Ciências Biológicas

Farmácia – Profissão, Carreira e Informações Gerais

A principal tarefa do Farmacêutico é estudar os medicamentos, vacinas e substâncias químicas e analisar a sua relação nos organismos vivos. Conheça mais sobre a carreira em farmácia.

Farmácia

Habilitação:
Farmacêutico
Duração do Curso:
4 anos
Área:
Biológicas
Atributos do Profissional:
Dedução e Observação
Salário Médio:
R$ 2000,00

A Profissão de Farmacêutico

A principal tarefa do Farmacêutico é estudar os medicamentos, vacinas e substâncias químicas e analisar a sua relação nos organismos vivos. O farmacêutico, juntamente com o Químico, também ajuda a desenvolver novos medicamentos e cosméticos, métodos de produção eficientes para estes produtos, realizando testes de laboratório, análises clínicas, análises toxicológicas, físico-químicas e biológicas.

O Farmacêutico possui algumas opções diretas no mercado de trabalho: Seja diretamente no comércio de medicamentos, grandes indústrias farmacêuticas ou mesmo em Instituições de Pesquisa. Desta forma, o profissional pode trabalhar em Drogarias (sendo o farmacêutico responsável), Hospitais e Clínicas (também sendo o farmacêutico responsável), na área de pesquisa em instituições públicas e privadas (desenvolvendo medicamentos e novas substâncias úteis para a sociedade).


Comércio e Laboratórios: os dois principais ramos de especialização da Farmácia

Grade Básica do Curso de Farmácia

  • Anatomia;
  • Biologia;
  • Química Geral e Inorgânica;
  • Química Orgânica;
  • Química Analítica;
  • Botânica;
  • Parasitologia e Patologia;
  • Microbiologia e Imunologia;
  • Físico-química;
  • Farmacodinâmica.

Melhores Faculdades de Farmácia

É sempre importante que o estudante faça um estudo das universidades públicas e privadas que deseja pleitear uma vaga. É importante sempre verificar junto ao Ministério da Educação se o curso possui reconhecimento, pois somente assim, o diploma terá validade. A seguir, segue uma lista das instituições de ensino que oferecem o curso de farmácia e possuem bom conceito junto ao MEC:

  • Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – Ouro Preto – MG;
  • Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) – Alfenas – MG;
  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – Diamantina – MG;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Natal – RN;
  • Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Juiz de Fora – MG;
  • Centro Universitário UNA (UNA) – Belo Horizonte – MG;
  • Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF) – Juiz de Fora – MG;
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) – São Paulo – SP;
  • Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) – Campinas – SP;
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – Porto Alegre – RS.

Farmácia: Aspectos Favoráveis

No Brasil, todo medicamento ou cosmético desenvolvido por cada laboratório obrigatoriamente deve ter um farmacêutico responsável, as farmácias e drogarias também obrigatoriamente devem ter entre o seu quadro de funcionários um profissional de farmácia para realizar procedimentos e atender os clientes em caso de dúvida. Outra oportunidade que vem sendo buscada por muitos profissionais é seguir a carreira empreendedora, fundando a sua própria drogaria.

Farmácia: Aspectos Desfavoráveis

A principal desvantagem da carreira de farmácia é a grande competição, Farmácia é um dos cursos que mais formam profissionais anualmente em nosso país.

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. william

    oi meu nome é william e eu sou de são paulo, já estou no meu segundo ano de cursinho, pois não fui um aluno muito aplicado no ensino médio, nesses dois anos prestei vestibular para o curso de farmácia, porém este ano com o novo modelo do enem, poderei ser aprovado em outro cuurso, por isso procurei me informar sobre outros cursos da área de biológicas, me surpreendi, através de seu site, percebi que talvez tenha igual ou maior aptidão para a carreira de bioquímico(biomedicina), visto que prefiro biologia à quimica.
    Parabéns pelo trabalho de vocês, são muito boas as matérias do site, informam realmente aquilo que os vestibulandos querem saber.

  2. erika

    “A principal desvantagem da carreira de farmácia é a grande competição, Farmácia é um dos curso que mais forma profissionais anualmente no nosso país.”

    Não gostei disso!

    • luis

      Olha,todo curso tem sua dificuldade,e o mercado hoje é competitivo,então você escolhe o curso por aptidão e não por não ter muito concorrente no mercado.Se que moleza,não existe….Tem que ralar e estudar para conquistar o teu lugar no mercado..Já estou no 5ºsemestre do curso de Farmácia…Você tem que estudar,o curso não é fácil,não importa se é particular ou federal…O curso de Farmácia exige aptidão e gosto pelo curso,cada vez mais que vocÊ se aproximar do final do curso vão te exigir mais e mais,selecionando o futuro farmacêutico para o mercado de trabalho…Agora depende do acadêmico se vai ter emprego ou não…

      • Débora Paula

        Gostei da sua resposta, mas fazer só por amor ou só por dinheiro também não dá, tem que haver o equilíbrio,também faço farmácia e estudo aos poucos para concursos e para me preparar profissionalmente .Enfim estudar sempre vale a pena

      • Elenilson ramos nascimento

        Sei que é muito dificil ter alguma coisa na vida, para isso temos que sobir muitos lances de escada. eu sempre queria fazer o curso de farmacia mais nunca que tive a oportunidadae, isso por falto de condiçao financeira, e sim só mesmo prestei a fazer um curso téc de de enfermagem onde hj me sustento e tento fazer uma faculdadae..
        Por isso, pesso a todos que esteijam a disposicao em me ajudar, em dar força para que eu consiga a realizar esse curso de meu sonho; sei tambem que é muita quimica , mais nada nu mundo que nao der para a prender basta vc ter vontatde, e isso eu tenho.
        seija qualquer forma de ajuda vai ser bem vindo, muito obrigado a todos…

        • paulo estevam

          Meu velho, as coisas sao dificeis quando não fazemos a nossa parte, então vai em frente não tem medo de nada, pois o mundo gira e gira, e só ficamos para traz. Sendo assim, procura estudar e ser difrente dos outros, pouquinho e pouquinho se constroi uma grande carga de conhecimento. Felicidades meu velho.

      • MARA

        CLARO QUE É A PROFISSÃO DO FUTURO, PARA QUEM GANHA BEM E PODE FAZER ESPECIALIZAÇÃO. INFELIZMENTE A MAIORIA NAO TEM CONDIÇÃO. SE PUDESSE FARIA OUTRO CURSO. QUEM SABE NO FUTURO.

      • mila

        Concordo com você, devemos conquistar o nosso espaço sendo o melhor, buscando ser o melhor.

    • caio

      Sou farmacêutico. E vou falar a verdade a faculdade de Farmácia, está entre as que formam profissionais anualmente, e assim aumenta a competição do mercado. Comecei trabalhando ganhando abaixo do piso salarial, não recebia nem água para beber no serviço isso em mais de 3 farmácias que eu passei, não tem benefícios como vale alimentação, folga de feriado, descanço semanal, a cobrança é muita, todo dia atualiza um programa novo, é estressante, se você errar é descontado do salário, os aumentos no salários são de 5% ao ano (abaixo da realidade), eu só indico para quem realmente gosta, ou quem quer arriscar, pois para mim é uma profissão morta. E está longe de ser reconhecida com profissão do futuro.
      DICA NÃO FAÇAM.

      • Robério

        Discordo completamente de você Caio,pois na maioria das vezes há uma estaguinação do profissional em relação a profissão,em sua maioria,muitos farmacêuticos não procuram se especializarem,principalmente na área cientifica que ainda carece de bons profissionais e em função disso sofrem com a falta de oportunidades.É a profissão do futuro sim,pois dela depende até mesmo a propia medicina e principalmente a sociedade,valorize-se e coloque em pratica essa riqissima profissão que você teve a oportunidade de aprender,seja um exemplo estimulando as pessoas e não fazendo o contrário.

        • katarina

          discordo totalmente de vc caio, vc é um profissional farmaceutico e em primeiro lugar vc tem que dar valor ao seu trabalho, dar valor aos cinco anos q vc passou lascado estudando p se formar, uma farmacia sem um farmaceutico nao é nada! se vc não dar seu devido valor como profissional, o dono da farmacia tbm não vai dar! se vc aceitar trabalhar com remuneração abaixo do piso salarial do farmaceutico vc estara infringindo o seu codigo etica e principalmente desvalorizando a si msm. vc é um profissional e tem q se impor como tal.

      • MARA

        CONCORDO PLENAMENTE COM VOÇÊ CAIO. SEM PALAVRAS

      • Marcos

        “O homem que trabalho por aquilo que recebe não mereçe o trabalho que faz” abraham lincoln. Em fim posso afirmar para vocês que muitos adquirem suas graduações e ingressa no mercado de trabalho, mas para por onde estão querendo ganhar encostado em uma cadeira e quem sabe olhando no facebook aquilo que ta rolando blá bla bla… Senhores e uma profissão digna e maravilhosa o que falta é pessoas que estão centradas em crescer com ela, digo mais os farmacêutico é tão importante para a sociedade e à comunidade de tal forma que se não tiver este proficional trabalhando, os médicos e os demais membros de saúde retrocederia séculos em tratamento, porque se não forem os farmacêutico trabalhar em pesquisas e se empenhar em descobertas de fármacos talves a sociedade estaria reduzida a cinzas e os médicos teriam que tratar seus pacientes com pano molhado na testa e dando água na boca deles, o mercado é grande e competitivo para sobreviver lute para ser o melhor, e se você pensar que precisa aceitar passar por umilhaçoes no seu trabalho acho melhor você começar a procurar outro par seu próprio bem, invista em você e acredite que você pode ser melhor, o mercado está ai lhe esperando faça novas pôs graduações e abra sua mente companheiro.

    • anne

      não concordo com isso.. área de farmácia é uma área ampla com poucos profissionais..e todos os profissionais estão trabalhando ..trabalho em farmácia e sei o sacrifício que é encontrar um farmacêutico que não esteja trabalhando..agora amo essa área..estudo pra min especializar e é claro ganhar mais..

  3. Rubens

    Achei muito interessante está área de trabalho da Farmácia, estava muito confuso acessei o site pequisei muito, fiz o teste vocacional no qual ajudou muito em minha decisão, agradeço pelas dicas e ajudas que o site fornece para pessoas que não sabem qual profissão seguir
    Lembrando que o mais importante é seguir o que voce mais gosta e o que é mais adequado para seu tipo de vida, agora pretendo concerteza seguir em frente muito obrigado esse site ajudou muitoooooooo ^^

  4. Pedro Addler

    Olá William

    Ficamos muito satisfeitos que você tenha gostado do nosso trabalho :P !! Quando produzimos as nossas matérias, esse é o foco mesmo, fazer com que os vestibulandos fiquem mais confiantes e conheçam melhor as carreiras, para poder escolher melhor.

    Em relação a sua história, é assim mesmo, sempre podemos fazer algo grandioso quando decidimos fazer.

    Eu mesmo até o segundo ano do colegial, nunca fui um bom aluno, a partir do terceiro ano decidi que ia passar em uma Federal, estudei, fiz 1 ano de cursinho e acabei passando mesmo !!

    Em relação a área de farmácia e saúde é muito interessante mesmo, se você tem vontade de fazer vale muito a pena.

    • esther

      eu tenho 18 anos..
      estou no 3° grau do ensino médio…
      fazendo uma pesquisa sobre farmaceutico para a materia de seminário entregado..
      todas as informações possíveis, que puder me ajudar eu agradeço…
      deixar no meu face por esse e-mail..
      desde ja agradeço sua atenção!!!

  5. Vanessa

    Olá!
    Estou cursando o curso de Biomedicina, fui para o segundo ano. Gosto do curso e tal.. Mas estou muito indecisa em relação ao curso de Farmácia também. Não sei se mudo para Farmácia.
    Gostaria de saber a sua opiniao.
    Farmácia ou Biomedicina?
    Como as duas profissoes estao atualmente no mercado de trabalho?
    Obrigada!

    • Moura Netto

      Oi Vanessa!

      Dependendo do ponto de vista Farmácia é melhor, pois o leque de atuação é bem amplo. Biomedicina ainda é muito restritivo.

      abraço

      • luiz

        Estou cursando biomedicina numa universidade particulare estou gostando bastante.caso eu consiga uma vaga para farmacia n uma universidade publica,seria legal tentar conciliar os dois para que eu possa reunir bastante conhecimento para atuar na area de pesquisa??our concluindor apenas um dos eu renderia mais?? Agradeço desde já ;-)

  6. william kagiyama

    oi, gostaria muito de tirar uma dúvida !

    tenho lido algumas reportagens que apontam para o profissional de bioinformatist, porém nenhuma das matérias indica qual o possível caminho eu deveria seguir para me tornar um profissional da área.

    ciências biológicas(bacharelado), biotecnologia, biomedicina, farmácia .. qual seria a opção mais coerente ?

    se vocês puderem me dar mais informações ficaria muito grato.

  7. Michel

    Olá, eu ainda não consegui me decidir qual curso fazer, acho interessante o curso de farmácia, mas quero saber se o mercado de trabalho é bom para quem se forma nessa área.

  8. Pedro Addler

    Olá Erika

    Infelizmente, essa é uma verdade sim. As faculdades de Farmácia estão entre as mais numerosas do Brasil e formam muitos profissionais anualmente, o que aumenta a competição do mercado.

    Mas não se preocupe, se você for uma boa profissional, seu lugar ao sol está garantido.

    • Silmara

      oi!! eu to aki p falar q achei esse site e gostei mais ou menos do q li, so qria q alguem me desse mais informaçoes. tenho 22 anos e ainda n prestei vestibular p area q sempre sonhei q eh farmacia, entaum tenho muitas duvidas e so qria mais e mais informacoes. estou atualmente cursando administracao, sei q n tem nd haver, mais tem sim, pois pretendo um dia montar minha propria farmacia e laboratorio, isso sera possivel? posso ter farmnacia e o laboratorio se conseguir me informar em Farmacia? Na cidade onde moro n tem cm eu cursar farmacia, estou me mudando e p onde eu vou eh p justamente conseguir realizar meu sonho de fazer farmacia.

  9. talita

    concordo com Willian com relação ao site. Eu tambem prefiro biologia e química, por isso procurei vcs, pois nao sei que profissão eu escolho que abrange essas disciplinas eu vou começar meu curso tecnico em química mas nao queria ficar so na química, e vcs estao me ajudando embora ainda esteja em dúvida

  10. Daniele

    Nossa eu achei essa matéria muito boa,eu pretendo fazer farmácia mas ainda estou em duvida,pois muita gente fala que o curso é dificil tem que ser o crânio,e eu tenho certeza q é isso q quero fazer,mas tenho medo de nao conseguir me adaptar achar dificil!!!E tbm pelo mercado de trabalho,pq vc fazer uma faculdade de 5 anos que é a onde eu pretendo fazer,e fikar com diplima guardado!!

  11. Fernanda

    Eu queria saber mais sobre Farmácia, tipo, quais sãos as primeiras matérias do curso…

  12. Fernanda

    Estou muito em dúvida do que quero fazer, estou no 3° ano do ensino médio e o que mais me impressiona é eu estar em dúvida entre Farmácia e Direito, duas coisas super diferentes, tenho medo de farmácia por tem muita química medo de direito por ter que ler muito, e nunca fui muito de ler, até leio mais só jornais e revistas.
    Gostaria muito de uma opinião com vantagens e desvantagens desses dois cursos.
    Grata.

  13. Karen

    Dúvida Urgente
    Passei para duas faculdades federais uma em Biomedicina e outra em Farmácia
    Eu amoooo estudar biologia do corpo humano e tudo o que se relaciona com ele, sou muito fraca em química,gosto mais de química quando se relaciona com a biologia do corpo humano.
    Eu queria trabalhar com pesquisa e a própria produção de vacinas , e muito me interessa trabalhar na marinha
    Tenho medo de escolher farmácia e estudar mais química que biologia, tenho medo de não suportar tanta física, mais não sei se terei que fazer farmácia mesmo, se quero produzir vacinas e pesquisar sobre seu funcionamento no organismo
    o que faço?

    • Luciane

      Olá Karen, se você tem dúvidas acerca das matérias do curso te dou uma dica: vá nos sites das faculdades em que você vai prestar e entre na matriz curricular dos cursos que você vai prestar. Eu vou prestar unimep, então eu fui na pagina do curso de farmacia dela e vi as matérias doas 10 semestres deste curso.

    • Jony

      Olá Karen.

      Eu conheço bem de perto essa indecisão, o que posso te dizer e´que com certeza o curso de farmácia tem uma grande carga de matérias de exatas, principalmente química. Talvez fosse melhor enxergá-lo como um curso de química voltado para área de saúde (produção de medicamentos, toxicologia de medicamentos, mecanismos farmacológicos, controle de qualidade, garantia de qualidade, logística de armazenamento e transporte), assim como o curso de química ambiental é voltado para análises químicas e físicas das condições do meio ambiente, sem contar toda a parte burocrática de assumir responsabilidade técnica seja de uma farmácia ou de um hospital. Uma confusão muito comum, que muitas pessoas cometem é achar que biomedicina não tem química e física na grade curricular, isso não está correto porque se for realizar análises de diagnósticos clínicos com certeza precisará dos conhecimentos de química orgânica, química inorgânica, físico-química química analítica e análises físicas com utilização de aparelhos (como espectroscopia (UV-vis, FTIR, absorção atômica, cromatografias de vários tipos, dentre vários outros). Se quiser realmente seguir um dos dois cursos deve ter isso em mente. Não há como fugir da carga de matérias de exatas, isso porque qualquer análise de diagnóstico laboratorial depende de uma ou mais reações químicas ou interações físicas entre espectros de ondas e matéria para que se possa chegar à conclusão da presença ou ausência de determinada substância e cálculo de sua respectiva concentração.
      Outra coisa que deve considerar, é que fabricar produtos biotecnológicos requer sim muito conhecimento de química e física, apenas biologia não basta. Para produzir uma vacina por exemplo, é preciso realizar cálculos e simulações em computador para tentar prever quais as regiões de um determinado antígeno poderiam ser utilizados, devido as grupos funcionais dessa proteína, depois vem um extenso trabalho laboratorial no qual se cria um procedimento para degradar a proteínas e expor essas regiões para dessa forma tentar criar anticorpos, lembre-se também que após extração destes de plasma animal é preciso fazer uma purificação e esterilização, além de observar se será necessário adição de algum conservante ou um processo que permita sua conservação por longos períodos para que seja armazenado e trasportado a qualquer lugar que seja necessário.

  14. Karen

    Ah esqueci!!!
    Sou muito curiosa e amo descobertas!!
    Amo demais estudar a biologia do corpo humano
    não sei se não gosto de química, pois sempre me encantei mais com o corpo humano
    Obrigada

  15. Liann Filiphe

    Moro no Pará, e gosto muito do curso de Farmácia, pretendo fazer esse ano. E eu li sobre as desvantagens e pelo que eu sei o mercado de trabalho esta amplo, pelo menos aqui, já conversei com alguns estudantes do curso e alguns profissionais, em média o farmaceutico esta tendo 2 empregos! será que isso depende de região para região?

    • Mirian Gomes

      Olá Liann!
      As oportunidades de trabalho variam com certeza de cada região. Tenho certeza que será um ótimo profissional da área de farmácia.

  16. Pedro Addler

    Olá William Kagiyama

    Essa foi uma boa pergunta. Realmente este termo é novo e tem gerado muitas dúvidas entre as pessoas que querem fazer Farmácia e especializações.

    Vou explicar em termos gerais: o Bioinformatist é o profissional da área de Ciências Biológicas ( Farmácia, Biologia, Biomedicina ) que trabalha juntamente com profissionais de informática e computação para digitalizar informações biológicas, tais como o DNA.

    Para completar o Projeto do Genoma Humano por exemplo, profissionais de Biológicas trabalharam lado a lado com profissionais de computação.

    Para ser um Bioinformatist e trabalhar em projetos de tecnologia como estes, você pode procurar por especializações logo após a conclusão do curso de farmácia.

  17. Pedro Addler

    Olá Michel

    O mercado de farmácia se encontra bem lotado nas principais cidades mas você pode encontrar boas oportunidades se quiser se mudar para o interior.

    Você também pode procurar por oportunidades de trabalho em instituições de pesquisa, farmácias de manipulação e laboratórios.

    Com o lançamento dos Genéricos em 1999, abriram muitos novos laboratórios de medicamentos e com eles muitas novas oportunidades de trabalho para profissionais de farmácia.

  18. JJ

    Oi! Sou de são luís – maranhão, estou com uma grande dúvida entre as áreas de farmácia e biomedicina. Gostaria de saber qual profissão oferece maior remuneração e qual tem mais área de trabalho ?

  19. Gildásio

    Olá!!sou 4º semestre de farmácia na Universidade Estadual de Feira de Santana na Bahia e só tenho uma coisa a dizer: ADORO meu curso. Não dou importância a concorrência, nem a piadas como faz farmácia pq é um médico frustado. Quem estiver pensando em fazer o curso dou maior apoio, apesar da quantidade de farmacêuticos formados eh o curso da área de saúde que possui mais áreas de atuação. Boa sorte para os vestibulandos e apostem em FARMÁCIA.

    • Sheilla

      Adorei sua resposta … Parabéns!

      estou no 3º semestre de Farmácia e amooooo muitoo, quem quiser Cursar , aconselho viu… Boa sorte galera…

  20. Diego

    Bom gostaria de saber se farmácia seria um curso com bastantes oportunidades em uma cidade como Fortaleza. E também as aréas em que posso trabalhar com uma formação em biomedicina? Tenho que me decidir e não sei qual a melhor para minha cidade.
    Obrigado!

  21. DANIEL

    parabéns pela matéria!
    Gostaria só de mais esclarecimentos sobre a inserção do farmacêutico em laboratórios de análises clínicas, se ele é responsável por análises de sangue, parasitológicos e semelhantes, ou isso seria prioridade ou mesmo responsabilidade de outras profissões, com o farmacêutico impedido de fazer isso.
    Obrigado,
    Daniel.

    • Karyme

      Olá Daniel, eu estou cursando o 3º período do curso de Farmácia, e posso dizer que o papel do Farmacêutico dentro de um laboratório de Análises é um dos principais. Já estou aprendendo a fazer exames de sangue, como tipagem; Também estamos estudando sobre exames parasitológicos, além de termos uma matéria chamada de Microbiologia, onde preparamos meios de cultivo, lâminas e tal.. Então, o Farmacêutico fica responsável pela ANÁLISE dos mais variados materiais. Att

  22. Day

    Olá Pedro Addler, gostaria de saber se o qual o salário de um professional formado em farmácia.
    Salário mínimo e o Salário mais alto. Qual a área que um farmacêutico pode ganhar mais do que R$ 15.000 reias por mês ? E o que precisa para ser um bom proissional ? Adoraria fazer farmácia mas se o salário for baixo, não vou fazer.

  23. Jean carlos

    Ola estou em duvida entre farmácia e biomedicina, ambas me empolga. Posso fazer um curso de biomedicina e depois fazer farmacia matando materias. biomedicina materias mais aplicada de biologicas e farmácia mais química. qual seguir primeiro e mais vantagens de empregos.

  24. lidiane

    Gostei muito do site,pude esclarecer algumas duvidas a respeito do curso de farmacia o qual pretendo prestar verstibular no final do ano,ja pensei tbem em biomedicina mas prefiro mais a quimica do que a biologia,tenho mais afinidade com a materia mas ate o final do ano posso me decidir melhor,penso muito em que curso escolher devido ao mercado de trabalho tenho que levar em conta o que eu gosto de fazer e o que isso vai me proporcionar futuramente ( garantir um emprego ) pois não posso me dar ao luxo so de estudar,minha familia nao tem boas condiçoes entao que saber conciliar o trabalho e o estudo gostaria de receber informaçoes e dicas sobre farmácia.

  25. Pedro Addler

    Olá Fernanda

    As primeiras matérias do curso de Farmácia vão ser Biologia, Química, Anatomia e alguns conteúdos relacionados.

  26. Pedro Addler

    Olá Fernanda

    Sinceramente, acho que você deve procurar outra carreira, fazer o curso de direito sem gostar de ler é impossível, fazer o curso de farmácia sem gostar de química, também !!

    Você não tem a vocação natural para estas profissões. Recomendo que você procure se informar mais sobre as profissões e também que faça um teste vocacional para ter algumas opiniões novas.

  27. Pedro Addler

    Olá Karen

    Pelo seu depoimento, você tem muito mais talendo para biomedicina do que para farmácia. Escolha a biomedicina.

    No curso de farmácia você vai ver bastante química, como você quer mesmo é estudar biologia, doenças e suas vacinas, biomedicina é o curso ideal pra você !!

  28. Daniella

    Olá Pedro Addler, gostaria de saber se o curso de Farmácia é uma “boa pedida’ para o mercado de trabalho.
    Gostaria de saber também :

    * Salária Inicial ?
    * Essa profissão é bem valorizada ?
    * Salário pode passar dos R$ 10.000 reais ?
    * Quais são os “caminhos” que mais bem pagos no ramo da farmácia ?

    • luis

      Olha se vocÊ quer salário alto,faz medicina….Farmácia o salário varia de acordo com a região,sendo que os salários variam de 1800 a 2590,dependendo o mercado que vc for atuar…Salários altos somente por concurso…Pericia criminal,EssEX,ENTRE OUTROS

      • Pedro Addler

        Olá Luis

        Realmente a média salarial para os profissionais de farmácia está neste patamar, variando com a região, mas você não pode esquecer de que sempre há o caminho empreendedor para o profissional de farmácia: ele pode abrir o próprio negócio.

        Uma farmácia pequena, bem posicionada e em um bom mercado facilmente supera esses rendimentos.

  29. Pedro Addler

    Olá JJ

    Temos um empate por aqui !! Cada carreira tem uma vantagem…
    Biomedicina tem os maiores salários, no entanto, a farmácia tem o maior mercado potencial.

  30. Leonardo Pereira

    tenho 30 anos sou formado em mkt ha cinco anos mais gostaria de fazer farmácia terei algum problema? por ja ter um curso superior

  31. Pedro Addler

    Olá Diego

    Nas grandes cidades, tais como Fortaleza, a principal oportunidade para os profissionais de farmácia é trabalhar em grandes redes de farmácias, abrir uma farmácia própria é arriscado por causa da concorrência.

    Em relação a segunda pergunta, com formação em biomedicina, a principal área que você vai encontrar são laboratórios e hospitais.

  32. Pedro Addler

    Olá Daniel

    O profissional de farmácia pode sim exercer estas funções em laboratórios de análises clínicas, mas em geral estes trabalhos são feitos por profissionais de Biomedicina.

  33. Pedro Addler

    Olá Day

    O salário médio para um profissional recém formado em farmácia está em torno de 2000 Reais, salário de um profissional que trabalha como farmacêutico.

    Se você tiver condições financeiras de montar a sua própria farmácia ( é um investimento meio caro ), existem casos de donos de farmácia que chegam a ganhar 30000 Reais por mês, depois de alguns anos.

  34. Eliane

    oi tudo bem?
    gostaria de saber se um farmaceutico pode trabalhar em laboratorio de industria de produtos de limpeza

    • Sol

      Oi Eliane!
      Pode sim querida, a grade de farmácia te qualifica também para esta área.
      Bjs e felicidades

  35. Joyce daiane da silva

    ola gostaria de saber qual a diferença entre farmácia e farmácia bioquimica, por favor me explique no mercado de trabalho isso afeta em alguma forma??

  36. elidia araujo seravalli

    OLÁ PEDRO ADDLER.
    Tenho 37 anos, e a minha atual profissão é cabeleireira.Quando cursei senac fiz cosmetologia , tricologia e amei.Por esse motivo resolvi fazer farmácia. Porem sempre tive muita dificuladade em quimica pois o meu ensino medio não foi dos melhores.Estou no primeiro semestre e já precebi o quanto é dificil principalmente pra mim que estou afastada a desde 2001.Pra minha idade é dicifil a area que escolhi/por que ao me formar estarei com 41.Estou muito perdida.Devido a dificuladade que tenho com quimica, gosto mais tenho dificuladade.

  37. Acácio

    Pedro começei a fazer bioquimica, posso quando me formar montar meu proprio laboratório de Analise clinicas(exame de sangue, fezes urinas e outros) se não, o que tenho mais que me aperfeiçoar para isto? fale um pouco sobre bioquimica.

  38. luana nascimento

    Oi, eu to cursando o 2ª ano do ensino medio, e já estava decidida a fazer farmácia, mas meus pais querem q eu faça agronomia, ou fisioterapia, dizem q farmácia não é um bom curso e não dá muito lucro; eu estou muito em duvida, queria estudar em uma escola federal, mas não me sinto capaz de conseguir passar em um vestibular de uma facul federal; eu queria mexer em algo na areá da saúde, o que me sugere? Me ajude, não sei mas o q eu faço

    • Sol

      Olá Luana tudo bem?
      Bom o curso de agronomia à alguns anos atrás, foi considerado em uma conceituada revista brasileira, como o curso de graduação mais dificil de concluir, imagina!! você tem que dominar a anatomia animal como um veterinário, ser bom de química como um químico, ser bom em botânica como um biólogo e ainda ser bom em genética e farmacologia como um farmacêutico. (ser o cara). Porém depende do mercado que você vai enfrentar. Se você mora no interior, com certeza te aconselho a fazer agronômia (o salário não é mal). Se mora na zona urbana te aconselho a fazer farmácia pois apesar da concorrência não existe farmacêutico desempregado e não ganha mal não viu!!Já fisioterapia é complicado seria melhor que algum colega da área te aconselhasse pois tenho duas amigas fisioterapêutas que estão sem emprego a 2 anos +ou- e o salário do fisioterapêuta está inferior ao do farmacêutico. Porém pode ser a realidade de onde moro. Se você mora no interior também é uma boa fazer farmácia, já que há menos concorrência.
      Boa sorte e felicidades
      Bjs

  39. Bruna

    ola, vou fazer vestibular este ano e ainda estou muito confusa. odeio matematica e fisica, mas ate gosto de biologia e quimica. pensei em areas da saude, biomedicina e farmácia por exemplo, mas me informei e me falaram que é muito dificil achar um emprego e que a maioria que um biomedico faz o farmaceutico faz. entao, queria que me explicasse que matérias tem o curso, se tem muita e muita quimica e fisica hahaha gostaria de trabalhar em farmácias ou em análises de sangue… será que aqui no Rio Grande do Sul esta muito saturado?

  40. Tatiana

    Olá,
    Tenho uma dúvida em relação ao assunto, sabendo que um farmacêutico atua em laboratórios de análises clínicas, gostaria de saber qual o campo de atuação do técnico de biodiagnóstico, requer supervisão de outro profissional? Quais as limitações da profissão em relação ao profissional de farmácia atuante em laboratório ?
    Agradeço a quem responder.

  41. Daniella

    Olá Pedro Addler ! Gostaria de saber de você por que o farmacêutico é tão desvalorizado e recebe salários tão baixos ?
    Além do investimento de montar a sua própria farmácia, existem outras saídas para receber um bom salário nesse ramo ?

  42. Ana

    Oi, trabalhei quatro anos como auxiliar de Analise Clinicas, hoje estou no curso de Farmácia, adoro o curso porém vivo sendo questionada do porque não ter escolhido o curso de Biomedicina, a meu ver o profissional farmacêutico (com especializações caso necessário) pode desempenhar todas as funções do biomedico, o contrario não ocorre com o biomedico, pois a aréa de Drogaria e farmacia é exclusiva do farmacêutico; isso é verdade?

    • Sol

      Olá Ana!
      Tudo bem querida! Assim como você eu também tive dúvidas na hora de escolher minha graduação. Trabalhei 10 anos como técnica em enfermagem e técnica em radiologia.O curso de biomedicina é muito novo e bastante promissor. Estou no quinto período de farmácia e estive em um encontro de colegas biomédicos na minha faculdade. Até o momento há no Brasil 33 áreas de atuação do biomédico e 75 áreas de atuação do farmacêutico (me refiro a áreas em que realmente há registro de profissionais trabalhando). Todas as áreas de atuação do biomédico,podem ter no seu lugar o farmacêutico. Na faculdade onde estudo o graduando biomédico tem 750 horas menos na carga horária que o farmacêutico. Porém vale lembrar que se você for um farmacêutico ou um biomédico se não gostar da sua profissão possivelmente não será feliz nela. Pesquisei bastante todos os cursos da área de saúde e me decidi por farmácia, estou muito feliz e tenho certeza que escolhi certo, porém tem ralar muuuiittooo!!! Não vou mentir é muito difícil mas gratificante e maravilhoso. Seja qual for sua decisão espero que seja muito feliz. bjs

  43. Tati

    Oii!!
    Pra quem está em dúvida, farmácia é tudo de bom, e em relação a mercado de trabalho, tenho que discordar pois é muito bom, não conheço um profissional de farmácia que esteja desempregado, eu mesma já tive 3 propostas de emprego e estou comecando o 5 ano, pelo contrário conheço pessoas que fizeram ADM ganhando menos que eu, que fizeram Ciencias Biologicas e Ed. Fisica que estao desempregadas, e tambem nao ha ttos farmaceuticos formados assim, e so perguntar por ai, tem mto mais de outras profissoes pois e um curso dificil e caro mas vale mto a pena, tenho orgulho do que faço. Quimica e dificil mas nem tto, na facul a gente aprende mto bem.
    Uma dica é trabalhar na area, conversar com profissionais e nao ficar somente com uma opiniao, faca mta pesquisa e tire suas conclusoes, o melhor e falar com quem ja trabalha na area e quem faz o curso.
    Bjosss

  44. Havena

    Olá Pedro Addler !
    Gostaria de saber de você como eu posso abrir uma farmácia para mim ? Precisa ser formado em algum curso de administração ou economia para abrir uma farmácia ? É um investimento caro (preço estimado) ? Quanto eu posso faturar por mes após a abertura da farmácia ?

  45. Pedro Addler

    Olá Daniella

    O salário inicial para um profissional formado em farmácia está em torno de 1900 Reais, a profissão tem uma boa valorização, no entanto se você quiser ganhar mais de 10000 Reais vai ter que se tornar pesquisadora ( pesquisa é o ramo mais bem pago da área de farmácia ), o comércio não chega a pagar esse salário.

    • Juliana

      Pedro, eu tenho 15 anos e estou no segundo ano do ensino médio. Este ano eu descobri o curso de farmácia e me apaixonei completamente, principalmente por ser a junção das minhas matérias favoritas (química e biologia). Mas ainda tenho dúvida entre química bacharelado ou a farmácia! dizem que a área de farmácia é mais ampla. O que me deixa maluca é o fato de ter um sonho doido que eu acho muito difícil e quase impossível que é tentar a USP ou a UFRJ, eu tenho medo de não ser capaz e meu sonho ir para o ralo! E outra coisa que me deixa muito confusa é o ramo de farmácia, ou seja, o mercado de trabalho! Quero trabalhar com pesquisas ou em laboratórios. Mas afinal, uma pesquisadora ganha bem? Como funciona mais ou menos o trabalho de uma pesquisadora? E o salário é bom? E sobre laboratórios o que vc diz? ME AJUDA POR FAVOR!!!!

  46. Pedro Addler

    Olá Leonardo Pereira

    Imagina !! Ter uma formação superior não atrapalha em nada o fato de você querer fazer outra faculdade.

    Pelo contrário, o conhecimento que você ganhou estudando marketing vai ajudar bastante a complementar os novos conhecimentos que você vai adquirir na faculdade de farmácia.

  47. Amanda

    Eu vou fazer Farmácia.. foi a minha escolha para o vestibular ♥

  48. Erick

    Olá! tudo bem?
    Meu nome é Erick, tenho 19 anos e estou no meu terceiro ano de cursinho.Estou em dúvida entre Farmácia e Psicologia. Gostaria de saber qual delas é a melhor com relação aos salários e ao campo de trabalho.Gosto muito de Psicologia,pois há o relacionamento com pessoas e isso me agrada muito,porém gosto muito de química. Essa é a minha dúvida também.Agradço se puder me ajudar.
    Obrigado.

  49. Pedro Addler

    Olá Eliane

    Pode sim !!! Um profissional de farmácia, devido a sua formação nos conteúdos de química, pode trabalhar em qualquer espécie de laboratório industrial.

  50. Pedro Addler

    Olá Joyce

    A diferença entre farmácia e farmácia bioquímica é a chamada “ênfase” do curso.

    Enquanto no curso de farmácia clássico você vai estudar um conteúdo mais amplo, incluindo bioquímica, na farmácia bioquímica você vai estudar um conteúdo mais focado em química e bioquímica.

  51. Pedro Addler

    Olá Elídia

    Não há nada de errado com você !!! Química realmente é uma matéria difícil, embora eu pessoalmente também ache muito interessante !!! ( assim como você )

    Não se preocupe pois o mais importante para fazer farmácia você tem: você gosta da área, gostando e tendo vontade de aprender e fazer, você é capaz de qualquer coisa, pode levar tempo, não vou mentir, mas você consegue !!

  52. Pedro Addler

    Olá Luana Nascimento

    Para com isso !!! Dúvido que você não passe em uma faculdade Federal de Farmácia !! Você tem tudo pra passar, basta você querer :D ( e fazer um bom cursinho )

    Em relação a área de saúde, a Farmácia é sim uma área que pode dar lucros imensos, você pode ser uma dona de farmácia por exemplo e ter a sua própria loja !!

  53. Pedro Addler

    Olá Acácio

    Se você quer ver uma boa descrição da carreira de bioquímica, leia a matéria Biotecnologia do nosso Guia de Profissões, Biotecnologia é um dos sinônimos da Bioquímica.

  54. Pedro Addler

    Olá Bruna

    Realmente o profissional de farmácia pode fazer grande parte das funções do profissional de biomedicina, menos as funções específicas e avançadas da biomedicina.

    Em relação ao curso de farmácia, você praticamente não vai encontrar física, mas em relação a química…

    Se você não gosta de química desista de farmácia !! É uma das bases do curso, juntamente com a biologia.

  55. washington camara

    Sou graduado em Ciências Biológica, mais gostaria de atuar em laboratórios, amo esta área de pesquisas, a minha duvida é fazer farmácia ou biomedicina, farmácia é antiga sei dos seus pontos, porem surgiu essa nova modalidade a biomedicina, e queria saber qual das duas é melhor para laboratórios, em um laboratório de analises clinicas, por exemplo, a balança tende pesas para qual lado a da farmácia ou biomedicina? E qual delas duas tem mais campo e ganhos melhores? Agradeço desde já amigo.

    • Pedro Addler

      Olá Washington Camara

      Realmente essa é uma boa pergunta, a resposta é de que ambos os profissionais tanto de Farmácia quanto de Biomedicina podem trabalhar e até mesmo abrir um laboratório de análises clínicas.

      Em relação a comparação de ganhos entre Farmácia e Biomedicina é dificil dizer com certeza pois apesar das duas carreiras se cruzarem em alguns pontos elas tem mercados com características bem diferentes.

      Em casos assim vale o velho e bom conselho, se você quiser ter uma carreira de sucesso não tem outro jeito: faça o seu melhor.

  56. Pedro Addler

    Olá Tatiana

    De um modo geral, todos os profissionais de nível técnico precisam da supervisão de um profissional de nível superior na realização de suas atividades, se em um laboratório de análises clínicas houver um profissional técnico de biodiagnóstico com certeza deve haver um profissional de formação mais completa supervisionando.

    Esse profissional supervisor no caso pode ser um profissional de biomedicina ou então um profissional de farmácia por exemplo.

  57. Sabrina

    Olá Pedro, parabéns pelo site, estou sempre por aqui e indico aos meus amigos, adoro suas respostas, claras e objetivas!
    Estava indecisa entre farmácia e biomedicina. Optei por Biomedicina por ter menos química(que particulamente eu não sou muito boa nessa matéria). Estou cursando o 3º semestre, estou gostando muito do curso. Entretanto, aqui onde eu moro(Vitória-ES), não há concurso público para biomédicos há mais de cinco anos, não temos perpectivas de emprego, nõa só nos ogãos públicos, como nos privados(obs. eu moro e estudo na capital do ES. No ES só tem duas faculdades que oferencem esse curso).
    ->Gostaria de saber porque aqui no ES não tem emprego para biomédicos?
    -> Em qual área devo me especializar, para ter conseguir um emprego rápido e uma carreira promissora?
    ->microbiologia tem boa pespectiva de emprego(aqui ou em outro estado)? Qual a média do salário?
    Desculpe-me pelo texto ENORME!rs
    E desde já obrigada!

    • Pedro Addler

      Olá Sabrina

      Em primeiro lugar, obrigado por indicar o nosso site a seus amigos :D ficamos sempre muito satisfeitos.

      Em relação ao fato de não termos muitos empregos para Biomédicos no ES se deve ao fato da concorrência com os profissionais de farmácia que em grande parte podem realizar as mesmas funções.

      Microbiologia é um excelente ramo de atuação principalmente em pesquisa, apesar das vagas não serem muitas é uma ótima carreira profissional.

      Em relação a um ramo para você se especializar e conseguir uma carreira bem promissora é o ramo de Análises Clínicas, principalmente se você montar o seu próprio laboratório.

  58. Gabi

    Ola, tudo bem?
    Eu gostaria de saber, quanto em media está a mensalidade para mim cursar farmácia… Vou prestar vestibular esse ano e estou meia indecisa,devido tambem a questão financeira.. Fico muito grata, abraço.

    • Pedro Addler

      Olá Gabi

      O valor da mensalidade do curso de farmácia está variando entre 600 e 1300 Reais na média do mercado.

  59. Renata

    Eu estou no 3ºsemestre do curso de farmácia eu confesso que no começo me assustei achei muito difícil , mas agora estou começando a gostar muito , porém tá cada dia mais difícil e eu adoro desafios a coisa que me deixa triste é que não consegui nenhum estágio ainda e nunca trabalhei na área de farmácia, muitos tentaram me desanimar , pois não tenho experiência , mas eu não desanimo sei que logo vai aparecer um estágio remunerado pra mim ganhar experiência e ter certeza que to no caminho certo…

  60. Pedro Addler

    Olá Erick

    Fazendo uma breve comparação entre farmácia e psicologia, ambas são carreiras da área de ciências Biológicas e que buscam curas para doenças, no entanto o foco é diferente:

    A Psicologia é uma carreira com foco no estudo do comportamento humano psicológico e visa a cura de problemas relacionados com a mente.

    A Farmácia é uma carreira com foco no estudo físico do corpo ( química e biologia ) e visa a cura de doenças físicas através do desenvolvimento de medicamentos de uso humano.

    Em relação ao contato com os pacientes a Farmácia também pode proporcionar muito contato se você seguir para a área comercial.

  61. camila

    a quimica é o meu maior medo…
    fiz o tecnico em farmácia e consegui levar numa boa, mAs vendo a grade curricular da faculdade me assustou… Pois sao vario tipos de quimicas…
    nao sei o que fazer……

  62. Arlete

    Oi
    Eu fiquei muito em duvida a respeito da faculdade gostaria de um curso que eu possa trabalhar em laboratorio de analise clinica
    mas não sei se escolho Farmácia ou Química ????

    vale um conselho…

    Obrigadooo

    • Pedro Addler

      Olá Arlete

      Essa é uma boa pergunta, e inclusive, tanto o profissional de Farmácia quanto o de Química pode trabalhar em laboratórios de análises clínicas.

      No entanto, minha recomendação é outra !! Faça o curso de Biomedicina, ele é bem focado nessa questão de laboratórios.

  63. geisi

    adorei esse site,me ajudou a ter mais certeza de que cursar farmácia é o que eu quero

  64. Amanda

    Olá
    Estou no segundo ano do Ensino Médio e pretendo fazer farmácia mas não tenho condições de pagar,queria saber se tem como eu fazer um curso após terminar o Ensino médio para poder trabalhar em farmácia,farmácia de manipulação.Agradeço se puder me ajudar.
    Obrigado

    • Pedro Addler

      Olá Amanda

      Infelizmente como farmacêutica mesmo você não vai poder trabalhar, mas você pode estagiar em uma farmácia de manipulação sim, em atendimento ao cliente por exemplo ( vendedora ).

      E recomendo que trabalhe sim viu !! Sua experiência de estágio em uma farmácia de manipulação vai ser muito útil no seu futuro profissional.

  65. erick mathews

    é verdade que dentre os cursos da area da saude farmacia é o que possui mais química ?é um curso complexo ? em relação ao mercado de trabalho é melhor farmácia ou biomedicina ?

    • Pedro Addler

      Olá Erick Mathews

      Sim é a mais pura verdade !! Dentro da área de saúde o curso de Farmácia é o que possui mais química.

      Eu não diria, no entanto, que farmácia é um curso complexo e sim que é um curso profundo e muito interessante.

      Relativo ao mercado de trabalho é difícil de comparar Farmácia com Biomedicina mas já te adianto que Farmácia tem muito campo viu, principalmente em comércio.

  66. Adri

    Olá! Tudo bem?

    Tenho 22 anos e sou farmacêutica recém-formada. O curso de farmácia é super interessante, porém puxado, nos primeiros dois anos do curso às vezes não sabia se estava fazendo química ou farmácia,rs. O mercado de trabalho é bem concorrido, ainda não estou trabalhando na área como farmacêutica,está difícil conseguir uma coloção pois exigem experiência como farmacêutica, por enquanto só estou dando aulas para curso profissionalizante de auxiliar de farmácia. Estou adorando dar aulas e por isso tenho pensado em seguir na área de ensino, estou pensando em prestar vestibular para licenciatura em química, pois gosto de química, e acredito que irá complementar minha formação como farmacêutica, será que é uma boa opção, ou deveria seguir para uma pós na área de farmácia (farmacologia por exemplo)?
    Abraços

    • Pedro Addler

      Olá Adri

      Olha !! Gostei da sua atitude :D você parece conhecer muito bem o mercado de Farmácia e justamente por isso teve uma ótima idéia de se formar em Química.

      Eu acho que você deve fazer sim vai te tornar uma profissional disputada, já que você já se formou em farmácia.

      Você pode por exemplo trabalhar de dia e estudar a noite, se achar um curso de Química noturno, é meio puxado mas você dá conta.

  67. sanielly

    pedro
    terminei o 3ºano agora e tentei para farmacia na ufba.mas acredito que n tenho chance de passar agora. o que vc mim aconselha…
    fazer cursinho o ano que vem e tentar farmácia?
    ou escolher um outro curso?
    minha vontade é fármacia pq gosto de quimica, mas me preocupo com o salario…eu moro em vitoria da conquista, e n tenho noção como esta o campo aqui…será que vc pode mim ajudar!
    obs:eu tenho um salão de beleza queria saber qual area de farmacia ganha mais…se é em industria de produtos de higiene,em hospitais ou em industrias de cosmedicos?
    obrigada!!!

    • Pedro Addler

      Olá Sanielly

      Faça cursinho mulher !! E não tenha vergonha disso :P quase ninguém passa em uma federal de primeira ( após o terceiro ano ) ainda mais em Farmácia que é bem concorrido.

      Em relação a área mais valorizada de Farmácia ela é a industrial, no caso, fabricação de cosméticos ou então medicamentos.

  68. EDMAR

    boa noite!

    qual a diferença entre o curso de farmácia e bioquimica e bacharel em farmácia ?

    • Pedro Addler

      Olá Edmar

      Essa foi uma boa pergunta, as principais diferenças são as seguintes:

      - Farmácia Bioquímica: Um curso muito mais técnico que o de Farmácia bacharelado, possui um foco forte em química, voltado para quem pretende mesmo trabalhar em laboratórios.

      - Farmácia Bacharelado: É o curso padrão de Farmácia, o mais conhecido e o mais disseminado no Brasil. Para quem quer ter uma formação mais geral, possibilita uma boa formação para trabalhar em laboratórios e também comércio.

  69. Jose Luis da Silva

    Gostaria de saber as diferenças entre os cursos de farmacia, biomedicina, quimica e mesmo engenharia quimica sobre: as materias estudadas na faculdade, possiveis especializações e mercado de trabalho. Desde ja agradeço

    • Pedro Addler

      Olá José Luis da Silva

      Uma boa pergunta, embora as pessoas possam achar que essas 4 carreiras são totalmente diferentes ( Farmácia, Biomedicina, Química e Engenharia Química ).

      Elas tem sim uma certa ligação !! E você já deve ter notado: todas elas são fortemente baseadas na Química.

      Para simplificar a resposta podemos agrupar essas 4 carreiras em 2 grupos: Química e Engenharia Química, e o grupo Farmácia e Biomedicina.

      - Farmácia e Biomedicina: Carreiras baseadas em Química, mas também em Biologia. Tem foco em pesquisa químico-biológica e também um pé no comércio ( abertura de uma Drograria para Farmácia e Laboratório de Análises Clínicas para Biomedicina ).

      - Química e Engenharia Química: Carreiras baseadas em Química, somente na química. Tem foco em Ciências Exatas, Engenharia, pesquisa e cálculo sendo extremamente técnicas.

  70. Milena Menezes Cozzi

    achei bem interessante, ingressei na faculdade agora. Estou no final do primeiro período de farmácia, contudo estou adorando. Só que neste ano aumentou de quatro para cinco anos o término da faculdade, inclusive aumentando a grade. Mas fora isso está tudo ocorrendo bem.

  71. Telma

    Ola, estou no 3° periodo de farmácia, já trabalho na area e fiz um tecnico antes,estou começando a me enteressar por turismo ( sempre gostei deste area) e não estou indo bem nesta area de farmácia, tenho medo de me arriscar no turismo ja que a muitos mitos sobre a profissão e estou me encaminhando bem na area de farmacia =/

  72. Larissa

    biomedicina + química= farmácia
    esse eh o 2º vest q falo pra farmácia. me interesso mto pelos 3 cursos. mas eu qria um curso q trabalha com biologia e química, ou seja q eh a mistura entre os cursos biomedicina e química. estou certa?

    • Pedro Addler

      Olá Larissa

      Não é beeem assim como você falou mas você está certa sim, o curso de Farmácia realmente combina vários aspectos dos cursos de Química e Biomedicina, em especial análises clínicas e Química Inorgânica.

      Se você quer trabalhar com Biologia e Química não está errada, Farmácia é uma ótima opção. :)

  73. Priscila

    Oi Pedro, eu queria tirar uma dúvida.

    Eu quero atuar na área criminal, de preferência atuando na perícia.
    Qual o melhor curso, medicina ou farmácia ?

    Estou muito em dúvida, me ajude por favor !

    • Pedro Addler

      Olá Priscila

      Para poder ser Perito Criminal em suas diversas atribuições você pode ter os seguintes diplomas: Biologia, Biomedicina, Medicina, Psicologia, Medicina Veterinária, Química, Física e Farmácia.

      Com qualquer um destes cursos você pode ser perita, claro, dependendo da sua formação seu trabalho será diferente.

      Enquanto um profissional de Física examina trajetórias de balas, um profissional de Farmácia fica com exames de resíduos corporais ( sêmen, suor, sangue, etc… )

  74. Renata

    Bom, vou prestar vestibular esse ano e estou totalmente confusa com o que vou fazer: Biomedicina ou Farmácia ? Hoje em dia o mercado está mais para qual carreira? Amo química e biologia, um pouco de física também! Quero ter estabilidade financeira no futuro e isso anda pesando na escolha. No caso de anos de trabalho, depois enjoar do que faz e querer fazer outra especialização, qual dos cursos Biomedicina ou Farmácia tem maiores possibilidades? Gosto muito do ramo de pesquisa e ambos apresentam, qual seria a diferença nesse caso? Adorei o site, estão de parabéns.

    • Pedro Addler

      Olá Renata

      Em relação a comparação que você quer fazer entre Biomedicina e Farmácia cada um deles tem a sua vantagem:

      - Farmácia: Possui um mercado de trabalho maior, envolvendo comércio e indústria.

      - Biomedicina: Possui um mercado de trabalho menor, no entanto possui muito mais especializações que Farmácia.

      Comparando os ramos de pesquisa de Biomedicina e Farmácia, posso dizer que são praticamente iguais já que ambos trabalham essencialmente com Química e Biologia.

  75. Diego

    Oi gostaria de tirar uma dúvida, futuramente pretendo cursar medicina. No momento enquanto não começo a fazer medicina qual curso me favoreceria + enfermagem ou farmácia ? Até mesmo no vestibular.
    Obrigado!

    • Pedro Addler

      Olá Diego

      Realmente sua dúvida procede, porque Enfermagem e Farmácia embora não sejam muito parecidas são sim muito próximas.

      Em hospitais por exemplo profissionais de Enfermagem e Farmácia trabalham lado a lado.

      Mas no entanto, como você quer fazer Medicina no futuro, recomendo que no presente invista em Enfermagem.

  76. claudiene

    ola pedro estou em duvida entre farmácia, biomedicina e quimica bacharelado prefiro química do que biologia e quero trabalhar em indústrias desenvolvendo cosméticos entre outros produtos qual o curso mais indicado e o meu foco é trabalhar com cosméticos
    mas caso opte pela área da saúde tenho um certo receio das aulas práticas de anatomia

    • Pedro Addler

      Olá Claudiene

      Se você gosta mais de Química do que de Biologia, comparando Farmácia, Biomedicina e o próprio curso de Química, recomendo que você escolha Bacharelado em Química.

      No entanto, para desenvolver cosméticos, qualquer um dos 3 cursos, Farmácia, Biomedicina e Química irá te abrir esta porta.

      Em relação a aulas de anatomia com cadáveres, Farmácia e Biomedicina tem com certeza, no primeiro ano, Química não.

  77. Tamires

    Olá, primeiramente parabéns pelo site, está excelente!Bom, terminei o ensino médio ano passado e fiz alguns vestibulares, dentre eles o para o curso de farmácia na UFPB. Até agora recebi o resultado de três aos quais fui aprovada: Ciências biológicas-bacharelado, enfermagem e Ciência e Tecnologia…estou muito anciosa pelo resultado de farmácia pois me identifico bastante com a área, mas confesso q estou muito em duvida sobre qual cursar…
    Gostaria de saber sua opinião sobre o curso de farmácia da UFPB…me ajudaria muito! =D

    • Pedro Addler

      Olá Tamires

      Primeiramente obrigado pelos elogios :P nossa equipe fica muito feliz que você tenha gostado da matéria sobre Farmácia e do site também :)

      Em relação ao curso de Farmácia da UFPB ( Universidade Federal da Paraíba ) tenho ótimas notícias !! O curso é realmente muito bom. 5 Estrelas segundo a Editora Abril.

  78. TANIA RIBEIRO

    Boa tarde,
    Sou graduanda em Ciências Farmacêuticas, 6º período. Me formo ano que vem. Decidi por esse curso porque tenho a minha disposição mais de 70 áreas para atuar. Irá depender do tipo de especialização, Mestrado e porque não Doutorado que irei fazer. Infelizmente, quando se fala nesse profissional logo vem a cabeça a Drogaria, como estabelecimento de vendas e o Farmacêutico como um dos balconistas desse estabelecimento. Ledo engano. Sugiro ao Guia de Carreira que se aprofunde mais nesse assunto. Os que tiverem interesse podem entrar nos site do Conselho para conhecer um pouco mais dessa profissão.www.cff.org.br. Forte abraço.

  79. Kelly Araujo

    Bom Dia,
    Estou me formando em secretariado mas não gosto da area , gostaria de voltar para a area de saúde , mas já estou com 27 anos e gostaria de saber como anda o mercado para os que se formam em farmacia apos os 30 anos de idade existe alguma discriminação em contratar profissional ?

    • jully riibeiro

      entao kelly eu estou no 2 periodo de farmacia e decidi comeca-la aos 27 anos e assim como voce ja tenho outra faculdade cursos tecnicos mas nenhum desses me despertou nenhum interesse em atuar na area ao contrario do curso de farmacia que apesar de muito puxado estou realizada com o curso e ate entao nao me imaginaria em outra profissao ate porque ja atuava na area a +de 10anos entao ja estou consciente do que quero,agora a respeito da idade isso nao e problema acredito eu pois nao ha limites para quem almeja busca do conhecimento e crescimento profissional,pois o que vai o diferenciar dos demais e o seu grau de interesse e dedicacao pautado sempre na etica em desempenhar um otimo papel.beijos

  80. Ivy Araujo

    Boa tarde Pedro!

    Gostaria de fazer o curso técnico em farmácia, já que a graduação esta longe do meu poder aquisitivo. Tenho vontade de trabalhar em laboratório, pesquisa, criação de cosméticos e remédios. Claro que como técnica serei auxiliar, mas o técnico será para poder trabalhar na área e conseguir pagar a faculdade. Minha duvida é: Com o curso técnico em farmácia eu consigo fazer a pos em cosmetologia? Ou tenho que estudar estética para depois fazer a pos em cosmética? Quero muito essa área de cosméticos, estar presente na criação, desenvolvimento…. além de adorar tudo isso rsrs. Agradeço sua atenção.
    E o técnico em farmácia tem oportunidades na área?????

    • Pedro Addler

      Olá Ivy! Para fazer pós você precisa possui uma graduação, mas com o curso tecnico você consegue fazer cursos de especialização e com certeza deve existir em cosmetologia.

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

      • Amanda Prado

        Pedro ! Tenho bastante duvida nas áreas de biomedicina e farmácia.
        Meu sonho e ser PERITA e tenho duvida qual das duas áreas fazer para ser um ultimo profissional nessa areá pretendo me especializar em ciência forense, me ajuda pfv pois quero começa este ano !
        ?????????????????????????

  81. viviane

    Olá! Quero agradecer a vc s pelo siteé mto bom…bjo

  82. danielle

    meu sonho é trabalhar na policia federal ou até mesmo no iml, e em uma feira de profissões eu vi que para que eu trabalhe no que eu quero é preciso o curso de farmacia, mas tenho receio devido a algumas materias de quimica que eu nunca me dei mt bem …

    bom, queria saber se pra trabalhar no iml e na policia federal (como investigador) é realmente preciso esse curso ?

  83. adriana

    oi!!! tudo bom???eu preciso saber qual ea diferença da farmacologia e de bioquimico.farma cologia quais sao as areas que pode trabalhar.pode montar uma farmaçia ou nao?????
    de ex; por favor ..obrigada!!!1

  84. Felipe

    Olá,aqui na minha região farmácia é um curso extremamente concorrido no mercado de trabalho. Você acha que seria interessante eu fazer faculdade de Biomedicina (mercado mais amplo)para depois fazer Fármacia? Desse modo eu iria possuir 2 graduações, o que seria um diferencial no meu currículo. O que Você acha?

  85. Leone

    ola Pedro Addler,
    curso o segundo período de nutrição e penso em trocar para farmácia,mas isso me gera dúvidas, pois apesar de gostar do curso de nutrição, dizem que não é muito promissor.terei mais oportunidades ao cursar farmácia? ou nutrição também tem um bom mercado, levando em consideração especializações e pós-graduação? o fato é que gosto de química e os dois cursos exigem bastante essa matéria.

  86. Débora Tavares

    Gostaria de saber qual a melhor area para arruma emprego mais rapido farmacia ou Biomedicina?
    e qual a mais facil?

  87. maísa

    Seguinte: há 08 anos conclui o curso de farmácia e não fiz especialização. Como hoje poderei fazer por exemplo bioquímica, uma vez que, atualmente o curso exige essa formação incluída. grata – maísa

  88. sophia

    Olá. Uma das minhas matérias favoritas na escola foi química, e queria saber se gostar dessa matéria vai me ajudar no curso de farmácia.

    • wellington alves moreira

      a quimica tradicional ensinada no colegio,e parecida,e muito teorica,diferente da objetividade que tem o curso,que emprega teoria e reaçoes reais acerca do assunto,mais nada disso impede de que voce seja excelente tambem na univesidade,ja que na enrolaçao do medio voce foi boa,na facul.voce tem 99 por cento de sucesso ok!

  89. priscila ferreira dos santos

    Eu adorei muito todos os comentarios esta me ajudando muito. Priscila

  90. joselene

    uma das desvantagens, e ter que trabalhar em drogaria onde somos explorados de domingo a domingo pra ganhar o piso, e muitas vezes sem beneficio, isso quando não temos que assumir o o cargo de gerente, somos subordinados por este que muitas vezes so tem o ensino médio,
    infelismente hoje a porta de entrada do farmacêutico no mercado de e a drogaria, os outros campos vc tem que ter pós ou experiência

  91. Luciane

    Olá, sou graduada em enfermagem, e gostaria de fazer farmácia. A minha pergunta é. Terei aproveitamento de estudo ? qual seria a duração do curso neste caso?

  92. Leonardo Santos

    Olá, eu tenho 17 anos e esse ano (2012) vou prestar vestibular. Mas estou na dúvida em qual curso escolher, procuro um curso que tenha muita genética, imunologia, microbiologia, anatomia, patologia, enfim..quero trabalhar com vírus, pesquisando como combater tais doenças. E eu realmente amo ! mas amo genética !!! qual o curso certo para eu fazer?

    • Lucas Silva

      Bom, as matérias que você citou e Genética, que é sua preferida, estão presentes também nos currículos de Ciências Biológicas e Biomedicina! Porém, dentre os três cursos a Farmácia é a que envolve mais matérias de Química!

    • Machado

      Vou dar uma boa sugestão: conheça a grade curricular dos cursos de biologia, farmácia e biomedicina. Dê um pulo nas faculdades e procure, caso seja possível, conhecer as pesquisas realizadas, trabalhos desenvolvidos. Provavelmente, você tem um perfil que buscará a pós-graduação.

  93. Bruna

    Fazendo a graduação em farmácia, dá pra se especializar em uma área biológica, ou é melhor se graduar em biomedicina ou biotecnologia?

  94. Tarcisio

    Ola Pedro,td bem? eu gostaria de saber sobre o curso de atendente de farmacia.como e o mercado de trabalho,a media salarial,os cursos aqui em minha cidade:São joão de meriti/RJ.
    Obrigado Pedro,fica com Deus.

  95. Lucas Fábio

    Olá Pedro, primeiramente queria parabenizá-lo pelo site, você e sua equipe estão de parabéns! :D
    Faço técnico em química no IFCE. Gosto bastante de Química, Biologia e Humanas,mas não tenho afinidade com Física e Exatas. No curso de Farmácia, vou ter muita Física e exatas? Farmácia é valorizada? Posso chegar a ganhar um salário de 5000 reais(não de imediato)? O curso de Farmácia da UFC é bom?
    Desde já, muito obrigado :)

  96. cristiam

    Olá, estou me formando em técnico em enfermagem mais to em duvida do que fazer não sei se faço farmácia ou enfermagem. Mas eu queria seguir a carreira militar qual das duas seria melhor para mim?

  97. Luana Lima

    Olá! Sempre tive como meta, formar em Farmácia e seguir carreira como perita na Polícia Federal. Mas ainda tenho dúvidas. Quais funções um farmacêutico exerce como perito criminal? Obrigada!

  98. Claudia

    Gostaria de saber como está o mercado de farmácia (ênfases em registro de produtos e gestão da qualidade). Vou completar 50 e temo fazer o investimento de tempo (4 anos + pós) e possa ter restrição de idade ao entrar neste mercado.

  99. Newton Mattos

    Olá!!!
    Tenho muita vontade em trabalhar com pesquisa científica na área de Biotecnologia, Genética e/ou Microbiologia. Por mim eu iria direto para Biotecnologia, mas não dá mesmo! O curso é integral e eu preciso trabalhar para manter meus gastos,hehehe. Entre os cursos que pretendo fazer para que eu possa alcançar meus objetivos estão: Farmácia, Biomedicina e Bioquímica. Gostaria de saber qual a diferença entre esses cursos, qual deles tem uma mercado no exterior mais amplo e qual deles tem uma perspectiva de salário maior. Se for possível esclarecer-me essas dúvidas ficarei muito grato, pois estou precisando dessas respostas urgentemente. Obrigado!!!

  100. bruno

    Quero seguir a carreira de perito criminal preciso ser formado em varios. Cursos ou famacia ja e o sulficiente e perito criminal e uma area com carencia no brasil

  101. pablo mp

    eu queria saber sobre a concorrencia e sobre o salario de um farmac. ja que moro no PARÁ e aqui pelo q eu vejo ha pouco enterece nessa area

  102. Felipe

    Quero muito fazer o curso de farmácia,mas pretendo abrir uma drogaria logo após me formar.Mas quanto ganha o dono de uma farmácia,em média? Vale a pena gastar tanto tanto dinheiro para montar uma farmácia?

  103. Naiana

    Olá tenho 18 anos e quero muito medicina, mas quero pública pois não tenho condições para pagar. Que curso você me recomenda pra eu fazer antes? Um curso que tenha matérias parecidas para poder eliminar depois. Estava pensando em biomedicina ou farmácia, você recomenda? dá para arrumar um bom dinheiro fazendo e depois pagar med?

  104. helen

    estou com uma grande indecisão, acho que tenho afinidade com biomedicina mas nao tem o curso aqui na minha cidade, só tem farmacia e biotecnologia,nao sei qual dos dois escolho.

  105. Fabrício Grczczak

    Sou farmacêutico-bioquímico desde 2005. O curso é muito legal, para quem gosta de química e biologia. Porém, a profissão é muito aquém das expectativas. Dificilmente, você receberá mais que o piso (variável de estado para estado, mas é pouco em todos eles). Com especialização, você poderá trabalhar em hospitais e laboratórios, mas receberá o piso também. Não aconselho, por ser muito desvalorizado. Biomédicos e biólogos estão dominando as analises clinicas, quimicos a industria. Creio que o farmac~eutico tende a ficar confinado atrás de um balcão, na parte burocrática. Não é a melhor opção para quem tem ambição de ser alguém na vida. Se gosta de ficar de braços cruzados, está bom.
    Hoje sou formado em Engenharia Química e recebo 4 vezes mais que como farmacêutico. Trabalho 6 horas diarias, de seg a sex. Antes, recebia o piso de 1500 (PR) para trabalhar 8 hs diarias, fora plantões em Páscoa, Natal, etc.

    • mariana

      Concordo com o q vc disse, tb sou farmacêutica e tenho vontade de fazer engenharia química mais queria saber se vake a pena…

  106. bruna

    quero parabenizar vocês pelo site, porque eu encontrei informações bem interessantes, estou cursando o 3° ano do ensino medio e quero prestar vestibular para farmacia, porem eu gostaria de trabalhar em laboratorios, vocês acham que devo fazer quimica, bioquimica, biomedicina ou farmacia. obrigado

  107. Edilson

    Qual o salario do Farmacêutico no Rio de Janeiro.

  108. Carolyne Costa

    Olá,
    Eu decidi fazer biomedicina na faculdade aqui da minha cidade, ela é bem conceituada e tals, só eu tirei uma nota boa no enem, e a faculdade pública daqui não tem biomedicina. Ai eu procurei um curso parecido com biomedicina e achei o curso de farmácia, procurei mais sobre ele e gostei. Ai a pergunta é: todas as áreas que o biomédico exerce o farmacêutico exerce tbm? E a parte de laboratório de análises clínicas tbm exerce o farmacêutico como o biomédico atua? Obrigada.

  109. luciano

    este guia esta muito incompleto. não comtempla todas as areas de atuação do farmaceutico como analises clinicas e toxicológicas, industrias de alimentos e outras. no total são 74 diferentes areas de atuação de acordo com o conselho federal de farmacia.

  110. José Roberto

    Sou calouro no curso de Farmácia da Universidade Federal do Pará, e gostaria de saber um site especializado em conteúdos voltados para área, qui citada.

  111. Carlos Rodrigues

    Olá, parabéns pelo site gostei muito. Bem li aqui que um farmacêutico pode seguir duas opções de carreira, a de comércio e instituições, e a de pesquisa, pretendo seguir a opção de comércio e instituições. Gostaria de saber se eu poderia ser o farmacêutico responsável por mais de uma drogaria ou hospital, caso eu siga mesmo essa escolha. Obrigado desde já, abraços!

  112. Alberto Silva da Rocha

    olá é o seguinte se os farmaceuticos nao se unirem e mudar a lei que só farmaceutico poderá abrir drogaria, ninguem mais vai querer fazer farmacia, porque vc estuda e com essas grandes os estudantes vao trabalhar só nessas redes e ganhar muito pk, sou farmaceutico e tenho drogaria e sei como é duro lutar com essas grandes redes que tem esquemas fiscais com governo e as media e pequenas empresas nao conseguem, por isso vou fazer medicina e falo nao façam farmacia é prejuizo só se mudar a lei.

  113. caio

    Sou farmacêutico, e vou falar a verdade a faculdade de Farmácia, está entre as que formam profissionais anualmente, e assim aumenta a competição do mercado. Comecei trabalhando ganhando abaixo do piso salarial, não recebia nem água para beber no serviço isso em mais de 3 farmácias que eu passei, não tem benefícios como vale alimentação, folga de feriado, descanço semanal, a cobrança é muita, todo dia atualiza um programa novo, é estressante se erra é descontado do salário, os aumentos no salários são de 5% ao ano (abaixo da realidade), eu só indico para quem realmente gosta, ou quem quer arriscar, pois para mim é uma profissão morta. E está longe de ser reconhecida com profissão do futuro.
    DICA NÃO FAÇAM.

    • jully riibeiro

      entao caio assim como todas as profissoes a competicao existe e sempre vai existir o que vai fazer voce diferenciar dos seus concorrentes sera o seu grau de dedicao empenho e a busca pela sua realizacao profissional descobrindo sua area ja que o curso te oferece um leque de opcoes e nao somente ficar focado em drogaria e farmacias,procure se especializar e focar em outra area

  114. nira

    olá! gotei muito das explicaçoes eu estou muito interessada em cursar farmacia e mesmo sebendo das dificuldades da arranjar emprego acho que vou arriscar.

  115. Mariana

    Sempre tive muita dúvida entre decidir entre farmácia e medicina. Passei em farmácia numa federal e fiquei bastante contente,mas infelizmente quando vi o piso salarial desanimei bastante. Gostaria de saber em qual especialização,podemos assim dizer, a farmácia é mais valorizada.

  116. Israel Dias

    Olá, consegui uma vaga para cursar farmácia na UFRJ, porém também consegui uma bolsa 100% pra direito na estácio. Já fiz um período de farmácia na estácio e trabalho em um banco de sangue, amo meu trabalho e o que faço, entretanto, também gostaria de ser bem remunerado e acho que poderia passar em algum concurso como bacharel em direito. Vc pode me dar um conselho? Direito ou Farmacia, dinheiro ou prazer? Posso concialiar estes dois ultimos como farmaceutico? Com mestrado em farmacia, em que area posso ganhar bem? Desde já obrigado!!!

  117. Brenda Garcia

    Estou cursando o Téc.Farmácia , pra saber se é isso mesmo que eu quero. Mas tenho medo é da química,de não conseguir me sair bem nessa parte. . . qual sua opnião ?

  118. gardenia

    ola…Quero fazer o curso de farmacia e gostaria de saber se é uma boa escolha,se essa profissão é valorizada e se teria facilidade em arrumar um emprogo na minha area?

  119. Fabricio M

    Gostaria de saber se faço farmacia pois gosto muito mais nao gosto de quimica e nao sei nada e tambem uma faculdade boa conhecida em são paulo

  120. roseli

    Olá gostaria de saber se tem algum farmaceutico que ganha bem , mais de 4000 nessa faixa … se tiver qual é a probabilidade dele ou seja o que ele fez pra conseguir bastante aumento no salario ,OBRIGADA

  121. Fabricio M

    Gostaria de saber se faço farmacia pois gosto muito, mais nao sei nada de quimica e nao gosto e tambem alguma faculdade que é boa conhecida nessa area ,ogd

  122. Roseli P

    Olá gostaria de saber se faço farmacia pois gosto muito, mais nao sei nada de quimica e nao gosto e qual faculdade que é boa conhecida em são paulo nessa area, tambem gostaria de saber se tem algum farmaceutico que ganha na faixa de R$4000-5000 se tiver qual é a probabilidade dele ou seja como ele conseguiu essa conquista ,obg

  123. Machado

    Tal questão varia de Estado para Estado. Em Minas Gerais, agora verificamos um certo “boom” nos cursos de biomedicina. Até o presente momento, os laboratórios de análises são dirigidos por farmacêuticos. O curso dura 5 anos e aqueles que optam pelo ramo da análises clínicas, possuem uma grade voltada também a área clínica, não ficando limitado a somente disciplinas básicas.
    A escolha do ramo ocorre na metade do curso, podendo o farmacêutico atuar na área de análises, na área de alimentos ou na área industrial.

  124. Luciana

    Olá,gostaria de saber o que eu faço e onde?
    sou formada recentimente em biomedicina e quero fazer farmacia, para conseguir terminar em menos tempo a faculdade de farmacia.

    obrigada

  125. liliane

    olha só, aconselho a não fazer farmácia, sou farmacêutica há 9 anos, é uma profissão sem valor, ganha-se 1500,00 para trabalhar 8 horas diarias também fins de semana, o fiscal do conselho fica NO PÉ, não temos reconhecimento e mais…… não existe farmacêutico rico. quem tabalha em farmacia não passa de balconista e ganha menos que eles!!!! Essa é a realidade que a faculdade esconde!

  126. AYNARA SANTOS

    OLÁ.quero fazer farmácia e ao terminio do curso quando já estiver trabalhando quero fazer medicina …. vale a pena ?????

  127. Maria E

    Olá…to no terceiro ano e adoraria fazer farmácia…pois gosto mto de biologia e quimica e tenho uma ligeira aptidão por matemática. Minha pergunta é se é dificil arrumar emprego depois de formado…e a vdd da média salarial pois quero estudar pra obter uma vida tranquila né…pf me responda pois fico pensando mto nisso e isso gera duvidas se devo ou nao fazer o curso….obg!

  128. Augusto Cesar

    Atualmente o leque aberto para o farmaceutico é enorme! Por lei: é exigido pessoas com conhecimentos anatômicos do corpo humano na produção de todo e qualquer produto químico ou orgânico consumível. Isso vai desde a produção de remédios até a produção de alimentos.

  129. Lucas Antunes

    Olá quero fazer Farmácia,porém alguns amigos meus dizem que você tem que dominar química isso é verdade estou com medo mas decidido a cursar essa graduação,é verdade que nos 5 anos de graduação só tem química? será que é um mercado amplo e que não paga mal hoje em dia será? Eu também gosto de Direito porém acho mas fácil se colocar no mercado e ganhar melhor cursando farmácia por favor me ajude,
    desde já grato.

  130. Edlaine

    Olá!!! Tenho muito interesse pelo curso de estética e ao conversar com um amigo sobre cursos… surgiu o interesse por farmacia. Fazer estetica e depois fazer farmacia (ou vice-versa) seria uma perda de tempo?

  131. Patrícia

    Estou no 5 semestre de Direito,vou levando,mas a verdade que nao gosto do curso,gostaria de saber se famacia e muito dificil,pois gosto da area de saúde,mas nao gosto de matematica,alguem pode me ajuda se FARMACIA é complicado.

  132. Mirella Karolina

    ola , eu gostaria de saber em media quanto ganha um Farmaceutico que monta sua propria farmacia ?

  133. simone

    oi; vou começar a trabalhar em uma farmácia só que não tenho estudo de farmacêutica estou com medo de vender algo errado vc pode me ajudar?

  134. PRISCILA

    ola me tirem uma duvida cruel.. estou em duvida entre farmacia e biomedicina. Tenho medo de faze farmacia e não conseguir pq tem muito calculo e nunca fui boa nisso.. é muito dificil????se tem quimica e matematica é muito complicado?? Biomedicina é mais tranquilo nessa parte??? me ajudem por favor!!!!!!

  135. Haner

    Na verdade, a duração do curso é de 5 anos.

  136. ciça

    Olá gente, gostei muito da materia, estou pensando em fazer farmacia , me identifico bastante com as materias e ate mesmo com o curso, ja que minha mae é enfermeira. Cresci vendo ela trabalhar na area da saude e sou APAIXONADA por essa area.. Gostaria de saber, se fizer o curso e montar depois um laboratorio, quanto em media posso ganhar ? Qual seria a melhor atuaçao de um farmaceutico pra ganhar bem.. obg :)

  137. Lilian

    Olá Pedro!
    Quero trabalhar em indústrias desenvolvendo cosméticos. Eu encontrei um curso tecnólogo de Produção de Cosméticos, porem perto da minha casa tem uma faculdade (São Judas Tadeu) que possui o curso de farmácia, o que também me chama atenção.
    Qual o curso seria melhor para ingressar na área?
    Obrigada pela atenção.

  138. bruno

    Gosto muito de Ciências Biológicas e exatas e acho Farmácia um ótimo curso para quem tem vocação para as áreas citadas

  139. Viviane Edna

    Nossa! O salário só isso? Sinceramnete não quero mais fazer, a pessoa estuda tanto para ganhar isso?

  140. Nathalia S

    Gente por favor!! Vou começar a faculdade de farmácia e estou DESESPERADA!! Nao sei quanto vou ganhar,cada um fala uma coisa, tem gente acha muito bom, tem gente que acha pessimo. Algum farmaceutico formado e em atividade no mercado de trabalho pode, por favor, me dizer quanto voce ganha??
    Obrigada

    • Sandra

      nao vai passar de 2000,00 bruto e uns 200,00 de comissão

  141. carla melo

    Quero muinto fazer Farmácia mas tenho dificuldade em química e biologia,espero consegui realizar esse sonho, preciso de dicas para mim atualizar

  142. Leo

    Há várias alternativas para a carreira além do balcão de uma farmácia, mas depende muito da região.
    Você pode trabalhar como representante de laboratórios (de 4 a 8 mil $), como representante de equipamentos de laboratório, matérias-prima e afins (comissionados), na indústria de cosméticos ou de tratamentos, no gigantesco comércio eletrônico (várias funções que é prudente ter farmacêuticos na retaguarda e até obrigatório).
    Outras áreas: pesquisas de ervários, ramo alimentício, vigilância sanitária, fiscalização, etc, etc. Afora, hoje, as “invasões” nas áreas dos biomédicos.
    Idioma estrangeiro ajuda muito. Países de idioma francês (Euro e Franco-Canadá) têm tradição na área farmacêutica e de química fina (veja, americanos atravessam a fronteira do Quebec para adquirir medicamentos, manipulados ou genéricos, bem mais baratos, ou pela internet. Isso é real ainda que ilegal, em muitas situações). Boa sorte a todos. Para aqueles que tem vocação para negócios ou pesquisa, nem vai precisar muita.

  143. Sandra

    Pessoal sou farmacêutica há 16 anos, tenho 4 pós graduações, e vou ser franca. Não façam farmácia. Vc somente ganha o piso que dificilmente passa dos 2 mil reais ( isso sem os descontos!!!) e trabalha 8 hs por dia, sábado, domingos e feriados. Precisa cumprir meta, tem lugares que ate te obrigam a varrer chão e limpar prateleira. Vc não manda em nada, o dono da farmacia faz mil rolos com remedios e receitas de controlados e vc fica a mercê deles. E assim no país todo, o CRF é omisso em tudo e somente passa para ver se vc esta trabalhando, se vc precisar sair para resolver algumas questão particular e não tiver atestado medico = MULTA.
    Vc não é valorizado, e nem adianta algumas pessoas falarem o contrario pq é bem isso que acontece na realidade. Somente compensa trabalhar em industria, mas são pouquissimas vagas para os indicados. E quando vc passa dos 40 anos te mandam embora e pegam um recem formado sem noção de nada para fazer o que quiserem.

    • Sandro

      vc é umafarmaceutica chibata e frustada, vai vender dindin na feira que vc será mais feliz

  144. Patricia ribeiro

    Olá, gostaria de saber qual o custo para cursar a facul de farmácia ? sera que é muito alto ?

  145. DEISE

    oi sou cabeleireira quero fazer farmàcia para atuar na area de cosmeticos tem como fabricar cosmeticos

  146. Aline de lima pereira

    olá Pedro!!!
    apesar das poucas vezes de observar seu trabalho,sendo o mesmo auxiliando pessoas em quais profissoes pode excer,eu vou iniciar daqui uns 11 dias…kkk meu curso técnico em farmácia e estou procurando conhecer melhor esse mundo da biologia o que vc pode me indicar para comecar com pé direito no curso?

  147. Divina

    olá! sou de Brasília sou técnica de Laboratório mais quero fazer Farmácia.gosetei das duvidas.origada!

  148. Aline De Lima

    Vou iniciar minhas aulas na próxima semana de Agosto…estou muito impolgada mas quero me concentrar melhor no quem vem pela frente,digo isso em relação ao próprio conteúdo.Espero estar fazendo a escolha certa…ops! estou fazendo a escolhar certa…..a aréa da Saúde é uma oportunidade boa para quem quer engressar no mercado e necessita também de profissionais.Gostaria de saber se o que vou fazer me abrange melhoria no mercado e sucesso profissional?Boa noite.

  149. Evanildo

    olá pessoal, sou eletricista e quero fazer vestibular ainda esse ano só que to com muita duvida não sei se faço farmácia ou engenharia elétrica.min dar uma dica por favor. já min acho um pouco velho tenho 34 anos qual melhor que cairiam para minha idade? min responda ,espero antecioso.

  150. Tielen

    Quem faz técnico em química pode trabalhar como farmacêutico ?

    • Allan Marcelo Massaro

      não. quem faz quimica não é farmacêutico , porque farmacêutico também estuda biologia humana , e curso de quimica não tem biologia humana . farmácia é o único curso que tem quimica voltada a remédios e biologia humana.
      obs : quimico trabalha produzindo outros materiais em geral , não se foca na produção de remédios e cosméticos , e se for bem pouco.

  151. Allan Marcelo Massaro

    realmente percebi que nunca sabia na minha vida que sinto que gosto muito de quimica na area da saúde para fazer remédios e biologia do corpo humano e estudar suas doenças , eu acredito realmente que farmácia deva ser o caminho que deva cursar e me formar. fora que sempre me senti bem em ambiente de drogarias e farmácias e sinto muita vontade de produzir medicamentos em indústrias e laboratórios também , só agora que percebi que é a area que mais quero fazer , sem saber nada na minha adolescência do que gostava , e ficar muito em dúvida sobre diversas faculdades de areas totalmente diferentes. fiquei 3 anos sem saber o que fazer da vida desde os meus 20 anos de idade. kkkkkkkkkkkk

  152. Allan Marcelo Massaro

    quimica e biologia humana na escola são matérias que mais gosto de estudar de tudo , e não vejo mais nada que gosto de estudar mais do que isso , e nunca percebi isso , só agora percebi que gosto mais disso.

  153. Allan Marcelo Massaro

    pensei bem , farmácia é muito legal mesmo , produzir remédios , cosméticos etc.
    gosto realmente de quimica , mas acho meio dificil , prefiro mais de estudar o corpo humano e as doenças , acredito mesmo que é melhor fazer biomedicina , farmácia não é muito minha praia , mas é legal pra caramba quem gosta mesmo de quimica para fazer remédios e produtos de saúde e estudar biologia humana , aconselho a fazerem farmácia.

  154. Bruna Almeida

    Olá !!!
    Me interesso muito por essas areas de pesquisas , como farmacia e biomedicina . Faço tecnico de farmacia e estou em duvida , se faço faculdade de farmacia ou biomedicina . Pois são duas areas que eu mas me identifico . Gostaria de saber quais são os pontos positivos de cada uma !!!
    Obrigada ((:

  155. Gleice Ferreira

    Olá, meu nome é Gleice.
    bom, na verdade eu tenho uma duvida em que devo cursar, moro em uma cidade pequena Figueira – PR, e estou muito na duvida se devo cursar Pedagogia ou Gestão Hospitalar,estou complemente indecisa sobre isso, será que você poderia me ajudar me informando qual area é melhor e qual ganha mais dinheiro, desde de ja agradesço, Obrigado.

  156. Maria Elisa Barcelos

    Estou prestes a me formar em Farmácia e gostaria de cursar biomedicina depois. Quanto tempo eu levarei para me formar em Biomedicina aproveitando a base de Farmácia?

  157. Talita

    estou fazendo ciências biologica só que é licenciatura,mais eu gosto mesmo e da area de laboratorio em analises clinicas alguem sabe me informar se eu posso fazer alguma pós-graduaçao voltada para essa area?

  158. Thaynara

    Olá, preciso de uma luz urgente!
    Bom, moro em Fortaleza e fiz ENEM esse ano, e estou esperando pelo milagre de ter passado na UFC, caso não, vou ter que fazer cursinho. :( ((
    Mas muitas pessoas falam que Farmácia ganha mal e que vou ter que ficar atrás de um balcão, e isso me irrita muito! Sei que tudo depende do profissional e se ele tem amor a profissão, mas apesar de querer Farmácia, tenho medo de não gostar do curso ou algo do tipo, além de ter medo de ganhar mal como dizem. Vi umas 71 áreas de atuação para o farmacêutico, mas não sei se aqui em Fortaleza é assim. Tive 3 professores que são farmacêuticos, dois de biologia e um de química, mas apenas um segue o ramo. O outro não seguiu porque antes de terminar a faculdade começou a dar aula, e o de química disse que só ia voltar a trabalhar no ramo quando montasse a farmácia de manipulação dele, porque quando trabalhava em farmácia, foi demitido por ser mais ético que um médico. O que me aconselham?

  159. cleito souza

    Ola meu nome e cleiton…eu estou em duvida entre duas, profições estou querendo exercer, a profição de jornalismo mais andei analizando e vi. Que e uma profição que não vale muito a pena pois para trabalha na area e muito complicado..ai andei analizando e vi que. A profição. Na area de farmacia e bem melhor.. pretendo começa a faculdade, de farmacia ano que vem eu vejo que esta area de farmacia e muitoo boa

  160. Keyse

    Olá, gostaria de sber se eu fizer curso técnico de Farmácia , eu posso atuar ja como farmacêutica? eu pego o Certificado e o CRF ?

    Desde já, oBrigado

  161. Silvio

    Quais são as especializações do curso de farmácia?E qual delas é mais voltada para a industria de modo geral?

  162. Sandra

    Sou farmacêutica há 16 anos, hj não aconselho nem aos meus filhos fazer farmácia. É verdade tem um monte de vagas, mas 99,9% são vagas que pagam mal, ou então há algum problema ( dono não respeita o farmacêutico, rolo de psicotropicos, carga horária abusiva, e por ai vai). O farmacêutico ganha muito mal por conta do piso muito abaixo para poder ter um padrão digno de vida. Ninguém paga acima do piso é muito raro. Vc não tem vida social, sab,dom e feriado trabalhando.Tem algumas vagas nas industrias que pagam bem, mas vc precisa ter QI para entrar e são pouquissimas vagas, isso nos grandes centros. Ao resto sobra as drogarias e farmácias. Faz 16 anos que espero o farmacêutico ser respeitado e receber um salário digno. VC vai em reuniões do sindicato e no final os patronais ganham. Hj tenho minha farmácia, trabalho muito, mas sobrevivo, atendendo bem os clientes com dignidade e ética. Se vc quiser ganhar $$$ escolha outra área.

    • Márcio

      Olá, srta Sandra!

      Pode saber alguma forma de contato seu? Queria tirar algumas dúvidas com você, no âmbito profissional. Fico agradecido, caso me permita essas informações.

  163. Jailson

    Olá, sou aluno de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Amo o curso, estou encantado por todas as áreas de atuação do Farmacêutico. É um curso maravilhosos e indico a todos que ainda tem dúvida. Só faça se você tiver afinidade pela área, caso contrário será um farmacêutico frustrado como tem por ai acabando com a profissão. Amo Farmácia e indico.

  164. Mariana

    Boa noite. Fiz o curso técnico de análises químicas, sempre sonhei em fazer faculdade de química, mas fiz o técnico antes na esperança de arrumar um emprego e pagar minha faculdade. Não deu certo, ainda estou desempregada e tive problemas com bolsa de prouni(faculdade que não fechou turma)e depois disso só estou tentando o sisu. A minha nota deste ano foi baixa, mas então abriu o sisutec com vagas para técnico em farmácia. Estou pensando seriamente em fazer o curso, pois acredito que seria um tipo “especialização”, pois minha maior dificuldade em arrumar emprego é que a área química é muito ampla e as empresas pedem experiência no segmento específico. Assim tenho esperança de conseguir um estágio na indústria farmacêutica ou cosmética durante ou ao final do curso. Meu raciocínio está correto? Outra preocupação que tenho é com relação a testes em animais, os cursos técnicos têm esta pratica?

  165. fabiano da silva melo

    sou atleta profissional de volei de praia a 15 anos,estou pensando em parar de jogar ano que vem,mesmo sabedor das dificuldades quero fazer farmácia,minha duvida é:me formarei com 41 anos,sem experiência na área,como o mercado está reagindo a isso?e parabéns pelas informações.

  166. igo

    tenho uma grande duvida se cursa farmacia vou poder atuar nessas araes Análises de Patologia Clínica, Citopatologia Clínica, Embriologia Clínica, Biologia Molecular, Bacteriologia Clínica, Micologia e Virologia Clínica ou Médica.
    Dentre outras também atuamos na parte de estética com a mais nova área biomédica a Biomedicina Estética.

  167. emerson

    - ola ,tenho 19 anos e sou atendente de farmacia gosto muito do curso porem sou muito ruim com calculos matematica quimica etc , gostaria de saber se os calculos sao muitos dificies e se tenho boa chance de terminar o curso.

  168. Daniela da Hora

    Olá, termineio ensino médio ano passado, vou prestar vestibular mês que vem, mais estou com grandes duvidas entre: Farmácia, nutrição ou psicologia, qual paga melhor? E tem mais oportunidade no mercado de trabalho?

  169. nathalia

    Faço técnico em química, queria saber se posso eliminar alguma matéria na faculdade de farmácia.
    Desde já, obrigada :)

  170. well

    Bom dia.
    Estou terminando a faculdade, pois faço curso de bacharelado em administração e estou também cursando inglês estou no nível básico por enquanto trabalho com vendas a 9 anos e acho interessante a área de farmácia magistral gostaria de fazer uma pós-graduação, e saber se é uma are boa de atuação para o atual mercado, pois já tenho 29 anos .
    Quem pode me dicas ou sugestões obrigado.
    Well.

  171. Larissa

    Oi, eu estou muito em dúvida entre o curso de Biomedicina e Farmácia. Eu gostaria de saber sobre o nível de concorrência no vestibular, o mercado de trabalho e a remuneração dessas duas áreas.

  172. léo barreto (sonho em Manipular Remedio)

    E então Estou curioso e tenho amor pela Ciências, desde a 4 série aonde eu criei amor a Farmácia eu tenho vontade de manipular Remédio.
    E então eu preciso ser Farmacêutico
    Para Manipular Remédio?
    sim né ?

  173. andressa

    Galera estou em dúvida se eu faço ou não curso de farmácia
    Esse curso tem mto matemática? vi em alguns sites que fala que a matemática e uma matéria envolvida no curso

  174. Bruno

    Gostei muito da matéria, quando terminar o curso de Ciências Biológicas quero muito fazer Farmácia ou se não me especializar em alguma área relacionada a Farmácia como Farmacologia ou Análises Clínicas e Toxicológicas!!!

  175. BIOQUIMICO JUSTINO

    Há várias alternativas para a carreira além do balcão de uma farmácia, mas depende muito da região.
    Você pode trabalhar como representante de laboratórios (de 4 a 10 mil $), como representante de equipamentos de laboratório, matérias-prima e afins (comissionados), na indústria de cosméticos ou de tratamentos, no gigantesco comércio eletrônico (várias funções que é prudente ter farmacêuticos na retaguarda e até obrigatório).
    Outras áreas: pesquisas de ervários, ramo alimentício, vigilância sanitária, fiscalização, etc, etc. Afora, hoje, as “invasões” nas áreas dos biomédicos.
    Idioma estrangeiro ajuda muito. Países de idioma francês (Euro e Franco-Canadá) têm tradição na área farmacêutica e de química fina (veja, americanos atravessam a fronteira do Quebec para adquirir medicamentos, manipulados ou genéricos, bem mais baratos, ou pela internet. Isso é real ainda que ilegal, em muitas situações). Boa sorte a todos. Para aqueles que tem vocação para negócios ou pesquisa, nem vai precisar muita.

    ganho muito com farmacia e nao me arrependo…
    to riiiico

  176. Rayane

    Olá, tenho 17 anos e curso o 2° ano do ensino médio. sonho em trabalhar em laboratório , mais tenho dificuldades em químida =/ …pesquiso muito sobre a graduação m Fármacia e Biomedicina e tô numa dúvida tremenda rs, qual das duas tem o mercado mais amplo e a maior remuneração no Rj capital? obg desde já.

  177. Ana Kaspper

    Olá, estou em dúvida entre as graduações de farmácia, biomedicina e química industrial. Quero trabalhar em indústrias de medicamentos, no desenvolvimento de novos remédios… Já li que o biomédico e o farmacêutico trabalham juntos nesse procedimento, porém gostaria de saber qual o papel desenvolvido por cada um dentro do processo produtivo, “quem faz o quê”. Desde já agradeço

  178. Adonias

    Eu ainda pensei em fazer esse curso, mas o salário é muito baixo! não da pra viver, sustentar família com 2 mil reais!

    • Silvio

      Adonias , a questão do salario é muito variável , pois você teria que levar em consideração diversos fatores , como por exemplo a área de atuação , se tem mestrado ou doutorado, ou mesmo se fez concurso ou não e dentre outros .

  179. Ana Carolina

    Olá, estou muito em dúvida entre biomedicina e farmácia, gostaria de saber qual a diferença entre farmácia e farmácia bioquímica, qual é melhor ? E um farmacêutico pode atuar no ramo de banco de sangue e análises de exames ?

  180. adriele

    bom gente me chamo Adriele ,terminei o ensino médio gostaria de entra na areá de farmácia,mas ainda não tenho uma opinião formada,preciso de ajuda!as pessoa fica falando coisa,mas quero fazer uma coisa que eu gosto,que eu sinta vontade,que eu me identifico.

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!