Ciências Humanas

Filosofia

A Filosofia, uma das ciências mais antigas da humanidade, tem como objetivo satisfazer a eterna busca do homem pela verdade. Conheça mais sobre a carreira em Filosofia.

Filosofia

Habilitação:
Filósofo
Duração do Curso:
4 anos
Área:
Humanas
Atributos do Profissional:
Obsersavação e Sensibilidade
Salário Médio:
R$ 1958,00

A carreira em Filosofia

A verdade, nada mais que a verdade, seja boa, seja ruim, seja ela qual for.

Essa sempre foi uma das grandes buscas da raça humana e essa é também a grande busca da Filosofia.

Para atingir essa busca sem fim, o Filósofo dedica-se a investigar, perguntar e debater com profundidade todos os aspectos de seus assuntos de interesse.

Os profissionais de filosofia, tradicionalmente os maiores pensadores da sociedade, fazem grandes reflexões sobre ética, política, vida, arte, religião, espaço e tempo.

Pode-se dizer que os filósofos são as pessoas que tem a visão mais ampla sobre o funcionamento da sociedade humana, pois estudam um pouco de tudo.

Além de fazer reflexões, escrever livros para quase todas as áreas e criam também teorias de pensamento. Os profissionais de filosofia também podem atuar em empresas (consultoria), na área de educação, ou implantando novos projetos em escolas e universidades.

Não podemos, no entanto, confundir a atividade do profissional de Filosofia com a do Cientista, há algumas diferenças! A principal delas é que enquanto a preocupação do Filósofo é trilhar o caminho em direção a verdade, a preocupação do cientista é trilhar o caminho em direção aos resultados.

O filósofo se preocupa em criar e pensar, não se preocupa em fazer experiências que comprovem suas idéias, o cientista é justamente o oposto, sua principal preocupação é provar que está certo e faz isso através de experiências científicas.

O Curso de Filosofia

O curso de Filosofia poder ser resumido em uma frase simples: você vai ler, pensar, debater e escrever muito!

A base do curso, desde o primeiro dia, será sem dúvida a leitura.

No primeiro ano do curso o aluno terá um currículo mais básico estudando, por exemplo, a Introdução a Filosofia, Língua Portuguesa e Filosofia Universal.

A partir do segundo ano do curso de Filosofia, no entanto, começa a discussão da obra e pensamento dos grandes filósofos, sendo necessário ler todas as suas principais obras, entre os mestres estudados temos: Platão, Aristóteles, Sócrates, Emmanuel Kant, John Locke, Karl Marx, entre outros.

Lógica, política e ética estarão sempre em evidência a partir do segundo ano do curso de Filosofia, sendo também muito discutida a questão do Existencialismo e de Deus em suas diversas formas.

No último ano, é sempre necessário que o aluno escreva e apresente um trabalho original, também conhecido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para se obter o diploma de bacharel em Filosofia.

Filosofia: A Eterna Busca da Verdade é um dos Destinos Humanos

Grade Básica do Curso de Filosofia

  • Introdução a Filosofia;
  • Língua Portuguesa;
  • Ética;
  • Política;
  • Filosofia Lógica;
  • Mitologia;
  • Filosofia Oriental;
  • Filosofia Ocidental;
  • Dialética;
  • Estudos das Obras dos Grandes Mestres.

Sócrates, o Pensador

Sócrates: Realmente um Pensador muito Inspirado

Sócrates, Filósofo e pensador Grego, foi um dos grandes personagens do mundo antigo.

Pouco se sabe sobre a família e as origens de Sócrates, a única referência que temos é de que era um homem muito inteligente, talvez um dos mais inteligentes de todas as eras.

Conhecido em algumas regiões como um mendigo, em outras como um bêbado, em outras como um sábio e até mesmo um mago! Sócrates sempre alimentava os mitos sobre a sua pessoa, andando sempre descalço, usando roupas simples e passando horas e horas imóvel em estado de meditação.

Durante grande parte da sua vida, Sócrates não teve nem ao menos uma casa e viajou pelas principais cidades de toda a Grécia Antiga.

Apesar de levar uma vida de viajante Sócrates chegou a se casar com a Ateniense Xântipe, tendo 3 filhos e também chegou a servir ao exército participando inclusive de algumas batalhas.

Em suas viagens, ele ensinava e promovia a Filosofia entre as pessoas. Sócrates acreditava que a melhor maneira de viver era se concentrar no desenvolvimento pessoal, na amizade e na lealdade entre as pessoas que juntas são muito mais fortes.

Ele mesmo provava isso dando aulas de Filosofia de graça nas praças para quem quisesse ouvir e quando era perguntado de onde vinha tanta sabedoria em Filosofia, sempre retrucava com a frase: “Só sei que nada sei.”

Sócrates era totalmente desapegado aos bens materiais e por onde passava gerava sempre muita admiração por todos os homens e mulheres.

Ao final de sua vida, já famoso, Sócrates foi condenado a morte pelos aristocratas de Atenas que discordavam de suas idéias revolucionárias.

No entanto, apesar do povo querer ajudá-lo a fugir, isto não ocorreu. O grande Filósofo se entregou corajosamente ao seu destino final se deixando capturar.

Sócrates morreu executado por seus inimigos na cidade de Atenas no ano de 399 A.C., mas suas idéias sobre a Filosofia e a vida nunca morreram sendo preservadas por seu discípulo Platão e muitas gerações de filósofos, chegando até os dias de hoje, 2.400 anos depois.

Especializações da Carreira de Filosofia

Dependendo do perfil do profissional ele pode optar pelas seguintes especializações dentro da Filosofia:

  • Ensino: O filósofo pode dar aulas de Filosofia tanto em escolas do ensino fundamental (crianças e adolescentes) quanto para adultos em Universidades. O professor de Filosofia de classe Universitária é um dos auges da profissão, no entanto, para se candidatar é preciso ter no mínimo um Mestrado.
  • Crítica Literária: Devido ao seu grande conhecimento em linguagem e assuntos generalizados, o profissional de Filosofia pode se especializar em criticar obras literárias, sejam elas de ficção ou não.
  • Literatura: Além de avaliar obras, o profissional de Filosofia pode utilizar seu conhecimento na concepção das mesmas.
  • Pesquisa e Experimentação de Idéias: O profissional de filosofia também fazer pesquisas sobre temas diversos, financiado por institutos, ONGs ou então órgãos do governo.

Melhores Faculdades

São inúmeras as instituições de ensino superior que oferecem o curso de Filosofia. Porém, é importante que o aluno verifique se a faculdade por ele escolhida possui reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois somente assim o curso possui validade. As principais universidades que oferecem o curso de Filosofia, com reconhecimento do MEC, e bom desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), são:

  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) – São Paulo;
  • Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) – Rio Grande do Sul;
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie) – São Paulo;
  • Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Paraná;
  • Universidade São Judas Tadeu (USJT) – São Paulo;
  • Universidade Católica de Santos (Unisantos) – São Paulo;
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) – São Paulo;
  • Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio de Janeiro;
  • Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Espírito Santo;
  • Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Paraíba.

Carreira de Filosofia: Aspectos Positivos

Um ponto muito positivo a favor dos profissionais de Filosofia nos próximos anos é a ideologia no governo em incluir tal disciplina no Ensino Médio e posteriormente no Ensino Fundamental no Brasil. Estas mudanças vão gerar um verdadeiro boom a procura de professores de Filosofia.

Carreira de Filosofia: Aspectos Negativos

O principal aspecto negativo da carreira em Filosofia são as opções de áreas de atuação que são muito amplas e principalmente a aceitação em alguns nichos do mercado. Como basicamente trabalha e modela idéias, fora os campos de educação, literatura e pesquisa não sobram muitas opções de área de trabalho.

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. Clarine Frontelmo

    Olá ! Sou Clarine, tenho 15 anos, estou no 2º ano do E.M.
    Bom, primeiramente, parabéns ao site, me ajudou a reflexionar algumas sugestões que eu tenho em mente, sobre qual carreira seguir.
    Mas eu ainda estou em dúvida, por que ao mesmo tempo que eu quero fazer o que gosto, que é Filosofia, me identifico muito, eu quero algo que me dê garantia financeiramente, pois hoje no Brasil, é muito difícil, ser bem sucedido nesta área de trabalho, tem que ralar.
    Penso em fazer Contabilidade, garantir minha vida e depois fazer Filosofia, por hobbie. Não sei.
    Eu não quero ser professora de algumas escolas e só, mas também de grandes universidades, sim, eu penso muito alto, não acho que esteja errada, mas…
    Enfim, o que realmente devo fazer ? fazer filosofia ?
    Obrigada, aguardo resposta. Beijos.

    • Pedro Addler

      Olá Clarine

      Olha, sei que isso pode paracer Demagogia e tal, mas deixe a questão financeira em segundo plano, isso deixe em segundo lugar !!

      Dinheiro é sim importante mas ser feliz e fazer o que gosta, no seu caso Filosofia, é algo que nenhum dinheiro do mundo é capaz de pagar.

      Se você quer fazer Filosofia faça !! Em relação ao dinheiro: batalhe !! Faça uma mestrado, doutorado, dê aulas avançadas de Filosofia em faculdades, você tem um grande futuro pela frente.

      • Rafael da Silva Xavier

        Olá! Sou o Rafael e tenho 16 anos.
        Bem, eu gosto muito de filosofia e sociologia, pois são estudos e teorias relacionados à sociedade e ao ser humano e gosto de coisas bem complexas também. Gosto muito de ler e escrever e filosofia e sociologia me proporcionam isso.
        A reflexão é extremamente importante em relação a filosofia, é isso que me chamou muito atenção, porque a matéria em si, tráz muitos aspéctos e o “por que, como?” das coisas … Mais seguir uma profissão relacionada a isso é completamente diferente, eu acho que não é muito valorizado e futuramente busco ser valorizado profissionalmente, mais essa é minha grande dúvida.
        Obrigado, grande abraço!

        • Priscila Assis Majo

          Olá Rafael. Entendo o que quer dizer e o que sonho, porém você pode SIM ser reconhecido profissionalmente. Basta amar o que faz, se dedicar muito, suar os dedos e sempre acompanhado de uma café forte. Faço faculdade de Filosofia e garanto para você que é uma carreira muito boa, basta não ter preguiça de estudar. A Filosofia muda a nossa vida, pois nos abre um leque imenso de possibilidades e conceitos dos quais podemos nos apoiar ou divergir. Sendo assim, creia que pode ser um profissional bem sucedido e estude. Você pode escrever livros, realizar conferências, palestras sobre temas específicos da Filosofia ou qualquer outra área humana, já que um filósofo é uma Wikipédia ambulante (e com mais verdade hahaha) dar aulas em faculdade é muito promissor, participar de pesquisas da área financiadas pelo governo ou algum projeto social. Pode usar seus conhecimentos em Filosofia e aplicá-los em outra áreas profissionais, mas isso depende de como você encarar a carreira. Ser chamado de filósofo é realmente uma honra!
          Beijooo e boa sorte!!
          Meu face: Priscila Assis Majo

    • Jackson Ronney

      Olá Clarice!!! Eu tambem sou apaixonado por Filosofia, e entrei com fé e coragem na faculdade pois era isso que eu queria…e te digo uma coisa!!! Você não vai se arrepender, é muito prazerosa a Faculdade de Filosofia. E o compra pão (dinheiro) dá pra sobrever tranquilo. Pode fazer sem medo.

      Abraços a todos

      • raianne

        Oi eu queria saber quanto é mais ou menos a faculdade de filosofia eu me apaixonei mais nao sei quanto custa pra fazer facul sera que vc podia me informar e o lugar tambem? obrigada

    • ZILMAR

      CLARINE SEU PERFIL É UM DOS MELHORES,POIS A PRINCIPIO VOCÊ TEM MUITA GARRA E DETERMINAÇÃO. SÓ TENHO A TE DIZER SE ACALME EM QUESTÃO DE GANHAR DINHEIRO,POIS APARTIR DAI VOCÊ PODERÁ SE DECEPICIONAR. NÃO PRECISA VOCÊ SE PREOCUPAR COM O FUTURO DE TAL FORMA;BASTA FAZER O QUE ESTÁ AO SEU ALCANSE NO PRESENTE E O FUTURO ESTARÁ LHE ACOMPANHANDO. MÁS PARABÉNS PELA SUA DETERMINAÇÃO!

    • Adriano Soares

      Olá, Clarine Frontelmo,sou acadêmico do curso de Filosofia, não tenha duvida de que a Filosofia é uma das mais excelentes ciências, pois ela nos dar as verdadeira respostas das perguntas que fundamentam a nossa vida, tanto profissional como pessoal e se você ama a Filosofia a própria Filosofia então escolheu você e quando se ama o que faz ou estuda, não à barreiras para alcançar tudo o quer…..seja financeiro ou não….. Refletir sobre o que realmente queremos e gostamos é fundamental para fazer a escolha certa. Portanto Clarine seja sempre bom no que faz e na Filosofia,assim você pode encontrar o que quer…Um grande Abraço….FACE: Adriano Soares

  2. Joana

    Olá,
    Estou cursando licenciatura em filosofia,mas sempre um interesse particular em Artes.Será possível cursar mestrado em História da arte,sendo graduada em filosofia ? Aguardo e desde já agradeço sua atenção e resposta,
    Joana pires

    • Pedro Addler

      Olá Joana

      Com certeza !! Embora não pareça seu interesse tem um forte fundamento, pois a Filosofia tem muito a ver com a Arte. Ambas exigem muito pensamento e sensibilidade para serem produzidas :)

      Você pode sim com toda certeza fazer uma pós graduação ou Mestrado na área de História da Arte, depois do curso de Filosofia.

      • Deco

        O Pedro disse tudo, Joana, com respeito a relação entre Filosofia e Arte. Desde os primórdios da Filosofia, os Gregos questionavam a Arte de um ponto de vista filosofico … mas um dos meus textos preferidos no assunto é o de Heidegger, ‘The Origin of the Work of Art’ (não tenho certeza que tenha sido traduzido para o Português), que por sua vez foi influenciado pelas ideias Aestéticas de Nietzsche … Boa Sorte!

  3. Clarine Frontelmo

    Oi !
    Então Rafael, eu concordo exatamente com vc; A Filosofia ñ tem uma certa valorização, como deveria ter, no Brasil, então, isso me deixa um ponto de interrogação na cabeça.
    Jackson, meu nome é Clarine. RsRs. Valeu mesmo pela dica; vou pensar friamente sobre o assunto.
    beijos

  4. Rafael

    Olá, sou Rafael, tenho 16 anos e estou no 2º ano do ensino médio. eu gosto muito de filosofia, não há nenhum outro curso que eu tenha mais vontade de fazer. Só que fico com um pé atrás na questão do mercado de trabalho de filosofia, estaria disposto a aprender futuramente um outro idioma para fazer mestrado, quais empregos eu poderia ter sendo um mestre em filosofia ? E qual a média de remuneração de cada um desses possíveis “trampos” ?

    • Pedro Addler

      Olá Rafael

      Em relação ao mercado de trabalho para Filosofia, os principais filões são mesmo Ensino e Pesquisa. Há também o mercado literário onde você pode trabalhar escrevendo ou revisando livros, mas este mercado é menor.

      Sendo Mestre em Filosofia, sem dúvida o melhor emprego que você pode ter é o de Professor Universitário. Você vai poder dar aulas praticamente em todos os cursos de Ciências Humanas, desde Letras, até mesmo no próprio curso de Filosofia em uma cadeira específica.

      A remuneração para um professor de Filosofia de nível Universitário com Mestrado é de aproximadamente 4000 Reais mensais :)

      • Guilherme

        Mas nesse caso, eu teria que fazer mestrado em educação ou em filosofia mesmo?

    • Renê Stéfano

      Legal, Sou muito curioso e penso em seguir filosofia, mas onde o filosofo atua? Em que areas do mercado?

  5. Ewerton ferreira

    Oi! Sou o Ewerton e tenho 24 anos.eu sou estudante de filosofia do 2 ano e gosto muito de filosofia, mas me preocupo muito com a questão financeira.eu gosto bastante de ler e escrever, daí eu ter escolhido filosofia, mas pensei em mudar para Direito. e aí, eu fico onde estou ou vou atrás de Direito?

    • Pedro Addler

      Olá Ewerton

      Pra ser sincero, se você gosta de ler e escrever, além da Filosofia, Direito é sim uma ótima opção pra você.

      No entanto, escolher o dinheiro ao invés da satisfação pessoal sempre causa arrependimento, afinal uma boa vida é algo que o dinheiro não pode comprar…

      Recomendo que você termine o curso de Filosofia, mesmo que seja só pelo prazer de fazer, depois se caso você achar conveniente, faça Direito.

      • Caio

        A Filosofia é muito importante, Deveria fazer parte dos currículos escolares desde cedo. Por isso temos essas indecisões quanto a escolha, certamente a filosofia seria bem mais valorizada se os jovens lessem seus postulados desde o ensino fundamental 2.

  6. fabio

    Olá entrei para filosofia em uma das melhores universidades do pais a UFRRJ, porem por pressão de parentes amigos etc. e como estava meio perdido acabei saindo e cursando direito em uma privada com bolsa de 100% hoje nao digo que me arrependo mas penso muito em voltar para filosofia, visto que faça voce o que fizer. se for o melhor sempre tera o mal nescessario “dinheiro”…

    • Pedro Addler

      Olá Fabio

      É bem por aí mesmo, a Sociedade sempre está e estará nos pressionando, esse é inclusive um dos pontos estudados no curso de Filosofia.

      Mas voltando ao seu caso, recomendo que você faça sim Filosofia pois afinal é disso que você gosta, dinheiro é só pra viver, não serve pra mais nada, é muito melhor ser pobre e realizado do que rico e maníaco-depressivo.

      Aliás, fazendo Filosofia você tem sim grandes campos profissionais a explorar, como dar aulas por exemplo.

      • lunede parrote

        Eu sou licenciado em ensino de Filosofia pela universidade pedagogica de mocambique,mas actualmente trabalho como oficial de comunicacao de comunicacao da higland african mining company limitada(HAMC Limitada).hoje afirmo categoricamente que a quetao da aplicacao das oportunidades de empregabilidade como profissional de filosofiannao se limita apenas a essas tres dimencoes acima citadas,porque a pertinencia de um filosofo e movida pelos conflitos sociais(dinamica) que emergem na relacao intersubjectiva,especificamente no campo fora da docencia,um filosofo pode trabalhar na area de relacoes publicas,marketing e publicidade,como gestor dos recursos humanos,como acessor politico,como acessor de direcao,como consultor social(estudos de base”monitoria e avaliacao sobre o impacto social da implementacao de um projecto”,bem como fazer estudos de impactos sociais antes da implementacao do projecto(estudos recomendados)…………….ou seja ser filosofo e saber ser,estar e fazer

      • Amanda

        Pedro, sou apaixonada por filosofia… quase “choro” de emoção em falar sobre filosofia. Estou no 2ºano do Ens. Médio. Mas também amo química,queria muito fazer química… porém tenho dificuldades com a matemática, que é extremamente importante numa engenharia química por exemplo, que seria o que eu escolheria. Mas tenho a mesma dúvida quanto a filosofia do que quase todo mundo, retorno financeiro… qual é a média salarial de um professor de universidade?

  7. Guilherme

    Pra quem tem duvidas em relação a questão financeira, eu digo uma coisa: Encontrarmos muitas pessoas que não tem uma formação acadêmica, ou seja, uma quantidade esmagadora de pessoas que tem sucesso na vida e nem sequer frequentaram uma universidade.
    Este fato serve tão somente para que saibamos que o estudo e o sucesso nem sempre se encontram intrinsecamente ligados, e que o fato de não termos uma formação acadêmica é irrelevante e a mesma não garante a ninguém lograr êxito na caminhada da vida, mas com o estudo, adquirimos cultura.

    Nunca deixem de fazer o que vocês gostam por dinheiro. Dinheiro n é importante? é lógico que é, mas se vc é prospero e tem o pensamento de um vencedor saberá q para ganhar dinheiro n devemos acabar uma faculdade e ir trabalhar para alguém, mas sim, pensar grande. Se vc é bom no que faz, vá dar palestras e etc, n deixe o sistema impor padrões a vocês. Eu tenho 16 anos e ja penso assim. Leiam um pouco sobre PNL, tem muita coisa ligada a filosofia. Abraço!

    • Carlos

      Parabens,Guilherme ! Você está corretissimo. Você tem um futuro muito bom pela frente pela sua maneira de pensar ! Abração.

  8. celso

    olá parabéns pelo site está muito bom, continuem assim.A minha duvida é a seguinte, estou cursando engenharia mas sempre adorei literatura e história e filosofia, além de gostar muito de escrever. Atualmente estou me sentindo muito mal por estar fazendo algo que não gosto e não faz meu perfil, porém é algo que vai me trazer uma ótima remuneração. O que eu faço largo eu procuro fazer letras ou comunicação social que é algo que me atrai bastante ou continuo fazendo engenharia(estou no 1°ano do curso) POr favor me ajude !!!
    abraçãoO !!!

    • Pedro Addler

      Olá Celso

      Acredite em mim fazer o que você não gosta só pelo dinheiro ou por pressão dos outros é um péssimo negócio… :( por 2 motivos:

      Primeiro que como você não gosta da área, jamais vai realmente ganhar dinheiro porque te faltará talento e motivação para progredir.

      Depois porque a baixa realização profissional vai se refletir na sua vida pessoal, tornando ela também menos proveitosa.

      Faça o que você gosta, Letras, Comunicação Social, Filosofia, faça o que você realmente gosta.

  9. luce

    olá eu me chamo marluce, e estou cursando o ensino medio,e gostaria que voce me ajudasse a compreender em que area eu deveria exercer futuramente. estou muito confusa,porque gosto muito de artes, filosofia, publicidade e designer. mas por fim gostaria de fazer algo mesmo que pudesse ajudar as pessoas. mas quando penso em exercer uma dessas areas me surgem muitas duvidas, se a escolha que fiz está certa mesmo.podiria entao me recomendar outras profissoes que tenha um pouco de todas estas areas ou me dar um conselho. desde já agradeço, e meus parabens pelo site.

    • Pedro Addler

      Olá Luce

      Obrigado :) que bom que você gostou do nosso site, espero sinceramente poder ajuda-la nas suas dúvidas.

      Como você gosta das áreas de Filosofia, Artes, Design, etc… a primeira conclusão que tiro é de que você é uma pessoa sensível, ou seja, tem sensibilidade para com o mundo e com as pessoas, ainda mais levando em conta que você também é muito prestativa ( gosta de ajudar os outros ).

      Levando em conta este perfil a profissão que recomendo para você é a carreira de Psicologia.

      Na psicologia você vai estudar muita Filosofia, Teorias, questão da saúde humana ( física e mental ) sem contar que vai poder ajudar muita gente a viver melhor.

  10. Davi

    Oi Pedro
    Eu fiz o teste de personalidade aqui no site e deu Idealista ( e no teste myers briggs deu INFP ) e sinto interesse pelo curso de filosofia. Entretanto, parece que a profissão é solitária demais e eu não sei se eu conseguiria usar a minha criatividade nela. O que você acha?
    Abraço

    • Pedro Addler

      Olá Davi

      Seu conceito sobre a Filosofia não está totalmente certo, não é uma profissão “social” mas também por outro lado não é solitária, Filosofia, basicamente, é uma carreira para pensadores.

      Ela permite sim que você libere toda a sua criatividade e por sinal é muito indicada para pessoas que tem o perfil Idealista :)

  11. Clarice

    Bem, faço Direito, mas não acredito muito em justiça e igualdade por serem utopias e produtos do homem e isso me faz ser totalmente cetica quanto ao Direito, sabe…eles falam, falam, e eu luto contra aquilo, meio que Nietzsche derrubando toda a historia da filosofia e do pensamento humano… Então estou pensando em mudar de curso, pensei em Psicologia pois me interessa muito, mas sempre quis fazer Filosofia. Psicologia é a primeira opção pois creio que tem melhor remuneração e um mercado mais amplo… no caso de Filosofia, teria que dar aulas, e sou pessima em ensinar… um tanto hermética.
    Você acha que eu deveria continuar cursando Direito, e quando terminasse o curso fazer Fiilosofia ou Psicologia, ou mudar em quanto há tempo (curso o 2º semestre.)e vida?

    • Pedro Addler

      Olá Clarice

      Compartilho com você parte da sua visão, também acredito que a igualdade não exista não, até porque não podemos negar, existem sim, pessoas mais capacitadas, esforçadas e comprometidas que as outras, essas sempre terão mais que as outras ( classe social superior ).

      No entanto, acredito que exista justiça sim, mesmo que ela seja feita na base do “olho por olho, dente por dente” a justiça é possível de se fazer sim.

      Como você me parece ser uma pessoa bem prática, vai a seguinte dica também bem prática: já que você se preocupa com estabilidade, continue e termine seu curso de Direito.

      Você pode trabalhar com Direito e tirar dele seu sustento e fazer a faculdade de Filosofia depois só por diversão.

  12. Leonardo

    Olá, sou Leonardo e estou no 3º ano do Magistério em Nível Médio
    Primeiramente gostaria de parabenizar a qualidade do site de vocês, é incrível!
    Minhas matérias favoritas no 1º ano [que é o único ano que tive as matérias de Ensino Médio sem profissionalizante] foram Filosofia, Sociologia, Geografia e Biologia… Sempre gostei da área de humanas e de ajudar as pessoas, adoro crianças e sou apaixonado pelo corpo humano e o pensamento humano… mas estou com uma dúvida IMENSA de que carreira seguir… Enfermagem ou Medicina? como já disse sou apaixonado pelo corpo humano e por doenças e tratamentos, cuidar do bem estar das pessoas…
    ou eu continuo como professor mesmo e faço Ciências Sociais ou Filosofia?
    Estou com muitas dúvidas sobre qual das quatro carreiras seguir…
    Enfermagem? Medicina? Ciências Sociais? Filosofia?
    Não paro de me perguntar… e a única resposta que encontro é que não posso seguir 4 carreiras ao mesmo tempo.
    Desde já muito obrigado pela ajuda

  13. william

    Primeiro, parabens pelo site, me ajudou muito, estou 2 ano do ensino medio e sou muito bom em fisica e matematica,mas estou muito afim de cursa filosofia mas estou em duvida porque tambem gosto muito de fisica, ai fico entre essas duas.Queria saber o que fazer? Por favor responda. E Parabens de novo pelo site =D

  14. Fabricio Silva

    Olá gosto muito de filosofia,mas temos também que pensar no futuro.Na sua sua opinião da para viver bem com filosofia hoje em dia ?

  15. Diogo Dean

    saber que mesmo dentro de uma sala de aula,você está ali pra ensinar o pensamento independente que é de fato a unica chance que nos resta e o que nos diferencia de fato é uma grande responsabilidade e uma sintonia muito forte com a vida em si…

    Dinheiro nenhum é capaz de comprar essa troca! trabalho atualmente em uma farmácia no centro de brasilia e vejo aqueles doutores de terno e gravata,o carro do ano estacionado na porta da loja mas com uma prescrição de lexapro (antidepressivo) no bolso do seu terno,aquilo me faz no minimo ter uma imensa compaixão por esses escravos do sistema que acreditam em status e frequentam os clubes da OAB…filosofos são os doutores da sociedade! sintam-se orgulhosos em fazer parte dessa missão!

  16. Vitor

    Estou no 2º ano do EM e em dou bem em tanto em exatas e biológicas quanto em humanas. Gosto muito de pensar e discutir coisas novas. Estudo em um ótimo colégio e tenho boas chances em passar em uma faculdade boa ao final do terceiro ano.
    Bem, estou pensando seriamente em cursar Filosofia na UFRJ. Caso siga essa carreira pretendo ser professor universitário, portando, gostaria de saber se o mais recomendado é o bacharel ou a licenciatura. E se possível, se o curso da UFRJ de Filosofia é bom ou se outra pública do Rio ou Espirito Santo (lugares viáveis para mim) supere ela.

    Grato pelo serviço disponibilizado pelo site,
    Vitor

    • Pedro Addler

      Olá Vitor :)

      Pelo jeito você é um menino muito inteligente e estudioso! Parabéns!
      O curso de Filosofia é muito interessante, tenho certeza que você vai adorar.
      Quanto a sua dúvida, depende muito do ramo que você pretende seguir. Tanto um curso de licenciatura quanto um de bacharelado pode dar aulas em universidades, desde que você tenha feito uma pós graduação. Procure se informar a respeito do curso na universidade, veja a grade, carga horária e escolha o que mais lhe interessar.
      A UFRJ é uma excelente universidade. Pode cursar sem medo! :)

      Espero ter ajudado!
      Boa sorte na sua escolha e na sua carreira! :D

      • marcelo

        Pedro,estou pensando em fazer Filosofia,mas quando penso em ensinar no Brasil,é algo bem desestimulante.Salários baixos,falta de reconhecimento profissional etc etc.Ser professor no Brasil é quase,para mim,algo fora de cogitação.Gostaria de saber de sua opinião.Se devo fazer Filosofia ou devo procurar alguma outra área.

    • lana

      oi vitor me interessei muito por vc porq adoro gente inteligente assim como eu e claro q gost de filosofia,parabens.me liga qd puder;9691088371

  17. Diogo

    Oi Pedro,

    Tenho 55 anos e tenho uma filha que faz Arquitetura e um filho que desistiu no 4º ano de Direito para fazer Filosofia. Ambos são apaixonados pelo que estudam. Eles acreditam que uma vida de boa qualidade e sucesso profissional depende também de fazer o que se tem paixão.
    Sempre fui Analista de Sistemas porque gosto de lógica, mas não sou apaixonado pela profissão e nunca descobri o que profissionalmente gostaria de fazer. Gosto de Arquitetura e de Filosofia. Minha mulher é Bancária, mas é apaixonada por aprender e ensinar idiomas, principalmente o inglês. Infelizmente ela nunca foi em busca do seu sonho.
    Parabéns pelos conselhos que você tem dado. Você é um profissional e uma pessoa muito equilibrada e demonstra maturidade e excelente conhecimento. Continue assim ajudando as pessoas. É de pessoas como você que o mundo tem necessidade. Parabéns.

  18. Tom

    Estou em completa duvida , sou escritor amador desde dos 12 anos e quando me dei conta achei interessante filosofia e sou bom em dar aula modesta parte , , porem quando conheci fisica eu simplesmente me apaixonei , adoro fisica mas estou em duvida . Filosofia ou Engenharia Eletrica?
    Aproveitando seria uma boa fazerem um guia de engenharia mecatrônica e gastronomia :D

    • Pedro Addler

      Olá Tom,

      Obrigado pela indicação do guia sobre Mecatrônica e Gastronomia :D

      Você pode conversar com pessoas que já se formaram em cursos de Filosofia e Engenharia Elétrica para tirar as suas dúvidas e tentar descobrir qual a carreira que mais te interessa. Além disso, você pode também fazer um teste vocacional :)

      Espero ter ajudado!

      Boa sorte na sua escolha!

  19. Regina

    Ola, parabens pelo site! Gosto muito de filosofia, economia e administracao. Atualmente estou em duvida sobre qual dessas carreiras seguir. Valeria a pena me formar primeiro em filosofia e depois fazer um mestrado/doutorado em administracao, por exemplo? Eu adoro filosofia mas ao mesmo tempo me preocupo com a questao financeira. Gostaria muito de concilia-la ao mundo dos negocios. O que fazer?

  20. Gabriel Baracat

    Olá! Na verdade queria esclarecer algumas dúvidas sobra a carreira de economista; como o número de comentários atingiu o limite, vim me pronunciar aqui. Sei que economia é uma ciência humana, porém com aplicações matemática. O meu maior receio é justamente a aplicação matemática da profissão. Sou bom em matemática mas não sou fã, porém gosto muito área geopolítica e suas análises, assim como as ciências humanas de um modo geral. Me considero observador e compreendo muito bem o que ocorre em minha volta. Na realidade o meu único receio é realmente a matemática. Se a profissão se depara com cálculos avançados que exigem um grande conhecimento matemático, não sei se me encaixaria.

    Muito obrigado!

  21. Vitoria

    Entao, muito bom o site.
    Deixe me apresentar: Sou Vitoria, tenho 16 anos, moro em Manaus AM, e sou uma apaixonada por filosofia. Sabe, as linhas acima ajudaram bastante… Ainda nao sei exatamente o que fazer, mas antes de qualquer passo vou procurar informacoes sobre os cursos e as federais, e tambem aproveitar de pessoas que se dispuseram a “desafogar” essas decisoes… Muito bom mesmo o site. Mas, me tire uma duvida: em conversas com quem esta fazendo faculdade ou pos graduacao sempre me dizem que o filosofo na sociedade atual tem pouquissimas opcoes (areas para trabalhar). E quero saber se existe algum dado, ou algo que me esclareca sobre … E quais sao essas areas de atuacao? Pode ajudar?
    Obrigado,

  22. Rennan

    Olá. Sou bacharel de filosofia formado e quero muito dar aulas. Gostaria muito de saber se eu iniciando um curso de docência, no meu caso o Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes, posso começar a dar aulas em colégios particulares. Não consigo uma informação concreta em lugar nenhum. Obrigado

  23. Brenda

    Tenho 18 anos, estou cursando pré-vestibular e estou muuuuuito indecisa. Ao mesmo tempo que gosto de ler e escrever, gosto de desenhar e criar e também gosto de física e tecnologia.
    Já pensei em fazer desenho indústrial, engenharia de produção, jornalismo, ciencias da computação e arquitetura. Viu só como sou indecisa… É quase impossível se decidir entre tudo isso, pois são muitos os fatores que envolvem minha escolha.
    Tenho medo de escolher uma coisa e depois não dar certo, principalmente pq minha família quer que eu siga carreiras mais clássicas como direito ou admnistração.
    Ai ai ai, que eu faço da vida?

  24. Lucas

    Os filósofos precisam ser ateus para executar seu trabalho?

    • Adriane

      Interessante sua pergunta rsrs Quando era mais nova, eu acha que todo filósofo era ateu e toda filósofa era feminista. Hoje as coisas estão muito mais claras e vejo que não é assim. Eu sou cristã e vou ingressar no curso de filosofia rsrs
      :D

  25. Itana Santana

    Bom dia! Acabei de iniciar-me no Curdo de Filosofia, só que na faculdade onde estudo só dispões de licenciatura. Desejo saber se após formada, como faço para me direcionar pra área de pesquisa? E se formada e Licenciatura eu posso fazer pós em Crítica Literária? Desde já agradesço, pois foi atraves do Guia de Carreira que tomei coragem pra seguir meu sonho e fazer o que amo.

  26. Willian

    Oi, Eu gostaria de saber se para ser escritor a faculdade de filosofia é melhor que a de letras? Sei que tem que ter talento, eu acho que tenho hahaha, mas qual é a melhor opção? Obrigado desde já :)

  27. mariade lourdede souza

    ola sou maria de lourdes curso pedagogia,estou no penultimo periodo, gostaria de saber se fazendo uma complementação pedagogica em Filosofia sairei habilitada como graduada em filosofia, visto que informei em uma certa faculdade ela disse me que a complementação e de aproximadamente 06 a 08meses Por favor oriente me. Pois gosto muito de suas dicas

  28. Renê Stéfano

    Olá Pedro! Acho que existe mais profissões como licenciatura, ecologia… Procurem saber mais sobre este assunto e se possível atualizem o site.
    Obrigado!

    • Pedro Addler

      Olá Renê!
      Realmente existem muitos cursos! A equipe responsável pelo site está sempre buscando novos cursos para enriquecer ainda mais o conteúdo!

  29. Luciana

    Olá Pedro,
    Parabéns pelo site!! Eu estou no 5º periodo de engenharia e também tenho me sentido perdia por naum me identificar. Estive procurando sobre o curso de serviço social, me chamou bastante atenção, porém gostaria de ter mas informações. Então , eu não achei aqui no site algo sobre este curso. Acho que seria legal colocar!
    obrigada

    • Pedro Addler

      Olá Luciana! Agora já temos um artigo sobre Serviço Social em nosso site, se tiver interesse, espero que te ajude! Boa sorte, abraço!

  30. Filosofia... quero uma prá viver!

    não sei se esse site ainda está ativo pois não tem data nas postagens, mas o que sei é que nada sei, o que posso dizer é o que sinto… tenho 50 anos… acabei de me formar em filosofia e acredito que o que falta à humanidade hj é conhecimento de como questionar e isso a “filó” nos dá.. de graça! Parabéns as pessoas que escreveram e que estão com 15 e 16 anos… interessados na filosofia… indico também a PNL como ótimo caminho, Parabéns Pedro pelo site…

  31. Reinaldo Müller

    Olá Pedro Adler!

    Como vai?

    Muito legal os conselhos que você tem dado para os jovens neste espaço virtual. Você de fato é uma pessoa equilibrada e demonstra maturidade, bom senso e muita objetividade em suas posições.

    Gostaria de deixar uma pequena contribuição ao seu público, em especial aos jovens que querem estudar Filosofia. Esta disciplina é uma escolha que deve ser bem pensada. Por exemplo, é grande o número de desistências desta graduação em universidades públicas (o que é lamentável dados os custos decorrentes, o tempo perdido, e a vaga que podia ter sido ocupada por quem de fato tem a vocação). Inclusive, vale lembrar que são as universidades públicas as que têm os melhores cursos na área, haja visto a exigência rigorosa quanto à composição de seu corpo docente, exigindo de seus titulares a titulação de Doutorado, na maioria dos campus. As referidas desistências estão, basicamente, centradas em jovens que iniciam este curso com uma visão equivocada desta graduação sob vários aspectos. Abordarei aqui pela exiguidade do espaço, unicamente, a questão acadêmica. A Filosofia requer um nível de abstração muito grande para entender seus preceitos, como as disciplinas de Lógica, Metafísica, Teoria do Conhecimento. Entende-se que filosofar não é, exatamente, uma característica da juventude, dado que nesta faixa etária as pessoas estão mais preocupadas em entender seus “estados emocionais”, e aí reside um grande erro ao comparar a Filosofia à Psicologia, achando que o estudo da Filosofia vai ajudá-los a superar as suas dificuldades psicológicas. A Filosofia opera em outros postulados com o fim de desenvolver uma Pedagogia da Razão, portanto, em aspectos cognitivos da mente humana. O estudo da Filosofia implica numa dedicação intensa à prática de leitura — interpretação de textos e redação, o que convém ao candidato a esta graduação fazer uma séria autocrítica se têm estas competências muito bem desenvolvidas. Por fim, mas, não por último, o mercado de trabalho para o egresso desta formação constitui-se, basicamente, no magistério em suas instâncias possíveis e à pesquisa. Outras oportunidades de trabalhos são muito escassas e não devem ser dignas de nota no momento presente. O futuro poderá trazer novidades neste contexto.

    Parabéns ao espaço aqui, muito bem capitaneado pelo lúcido, inteligente e bem-humorado mediador Pedro Adler.

    atenciosamente,

    Reinaldo Müller

  32. Gabriel Lima

    Olá, olha, adorei o site, quem dera pudesse ter achado ele a 1 ano atras enquanto estava com dúvidas.. ver esses outros seres com a mesma dúvida que eu tive, plantada pela sociedade e pela pressão da necessidade de ser mais um rsrs.

    Sim, escolhi filosofia, tenho certeza que vou ser um dos melhores. Hoje em dia passei para a UERJ e estou planejando meu mestrado lááá na frente já.

    Fazer o que você gosta é certeza de sucesso e de inovação. Dinheiro vai ser uma consequência dessa semente plantada corajosamente no hoje.

    A todos nós, a regra é o amor ! No nosso caso no amor a sabedoria ! Brindemos !

  33. jacqueline

    Olá!!! Tenho 15 anos e amo filosofia e psicologia e estou com muita duvida do que devo seguir você poderia me aconcelhar

  34. Marx Engels

    Olá tenho 17 anos e foi aprovado para cursar filosofia na federal de Alagoas, mas estou meio em dúvida, porque boatos dizem que daria muitos ”maconheiros” no curso, e não quero más influências de companheiros de sala…

  35. Nataly

    Olá!Meu nome é Nataly e estou com dúvidas em relação de qual carreira devo seguir, sendo : filosofia, turismo e relações internacionais. Enfim..parabéns pelo site..estou aguardando sua resposta.

  36. A. G. Faccio

    Olá!
    Estou um pouco indeciso porque gosto muito de arquitetura. Contudo, percebo que não é natural em mim o desejo de desenhar, sou um tanto preguiçoso com cálculos e não acho interessante ficar envolvido com o planejamento e execução de obras. O que flui naturalmente em mim é o desejo de investigar e compreender a arquitetura ao longo da história, além disso gosto de pesquisar e refletir sobre politica, religião, cinema, música… isso é o que eu faço naturalmente, todos os dias. Então fico pensativo. Acredito que eu poderia me dar muito bem no curso de filosofia, mas gostaria de saber se eu poderia no futuro me dedicar em algum campo da filosofia que englobasse a arquitetura… Obrigado!

  37. Ana Lins

    Oi, gosto muito de filosofia, o site é muito esclarecedor e me deu mais confiança para apostar em Filosofia para o meu futuro. Terminarei o Ensino Médio esse ano e estou pensando seriamente em prestar vestibular para Filosofia. Andei um pouco insegura, mas é isso que eu gosto, que me fascina, a Filosofia é linda, maravilhosa e estou certa que serei feliz seguindo essa carreira, mesmo que não me de muito retorno. A minha insegurança era com relação ao reconhecimento que recebem os profissionais em Filosofia, o reconhecimento no Brasil é pouco, merecia mais. Mas enfim, estou decidida, é isso que eu quero, é isso que eu amo e vou fazer. Agradeço aos criadores do site, o trabalho de vocês é admirável e me deu o empurrão que eu precisava para me decidir. Valeu.

  38. talissa

    olá,tenho 16 anos e estou no terceiro colegial..esse ano devo decidir o que vou fazer,amo muito filosofia e meu sonho é cursar filosofia,mas preciso de garantia de estabilidade financeira,e tambem nunca quis dar aula.em que área posso atuar a não ser o da educação?

  39. Louise

    Caramba! eu passei pra matemática e física.Mas não quero nenhuma.Detesto exatas.Meu sonho é fazer filosofia.Tenho 19 anos e terminei o ensino médio ano passado.Vc acha que eu devo empurrar o curso de matemática com a barriga?Quero ser professora não importa o salário mas quero filosofia.

  40. Otávio Caetano

    Estou no terceiro ano e pretendo fazer faculdade de filosofia. Logo depois já penso em um mestrado mais pro lado da filosofia da arte e literatura. Gostaria de saber que, se com esse currículo estaria adepto a dar aulas de que matéria? Somente filosofia ou literatura também?

  41. ELIANA

    oi ,eu quero fazer vestibular de filosofia e já faz 12 anos que estou fora da escola. gostaria de saber se alguém poderia me ajudar com material de estudo ..por favor

  42. Carlos Henrique

    Olá Pedro, tenho 15 anos (quase 16, faltam 3 meses) e estou no 2° ano do Ensino Médio, estou pensando desde já em que carreira seguir. Gosto muito das aulas de Filosofia que tenho na escola que frequento..Eu já pensei em fazer várias coisas, como Direito, Psicologia, Economia, Ciências da Computação, Arquivologia, etc. Mas sempre acabo desistindo dessas opções quando penso no futuro, talvez eu não conseguiria me manter financeiramente, não conseguiria passar nos concursos, enfim…
    Até que eu estou pensando em cursar Filosofia, minha mãe sempre desejou que eu fosse Professor, mas estou com dúvidas se devo mesmo cursar Filosofia, se haverá vagas no mercado, gosto muito de ler e escrever, pensar e principalmente de fazer críticas sobre as coisas. Por favor me ajude! Obrigado.

  43. Julio Cesar

    Olá,meu nome é Julio Cesar tenho 15 anos e estou entrando em contato com a filosofia agora,mas estou gostando muito e até pensando em seguir carreira.
    Eu queria saber se existe algum tipo de curso de filosofia em SP que eu poderia fazer para complementar meus estudos.
    Des de já agradeço.

  44. edson

    Olá,sou aluno de filosofia na UFPB,más pretendo trocar para o curso de direito. Porém entrei, já com o intuito de trocar por direito, daí aprendi a gostar do curso,mesmo assim trocarei, por que amo o curso de direito,e só me sentirei realizado,quando passar em um concurso para juiz. Assim sendo,aos que, já estão em um curso, e são jovens,concluam e façam outro apos terminarem.Assim saberão,se devem mesmo ou não fazer outro.Aos que estão no ensino médio, e estão com dúvidas,o que é natural. Leiam bastante,com relação aos cursos,que mais lhes agradar. E com relação ao site, muito bom mesmo. Deixo esta pequena frase:Chamo de preguiçoso o homem que podia estar melhor empregado (Platão) Obrigado.

  45. Paulo Edurado

    Bom eu tenho 18anos curso 2ano de uma escola federal com integração a técnico em mecatrônica eu adoro filosofia inclusive no meu curso tenho um ótimo professor mas também estou nesse dilema pois no meu curso tenho muita oportunidade muita mesmo e o salario e bom mas não e o que me agrada pois e algo cansativo pelo fato de ter muito calculo, estou pensando em fazer filosofia mas isso e um fato que me da um pouco de receio pois com a engenharia do meu curso e dinheiro certo , mas na filosofia e meio confuso saber.. falei com meu professor ele disse que se eu me dedicar a um mestrado posso ter uma vida financeira boa mas de inicio dar aula em estadual não e muito bom não. Não me importo com dinheiro mas de certo modo ele e preciso para ter uma vida confortável.

  46. Yulian

    Olá Pedro!
    Estou com uma certa dúvida que está me intrigando!
    Sempre gostei de matemática, tenho muita facilidade, portanto pensava em seguir no ramo da engenharia. Mas quando comecei a estudar a filosofia no ensino médio, eu me apaixonei. Pois me identifiquei muito. Tanto na questão de pensar, tanto na questão de criticar.. Esta visão da filosofia em si. Eu sempre critiquei tudo, sempre fui o diferente. O mais maduro da turma, pois eles não tinham a mente aberta para entender todo o conceito. Então comecei ter a ideia de seguir na filosofia, o problema é que a filosofia em si não me trará muitos ganhos financeiros. E eis o problema da questão. Seguir no ramo da engenharia na qual me trará ganhos, ou no ramo da filosofia? Eu estava pensando em chegar ao topo, Doutor em Filosofia. Como já diz o próprio nome, “Amor à sabedoria”, Busca pelo conhecimento. Mas fico com receio, pois hoje me dia é muito difícil sobreviver com pouco salário, e está chegando a hora de eu escolher o que eu vou ser o resto da vida, não um ano ou dois anos. Mas o resto da vida. Estou refletindo muito sobre este assunto, e está me deixando maluco rs. É muito complicado por um lado, e simples por outro. Mas então, na sua opinião, qual carreira seguir?
    Agradeço desde já!

  47. Claudio

    Olá, gostaria de saber se com o curso de filosofia posso atuar na área de sociologia ou se existe um curso superior para sociologia.

  48. Izaias

    Yulian, você deve seguir o seu coração. Se você gosta mesmo de Filosofia, por que não seguir esta carreira? Um Doutor em Filosofia, lecionando em DE 40h em uma universidade ganha aproximadamente 7 mil reais. O importante não é o retorno financeiro, é ser feliz. Não adianta ser um rico e infeliz, escolha ser mediano mais feliz.

  49. Victor Voltair

    Sou Victor João Mbebe, sou estudante de Filosofia na Universidade Eduardo Mondlane-MOZAMBIQUE-MAPUTO, Para mim, o curso de Filosofia é uma pedagogia do bem pensar para o bem agir, estudo profundo das causas primeiras dos problemas sociais, políticos, cultarais, económicos, individuais e até divinos. Para filosofar é preciso maturidade intelectual e liberdade soficiente para caminhar a luz da razão pura. O dinheiro, conforto e bem estar em geral são frutos desta maturidade e autonomia, será que adiante ser economista ou engenheiro, mas de meia-tigela? Olhe a realidade como contigente e não necessidade(CASTIANO).

  50. Lohana Araujo

    Oi pedro,
    intão eu tenho 16 anos , estou no ensino médio e queria uma dica de uma faculdade ém uma área interessante, mais que também tiivesse boa remuneração, gosto de moda,de filosofia e de Ed fisica, coisas totalmente diferentes né ?
    ta chegando a hora que eu terei que escolher uma faculdade e ainda estou na dúvida! conto com as suas dicas e parabéns pelo blog

  51. Jordan Silva

    Fala bicho.
    Bom, sem mais delongas, vamos ao que interessa. Eu tenho 15 anos, me interesso por Filosofia, e é com toda certeza a àrea que pretendo seguir. Porém tem alguns impecilhos que prometem me trazer futura dor de cabeça. Eu não tenho problema em aceitar a possível “falta de verba” no futuro, porém é uma questão complicada tendo em vista que minha mãe também é professora que é a àrea em que quero atuar e vivendo com o necessário, sem muitos luxos. Mas, ele meio que me repreende, diz que a sala de aula provocam conflitos mentais e por vezes, traumatizantes… Enfim, eu queria saber à partir de que período já posso dar aulas, ou se tenho que esperar o término do curso, e em quais matérias posso dar aulas secudaristas… Obrigado.

  52. Stéfano Silveira

    Olá Pedro, meu nome é Stéfano e tenho 14 anos, cursando o primeiro ano do ensino médio e gostaria de saber se no Brasil, pós graduação,mestrado,doutorado,etc, em filosofia tem boa qualidade, pois tenho plano de deixar filosofia como curso secundario nao necessariamente em uma boa universidade e pegar a pós em uma boa universidade. E caso sim, quais seriam as melhores opções

    • Pedro Addler

      Olá Stéfano! Existe sim e nas melhores faculdades do país!
      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  53. Arnaldo

    Olá Pedro,
    Meu nome é Arnaldo, tenho 34 anos. Interrompi os estudos aos 17 anos devido a problema com drogas e só agora, casado e com 02 filhos pude retornar.
    Estou com muita dificuldade para escolher o que fazer devido a idade, trabalho na area mecanica e talvez um curso de engenharia mecanica seria o obvio para mim, porem adoro leitura, sou um critico nato, um sonho para mim seria cursar filosofia. E então??? O que acha??? porfavor, gostaria de ouvir a sua opinião.

    Gostaria que me respondesse por email.
    Obrigado,
    Arnaldo.

  54. João

    Saudações!
    Eu estou no primeiro ano de direito,no segundo período,agora começaram as disciplinas técnicas(civil,penal etc.),e acho estas maçantes,desinteressantes,nem leio os livros de direito em casa pelos mesmos motivos citados acima,correndo o risco de me dar mal nas provas,estudo filosofia autonomamente,e até agora tive um bom resultado,todos meus conhecidos dizem que das pessoas que eles conhecem da minha idade(18 anos) eu sou o que mais “entende” de filosofia;eu realmente gosto muito dessa ciência,que é pra mim mais do que uma ciência,é uma maneira de viver,como expõe Platão no Fédon,mas há dois problemas:
    1.Meu pai me mata se souber que eu penso em fazer filosofia,eu me inscrevi pro vestibular esse ano e vou tentar levar as duas faculdades ao mesmo tempo,fazendo filosofia “em segredo”
    2.Eu preconizo o saber desinstrumentalizado,vejo essa instrumentalização do saber como algo que prende o indivíduo ao servilismo à sociedade e ao estado,mas ainda assim tenho aquela pulga atrás da orelha,será que vou conseguir manter um padrão de vida razoável com este curso?
    Grato
    João

  55. matheus Bastos

    OlÀ pessoal estou fazendo um trabalho sobre a filosofia e meu professor fez a seguinte pergunta: o que eu acho sobre a filosofia?e o que eu espero que ela seja? me ajudem vcs que estao sempre ligado sobre a filosofia.muito obrigado!

  56. Thaís

    Bem, to no ensino medio e muito confusa a respeito do meu curso. Adoro historia da arte e principalmente filosofia! De uns 3 anos pra cá sinto muita vontade de cursar filosofia. Nao me importo tanto com a grana pq quero fazer algo q me dê prazer, mas a ultima coisa q eu gostaria de fazer eh ser professora, nao sinto nenhuma atraçao por essa profissao, entao to num enorme dilema. Comecei a pensar em psicologia pq de uma forma (um pouco diferente de filosofia claro) eh o estudo do pensamento, do homem. Mas de qualquer forma, sou muito apaixonada por filosofia e nao sei oq faço ‘-’

  57. Helder cuna

    Eu sou Mocambicano, tenho 18 anos de idade.. tou a seguir a careira de filosofia, na UEM(Universidade Eduardo Mondlane), eu gosto muito do curso… mas por um determinado tempo pensei em mudar do curso, devido as aria de actuacao do filosofo na sociedade, mas por motivos talves de afinidade optei em continuar e ja agora agradecer por mais um incetivo que recebo da messamgem que voceis tentam transmitir…. muito bom saber das areias em que o filosofo pode se enquadrar melhor ou seja pode actuar…

  58. PRISCILA LEAL

    Olá!
    Parabéns pelo site!
    Eu sempre achei que queria fazer Moda, aí fiz! Me formei nesse ano…mas ao entrar nessa área (que foi fácil) não gostei! há muitas situações que não correspondem com o meu perfil, isso agora tenho certeza! enfim…tenho muito interesse em fazer ou filosofia ou sociologia..mas agora com 24 anos, formada, ganhado razuávelmente bem, estou me sentindo travada (ou melhor perdida) com relação ao meu futuro profissional!é como se eu estivesse com medo de recomeçar! apesar que não seja um recomeço! seria uma continuação..né?…
    sempre me questionei sobre as questão do ser humano e sobre o existencialismo…sempre estudei filosofia por conta propria, e meu maior desejo é ajudar as pessoas a tirar a venda dos olhos … não somente para enchergar uma mundo melhor mais fazer esse mundo melhor pois esse mundo é feito de pessoas, que fazem o bem ou o mal…enfim…vc poderia me dá um conselho de como “recomeçar”?
    Obrigada!

  59. Rodrigo

    Oi boa noite!
    Eu tenho 16 anos, e ja me deparo com uma pergunta filosófica”Que carrera escolher?”.
    bem,tirando a pressao de passar em um vestibular,eu estou com essa dúvida,pois acho filosofia uma area execelente,entretanto receio nao ser possível segui-la,nao so pela questao financeira, mas talvez medo de se aprofundar nesta area.Ate porque nao conheco ninguem que atue na area para me ajudar.
    por favor se alguem é atuante na area, me da uma força ai!
    vlw, muito obrigado!

  60. Brenda

    Olá,gostaria de saber quais faculdades no RJ possuem o curso,principalmente as particulares! Obrigada!!

  61. Paulo Henrique De Assis Severino

    Olá, faço administração, mas gosto muito de filosofia e quero cursar, mas o medo me impede e o medo de contrariar meus pais também. Na verdade gosto de filosofia, mas quero fazer músicas eu escrevo e componho, filosofia me agregaria na satisfação de espirito e em meus pensamentos.

  62. wenndy

    o que quer dizer mediania

  63. angela marcia

    fiz filosofia1, filosofia 2 e filosofia do direito, sociologia, estas materias são do curso de direito. gostaria de saber se posso lecionar em escola pública como professora substituta, na disciplina de historia?
    aguardo retorno.

  64. daniela de seixas

    Boa tarde!Estou com um trabalho de filosofia sobre Sartre e Simone Beuvoir no qual tenho que elaborar perguntas de acusaçao filosoficas sobre liberdade e n tenho conceguido elaborar essas perguntas poderia me ajudar por favor desde ja sou grata.

  65. Jefferson

    Boa noite, tenho uma pequena duvida. tenho a intenção de me graduar em Historia e tenho a intenção de me especializar nas áreas de Filosofia, sociologia, ciencias politicas, existe alguma pós, mestrado, ou doutorado sei la que eu possa ir me esecializando nessas áreas ou eu teria que cursar as 3 graduações?? pois alem de me graduar em historia pretendo me graduar em economia. desde já obrigado.

  66. charles fernande

    ola eu me chamo charles e estou no ultimo ano do medio eu tenho duvida sobre o mercado na area da filosofia e amo o desconhecido e gosto de ver o mundo de outra forma sera que esse e um indiccativo para que possa seguir essa na filosofia

  67. Diana

    Olá Pedro,
    Sou Licenciada em Filosofia,e lecionei por algum tempo. Mas, não me adaptei à sala de aula. Então, agora estou buscando o outro lado do curso, que é a pesquisa. Gentileza pode me informar se tem mercado de trabalho para essa área?
    grata!

  68. pequena philosopha

    Hoje eu tenho 12 ANOS praticamente uma pirralha, mas com um intelecto acima do normal… desdo 10 anos eu ja queria ser filosofa… mas agora to querendo ser historiadora , eu tenho alma de historiadora, eu me alimento da historia, sou melhor aluna de história segundo meu professor , q também e filosofo porem somos amigos

    ja participei de dois debates e e ele o primeiro era sobre o impirismo e conhecimento puro e o outro sobre iluminalismo
    Sou Apaixonada Por Platao,Herodoto,Marc Bloch e por Jaque Le Goff(q porem ja li o livro “Intelectuais na idade media”)
    sou medievalista na veia rsrs amo a Revolucao da Franca, o imperio carolingio, a invasao mucumana E a batalha de Clavijo , as 2 guerras mundiais(coisa q ainda nem “aprendi” escola)

    pra mim a palavra `Philosophia’ n e so uma questão de pensar mas sim refletir sobre o imposivel

  69. manguejitchuma

    Oi! So o mario moises falando da educacao nao vemos ir pelo dinheiro,mas sim pelo conhecimento que nos vamos ter ao long da nossa tragetoria, se agente primeiro penssar em dinheir n vamos conseguir atingir as nossas metas, por isso primeiro e nos formarmos depois o dinheiro.

  70. manguejitchuma

    obrigado.

  71. Cristiane

    Olá… Sou Cristiane,tenho 17 anos. Então pretendo fazer filosofia, essa certeza ja existe em mim… mas tenho a duvida de onde fazer, algumas pessoas dizem que não devo ligar muito para a escola, e me preocupar com isso na pós, mas sou exigente, quero mergulhar de cabeça no curdo e aprender muito. sendo assim o que devo questionar quando for procurar uma faculdade? qualidade do ensino? preço? devo ser mais exigente em qual sentido?

    • Rejane Souza

      Faça especialização em filosofia do direito e com certeza unira os seus dois desejos!E seja feliz!

  72. Brenda

    Ola Boa noitee..
    Estou super na duvida entre direito e filosofia… será que se eu começar filosofia agora posso trocar para direito? e c eu conseguir bolsa pra filosofia e trocar de curso perco a bolsa?

  73. thauanne

    Adoreiii esse site! continuem assim.

  74. Raone

    Poxa, eu estou com muito medo de fazer filosofia e me arrepender. Sempre gostei de estudar o comportamento humano, profundamente, mas de forma mais impírica, mais científica, coisa que percebo na filosofia não ser assim, está mais para reflexiva. Fiz o enem 2012 e acho que terei uma oportunidade na universidade federal da minha cidade. Mas, ao ler o Guia, percebo que o aluno tem de ler muito durante todo o curso de filosofia; sou péssimo em leitura literárea, odeio mesmo, ter de ler aqueles livros, sendo que eu ainda preciso estudar para concurso público, e isso pode me atrapalhar. Minha área mesmo é a de Gestão Ambiental, sou louco por assuntos ligados ao meio ambiente e como fazer a promoção deste; mas eu não tenho uma renda salarial máxima de um salário mínimo e meio, como pré-requisito da seleção para uma bolsa integral. Será que com toda essa baboseira que escrevi eu vou gostar do curso de filosofia? É uma pergunta incoveniente, pois isso depende de mim. Porém, eu posso me conformar caso nessa área eu estude o comportamento humano como um todo, e não fique apenas estudando os grandes filósofos, como muitos dizem por aí sobre o que se estuda no curso de filosofia. Tenho medo de passar quatro anos e sentir perder meu tempo, ou perder a oportunidade de estar aproveitando algo mais construtivo, mesmo sabendo que meu objetivo financeiro é continuar sendo servidor público, claro, ganhando mais. Devo arriscar no curso de filosofia? As inscrições daqui começarão em janeiro de 2013.

  75. ALEXANDRE DOS SANTOS ALBUQUERQUE

    EU ADORO FILOSOFIA. É UMA DISCIPLINA MUITO INTERESSANTE, NOS FAZ VIAJAR POR LUGARES NUNCA ANTES DESBRAVADO. NOS FAZ PENSAR, COISA MUITO DIFICIL EM NOSSA SOCIEDADE NOS DIAS DE HOJE…

  76. Raone

    Poxa, postei um comentário com uma grande dúvida e ninguém me respondeu. Obrigado!

  77. andre

    olá,adorei todos os seus posts
    tenho 34 anos e passei para filosofia da ufrj,mas pretendo me transferir para direito na mesma.
    isso seria possivel? tem materias em comum,de filosofia que eu posso eliminar em direito depois,e se a filosofia vai me ajudar em direito mais tarde por ser uma a mesma area de humanas que o direito.

  78. Júlia

    Olá, eu sou graduada em Direito, mas pretendo ministrar aulas de Filosofia na educação básica! O que devo fazer para ficar habilitada? Com uma pós eu consigo?

  79. Sandra Machado

    Olá! Parabéns pelo site.
    Gostaria que alguém me ajudasse…sou pedagoga com pós em psicopedagogia e acharelado em filosofia. Como posso obter a licenciatura em filosofia.Bem que a graduação em pedagogia poderia valer para esses casos, mas infelizmente não.
    Então como poderei dar aula de filosofia?
    Ajudem-me…

  80. Natália Devèze

    Gente, será que alguem pode me ajudar ? Estou numa indecisão muito grande.
    Sou formada em Gastronomia, e fiz também o MBA em Gastronomia, mas não estou contente com minha área de trabalho que escolhi. Gostaria de mudar para Administração, mas não tenho pique para encarar uma graduação de 4 anos, e pensei em fazer uma Pós em Administração. Minha dúvida é: eu consigo ingressar no mercado de trabalho apenas com a Pós ??

    Obrigada por quem puder me ajudar !!!

  81. Helena

    Bom,acredito que se nos dedicarmos de verdade a filosofia podemos construir um país bem melhor,nós precisamos de pessoas para mostrar a verdadeira face da humanidade e ao mesmo tempo jamais se deixar levar pelo sistema,o prazer de se estudar algo tão bom quanto filosofia não há dinheiro no mundo que pague,a experiência que se leva desse curso é indescritível, nos abre as portas do conhecimento e nos mostra um novo mundo,indico a todos vocês a cursar filosofia.

  82. Diogo

    Olá! Você saberia me dizer se fazendo a graduação em história e o mestrado em filosofia eu poderia lecionar as duas áreas em universidades?

  83. Cleiton Moura

    Então , tenho muitas duvidas na área de filosofia , quero tirar várias duvidas se possível a primeira é : quanto é uma faculdade de filosofia ? , mestrado, doutorado posso fazer depois que acabar o curso ? se eu falo inglês fluente seria bom arriscar a vida no exterior com essa profissão ? o salário inicial o valor ? e quantas aulas você deve fazer para ganhar o salario mencionado acima ? ficarei grato se puder me responder sou do Rio de janeiro , Recreios dos bandeirante se puder me sugerir faculdade boas agradeço .

  84. Mario Joao Filipe Damiao

    Sou Mario Joao.
    Sou Mocambicano e vivo e Quelimane, uma das cidades da Provincia da Zambezia. Fiz a licenciatura em Filosofia em 2010, mas ate hoje nao consigo ter um emprego. Trabalhei numa privada dando aulas de Filosofia do Direito, no curso de Direito, mas a privada ficou por nos pagar os salarios. Agora estou a pensar muito em fazer algo que me garanta a sustentabilidade. Agradeceria imenso que me desse esse apoio para me especializar numa area profissional, como Recursos Humanos ou Filosofia Politica

  85. valzinha Araujo

    olá, sou estudante de filosofia na faculdade inteppb,ja estou no ultimo ano graças a Deus, na verdade fazer filosofia é como fazer brigadeiro, e depois se deliciar. entrei no curso por acaso nem sabia para que servia, hOje eu estou muito feliz,ja até começei minha monografia..o tema é A MORTE COMO EXALTAÇAO NietzschE ,pretendo fazer um doutorado e ensinar nas faculdades,mais entrei recentimente para o tec. de enfermagem, pretendendo atuar nas duas areas, QUERO UMA OPINIAO.

  86. Rosiléya Costa

    Eu amo filosofia. E estou fazendo o 2° ano do ensino médio. Mais sei oque quero fazer, e não ligo pro dinheiro e sim pro prazer de estudar FILOSOFIA. Como vai ser prazeroso pra mim. Obrigado pelas dicas , esse site é muito bom!
    Abraços!

  87. tamiles

    olá, fiz um curso tecnico e fazia faculdade de história também comecei a trabalhar e tive que trancar o curso, mas a minha grande paixão mesmo é pela filosofia, aqui na minha cidade tem uma faculdade chamada clarentiano EAD que tem o curso de filosofia. gostaria de saber se meu diploma vai valer da mesma maneira que um presencial e se há alguma restrição.

  88. Maristela

    “Quanto + eu leio a respeito do curso de filosofia, + tenho certeza do que eu quero. Sua matéria me deu a convicção total, pois de forma resumida e objetiva, me mostrou de uma vez por todas q. realmente é isso o q. eu quero!!!
    Obrigada pela ajuda!!!!

  89. Rafaella Fernandes

    Olá! Gostaria de saber para quais cursos posso transferir cursando filosofia?

  90. Vagner Damasceno Silva

    Olá!

    Excelente as explicações do internauta Reinaldo Müller. As fundamentações que ele apresentou são muito inteligentes e lúcidas. Parabéns!

    atenciosamente,

    Vagner

  91. Ana Luiza

    Ola, sou Ana e tenho 15 anos. Até o ensino médio não tinha ideia do que fazer, poi não me identificava com nenhuma matéria, até que conheci a filosofia. Meus familiares tem um pouco de preconceito e falam que vou morrer de fome. Acho boa a ideia de ser professora universitária, mas para tal vou ter que fazer mestrado e ter experiencia. Meu outro “problema” é que me interesso muio por arte e queria fazer belas artes, outro curso que meus pais tem preconceito. Queria juntar as duas coisas, não sei, talvez a minha tese do mestrado seja sobre arte. Juntando as duas coisas, eu tenho mais chance de ser bem sucedida? Prestar consultorias talvez… Pois essas são as duas que eu mais amo! (talvez as únicas kk) Espero ter conseguido expressar minha dúvida, embora ter ficado um pouco confuso.

  92. Pingback: A Carreira em Filosofia | Escola Aberta

  93. everlize soares

    então gosto muito de filosofia e sociologia.mas to em duvida o que fazer poderia me ajuda?,e dar informações como devo começar minha carreira?

  94. weberth

    Antes de qualquer coisa parabéns pelo material cedido aqui , ajudaram bastante a esclarecer minhas duvida . Eu tenho um Grande interesse pelo Estudo de Religiões & o conhecimento do Ser .. . Eu deveria cursa Filosofia ?

  95. fabio rogerio palacios

    eu tenho 34 anos pretendo começar o curso de filosofia o ano que vem, portanto terei 35 anos, a idade tem alguma ligação em fazer filosofia, não tem idades ? em fim sobre a idade não importa se tem 35 anos ou 22 o curso sera valido para ambas idades ?

  96. TIAGO

    Bom dia!

    Eu faço Bacharel em Administração de empresas, e passei agora pelo ENEM pra UNIFESP Filosofia, eu gosto de ADM e trabalho na área , porém também gosto de filosofia e gostaria de ingressar nessa oportunidade , o que eu faço???

    Obrigado pela atenção

  97. Reginaldo

    Olá, tenho 17 anos, e desde muito novo tenho hábito de falar sozinho e discutir temas diversos comigo mesmo, fico por horas conversando e argumentando… no início do ensino fundamental, já me identificava com Filosofia, adorava as poucas discussões que tínhamos na sala de aula, quando cheguei ao ensino médio, principalmente no 9° ano, quando o meu professor começou a falar do Cinismo minha paixão aumentou e tive a certeza de aquilo era oque eu queria. Quando falo em cursar Filosofia para meus familiares eles “aceitam”, minha mãe faz uma cara de desolada e fala “é interessante”, meu irmão fala em questão financeira, e eu fico indeciso sem saber oque faço, eu também gosto muito de Biologia e penso em cursar. Queria uma ajuda de vocês, me ajudem com essa difícil decisão.

    • Nice

      tenho 45 anos e sou uma dessas pessoas frustradas que escolheram um curso pensando na segurança de um salário, ao invés da gratificação pessoal. Estou estavel financeiramente. No entanto, se tivesse de escolher de novo seguiria o meu coração.

  98. Francisco José

    Olá boa noite, sou o Francisco, 27 anos, moro atualmente no CE, mas me formei em BH (MG) há 3 anos, em Filosofia. Eu não gostava de Filosofia, fiz por obediência, pois na época eu era seminarista. Contudo, gostei tanto que mesmo tendo me formado no final de 2010, dificilmente passei uma semana sem ler algum livro ou artigo filosófico. Portanto, dou meu apoio a todos os que gostam dessa disciplina e também de sociologia, que se puderem, façam o curso; se souberem aproveitar o tempo da graduação, os benefícios desse curso serão tais que dificilmente se arrependerão. Agradeço também a este site pelos esclarecimentos.

  99. Adilson Sousa

    Oie.. me chamo Adilson.. Eu sempre me perguntava do por quer, daquilo e da quilo outro,
    Eu tinha em meus planos fazer um curso de filosofia para poder entender muitas coisas..
    mas, ao decorrer dor tempo nao pode fazer o curso
    e agora to com 29 anos, mas inda pretendo fazer sim.. mas sera que pode vale a pena fazer com essa idade… um abraçoo…

    • christian david santos santana

      adorei o texto gostaria de saber como os filosofos trabalaham com outros profissionais

  100. Mateus Felipe

    Ola eu faço curso de Direito em uma universidade de Minas,estou no 3º Periodo. Eu amo a materia de Filosófia e gostaria de saber se tem como eu dar aula já que eu eliminei esta matéria.
    Atenciosamente
    Mateus

  101. vinicius kleber

    olá queria fazer licenciatura em filosofia mais tenho medo de não ser bem sucedido profissionalmente e muito medo de depois de passar 4 anos em uma faculdade fica bolando ai atrás de uma escola para ensinar. A questão de salário eu não me preocupe desde que eu faço algo que goste que é filosofia só não gosto muito de ensinar as pessoas mais fazer o que né

  102. juliana.o

    Olá, gostaria de tirar uma dúvida com Pedro Addler. Gostaria de saber se o curso de licenciatura em filosofia, é realmente, só pra ensinar. Quero muito a resposta dele. Grata, Juliana.

  103. Herisson

    então, eu tenho uma grande duvida, que provavelmente decidirá meu futuro, não sei se faço ciências sociais(sociologia) ou filosofia, apesar que gosto das duas, mas também me preocupo com estabilidade financeira, e fiquei sabendo que filosofia não possa me garantir um bom futuro sendo pouco valorizado… isso baseado em umas pesquisas superficiais que fiz na internet, poderia opinar qual das duas fica melhor pra mim?

  104. Arlindo Nhancale

    Eu, para comecar, gostaria de agradecer a existencia de site filosofico. olha, no final das contas o que esta faltando para que o formado em filosofia tenha espaco de emprego for a da sala de aulas?

  105. Wellington Azevedo

    Olá, tenho 18 anos, apenas quero cursar filosofia e dar aula em colegio estadual.Não quero ser rico e muito menos famoso. Estou no 4 º semestre de sistemas de informação, não sei se compensa largar a metade do meu curso para tentar uma carreira totalmente diferente.

  106. Daniel Otavio

    Boa tarde, meu nome é Daniel me identifico muito com filosofia, gosto muito porém sou evangélico, isso faz com que fico com um pé atrás, não que minha religião não deixa, mas sim por envolver diversas parte a religião, eu gosto de pensar, falar e ouvir opiniões isso entra muita na filosofia, onde você pode expressar aquilo que você sabe e ouvir pessoas com um conhecimento avançado onde você ajunta sua opinião, queria saber de ti sabe outra matéria que tem esses aspectos a não ser filosofia e sociologia ? os aspectos são:ter liberdade de expressão, poder adquirir conhecimentos, opinar sobre assuntos, poder te uma visão ampla da sociedade, poder ajudar a sociedade e etc… Espero sua ajuda..

  107. kleisson

    Sou formado em direito mas apaixonado em filosofia. Gostaria de saber se posso fazer um mestrado em filosofia da arte/estetica ou se voce me aconselha a fazer outra graduacao em filosofia antes para me aproximar e aprofundar da materia primeiro. Grato.

  108. jeferson de souza

    Ola meu nome é jeferson vou termina o ensino médio, e vou fazer filosofia e teologia, e o que eu queria saber, era a respeito da profissão, mais agora tirei minha duvida, sou uma pessoa que gosto muito de ler e escrever, passo a maior parte do dia lendo, entao percebo que estou indo no caminho certo, só gostaria de um conselho de um profissional como vocês ! Abraço espero a resposta

  109. Raimundo nonato de souza oliveira

    Eu terminei o ensino médio a muito tempo, mas sempre tive vontade de faz faculdade agora tenho tempo estou pensando em filosofia, qual é o tempo de duração do curso.

  110. andreia

    olá gostaria de saber que tendo o curso de licenciatura em filosofia,pode ser professor do ensino médio,mas uma coisa que fico em dúvida de fazer filosofia por causa que a maioria das pessoas que é graduada nessa área dizem que é ruim para a questão de emprego, por isso tenho dúvida se eu faço ou não porque preciso muito de um emprego pra não depender de ninguém,alguém me aconselharia procurar fazer outro curso porque onde moro não tem muitas oportunidades para trabalhos e sou uma pessoa de baixa renda.

  111. Jacimara Costa

    Olá, tenho 30 anos e decidi fazer Filosofia, eu faço aulas de dança e queria me tornar uma profissional nessa area, mas acabei me apaixonando pela Filosofia, amo ler e observar o mundo, as pessoas, gosto de ficar sozinha e refletir o comportamento humano, a questão é que, quando comento que quero fazer Filosofia as pessoas me olham como seu eu fosse louca, fazem comentários de como um filósofo ganha mal e é visto como maluco, sinceramente, não estou me importando com o quanto vou ganhar nem o que vão pensar de mim, o que fico me perguntando é pq as pessoas pensam assim? Preferem fazer algo só pra ganhar dinheiro e ser infelizes.

  112. Alice Homercher

    Ola! Meu nome é Alice tenho 17 anos e estou cursando o 3° ano do ensino médio. Já estou me preparando paras provas do ENEM e estou decidida a me graduar em filosofia, mas tenho algumas duvidas referentes à quais pós-graduações, mestrados, doutorados posso fazer. Eu quero muito trabalhar na ária de ensino ou de literatura!
    Também tenho duvidas quais são as universidades mais indicadas para concorrer a uma vaga, sou do Rio Grande do Sul mas atualmente moro no estado de Goiás. Alguém pode me dar uma ajuda ?!!!!!!!!

  113. Anuaro

    Ola , estou querendo cursar filosofia , tenho grande interesse em ser professor universitario , porem nao sei as areas de mestrado da filosofia , em que areas posso me mestrar , outra duvida tambem , é se existem tambem bastante vagas , concursos para professores de filosofia em universidades.

  114. rodrigo

    Gostaria de saber se tem algum curso antes de ingressar na faculdade de filosofia . Ou indicação de livros e temas

  115. Halessia

    Olá, pelo que eu li nos comentários a cima cheguei a uma conclusão em relação a me preocupar com o salário de um filosofo, afinal nada melhor do que fazer o que se gosta. Porém a ajuda que eu queria é a seguinte, eu tenho problemas em me expressar, expressar meu pensamentos, explicar coisas. Será que isso intervém num futuro filosófico? Cursando uma faculdade eu conseguiria eliminar estes problemas? Por favor ficaria muito grata se me respondessem. Desde já eu agradeço!

  116. fabio henrique

    olá,meu nome é Fábio e tenho 17 anos.gostaria muito de seguir carreira na área da filosofia,é o meu maior sonho,e gosto de ler e escrever artigos sobre cultura underground e tenho vontade de escrever livros sobre isso.mas,ao mesmo tempo,fico em cima do muro pois eu penso que se eu seguir a carreira,posso virar professor em escolas ou universidades,sendo que minha vontade é muito além de ensinar.então,eu gostaria de saber como está o mercado de trabalho em filosofia,quais as profissões que eu posso seguir,além de ensinar.

  117. Bruna

    Oi Pedro, penso muito em começar curso de Filosofia.Gostaria que me indica-se alguns livros bons. Desde já Obrigada!

  118. Edilson

    Adorei o site… sou fascinado por ciências sociais e de reflexão, aqui no meu país (Moçambique) infelizmente isso não tem grande mercado… desde o ensino geral que eu sonho em fazer psicologia “psicologia social” pra ser mais preciso por gostar de ler e escrever mais essencialmente pela multidisciplinardade e elevada pertinência dessa área por ela estar extremamente ligada a outros campos de meu interesse como a Antropologia, a Sociologiae, Ciência Politica e Filosofia. acho que essa seria a melhor opção pra min porque adoro a idea de compreender melhor sobre essa coisa de Lógica, processos Cognitivos, Consiência, Mente, Espirito e questões de Reflexão. e a minha dúvida; minha tão grande duvida é: Filosofia ou Psicologia Social??? Ajudem-me pfv! não quero voltar a cair no mesmo erro, atualmente estou cursando Geologia Mineira por ser um dos cursos que ao par de contabilidade e Gestão mais prometem no mercado Nacional mas não me sinto bem aqui, não que eu seja um pesso estudante mas não há um dia sequer que eu não pense em Filosofia/Psicologia e isso me encomoda muito…

  119. rafael aquatti

    ola bom dia eu começei a gostar de filosofia desde os meus 14 anos quand descobri que um grande cantor e compositor que escuto muiito era formado em filosofia esse cara chamava raul santos seixas quando começei a ver suas letras me deu umm boomm começei a ver as coisas de um modo diferente hoje sou estudioso de ocultismo adoro as leituras de aleister crowley é verdade que todos os profissionais de filosofia são ateu o proprio raul seixas era ateu e anarquista

  120. Edgar Costa

    Gostei muito das explicações do prof. Reinaldo Müller sobre Filosofia. Brilhante narrativa.

    meus cumprimentos,

    Dr. Edgar Costa –

  121. rachel gaspar

    Olá, primeiramente parabéns pelo site, é excelente! eu estou terminando o 3 ano do ensino médio e com um pézinho na faculdade, vou fazer pedagogia, porém quero dar aulas de filosofia, precisa fazer as duas faculdade (pedagogia e filosofia)? me ajudem pfvor. muito obrigada.

  122. Samantha Branco

    Sou pedagoga e estou interessada em fazer uma pós em filosofia para dar aulas para ensino fundamental e médio em Brasília. Estou insegura pois não sei se as escolas contratariam alguém sem formação específica em filosofia! Queria uma opinião! Obrigada!

  123. Mau

    Olá. Sou graduando nos cursos de letras e filosofia. Gostaria de me especializar no mestrado em filosofia medieval. Gostaria de saber se, dando aulas de português, eu vou receber salário de mestre?

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!