petróleo está em torno de 2800 Reais para um engenheiro recém formado.

  22. thalyta

    Olá
    Vou me matricular em uma fauldade particular no curso de engenharia de petróleo, porém ñ sou fã de física mais gosto de matemática,estou com medo de ser um bicho de 7 kbças,mesmo sabendo q sou muito esforçada
    gostaria de um conselho sincero,pois quero muito fazer esse curso e pelo alto custo da mensalidade, ñ posso “errar”
    agradeço desde já!

  23. thiago

    ola, boa tarde estou trancando o curso de direito pra fazer engenharia de petroleo, tenho 27 anos e me sinto um pouco velho pra começar tudo de novo. Quais as minhas reais chances re conseguir uma vaga no mercado ja que vou me formar no minimo com 32 anos. grato desde ja

  24. Bruno

    Estou interessado em fazer engenharia de petróleo mas fala que precisa de “desenho técnico” e eu sou pessimo em desenhar. poderia me explicar como é esse desenho tecnico e se tem como eu passar sem desenhar bem ?

  25. Caroline

    olá eu gostaria de saber se o salário do engenheiro de petróleo vai aumentando, ou permanece por volta de 2800 reais mesmo?

    obg

    • Pedro Addler

      Olá Caroline

      Essa foi uma boa pergunta !! Esse, no caso, é uma média do salário inicial do profissional de Engenharia do Petróleo.

      Ele pode variar e também pode aumentar bastante se você cuidar direito da sua carreira de Engenharia de Petróleo :)

      Só depende de você, para crescer na carreira de Engenharia de Petróleo de modo sólido não tem segredo e não tem malandragem, basta trabalhar direito e sempre se manter atualizada.

    • Gabriel

      Um engenheiro de petroleo da Petrobras chutando baixo esta ganhando uns 35 mil reais

  26. Lucas Fermino

    Estou no 1 ano do ensino médio, tenho 16 anos, desde o inicio do ano, me apaixonei por Engenharia de Petróleo e acho me dou bem com essa profissão, gosto de Geologia, física e matemática.
    Moro em Ourinhos, no interior do estado de São Paulo, e gostaria de saber como eu faço para aprender mais sobre essa profissão e quais são os melhores cursos pra mim começar a fazer desde já, para me da bem nela.

  27. corolice

    muitoooo bom …
    Adoreiiiiiiiiiii!
    valeu guia da carreira !!!

  28. Maria Clara

    Eu estava bem interessada nessa carreira de Engenharia de Petróleo, e fiquei muito feliz em saber que a UFCG tem o curso, pois andei procurando e só vi que tinha em Espirito Santo, e no Rio, é bem longe pois moro no interior de PE, e Campina Grande é bem pertinho !

  29. Jardel Medeiros

    gostaria de receber instruções para excercer esta carreira de Engenharia do Petróleo !…e ser bem sucedido !

    • Pedro Addler

      Olá Jardel Medeiros

      Para se bem sucedido na Engenharia de Petróleo, bem como em qualquer Engenharia o segredo para o sucesso é simples: faça o seu melhor.

      Tente ser ser sempre o melhor empregado possível realizando as suas tarefas de modo eficiente e mantendo uma boa relação com seus colegas de trabalho.

  30. Pedro Addler

    Olá Thalyta

    No curso de Engenharia de Petróleo você não vai encontrar muita física não ( além do básico ) o que você vai ver mais é química.

    Em relação a matemática também não é lá muito difícil, se você estudar sério leva o curso de Engenharia de Petróleo numa boa :P !!

    • Aryan Ouriques

      Pedro, discordo. No curso de engenharia de petróleo tem muita física sim e pouquíssima químima. Lembrando que o foco do curso de engenharia de petróleo é atuar na exploração e produção e não no beneficiamento do mesmo. Aqui na engenharia de petróleo da UFCG nós temos essas cadeiras de física: física I, física II, física III, física experimental I, física experimental II, mecânica geral, termodinâmica, mecânica dos fluidos, além de outras do ciclo profissional que envolvem muita física; como geofísica, avaliação de formações, engenharia de reservatórios… Cadeiras de química em engenharia de petróleo só temos: química do petróleo e técnicas de refino; somente para ter uma noção da área. A matemática realmente não é difícil (pra quem gosta muito), são cadeiras como: álgebra vetorial e geometria analítica, cálculo I, cálculo II, cálculo III, cálculo avançado, cálculo numérico, álgebra linear, probabilidade, estatística, equações diferenciais. Sou aluno do 5º período da UFCG.

      • Pedro Addler

        Olá Aryan

        Mas que interessante !! Todos os cursos de Engenharia de Petróleo que conheci tinham bastante Química e uma quantidade menor de Física.

        Realmente as grades de Engenharia de Petróleo tem bastante variações, interessante também saber que o foco do curso de Engenharia de Petróleo da UFCG tem foco em exploração e não no processo industrial de refino.

        Obrigado pela sua contribuição para a comunidade do Guia da Carreira !! :D

  31. Pedro Addler

    Olá Thiago

    Suas chances no mercado de trabalho de Engenharia de Petróleo são excelentes, afinal a exploração comercial do Pré-sal está apenas começando.

    Em relação a sua idade não se preocupe, você ainda é jovem, mesmo que não fosse jovem, nunca é tarde demais para perseguir nossos sonhos.

    Você tem tudo para ter uma carreira de grande sucesso na Engenharia de Petróleo.

  32. Pedro Addler

    Olá Bruno

    O desenho técnico, presente em quase todas as Engenharias incluindo a Engenharia do Petróleo, é um tipo de desenho que não envolve arte.

    O objetivo do desenho técnico é representar no papel um esquema visual para os projetos, é constituído basicamente de linhas retas e elementos geométricos simples.

    O desenho técnico em sua forma avançada também pode envolver o uso de programas para modelagem 3D de peças.

  33. Pedro Addler

    Olá Caroline

    Em geral, a regra para o salário do profissional de Engenharia do Petróleo segue as regras das demais profissões: quanto mais experiente e mais qualificado for o profissional, mais ele ganha.

    O salário de 2800 Reais para o Engenheiro de Petróleo é apenas o salário inicial médio, levando em conta os 2 primeiros anos da carreira.

  34. Pedro Addler

    Olá Lucas Fermino

    Realmente a Engenharia de Petróleo é uma das grandes profissões do futuro no Brasil, pois estamos prestes e nos tornar uma das grandes potências petrolíferas mundiais.

  35. vanessa lima

    olá boa noite sou formada em educação física, trabalho com lazer sou cood e projetos sociais de uma prefeitura amo muito o que eu fasso, mais estou desanimada com a prof pois o sálario e o valor do prof esta muito mal quero mudar de prof e estou pensando em fazer um curso de engenharia de petróleo ou ambiental fui no santosoffshore saber um pouco mais fiquei muito interesanda em estudar nesse novo ramo e aprender algo novo sendo valorizado e reconhecido qual seria o melhor curso para uma professora formada em educação física petróleo ou ambiental abraço sabemos que o brasil está com o apagão de mão de obra

    • filipe joão

      este curso é muito interessante, eu sempre sonhei ser enginheiro de petroleos e gaz, me uma coisa quais são os quais são os procedimentos pra fazer este curso?

  36. Talita

    oi, eu moro no litoral de São Paulo,curso o segundo ano do ensino medio e gostaria de saber, se alguma faculdade da baixada santista tem esse curso de engenheiro de petroleo,ainda estou me decidindo que carreira devo seguir, a de designer grafico ou engenheiro de petroleo,qual você acha melhor!!

    • Pedro Addler

      Olá Talita

      Levando em conta as Universidades Públicas, o curso de Engenharia de Petróleo não é muito comum em São Paulo só é encontrado na USP mesmo.

      Você acha mais Engenharia de Petróleo no estado do Rio, o maior produtor de petróleo do Brasil.

      Em relação a decisão da sua profissão você está em dúvida sobre áreas bem diferentes, recomendo que faça o nosso teste vocacional pra decidir melhor :D

  37. Daniel

    se o petroleo acabar nós ( engenheiros de petróleo ) vamos desenvolver outro produto que venha o substituir de maneira a propocionar, os fatores ja instruidos antes.

  38. marihalda hanauer

    olá, me chamo marihalda, sou uma garota movida a petroleo… não vejo a hora de começar a me especializar nessa carreira, pois eu amoooo muito tudo que esta relacionado a industria petrolifera.

  39. aldair

    so o salario de engenharia de petrólio está totalmente desatualizado,hj o profissional recem formado pegando coomo base a petrobras recebe R$5,556 reais
    fora os 30 de insalubridade e as outras gratificaçoes…mais isso é petrobras,a profissional que ja saem da faculdade ganhando em torno 10 mil a 15 reais tranquilamente,intao é sim uma area em franco crescimento,escolha essa area nao pensando no salario,pois vc tem que gostar de desafio e correr risco,a auto-confiança em engenharia de petróleo é essencial,pois estamos tratando de projetos de bilhoes de dolares.

  40. aninha

    estou pensando fazer vestibular pra engenharia de petróleo em 2011 o curso é muito difícil ??? porque vou trabalhar de dia e estudar a noite será q consigo ?

    • Pedro Addler

      Olá Aninha

      Apesar de ser uma Engenharia ( as Engenharias em geral são difíceis ) eu prefiro classificar Engenharia de Petróleo como um curso de dificuldade média.

      Você trabalhar de dia e estudar a noite não é uma má idéia não, principalmente se você quer juntar uma grana.

      Mas não vou mentir, se prepare !! Porque vai ser puxado fazer Engenharia de Petróleo e também trabalhar, mas se você for uma guerreira vai conseguir !!

  41. Leandro Martins

    boa noite,
    Pedro Addler, por favor estou preste a cursar engenharia de petróleo em Portugal, sou brasileiro, quais as vantagens e desvantagens que irei enfrentar por fazer um curso aqui caso queira atuar no Brasil?
    Agradeço de desde ja a atenção pelo aassunto.

    • Pedro Addler

      Olá Leandro Martins

      Sendo sincero não há nenhuma vantagem prática em fazer o curso de Engenharia de Petróleo em Portugal já que lá eles falam a mesma língua que a gente.

      A vantagem que você vai ter é pessoal: vai ter a oportunidade de morar em um grande país o país de nossos irmãos de Portugal :D

      • tayane

        aproveitando a deixa, gostaria de saber onde tem engenharia de petroleo em portugal,me mudarei pra lá e gostaria ja saber pra qual faculdade ir, entao gostaria de saber quais quem tem… obrigada

  42. Bia

    O salário de Engenharia de Petróleo é só isso ? Pensei que fosse mais… O meu professor de química disse que é uma área que está crescendo mt!

  43. Suehellen Motta

    Nossa adorei essa matéria…qr mesmo fazer Engenharia de Petróleo, gostaria de saber uma FAculdade particular mais perto de São Paulo, moro no interior, Obrigada!!!

    • Pedro Addler

      Olá Suhellen Motta

      Infelizmente vou ficar te devendo as particulares de Engenharia de Petróleo porque aqui no Guia da Carreira só trabalhamos com as Públicas.

      De qualquer modo, aí perto de São Paulo temos os seguintes faculdades com o curso de Engenharia de Petróleo:

      - UFF ( Universidade Federal Fluminense ): Curso de Engenharia de Petróleo

      - USP ( Universidade de São Paulo ): Curso de Engenharia de Petróleo

      - UFRJ ( Universidade Federal do Rio de Janeiro ): Curso de Engenharia de Petróleo

  44. Carol

    gostaria de saber se daqui a 5 anos a profissão de engenharia de petróleo ainda será uma boa escolha, ou essa profissão não estará tão em alta daqui uns ano?

    obrigado

  45. Jamerson Andrade

    Boa Noite !
    eu faço engenharia de petroleo e estou no quarto periodo e nao sei onde ver meu primeiro estagio e o que colocar no meu currículo.

    • Pedro Addler

      Olá Jamerson

      A principal empresa que contrata profissionais formados em Engenharia de Petróleo no Brasil hoje é uma velha conhecida, se chama Petrobrás :P

      Se informe sobre o assunto e fique de olho nos concursos da Petrobrás :o

  46. marcos

    em uberlandia a ufu tem esse curso de Engenharia de Petróleo ?

  47. Andreza

    olá, tenho 15 anos e estou com muita duvida em relação ao curso que eu quero, estou cursando o 3 ano ensino médio, e ainda não decidi, antes queria engenharia industrial, mais eu moro em goiás, e aqui não tem esse curso, agora pretendo cursar eng ambiental, porém tmb tenho um certo interesse por engenharia de petróleo mais aqui em goias tmb não tem, será que eu cursando engenharia ambiental terei chances de arrumar um bom emprego na petrobrás ?

    • Pedro Addler

      Olá Andreza

      Apesar de uma certa confusão nos seus pensamos, sim você acertou na mosca :P hahaha Realmente a Petrobrás além de profissionais de Engenharia de Petróleo também vai precisar bastante de Engenharia Ambiental nos próximos anos.

  48. Marcelo Henrique

    Olá, eu gostaria de entrar na faculdade de engenharia de petróleo mas, eu gostaria de saber qual é a média da carga horária de trabalho de um engenheiro de petróleo. me ajudem por favor!
    valeu !

    • Pedro Addler

      Olá Marcelo Henrique

      Para um profissional de Engenharia de Petróleo que trabalha no continente, a carga horária é a carga horária padrão do Trabalhador Moderno: 8 horas por dia 5 dias por semana.

      Agora, se você for trabalhar em alto mar, sendo Engenheiro de Petróleo em uma Plataforma da Petrobrás, por exemplo, aí a coisa muda de figura: você vai trabalhar o dia todo :P e inclusive morar na plataforma por alguns dias do mês.

      Você passa alguns dias no mar e alguns na terra de folga, no caso.

  49. Anny Oliveira

    Estou Impressionada!Parabéns aos profissionais q estão a frente desse site pois trata as carreiras com muita excelência e responsabilidade!

    Eu moro em Salvador, se eu fizer a Faculdade aqui tenho chances de conseguir um emprego na área de engenharia de petróleo ?

    aguandando resposta anciosamente!
    ^^

    • Pedro Addler

      Olá Anny

      Sim com certeza, a atividade de Petróleo na Bahia é forte e está representada pelo polo Petroquímico de Camaçari.

      O polo Petroquímico de Camaçari tem uma forte atividade de Engenharia do Petróleo e é uma grande plataforma Industrial, fica localizado no município de Camaçari, aí pertinho de Salvador ( 40kms ) talvez você até conheça.

  50. Adriana

    Oi ,eu faço curso tec. em eletrotécnica e depois que eu terminar quero fazer engenharia do petróleo , a UFPEL é aqui no meu estado mas se eu quiser a UFRJ? como funciona isso, tentando entrar pelo ENEM .

  51. Thuany

    Eu to curiosa porque é o seguinte. Quero fazer uma tatuagem, mas nao sei se isso atrapalharia para conseguir emprego tanto publico quanto privado em Engenharia de Petróleo.. Será que isso influenciaria?

    • Pedro Addler

      Olá Thuany

      Infelizmente atrapalha sim, porque cai entre nós, ainda tem muita gente com mente fechada por ai… :( inclusive no ramo de Engenharia de Petróleo.

      No entanto, não deixe de fazer sua Tatoo não, viu !! Só que faça em um lugar escondido onde a roupa possa tampar.

      Assim nenhum gerente antiquado da área de Engenharia de Petróleo vai poder te recriminar.

  52. micaela

    pq a graduação em engenharia de petroleo na UFPEL é 4 anos e na UFRJ é 5 ?

  53. naara

    Oi
    Eu estou no 3° ano e quero muito fazer engenharia de petróleo… Espero que não seje muito dificil..

  54. yasmim lopes

    Estou no segundo ano, e como é comum, estou com muitas dúvidas quanto a qual curso vou seguir.Gostei muito desse curso de Engenharia de Petróleo, além do salario que é bom, as oportunidades de emprego são muito grandes. Sou do Pará mas vou mudar pra o R.Grnde do sul, gostaria de saber como é a concorrência pra esse curso na UFPel.

  55. adzania fernandes

    oi o meu sonho sempre fazer o curso de engenharia de petróleo.

  56. yasmim

    Me interessei pelo curso pretendo faze-lo na UFPel, mas não encontrei nenhuma informação sobre o curso de Engenharia de Petróleo no site, qria que vc me ajudasse!

    • Pedro Addler

      Olá Yasmin Lopes

      Em relação ao curso de Engenharia de Petróleo da UFPel ( Universidade Federal de Pelotas ) realmente é muito bom, se você passar vai ser ótimo :D

      Não tenho o número exato de Candidatos/Vaga para o curso de Engenharia de Petróleo da UFPel, mas acredito que deva estar entre 5 e 10.

      • Maria Luiza

        Olá Pedro sou estudando do curso de Eng.petroleo da UFPEL e fiquei contente com o comentario sobre o nosso curso… Se quiserem mais informaçoes sobre o curso podemos conversar

        • Pedro Addler

          Olá Maria Luiza

          Com certeza !! Ficaremos muito satisfeitos se você der um depoimento sobre o seu curso de Engenharia de Petróleo na UFPel. Vai ser uma grande contribuição para nossa comunidade :D

          Fique a vontade para colaborar com a comunidade do Guia da Carreira sempre que você quiser.

          • Maria Luiza

            Bom nosso curso de Engenharia de petróleo na UFPEL é novo, começou no inicio de 2009 eu sou da primeira turma, no inicio tínhamos poucos professores mas agora ja estamos com varios, temos um engenheiro de reservatorio da Unicamp, temos professores de geologia da UFRGS e muitos outros .Nesta area é importante tambem a parte de geologia, por isso nosso curso foca bastante nessa parte, quem esta pesquisando sobre a carreira fica a dica.
            Se alguem quiser mais informaçoes fica meu email: “luiza_bn@hotmail.com”

  57. dercia

    amei essa matéria sobre engenharia de petróleo…

  58. Eduardo

    Gostaria de saber se o unico estado da região Sudeste promissor nessa área de engenharia de petróleo seria o estado do RJ,se exister alguma instituição em SP paga ou publica por favor me fale.

    • Pedro Addler

      Olá Eduardo

      Em relação as melhores oportunidades da carreira de Engenharia de Petróleo, sim elas acontecem no Rio de Janeiro, é lá que está situado, por exemplo, 80% de todas as reservas do Pré-Sal.

      Em São Paulo, temos o curso de Engenharia de Petróleo por enquanto somente na USP.

  59. Rosa

    Olá, gostaria de algumas informações,estou na maior duvida em relação a area peofissional.Estava pensando e queria fazer engenharia de petroleo, mas surgiram algumas duvidas, n sou muito boa em desenho e fisica isso pode atrapalhar?
    Por favor me ajudem.
    obrigada.

    • Pedro Addler

      Olá Rosa

      O desenho com certeza não vai te atrapalhar nem um pouco na Engenharia de Petróleo, porque ele é todo técnico, feito usando réguas, etc.. não exige o menor talento.

      Agora a Física… acho melhor você estudar mais e se preparar melhor, você vai encontrar algumas matérias de Física bem desafiadoras no curso de Engenharia de Petróleo.

      • evandro

        Boa noite Pedro eu estou no 3 preríodo de petroleo na UBM Volta Redonda, e tenho muito medo de não conseguir estágio ou melhor emprego nessa área, la tem mais engenharia eu tenho 33 anos e faço a facu pelo fiés será que eu encontro emprego? Se surgir oportunidade no fim do Brasil eu vou. e agora?

  60. Flávia

    ei, eu gostaria de sabe quais são as matérias discursivas de engenharia de petroleo. sempre ouço que por ser engenharia seria fis/mat mas acho que química deve ter muita relevância tmb. Obrigada.

    • Pedro Addler

      Olá Flávia

      Na mosca :P como diria minha avó !! Você ouviu falar certo, realmente as matérias discursivas da segunda fase dos vestibulares de Engenharia de Petróleo são Matemática e Física.

      Como uma terceira opção, que só aparece as vezes, temos também a Química.

  61. Isabela

    Olá, estou cursando o 3° ano do ensimo médio e quero faser Engenharia de Petróleo, moro em Maringá pr, onde posso encontra a faculdade mais proxima?
    Obgd

    • Pedro Addler

      Olá Isabela

      A Universidade Pública que tem o curso de Engenharia de Petróleo mais próxima da sua casa fica em Pelotas, no caso a UFPel.

      O nome do curso é Engenharia de Petróleo mesmo. Fica no campus principal da UFPel.

  62. Vinicius

    Gostaria de saber a nota de corte para entrar nesse ramo de Engenharia de Petróleo.
    Obrigado.

  63. Gustavo

    Eu adoro química, mas sou péssimo em matemática e em física. Sou um aluno esforçado nos estudos, sempre conseguia média nas escolas, e gostaria de saber se eu levo jeito pra aguentar esses dois primeiros anos de cálculos na Engenharia de Petróleo.

    • Pedro Addler

      Olá Gustavo

      Esse é o espírito mesmo, os 2 primeiros anos de qualquer Engenharia, inclusive Engenharia de Petróleo são realmente considerados os mais difíceis, mas como você disse, se você é esforçado e levar a sério com certeza vence essa “barreira” do curso de Engenharia de Petróleo.

      Vencer barreiras aliás é uma das características fundamentais de um bom Engenheiro :)

  64. rodrigo

    Oi, estou no ultimo ano do colegial técnico faço eletrônica.. mais não vou seguir no ramo de eletrônica, eu moro em SP gostaria de saber se tem alguma faculdade particular ou federal em sp com esse curso de Engenharia de Petróleo.

    Grato desde já

  65. ryan

    Oi! onde posso encontra o curso de engenharia de petróleo em faculdades particulares(e o valor) e federais especialmente na região do nordeste, vou ficar muito grado com a resposta! forte abraços

    • Pedro Addler

      Olá Ryan

      No Nordeste, você vai encontrar o curso de Engenharia de Petróleo nas seguintes Universidades Públicas:

      - UFS ( Universidade Federal de Sergipe ): Curso de Engenharia de Petróleo

      - UFCG ( Universidade Federal de Campina Grande ): Curso de Engenharia de Petróleo

      Em relação as particulares de Engenharia de Petróleo,vou ficar te devendo, porque agui no Guia só trabalhamos com as públicas.

      De qualquer modo, a mensalidade do curso de Engenharia de Petróleo está entre 700 e 1500 Reais dependendo do local.

  66. Antonio FCF

    Trabalho em Rio das Ostras, cidade vizinha de Macaé, considerada a ‘capital nacional do petróleo’. Gostei muito do site, das matérias, queria mudar de área, ser funcionário público te ‘amarra’ por causa de politicagem, só tenho estabilidade como um ganho, mas estabilidade, se você for um bom profissional, você a terá onde for. E aqui na bacia de Campos se valoriza muito a experiência do profissional, não se leva em conta a idade não…queria mudar de ares e fazer Engenharia de Petróleo, tou perto do olho do furacão. Minha dúvida é: inglês é essencial para um engenheiro de petróleo ??? Nem por causa dos cálculos, pq toda engenharia obrigatoriamente tem, umas mais outras menos, mas aprender uma língua nova está fora de meus planos definitivamente…

    • Pedro Addler

      Olá Antonio FCF

      Realmente você está no “olho do furacão” da Engenharia de Petróleo como você disse !! :D Rio das Ostras é um dos Núcleos Petroquímicos do Brasil.

      Em relação ao Inglês, sim ele é necessário e muito !! Não só para Engenharia de Petróleo mas para qualquer tipo de Engenharia.

      Vale a pena aprender, Engenheiro de Petróleo que não fala Inglês é passado pra trás pelos outros.

  67. landu

    estou a me formar em engenharia de petroleo.
    universidade jean piajet de angola

  68. Anderson

    ola! eu vou terminar o terceiro ano este ano e logo depois ja espero começar uma faculdade e minha primeira opção é sem duvidas seguir a carreira de engenheiro de petroleo ! só que tem uma coisa que me encomoda um pouco, me falaram que para seguir esta carreira, terei que dominar o ingles e talvez até o arabe, porem nao sou muito bom em ingles e nao sei nada de árabe. gostaria de saber se isto que falaram é verdade. desde ja agradeço.

    • Pedro Addler

      Olá Anderson

      Em relação ao curso de Engenharia de Petróleo você está certo e está errado, 50% de cada :P

      Está certo em relação ao Inglês que realmente você vai ter que aprender e errado em relação ao Arabe que você não precisa.

      Os Árabes, por acaso se um dia você interagir com algum geralmente também falam Inglês, sua comunicação não será prejudicada.

      Em Engenharia de Petróleo ou em qualquer Engenharia o Inglês é a Língua Universal.

  69. Rejanne Souto

    Olá, queria saber se na UFRN ja tem o curso de Engenharia de Petróleo?
    Gosto muito de química orgânica, mais não sou muito boa em física, será que tenho chances de me dar bem no curso ?

    Obrigada ;)

    • Pedro Addler

      Olá Rejanne

      Infelizmente não :( na UFRN, até o momento em que foi escrita essa matéria, não temos o curso de Engenharia de Petróleo.

      Em relação a gostar de Química Orgânica ponto pra você :D pois ela é muito importante no curso de Engenharia de Petróleo, mas capriche aí na Física viu !!! Você também vai precisar dela em Engenharia do Petróleo.

  70. Fernando Tezza

    Em Dezembro de 2010 a Universidade do Estado de Santa Catarina, por meio do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí, sediado em Balneário Camboriú, acatando decisão estratégica do Conselho Universitário (CONSUNI), implantou o curso de graduação em Engenharia de Petróleo.

  71. Frederico

    Gostaria de saber quantos engenheiros de petróleo e engenheiros mecânico ficam em uma plataforma trabalhando ao mesmo tempo? Pois houvi dizer que apenas um engenheiro do petróleo trabalha embarcado.

  72. Edison de Souza

    Olá, Pedro Addler
    Preciso de uma ajudinha muito sincera sua,não sou muito bom em matemática,muito menos em física,mas gostaria muito de cursar o curso de Engenharia de Petróleo,sinceramente acha que tenho alguma chance neste curso?

    • Pedro Addler

      Olá Edilson! Depende de voce e de sua dedicação. Na faculdade existem muitos recursos como bibliotecas, monitorias e professores que te auxiliarão.

      obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  73. loraine

    Queria saber se a faculdade de pelotas-Rs é uma boa opção?

    • mateus

      olá Loraine estou cursando engenharia de petróleo na ufpel!! o curso é muito bom, mas como em qualquer universidade federal do país também tem suas deficiencias, principalmente pelas oportunidades de estágio estarem localizadas na região do RJ, mas o curso em si é ótimo, mas preparesse para cálculo e mt geologia

  74. Rodrigo

    olá! gostaria de saber se a ULBRA de canoas(RS) oferece a faculdade de engenharia de petróleo? agradeço se alguém puder me ajudar!

  75. priscila

    quero fazer faculdade para engenharia de petroleo,mas tenho medo de nao consequir o meu objetivo que é ser uma profissional,como eu faço pra me da bem na faculdade?

  76. CAROLINA GUEDES

    oi Pedro Addler,me tira uma dúvida,nunca fui muito boa em calculos,mas quero muito fazer faculdade de engenharia de petroleo,mais as materias de matematica e fisica é muito dificil,estou com medo,pra falar a verdade!!!!!

    • Pedro Addler

      Olá Carolina! As matérias de matemática e física exigem estudos e dedicação por parte dos alunos, mas não é um empecilho. Na faculdade você encontra recursos que podem te auxiliar, como bibliotecas e monitorias.

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  77. CAROLINA GUEDES

    Pedro Addler,qul da area de engenharia,vc acha mais fácil ,se tiver é claro ?

    • Pedro Addler

      Olá Carolina! as matéria de maior dificuldade nas engenharias são obrigatorias para todos os cursos. Portanto, o nível de dificuldade pode ser considerado igual.

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  78. Juliana

    A Faculdade na unijorge em Salvador e boa?

    • Diego

      Bom Juliana, é claro que não se pode comparar com as universidades do Rio de Janeiro, onde estão localizadas quase todas as empresas ligadas ao setor de petróleo e gás, mas é sim uma boa universidade e a pouco tempo o curso teve seu nome publicado no CREA. as únicas dificuldades de se fazer uma faculdade dessa área por aqui é a questão do estágio. Ai vc vai ter que batalhar muito, mas nada que seja impossível.

  79. Larice

    ola, estou em duvidaa em tres cursos tecnicos. pretendo cursar engenharia de petroleo e gas ano que vem (2013) e quero saber qual dos tres cursos eu devo fazer?

  80. Larice

    ola, estou em duvidaa em tres cursos tecnicos.Marketing, Quimica e logistica. pretendo cursar engenharia de petroleo e gas ano que vem (2013) e quero saber qual dos tres cursos eu devo fazer? ***

  81. Lisa

    Ola estou cursando o 9º ano e a profissao de engenharia ja me atrai desde ja queria saber se existem cursinhos especificos para passar em faculdades q possuem este curso e se fazer uma faculdade no exterior pesa mais no curriculo profissional de um engenheiro de petroleo?

  82. Roberta Praxedes

    Olá Pedro Addler, eu curso o 2° ano do ensino médio, junto ao técnico, em agropecuária em uma etec. Durante uma conversa na sala, com o meu professor de Planejamento e Administração Rural, comentamos sobre refinarias de petróleo, sobre monopólios, etc…defini há um tempo atrás que faria Medicina Vet. e durante a aula, me despertou um desejo muito grande de conhecer mais sobre essa carreira(Engenharia de Petróleo), tanto pesquisei, que achei esse site maravilhoso, minha vontade só aumentou. Parabéns pela iniciativa de montar esse site maravilhoso, com informações ricas. Adoreei…Só gostaria de perguntar uma coisa: Eu moro em Garça, interior de São Paulo, a faculdade exige informática avançada? Desenho técnico avançado? Informações sobre física e química aperfeiçoados? Obrigada..beijão :*

  83. Roberta Praxedes

    Olá…eu aqui de novo, pesquisei no site da USP, descobri que são 43,3 por vaga no curso de Engenharia de Petróleo, ou seja…se quer passar, estude, você disputará com bons!!!! =DD bjs.

  84. Joecila Cantanhede

    Preciso da sua ajuda!
    Aqui no estado do Maranhão não possui o curso de Eng. de petroleo.
    estou disposta a sair do meu estado mais preciso dos nomes das melhores faculdades do Brasil nesse ramo.
    Pode ser pra qualquer outro estado.
    desde já agradeço!

  85. Romario

    Onde posso cursar Engenharia de Petróleo, em Goias ou Tocantins?

  86. Ketlyn

    olá gostaria de saber, qual é a media que consigo entrar nesse curso no enem 2013? fiquei super interessada, desde já agradeço

  87. Bruno

    Ola sou de Minas Gerais e estou interessado neste curso de engenharia do petroleo, porém não tenho muita informação sobre esse curso. Queria saber se em minas tem alguma Universidade que disponibiliza esse curso, e se posso iniciar em 2013 mesmo não tendo feito o ENEM. Obrigado. Otimo Guia!

  88. Bruno

    Ola, gostaria de saber de alguém que estuda Engenharia do Petroleo em Cabo Frio na estacio de Sá, se é facil conseguir republica próxima a Faculdade para morar e estudar, e a média de preços.

  89. Daniel Douglas

    Gostaria de saber se no Maranhão a Carreira de Eng. de Petróleo é favorável.

  90. Regina

    Ola,estou numa duvida terrivel pois tenho 39 anos sei que nunca e tarde ainda mais pra estudar e se formar mas nao quero fazer uma faculdade e ficar sem trabalhar estava querendo fazer muito engenharia do petroleo mas como tenho 39 fico com medo pois vou me formar com 43 estava em duvida entre essa e engenharia civil pois ambas me formo com a mesma idade mas fico com muito medo de nao ter campo para mim,por favor me fale algo sincero obrigado.

  91. Cristian

    Olá Boa Tarde,
    Hoje trabalho com Tecnologia, formado em Sistema da Informação, atuo na área há quase 10 anos, tenho 31 anos e estou interessado em mudar de área, gosto muito de engenharia e o curso de engenharia de petróleo me chamou a atenção, achei super interessante. Gostaria de saber qual sua opinião, já que vou terminar esse curso com 36 anos, sinceramente vale à pena fazer esse investimento?

    Obrigado
    Cristian

  92. Patrick Ferro

    ola gostaria de saber ao cursar a faculdade de engenharia de petróleo as disciplinas são explicadas eventualmente ou precisa ter uma base para estudar as disciplinas como matemática, física e química.

  93. Diego

    gostaria de saber se um engenheiro de produção tem possibilidade de atuar na mesma área e receber mesmo salário de um engenheiro de petróleo.

  94. Tatyane

    Olá,eu gostei muito da grade curricular de engenharia do petróleo e me identifiquei bastante…mas receio que não sou muito ágil para fazer cálculos,preciso de uma boa concentração pra isso.acontece que tenho medo de me atrapalhar lá na frente quando já estiver exercendo a função,não sei se ainda posso mudar meu raciocínio com o tempo,tenho 17 anos.obrigada!!

  95. Leonardo Casimiro

    Olá eu começo em 2013 a cursar eng de petróleo na UNISANTA em santos
    Uma universidade conceituada na área de engenharia, que formara a sua primeira turma em 2013. A única universidade que tem uma minirrefinaria que é usada para um melhor aprendizado dos alunos na questão dos processos de refino do petróleo.

  96. gutierre

    Como é dividido a profissão de engenheiro de Petróleo?

  97. vitor

    sera que daqui 10 anos a profissão estara em alta pretendo fazer quando eu estiver com uns 18 anos na faculdade do rio de janeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

  98. MARILENA

    Gostei muito dos comentários….

  99. Rafael Alves

    Ola,
    Gostaria de sugestões quanto a minha e escolha e se é plausível ou não.
    Me formei esse ano de 2012 em Administração pela Universidade Anhembi Morumbi, tenho 21 anos e estou pensando em cursar Engenharia do Petróleo.
    Quando me formei no Ensino Médio a 4 anos não tinha na minha cidade (moro em Mogi das Cruzes) e acreditava que cursar adm não seria uma ”perda” de tempo ou algo assim, teve muito a acrescentar na minha vida e por meio dessa faculdade pude realizar um intercâmbio entre outras experiências . Quem tiver alguma experiência semelhante ou algo a acrescentar eu agradeço.
    Peço desculpas também ao administrador do site por estar pedindo ajuda, lembrando que a faculdades de Engenharia seria cursada nessa universidade: http://www.brazcubas.br/vestibular/graduacao-engenharia-petroleo/
    Aproposito parabéns pelo site. :)

  100. wesley

    Alguém podia me dizer o preço desse curso por favor, obrigado.

  101. ADRI

    MORO EM Canoas RS ,E GOSTARIA D ESABER O CURSO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO,AQUI EM Canoas rs ..ou PORTO-ALEGRE RS ABRAÇOS !! OBRIGADA SE ALGUÉM PUDER ME AJUDAR .

  102. joveth

    ola, eu sou estudante de manutenção industrial em Angola no (IMIL-instituto medio industrial de luanda )e quero fazer o curso superior(faculdade) de engenharia de petroleo em brazil…como e o que eu posso fazer para estudar numa das melheres faculda de engeharia em brazil…sabendo que não sou brazileiro..
    Obrigado.

  103. David Correa

    Ola Pedro Addler,
    Estou pensando em fazer o curso na estaco de sa, mas me localizo na capital de SP, como poso proceder para apos a formação (ou durante) garantir um bom emprego na area? existe recrutamento na petrobras para cidades fora do litoral como São Paulo?
    E outra duvida, fiquei sabendo que a estacio ainda não tem aprovação no mec pois nenhuma turma concluiu ainda (curso relativamente novo e extenso), é arriscado?

  104. matheus

    eu quero ser engenheiro mas o que presisor para ser

  105. Monica

    Olá! Faço um engenharia, mas tenho interesse em mudar para petróleo, mas fico um pouco preocupada com o mercado de trabalho… Tem muito emprego mesmo?

  106. Matheus Ro.

    OLa Pedro Addler, gostaria de saber o que devo fazer pra subir de cargo, de engenheiro para diretor de petróleo?

  107. Flávio

    Boa tarde, quais são as outras engenharias existentes que permitem fazer somente uma pós graduação em petróleo e gas, e isso é o sufuciente para alcançar plenamente o patamar de um engenheiro de petroleo e gas? Grato.

  108. Andreza

    olá, tenho 17 anos e estou cursando o 3ºano do Ensino Médio, moro em MT e queria saber em que localidades se encontram as faculdades de Engenharia Petrolífera e o custo de suas mensalidades?

  109. evandro

    BOa noite estou no 3 peíodo de petróleo será que vou achar emprego até o fim do meu curso?

  110. erison

    ola Pedro Addler boa tarde,bem eu tenho planos em mente de começar a cursa engenharia de petroleo agora em 2013. eu sou formado em tecnico em segurança do trabalho, vc acha que a minha formaçao tecnica pode ajudar a conseguir um emprego na area de engenheiro la na frente??

  111. edson

    quero ser engenheiro de petroleo aqui em sao paulo custa 519.00 na estacio

  112. Mabline

    Oi, quero saber que matérias estudar, ou ate que pré-vestibular fazer para eng. de petroleo?

  113. Quanto precisa ter de média?

    Quanto precisa ter de média, na faculdade, para conseguir trabalhar no ramo de engenharia de petróleo? Sou de Belo Horizonte, tem alguma empresa desse ramo aqui?
    -Grata desde já, Vitória

  114. Magdiliel Silva

    Olá… Desejo saber, além da USP, em quais faculdades eu posso cursar engenharia de petróleo aqui em São Paulo? É muito tarde pra mim aos 34 anos cursar à engenharia acima, e me dar bem no mercado de trabalho?

  115. Érica Pinheiro

    Olá boa tarde, meu nome é Érica sou de Pernambuco faço curso de segurança do trabalho e pretendo atuar na área mas, quando terminar meu curso tecnico pretendo fazer uma faculdade e ai estava na duvida em que curso fazer se era Direito ou Engenharia Civil, mas pesquisando muito me deparei com a ENGENHARIA PETROLEIRA e amei mas fiquei triste pois pesquisei as faculdades possiveis aqui em “PE” e nao tem esse curso e agora o que eu faço?

  116. carol

    olá,pretendo fazer engenhria de petroleo,moro em cabo frio rj,quando terminasse,onde eu poderia conseguir emprego na regiao dos lagos,quais lugares??

  117. Loide Gonçalves

    Curso o ensino médio e desde a infância penso em fazer a faculdade de engenharia de petróleo. Ao passar do tempo percebi que realmente levava o jeito pra isso. Desde já me preparo financeiramente e intelectualmente para tal curso e penso em três faculdades do Rio de Janeiro. Moro em Porto Velho e de alguma forma quero me preparar para essa facudade. Tem algum tipo de curso que possa fazer enquanto não chego na faculdade?

  118. Bruna Vianna

    Olá Pedro ! Moro no norte de Minas Gerais e sonho em fazer engenharia petroquímica na UFRJ, porém , o objetivo do meu colégio é nos preparar para passar no seriado da Unimontes (o PAES)que é localizada aqui msm na minha cidade, gostaria de saber se as matérias e o grau de dificuldade da UFRJ é o mesmo daqui ou se devo fazer algum curso de especialização ? E qual o curso que eu devo fazer

  119. Ana Carolina

    Oi, eu estou no 2 ano do ensino médio e realmente me interesso por engenharia de petróleo. A minha matéria preferida é química, andei pesquisando e descobri que engenharia de petróleo tem tudo a ver com química. Meu único medo é do petróleo acabar e eu ficar sem emprego :(

  120. Dulce serrano

    Em angola sera que e difisil ter enprego como engenheiro de petroleo tou a pensar em faser ese curso tenho 14 anos gostei do curso e dis me se o intitutu do sumbe forma bons proficionas moro em luanda angola

  121. Laura

    Olá , boa noite!
    Eu passei em engenharia de petróleo na UFPEL, gostaria de saber se cursando nessa faculdade eu me tornarei uma profissional de qualidade? Ou se por opção, seria fácil conseguir transferência para outra instituição como a UFRJ, ou UENF?

    Agradecida desde já,
    Laura.

  122. andre italo

    qual a carga horaria de um engenheiro de petroleo?

  123. Dhionata

    Eu qeria fazer engenharia de petróleo , tenhu 16 anos e ja fiz um curso de qualificação em petróleo e gás e queria achar um universidade pra min fazer eng petróleo , sou de MG alguem pode me ajuda ?

  124. Paulo

    Estou querendo fazer engenharia de petroleo ou de produção, porém tenho uma dúvida. Acredito que vc possa responde la! Engenharia de produção ainda é uma boa? Existem engenheiros que ganham mais de 30 mil reais?

  125. nazareno ubirajara gonçalves de lima

    foi á pré-leção mais educadora sobre a profissão,ha qual me deichou bem esclarecido gostaria de estuda-la;moro no pará.

  126. PATRICIA GOMES DE FREITAS FERREIRA

    OLA BOM DIA EU ESTOU NO SEXTO PERIODO DE ENG.DE PETROLEO CURSO NA ESTACIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES..GOSTARIA DE SABER QUAL CURSO EXTRA ALEM DO INGLES QUE JA ESTOU FAZENDO (INGLES E ESPANHOL)PODERIA ME AJUDAR NA A CONHECER MELHOR E ME PROFISSIONALIZAR CURSOS PARA MELHORAR MEU CURRICULO POIS NÃO TENHO NENHUM CURSO TECNICO.POIS GOSTO MUITO DO CURSO MAS AS VEZES ME SINTO COM UM POUCO DE MEDO POR SER MULHER E MUITOS ACHAREM QUE ENG.PETROLEO É MAS PARA HOMEM .AGUARDO ANSIOSA SUA RESPOSTA

  127. Higor

    Gostaria de saber se ao se formar em Engenharia de petróleo sera necessariamente trabalhar nas plataformas? Quais seriam as outras áreas.

  128. Ana Carla

    gente,sou da Bahia,teria alguma faculdade próxima pra estudar.tipo:em salvador?
    quero muito esse curso

  129. Stella Mari

    Estou muito interessada em fazer faculdade de engenharia petrolifera, mas nao sou muito chegada em matematica, gosto mais da area de pesquisas e eu queria saber as areas que o profissional atua sem precisar muito dessa materia.

  130. fernanda alves

    Olá gostaria de saber qual cidades possui o curso de engenharia de petroleo

  131. Lucas M,

    Cara, tenho 17 e to terminando o ensino médio. To louco pra fazer Eng. Química mas não tenho certeza, tb me interessa Eng. de petróleo e Eng. de materiais… Penso em fazer ou em SC (se possivel na ufsc) ou no RS (ufrgs/puc-rs).. Pode me ajudar? Valeu!

  132. Leonardo

    me interesso pelo curso de engenharia de petroleo,inclusive por causa da quimica,que é uma de minhas materias preferidas!
    gostaria de saber se essa é uma boa àrea pra regiao Nordeste,e se esse periodo de alta,é algo momentaneo ou duradouro,e por quanto tempo essa carreira vai ser amplamente valorizada!
    Quais sao as desvantagens que esse Engenheiro enfrenta ou enfretarà no mercado de trabalho hoje,e daqui ha 200 anos,quando o petroleo chegar a seu fim?

  133. Bruna Thais

    óla tudo bem, estou muito confusa gostaria de saber se a Engenharia Petrolífera seria uma boa opção e se futuramente vai ter bastante vagas de trabalho??
    também tenho dificuldade em cálculos principalmente em Física você acha que isso poderia me atrapalhar no decorrer do curso??

  134. Lara

    queria saber se o vestibular de engenharia de petróleo tem na UFPE.

  135. Denise Paim

    Ola eu sou a Denise sou uma menina com apenas 14 anos de idade estou fazendo o 9 ano e nao sabia que curso devia fazer.Medi minhas capasidades e vi que sou boa ha Matemetica,Fisica,e Quimica..E dai vi que engenharia e a minha area prometo que vou dar o meu melhor para ser uma engenheira de petroleo oficial
    beijos

  136. Natalia

    me intereso bastante pelo curso mas queria saber em São Paulo a grades oportunidades de trabalho. aguardando resposta. Obrigada :)

  137. alberto

    Eufiquei sinceramente muito motivado ao saber que vou poder realizar os meus sonho(ser um grande engª de petroleo darei um contributo maior ao meu pais)

  138. Elizabete

    Moro em SP capital, e quero iniciar engenharia do petróleo em janeiro, mas sempre fio na dúvida, existe mercado de trabalho em SP nesta área ou teria que mudar de estado.
    Por favor me ajude

  139. Gustavo

    Me encaixo perfeitamente neste curso pois adoro química orgânica , geologia e também física.
    Fiz um trabalho de química sobre petróleo e adorei. Achei a área muito boa e promissora.
    Em 2014 , vou prestar vestibular e quem sabe posso passar em alguma federal …

  140. Paulo Isaias Francisco Gimo

    Bom tarde a todos! sou paulo, tenho 22 anos d idade. sou moçambicano e vivo em moçambique, no sul da africa. terminei o ensino medio d escolaridade. o meu maior sonho é ser enginheiro d petroleo. + sou pobre e nao tenho como. sera que algue pode mi ajudar?Ǔs獩潣䜠浩o

  141. JOSE RICARDO MACHADO

    por favor, pode me tirar uma duvida? tenho 44 anos e iniciei minha faculdade agora vou me formar com 49 anos, esta idade e difícil para o mercado de trabalho moro em niteroi RJ

  142. Jerry campos

    Depois de formado em engenharia de petróleo eu posso fazer especialização em engenharia de minas?
    e trabalhar na área de exploração de minério de ferro?
    quero muito tirar essa duvida!
    Obrigado!

  143. carolina

    olá,sou de cabo frio rj,e sei que na região sudeste é o melhor estado para trabalhar como eng de petroleo,queria saber se em arraial do cabo consegue emprego como eng de petroleo??

  144. Steffani

    Olá, queria saber se o mercado de Engenharia de Petróleo é favorável para as mulheres e como é a plataforma de petróleo, como os engenheiros ficam alojados lá?

  145. Pamella Guedes

    Olá , sou a Pamella tenho 15 anos , estou no 1° ano do ensino médio queria saber se tem , a faculdade de Engenharia do Petróleo no Paraná ?!! Pois moro numa cidade muito pequena e aqui não tem muitas informações , realmente me interesso por Engenharia do Petróleo , e quero muito fazer esta faculdade 
    E qual é o valor da mensalidade de Engenharia de Petróleo ?

  146. Pamela Tieppo

    Olá, faço um curso profissionalizante de petróleo e gás aqui em Jaguariúna/Campinas, sempre quis fazer faculdade de engenharia ambiental, mas estão em falta oportunidades de trabalho por essa região de Campinas, então optei por fazer eng de petróleo, já que eu gosto muito da área também. Gostaria de saber se eu irei ter dificuldade em arranjar emprego fazendo engenharia de petróleo. Por favor, me esclareça essa dúvida :(
    Obrigada desde já.

  147. fidel

    existe engenharia de petróleo de 3 ano e 4 anos em que pais e universidade eu gostaria de saber como e o programa do curso. alguem pode me dizer

  148. Gabriel Mendes

    Olá boa tarde, curso o 1º ano do E.M e quero fazer engenharia de petróleo e queria saber, durante a profissão, quantos dias esses engenheiros ficam em alto mar? pode me dizer mais ou menos se trabalha todos os dias? qunts horas, etc…

  149. Jacqueline Menezes

    Olá, moro no interior do estado de São Paulo, ano que vem 2014, vai abrir o Curso de Eng. do Petróleo na UNIP-CAMPINAS, gostaria de saber, se o nome da faculdade conta muito? Estou interessada em fazer,pois em Paulinia-SP é um grante polo na Industria Petrolífica, no Brasil.

  150. Lucia Gomes

    Olá, gostaria de saber se tem campo para trabalhar em engenharia de petróleo em São Paulo e se é muito difícil conseguir estágio.
    Obrigada

  151. bruno

    Ja estou a tres anos parado sem estudar,sera que vou ter muita dificuldade em fazer engenharia do petroleo?? Nunca me dei muito bem em fisica, sera que consigo??

  152. Paula Carlos

    Preciso da vossa ajuda a minha filha quer ser engenheira de petróleo mais ela só tem 14 anos ela vai fazer o 1ºsiclo este ano ou terminou o secundário vai fazer o médio qual é o curso que ela deve seguir para lhe ajudar no superior?

  153. mercia andrade

    Ola.bom dia!!vou fazer o curso de engenharia de petróleo na estacio em salvador,gostaria de tirar uma duvida.Depois de formada,qual a especialização que posso acrescentar junto com a de petróleo e gás???
    aguardo resposta!!
    grata!!!

  154. Mário Gomes

    bons anuncios para quem quer ser um futuro enginheiro como eu gostei muito da sua opiniao e espero que sejes sempre assim…!

  155. Fábio ariel simão antonio

    essa materia esta bem esplissita e organizada. qual é a melhor universidade de petroleo no mundo?

  156. Carla

    Tem faculdade de engenharia do petroleo em alagoas? qual?

  157. Marcella Caroline

    Além do curso Engenharia de Petróleo, existe um curso de graduação chamado Petróleo e Gás. Qual dos dois é mais amplo??

    Esse curso de Petróleo e Gás tem muitos calculos?? Qual o nivel de dificuldade dele (sei que deve ser mais fácil que engenharia de petroleo)??

  158. Xico

    Queria saber a nota boa para cursar Engenharia de Petróleo em uma Federal!

  159. Thallya Shara

    Am oi??

    Gostei muito dessa matéria sobre engenharia petrolífera e queria muito saber o que devo fazer para entrar em uma em minha, eu sendo de outro estado …
    Gostaria que alguém pudesse me responder….

  160. Sandra

    OLA tenho 40 anos , sou enfermeira e gostaria de fazer engenharia. Estou em dúvida entre eng petróleo e eng ambiental, e também amo geofisica .
    Pelo fator idade avançada, seria uma boa eu fazer engenharia? Será q consigo espaço no mercado de trabalho.

  161. Gabriela

    Olá, estou no 3° colegial, ano que vem irei entrar para a faculdade FMU no curso de Eng. Petrolífera .. gostaria de saber quanto tempo ficamos nas plataformas no mar ? se a faculdade é muito difícil e etc ..

  162. Fabiola

    Olá , tenho 15 anos e gosto muito de engenharia de petróleo e engenharia ambiental , mas estou em dúvida em qual escolher , afinal qual das dua e a melhor área de trabalho ?

  163. Larissa

    Olá! Sempre tive vontade de cursar engenharia de Petróleo e Gás porém nunca fui uma boa aluna em matemática e física, fico me questionando se é possível conseguir ser um bom profissional, sendo que n sou boa em cálculos, tenho medo de passar no vestibular e não conseguir completar o curso. Gostaria de ouvir a opinião de outras pessoas.

  164. Namibo Naiochamb

    Boa tarde,quero muito fazer engenharia de petroleo minha duvida é a seguinte mesmo você nao tendo tanta facilidade com os cauculos dar para você cursa mesmo assim,dedicando-se bem apesar das dificudades?

  165. Henriqueta Prates

    Ola boa noite .Moro em Niterói e estou muito interessada no curso de Engenharia de Petróleo . Mas tenho uma duvida que me consome : não são os cálculos nem as dificuldades da engenharia mas sim o estagio para mulheres pois em algumas engenharias e mais difícil ! E o caso ??? Agradeço !

  166. leticia silva

    ola gostaria de saber como que eu fasso para me cadastra para ser uma petroquimica em engenharia pois este e a minha grande vontade
    desde ja agradeço
    obrigado

  167. Mirian

    Bom Dia, gostaria de saber o nome de faculdades particulares que tenham o curso de Engenharia de Petróleo e Gás na região Sul por favor.

  168. ronaldo

    alguem sabe me dizer como surgiu o curso de engenharia de petroleo na area de pesquisa e producao. quem inventou quais foram os cientista.

    preciso d uma fonte que tenha conteudos suficientes para fazer um trabalha
    tema e os primordios da ciencia na engenharia de petrolo pesquisa e producao
    pode me enviar para o meu email que e. xdrcostax@live.co.uk

  169. Cesar Augusto

    Olá…Gostaria de parabenizar essa matéria, e saber se vocês tem opiniões sobre a unip Campinas – SP porque só ela tem esse curso aqui, ao menos até onde eu sei e se tem sugestoes de faculdades aqui na região.

  170. Rubens

    Olá, gostaria de saber se há engenharia de petróleo em Florianópolis-SC.

  171. Alexandre

    Olá tenho 17 anos , estou no 3º ano, gostaria de muito de cursar engenharia de petróleo, mas moro em CAMPINAS-SP e aqui acredito que só tem na UNIP ?acredito não ser uma Exelente faculdade, e tenho medo de passar por desemprego após formado.

  172. eliene mendes

    Minha filha fez todos o seus estudos em escola particular( damos o duro para que isso acontecesse). E agora ela terminou o ensino médio e quer fazer engenharia do petróleo, ela fez o enem, se inscreveu porém não foi chamada, encerrando se assim as chamadas. Gostaria de saber como faço para ela se ingressar numa faculdade se não temos condições financeiras. Existe um meio. Me ajude.

  173. carol

    Olá,gostaria de saber se na UFRJ temos garantia de emprego?

  174. David alberto

    Olá éo sou estudant do 2 ano de engenheiro de petroleo, e quero sber em que ano começo a estagiar, eo estagio sera em na universidade ou sera em uma empresa obrigado.

  175. Ana

    Oi que estou no segundo ano do ensino médio, e estou pensando em fazer engenharia de petróleo. O que é mais estudado? quanto tempo é? è uma boa profissão? é difícil cursa ? POR FAVOR ME AJUDEM

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!