Engenharia

Engenharia Química

A Engenharia Química combina os conhecimentos de Química com a técnica da Engenharia para projetar indústrias de produtos químicos e de combustíveis.

Engenharia Química

Habilitação:
Engenheiro Químico
Duração do Curso:
5 anos
Área:
Engenharia
Atributos do Profissional:
Meticulosidade e Raciocínio Lógico
Salário Médio:
R$ 3500,00

A Carreira em Engenharia Química

A Engenharia Química é uma carreira da área de Engenharia que surgiu a partir da fusão dos conhecimentos da Química e também da Engenharia, em especial a Engenharia de Produção.

Assim como o Engenheiro de Produção projeta linhas de produção para a fabricação deprodutos industriais em geral, o Engenheiro Químico projeta linhas de produção de produtos químicos.

Como todos sabem, assim como a Biologia, Física e Matemática, a Química é uma Ciência Universal e está presente em muitos aspectos do nosso dia a dia.

Quando compramos uma caixa de leite, tomamos um remédio ou então colocamos gasolina em nossos carros, em todas essas situações estamos fazendo uso de produtos que só puderam ser fabricados graças a Química e a Engenharia Química.

Além de colaborar diretamente na produção de milhares de tipos diferentes de produtos, a Engenharia Química também tem um papel fundamental no desenvolvimento tecnológico.

Buscando maneiras mais ecológicas e sustentáveis de produzir os produtos químicos e também buscando novas maneiras de reciclar ou eliminar resíduos, a Engenharia Química tem um papel fundamental para aumentar a sustentabilidade da sociedade.

O Curso de Engenharia Química

Por ser um curso da área de Engenharia, as matérias de Ciências Exatas estão sempre presentes em todo o curso, sobretudo no ciclo básico do primeiro ano.

No segundo ano, a Química em si passa a ser o foco, representada por várias disciplinas, tais como: Termodinâmica e Mecânica dos Fluidos.

A partir do terceiro ano, como acontece em muitos cursos de Engenharia, o curso de Engenharia Química começa a se tornar mais prático com várias aulas em laboratório (que em geral os alunos adoram).

Nestes laboratórios de Engenharia Química o aluno vai trabalhar com várias reações químicas, sempre estudando e analisando os resultados obtidos.

As principais experiências realizadas serão de purificação de elementos (obter substâncias puras a partir de matérias primas variadas) e também compor novas substâncias.

Nas Universidades Públicas de Engenharia Química é obrigatória a apresentação de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) no final da graduação.

Esse trabalho deve ter como tema algum conteúdo relacionado à Química e deve ser apresentando também aos professores que vão avaliá-lo. A realização de estágios, em geral, também é obrigatória.

Engenharia Química: Colaborando diretamente para o progresso da sociedade

Grade Básica do Curso de Engenharia Química

  • Cálculo
  • Física
  • Química Analítica
  • Química Orgânica
  • Química Inorgânica
  • Termodinâmica
  • Eletroquímica
  • Mineralogia
  • Cinética Química
  • Laboratórios de Engenharia Química

Alfred Nobel, o Primeiro Engenheiro Químico

Alfred Nobel, o pai da dinamite também criou o famoso Prêmio Nobel

Alfred Nobel pode até ser um nome estranho para alguns, mas com certeza todos já ouviram falar do Prêmio Nobel, sim, ele foi criado pelo grande cientista Alfred Nobel.

Alfred Nobel já nasceu em uma família de cientistas, sendo o seu próprio pai Immanuel Nobel, um famoso e rico inventor em sua época.

Apesar do seu sucesso na juventude, quando seus filhos nasceram Immanuel estava em uma situação financeira muito ruim e mudou-se da Suécia onde morava para a Rússia a procura de novas oportunidades de trabalho.

Quando a nova empresa de Immanuel deu certo, toda a família mudou-se para a Rússia e foi na cidade Russa de São Petersburgo que Alfred e seus irmãos estudaram.

Alfred Nobel começou a trabalhar com o pai e a partir daí nasceu sua paixão pela Química.

Percebendo o forte interesse do filho na época, Immanuel resolveu mandá-lo para o exterior para estudar Química e Engenharia Civil (na época ainda não existia a Engenharia Química).

Molécula de Trinitrotolueno ( TNT ) representada em 3D

Alfred Nobel passou pelos Estados Unidos e Alemanha, mas foi na França que encontrou algo que mudaria sua vida: uma nova substância química chamada Nitroglicerina.

Alfred ficou fascinado com o poder da substância e passou a trabalhar para aperfeiçoar a Nitroglicerina de modo a torná-la segura.

A Nitroglicerina é um tipo de substância explosiva natural e Alfred imaginava que poderia usá-la para construir túneis, represas e canais aquáticos.

Depois de muito trabalho, em 1863 Alfred finalmente conseguiu seu objetivo: partindo da Nitroglicerina, criou o TNT (Trinitrotolueno), popularmente conhecido como Dinamite.

Esse foi considerado o primeiro grande trabalho de Engenharia Química da humanidade, pois além de inventar o TNT, Alfred Nobel também desenvolveu um método industrial para fabricá-lo.

Em poucos anos a Dinamite fabricada por Alfred e sua equipe de Engenheiros Químicos se espalhou pelo mundo, começando inclusive a ser usada para fins militares o que deixava Alfred muito chateado, pois seu invento estava causando muita morte e destruição.

Depois de várias décadas de trabalho duro em Engenharia Química, Alfred já idoso, decidiu que iria compensar a destruição que seu invento causou criando um prêmio para o bem da Humanidade.

Medalhas do Prêmio Nobel em Frente e Verso

Como não tinha filhos, ele doou toda a sua fortuna (na época alguns milhões de dólares, mas se convertido aos dias de hoje, daria alguns bilhões) para a criação da Fundação Nobel, que todos os anos oferece o Prêmio Nobel aos melhores cientistas e pacifistas do mundo.

Desde que foi criado em 1900 o prêmio Nobel é considerado o principal prêmio científico do mundo. E vem sendo perseguido por todos os grandes cientistas.

Até hoje, mais de 100 anos depois, a Dinamite ainda é usada como o principal explosivo do mundo, usado amplamente pela Engenharia Civil.

Especializações da Carreira de Engenharia Química

Dependendo do perfil do profissional ele pode optar pelas seguintes especializações dentro da Engenharia Química:

  • Desenvolvimento Tecnológico: Especialização em que o profissional de Engenharia Química cria novos produtos químicos e também estuda se estes são viáveis economicamente (se vale a pena fabricá-los). Além de desenvolver novos produtos, o Engenheiro Químico também pode trabalhar aperfeiçoando a fabricação de produtos já existentes.
  • Engenharia Química Ambiental: Nesta especialização da Engenharia Química o foco é desenvolver processos que eliminem (ou pelo menos diminuam) as poluições industriais e também novas maneiras de reciclar lixo, produtos químicos e metais.
  • Projetos Químico-Industriais: Especialização em que o profissional de Engenharia Química atua projetando e supervisionando o funcionamento de linhas de produção químicas, sempre visando projetar fábricas econômicas, pouco poluentes e que respeitem a segurança dos trabalhadores.

Melhores Faculdades

Abaixo listamos algumas faculdades que oferecem o curso de Engenharia Química e que possuem boas notas nas avaliações do Ministério da Educação (MEC) e nas provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Confira:

  • Instituto Militar de Engenharia (IME) – Rio de Janeiro – RJ;
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis – SC;
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) – São Carlos – SP;
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte – MG;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre – RS;
  • Universidade Federal do Ceará (UFC) – Fortaleza – CE;
  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Diadema – SP;
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – Porto Alegre – RS;
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – Rio de Janeiro – RJ;
  • Universidade Santa Cecília (UNISANTA) – Santos – SP;
  • Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Alvarez Penteado (FEFAAP) – São Paulo – SP.

Carreira em Engenharia Química: Aspectos Positivos

Com a descoberta do Pré-Sal Brasileiro serão abertas milhares de novas oportunidades para profissionais da área de Química, Engenharia Química e também Engenharia de Petróleo.

O Brasil também tem desenvolvido ótimas tecnologias de Biocombustíveis e a expansão desse mercado vai gerar muitos empregos para Engenheiros Químicos na construção e manutenção de usinas de Álcool e Biodiesel.

Carreira em Engenharia Química: Aspectos Negativos

Um dos principais problemas da Engenharia Química é o risco constante de acidentes que o profissional pode encontrar em alguns empregos, além dos acidentes em si, a exposição inadequada a produtos químicos tóxicos também pode ir minando a saúde com o passar dos anos.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. Felipe

    Gostei! Quem sabe eu siga a área!

    • thali

      poxa é muito legal, se eu fosse vc seguia esta profissão, exige muito esforço eu sou estudante de modas mas acho a engenharia química muito legal, meu avô foi engenheiro químico e eu sempre o admirei por sua determinação e esforço foi o q não faltou para ele! nao vou dizer que era o meu sonho ser engenheira química,pois agora sou design de moda, vou vencer a vida desta forma !! beijos e boa sorte na decisão.

      • Felipe

        Antes de comentar, o resultado ainda não tinha saído. Agora estou fazendo engenharia química na Poli-USP! \o

        Boa sorte como design de moda, Thali!

        • Caroline

          Olá, Felipe!
          Como é o curso de engenharia química na Poli? Próximo ano pretendo ingressar nessa faculdade, mas ainda estou em dívidas se é o curso certo, principalmente porque dizem que não há muito conteúdo de química durante o curso. É verdade?

      • Amanda

        Eu sou graduanda em Administração estou no primeiro semestre e não estou gostando, analisei todas as hipótes de me encaixar em alguma formação, gosto muito de laboratórios e já trabalho em hospital, estou muito decisiva a mudar para engenharia Química.

    • Felipe Salles

      Olha Felipe eu vou seguir essa carreira de engenharia química também, porém exige muita força de vontade, mais se você ainda não tem certeza se quer realmente seguir essa carreira eu te aconselho a estudar um pouco mais sobre ela, é uma área fascinante realmente. Boa sorte na sua decisão.

  2. Luan

    Estou realmente interessado em fazer engenharia química….Mas tambem estou pensando em engenharia do petroleo,qual voces acham que é melhor?

    • Pedro Addler

      Olá Luan

      Realmente, não gosto de comparar as carreiras porque acho que todas são importantes, mas de qualquer modo, vou te dar uma visão do mercado para estes 2 cursos ( Engenharia de Petróleo e Engenharia Química ):

      - Engenharia de Petróleo: Mercado voltado para o campo de produção e exploração de Petróleo, tem muitas opções de emprego, mas todos na mesma área.

      - Engenharia Química: Tem um mercado amplo que abrange desde a produção de produtos até indústria de alimentos, tem também muitas opções de emprego, a diferença é que são variadas.

      • Ludimila

        Legal, realmente a profissão de engenharia química é muito atraente, sou estudante de Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas e penso em fazer a terminalidade do curso em Engenharia Química.

  3. Igor

    Química sempre me atraiu,decide então fazer Engenharia Química,mas por não haver faculdades que oferecem o curso no estado onde eu moro,vo fazer Engenharia de Produção e posteriormente fazer uma pós-graduação na área da Química.Será q é uma boa ?
    Gostei das informações no site sobre o curso.

    • Pedro Addler

      Olá Igor

      Olha só hein !! Gostei do seu plano, realmente fazendo uma graduação em Engenharia de Produção e depois uma especialização em Química você vai ter uma formação bem interessante.

      Durante o curso de Engenharia de Produção você vai aprender bastante sobre a cadeia produtiva e Administração, complementando com uma pós em Química vai ser uma formação ótima.

  4. Jaciara

    Ola
    Eu me interessei pela carreira de Engenheiro quimico…
    E gostaria de saber em qual região essa area e mais valorizada?

    • Pedro Addler

      Olá Jaciara

      Nos próximos anos a carreira de Engenharia Química tende a ter uma forte valorização.

      Essa valorização da Engenharia Química vai ser dar principalmente devido a florescente indústria de Biocombustíveis ( Álcool e Biodiesel ) que vem se desenvolvendo no Brasil.

      A área Ambiental também vai dar um bom impulso nesta carreira proporcionando muito emprego, principalmente na área de tratamento de poluição.

  5. João Pedro

    Com certeza seguirei essa área de Engenharia Química, será o meu maior objetivo, sem dúvidas!

  6. Liz

    Para trabalhar na produção de cosméticos,devo cursar Química ou Engenharia Química ? Obrigada.

    • Pedro Addler

      Olá Liz

      Para trabalhar com a indústria de Cosméticos, os dois cursos são válidos, tanto Química, quanto Engenharia Química vão te prover todos os conhecimentos necessários.

      • Cristiane

        p/ DESENVOLVIMENTO de cosméticos (formulação, aplicações) a melhor área é farmácia.
        engenheiro químico apenas poderá atuar na PRODUÇÃO desses cosméticos, em escala INDUSTRIAL.
        quem determinará que matérias- primas serão usadas para a produção dos cosméticos será o farmacêutico ou o químico. o engenheiro químico implementará quais são os melhores processos para produzi-lo.

  7. ana

    qual curso é considerado mais dificil engenharia química, farmácia ou biomedicina e qual o mais indicado para trabalhar com cosmeticos

    • Cristiane

      para DESENVOLVIMENTO de cosméticos (formulação, aplicações) a melhor área é farmácia.
      engenheiro químico apenas poderá atuar na PRODUÇÃO desses cosméticos, em escala INDUSTRIAL.
      quem determinará que matérias- primas serão usadas para a produção dos cosméticos será o farmacêutico ou o químico. o engenheiro químico implementará quais são os melhores processos para produzi-lo.

  8. sula

    oi eu gosto de Química e a Engenharia é uma área que me interessa muito,eu acho legal é uma opção pra mim.bjus

  9. Debora Alves

    Eu gostaria de fazer engenharia química , mais dizem que e um mercado muito fechado e de dificil emprego , isso e verdade? mais eu também estou meia na duvida entre a engenharia química ou a civil qual você me recomendaria ?
    desde já obrigado

    • Pedro Addler

      Olá Debora Alves

      Em relação aos empregos para Engenharia Química, você tem várias opções e a vocação agrícula do Brasil ainda vai ajudar bastante.

      A Instalação de Usinas de Álcool, por exemplo, vai gerar muitos empregos para profissionais de Engenharia Química.

      A própria área Ambiental também vai gerar ótimas vagas, a área mais promissora, no caso, o tratamento de Resíduos Industriais.

  10. Algenor

    Gosto muito de Engenharia Química quero seguir essa area mais naum sou muinto bom com numeros sera qe eu vo me dar bem?

    • Pedro Addler

      Olá Algenor

      Você pode ser dar bem em Engenharia Química sim !! Isso no entanto, como tudo na vida tem seu preço: você vai ter que estudar bastante Matemática sim, afinal estamos falando de uma Engenharia.

      Para poder se dar bem em Engenharia Química e em qualquer Engenharia é necessário fazer as pazes com os números :P

  11. williany

    concerteza essa área é pra mim. Adoro experiências, e sou apaixonada por química.

    • Cristiane

      se é apaixonada por química, faça química! ;D

  12. Bruna

    Oi, estou muito interessada em fazer engenharia química e gostaria de saber qual é a melhor faculdade que proporciona o curso. Obrigada desde já

    • Pedro Addler

      Olá Bruna

      Atualmente os melhores cursos de Engenharia Química do Brasil são os seguintes:

      - UNICAMP ( Universidade Estadual de Campinas ): Curso de Engenharia Química

      - USP ( Universidade de São Paulo ): Curso de Engenharia Química

      - UFRJ ( Universidade Federal do Rio de Janeiro ): Curso de Engenharia Química

      • Vanadium

        Cara, tu esqueceu da UFMG e da UFSCar… e do IME também. Dentre os cursos de Engenharia Química em instituições públicas os 3 se destacam, sendo que o IME foi o primeiro colocado no Enade 2008 x.x

        • Pedro Addler

          Olá Vanadium

          Ahh sim !! Realmente deixei estes cursos de Engenharia Química de fora rsrs mas foi uma mera questão de espaço mesmo, eles realmente são muito bons.

          Obrigado por contribuir e acrescentar conteúdo aqui na comunidade de Engenharia Química do Guia da Carreira, contribua sempre, sempre que você tiver vontade.

          E a propósito, gostei muito do seu codinome “Vanadium” tudo a ver com Química e Engenharia Química !!

          • Davi

            Gente, existem muitas universidades com um ótimo curso de EQ. Um exemplo é a universidade na qual estudo, UFRN. É considerado o melhor curso de EQ do nordeste e um dos melhores do Brasil. óbvio que uma boa universidade irá favorecer na sua formação, mas isso depende mais do aluno do que da própria instituição! Boa sorte a todos :D

  13. nathália L.

    Oi, eu sempre tive duvidas na hora de escolher uma profissao, mas agora estou no ultimo ano e tenho que devidir e o guia de carreira veio me ajudando bastante….Apesar de que aida estou em duvida entre três: engenharia de alimentos, engenharia química e matemática. Sou muito boa em calculos e raciocinio logico, mas nao vou tão bem em alguns conteudos de fisica, principalmente teoria. qual seria o melhor, hoje, em relação a emprego ? quais universidades sao referencia nesses cursos no brasil ? desde ja, obrigada.

  14. Igor

    Qual a diferença entre Quimica e Engenharia Quimica e até mesmo Quimica Industrial?

    • Pedro Addler

      Olá Igor

      Essa é realmente uma confusão muito comum, mas Engenharia Química e Química Industrial, de um modo geral, são o mesmo curso.

      Em algumas Universidades Química Industrial pode ter um nível mais técnico, sendo portanto inferior a Engenharia Química, mas em geral isso não acontece.

      Há também alguns outros nomes que você pode encontrar, todos significam Engenharia Química:
      Engenharia de Produção Química, Química Industrial, Química Tecnológica, etc…

  15. Ana Beatriz

    Estou muito interessada em seguir a carreira de engenheira química, mas estou em duvida porque apesar de nunca ter grandes problemas nao gosto muito de física.

  16. Jonathan

    Estou fazendo curso de Engenharia Química. Gostaria de me especializar na área de Gás e Petróleo ou na área de Mineração. Que cursos de Pós posso fazer para estudar mais a fundo essas áreas ?

    • Pedro Addler

      Olá Jonathan

      Em relação as especializações da Engenharia Química na área de Petróleo, você está certo viu !! Atualmente estão muito valorizadas devido as descobertas das reservas do Pré-Sal Brasileiro.

      Para entrar neste mercado de Petróleo e Gás, além da especialização em Petróleo em sí, você também pode fazer especializações nas áreas de Desenvolvimento Tecnológico e também de Projetos Químico-Industriais.

  17. Taís.

    ooi, eu gostei muito do que li sobre a engenharia química, mas queria saber quais são as matérias que caem como especifica no vestibular para essa área. Por que não gosto muito de física, me recomenda fazer o que?

    • Pedro Addler

      Olá Tais

      Para a segunda fase do vestibular de Engenharia Química fique atenta com as matérias Química e Matemática, em geral são estas que caem.

      Física, em geral não cai na segunda fase de Engenharia Química não, mas pode ser que aconteça de aparecer… portanto estude um pouco dela também.

  18. Marcelo

    Estou no segundo ano do ensino médio, mas já estou escolhendo o curso que vou seguir no vestibular. Pensava em fazer medicina por pressão da família, até gosto de biologia, mas o que eu realmente amo são os números…Então achei este curso e me interessei muito, principalmente por aliar a física e a química. Acho que seria realmente feliz trabalhando com isso. Então gostaria de saber qual a melhor faculdade de engenharia química no meu estado, Santa Catarina. Obrigado :D

    • Pedro Addler

      Olá Marcelo

      Você tem toda razão :) !! Se você gosta de números e gosta de Química, Engenharia Química é o curso ideal pra você pois combina ambos.

      Em relação ao melhor curso de Engenharia Química do nosso querido Estado de Santa Catarina, atualmente é:

      - UFSC ( Universidade Federal de Santa Catarina ): Curso de Engenharia Química, Campus Universitário – Florianópolis – SC

      • Christ

        Na UFSC engenharia química é em periodo integral?

  19. Pedro Addler

    Olá Nathalia L.

    Como você gosta de cálculos e também raciocínio lógico, logo você deve gostar muito de Química, já que ela envolve estes dois quesitos.

    O fato de você não gostar muito de Física, apesar de ter raciocínio lógico também pesa e como resultado só posso te indicar a Engenharia Química, como a carreira com melhor perfil pra você.

    Em relação as Universidades de Referência para Engenharia Química, só olhar no comentário acima.

  20. rafael

    Eu irei fazer engenharia química no meio do ano agora! mas tenho medo de nao ser oque eu gosto!
    Meu interesse nessa area, é pelos laboratorios, pesquisas, essas coisas, mas numeros nao é meu forte!
    entao engenharia quimica é pra mim? ou outro curso?

    • Pedro Addler

      Olá Rafael

      Neste caso você tem que se perguntar: eu não gosto de números ou sou ruim mesmo ??

      Se você simplesmente não gostar muito de Ciências Exatas, aí pode fazer Engenharia Química sim sem medo, pois basta estudar um pouco mais que você vai passar em tudo.

      Agora, se você for ruim mesmo, uma negação :P aí neste caso é melhor desistir da Engenharia Química, e por sinal de todas as Engenharias, neste caso procure um curso em outra área ( Humanas ou Biológicas ).

  21. Bruno B.

    Bem, eu estou no primero ano do colegia e achei o curso de engenharia quimica muito interessante, mas o problema é que,nao vou muito com a cara da fisica, adoro matematica (quando entendo a materia,claro), e adoro com certeza quimica.
    A questão é, Engenharia Química é a profissão certa para mim ?

    • Pedro Addler

      Olá Bruno B.

      Como você é bom em Matemática e Química, com certeza tem um talento mínimo para Física :P as 3 Ciências Exatas sempre andam juntas

      Por isso não se preocupe, se você está interessado em fazer Engenharia Química, faça !! nada te impede.

      Os conteúdos de Física, que por sinal nem são muitos, vão ser moleza pra você, basta estudar.

  22. Patrícia

    Quero muito fazer Engenharia Química mas me sinto preocupada devido ao riscos de acidentes.Realmente estou muito indecisa…Apesar que não me imagino seguindo nenhum outro tipo de carreira…Já que tenho verdadeira paixão pela área… O que vocês acham sobre isso?

    • Pedro Addler

      Olá Patrícia

      Realmente não vou mentir, a Química é uma das grandes forças da natureza, acidentes podem sim acontecer na faculdade e no trabalho, mas não se preocupe !!

      Tanto na faculdade quanto no trabalho de Engenharia Química, você com certeza vai ter todos os equipamentos de segurança necessários ( bem, pelo menos os básicos é garantido :P )

      Se prepare para destruir muitos jalecos nos laboratórios da faculdade de Engenharia Química rsrsrs mas não se preocupe, os acidentes não vão passar disso.

  23. Juliano

    Boa Tarde!

    Gostaria de saber se a Engenharia Química é uma profissão promissora para daqui alguns anos. E também se ela esta apenas relacionada a área de petróleo, pois andei lendo alguns artigos e a área para o trabalho é muito focada na Petrobrás. Isso acaba tornando uma profissão muito difícil de arrumar um emprego ou ate mesmo um estagio na área.

    Desde já agradeço

    • Pedro Addler

      Olá Juliano

      Sim, a Engenharia Química, especificamente no Brasil, grande produtor de Biocombustíveis e futura potência do Petróleo é uma carreira muito promissora :D !!

      As principais indústrias que vão precisar de profissionais de Engenharia Química, no caso, são justamente as 2 citadas acima, a tradicional indústria do processamento de Petróleo e a inovadora indústria da pesquisa e produção de Combustíveis Verdes.

      • Juliano

        Boa Tarde!

        Sanou algumas das minhas duvidas, mas agora gostaria de saber se ao concluir a graduação de Engenharia Química seria uma boa fazer uma Pós em segurança do trabalho

        A Engenharia Química é uma área que visa a segurança no trabalho

  24. romulo

    oi,gostaria de saber se dpois de fazer química , a pós em engenharia química é recomendável ? ou melhor fazer a engenharia quimica direto ?

    • Pedro Addler

      Olá Romulo

      Realmente você pode fazer das duas maneira, primeiro Química e depois especialização em Engenharia Química ou então Engenharia Química diretamente.

      A vantagem de fazer Química e depois Engenharia Química é que você vai ter uma formação super completa, tanto na área de Engenharia, quanto de Química em sí, a desvantagem é que vai levar muito mais tempo.

      Fazendo Engenharia Química diretamente você não vai ter uma formação tão boa, no entanto, vai terminar muito mais rápido sua graduação e já começar a trabalhar.

  25. Maíra

    eu estou em duvida se faço engenharia química ou biotecnologia… ql curso seia mais “promissor”? e se vc puder apontar algumas diferenças e semelhanças.

    • Pedro Addler

      Olá Maíra

      Uma boa pergunta, aliás sua dúvida faz todos sentido porque os cursos de Engenharia Química e Biotecnologia embora tenham focos diferentes, são unidos pela questão de ambos terem bastante Química.

      - Semelhanças: A principal semelhança entre os cursos de Engenharia Química e Biotecnologia está no forte embasamento na Química, há muitos conteúdos de química que inclusive aparecem nos 2 cursos.

      - Diferenças: A principal diferença entre os cursos de Engenharia Química e Biotecnologia está no foco, enquanto Engenharia Química está na área de Engenharia e é ligado a Indústria, Biotecnologia está na área de Ciências Biológicas e está ligado a área de Saúde.

      • Thais

        Tenho especialização em biotecnologia e estou a 7 meses procurando emprego no estado de SP. A carreira sempre aparece como promissora, mas a realidade é q no Brasil não há investimento em pesquisa, melhor fazer uma Engenharia, ganha mais e é mais fácil arrumar emprego.

  26. Rodrigo Monterio

    Dizem que a Engenharia Química nao esta em alta como as outras engenharias, e o mercado é muito concorrido, isso dificultaria empregos nessa area, e que eles podem ser substituidos sem danos por quimicos ou farmaceuticos, isso é verdade? Estou com muita duvida se eu faço Engenharia Química ou não, queria saber se essas coisas são verídicas.

    • Pedro Addler

      Olá Rodrigo Monteiro

      Suas informações são parte verdadeiras e parte falsas.

      Em relação a concorrência do mercado de Engenharia Química é verdade, ele é concorrido mesmo, mas não há falta de vagas não, se você for um bom profissional, com certeza tem um emprego pra você.

      No que diz respeito a concorrer com Químicos e Farmacêuticos, com Químicos você concorre sim ( dependendo do emprego ) mas com Farmacêuticos não.

      • Rodrigo

        Pedro, existem áreas que os farmacêuticos concorrem com os químicos e engenheiros químicos, são áreas como fármacos e cosméticos, saneantes domissanitários , alimentos, biotecnologia, análises toxicológicas…
        Existem áreas que somente o químico pode ser responsável técnico, bem como áreas cuja responsabilidade é somente dos farmacêuticos como laboratórios de manipulação de medicamentos.
        Como curiosidade, países como o Chile e muitos outros se formam “Químicos Farmacêuticos” visto que ambas as profissões estão interligadas.

  27. Giselaine

    Olá, queria muito a sua ajuda! Eu estou quase formada em Tecnico em química e quero seguir a área, pretendo prestar vestibular esse ano e estou em dúvida quanto o curso e as faculdades. Tenho muita facilidade com exatas e amo química, principalmente a parte de análises e cálculos. Deveria prestar Engenharia Química mesmo? E quais faculdades de São Paulo você me recomendaria? Muito obrigada. :)

    • Pedro Addler

      Olá Giselaine

      Olha, tenho uma excelente sugestão para você !!

      Já que você está terminando o curso Técnico de Química, você pode já começar a trabalhar de dia e estudar Engenharia Química ou Química a noite.

      É sim, uma rotina puxada, mas vale muito a pena, pois você vai adquirindo experiência e ao mesmo tempo estudando.

      Em relação a boas faculdades de Engenharia Química na região do estado de São Paulo, recomendo a USP, UNICAMP e UFSCar.

  28. Daniel

    Gostei da matéria e concerteza penso muito em seguir essa carreira de Engenharia Química, mas tem um problema…sempre tive dificuldade em fisica, e um pouco em matemática. Essas dificuldades poriam me prejudicar ?

    • Pedro Addler

      Olá Daniel

      Em relação as suas dificuldades na carreira de Engenharia Química, a Física não vai te atrapalhar muito não, mas a Matemática é um impecilho sim.

      Recomendo que você dê uma boa estudada ( mais que o normal ) em Matemática agora e que quando você passar na faculdade de Engenharia Química se dedique também.

      Como você gosta de Química, isso indica que você tem sim talento para Exatas e isso é bom :) apesar das dificuldades, dá pra fazer o curso de Engenharia Química numa boa.

      • Cristiane

        Na engenharia química, física e matemática são muuuuuuuuuuuuito mais importantes que química. Engenheiro químico só precisa de conhecimentos básicos em química, nada de mais.

  29. RAFAEL

    Estou entre engenharia química e farmácia , qual tem um mercado melhor ??? eu gosto de química, mas nao dou muito bem com a fisica , vc acha que isso pode me prejudicar no curso de engenharia química ??

    • Pedro Addler

      Olá Rafael

      Comparando Engenharia Química com Farmácia, relativo a tamanho de mercado Farmácia tem um mercado maior, porque também engloba a questão do comércio ( abrir uma farmácia ).

      No entanto, no que diz respeito a salários e rendimentos, o mercado para Engenharia Química sem dúvida é melhor.

      Porém no que diz respeito a dificuldade Engenharia Química é bem mais difícil que Farmácia, pois tem muito mais matérias de Ciências Exatas.

      Como você pode ver, cada um tem seus prós e contras…

  30. BRUNA

    Engenharia química e um curso muito difícil ?? ouvir dizer que e um dos cursos mais dificies de nível superior, é verdade ??

    • Pedro Addler

      Olá Bruna

      Sim, Engenharia Química é um curso considerado difícil, principalmente devido aos conteúdos de Matemática e Química, mas também não é a mais difícil de todas as Engenharias não.

      O fato da Engenharia Química ser difícil inclusive é bom !! Pois assim o profissional acaba sendo muito valorizado.

      Pra matar a sua curiosidade :P as Engenharias consideradas as mais difíceis de todas são: Engenharia Aeronáutica e também Engenharia Elétrica.

  31. Camila

    eu gosto de matemática,química,física e biologia,adorei saber sobre o curso de engenharia química, mas também estou em dúvida por engenharia ambiental,qual seria o melhor ?

    • Pedro Addler

      Olá Camila

      Essa questão de melhor curso, se você der uma olhada em matérias mais antigas, eu não respondo não :P não por chatice da minha parte não viu !! rsrs é porque eu acredito que todos os cursos são importantes.

      Em relação a Engenharia Química e Engenharia Ambiental há um modo simples de você se decidir:

      - Se você gostar mais de Biologia, escolha Engenharia Ambiental

      - Se você gostar mais de Química, escolha Engenharia Química

  32. Danielle Guimarães

    Olá.. Faço Téc. em Quimica e ensino Médio, e estou bem confusa do que fazer.. queria sim Fazer Engenharia Química, mais tbm penso em Fazer Química industrial.. Opiniões são bem vindas! Abraço..

    • Pedro Addler

      Olá Danielle

      A diferença entre os cursos de Engenharia Química e Química Industrial é a seguinte:

      - Engenharia Química: Um curso de Engenharia amplo e que envolve muitos conteúdos diferentes de Química, permite que o profissional desempenhe várias tarefas diferentes, desde projetos industriais até pesquisas na área de Química.

      - Química Industrial: Um curso de classe Técnica/Tecnológica, não é tão abrangente quanto Engenharia Química, mas permite formar técnicos que são muito procurados pelo mercado de trabalho, atua exclusivamente em fábricas.

  33. Ellen

    ooi,estou no segundo ano de cursinho,mas ate entao queria fazer medicina.Porém,essa semana vim pesquisando sobre o curso de Engenharia Quimica e gostaria de saber mais sobre o mesmo.A área de trabalho logo na conclusao do curso é ampla?Nao irá faltar emprego p mim?é bem remunerado esse profissional?se puder me mandar seu e-mail p conversarmos sobre isso agradeceria.obrigada

    • Pedro Addler

      Olá Ellen

      Infelizmente vou ficar te devendo o e-mail porque todas as conversas da nossa comunidade são por aqui mesmo :P

      Mas é o seguinte, o curso de Engenharia Química, assim como todas as Engenharias tem sim um mercado bem amplo, que vai desde indústrias até laboratórios.

      Em relação ao salário médio para Engenharia Química está na casa de 3.000 Reais.

  34. Michelle

    Quero seguir a carreira de engenharia química, so que estou com medo de nao passar no vestibular por causa que é muito difícil as provas, gostaria da ajuda de você para me informar onde posso conseguir provas anteriores de específicas em engenharia química, e qual materia de física cai na engenharia química ?

    • Pedro Addler

      Olá Michelle

      Infelizmente não conheço um lugar onde você pode encontrar provas antigas de Engenharia Química não, mas aguarde em breve vamos colocar elas todas aqui no Guia da Carreira :D

      Por enquanto você pode ir dando uma olhada na nossa sessão de Simulados, ainda não está completa, mas já tem alguns conteúdos que podem te ajudar bastante no vestibular pra Engenharia Química.

  35. Hannah

    oii,
    estou em dúvida entre duas profissões, engenharia quimica e fisica. A engenharia quimica ganha um salário muito bom enquanto a física, como professora, ganha mal. Estou em dúvida se fasso o que mais gosto, mesmo sem um sucesso financeiro, ou fasso algo que tambem gosto, mas nao tanto e ganharia um excelente salário. Me ajude!
    obrigado

    • Pedro Addler

      Olá Hannah

      Sempre que você estiver em dúvidas sobre Dinheiro versus Prazer de Trabalhar, vá por mim, escolha sempre o Prazer de Trabalhar porque isso não tem preço :D

      Agora, se você além de gostar de Física também gostar de área de Engenharia Química aí é melhor ainda, porque assim você combina bons salários com o prazer de trabalhar.

  36. Marcos filipe

    Opaa . iai Pedro tudo joia?

    Deixa eu te falar eu to fazendo farmácia porque curto muito química.
    depois pra mim fazer engenharia química oque eu faço ??
    tipo aproveitando matérias eu pego quantos anos ??
    valeu meu querido .. abração

    • Pedro Addler

      Olá Marcos Filipe

      Depois de terminar seu curso em Farmácia, para poder aproveitar as matérias que você já fez em Engenharia Química você deve fazer o seguinte:

      • Faça um novo vestibular e passe para Engenharia Química

      • Procure a Secretaria da Faculdade e informe que você já foi aluno e quer eliminar matérias, agora no novo curso de Engenharia Química.

      • A Secretaria vai ter orientar como fazer ( varia de faculdade pra faculdade ).

  37. André Felipe

    As minhas opções de curso são Engenharia Química ou Ambiental, mas aqui no ES, só tem a Engenharia Química na UFES do norte do estado e eu moro na Grande Vitória… Então estou praticamente decidindo pela minha 2ª opção, a Engenharia Ambiental, alguém pode me ajudar comparando os dois cursos ???

    • Pedro Addler

      Olá André Felipe

      Comparando os cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental a principal diferença é relativa ao foco.

      Enquanto Engenharia Ambiental é um curso de Engenharia com forte inclinação e foco para a questão das Ciências Biológicas.

      O curso de Engenharia Química é um curso de Engenharia com forte inclinação para Ciências Exatas.

      Engenharia Ambiental é recomendado para quem gosta de Biologia.

      Engenharia Química é recomendado para quem gosta de Química.

      • André Felipe

        Obrigado Pedro! Gosto mais de Química do que Biologia… Estou decidido é Engenharia Química que vou cursar!!!

  38. Gustavo

    Olá, estou no 2 ano do Ensino Médio e gosto muito de química, física, e matemática.
    Sou de Santos-SP, e estou sabendo que a Petrobrás está atuando aqui na Bacia de Santos, onde eu talvez poderia trabalhar como Engenheiro Químico. Durante minhas pesquisas sobre o que seguir, realmente me fascinei por Engenharia Química

    Porém enquanto pesquisava vi muitas vezes que um requisito para a contratação do profissional é disponibilidade para viagens… Acontece que a vida que almejo ter não é uma vida de constantes e longas viagens (viagens de 1~3 dias bimestrais até pode ser)… Então eu queria saber isso: o engenheiro químico – na maioria das vezes – tem que viajar mais do que eu quero ? Poderia me falar, talvez, a frequência de viagens se souber ?
    Muitíssimo obrigado mesmo, será de grande ajuda… encontrar a minha profissão é uma das minhas grandes metas e muito importante pra mim !

    • Pedro Addler

      Olá Gustavo

      É isso mesmo, você está certo :D com a novas Operações, ou melhor, a expansão das Operações da Petrobrás na Bacia de Santos a oferta de vagas para Engenharia Química na sua região deve subir muito.

      Mas acredito que você não fazer muitas viagens não, como profissional de Engenharia Química.

      A não ser, claro, que você concorra a uma vaga pra trabalhar em uma Plataforma de Petróleo, aí sim, neste caso terá de viajar bastante, caso contrário, não precisará não.

  39. loianne

    Gostei muito muito muito do teste de aptidão !
    A carreira que me proporcionaram (engenharia) é realmente a que eu penso em seguir, só estou com dúvida de qual: engenharia química, petróleo.
    Mas ainda dá tempo de pensar mais um pouco.
    obrigado.

  40. Lucas

    Olá. Gostaria de saber se o mercado de trabalho na região noroeste do estado de SP (mais precisamente em São José do Rio Preto) há um bom mercado de trabalho para Engenharia Química já que aqui não há empresas petrolíferas. E gostaria de saber se você tem a relação dos periodos do curso na USP e UFSCar de São Carlos ambas.

    Grato

    • Pedro Addler

      Olá Lucas

      Há boas oportunidades de emprego para Engenharia Química sim no interior de São Paulo, especialmente na região de Campinas e também em regiões produtoras de Biocombustíveis, Celulose ( para papel ) e Etanol.

      Embora não tenhamos empresas petrolíferas na região, temos sim muitas empresas da área de química e o tratamento de resíduos poluente é outra área promissora dentro da Engenharia Química, pois tanto o governo quanto os consumidores estão exigindo empresas mais limpas.

      Em relação ao curso de Engenharia Química na UFScar ele é Integral ( o dia todo ), na USP São Carlos, no caso, não temos esse curso.

      • Lucas

        Legal. Portanto o curso de química ambiental da Unesp também é uma boa opção pro noroeste paulista certo? Pois tive informações de que EQ a disciplina Química em si não é tão vista como Matemática e Física, por exemplo, me falaram que o curso é 50% Matemática, 30% Física e apenas 20% química. Isso é verídico? Agradeço novamente :D

        • Pedro Addler

          Olá Lucas

          Suas proporções na verdade estão certas, só que as áreas estão erradas :P

          No curso de Engenharia Química a proporção certa é a seguinte: 50% de Química, 30% de Matemática e 20% de Física.

  41. Hermínia Tavares

    Gostei mto!!
    Estou a terminar o ensino médio e quero fazer faculdade de engenharia mas estou na duvida de qual exactamente,estava a pensar em fazer de petróleos mas a ideia de ficar em plataformas no mar durante semanas não me agrada mto.Sempre gostei mto de química e desde que começei a aprender sobre química organica foi amor a primeira vista!

    Gosto mto de química e física mas não mto de matemática que é fundamental pra todo tipo de engenharia!! O que posso fazer?!

    • Pedro Addler

      Olá Hermínia

      Infelizmente é isso mesmo que você disse :P sempre que temos a palavra Engenharia antes do nome de uma carreira leia: Matemática, você vai sim encontrar uma boa quantidade de Matemática no curso de Engenharia Química.

      Mas não se preocupe, embora o curso tenha sim matemática, a Química sem sombra de dúvidas é o foco principal, a Matemática é sim difícil, mas estudando um pouco dá pra passar.

      A questão da Química Orgânica inclusive, logo após terminar o curso de Engenharia Química, você pode começar uma especialização na área.

  42. raphael

    Eu quero saber qual a diferença entre química e engenharia química, na pratica, no trabalho o dia-a-dia! E a diferença salarial entre os dois!
    to na duvida do qual fazer. :(

    • Pedro Addler

      Olá Raphael

      Essa é uma excelente pergunta !! :) Como muita gente tem feito essa pergunta para nossa equipe, resolvemos preparar uma matéria completa sobre a diferença entre Química e Engenharia Química, em breve ela estará no ar !!

  43. Leticia Gasparini

    Olá, estou fazendo o curso técnico em quimica e depois qro partir para a graduação, mais to mto em duvida.. Estou indecisa entre Biotecnologia, Engenharia Química Quimica, Biomedicina e Farmacia. E depois me especializar em Ciências Forenses ou Química Forense .. Por favor me ajude!

    • Pedro Addler

      Olá Letícia

      Para poder depois se especializar em Química Forense, o melhor caminho para você são os cursos ou de Química ou então de Engenharia Química.

      Eles são bons porque além de obviamente serem da área de Química, vão lhe dar toda a base necessária.

  44. Ferfo

    Muito legal o site! Uma sugestão é colocar mais carreiras no site :)

    Quanto ao engenheiro químico, no duro, onde vê mais química? Química bacharelado, licenciatura, engenharia química ou farmácia? Um bacharel em química pode dar aulas em escolas?
    E dentre esses curso, qual tem o melhor mercado de trabalho?
    E em relação ao maior salário?
    Desculpe por tantas questões xD desde já agradeço

    • Pedro Addler

      Olá Ferfo

      Não se preocupe quanto ao número de questões !! :P estamos aqui é para discutir mesmo sobre a Química e a Engenharia Química.

      Comparando os cursos que você falou: Química ( licenciatura e bacharelado ), Engenharia Química e Farmácia, você tem razão, em todos temos bastante química.

      Mas o Oscar vai mesmo é para Química Bacharelado, é o curso que vai mais fundo na área.

      Agora em relação ao mercado de trabalho, o curso que está oferecendo mais empregos atualmente é o de Química Licenciatura, pois no Ensino Médio temos uma grande carência de bons professores.

      No que diz respeito a salário, no entanto, o prêmio fica com Engenharia Química, pois se trata de uma Engenharia, envolve matemática e é um curso razoavelmente difícil.

      • Rodrigo

        Tanto o bacharel química, engenheiro químico, farmacêutico… podem dar aula não só no ensino médio quanto também no técnico.
        Por lei é possível um egresso destes cursos realizar uma complementação pedagógica para ministrar não só aulas de química mas também ciências biológicas, e até mesmo física e matemática.

  45. Heitor

    Olá,estou no 3º ano do E.M. e estou pensando em fazer engenharia química, medicina e direito; será que não seria prejudicial a realização da tentativa de entrada por cursos de áreas tão diferentes?Por favor me ajude.

    • Pedro Addler

      Olá Heitor

      Você pelo visto tem interesses bem variados hein !! :P

      Mas falando sério, você está certo, tentar se dedicar a 3 áreas tão diferentes assim vai ser prejudicial, vai ser porque deste modo você não vai conseguir se aprofundar em nenhuma.

      Entre Engenharia Química, Direito e Medicina, escolha um e se dedique a ele é o melhor que você faz para a sua carreira.

  46. Higor

    Olá, eu estou muito interessado em fazer engenharia química, estou terminando o 2° grau na escola e gostaria de saber por onde começar, o que estudar para me preparar.

    • Pedro Addler

      Olá Higor

      Para se preparar bem para a carreira de Engenharia Química recomendo que você estude 3 matérias: Química, Matemática e Física.

      Química obviamente, por se tratar de uma carreira da área de Química e Matemática e Física por se tratar de uma Engenharia.

      Uma boa preparação é sempre o segredo para o sucesso.

  47. Nayara

    olá, estou cursando o terceiro ano do ensino médio, e tenho muito interesse em engenharia química e em engenharia de petróleo, gostaria de saber se posso cursar engenharia química e fazer algum tipo de especialização na área petrolífera? adoro as plataformas !Obrigada :)

    • Pedro Addler

      Olá Nayara

      Como tanto a Engenharia Química, quanto a Engenharia de Petróleo tem como base a química, com certeza existem especializações da Engenharia Química na área de Petróleo.

      Aliás para trabalhar na área Petrolífera, você tem 2 opções ou fazer Engenharia Química e depois se especializar ou então fazer direto o curso de Engenharia de Petróleo.

  48. Maíra

    Oi,
    estou na sexta série e meu sonho é fazer engenharia. Sei que talvez pensará: “essa garota não é muito nova para pensar em se formar”, mas minha professora de empreendedorismo fala que temos que pensar no nosso futuro. Mas vim aqui te perguntar: qual engenharia é mais legal? Qual que você mais gosta?

    • Pedro Addler

      Olá Maíra

      Agora você me pegou :P perguntou justamente a única pergunta que não respondo aqui no Guia da Carreira.

      Para mim e para nossa equipe, todas as carreiras são muito importantes e respeitamos a escolha de todos, portanto não gostamos de falar que preferimos essa ou aquela profissão.

      Essa vou ficar te devendo !!

  49. Elayne

    Esta é a area que pretendo cursar *-*
    Vos aconselho a seguir também, pois é excelente ;)

  50. claudiene

    entre engenharia química, farmácia e biomedicina qual e o mais fácil ? e qual envolve mais biologia e genética ?

    • Pedro Addler

      Olá Claudiene

      Entre Engenharia Química, Farmácia e Biomedicina o curso mais fácil é uma pergunta relativa, depende, por exemplo, da pessoa, cada um tem uma personalidade e talentos diferentes, podendo achar uma ou outra mais fácil.

      Em relação a biologia e genética, o curso que mais envolve esses conteúdos entre os 3 que você citou é Farmácia.

  51. nayara

    Oi! Estou no 3º ano do ensino médio, e estou pensando em optar pelo curso de Engenharia Quimica para prestar o vestibular na UEM (Universidade Estadual de Maringá- PR)mas não sei desenhar.Isso vai me prejudicar a fazer essa faculdade? É muito difícil pra fazer o TCC no fim do curso?
    Obrigada pela atenção!

  52. Rafaela

    Gostei muito!!!Quero muito fazer engenharia química na parte alimentícia ou farmaceútica…deve ser muito interessante…

    • Rodrigo

      Rafaela a sua opção pode ser Farmácia… O curso permite que você atue em três grandes áreas como: análises laboratoriais, alimentos, além da área de cosméticos e fármacos. O curso lhe da o direito de assumir a responsabilidade técnica dos estabelecimentos industriais (alimentos, cosméticos, saneantes, medicamentos…), isto depende muito do que você quer… O farmacêutico ainda pode atuar na área da biotecnologia realizando pesquisas para o desenvolvimento de alimentos transgênicos, terapia genética e estudos de novas substancias curativas, biocombustíveis…
      #ficadica!

  53. manoelli

    olá, adorei a matéria sobre o curso! Irei fazer vestibular final desse ano e que sei no que quero trabalhar, é no desenvolvimento de cosméticos e no futuro me direcionar mais para esta área, entretanto dois cursos me deixam em dúvida, EQ e farmácia..qual seria o mais apropriado para essa área de serviço?

    • Cristiane

      para DESENVOLVIMENTO de cosméticos (formulação, aplicações) a melhor área é farmácia.
      engenheiro químico apenas poderá atuar na PRODUÇÃO desses cosméticos, em escala INDUSTRIAL.

      quem determinará que matérias- primas serão usadas para a produção dos cosméticos será o farmacêutico ou o químico. o engenheiro químico implementará quais são os melhores processos para produzi-lo.

  54. ramiles

    adorei,ja estou decidida é ENGENHARIA QUIMICA Q VOU FAZER°°

  55. Doane

    gostaria de saber qual e a diferença de engenharia quimica e quimica???

    • Cristiane

      TODA!
      Na química se atua mais em laboratório.
      Na engenharia química se trabalha mais em indústrias, projetando linhas de produção (dimensionamento de reatores, colunas de destilação, trocadores de calor, etc) ou controlando processos industrias (verificando quais as melhores condições para determinado processo. ex.: se eu modificar a temperatura ou a pressão ou a vazão, o q vai acontecer?). É óbvio que engenheiros químicos precisam da química. Mas é mais como uma ferramente. O engenheiro químico precisa saber que reações acontecem em determinado processo (SE acontecem, pois muitos processos sao puramente físicos), mas quem informa isso a ele é o químico.

  56. Bia

    Então..
    Eu estou muito indecisa se presto vestibular pra odontologia ou engenharia química. Amo as disciplinas das duas.. a profissão acho q também..
    Gostaria de saber qual das duas eu tenho mais oportunidade de ser mais bem sucedida.. qual tem mais oportunidade de emprego, e tal..
    Desde já obg!

    • Pedro Addler

      Bia, as duas profissões possuem ótimas oportunidades… Já tentou fazer o teste vocacional para te ajudar a decidir? É uma ótima opção!

  57. Isabela

    Eu termino o ensino medio esse ano , e no proximo ano ja quero entrar na faculdade pois nao quero perder tempo . Estou muito interessada em fazer engenharia quimica , mais estou com medo porque não sou muito boa em matematica . acha que essa minha dificuldade pode vim me atrapalhar no curso ?

    • Cristiane

      sim. matemática é uma ferramente muito importante.

  58. vinícius

    Gostaria de saber o que vale a pena gostaria de trabalhar na área de petróleo e do pre-sal o que devo fazer me formar em engenheiro de peteoleo e gás ou me formar em engenheiro químico e me especoalizar em petróleo?e qual ganha mais e onde posso trabalhar?

    • Cristiane

      pode fazer engenharia química e prestar concurso público depois. o cargo de engenheiro de petróleo aceita graduados em engenharia química e os conteúdos que caem na prova geralmente estão ao alcance dos engenheiros químicos também.

  59. Einstenio

    Olá Pedro, queria que voce me informasse se tem alguma diferença se eu me formar em engenharia nuclear, ou fazer engenharia quimica e fazer uma pós em engenharia nuclear? Sei que o mercado de engenharia nuclear é reduzido, mas se eu me formar nela as chances de eu ficar desempregado é grande?

  60. Camila

    Por favor me ajudem!
    Estou cursando Arquitetura e urbanismo, gosto do meu curso apesar de estar no primeiro semestre.
    No entando, minha materia preferida sempre foi quimica e sinto muitas saudades de estudar e ter contato com quimica, antes de pensar em arquitetura eu pensava em engenharia mas muitos e até meus pais falavam que sou muito criativa para desperdiçar o ‘talento’.
    Devo continuar no curso de arquitetura ou arriscar para a quimica? As vezes acho que me iludo com a realidade da profissao de um engenheiro.

    • Cristiane

      se tua vontade é de ficar num laboratório, faça química!
      na engenharia química se estuda pouca química e a maioria dos profissionais atua em indústrias projetando linhas industriais (que processos tem q se implantar para que uma determinada matéria-prima se transforme em determinado produto) ou controlando processos.

  61. matheus

    eu estou na setima série e pretendo fazer a faculdade de engenharia quimica, eu sei que estou muito jovem porem é isso que eu quero fazer, e oque mais me ajudou a decidir isso foi o guia da carreira. eu ando pesquisando sobre o alfred nobel e o surgimento da dinamite e tambem para que servem. seria a realização de um sonho me formar em engenharia quimica. porem eu quero saber a opinião de todos, voces acham que estou muito precipitado?

  62. Clara Luz

    Óla,eu gosto de química,tenho dificuldades em matématica e física por ter estudado em uma escola ruim,gostaria de fazer engenharia química,mas tenho receio de não sobresair bem no curso pois essas matérias são cruciais.Será que na faculdade eu consigo superar essas difículdades?

  63. Bruna

    Bom , eu adoro quimica , vou fazer ate cursinho de quimica e estou em duvida se vou fazer faculdade de veterinaria ou engenharia quimica , não sei qual vai ser o melhor no futuro , estou pensando na questão de dar dinheiro e qual dos dois vai ser melhor pra trabalhar … Estou precisando de dicas !

  64. Mirella

    Oi. Vale a pena fazer Engenharia Quimica pra se especializar em Engenharia Biomédica ou Biotecnologia?

  65. Vanessa

    gostaria de saber quais são as melhores faculdades de engenharia quimica do estado de minas gerais ! Obrigada !

  66. Vinicius

    Olá, eu moro na região oeste do Paraná, e como no Brasil só existe o curso de Engenharia Nuclear no Rio de janeiro, eu gostaria de saber se o aluno formando-se em Engenharia Química pode-se tornar Engenheiro Nuclear? Obrigada pela atenção.

  67. Lukas

    estou meio indeciso sobre o que eu vou fazer de faculdade pois as vezes quero trabalhar no ramo da engenharia (mas não sei qual delas,mas a que tem mais a ver comigo é a civil e a mecânica),mais tem outro ramo que me interessa é o ramo do design industrial, mas não sei como é essa área, algum de vcs poderiam me explicar?

  68. Victória

    Quero muito de cursar EQ, prestei vestibulares para universidades publicas mas sei que existe grande probabilidade de não passar. Gostaria de saber quais são as instituições privadas em São Paulo que fornecem o curso e dentre elas qual a melhor.
    Obrigada.

  69. rafaela freitas

    gostei muito ! afinal pretendo fazer engenharia química .

  70. Carolina

    Vejo locais falando que o curso da usp tem nota máxima mas é a Poli Usp ou a Usp de Lorena?

  71. gilmar

    Em minhas buscas por profissões me disseram que o engenheiro químico pode, além de instalações correlatas a profissão, tambem construir obras civis de pequeno porte – exemplo: casas, sobrados etc. Confere?

    sds

  72. M.

    Olá!
    Gostaria de saber qual a diferença na atuação do Engenheiro Químico e Químico na perícia criminal.
    Agradeço desde já. ;)

  73. Rafael

    Estou finalizando o ensino médio e penso em fazer engenharia de petróleo e gás,mas,como a engenharia de petroleo e gas nao tem muitas opções,estou pensando em fazer engenharia quimica e me especializar (pós-graduação)em petroleo e gás,o que acha?

  74. Propana

    Gosto muito de física,química e matemática.Acabei de terminar o Ensino Médio,e pretendo cursar Engenharia Química.Apesar de não ter tirado uma boa nota no Enem em Ciências da Natureza e suas Tecnologias :/.Mas fui bem em matemática,o que você me diz ?

  75. Dábyla Arrais

    Olá,estou prestes a inicicar o 3º ano do ensino médio e tenho muita,mais muita dúvida mesmo de qual carreira seguir.Gosto tanto das matérias humanas quanto das matérias exatas.Matemática pra mim é pura diversão! nunca tive problemas com matemática,física e química.Eu faço parte de um projeto chamado pró-engenharia,voltada para o incentivo de seguir alguma área de engenharia.Mas às vezes,eu penso que eu não vou me dar bem.Tenho medo de não ser boa o suficiente para cursar qualquer engenharia.Eu me apaixonei pelo o que vocês falaram sobre o curso de Engenharia Química,identifiquei-me muito.Mas como eu disse,tenho medo.

  76. Lucas Souza

    Oi eu estou com mmuita duvida no que fazer da minha vida. Fizo enem esse ano e e u amo quimicq e sempre quis cursar engenharia quimica. Fiz o enem e to esperando o sisu. Porém gostaria de saber,se caso no consiga entrar pra engenharia quimica de primeiro, o que voce me aconselha. Primeira ideia qe eu tive foi em me matricular em matematica licenciatura ou ciencias da natureza e depois mudar o curao pra eng. De produçao com pós em quimica. Ou fazer ciencias da natureza e depois mudar pra eng. De produçao e com pos em quimica.Porque na minha cidade rio de janeiro,só tenho tres faculdades, Uerj,Ufrj e Unirio que contem esses cursos e de boa qualidade. Oque eu faço ? O que voce me acnselha?
    Obrigadp e aguardo uma resposta

  77. Alexandra Deller

    Olá, tenho um pergunta, vocês sabe se o curso de engenharia quimica na usp é muito muuito concorrido?

  78. Vicente

    Um assunto de grande repercussão, em que me chama a atenção de aprender é sobre a produção de hidrogênio automotivo, apartir da eletrolise da agua, em que é meio sigiloso essa informação por bater de frente com os grandes empresários petrolifero. Então este assunto é da engenharia quimica, qual faculdade se aproxima de eletroquimica?

  79. Hannah

    Eu sou apaixonada por química e estou em duvida se faço engenharia quimica ou de petróleo e gás. O que você me aconselha?? O mercado ainda permanecerá promissor por muitos anos??

  80. Dayana

    Olá! Meu nome é Dayana, e gostaria de uma opinião que seria muito importante para mim… Após anos de indecisão, finalmente descobri que a minha vocação é ser engenheira química. Mas, estou triste, porque, infelizmente, precisarei modificar a minha escolha, devido a eu morar muito longe das universidades que contém esse curso. Sendo assim, gostaria de saber se a engenharia de produção é uma boa escolha de substituição para alguém que queria ser engenheira química? E quais outros cursos me indicariam? Desde já agradeço.
    OBS: Moro em Cruzeiro – SP.

  81. Reis

    Bom dia a todos,

    Sou estudante do curso de engenharia Química e também já sou técnico em química e outras formações que não vem ao caso. O Curso de engenharia requer dedicação plena e exclusiva aos estudos, pois é o unico curso que vc não vai consiguir empurar com a barriga( colar cálculos que demoram a serem feitos e muitas das vezes podem ocupar 3 á 5 folhas de caderno, impossivél )onéstamente falando. Independente da engenharia vc deve ter muita afinade/vontade de estudar. O curos de engenharia química é para aqueles que se indentificam com area da química se não ira desistir no meio do caminho. Aconselho a fazer o técnico em química antes da engenharia, pois assim vc conhece melhor a area da química e verifica sua afinadade. O conhecimento sera válido sempre, e o capital investido será menor se vc não si identificar com a area. Abraços e estudem bastante químicos

  82. josy

    ola eu estou em uma duvida enorme sempre tive vontade fazer engenharia quimica mas estou na duvida em fazer adm ou engenharia quimica engenharia quimica e oq eu acho q gosto e adm eu acho q vou ter um retorno mais rapido me ajude

  83. Rafaela

    Olá, estou no último ano do Ensino Médio e ainda tenho dúvidas quanto a carreira a seguir. Moro em Natal-RN, e pretendo ficar pelo RN. Aqui há indústrias pequenas, visitei uma fábrica e gostei do trabalho do engenheiro químico de lá. Ele fiscaliza a produção de picolés/sorvete, e atua como um ”advogado” sobre assuntos relacionados a higiene da fábrica… Gostaria de saber:

    ->O que um engenheiro quimico pode fazer numa fábrica?
    -> Tem que gostar de misturar substÂncias e analisá-las ou apenas controlar os funcionarios alertando sobre a forma correta?
    ->Quanto ganha em média um profissional de fábrica em regiões do nordeste?
    ->Não me atraio por misturas, explosões, meio ambiente, substâncias, trabalhar ao ar livre.. devo fazer mesmo assim?

  84. Rafaela

    Quais as pós graduações mais úteis no mercado de trabalho para quem fez engenharia quimica?

  85. Bryan

    Por favor,me da uma ajuda.
    Estou no 4º lugar de 3 vagas para quimica industrial na UFRJ.Creio eu que vou passar na lista de espera.Irei prestar vestibular para engenharia quimica na UFES também. Gostaria de saber,qual das duas é melhor eu cursar. O curso da UFES começou em 2009,e a UFES não está entre as melhores do brasil.E a UFRJ é top de linha. Então quimica industrial na UFRJ ou eng quimica na UFES??

  86. marcos

    engenheiro químico é uma profissão que sempre oferece riscos à saúde ou depende muito da area de atuação?

  87. Marcela

    Gostaria de saber qual o melhor curso de eng. quimica: o da poli (usp) ou unicamp?

  88. everton

    ola, sou academico do 5 semestre de Biomedicina e agora entrei na UEAP EM ENGENHARIA QUIMICA, gostaria de saber s4e posso relacionar esses dois cursos no futuro…

  89. Cristiane

    ”No segundo ano, a Química em sí passa a ser o foco, representada por várias disciplinas tais como Termodinâmica e Mecânica dos Fluidos.”
    ISSO É FÍSICA, nada a ver com química!

    E engenharia química é fusão de química com engenharia MECÂNICA. Engenharia de produção que é derivada da engenharia química (e da administração).

    Vestibulandos, não se iludam! Se vcs gostam de química, façam química, pois na engenharia química, não se vê muita química.
    As cadeiras básicas do curso são os cálculos, as físicas e as químicas.
    Mas cadeiras PRINCIPAIS do curso são os fenômenos de transporte (transferência de calor, movimento e massa – isso é física), termodinâmica (isso é física), operações unitárias (onde se estudam diversas operações industriais, como destilação, absorção, evaporação, secagem, etc – física novamente), reatores (onde se dimensiona reatores industriais – apenas envolve química, basta saber conceitos básicos).

    Sou engenheira química, podem confiar nas informações. =D

  90. José Model

    Fiz engenharia química pela PUCRS.
    Caramba, quanta informação errada nessa publicação, dentre algumas: Eng. Química = Química + Eng. de Produção quando na verdade é Química + Eng. Mecânica.
    Para quem não sabe a Eng. de Produção foi quem derivou da Eng. Química.
    Química o foco, representada por Termodinâmica e Mecânica dos Fluídos?! Hã?! Puxa!!
    E não é apenas nas universidades públicas que é necessário o TCC, nas privadas (bom pelo menos na PUCRS sim) também é.

  91. Renê

    Uau. Muito boa a profissão. Queria saber quais os setores que o engenheiro químico vem a trabalhar?

  92. Gabriele

    Acabei de descobrir que fui aprovada para engenharia química na UNIFESP. Como a universidade é nova, gostaria de saber se ela oferece uma boa formação, se meu curriculo será valorizado no mercado?

  93. Tatiana Alves

    Oi Pedro, eu gosto muito de química, biologia, física e matemática. Esse ano eu me formo no EM,e estava pensando em cursar Eng. Química ou de Bioprocessos e me especializar em Biotecnologia. Mas ultimamente estou pensando em cursar Biotecnologia, mas estou com medo de me arrepender. Gostaria de saber qual dos cursos é mais promissor,com maiores oportunidades de emprego e as diferenças entre eles. Obrigada.

  94. Edinan

    Olá, sei que todas as Engenharias são consideradas difíceis, porém, queria saber qual delas, mesmo que minimamente, pode ser considerada a mais difícil perante as demais. Abraço.

  95. Luis Gustavo

    Eu quero me formar em engenharia Química, moro no rio quais as melhores universidades nesse curso aqui? e mais que curso técnico me ajudaria nessa carreira ?

  96. Larissa Fresen

    Boa Noite!
    Olá estou no 2º ano do ensino médio e pretendo cursar engenharia química,pois, estou estudando em tempo integral em uma escola técnica especifica em alimentos principalmente laticínios, tendo matérias como bioquímica, microbiologia, físico-química, entre outras, além disso sou uma apaixonada por matemática(o meu grande forte) e química, sendo que sou meia boca em física na parte teórica.
    essa profissão combinaria com minha pessoa?

  97. Ana Paula

    Olá!
    Gostaria de saber qual a relação da engenharia química com a saúde humana?
    Meu vestibular está chegando e eu queria saber mais sobre isso,procuro uma profissão que envolva ciências exatas e biológicas,se eu optar por engenharia química,será que eu vou estar no caminho certo?
    Agradeço desde já!

  98. Anderson

    Olá, boa tarde. Estou a 15 anos fora das salas de aula mas sempre gostei de química no ensino médio. Gostaria de saber se já no inicio do curso de engenharia química é necessário dominar tabela periódica ou se temos uma reciclagem básica antes de realmente aprofundar o tema.

  99. mirian

    oi eu gosto muito de quimica e quero fazer engenharia quimica ,gostaria de saber se essa area e boa para mulheres tambem?

  100. Talitha Ferreira

    Pedroo me ajuda rsrsrs

    Você acha que o curso de graduação em Nanotecnologia, acompanhado de uma pós graduação em Engenharia Química daria uma formação interessante para o mercado de trabalho ?

    Ou faria mais sentido se eu fizesse o curso de Engenharia Química e uma pós graduação em Nano mais tarde ?

    Obrigada!

  101. Viviane

    Olá,

    Estou pensando em fazer Engª Química ou Ambiental, e vi que nos comentários acima as faculdades indicadas são sempre publicas, e quem não passar? Qual a opção para quem vai estudar em faculdade particular?

  102. Erika Vieira

    Gostaria de saber , se é melhor antes de começar a engenharia quimica eu fazer um técnico em química,
    ou ja começo fazer a falculdade direto essa é uma duvida cruel pra mim num sei o que eu faço me ajude !!!

  103. Vinicius Almeida

    Muito interessante! Eu me dou muito bem com física, química e matemática, mas o que eu realmente gostaria de saber é quais universidades seriam melhor para cursar engrenharia química no Rio Grande do Sul?

  104. bruna

    ola gostaria de saber se e verdade que o crea nao quer mais aceitar a engenharia de produção

  105. Luis Henrique

    Quero fazer Engenharia Química, e fazer uma especialização na área de criação de medicamentos e vacinas… Será que é uma boa? Obs: Não estou a fim de Farmácia ou Biomedicina. :]

  106. aline

    Faço o curso tecnico em quimica integrado me interess em fazer engenharia química futuramente mas fico com certas duvias quanto o mercado de trabalho,o estagio/trabalho ja esta dificil com curso tecnico e com engenharia?
    sou de curitiba-paraná

  107. jennifer

    eu quero saber que profissões surgiram a ppartir da química??

  108. Arturo

    Olá galera!!…Qual universidade é melhor para fazer um mestrado UFRJ ou UNICAMP?…eu gostaria me especializar em biotecnologia(biocombustiveis, etc)…eu preciso saber qual tem os melhores laboratórios…Obrigado.

  109. Jenifer

    Oii, eu estou em duvida entre eng. quimica e quimica bacharel, gostaria de saber a diferença entre os dois cursos… O que me atrai na quimica são os experimentos, qual tem mais a ver com isso? Quero seguir a carreira forense! Obrigado.

  110. Guilherme

    Olá, me chamo Guilherme e curso Engenharia Quimica! É uma área muuuuito boa, mas exige muito dos estudantes, é muito difícil, tem que querer mesmo, matemática, química e física estão presentes na maioria das matérias, mas se vc fizer não vai se arrepender, é mt bom e futuramente seremos ricos! abraços.

  111. Guilherme

    Larissa Fresen, essa então com certeza é uma ótima área pra vc, vai se dar bem pois durante o curso tem essas matérias que vc diz já estar estudando, siga em frente que vai ser sucesso. Mírian, hoje em dia não tem mais de profissões serem mais masculinas e femininas, engenharia tem todo tipo de gente, pode ir que vai ter muitas mulheres tb.

  112. Raphael

    Olá, sou Raphael. Moro no Amazonas e pretendo fazer Engenharia Química. Gostaria de saber se um Engenheiro Químico pode atuar em uma outra indústria que não seja, necessariamente, química ou petroquímica. De qual forma?

    Por exemplo em uma indústria onde se produzam motos (desde a fabricação de seus componentes até a montagem dos mesmos).

  113. Juliana

    Tenho feito muitas pesquisas e analisado os pós e contra dessa profissão. Embora haja algumas preferências da minha família para outra carreira sinto que é nessa área em que conseguiria me sentir realizada. Espero continuar com esse pensamento!

  114. Bruno

    Acho q depois q eu terminar o curso de Ciências Biológicas vou fazer Engenharia Química,além do ótimo salário me dou muito bem co a Química.Quantos períodos têm o curso de Engenharia Química?

  115. oscar maia

    a engenharia química é uma das melhores profissões que eu acho. porque podemos descobrir novos elementos.

  116. Isabella

    Olá, sou Isabella. Tenho muito interesse em fazer Química Forense, e gostaria de saber se não vale a pena fazer Engenharia Química e depois me especializar em Química Forense.

  117. Claudio

    Estou indeciso em engenharia química, biomedicina e engenharia de computação. São áreas que gosto bastante. Porém, gostaria de trabalhar mais tarde na elaboração de novos medicamentos e tratamentos. Penso que a informática é o futuro, já invade, complementa e até aperfeiçoa outras disciplinas. Quero saber se há como integrá-las através de pós, mestrado. Em outras palavras, como integrar a engenharia e a informática com o ambiente laboratorial? O que vocês me aconselham?

  118. Gabriela

    Sou apaixonada por matemática, química e física, e fico meio em dúvida de qual faculdade escolher… sempre sonhei em trabalhar em laboratório e me interesso demais em engenharia química, ou seria melhor fazer química? já pensei também em química industrial ou farmácia!

  119. Luis Claudio

    Estou fazendo tecnico em química, pretendo fazer graduação em engenharia quimica, mas estou em dúvida em fazer pós entre engenheria quimica ou petroquimica e de biotecnologia, qual vc acha q tenho q seguir?

  120. paula machado

    eu gostaria de saber se a usp de lorena é boa pra eng quimica…. qual seria melhor eu tentar: a poli-sp ou a usp lorena…eu sei q a de lorena é mais facil de passar mas queria saber qual faculdade é melhor. e caso a de lorena for boa se tenho chance de emprego pq a cidade é pequena…

  121. Erick

    Eu gosto de química e matemática, por isso me interessei bastante em engenharia química.

    Mas parece que o engenheiro químico trabalha bastante com informática também, e eu não quero ficar muito tempo no computador.

    Será que devo fazer engenharia química ?

  122. socorro

    sou pedagoga e gostaria de saber se posso fazer minha pos graduacao em alguma area forense
    me ajudem

    obrigado

  123. Larissa

    Olá
    Estou com uma dúvida terrível: não sei se faço engenharia química ou farmácia. A questão é que eu, além de ser muito boa em matemática, química e física, também gosto de biologia.Por isso, gostaria de saber se, fazendo esta engenharia, haveria a possibilidade de especialização em uma área mais biológica, como por exemplo, bioquímica ou genética.

  124. Ariene

    Olá, eu faço o 3º do ensino médio integrado ao curso técnico de química e penso em continuar nessa área, mas me bateu uma dúvida quanto a duas engenharias, qual é a melhor: engenharia de materiais ou engenharia química?
    P.S.: tenho certo trauma de matérias do meu curso técnico que estão incluídas na grade de engenharia química, mas parece ser a que mais mexe com química na prática.

  125. Leonardo Roberto

    Gosto muito de química e até me dou bem com os números. Estou em duvida entre fazer Química e Engenharia Química pelo fato da engenharia. Gostaria de saber quais as matérias mais cobradas dentro da matemática em engenharia química.

  126. douglas

    Õla gostaria de saber se posso fazer a faculdade de eng.quimica eu tenho q ter feito pelo menos algum curso tecnico,

  127. rose

    olá eu estou interessada em fazer uma faculdade para que eu possa trabalhar na área de invenção e produção de cosméticos …qual é a faculdade mais indicada para os meus objetivos.

  128. mariana

    Olá Fiz graduação de farmácia gostaria de saber qual pós graduação ou faculdade posso fazer para me especializar na area do petróleo. Pensei em fazer engenharia química msis estou na dúvida. ..

  129. Lenio

    Ola posso dar aulas de química para colégios e pré vest sendo engenheiro químico grato!

  130. Ana Paula

    Olá estou cursando o último período de Técnico em Química,estou na fase de preparação para o TCC.Poderiam me ajudar a escolher um tema bem legal e interessante?Mas ao mesmo tempo que não fosse muito difícil pois estou grávida.

  131. pedro jacinto

    ola pessoal estou procurando o curso relacionado a quimica, vi o vosso e axei ser pra mim a coisa certa pra fazer, gostaria saber quanto tempo faz a licenciatura, e o que faço para engressar o ano que vem na faculdade, desde ja agradeço a vossa colaboraçao.
    Pedro

  132. Andreza

    Acho fascinante o curso de engenharia química, porém não gosto muito de física e muitos dizem que há mais física que a própria química neste curso, queria saber se é realmente é verdade.

  133. Ygor Florentino

    Eu achei da Engenharia Química um curso bastante interessante. Eu sou carioca e pretendo seguir para o curso de eng. química na UFRJ. Mas há um problema: apesar de ainda estar no 3º ano do ensino médio, já estou planejando em que faculdade entrar, mas eu gostaria de fazer aquilo que eu goste e que traga um retorno financeiro consistente para eu não precisar me preocupar no futuro. O problema é que eu sou muito fã tanto de áreas como Física, Matemática e Química e não sei em que me inscrever. Ou opto por engenharia mecânica (Física, minha matéria preferida) ou Eng. Química (também uma opção já que faço “estágio” num laboratório de Química pela Petrobrás)… O que devo seguir?

  134. phelip

    gostaria de saber se um engenheiro quimico pode tbm atuar na area de saude criando remedios ou projetando aparelhos para hospitais?

  135. priscila

    tenho muitas duvidas em relação ao quero seguir, mas estou pretendendo seguir a carreira química, fazer o técnico e logo após engenharia mas não gosto de matemática o que indicaria?

  136. Ana

    Olá, eu já passei no curso de engenharia química, só que estou em dúvida em qual faculdade devo escolher. Qual é a melhor entre a UFCG e a UFPB??

  137. Souza

    Faço técnico em cervejaria e quero fazer engenharia química, mas para quem é muito criativa e fala muito é uma boa opção?

  138. Paulo H Bernardo

    Queria saber quais são as especializações da Engenharia Química. Pra apresentar em um seminário

  139. Gustavo

    Ei, gostaria de saber quais as matérias para estudar antes de fazer o curso?
    Também queria saber quais as áreas de especialização da Engenharia Química, e onde oferece melhor e maior vagas para o mercado de trabalho depois que concluir o curso, sem ou com especialização em MG.
    Obrigado.

  140. Marianna

    Olá, estou numa dúvida cruel.. cheguei a cursar o primeiro período de engenharia de materiais na ufrrj, mas tranquei a curso..embora a faculdade é pública, gastava muito com passagens, devido a distância e gastava muito com livros, as vezes dormia na casa da minha amiga, mas não dava pra ficar sempre, e o curso é integral. Daí, tive que trancar e também não estava certa do que queria. Mas para não ficar parada, resolvi começar um curso técnico em química, vou terminar em agosto, quero começar minha faculdade logo, mas não quero voltar pra rural (ufrrj) pq é como disse é período integral e fiz o técnico para ingressar logo no mercado de trabalho e trabalhar nessa área. Estava certa que faria Eng. Química, mas dps que comecei a estudar Química Ambiental no curso, me interessei e penso em fazer Eng. Ambiental, mas não estou certa. O que vocês acham?

  141. Johna113

    Thanks again for the blog post.Thanks Again. Cool. ceacfcffbkee

  142. Maria Isabel

    Eu sou estudante de psicologia, mas sempre fui louquinha por química e sempre senti vontade de fazer engenharia química, mas não sabia detalhadamente como era a atuação do profissional. Mas lendo agora sobre ele pretendo depois que me tornar psicóloga, fazer engenharia química, que é uma profissão que amo demais.

  143. Estéfani Ribeiro

    Olá.
    Estou no terceiro ano do ensino médio e pretendo fazer engenharia química.Sei que uma universidade federal tem muito mais “peso” do que uma particular, porém é muito concorrido e existe a possibilidade de eu não passar.Eu já tenho certeza do que eu quero.Gostaria de saber, se eu fizesse engenharia química em uma faculdade particular poderia correr o risco de não conseguir um emprego nessa área por está concorrendo com pessoas que tenham estudado em uma universidade federal?

  144. kelly

    ola…gostaria de saber o seguinte vou engressar na faculdade no inicio do ano estou em duvida entre engenharia quimica engenharia civil e engenharia petrolio e gas.. eu gosto de numeros porem não ou muito boa com eles.

  145. Fernando

    Engenharia Química, Engenharia de Alimentos ou Engenaria de Materiais? Quero fazer o curso mais abrangente (com o maior mercado de trabalho), mais tradicional e reconhecido e com maior carga em química, para que eu possa atuar como pesquisador na área de química, em escala laboratorial, mesmo. :) agradeço desde já as explicações

  146. DAYANE MACEDO BALDINI

    Oie, estou cursando o 2º período de EQ e sabe o que já me aconteceu? Proposta de estágio em um laboratório de uma Usina de cana de açúcar com salário inicial de 2.000,00, além de me identificar muito com a química orgânica e inorgânica, acho que essa seria uma ótima área para atuar. Você acha que as usinas são as melhores opções para se estabelecer na área de engenheiro químico?

  147. Guilherme

    Olá Pedro, estou desesperado! Já faz três anos que eu decidi que queria fazer engenharia química pois é uma profissão bem remunerada e envolve as matérias que eu mais gosto mas, principalmente, sou apaixonado por laboratório de química. Agora que estou terminando o 3°ano do ensino médio meu professor de química me disse que apenas 10 por cento do curso era química, mas cada pessoa fala uma coisa, então a essa altura do campeonato eu estou confuso. Por favor me ajude, engenharia química tem o foco em laboratório de química ?

  148. Potássio de Ouro Ã

    Com licença, é que agora que estou no ensino médio tenho cada vez mais me preocupado que carreira seguirei, de algo eu já tenho certeza: tem que incluir bastante química na sua aplicação. Então eu estive muito em divida, sou muito bom tanto em física como em química, poderia até cursar algo de física, mas minha paixão puxa mais para o lado da química. Eu fico muito em duvida entre escolher o curso de Química ou Engenharia química, eu me vejo realizando qualquer uma das duas tranquilamente, então minha preocupação se resume em saber qual têm crescido mais e dado mais oportunidades de atuação, tendo em vista também o provável futuro salário. Seria de muita ajuda se vocês me ajudassem a resolver e esclarecer tais duvidas comentadas.
    Obrigado.

  149. josy

    Quero muito fazer engenharia quimica,apesar das pessoas mim asustar dizendo q é muito dificil mas acho q vou tentar gostaria de saber se a faculdade osvaldo cruz para engenharia quimica é boa bjs.

  150. Natália P

    Gostaria muito de fazer engenharia química, por amar matemática, química e física e como esse curso engloba principalmente essas matérias, quero cursá-lo, porém tenho dúvidas em relação em qual área irei trabalhar. O que o engenheiro químico faz em uma indústria de cosméticos? Essa é uma área que me interessa, mas não sei o que faz direito. Obrigada

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!