Engenharia

Engenharia Elétrica

A principal atribuição do Engenheiro Eletricista é projetar e construir usinas de energia, linhas de transmissão e sistemas elétricos em geral. Conheça mais sobre a carreira em Engenharia Elétrica.

A Carreira de Engenheiro Eletricista

Engenharia Elétrica

Habilitação:
Engenheiro Eletricista
Duração do Curso:
5 anos
Área:
Engenharia
Atributos do Profissional:
Organização e Raciocínio Lógico
Salário Médio:
R$ 2729,00

Engenharia Elétrica é o ramo da engenharia que estuda a energia elétrica, suas propriedades e também o eletromagnetismo.

A principal atribuição do Engenheiro Eletricista é projetar e construir usinas de energia (tais como hidrelétricas, nucleares e termelétricas), linhas de transmissão e sistemas elétricos em geral tais como motores elétricos, veículos elétricos, máquinas, etc…

Na carreira do Engenheiro Eletricista, este profissional vai poder escolher entre dois ramos principais de atuação:

  • Eletrotécnica ( Engenharia Elétrica Pesada ): Neste ramo de atuação da engenharia elétrica, o profissional vai atuar projetando e dando suporte a grandes sistemas tais como usinas, motores elétricos pesados e instalações elétricas industrais.
  • Eletrônica ( Engenharia Elétrica de Precisão ): Neste ramo de atuação, o engenheiro eletricista vai atuar em sistemas menores e de maior precisão tais como máquinas e circuitos eletrônicos, pequenos robôs e sistema de controle eletrônicos.

Projetos de Usinas de Energia: uma das atribuições do Engenheiro Elétrico

Grade Básica do Curso de Engenharia de Elétrica:

  • Cálculo
  • Eletromagnetismo
  • Materiais Elétricos
  • Sistemas Digitais e Circuitos Elétricos
  • Microeletrônica
  • Eletrônica
  • Eletromagnetismo
  • Conversão de Energia
  • Automação
  • Máquinas Hidráulicas e Máquinas Térmicas

Especializações para o Curso de Engenharia Elétrica

Ainda dentro do contexto das duas áreas principais de atuação: Eletrotécnica e Eletrônica. O engenheiro eletricista pode se especializar nas seguintes áreas:

Especializações Relativas a Eletrônica:

  • Microeletrônica: Especialização onde o engenheiro eletricista atua no projeto e construção de microchips, processadores para computadores e circuitos eletrônicos em geral.
  • Telecomunicações: com especialização em telecomunicações, o profissional de engenharia elétrica irá atuar no estudo e implementação para sistemas de controle e transmissão de audio e vídeo. O engenheiro eletricista poderá atuar também no projeto de receptores e antenas para telefonia, projeto de redes de fibra ótica e também em projetos de comunicação via satelite.
  • Eletrônica de Potência: Especialização onde o engenheiro eletricista pode atuar controlando e acionando sistemas eletrônicos de potência.

Especializações Relativas a Eletrotécnica:

  • Sistemas de Energia Elétrica: Especialização onde o engenheiro vai atuar projetando e implementando sistemas de geração e distribuição de energia elétrica, tais como usinas e linhas de transmissão.
  • Sistemas de Controle e Automação: Ramo de especialização da engenharia elétrica focado no controle de processos indústriais através de sistemas elétricos e computacionais. Envolve o desenvolvimento de sistemas de automação tais como robôs e inteligências artificiais.

Aspectos Favoráveis da Carreira de Engenheiro Elétrico

Há boas oportunidades de trabalho para profissionais de engenharia elétrica principalmente nas áreas de geração de energia, principalmente depois da crise energética de 2001, quando o governo decidiu voltar a investir no setor elétrico. Outras boas oportunidades de emprego estão nas empresas de telecomunicações, suporte as centrais telefônicas, e nas emissoras de rádio e TV atuando na parte técnica.

Aspectos Desfavoráveis da Carreira de Engenheiro Elétrico

Engenharia Elétrica está entre os cursos de engenharia mais tradicionais e procurados, tornando o vestibular bastante concorrido.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. Anne Valentim

    É um ramo muito bom e tem um ótimo mercado de trabalho, so não concordei com a parte desfavorável descrita no texto, a area de Engenharia Eletrica não é concorrida no vestibular. Na federal daqui de Minas Gerais (UFMG) este ano a relação de candidatos por vaga foi de: 8,55, muito pouco visando tudo que o curso te proporciona.

    • Ricardo

      Anne, o índice de vaga não é tudo, aqui em Florianópolis o índice de vaga é baixo também, só que a pontuação é bastante alta, o que faz dele um curso de dificil acesso

    • matheus

      concordo com a concorrência a que no Piaui , é no minimo 70 para uma vaga , já nas particulares cai um pouco fica apenas 40 para uma vaga.

  2. Pedro Addler

    Olá Anne

    Realmente a relação candidato/vaga da UFMG para Engenharia Elétrica está baixa, mas não é porque o curso é pouco procurado, esse número baixo se deve a grande quantidade de vagas, são oferecidas 100 vagas anuais ( 50 no primeiro semestre e 50 no segundo ).

    Mas o curso de Engenharia Elétrica é concorrido sim. Na Politécnica da USP esse ano por exemplo tivemos mais de 12.000 candidatos disputando as vagas.

    Como você disse é um curso excelente que proporciona excelentes oportunidades, por isso que ele é valorizado.

    • higor luiz

      Prezado Pedro;
      Gostaria de saber se é uma boa eu cursar Eng. Elétrica, pois já conclui tenho uma graduação em Redes de Computadores e trabalho numa das maiores empresas de tecnologias de informação e comunicação (TIC) do pais como téc. telecom pleno e a mesma dá oportunidade de crescimento. Têm equiparação entre essas graduações?
      Muito Obrigado

  3. Joao

    Eu passei para Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Ceará e eu queria saber se ha um bom mercado para especializados em microeletronica. Ouvi dizer que os especializados nessa área sao os que recebem salarios mais altos.
    Respondam por favor;

    • Bruno Roveroni

      Olá João,

      Há um ótimo mercado sim, mas vale a pena enfatizar que área de atuação do engenheiro eletricista é ampla, podendo trabalhar na geração, transmissão e distribuição. Poderás trabalham também em multinacionais de eletroeletrônicos, como a Samsung, Sony, LG, etc…

  4. Rafael

    eu, como graduando de engenharia elétrica, fico extremamente chateado quando vejo a expressao “engenheiro elétrico”,pois a verdadeira expressão é “engenheiro eletricista”.

    • nilza ferreira

      oi Rafael,não ligue tanto p/Dr.e sim p/seu potencial e conteudo profissional, o que é seu será p/todo o sempre.Rafael preciso de uma informação, qual é a distancia de uma instalaçao de um transformador ao lado de uma residencia? uma loja instalou um bem ao lado do pátio de minha casa, apenas 15 cmt ou menos, isto esta certo? me reponda por favor!

      • Maurício

        Olá vi sua pergunta neste site, e como estou terminando o 4 ano, resolvi te responder, existe sim uma distância padrão para todos os lados de um transformador, no entanto existe um padrão de segurança pra eles, suas partes perfurantes e móveis ou que oferecem riscos a saúde ou de morte, neste caso tudo é baseado na normativa técnica da companhia de luz da sua cidade, entra no site da companhia e baixa a norma técnica para instalações e segurança que vai achar ou entra em contato com eles diretamente pelos telefones de atendimento.Abraços.

  5. Eduardo Henrique Costa Barbosa

    Oi, gostaria de saber como estão as oportunidades de emprego p/ o engenheiro elétrico e quanto esse profissional pode chegar a ganhar se for bem qualificado. Vou cursar engenharia elétrica na UESPI e espero gostar muito do curso!!!

    • Mirian Gomes

      Olá Eduardo!
      O resultado financeiro para os engenheiros, em especial para o engenheiro elétrico são sempre diferenciados. Tenho certeza que um profissional de destaque nesta área terá um salário que corresponda a sua qualificação profissional. Mas este varia de acordo com o foco de atuação, dependendo se trabalhar em empresas nacionais, ou multinacionais.

      • Maurício

        No brasil e no resto do mundo não é diferente, com tantas tecnologias surgindo e mercados disparando, novas ferramentas são criadas e pra isso tudo é necessário que se invista em engenheiros, novas dificuldades surgem com avanços, esta área é muito promissora, até mais que vender carros, pois não tem risco de falir como tenho visto com muitas concessionárias de veículos, estuda sim vale a pena, faz e se forma depois com o dinheiro vc monta uma concessionária e ainda trabalha em qualquer empresa que vai estar ganhando muito bem..

    • pedro

      Eduardo, se tu quiseres ganhar dinheiro deixa de estudar e vai revender carro.

  6. Leonardo Henrique

    Olá,eu gostaria de saber se a federal daqui de Goiania(UFG)fornece um curso de Engenharia Eletrica com qualidade atrevés da Escola de Engenharia Elétrica e da Computação(EEEC)!
    Desde já muito obrigado!

  7. Fabiane

    Uma pequena porém extremamente importante observação: a habilitação que se dá ao profissional da área de Engenharia Elétrica é Engenheiro Eletricista, e não Engenheiro Elétrico.

    • kleiton

      eu sou academico de eng. eletrica, apesar disso, na minha opinião; engenheiro elétrico me soa melhor, sei lá .

      • Donisete

        Prezado: O correto é Engenheiro Eletricista.
        Observe: Ferro elétrico (correto)
        Carro elétrico (correto)
        Engenheiro Elétrico (errado) visto que não trata-se de equipamento.
        Um forte abraço!
        Donisete

    • Joao Lungi Opoka

      Ola,
      gostaria que me ajudasse, tenhou 40anos,sou angolano quero fazer a ingenharia eletrica, sera que fatori idade e um obstaclo pra me.responde por favor

      • Julio

        Engenharia é pra pessoal que acabaram de sair do ensino médio, é simplesmente o curso mais foda, se quiser cursar engenharia que faca civil ou outra, mas a eletrica é a mais foda

      • alexandre

        João,boa tarde!

        O fator idade não tem nada haver.Eu tenho 31 anos á 13 anos eu terminei o ensino médio, e hoje estou cursando eng elétrica,com muita dedicação aos estudos você consegui assim como eu,abraços.

  8. Vitor Oliveira

    Depende muito do vestibular. Se você for prestar vestibular no ITA, USP, IME, Unicamp, UFSCAR, e outros.. com certeza o vestibular será um pouco concorrido. Mas nada comparado a uma medicina!
    E outra.. é bonito falando. formar é outra história. Eu estou cursando engenharia elétrica. Você deve dedicar muito tanto no ciclo básico quanto no profissional. Eu aconselho a escolha dessa carreira.. para quem gosta mesmo de exatas e gosta de suar a camisa estudando. Forte abraço!

  9. Pedro Addler

    Olá João

    Você está bem informado !! Realmente profissionais especializados em Microeletrônica estão entre os mais valorizados, se você fizer Engenharia Elétrica, essa é uma excelente especialização.

    No entanto se prepare: é também a especilização mais difícil !! ( nada vem de graça ).

    Mas vale a pena, se você gosta da área de eletrônica e engenharia elétrica, Microeletrônica é a especialização ideal, ainda mais agora que há projetos para a instalação de uma fabrica de chips no Brasil.

  10. Lucas

    Eu queria saber o que q o engenheiro eletricista com especialização em Microeletronica pode “construir”??..
    ^^

    e esqueci de fala no topico acima.. a profissao que eu quero n sei se é essa.. mais o que eu quero é desenvolver novas tecnologias, celulares, computadores , televisões.. enfim tudo nessa area. pra mim é mais indicado engenharia elétrica com especialização em microeletronica ou a propria engenharia eletrônica ??

    E mais uma coisa!! =X
    Eu moro em uma city, e minha familia so permitiria eu ir pra um cidade que é uberlandia. pq o resto da familia mora la, e la nao tem engenharia elétrica com enfase em eletronica, so em computação. Tem muita diferença entre eles ?

  11. Pedro Addler

    Olá Leonardo Henrique

    Sim !! A UFG tem o sim o curso de Engenharia Elétrica, o curso tem 40 vagas anuais e duração de 5 anos.

  12. Pedro augusto

    eu ja estava pensado em fazer elétrica,mas depois desse artigo me enteressei muito mais e ja estou me planejando para cursar na UFF no ano de 2011.

  13. Pedro Addler

    Olá Lucas

    Pelo seu depoimento você tem duas ótimas opções de carreira:
    - Fazer Engenharia Elétrica com ênfase em Microeletrônica
    - Fazer o curso de Engenharia Eletrônica em sí

    Em qualquer uma dessas opções você vai poder trabalhar com o que gosta.

    Em relação ao curso de Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica e ênfase em Computação são sim bem diferentes, fazendo o curso com ênfase em computação o foco vai ser o projeto de computadores e micro-controladores a ênfase em eletrônica é mais geral, tem mais o seu perfil.

    • thiago

      olá gostaria de saber estou fazendo faculdade engenharia eletrônica com automação industrial posso atuar tanto como na elétrica ou na eletrônica pode tirar essa minha dúvida.

  14. Lucas

    Engenharia elétrica com enfase em eletrotecnica é a mesma coisa que com enfase em eletronica ??

  15. elvis

    Estudo Engenharia Eletrica na Puc minas e posso dizer que é um curso para pessoas que gostam e tenham muita dedicação.

  16. venancio

    Olá gente , eu estou terminando o ensino medio esse ano , e como grande parte dos jovens que estao encerrando o colegio , estou em duvida sobre o que cursar . Estou querendo algo bom de se cursar e algo q no futuro possa me dá uma vida tranquila , que de pra manter uma familia de boa , etc, enfim , um salario boom . estou em duvida entre ciencias da computacao e engenharia elétrica , nao sei qual eh melhor ou melhor remunerado . ja tive tempo que pensei em fazer medicina , mas tenho medo de nao passar ,e ficar 1 ano parado. se puderem me ajudar, agradeco desde já !! :P

    Abracos…

  17. Gabriel Antunes

    Olá meu caro,

    gostaria de saber em como estão as oportunidades para os Engenheiros Eletricistas especializados em Automação industrial.
    Aqui na UFU são 60 vagas no meio do ano para o curso de Engenharia Elétrica com esta ênfase, e chega a dar 6 a 7 por vaga, ja no final do ano com a divisão com o programa de acesso alternativo chega a 12 por vaga via vestibular.

  18. Jean Henrique

    eu gostaria de saber qual a diferença entre o curso de Engenharia Elétrica e o curso de Engenharia Eletrônica,
    Tambem gostaria de saber quais são as melhores faculdades da região Sudeste para esse curso.

  19. Pedro

    Nao tenho certeza do que vou fazer ainda, mas gostaria de saber qual a diferença entre engenharia elétrica e engenharia eletrônica, qual tem uma área de trabalho melhor,e se eu fosse fazer enfase em algo qual seria a melhor no mercado.
    Respondam Por Favor !!!

  20. Pedro Addler

    Olá Lucas

    Na verdade não, os cursos de Engenharia com ênfase em Eletrotécnica e Eletrônica, embora tenham um começo semelhante, são bem diferentes.

    Vou resumir as principais características de cada curso para ficar mais claro:

    - Engenharia Elétrica com Ênfase em Eletotécnica: Curso voltado para o estudo de sistemas elétricos pesados, tais como usinas de geração de energia, máquinas e motores elétricos.

    - Engenharia Elétrica com Ênfase em Eletrônica: Curso voltado para o estudo de sistemas elétricos pequenos e sofisticados tais como resistores, indutores, capacitores e transistores, o foco do curso é a criação e montagem de circuitos elétricos.

  21. marcio miguel

    boa tarde galera, moro aqui em brasília e sou formado em eletrotécnica, agora vou cursa a engenharia elétrica, mais aqui todas as faculdade são voltadas para eletrônica, gostaria de opinioes sobre o que devo fazer? telecomunicação ou eletronica? quando q está o salario de um engenheiro ?

  22. Yuri Tenorio

    Queria saber quais são as Faculdades Federais do estado de Penambuco de Engenharia Elétrica.

  23. Pedro Addler

    Olá Venancio

    Comparando Engenharia Elétrica e Ciência da Computação ambas tem vantagens e desvantagens.

    - Ciência da Computação: Tem como vantagem oferecer uma enorme quantidade de empregos e de vários tipos, tem como desvantagem o fato do salário médio ser menor.

    - Engenharia Elétrica: A Engenhria Elétrica é uma carreira estável e de ótimos salários, a desvantagem é que se trata de uma profissão mais difícil em comparação a ciência da computação.

  24. Pedro Addler

    Olá Gabriel Antunes

    Devido ao aquecimento da economia ( que podemos observar no dólar em contante queda !! ) a demanda por profissionais de Engenharia Elétrica de todo tipo está em alta.

    Considerada uma Engenharia difícil, os profissionais de Engenharia Elétrica vem experimentando uma boa valorização por parte do mercado.

    Em relação aos profissionais de Engenharia Elétrica com ênfase em Automação Industrial as melhores vagas estão no Agronegócio que está expandindo cada vez mais suas fronteiras.

  25. Pedro Addler

    Olá Jean Henrique

    A diferença entre os cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica é a ênfase:

    Enquanto no curso de Engenharia Elétrica você vai estudar tanto eletrônica quanto eletrotécnica, no curso de Engenharia Eletrônica você vai se aprofundar mais na eletrônica mesmo.

    Em relação aos melhores cursos de Engenharia Elétrica Federais do Sudeste são os seguintes:

    • São Paulo:

    - UNESP ( Universidade Estadual Paulista – SP ): Curso de Engenharia Elétrica

    - UNICAMP ( Universidade Estadual de Campinas – SP ): Curso de Engenharia Elétrica

    - USP ( Universidade de São Paulo – SP ): Curso de Engenharia Elétrica

    • Rio:

    - IME ( Instituto Militar de Engenharia – RJ ): Curso de Engenharia Elétrica

    • Minas Gerais:

    - UFMG ( Universidade Federal de Minas Gerais – MG ): Curso de Engenharia Elétrica

    - UNIFEI ( Universidade Federal de Itajubá – MG ): Curso de Engenharia Elétrica

  26. Israel

    fala pedro addler! estou muito interessado em cursar engenharia elétrica, pois me interesso muito pela área de energias renováveis! quem conclui o curso de engenharia elétrica pode fazer mesmo uma graduaçao em energias renováveis?! moro no ceará e queria saber como estao as oportunidades! abrçç

  27. Israel

    fala pedro addler! estou muito interessado em cursar engenharia elétrica, pois me interesso muito pela área de energias renováveis! quem conclui o curso de engenharia elétrica pode fazer mesmo uma pós-graduaçao em energias renováveis ou já está apto a trabalhar nessa área?! moro em fortaleza, ceará e queria saber como estao os salários, as oportunidades! abrçç

  28. Fred Santos

    Gostaria de saber mais detalhadamente, sobre o curso de Engenharia Elétrica, como por exemplo; onde atuar, tenho planos de ir morar no sul do brasil (Paraná), alguém que more no sul do Brasil, talvez possa me responder como anda as perspectivas para esta profissão lá,

    Obrigado.

    ATT,
    Fredson Santos.

    • Pedro Addler

      Olá Fred Santos

      A Engenharia Elétrica, considerada uma das engenharias “difíceis” pelo alto conteúdo de matemática e física é também uma das áreas com maior número de campos de atuação.

      Tendo um diploma de Engenharia Elétrica, você pode trabalhar com eletrônica, micro-eletrônica, telecomunicações ( inclusive telefonia celular ) e também claro trabalhar com produção e distribuição de energia elétrica.

      As perspectivas para a carreira de Engenharia Elétrica são otimas, pois é um curso difícil, o profissional que consegue se formar em uma boa Universidade Federal é sempre bem valorizado.

  29. Pedro Addler

    Olá Israel

    Realmente a questão das energias renováveis dentro da engenharia elétrica está bem em alta, em especial no Brasil, que acreditem ou não é um dos líderes de sustentabilidade mundial.

    Atualmente aproximadamente 1/3 da nossa matriz energética é composta por fontes limpas e esse pontencial tende a aumentar ainda mais devido a instalação de usinas de vento, principalmente no Nordeste, a sua região :) !!

    Em relação a este campo de trabalho, uma boa é você fazer uma especialização, ela pode ser feita logo após a conclusão do curso de engenharia elétrica.

  30. Pedro Addler

    Olá Marcio Miguel

    Hoje em dia para os mercados de Eletrônica ou então Telecomunicações dentro da Engenharia Elétrica, o mercado de telecomunicações está mais favorável.

    Está favorável por 2 motivos: hoje em dia há muitos profissionais de Engenharia Elétrica e técnicos formados em eletrônica disponíveis ( saturação de mercado ) e também devido a expansão da telefonia celular e Internet banda larga no Brasil que ainda tem um bom potencial.

  31. Pedro Addler

    Olá Yuri Tenório

    Você vai encontrar a Engenharia Elétrica nas seguintes Universidades Públicas Nordestinas:

    - UESPI ( Universidade Estadual do Piauí ): Curso de Engenharia Elétrica

    - UFBA ( Universidade Federal da Bahia ): Curso de Engenharia Elétrica

    - UFC ( Universidade Federal do Ceará ): Curso de Engenharia Elétrica

    - UFMA ( Universidade Federal do Maranhão ): Curso de Engenharia Elétrica

    • Adriano

      Sou graduado em Administração de Empresas e tenho o interesse em fazer Engenharia Elétrica, a minha dúvida é a seguinte: como nunca estudei nada nessa área, estou em dúvida se faço um curso Técnico em Eletrônica para ter um conhecimento na área e depois faço a graduação ou já faço Engenharia Elétrica, o q seria mais recomendável, alguem pode me ajudar?
      Abraços

      • Luciano

        Meu amigo, eu também sou Administrador de Empresas, e agora estou fazendo Engenharia Elétrica, eu recomendaria você tentar fazer os dois juntos, não perca tempo, mais se tiver que optar faça logo engenharia. Você já tem uma vantagem, é provavel que todo engenheiro algum dia terá que aprender administração.

      • Pedro Addler

        Olá Adriano

        Neste caso sua escolha vai depender dos seus objetivos.

        Se você quer entrar rapidamente no mercado de trabalho, recomendo que faça Técnico em Eletrônica e começe a trabalhar adiando um pouco sua graduação em Engenharia Elétrica, que poderá ser feita em paralelo com o trabalho.

        No entanto, se você quer deixar para entrar no mercado de trabalho depois com uma graduação e um salário melhores, faça desde já o curso de Engenharia Elétrica.

  32. gabriel figueiredo

    terminei o ensino medio agora!
    adoro muito matematica e tenho uma facilidade inexplicavel, mas nao quero ser professor de matematica pq eu nao tenho pasciencia de explicar.
    nao sei direito em qual engenharia me formar, mas me interessei em engenharia de produçao e engenharia eletrica. pedro adller qual dessas engenharias eu deveria fazer? quero um bom salario e tmbm depois q eu me formar em uma dessas engenharias nao quero ficar me atualizando sempre.

    • Pedro Addler

      Olá Gabriel

      Engenharia Elétrica é realmente uma otima opção pra você que não gosta muito de lidar com o público, a Engenharia Elétrica é uma carreira bem técnica.

      Tendo uma alta facilidade em Matemática então você tem tudo pra ter sucesso na carreira de Engenharia Elétrica.

      Mas agora vem a má notícia :P você vai ter que se aualizar sim, não sempre mas de vez em quando sim , porque as tecnologias estão sempre em movimento, você tem que as vezes correr atrás.

  33. Rebeca

    ooi pedro! tb me interesso muito pela área de energias renováveis! mas na minha faculdade não existe esse curso.. você me aconselharia a fazer engenharia elétrica ou outra engenharia?

    • Pedro Addler

      Olá Rebeca

      Realmente Energias Renováveis não é um curso é uma especialização por isso que você não achou.

      Para trabalhar com esta área Engenharia Elétrica é sim uma ótima opção porque você vai estudar a fundo os processos de geração de energia.

      Depois do curso de Engenharia Elétrica aí sim você poderá fazer uma especialização em Energias Renováveis.

  34. Thiago Lechner

    Site muito interessante.

    Para complementar, acredito que podia ter artigos sobre “especializações”, pois decidir qual área irá atuar e escolher uma especialização interessante, é tão difícil quanto escolhero curso do vestibular.
    No meu caso, estou cursando engenharia elétrica e tenho dúvidas sobre qual especialização irei fazer…

  35. Denise

    Essa matéria foi tão boa que eu estou com medo da concorrência aumentar!! Sou apaixonada por engenharia e acho que Engenharia Elétrica é o meu futuro, espero passar para uma federal e me tornar uma universitária já ano que vem!!!

    • Bruno Roveroni

      Olá Denise,

      Antes de mais nada quero enfatizar que o curso de engenharia elétrica é um dos mais difíceis, em todas as aéreas da engenharia. Curso engenharia na Universidade Federal do Pampa. Tenho aula com professores estrangeiros, a grande maioria dos docentes são doutores, formados por universidades estrangeiras na Alemanha e França, pelo fato de ambos os países dominarem energia eólica e solar.
      O curso é tão difícil que esse ano se formaram somente sete alunos.

  36. nil

    olá…
    estou no segundo periodo de engenharia elétrica e tenho
    que escolher a habilitação:eletrotecnica ou eletrônica, mas estou com muitas duvidas.
    axo q que eletrônica tem mais mercado,mas como
    ja sou tecnico em eletrônica, sera se devo escolher eletrotecnica ou me aprofundar em eletrônica??

    • Pedro Addler

      Olá Nil

      Realmente, você está certo, como você já trabalha a um tempo com Eletrônica é mais interessante que você siga mesmo este caminho dentro da Engenharia Elétrica.

      Por 2 motivos: primeiro é que você gosta, tanto é que trabalha na área e depois porque é um caminho mais natural, levando em conta o seu interesse pela Engenharia Elétrica e também pela Eletrônica.

  37. João Paulo

    Olá Pedro vou fazer Engenharia Elétrica não sei bem o que vou enfrentar mas vou firme naquilo que quero.

    • Joao Henrique

      Ola Joao Paulo! em Engenharia Elétrica se prepara para conhecer a dona Integral!!!!! filha da Teoria Eletromagnetica. kkk…

  38. Paulo

    Estou pensando em fazer Engenharia Elétrica com enfase em Eletrônica, qual é melhor hoje no mercado e pensando daqui a alguns anos, Engenharia Elétrica (Eletrônica) ou Engenharia Elétrica (Eletrotécnica) ??
    se comparar Engenharia Eletrônica com Engenharia da Computação qual é melhor no mercado?

  39. ZMS

    Boa noite
    Gostaria de saber como está o mercado para o Curso de Engenharia Elétrica (Eletrônica) em comparação com Engenharia Elétrica (Eletrotécnica) ?
    E também com relação a Engenharia Eletrônica e Engenharia da Computação ?
    Pensando daqui há alguns anos, qual dessas Engenharia terá mais sucesso no seu ponto de vista ?
    Obrigado

  40. alexandre

    olá gostaria de saber c alguem sabe me dizer se posso abater as materias do curso de automacao industrial do curso de engenharia elétrica ? obrigado

    • Pedro Addler

      Olá Alexandre

      Sim, pode sim !! Em especial aquelas matérias bem trabalhosas que temos no primeiro ano :P tipo Cálculo, elas existem tanto no curso de Automação Industrial quanto no curso de Engenharia Elétrica.

  41. alexandre

    queria saber quais sao as melhores universidades do pais para este curso de Engenharia Elétrica entre públicas e privadas.

  42. zilton

    gostatria de fazer engenharia elétrica. vc acha oque o mercado esta necessitando muito ?

    • Pedro Addler

      Olá Zilton

      Realmente, no Brasil Moderno, os profissionais de Engenharia, seja ela Engenharia Elétrica ou seja ela qual for, não estão apresentando problemas de desemprego e isso ainda vai continuar por muito tempo até a modernização do país estar completa.

      O profissional de Engenharia Elétrica, em especial enfrenta uma ótima situação pois lida com um problema fundamental da sociedade Brasileira que é a geração e fornecimento de energia.

  43. Fiorella

    eu gostaria de saber quais os estados q possuem os melhoes cursos de engenharia elétrica

    • Pedro Addler

      Olá Fiorella

      Atualmente os 3 Estados Brasileiros que tem os melhores cursos de Engenharia Elétrica são os seguintes:

      1-) São Paulo
      2-) Minas Gerais
      3-) Rio de Janeiro

      O Sudeste é realmente muito forte em cursos tradicionais tais como Engenharia Elétrica, Medicina e Direito.

  44. Bento Júnior

    Sou academico de Engenharia Elétrica da UFPI, realmente o curso é excelente, teoria e pratica, fisica e matematica do começo ao fim, mas já foquei em telecomunicações pois certamente o mercado está solicitando bons profissionais, devido o boom da internet e da comunicação online.

  45. eliezer

    acabei de passar na ueg em goias para Engenharia Elétrica, qro saber se essa area e boa para o centro oeste!!!

    • Pedro Addler

      Olá Eliezer

      Com certeza, Engenharia Elétrica, devido as necessidades energéticas crescentes do Brasil está favorável em todo lugar, em especial no Norte e Centro-Oeste inclusive, regiões onde ainda há um grande potencial para a instalação de Hidrelétricas.

      Principalmente PCHs ( Pequenas Centrais Hidrelétricas ).

  46. Sergio cavalcante

    olá!sou Sergio,estudo eletrotecnica IFPI e passei pra engenharia elétrica na UESPI, estou com dúvida se curso ou não. Gostaria de saber quais as melhores universidades do Brasil nesse curso?

  47. André

    Tenho 15 anos e estou cursando o 2 ano do ensino médio
    Gostaria de fazer engenharia mecânica e depois engenharia elétrica
    Será q é uma boa?

    • Pedro Addler

      Olá André

      Sinceramente… não acho uma boa não viu.

      Você escolheu simplesmente fazer 2 dos cursos mais difíceis que existem !! Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica.

      Recomendo que você escolha apenas 1 deles ao invés de fazer os dois. Assim você vai poder se aprofundar e progredir mais na carreira.

  48. Helton

    Passei esse ano para engenharia elétrica na UFPI !!
    Minha enfase serah em eletrotécnica e queria saber quais podem ser as minhas perspectivas quanto au futuro universitário e ao futuro profissional.

    • Pedro Addler

      Olá Helton

      Primeiramente parabéns !! :o Engenharia Elétrica é uma carreira sólida e muito importante.

      A área de Eletrotécnica, muitas vezes chamada de Engenharia Elétrica Pesada, cuida do estudo de sistemas elétricos maiores ou mais “brutos” que trabalham com alta potência e voltagem tais como usinas, linhas de transmissão ou então subestações.

      As oportunidades profissionais mais interessantes para Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrotécnica estão justamente neste mercado de produção e distribuição de energia.

  49. Écyo Reis

    o curso em engenharia elétrica na UFC eh bom msm como falam????obg

    • Pedro Addler

      Olá Écyo Reis

      Com certeza !! O curso de Engenharia Elétrica da UFC é realmente muito bom.

      Já formou centenas de profissionais de Engenharia Elétrica para o mercado nacional e principalmente para a CHESF ( Companhia Hidro Elétrica do São Francisco ) que gera a maior parte da energia consumida no Nordeste.

  50. danielle

    eu to terminando agora o ensino médio,e como muitos jovensvou fazer meu primeir vestibular.E gostaria de saber que materias se estuda no curso de engenharia elétrica ? vocês que ja cursaram deve saber.

    • Pedro Addler

      Olá Danielle

      O curso de Engenharia Elétrica, considerado um dos principais cursos de Engenharia e também um dos mais antigos, é um curso bastante teórico em que a Matemática e a Física, principalmente a área de Eletrecidade é muito abordada.

      Entre as matérias que você estudar no curso de Engenharia Elétrica temos: Desenho Técnico, Física Experimental, Cálculo, Cálculo Numérico, Eletrônica Digital, etc…

  51. Fílipe Almeida

    Olá!
    Vou fazer vestibular pela primeira vez e estou pensando em fazer Engenharia Elétrica ou Engenharia Cívil. Gosto muito de Matemática e tenho muita facilidade com os assuntos de Física. Gostária de saber qual delas estuda mais Matemática e Física? E sobre o mercado de trabalho?

    • Pedro Addler

      Ola Filipe Almeida

      Essa eu respondo na hora e sem pestanejar !! Com certeza o curso que tem mais Matemática e Física é o curso de Engenharia Elétrica.

      O curso de Engenharia Elétrica inclusive tem exatamente o seu perfil !! É um curso justamente para quem gosta de Matemática e Física :)

      O mercado de trabalho para o Engenheiro Elétrico também é excelente, por se tratar de um curso difícil o profissional formado é muito valorizado.

  52. Luciano

    Estou no 5° periodo de engenharia elétrica, gosto muito do curso, mais atualmente trabalho como adminstrador de redes linux, será que fale a pena eu mudar para engenharia da computação ou continuar na elétrica? Pois até agora não tenho visto relação entre o que faço e o que estudo!

    • Pedro Addler

      Olá Luciano

      Não vale a pena mudar de curso nesta altura do campeonato não, ainda mais por causa do seu estágio.

      Afinal de contas, como você disse, você gosta do muito curso de Engenharia Elétrica. Pode ser que você não goste tanto de Engenharia da Computação.

  53. gabriel cury

    eu tenho 15 anos e ja estou decidido a fazer Engenharia Elétrica !!! eu acho eletrica muito interessanta ja ate fiz um curso !!!

  54. Igor Fagundes

    olá, gostaria de saber qual a área a atuar em Campo Grande MS que melhor seja remunerada na Engenharia Elétrica, e em qual especialização.
    C puder mandar a resposta no meu E-mail Agradeço mto.Um Abraço e que continuem assim, vcs estão de parabéns.

  55. Leandro

    Irei iniciar o curso de engenharia elétrica na universidade São Judas de São Paulo , queria saber se é uma universidade com um conceito bom .
    Ela oferece tres enfases: eletrotécnica, eletrônica e automação e controle
    Eu quero seguir na area de programação , trabalhar com CLP’s , microcontroladores , quais dessas enfases devo seguir , qual a mais recomendada

  56. Pedro Henrique

    Olá Pedro!
    Gostaria de saber se realmente é difícil passar em engenharia elétrica na UFMG…moro em SP mas quero fazer faculdade em MG…Eu to terminando meu curso no senai de Eletricista de Manutenção…To gostando muito…e tenho muita facilidade em contas e entender a materia…queria seguir carreira de engenharia elétrica…acha que vale a pena o sacrificio?

    • Pedro Addler

      Olá Pedro

      Realmente vale !! E como vale !! :D Fazendo Engenharia Elétrica, você que é um Técnico Eletricista vai dar um passo enorme na sua carreira.

      Alguns empregos que você não tinha chance por ter somente a formação de técnico por exemplo, com o curso de Engenharia Elétrica você vai poder passar a se candidatar !!

      Em relação a passar no curso de Engenharia Elétrica da UFMG, não vou mentir, é um dos melhores cursos de Engenharia Elétrica do Brasil e a competição é forte.

      No entanto, não é impossível !! Se você estudar, se preparar e fizer um bom Cursinho Preparatório, você passa em Engenharia Elétrica na UFMG com certeza !!

  57. luana

    Olá.vou tentar esse ano para Engenharia Elétrica pq eu gosto eu gosto muito de fisica elétrica mas, eu não me indetifico com matematica

    ps. eu não gosto da area de humana e na area de saúde não ha um curso que eu me indentifique

  58. M

    Como tornar um curso novo melhor frente aos parametros do mec?
    Quais os projetos que são melhor avaliados tanto fora quanto dentro do pais para o ingresso em mestrado/doutorado?
    Qual a área que menos paga bem em engenharia elétrica ?

    • Pedro Addler

      Olá M

      Para que um curso novo seja bem classificado em relação aoa parâmetros do MEC, nisso vai um bom tempo… antes de mais nada é preciso que este novo curso de Engenharia Elétrica forme ao menos 1 turma.

      Essa turma irá fazer todos os exames necessários, ENADE, etc… e dependendo da nota que tiver, o seu conceito irá lentamente subindo no MEC.

      Em relação a área mais bem paga dentro da Engenharia Elétrica atualmente são duas: Telecomunicações e também Eletrotécnica ( Energia ).

  59. Pedro Addler

    Olá Igor Fagundes

    Em Campo Grande e em toda a região do nosso querido Centro Oeste a área de Engenharia Elétrica mais promissora é a de Eletrotécnica, em especial a ênfase em produção e distribuição de energia.

    O Centro-Oeste tem boas localidades para a construção de Hidrelétricas, em especial PCHs ( Pequenas Centrais Hidrelétricas ) é aí que entra o profissional de Engenharia Elétrica.

  60. Carlos

    Gostaria de saber se as atribuições perante o CREA do Engenheiro eletricista com enfase em eletrotecnica são as mesmas do engenheiro eletricista com enfase em eletronica? Ou seja, enegenheiro eletricista com enfase em eletrônica pode assinar projeto elétrico residencial ?

    • Pedro Addler

      Olá Carlos

      Essa foi uma ótima pergunta !!

      Perante o CREA ( Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia ) o atributo Engenharia Elétrica é superior a sua especialização, em outras palavras, Engenheiro Elétrico é sempre considerado da mesma maneira e na mesma categoria profissional, não importa a ênfase.

      Mesmo você tendo uma especialização em Eletrônica, você pode sim assinar projetos de atribuição de quem tem a especialização em Eletrotécnica, o importante, no caso, é ter o diplima de Engenharia Elétrica e também o registro no CREA.

      O profissional de Engenharia Elétrica que atuar se registro no CREA inclusive, pode ser processado por irresponsabilidade profissional.

  61. Mateus

    Pedro, Vou formar o 1 ano.
    Eu passei no COLTEC (curso técnico de MG ) e passei tambem No CEFET-MG.
    Quero cursar Eletrônica, E quero saber Se o curso técnico do CEFET-MG é melhor do COLTEC .
    Vlw ^^

    • Pedro Addler

      Olá Mateus

      Cara !! Agora você me pegou !! rsrs tanto o curso técnico de Engenharia Elétrica do COLTEC da UFMG quanto do CEFET são muito bons !!

      Como ambos são bons, fica a dica: escolha aquele que for mais fácil pra você do ponto de vista prático, ou seja, o mais perto da sua casa.

      De qualquer modo, com qualquer um destes 2 ótimos cursos técnicos de Engenharia Elétrica seu emprego está garantido !!

  62. Pedro Addler

    Olá Leandro

    O Curso de Engenharia Elétrica da Universidade São Judas de São Paulo te confesso que não conheço muito pois pesquiso mais os cursos Públicos e Federais de Engenharia Elétrica, mas a fama da faculdade indica que é sim um bom curso.

    Se você quer trabalhar com Microcontroladores, Programação e Micro-Eletrônica em geral, sem dúvida a melhor ênfase que você pode escolher dentro do Curso de Engenharia Elétrica é a de Eletrônica.

  63. Rafaela Patrícia

    Meu sonho é fazer engenharia elétrica desde criança,pois meu pai é engenheiro eletricista tive muito apoio.Mais acabei desistindo pelas certas dificuldades no campo da matematica,sempre fui ótima em desenhos e muito criativa crio ideias a todo instante e isso facina as pessoas que convivem ao meu redor. Mais todo campo profissional que escolho acabo desistindo por envolver muitos cálculos.É isso fiz o teste vocacional e caiu engenharia ambiental e quimica sendo de que nunca gostei de quimica,embora eu esteje muito indecisa, o vestibular ta perto e não faço ideia do que fazerei. socoorroooo!

    • Pedro Addler

      Olá Rafaela

      Não vou negar, Engenharia Elétrica é mesmo um curso considerado difícil, por esse motivo mesmo é muito valorizado.

      E boa parte da dificuldade do curso de Engenharia Elétrica vem justamente da Física e Matemática, se você não tiver um talento mínimo para os números, melhor desistir da Engenharia Elétrica mesmo.

      Como no seu Teste Vocacional caiu Engenharia Ambiental é uma boa pesquisar sobre ela hein !! :D Aliás… aqui no Guia da Carreira agora temos 2 novos testes: Teste de Aptidão e Teste das 7 Inteligências, vai lá na página inicial e dá uma olhada !! :)

  64. karol

    Oi eu gosto muito de matematica e física. Mais tenho certa dificuldade em aprende-las. Amo engenharia elétrica, será que essa minha dificuldade será um grande impecilho?

    • Pedro Addler

      Olá Karol

      Não se preocupe, a dificuldade em Matemática e Física, é muito, mas muito comum, principalmente no Brasil em que não damos muita atenção ( ainda !! ) as Ciências Exatas no Ensino Fundamental.

      Para fazer Engenharia Elétrica, isso obviamente vai ser uma dificuldade a ser superada, no entanto não desanime !!

      Como você gosta de Matemática e Física, com certeza vai aprender e passar em tudo no curso de Engenharia Elétrica.

  65. Victor

    Então, eu nunca gostei de matemática, mas sempre achei muito massa a química e a física, os projetos, como era a matéria em si, apesar de não ser o melhor aluno, este ano estou começando a entender realmente a matemática, e estou disposto a prestar Engenharia Elétrica, será que eu conseguirei passar, e se realmente o curso é para mim, alguém poderia me aconselhar?

    • Pedro Addler

      Olá Victor

      Não vou negar, Engenharia Elétrica é considerado um curso difícil e que envolve muita matemática ( e bem avançada ), apesar de você não ser muito bom na área de Matemática, o mais importante você já tem, que é a vontade de aprender.

      O fato de você gostar de Física e Química também é muito positivo :) definitivamente Engenharia Elétrica é para você sim, recomendo que faça sim o curso.

  66. jander

    eu estou cursando Eletrotécnica e estou apaixonado pela a area elétrica. pareçe que nasci pra isso espero que eu consiga cursar engenharia elétrica aqui no maranhao se nao vou pra outo estado.

    No maranhão tem alguma cidade que oferece o curso de engenharia elétrica ?

    • Pedro Addler

      Olá Jander

      Realmente o curso de Engenharia Elétrica não é muito comum na Região Nordeste e no Maranhão, mas temos o curso de Engenharia Elétrica por aí sim.

      Ele está presente nas seguintes Universidades Maranhenses:

      - UFMA ( Universidade Federal do Maranhão ): Curso de Engenharia Elétrica

      - IFMA ( Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão ): Curso de Engenharia Elétrica

  67. Sheyla

    Olá, gostaria de uma informação. Tenho um amigo, formado em técnico em eletrônica, mas sem registro no Crea, cursou pelo CEFET. Trabalhou por 8 anos em rádio e televisão. Graduou-se em Publicidade, fez especialização em marketing. Agora, voltou a atuar no setor de Engenharia de Televisão. Ele pode fazer especialização em telecomunicação ou engenharia elétrica e retirar o CREA?

    • Pedro Addler

      Olá Sheyla

      No caso, para o seu amigo se tornar Engenheiro e tirar a certificação do CREA, ele tem que fazer um curso de Engenharia mesmo, só a especialização acredito que não é o bastante.

      Recomende a ele que faça Engenharia Elétrica, fazendo o curso é garantido que ele tire o CREA :)

  68. Alyson Correia

    Olá, Sou Graduando de Engenharia Elétrica com enfâse em Eletrônica, Cursando o 1° Semestre em uma Faculdade Particular. Queria Saber se pelo fato de ser Particular existe alguma desvalorização no curso ? É uma boa área Para Especialização/Mestrado !?
    Aguardo Resposta, desde já agradeço.

    • Pedro Addler

      Olá Alyson Correira

      Na verdade não é que os cursos de Engenharia Elétrica das Universidades Particulares sejam desvalorizados, eles são sim muito bons.

      O que acontece é que os cursos de Engenharia Elétrica das Federais que são mais valorizados.

      Em relação a Mestrado/Doutorado, a área de Engenharia Elétrica não é boa não… é excelente !!!

      Você tem muitas opções, recomendo, em especial, as áreas de Eletrônica, Micro-Eletrônica e também Energia.

  69. Mateus

    Pedro , eu de novo ^^
    Agora estou confuso ….
    Fiz os testes de personalidade e aptidão, no de personalidade caiu que eu era artesão e no de aptidão engenheiro, será que minha personalidade influência muito no curso de eletrônica? :D
    Ah… eu escolhi o COLTEC da UFMG . pois no CEFET-MG la é mais curso técnico e no COLTEC mais ensino médio ! ^^

    • Pedro Addler

      Olá Mateus

      Que bom que você se decidiu então !! :P

      Realmente em geral os profissionais de Engenharia Elétrica não são do tipo Artesão não, são mais sérios do tipo de personalidade Guardião ou Racional. Mas sua combinação dá um fator interessante.

      Em relação ao tipo de personalidade, na carreira ele não influencia não, influencia sim na escolha da profissão e também na vida pessoal.

  70. Rafael

    Olá, gostaria de saber se um Engenheiro Eletricista Eletronico pode assisnar um projeto da área eletrotecnica, por exemplo, um projeto de uma subestação, instalação predial, sistemas distribuição… Obrigado

    • Pedro Addler

      Olá Rafael

      Pode sim, com certeza. Afinal Eletrotécnica é justamente uma das áreas da Engenharia Elétrica.

      O profissional de Engenharia Elétrica, formado e devidamente credenciado pelo CREA pode assinar qualquer projeto relativo a Energia ou então Eletrônica.

      Desde um sistema elétrico predial até mesmo uma Usina Nuclear.

  71. marcus vinicius

    oi eu gostaria de saber se engenharia eletrica cria robos e coisas eletricas

  72. José

    Estou em muita duvida em que carreira escolher, estou entre 2, queria que me ajudasse a escolher qual delas escolher. Estou entre Engenharia quimica, e engenharia eletrica.
    Manjo muito quimica, é a materia que eu sou melhor, porém gosto tanto de quimica quanto de física, porem quimica é menos dificil né? já estou ciente que, engenharia quimica quase nao tem quimica, é mais fisica. Na parte de fisica me dou bem na parte de calorimetria, porém termodinamica é muuito dificil, tenho medo de nao aprender essa materia na faculdade de “EQ”.
    Gosto muito da parte de eletrodinamica na fisica, o que eu acho que seria bom para a parte de eletrica, mas já li bastante, e nao vi nada relacionado, afinal, eletrodinamica nao se estuda na faculdade de Eng. eletrica? Um medo desse curso tambem, é que nao sou muito fan de computador, nao sei mecher muito nessa maquina nao, só o básico. Me ajude, p favor

  73. luana

    ola,eu to fazendo engenharia eletrotecnica mas eu queria saber se o mercado esta bom

  74. thalys

    eu estou em duvida entre eng. eletrica e economia,me indentifiquei com as duas areas o que me causa uma certa duvida,porem eu percebi que é comum alguns engenheiros civis se tornarem economistas pois durante a graduaçao eles aprendem noções de economia e eng.economica(para administrar seus projetos)e podendoo ate se especializar em economia.se eu fizer engenharia eletrica eu posso me especializar em economia?

  75. Jacqueline

    Gostaria de saber se o curso de engenharia elétrica é realmente mais adequado para homens ou se isso não tem nada a ver. Acabo o Ensino Médio este ano ano e tenho dúvidas entre três cursos: matemática, meteorologia e engenharia elétrica. Gostaria de saber quais as vantagens e desvantagens de cada um, considerando que tenho pouca criatividade, gosto muito de cálculos e moro do Rio Grande do Sul. Pretendo prestar vestibular na UFSM. Aguardo resposta. Obrigada.

  76. Suélen

    Olá! Tenho 17 anos, estou na difícil fase de escolher uma profissão, e a engenharia elétrica está dentre as principais. Estou com um pouco de receio porque não me identifico muito com informática, mas a ideia de geração e transmissão de energia me fascinam. Gosto e sou muito boa em física e matemática nunca mas sequer emendei dois fios: a falta de prática me preocupa. Gostaria de saber sua opinião sobre a minha situação. E além disso, qual a taxa de estudantes que se formam dos que entram em uma turma? Agradeço se puder enviar a resposta por e-mail.

  77. Miguel

    Boa noite.
    Eu sou um profissional na área de rede de computadores, gostaria de fazer o curso de engenharia de telecomunicações, só que no estado onde moro não tem essa graduação em nenhuma faculdade. Egenharia de eletricidade seria uma opção?? ou o recomendado é fazer Analise de sistemas mesmo???

  78. Ítalo

    Olá Pedro, tenho umas dúvidas.
    -1º queria saber se o curso de engenharia elétrica tem como se especializar na área de computaçao, como montagem.
    -2º é que estou no 2º ano e estou em duvida em 3 cursos: ciencias da computaçao, engenharia da computaçao e engenharia eletrica. Se puder, da umas dicas sobre eles.
    -3º eu queria saber se o curso de engenharia eletrica na UFCG é bom e se vale a pena entrar.
    Valeu

  79. vinicius

    Estou no 1 ano do ensino médio e sempre gostei de desmontar carros de controle remoto, dvds, rádios e etc… Gosto muito de saber como as coisas funcionam por dentro.
    Sou bom em matemática e física.
    Seria uma boa profissão pr mim?

  80. carlos

    olá pedro sou eletricista adoro o que faço sou otimo em projetos adoro trabalha com enegia e sonho em fazer engenharia eletrica por ser eletricista voce achar que isso poder ajudar.

  81. Cleydson

    Olá Pedro Addler,sou formado em 2º grau técnico em eletrônica, mas não fiz estágio. Eu gostaria que responda uma coisa, o ensino médio técnico em eletrônica já é uma base para a faculdade de engenharia elétrica.

  82. Ítalo

    Olá Pedro Addler,
    gostaria de saber uma coisa em relação as cadeira que são pagas no curso e a área de especialização.
    A 1ª dúvida é se tem muita física no estudo de engenharia elétrica, e se tiver, em que assuntos são mais específicos, como termodinâmica, ondas, entre outras.
    A 2ª pergunta é se eu posso me especializar na área de , por exemplo, montagem de circuitos em computadores, como placas Mãe, etc., ou seja, me especializar na área de computação praticamente.
    Ah, só mais uma curiosidade, queria saber se o ITA, o IME e a UFCG são boas universidades nesse curso.
    Obrigado

  83. Reginaldo

    Olá Pedro,
    Tenho 34 anos, trabalho como torneiro CNC, não possuo técnico e estou cursando o 6° semestre em engenharia eletrica. A minha dúvida é a seguinte: chegou o momento em que não sei o que fazer. Minha idade, por eu não ter o tecnico, por não atuar na área, não ter inglês, estou sinceramente pensando em “chutar o balde”. Não estou conseguindo ver um horizonte ou seja, me sinto totalmente desqualificado para atuar nesta área. O curso esta ficando mais dificil exigindo mais tempo de mim para estudar mas estou ficando desmotivado. Caso vc tenha alguma opinião sobre esse meu caso, por favor gostaria de saber.

    Obrigado.

  84. Ítalo

    Eu, sendo sincero, não gosto muito de eletrônica; apesar de amar Física, no geral. Porém, como amo demais Matemática e Física (com aquela observação), escolhi Eng. Elétrica, pois dizem ser a Eng. que mais mexe com cálculo. (:D :D :D ). E, depois, pretendo me especializar na parte de microeletrônica ou algo relacionado à Robótica para trabalhar mais com computadores. (Também gosto bastante de programação)

  85. Rosane

    Olá Pedro, estou fazendo engenharia eletrica numa faculdade particular em recife ainda nao formou turma, quanto a empregabilidade e mercado em recife sabes informar se está bom? fico na duvida se vou ter sucesso na hora de conseguir emprego. Gostei muito das tuas informaçoes e gostaria de saber tua opinião =) Desde já agradeço

  86. Barbara

    Olá Pedro, na escola sempre me destaquei em matemática e física, hoje faço o curso de sistemas de informação estou no 5º período e muito triste, quero desistir do curso e fazer engenharia eletrica, mas minha familia e amigos sao contra por nao saberem como é o mercado e do q se trata, gostei de eletrica por ter muito calculo…minha pergunta seria se eu estou fazendo uma boa troca..quero ter estabilidade financeira primeiramente. Desde ja agradeço!

  87. Marcos

    Boa noite. Tenho 22 anos e estou terminando a graduação em enfermagem, estou no ultimo ano, porem não estou gostando do curso. Gostaria de saber se com 23 anos é muito tarde para iniciar a graduação em engenharia elétrica e obter boa colocação no mercado de trabalho. obrigado

  88. Everton

    olá Pedro, estou indo pra o ensino médio e passei no concurso para duas escolas técnicas(cefet e faetec). Eu quero fazer eletrotécnica. Gostaria de saber qual escola é melhor tanto no ensino médio e técnico ?

  89. Danila

    oi pessoal!
    Eu vou fazer vestibular de engenharia eletrica na UFSJ, mas estou em duvidas em relação ao curso e a faculdade em questão o que voces acham? Compensa fazer ou não?
    desde ja agradeço

  90. Renato

    Olá, Gostaria de saber se o CREA/MS de um eng. elétrico permite assinar projeto de construção(geralmente assinado por eng. civil e arquiteto). Como por exemplo casa( até uma certa quantidade de m²). Obrigado

  91. Mario

    Quem cursou Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, também recebe o titulo de Engenheiro eletricista? Ou somente àqueles que fizeram com ênfase em eletrotécnica?.

    Obrigado.

  92. Ramon

    Olá pessoal do guia da carreira, tenho uma duvida muito pertubante em relação ao curso de Engenharia elétrica, Aqui perto de minha cidade Pretendo fazer engenharia eletrica mas gosto muito de Eletronica e o curso aqui é enfase de sistemas de potencia gostaria de trabalhar na area de criação de aparelhos eletronicos, esse curso é o que estou querendo? Obrigado!

  93. Marcio

    Bom dia, gostaria de uma ajuda, pois estou em duvida, ja sou formado em ciencias contabeis e tenho vasta experiencia em financas e administracao e tenho uma pos graduacao em contabilidade e controladoria empresarial, atualmente estou fazendo engenharia civil estou no 4 semestre, pois sempre quis fazer engenharia, mas nunca tive oportunidades agora que tive agarrei, na eng. civil porque era a unica que tinha vaga, sempre gostei de tecnologias, informatica e tal, desde novo, agora estou querendo transferir para eng eletrica, pois o mercado para eng. civil ao contrario do que todos pensam esta comecando a desabar imagina apos as olimpiadas(2016), mas vamos la minha duvida e a seguinte, hoje tenho 32 anos nao estou muito velho para entrar na area da engenharia eletrica? pois pretendo fazer mestrado e doutorado depois, ja na eng. civil idade nao importa pois poderemos trabalhar como autonomo…… desde ja grato pela ajuda

  94. Paulo

    Olá, eu gostaria de tentar alguma engenharia, pois são fã e fanático por: química,física e matemática(especialmente química, kkk), só que tenho uma grande dúvida por engenharia elétrica: por está ser uma área muito difícil das engenharias, gostaria de fazer, pois adoro desafios, mas será que é bom antes de ingressar na facul fazer pelo menos um curso técnico???
    Desde Já agradeço

  95. Adriana

    Olá Pedro, estou em dúvida entre Engenharia Elétrica e a Civil. Gosto muito de matemática e de física, o que me faz balançar mais para a Elétrica.
    Minha dúvida está no mercado de trabalho para elas duas aqui na Paraíba, pois moro em João Pessoa.
    Obrigada.

  96. Rodrigo Brito

    eu estiu pensando em fazer engenharia eletrica na FANOR, pq é uma faculdade internacional aqui de fortaleza,, que tem como beneficio estudar em outros poises,, queria saber se é uma boa cursa esse curso nessa falcudade, bom passei nesse ano para fanor , será melhor espera mais um ano pela federal ou fazer como um amigo meu que entrou na fanor e depois na federal, e hoje ele faz eng. eletrica e matemática,,. qual a opiniao de vcs para isso ?.

  97. Silva; A. N.

    Eu não entendo! Todos os teste q fiz no site não apontam Engenharia pra mim. Eu quero ser Engenheiro Eletricista com Enfase em Elétrotécnica, mas os resultados nunca aponta isso e nem chegam perto. Sou bom e matematica, aprendo as coisas facil e vivo estudando e pesquisando coisas da area. Vou fazer um curos de Elétrotécnica. POxa! To decepçonado com o Guia da Carreira, achei que ele iria me ajudar a na profisão q escolhi pra mim. espero uma resposta! :(

  98. Silva; A. N.

    postei o mesmo comentario por que to muito decepcionado com esse site, sempre me ajudou e agora me deixa confuso e cheio de duvidas, mas eu quero cursar Engenharia Eletrica, não importa o q os testes dizem. Eu gosto, me identifico com essa profisão e pronto. Infes de confirmar, os teste pioraram um monte de coisas. :( :( :(

  99. Gustavo

    Olá,
    gosto muito de eletricidade e de mexer com os materiais, mas também gosto de fazer logos e pequenas animações audiovisuais. Tem como conciliar uma coisa com a outra?

  100. Dábyla Arrais

    O engenheiro eletricista pode trabalhar na indústria automotiva ?

  101. Lucas Santos

    Passei no vestibular da UPE em engenharia eletrica eletrotecnica. As oportunidades de emprego sao boas para esta area? Os salarios compensao?

    (Aqui na UPE, as turmas de eletronica, eletrotecnica e; telecomunicaoes ja comecam separadas)

  102. jeferson

    Boa noite! Seguinte, estou pensando em cursar engenharia eletrica na Unisinos e na Puc. são as duas melhores universidades particulares do Rio grande do sul! qual a informação sobre essas universidades que tu tens?. sabe alguma informação dessas universidades? obrigado.

  103. Rodrigo

    Bom dia, irei iniciar a graduação em Eng. Elétrica, mas eu trabalho a 13 anos com TI, gostaria de saber se depois de formado em Eng. Elétrica, posso trabalhar na área de TI?

    ATT

  104. Marcos Ferraz

    A meu ver vc não é mt simpatizante do Nordeste kkkkkkk Mas aqui temos a UFPE, UPE, UFC, UFMA, IFMA, UFPA e entre muitas outras! :)

    Para constar, o nível do curso de Física da UFPE é de padrão internacional, um dos melhores do país.

  105. Tiago A

    A maior dificuldade é se manter no curso, na minha região por exemplo não tem muitas opções de estágio na área, o qual torna as oportunidades bastante concorridas.

  106. Jonas

    Bom Dia!
    Estou com uma grande duvida. Gostaria de saber qual o melhor curso: engenharia elétrica ou eletrônica.

  107. Marcos Oliveira

    Gostaria de saber quais as melhores faculdades privadas do Estado de São Paulo nos cursos de Eng. Elétrica e Direito

  108. claudia

    Olá. estou iniciando o terceiro ano do ensino médio e com uma dúvida cruel com relação ao vestibular. Há muito queria cursar medicina, adoro biologia, anatomia humana e quero ajudar as pessoas também. Só que gosto muito das exatas, principalmente matemática (parte de cálculo e álgebra) e penso em ajudar as pessoas concretizando projetos através das engenharias. Achei então que seria legal cursar engenharia elétrica ou mecânica; alguma que no final do curso eu pudesse fazer uma pós graduação e me tornar engenheira biomédica (pois, assim, não estaria me afastando tanto assim da área médica). Mas eis o problema; a pesar de poder, no final, “juntar” os cursos, no vestibular só tenho uma escolha para fazer. No meu caso, qual vocês acreditam que seria a melhor?

    • Cláudia

      Olá, Cláudia! Também me chamo Cláudia. Sou formada em engenharia elétrica e fiz mestrado em engenharia biomédica. Se você não mora na cidade de São Paulo não é um mercado muito bom, pouquíssimas possibilidades. Fiz um software chamado BR Braille no mestrado, ajudei realmente algumas pessoas, e era isto que me movia. Mas, o mestrado terminou e a realidade do mercado não é tão agradável. Falando de engenharia de uma maneira geral, vou citar um exemplo. Conheço histórias de colegas, que se sacrificam muito por causa do mercado. Um engenheiro mecânico, que passou mais de 15 anos em uma empresa, chegando a gerente, foi demitido; quando os salários vão ficando maior, algumas empresas cortam gastos desta forma. E agora com mais de quarenta anos, ele sente muita dificuldade em uma recolocação (+ de 6 meses desempregado). Já a esposa dele é médica, e nunca está sem trabalho, não é funcionária de uma indústria, não tem que se recolocar no mercado, e tem horário flexível. Se fosse hoje esta seria uma prioridade profissional, um horário flexível.
      Meu conselho pra você, seria você tentar entrar no curso de medicina, já que é mais difícil, e você é jovem, e tem tempo pra se dedicar. No curso de engenharia elétrica, é bem mais fácil de entrar, portanto se você estiver fazendo medicina e não gostar, a troca vai ser mais fácil. Ou seja, desistir de engenharia elétrica para entrar em medicina depois é muito mais difícil do que o contrário.

  109. Cris

    Eu sempre tive interesse pela área de exatas, e engenharia sempre esteve nos meus planos, este ano eu fui aprovada em dois processos seletivos para engenharia elétrica-eletronica e engenharia de producao e agora necessito escolher uma das duas. Gostaria de saber um pouco mais sobre mercado de trabalho, oportunidade em relacao a essas duas modalidades e qual a mais promissora na opniao de vcs.

  110. laís

    Olá, gostaria de saber se se eu fizer graduação em física, corto algumas matérias do curso de eng. elétrica. Caso sim, quais? Em quanto tempo eu me adiantaria. Obg.

  111. Laís

    Se eu me formar em fíca, corto algumas disciplinas de engenharia elétrica?

  112. paloma maria

    estou fazendo um curso de eletrotecnica e gostou muito de engenharia eletrica! é essa carreira que quero seguir :D

  113. Marcos Vinícius

    Olá, eu Passei em engenharia da computação e estou muito proximo de passar em engenharia eletrica na lista de espera, ambas na UFC. Se eu passar qual é a melhor para o nordeste? emprego? Me informaram q computação os melhores lugares são Manaus, São Paulo e Brasilia.

  114. Gilmar

    Boa tarde, gostaria de saber o seguinte, estou cursando Engenharia Eletrica, quando me formar queria fazer pós de Engenharia de Redes e Telecomunições, tem muito haver? vale a pena? Obrigado desde já.

  115. Danyelle

    Quais são as principais diferenças entre Engenharia Elétrica e Engenharia de Energia ?

  116. Kayque

    Tou acabando meu curso de téc em eletrotécnica e tou muito afim de fazer eng eletrica habilitação em eletrotécnica aqui na UFS só que muitos falam que a expêriência se conta muito na hora de se trabalhar, engenheiro sem experiência é ruim, aí tou pensando em trabalhar e pagar minha faculdade de engenharia numa particular, o que vc acha?

  117. Pedro Freitas

    estou me formando esse ano e gostaria saber outras especializações um engenheiro eletricista pode seguir?

  118. davidson

    ola pedro gostei muito das opções que vc nos mostrou eu sou fascinado com energia geração foto célula geração via bio digestor… emfim tudo o que se diz respeito ao meio ambiente e a criação de energia renovável, mas tem um problema…. sou péssimo em matemática! ja tem 7 anos que me formei e ate então nem peguei mais nos estudos, mas gosto de matemática, calculos exatas so que num quer dizer que gosto rsrs que sou bom, mas gostei dos seus comentarios, agora ja tenho certeza do que vou fazer desde ja agradeço

  119. Pingback: Engenharia Eletrônica – Conheça mais sobre esse curso « Guia da Carreira

  120. higor luiz

    Prezado Pedro;
    Gostaria de saber se é uma boa eu cursar Eng. Elétrica, pois já conclui tenho uma graduação em Redes de Computadores e trabalho numa das maiores empresas de tecnologias de informação e comunicação (TIC) do pais como téc. telecom pleno e a mesma dá oportunidade de crescimento. Têm equiparação entre essas graduações?
    Muito Obrigado!

  121. Samuel

    Há uma grande diferença entre engenharia elétrica e engenharia da computação?

  122. Wembley

    Olá. Boa Tarde

    Gostaria de saber, qual é a diferença entre Engenharia de Produção com ênfase em Elétrica e Engenharia Elétrica ?
    Pois vou iniciar a minha graduação e queria saber as diferenças.

    Grato

  123. Eduardo

    Curso Engenharia Elétrica com Habilitação em Eletrônica mas também gosto muito da área da Eletrotécnica. Gostaria de saber qual vale mais a pena fazer no quesito de remuneração e mercado de trabalho: Engenharia Elétrica com Habilitação em Eletrônica ou com Habilitação em Eletrotécnica?

  124. Eduardo

    Curso Engenharia Elétrica com Habilitação em Eletrônica mas também gosto muito da área da Eletrotécnica. Gostaria de saber qual vale mais a pena fazer no quesito de remuneração e mercado de trabalho: Engenharia Elétrica com Habilitação em Eletrônica ou com Habilitação em Eletrotécnica? Considerando que moro em Sergipe!

  125. Jones

    igual nos sempre zuamos nossos parceiros da Eng mecânica é mais fácil transforma um Eng eletricista e (NÃO ELÉTRICO NÃO SOMOS LIGADOS NA TOMADA o.O!!!) em um Eng mecânico do que ao contrario auhduahduah mais eh fato …. mas Eng mecânica em minha opinião é mtu fera tbm…

  126. Luciano

    bom dia a todos.
    Gostaria de saber se no setor automotivo o engenheiro elétrico é bom requisitado e gostaria de saber o valor do piso salarial.
    Obrigado

  127. Robert Oliveira

    Olá Pedro Addler.
    Você saberia responder porque, a área de projetos elétricos hoje em dia está tão difícil de ser inserido, se não tiver um padrinho “QI”? Sou formado em Técnico em Eletrotécnica.
    com cursos de:
    *Eletricista Industrial
    *NR-10
    *AutoCAD (2007,2010,2011,2012)
    *PDMS (Plant Design Management System)
    módulos:
    -Cable Tray
    -Cable System
    -Equipments
    -Pipe
    -Structure
    _Draft
    *Smart Plant 3D
    *CLP, inversor de frequência (Cursando)
    Obrigado.
    PS:Se puder me dar uma força!
    Obrigado novamente.

  128. Letícia

    Bom pedro, eu faço o curso de eletroeletrônica no IFAL, desde que eu comecei no curso tenho uma vontade enorme de fazer engenharia elétrica, só que não sou boa em matemática, eu até era, mais depois que mudou de professor eu não tenho mais vontade de estudar matemática, gosto bastante de química e entendo um pouco de física, será que engenharia elétrica era uma boa opção de curso pra mim ?

  129. Jhonatan

    ola , estou no primeiro ano de engenharia elétrica por uma faculdade particular , pois não tive dinheiro pra me mandater em uma federal então optei pelo prouni . Queria saber se tem desvalorização para engenheiro formado em particular?

  130. Emerson

    Estou terminando o ensino médio e estou com dúvidas em relação o que cursar: Engenharia de Computação ou Engenharia Elétrica. Gosto de computadores,e me interesso por engenharia elétrica, especialmente a especialização em eletrônica.Queria saber qual desses cursos é mais recomendável, até porque moro na Bahia e a região influência muito na minha decisão pois as grandes oportunidades se encontram na região sul do país.
    agradeço.

  131. Marlon

    Olá

    Irei prestar, esse ano, a Fuvest. Estou decidido quanto a área, no caso, Engenharia Elétrica, porém ainda estou indeciso sobre onde estudar (POLI ou São Carlos). Dentre estas, qual é a melhor em termos de estrutura? Há grandes diferenças entre as citadas(além da localização)?

    Desde já, obrigado :)

  132. Bruno moraes

    Eu ainda tou no ultimo ano do ensino médio e quando termina eu quero fazer faculdade de engenharia elétrica eu moro em juruti no pará, como faço para ingressar em uma faculdade para fazer?

  133. Eduardo

    o engenheiro elétrico que trabalha tanto na área de eletrotecnica, como na area eletrônica precisa fazer a parte operacional? tipo por a mão na massa? ou só projeta?

  134. Gilson Gonçalves

    Olá
    Curso engenharia eletrica em uma universidade em minha cidade minha turma é a primeira da universidade quem esta colaborando com a faculdade é a Cemig sendo q tem q vir engenheiros de outros lugares para suprir as necessidades de tecnicos, já atuo na área, mas no ramo de eletrônica de veiculos pesados e andei pesquisando e fiquei enteressado em me especializar em eletrônica sendo q o meu curso não tem nenhuma ênfase é somente engenharia elétrica.
    Queria me especializar em projetar equipamentos para laboratórios, maquinas de ressonância magnética, equipamentos q possam ajudar a medicina e as pessoas q necessitam de exames mais complexos, equipamentos de ultrasonografia e radioterapia seria uma boa me especializar nesta área ???

  135. lucas ferreira novelino

    queria saber sobre trabalhar eu vou ser o que nesse trabalho de engenha eletrica

  136. aergio williamis

    sou eletrônico !!!!

  137. victor bahia

    Ola, sou Tecnico em Eletrotecnica, já trabalho na area mas como eletricista…tenho uma vontade grande de cursar engenharia eletrica, sem o que vou encontrar pela frente,a matematica e a física e mole e grande problema e a informatica… A Informatica acompanha uma boa parte do curso, né isso?
    agradeçode desde já o espaço.

  138. Lucas Andrade

    oi, eu estou terminando um curso técnico em eletrotécnica e estou com duvida se faço engenharia elétrica… na engenharia eu vou estar vendo quase a mesma coisa do que no curso técnico? e quem tem o curso técnico ganha mais ou menos de quem tem engenharia? e quem tem os dois ganha quanto?

  139. Erbert

    tenho 34 anos e estou cursando eletrotécnica e consegui um bom estágio estou muito feliz,termino meu curso em 2014 e em seguida 2015 vou começar a fazer engenharia elétrica,acho que fazendo um curso técnico me da bastante embasamento para fazer o curso superior

  140. Rafaela Guerra

    Boa tard, meu nome é Rafaela sou formada em Gestão Financeira e tenho 28 anos. Gostaria de saber para quem tem experiencia na area se sou muito velha para ingressar no curso de Engenharia Elétrica e se existe alguma área mais indicada para mulheres.

  141. marco polo

    Moro em Recife, e pretendo fazer engenharia elétrica, e aqui tem o curso,porém, a maioria das pessoas que conheço dizem que devo fazer na UFCG em Campina Grande/PB, pois a mesma é uma das melhores do Brasil, gostaria de saber de você, se a UFCG é realmente boa como eles dizem. Não deixe de responder, pois, sua opinião é muito importante para mim.

  142. Renato

    Atenção!
    Se você se forma em uma universidade que não oferece opções de modalidade em seu curso de Engenharia Elétrica, você recebe o título de “Engenheiro Eletricista”. E aí começa o problema.
    Se você quiser ingressar no serviço público, o edital do concurso vai lhe dizer que o seu título de Engenheiro Eletricista só lhe dá o direito de atuar em Eletrotécnica.
    As vagas na área da Eletrônica e de Telecomunicações exigem o diploma de “Engenheiro Eletricista – Ênfase Eletrônica”, ou “Engenheiro Eletrônico”, ou “Engenheiro de Telecomunicações”.
    Ninguém te avisa disto na hora de escolher uma profissão.
    E daí não importa se você estudou um monte de eletrônica em uma das mais conceituadas Universidades Federais do país.
    Oficialmente, o setor público vai lhe dizer que você não está legalmente habilitado para assumir o cargo pretendido, mesmo que você tenha sido aprovado no referido concurso!
    É uma grande decepção. Você se sente enganado, frustrado.
    Portanto, na hora de escolher uma universidade para cursar Engenharia Elétrica, cuidado, muito cuidado mesmo. Verifique qual é o título que vai constar no seu diploma.

    • Ronaldo

      Renato, boa tarde !

      O meu filho deseja cursar Engenharia Elétrica. Gostaria de sua opinião sobre o curso oferecido pelo CEFETmg, caso possível.
      O link com informações do curso é:
      http://www.graduacao.cefetmg.br/site/sobre/aux/cursos/engenharia_eletrica.html
      Dizem que esses centros federais sofrem com falta de recursos, pois as universidades federais tem prioridade.
      Certo de sua atenção, agradeço.
      Ronaldo

  143. Marcus Vinicios

    Ola pedro. Sou concluente de ensino medio e estou pensando seriamente em cursar eng. eletrica, e gostaria de saber qual é a area mais procurada: eletronica ou eletrotecnica, e sou bom em matematica e fisica, mas nao dou muito bem com quimica, sera que isso pode complicar minha vida academica?

  144. Lucas

    Pessoal,

    Gostaria de saber qual lingua devo fazer para enriquecer o meu curriculo japones ou alemão, pois ja estou terminando meu ingles e não sei qual lingua devo fazer depois.

  145. Matheus Ferreira

    Olá, estou cursando o segundo ano do curso de eletrotecnica e a professora passou uma pesquisa, e não estou conseguindo fazer, por um acaso você poderia me ajudar? ( PORQUE NÃO É UTILIZADO A CORRENTE CONTINUA EM TRASMISSÕES DE ENERGIA ELETRICA E PREFERE-SE A C.A ) se você pudesse me ajudar ficaria muito grato !

  146. Andressa Tassotti

    eu vou me formar este ano e quero fazer engenharia elétrica todo mundo me diz que isso é coisa de pia fazer e tal… mas eu não acho nada a ver…oque vocês acham?

  147. matheus

    concordo com a concorrência a que no Piaui , é no minimo 70 para uma vaga , já nas particulares cai um pouco fica apenas 40 para uma vaga.

  148. rodrigues

    diploma de engenheiro eletricista

  149. higor luiz

    Prezado Pedro;
    Gostaria de saber se é uma boa eu cursar Eng. Elétrica, pois já conclui tenho uma graduação em Redes de Computadores e trabalho numa das maiores empresas de tecnologias de informação e comunicação (TIC) do pais como téc. telecom pleno e a mesma dá oportunidade de crescimento. Têm equiparação entre essas graduações?
    Muito Obrigado.

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
 
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!