curso de física

Curso de Física

A Física é a ciência que estuda a matéria e a energia em busca de respostas e descobertas que possam ser úteis para a coletividade. Conheça mais sobre a profissão de Físico.

Física

Física

Habilitação:
Bacharel em Física
Duração do Curso:
3 a 4 anos
Área:
Exatas
Atributos do Profissional:
Observação e Raciocínio Lógico
Salário Médio:
R$ 1743,00

A Profissão de Físico

A Física é a ciência que estuda a natureza, a matéria e a energia em busca de respostas e descobertas que possam ser úteis para a coletividade. Devemos a Física grande parte das descobertas e invenções que fizeram e fazem o mundo atual funcionar. O papel do Físico é baseado no conhecimento e experiências anteriores, através do planejamento, da pesquisa e da descoberta, colhendo assim resultados inéditos.

Uma vez formado, o bacharel em Física tem dezenas de opções de especializações, tais como acústica, plasma, física quântica, astrofísica, física nuclear, física médica, eletromagnetismo, física teórica, dentre outras.

O Curso de Física Licenciatura

Além do Bacharelado em Física, algumas universidades oferecem também a opção do curso de Licenciatura em Física. A diferença básica entre estes cursos é que a licenciatura é um curso mais voltado para a formação de professores de física. Se lecionar for o seu objetivo, a licenciatura é a sua opção.

Aceleradores de Particulas: As maiores máquinas do mundo a serviço da Física

Grade Básica do Curso de Física:

  • Cálculo Diferencial;
  • Física Experimental;
  • Instrumentação para Ensino;
  • Geometria;
  • Mecânica Geral;
  • Física Clássica;
  • Física Quântica;
  • Estrutura da Matéria;
  • Cálculo Numérico;
  • Química Básica.

Melhores Faculdades

O curso de Física é ministrado em diversas instituições de ensino do país, tanto na modalidade de bacharelado, quanto na de licenciatura. É importante que o aluno verifique se a universidade possui reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois somente assim o curso tem validade. Além disso, existem outras notas de avaliação das faculdades, como o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). As principais instituições de ensino superior que oferecem o curso de Física com reconhecimento do MEC e bom desempenho no ENADE são:

  • Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Mato Grosso;
  • Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – Amazonas;
  • Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Minas Gerais;
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) – Rio Grande do Sul;
  • Universidade do Estado do Pará (UEPA) – Pará;
  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – São Paulo;
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – São Paulo;
  • Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) – Minas Gerais;
  • Universidade Veiga de Almeida (UVA) – Rio de Janeiro;
  • Universidade Paulista (UNIP) – São Pauli.

Física: Aspectos Favoráveis

Há excelentes oportunidades para Físicos no Brasil, tanto em universidades públicas, quanto particulares. Também há boas vagas de trabalho nas áreas de física médica e física ligada ao desenvolvimento da computação.

Física: Aspectos Desfavoráveis

Infelizmente o profissional de física ainda não é muito valorizado no Brasil, apesar do quadro estar melhorando a pesquisa científica no Brasil ainda recebe muito pouco investimento.

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. Lucas

    First!!

    Bem estou pra me formar em Bacharel e Licenciatura ao mesmo tempo. Gostaria de saber onde posso me especializar em física médica e como isso ocorre!

    • Álvaro Machado

      Olá lucas, também curso física e meu objetivo é me especializar em física médica. A dica que te dou é tentar uma especialização fora do país, mas caso haja complicações, aqui no Rio de Janeiro, a Universedade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promove esse curso.

  2. Suzana Rodrigues da Silva

    Achei super interessante esse teste e a profissão mais ainda, sou caloura de física bacharelado este ano.E gostei muito de saber que minha personalidade aceita isso bem.

  3. Roberto

    O curso de física parece ser muito interessante, pena que exatas nunca foi meu forte.

    • Fábio

      também queria muito o curso de física. mas nao me dou muito bem com exatas, estou me esforçando muito pra melhorar.

  4. Roberto

    Eu fiz o teste vocacional e deu física no resultado, lembro que no ensino médio sempre fui fã da matéria e um professor me disse que eu era seu melhor aluno, mas eu não tenho muita habilidade com exatas, mas estou querendo me arriscar.

    • jheniffer

      acontece o mesmo comigo (:

      • Douglas

        Falo da minha própria experiência fiz o curso de bacharelado em física na Ufscar e no ano que me formei só formaram 2 pessoas.

        Eu nunca fui bem na escola, estudei em escola pública reprovei 2 anos não sabia quase nada de matemática e física sabia ler e escrever pouco, fui para Ufscar, pois não passei na Usp e peguei uma das últimas chamadas para Ufscar. Porém com o decorrer do curso vi que muitos colegas meus que estudaram em colégios renomados como Bandeirantes, Cefet, foram desistindo ou abandonando o curso. No curso de física é vc sozinho não conte com ninguém, não indo em festas e só se dedicando integralmente a física vc fica bom.

    • Sheldon Lopes

      Bom Roberto como vc fez o seu teste, vocacional?

  5. Pedro Addler

    Olá Lucas

    Realmente a Física Médica é uma área muito interessante e muito promissora.

    Não há muitos cursos de especialização em Física Médica no Brasil, mas posso te recomendar o da UFSCAR ( Universidade Federal de São Carlos ).

    • Thales Freire

      Estou pensando em fazer o curso de física da Ufscar . Como eu faço pra fazer Física Médica lá ? Não encontrei explicação no site da universidade , se é durante a graduação ou se é na residência . Pode me explicar ?

  6. Pedro Addler

    Olá Suzana

    Parabéns por ter entrado no curso de Física !!

    Que bom a sua personalidade é compatível com a profissão que você escolheu, isso indica que você está fazendo algo que gosta, isso vai contribuir bastante com o seu sucesso depois da faculdade.

    Boa sorte na sua jornada !!

  7. Carla

    estou no pré-universitário e gostei muito de saber que meu jeito se identifica com a carreira que quero. Quero cursar Física!

  8. Robson Antonio Leite

    Olá pessoal, eu sou calouro de física na UEM (Univesidade Estadual de Maringá)no PR e gostaria de saber se vocês tem alguma dica para mim sobre algum centro de pesquisa ou de estudos em nanotecnologia (desenvolvimentos de equipmentos). Eu estou pretendendo seguir esse ramo da física.

    Desde agradeço.

    • Marlon

      Na Unifesp (São José dos Campos)tem pós (mestrado e doutorado) em engenharia e ciência dos materiais na área de nanomateriais.

  9. Ornella

    Vou prestar vestbular para o curso de física, mas estou com receio de que o mercado de trabalho nao esteja tão favorável quanto as expectativas. E também estou pensando em fazer vestibular para biomedicina também, me parece interessante, apesar de muitas dúvidas sobre essa profissão.

  10. Pedro Addler

    Olá Robson Antonio

    Realmente a nanotecnologia é um ramo novo e muito promissor da física moderna, ainda há muita coisa a ser pesquisada nesta área.

    Se você quer pesquisar a sério a física da nanotecnologia, recomendo procurar fazer uma pós graduação na USP ou na Unicamp, atualmente são as universidades com estudos mais avançados nesta área no Brasil.

  11. Thais Gimenes

    Estou no último ano do ensino médio, e com muitas dúvidas sobre qual profissão seguir.. Fiz meu teste vocacional, e uma das profissões indicadas foi Física, na escola me dou super bem com a matéria e ela é minha preferida, já pensei muitas vezes em fazer essa faculdade. Mas nunca me dei muito bem com exatas, e tenho um certo “medo” de cursar física porque acho algo muito díficil, apesar que qualquer faculdade seria díficil. Será que meu dou bem com essa carreira ?

  12. Aline Caetano

    olá Pedro Addler,
    quanto a primeira pergunta de Lucas, gostaria de dizer que sou aluna do curso de Fisica Médica da UFS (universidade Federal de Sergipe. E lá temos ótimos professores para ministrar o curso. è um curso.
    É um curso que requer muita dedicação e disciplina. Amo o que faço !

    • Klívia Tatiane

      Olá, estou no penúltimo semestre de licenciatura em física, mas não quero ser professora, pretendo fazer uma especialização em física médica, mas não sei se posso fazer a especialização somente com a licenciatura e também quero saber se existe a especialização ou se existe somente o curso. Obrigada e PARABÉNS PELO ARTIGO.

  13. Robson Antonio Leite

    Obrigado Pedro Addler, por ter respondido o meu questão…

    Vou buscar algo na Unicamp primeiramente pois tenho mais contatos por lá do que na USP, também sei de alguns estudos que já são feitos por lá, os quais eu acha muito interresante…

  14. Willen Marques

    Olá!
    Sou calouro em física (licenciatuta/bacharelado) na UFPA. Tenho muita aptidão nessa área, em especial a parte experimental. Sempre tive o sonho de ser perito criminal. Gostaria de saber se essa área irá me ajudar nesse sonho, além disso, há alguma especialização que eu possa fazer?

    • Pedro Addler

      Olá Willen Marques

      Sim, com certeza !!

      Se você quiser trabalhar como Perito Criminal, também chamado de Perito Forense, segundo as Leis Federais que controlam a profissão, existem várias carreiras que possibilitam que você faça concurso para Perito Criminal.

      Biologia, Biomedicina, Computação, Contabilidade, Engenharias, Farmácia, Química e também Física, todos esses diplomas permitem que você se torne Perito Criminal.

      • Gustavo

        Eu sou calouro de física pela UEPA, mas tem uma duvida me corroendo. Fui aprovado em Licenciatura em Ciências Naturais com Habilitação em Física, poderei fazer mestrado/doutorado em geofísica ou astrofísica por exemplo?

  15. Pedro Addler

    Olá Thais Gimenes

    Acho que você pode sim ser uma grande profissional de Física, porque apesar de você não ser muito boa na materia você gosta muito.

    Se você tiver coragem, força de vontade e um bom plano, pode vencer qualquer coisa !!

  16. Pedro Addler

    Olá Willen Marques

    Com certeza !! Com seus conhecimentos como físico você pode se tornar um excelente perito criminal da perícia técnica, trabalhando com evidências cientíticas ( quando não há testemunhas ).

  17. Romulo

    Ola,
    Sou fã de exatas tenho grande interesse pela física, nunca gostei de engenharia. Pretendo fazer física e seguir carreira acadêmica. Adoro estudar e ampliar meus conhecimentos. Qual dessas faculdades é a melhor. UFF, UFRJ ou UERJ?

    • Pedro Addler

      Olá Romulo

      Realmente você citou as universidades que tem o melhor curso de Física do Estado do Rio de Janeiro :P qualquer uma destas 3 é ótima, fica até difícil te dizer qual tem o melhor curso de Física.

      Nesse caso fica a dica: faça o vestibular para os cursos de Física das três, se por acaso você passar em todas, escolha a mais próxima da sua casa.

  18. Bia

    Gosto muito de física mesmo, meu sonho é trabalhar com pesquisas em nanociência ou em física médica, mais no Brasil tem poucas opções, não sei aonde eu poderia trabalhar com isso, tenho muito medo de seguir essa carreira e acabar virando professora de física.

    • ismael rodino

      penso exatamente como você

      • JOÃO M.

        Também penso exatamente assim, tenho medo de me formar e ” morrer de fome” kkk’ por não ter onde trabalhar. Tudo que eu mais quero é um dia chegar a lecionar em uma federal realizando pesquisas paralelamente.

        • Madge Bianchi

          Olá João, Ismael e Bia. Sou graduada em Física pela UFF (RJ) e faço mestrado em ensino de Física na UFRGS.
          Para fazer pesquisa em física, deve-se seguir carreira acadêmica com cursos stricto sensu (mestrado e doutorado). Durante esses cursos é fácil conseguir bolsas de estudo para que você possa estudar sem ter que trabalhar 8hs por dia. Mas esses cursos exigem muita dedicação. E depois pode ser pesquisador, mas quem financia pesquisa em física, no Brasil, é basicamente a universidade, então o pesquisador quase sempre é professor universitário. Morrer de fome na área de física certamente não vão, falta muita gente na pesquisa e há muitas oportunidades pra trabalhar fora do país mesmo antes de terminar o doutorado.

    • Madge Bianchi

      Olá Bia. Amo física e amo lecionar física. Fico triste com esses comentários “acabar sendo professora”. A profissão de professor é digna e tem muito valor, mesmo que muitos não reconheçam, especialmente em nosso país.
      Professor de escola particular e de cursinhos não têm salários tão baixos assim. Muitos professores de cursinho ganham mais de 5mil reais por mês. E de alguns colégios também. Basta estar bem preparado e sempre estudando, em qualquer área, para conseguir as melhores vagas.

      • Douglas

        Ainda bem que há pessoas que pensam como vc. O importante é fazer aquilo que lhe deixa feliz.

  19. lucas S.C.

    Eu sou Nerd, e gosto muito de Física nuclear(e simbioticamente de armas nucleares), qual o salário de um físico nuclear?, sera que devo seguir outra profissão?(essa duvida me consome desde os 11 anos, agora tenho 12)

    • Pedro Addler

      Olá Lucas S.C.

      Um profissional de Física sério, pro-ativo e que tenha muita produção na área de Física Nuclear pode ganhar até R$ 10.000 por mês.

      No entanto, não se iluda, é uma estrada longa até se chegar a este ponto de sucesso.

      Para chegar a este alto nível você vai ter que ter graduação em Física, Mestrado, Doutorado, e trabalhar sério por muitos anos.

      Mas acredite, meu amigo, o sucesso alcançado com o trabalho duro, seja em Física ou em qualquer carreira é a melhor experiência que você pode experimentar na sua vida :D

  20. Jonathan de Castro

    Olá! Tudo bem??
    Gostaria de um conselho, se puder me ajudar.

    Adoro Tanto a Física quanto a Engenharia. Iniciarei o curso de Física Bacharelado/licenciatura Pela Souza Marques, este período.

    Depois de formado em Física, concluir como 2º graduação o curso de Engenharia Mecânia ou elétrica, seria uma boa idéia?

    Pode ser qua mude de idéia, mas já imagino uma pós na área experimental.

    Aguarado resposta,

    Abraços!

    • Pedro Addler

      Olá Jonathan

      Acredito que após concluir o curso de Física, fazer Engenharia Elétrica se você tiver vontade é uma boa.

      É interessante porque a Engenharia Elétrica tem como base justamente a Física ( Eletromagnetismo, Eletrostática, Leis de Maxwell, etc… ) e também porque você vai poder pular muitas matérias que você já fez em Física.

  21. Raphaela

    Curso física ( bacharelado/licenciatura),porém quero seguir a carreira de bacharel,quero me pós graduar porque sempre quis fazer física,E a minha única cisma é que por ser mulher me parece que as chances ficam ainda menor,quero me especializar na área nuclear e sei de todas as etapas que devo seguir,mas tenho medo de não alcançar meu objetivo.

    • Douglas

      O segredo é estude, estude, estude, … preste o Ifusp e boa sorte.

  22. Jefferson

    Olá!
    Moro em Curitiba e gostaria de saber sobre o mercado de trabalho da física. Qual é o salário médio de um físico que trabalhe com pesquisas? Existem muitas opornudidades de trabalho para essa área?

    Desde já, Obrigado!

    • Pedro Addler

      Olá Jefferson

      Atualmente o principal mercado para Física no Brasil é o de licenciatura, em outras palavras, dar aulas.

      Posso te dizer inclusive, com toda certeza, que quem ser forma em Física e quer ser professor, tem 100% de chances de emprego garantidas !! :D

      No entanto, para pessoas que como você gostam mais da área de pesquisa dentro da Física, há também boas oportunidades, principalmente nas áreas de Telecomunicações, Indústria Médica e também Energia.

      • Junior

        Se pudesse responder eu agradeceria, eu quero fazer Fisica porem queria me especializar em algo que me ajudasse a entrar na CERN foi dai q vi que mecanica quantica seria uma boa porem nao encontro esse curso no Brasil, nao tem aqui mesmo ? Tem outro jeito de ir para CERN ?

        • Madge Bianchi

          Olá Junior. Sou graduada em Física pela UFF e faço mestrado em ensino de Física na UFRGS. Para ser pesquisador, em qualquer área da Física, você deve fazer graduação e seguir carreira acadêmica com cursos stricto sensu (mestrado e doutorado); nesses cursos você escolhe em qual área da física quer fazer pesquisa – no seu caso relacionada a aceleradores de partículas. Mas a Física é tão fantástica que você corre o risco de se apaixonar também por outras áreas (rs). Boa sorte!

  23. Lúcio

    Olá!
    Tenho 16 anos, gosto muito de física, um pouco de química, e me dou bem com matemática. Ainda não sei qual curso escolher. Gostaria de saber qual curso de exatas ou engenharia está mais relacionado com a parte de ótica e se a área de física quântica possui bons mercados de trabalho no Brasil.

    Obrigado pela ajuda!

    • Pedro Addler

      Olá Lúcio

      Entre estas áreas que você citou, sem dúvidas a Física é a que mais tem relação com Ótica, essa inclusive é uma das matérias que são estudadas dentro do curso de Física.

  24. Kássio

    tipo bacana a materia eu ainda to com duvida do que eu quero mais eu tenho uma queda por areas de exatas principalmente física

  25. Tatiane

    Olá!
    Estou no 2ºcolegial mais já decidi, quero fazer física na UFSCar e me tornar professora, posteriormente penso em fazer matemática (unesp – São José do Rio Preto), amo essas duas ciências, me decidi por física logo após a minha primeira aula dessa matéria porém tenho aquela dúvida, vou ganhar bem?
    Agradeço desde já!

    • Pedro Addler

      Olá Tatiane

      Mas que interessante hein !! Você pelo visto tem muito talento para as Ciências Exatas, fique feliz pois este é um dom raro :D !!

      Dando aulas de Física e ou Matemática em Universidades com certeza você vai ganhar muito bem !! No mínimo 4000 Reais por mês, fora os benefícios.

      No entanto, para poder chegar a este alto-nível você vai ter que suar muito a camisa, para poder dar aulas de Matemática e Física em uma Universidade, você além da graduação em Matemática e Física, vai precisar também de no mínimo 1 Mestrado na área de Ciências Exatas.

      • maria rosa

        Sou professora de Física no DF , não tenho pós , nem mestrado ou doutorado .Estou há 3 anos na SEDF e já ganho R$5.000,00.

  26. Tamiris

    Eu faço física na UFF, tem que estudar muito são muitas listas, não vou me formar no tempo previsto mas amo o que faço!! Mas é dificil ao quadrado do que algumas faculdades porque você não tem vida social como nos outros cursos, porém vale a pena quando fazemos algo por amor!

    Tenho uma dúvida acho que vou levar no máximo 6 anos para conclusão do curso de física isso vai ser muito prejudicial na minha carreira ???

    • Pedro Addler

      Olá Tamiris

      De jeito algum !! A coisa mais normal nos cursos de Ciências Exatas, Engenharia e alguns de Saúde é justamente não se formar no tempo certo e Física não está fora dessa !!

      Não se preocupe em levar mais tempo para se formar no seu curso de física e sim em formar, isso que é o importante, ninguém jamais vai te perguntar quantos anos você levou nas empresas.

    • Douglas

      Vc quer seguir uma pós em São Paulo não há problemas quanto ao tempo ou reprovações se vc quer entrar na Usp por exemplo IFSC ou IFUSP, basta ir bem no EUF.

      Porém na pós isto pesa mais.

  27. L.Junio

    Cara este mês está super complicado para mim.
    Faço engenharia elétrica na UFS, estamos no período de transferência interna e estou pensando em mudar para física, queria alguma opinião se vale a pena.

    qual quer coisa me mandem algo por e-mail, pois estou muito confuso.
    agradeço.

    • Pedro Addler

      Olá L. Junio

      Sim, eu acredito que seja realmente bem difícil pra você decidir, afinal se trata de um decisão séria, no entanto, jamais deixe de confiar nos seus instintos.

      Se você gosta das matérias de Física do curso de Engenharia Elétrica e está interessado nesta área vale a pena sim e muito mudar para o curso de Física.

      Só que já aviso, cuidado !! O curso de Física é para quem gosta viu, é considerado difícil, tenha certeza que você está preparado antes.

  28. william reboucas

    Bom gosto de exatas minha intençao , é cursar astronomia pelo qual sou apaixonado , pretendo ser astrofisico , entao fisica vou ter que fazer . Só estou um pouco com medo pq ja estou com 25 anos e pra eu me dar bem provavelmente só la pros meus 35 anos quando tiver concluído o mestrado e bacharel .Já cursei 3 facul e sempre desistir por nao me identificar . Entao a grande questao é o mercado .Será que estou velho para fazer essa área de física ?

    • Pedro Addler

      Olá William

      Não você não está velho não, imagine !! O que importa na carreira de Física e por sinal em todas as outras não é a sua idade e sim a sua competência.

      Se você for competente, dedicado, trabalhar duro e principalmente se especializar na área de Física, você tem tudo para ser um sucesso, ninguém nem vai lembrar de pensar na sua idade.

  29. Laís Ximenes

    minhas matérias preferidas são as da área de ciências exatas, com uma paixão especial por química, mas me sinto mais inclinada a fazer física e possívelmente depois fazer a graduação em quimica industrial. é muito contraditório ? seria uma boa coisa a se fazer ? principalmente porque gosto das matérias de ciências exatas, mas não me destaco nelas. o curso é muito difícil ? ou pelo esforço consigo passar sem muitas dificuldades ?
    desde já agradeço

    • Pedro Addler

      Olá Lais Ximenes

      É contraditório sim, se o seu objetivo final é se especializar em Química Industrial, você deve fazer é Química mesmo e não Física.

      Em relação a dificuldade, comparando Química com Física, Física é um curso mais difícil.

  30. Carlos

    Olá!
    Estou em duvida entre Engenharia Civil e Física. Apesar de gostar muito mais do curso de física, fico com medo de ganhar pouco ou não conseguir achar empregos na área em que eu quero, que é a de pesquisa, e não está nos meus planos fazer licenciatura para dar aula.
    Não preciso ter medo ou falta mesmo emprego na área de pesquisa?
    Pra falar a verdade, quero fazer engenharia civil só porque tem física. :lol:

    • Pedro Addler

      Olá Carlos

      Sem sombra de dúvidas, você gosta muito mais de Física do que de Engenharia Civil :P rsrsrs

      Não se preocupe tanto assim com o salário, se preocupe em ter uma boa formação em Física, fazendo Mestrado ou uma Especialização, o mercado de trabalho está sempre precisando de profissionais altamente qualificados assim.

  31. Rodrigo Magalotti

    Eu gostaria de faser física quântica, mais nao acho muito sobre o assunto e nem onde fazer, quero procurar algo na area de computadores quânticos, que tbm eh difícil achar algo

    obrigado pela atenção

    • Douglas

      Não amigo é muito fácil. Ao invés de procurar física quântica, isto é conhecido como mecânica quântica.

      Basta procurar por, computação quântica e informação quântica.

    • Douglas

      Isto é uma especialização vc tem que passar primeiro pelo curso de bacharelado, onde conhece que tem esta área é na Ufscar e no IFUSP, tem outros lugares também.

  32. L.Junio

    Mudei meu curso hoje, deixei elétrica e começarei física em agosto, confio que dará tudo certo. :)

  33. Thayanne

    Faço Física Bacharelado e gostaria de saber os cursos de especializações…

    • Pedro Addler

      Olá Thayanne

      Taí, uma ótima sugestão para nossa equipe de jornalistas, em breve produziremos uma matéria sobre as Especializações da Física. Continue de olho !! :P

  34. Lorenna

    gostaria de saber pra quem é formado em licenciatura de física quanto tempo dura pra fazer o bacharelado.

    • Pedro Addler

      Olá Lorenna

      Infelizmente essa é uma pergunta que não posso responder com precisão :(

      A quantidade de matérias que você vai eliminar varia de grade para grade, de faculdade para faculdade, afinal cada uma decide como vão ser seus cursos de Físicas.

      No entanto, acredito que tendo a Licenciatura em Física, não seja necessário fazer o Bacharelado em Física não !! Afinal os cursos são bem parecidos.

      • fran

        oi Pedro ,eu tive uma conversa com um professor de física e ele me disse que quem tira o licenciado não pode tirar o bacharelado,pois o licenciado é voltado para área de lecionar ou,seja dar aula ,e o bacharelado já é voltado para pesquisas, como na petrobras .Resumindo o que quero diser é que as duas são áreas englobadas pelo grande campo que é a física,mas são diferentes os temas abordados ,como o licenciado precisa de estudar psicologia e varios metodos para entrar uma sala de aula,o bacharelado tambem envolvem outras atividades exclusivas nessa na sua área.

        • Madge Bianchi

          Oi Fran. Sou licenciada em Física pela UFF e faço mestrado em ensino de Física na UFRGS e amo lecionar física. No caso, bacharel e licenciado, depende das disciplinas que você faz. No meu curso, a grade de licenciatura foi muito parecida com a do bacharel. Se eu cursar mais quatro disciplinas posso também obter o título de bacharel. Mas a maioria dos cursos de licenciatura em física já estão bem mais diferenciados do bacharel. Nada impede, entretanto, que você faça matérias do bacharel também enquanto faz a licenciatura.

    • Madge Bianchi

      Oi Lorenna. Veja minha resposta à Fran, na sequência, que também responde a sua dúvida. Você pode até obter os dois títulos ao mesmo tempo se estudar bastante, ou um e depois de 1 ano o outro. Vai depender da sua dedicação e dos seus objetivos.

  35. Flavio Dobler

    Olá, gostaria de algumas informações sobre a área da física computacional.
    O salário é o mesmo?
    vlws

    • Pedro Addler

      Olá Flávio Dobler

      Realmente confesso que ainda não temos muitas informações sobre Física Computacional na série de Ciências Exatas do Guia da Carreira, essa é aliás, uma excelente sugestão de nova matéria !!

      Em relação ao salário para Física Computacional, acredito que um iniciante ganhe na faixa de 3.000 Reais.

  36. Paulo Henrique

    Estou terminando o ensino médio e pretendo seguir a carreira em física mais ñ tenho muitos recursos, gostaria de saber o que eu devo fazer

    • Pedro Addler

      Olá Paulo Henrique

      Quanto a isso não se preocupe !!

      Se você gosta de Física e é um bom aluno, tente o vestibular de alguma Universidade Pública, elas são grátis ( não tem mensalidade ), você só vai ter que se preocupar com os custos de moradia, materiais e alimentação.

  37. Rogerio

    estou fazendo pre-vestibular , e pretendo fazer física ,e gostaria de saber se tem especialização em física acústica aqui no brasil

    • Pedro Addler

      Olá Rogério

      Para ser sincero, não sei te dizer exatamente onde você vai encontrar a especialização de Física Acústica aqui no Brasil, mas com certeza nós temos.

      No Brasil atual, temos todos os tipos principais de especialização em Física do mundo.

      Só ainda não chegaram as especializações mais avançadas, mas estas demoram um pouco mais mesmo.

  38. Evelyn

    Olá Pedro,
    Em primeiro lugar parabéns pelo site, entro nele sempre para tirar dúvidas.
    Em segundo, sou de São Paulo e me interesso muito por Física mas também sou apaixonada pela área da saúde, vc teria algum palpite sobre alguma área que misturem as duas coisas??
    Obrigada

    • Pedro Addler

      Olá Evelyn

      Sim, tenho um bom palpite pra você :D procure saber mais sobre a área de Física Médica.

      Embora pareça futurista e até uma novidade, para surpresa de muitos a Física Médica existe há mais de 200 anos e surgiu com a descoberta dos Raios X.

      A Física Médica é uma especialização da Física que pode ser feita logo após a conclusão da Graduação.

      • Klívia Tatiane

        Existe a especialização ou somente o curso? Onde tem a especialização?
        Muito obrigada. Estou terminando o curso e pretendo me especializar.

  39. Rozilaine

    Estou cursando Física na universidade federal do meu estado e tinha muita dúvida se era realmente o que eu queria, apesar de não me ver atuando em outra aréa; esse teste me ajudou muito, sou apaixonada por Física e agora tenho certeza que é isso o que eu quero para mim.

  40. Adryelle Sant'anna

    UHUL, acertei então.. ainda to decidindo o que fazer, entre as várias opções que penso, tem Física Nuclear.. quando comentei com meus amigos eles riram da minha cara, mas eu não estou nem aí.

    • Pedro Addler

      Olá Adryelle

      Gostei da sua atitude viu !!! :D e é isso mesmo !! Se você gosta de Física, gosta de Física Nuclear, é isso mesmo que você tem que fazer.

      Você demonstrou atitude e personalidade neste ponto, boa sorte, tenho certeza que você será uma Física genial !!

  41. George

    Com certeza,inicialmente,devo-lhe parabenizar por este site tão rico em informação tão objetiva!
    Estou cursando Lic em matemática pelo Instituto Leonardo da Vinci!Gostaria de saber se quem faz curso nesta área estará habilitado à fazer pós em engenharia?
    Grande abraço!
    George Mamede

    • Pedro Addler

      Olá George

      No caso, a base teórica para fazer uma pós na área de Engenharia, fazendo Matemática ou Física você vai ter sim, mas isso no entanto, não garante que você vai ter acesso a todos os tipos de pós na área de Engenharia.

      Para poder garantir que você vai poder fazer uma pós na área de Engenharia, você tem que fazer a graduação também na área de Engenharia.

      Resumindo: algumas possibilidades de especialização estarão abertas para você sim, mas não todas.

  42. Thailise

    Olá, eu ainda vou para o ensino médio o ano que vem, e eu já estou pensando no futuro.
    Sempre me dei muito bem com ciências exatas, nuca tive Física como matéria, mas eu sempre gostei muito porque eu sempre pego os livros do meu irmão e os leio.
    Eu tenho medo de cursar Física, pois parece que a unica coisa que eu vou poder fazer é ser professora. Eu não quero ser professora. Às vezes eu penso em fazer engenharia, mesmo sabendo que o que eu quero e gosto de verdade é Física!

    Que profissões eu posso exercer depois de cursar Física?

    • Pedro Addler

      Olá Thailise

      O principal mercado para Física no Brasil, que ainda está começando a progredir no campo da Ciência é realmente a Licenciatura ( dar aulas ) mas existem sim algumas alternativas.

      Depois de formada em Física, você pode seguir as seguintes carreiras:

      Pesquisadora: Atua no ramo teórico da Física em laboratórios, desenvolvendo teses ou então no ramo prático criando experimentos.

      Física Médica: Especialização da Física onde o profissional ajuda engenheiros e médicos a desenvolver equipamentos de cura.

      Físico-Química: Desenvolve novos materiais para a indústria, ou então produtos químicos tais como combustíveis.

      Entre outras :)

  43. Gesley Van

    Boa tarde,
    estou muito interessado em seguir a carreira de Físico, más a única faculdade de física próximo á casa dos meus pais, é a de Física licenciatura na UFSCAR (campus sorocaba), não estou muito afim de fazer licenciatura, pois oque eu soube é que licenciatura é mais voltado para dar aulas; Eu queria ao menos ter uma boa oportunidade de trabalhar na área de pesquisa e desenvolvimento, (não que graduação em licenciatura não tenha), más a minha dúvida é que, sinceramente um licenciado tem as mesmas oportunidades que um bacharelado ?, tirando a questão da própria pessoas e, as variáveis que o cercam, ou bacharel teoricamente tem mais chance na área de pesquisa e desenvolvimento, ou física nuclear, atômica ou astrofísica ? isso já é pós, MÁS se eu quisesse seguir estas áreas devria fazer bacharelado ?

    desde já grato.

    • Pedro Addler

      Olá Gesley,

      É muito bom ver pessoas como você, que já estão decididas na carreira que desejam seguir!
      Esse é um passo muito importante para quem deseja ter sucesso na carreira profissional.
      Bom, o curso de licenciatura é, sim, voltada para quem deseja dar aulas. Porém, quando você decide seguir a carreira de professor, um mundo de outras oportunidades aparecem para você.
      Se você deseja trabalhar com pesquisa, pode fazer uma pós graduação e trabalhar em alguma universidade como pesquisador. Muitos professores trabalham com pesquisas e dão aulas ao mesmo tempo. Os cursos de licenciatura e bacharelado tem diferenças, mas ambos trazem muitas oportunidades ao profissional, inclusive em pesquisas.
      Tudo depende da sua vocação e do seu profissionalismo!

      Boa sorte na sua escolha! :)

  44. Gesley Van

    licenciado tem as mesmas oportunidades que um bacharel*

  45. Augusto cesar

    eu adoro física e vou cursa se DEUS quiser em 2012 e pretendo sair só quando tiver meu doutorado quero ser um Físico nuclear!!

    • julio cesar

      É isso mesmo acredite em Deus que voçê chega lá,são poucos os que pensam assim,eu também estudo muito para chegar onde quero um dia se Deus quiser.SONHAR E NÃO DESISTIR!
      “O MAIOR FRACASSADO NÃO É AQUELE QUE NÃO CONSEGUE É AQUELE QUE NÃO TENTA”!

  46. Fabiana

    olá,estou com muitas duvidas,estou apaixonada por física,porém engeharia de produção e o meu perfil profissional,me ajuda por favor.obrigado

  47. paulo vargas

    ola, adoro exatas e me dou muito bem, pretendia me formar em engenharia mecatronica porem em minha cidade não (goiania) não existe tal curso em universsidades publicas, como adoro fisica e pretendia me formar em fisica posteriormente, gostaria de saber se o aproveitamento de materias é bom mais ou menos quanto tempo eu reduziria no curso de engenharia mecatronica.,.,ate porque pretendo especializar em alguma area ligada a medicina e unir a engenharia a este conhecimento como uma “biorobotica”

  48. Aiury

    Ainda faço o 9° ano, mas não penso no meu futuro sem a matemática e os cálculos. Gostaria, talvez, de me especializar em Física Quântica. Queria saber posso ter um bom futuro se me esforçar bastante nesse ramo da física, e se no Brasil tem bons cursos, nesse caso.

  49. Mari

    Como diz meu professor de física: ” Física é a matéria mais humana que existe! “

  50. Cristiano

    Olá.
    Pessoal, estarei prestando o curso de Física neste ano. Pretendo começar na licenciatura e depois fazer o bacharelado.Mas tenho uma dúvida: Quando tornar-me bacharel e concluir um mestrado (ex: Mestrado em Eng. Mecânica) é difícil entrar em alguma empresa atuando com engenheiro? Ou há bastante aceitabilidade deste profissional no mercado de engenheiros?

  51. Welder Andrade

    Me interesso muito por física, mais não sou muito bom, estou na primeira série do ensino médio ainda. será que com muito esforço consigo?

  52. anderson luiz

    Pedro Addler, tenho 35 anos e estou em dúvida em cursar Física ou eng. mecanica, meu maior medo é depois da formatura pela idade não ter campo de trabalho na engenharia, pois muitas empresas preferem contratar jovens. penso muito na Física como professor pois ainda é uma área que a idade conta pouco.

  53. Murillo de Moraes

    Olá Pedro, tenho algumas dúvidas sobre o ramo de física:
    1. Os sálarios são bons?(responda com números se possível ;P)

    2. O ramo de pesquisas, no qual pretendo trabalhar, existe no Brasil(nunca vi nenhum pesquisador por onde eu moro)? Está saturado?

    Dados importantes :
    1.Estou no 2ªºano do ensino médio, em dúvida entre física e engenharia da computação.
    2.Não pretendo dar aulas.
    3.Pretendo fazer tanto mestrado quanto doutorado.

  54. Carolina

    Olá, eu amo física, com todo o meu coração, mas me formando em bacharel físico, quanto eu ganharia inicialmente ? e depois de me especializar, pra quanto aumenta ? e tem como fazer a faculdade e trabalhar já em alguma área ?
    Obrigada =)

  55. claydson

    Estou fazendo fisica licenciatura na UFRN e tenho vários projetos para o meu futuro.Gostaria de saber se é benéfico seguir a carreira de professor,isso por que andei sabendo que existe uma carencia de professores de fisica muito grande no nosso país.Gostaria de um conselho seu.

  56. Michel Frank

    Olá Pedro. Esse site é demais! Bem, curso História (licenciatura) aqui em Manaus. Mas no ensino médio eu gostava muuiito de Física e Matemática. Eu via Física como um passatempo muito estimulante. Adorava resolver os exercício do livro do Ramalho/Nicolau/Toledo (o melhor do Ensino Médio).Gostava muuito de Matemática também e tinha muita facilidade para resolver problemas. Estou sentindo falta de números, cálculos na faculdade.E tb vi que está faltando professor de Física no Brasil. O que devo fazer? Você acha que seria melhor eu cursar Física ou continuar História?

  57. Lucas A.C

    Olá, estou no 3 ano do ensino médio, me preparando para o vestibular, gostaria de saber se no Brasil Há muito investimento em física das partículas ou física Nuclear e onde especificamente esse profissional trabalha.

  58. Ton

    Pedro, meu objetivo é trabalhar com a fisica e a quimica juntas [Pós em fisico-quimica) , qual seria a melhor graduação a fazer , se quero unir estas duas areas ? Devo fazer Quimica ou fisica ?

    Grato.

  59. Francisco Santini

    Olá
    Gostaria de saber sua opinião sobre dois cursos. É mais vantajoso cursar Física e fazer mestrado sobre Radioterapia, ou cursar Física Médica?
    Li em alguns lugares que a diferença do salário entre um graduado e alguem com mestrado é bem significativa.

    No caso de eu querer continuar meus estudos até um doutorado, em areas distintas da Física Médica, ex(pesquisa quantica,astrofísica) seria ” desaconselhavel ” eu cursar Física Médica?

    No intuito de utilizar conhecimento sobre física na medicina, pós em biofísica e uma boa escolha para alguem graduado em Física Médica, ou sao areas distintas?

    Parabéns pelo ótimo site e desde já, agradeço pelas respostas;

  60. julio cesar

    Olá meu nome é julio tenho 18 anos queria muito fazer astronomia mais moro em pernambuco e não tem o curso,descobri que fisica tem essa area da astronomia é verdade?qual é a area? Se for vou fazer sim na UFPE tem o curso,o sálario compensa?é bom de trabalho?
    Gosto muito mesmo também de Engenharia Civil,não sei o que escolho queria uma dica,o engenheiro civil paga pelas suas dispezas,por exemplo:viajens,refeiçôes,hospedagens,etc…O sálario compensa?por favor me ajude não sei o que escolher!

  61. Gabriel

    olá.
    eu gosto muito de calculo e com 16 anos já domino o calculo diferencial e integral.Eu amo matematica,fisica e economia.Eu estou pensando fazer fisica e me tornar um pesquisado.eu queria saber(se voce por favor,pode me ajudar)qual o salario medio de um cientista na área de fisica.obrigado pela atenção.

  62. vinicius

    ola Pedro. Ano que vem estarei no terceiro ano do ENSINO MÉDIO e estive pensando em fazer matemática ou física( em especial matemática) e depois faser engenharia civil( é o sonho do meu pai).
    Vale apena fazer matemática e depois engenharia civil?? no meu caso seria licenciatura e bacharelado totalizando 4 anos de estudo ,esqueci de mencionar que meu sonho é fazer matemática , sera que vale apena?

  63. Isaac

    O que preciso fazer para ser um físico experimental e como é a atuação e o mercado de trabalho desse profissional ?
    e se eu estudar física e conseguir o doutorado o único lugar em que posso trabalhar são nas universidades?
    desde já obrigado

  64. Gabriel

    olá,eu estou no 2º ano do ensino médio e fascinado por esta ciência!Eu acredito que um Dom para a Física e sonho em ser perito criminal mas em que área da pericia um Físico trabalha especificadamente?

  65. juan

    Uma vez formado em física (licenciatura), guais as opções de especializações que eu vou ter????

  66. Alexandra

    Bom, pretendo fazer o curso de Física/Licenciatura.Vocês sabem me dizer se a faculdade Souza Marques é boa?

  67. Rafael

    Olá, estou no segundo ano do colegial, e já me decidi por fazer Física na USP, principalmente pela opção de especialização em Astronomia, e após a graduação gostaria de desbravar a área da Cosmologia, gostaria de sabe se minha mentalidade é correta em pensar que terei que fazê-lo no exterior, ou existe campo no Brasil para essa área…Grato

  68. Carolina

    Olá.

    Faço vestibular esse ano e amo de coração Física, mas vejo que o mercado de trabalho ainda está escasso nessa área, exceto dar aulas, no entanto gostaria de saber qual área de física está mais facilitada,para que eu possa pensar na pós…
    Também gostaria de saber se tem como relacionar a física com a neurociência ou algo relacionado a este; pois estou com algumas dúvidas e não tenho muito contato com profissionais dessas áreas além dos professores.

    Aguardo respostas!

  69. Emmydio Paulo

    Olá Pedro!
    Gostaria de saber se é possível através de uma graduação em física,juntamente mestrado e doutorado….ser gerente de uma grande empresa, por exemplo Helibrás, Embraer ???…(com mestrado e doutorado na área)

  70. Bianca Souza

    Meu sonho desde criança é ser cientista. Trabalhar em grandes laboratórios, ser uma física renomada. Isso é possível em um país como o Brasil? Tenho medo de cursar física e nunca conseguir realizar nada em minha vida… Medo de que o sonho de contribuir para essa ciencia seja impossível. Devo deisistir e procurar um outro curso ou investir no meu sonho?

  71. Bruno Henrique

    Tenho 13 anos e gostaria de me formar em física, mas não consigo me decidir se quero seguir carreira em pesquisa ou física nuclear e gostaria de ajuda.

  72. wallace

    Olá, ganhei um bolsa em física médica na puc rs. Essa é uma boa área de atuação? O mercado está aquecido? O curso da puc rs é de qualidade?

  73. Ana

    Boa Tarde,
    estou começando esse ano meu curso de fisica na universidade. E gostaria de saber o que precisa para ser fisco medico!
    Obrigada!

  74. Luiz

    ola estou cursando o primero ano de licenciatura em fisica na uepg do parana , e estou com muitas duvidas ainda sobre minha escolha , no pricinpio o a minha motivação era dar aulas mais depois vi que um fisico pode desenhenpenhar varios papeis no mercado de trabalho como jah enumeras veses ja citados aq , na univercidade em que eu curso tambm tem o curso de bacharelado , e se eu quiser posso fazer materias desse curso em q os 2 primeiros anos são praticamente iguais mais não ganharia o titulor de bacharel no final, tenho em mente em fazer diversas dessas materias , mas estou em duvida . essas materias irão me ajudar no futuro jah que nao vou ganhar o titulo de bacharel ?
    e se eu me formar em licenciatura , e fazendo algumas materias do bacharelado eu posso conseguir ir bem num mestrado de por exemplo de fisica medica?
    eu tenho vontade, de dar aulas mais a carreireira de pesquisador e físico medico também me dão interesse e também sobre a remuneração , obg dês de jah

  75. Joel

    Muito legal o site, me ajudou bastante! Tenho muita vontade de fazer física quântica, mas gostaria de saber se há outras opções para uma pessoa especializada nessa área além de dar aulas.

  76. Filipe Lima

    Ola estou querendo fazer física, acho fascinante e tenho uma facilidade muito grande na área de física, mas me sinto meio receioso quanto ao salario de um físico.

    • José André Filho

      Bem Filipe, Física é uma ciência bastante ampla e dependendo da área que você escolher você pode ganhar uma quantia razoávelmente boa para se viver bem. Conheço professores que recebem mais de R$ 14.000,00 por mês dando aulas em Universidades Públicas.

      Eu ainda estou cursando o Doutorado em Física Experimental na Universidade de Brasília na área de Física da Matéria Condensada. Até agora tenho gostado bastante, quero continuar com pesquisa e também quero lecionar – se Deus quiser – em alguma Universidade Pública. Tenho grandes expectativas e acho que emprego para Doutor em Física não falta.

      Abraços!

  77. DENILDO GAMA

    ESTOU CURSANDO LICENCIATURA EM FISICA, QUERIA SABER SE POSSO FAZER UMA POS EM FISICA MEDICA

  78. Thaais Dayanna .

    Ola ,
    estou no ultimo ano do ensino médio e desde o primeiro venho realizando atividades dee iniciação cientifica e monitoria na área de física no if onde etudo.
    Tenho uma paixão enorme por essa área mas sempre me destaquei em biologia ( que me desperta muito interesse também) . Que profissão eu poderia conciliar essas duas áreas ?
    É bem remunerado ?
    Desde jáa agradeçooo .

  79. Fabiane

    Olá, sou enfermeira com mestrado em cardiologia e estou fazendo o doutorado. Tenho 34 anos e uma carreira relativamente estável. Tudo seria perfeito se não fosse uma paixão: a física! Confesso que não tenho uma base muito boa e precisaria estudar bastante. Mas para isso preciso escolher, pois se dedicar a um doutorado e à outra área completamente diferente é quase impossível. Mas estou disposta!Eu continuaria trabalhando seis horas no hospital e faria o curso à noite, de preferência na USP. Na verdade, se realmente for este o caminho estou disposta a largar tudo. Só não o emprego, pois preciso me sustentar. Gostaria de saber o que pensam os físicos. Desde já agradeço.

  80. Mariane

    Gosto de física mas não tenho certeza se vou devo seguir carreira, até porque não quero acabar dando aulas, e as áreas da física que me encantam são a física de partículas e a astrofísica, áreas pouco desenvolvidas na pesquisa. :/
    Devo insistir na física ou cair fora?
    Dá pra cursar física e ter vida social, ou vou ter que estudar o dia todo?
    Inglês é realmente essencial? Ou dá pra levar o curso com um inglês básico?

  81. Mariane

    Gosto de física mas não tenho certeza se vou devo seguir carreira, até porque não quero acabar dando aulas, e as áreas da física que me encantam são a física de partículas e a astrofísica, áreas pouco desenvolvidas na pesquisa.
    Devo insistir na física ou cair fora?
    Dá pra cursar física e ter vida social, ou vou ter que estudar o dia todo?
    Inglês é realmente essencial? Ou dá pra levar o curso com um inglês básico?

  82. André

    olá sou formado em matemática, terminado minha especialização em análise real, descobri recentemente que a física é formidável, e pretendo fazer o curso de Licenciatura em Física EaD da UFJF, analise a grade e achei um ótimo curso, amo ser professor mas sinceramente quero ser professor universitário, sempre lei que o o bacharel continua os estudo e caminha para ser um professor e pesquisador universitário, mas fazendo licenciatura eu não acharei resistência para prosseguir meus estudo até me tornar professor universitário? haja vista que não a pesquisa experimental me fascine, mas lecionar e teorias me motivam muto.

  83. Matheus

    Olá
    Tenho 14 anos e já decidi que quero formar em física,mas estou com duvida entre Física Nuclear,Astrofísica e Física Teórica.Quero Fazer Bacharelado,mas estou muito preocupado com a questão financeira.Tipo se eu fazer bacharelado quero trabalhar em alguma empresa espacial como posso fazer isso.Obrigado.

  84. Sidney Vorckel

    Caro Pedro Addler,
    Tenho 40 anos e sou formado pelo Mackenzie em Analise de Sistemas, sou desenvolvedor (programador C#) e tenho grande conhecimento de linguagens de baixo nível, além de uma formação em Técnico Eletrônico pelo Senai com especialização em micro controladores.
    No entanto amo a área cientifica, onde são explorados os meandros mais complexos dos fenômenos, leis e teorias.
    Decidi por fazer Bacharelado em Física ao invés de Engenharia Elétrica por dois motivos, gosto mais da física e devido a não ter boas faculdades públicas com cursos de Engenharia Elétrica/Eletrônica a noite.
    Gostaria de saber qual o caminho para me tornar mestre em instituições de ensino de nível superior na área de física.
    E uma pós. A área de ótica é promissora no Brasil, ou seria mais promissor uma especialização em eletromagnetismo ou energia?

  85. Carlos Adriano

    Tenho grande interesse na área da Física, principalmente na parte da Física Quântica, mas também temo pelo não reconhecimento como profissional, o salário de um Físico recém formado é satisfatório ?

  86. Thiago

    Ola Pedro!
    Primeiro gostaria de parabenizar você por esse site que várias vezes tirou minhas dúvidas!
    Então Pedro, estou cursando o 3 ano do ensino médio e fazendo cursinho e estou com uma dúvida que está me matando (o vestibular esta chegando e ainda nao decidi pra que vou prestar! ), a dúvida é a seguinte:
    Eu AMO física, e gosto muito de matemática ( me esforço muito para entender, e quando entendo eu acho muito legal! ) porém não sou ”o melhor” nessas matérias sabe? Eu gosto muito e me dedico pra entender fisica quimica e matematica, mas tenho um pouco de dificuldade. No principio eu queria fazer Astronomia mas fiquei com medo de o campo de trabalho ser muito restrito e eu nao conseguir um emprego muito bom. Dai pensei em fazer Engenharia Mecanica ( eu iria obter um bom conhecimento em física e provavelmente teria um emprego bom e um salario tambem bom ) mas não é uma paixão sabe, eu gosto, mas nao chega ‘aos pés’ do tanto que eu gosto de fisica e astronomia.
    A questao é a seguinte, sei que o curso de fisica é um dos que mais exige do aluno, muito dificil e tal. Sera que mesmo com essa dificuldade em matematica eu conseguiria terminar o curso e ser bem sucedido?
    Obrigado pela atençao! :)

    • Pedro Addler

      olá Thiago! Ter sucesso na graduação e carreira depende somente de vc! Veja se o curso tem o seu perfil e dedique-se!
      Dedicação é prioridade!

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

      • Lucas Santos

        olá Pedro, eu queria saber se um profissional formado em Educação Física pode fazer o concurso para Perito Criminal federal??

  87. Vanessa

    Oi!
    Enquanto eu não decidia o que fazer da vida, resolvi estudar tudo o que gostava! Eu sou técnica em química, fiz uma faculdade de engenharia ambiental, um mestrado em física de aerosóis e agora vou fazer um doutorado em poluicão em megacidades.Com todo esse conhecimento, gostaria de trabalhar na área de perícia criminal. Será que ainda dá ou passei do ponto :D ?

  88. Ludvic

    Olá Pedro,
    Apesar de ter lido suas respostas a comentários anteriores, tenho que perguntar algumas coisas. Sempre gostei de física, durante todo o Ensino Médio, e sempre fui bom em exatas. Mas agora que decidi fazer o Bacharelado em física, e , fazer depois física teórica, tenho algumas dúvidas… Quanto tempo leva em média para ter um Doutorado em física teórica? Físicos teóricos trabalham com o quê? E onde? Pronto acho que são somente essas. Minhas qualidades, que, acho eu, vão me ajudar na Universidade(UFPE) são: Sou MUITO esforçado, procuro sempre me manter saudável,tenho bastante amigos… Mas em relação ao aprendizado da física: Gosto muito de ler, tenho habilidade para resolver problemas, penso rápido, mas meus problemas são contas… Espero que possa me ajudar. Já sei o que vou fazer, mas tenho só essas dúvidas.
    Muito obrigado, desde já.
    Ótimo site.

  89. DenisJonatham

    olá estou formando en fisica e gostaria de saber qual o melhor lugar para se fazer uma especialização en fisica teorica ou astrofisica

  90. irani

    quem é licenciado em física e quer fazer engenharia elétrica tem alguma vantagem tipo matérias já vistas e que podem ser dispensadas?

    • leo

      não, pois tem cadeiras com carga horária diferentes.

  91. Daysi Caroline

    Olá, sou formada em licenciatura em Física e atualmente leciono numa escola estadual. Infelizmente o retorno financeiro não está dando lucro. Gostaria de saber qual poderia ser a minha outra opção? Sei que tem escolas particulares, mas como estou iniciando e lecionar não é facil, fico com medo de entrar numa escola particular e não render o esperado pela instituição.

  92. Gabriel

    Posso fazer um curso de física quantica se tenho 15 anos de idade?

  93. Maria Patrícia Amorim

    Gosto mto da área de Meteorologia, porém, as universidades que oferecem esse curso são poucas. Fazendo faculdade de Física, eu posso me especificar, em algo relacionado a meteorologia?

  94. LUANA

    olá,faço o curso de licenciatura de física na UFPA e pretendo me especializar em física nuclear q caminho devo seguir?

    • lucas barros

      se vc for estudiosa mesmo deve seguir o curso de fisica nuclear

  95. lucas barros

    eu queria saber quanto e o salario de um físico nuclear e que me formo ano que vem e acho que e bom eu saber

  96. Luis Henrique

    Olá!
    É possível após a conclusão de licenciatura em física, cursar uma graduação (bacharelado em fisica na usp) e uma pós graduação ao mesmo tempo?
    Atualmente sou licenciando no IFSP Campus São Paulo.

  97. Michael Maia

    Olá eu vou fazer o vestibular da UFRGS pra Física Computacional, eu queria saber quais profissões eu posso exercer quando eu acabar o meu curso, valeu

  98. Pablo Lima

    Oi, pretendo me formar em fisica, e queria saber se posso fazer uma especialização ou pós em geologia ou geofica!!!

  99. Mariana

    Oi [:
    Então, estou cursando o 1º ano do EM (Ensino Médio) e já estou pensando em que profissão vou fazer, estou entre astrofísica e engenharia da computação.
    Considerando que pretendo exercer minha profissão no Canadá, quanto ganha em média um astrofísico?

  100. Matheus Vieira

    Olá, tenho 18 anos e estou prestes a realizar o ENEM 2012 e a prova discursiva da UERJ em dezembro, ambos focados no curso de Física; como muitos já falaram anteriormente, também tenho grande dificuldade em Exatas salvo a Física porém desde novo me decidi a seguir carreira de Astrofísico e Físico Teórico, gostaria que alguém me ensinasse algumas técnicas de estudo da Matemática. Obrigado desde já.

  101. Lisiane de Fatima

    Olá eu vou fazer vestibular esse ano e tenho uma duvida, se eu fizer Física Licenciatura eu posso fazer qualquer especialização, como Física Medica ?
    Obrigada.

  102. Vanessa Pereira Da Silva

    Olá gosto muito de Física e de Planetas sabe gostaria de saber qual é a área da Física que estuda Planetas essas coisas de Universo tenho que fazer astronomia também?
    Um Abraço e obrigada desde já.

  103. Dumilde Manuel

    Muito bom, mas tenho algumas dúvidas.

  104. Caíque

    Sabe,eu qria uma profissao que a funçao fosse produzir novos meios de energia,e novas tecnologias e que tambem trabalhe com o espaço,estou pensando,vou fazer fisica,e astrofisica,seria bom para isso?

  105. Giovanni Ramos

    Eu estou indo para o último ano do Ensino Médio, e pretendo prestar para Física, mas eu quero trabalhar com Astrofísica, Cosmologia. Queria saber se no Brasil tem mercado para essas áreas e onde posso encontrar a pós para essas áreas?
    Obrigado.

  106. pedroborges

    Olá, estudo Engenharia de Controle e Automação, mas física nuclear é algo que chama muito a atenção.
    Tenho como juntar os dois??
    Obrigado

  107. FERNANDES

    Gostaria de saber se a licenciatura em Física me possibita ter especialidades sem que seja o ensino, como por exemplo, a experimental ou pesquisa? Iniciei a licenciatura, mas espero que realmente tenha essa possibilidade…

  108. Mike Gama

    Ola, pessoal!
    Gostaria de pedir uns conselhos, este ano estou prestando vestbular para fisica (bacharelado/licenciatura) na UFPA e tbm para engenharia fisica na UFOPA, gosto muito de fisica e engenharia, queria saber se ha muitas diferencas entre estes dois cursos, e se a area de engenharia e uma boa para mim?
    Desde ja agredeco!

  109. Fabio

    Ola gostaria de saber qual é a física que mais ganha bem? Faço publicidade e essa foi somente uma duvida que veio a minha cabeça! Obrigado! =)

  110. Raaela Dezidério

    Ola Pedro… Sou Rafaela e meu sonho fazer física nuclear, porém meus pais nao querem que eu faça pois dizem que nao tem emprego para fisico e que terei que ficar dando aulas ou ganharei pouco… Gostaria que voce me respondesse por favor se tem um bom emprego e as opçoes que um fisico tem como trabalho sem a de ser professor… Muito obrigado…

  111. Felipe

    Pedro se eu fazer faculdade de física eu posso mudar para engenharia? e se posso como faço?

  112. Evandro

    Olá Pedro Addler.
    Gostaria de uma orientação…Gosto muito da área de exatas, sobretudo da FÍSICA, mas estou com dúvidas sobre cursar Bacharelado em Ciência e Tecnologia na UFABC ou Bacharelado em Física na UFSCAR..Por favor me ajude!!!

  113. Gleisson Cardoso

    Pretendo cursar física , porém creio que tomei essa decisão tarde demais e isso me aflige bastante . Comclui o ensino médio aos 18 anos e hj tenho 27 será que ainda vale a pena ?? desde então tinha muitas dúvidas em que cursar . Tenho medo que minha idade já avançada me impeça de cursar uma área que acabei de descobrir ser aquilo que me tornaria realizado , mesmo que de forma tardia . Alguém poderia me aconselhar a respeito ?? Grato desde já.

  114. Paulo Roberto

    Acho a fisica muito interessante, porem no colégio fui muito mal em fisica :/ Mais acho uma materia incrivel e teria vontade de lecionar essa matéria… Sera que me empenhando na universidade tenho aportunidade de dar boas aulas?

  115. Rodrigo S.

    amo fisica, mas somente este ano chegou em minha cidade,vou cursar é fato mas, o curso e somente licenciatura…há alguma barreira na profissao apos cursar licenciatura em fisica, posso apos graduado especializar e seguir carreira que escolher ou só poderei lecionar?
    grato
    at Rodrigo
    hi

  116. Gustavo

    Eu sou calouro de física pela UEPA, mas tem uma duvida me corroendo. Fui aprovado em Licenciatura em Ciências Naturais com Habilitação em Física, poderei fazer mestrado/doutorado em geofísica ou astrofísica por exemplo?

    Aqui está um pouco do curso.

    http://www.uepa.br/portal/ensino/ciencias_nat_matriz_curricular.php

  117. breno

    olá! por favor me ajudem, passei no IFAM para Licenciatura em Física. Mas gostaria de fazer Engenharia Elétrica, pois sou Técnico em eletrotécnico, só que seria na Faculdade párticular.
    Qual curso eu escolho?

  118. vagnei

    Amo Fisica Quantica, Teoria da Relatividade, Eletromagnetismo, mas, pena que o Salario e muito pouco pro Fisico profissional.

  119. Paula Cristina

    Olá, estou no segundo ano do ensino médio, e pretendo me formar em engenharia aeronáutica. Uma vez um amigo me disse que quando se faz um curso de física, é possível concluir a engenharia em menos de 2 anos e meio, já que os primeiros anos são padrões para todas as áreas e é só matemática e física. Isso é verdade? Poderiam ms explicar melhor? Obrigada desde já.

  120. caique

    Gostei Muito !!

  121. Sasuriki DLL

    Eu preciso saber muita matemática, ou apenas uma matemática mediana para fazer física e ser um bom pesquisador? O Intermediario que eu digo são o uso de funções que podem ser aplicadas no dia-a-dia, etc?

  122. Mickey

    Olá!
    Gosto muito de ciências naturais e números. A que eu mais gosto é a a física… Penso em cursar licenciatura em física e, mais tarde, partir para a engenharia da computação ou elétrica ou civil. Gostaria de saber se é uma boa seguir esse caminho. Cursar licenciatura em física, alguma engenharia e depois um MBA é uma boa escolha? Obrigado!

  123. Cristiano

    Eu tenho 14 anos e meu sonho é ser físico quando crescer… Pena que as pesquisas científicas não recebem a valorização necessária no Brasil. E tenho uma dúvida. Eu amo astrofísica, porém não tenho certeza se vou me dar bem nesta área pois minha média em matemática é, geralmente, 7,0 ou 8,0. Você acha que essa dificuldade em cálculos podem me prejudicar na hora de cursar uma faculdade? Agradeço desde já.

  124. João

    Estou realizando pesquisar para o TCEM da minha escola, e o tema é sobre a carreira de Físico, me tirem essas dúvidas.
    Como é o curso: tempo de curso, disciplinas, etc.?
    Qual o perfil deste profissional?
    Quais suas possíveis atuações no mercado de trabalho? Que tipo de empresa contrata esse profissional?
    Quais são as perspectivas no mercado de trabalho e os salários?
    Vantagens e desvantagens da carreira.
    Há cursos de pós-graduação ou especialização nessa área?

  125. Lucas

    ola gostaria de saber qual o salario de um físico quântico e qual o salario de um astrofísico pf me respondam o mais rápido possível :)

  126. jose

    na fisíca qual a area é mais promissor ?
    aqui no brasil.

  127. Rodrigo Santos

    Olá, se eu cursar licenciatura em física e depois quiser prestar engenharia… Devo cursar os 5 anos ou pode haver abatimento já que eu terei cursado física. Obrigado. Penso em prestar física, se houver abatimento na duração do curso de engenharia depois…

  128. Phillipe

    ola sou aluno do 1 período de física bacharelado da ufmg e gostaria se tem como me formar geofísico

  129. JOÃO M.

    Quero fazer física e quero dar aula (preferencialmente em federais) e também paralelamente realizar pesquisa na área (especialmente em astrofísica)mas tenho medo de ingressar no bacharelado, pois não conheço nenhum bacharel formado e não conheço o mercado de trabalho na área de pesquisa. Já tenho até pequenas e simbólicas teorias formuladas sobre certos fenômenos e sobre métodos de geração de energia mais eficientes. Mas tenho medo de não alcançar o que desejo e frustar todas as expectativas que as pessoas depositam em mim.

    PRECISO DE AJUDA! SE ALGUÉM TIVER CONTATO DE PROFESSORES DO CURSO OU DE BACHARÉIS JÁ FORMADOS E ATUANTES EU AGRADEÇO.

  130. Gligor Douglas Ortiz

    Olá!!!
    meu nome é Gligor (isso msm,vc não leu errado…hehe’)…bom..desde pequeno eu ja gostava de qualquer coisa sobre ciência,mas quando eu estava na 7º série eu achei um livro de física que era da minha mãe,e então comecei a ler,e ja comecei am gostar de física.Nessa época eu pensava em fazer engenharia mecatronica ou engenharia química,mas acabei deixando tudo de lado pela física,ano passado quando eu estava no 9ºano eu ”devorei” o livro de física…enquanto todo mundo estava no capitulo 2 eu ja tinha terminado toda a parte de física do livro (que ia até o capitulo 9)…agora estou no 1º ano do EM mas ja sei que o que eu quero msm é me formar em física…eu vejo todo mundo ficando em recuperação e msm assim n conseguindo recuperar nada da nota…isso me deixa triste pq eu sei q mais da metade da minha turma vai reprovar (minha sala tem +ou- 50 alunos)…mas voltando pra mim…eu sempre me vi resolvendo equações e descobrindo coisas,nunca me vi fazendo experimentações…por isso decidi que vou ser físico teórico…mas fiquei sabendo que se eu me tornar físico teórico não vai ter muitas áreas em que eu possa trabalhar e vou ter que trabalhar como professor…mas eu não quero lecionar…e agora??? que que eu faço???
    detalhes:Meu sonho é ganhar o Premio Nobel de Física…mas sempre que eu falo isso pra alguém as pessoas começam a rir de mim…mas eu já aprendi a não dar bola…moro em curitiba e pretendo me formar na UFPR..é isso…obrigado desde já…

    • Humberto Cosentine

      Gligor, você só está errado em uma coisa: colocar o Prêmio Nobel como meta principal. Acho que seria melhor se você almejasse ser um grande físico, e principalmente alguém que marcasse a sua trajetória com um estilo próprio, só seu. E aí, se o Nobel viesse, seria apenas a cereja do bolo. Mas preste atenção, nome de cientista de destaque você já tem. Gligor promete! Boa sorte!

  131. Polyana

    Bom, eu gostaria de cursar astrofísica ou quantica, e onde tem os melhores cursos e faculdades? onde eu posso praticar e exercer o que aprendi?

    • Madge Bianchi

      Oi Polyana. Sou graduada em Física pela UFF e faço mestrado em ensino de Física na UFRGS.
      Primeiro você deve fazer o bacharelado em Física. Depois, nos cursos stricto sensu (mestrado e doutorado) é que você escolhe sua área de pesquisa. Durante o bacharelado você pode começar a ter contato com pesquisa na área que quiser com a iniciação científica (fazendo trabalhos em laboratórios junto com os pesquisadores da universidade ou com os físicos teóricos).

  132. gabriel

    Olá! Eu moro em são paulo e gostaria de saber em que universidades é possível encontrar o curso de bacharel em física junto com o de licenciatura…

    • Madge Bianchi

      Oi Gabriel. Basta você fazer disciplinas dos dois cursos e poderá obter as duas titulações ao mesmo tempo ou uma 6 meses ou 1 ano após a outra. Aí depende da sua dedicação. Fiz Licenciatura em Física na UFF, mas na época, a minha grade curricular era muito parecida com a do bacharel. Se eu cursar mais quatro disciplinas posso obter o bacharelado. Então, é só você escolher uma universidade que tenha os dois cursos e ir fazendo as matérias do curso em que você estiver matriculado mais outras que tiver só no outro curso. Muitas delas são comuns!

  133. Gabriel de Freitas

    pretendo cursar licenciatura em física porém na minha cidade só tem licenciatura em matemática o que acha que devo fazer?

  134. Joyce Siilva

    Oii, então tenho 15 anos, sei bem nova, vou faser um curso na unucamp nas ferias, chamado de : ciênci & artes nas ferias, com o curso de exatas, des do dia q tive fisíca me apaixonei, meu professor diz que sou uma das melhores, sou uma pessoa q se dar de corpo e alma quando quer algo, e como disse antes me paixonei, e tenho algumas duvidas… Adorei a area de fisíca acústica, e fisíca medica… Queria saber se pra essas duas carreiras teria uma boa rede de serviço no Brasil? Licenciatura não me endentifico muito, mais prefiro faser faculdade (bacharelado) queria saber onde seria a melhor opção pra se faser uma dessas faculdades ??
    presiso muito que me ajudem!!
    des de ja agradeço :)

  135. Thayná

    Olá,tenho 13 anos e sou completamente apaixonada por física,mesmo não tendo iniciado a matéria ainda.Bem,sempre me interessei pelo espaço,inclusive,quando tinha 9 anos fiz teorias de vida em outros planetas e etc.Gostaria muito de cursar física e me especializar em astrofísica,porém tenho medo de não gostar,achar intediante ou até mesmo,muito intelectual para mim,já que sou aluna da rede estadual de ensino.Não sou boa em calculos,mas domino fórmulas.Sou boa em decorar e aprender.Sei bastante coisa que deveria aprender lá pro 2º ano do ensino médio,como por exemplo a tabela periódica,de química.Você acha que eu devo me arriscar nesse ”mundo da física?” e que vou me dar bem? Desde já,agradecida.

  136. Vitória

    Sou apaixonada por física desde minha primeira aula no ensino médio. Meu sonho desde pequena era de poder trabalhar com astrofísica, naqueles observatórios!!
    Mas infelizmente, a realidade é outra. Estou no meu primeiro ano de cursinho e decidi por engenharia. Quem sabe um dia, eu possa estudar física por diversão!
    Boa sorte a todos que tentarem física!

  137. Caiany

    Sou do 2º ano do ensino médio e na minha escola esse ano tem a Feira das Profissões, a minha turma ficou responsavel por Licenciatura Fisica, tenho duas perguntas: 1. Descrição do Dia a Dia do Professor de Fisica. 2. Quais são as especializações de um formando el licenciatura. Obg, beijos (:

  138. brenda oliveira

    olá, eu estou cursando bach. em administração só que não estou me identificando com o curso. Eu sempre quis cursar física mas infelizmente minha família foi contra. E é a segunda vez que faço o teste vocacional e meu perfil e relacionado a área da física. sempre gostei da matéria tirava sempre notas boas, mas nunca fui “tão boa” em exatas. Mas vou arriscar e tentar física agora.
    vai ser uma mudança radical. :)

  139. Mayumi

    Sou vestibulanda e fiz minha inscrição pra fisica na UEL ,sempre foi meu sonho me especializar em astrofisica e gostaria de mais informações sobre o curso em si,e quais sao as melhores Universidades para se cursar fisica no Brasil ou ate mesmo no exterior.
    Obrigada

  140. douglas silva

    Bom tenho uma duvida, gosto muito de fisica mas nao me dou muito bem na parte quantica, isso teria alguma problema ??
    E gostaria de saber se tem alguma especializaçao para quem gosta de mecanica classica?

  141. Ana Mozzer

    olá, tenho 16 anos, e esse ano pretendo fazer fisica medica ja ano que vem, provalvemente na UFS, eu gostaria de saber se o campo de trabalho é bom? se atualmente é uma boa area a se fazer? por favor me tire essa duvida

  142. jennifer

    estou pensando em fazer fisica de computação o q vcs acham da area sempre fui mt boa em fisica e matemática era a melhor da sala nesta area e a fisica de computação me resumi porque nos primeiros 2 anos só meche com matemática.

  143. Gustavo

    Estou em uma dúvida que tem me atormentado nesses últimos dias, não estou satisfeito com meu curso atual (Ciência da Computação) por focar muito em programação que apesar de eu gostar não sou tão fã assim e já me decidi em trocar de curso, vou tentar transferencia interna na minha faculdade. Estou em dúvida entre Física e Eng. de Telecomunicações. Desde pequeno tenho facilidade com matemática e sempre tive a curiosidade de saber como as coisas funcionam, buscar demonstrações das fórmulas (sempre odiei decorar simplesmente), e em Física eu também tinha facilidade e era minha matéria preferida no ensino médio. Na faculdade tenho facilidade também. Mas também gosto muito de eletrônica, computação e tecnologia. Já trabalhei muito com manutenção de computadores e redes. Na minha faculdade não tem o curso de eng. eletrônica, por isso uma das opções seria telecomunicações por conter disciplinas de eletrônica na grade.

    Ultimamente tenho despertado muito interesse por física, me empolgo com vídeos e textos cientificos, mas em relação a engenharia estou indiferente e tenho medo de não gostar das matérias do curso.

    Acho que a decisão mais acertada seria pelo curso de Física, gostaria da área de pesquisa e de dar aulas em universidades, mas me preocupo por minha idade já avançada e de certa forma também pela dificuldade do curso, tenho medo de não dar conta, apesar que eu acredito que com dedicação alcançamos qualquer coisa. Sei que é uma decisão que só eu posso tomar, mas ficaria muito agradecido se vocês manifestassem suas opiniões.

  144. Mariana Santos Freitas

    Eu gostaria de saber se atronomia tem algo a ver com as areas que vcs disseram que eu tenho vocacao

  145. Wallace

    ola pessoal, gostaria saber aonde posso encontrar a faculdade de física quântica ou cursos relacionado.Só achei fora do Brasil.!!!

  146. Luiz Gustavo

    Olá tenho 15 anos eu gosto muito de física e gostaria de cursar a física médica mas na minha cidade só tem o Curso de Física mas em licenciatura mas não quero dar aula quero me especificar em Física médica sera que se eu fizer a licenciatura eu poderei fazer a médica?Existe o Curso separado ja da Física médica?

  147. Ranier

    galera, eu to pensando em cursar física licenciatura, pq o mercado está mais aquecido, mas o que eu realmente gostaria é participar em pesquisas, logo queria saber se depois que me formar em licenciatura eu terie de fazer todo o curso do bacharel novamente ou apenas parte dele, ah… e tbm queria saber se depois da pós graduação, mesmo em licenciatura, é possível participar de pesquisas!! valeu!!

  148. lucas

    eu passei em fisica(licenciatura),mais o que eu queria fazer é engenharia mecanica, se eu fizer fisica e depois que terminar,fazer engenharia mecanica(no caso são uns 5 anos engenharia mecanica)queria saber se esse tempo diminui?(alguns amigos me falaram que diminui pra 2 anos, gostaria de saber se realmente isso é verdade.

    • Leonardo

      É possível, mas depende dos currículos específicos dos cursos, que variam um pouco de uma faculdade ou universidade para a outra (pesquise no site), e também das disciplinas optativas escolhidas pela pessoa no primeiro curso. Há cursos de Licenciatura em Física que dão mais ênfase nas disciplinas mais básicas e nas da educação; neste caso, pode ser necessário mais tempo para completar a engenharia depois.

  149. Allan Souza

    Olá!
    Bem, eu queria fazer física médica porém na minha cidade o curso só existe pela manhã, e pela manhã eu trabalho, vou iniciar física (noturno) já com a ideia na cabeça de especialização em física médica.
    Existe alguma especialização no nordeste?
    E mesmo com essa especialização eu posso atuar como físico médico ou apenas depois do título da ABFM?

  150. Rose

    Olá, meu filho passou para o curso de física-licenciatura (turno da noite) na UFF e bacharelado (turno manhã/tarde) na UERJ e está em dúvida por qual das duas opções escolher.

  151. Cleber Costa

    Olá. Estou no 1 período do curso de Física no IF Sudeste MG. Durante todo o ensino médio, sempre gostei de física e matemática. Apesar disso, eu estou entrando na faculdade sem base em conceitos considerados básicos na física e na matemâtica. Poderei encontrar algum empecilho durante o curso?

  152. Fabiano Dantas

    Olá pessoal, gostaria que me indicassem alguma faculdade particular que tenha o curso de licenciatura de Física em São Paulo para que eu pudesse escolher e aprender.

    Grato.

  153. Julia M

    eu gostei muito de saber que estou n caminho certo.
    Mas estou n duvida…depois q eu fizer fisica,qual seria melhor area para aprimorar
    astrofisica
    astronomia ou
    fisica nuclear???
    se alguem poder me dar uma dica eu ficaria grata.
    obrigada.

  154. Darison Souza

    ola onde posso cursar uma falcudade de física nuclear, na região norte Manaus AM ?

  155. Danilo

    Olá, eu quero fazer bacharelado de física(não médica) e queria saber se a UFSCAR é boa. E também, lá na UFSCAR, física é um curso ABI(área básica de ingresso) queria saber que matérias eu aprendo nesse ciclo inicial e se eu posso escolher se eu quero bacharelado ou licenciatura, obrigado.

  156. alberto

    Olá pessoal, tenho 16 anos moro em São Paulo, acho que ainda estou novo pra isso, mais me interesso muito por Física. Meu sonho é ser um Físico Teórico, mais estou me aprofundando nisso e as vezes gosto de assistir videos aula no youtube para aprender mais. Gostaria que vocês me dessem umas dicas para como aprender mais e mais sobre essa profissão pois estos com duvidas e não sei por onde começar. Bom acho que o mais indicado seja eu fazer um curso básico ou algo parecido. Obg, Estou aguardando respostas!

  157. Nathália

    Sempre fui apaixonada por assuntos relativos a astronomia, espaço, essas coisas e não sabia que por meio do bacharelado em física eu poderia me especializar nessa área! Só tenho medo desse ramo não ser tão produtivo aqui no Brasil como a física médica. Astrofísica seria um bom investimento?

  158. Cláudia Santos

    Olá, primeiramente parabéns pelo site, ele tirou grandes dúvidas que eu estava tendo.
    Gostaria muito de fazer Física e como trabalho teria que fazer no período noturno só que a Universidade da minha cidade oferece apenas Licenciatura em Física no período noturno e eu não quero dar aula.
    Gostaria de saber se tem como eu fazer bacharelado após a licenciatura ou fazer algumas aulas do bacharelado enquanto faço a licenciatura e os dois títulos?
    Agradeço desde já.

  159. Emanuel Rodrigues

    Olá pessoal meu nome é Emanuel e quero cursar física estou em dúvida em relação a UNICAMP e a UFSCar.estou no terceiro ano do ensino médio e faço cursinho;Na sala de aula sou intermediário em matemática mas me dou bem na parte de física,meu medo é que durante o curso de física eu sofra por não ser um gênio em matemática por isso quero a opinião de vocês pois tenho verdadeira paixão e enorme fascínio pela física…

  160. Bruna

    Quero começar o bacharelado em Física, porém tenho um grande receio quanto ao trabalho na área.
    Durante a graduação, como me coloco no mercado de trabalho? Afinal, preciso me sustentar durante a graduação (haha), o que posso fazer?

  161. Joana

    Olá, passei em física na UFF em Volta Redonda para o 2º semestre desse ano, mas faço cursinho desde o começo do ano, tenho medo da UFF não ser tão boa quanto a USP ou Unicamp, devo esperar até o fim do ano?

  162. faustino armando

    gostei

  163. Bruno

    Olá, curso física na UERJ e penso em me especializar na parte de óptica. Quais são as oportunidades para este tipo de profissional no Brasil?

  164. Tales

    Faltou citar a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)- que tem um dos melhores(se não, o melhor) laboratório de física do Brasil. Além do Porto Digital.

  165. João A. S.

    Olá!Eu ainda sou novo (14 anos , para ser específico) , contudo já tenho muitas dúvidas.Eu sou aluno de mérito , média aproximada de 5 , dou-me excelentemente com Matemática e Físico-Química. Adoro problemas de lógica , cálculos , física , astronomia , relatividade ,etc… não sei se ajuda de algo , fiz um teste de QI e tirei “superior a 140″ (eu não confio muito no resultado , o teste não tinha ar de ser preciso) , o que me deveras surpreendeu.Pronto , chega de auto-descrição , o meu “sonho” , digamos , era ser professor universitário de física , e , simultaneamente , investigador. O que eu pensei foi , tirar licenciatura e mestrado em engenharia física e depois doutoramento em física . Talvez esteja a sonhar “grande” , só quero que me dêem um parecer vosso .

  166. Luciano

    Olá!
    Sou aluno do 6º período de Física, na Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Gostaria de saber onde posso fazer um Mestrado e Doutorado em Física Nuclear, com ênfase em Medicina Nuclear. Com estudos em Raio X, Radiação Gama e Ótica para tratamento de câncer.
    Gostaria de saber também se é preciso ter alguma relação com o CNEN? E se tiver como faço para obter essa relação?

    Desde já, agradeço.

  167. Talita

    Olá! Curso física á quase um ano e o curso é viciante. rsrsrsr Á poucos dias decidir qual area eu queria seguir, mas, hoje eu ja sei quero física para medicina (fisica medica). Mas, tem uma complicação só tem muito longe de meu estado, sou do Rio Grande do Norte de uma cidadezinha pacata no interior. Só que não tem por perto. Será que teria possibilidades de ter física medica por perto! quero muito.

  168. Ivan Alves Dos Santos Filho

    Bom dia eu estou em duvidas em que curso superior vou cursar , eu amo o ramo de Física apesar de ter formação técnica em Eletromecânica aplico bastantes os conceitos de física ( Eletricidade ) no meu dia-a-dia. Porem minha família quer que eu curse Engenharia Química, porem não tenho empatia pelo curso o que faço??

  169. jakson

    eu gostaria de atuar na área de astrônomo,mas não conheço nem uma universidade.aguem pode me da ua dica ?

  170. Michele

    Ola!
    Sou aluna do 5° semestre de fisioterapia. Gostaria de saber se posso fazer especialização mesmo não tendo concluído a faculdade. Desde já muito obrigado!!!

  171. paloma

    olá estou fazendo licenciatura em fisica, tenho uma duvida quais especializações eu posso fazer com apenas licenciatura sem precisar de bacharelado , por exemplo biofísica , eu poderia fazer apenas em licenciatura em física ?

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
Guia do Emprego
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!